pragas e doenças na agricultura orgânica

20
Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica Antigos e novos agricultores insistem que é impossível cultivar, qualquer cultura, sem o uso de agrotóxicos. Alguns concordam com a adubação orgânica mas não abrem mão do manejo com inseticidas, fungicidas, acaricidas e outros “cidas”. Atenção: Não adianta fazer uma adubação orgânica e encher de “cidas” o solo ( o sufixo Cida significa: aniquilador, matador, assassino). Os agrotóxicos matam os microorganismos dos compostos tornando o solo pobre, sem condições biológicas de continuar a produção de nutrientes e tão pouco manter o equilíbrio ecológico. Na natureza, muitos insetos possuem inimigos naturais, joaninhas atacam pulgões e cochonilhas, vespas os percevejos, besouros e passarinhos comem lesmas e caracóis..... e assim a vida continua. Hoje é sabido que as plantas sinalizam, exalando álcool e amônia ou de outra forma, aos insetos para que sejam eliminadas. É a lei da natureza, os mais fracos têm de ser eliminados. Qualquer que seja o ataque às suas plantas, apenas considere como uma praga, a ser eliminada ou repelida quando chega a ponto de prejudicar o canteiro. Você pode dar umas folhinhas para uma lagarta que, em troca, irá se deliciar com o vôo de uma borboleta. Os ataques, que podem se tornar pragas, geralmente acontecem na primavera quando a natureza tem seu período de maior fertilidade e atividade. Conhecendo o inimigo Antes de utilizar qualquer tipo de controle, devemos aprender a diferenciar doenças, de pragas. Doenças Os agentes causadores de doenças nas plantas são seres microscópios divididos em três grandes grupos: fungos, bactérias e vírus. Esses agentes podem promover uma centena de males como as doenças fúngicas, o míldio, a podridão parda, entre outras. Os fungos Os fungos são microorganismos que atacam as plantas em todas as suas partes, fazendo-as definhar. A planta doente apresenta manchas nos caules e nas folhas. A contaminação é propiciada por insetos sugadores que perfuram a planta em busca da seiva deixando a ferida exposta.

Upload: rosandra-bordalo-joao

Post on 23-Jun-2015

582 views

Category:

Documents


26 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Antigos e novos agricultores insistem que é impossível cultivar, qualquer cultura, sem o uso de agrotóxicos. Alguns concordam com a adubação orgânica mas não abrem mão do manejo com inseticidas, fungicidas, acaricidas e outros “cidas”. 

Atenção: Não adianta fazer uma adubação orgânica e encher de “cidas” o solo ( o sufixo Cida significa: aniquilador, matador, assassino). Os agrotóxicos matam os microorganismos dos compostos tornando o solo pobre, sem condições biológicas de continuar a produção de nutrientes e tão pouco manter o equilíbrio ecológico.

Na natureza, muitos insetos possuem inimigos naturais, joaninhas atacam pulgões e cochonilhas, vespas os percevejos, besouros e passarinhos comem lesmas e caracóis..... e assim a vida continua.

Hoje é sabido que as plantas sinalizam, exalando álcool e amônia ou de outra forma, aos insetos para que sejam eliminadas. É a lei da natureza, os mais fracos têm de ser eliminados.

Qualquer que seja o ataque às suas plantas, apenas considere como uma praga, a ser eliminada ou repelida quando chega a ponto de prejudicar o canteiro. Você pode dar umas folhinhas para uma lagarta que, em troca, irá se deliciar com o vôo de uma borboleta.

Os ataques, que podem se tornar pragas, geralmente acontecem na primavera quando a natureza tem seu período de maior fertilidade e atividade.

Conhecendo o inimigo

Antes de utilizar qualquer tipo de controle, devemos aprender a diferenciar doenças, de pragas.

Doenças

Os agentes causadores de doenças nas plantas são seres microscópios divididos em três grandes grupos: fungos, bactérias e vírus. Esses agentes podem promover uma centena de males como as doenças fúngicas, o míldio, a podridão parda, entre outras.

Os fungos

Os fungos são microorganismos que atacam as plantas em todas as suas partes, fazendo-as definhar. A planta doente apresenta manchas nos caules e nas folhas.

A contaminação é propiciada por insetos sugadores que perfuram a planta em busca da seiva deixando a ferida exposta.

Sua disseminação é feita pelo ar, pelas ferramentas ou pelas mãos.

Bactérias

As bactérias provocam doenças graves às plantas como a podridão húmida.

Uma planta doente é facilmente identificada pelo amolecimento do caule e o mal cheiro que exala. Entretanto, é raro aparecer, pois a sua disseminação é feita através de uma planta doente que tenha sido usada para reprodução. No caso de uma de suas plantas estar contaminada, a disseminação será rápida e fatal para todo o canteiro.

IMPORTANTE: No caso de identificar a podridão húmida, a planta deve ser erradicada e queimada.

Page 2: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Vírus

Como diz o prof. Filgueira em seu livro ABC da olericultura: os vírus são seres que se situam entre a matéria inanimada e os seres vivos. São tão pequenos que um microscópio comum não é capaz de identifica-los. Porém são nocivos, viroses são as piores doenças que as plantas podem ter, fazendo-as murchar, amarelar e não crescer. Vão definhando, definhando até morrer.

Seu principal disseminador é o pulgão, que pica a planta doente, transmitindo e contaminando as plantas sadias.

Os vírus vivem no solo ou nas próprias plantas, a erradicação e controle são difíceis.

Não há como recuperar uma planta virótica, ela mesma deve se recuperar. O solo fértil com adubo orgânico e as adubações complementares devem ser suficientes para que a planta se recupere.

Em casos extremos em que a planta não consiga mais se recuperar, aconselha-se a sua erradicação para que não se torne hospedeira do mal.

Normalmente esses males surgem em plantações desnutridas. Se você seguir passo a passo os processos de adubação e tratamento do solo, estará fazendo a prevenção correta e eficiente para que suas plantas cresçam saudáveis e viçosas.

Pragas - Insetos

Como já disse, apenas considere pragas, quando ultrapassarem os limites... você vai perceber.

Existem dois grupos de insetos: os sugadores e os mastigadores.

Os sugadores se alimentam da seiva da planta deixando-as fracas e feridas, além de transmitirem as viroses. As plantas mais fracas ficam sujeitas às doenças. Os mastigadores devoram a plantas aos pedaços. Uma infestação de mastigadores, se não controlada, vai provocar muitos danos ao seu ervanário.

Sugadores

Existem outros insetos sugadores como tripés e cigarrinhas. No entanto, vamos nos concentrar nos principais.

Os mais conhecidos insetos sugadores são:

Pulgões

Parecendo mesmo pulgas, de cores variadas – marrons amarelos, verdes e pretos – vivem em colônias nos brotos e folhas novas, sugam continuadamente a planta enrugando e descolorindo as folhas. Secretam uma substância açucarada que propicia a fumagina, uma doença fúngica. Se não for erradicado, leva a planta à morte.

Cochonilhas

Pequenos insetos de cores variadas, mas, aparentam ser brancos. Reproduzem-se muito rapidamente formando colônias enormes em pouco tempo. Como os pulgões, sugam continuadamente diversas partes da planta e expelem também uma substância açucarada propiciando a contaminação por fungos. Também pode matar a planta.

Page 3: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Moscas Brancas

Pequenas mosquinhas de cor branca, também conhecidas como “piolho farinheiro”. Facilmente nota-se a infestação quando, ao esbarrar numa planta infestada, haverá a revoada. Suga continuadamente a planta e aloja-se por baixo das folhas. Como os amigos, também transmitem viroses, propiciando o aparecimento de doenças fúngicas e levam a planta à morte.

Percevejos

Bonitos e coloridos, parecem besourinhos, algumas espécies são também conhecidas por “maria fedida”, por exalarem um odor desagradável quando acuados.

Os percevejos picam as plantas para a sucção da seiva e injetam substâncias infectantes, deixando nos locais, manchas escuras. Alguns sugam as raízes mas a maioria ataca as folhas novas, brotos e botões. Prejudicam principalmente a floração e provocam o definhamento da planta, podendo matá-la.

Ácaros

Minúsculos aracnídeos que alojam-se na parte interior das folhas formando colônias que, a olho nu, parecem um pó preto. Algumas espécies tecem uma teia para proteger a colônia.

Sugadores vorazes, enfraquecem a planta, deviam nutrientes provocando deformidades como: superbrotação, galhas, diminuição da floração, entre outras.

Os ácaros atacam preferencialmente as plantas em vasos e floreiras e não gostam de umidade. Para evitar o seu aparecimento, borrife suas plantas regularmente com água.

Mastigadores

Assim como as sugadoras, existem outros tipos de insetos mastigadores, como: besouros, paquinhas, vaquinhas, grilos, gafanhotos, mas  devem ser tratados especificamente. Caso haja infestação de alguns destes insetos, o que será muito difícil, será necessário buscar informações específicas.

Os mais conhecidos mastigadores são:

Lagarta

São a fase jovem de mariposas e borboletas. Por serem jovens elas devoram avidamente as plantas, precisam de alimento, estão em fase de crescimento. Facilmente identificadas, basta perceber as bordas das folhas cortadas. Algumas espécies s~são conhecidas como taturanas que no contato com apele causam irritação, ardor e provocam queimaduras. A infestação pode comer toda uma planta.

Lesmas e caracóis

Atacam a noite furando as folhas, caules e botões. Os passarinhos são seus predadores, mais um motivo para não usar agrotóxicos, pois podem matar os pássaros.

Formigas

Esta é uma categoria especial. Apesar de não serem mastigadores, agem como tais.

Devemos nos preocupar, principalmente com as cortedeiras, saúvas e quenquém, que são devastadoras em seus ataques.

Page 4: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

As formigas cortam as folhas para serem levadas ao formigueiro e lá geram um fungo do qual se alimentam.

Tantos já foram os danos causados pelas formigas que inúmeras receitas foram testadas, chegando ao abstracto das simpatias e rezas

Dicionário da Flora Medicinal

Abacateiro

Adstringente, anituricêmico, carminativo, diurético. Usado nas afecções renais e das vias urinárias, edemas, doenças

do fígado e em disenterias.·

Abajeru

Antiblenorrágico, antidiabético e anti-reumático. Usado no diabetes, reumatismo, diarreias crónicas, blenorragia e

leucorréia.

Abóbora d’anta

Ação depurativa energética, anti-sifilítico. Indicado no reumatismo crônico ou subagudo, gânglios ingurgitados,

furunculoses e ulcerações. É também, um poderoso estimulante e reconstituíntre das defesas orgânicas e é

antianêmico. Confere à pele um aspecto saudável.

Abutua

Antiblenorrágico, antidispéptico, emenagogo e febrífugo. Muito eficaz contra a má digestão, blenorragia e em casos de

varizes e úlceras varicosas.

Agoniada

Emenagogo, febrífugo e purgativo. É usada principalmente nas inflamações de útero e ovários, cólicas menstruais,

ingurgitamentos ganglionares, gases, prisão de ventre e corrimentos.

Agrião ou Saúde do Corpo

Diurético, estimulante, expectorante, sialogogo, tônico, em uso prolongado tem efeito depurativo. Indicado no

raquitismo, no linfatismo e em afecções pulmonares, hepáticas e das vias urinárias. Neutraliza os efeitos tóxicos da

nicotina.

Alfavaca

Colagogo, colerético e diurético. Estimula e regulariza as funções do fígado e vesícula. Reduz a taxa de uréia e

colesterol. Usado também em nefrites e como antiuricêmico.

Alecrim do campo

Estimulante estomacal. Usado em afecções catarrais, reumatismo e nas dispepsias não inflamatórias.

Alcachofra

Estimlante, carminativo, sudorífico e diurético. Aconselhada nas bronquites, tosses nervosas, afecções dos rins,

bexigas e uretra, menstruações difíceis e, em banhos, para reumatismos.·

Alfazema

Antiespasmódico, carminativo, emenagogo, excitante e estomacal. Indicada para tosses, bronquites, gases intestinais.

Externamente, a tintura é indicada em fricções, contra vertigens, reumatismos e paralisia.

Algodoeiro

Anti-hemorrágico, diurético, emenagogo e emoliente. Usado em hemorragias e na amenorréia e dismenorréia.

Favorece a disgestão, o funcionamento das vias urinárias e as funções ovriana e uterina. Combate doenças de pele,

espinhas, cravos, etc. Favorece o aleitamento.

Allium sativum

Estimulante estomacal, expectorante, hipotensor, tônico e vermífugo. Indicado em afecções catarrais agudas e

crônicas, rouquidão, tuberculose, hipertensão e como estimulante de secreção gástrica. Favorece a flora intestinal e

evita a formação de toxinas. Usado também, em casos de varizes e edemas. Contra indicado a quem sofre de doença

de pele e às mulheres que amamentam porque altera o leite.

Amor do campo

Page 5: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Antiblenorrágico, antilucorréico, depurativo. Indicado em casos ed catarro de uretra e bexiga e corrimentos. Tem ação

benéfica no fígado, facilita a secreção biliar, a função gástrica e intestinal. Usado também em banhos para combater

corrimentos, inflamação do pênis e gonorréia.

Anchibochia

Específico para moléstias de pele tasi como: panos, cravos, eczemas, etc.

Angico vermelho

Adstringente, amargo, depurativo e febrífugo. Indicado nas disenterias e diarréias, bronquite e tosse. Usado em

gargarejos nas anginas, em banhos nas leucorréias e úlceras, e, em bochechos nas gengivites e piorréias.

Aniz estrelado ou badiana

Carminativo, digestivo e estimulante. Indicado na atonia gastrintestinal, dispepsia, flatulência e bronquite.

Aperta Ruão

Adstringente, antiblenorrágico e diurético. Atua nas vias urinárias prevenindo e combatendo cistites e catarros da

bexiga e blenorragia. Usado também nas disenterias. No tratamento da blenorragia é conveniente usar também, a

rasura de óleo vermelho.

Aristolochia

(ver Milhomem) Arnica do mato

Antisséptico, estimulante e febrífugo. Indicado nas cólicas e cálculos renais, ácido úrico e fosfatos. Usada em banhos

no reumatismo crônico e agudo e, em fricções em casos de contusões, nevralgias, dores reumáticas, traumatismos e

para lavar feridas.

Aroeira

Adstringente, antidiarréico, anti-hemorrágico, depurativo e febrífugo. Indicado nas diarréias, disenterias, hemoptises e

metrorragias e em inflamações em geral.

Artemísia

Antiespasmódico, emenagogo, febrífugo, tônico, vermífugo. Usada nas convulsões infantis, epilepsia, menstruações

difíceis e dolorosas, debilidade do estômago, gastrite , flatulência e enterite.

Assa peixe

Expectorante. Indicado em caso de tosse, bronquite, gripe e fraqueza pulmonar.

Bacharia

(ver carqueja)

Barbatimão

Adstringente, antidiarréico e anti-hemorrágico. Usado nos catarros uretrais e vaginais, leucorréia, gonorréia, disenterias

e afecções cutâneas. Muito usada para lavagens em casos de corrimento e na limpeza de úlceras.

Batata de purga

Depurativo, purgativo e tônico. Regulariza o funcionamento dos intestinos e da menstruação e combate as afecções

cutâneas e a leucorréia.

Batata de sucupira

Anti-reumático, depurativo, sudorífico e tônico. É um poderoso auxiliar no tratamento do reumatismo agudo, crônico,

gotoso e do artritismo. É temem usado nas doenças de pele como : eczemas, furúnculos, úlceras e afecções de

natureza sifilítica.

Boldo do Chile

Carminativo, estomacal, excitante e tônico. Estimula a secreção de bílis pela célula hepática, facilita o funcionamento

da vesícula biliar prevenindo a icterícia e favorece a eliminação da uréia. Indicado nos males do fígado como

estimulante das funções digestivas. Em doses elevadas pode provocar vômitos e diarréia.

Bowdichia

(ver casca de Sucupira)

Page 6: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Buranhen

Adstringente e anti-hemorrágico. Indicado nas afecções intestinais, enterite crônica, disenteria, diarréia, inflamação

crônica da mucosa, hemorragias, na leucorréia e blenorragia.

Caavurana

Específico para tratamento de blenorragia. Com esta medicação simples, cessam os corrimentos e ardências e, em

poucos dias o doente sente-se melhor. É aconselhado o uso simultâneo com Rasura de Óleo Vermelho e o Aperta

Ruão.

Caapeba

(ver Pariparoba)

Cabeça de Negro

Anti-sifilítico, antidiarréico e febrífugo. Indicada na blenorragia, escrofulose, leucorréia, febre intermitente, diarréia,

erisipela e reumatismo.

Cainca ou Purga Preta

Diurético e laxativo. Usada em edemas, ingurgitamento abdominal, prisão de ventre, escassez de urina, nas dores

reumáticas e dores nas pernas. Os homeopatas indicam-na nas afecções nas vias respiratórias.

Cajá Miúdo

Adstringente e aromático. Usado nas cólicas intestinais, diarréias, disenterias e blenorragias.

Cajueiro

Adstringente, antidiabético, depurativo, expectorante, e tônico. Indicado no diabetes, fraqueza orgânica e muscular e

afecções catarrais. Em gargarejos é usado para combater as inflamações da garganta, aftas e mau hálito.

Calumbá ou Kalumb

Tônico amargo. Indicado como estimulante do apetite, nos distúrbios gastrintestinais, digestão difícil, dispepsias,

diarréia, disenterias, escrofulose e escorbuto.

Camará

Aromático, diurético e tônico. Indicado nas afecções catarrais com tendência à asma, tosse, catarros crônicos dos

brônquios e também no reumatismo crônico, moléstias do fígado e distúrbios gástricos.

Cambará

Expectorante, febrífugo e tônico. Atua como calmante fazendo cessar a tosse e como expectorante estimulando e

fluidificando as secreções brônquicas. Indicado para rouquidão, laringite, faringite, tosse, resfriados e gripe.

Cambucá

Indicado nas bronquites, tosses e sobretudo na coqueluche.

Camomila

Antiespasamódica, calmante, estomacal e sudorífico. Indicado nos distúrbios gástricos, dispepsias, cólicas, falta de

apetite, gases intestinais, perturbações nervosas, dores de cabeça gripais, diarréias infantis e como vermífugo.

Cana do Brejo

Usada nas afecções da bexiga, rins e uretra, cistite com dor e dificuldade de urinar, micção sanguinolenta, blenorragia,

leucorréia e edemas.

Canela Preta

Adstringente. Indicado nas cólicas de ventre, dispepsia, azia, gases intestinais, diarréias crônicas (enterites e

enterocolites) e sanguinolentas. Para uma ação antidiarréica mais rápida, deve-se tomar junto com Raiz de Caixeta.

Canela de Sassafraz

Anti-reumático, depurativo, estimulante e sudorífico. Usado no reumatismo crônico e subagudo, dores artríticas,

afecções sifilíticas e doenças de pele. A ação anti-reumática pode ser potencializada tomando também, Bowdichia.

Page 7: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Capim Cheiroso

Aromático, antiespasmódico e sudorífico. Preconizado contra a fraqueza orgânica, doenças das vias urinárias,

afecções nervosas e gases intestinais.

Capim Limão

Aromático, digestivo e sudorífico. Indicado nos resfriados, gripe e como auxiliar na digestão. É também usado como

bebida refrigerante substituindo o Chá da Índia.

Carapiá

Emenagogo, febrífugo, sudorífico e tônico. Favorece a menstruação, evita cólicas e aumenta as regras. Usado também

na febre tifóide, diarréias crônicas, anemia, cistites e afecções do aparelho respiratório.

Caroba ou Carobinha

Anti-reumático, anti-sifilítico e depurativo. Indicado nas afecções purulentas da bexiga, afecções cutâneas, gonorréia,

bouba, ingurgitamentos ganglionares, reumatismo e disenteria amebiana.

Carqueja

Amargo, febrífugo, tônico estomacal e vermífugo. Regula o funcionamento do estomago e intestinos e ativa a função

hepática. Indicada nas dispepsias, diarréias, males do baço, gastronterites, afecções do fígado , no diabetes e para

emagrecer.

Carrapicho

(ver Picão de Praia)

Casca d’anta

Amargo, sudorífico e tônico. Indicado na dispepsia atônica, distúrbios gastrintestinais, vômitos, diarréias, evacuações

sanguinolentas, estados de debilidade orgânica, escorbuto e anemia.

Casca de Romã

Adstringente e vermífugo. Usada nas diarréias e para expulsar vermes intestinais e, em gargarejos, nas inflamações da

boca e garganta.

Cáscara Sagrada

Amargo, colagogo, febrífugo, tônico e laxativo. Indicado no combate à prisão de ventre crônica e nas febres

intermitentes e remitentes. Em doses médias, estimula o peristaltismo intestinal e a secreção de bílis pelo fígado. Em

dose maior é purgativo e colagogo. Muito usado nas dispepsias e ingurgitamento do fígado e do baço.

Castanha da Índia

Adstringente e descongestionante. Indicada em casos de varizes e hemorróides.

Castanha Mineira

Facilita a digestão e estimula as funções do fígado e intestino. Indicada na dispepsia, ingurgitamento do fígado,

hepatite crônica. Laxativo e purgativo dependendo da dose.

Cataia

(ver Casca D'anta)

Catinga de Bode

Aromática, estimulante e sudorífica.Usada na gripe, resfriados e como tônico nas diarréias e cólicas flatulentas.

Catuaba

Tônico e estimulante do sistema nervoso. Indicada em casos de esgotamento físico e mental. Combate a neurastenia,

a hipocondria, a insônia e outras afecções nervosas. Afrodisíaco.

Cavalinha

(ver Rabo de Cavalo) Adstringente, cicatrizante, diurético e hemostático. Indicada nas doenças dos rins e vias

urinárias, e, em caso de hemorragia. Externamente usado no tratamento de aftas e de úlceras varicosas.

Cedro Rosa

Page 8: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Adstringente e tônico. Indicado nas febres epidêmicas, diarréias, disenterias, artritismo e fraqueza orgânica.

Externamente é usado para lavagem de feridas e em banhos para orquites.

Cerejeira

Calmante e expectorante. Indicada nas afecções pulmonares, bronquite, tosse, gripe e resfriados.

Chá Mineiro

Depurativo e diurético. Faz cessar as dores reumáticas e nevrálgicas, elimina o ácido úrico e cálculos renais, combate

a nefrite e edemas, descongestiona o fígado, previne a arteriosclerose, regulariza os intestinos e melhora o aspecto da

pele.

Chá Paulista

Aromático, carminativo e diurético. Favorece a digestão, depura o sangue e combate as dores de estomago. É uma

bebida agradabilíssima e muito saudável.

Chagas de S. Sebastião

Emoliente. O cozimento das folhas é usado, em banho, no tratamento de feridas, úlceras crônicas, adenites, orquites,

tumores, eczemas do couro cabeludo e na face das crianças.

Chapéu de Couro

Depurativo e diurético. Usado nas moléstias dos rins e da bexiga, nefrites, edemas; como preventivo da arteriosclerose

e descongestionante do fígado. Alivia as dores reumáticas e nevrálgicas, facilita a eliminação de toxinas e normaliza o

ácido úrico.

Cinco Folhas

Depurativo e diurético. Usado nas moléstias de rins e bexiga e no tratamento da sífilis. É também usado externamente

no tratamento de úlceras sifilíticas.

Cipó Almecega

Aromático, antinevralgico e anti-reumático. Usado no reumatismo, nevralgias, dores lombares, lumbago e nas afecções

das vias respiratórias. Usado também em banhos. No combate mais enérgico ao reumatismo pode-se tomar

simultaneamente ao Chá Mineiro.

Cipó Azougue

Depurativo e anti-sifilitico. Usado no tratamento de afecções cutâneas: eczemas, psoríase, herpes, impetigo,

furúnculos, úlceras e outras afecções de origem sifilítica. Combate também o reumatismo.

Cipó Cabeludo

Diurético e antialbuminúrico. Usado nas afecções renais e das vias urinárias: nefrites, cistites, pielites e uretrites.

Cipó Cravo

Estimulante geral, tônico e carminativo. Usado nos casos de fraqueza, esgotamento, debilidae geral e na dispepsia

flatulenta. É tido também como afrodisíaco.

Cipó Cruzeiro

Anti-reumático. Usado no reumatismo simples ou articular. Alivia as dores e desincha as articulações.

Cipó Prata

Diurético e antiuricêmico. Usado nas afecções dos rins e da bexiga. Normaliza o ácido úrico.

Coffea Cruda

Estimulante geral, tônico do sistema nervoso e diurético.

Confrey

Poderoso cicatrizante e estimulante geral. Indicado em processos ulcerativos, fraturas, afecções cutâneas de qualquer

natureza, tumores mesmo malignos e para debilitados pois é rico em vitaminas, iodo e proteínas. Em excesso pode ser

laxativo.

Congonha de Bugre

Page 9: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Diurético e tônico cardíaco. Indicado na erteriosclerose, artritismo, edemas e na albuminúria. Regulariza as funções

renais e elimina os cálculos da bexifa. Acredita-se que combate a obesidade e emagrece.

Cordão de Frade

Adstrngente, amargo, antiespasmódico, diurético e tônico. Indicado nos distúrbios gástricos, dificuldade de urinar,

hemorragia uterina e na asma. Usado também, em banhos, nas dores reumáticas e nevrálgicas.

Criptocária

Carminativo, estimulante e estomacal. Favorece a digestão evitando o mau hálito, a flatulência, a dor de cabeça e

outros sintomas característicos de distúrbios gastrintestinais como cólicas, vômitos, diarréias e disenterias. É também

indicado para organismos debilitados ou esgotados por longos trabalhos físicos e intelectuais e como tônico cardíaco.

Douradinha do Campo

Estimulante, depurativo e diurético. Indicado nas afecções dos rins e bexiga, cistite crônica, dificuldade de urinar,

albuminúria, ácido úrico, edemas, prostatite, nas afecções cutâneas, sífilis e reumatismo. Modera os batimentos do

coração.

Erva Cidreira

Tônico amargo, estomacal, carminativo, antiespasmódico e excitante. Indicada na falta de apetite, digestão difícil,

indigestões, flatuilência, nas crises nervosas e histéricas, desfalecimento, síncope e vertigens.

Erva de Bicho

Estimulante, diurético e febrífugo. Indicado nas hemorróidas, disenterias, retenção de urina, gonorréia, erisipela e ainda

nas congestões cerebrais e paralisias.

Erva Doce

Estimulante estomacal e carminativo. Indicado nos distúrbios gastrintestinais, flatulência, cólicas infantis e para

aumentar a secreção Láctea.

Erva Grossa

Sudorífico e tônico. Usada nas bronquites, catarro pulmonar, febres, moléstias do fígado e como dissolvente de

cálculos renais.

Erva Macaé

Amargo aromático e estomacal, usada nas gastrenterites e diarréias infantis. Faz cessar prontamente os vômitos,

diarréias e cólicas evitando, assim,a desidratação. Indicada em qualquer perturbação do estômago ou intestinos.

Erva Passarinho

Adstringente e anti-hemorrágico. Usado nas afecções pulmonares, pneumonia, pleurisia, hemoptise e bronquites.

Erva de Santa Luzia

Uso externo. Indicada na inflamação das pálpebras, oftalmias purulentas, opacidade da córnea e úlceras crônicas.

Erva Pombinha

Diurético e desobstruente. Usada nas afecções de rins e bexiga, como dissolvente de cálculos, para diminuir o ácido

úrico e a glicosúria no tratamento de corrimentos.

Erva de Santa Maria

Tônico, vermífugo e emenagogo. Usada nas afecções das vias respiratórias, bronquites, catarros crônicos dos pulmões

e laringites. A sua maior indicação e como vermífugo.

Erva Tostão

Diurética e desobstruente. Indicada na congestão hepática, hepatite, icterícia, cálculos biliares, afecções do baço e

também edemas, cistites e nefrites.

Espinheiro

Sedativo e antiespasmódico. Usado na bronquite asmática e nas cólicas hepáticas. Indicado em gargarejos, na

amigdalite.

Page 10: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Estigma de Milho

Diurético e analgésico. Indicado nos cálculos renais, cistite, nefrite, ácido úrico, catarro e outras afecções da bexiga e

edemas.

Eucalipto

Antisséptico, anticatarral e febrífugo. Indicado nas bronquites com expectoração abundante, nos resfriados com tosse e

rouquidão, afecções pulmonares, febres intermitentes, catarro uterino e moléstias crônicas da bexiga. Externamente é

usado nos tumores ulcerados de mama e nas dores lombares.

Fedegoso

Amargo diurético, febrífugo e tônico. Indicado na febre tifóide, malária e outros estados febris, congestão do fígado,

dispepsia, anemia, gonorréia e no tratamento e prevenção da erisipela.

Fel da Terra

Tônico amargo e febrífugo. Indicado nas afecções gastrintestinais, cólicas e nas febres palustres. Nestes casos pode

ser usado junto com Lanciba e Cassaú.

Fevillea

Amargo e tônico estomacal. Indicado na dispepsia e principalmente na icterícia e congestão do fígado.

Ficifolia

Regulariza as funções intestinais e útero ovarianas, prevenindo as cólicas abdominais.

Flores de Sabugueiro

Diurético, emoliente, febrífugo e sudorífico. Usado nas afecções catarrais das vias respiratórias, no reumatismo e nas

afecções das vias urinárias. Toma-se a infusão para provocar a trasnpiração nos resfriados, anginas, febres eruptivas

como sarampo, escarlatina e em outros estados febris.

Fruto de Bicuiba

Emoliente, e tônico. Indicado nos acesso asmáticos, cólicas de estomago e intestinos, flatulência, mau hálito, como

tônico e restaurador de forças e estimulante cerebral. Externamente é usado nas dores reumáticas, nas afecções

cutâneas, erisipela e nas hemorróidas.

Funcho

Aromático, antisséptico, carminativo, diurético e estimulante. Usado nas dispepsias flatulentas, vômitos, cólicas e

diarréias mesmo as infantis. Aumenta a secreção de leite. Externamente é usado em cataplasmas para abscessos.

Gervão Roxo

Estimulante, febrífugo, sudorífico e tônico. Usado nas doenças crônicas do fígado, dispepsias, debilidade, resfriados e

outros estados febris. Em uso externo para úlceras e outras afecções cutâneas.

Graviola

As folhas são béquicas, peitorais, aromáticas, antiespasmódicas e encerram um óleo essencial de cheiro agradável

com ação parasiticida, anti-reumática e anti-nevrálgica. O uso mais divulgado é para diabetes.

Guaco

Antiespasmódico, anti-reumático , estimulante e febrífugo. Indicado nas febres intermitentes, reumatismo e

principalmente nas afecções das vias respiratórias como gripe, bronquite, tosse, asma e rouquidão. Externamente é

usado em fricções no reumatismo e nevralgias.

Guaraná

Tônico , estimulante, antidiarréico, nevrálgico e estomacal. Indicado em estados de debilidade, depressão nervosa, na

convalescença de doenças graves, para combater nevralgias e enxaquecas e nas doenças de estoma e intestinos,

pois regulariza seu funcionamento e evita os gases. Estimula as funções cerebrais favorecendo a atividade intelectual

e previne a arteriosclerose e o artritismo. Pode ser usado em qualquer idade. Produz um bem estar geral, refresca

salutar e beneficamente o organismo. É um poderoso revigorante.

Guiné ou Pipi

Estimulante, diurético e anti-reumático. Indicada no reumatismo articular, paralisias periféricas, edema das pernas,

Page 11: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

dores de cabeça e dores reumáticas.

Ipê Roxo

Adstringente. Tem pelo menos dois antibióticos que garantem poderosa ação antimicrobiana. É usado em processos

inflamatórios, infecciosos e ulcerativos como inflamações da garganta, estomatites, infecções renais, da bexiga e

uretra, úlceras do duodeno e ainda lhe serão atribuídas algumas curas de câncer.

Jaborandi

Sudorífico e sialagogo, produzindohipersecreção de todas as glândulas. Indicado para bronquite aguda, gripe, edema

pulmonar, pleurisia, nefrite, como preventivo e no tratamento da intoxicação urêmica e no diabetes. Usado, também,

para tratamento da Caxumba. Externamente usada em fricções do couro cabeludo para prevenir a queda de cabelo.

Jambolão

Antidiabético, estomacal, carminativo e adstringente. Indicado no tratamento de diabetes (faz desaparecer a glicosúria

em 48 horas), na disenteria, hemorragia e leucorréia.

Jamenina

Estimulante sedativo. Usada em fricções nas dores reumáticas e nevrálgicas, fraquez nas pernas e na paralisia

periférica.

Japecanga

Depurativo, diurético e anti-reumático. Indicada nas afecções cutâneas, sífilis e reumatismo.

Jasminium arabicum

Cardiotônico e diurético. Estimula a circulação, tonifica os nervos e ativa a função renal.

Jatobá

Adstringente, sedativo e carminativo. Usado principalmente nas inflamações da bexiga e próstata. Aconselhado nas

hemorragias, diarréia, disenteria e dispepsia atônica.

Jequitibá

Adstringente, antisséptico e hemostático. Usado nas disenterias, diarréias, hemorragias, leucorréias e linfatites. O

cozimento das cascas é usado para lavagens nas inflamações do útero e ovários e em gargarejos, nas amigdalites e

laringites.

João da Costa

Depurativo, anti-reumático e emenagogo. Indicado nas inflamações de útero e ovários e tem ação muito eficaz nos

corrimentos. Usado como sedativo nas dores reumáticas, articulares e devidas a traumatismos.

Joalina

(ver Batata de Purga)

Juá de Capote

Adstringente, febrífugo e tônico. Usado principalmente para estimular a digestão estomacal e intestinal e aumentar a

secreção da bílis. A sua ação sobre o fígado e baço é bastante conhecida. É também indicado nas febres palustres.

Jurubeba

Tônico e desobstruente. Usada nos ingurgitamentos do fígado e do baço, nas hepatites crônicas, febres intermitentes,

tumores de útero, nas hidropsias e erisipelas.

Karatá

Diurético e descongestionante do fígado. Indicado para cálculos da bexiga, bronquites, tuberculose pulmonar,

coqueluche, icterícia e hidropsias.

Lagrimas de Nossa Senhora

Excitante e diurético. Indicado nas afecções de rins, bexiga e em casos de retenção de urina. Externamente, é usado

em banhos, contra reumatismo.

Laranjeira da Terra

Page 12: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Estimulante, tônico, carminativo, vermífugo e antiespasmódico. Indicada nas digestões difíceis, flatulência e febres.

Laranjeirinha do Mato

Amargo, aromático. Indicada para combater cólicas estomacais, intestinais e menstruais.

Leonurus

(ver Erva Macaé)

Losna

Amargo, aromático, emenagogo, estimulante e tônico. Preconizada na dispepsia por insificiência funcional, prisão de

ventre, afecções hepáticas, febres intermitentes e como vermicida (tênia, lombriga e oxiúros)

Macela do Campo

Estimulante, estomacal e digestivo. Indicada para males do estômago, cólicas intestinais e para curar feridas.

Macela Flor

(ver Camomila) É chamada Camomila Vulgar. Tem a mesma indicação da Camomila (romana).

Mãe Boa

Anti-reumático. Indicada em uso interno e externo, no reumatismo crônico e beribéri. Por ter uma ação anti-reumática

tão eficaz é também chamada de Erva Santa.

Malvas

Emoliente e béquico. Uso interno nas afecções das vias respiratórias: bronquites, laringites e catarros. Em bochechos

e gargarejos nas inflamações da boca e faringe.

Maracujá

Calmante e béquico. Indicado nas crises nervosas, insônia, histeria, neurastenia, tosses e dores de cabeça de origem

nervosa.

Marapuama

Tônico nervino, estimulante, afrodisíaco, anti-reumático e antidispéptico. Muito indicado nas depressões nervosas e

esgotamento físico, ataxia locomotora, paralisias parciais, nevralgias, reumatismo crônico e também nas dispepsias.

Marmelinho

Diurético. Indicado como dissolvente de cálculos renais e como antidisentérico.

Mastruço

Expectorante, diurético e estomacal. Indicado nas bronquites crônicas, afecções pulmonares, escrofulose,

ingurgitamentos ganglionares, raquitismo, escorbuto, afecções das vias urinárias, hidropsias e nas dispepsias atônicas.

Mata Pau

Uso externo para curar feridas, úlceras e rachaduras nos mamilos.

Maytenos

Analgésico, tônico, diurético e laxativo. Indicado nas doenças de estômago úlceras gástricas ou de duodeno, afecções

dos rins e fígado e também, nas afecções cutâneas simples ou ulcerativas. É desaconselhado no período de

amamentação, porque reduz o leite.

Melão de São Caetano

Febrífugo, anti-reumático e emenagogo. Indicado como sucedâneo do quinino, nas febres palustres. Usado na gripe,

dores reumáticas, cólicas menstruais e no tratamento da leucorréia.

Milhomem

Tônico, diurético, antisséptico, febrífugo e estimulante. Indicado na dispepsi atônica, falta de apetite, nas afecções

nervosas, histeria, hipocondria, febres intermitentes e remitentes e na amenorréia.

Mirospermum

Page 13: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Expectorante e balsâmico. Indicado nas afecções das vias respiratórias, bronquites crônicas e asmáticas, gripe,

resfriados com tosse e catarro. Muito eficaz no tratamento da gonorréia.

Mulungu

Sedativo e calmante poderoso. Útil nas insônias, histerias, tosse e nos acessos asmáticos. É desobstruente do fígado.

Musa Seiva

Líquido natural, extraído do caule da Musa Sapientum , tônico e valioso reconstituinte dos organismos debilitados.

Indicada nos estados de fraqueza geral, de desnutrição, convalescença, tuberculose, nas gastrenterites, nas diarréias

e em todos os procesos de grande desgaste orgânico. Estimula o apetite e melhora a disposição para o trabalho físico

e mental.

Myristica

(ver fruto de Bicuíba)

Negra Mina

Aromático e estimulante. Indicada no reumatismo, cólicas, nevralgias e na congestão do fígado.

Nogueira

Adstringente, depurativo e tônico. Indicada no raquitismo, fístulas, escrofulose, úlceras, afecções veneras, herpes e

icterícia. O chá das folhas é também usado para escurecer os cabelos.

Noz Moscada

(ver fruto de Bicuíba)

Óleo de Copaíba

Antisséptico, cicatrizante e expectorante. Muito usado no tratamento do umbigo de recém nascidos, feridas e úlceras

crônicas, eczemas, frieiras e outras afecções cutâneas. Em uso interno, é indicado contra tosse, bronquite,

hemorragias, incontinência urinária, catarro da bexiga, cistite, leucorréia, diarréia, disenteria e, principalmente,

gonorréia e sífilis devido à sua grande eficácia neste casos.

Óleo Vermelho

( ver Mirospermum)

Operculina

(ver Batata de Purga)

Ottonia

(ver Jaborandi)

Panacéia

Colagogo, depurativo e diurético. Usada nos ingurgitamentos do fígado e afecções da bexiga. Externamente é utilizado

no tratamento de úlceras.

Paratudo

(ver Casca D'anta)

Parietária

Depurativo, diurético, emoliente e refrescante. Usada nas afecções das vias urinárias, cálculos renais, albuminúria,

cistites, catarro da bexiga, retenção urinária e dermatoses, crônicas. Externamente é utilizado como cicatrizante.

Pariparoba

Estimulante, diurético, desobstruente e estomacal. Facilita a digestão, combate a prisão de ventre e os ingurgitamentos

do fígado e do baço. Também é usada no tratamento de ulcerações sifilíticas, hemorróides, leucorréia, amenorréia e

reumatismo.

Passiflora

(ver Maracujá)

Page 14: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Pata de Vaca ou Unha de Vaca

Antidiabético. Indicada no diabetes.

Pau d'alho

Anti-hemorroidário, anti-reumático e vermífugo. Indicado nas hemorróides, reumatismo, doenças da próstata e

verminoses. Usado também em banhos nas afecções reumáticas e em cataplasmas, para resolver abscessos.

Pau d'arco

(ver Ipê Roxo)

Pau Ferro

Anti-diabético, adstringente e anti-sifilítico. Indicado no tratamento de diabetes e também usado contra sífilis, gota,

reumatismo, enterocolites, diarréia e, ainda, em casos de hematúria (urina no sangue).

Pau Pereira

Tônico amargo e febrífugo. Favorece a queima dos açúcares. Indicado nas digestões difíceis, na inapetência, dores de

estomago, tonturas, prisão de ventre e febres.

Pedra de Hume Kaá

Adstringente. Muito eficaz no diabetes sendo até chamada de Insulina Vegetal.

Perna de Saracura ou Sete Sangrias

Diurético e febrífugo. Indicado nas afecções dos rins, bexiga e uretra, no edema das pernas, catarros da bexiga e

retenção de urina. O pó das folhas secas é usado topicamente nas úlceras crônicas, com resultado excelente.

Peroba Rosa

Tônico amargo e febrífugo. Usada como substituto do quinino na malária e como reconstituinte.

Picão Comum

Desobstruente, diurético. Indicado nas afecções da bexiga e do fígado e, principalmente em casos de icterícia.

Picão da Flor Grande

Diurético e colagogo. Indicado nas cólicas do fígado, cirrose alcoólica, congestões e hepatite crônica. Favorece a

evacuação da bílis.

Picão da Praia

Tônico, diurético, febrífugo e antiblenorrágico. Indicado nos estados febris, gripe, febres palustres, cólicas do estômago

e intestinos, devidas a flatulências e no tratamento da gonorréia.

Pitangueira

Adstringente, aromático e balsâmico. Usada no reumatismo e para combater a febre.

Quássia

Tônico amargo, estomacal, febrífugo e excitante. Indicada nas dispepsias, má digestão devida à diminuição da

secreção gástrica, distúrbios gastrintestinais, diarréias, disenterias e em períodos de convalescença. Ativa a circulação.

Quebra Pedra

(ver Erva Pombinha)

Quina Cruzeiro

Antidispeptico e tônico do sistema nervoso. Facilita a digestão combate a azia e a flatulência.

Quina do Mato

Tônico, amargo e febrífugo. Indicada nas convalescenças, anemias, estados de debilidade, nas febres palustres e

hemorragias uterinas.

Quitoco

Carminativo, excitante, expectorante e aromático. Indicado como auxiliar da digestão, na flatulência, doenças do fígado

Page 15: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

e intestinos, bronquite catarral, tosse, catarros crônicos e dos brônquios e no reumatismo.

Raiz de Anil

Indicado no tratamento de corrimentos e afecções uterinas.

Raiz de Bugre

Indicada no tratamento e prevenção da manqueira, da febre aftosa e outras epizootias do gado.

Raiz de Alteia

Calmante e emoliente. Indicada em toda e qualquer inflamação externa, nas inflamações dos intestinos, diarréias,

disenterias e prisão de ventre usando-se, nestes casos, o caldo da raiz cozida em lavagens ou clisteres. O cozimento é

também usado na inflamação da mucosa interna da bexiga e inflamação da uretra. Para as gengivas irritadas das

crianças, usa-se dar um pedaço de raiz de alteia para morder.

Raiz de Caixeta

Indicada nas diarréias crônicas e agudas (enterites e colites), disenterias, catarro intestinal, dores agudas no ventre e

hemorróidas. Age na mucosa intestinal modificando o seu estado inflamatório e normalizando a sua atividade. Aumenta

o apetite, facilita a digestão e combate a anemia.

Raspa de Juá

Usado em cozimento para lavagem da cabeça porque contém saponina. Tonifica os bulbos capilares, elimina a caspa,

favorece o crescimento e evita a queda dos cabelos.

Rasura de Ipê Preto

Usada em gargarejos nas inflamações da garganta.

Saco Saco

Aromático. Usado nas afecções catarrais, tosse, bronquites, rouquidão, gripe e resfriados. Preconizado, em banhos, no

reumatismo, dores nas cadeiras e pernas.

Salsaparrilha

Depurativo, anti-sifilítico, diurético e sudorífico. Indicado na sífilis, gonorréia, reumatismo gotoso, cólicas e cálculos

renais, dificuldades de urinar nas crianças, afecções cutâneas e manchas na pele.

Samambaia

Anti reumático, diurético, estomacal e sudorífico. Indicado no reumatismo gotoso, dores reumáticas de qualquer

natureza, erupções cutâneas e nas afecções das vias respiratórias como: gripe, resfriados e bronquites.

Seiva de Jatobá

Tônico, expectorante e estomacal. Bebida medicinal indicada em casos de anemia, fraqueza geral, fraqueza pulmonar,

falta de apetite, má digestão e debilidade orgânica. Poderoso fortificante aconselhado para crianças desnutridas, com

diarréia, vômitos e verminoses. As crianças podem tomar adoçado (mel ou açúcar)

Sementes de Imburana

Aromático, calmante, expectorante e tônico. Contém cumarina. Usada nas afecções da bexiga, afecções pulmonares,

bronquite, tosse, gripe e resfriados.

Sementes de Sucupira

(ver Sucupira)

Sene

Laxativo e purgativo dependendo da dose. Contra indicado nos espasmos intestinais e no período de gestação. Pode

produzir cólicas e náuseas. Usa-se geralmente associado aos Aromáticos.

Sensitiva

Laxativo, desobstruente e emoliente. Indicada nos males do fígado, icterícia e reumatismo articular. Usada também em

gargarejos, nas afecções da boca, amigdalites e faringites.

Simaruba

Page 16: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Tônico, amargo, febrífugo e antidiarréico. Indicado nos distúrbios gastrintestinais, diarréias, disenterias e colite.

Estimula o apetite. Nos casos de diarréias muito abundantes, pode-se usar juntamente com a Canela Preta.

Solidonia

Indicada em uso externo, nas inflamações dos olhos.

Sucupira

Batata e sementes

indicado no tratamento de artritismo, reumatismo, sífilis e também, de afecções cutâneas, manchas da pele e urticária.

Cascas

Sudorífico, digestivo, antidiabético e tônico. Tem ação sobre os vasos linfáticos. Indicada contra dores reumáticas,

sífilis, hidropisia, fraqueza orgânica e como auxiliar da digestão.

Suína

Anti-reumático e em alta dose e purgativo. É também conhecida por João Curto e capitão do Mato.

Suma Roxa

Depurativo e anti-reumático. Indicada nas doenças de pele simples ou de origem sifilítica, eczemas úmidos ou secos,

sobretudo em crianças, doenças de garganta, nariz e ouvidos e no reumatismo crônico.

Taiuia

(ver Tomba)

Tansagem

Adstringente, tônico e febrífugo. Indicada nas febres intermitentes, incontinência urinária noturna, otite das crianças

escrofulosas. Usada em gargarejos, nas afecções de garganta, anginas, parotidites, piorréia alveolar e dor de dentes.

Taperibá

(ver Criptocária)

Tinguaciba

Tônico amargo, carminativo e febrífugo. Tem ação especial sobre a mucosa gastrintestinal. Indicada nas cólicas de

estomago e intestinos e nas febres intermitentes.

Tomba

Depurativo, anti-reumático, analgésico e anti-sifilítico. Indicada no reumatismo agudo, crônico, articular, nas dores

nevrálgicas, ciáticas, sífilis e afecções cutâneas. É também digestiva.

Trianosperma

Depurativo e anti sifilítico. Indicada no reumatismo, sífilis, hidropisias e afecções cutâneas. Ativa as funções digestivas.

Trombeta

É usada, em fricções, nas dores reumáticas, nevrálgicas e dormências.

Umbaúba

Tem propriedades da Digitalis. Aumenta a energia da contração do músculo cardíaco. Atua como diurético. É indicado

nos casos de bronquite, tosse, coqueluche e asma.

Urinária

Diurético. Indicada nas hidropsias, reumatismo gotoso, cistites catarrais e outras afecções da bexiga e uretra.

Uva Ursina

Adstringente, antisséptico e diurético. Indicada em doenças renais e das vias urinárias, nefrites, cistities, pielites,

inflamações da próstata e uretra e blenorragia. É também, eficaz nas diarréias e bronquite crônica.

Urtiga Branca

Page 17: Pragas e Doenças na Agricultura Orgânica

Anti-hemorrágico e adstringente. Indicada nas hemoptises, metrorragias, diarréias, disenteria, amenorréia, afecções

cutâneas e leucorréia.

Velame do Campo

Depurativo. Indicado no combate à escrofulose, doenças veneras, impingens, tumores, moléstias de pele, reumatismo,

úlceras do útero, diarréias e artritismo. Muito indicado na tuberculose e ingurgitamentos ganglionares.

Velamedo do Mato

Diurético e sudorífico. Indicado nas doenças de pele, gonorréia, sífilis e reumatismo.

Verbasco ou Barbasco

Reumatismo, diurético, expectorante, emoliente, peitoral, refrescante e sedativo. Indicado para tosse, bronquite e

asma.

Verna

Adstringente e antisséptico. Tônico e poderoso descongestionante das mucosas do útero e da vagina. Usada em

lavagens faz desaparecer rapidamente os corrimentos vaginais. Para uma ação mais rápida, deve-se tomar também

Aguniada.