brasilnews 2 ed fevereiro 2013

28
Católicos se despedem de Bento XVI com evento transmitido para todo o mundo PÁG.: 10 Conselho Municipal aprova moção que garante serviços médicos a imigrantes ilegais PÁG.: 19 Premier Kathleen Wynne e Ministro Charles Sousa assumem oficialmente a administração de Ontário PÁG.: 06 Carnaval do Hotel Copacabana Palace reúne celebridades em noite de gala PÁG.: 12 México e outras sete nações entram para a lista de países elegíveis no processo de refúgio PÁG.: 03 João de Deus: o homem que multiplica fiéis chega a Toronto no próximo mês PÁG.: 19 Se há menos de cem anos, elas nem podiam votar no Brasil, hoje, elas estão se estabelecendo com sucesso no setor empresarial. Para comemorar a evolução feminina, bem como o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, o Brasil News traz entrevista com a Diplomata Wanja Campos da Nóbrega, que aborda questões como preconceito, família e violência. Páginas 14 e 15. THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 2ª edição de fevereiro - 2013 - ano 17 - número 316 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE

Upload: portal-brasil-news

Post on 22-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

brazilian community newspaper

TRANSCRIPT

Page 1: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Católicos se despedem

de Bento XVI com evento

transmitido para todo o mundo

PÁG.: 10

Conselho Municipal

aprova moção que garante

serviços médicos a imigrantes

ilegais PÁG.: 19

Premier Kathleen Wynne e

Ministro Charles Sousa assumem oficialmente a

administração de Ontário PÁG.: 06

Carnaval do Hotel Copacabana Palace reúne celebridades em noite de

gala PÁG.: 12

México e outras sete nações entram para a lista de

países elegíveis no processo de refúgio PÁG.: 03

João de Deus: o homem que multiplica fiéis chega a Toronto no próximo mês

PÁG.: 19

Se há menos de cem anos, elas nem podiam votar no Brasil, hoje, elas estão se estabelecendo com sucesso no setor empresarial. Para comemorar a evolução feminina, bem como o Dia internacional Da Mulher, o Brasil news traz entrevista com a Diplomata Wanja campos da nóbrega, que aborda questões como preconceito, família e violência. Páginas 14 e 15.

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 2ª edição de fevereiro - 2013 - ano 17 - número 316 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá

FREE

Page 2: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

editorialpOR tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationpOR marcia casado e jane desmond informe publicitário

Espírito revigoradoComeço meu editorial fazendo re-

verência ao Brasil. Acabo de voltar de lá e, por isso mesmo, não tenho

como não encher o peito pra falar da nos-sa cultura e da alegria do nosso povo, bem como do show de criatividade das escolas de samba na apresentação do carnaval, que é, sem dúvida alguma, a maior festa popular do Brasil e o maior espetá-culo do mundo, atraindo turistas dos quatro cantos do planeta.

Exemplo disso, foi o bai-le de gala do Copacabana palace, que reuniu gran-des celebridades nacio-nais e internacionais para uma das festas mais con-corridas do carnaval cario-ca. Em clima de Mil e Uma Noites, a produção com o tema Sherazade deu um show na decoração toda inspirada nas tradições árabes.

Todas essas experiências me deram exce-lentes idéias para os projetos que preten-do desenvolver ao longo desse ano. E pos-so afirmar que muitas novidades estão vin-do por aí.

Ainda não posso revelar qual será a atra-ção do Brazilian Day Canadá desse ano, porque ainda falta definir alguns detalhes sobre o evento com a produção da Glo-bo, mas fique ligado porque nas próximas

edições do Brasil News vamos dividir com vocês todas as novidades do BDC e final-mente revelar quem vai celebrar o nosso dia no coração de Toronto.

Também não posso deixar de citar um grande ganho para a população de Toronto que é a presença do Ministro Charles Sou-sa à frente das Finanças de Ontário. Com

um histórico de muitas vi-tórias na carreira política, tenho certeza de que ele desempenhará um bom trabalho e se esforçará pa-ra atender as necessidades da província. Muitos im-bróglios o esperam nesta nova empreitada, mas a experiência e o bom senso certamente o guiarão pa-ra uma resolução positiva.

por fim, mas não menos importante, despeço-me da nossa grande colaboradora Everalda Sidaravicius, que por motivos de agenda deixa de fazer par-te do nosso time de apoiadores que tanto enriquecem nosso jornal. Torno público meu agradecimento a essa grande profis-sional, que por muitas edições dividiu co-nosco toda sua bagagem profissional e que certamente ajudou muitos leitores a resol-ver problemas do dia-a-dia. Muito obriga-da Everalda.

Até a próxima edição.

O Ministér io de Imigração do Ca-nadá reiniciou o

processamento federal de pedidos de residência ca-nadense através do proces-so de imigração indepen-dente ou “skilled worker” no dia dois de janeiro de 2013.

Neste primeiro momen-to o governo estará acei-tando até três mil proces-sos de residência em áreas de reconhecida escassez de mão-de-obra. A lista con-tendo quarenta e três pro-fissões em áreas de carên-cia, como carpinteiros, encanadores e mecânicos de máquinas pesadas, está contida no website do Ci-tizenship and Immigration Canada (www.cic.gc.ca).

Dezessete destas profis-sões (grupo A) terão um número limite de 100 pro-cessos aceitos, enquanto as 26 profissões contidas no grupo B não estarão su-jeitas a está restrição. pa-ra ver a lista em sua ínte-gra acesse: http://www.cic.

gc.ca/english/immigrate/trades/applications.asp.

O programa também conta com outras mudan-ças fundamentais, onde somente serão aceitos pa-ra análise casos em que o interessado comprove pelo menos a proficiên-cia básica na língua in-glesa ou francesa (CLB 4), além de dois anos de ex-periência nos últimos cin-co anos na profissão sele-cionada no Canadá (com permissão de trabalho) ou em outro país. Além dis-so, será obrigatório ter um certificado de quali-ficação profissional (Red Seal) ou comprovação de uma oferta de trabalho no Canadá com validade mínima de um ano, rece-bida de empregadores ca-nadenses. Outros fatores também serão analizados e contarão pontos.

O processo será fortale-cido se o peticionário ti-ver trabalhado no Canadá com a devida autorização na área selecionada.

O retorno do processo federal é bastante positi-vo, porém, ainda apresenta restrições e não apresen-ta solução para o grande número de trabalhadores não documentados. Espe-ramos que o governo tam-bém trate desta área de in-teresse para muitos profis-sionais da construção civil e áreas afins.

Jane Desmond

Márcia Casado

Novas resoluções

|  2  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 3: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Escritórios em North York & Downtown Toronto

1708-5000 Yonge St. North York, ON M2N 7E95700-100 King St. West Toronto, ON M5X 1C7

Escritório de Advocacia para serviços de ImigraçÃo e acidentes de carro

Toll Free: 888 652 1752 Cell: 416 642 1752 ext. 290

Em caso de emergência nos chame @647 867 17 52 depois do horário de expediente (18 às 23h). Local de fácil acesso e

com estacionamento gratuito

5415 Dundas St.W, Suite 305 Toronto, Ontario M9B 1B5

-Aplicações para Residente Permanente

- Responsabilizar por familiares- Todos os tipos de Visa/

Estudante, Trabalhador Visitante

- Renovações de Visas, Restauração de Permanência

- Ordens de saída voluntária ou deportação

- Acesso aos centros de Detenção

- Pedidos de Refúgio e Apelos para imigrantes recusados de estar no Canadá.

Serviços de Imigração Acidentes em Geral- Você talvez se qualifica para

Tratamento médico- Qualquer caso de quedas

e escorregões em lugar público como praças, transporte público e lojas de departamento.

- Venha falar conosco para uma orientação do que fazer depois de sofrer qualquer acidente acima mencionado.

Tire as suas dÚvidas com quem fala a sua lÍngua, TraTamos do seu caso com sigilo e profissionalismo. a sua primeira consulTa É graTuiTa.

atendemos todos os dias de segunda a sexta entre 9 da manha às 5 da tarde

Canadá | CanadapOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

México, Israel (excluídas Gaza e Cisjordânia),

Japão, Noruega, Islândia, Nova Zelândia, Austrália e Suíça são os novos pa-íses incluídos na lista de países elegiveís para o sis-tema de refúgio do Cana-dá. O anúncio foi feito pe-lo ministro da Cidadania, Imigração e Multicultura-lismo, Jason Kenney, que já incluiu a maioria dos países da União Európeia, Cróacia e Estados Unidos.

"por muito tempo, o siste-ma ficou vulnerável a abu-sos. Agora, verdadeiros re-fugiados que fogem da per-seguição receberão prote-ção mais rapidamente. Ao mesmo tempo, os requeren-tes de refúgio falsos e aque-les que abusaram de nosso sistema com grandes des-pesas para os contribuintes, serão excluídos'', afirmou

Kenney. Com a Lei de pro-teção de Imigração do Ca-nadá o governo pretende economizar pelo menos $ 1,6 bilhões ao longo de cin-co anos.

De acordo com o novo sistema de refugiados, to-dos os requerentes elegí-veis continuam a receber uma audiência completa e justa sobre os méritos in-dividuais de suas reivindi-cações no prazo de 30 a 45

dias. Requerentes de países não-designados recebem uma audiência no prazo de 60 dias. Àqueles que tive-ram seu pedido de refúgio negado ainda podem recor-rer para rever a decisão, no entanto, se novamente não forem aprovados terão que ir embora em no máximo um ano. Anteriormente, todo o processo podia che-gar a cinco anos. Segundo o ministro esta atitude de-sencoraja as pessoas a usar o sistema de refúgio para tentar furar a fila de imigra-ção para entrar no Canadá.

para ser incluído na lista, o país deve atender critérios objetivos relacionados com o número de pedidos de re-fúgio recebidos e finalisa-dos pelo Canadá. para os países com 30 ou mais con-firmações, em qualquer pe-ríodo de 12 meses consecu-tivos, durante os três anos

anteriores, serão usados cri-térios quantitativos. pelo menos 60% dos requerentes daquele país devem ter dei-xado a nação por iniciativa, ou pelo menos 75% das rei-vindicações devem ter sido rejeitadas pelo IRB (Divisão de Recurso de Refugiados).

No caso de países com baixo número de pedidos de refúgio serão usados

critérios qualitativos, o que inclui a existência de um sistema judicial indepen-dente, reconhecimento de direitos básicos e liberda-des democráticas, e a exis-tência de organizações da sociedade civil.

O Comissário das Orga-nizações das Nações Uni-das para Refugiados, Antó-nio Guterres, reconheceu

que "certamente há países seguros e países em que há uma presunção de que as alegações de refugiados, provavelmente, não são tão fortes como em outras lo-calizações." Ele também destacou a legitimidade de oferecer um processamen-to rápido para requerentes de refúgio provenientes dos países geralmente seguros.

Nacionalidades elegíveisoito países passam a integrar o sistema de refúgio do Canadá

Àqueles que tiveram seu pedido de refúgio

negado ainda podem recorrer para rever a decisão,

no entanto, se novamente não forem aprovados

terão que ir embora em no máximo um ano

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  3

Page 4: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Você sabia que pode acessar a versão online do Brasil News? Entre em www.brasilnews.ca e não deixe de nos acompanhar.

brasil | brazilDA REDAçãO

Projeto desperta o interesse e a aproximação do público com a leitura

projeto ''Livro de Gra-ça na praça'', que tem por finalidade

democratizar e difundir o gosto pela leitura está che-gando a Toronto. A idéia é possibilitar a interação en-tre o autor e o leitor, além de promover a cultura re-gional e local.

O primeiro passo para a realização do projeto é con-vidar entidades culturais e representativas da comuni-dade para participarem do projeto. Juntos, eles esco-lhem um tema para a publi-cação de um livro de con-tos, cujos autores são escri-tores convidados e estrean-tes definidos através de um concurso literário. O livro é então editado e impresso.

A distribuição é feita, em geral, aos domingos, em um local público, para que toda a comunidade possa comparecer. A distribui-ção é gratuita e conta com a presença dos escritores pa-ra autografar os livros.

O projeto foi lançado em Belo Horizonte pelo profes-sor de literatura José Mauro da Costa, oportunidade em que mais de 150 mil livros foram distribuídos. Deu tão certo que o brasileiro Har-ley Vianini decidiu divulgar o projeto em todo o Brasil,

bem como no exterior. Agora, a idéia de Harley é

trazer esse projeto para To-ronto e disseminar a cultu-ra brasileira para a popula-ção canadense, além de fo-mentar os brasileiros que aqui residem. A princípio a divulgação do projeto está acontecendo nos principais

meios de comunicação e de ensino da cidade com apoio do Consulado Brasileiro e, em breve, autores brasilei-ros residentes em Toronto poderão mostrar seus ta-lentos e ajudar a promover o hábito da leitura.

Os interessados em par-ticipar ou apoiar essa ini-ciativa devem mandar um email para: [email protected]. Mais in-formações através do blog: livrodegracanapraca.blogs-pot.com.br

Livro de graça para a comunidade

a idéia é possibilitar a interação entre o autor e o leitor,

além de promover a cultura regional e local. Mais de 150 mil livros já foram

distribuídos em um único evento

|  4  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

expediente | masthead

UMA pUBLICAçãO DO BRASILNEwS pUBLISHER INC.

Todos os Direitos Reservados® www.brasilnews.ca

 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - Canada - M9B 2A8

Tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

publisher: Tania [email protected]

Editor-chefe: Gizele Rochel [email protected]

Administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

Diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

CoLABoRAdoRES: Artur pinto, Brian Bowen, Carolina Hepfner,

Cleida Steinmetz, Cristiano de Oliveira, Dave Burke, Eliana Rigol, Everalda

Sidaravicius, Fernando Goscinscki, Fred Itioka, Marcos Diclei Barros, Mauricio Dreher, Rafaela Freitas, Rodolfo Torres,

Stéphanie pires e Tony Silva

TIRAGEM: 10.000 exemplares

PRóxIMA EdIção: 12/03/2013

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer artwork

sem autorização prévia do BrasilNews.

Page 5: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Últimas | latest neWspOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

trabalho de Verão

o governo do Canadá acaba de abrir vagas para os jovens participarem do programa Canada Summer

Jobs, projeto cujo objetivo é investir nos jovens e ajudá-los a ganhar habilidades tangíveis e experiência de trabalho, enquanto ganham dinheiro para o ano letivo. Os interes-sados podem se inscrever online através do website: www.servicecanada.gc.ca/csj2013. Os pedidos devem ser feitos até o dia 28 de fevereiro e podem participar pessoas com idade média entre 15 a 30 anos.

''As principais prioridades do nosso governo são a cria-ção de emprego, crescimento econômico e prosperidade a longo prazo", disse o Mp Bernard Trottier. "Através do programa Summer Jobs, estamos ajudando empregadores a dar oportunidades de trabalho para os estudantes, em paralelo, estamos fortalecendo a economia da nossa socie-dade", afirmou ele.

Governo X Professores

A proposta de acordo entre o governo e os

professores de Ontário deu certo e as atividades extra-curriculares estão de volta às escolas da província. O sinal verde para os professores do ensino médio para retomar as atividades veio na tarde da última sexta-feira (22). Esse é o primeiro grande avanço no turbilhão de debates que tem atormentado o sistema de educação desde a criação da Bill 115 - projeto que limita e corta direitos dos professores. Muitas questões de im-portância mútua ainda devem ser esclarecidas, mas ao que tudo indica, ao menos um bom diálogo entre o governo e os professores foi iniciado.

Presidente hugo chávez

o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que luta con-tra um câncer, ainda está sofrendo com problemas

respiratórios após uma cirurgia realizada em Cuba dois meses atrás. A informação foi divulgada pelo governo venezuelano, sendo esse o primeiro comunicado desde a volta do presidente na última semana. Lutando para falar e respirando por um tubo na traquéia, o líder socialista de 58 anos retornou sem ser visto está sendo tratado em um hospital militar de Caracas. Os venezuelanos, acostumados com o drama e a especulação sobre a saúde de Chávez desde que seu câncer foi detectado, em junho de 2011, agora se perguntam se ele será capaz de se recuperar e voltar à ativa.

eleições na itália

os italianos foram às urnas neste domingo e segunda-feira (24 e 25 de fevereiro) para votar em eleições

parlamentares antecipadas. Das urnas deve surgir um novo primeiro ministro, que terá de conduzir a recuperação eco-nômica do país, ou trabalhar com o agravamento da crise econômica européia. Realizada três meses antes da data prevista, as eleições foram convocadas após o partido povo da Liberdade (pDL, na sigla em italiano), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, retirar seu apoio ao governo tec-nocrático de Mario Monti. pesquisas de opinião mostram que o partido de Berlusconi, que renunciou em meio a uma série de escândalos sexuais e fraude fiscal, tem se saído bem entre as intenções de voto. Até o fechamento dessa edição, o resultado oficial da apuração não foi divulgado.

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  5

Page 6: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

PolítiCa | PolitiCspOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Força-tarefaPremier Wynne e ministro Charles sousa tomam posse com a missão de eliminar déficit de $11,9 bi

A província de On-tário vive um mo-mento histórico e

explana através de atitudes porque o Canadá é um dos países mais procurados por imigrantes. A última eleição que elegeu a primeira mu-lher e a primeira homosse-xual a ocupar um dos car-gos de maior evidência do país, mostra que estamos vivendo novos tempos, on-de as diferenças e opções sexuais são meros detalhes, quando o que está em jogo é a competência e a dedica-ção de uma pessoa capaci-tada a exercer sua função. A premier Kathleen wyn-ne tomou posse no cargo no último dia 11 de fevereiro e a abertura oficial do ano legislativo aconteceu no dia 19 último, com a leitura do discurso do trono feita pelo

representante da monarquia David Onley.

A cerimônia é conse- quência de uma tradição monarquica, na qual o so-berano reinante ou um re-presentante lê um discurso preparado para uma sessão do parlamento, esboçando a

agenda do governo e os pla-nos legislativos. Esse ano, a tônica do texto foi o objeti-vo de wynne de conquistar

os professores e líderes da oposição, incluindo a pro-messa de participação dos líderes opositores no orça-mento da província. "Há tantas oportunidades para o progresso, para que todas as partes se unam. Há um terreno comum que trans-cende a política partidária", disse o discurso.

Anteriormente, no dis-curso de posse, wynne ha-via destacado que seu go-verno pode encontrar meios de trabalhar junto a oposi-ção em um desejo único de tornar a economia mais for-te, para melhorar o trans-porte e dar a todos as mes-mas oportunidades."Temos que garantir que nosso no-vo governo trabalhe pa-ra todos e não exclua nin-guém, e ainda se mantenha com os mais altos padrões de desempenho e integrida-de'', afirmou ela.

Muitas são as expectati-vas a respeito da liderança de wynne à frente de On-tário. A briga política entre os partidos ainda deve gerar muita discussão com rela-ção as decisões da primei-ra ministra. No entanto, um time de peso foi designado por ela para cuidar da ad-ministração da província. 27 novos ministros foram nomeados, entre eles, des-taca-se o português Charles Sousa, que assumiu a pasta de finanças e a tarefa de ad-ministrar um déficit de qua-se $12 bilhões. Aliás, esta é

uma das prioridades da pri-meira ministra, que preten-de equilibrar o orçamento fiscal nos próximos anos.

Charles Sousa vem ga-nhando notoriedade des-de a gestão de Dalton Mc-Guinty, quando assumiu a responsabilidade de organi-zar os jogos pan-America-nos que Toronto sediará em 2015. Além disso, passou pelos ministérios da imi-gração e do trabalho, e de-sempenhou outras funções como assistente parlamen-tar. Formado em Adminis-tração de Empresas, Charles é uma das promessas polí-ticas da nova geração e ao lado de Kathleen wynne assumiu o compromisso de trabalhar duro em prol da comunidade e da população de Ontário.

"Temos que pensar a lon-go prazo, o que vai nos obrigar a ser um pouco mais ousados. Mas precisa-mos fazer isso com cuida-do ", disse ele. "Nós deve-mos fazer algumas mudan-ças transformacionais sem ser extremos, porque preci-samos de uma recuperação econômica e de renovação."

wynne sucede o premier Dalton McGuinty, que anunciou sua aposentado-ria no final do ano passa-do, além de ajustar as con-tas da província até 2018, a primeira-ministra aponta como prioridades a cria-ção de empregos, assegu-rar os municípios e as famí-lias aprimoramento da in-fra-estrutura, protegendo o meio ambiente e incenti-vando a conservação, bem como melhor educação e aprimoramento no sistema de saúde.

objetivando  apro-fundar as ligações

entre Brasil e portugal, os Consulados Gerais de am-bos os países estão promo-vendo o Ciclo de Cinema portugal-Brasil/ Brasil-portugal Film Series para a comunidade. A idéia é homenagear a língua por-tuguesa, através das diver-sas expressões artísticas encontradas no cinema, como importante elo de ligação entres as culturas.

O Ciclo, que acon-tece em março e abril,

incluí, ainda, uma sessão comemorativa do Dia da Língua e Cultura. Os filmes são legendados em inglês. As sessões serão apresentadas na Casa Casa do Alentejo C om mu n it y C e nt re Galeria Alberto de Castro, 1130 Dupont St., Toronto. Mais informações pelo te-lefone: 416-537-7766.

pROGRAMAçãO: A Suprema Felicidade - Dia 20 de março - às 18h30 - Suprema felicidade é a

história de uma família de classe média em busca de seus sonhos. Rodado no final dos anos 50 no Rio de Janeiro, o filme acompanha o personagem paulo, dos 10 aos 18 anos, na descoberta do amor e sexo.

O Ú lt imo Vo o d o Flamingo - Dia 17 de abril - às 18h30 - Tzigara é uma pequena vila moçambica-na que sofre as consequên- cias da guerra civil. Um agente da ONU é enviado

para investigar o desapa-recimento de cinco sol-dados da paz vítimas de explosões.

Dia da Língua e da Cultura na CPLP - Dia 7 maio - às 18:00 - Apresentação dos cur-tas-metragens ''A Boleia'' e ''A Ilha das Flores'', fei-ta pelos Cônsules Afonso Cardoso (Brasil) e Julio Vilela (portugal), com apresentação dos músicos Nuno Cristo e wagner petrilli.

Consulados Brasil e Portugal promovem ciclo de cinema em português

nós devemos fazer algumas mudanças transformacionais

sem ser extremos, porque precisamos de uma

recuperação econômica e de renovação, afirmou

charles

Confira a lista dos novos ministros de Ontário:

1 - Premier, Minister of Agriculture - Kathleen Wynne,

2 - Minister of Health, Deputy Premier - Deb Matthew,

3 - Minister of Environment - Jim Bradley,

4 - Attorney General - John Gerretsen,

5 - Minister of Northern Development and Mines - Michael Gravelle,

6 - Minister of Community and Social Services - Ted McMeekin,

7 - Minister of Intergovernmental Affairs - Laurel Broten,

8 - Minister of Training, Colleges and universities - Brad Duguid,

9 - Minister of Municipal Affairs and Housing, Chair of Cabinet - Linda Jeffrey,

10 - Minister of Rural Affairs - Jeff Leal,

11 - Minister of Community Safety and Correctional Services - Madeleine Meilleur,

12 - Minister of Natural Resources - David Orazietti,

13 - Minister of Education - Liz Sandals,

14 - Minister of Government Services, Chair of Management Board - Harinder Takhar,

15 - Minister of Aboriginal Affairs - David Zimmer,

16 - Minister of Tourism, Culture and Sport - Michael Chan,

17 - Minister of Research and Innovation - Reza Moridi,

18 - Minister of Labour - Yasir Naqvi,

19 - Minister of Finance - Charles Sousa,

20 - Minister of Economic Development, Trade and Employment - Eric Hoskins,

21 - Minister of Infrastructure, Transportation - Glen Murray,

22 - Minister of Energy - Bob Chiarelli,

23 - Minister of Citizenship and Immigration - Michael Coteau,

24 - Minister of Consumer Services - Tracy MacCharles,

25 - Minister of Children and Youth Services - Teresa Piruzza,

26 - Minister Responsible for Seniors - Mario Sergio,

27 - Government House Leader - John Milloy.

Kathleen Wynne durante discurso 

de posse

Ministro das Finanças Charles Sousa

|  6  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 7: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

direto de brasíliapOR rodolfo torres [email protected]

A explicação razoávelos bastidores da construção da capital do brasil

para quem não sabe, Brasília tem a forma de um avião. Cidade

planejada tem dessas coi-sas... Não é como uma vi-la que cresce sem nenhu-ma ordem e acaba por ser tornar um figura sem for-ma definida, sendo apenas um amontoado de gente que vai ocupando áreas até então desertas, expandindo por expandir os limites dos municípios. Brasília, que já nasceu capital federal, não tem o formato de avião à toa. Segundo a jornalista brasiliense Solange pereira pinto, Brasília tem a forma de um avião porque a saída para o Brasil é o aeroporto.

Geograficamente, Brasí-lia não passa de um mero interior de Goiás. E já que não é possível se livrar ab-solutamente da geografia, Brasília carrega consigo as dádivas e as mazelas de um outro interior qualquer de Goiás. Dentre os aspectos

negativos, posso citar sem menores dúvidas o clima.

Os programas locais de TV não cansam de entre-vistar autoridades na área

da saúde, explicando que os habitantes de Brasília não devem tomar muitos ba-nhos, nem banhos longos, nem banhos de água quen-te. E ainda aconselham ape-nas a molhar a região geni-tal, axilas e cabeça.Tudo por conta da baixa umidade re-lativa do ar, que anda abai-xo dos 20% nesses dias.

Dentre os aspectos po-sitivos, poderia citar o céu

do planalto Central. Dizem que van Gogh adorava a cor amarela... Se van Gogh esti-vesse em Brasília num pôr do sol qualquer, nem pre-cisava ser um especial, te-nham a mais absoluta certe-za de que teríamos um qua-dro desse pintor holandês como bandeira do Brasil. A morte do sol em Brasília de-ve ser vista, ao menos, uma vez na semana.

Essa cidade foi construí-da em pouquíssimo tempo. JK não economizou para erguer prédios no meio do nada. Trouxe milhares de trabalhadores, em sua am-pla maioria nordestinos, pa-ra levantar a nova capital do Brasil num tempo em que Ipanema era só felicidade.

Naquela época, final da década de 50, as condições de trabalho para os operá-rios da construção civil não eram lá as melhores. Bai-xo salários, péssimas con-dições de trabalho, carga

horária excessiva. Muitos trabalhadores morreram em acidentes nas obras. Outros, segundo relatos seguros, fo-ram mortos, assassinados à bala, e enterrados em valas coletivas. Exigiam melho-res ordenados e estrutura digna para o ofício, e foram fuzilados.

Há quem garanta que de-baixo da Esplanada dos Mi-nistérios, existe uma infini-dade de ossos de candangos da época da construção des-sa cidade. Todos assassina-dos. Há quem garanta, in-clusive, que esses espíritos

atormentam a vida pública nacional, fazendo com que o nosso Brasil seja o que é: uma zona. Quem caminha na Esplanada à noite, e tem um certo nível de mediuni-dade, é capaz de ver vultos e ouvir lamúrias dos anti-gos trabalhadores. E, é cla-ro, há quem diga que isso é um absurdo.

Absurdo por absurdo, prefiro acreditar nas al-mas atormentadas dos tra-balhadores braçais que fo-ram mortos a tiro duran-te a construção da capital da República do que num

sistema que não tem a mí-nima disposição e compe-tência para punir as grandes corrupções.

Temam os vivos. Os mui-to vivos.

Bacharel em Comunicação So-cial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rodol-fo Torres trabalhou na revista Caros Amigos (São Paulo) e atualmente mora em Brasília, onde atuou como consultor de uma agência da ONU e repórter – especializado em tramitação legislativa – do site Congresso em Foco.

JK não economizou para erguer

prédios no meio do nada. trouxe milhares de trabalhadores, em sua ampla maioria nordestinos...

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  7

Page 8: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

linha diretapOR cleida cruz wzmarketingcommunications.com 

Pensando em comprar a primeira casa? Confira como obter o ''down payment''

Quem casa quer casa

Será o fim?

A Coca-Cola, a pepsi e a Dr pepper Snapple vêm se debatendo para reverter o declínio no consumo de refrigerantes nos Estados Unidos, onde as pessoas cada vez mais preferem água, café e outras bebidas. Essa queda vem ocorren-do nos últimos oito anos e com isso as gigantes das bebidas não conseguiram aumentar preços o suficien-te para manter em alta as receitas com a bebida que, até então, era a favorita dos americanos.

Nova mentalidade

Vendas de refrigerante em estabelecimentos comer-ciais caíram no segundo semestre do ano passado, inclusive durante os feria-dos de fim de ano, quando as pessoas costumam com-prar garrafas a mais. O que os analistas do setor andam se perguntando, e com ra-zão, é se essa queda nas vendas será permanente? O problema é que os re-frigerantes, e o açúcar que eles contêm, se tornaram os vilões dos problemas de saúde dos consumidores,

como diabetes e obesidade dos americanos.

A propósito

A geração acostumada a beber refrigerantes está en-velhecendo e os jovens - o mercado tradicional da be-bida - estão hoje se voltando para a água, os energéticos e o café.

Em forma I

Quer ser chefe? Então se mantenha em boa forma física. Novas pesquisas su-gerem que uns quilinhos a mais ou uma cintura um pouco maior afeta a percep-ção que as pessoas têm sobre a liderança de um executivo e sua energia no trabalho. Especialistas em liderança e recrutadores de executi-vos dizem que se manter em forma hoje é um requi-sito virtual para quem quer chegar ao topo da pirâmide corporativa.

Em forma II

Executivos que têm cintura

larga e altos índices de massa corporal tendem a ser vistos como menos eficientes no trabalho, tanto em desem-penho quanto em relacio-namentos interpessoais, se-gundo o Center for Creative Leadership. Ele é considera-do menos capaz por causa de presunções sobre como o peso afeta a saúde e a esta-mina. Aliás, aparentemente nenhum diretor-presidente teria excesso de peso nas em-presas do ranking Fortune 500, segundo Barry posner, um professor de liderança da Faculdade de Administração Leavey da Universidade Santa Clara, USA.

Imagem diz tudo

Os diretores de hoje tam-bém são figuras mais pú-blicas do que seus ante-cessores e precisam estar prontos para as câmeras, bem apanhados ao corte-jar investidores e prepara-dos para responder a uma emergência da companhia. Excesso de peso pode transmitir fraqueza ou falta de controle.

Estágio virtual I

Fazer um estágio de trabalho pela internet sem tirar o pé de casa é uma modalidade que está crescendo bastan-te nos Estados Unidos. A Internships.com, que ofere-ce mais de oito mil estágios virtuais, reportou um au-mento de 20% na demanda por esse tipo de posto no ano passado. Um levantamento da organização junto a 303 empregadores constatou que um terço deles já ofereciam estágios remotos em 2012 ou planejavam fazê-lo a partir deste ano.

Estágio virtual II

Os estágios remotos geral-mente envolvem trabalhar em projetos de pesquisa ou empreitadas de mídia social, e para isso apenas um laptop e uma conexão com a inter-net são necessários. Os está-gios virtuais fazem sentido em um mundo de compa-nhias globalizadas e forças de trabalho virtuais trabalhan-do remotamente. As empre-sas também encontram nos

jovens estagiários uma força de trabalho que sabe bem como administrar uma conta de twitter ou facebook.

Sexo oposto

O site de relacionamentos parperfeito.com.br fez uma pesquisa em dezembro com 2 mil usuários sobre as pre-ferências quando se trata de relação no trabalho. Todos os respondentes preferem tra-balhar com um profissional do sexo oposto, seja como chefe ou como assistente. A grande maioria das mulheres (76%) gosta mais de homens como chefes. Já entre os ho-mens a divisão é quase meio a meio: 51% afirmaram que preferem chefes do outro gênero.

Cleida Cruz é gaúcha, Jornalis-ta e gerente da WZ Marketing Communications. Especializada em comunicação corporativa e marketing digital, Cleida atu-almente realiza diagnóstico e planejamento de necessidades em comunicação corporativa e marketing. Website: wzmarke-tingcommunications.com.

O dia do seu casa-mento será cheio de memórias que

ficarão pelo resto da sua vida. Mas é uma época de muito trabalho, planejamen-to e organização.

Certifique-se de lhe pro-porcionar tempo suficiente para dar conta de tudo. Exis-te o óbvio como escolher o vestido certo e fazer os ar-ranjos, mas há também a ne-cessidade de controlar suas finanças antes e depois do casamento.

Seu planejamento e orça-mento não deveriam ter-minar após seu casamento. Como um casal, vocês es-tarão fazendo planos para o futuro. ӹ Tenha um bom começo 

fazendo um plano finan-ceiro para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

 ӹ Depois  de  casado  vo-cê pode tirar vantagem do Spousal RRSP (Registered Retirement Savings Plan), que irá lhe ajudar para sua aposentadoria. ӹ Se você já tem seguro de 

vida, é uma boa idéia co-locar seu esposo (a) como beneficiário (a). Também é necessário recalcular suas necessidades de seguro, vis-to que você está começando a construir uma família que depende do seu salário. ӹ Se você tem grupo de be-

nefícios ou plano de pensão pela empresa em que você trabalha, é uma boa idéia colocar seu esposo (a) co-mo beneficiário do plano.

Você também deveria in-cluir no seu plano o sonho de comprar uma casa.

Você sabia que o Governo

Canadense tem um progra-ma que auxilia a compra da sua primeira casa?

Ele é chamado Home Buyers plan (HBp), e foi ela-borado para aquelas pessoas que são consideradas com-pradoras da primeira casa no Canadá. Se você se quali-fica para o HBp, você poderá retirar até $25,000.00 do seu RRSp sem engatilhar o im-posto de renda, desde que o montante seja investido por mais de 90 dias, e você com-pre uma casa até a data limi-te estabelecida pelo progra-ma. Também poderão exis-tir outras condições.

Depois que você fizer a retirada do seu RRSp, você deverá contribuir de volta o mesmo montante em um prazo de 15 anos, porém os primeiros dois anos antes da primeira contribuição

necessária, são considera-dos período gratuito, visto que você poderá ter mais despesas do que você ima-gina, com sua nova casa.

Mesmo que você não te-nha o valor investido no seu RRSp, o programa po-derá funcionar para vo-cê. Invista um montante de até $25,000.00, o qual irá engatilhar uma redu-ção de impostos, espere 90 dias, e retire este montante através do HBp. A diferen-ça é que antes você tinha somente $25,000.00 para sua casa, e agora você po-de ter este montante mais a redução de impostos. Isso

pode representar milhares de dólares para o seu “down payment”.

por falar nisso, o progra-ma é baseado no indivíduo, o que significa que você e seu cônjuge podem apli-car, trazendo um total de $50,000.00 para o casal usar no HBp.

Seja feliz no seu casamen-to e na sua casa nova!

* Canada Revenue Agency

Mauricio Dreher, CFP, possui mais de 15 anos de experiência na indústria financeira, tendo certificação reconhecida inter-nacionalmente como Certified Financial Planner. Trabalha com

Investimentos e Seguros, com ên-fase em estratégias de Redução de Impostos na Canfin Financial Group. Bus: (905) 829-0094 ext 528 or Cell: (416) 876-3644

As declarações contidas neste ar-tigo são baseadas em material que acredita-se ser confiável e serve ape-nas para a informação geral. Onde estas declarações são baseadas no todo ou em parte em informações providas por terceiros, elas não têm a garantia de serem corretas ou completas. As informações não têm a intenção de prover conselho específico ou personalizado incluin-do, sem limitações, investimento, financeiro, legal, contábil ou de impostos.

Finanças | FinanCespOR mauricio dreher [email protected]

|  8  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 9: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Cotidiano | everyday liFepOR stéPhanie Pires  [email protected]

Quando crescer fica mais difícil do que pensávamos

Há momentos que mudam a gente. Situações tão cho-

cantes, definitivas, marcan-tes, que causam uma me-tamorfose imediata. E não tem volta. Não há como evi-tar a mudança, nem mesmo há chance de reverter seus resultados.

Quando acontece, todas as nossas células se reestru-turam, criando um campo magnético que arrepia os pelos. As pupilas se con-traem e se dilatam num repente. Muda-se a postu-ra do corpo e a expressão no rosto ganha rigor, uma luz, um amadurecimen-to. pelo menos é assim que imagino que esse momen-to seria descrito se flagrado por uma câmera de filma-gem super potente, com ri-queza de detalhes em slow motion.

Mas a verdade é que es-sa mudança instantânea é quase invisível. Como uma

revolução imperceptível ao olhar, mas explosiva por dentro. Você sente, e sa-be que está diferente. Uma mutação que as pessoas ao seu redor até captam, mas ninguém consegue definir

o que exatamente mudou.Senti isso no meu pri-

meiro beijo. O mundo que imaginava e a realidade se chocaram numa descarga elétrica que só eu percebi mas que, de tão forte, pa-recia ter alterado a inércia do universo. Eu corri pa-ra um espelho e me enca-rei com olhos fixos. No en-tanto, não havia nada além da minha mutação interna, que me envelheceu anos até que deixei de ser criança.

Foi a mesma sensação quando meu pai me treinou para que eu fizesse sozinha o trajeto escola/casa. Eu sa-bia que ele estava passos atrás de mim, observando minhas estratégias ao atra-vessar as ruas e escolher meus atalhos na calçada. Mesmo assim, eu comecei aquele caminho como uma pessoa e terminei como ou-tra, uma versão de mim or-gulhosa e independente.

Anos depois era minha mãe, depois de um abraço apertado, entrando em um elevador para ir embora, me deixando para trás com um apartamento que era o meu canto, e não mais um ninho seguro, protegido pe-los meus pais, os adultos. Foi uma revolução pessoal que imediatamente me dei-xou mais forte, mais focada, responsável pelo meu pró-prio destino.

Minhas metamorfo-ses também vieram com

traumas. Aquela pessoa que te ofende, uma tragédia que te pega no susto, o projeto fracassado que você jura-va que ia dar certo. Situa-ções que criam as mini ru-gas, deixam nossa pele um tanto mais escaldada, forta-lecem mais um pouco nos-sa armadura. Foram as re-voluções interiores que me

tornaram uma pessoa que “sabe das coisas”.

É assim que a gente cres-ce, amadurece, evolui, cria e molda caráter. Cada uma dessas explosões internas adicionando mais um pou-quinho de areia que even-tualmente vira uma enor-me duna, majestosa, cheia de personalidade. Uma

revolução e você não é mais criança, nem mais adoles-cente, nem mais adulta. E aí você deixa de ser filha e passa a ser a esposa, a mãe, a avó... a dona de si.

Nordestina emigrante. Escor-piana. Graduada em Jorna-lismo. Pessimista, às vezes. Inconstante.

Revolução interna

Carona e o meio ambiente Cidadania, uma prática que pode fazer a diferença

O uso do carro gera conforto e facilida-de, isso está mais

que claro, então por que não aproveitar para redu-zir os custos? Você já fez as contas de quanto gasta por mês com combustível, ma-nutenção e estacionamento? Dividir o espaço no veículo pode ter muitas vantagens, para os motoristas a econo-mia com as despesas do car-ro, para os passageiros mais comodidade, para trânsito menos veículos circulando e para o meio ambiente a re-dução de emissão gases.

A carona é uma medida importante para colaborar com o meio ambiente, afi-nal, menos carros na rua é sinal de menos trânsito, menos combustível, menos poluição, menos estaciona-mento, igual a qualidade de vida.

A prefeitura de Toronto estimula a prática e oferece aos moradores da cidade o

site “Smart Commute” (ht-tps://toronto.carpoolzone.smartcommute.ca/en/my/index.php) nele você inclui seus dados e encontra pes-

soas que estão oferecendo ou pedindo carona. O in-centivo público vai além, com as pistas exclusivas pa-ra veículos com um ou mais passageiros (HOV – high-occupancy vehicle) já que grande parcela de pessoas que circulam nos horários de pico estão sozinhas no carro. Este apoio também vem de algumas empresas

privadas, que oferecem va-gas exclusivas para funcio-nários que dão carona e promovem a prática em sua comunicação interna. Esta é outra vantagem, se você não gosta de idéia de encontrar um motorista ou ocupantes para seu carro pela internet, pode começar com os cole-gas de trabalho ou vizinhos.

Entre os benefícios am-bientais e financeiros é im-portante ressaltar a socia-lização que a carona per-mite. Fazer amizades nem sempre é uma tarefa fácil e o uso eficiente do seu veí-culo multiplicam as opor-tunidades de estar em con-tato com pessoas, interagir, conversar, descobrir inte-resses comuns e quebrar o individualismo.

Vale frisar que saber quem é o seu companheiro de trânsito é fundamental pa-ra o bom convívio. pergun-te onde ele trabalha, o que faz, onde mora. Combine o

pagamento, datas e custos, com antecedência para não haver divergências. Com tu-do combinado e esclarecido as chances de problemas fu-turos são minimizadas.

Sendo o motorista ou pas-sageiro existem regras bási-cas de conduta e comporta-mento, afinal você não vai fumar dentro do carro, ou-vir música no último volu-me, falar ao celular ou di-rigir sem segurança. Certo?

Ser um cidadão ambien-talmente responsável é pen-sar na qualidade de vida de hoje, mas principalmente das gerações futuras. A con-servação do planeta depen-de da ação de cada indiví-duo para que estas atitudes promovam resultados sig-nificativos ao planeta. para o desenvolvimento susten-tável é necessária a parti-cipação coletiva, avaliar os comportamentos e buscar

soluções menos agressivas e mais inteligentes: carona é uma delas.

Rafaela Freitas é paulistana e mora em Vancouver, BC. É ba-charel em Comunicação Social, com especialização em Business & Marketing e pós-graduada em Comunicação Organizacio-nal. Atuou como assessora de imprensa nas áreas de cultura, comportamento, meio-ambien-te, internet e automotivos.

Fazer amizades nem sempre

é uma tarefa fácil e o uso eficiente do seu veículo multiplicam as oportunidades de

estar em contato com pessoas, interagir,

conversar...

ComPortamento | liFe stylepOR rafaela freitas [email protected]

uma revolução e você não é mais

criança, nem mais adolescente, nem

mais adulta

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  9

Page 10: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

religião | religionpOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

É nesta quinta-feira, dia 28, que a Igre-ja Católica passará

por uma das grandes mu-danças em sua história, com a renúncia do papa Bento XVI a seu pontifi-cado. A renúncia de Bento XVI é uma decisão inédita na Igreja e o comunicado foi feito em latim durante uma assembléia de carde-ais, realizada no dia 11 de fevereiro, na qual se discu-tia um processo de canoni-zação. Bento 16 disse que deixará o cargo devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exer-cer a função.

“Após ter examinado pe-rante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela ida-de avançada, já não tenho forças para exercer adequa-damente o ministério petri-no”, disse o papa. Segundo ele, “no mundo de hoje, é necessário o vigor tanto do corpo como do espírito, vi-gor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal

forma que ei de reconhe-cer minha incapacidade pa-ra exercer bem o ministério que me foi encomendado. por esta razão, e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu de-claro que renuncio ao mi-nistério de Bispo de Roma, sucessor de São pedro”, de-clarou o pontífice.

O cargo agora ficará va-go até a eleição do próximo papa, “um período de ‘sede vacante’”, afirmou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

A saída do papa será transmitida pelo Centro de Televisão do Vaticano, que fornecerá imagens úni-cas da mudança de Bento XVI, ainda pontífice, para a residência de verão dos papas, em Castel Gandol-fo, onde ainda poderá apa-recer na janela do palácio para uma última saudação aos congregados antes da renúncia oficial às 20h pm.

A decisão gerou reações em todo o mundo, em particular na Itália, onde

a imprensa tem publicado uma série de reportagens sobre uma trama de cor-rupção, sexo e tráfico de influências no Vaticano, o que ofusca o Conclave para a eleição de um novo papa.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi,

rebateu 'a desinformação e, inclusive, as calúnias', sobre possíveis intrigas na cúpu-la da Santa Sé e a existência do chamado 'lobby gay' pu-blicadas na imprensa.

O cardeal alemão Joseph Ratzinger foi eleito papa em 19 de abril de 2005, em

substituição a João paulo 2º, que havia morrido em 2 de abril de 2005. Bento 16 é o 265º papa e foi o pri-meiro a ser eleito no século 21. Ele assumiu o posto em meio a um dos maiores es-cândalos enfrentados pela Igreja Católica em décadas

– o escândalo de abuso se-xual de crianças por cléri-gos. Líder da Congregação para a Doutrina da Fé, Ben-to 16 contou com o apoio das alas mais conservado-ras da igreja à época de sua escolha como sumo pontífice.

A sucessão de Bento 16 será decidida por meio de um con-clave, que pode ser realizado antes do prazo anteriormente estipulado (15 de março), devido as alterações na legisla-ção da Igreja Católica, feitas por Bento XVI e publicadas ontem (25). A decisão de antecipar ou não as eleições, será tomada pelos cardeais, mas como regra básica todos os eleitores devem estar presentes no Vaticano para o ato. A deliberação só será anunciada após a saída do pontífice.

A realização do conclave é feita após um cortejo da Capela Paulina para a Capela Sistina, onde os cardeais entram em um isolamento para evitar influências externas. Nesse momento não são permitidos telefones, jornais, cartas ou emails, ou pessoas de fora.

79 anos é a idade limite para votar e ser votado. 120 é o li-mite de cardeais eleitores, mas somente 115 são esperados para o conclave. Nove cardeais serão sorteados para serem divididos em três escrutinadores (quem conta as cédulas), três revisores (quem conta as cédulas pela segunda vez) e três infirmari (recolhem as cédulas dos ausentes).

A cerimônia pode durar horas ou dias. A princípio será re-alizada uma votação e posteriormente quatro sessões ao dia. Se a decisão não for tomada em três dias, deverá ser feita uma pausa de um dia para oração e reflexão, que será

seguida por sete votações. Esta sequência pode ser repe-tida três vezes.

Após a votação, os votos são lidos em voz alta e enfileira-dos por uma linha. Se houver indefinição, as cédulas são queimadas juntas com uma palha úmida para que saia uma fumaça preta. Se o papa for eleito, apenas as cédulas são queimadas, gerando uma fumaça branca que é o anúncio de que o papa foi escolhido. Após o resultado, o decano dos cardeais pergunta ao eleito se ele aceita o cargo. O cardeal então escolhe seu nome como pontífice e o novo papa é anunciado para a multidão com a frase 'habemus papam'.

Novos rumos da Igreja Católicabento Xvi renúncia seu posto de pontífice nesta quinta-feira

Papa Bento xVI

Os cinco brasileiros cardeais

1) Raymundo Damasceno 76 anos, Arcebispo de Aparecida

2) Dom Cláudio Hummes 78 anos, Arcebispo de São Paulo

3) Odilo Scherer 63 anos, Arcebispo de São Paulo

4) João Braz de Aviz 64 anos, Arcebispo de Brasília

5) Dom Geraldo Majella Agnelo 79 anos, Arcebispo de Salvador

Como será a escolha do novo papa

|  10  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 11: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

imóvel | real statepOR tony silVa [email protected]

Tratamento Facial » Microdermobrasão e rejuvenecimento » Limpeza de Pele » Pré e pós cirugia

Tratamento Corporal » Drenagem linfática,

Gordura localizada e celulite » Pré e pós cirugia (plástica e gestante)

estética facial& corporal

www.habitowellness.caFACEBOOK : Elza Fontebasso

Elza (647) 968.4702426 Queen Street West, Toronto ON

PROMOÇÃO: apresente este anúncio e pague apenas $45 na MASSAGEM

Crise nas Dívidas?Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos?

Oferecemos flexíveis formas de pagamento

Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência).

NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

MONICA G. STANLEYEstate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor

Rumanek & Company Ltd Administradores de Propostas, Consolidação de Dívidas e Trustee de BancarrotaHEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 www.rumanek.com

[email protected] Line: 416-452-3751416-665-3328 (DEBT)Fala-se Português e Inglês

Etobicoke | Mississauga | Scarborough | Toronto Downtown | Toronto Midtown | Barrie | Creemore | Niagara Fal ls

É hora de deixar o medo de lado e investir na compra da casa própria

Se você está em cima do muro sobre ter ou não casa própria,

agora é a hora de dar um salto. Não se deixe intimi-dar pela imprensa negati-va e não deixe de possuir uma das maiores alegrias da vida.

Dê uma olhada em algu-mas razões pela qual ter ca-sa própria é ótimo!

1. Valor. Quando você paga aluguel, você nunca vê o dinheiro outra vez. É forro de bolso do proprie-tário. Sim, comprar uma casa pode vir com alguns custos iniciais (entrada, custos de fechamento, ins-pecções), mas você vai fa-zer o dinheiro de volta ao longo prazo no patrimônio. Historicamente, as casas tem valorizado em cerca de 4 a 6 por cento ao ano. Algumas áreas ainda estão experimentando taxas de

apreciação normal. para as áreas que a valorização tem sido mais difícil desde a re-cessão, especialistas acham que o mercado imobiliário vai se recuperar. Casa pró-pria é sobre a construção de riqueza a longo prazo.

2. Relacionamentos: quando se aluga, pesso-as tendem a ver seus vizi-nhos rapidamente. Algu-mas pessoas assinam con-tratos de arrendamento por um ano, enquanto outros estão na comunidade por termos muito mais curto.

Complexos de apartamen-tos também tendem a ter menos espaços comuns compartilhados para que as pessoas possam se encon-trar, cumprimentarem-se, e socializar. proprietários de casas, no entanto, têm quintais, trilhas para cami-nhada, piscinas ou comu-nidade e clubhouses onde podem passar o tempo e se conhecer uns aos outros. Moradores vizinhos mo-ram por muito mais tem-po (pelo menos três a cin-co anos se esperam recupe-rar os seus custos de fecha-mento). Isso significa mais tempo para desenvolver re-lacionamentos. A pesquisa mostrou que pessoas com relacionamentos saudáveis têm mais felicidade e me-nos estresse.

3. previsibilidade: bem, enquanto você tem um prazo de taxa fixa em sua

hipoteca ela é previsível. A maioria das pessoas que compram casas hoje sabem que uma taxa fixa é a me-lhor escolha. Isso significa que o valor do pagamento é fixo para a vida do ter-mo. Se o seu pagamento de hipoteca é de 500 dóla-res hoje, então ainda será $500 por mês em 10 anos. Isso facilita com o orça-mento e ajuda a ter planos financeiros sólidos. Casa própria, porém, geralmen-te vem com uma tabela de gastos previsíveis. Mes-mo as grandes compras são previsíveis. Você sabe que a maioria dos telhados duram mais ou menos 15 anos. Você sabe que a cada ano você vai precisar ter as calhas limpas, e assim por diante.

4. propriedade: Ok, este é um dado. Casa própria significa você "possuir" a

sua casa, que vem com al-gumas vantagens incríveis. Você pode renovar, actua-lizar, pintar e decorar a seu gosto. Você pode plantar árvores, instalar uma pis-cina, ampliar o pátio, ou fazer decoração para refle-tir as suas tradições. A rea-lidade é esta: “é a sua casa” e você pode personalizá-la ao seu gosto. A maioria das pessoas que alugam es-tão presas com as mesmas paredes bege e tapete bege que foi decoração de apar-tamento standard por 20 anos. Agora é sua chance de dar seu toque e deixar a sua casa falar.

5. Bom Negócio: é um grande momento para comprar, as taxas de juros estão em mínimos históri-cos. Estamos falando de 4% em vez de 6% ou superior, isto significa uma grande

economia para os compra-dores de hoje. Se você tem renda fixa e o suficiente pa-ra uma boa entrada, então não se esqueça de falar com o seu agente imobiliário lo-cal para que o informe so-bre os variados tipos de ca-sas, e de preços que há em sua área. Casa própria pode ser uma alegria real. É hora de descer do muro e entrar para uma linda casa, a sua.

Há 22 anos no Canadá, o ca-rioca Antonio (Tony) Silva é Corretor Imobiliário licencia-do pelo Real Estate Council of Ontario (RECO) e membro do Toronto Real Estate Board (TREB), Ontario Real Estate Association (OREA) e Cana-dian Real Estate Association (CREA). Tony trabalha como representante de vendas da Re/Max 2000 Realty Inc., Brokera-ge. Contato: (416)656-3500 ou (647)409-6624.

Lar doce lar

É um grande momento para

comprar, as taxas de juros estão em mínimos

históricos. estamos falando de 4% em vez de 6% ou superior

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  11

Page 12: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

destaques | highlightsDA REdAção

carnaval De gala no coPacaBana PalaceO Baile de Gala do Copacabana Palace é uma festa que se perpetua, e onde famosos,

empresários e representantes da sociedade carioca e de outros estados, bem como integrantes da elite internacional se reúnem todos os anos para comemorar o carnaval. A proprietária e o administrador do Brasil News, Tania Nuttall e Fernando Goscinscki, respectivamente, marcaram presença no evento, que aconteceu dia 9 de fevereiro e recebeu figuras ilustres

como o príncipe Albert de Mônaco e o cantor coreano Psy, intérprete da música ''Gangnam Style''. Realizado desde 1924, este ano o Baile foi uma homenagem a Sherazade e seus contos

Mil e Uma Noites. O tema esteve refletivo na decoração dos salões do hotel, com desenhos em tons de rosa, preto e dourado. Para animar os presentes, ritimistas e passistas, além das

tradicionais marchinhas de carnaval, foram destaque na noite.

Re/Max Legacy Realty Inc., Brokerage

100 City Centre Drive, Unit 1-702, Mississauga, ON L5B 2C9 O: (905) 272-5000 · Fax: (905) 272-5088

Luiz Godinho, I.R.E.SG2 TEAM - Sale Representative

Dir: (647) 921-0110www.G2TEAM.ca

CASA NOVA. VIDA NOVA. G2TEAM agora de casa nova, Re/Max Legacy!Mude você também. Conte conosco na compra e venda da sua casa.

Pensando em vender ou investir no Brasil? Ligue já e pergunte como a G2TEAM pode te ajudar.

Disclaimers: Not intended to solicit business currently listed or buyers under contract.

www.lawrenceparkdental.com

Cristiane, Cantor Psy e Tania Nuttall

Convidados foram devidamente

caracterizados

Diretor Wolf Maia

Convidados estrangeiros na folia

Luiza Rabello, "Luiza do Canadá"

|  12  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 13: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Publication: Brazil News (Portugese)Description: GIU Scarboro Missions: “Somos missionários” Layout 1ASize: Quarter Page Colour/ 4.94” x 7.0”Run Dates: November, 28, December 04, January 08,22/ in February 05, and 26, 2013

Sereia Kelly Estrada fazendo sucesso

entre os convidados

Máscaras foram adereços muito

utilizadosCristiane, Cantor Psy e a corretora da Remax, Cintia de Souza,

presente no carnaval do Copacabana a convite de Tania Nuttall

Ator Marcus Caruso

Marchinhas de carnaval fizeram a alegria dos

presentes

Celebrando 11 anosa serviço da comunidade brasileira

2002 - 2013

1452 Dundas St. West Toronto - ON

Brasil Travel sua agência de Viagens

www.brasiltravel.ca [email protected]

416 537.0123

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  13

Page 14: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

esPeCial | sPeCial

Num momento es-pecialmente exi-gente da econo-

mia, o papel das mulhe-res na liderança é decisivo. Reconhecer aquelas que se destacam por contribuírem para o futuro do país é uma forma de dar a devida im-portância à sua liderança.''O sucesso independe do lugar onde se nasceu ou cresceu, está relacionado com o seu compromisso pessoal em crescer, aproveitar e valo-rizar as oportunidades que a vida lhe oferece''. Essa é a opinião da Diplomata wan-ja Campos da Nóbrega, Em-baixadora em Bangladesh, mãe de Nina e Alice, irmã de Mônica, Ricardo e Kiko, e filha de wanice e Raimun-do, e a convidada especial do Brasil News para uma entrevista em homenagem ao Dia Internacional da

Mulher que será celebrado no dia 8 de março.

Conte-nos um pouco so-bre a sua trajetória profis-sional.Sou diplomata brasileira de carreira, isto significa que, depois de ter me formado em Relações Internacionais pe-la Universidade de Brasília, prestei o concurso público pa-ra a Academia Diplomática Instituto Rio Branco, que é o único e obrigatório instituto acadêmico formador de di-plomatas brasileiros. Tenho 28 anos de carreira, portan-to, já trabalhei em diversas Embaixadas e Consulados, tais como Suriname, Paris, Argel, Roma, Washington DC e Toronto. Agora fui de-signada Embaixadora do Brasil em Bangladesh, pa-ís que faz fronteira com a Índia.

Houve  alguma  discrimi-nação por ser mulher, que tenha dificultado seu su-cesso?Não me recordo de nenhuma discriminação pelo fato de ser mulher. O ambiente no Itamaraty – como é conheci-do o Ministério das Relações Exteriores do Brasil – é mui-to profissional e competitivo.

O foco no nosso trabalho é mais meritório e o fator de-terminante da ascensão pro-fissional é a competência. Além do mais, o Ministro

das Relações Exteriores, Embaix ador Antonio Patriota, até mesmo por sua história familiar – sua espo-sa é funcionária de um orga-nismo internacional, tem ir-mã, cunhada e sobrinha di-plomatas -, valoriza muito o trabalho das mulheres diplo-matas, inclusive a sua chefe de gabinete é uma colega di-plomata. Cabe lembrar, ain-da, que vivemos um momen-to histórico com a presidên-cia da República exercida pela primeira vez por uma mulher, a Presidenta Dilma Rousseff, portanto, uma pos-tura de discriminação contra a mulher profissional iria na contramão da história.

o que mudou na situação das mulheres no mercado de  trabalho  nos  últimos anos?Acredito que as sociedades

de modo geral estão se cons-cientizando cada vez mais da importância fundamen-tal que o trabalho das mu-lheres exerce em diversos meios. Dessa forma, seja qual for a profissão em que esteja engajada, tanto as mulheres quanto os homens passaram a ter uma me-lhor valorização dos papéis

a serem desempenhados por cada um.

Como gerenciar uma car-reira e, ao mesmo tempo, não abrir mão de outros papéis  fundamentais  da mulher, como a materni-dade?Não vou dizer que é fácil, mas é possível. E é possível

A Comunidade Evangélica Restaurando Toronto foi criada na visão de Deus de trabalhar com aqueles que estão feridos, abatidos, desacreditados, decepcionados e endividados. (1 Samuel 22: 1-5).

Venha louvar a Deus conosco, venha para nossa comunidade.

Endereço:

RESTORING TORONTO EVANGELICAL COMMUNITY  1871 Weston Roadm, Toronto, On. M9N 1V9 (Esquina com a Lawrence)

Finalmente uma Igreja diferente na nossa comunidade.

HORáRiOs dE cuLTOs: 

Domingo de 18:30 - 20:30

Sexta Feira culto de oração e estudo Bíblico de 19:30 - 21:30

tenho 28 anos de carreira, portanto,

já trabalhei em diversas embaixadas e consulados, tais como Suriname, Paris, argel, roma, Washington

Dc e toronto

Filha, mãe e profissional. Como é para a embaixadora Wanja da nóbrega ser "várias" em uma só

Dia Internacional da Mulher

Diplomata wanja da Nóbrega

|  14  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

pOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Page 15: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Garden City Realty Inc., Brokerage 416 828-5990Um corretor brasileiro, honesto e competente

FRANK PENNERCorretor/Broker

647-221-2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende. Ofereço avaliação grátis de seu imóvel e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 25 anos de experiência.Ligue para saber suas opções.

Lindo apartamento! Venha ver o melhor apartamento do prédio com 2+1 quartos, completamente renovado, cozinha com balcão de granito, piso de Madeira, 2 banheiros, lavanderia e muito mais.

ApenAs $224,900.00

25 anos de

experiência e

integridade

na medida em que a pessoa assume o compromisso - an-tes de mais nada - com ela mesmo, em conjugar as duas funções, de profissional e de mãe. Na verdade, a mulher tende a desempenhar muito mais do que esses dois pa-péis, de mãe e de profissio-nal, pois na maioria das ve-zes, também é filha, amiga, companheira e desempenha papéis sociais. Enfim, é bas-tante complexa a posição da mulher no mundo de hoje, mas repito, é compatível e gratificante.

 os homens estão muito mais abertos a assumirem a ausência de suas esposas, dividindo com elas a res-ponsabilidade para com os filhos e o trabalho domés-tico. Esse quadro positivo mostra que está chegando ao  fim a guerra entre os sexos?Sempre fui criada e tra-tada pelos meus pais, tias e tios da mesma maneira que meus irmãos e primos eram. Minha irmã Mônica e eu tivemos as mesmas

oportunidades de estudos, estímulos e também cobran-ças, independentemente se éramos meninas ou meninos. Nunca sofri em casa nenhu-ma discriminação por ser mulher, portanto, não pos-so transmitir nada diferente para as minhas filhas, mui-to menos aceitar outra reali-dade. Mas, percebo que, em geral, os homens atualmen-te têm mais consciência do peso do trabalho doméstico conjuminando com a profis-são de suas mulheres e com-panheiras e, portanto, ten-dem mais naturalmente a di-vidir as tarefas domésticas e familiares. Também observo que os homens, de certa for-ma, participando mais ati-vamente dessas atividades se sentem mais livres, úteis e começam a descobrir que eles podem assumir outras tarefas simples que gostam e que lhe dão enorme e inespe-rado prazer, como cozinhar ou participar das tarefas es-colares dos filhos.

o fato de muitas mulhe-res optarem pelo trabalho 

doméstico,  de  fazer  em casa  uma  série  de  coisas gratuitamente  por  amor à família faz com que ela não seja valorizada em ne-nhum tipo de atividade?Acho que é justo o opos-to. A dedicação da mulher e seu sucesso em conciliar

essas atividades são fatores de admiração e reconheci-mento, a começar pelos pró-prios filhos e companheiros, que percebem e valorizam o seu sacrifício, luta e – o mais importante – o amor à famí-lia. Este é o ponto de partida e o de chegada. Sem amor, nada vai para frente! Acho um equívoco pensar como um trabalho gratuito, pois

o trabalho doméstico é caro e mesurável. Basta lembrar que a hora de trabalho de uma faxineira em Toronto pode chegar até $ 20. Na verdade o trabalho domés-tico exercido por um dos membros da família é uma enorme contribuição para o orçamento doméstico.

o papel do Estado é fun-damental para a inserção das mulheres no mercado?Acredito que sim, embora não possa ser o único res-ponsável pelo “sucesso” ou “insucesso” das mulheres. Mas o Estado tem um im-portante papel a desempe-nhar na medida em que po-de estimular, criar e desen-volver políticas sociais de igualdade de gênero, valori-zação da mulher, combater à violência doméstica, buscar maior representação políti-ca do segmento feminino da sociedade, garantir escolari-dade para as crianças, e, se possível, creche para as mães trabalhadoras, combater e punir trabalho escravo ou a ilegalidade de trabalhadores,

entre outras coisas. Enfim, a lista pode ser imensa, mas sempre volta para mim o ponto inicial que cabe ao in-divíduo buscar o seu nicho, combater a ilegalidade e co-brar resultados dos políticos em que votam.

Mesmo após anos, a vio-lência  contra  a  mulher ainda é um assunto per-tinente. Quais iniciativas devem ser  tomadas para mudar essa realidade?Infelizmente esse é um tema recorrente e parece ser inde-pendente do grau social, de escolaridade ou financei-ro da vítima e do agressor. O combate à violência con-tra mulher que pode ser do-méstica, mas também profis-sional e até mesmo escolar, pode e deve ser combatido enfrentando-a, denuncian-do-a e, sobretudo, educan-do as novas gerações para não aceitar situações cons-trangedoras que podem evo-luir para violência física ou moral. Hoje em dia há um crescente número de grupos de apoio, governamentais e

não-governamentais, que podem auxiliar, apoiar e orientar as mulheres antes que se chegue em um ponto extremo. É preciso ter cora-gem para denunciar e para recusar os maus tratos. Não é fácil. No Brasil, por exem-plo, estamos progredindo muito nesse aspecto, e ca-be ressaltar a Lei Maria da Penha como um exemplo de progresso muito importante nesse triste tema. Além dis-so, disponibilizamos número de telefone para denúncias, que tem sido responsável pelo crescimento significati-vo de denúncias contra vio-lência de mulheres. Também merece ser citado no campo institucional a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que tem atuado para mudar a realidade brasileira.

Quais  as  recomendações para as mulheres brasilei-ras que desejam ter sucesso?Estudar, estudar e estu-dar. Não acreditar em “sor-te” mas sim em competên-cia, em qualificação e em trabalho.

o combate à violência contra

mulher que pode ser doméstica, mas também profissional e até mesmo escolar, pode e deve ser combatido, sobretudo,

educando as novas gerações...

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  15

Page 16: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Higher Standards Agents... Higher Results! TM

c or r e t or a d e i m ó v e i sPaula SouzaPlanejando alugar, comprar ou vender seu imóvel? Não perca tempo! Ligue agora!

647-987-5755

HomeLife Warranty

Garantia e

proteção ao seu

investimento

por um ano!

Consulte-nosWebsite: www.paulasouza.ca E-mail: [email protected]: www.facebook.com/PaulaSouzaRealtor

Lentes de Contato Coloridas $19,99 1 par* Lentes de Contato Transparentes $29,99 3 pares*

Exames de vista para crianças e idosos grátis*

Ligue já e marque sua ConsuLTa atendimento de segunda a sábado

All Insurance UNION, City of Toronto - ODSP, Social Assistance

ÓTICA oCuLista exAmes de vIsTA

647 349.9394  1165 St Clair Ave. WestQuase esquina com Dufferin próximo ao 7 Eleven

416 915.9394  2267 Islington AvenueRexdale Mall unit#1 oposto ao Wal-Mart

*com

rest

riçõe

s

azuL azuL safira Verde Cinza

oFeRta esPeCiaL: Você pode fazer os óculos de grau dos seus familiares no Brasil

10

.......

............................................................

.......

......

..... 10YEARS

CELEBRATINGCELEBRATING

TE N Y E A RS

CELEBRATING

10YEARS

Nadia Silva, Ramal 230Toll Free: 1-866-746-6722e-mail: [email protected]

www.mellohawk.com

Tel: +1-416-465-3459 2740 Matheson Blvd East Unit 5Mississauga, ON, L4W 4X3 Canada

Your Cargo is Our Cargo

Frete Aéreo, Marítimo e liberação de Alfândega

Oferecemos armazenagem para seus bens pessoais

Carga consolidada todos os meses para o Brasil

Número 1 em mudanças para o Brasil há 10 anos

|  16  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 17: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Aulas regulares: SegundA-QuintA

14:00 - 16:00 ou 16:00 - 18:00 ou 18:30 - 20:30

LEARN ENGLISH

416 935.0011w w w . i l a c n i g h t s c h o o l . c o m

Melhor preço da cidade !!!

� GeNeral eNGliSh � power Speaking & listening � ToeFl preparation � advanced english for Success � Business english � ielTS preparation

$325/4 semanas

Matricule-se por

8 semanas e ganhe

2 de gRAÇA!!

771 YoNGe ST. (YoNGe & Bloor) e-Mail: [email protected]

aT NiGhT School

Melhore seu inglês! Melhore sua vida!

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  17

Page 18: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

D o v e r c o u r t Fa m i ly D e n ta l984 Bloor Street West Toronto, ON M4R 1L8 (Esquina com Dovercourt)416 538 4828

Dra. Verônica YoshiuraDENTiSTa fORMaDa pELa UNivERSiDaDE DE SãO paULO

 odontologia geral e cosmética implantes clareamento de dentes atendimento de emergência aceitamos a maioria dos seguros dentários

cuidando da saúde de seus dentes

O carnaval do Brasil é cheio de curiosi-dades. Em cada es-

tado, cada região, uma tra-dição diferente transforma a festa em um grande even-to. E esse encontro de tra-dições e cultura tem sido bem representado pelas fes-tas de carnaval organizadas por Angela Mesquita. Em sua oitava edição, o Carna-val 2013, realizado no dia 9 de fevereiro, foi um grande espetáculo de demonstra-ção da cultura brasileira.

Coube a responsável pe-lo evento Angela Mesqui-ta e ao decorador Luís de Castro a função de reme-ter o público presente no Paramount Conference and Event Venue a cidade do Rio de Janeiro - estado escolhi-do para representar o car-naval esse ano.

A abertura oficial foi o grande momento da noite. Os convidados presentes literalmente deram espaço para receber a porta-Ban-deira e o Mestre-Salas que com a Bandeira do Brasil le-varam o público ao delírio. Em seguida, as passistas de-ram um show à parte, quan-do uma a uma adentrava ao salão principal deixando os presentes sem palavras com a beleza das fantasias. A apresentação durou tempo

suficiente para que a de-monstração de amor a nos-sa cultura fosse elevada.

Como prometido por An-gela, não faltou música pa-ra animar a festa, que foi encabeçada pela Batuca-da Carioca, Cibele Iglesias, Salviano pessoa e DJ Simba. Os brasileiros não fizeram feio e a pista ficou lotada a noite inteira.

A Miss Brazil Canadá 2012, Daniela Correia, mar-cou presença no carnaval e realizou o sorteio de uma passagem para o Brasil, que foi oferecida pela agência de trusimo Brasil Travel.

''Eu e Luís de Castro, gos-taríamos de agradecer a to-dos os patrocinadores, ar-tistas, amigos, voluntários e ao público maravilhoso, que juntos tornaram esta edição inesquecível'', declarou An-gela após o evento.

Comunidade | CommunitypOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

FOTO

S: D

AVE

BURK

E

Cultura brasileiraComunidade apresenta carnaval carioca aos canadenses

Repórter Juliano D' Lucca, Cônsul Afonso Cardoso, peter Hawkins, Angela Mesquita,

Arnon Melo e Solange Cardoso

Cantores Cibele Iglesias e Salviano pessoa

|  18  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 19: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

Mais de 9 milhões de pessoas em todo mundo já

foram atentidas por ele. Sua reputação atravessou fron-teiras e atraiu famosos co-mo a apresentadora Oprah winfrey e a atriz Shirley MacLaine. O humorista Chico Anysio, a apresen-tadora Xuxa e o presiden-te venezuelano Hugo Chá-vez, também foram trata-dos por ele e até mesmo o autor wayne Dyer lhe atri-buiu a cura a leucemia. O fenomêmo responsável por toda essa movimentação é o médium João de Deus, que pela primeira vez vem ao Canadá para um en-contro com seus seguido-res internacionais.

O encontro com o mé-dium acontecerá na cida-de de Toronto, no próxi-mo mês de março. Serão três dias de meditação es-piritual e cura. No primeiro dia, os participantes serão divididos em dois grupos, que irão se revezar entre apresentações e correntes

de meditação. As pessoas escolhidas para uma in-tervenção espiritual serão convidados a voltar na ma-nhã seguinte.

João de Deus é reconhe-cido por seus poderes de cura. São inúmeras as his-tórias de pessoas descar-tando suas cadeiras de ro-das e muletas. O médium faz cirurgias espirituais, após incorporar “entida-des” - como são chamados os bons espíritos. Também há procedimentos com cor-tes, realizados com facas e tesouras e uma agulha com algodão cheio de água flui-dificada - água abençoada

-, mas sem o uso de téc-nicas de medicina. As ci-rurgias podem durar até 15 minutos. Normalmente os pacientes permenecem em silêncio e após o tér-mino são encaminhados para uma sala de repouso. ''Deus é o único que cura, eu sou apenas um instru-mento nas mãos divinas", explica João de Deus.

Na maioria das vezes, só se submete à cirurgia com corte quem já frequenta a casa há algum tempo. Após 40 dias, as pessoas opera-das voltam para uma con-sulta e se a recuperação foi bem-sucedida, os pacientes recebem alta e são instruí-dos a fazer todos os exames necessários para constatar a inexistência da doença.

O médium João de Deus é contra o abandono da medicina tradicional, tam-pouco prega doutrinas. Ele frequenta a Igreja Católica semanalmente, é devoto de Nossa Senhora e Santa Rita de Cássia. Segundo ele, não importa qual a sua religião,

o importante é trabalhar em prol da cura espiritual e em nome de Deus.

Nascido em 1942 na vila de Cachoeira da Fumaça, no estado de Goiás, João de Deus teve uma infância di-fícil. Abdicou dos estudos para ajudar no sustento da família. Aos 8 anos come-çaram as primeiras mani-festações do dom, mas ape-nas aos 16 anos ele aceitou

sua missão ao ter uma vi-são com Santa Rita de Cás-sia e seguir para o Centro Espírita do Cristo Reden-tor em Campo Grande, no Mato Grosso. Mais tarde, João se tornou um empre-sário de sucesso, abrindo o centro de cura, em 1976, chamado de "Casa de Dom Inácio", em Abadiânia, Goiânia, lugar onde qual-quer um pode ser atendido,

sem nenhum custo.O evento acontecerá nos

dias 15, 16 e 17 de março, no Metro Toronto Con-vention Centre. para par-ticipar basta acessar o si-te: www.johnofgodlive.com. Os ingressos pa-ra um dia custam $188 e $514 para os três dias, taxas não incluídas. Mais informações pelo telefone: 1.800.547.5910.

Comunidade | CommunitypOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

A cidade de Toronto acaba de dar um importante passo

em benefício dos imigran-tes ilegais, aprovando um projeto que permite aos imigrantes indocumenta-dos acesso a serviços so-ciais como médico. A mo-ção, que foi aprovada na última quinta-feira, dia 22, pelo Conselho Municipal da cidade, também requer a capacitação de funcioná-rios e gestores da cidade para garantir aos 200.000 não-residentes acesso aos serviços sem medo de ser entregue a agentes da imi-gração para a detenção e deportação.

As mudanças fazem de Toronto a primeira cida-de canadense com uma política que beneficia os ilegais. 36 cidades ameri-canas, incluindo Chicago, Nova York e San Francis-co já contam com tais po-líticas. Além de acesso a tratamentos médicos, os imigrantes ilegais pode-rão usufruir de serviços

básicos como biblioteca, parques e centros públi-cos, abrigos de emergên-cia e transporte.

A votação do Conselho foi significativa em um momento em que a po-pulação em situação irre-gular deve aumentar em 2015, quando muitas pes-soas com visa temporário vão ver as suas licenças de quatro anos de trabalho expirar devido a lei fede-ral que os obriga a sair do país depois de quatro anos.

Os defensores do projeto argumentaram que a cida-de deve abraçar e acompa-nhar a realidade, em vez de ignorar o problema.

Com a possibilidade de acesso a todos os serviços que a cidade oferece, espe-cialmente no que diz res-peito a segurança, o proje-to aprovado dará o respal-do necessário aos ilegais que precisarem de ajuda policial, muito embora já esteja em vigor a lei ''don't ask, don't tell'', ou seja, ''não pergunte, não respon-da'' que prevê a segurança do indíviduo independente de seu status imigratório. Vale lembrar, que nos ca-sos em que o policial des-cobre que o cidadão é ile-gal, por lei ele é obrigado a denunciá-lo para a imigra-ção, esse tópico da lei não muda com a aprovação da moção aprovada.

Essa é a primeira vitória de uma verdadeira guer-ra travada entre os defen-sores dos não-documen-tados contra os oposito-res que são radicalmen-te contra todo e qualquer tipo de apoio aos ilegais. As opiniões entre as clas-ses são bem divididas. Os

defensores alegam que os não-documentados desem-penham importante papel na economia do país e que exercem funções das quais muitos não querem fazer. por outro lado, os opo-sitores afirmam que aju-dar àqueles que não tem residência permanente

incentiva outros possíveis imigrantes a não cumpri-rem a lei.

Caberá as organizações defensoras da categoria fis-calizar se as mudanças es-tão sendo realmente apli-cadas. Entretanto, os ile-gais devem contribuir com esse trabalho e denunciar

caso não tenham recebido o atendimento prometido pelo governo.

Muitos dos residentes de Toronto sem status legal são os visitantes, trabalha-dores temporários, estu-dantes ou não requerentes de refúgio que permane-cem no Canadá.

Primeiro Passo imigrantes ilegais ganham o direito de acesso a serviços comunitários

a votação do conselho foi

significativa em um momento em que a

população em situação irregular deve aumentar

em 2015...

João de Deus é reconhecido por

seus poderes de cura. São inúmeras as histórias de

pessoas descartando suas cadeiras de rodas

e muletas

Tratamento EspiritualJoão de deus: o homem dos milagres chega a to

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  19

Page 20: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

eczema: uma doença de pele muito comum

Todos os anos, prin-cipalmente duran-te os meses de frio

mais intenso, observa-se um aumento no número de pacientes (adultos e crian-ças), que procuram atendi-mento médico para trata-mento dessa condição mé-dica chamada também de dermatite.

o que é eczema?Eczema é, na verdade,

uma inflamação crônica da pele. pode tanto ser causada pelo contato com substân-cias que promovem reação alérgica da pele (dermatite de contato), como também pode ser de origem genéti-ca (dermatite atópica). Ge-ralmente se inicia duran-te os primeiros seis meses de vida e continua duran-te toda a vida, podendo contudo ser controlada e seus sintomas atenuados e minimizados.

tipos mais comuns de eczema:

1. Dermatite Atópica: esti-ma-se que cerca de 17% dos canadenses sofram dessa forma hereditaria de ecze-ma. E o tipo mais comum

de eczema geralmente se inicia nos primeiros seis meses de vida e seus sin-tomas são característicos: prurido (coceira na pele) acompanhado por verme-lhidão e escoriações, prin-

cipalmente localizadas na face, pescoço, joelhos e re-gião interna dos cotovelos e mãos. Crianças com derma-tite atópica geralmente tem pais com o mesmo proble-ma e podem desenvolver asma e/ou alergias, tais co-mo, a febre do feno (hay fe-ver) ao longo de suas vidas.

2. Dermatite de contato: menos comum que a der-matite atópica, divide-se em dois sub-tipos: dermatite de contato alérgica, causada

pelo contato de uma subs-tância alérgica com a pele, e dermatite de contato irri-tante, causada pelo contato com substâncias químicas, tais como, sabonetes, pro-dutos de limpeza, etc.

Dentre os principais sin-tomas e sinais do eczema, podemos citar os seguintes:

- pele muito ressecada;- Vermelhidão na pele,

podendo gerar inflamações e infecções;

- Descamação da pele;- Coceira intensa;- Localização: dobras dos

joelhos, cotovelos, pulsos, mãos, pescoço e face;

- Histórico familiar e/ou pessoal de asma, alergias, etc;

tratamento:Embora não exista cura

definitiva para a eczema, podemos contar com vários medicamentos que propor-cionam controle dos sinto-mas e melhoram a qualida-de de vida de pacientes por-tadores de eczema.

Dentre esses, podemos citar:

- Corticosteroides de uso tópico;

- Antihistamínicos para alivio dos sintomas de pru-rido intenso;

- Antibióticos tópicos pa-ra casos de infecções se-cundarias que geralmente acompanham o eczema;

- Inibidores tópicos da calcineurina - reduzem inflamação e melhoram a resposta imunológica do

organismo, minimizando a ocorrência e a frequência dos sintomas do eczema.

É importante lembrar, que apesar de ser uma do-ença inflamatória crônica e sem cura definitiva, novos e promissores tratamentos podem melhorar a quali-dade de vida de pacientes portadores de eczema.

Dr. Artur Pinto é formado pela Universidade Federal do Pará e fez residência médica em Medicina da Família pela Universidade de Ottawa. Ele atualmente trabalha como médico da família na MCI The Doctor's Office em Whi-tby (80 Thickson Road south, Whitby, Ontário), tel: (905) 668-6448.

Sintomas e tratamento

Agradeço a todos que estiveram co-migo em minha

jornada de 7 anos neste pe-daço de minha vida junto ao Brasil News. Chegou o momento de me despedir de todos vocês.

Que as minhas experiên-cias compartilhadas no per-curso até aqui, tenham sido alavancas para o alcance de conhecimento, sabedoria, evolução e mudança. Estou feliz em chegar ao destino projetado. A minha sauda-de é a esperança de um re-encontro em qualquer es-quina da vida, porque eu e você seguiremos outros

caminhos, mas um dia a própria vida proporcionará um novo contato.

O meu agradecimento pe-lo apoio de todos que sem-pre foram fiéis e presentes a uma boa leitura neste órgão de comunicação.

Agradeço a Deus, a

equipe do Brasil News, ao diagramador Marquinho, a editora Gizele e a todos os outros editores que com paciência estiveram comi-go, porque os méritos des-ta conquista é daqueles que estão presentes e dos que já seguiram outras jornadas de trabalho.

Me despeço, para me de-dicar com mais atenção e afinco aos que confian-do em meu trabalho tem me procurado para ajuda psicoterápica.

Obrigado, grandes ami-gos que fiz durante todos esses anos, vou me lembrar sempre deste período com

muito amor. Se quiserem, por favor, sintam-se a von-tade para me escrever, vou responder como tenho res-pondido a todos que me

escreveram com tanto cari-nho nestes anos.

Um fortíssimo abraço com muita luz e paz pro-funda. Hoje e sempre.

Everalda Sidaravicius é psi-cóloga humanista. Seu es-critório fica na 489 College St.,sala 201 Telefone: 416-929-1816 x 329

Despedidaadeus a uma história de mais de sete anos

PsiCologia | PsyChologypOR eVeralda sidaraVicius [email protected]

Me despeço, para me dedicar com

mais atenção e afinco aos que confiando em meu trabalho tem me procurado para ajuda psicoterápica

Cuide-se | take CarepOR artur Pinto  [email protected]

geralmente, a eczema se inicia

durante os primeiros seis meses de vida e

continua durante toda a vida, podendo contudo ser controlada e seus sintomas

atenuados e minimizados

|  20  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 21: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  21

Page 22: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

INGREDIENTES

Massa• 4 gemas• 300 g de manteiga• sal a gosto• 600 g de farinha de trigo com fermento• 300g de queijo muçarela ralado no ralo fino

Recheio• 1 colher (sopa) de óleo• 2 dentes de alho amassados• 1cebola picada• 2 tomates picados• 1 tablete de caldo de galinha• 1 colher (sopa) de extrato de tomate• sal a gosto• 2 peitos de frango cozido e desfiado• cheiro verde picado a gosto• 400 g de requeijão cremoso• 1 gema para pincelar

MODO DE PREPARO

Massa 1º- Numa tigela coloque 4 gemas, 300 g de manteiga, sal a gosto e misture. Adicione 600 g de farinha de trigo com fermento e 300 g de queijo muçarela ralado no ralo fino e misture bem até a massa que desprenda das mãos. Dica: Se a massa ficar seca acrescentar mais manteiga.

recheio 2°- Coloque numa panela aquecida 1 colher (sopa) de óleo, 2 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, 2 tomates picados, 1 tablete de caldo de galinha, 1 colher (sopa) de extrato de tomate, sal a gosto e refogue. Adicione 2 peitos de frango cozido e desfiado e cheiro verde picado a gosto e refogue por +/- 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente 400 g de requeijão cremoso, misture e reserve.

Montagem 3º- Com um rolo abra metade da massa e coloque numa assadeira untada forrando fundo e lateral. Adicione o recheio de frango (feito acima) e cubra com o restante da massa aberta com o rolo. Pincele 1 gema e leve ao forno médio pré-aquecido a 180ºC por +/- 40 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

reCeitas | reCiPes

Caderno 2 | entertainmentpOR cristiano de oliVeira [email protected]

Empadão de Frango e Requeijão Cremoso

Saudações, Unidos de Serra Nevada. E com muito sofrimento eu

sobrevivi a mais um Car-naval longe do Brasil. Se não fosse o festão da Ânge-la Mesquita, a essa hora eu estaria respirando por apa-relhos. Ao menos salvou o sábado de Carnaval e pude tocar meu surdão na bate-ria. Mas passar Carnaval aqui é sempre complicado, a começar pelo facebook: quando chega sexta-feira, as postagens dos amigos do Brasil começam a rarear. Até os que não conseguem assoar o nariz sem postar alguma coisa somem. De repente, só sobra o pessoal daqui. Há quem adore um post do tipo “olhem pa-ra mim, amigos, eu moro no Canadá!”, e o povo todo no Brasil responde com “ai que lindo, que máximo, eu

quero também!”. Rá! Quan-do chega o Carnaval, pode cacarejar o quanto quiser. A resposta deles é só o si-lêncio de quem já está na 18ª cerveja e o tal do Ca-nadá que se lasque! E mes-mo que você não goste de Carnaval, se não gostar de um feriado de quatro dias é porque trabalha como ex-perimentador de colchão ou outro emprego bom de-mais pra ser verdade. por-tanto, encaremos os fatos: por mais que você ame isso aqui, acordar pra trabalhar debaixo de -10 graus na se-gunda-feira de Carnaval é de lascar o cano e torrar os fios da bobina.

Mas ó, aí vai uma boa di-ca: o Grupo Corpo, uma das melhores companhias de dança do Brasil, está vindo de BH para se apre-sentar aqui em Toronto de

19 a 23 de fevereiro, no Harbourfront Centre. Eu assisti a um espetáculo de-les em 2000, e realmente é muito bom.

E eu continuo contando o que vi na minha última passagem pelo Brasil. São as Notícias da Baixada, há dez anos causando descon-forto e mal-estar na família brasileira.

- O Brasil não é famoso por ter internet boa ou ba-rata, mas ainda assim con-segue bater a canadense de longe: enquanto a Rogers cobra Cd$ 65 por 35mbits de velocidade e limita o uso a 120Gb por mês, no Brasil a GVT te dá 35mbits por 100 reais, sem limi-te de uso e o modem ain-da vai de graça. por isso é que eu me recuso a dar di-nheiro pra Rogers e Bell. Se o governo deixa as duas

fazerem a festa, que façam pra lá. Na minha casa, não.

- O que me perturba no Brasil é a falta de educação. E não estou falando de es-cola, estou falando de edu-cação em casa. De respei-to ao próximo. Continua sendo a coisa mais normal do mundo ser ultrapassado dentro de estacionamento, distrair e ver que alguém tomou seu lugar numa fi-la... E o pior é que todo mundo acha isso normal.

Não é uma falta de educa-ção gritante, é simplesmen-te “ser esperto”. A situação é tão grave que o cara che-ga a se achar bom, decente, simpático, quando na ver-dade ele é o safado, sem-vergonha, ladrão, cachorro, vagabundo, salafrário, filho de uma ema com uma pata que catou meu lugar na fila do caldo de cana do Merca-do Central. Ô raiva! Com-prou na minha frente e saiu correndo. Quando eu notei

já estava longe, não deu nem pra xingar.

Depois tem mais. Adeus, cinco letras que choram.

Cristiano de Oliveira é minei-ro de Belo Horizonte, atleticano de passar mal do coração, for-mado em Ciência da Compu-tação no Brasil e pós-graduado em Marketing Management no Canadá. Começou escre-vendo sobre música no Brasil News em 2004, mas agora já descambou.

04 e 05 de MarçoThe Prospectors & Developers Association of Canada - PDAC: A Câmara do Comércio Brasil-Canadá está promovendo a 7ª Edição do seminário, cujo tema dis-cute a exploração mineral e o desenvolvimento da indústria canadense. Esse é um dos mais importantes eventos do mundo para a indústria da mineração. Para saber mais informações, bem como onde comprar os ingressos para participar do evento, entre em contato com os organizadores pelo telefone: 416-646-6770, ou pelo email: [email protected].

07 de marçoCazes, Cavaquinho e Choro: Uma noite de música instru-mental brasileira, que será realizado no Walter Hall da Universidade de Música de Toronto, com apresentação de um dos maiores cavaquinhos

brasileiros Henrique Cazes, acompanhado de instrumen-tistas brasileiros e canadenses. A entrada é livre, o evento ocorrerá às 18h30, e a uni-versidade está localizada no número 80 da Queen's Park.

Dia 10 de marçoSOS Kids Show - Sequestro Internacional de Crianças: Toda a comunidade está con-vidada a participar de almoço em prol da Fundação Let's Go Home. Instituição de caridade, que está sendo formada com o objetivo de fornecer recursos para pais que tiveram seus filhos sequestrados. O evento

acontecerá na Casa da Madeira, às 12h30, seguido de almoço e apresentações de Iran Costa, Tony Camara, Helder Pereira, Cibelle Iglesias and Projeto Monstro. A Casa da Madeira está localizada na 1621 Dupont St., em Toronto. Os convites estão à venda na Portugal Mix: 1191 Dundas St W, Toronto, no Brazil Remittance: 1462 Dundas St W, Toronto, e na Caldense Bakery: 335 Symington Ave, Toronto. Mais informações pelos telefones: 416-5344114 / 416-9193281.

19 de marçoCafé com Letras está de volta. Agora com apoio do Consulado-Geral e com novo endereço: Lula's Lounge. Dessa vez, o encontro de brasileiros, que começa às 18h00, trará o músico Henrique Cazes, que falará sobre a história do choro e ilustrará sua apresentação com alguns clássicos desse gênero musical.

Notícias da baixada - Parte 3sem direito a quatro dias de Carnaval, só me resta relembrar o que eu vi no brasil em janeiro

|  22  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 23: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

a n u n c i e a q u i :b r a s i l n e w s @ b r a s i l n e w s . c a

Telling Jokes In English

One of the hardest things for learn-ers of English to

do is tell a joke in English. Very few even try to do it. The main reason for this is that they don't feel confident enough in their language skills and are worried that they will tell it wrong. But jokes are an important part of every language and culture. If you really want to under-stand English, it will help if you're able to understand and reproduce the jokes that people tell in English.

The first thing you need to do is to make sure the joke you are going to tell is funny. This is not as easy as it sounds because humour contains a lot of cultural context. when a joke doesn’t work, it may not be that it isn’t funny, but that the cultural style of humour between the teller and listener is different.

A great example of this is when an Australian

interviewer told the Dalai Lama this joke: “The Dalai Lama walked into a pizza shop and asked: 'can you make me one with every-thing?'” The Dalai Lama couldn't understand why people were laughing be-cause he didn't under-stand the question was a double-entendre — a word or phrase open to two in-

terpretations. Although he understood the pizza shop context, the Dalai Lama didn't understand the second connotation related to spirituality.

Before you start to tell the joke make sure you can remember all the de-

tails. In most cases, you don't need to memorize it word for word, but you should be able to describe who the joke is about, the situation of the joke, what happened, and — most importantly — the punch-line in your own words.

Look at this model:Who: A man in his mid-

thirties really wanted to get married.

Situation: However, his mother never liked any of the women that he dated.

What: So, he decided he needed to find a woman who was just like his mother. After a while, he found the perfect candi-date. She and his mother could have been clones. And, it worked. when he introduced her to his par-ents, his mother loved her!

Punchline: But, unfortu-nately, his father hated her.

It doesn't matter how you describe the man, his situ-ation or what he does. As

long as you can remember the basic outline, you can add as many details as you like. Just make sure that the punchline is a surprise. One thing that is universal is that if the listener knows how the joke ends, it's no longer funny.

Even if you remember all the details of the joke, it doesn't guarantee success. You should also make the experience a performance. Use your whole body when you are telling a joke. Try to put feeling into your language, emphasizing the

key words and phrases. In most cases, you should pause dramatically before delivering the punchline. It might seem silly, but it's a good idea to practice tell-ing a joke in front of a mir-ror before trying it out on other people.

Here's a joke from an ESL class that you can use:

An ESL teacher was dis-cussing time tenses with her students. She pointed at one young man and said, “John, if I say 'I am beauti-ful,' what tense is it?”

John looked at her a

moment before replying, “well, obviously, it's past tense.”

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Cre-ative Writing from York Uni-versity. He has been teaching English for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Aca-demic Success School, 5310 Yonge St. You can contact Brian at (416) 768-8456 or visit CanadianAcademicSuccess.com

use your whole body when you

are telling a joke. try to put feeling into your language, emphasizing

the key words and phrases

english CornerpOR Brian BoWen [email protected]

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  23

Page 24: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

universo FredianoPor fred itioka [email protected]

Semana passada fomos comemorar o início do Ano Novo Chinês

no bairro oriental.Um mar sem fim de gente

e turistas de todas as partes disparando suas máquinas fotográficas e celulares pa-ra todos os lados.

Aromas agridoces pairan-do no ar, fumacinha de fri-turas anunciando as calo-rias que se aproximavam. Não houve como não lem-brar de você.

Imediatamente voltei a um passado distante. Lem-brei dos domingos ensola-rados em que você passava a tarde conosco. Chegava de táxi porque achava que me-trô não era confiável. Aon-de já se viu andar debaixo da terra?

Olhava torto para a ca-chorrinha, cujo nome nun-ca decorou.

Lá em casa, a festa já co-meçava na sexta. Eu e mi-nha irmã aguardávamos a

sua presença. percorriamos os corredores do mercado

em busca dos ingredientes para o almoço. E depois dos pratos cheios, você encosta-va no sofá e cochilava.

Não sei com o que você sonhava. Certamente com as praias de água verde da sua amada terra. Com as palmeiras que dançavam com o vento tropical de um Japão onírico. Com os contos de reis e rainhas de Okinawa. Com as ruínas do castelo do pequeno povoa-do em que nasceu. As flores, as cores. Os aromas. Ah, os aromas.

Quando viajei ao seu mundo, redescobri você.

Descobri a mim mesmo. Era um estranho naque-la terra colorida de verme-lhos vibrantes e dourados cintilantes. Terra de gen-te bronzeada, sorriso farto, lendas de cachorros em cor-po de dragão, de quintais com roupas secando, flores amarelas brotando das cal-çadas, de senhoras venden-do seus produtos do grande mercado. Lá me aventurei na cozinha e nos quitutes. E tudo me remetia a você. Tinha gosto de família, de casa, de domingo! Em cada rosto, eu te enxergava. po-dia te ver fritando a carne de porco, experimentando os temperos na panela fu-megante, cortando as ver-duras e legumes.

Cozinhar era um ato de amor. Era a forma como você nos alimentava. Com alegria e sabor.

Os fogos de artifício ex-plodiram no céu escuro de uma noite estranhamente

fresca. Nenhuma nuvem. Restaram fumacinhas que lembraram as que inva-diam a sua cozinha. Aroma de saudade.

Há algumas semanas cele-bramos a sua vida. Faz um ano que você nos deixou.

Cheguei na sua casa de-baixo de chuva e frio. Quando entrei na sala, o cheiro do incenso se mistu-rava ao das flores amarelas e dos pratos que você sempre preparou pacientemente.

Nossos domingos nunca mais serão os mesmos.

E ao mesmo tempo, afir-mo com a alma que os meus domingos serão sempre um dia para te lembrar.

Te amo, Vó.

Frederik Itioka é jornalista, pro-dutor de TV e escritor. Nasceu brasileiro com ancestralidade oriental e canadense de cora-ção. É apaixonado por cachor-ros, cinema, literatura japonesa, culturas exóticas e Toronto.

Quem nunca se enro-lou em uma dívida e deixou o proble-

ma virar uma bola de neve que atire a primeira pedra. O não pagamento de uma prestação ou o pagamen-to mínimo de uma fatura do cartão de crédito, por exemplo, pode dobrar os valores que anteriormente deveriam ser pagos e com o aumento dos juros é num instalar de dedos que o de-vedor perde o controle das finanças e quando percebe já não consegue mais resol-ver o problema.

É em casos como esse, que entram em ação os consul-tores financeiros, que têm a missão de tirar os clien-tes desse abismo de dívi-das. ''Na maioria das ve-zes, quando a pessoa já não consegue mais pagar nem o

mínimo das dívidas e come-çam as ligações das “collec-tion companies” - empresas terceirizadas de cobranças - dia e noite, cobrando o va-lor da dívida, é que elas nos procuram'', conta a consul-tura Monica Guth Stanley, BIA (Bankruptcy and Insol-vency Act).

As causas do alto nível de endividamento são muitas. Além dos cartões de crédi-to, são comuns as dívidas de linha de crédito e em-préstimos, bem como ca-sos ligados a jogos ou até mesmo falsificação de do-cumentos. ''Outros fatores que fazem com que o clien-te procure ajuda são o de-semprego, fatalidade na fa-mília e doenças, fatores que são inesperados na vida de qualquer um de nós'', ex-plica Monica, ''os nossos

serviços objetivam resolver parte ou todos os problemas do indivíduo, trazendo mais tranquilidade para a sua vi-da, e poupando-o de uma possível depressão'', explica a consultora da Financeira Rumanek.

Segundo Monica, nos casos extremos em que o cliente recebe uma intima-ção da justiça ou percebe que parte do seu salário é retido por ordem judicial, a alternativa é dar entrada na bancarrota (declarar fa-lência) ou dar entrada nu-ma proposta de consolida-ção de dívidas, para embar-gar o processo que retém o dinheiro. ''Uma vez assinada a bancarrota ou proposta, um documento que atesta a veracidade da ação é ane-xado ao processo, impedin-do o andamento do autos,

assegurando assim a prote-ção ao cliente'', explica ela.

Declarar falência e fina-lizar todo o procedimento pode resolver outro ponto importante, que é a ques-tão do crédito do cliente. Durante o andamento do processo, consta no siste-ma de pontuação da Equi-fax ou da TransUnion que as dívidas não estão sendo pagas. Assim que o processo de falência é finalizado e o comunicado anexado, bem como todos os procedimen-tos da ação encerrados, es-sas empresas atualizam o banco de dados.

para evitar todo es-se transtorno, o ideal é

procurar ajuda antes que o montante cresça e seja mais difícil de resolver. ''Quando o problema é primário ou apenas uma questão de má administração, damos toda assistência financeira ne-cessária. Analisamos o or-çamento familiar do clien-te e detectamos onde pode-mos poupar algum dinhei-ro ou redirecionar dívidas desnecessárias para outras que são prioridades'', expli-ca Stanley.

Outra dica fundamental dada pela consultora Moni-ca é tomar cuidado ao apli-car para cartão de crédito. ''É preciso tomar muito cuida-do ao preencher a aplicação,

porque as mensagens do rodapé do documento, na maioria das vezes, são letras minúsculas, que não damos atenção, mas é ali que cons-tam quanto são os juros do cartão e quais serão as pe-nalidades'', explica ela. Além disso, é importante não ser compulsivo ao usar o cartão de crédito e sempre lembrar-se que as faturas do cartão de crédito chegam mais ce-do ou mais tarde.

para mais informações sobre orçamento familiar e pedido de falência, acesse o site: www.rumanek.com, ou ligue para: 416-452-3751. A primeira consulta é gratuita e confidencial.

Apoio financeiroQuando pedir ajuda é uma questão de necessidade

Domingolembranças doces de um passado que não volta mais

cozinhar era um ato de amor. era

a forma como você nos alimentava. com alegria e sabor

|  24  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

meu negóCio | my businesspOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Page 25: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

LEIA e ASSINE um ano - (24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para: 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - M9B 2A8 Canada

Shine Maintenance ServicesCommercial & Residential Maintenance

Passe mais tempo com a família...Deixe a limpeza para

quem é especializado no assunto!

RonieRison oliveiRa

416 [email protected]

Lavagem de carpete Enceramento de piso Limpeza de construção

Limpeza de Janelas Manutenção

ORÇAMENTO

GRÁTIS

PRECISA-SE

f pReCiSA-Se de pessoas para tra-balhar na limpeza de escola na Finch e dufferin. horários 8h00 até 5h00 pm ou 5h00 pm até 11h pm. tel.: 416-636-1221.

f pReCiSA-Se de ajudante no drywall de casas para trabalhar após as 7h00 pm. tel.: 647-628-4075.

f pReCiSA-Se de entregador com carteira de motorista de ontário. tel.: 416-588-8142.

f pReCiSA-Se de pessoa para cuidar de pessoa com necessidades especiais. Falar com sharam: 647-964-6450.

f pReCiSA-Se de pessoa para vender pedras e minerais brasileiros pela internet. Falar com sharam: 647-964-6450.

ALUGA-SE

f ALUGA-Se quarto mobiliado com internet. Falar com amanda: 647 829 5015.

f ALUGA-Se quarto mobiliado com cable e internet, na st. Clair e dufferin. Falar com Claudia: 613-410-4920 ou pelo email: [email protected].

f ALUGA-Se quarto na st. Clair e lans-downe. Falar com monisa: 416-670-0754.

f ALUGA-Se quarto na oakwood e rogers. tel.: 647-829-5015.

f ALUGA-Se apartamento mt. Pleasant e lawrence. tel.: 647-348-3598.

f ALUGA-Se apartamento na Wallace ave. Falar com lucilia: 905-864-8517.

f ALUGA-Se quarto mobiliado na st. Clair e runnymede. Falar com isa: 416-845-7055.

f ALUGA-Se quarto na eglinton e Cale-donia. Falar com eliane: 647-704-6141.

f ALUGA-Se quarto na marlee e Whit-more. tel.: 647-471-6163.

f ALUGA-Se quarto na dufferin e

rogers. Falar com alex após as 5h00 pm: 647-290-8852.

f ALUGA-Se quarto na dufferin e rogers. Falar com Julio: 647-588-6730.

f ALUGA-Se quarto para rapaz que trabalhe na construção. Falar com Paula: 647-286-5135.

f ALUGA-Se apartamento com 3 quar-tos na lansdowne e symington. Falar com hermenegildo: 647-226-1512 ou lucilia: 905-864-8517.

f ALUGA-Se quarto na dundas e ossington. Falar com maria: 647-764-5051.

f ALUGA-Se apartamento com 2 quar-tos na dufferin e st. Clair. Falar com Paula: 647-205-0308.

VENDE-SE

f Vende-Se Chevrolet Cobal - ano 2005. tel.: 416-827-6133.

f Vende-Se Chrysler. Falar com luigi:

416-689-7769.

f Vende-Se Chevrolet Cobal - ano 2006. Falar Jimmy: 416-300-6327.

f Vende-Se Jetta sedan - ano 2006. Falar com marcio: 416-991-6671.

f Vende-Se sierra slt 1500 - ano 2007. Falar com robson: 647-302-8587.

f Vende-Se hyundai accent 2003. Falar com tereza: 416-670-3683 ou 416-670-7746.

f Vende-Se toyota matriz - ano 2010. Falar com Fernando: 416-294-0341.

f V e n d e - S e v a n 1 9 9 9 . t e l . : 647-832-6503.

f Vende-Se tvs, microondas e frita-deira. Falar com Flavia: 647-236-1404.

f Vende-Se apartamento em Portugal, na cidade do valongo. tel.: 96-911-2493 ou 96-496-6078.

Envie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171*O BrasilNews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. Todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  25

Page 26: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

PASSAGENS AÉREAS PARA O BRASIL E O MUNDOT A R I F A S D E O P E R A D O R A D I R E T O A O C O N S U M I D O R

Corinne MarianC O N S U LT O R A B R A S I L E I R Ac o r i n n e @ p e e r l e s s t r a v e l . c o m

registration # 3319273

Pacotes Last Minute/Cruzeiros Tarifas especiais com todas as cias. aéreas Viagens personalizadas para grupos Reservas de Hotéis e Carros

HÁ MAIS DE

18 ANOSSERVINDO A COMUNIDADEBRASILEIRA

7117 Bathurst St - suite 200 Thornhill - ON, L4J 2j6

P: 905-886-5610 x 307Toll Free: 1-800-294-1663 x 307

Falamos português Bookkeeping & Accounting Services Payroll Services Objections & Appeals Small Business ITN Applications WSIB & Union Remittances Unfiled Tax & Unreported Income Corporate Tax Services Audit Assistance/CRA correspondence

416 516 4949 [email protected]

1444 Dupont St, unit 1B Toronto - ON M6P 4H3

MARCOS ASSOCIATESBarristers, Solicitors, and Notaries Public

Proudly serving the community since 1977

 • Residential and Commercial Real Estate Transactions

• Contracts, Residential and Commercial Lease Agreements

• Wills, Estates and Trusts • Civil Litigation

• Transactions on Private Mortgages

1718 Dundas St. W., Toronto, Ontario M6K 1V5Tel: (416) 537-3151 • Fax: (416) 537-3153

Benjamin R.V. Marcos, B.A., LL.B.

BRAZILIAN STAR B A R & G R I L L

VENHA SABOREAR O MELHOR DA COMIDA BRASILEIRA NO CANADA!

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

PENSOU EM REMESSA DE DINHEIRO?PENSOU STAR REMITTANCE!

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

“FESTIVAL

DO PASTEL”

ÀS QUINTAS

|  26  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013

Page 27: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

BRASIL NEWS | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013  |  27

Page 28: Brasilnews 2 ed fevereiro 2013

|  28  BRASIL NEWS  | 2ª edição de fevereiro |  26.02.2013