brasilnews 1 ed maio 2013

28
ACT inaugura clínica de teste de HIV com atendimento em português para a comunidade PÁG.: 05 Doors Open Toronto acontece no final do mês com mais de 150 locais de visitação PÁG.: 04 Água mineral ou termal? Entenda a diferença e conheça os benefícios do tratamento PÁG.: 09 Sial Canadá expõe produtos alimentícios do Brasil e mais 60 países PÁG.: 07 Brasil pode ter continente submerso perto do Rio de Janeiro. PÁG.: 03 Feliz Dia das MÃES ! Imagine 7 bilhões de pessoas te observando enquanto você explora o Planeta Terra do Espaço? Uma sensação que poucas pessoas no mundo terão o privilégio de sentir, será vivida pelo brasileiro Sergio Pio. Páginas 14 e 15. Brasileiro no Espaço THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de maio - 2013 - ano 17 - número 321 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE

Upload: portal-brasil-news

Post on 14-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Brazilian community newspaper

TRANSCRIPT

Page 1: Brasilnews 1 ed maio 2013

ACT inaugura clínica de teste

de HIV com atendimento em português para a comunidade

PÁG.: 05

Doors Open Toronto acontece no final do mês

com mais de 150 locais de

visitação PÁG.: 04

Água mineral ou termal? Entenda a diferença e

conheça os benefícios do tratamento PÁG.: 09

Sial Canadá expõe produtos alimentícios

do Brasil e mais 60 países PÁG.: 07

Brasil pode ter continente submerso

perto do Rio de Janeiro. PÁG.: 03

Feliz Dia das MÃES!

Imagine 7 bilhões de pessoas te observando enquanto você explora o Planeta Terra do Espaço? Uma sensação que poucas pessoas no mundo terão o privilégio de sentir, será vivida pelo brasileiro Sergio Pio. Páginas 14 e 15.

Brasileiro no Espaço

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de maio - 2013 - ano 17 - número 321 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá

FREE

Page 2: Brasilnews 1 ed maio 2013

editorialpor tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationpor marcia casado e jane desmond informe publicitário

ContradiçõesComeço meu editorial dando destaque

a nova Clínica de Teste de HIV que a AIDS Committee of Toronto (ACT)

inaugura esta semana. o projeto é uma gran-de iniciativa em benefício da nossa comuni-dade, já que o diferencial é o atendimento em português. Além da Clínica, um manual que oferece todas as infor-mações ligadas ao vírus (também em português), incluindo métodos de prevenção, foi lançado pela Entidade. Graças a ACT - que vem desen-volvendo importante trabalho nesse tema - a comunidade de língua portuguesa tem recebi-do o suporte necessário para enfrentar esse vírus que ainda é um mal para a humanidade.

Aliás, essa realidade deixa uma pergun-ta no ar. Como é possível que o homem já tenha desmistificado os mistérios para uma viagem espacial e ainda não tenha encontra-do a cura para a AIDS? Uma doença tão an-tiga, que já matou milhões de pessoas e que ainda é um desafio para a ciência me faz crer que ainda há muitos mistérios sobre a raça humana a serem desvendados.

E por falar nisso, esta edição traz uma ma-téria especial sobre a viagem do brasileiro

Sergio pio ao espaço. Uma oportunidade ra-ra, da qual ele deve aproveitar todos os mo-mentos com muita intensidade, não apenas pelo investimento, mas pela experiência de conhecer um lugar tão distante da nossa re-alidade, tão mágico e tão surreal. Vamos aguardar a viagem e esperar pelo retorno

para saber, com detalhes, sobre o outro mundo.

Esse mês, o querido ca-sal Wagner e rose da Cos-ta comemoram suas Bo-das de prata e 55 anos de vida. 25 anos passam rápi-do quando o amor é o ali-cerce da família. parabéns duplo ao casal.

Domingo é Dia das Mães. Dia de prestarmos nossas mais sinceras ho-menagens a quem nos deu a vida e a quem nos

preparou para enfrentá-la. Certamente, há muitos corações apertados por estarem longe delas nesse dia tão especial. E por experiên-cia própria, sei bem que não é fácil lidar com esse sentimento. Contudo, ainda dá tempo de preparar uma surpresa ou homenagem acompanhado de um lindo EU TE AMo.

A minha querida mãe e a todas as mães desse mundo, desejo um maravilhoso Dia das Mães.

Até a próxima edição.

o Ministér io de Imigração do Ca-nadá reiniciou o

processamento federal de pedidos de residência ca-nadense através do proces-so de imigração indepen-dente ou “skilled worker” no dia dois de janeiro de 2013.

Neste primeiro momen-to o governo estará acei-tando até três mil proces-sos de residência em áreas de reconhecida escassez de mão-de-obra. A lista con-tendo quarenta e três pro-fissões em áreas de carên-cia, como carpinteiros, encanadores e mecânicos de máquinas pesadas, está contida no website do Ci-tizenship and Immigration Canada (www.cic.gc.ca).

Dezessete destas profis-sões (grupo A) terão um número limite de 100 pro-cessos aceitos, enquanto as 26 profissões contidas no grupo B não estarão su-jeitas a está restrição. pa-ra ver a lista em sua ínte-gra acesse: http://www.cic.

gc.ca/english/immigrate/trades/applications.asp.

o programa também conta com outras mudan-ças fundamentais, onde somente serão aceitos pa-ra análise casos em que o interessado comprove pelo menos a proficiên-cia básica na língua in-glesa ou francesa (CLB 4), além de dois anos de ex-periência nos últimos cin-co anos na profissão sele-cionada no Canadá (com permissão de trabalho) ou em outro país. Além dis-so, será obrigatório ter um certificado de quali-ficação profissional (red Seal) ou comprovação de uma oferta de trabalho no Canadá com validade mínima de um ano, rece-bida de empregadores ca-nadenses. outros fatores também serão analizados e contarão pontos.

o processo será fortale-cido se o peticionário ti-ver trabalhado no Canadá com a devida autorização na área selecionada.

o retorno do processo federal é bastante positi-vo, porém, ainda apresenta restrições e não apresen-ta solução para o grande número de trabalhadores não documentados. Espe-ramos que o governo tam-bém trate desta área de in-teresse para muitos profis-sionais da construção civil e áreas afins.

Jane Desmond

Márcia Casado

Novas resoluções

| 2 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 3: Brasilnews 1 ed maio 2013

últimas | Latest newsDA redação

Geólogos acham possível continente submerso na Costa do RJ

Geólogos brasileiros encontraram a 1.500 km da costa do rio de Janeiro, indícios de que estaria ali um pedaço do continente que submergiu durante a separação da África e da América do Sul, quando surgiu o oceano Atlântico. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (6).A descoberta aconteceu durante um serviço de retirada de solo oceânico para análise na região de Elevação do rio Grande - cordilheira marítima em águas brasileiras e inter-nacionais - quando foram encontradas amostras de granito. De acordo com roberto Ventura Santos, diretor de geolo-gia de recursos minerais do Serviço Geológico do Brasil (CprM), inicialmente, considerou-se a hipótese de que o recolhimento de tais amostras fora engano ou acidente. No entanto, mês passado, uma expedição com cientistas do Brasil e Japão, observou a formação geológica que está em frente à costa brasileira e, a partir de uma análise, passou a considerar que a região pode conter um pedaço de conti-nente que ficou perdido no mar por milhões de anos. “pode ser a 'Atlântida' do Brasil. Estamos perto de ter certeza'', disse o diretor. o próximo passo será enviar ao governo brasileiro uma solicitação para que o país reclame a área, que está em águas internacionais, junto à Autoridade Internacional de Fundos Marítimos, organismo ligado à organização das Nações Unidas, para que seja realizada no local prospecção de re-cursos minerais e estudos relacionados ao meio ambiente. (Fonte: G1)

Hot Docs supera expectativa de público e audiência

A edição Hot Docs desse ano foi um sucesso. Segundo a organização do evento, foram aproximadamente 180 mil participantes nos 11 dias de apresentações, que contou com 418 sessões públicas de 204 filmes em 16 telas em toda a cidade de Toronto. o Hot Docs é o maior festival de do-cumentários, conferências e lançamentos da América do Norte. Somente esse ano, foram exibidos mais de 180 do-cumentários realizados no Canadá e ao redor do mundo.

''Toronto tornou-se uma capital mundial para os aman-tes do cinema, acho que ao longo de 20 anos temos atendido as expectativas deles", disse Chris McDonald, diretor-exe-cutivo do Hot Docs. "Estamos muito orgulhosos do nosso público inteligente e esclarecido, bem como os cineastas que nos unem a cada ano."

Esse ano, o filme vencedor na opinião do público foi o ''Muscle Shoals'', direção de Greg Camalier (EUA). Em segundo lugar na enquete do público ficou ''Blood Brother'', direção de Steve Hoover (EUA). o filme A Whole Lott More, direção de Victor Buhler (UK) ficou em último lugar.

Corpo de suspeito de ataques em Boston deve ser enviado à Russia

A funerária que cuida dos restos mortais de Tamerlan Tsarnaev, suspeito de ser coautor dos atentados na Maratona de Boston e morto em um tiroteio com a polícia, não en-contra um lugar para enterrá-lo devido à rejeição dos ce-mitérios do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

o diretor da funerária para onde foi levado o corpo, na quinta-feira passada, a pedido de um tio de Tamerlan, disse à "CNN" nesta segunda-feira que todos os cemitérios con-sultados sobre a possibilidade de enterrar os restos mortais não os aceitaram.

Segundo peter Stefan, diretor da funerária Graham putnam & Mahoney, os responsáveis pelos cemitérios te-mem represálias e acreditam que muitas pessoas não vão querer ser enterradas perto do suposto idealizador do maior atentado em território americano desde 11 de setembro de 2001.

Tamerlan, de 26 anos, e seu irmão Dzhokhar Tsarnaev, de 19, são suspeitos de terem colocado as duas bombas que explodiram no dia 15 de abril perto da linha de chegada da Maratona de Boston, causando a morte de três espectadores e ferindo mais de 280.

Dia da Língua Portuguesa

o Consulado Geral do Brasil em Toronto celebra hoje (7) o ''Dia da Língua portuguesa''. o evento contará com a parti-cipação do músico brasileiro Wagner petrili e de um músico português. Na oportunidade, serão exibidos dois filmes, um brasileiro e um português. Além disso, haverá uma pequena mostra de literatura dos países de língua portuguesa.

o evento acontecerá na Casa do Alentejo Community Centre: 1130 Dupont Street. Mais informações pelo telefo-ne: 416-537-7766. A entrada é livre e a programação terá início às 18h30.

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 3

Programe-se para a grande festa brasileira!Dia 02/09 (Praça Nathan Phillips Square)

Page 4: Brasilnews 1 ed maio 2013

Falamos português Bookkeeping & Accounting Services Payroll Services Objections & Appeals Small Business ITN Applications WSIB & Union Remittances Unfiled Tax & Unreported Income Corporate Tax Services Audit Assistance/CRA correspondence

416 516 4949 [email protected]

1444 Dupont St, unit 1B Toronto - ON M6P 4H3

847 St. Clair Ave. W. Toronto

Tel: 416-652-0201Discount and ADP applied to listed price

Garantia de devolução do dinheiro (até 45 dias)

Disponíveis em todos os tamanhos e diversos modelos

Compre dois aparelhos auditivos digitais e

pague apenas $895.00

toronto | torontopor Gizele rochel Wanderoscki [email protected]

No último final de semana do mês de maio, dias 25 e

26, Toronto estará de portas abertas para o evento cultu-ral anual mais esperado do ano, já que esse é o evento oficial de boas-vindas ao ve-rão. o ''portas Abertas To-ronto'' é um final de sema-na em que vários locais que geralmente cobram entrada abrem suas portas para visi-tação gratuita. Esse é o dia de reunir a família para ce-lebrar a cultura e conhecer um pouco mais da arquite-tura da cidade.

o Doors open Toronto oferece entrada livre, sem a necessidade de inscrição. o tour pela cidade inclui mais de 150 locais de visita-ção em monumentos histó-ricos, estruturas modernas, igrejas e templos, cervejarias e fábricas, estações ferroviá-rias, teatros, museus, bancos e mansões, universidades e outras instituições de ensino

e parques.No roteiro do final de se-

mana também está incluida uma programação repleta de diferentes passeios. os parti-cipantes terão a oportunida-de de mergulhar nas histó-rias e memórias de diferen-tes bairros de Toronto. Além disso, outros 15 passeios se-rão oferecidos em horários específicos durante o fim de semana. Todas as visitas que contarem com guia também serão gratuitas e devem fun-cionar por ordem de chega-da, em agluns casos com ca-pacidade limitada.

o City Hall estará aber-to para visitação do públi-co que terá acesso livre ao 27° andar do prédio - vista da cidade - bem como a Câ-mara do Conselho e ao ga-binete do prefeito rob Ford. para as crianças, está sendo organizado um programa especial para conhecer a infraestrutura.

os artistas Yuri e Katrin

Shumakov farão uma apre-sentação lúdica utilizando a técnica de origami. Um dis-play de oito metros de com-primento de origami será colocado na Câmara Muni-cipal com uma série de fotos que retrata Toronto como

uma cidade de brinquedo em miniatura.

Detalhes do programa, in-cluindo a lista completa de edifícios, passeios e pales-tras do evento, estão dispo-níveis on-line: www.toronto.ca/doorsopen.

Vem aí o Doors Open Torontoevento com programação gratuita e passeios por toda a cidade

| 4 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

expediente | masthead

UMA pUBLICAÇÃo Do BrASILNEWS pUBLISHEr INC.

Todos os Direitos reservados® www.brasilnews.ca

390 Burnhamthorpe road.Toronto, oN - Canada - M9B 2A8

Tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

publisher: Tania [email protected]

Editor-chefe: Gizele Rochel [email protected]

Administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

Diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

CoLABoRAdoRES: Artur pinto, Brian Bowen, Carolina Hepfner,

Cleida Steinmetz, Cristiano de oliveira, Dave Burke, Eliana rigol, Fernando

Goscinscki, Fred Itioka, Marcos Diclei Barros, Mauricio Dreher, paula Souza,

rafaela Freitas, rodolfo Torres, Stéphanie pires, Thábata Mondoni e Tony Silva

TIRAGEM: 10.000 exemplares

PRóxIMA EdIção: 28/05/2013

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer artwork

sem autorização prévia do BrasilNews.

Page 5: Brasilnews 1 ed maio 2013

Tratamento Facial » Microdermobrasão e rejuvenecimento » Limpeza de Pele » Pré e pós cirugia

Tratamento Corporal » Drenagem linfática,

Gordura localizada e celulite » Pré e pós cirugia (plástica e gestante)

estética facial& corporal

www.habitowellness.caFACEBOOK : Elza Fontebasso

Elza (647) 968.4702426 Queen Street West, Toronto ON

PROMOÇÃO: apresente este anúncio e pague apenas $45 na MASSAGEM

Tratamento Marroquino

MIRIAN* Especialista em Químicas* Corte e Escova* High Lights e Coloração* Tratamento Marroquino* Escova Progressiva s/ Formol* Cauterização * Alisamento* Escova definitiva* Plástica Capilar * Design de sobrancelha c/ aplicação de Hena

Atendimentocom hora marcada

647 248-3231 ANTESANTES DEPOISDEPOIS

Cabeleireira & Manicureb r a s i l e i r a

comunidade | communitypor Gizele rochel Wanderoscki [email protected]

A partir de agora, a comunidade de língua portuguesa

conta com importante ins-trumento de apoio ao com-bate do vírus HIV (AIDS). Trata-se de um manual ''Bá-sico do HIV/VIH: você pre-cisa saber'', que traz infor-mações traduzidas para o português, como por exem-plo a redução do tempo de espera para fazer o teste de HIV, após uma situação de alto risco, que passou de 3 meses para 3 semanas. ou-tra novidade importante é o lançamento da clínica de teste do HIV, onde as pes-soas terão a oportunidade de conversar com o médi-co, fazer o teste do vírus e tirar todas as dúvidas com atendimento em português.

o projeto é uma inicia-tiva do programa de Edu-cação Sexual para Homens de Língua portuguesa do AIDS Committee of To-ronto (ACT) com o apoio do Governo da Cidade de

Toronto, através do progra-ma AIDS prevention Com-munity Investment. “Que-remos que nossa comuni-dade tenha a oportunidade de desfrutar dos melhores recursos”, diz Bruno Bini coordenador do programa.

o manual foi desenvol-vido com o apoio de vo-luntários e representantes

das comunidades brasilei-ra, portuguesa e angola-na. Segundo Bruno, o ob-jetivo do projeto é educar as comunidades de língua portuguesa quanto as for-mas de prevenção ao vírus. Apesar de todo o trabalho de prevenção promovido

por diversas entidades e organizações, a realidade é que o vírus continua a ma-tar 34 milhões de pessoas no mundo. De acordo com informações da ACT, 26% das pessoas que vivem com o vírus, na província de on-tário, não sabem que estão infectadas. Segundo a enti-dade, somente em Toronto, todos os dias há dois novos casos de infectados com o vírus.

No manual encontra-se informações importantes de sexo entre ''sero-discordan-tes'' (quando uma pessoa é positiva e a outra negati-va), gravidez e a amamen-tação, prevenção do vírus de HIV/VIH, tratamento e os recursos disponíveis pa-ra a comunidade. para os imigrantes não documen-tados são disponibilizadas alternativas de lugares pa-ra consulta médica e teste para o HIV/VIH de graça, anônimo e sem exigência de documentos.

para adquirir o manual ''Básico do HIV/VIH: você precisa saber'' basta fazer o download ou ler pela inter-net no site www.actoronto.org/portugues. Além disso, cópia impressa do manu-al pode ser encontrada em diversos restaurantes, bares e discotecas da comunida-de. Exemplares do manual também serão distribuídos na área da ''Little portugal'' por voluntários do ACT nos próximos dias.

o AIDS Committee of Toronto é uma entida-de sem fins lucrativos que há 30 anos oferece auxílio aos portadores de HIV/AI-DS (Human Immunodefi-ciency Virus) ou também conhecido como VIH/SI-DA (Virus da Imunodefici-êcia Humana) por algumas comunidades. o ACT bus-ca promover atividades de suporte a homens, mulheres e adolecentes portadores do VIH para alcançar motiva-ção própria, independência

e sobretudo, bem estar.para mais informações

sobre o manual acesse o

facebook.com/ACT.por-tugues ou actoronto.org/portugues.

Combate à AIDSact lança manual básico do vírus do hiV traduzido em português

Clínica de Teste do HIV Somente para Homens

Maio: 09 e 23Junho:13 e 27Julho: 11 e 25

Local: 340, College St.Horário: 5 às 8h00 da noite

Dado importante: Segundo a ACT, a porcentagem de homens e mulheres

infectados pelo HIV em Toronto: Homens: 83%, Mulheres: 17%

De acordo com informações da

ACT, 26% das pessoas que vivem com

o vírus, na província de Ontário, não

sabem que estão infectadas

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 5

Page 6: Brasilnews 1 ed maio 2013

O belga e a mineira

procurei explicar pa-ra um belga na aula de francês, sem mui-

to sucesso, que o dinheiro era a coisa mais importan-te nesta vida. rubem Braga dizia que falava francês co-mo quem cospe pedras. Es-se não é o meu caso. o meu francês é exatamente o que não sou: imponente.

Aliás, certa vez ouvi dizer o parlamento belga é o pior local para discursos. Nun-ca vi uma mísera fotografia desse parlamento, mas sua imagem é sólida em minha memória. É mais ou menos assim: o orador fica na parte mais baixa de um local am-plo e limpo. A plateia obser-va quem fala olhando para baixo. Dizem que esse par-lamento é feito para inibir quem não tem o que falar.

Discordo em absoluto desse método. Impedir de falar quem não tem o que falar, e logo num parlamen-to, é retirar da vida a sua es-sência. É impedir o músico

de tocar o seu instrumento, é impedir o poeta de se re-belar contra a vida, é impe-dir o pintor de mexer com suas tintas mais vitais...

o belga disse que não concordava comigo, entre outras coisas mais, porque existe o amor, os fins de semana e as reuniões com amigos.  Mas confesso que não entendi tudo o que ele me disse porque ele falava comigo como se estives-se num boteco belga, nu-ma velocidade impensável à compreensão até mesmo para quem fala francês des-de criança.

o bom belga é casado com uma mineira, mal fala o português, disse que gos-ta do jeito de falar dos bra-sileiros e virou torcedor do São paulo Futebol Clube re-centemente. A conversa foi pela manhã, antes do almo-ço, hora em que tudo se re-sume ao pensamento no fei-jão com arroz.

Fui ao Mont Serrat

pensando no amor que po-de existir nesta vida e acho que o belga tem lá sua ra-zão. Ele achou sua minei-ra; e quem acha sua minei-ra pode se considerar um homem de sorte. Deve vi-ver feliz no matrimônio e ainda pode assistir aos jo-gos do seu time de futebol pela TV.

De minha parte, acho que

toda mulher - brasileira ou não - precisa e merece ser mineira. Se não de nasci-mento, de coração, de al-ma, de convicção. o sujeito não se pode pensar em ser feliz nesta vida sem ter sua mineira ao lado. Que Deus continue derramando suas bênçãos sobre as mineiras, naturais ou não das Minas Gerais.

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Fe-deral do Rio Grande do Nor-te, Rodolfo Torres trabalhou na revista Caros Amigos (São Paulo) e atualmente mora em Brasília, onde atuou como consultor de uma agência da ONU e repórter – espe-cializado em tramitação le-gislativa – do site Congresso em Foco.

De minha parte, acho que toda

mulher - brasileira ou não - precisa e merece

ser mineira. Se não de nascimento, de

coração, de alma, de convicção

| 6 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

direto de Brasíliapor rodolfo torres [email protected]

Page 7: Brasilnews 1 ed maio 2013

Toronto foi, mais uma vez, a sede da maior feira internacional

de alimentos da América do Norte - SIAL Canadá. o evento aconteceu no Di-rect Energy Center, entre os dias 30 de abril a 2 de maio, e superou as expectativas com mais de 700 exposito-res e aproximadamente 14 mil profissionais de 61 paí-ses. 24 empresas brasileiras participaram da Feira, cinco delas ligadas ao projeto or-ganic Brazil.

Nos três dias de evento, os visitantes puderam con-ferir as novidades e tendên-cias do setor de alimentos e bebidas voltadas para o varejo de food service. As empresas 100% Amazônia (produtos diversos da re-gião amazônica), a Jalles Machado (açúcar), a orga-nique (energético), a Novo Mel (mel e própolis) a Nati-ve (açúcar, cereais e sucos), Forno de Minas, Garoto Chocolates, pitu Cachaça, entre outros, estiveram no estande do Brasil.

Durante a exposição, fo-ram apresentadas todas as novidades na área de ali-mentos congelados e se-mi-processados, bebidas, conservas, laticínios, pani-ficação, mercearia, produ-tos orgânicos, massas e vi-nhos, trazendo as últimas

novidades e tendências do setor. o objetivo da Feira é ser uma plataforma para manter os profissionais da área a par do potencial de negócios do mercado, bem como estreitar contatos com empresários do setor de alimentos e bebidas, dis-tribuidores e representantes

de supermercados, além de promover os produtos.

No evento, foram realiza-dos workshops para discu-tir, entre outros assuntos, as tendências do ramo ali-mentício, questões impor-tantes no design de emba-lagens, incluindo as novida-des do setor, e a segurança alimentar.

A Feira de Alimentos também é realizada no Bra-sil e a Edição 2013 já está confirmada para acontecer nos dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, em São paulo. o evento ocor-re na mesma data e local da Fispal Food Service, maior evento da alimentação na América Latina. A versão brasileira do Sial fortalece

as relações entre Canadá e Brasil. Enquanto o Sial/ Brasil dará destaque a pro-dutos alimentícios em ge-ral, a 28ª Fispal Food Ser-vice apresentará novidades para o setor de alimentação fora do lar.

Além do Brasil e Canadá, o Sial tem presença expres-siva em três continentes: paris, Xangai, e Abu Dhabi, contando com 7.500 expo-sitores e 200 mil visitantes de 200 países.

comunidade | communitypor Gizele rochel Wanderoscki [email protected]

sial canadá atrai mais de 20 marcas brasileiras

Feira Internacional de Alimentos

A Feira de Alimentos

também é realizada no Brasil e a Edição 2013 já está confirmada para

acontecer nos dias 25 e 28 de junho, no Expo Center

Norte, em São Paulo

FoTo

S: F

ErN

AN

Do

Go

SCIN

SCK

I

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 7

Page 8: Brasilnews 1 ed maio 2013

linha diretapor cleida cruz wzmarketingcommunications.com

Finanças | Financespor mauricio dreher [email protected]

TFSA - Tax Free Savings Account

Riquíssima

A mulher mais rica do Brasil, com uma fortuna estimada em 13,8 bilhões de dólares, morreu sábado pas-sado, aos 100 anos de idade. Seu nome: Dirce Navarro de Camargo. Ela era a viú-va do fundador do grupo Camargo Corrêa, Sebastião Camargo e entrou na lista dos bilionários brasileiros em agosto do ano passado, após a agência de informa-ções financeiras Bloomberg revelar que ela era a proprie-tária beneficiária da maior parte das ações da Morro Vermelho, holding contro-ladora do grupo.

Riquíssima II

o Grupo Camargo Corrêa tem negócios na área imo-biliária, de construção e cimento. o grupo também é dono de 26% da CpFL Energia, de 17% da CCr e detém o controle da Alpargatas, fabricante das Havaianas. Com um fatu-ramento de r$ 17,3 bilhões

em 2011, 30% foram na área de construção. Dona Dirce era até sexta-feira, antes de morrer, a segunda pessoa mais rica do Brasil, atrás apenas do empresário Jorge paulo Lemann (US$ 21,1 bi-lhões) e à frente de Joseph Safra (US$ 11,8 bilhões). No ranking mundial, figurava na 62º posição.

Orgulho X vergonha!

Nunca se viu tanto es-trangeiro mencionar o Brasil numa conversa co-mo atualmente. o país virou moda no Exterior e atribua-se a isso os ru-mos da economia, Copa do Mundo, olimpíadas, Dilma... Mesmo assim, o Brasil continua ocupando o triste último lugar quan-do o assunto é a oferta de serviços públicos de quali-dade a população. pesquisa do Instituto Brasileiro de planejamento Tributário mostra que dentre os 30 países com as maiores car-gas  HYpErLINK "http://exame.abril.com.br/topicos/

impostos" \t "_blank" tribu-tárias do mundo, o Brasil segue sendo o último co-locado nesse quesito. É a quarta vez consecutiva que o Brasil ocupa a última po-sição. Uma vergonha!

Trabalho X filhos

Deixar a carreira ou dimi-nuir a carga horária em função dos filhos é uma prática mais comum en-tre as mulheres formadas em faculdades de elite, se-gundo pesquisa conduzida pela professora de direito e economia Joni Hersch, da Universidade Vanderbilt, USA. Feito com america-nas, o estudo mostra que a presença de crianças im-pacta mais aquelas que se graduaram em instituições de prestígio.

Trabalho X filhos II

Entre as mulheres que cur-saram universidades reno-madas, as que não têm filhos são 20% mais propensas a

estar trabalhando em pe-ríodo integral. Quando a mesma comparação é feita entre as mulheres egressas de faculdades que não eram de elite, a diferença cai para 13,5%. A pesquisa diz ainda que 60% das graduadas em cursos de elite trabalham em período integral, ante 68% das demais formadas.

Vai uma cerveja aí?

Que tal uma cervejinha ou uma aula de ioga de pre-sente só por dar uma pas-sadinha no banco? Isso faz parte das estratégias que os bancos dos Estados Unidos vem usando para atrair clientes para as agências em uma época em que se pode depositar cheque enviando imagem pelo smartphone ou pedir um mortgage pre-enchendo um formulário on-line. A ideia é simples: quanto mais razões um banco der aos clientes para visitar uma agência, maior a probabilidade de convencê--lo a fechar algum tipo de negócio.

Café Pilão

Um grupo liderado pe-la Joh. A. Benckister com-prou a Master Blenders por US$ 9,8 bilhões, o que coloca a firma de investi-mento no encalço da líder Nestlé no mercado mun-dial de café, avaliado em US$ 75,8 bilhões. A Master Blenders é dona da popu-lar marca de café Douwe Egberts e, no Brasil, das marcas pilão, Caboclo, palheta e Café do ponto. Ela ocupa a terceira posi-ção no setor de torrefação

de café, com vendas anuais de US$ 4 bilhões, segun-do a firma de pesquisa de mercado Euromonitor International. A Nestlé tem uma participação es-timada em 23%..

Cleida Cruz é gaúcha, Jor-nalista e gerente da WZ Ma-rketing Communications. Es-pecializada em comunicação corporativa e marketing digi-tal, Cleida atualmente realiza diagnóstico e planejamento de necessidades em comunicação corporativa e marketing. Web-site: wzmarketingcommunica-tions.com.

o Tax Free Savings Account (TFSA) é um veículo de pou-

pança registrada e flexível, que permite aos canadenses terem ganhos livres de im-postos de forma a alcançar as necessidades da sua vida de forma mais fácil. o TFSA pode complementar planos de investimentos existentes como o registered retire-ment Savings plans (rrSp) e o registered Education Sa-vings plans (rESp).

Como funciona o TFSA ӹ Residentes canaden-

ses com 18 anos de idade ou mais podem contribuir anualmente até $5,000 pa-ra o TFSA. ӹ Ganhos gerados dentro

do TFSA são livres de im-postos. ӹ Retiradas do TFSA tam-

bém são livres de impostos. ӹ Se você não investiu o

total permitido em um ano, você pode investí-lo em um ano futuro.

ӹ Todo valor retirado do TFSA pode ser reinvestido em um ano futuro. ӹ Se você reinvestir esta

retirada durante o mesmo ano, isso pode resultar em penalidades.

ӹ Você tem a escolha entre uma ampla variedade de in-vestimentos, como mutual fundos. ӹ Contribuições não são

deduzíveis de imposto de renda. ӹ Ganhos gerados den-

tro do TFSA ou mesmo retiradas não afetam a eli-gibilidade de benefícios ou

créditos federais, como o Old Age Security, o Guaran-teed Income Supplement, e o Canada Child Tax Benefit. ӹ Fundos podem ser dados

ao cônjuge para seja investi-do em TFSA. ӹ Após o falecimento, o seu

TFSA pode ser transferido para seu cônjuge.

Um dos maiores enganos que as pessoas tem em rela-ção ao TFSA é que você po-de investir somente em sa-vings account ou GICs. Ape-sar de que as palavras “savin-gs account” estão inseridas no acrônimo TFSA, na ver-dade você também pode in-vestir em vários tipos de in-vestimento, como por exem-plo mutual fundos. Na ver-dade, todos os instrumentos de investimentos que podem ser usados em um rrSp também podem ser usados no TFSA.

Algumas pessoas usam o TFSA como uma estraté-gia para criar um fundo de

emergência. Neste caso, você deve ser mais o mais conser-vador que você puder, para preservar o capital investido, para usá-lo no momento ne-cessário. por outro lado, al-gumas pessoas usam o TFSA como uma das melhores for-mas de se ter apreciação de capital sem impostos; neste caso você pode ter os seus investimentos mais agres-sivos dentro do seu TFSA, porque toda apreciação de capital será livre de impostos enquanto estiver crescendo, assim como quando você fi-zer a retirada do montante.

Já que este programa foi criado em 2009, todo ano o valor que você pode inves-tir foi aumentado em $5,000, começando neste ano o va-lor que pode ser investido será aumentado em $5,500 anualmente; isso significa que ambos, você e seu côn-juge, individualmente, po-dem ter um valor total de $25,500 que podem ser

investidos no TFSA. Com um total de $51,000 para o casal, esta é uma gran-de oportunidade para você transferir para o TFSA o di-nheiro que está parado na sua conta bancária ou em um outro investimento, e não pagar imposto algum no crescimento deste montante.

Converse com seu CFp - Certified Financial planner; ele ou ela ficará feliz em aju-dar na assistência neste in-vestimento maravilhoso que é o TFSA.

Mauricio Dreher, CFP, possui mais de 15 anos de experiência na indústria financeira, tendo certificação reconhecida inter-

nacionalmente como Certified Financial Planner. Trabalha com Investimentos e Seguros, com ên-fase em estratégias de Redução de Impostos na Canfin Financial Group. Bus: (905) 829-0094 ext 528 or Cell: (416) 876-3644 As declarações contidas neste artigo

são baseadas em material que acredita-

-se ser confiável e serve apenas para a

informação geral. onde estas decla-

rações são baseadas no todo ou em

parte em informações providas por

terceiros, elas não têm a garantia de

serem corretas ou completas. As infor-

mações não têm a intenção de prover

conselho específico ou personalizado

incluindo, sem limitações, investimen-

to, financeiro, legal, contábil ou de

impostos.

Converse com seu CFP - Certified

Financial Planner; ele ou ela ficará feliz em

ajudar na assistência neste investimento

maravilhoso que é o TFSA

| 8 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 9: Brasilnews 1 ed maio 2013

cotidiano | eVeryday LiFepor stéphanie pires [email protected]

Terça-feira, 8h30, em Toronto. Saí do ônibus e foi o mes-

mo que ser transportada no tempo de supetão. Aterris-sei pelo menos uns dez anos atrás.

Nosso corpo têm dessas coisas. Um instinto apura-do que capta a essência ao seu redor ainda que os ou-tros não consigam ver ou tocar. É só uma sensação, mas é rica e intensa por dentro, e recria suas lem-branças de um jeito que elas quase se tornam rea-lidade. A experiência é tão forte que você volta a notar o sabor, ou o aroma, ou a cor do seu passado.

o ar desta manhã me fez sentir o cheiro de férias de dezembro. Meus cinco sentidos me carregaram de volta à minha rotina de acordar cedo, pôr o prote-tor solar, vestir o biquíni, e sentar à mesa com meus pais e irmão para tomar café. Eu saboreando meus companheiros de quase

todos os dias, leite com Nescau e pão francês com manteiga, rindo com a fa-mília, falando besteiras, e ocasionalmente pensando em problemas de adoles-centes que hoje soam co-mo piada.

Descer do ônibus em To-ronto hoje me arrebatou com um ar fresco incrível. Tinha ali algo intangível e indescritível, mas ao mes-mo tempo simples e óbvio para mim. Era semelhante à brisa meio salgada que só se respira nas manhãs mor-nas da praia, quando o sol ainda está se esforçando para acordar e quase tudo é silêncio exceto pelas ondas

e a natureza interagindo.o ar daqui, hoje, teve o

som de paraíso, liberdade, aconchego, porto seguro. Uma dinâmica reforçada pelo canto de pássaros fe-lizes com a primavera imi-nente, tanto quanto as gai-votas gritam e voam e mer-gulham no mar, empolga-das com não sei exatamen-te o quê. 

o vento alisou meu ros-to, suave como seda, fazen-do brotar um sorriso ime-diato de paz. E o mundo de repente ficou tão fami-liar. Mas foi um sentimen-to confuso também,  por-que estava me inundando de saudade do que o tem-po levou embora e jamais terei como recuperar por completo. 

A vida flui muito rápido em metamorfoses inúme-ras. Muda os cenários, os personagens, os detalhes, e torna impossível de re-montar o que se foi. Não há como achar um encaixe perfeito para as lindas fotos

de momentos que povo-am nossas memórias. Mas vem o instinto, mais for-te do que o resto do meu corpo, mais definitivo que o mundo concreto em mi-nha volta.

Ainda que eu pisasse no asfalto, envolta com um casaco de fria primavera canadense. Ainda que es-tivesse caminhando para mais um dia de escritório.

Ainda a orla se mostras-se mais distante que o ho-rizonte, meu contexto era outro e particular, só meu.

o ar de Toronto acordou meu instinto e bagunçou minhas percepções por al-guns minutos. Mais forte do que a realidade era mi-nha lembrança de areia, ca-lor, maresia, férias, juven-tude e alegria o intenso cheiro das lembranças! Eu

quase, quase, revivi o pas-sado. Quase senti o carinho das ondas. Mas aí, passou, evaporou, como um so-nho que acaba. E eu esta-va pisando no asfalto cana-dense de novo, indo para o trabalho.

Nordestina emigrante. Escor-piana. Graduada em Jorna-lismo. Pessimista, às vezes. Inconstante.

Água mineral ou termal?das fontes direto para as prateleiras, a água termal vem conquistado alguns consumidores de cosméticos e intrigando outros

O ar de Toronto acordou meu

instinto e bagunçou minhas

percepções por alguns minutos

Cheiro de lembranças

Água para hidratar, para lavar, para lim-par, para cozinhar

– um ingrediente essencial para a vida! Essa substância química que é composta de hidrogênio e oxigênio cobre cerca de 70% da terra. Com isso, pode-se até dizer que ela é a dona do mundo.

Essa substância podero-sa agora tem mais uma fun-ção. Além de hidratar, lavar, limpa e cozer se tornou um produto de beleza. Antes ela era apenas um componente dos cosméticos, hoje apenas a sua fórmula é vendida por preços um pouco salgados pelo nome de água termal.

Mas a dúvida que surge nos consumidores é: qual é

a diferença da água termal com a mineral? ora, além do nome, o valor é agre-gado à quantidade muito maior de minerais conti-do nas rochas como cálcio, magnésio e zinco e ainda tem uma quantidade ideal de oligoelementos. É exata-mente por esse motivo que a fórmula divina, extraída pe-las indústrias de cosméticos, vem fazendo tanto sucesso. Ela estava lá, há milhões de anos e só agora foram desco-brir suas maravilhas.

A substância é capaz de hi-dratar, acalmar, limpar, toni-ficar, desintoxicar, revitali-zar, fechar os poros e até agir como cicatrizante natural. Essa maior concentração de

mineral acontece por emer-gir da superfície e ser expos-ta às altas temperaturas.

A água termal pode ser usada para todos os tipos de pele, das mais oleosas as mais secas. Ela também funciona muito bem como anti-inflamatório e antioxi-dante, podendo ser aplica-da até mesmo em assaduras de bebês.

A sua eficiência vale ain-da para qualquer estação do ano. No inverno para as pe-les ressecadas e no verão pa-ra refrescar. Nos dias mui-to quentes a água propor-ciona a umidade natural, tem efeito revitalizante, hi-drata e mantém a pele mais saudável e macia durante o

dia. outro fator que inclui a água termal na lista de pro-dutos de beleza de homens e mulheres é que dermato-logistas garantem que ela é capaz de aliviar sintomas de irritação e coceira não somente nos dias muito quentes, mas também nos de muito frio.

Especialistas também in-dicam o produto para pes-soas que tomaram muito sol e estão com a pele ver-melha e ardendo, após a de-pilação, procedimentos esté-ticos, à laser e peelings. pa-ra quem tem acne ou está

com pequenas lesões a água também é indicada. por isso, não deixe de incluir o pro-duto em sua nécessaire.

Eu testei o produto da marca alemã de maquia-gem Kryolan — o Surgira Skin refreshing Spray, e in-dico a água termal também como primer, usando antes de aplicar a maquiagem ou até mesmo depois. Antes do make use para uniformizar a pele e deixá-la lisinha e hi-dratada, sem aquela aparên-cia de “craquelado”. Depois da maquiagem a água ajuda a manter tudo no seu devido

lugar e fresquinho, princi-palmente nos dias muito quentes. Você pode esborri-far o produto no rosto du-rante o dia para dar aquela renovada.

outras marcas que ven-dem a água termal e que eu indico são: Vichy, La roche--posay e MAC.

Thábata Mondoni é formada em jornalismo e pós-graduanda em jornalismo literário pela Acade-mia de Jornalismo Literário do Brasil. Trabalha como redatora na TV Cultura e mantém o blog Beleza Digital.

Bem-estar | weLL-beingpor thábata mondoni

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 9

Page 10: Brasilnews 1 ed maio 2013

imóvel | reaL statepor tony silva [email protected]

Um condomínio é como uma peque-na cidade. Tem um

conselho de administração composto por seus mora-dores muito parecido com um conselho local, que tem regras, restrições, leis mu-nicipais e até mesmo mul-tas por mau comportamen-to. o condomínio em fren-te tem a mesma aparência, mas pode ser uma comu-nidade completamente di-ferente. É por isso que vale a pena manter algumas coi-sas em mente quando pro-cura o condomínio certo para você.

- Animais, pessoas e estacionamento.

Muitos condomínios proi-bem ou têm restrições com respeito a animais de esti-mação tais como cães, ga-tos, peixinhos, cobras, etc...Também pode haver regras que limitam o número de pessoas que podem ocupar uma unidade, se você pode fazer churrasco na varanda ou colocar uma antena pa-rabólica na parede externa. outras restrições incluem o tempo do dia em que vo-cê pode tocar instrumentos musicais, utilizar a piscina ou o salão de festas. pode haver restrições adicionais sobre alugar sua unidade. Sua vaga de estacionamen-to pode ser de propriedade sua ou do condomínio, e isso vai afetar se você pode vender ou alugar seu espaço

de estacionamento ou ser capaz de comprar um de outra unidade para um se-gundo carro.

- Fundo de ReservaQuanto dinheiro está no

fundo de reserva e quanto é necessário? o conselho deve se certificar de que os elementos comuns do con-domínio, incluindo o lobby, corredores, elevadores, má-quinas de aquecimento e ar condicionado, telhado e ga-ragem são sempre mantidos e reparados. Isso significa que, se o fundo de reserva de condomínio não se en-contra atualizado isso pode levar a avaliações de despe-sas especiais caras no futu-

ro. Se não há nenhum estu-do períodico feito sobre o fundo de reserva, seja mui-to cauteloso em comprar.

- A gestão profissionalDiretores do condomínio,

eles são responsáveis por um orçamento que pode estar na casa dos milhões e também precisam lidar com disputas entre proprietários

e a corporação do condomí-nio. Eles também exigem uma compreensão de traba-lho da legislação de Condo-mínio provincial que gover-na seu condomínio. Mesmo uma decisão relativamente simples, como quando li-gar o ar condicionado re-quer alguém que entenda como funciona o sistema, como a decisão afetará os proprietários de unidades de diferentes maneiras, de-pendendo se eles estão do lado ensolarado ou som-brio do edifício. É por isso que um gerente de proprie-dade é uma grande ajuda. Essa pessoa pode oferecer

conselhos e ajudar a resol-ver problemas entre os habi-tantes do condomino.

- AlteraçõesSe houve alterações na

unidade, certifique-se que qualquer aprovação neces-sária foi obtida pelo con-selho do condomínio, para que você não tenha que ar-car com o custo de uma no-va aprovação, o que poderia exigir mais a inspeção e cer-tificação por encanadores, arquitetos ou engenheiros.

- Certificado de Estatuto (Status Certificate)

o certificado de estatu-to emitido pela corporação de cada condomínio deve

incluir cópias atualizadas de todos os documentos im-portantes do condomínio, o orçamento, a última reunião anual, se há atraso no paga-mento de despesas comuns, de todas as avaliações espe-ciais a ser considerada e se há ou não um Fundo de re-serva e qual seu valor atu-al. Seu contrato de compra deve estar de acordo à sua satisfação com o conteúdo deste importante documen-to. Comente este cuidado com o seu vendedor imobi-liário e seu advogado.

Antes de decidir em que condomínio você gostaria de viver, faça as perguntas

certas com antecedência a fim de evitar que seja atin-gido com surpresas desa-gradáveis depois de ter se mudado.

Há 22 anos no Canadá, o ca-rioca Antonio (Tony) Silva é Corretor Imobiliário licencia-do pelo Real Estate Council of Ontario (RECO) e membro do Toronto Real Estate Board (TREB), Ontario Real Estate Association (OREA) e Cana-dian Real Estate Association (CREA). Tony trabalha como representante de vendas da Re/Max 2000 Realty Inc., Brokera-ge. Contato: (416)656-3500 ou (647)409-6624.

Fatores a ter em mente sobre a compra de um condomínio

Antes de decidir em que

condomínio você gostaria de viver, faça

as perguntas certas com antecedência a fim de

evitar que seja atingido com surpresas desagradáveis

Shine Maintenance ServicesCommercial & Residential Maintenance

Passe mais tempo com a família...Deixe a limpeza para

quem é especializado no assunto!

RonieRison oliveiRa

416 [email protected]

Lavagem de carpete Enceramento de piso Limpeza de construção

Limpeza de Janelas Manutenção

ORÇAMENTO

GRÁTIS

| 10 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 11: Brasilnews 1 ed maio 2013

ACEITE ESTE CONVITE DE JESUS:

Estas são algumas das milhares de muletas, cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos de pessoas que alcançaram o milagre de Jesus, na Igreja Pentecostal Deus É Amor.

"Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei" (Mateus 11.28)

Existe alguém que pode Ajudar!VOCÊ QUER RECEBER UM MILAGRE?

Este Alguém é Jesus: Ele Pode curar-lhe; Pode libertar-lhe; Pode solucionar todos os seus problemas; Abençoar toda a sua família e Perdoar os seus pecados e lhe dar a salvação

CONTATO: Pr. Eder Gonçalves Mobile phone 416-831-1702

www.ipda.com.br

Grande campanha da Restituição de Deus para você e sua família Com o Missionário DaviD MiRanDa

Pregando a Genuína palavra de Deus e orando pelos dons do Espírito Santo - todo 1º e 3º Domingo de cada Mês às 2:00 pm

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 11

Page 12: Brasilnews 1 ed maio 2013

MARCOS ASSOCIATESBarristers, Solicitors, and Notaries Public

Proudly serving the community since 1977

 • Residential and Commercial Real Estate Transactions

• Contracts, Residential and Commercial Lease Agreements

• Wills, Estates and Trusts • Civil Litigation

• Transactions on Private Mortgages

1718 Dundas St. W., Toronto, Ontario M6K 1V5Tel: (416) 537-3151 • Fax: (416) 537-3153

Benjamin R.V. Marcos, B.A., LL.B.

Celebrando 12 anosa serviço da comunidade brasileira

1452 Dundas St. West Toronto - ON

Brasil Travel sua agência de Viagens

www.brasiltravel.ca [email protected]

416 537.0123

TICO

500

1241

0

Tendo em vista a ne-cessidade de aperfei-çoamento no tocante

a fisioterapia e a tratamen-tos ligados a área, o Gover-no de ontário está aperfei-çoando o acesso desses ser-viços para idosos e pacientes que necessitem de cuidados especiais. o atendimento se-rá oferecido a partir do dia 1 de agosto e deverá incluir

além da fisioterapia aulas de ginástica em grupo e servi-ços de prevenção.

De acordo com o projeto, a ideia é levar o tratamen-to até a casa dos idosos e de pessoas com problemas de locomoção. o serviço tam-bém será oferecido nas clí-nicas médicas e nos centros de saúde comunitária.

Ao financiar diretamente

os serviços vitais, tais como fisioterapia, exercícios e au-las de prevenção de quedas, o governo irá melhorar a disponibilidade desses ser-viços em toda a província e aumentará significativa-mente o acesso para idosos e outros necessitados. para a realização do projeto, se-rão investidos mais de 156 milhões.

outro foco de atu-ação do Gover-no para esse ano

é a criação de trabalhos pa-ra os jovens. A ideia é pro-mover estratégias que be-neficiem os jovens que es-tão a procura de trabalho, bem como os empregado-res que necessitam de no-vos trabalhadores.

Segundo o governo, a es-tratégia é concentrar-se no emprego e no empreendedo-rismo, criando novas opor-tunidades de trabalho com apoio de entidades, empre-sas e organizações, de for-ma a incentivá-los a investir na carreira profissional. pa-ra o projeto, que terá início em setembro próximo, o go-verno investirá cerca de 295 milhões, ao longo de dois anos, criando aproximada-mente 30 mil novas vagas de trabalho.

Desde 2009, mais de 400 mil novas oportunidades

de emprego foram criadas. Contudo, a taxa de desem-prego continua em estágio elevado.

''Quando os nossos jovens podem encontrar um traba-lho significativo, todos nos beneficiamos. Esta estratégia

de emprego irá ajudar os jo-vens a conectar-se com car-reiras que eles podem cons-truir e equipá-los com as habilidades necessárias pa-ra ter sucesso na economia global'', disse a premier Ka-thleen Wynne.

comunidade | communitypor Gizele rochel Wanderoscki [email protected]

Ontário amplia acesso aos cuidados para idosos

Projetos para combater o Desemprego

| 12 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 13: Brasilnews 1 ed maio 2013

A audição é um dom precioso.  Muitas pessoas não sa-

bem, mas as orelhas estão entre os mais complexos órgãos do corpo humano. Elas são responsáveis por traduzir para o cérebro tu-do aquilo que ouvimos e, em consequência falamos. por isso, é importante ter alguns cuidados com o nosso sistema auditivo que pode ser afetado por fatores simples.

Estima-se que 10% da população mundial tem al-gum grau de perda auditiva. Grande parte danificou sua audição por exposição ex-cessiva a sons que poderiam ter sido evitados.

Dentre as causas mais co-muns para o problema es-tão o excesso de exposi-ção, o ruído, doenças co-mo rubéola e caxumba e até

traumas. A perda auditiva pode também ser hereditá-ria e acontecer no processo de envelhecimento natural. Quando é induzida por ruí-dos pode ser acompanhada por zumbido que se pare-ce com um apito ou chiado nos ouvidos ou na cabeça.

Ultimamente os pesqui-sadores do assunto obser-vam um aumento gradu-al no número de pessoas

com deficiência auditiva, em razão de um excesso de exposição a ruídos e de forma cada vez mais cons-tantes, em sua maioria, pe-lo uso excessivo de equipa-mentos sonoros como Mp3, que podem chegar a 120 de-cibeis no volume máximo. o nível de audição normal é de até 20 decibeis.

Quando a perda auditiva é gradual, o risco é que ela passe despercebida. Você pode, por exemplo, gostar do volume do rádio ou TV mais alto do que as outras pessoas com quem você convive. Não ouvir a cam-painha da porta ou o to-que do telefone, ou, ainda ter dificuldades para ouvir ao telefone, podem ser in-dícios de que você está com um problema.

para ter certeza do diag-nóstico, o ideal é procurar

um médico especialista pa-ra uma avaliação. Se for o caso, ele indicará o melhor tipo de tratamento que po-de ser cirúrgico, medica-mentos ou o uso de apare-lho auditivo.

Inovaçãoos aparelhos auditivos

são hoje um importante instrumento de apoio para quem sofre de perda audi-tiva. Eles oferecem recursos variados para uma audição confortável e dão seguran-ça no que diz respeito a co-municação e estética, em

outras palavras, eles aju-dam os pacientes a terem uma vida normal.

Depois que o especialista recomenda o uso dos apa-relhos auditivos, o próxi-mo passo é procurar um instrumentista especiali-zado na área. Em Toronto, um dos mais conhecidos é o Dr. Carlos Valente, que antes de indicar qualquer aparelho, faz gratuitamente o teste para a confirmação do diagnóstico. Se o resul-tado for positivo, então ele aconselha quais aparelhos são adequados para atender

as necessidades do paciente. Nos próximos dias 14 e 15

de maio, haverá um open House no consultório do instrumentista. No even-to, os interessados pode-rão tirar as dúvidas sobre o assunto com especialistas, testar os aparelhos auditi-vos, conhecer as novidades e participar dos sorteios pa-ra ganhar um aparelho com sistema de wireless.

o evento acontece-rá na College Street, n° 888, das 10am às 5pm. pa-ra participar, ligue para 416-590-9100.

Participe do open house para entender mais sobre o assunto e conhecer as novidades

Problemas Auditivos?

Quando a perda auditiva é gradual,

o risco é que ela passe despercebida. Você pode,

por exemplo, gostar do volume do rádio ou TV

mais alto do que as outras pessoas com quem

você convive

meu negócio | my businessDA redação

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 13

A g e n d a C u l t u r a l fDia 26 de Agosto até 1 de Setembro (City Hall)Exposição de Artes da Galeria Rotunda Das 10h às 5h00 pm

fDia 31 de Agosto (Praça Nathan Phillips Square)Brazilian Day Canadá das Américas Das 11h às 8h00 pm

fDia 2 de Setembro (Praça Nathan Phillips Square)Brazilian Day Canadá - Das 2h às 10h00 pm

fDia 7 de Setembro (City Hall)Dia da Independência do Brasil: Hasteamento da Bandeira Brasileira Das 12h00 à 1h00 pm

Page 14: Brasilnews 1 ed maio 2013

Finalmente uma Igreja diferente na nossa comunidade. Finalmente uma Igreja diferente na nossa comunidade.

PASTORES: Gilmar e Sonia de SouzaPHONE: 647 293.9552

A Comunidade Evangélica Restaurando Toronto foi criada na visão de Deus de trabalhar com aqueles que estão feridos, abatidos, desacreditados, decepcionados e endividados. (1 Samuel 22: 1-5).

Venha louvar a Deus conosco, venha para nossa comunidade.

ENDEREÇO:

RESTORING TORONTO EVANGELICAL COMMUNITY 1871 Weston Roadm, Toronto, On. M9N 1V9 (Esquina com a Lawrence)

HORÁRIOS DE CULTOS:

Domingo de 18:30 - 20:30

Sexta Feira Culto de oração e estudo Bíblico de 19:30 - 21:30

especial | sPeciaL

Em 1969 o homem pi-sou pela primeira vez na lua. Muito distan-

te dali, em Belo Horizonte, Minas Gerais, um menino de quatro anos acompa-nhava o momento históri-co através da televisão da vizinha. Foi aí que nasceu o fascínio pela profissão de as-trounauta que permitia, en-tre outras coisas, a possibili-dade de desbravar o espaço e chegar o mais perto possí-vel das estrelas e da lua.

44 anos depois, o menino que sonhava ser astronau-ta está perto de realizar seu grande objetivo. Um sonho para poucos: US$ 100 mil pelo pacote que inclui via-gem de uma hora no traje-to completo e preparação para ultrapassar a veloci-dade do som e permanecer entre quatro a seis minutos

flutuando na nave espacial em gravidade zero.

Sergio pio é o primei-ro brasileiro a comprar a passagem para o passeio que deve acontecer no fi-nal de 2014 pela operado-ra de turismo espacial Spa-ce Expedition Corporation (SXC). Até agora, sete turis-tas já foram ao espaço em missões da roscosmos, a agência espacial da rússia.

''Nós últimos cinco anos fi-quei observando as pessoas que iam para a Lua, mas era muito distante da minha re-alidade, porque era algo em torno de milhões. Até que surgiu a Virgin Galactic e a SXC que tinham valores mais acessíveis. pesquisei a veracidade de ambas e con-cluí que a SXC era a me-lhor'', conta pio.

A decolagem acontecerá na ilha de Curação, localiza-da no Mar do Caribe. o voo comporta no máximo duas pessoas: o passageiro e o pi-loto. Eles saem de uma pis-ta de pouso, como um avião comum e sobem na posição vertical a uma altura de 338 mil pés. Já no Espaço, a nave flutuará a uma altura de 100 quilômetros, e depois volta-rá em círculos até o ponto de partida.

para que não haja falhas na operação, antes de vo-ar, o passageiro passa por exames médicos e por um treinamento básico, onde aprende como se comportar em ambiente sem gravidade e a manusear as roupas, os capacetes e como se soltar dos cintos. Quem desejar participar do treinamento completo de um astronau-ta, deverá desembolsar uma

quantia maior estipulada de acordo com cada etapa. ''Estou me preparando pa-ra fazer o treinamento com-pleto. Vou participar das missões de treinamento co-mo um astronauta e realizar meu sonho. Quero extrair tudo o que eu puder dessa experiência'', diz Sergio.

Nascido em Itaúna, inte-rior de Minas Gerais, Ser-gio guarda na memória

lembranças das viagens de trem que fazia com sua fa-mília. Foi aí que nasceu seu espírito aventureiro e a von-tade de conhecer outros lu-gares pelo mundo. Viajou sozinho pela primeira vez aos 13 anos, em uma pas-seio por Vitória, no Espírito Santo. Mais tarde, seu desti-no seria Buenos Aires, peru e Bolívia. Em julho de 1987, Sergio aportou no Canadá,

Sergio pio nasceu em Itaúna, interior de

Minas Gerais

Nos últimos cinco anos fiquei

observando as pessoas que iam para a Lua, mas

era muito distante da minha realidade, porque

era algo em torno de milhões

sergio Pio é o primeiro brasileiro a investir 100 mil doláres na viagem

Expedição para o Espaço

| 14 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

por Gizele rochel Wanderoscki [email protected]

Page 15: Brasilnews 1 ed maio 2013

em uma viagem de três me-ses feita por terra. Hoje, aos 48 anos de idade, ele já deu a volta ao mundo, onde vi-sitou 67 países. ''Quando eu falo que conheço todos es-ses países, quero dizer co-nhecer mesmo, pegar es-trada, viajar de trem nos quatro cantos de cada um desses 67 destinos diferen-tes'', afirma o brasileiro. ''Eu sempre disse que daria a

volta ao mundo, mas tinha um amigo que sempre me desencorajava, dizendo que eu não consegueria nem o visto para entrar nesses pa-íses. Sempre permaneci ca-lado, mas internamente ti-nha certeza de que con-seguiria realizar todos os meus objetivos, como de fato consegui! Acredito que tudo aquilo que você coloca na sua cabeça, a tendência é

se materializar''.''Todo o dinheiro que vo-

cê emprega em você mes-mo é investimento. Vo-cê adquiri conhecimen-to e experiência. Isso nin-guém pode te roubar. Vim de uma família muito sim-ples. Tudo que conquistei foi com muita dificuldade, embora sempre encontras-se pessoas de bom cora-ção dispostas a me ajudar'',

explica ele. ''Aliás, a conclu-são que cheguei é que sem-pre e em qualquer lugar você vai encontrar pessoas de bom coração, desde que você seja gentil e agradável com elas''.

Conhecer o espaço não é o único objetivo de Ser-gio. Sua meta é trabalhar na divulgação do Brasil, mais especificamente de Belo Horizonte, sua cidade

do coração. ''Temos tantas coisas lindas em BH para apresentar ao mundo. Que-ro ajudar a globalizar essa cidade e torná-la conhecida no mundo inteiro'', diz pio. ''Estou disposto a apoiar e ajudar qualquer projeto ou ideia que sejam realizados em favor da minha querida BH'', afirma Sergio. por is-so, ele acredita que a união da comunidade brasileira

no Canadá pode contribuir para divulgar uma imagem positiva do Brasil.

o primeiro astronau-ta brasileiro foi o coronel Marcos pontes, que viajou na ‘Missão Centenário’, em 2006, época em que o mili-tar tinha 43 anos. A base de lançamento foi Baikonur, no Cazaquistão, com des-tino a Estação Espacial In-ternacional e durou 10 dias.

10

.......

............................................................

.......

......

..... 10YEARS

CELEBRATINGCELEBRATING

TE N Y E A RS

CELEBRATING

10YEARS

Nadia Silva, Ramal 230Toll Free: 1-866-746-6722e-mail: [email protected]

www.mellohawk.com

Tel: +1-416-465-3459 2740 Matheson Blvd East Unit 5Mississauga, ON, L4W 4X3 Canada

Your Cargo is Our Cargo

Frete Aéreo, Marítimo e liberação de Alfândega

Oferecemos armazenagem para seus bens pessoais

Carga consolidada todos os meses para o Brasil

Número 1 em mudanças para o Brasil há 10 anos

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 15

Page 16: Brasilnews 1 ed maio 2013

destaques | highLightsDA REdAção

BODAS DE PrATA Todo casal tem uma história e um tempo. Para cada ano de união há

uma boda que merece ser celebrada. E quanto mais tempo de casado, maior é a importância da comemoração. Nesse caso, são as Bodas de Prata que definem o valor do amor, da união e da família que o

casal Wagner da Costa (Pastor) e Rose da Costa construíram ao longo de suas vidas. Como fruto dessa união, nasceram as filhas Jennifer e

Julie, os melhores presentes dos 25 anos de casados. O Brasil News os parabeniza pelas Bodas de Prata e pelos 55 anos de vida.

Venha saborear comidaautêntica brasileira!!!!

(647) 340-4036 1702 st. clair aVe. W. toronto on

Lentes de Contato Coloridas $19,99 1 par* Lentes de Contato Transparentes $29,99 3 pares*

Exames de vista para crianças e idosos grátis*

Ligue já e marque sua ConsuLTa atendimento de segunda a sábado

All Insurance UNION, City of Toronto - ODSP, Social Assistance

ÓTICA oCuLista exAmes de vIsTA

647 349.9394  1165 St Clair Ave. WestQuase esquina com Dufferin próximo ao 7 Eleven

416 915.9394  2267 Islington AvenueRexdale Mall unit#1 oposto ao Wal-Mart

*com

rest

riçõe

s

azuL azuL safira Verde Cinza

oFeRta esPeCiaL: Você pode fazer os óculos de grau dos seus familiares no Brasil

| 16 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 17: Brasilnews 1 ed maio 2013

Dr. Jose Olavo Queiroz & AssociadosOdontologia Geral, Cosmética e Implantes

Horário fl exível - atendemosaos sábados e no fi nal da tarde

Aceitamos a maioria dos seguros odontológicos

Facilidade de acesso

Variedade de serviços

Aceitamos novos pacientes

416 538 8338 1304 Dundas St. West, Toronto, ON [email protected]

DR. OLAVO É

FORMADO PELA PUC DE

CAMPINAS E ATUA COMO

DENSTISTA EM TORONTO

DESDE 1995

Elas estão sempre dis-poníveis e o seu dia a dia, não raras ve-

zes, é dividido entre traba-lho, casa e família. por isso, o Dia das Mães é um dia pa-ra celebrar e agradecer a to-das elas, para as que estão presentes e para as que já se foram, por tudo o que elas fazem e fizeram por nós.

A ideia da comemora-ção oficial surgiu no Esta-dos Unidos por uma razão não muito agradável, mas se transformou em um dos dias mais importantes do ano. A jovem Ana Jarvis fi-cou profundamente cons-ternada e dominada pela saudade quando perdeu sua mãe. Suas amigas resolve-ram então prestar-lhe signi-ficativa homenagem, visan-do amenizar seu sofrimento e, através da qual, pudessem perpetuar a memória da sua saudosa genitora.

Ana Jarvis aceitou a ho-menagem, mas sugeriu que, em vez de recordarem ape-nas sua mãe, fossem tam-bém homenageadas todas as mães, tanto as vivas como as mortas, o que foi aceito.

Em 10 de maio de 1914, o Congresso Nacional reco-mendou a comemoração do Dia das Mães e o presiden-te Woodrow Wilson assi-nou decreto de lei conside-rando o segundo domingo de maio o ''Dia das Mães''.

No Brasil, a celebração aconteceu pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Mo-ços de porto Alegre, no rio Grande do Sul. Mas foi em 1932, na gestão do presi-dente Getúlio Vargas, que a data passou a ser comemo-rada oficialmente ''em co-memoração aos sentimen-tos e virtudes que o amor materno concorre para

despertar e desenvolver no coração humano, contri-buindo para o seu aperfei-çoamento, no sentido da so-lidariedade humana", diz o decreto assinado pelo então presidente.

Nesta edição, o Brasil News traz algumas home-nagens para as mães dos nossos leitores.

Ana Cláudia para Mar-lene Teixeira: "Seus braços sempre se abriam quando eu queria um abraço. Seu coração compreendia quan-do eu necessitava de uma amiga. Seus olhos ternos se endureciam quando eu pre-cisava de uma lição. Sua for-ça e seu amor me guiaram e me deram asas para voar, bendita sejas mãe querida que me ensinou o verda-deiro significado da vida." obrigada por tudo! Te amo mais que tudo nessa vida.

Janaina Colares para

Anacilde Colares: Não há distância que  desfaça  es-se laço de amor divino que nos une. A senhora será sempre a melhor parte de meu ser.

Ana Parsons para Maria Nazaré: Uma dedicação super especial para a mãe mais carinhosa do mundo, que mesmo do Brasil cui-da de seus filhos sem limi-tes de distância - te amamos de montão! Ana e Ale.

Elzio Junior e Pollyan-na para Terezinha Cou-to: Mesmo com tantas difi-culdades que a vida nos fez passar, nós permanecemos juntos, sempre apoiando uns aos outros e mantendo nossa família unida, mesmo com a distância. Aliás, esta foi a maior lição que a se-nhora nos ensinou: perma-necer unidos não importa o que aconteça. E assim nós seremos sempre. Se hoje

colhemos resultados po-sitivos é porque a senho-ra nos ensinou a plantar o bem. obrigada por tudo. Te amamos muito!

daniela de Andrade para Afonsina de Andrade: Não há palavras suficientes no dicionário para elogiar mi-nha mãe. Ela é uma mulher batalhadora que não tem

medo da vida. Sabe amar e lutar pelos que ama. Sem-pre pronta para me socor-rer. A vovó querida da Sa-mantha, que brinca com ela como se fossem duas crian-ças, nem parecem avó e ne-ta. Minha mãe é a mais be-la e perfeita do mundo, pelo menos do meu mundo! Te amo muitooooo!

está chegando a data comemorativa mais esperada do ano

Ana parsons para Maria Nazaré

Ana Cláudia para Marlene Teixeira

comunidade | community

Homenagem ao Dia das Mães

por Gizele rochel Wanderoscki [email protected]

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 17

Elzio Junior e pollyanna para Terezinha CoutoJanaina Colares para Anacilde ColaresDaniela de Andrade para Afonsina de Andrade

Page 18: Brasilnews 1 ed maio 2013

Uma boa noite de sono garante um dia mais produti-

vo e melhora o desempe-nho das atividades, porém algumas pessoas reduzem horas de sono diário para trabalhar, estudar ou se di-vertir. A falta de sono traz consequências, afinal o so-no tem papel importante para o funcionamento do corpo e da mente. Dormir não é apenas uma necessi-dade física e mental, é tam-bém importante para man-ter o equilíbrio de todo o organismo.

Dormir pouco tem como consequência a falta de vi-gor físico, mudanças de hu-mor, falta de atenção e cor-denação motora, alteração metabólica, envelhecimen-to precoce, hipertensão, dia-betes e obesidade.

Um adulto, em média, de-ve dormir de 7 a 8 horas por dia – esta média pode mu-dar de pessoa para pessoa. para crianças, média de 9 a 11 horas por dia deve ser

respeitado, pois a falta de sono nesta fase pode com-prometer o crescimento. Um sono confortável e de qualidade é ainda mais im-portante para o desenvol-vimento físico, pois é nes-te momento que o homônio do crescimento é liberado.

o processo de sono é di-vidido em fases: sonolência, sono leve, sono profundo e sono rEM (do inglês rapid eye moment). o hormônio do crescimento, conhecido como GH (Growth Hormo-ne), tem seu pico de produ-ção durante a primeira fase

do sono profundo e tem como função tonificar os músculos, evitar acúmulo de gordura, melhorar o de-sempenho físico e combater a osteoporose.

Além do GH o hormônio conhcido como leptina, res-ponsável pelo controle de saciedade, também é libera-do durante o sono. pessoas que dormem pouco produ-zem quantidades menores desse hormônio e tem como consequência a necessidade de ingerir mais carboidrato.

para um sono tranquilo é preciso tomar algumas pro-vidências, começando pelo quarto. o ambiente deve es-tar pronto para o descanso, ou seja, sem barulho e pou-ca claridade. A cama de-ve ser confortável, lençóis limpos e a quantidade cer-ta de cobertores (nem mui-to quente, nem muito frio).

Nas horas que antecedem o sono, evite consumir subs-tâncias estimulantes, como café e energéticos. procure alimentar-se com comidas

leves e não beba muita água, para não correr o risco de ter que acordar a noite pa-ra usar o banheiro e acabar perdendo o sono.

Não engane seu sono, quando você se sentir so-nolento, vá para a cama, deixe o celular de lado, des-ligue a televisão e aproveite este momento para dormir.

Lembre-se que as funções essenciais do corpo aconte-cem durante o sono e que dormir bem traz benefícios a saúde a longo prazo. Dor-mir bem é importante não só para ter disposição no dia a dia, mas também pa-ra manter-se saudável, me-lhor a qualidade de vida e aumentar a longevidade.

Rafaela Freitas é paulistana e mora em Vancouver, BC. É bacharel em Comunicação Social, com especialização em Business & Marketing e pós--graduada em Comunicação Organizacional. Atuou como assessora de imprensa nas áre-as de cultura, comportamen-to, meio-ambiente, internet e automotivos.

A importância de dormir bem

Dormir bem é importante não

só para ter disposição no dia a dia, mas

também para manter-se saudável, melhor a qualidade de vida e aumentar a longevidade

comportamento | LiFe styLepor rafaela freitas [email protected]

| 18 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 19: Brasilnews 1 ed maio 2013

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 19

Page 20: Brasilnews 1 ed maio 2013

Muitas vezes, du-rante as visitas periódicas de ro-

tina, os médicos solicitam testes sanguíneos comple-mentares para verificação dos níveis de colesterol e al-gumas pessoas ficam em dú-vida sobre a real importân-cia desses exames para a saú-de. o colesterol alto no san-gue isoladamente não causa sintomas, e por esse motivo muitos pacientes não sabem que possuem esse problema. No entanto, essa condição pode se manifestar em qual-quer faixa etária, e os níveis de colesterol anormais po-dem representar um fator de risco elevado para doenças cardiovasculares e derrame.

* o que é colesterol?o colesterol é uma subs-

tância produzida pelo corpo semelhante à gordura, e en-contrada em alguns alimen-tos de origem animal, produ-tos lácteos, ovos e carne. o organismo precisa do coles-terol para funcionar adequa-damente e produzir hormô-nios, vitamina D e ácidos bi-liares que ajudam a digerir a gordura. No entanto, a quan-tidade necessária para suprir adequadamente essas neces-sidades é pequena e limitada, e quando os níveis se tornam muito elevados podem ocor-rer problemas de saúde co-mo doenças cardiovasculares e derrame.

* Tipos de colesterol:o colesterol circula no

sangue ligado a uma prote-ína, formando uma combi-nação conhecida como li-poproteína. As lipoproteí-nas são classificadas como alta densidade, baixa densi-dade, ou de densidade mui-to baixa, de acordo com a re-lação entre a quantidade de proteína e gordura existente em cada uma delas.

Lipoproteínas de baixa densidade (LdL):

Também chamado de

"mau" colesterol, pode cau-sar acúmulo de placas de gordura nas paredes das ar-térias. Quanto maior o nível de LDL existente no sangue, maior é o risco de doença cardíaca.

Lipoproteínas de alta densidade (HdL):

Também chamado de "bom" colesterol, ajuda o corpo a combater mau co-lesterol no sangue. Quanto maior o nível de HDL, me-lhores os prognósticos para a saúde do paciente. Se os níveis de HDL são baixos, o risco de doença cardíaca aumenta.

Lipoproteínas de densida-de muito baixa densidade (VLDL):

VLDL é similar ao coles-terol LDL, e contém altos níveis de gordura e pou-ca quantidade de proteí-nas na maior parte de sua composição.

Triglicerídios:os triglicerídios são um

tipo de gordura existente no sangue, que o corpo utiliza para obter energia. No en-tanto, seus níveis elevados podem afetar o sistema car-diovascular e aumentar o risco de síndrome metabó-lica, uma condição que fa-vorece o aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e derrame.

* Quais os fatores que afe-tam os níveis de colesterol?

Uma variedade de fatores pode afetar os níveis de co-lesterol. Eles incluem:

dieta:os níveis de colesterol es-

tão estreitamente ligados ao consumo de gordura na die-ta. os alimentos que mais predispõem a um aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue são as gor-duras saturadas (encontra-das em alimentos como car-nes gordas, gemas de ovos, produtos de leite integral, fast food, salgadinhos entre

outros) e gordura trans.obesidade:Além de ser um fator de

risco para a doença cardía-ca, o excesso de peso tam-bém pode contribuir para aumentar o colesterol. Con-sumir mais calorias que o organismo necessita para desenvolver adequadamente suas funções pode fazer com que o corpo passe a armaze-nar gordura em excesso, le-vando à obesidade e conse-quentemente ao desequilí-brio dos níveis de colesterol.

Idade e sexo:Muitas vezes, os níveis de

colesterol tendem a subir com o passar dos anos.

Geralmente, antes da me-nopausa as mulheres apre-sentam níveis mais baixos de colesterol total do que ho-mens da mesma idade. No entanto, após a menopausa não é raro observarmos o aumento dos níveis de LDL nas mulheres.

diabetes:A diabetes é uma condi-

ção que sem o controle ade-quado pode contribuir para um aumento do colesterol. No entanto, a adoção dos

cuidados necessários exi-gidos pela doença pode fa-zer com que isso seja evita-do e os níveis de colesterol se mantenham regulares e estáveis.

Hereditariedade:Algumas vezes o colesterol

alto pode estar ligado a gené-tica, fazendo com que pesso-as apresentem essa condição, mesmo adotando um estilo de vida saudável e hábitos alimentares regulares.

outras causas:Certos medicamentos e

condições clinicas como hi-potireoidismo, doenças re-nais ou hepáticas e síndro-me de Cushing's podem in-terferir no metabolismo cor-poral e elevar os níveis de colesterol.

*Quanto colesterol é demais?

Geralmente, é indicado que todas as pessoas acima de 20 anos verifiquem seus níveis de colesterol pelo me-nos uma vez a cada dois anos, o que é feito através de um simples exame de sangue solicitado pelo médico. De uma maneira geral, os valo-res recomendados como sa-tisfatórios são:

Colesterol Total: abaixo de 5.2 mmol/Lde sangue

Bom Colesterol (HDL): acima de 0.9 mml/Lde sangue

Mau Colesterol (LDL): abaixo de 3.37mmol/Lde sangue.

* Como posso diminuir meu colesterol e risco de do-ença cardíaca?

Algumas mudanças sim-ples podem ajudar a dimi-nuir o colesterol e risco de doença cardíaca:

Comer alimentos de bai-xo colesterol:

A American Heart Asso-ciation recomenda que a in-gestão de colesterol médio diário seja limitada a menos de 300 miligramas, e em ca-sos de doença cardíaca, esse valor deve ser reduzido pa-ra menos de 200 miligramas. A diminuição da quantidade de colesterol na dieta diária pode ser obtida com a sim-ples mudança de hábitos ali-mentares, evitando refeições com alto teor de gorduras e dando preferência as carnes magras e alimentos com ele-vado teor de fibras.

Parar de fumar.o tabagismo reduz o bom

colesterol e danifica o reves-timento dos vasos sanguí-neos, aumentando o risco de desenvolver coágulos de sangue e contribuindo para o endurecimento das artérias.

Perder peso:Entre outros danos para o

organismo, a obesidade con-tribui para elevar os níveis de colesterol. perder peso pode ajudar a diminuir o LDL e os níveis de colesterol total, bem como aumento do bom colesterol.

Exercício:A atividade física de inten-

sidade moderada pode ser uma forma simples e eficien-te de controlar fatores que contribuem para o aumento do colesterol e representam

risco para o desenvolvimen-to de doenças cardíacas co-mo o excesso de peso, dia-betes e pressão alta.

o exercício regular por 30 minutos pelo menos 5 vezes durante a semana pode di-minuir o LDL, aumentar o bom colesterol e melhorar as condições gerais de saúde do paciente.

Medicações específicas: o objetivo principal na re-

dução do colesterol é baixar o LDL e elevar o HDL. Ain-da que uma dieta saudável e exercício possam trazer be-nefícios inegáveis ao orga-nismo, algumas vezes apenas essas medidas não são sufi-cientes para reduzir os níveis de colesterol, e é necessário a prescrição de medicamentos específicos.

Em casos onde o paciente apresenta doença cardíaca, diabetes ou fatores predis-ponentes que o colocam em uma condição de alto risco, é indicado adotar uma com-binação de drogas redutoras de colesterol como as estati-nas e mudanças de estilo de vida para controlar os níveis de colesterol de maneira efi-ciente e mantê-los dentro do padrão desejado.

Dr. Artur Pinto é formado pela Universidade Federal do Pará e fez residência médica em Medicina da Família pela Universidade de Ottawa. Ele atualmente trabalha como médico da família na MCI The Doctor's Office em Whitby (80 Thickson Road south, Whi-tby, Ontário), tel: (905) 668-6448.

Colesterol: Um Inimigo Silencioso

cuide-se | take carepor artur pinto [email protected]

O colesterol alto no sangue

isoladamente não causa sintomas, e por esse motivo muitos pacientes não sabem que possuem

esse problema

Crise nas Dívidas?Deve Impostos e HST ao Revenue Canada?

Oferecemos flexíveis formas de pagamento

Quer resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência)?

NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

MONICA G. STANLEYEstate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor

Rumanek & Company Ltd Administradores de Propostas, Consolidação de Dívidas e Trustee de BancarrotaHEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 www.rumanek.com

[email protected] Line: 416-452-3751Fala-se Português e Inglês416-665-3328 (DEBT) Ext:307

NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

Etobicoke | Mississauga | Scarborough | Toronto Downtown | Toronto Midtown | Barrie | Creemore | Niagara Fal ls

| 20 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 21: Brasilnews 1 ed maio 2013

"o futebol brasi-leiro só evo-luiu da bo-

ca do túnel para dentro do campo." Essa frase, cunhada por Flavio Costa, nosso téc-nico na Copa do Mundo de 1950, foi por muito tempo a definição mais precisa da modalidade aqui no Brasil.

Mas, agora, em 2013, a ci-tação merecia um comple-mento, pois, além dos inú-meros problemas na admi-nistração, também passa-mos por um preocupante estado de estagnação nos gramados.

Depois do reinado de ri-cardo Teixeira, a direção da CBF continua sendo uma tragédia. o presidente Jo-sé Maria Marin e seu fiel escudeiro, Marco polo Del Nero, são dois incompe-tentes de marca maior, que só sobrevivem no futebol porque utilizam dos piores métodos para continuar no poder. A especialidade de-les sempre foi acreditar na política do toma lá, dá cá,

da troca de favores, da in-timidação e, em alguns ca-sos, até chantagem consta na pauta.

Com perfis de ditadores, eles apostam em nomes de prestígio para ficar de bem com a opinião pública. Essa estratégia foi usada quan-do escolheram Luiz Feli-pe Scolari para comandar a seleção.

Eles tinham certeza de que o prestígio de Felipão seria capaz de fazer todos esquecerem as jogadas da dupla e que teriam mais tempo para se dedicarem a usufruir das benesses que os comandantes do fute-bol brasileiro têm. Só que o

trabalho do treinador não tem alcançado sucesso até agora. E os maus resulta-dos acabaram por deixar o técnico com fama de ultra-passado - adjetivo que cabe-ria melhor ao próprio due-to formado por Marin e Del Nero.

Lógico que avançamos em alguns sentidos. Bem ou mal temos um calendá-rio definido, o Campeona-to Brasileiro ganhou for-ça com os pontos corridos, a Série B do Nacional se transformou num torneio forte e até a Série C começa ganhar corpo.

os clubes também estão arrecadando muito mais di-nheiro agora, mas devido à incompetência dos cartolas vivem um momento de pe-núria. Todas as equipes têm um alto grau de endivida-mento, mesmo assim conti-nuam gastando muito mais do que arrecadam. Algumas delas possuem débitos que nunca serão quitados, e não conseguem fazer o básico,

que é pagar em dia os ven-cimentos de seus jogadores.

Boa parte do bolo finan-ceiro do futebol brasileiro não chega aos clubes, pois fica na mão de aproveita-dores. Desse grupo, além dos cartolas, agora tam-bém fazem parte empresá-rios, consultores, assessores de marketing e os famosos gestores profissionais.

Enquanto perdíamos tem-po discutindo o que aconte-cia nos bastidores, o futebol brasileiro dentro de campo desceu ladeira abaixo.

Não conseguimos mais fabricar craques. Hoje,

mesmo com os clubes gas-tando uma fortuna em cen-tro de treinamentos, não se revelam grandes jogado-res, porque a preocupação é ganhar torneios de base e produzir jogadores cada vez mais fortes fisicamente e que possam ser vendidos para o exterior.

o jogador com melhor preparo físico sempre ga-nha espaço, e aqueles que têm talento ficam de lado. paramos de revelar craques quando aceitamos que o jo-gador talentoso não sabe atuar coletivamente e sem-pre prejudica a arrumação

tática das equipes. Infeliz-mente, no Brasil - já disse isso algumas vezes -, quem sabe jogar futebol constan-temente é criticado.

Não podemos nos con-tentar apenas com os triun-fos dos nossos clubes contra times medíocres da Améri-ca do Sul, a construção de estádios modernos, os pla-nos de sócio-torcedor e a realização da próxima Co-pa do Mundo no nosso pa-ís. Como na fábula "A rou-pa nova do rei", alguém pre-cisa dizer que nosso futebol está nu. Texto de: Humber-to Peron

Nosso futebol está nu

Enquanto perdíamos tempo

discutindo o que acontecia nos bastidores, o futebol

brasileiro dentro de campo desceu ladeira abaixo

IMMIGRATION SERVICES

ServiçoS de imigração:Extensão de Vistos;

Humanitário e Compaixão; Vistos para Estudante e Trabalho;

Aplicação para Residência Permanente;Cidadania Canadense e PR Card;

Imigração de Familiares.

acidente de carro:Saiba seus direitos e benefícios.

FALE COM QUEM FALA A SUA LÍNGUA Chame agora mesmo para uma consulta gratuita por telefone

(416) 201-9988 (416) 568-3691www.lmconsultingservices.ca · [email protected]

Luiza Molina, B.A. Licensed Paralegal by The Law Society of Upper Canada

a n u n c i e a q u i :b r a s i l n e w s @ b r a s i l n e w s . c a

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 21

esporte | sPortspor fernando Goscinscki [email protected]

ligue 416 226.5500 • 416 364.5573

Mauricio QuicenoCabeleireiro Colombiano

Page 22: Brasilnews 1 ed maio 2013

receitas | reciPes

caderno 2 | entertainmentpor cristiano de oliveira [email protected]

INGREDIENTES

500g de macarrão de sua preferência (eu usei o penne)

1 lata de salsicha

tempero verde (salsa e cebolinha)

1 caixinha de creme de leite

1/2 pacotinho de molho de tomate

azeite

alho

1 caldo de galinha MODO DE FAZER

Ferva água. Quando estiver fervendo coloque metade do caldo de galinha e dissolva. em seguida, coloque

o macarrão e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos (até ficar 'ao dente' - ou seja, nem muito mole, nem muito duro).

dica¹: Para evitar que grude coloque um pouco de azeite e deixe uns 2 dedos de água acima do macarrão enquanto o macarrão cozinha, em um refratário você irá fazer a "base do molho". Pique as salsichas em cubinhos. coloque o tempero verde e o creme de leite. misture tudo bem devagar para não 'despedaçar' a salsicha. após o macarrão cozinho, escorra. em seguida em uma panela (pode ser a mesma panela que você fez o macarrão) doure alho no azeite e refogue o molho de tomate. deixe ferver um pouquinho e acrescente o macarrão. Ferva por aproximadamente 2 minutos. após fervido no molho, jogue o macarrão no refratário que você fez a "base do molho" misture tudo e pronto.

Macarrão Rápido

Saudações, abençoa-dos pela primavera. resumo do capítulo

anterior: Sinhozinho Mal-ta perde o relógio dentro da permanente da Viúva por-cina. odete roitman morre em troca de tiros no Mor-ro do Troca Tapa (essa co-munidade existe mesmo!). Cristiano é arrastado pela irmã e vai visitar Yellowk-nife, NWT, em março, num frio de lascar.

pois lá estava eu, atrás de algo inusitado pra fotogra-far com a minha bandeira do Galo, como parte do meu projeto para ganhar o Galo de prata (troféu dado pelo clube a atleticanos de desta-que - essa bandeira já rodou mais que roleta de ônibus). Assim, peguei uma excursão para ver a Aurora Boreal.

A excursão foi pro mato, longe das luzes da cidade, o que deveria ser bom pra ver a Aurora. realmente, não

havia luzes, mas árvore pra atrapalhar a visão não fal-tava. pra completar, minha grande ideia de vestir cinco blusas por baixo do casaco de esqui foi pro vinagre, pois o zíper do casaco estourou. Era uma da manhã, tempe-ratura em -40. No desespe-ro, tirei uma blusa e vesti por cima do casaco, pra pe-lo menos mantê-lo fecha-do. Além de ficar parecen-do aquele urso do Maple Le-afs, o esquema não adiantou nada. Gelei até os cabelos do peito (os do sovaco viraram piaçava). E a Aurora? Apa-receu cinco minutos no céu e cascou fora. Fracasso total.

Mas nem só de roubada vive o homem. No dia se-guinte, consegui outra ex-cursão, esta promovida por um nativo que nos levou até o meio do lago congelado, sem árvores à volta. o frio estava ainda pior naquele dia, e ficar ali, no meio do

nada, em pé em cima de um blocão de gelo de um metro de espessura e água embai-xo, não ajuda. Fui com qua-tro meias e mais uma pal-milha de feltro que achei no Dollarama, porém usan-do minha bota fabricada no rio Grande do Sul. rá! Em uma hora meu dedão já estava congelado. Mas pe-lo menos a Aurora Boreal veio, e como veio. Cortou o céu, verde e enorme, ficou

cor-de-rosa, rodou, mudou de forma, rodou mais rápi-do... Sem explicação de tão bonito. Só faltou trilha so-nora (mas também, qual se-ria? Jean-Michel Jarre? Mar-co Antônio Araújo? Luiz Caldas?).

E é lógico que o cabeçu-do foi tirar foto da bandeira com a aurora. o guia sabia como fazer, mas foto naque-le breu não é mole: a câmera é montada no tripé e você

fica imóvel na frente dela por dois minutos, enquan-to o guia o ilumina com uma lanterna. E pra ficar dois minutos sorrindo com uma bandeira aberta naque-le frio? Você já viu gengiva congelar? o cara pediu pra não piscar: moço, nem se eu quisesse. Meu olho já esta-va mais gelado que barriga de foca. Dois longos minu-tos depois, a foto saiu mais ou menos, mas saiu. Tá bom demais, se fosse depender de mim pra tirar a luva e

bater uma foto, só ia ter re-trato dentro do hotel.

Calma que a história não acabou. Na próxima edição eu volto. Adeus, cinco letras que choram.

Cristiano de Oliveira é mineiro de Belo Horizonte, atleticano de passar mal do coração, formado em Ciência da Computação no Brasil e pós-graduado em Ma-rketing Management no Cana-dá. Começou escrevendo sobre música no Brasil News em 2004, mas agora já descambou.

Mês de MaioSteam Whistle May Art Show: Para comemorar seu 10° Aniversário, a Toronto Comic Arts Festival acaba de inaugurar a exposição ''The Strip Show Toronto'' - histórias em quadri-nhos tematicamente ligadas a dezenas de artistas de quadri-nhos. Para mais informações visite o site: www.torontoco-mics.com.

24 a 26 de MaioFestival de Culturas Carassauga: O maior festival de culturas de Ontário esse ano traz um pavilhão exclusivo do Brasil. O Viva Brasil Integration com o apoio do Consulado Brasileiro em Toronto estará organizando atrações típicas como Bossa Nova, Samba,

Maracatú, Roda de Capoeira, Shows de “Freestyle” (embai-xadinhas) e muito mais. A culinária será representada com muita picanha, feijoada, incluindo salgadinhos, docinhos e o saboroso cafezinho brasi-leiro. Ingressos disponíveis no Brasil Remittance. Mais infor-mações através do site: www.brazilcarassauga.ca.

8 de JunhoDundas West Fest: Você não pode perder o festival de artes, música, comida, bebida e atividades para as crianças, que acontecerá no dia 8 de junho. Nesse dia, a Dundas será fechada ao tráfego de veículos e bicicletas, bem como para o transporte público desde a Lansdowne Ave. até a parte leste da Ossington Ave. O evento

tem por objetivo unir as empre-sas, residentes da área e todos os membros da comunidade para participar do festival, que acontecerá das 11h00 até as 22h00 pm.

14 a 23 de JunhoLuminato: A sétima edição do Luminato Festival acontecerá de 14 a 23 junho, em Toronto, Ontário. A produção do evento já anunciou que esse ano vai apresentar a estréia norte--americana de The Life and Death of Marina Abramovic, uma biografia da "madrinha da performance art", Marina Abramovic, re-imaginado pelo diretor Robert Wilson, no St. Lawrence Centro de Artes Bluma Appel Theatre. Mais informações pelo site: www.luminato.com

O Sistemático em Yellowknife – A Aurora Boreale as várias roubadas que encarei para chegar até ela e tirar foto

Deu trabalho, mas a aurora e a bandeira se encontraram

Grupo da excursão com a aurora

| 22 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 23: Brasilnews 1 ed maio 2013

Shakespeare Did It

The most famous of all English writ-ers is Wil l iam

Shakespeare. He not only wrote many famous plays, but had a huge influence on the English language. Everyday, without know-ing it, we use hundreds of words and phrases created by Shakespeare.

Shakespeare lived at the beginning of the Modern English era. When he start-ed his career, there weren't standard rules for English, but by the end of his life a set of rules was being writ-ten down, and Shakespeare's plays contributed to the standardization of English grammar and spelling.

In Shakespeare’s time, there was an explosion of new words. Although most English speakers today use 7,500-10,000 words, Shakespeare used 29,066 unique words in his writ-ings that still exist. The first English dictionary quoted Shakespeare more than any

other writer. Shakespeare is credited with introducing nearly 3,000 words into the English language, but some scholars put the total at around 12,000.

Sometimes Shakespeare didn’t have a word that would fit exactly what he wanted to say, so he created a new word. For example, to describe something grand and wonderful, he created “majestic.” At other times he had a word, but it didn’t fit the rhythm of his poetry. This is why we can say “all of a sudden” for “suddenly”— it adds two syllables, but keeps the same meaning.

other common words coined by Shakespeare include “accuse” (charge someone with a crime), “champion” (the title for a winning athlete), “hurry” (rush), “puke” (vomit), “swagger” (to walk in a confident way), “baseless” (without any reason), and “monumental” (very great or important).

Shakespeare also intro-duced hundreds of phrases to English that we still use today. Here are just a few:

If you are “in a pickle,” you have a big problem.

If you “send someone packing,” you force that person to leave.

If a fact is “neither here nor there,” it is not important.

Your “salad days” were when you were young and inexperienced.

If you say, “Mums the word,” you mean you will keep a secret.

If people are “strange bed-fellows,” they are unexpect-edly working together.

If you are “in stitches,” you are laughing so hard it hurts.

If something “comes full circle," it has gone through many changes but is now back in its original state.

If you “lie low,” it means you stay out of sight and wait.

If “it's high time” you did

something, that means it is almost too late to do it.

over the years, some of the meanings of Shakespeare's phrases have changed. For example, the phrase "sweets to the sweet" was originally used by Hamlet’s mother as she scattered flowers on ophelia’s grave, but now we use it when we give a gift to someone we love. Similarly, Shakespeare used the phrase “seen better days” to refer to

people who have become poor, but today we use it for objects which are no longer in good condition.

Although we don't know if Shakespeare invented all these vocabulary and idioms, or if they were al-ready in use during his lifetime, still the effect of Shakespeare on English to-day is remarkable when you consider that he died almost 400 years ago.

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Cre-ative Writing from York Uni-versity. He has been teaching English for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Academic Success School, 5310 Yonge St. You can contact Brian at (416) 768-8456 or visit CanadianAcademicSuccess.com

english cornerpor brian boWen [email protected]

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 23

Page 24: Brasilnews 1 ed maio 2013

LEIA e ASSINE um ano - (24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para: 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - M9B 2A8 Canada

*o BrasilNews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. Todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

ANUNCIE DE GrAçA AQUI! É MUITO SIMPLES.

Envie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171

| 24 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 25: Brasilnews 1 ed maio 2013

universo Fredianopor fred itioka [email protected]

A sexta prometia. Café da manhã em casa com pãozinho

fresquinho e café perfuma-do, os cachorros lamben-do os beiços e com aquele olhar esperançoso por um pedacinho. Televisão liga-da, as noticias desanimado-ras, um gole rápido no café preto já morno, beijinho de despedida. Mas a sexta esta-va apenas no início, manhã ensolarada, ventinho frio e otimismo pairando no ar. Suspiro fundo, afinal a se-mana chega ao fim! Ainda bem.

Finalmente a tão esperada sexta com suas expectativas e desejos. Após uma sema-na intensa de compromissos e agendas apertadas, gripes e espirros, dores de cabeça e sopas. Semana de conversas e desabafos, de terapia com amigos e colegas. E a gente pensa: não seria mais sim-ples buscar a felicidade ao invés de cavar a briga?

 A sexta, dia seguinte após

uma festa de aniversário de uma amiga querida, na companhia de amigos que-ridos, de parabéns e co-ca cola, de risos e abraços. renascer é o melhor remé-dio. Cantar pra espantar os males. Assoprar as velinhas para encher o peito de ar e por pra fora todo um ano passado.  

Sexta após uma quinta nublada em que passei ho-ras ao celular conversan-do com o melhor amigo do outro lado do mundo em busca de conforto, ombro e conselhos. Ele relatava, eu

ouvia. Fiquei pensando que os problemas do mundo pa-recem tão pequenos diante da Vida. Ciúme doentio do namorado? Simples: tera-pia. Indiscrição? Conversa franca.

E a quinta seguiu seu ru-mo com trocas de men-sagens e brincadeiras em meio a muito trabalho. Mas quem liga sair tarde do escritório? Logo mais

é sexta! Quem liga para o trânsito quando a carona é animada?

Dá-lhe musiquinha.  pois a sexta-feira che-

gou. Desci as escadas meio esbaforido, receio de che-gar atrasado no ponto de encontro. Carona animada mais uma vez, trânsito mais uma vez. E as notícias dis-paradas na rádio.

Troco mensagens com

meu amigo. Estamos ani-mados para a pizza no do-mingo. Mas ele escreve al-go, coisa simples, mas que cai no estômago feito uma pedra. o que??

Sinto-me traído com o te-or, sinto o rosto corar. Mal consigo sorrir para os cole-gas na ginástica e sinto von-tade de mergulhar no mais profundo da piscina e da alma. E emergir só quando

aquele calor que emana do meu corpo todo esfriar, ge-lar. Congelar.

  Uma ligação de celu-lar no corredor da acade-mia. A palavra mal usada tem o peso de uma guer-ra fria. os ânimos se exal-tam, o suor escorre, a mão treme. olhei no relógio e eram dez e meia da manhã, um sol lindo lá fora. A gen-te resolveu. Falou, colocou em pratos limpos. Durante o dia, ainda mensagens se-cas, curtas, magoadas. Eu sou a favor de limpar, dei-xar brilhando. Mas é sexta. Uma tarde laranja de sexta--feira. Uma tarde de espe-rança. por uma vida sempre linda. Que venha o fim de semana.   

Frederik Itioka é jornalista, pro-dutor de TV e escritor. Nasceu brasileiro com ancestralidade oriental e canadense de cora-ção. É apaixonado por cachor-ros, cinema, literatura japonesa, culturas exóticas e Toronto.

Aulas regulares: SegundA-QuintA

14:00 - 16:00 ou 16:00 - 18:00 ou 18:30 - 20:30

LEARN ENGLISH

416 935.0011w w w . i l a c n i g h t s c h o o l . c o m

Melhor preço da cidade !!!

� GeNeral eNGliSh � power Speaking & listening � ToeFl preparation � advanced english for Success � Business english � ielTS preparation

$325/4 semanas

Matricule-se por

8 semanas e ganhe

2 de gRAÇA!!

771 YoNGe ST. (YoNGe & Bloor) e-Mail: [email protected]

aT NiGhT School

Melhore seu inglês! Melhore sua vida!

Parabéns a todas as mães do mundo.

Promoção de Maio:Taxa de remessa free, todasas quartas feiras do mês eno dia 11 de Maio.

Tel 416 588 0749 Toll Free: 1 866 588 0749

[email protected]

1458 Dundas St. West Toronto Canada M6J 1Y6

Brasil Remittance

Money Transfer & Foreign Exchange

"Ser mãe é uma dádiva de Deus’’

Dias Longos contando os minutos para a chegada da tão aguardada sexta-feira

Mas é sexta. Uma tarde

laranja de sexta-feira. Uma tarde de esperança.

Por uma vida sempre linda. Que venha o

fim de semana

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 25

Page 26: Brasilnews 1 ed maio 2013

por trás das lentes | behind the Lensfotos por eliana riGol www.cargocollective.com/fro

Inst

ante

co

ngel

ado

Eliana é fotógrafa, blogueira e advogada. Demorou para se dar conta que as leis da natureza lhe atraiam muito mais. Entende que fotografia é luz, sombra e olhar. Captar o instante decisivo é como ser um colecionador do tempo. E é assim que ela é feliz por trás das lentes.

PASSAGENS AÉREAS PARA O BRASIL E O MUNDOT A R I F A S D E O P E R A D O R A D I R E T O A O C O N S U M I D O R

Corinne MarianC O N S U LT O R A B R A S I L E I R Ac o r i n n e @ p e e r l e s s t r a v e l . c o m

registration # 3319273

Pacotes Last Minute/Cruzeiros Tarifas especiais com todas as cias. aéreas Viagens personalizadas para grupos Reservas de Hotéis e Carros

HÁ MAIS DE

20 ANOSSERVINDO A COMUNIDADEBRASILEIRA

7117 Bathurst St - suite 200 Thornhill - ON, L4J 2j6

P: 905-886-5610 x 307Toll Free: 1-800-294-1663 x 307

BRAZILIAN STAR B A R & G R I L L

VENHA SABOREAR O MELHOR DA COMIDA BRASILEIRA NO CANADA!

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

PENSOU EM REMESSA DE DINHEIRO?PENSOU STAR REMITTANCE!

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

“FESTIVAL

DO PASTEL”

ÀS QUINTAS

| 26 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013

Page 27: Brasilnews 1 ed maio 2013

BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013 | 27

Page 28: Brasilnews 1 ed maio 2013

| 28 BRASIL NEWS | 1ª edição de maio | 07.05.2013