brasilnews 1 ed dezembro 2012

28
Feliz Natal e próspero Ano Novo! São os votos do Jornal BrasilNews a toda comunidade, clientes e amigos Quatorze brasileiras serão homenageadas em Ottawa pelos serviços prestados à sociedade PÁGs.: 06 e 07 Você sabe o que significam os símbolos natalinos como a estrela de belém e as meias nas chaminés? PÁG.: 03 Musical Se essa rua fosse minha terá suas apresentações nesse final de semana em Toronto PÁG.: 17 Novas mudanças no sistema de pedidos de refúgio prometem acelerar os processos PÁG.: 04 Estudos aprovam a quiropraxia como tratamento eficaz para as dores de cabeça PÁG.: 20 Punir crianças fisicamente educa ou causa traumas? Médicos afirmam que à ação pode ser prejudicial PÁG.: 19 No último sábado, as ruas de Toronto foram palco da marcha em favor da conscientização e combate ao preconceito. Mais de 200 pessoas participaram do projeto. Páginas 14 e 15 AIDS DAY WALK FOTO: HUMBERTO ROSSINHO THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de dezembro - 2012 - ano 16 - número 311 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE

Upload: portal-brasil-news

Post on 11-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

brazilian community newspaper

TRANSCRIPT

Page 1: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Feliz Natal e próspero Ano Novo!São os votos do Jornal BrasilNews a toda comunidade, clientes e amigos

Quatorze brasileiras serão homenageadas

em Ottawa pelos serviços prestados

à sociedade PÁGs.: 06 e 07

Você sabe o que significam os

símbolos natalinos como a estrela de belém e as meias

nas chaminés? PÁG.: 03

Musical Se essa rua fosse

minha terá suas apresentações nesse final de semana em

Toronto PÁG.: 17

Novas mudanças no sistema de pedidos de refúgio prometem acelerar os

processos PÁG.: 04

Estudos aprovam a quiropraxia como

tratamento eficaz para as dores de cabeça PÁG.: 20

Punir crianças fisicamente educa ou causa traumas?

Médicos afirmam que à ação pode ser prejudicial PÁG.: 19

No último sábado, as ruas

de Toronto foram palco da marcha em favor da conscientização e

combate ao preconceito. Mais de 200 pessoas participaram do projeto. Páginas 14 e 15

AIDS DAy wAlk

Foto

: Hu

mbe

rto

ro

ssin

Ho

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER toronto - 1ª edição de dezembro - 2012 - ano 16 - número 311 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAmembro do Grupo nacional de imprensa Étnica do Canadá

FREE

Page 2: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

editorialpor tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationpor marcia casado e jane desmond informe publicitário

A espera do Noelmais um ano está se findando e a

magia do natal e de um ano que está para chegar, inunda nossas

casas, o ambiente familiar e nossos espíritos. todos falam que natal é tempo de alegria, de renovar a alma e o corpo, de ajudar o próxi-mo e, em outras palavras, deixar a bondade tomar conta de nós. são atitudes tão simples e tão nobres, que deveriam continuar sendo exercidas todos os dias. Devemos agradecer pelo dia que se renova e nasce, procurar sempre nos reunir àqueles que amamos e presenteá-los sempre que tivermos vontade.

É com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que ainda há muito para se fazer em fa-vor da nossa comunidade, que fechamos a última edição do brasil news antes do natal. muitos projetos foram desen-volvidos com o único objetivo de valorizar to-dos os brasileiros guerreiros que estão no Ca-nadá. exemplo disso, foi a comemoração dos 25 anos de imigração brasileira no Canadá, que inicialmente homenageou 43 brasileiros que chegaram há mais de duas décadas. em seguida, foi a vez de homenagear os nossos artistas no brazilian Day Canadá, e agora, pa-ra fechar com chave de ouro esta idealização,

homenagearemos, no parliament Hill em ot-tawa, 14 brasileiras que se destacaram por sua atuação.

o Dia internacional de Combate à AiDs (1/12) teve apoio do brasil news, que deu des-taque especial a esse tema tão relevante para a sociedade. A marcha em favor da conscien-tização e do combate ao preconceito, contou

com mais de 200 adeptos, que foram às ruas de to-ronto destacar a importân-cia do apoio dado aos soro positivo, bem como a ne-cessidade de prevenção.

em toronto, projeto iné-dito do musical em portu-guês se essa rua fosse mi-nha promete emocionar nossas crianças, que além de ter um contato direto com o teatro, irão conhe-cer melhor a nossa cultura.

por fim, quero comunicar que o brasil news conta com nova editora, a jornalista Gizele Wanderoscki. o email para sugestões e co-mentários é [email protected].

eu e minha equipe queremos desejar a to-dos nossos leitores e também aos nossos co-laboradores um Feliz natal, repleto de boas energias para esse ano que se finda e para o ano que vai chegar. e como disse no come-ço dessa coluna, que o espírito natalino esteja todos os dias presente em nossos corações.

Gostar íamos de dedicar esta edi-ção para o escla-

recimento de uma dúvi-da muito frequente en-tre nossa comunidade: o pedido de extensão de vistos de visitante, estu-dante ou de trabalhador temporário.

primeiramente é im-portante ressaltar que é ilegal permanecer no país até mesmo um dia após o vencimento do seu visto e, se a pessoa nesta situação for detida pela imigração, ela poderá ter problemas sérios.

todos os dias o Canadá recebe pessoas de todas as partes do mundo que vem para este país a fim de fazer turismo, estudar ou trabalhar. Ao chega-rem ao Canadá, elas rece-bem em seus passaportes um carimbo indicando a sua data de chegada.

receber este carimbo normalmente indica que a pessoa tem autorização de permanecer no Canadá

por um período de até 6 meses a partir daquela data. 

porém, exis-tem outras situa-ções que podem modif icar esta condição.

Algumas vezes, ao apre-sentar o passaporte, o ofi-cial da imigração além de carimbar o passapor-te com a data de chegada, ele ainda faz uma anota-ção indicando a data em que a pessoa deve deixar o país. neste caso, a auto-rização é válida até a data indicada pelo oficial.

um terceiro cenário é o caso de pessoas que além de receberem a data para saída do país, também re-cebem a instrução de que devem se apresentar ao departamento de imigra-ção no aeroporto no dia de sua saída.

Cada um destes casos exige procedimentos dife-rentes, mas é sempre pos-sível pedir uma extensão

deste visto para que a pes-soa possa permanecer no país legalmente.

outro fato importan-te que gostaríamos de sa-lientar é que, se você de-seja convidar alguém que esteja fora do Canadá – no brasil, por exemplo – para visitar você e sua família, nós podemos ajudar neste processo também.

podemos fazer todo o processo por aqui, asse-gurando, desta forma, que toda a documentação se-ja avaliada individual-mente e que a sua estadia seja analisada em relação a este pedido dispensan-do assim a necessidade de contratarem os servi-ços de um despachante no brasil.

Jane Desmond Márcia Casado

Por que estender seu visto?

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 2

Page 3: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Natal | Christmaspor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Feliz natal, merry Christmas (inglês), Feliz navidad (espa-

nhol), milad majid (árabe), Frohe Weihnachten (ale-mão), buon natale (italia-no), merii Kurisumasu (ja-ponês). no dia 25 de de-zembro, pessoas de todo o mundo estarão reunidas pa-ra celebrar essa festa cristã, que comemora o nascimen-to de Jesus Cristo.

As antigas comemora-ções de natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis magos chega-rem até a cidade de belém e entregarem os presentes ao menino Jesus. Hoje, ape-nas as decorações começam a ser montadas no final de novembro e só são desmon-tadas após o início do pró-ximo ano.

em quase todos os paí-ses do mundo são monta-das árvores de natal para decorar casas e outros am-bientes. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com mar-tinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou im-pressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. Decidiu então, refa-zer a mesma cena, mas em sua casa e para sua família. As estrelas do céu ajuda-ram a compor as imagens que ele reproduziu com ga-lhos de árvore, velas e al-godão doce. esta tradição, que acabou percorrendo os quatro cantos do mun-do, foi trazida para o conti-nente americano por alguns alemães, que foram morar na América.

ceia A ceia de natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas próprias receitas 'secretas', outras não abrem mão do famoso peru ou chester e, ainda, há aquelas que todo ano inovam no cardápio.

Cada país tem em sua ceia de natal algumas peculiari-dades. os russos, por exem-plo, evitam a carne e os ja-maicanos usam e abusam das ervilhas em suas recei-tas. na Alemanha come-se carne de porco. pratos tra-dicionais de tempero forte

também são muito comuns durante a ceia de natal. na Austrália, onde as festivi-dades natalinas acontecem durante o verão, as pesso-as costumam fazer a ceia de natal em praias. na África do sul, outro país que co-memora o natal durante

o verão, é comum fazer a ceia de natal em mesas co-locadas do lado de fora das casas.

A ceia de natal brasileira costuma ser farta, incorpo-ramos diferentes tipos de pratos, tais como a raba-nada, o bacalhau, o lom-bo recheado, a leitoa as-sada, o frango recheado, o salpicão de frango, frutas, castanhas, bolos e pudins.

significadoo natal é um momento do ano em que as famílias se reúnem para se alegrar e agradecer a Deus por mais um ano que se passou. É o casamento perfeito en-tre o amor, a solidarieda-de, o respeito, a família e amigos.

Alguns dizem que a da-ta tornou-se apenas um comércio, o que não é de todo errado, já que os em-presários e comerciantes aumentam, e muito, su-as vendas. mas como dis-se a acumpurista Guiomar Campbell 'é época de sen-tir a presença divina, mes-mo que seja do nosso jei-tinho moderno e exagera-do, mas a intenção de to-dos é boa'.

realmente não importa onde, nem como, é a noite em que a maioria das pes-soas em todo o mundo es-tão celebrando o amor e só por isso já valeu a pena.

o mais importante é agradecer a Deus - não importa a religião - por todas as bençãos alcança-das neste ano. reunir-se com as pessoas queridas e,

no caso de quem está longe da família, comemore com os amigos mais próximos, que tornaram-se sua segun-da família. não fique triste, apenas celebre.

símbolosEstrela de Belém: a bíblia relata que uma estrela guiou os três reis magos até o lu-gar onde foi possível encon-trar o menino Jesus.

Sinos Natalinos: os si-nos simbolizam a alegria ao anunciar o nascimeto de Jesus Cristo.

Papai Noel: estudio-sos afirmam que a presen-ça do bom velhinho surgiu na turquia em 280 D.C e foi inspirada por um bis-po chamado nicolau, que

costumava presentear as pessoas pobres com saqui-nhos de moedas.

Boneco de neve: faz parte da tradição das crianças em países que montam bonecos de neve para enfeitar a fren-te da casa coberta de neve.

Meias na chaminé: três moças desejavam casar, mas não tinham dinheiro. são nicolau resolveu aju-dá-las e jogou três sacos de moedas pela chaminé, que

caíram dentro das meias das moças que estavam se-cando na lareira.

Anjo: representa o anjo Gabriel. ele foi o respon-sável por levar a mensagem do nascimento de Jesus à maria.

Bolas coloridas: as bo-las simbolizam os frutos da árvore que representam os talentos, os dons, o amor, o perdão e a esperança.

Bengalas: representam as

bengalas usadas pelos pas-tores que foram visitar Jesus Cristo no seu nascimento.

Luzes: as luzes substituem as velas, que representam o fogo da vida eterna e a che-gada de uma nova era.

Presentes: simbolizam os presentes que os reis magos levaram para Jesus Cristo.

Presépio: o presépio é a representação simplificada do momento do nascimen-to de Jesus Cristo.

É Natala maior festa de aniversário do mundo está chegando

* Valid from November 26 to December 31, 2012. First 25 customers (per location). Must bring flyer. With new activation on any 3-yr. term voice and data plan having min. $50 monthly service fee. Device Saving Recovery Fees and/or Service Deactivation Fee (as applicable) apply in accordance with your service agreement. FLEXtab balance corresponds to the sum of Device Savings Recovery Fee and the Additional Device Savings Recovery Fee. ™Rogers & Mobius Design are trademarks of Rogers Communications Inc. All other trademarks, trade names, logos and product names may be the trademarks of their respective owners. © 2012 Rogers Communications

(Dundas & Dufferin)1461 Dundas Street W

Toronto, ON416-560-3600

(St. Clair & Lansdowne)1348 St. Clair Avenue W

Toronto, ON416-651-2000

HABLAMOS ESPAÑOL FALAMOS PORTUGUÊS

Samsung Galaxy SIII• 4.8” HD Super AMOLED Touchscreen• LTE Connectivity• 1.5 GHz Dual Core Processor• Android™ 4.0

Samsung Galaxy Note II• 5.5” HD Super AMOLED Touchscreen• Android™ 4.1 Jellybean• 1.6 GHz Quad Core Processor• Includes S-Pen Stylus

Algumas famílias têm suas próprias

receitas 'secretas', outras não abrem mão do famoso peru ou chester e,

ainda, há aquelas que todo ano inovam no

cardápio

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 3 |

Page 4: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

expediente | masthead

umA pubLiCAÇÃo Do brAsiLneWs pubLisHer inC.

todos os Direitos reservados® www.brasilnews.ca

390 burnhamthorpe road.toronto, on - Canada - m9b 2A8

tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

publisher: Tania [email protected]

editor-chefe: Gizele Rochel [email protected]

Administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

Diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

CoLABoRAdoRES: Artur pinto, brian bowen, Carolina Hepfner,

Cleida steinmetz, Cristiano de oliveira, Dave burke, eliana rigol, everalda

sidaravicius, Fernando Goscinscki, Fred itioka, marcos Diclei barros, mauricio Dreher,

rafaela Freitas, rodolfo torres, stéphanie pires, tony silva e Vivian mendes

TIRAGEM: 10.000 exemplares

PRóxIMA EdIção: 18/12/2012

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a

cópia ou reprodução de qualquer artwork sem autorização prévia do BrasilNews.

CaNadá | Canadapor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Mudanças

nó próximo dia 15 de dezembro, en-tra em vigor o no-

vo sistema para refugiados, que foi incluído no sistema de proteção de imigração do Canadá. o anúncio foi feito pelo ministro de Ci-dadania, imigração e multi-

culturalismo Jason Kenney. "nossas mudanças vão

tornar o sistema do Cana-dá mais rápido e mais jus-to", disse o ministro Ken-ney. "por muito tempo, o sistema ficou vulnerável a abusos. Agora, verdadeiros refugiados que fogem da perseguição receberão pro-teção mais rapidamente. Ao

mesmo tempo, os requeren-tes de refúgio falsos e aque-les que abusam de nosso sistema com grandes des-pesas para os contribuin-tes, serão excluídos. "

Antes, os requerentes dos pedidos de refúgio aguarda-vam em média 600 dias pa-ra uma audiência, agora o prazo é de 60 dias.

pela primeira vez na his-tória do Canadá, a maioria dos candidatos terá aces-so a recém-criada Divisão de recurso de refugia-dos (rAD). requerentes de refúgio negados oriun-dos de países com verda-deiros motivos de refúgio, poderão entrar com recur-so. A rAD terá o poder de reverter uma decisão ante-riormente negativa. Já nos países em que não há refu-giados, como o brasil, os pedidos serão acelerados, mas eles ainda vão receber a mesma audiência indivi-dualizada como os atuais requerentes.

De acordo com as novas

regras, requerentes de re-fúgio não aprovados terão que ir embora em no má-ximo um ano. Atualmente, todo o processo pode che-gar a cinco anos. segundo

o ministro esta atitude irá desencorajar as pessoas a usar o sistema de refúgio para tentar furar a fila de imigração para entrar no Canadá.

imigração cria novo sistema para refugiados

Ministro de Cidadania, Imigração e Multiculturalismo Jason Kenney

Requerentes de refúgio negados

oriundos de países com verdadeiros motivos

de refúgio, poderão entrar

com recurso

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 4

Page 5: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Glórias profissionaisimprensa brasileira perde um dos mestres da economia

A morte do jornalis-ta Joelmir beting, ocorrida no último

dia 29 de novembro por con-ta de um AVe (acidente vas-cular encefálico hemorrági-co), deixou a imprensa bra-sileira de luto, principalmen-te os cadernos de economia.

posso dizer, sem qualquer dúvida, que uma das minhas escassas e voláteis glórias profissionais se deu quando fui citado por ele em seu site. e por duas vezes... era repór-ter do Congresso em Foco e a atenção do mestre foi fis-gada numa reportagem que fiz sobre o fator previdenciá-rio (um redutor de aposenta-dorias criado no governo do psDb e atualmente defen-dido pelos petistas palacia-nos). A outra, feita em par-ceria com meu amigo Fábio Góis, tratou do balanço do primeiro semestre legislati-vo de 2010.

Joelmir beting era uma

espécie de tecla sAp da eco-nomia. ele explicava para o assalariado o que o minis-tro da Fazenda, o presidente do banco Central ou outro graúdo das finanças gostaria de dizer ou fazer.

Já me confessei dezenas de vezes neste espaço brasilei-ro em toronto que sou um economista frustrado. ten-tei, por duas vezes, ingres-sar no curso de ciências eco-nômicas da universidade de brasília (unb), sem suces-so algum... no entanto, esse espaço também me permi-tiu fazer uma homenagem a

Joelmir beting na edição de outubro de 2011.

transcrevo-a como forma de homenagem a esse ho-mem que conseguia tradu-zir o brasil em 40 segundos, conforme esclareceu seu fi-lho mauro beting.

Que nem o joelmireu bem queria ter o estilo e a competência do Joelmir beting para dizer que a economia do mundo está passando por uma fase deli-cada. Que os tempos que se avizinham serão bastante di-fíceis, mas que basta apenas um pouquinho de conversa e bom senso - principalmente dos governos - para enfren-tá-los da forma mais correta.

eis o que o mestre da aná-lise econômica em nossa im-prensa escreveu nessa terça-feira (27 de setembro): “o mundo lá fora vai continu-ar falando grego por tempo indeterminado. ninguém

entende ninguém. por exem-plo, americanos e europeus imaginam combater o de-semprego com discursos de governos, do alto de medidas paliativas. em toda crise eco-nômica, de qualquer nature-za, o emprego é o primeiro que recua e o último que re-age. pior: sempre desce pelo elevador e só consegue subir pela escada”.

eu bem queria ter esse dom de anunciar tempos du-ros de uma forma elegante e levemente ácida; mas per-feitamente apresentável em qualquer ambiente. As no-tícias elaboradas pelo Joel-mir podem ser transmitidas numa refeição ou numa sa-la de dentista, sem o menor problema.

todos entendem, concor-dam e dizem: “É mesmo!”. eu bem sei que as notícias do Joelmir têm a qualidade de deixar os números com carne e osso, os índices com

faces humanas, as perdas com um ar de melancolia.

mas esse é mais um talento que me rejeitou. eu até tento não ser tão pessimista. Juro que me esforço para passar um pouco de otimismo por-que não tem quem aguen-te essa coisa depressiva por muito tempo.

principalmente quando o cinto ameaça apertar a pon-to de quebrar a bacia de 95% dos seres humanos no plane-ta. portanto, não vou dizer para fecharmos portas e ja-nelas, estocarmos alimentos e capricharmos nas orações. se fosse mais corajoso, diria que o ideal mesmo é abando-nar a prudência e aproveitar o tempo para reparar a poe-sia do nosso tempo.

miremos os congestiona-mentos com outro olhar. De-ve haver uma música oculta qualquer naqueles carros pa-rados, com seus ipis e outros impostos enigmáticos. Deve haver, deve haver... "em eco-nomia, é fácil explicar o pas-sado. mais fácil ainda é pre-dizer o futuro. Difícil é en-tender o presente." (Joelmir beting)

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rodolfo Tor-res trabalhou na revista Caros Amigos (São Paulo) e atualmen-te mora em Brasília, onde atuou como consultor de uma agência da ONU e repórter – especializa-do em tramitação legislativa – do site Congresso em Foco.

Joelmir Beting

Posso dizer, sem qualquer dúvida,

que uma das minhas escassas e voláteis glórias

profissionais se deu quando fui citado por ele

em seu site

direto de brasíliapor rodolfo torres [email protected]

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 5 |

Page 6: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

ComuNidade | Communitypor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Luanda Jones tem sido a responsável por apresentar a música popular brasileira nos grandes palcos do Canadá. Sua notariedade como a carioca que escreve e canta com estilo suave e marcante garantiu a participação em diversos festivais de música nacional e internacional, o que abriu espaço para outros artistas brasileiros.

Antonieta de Lira Silva está no Canadá há 36 anos. Ajudou muitos brasileiros récem-chegados nos 17 anos em que trabalhou no consulado brasileiro. Em 1987 criou a instituição de caridade Corações Generosos, cujo objetivo é ajudar e treinar pessoas nas favelas do Brasil. Durante todo o ano são realizados eventos, com foco em enviar todos os recursos para os trabalhos iniciados no Brasil. Brasileiros e Canadenses participam do projeto.

Marcia Neves. Há 25 anos no Canadá, casada e mãe de dois filhos, Marcia tornou-se uma das brasileiras mais conhecidas em Toronto, por ser uma empresária de sucesso. Dona do restaurante Brazilian Star e do banco Star Remmitence, que administra juntamente com seu marido Rogério Pereira, já promoveu diversos shows com cantores brasileiros e sempre que possível participa das atividades culturais da comunidade.

Cintia de Oliveira de Aguiar de Souza imigrou 22 anos atrás. Vive em Toronto e trabalha como representante de vendas imobiliária. Seu papel é ajudar brasileiros a realizar o sonho da casa própria. Aos 18 anos criou sua indepêndencia financeira ao abrir seu próprio negócio, e desde então vem atuan-do em favor dos brasileiros no mercado imobiliário.

Maria Valeria Teixeira Rodrigues Sales é conselheira no Centro de Abrigos há 12 anos. Sua missão é tornar famílias e índividuos emocional-mente saúdaveis, criativos e auto-suficiente dentro de uma comunidade. Através da oportunidade dos diversos programas prestados, Maria oferece aos brasileiros as ferramentas que facilitam sua integra-ção, informação dos direitos e responsabilidades, a fim de torná-los membros construtivos e produtivos

de sua nova casa canadense e da sociedade.

Danielle Pontes Vitor imigrou 8 anos átras. Vive em Montreal onde atua como diretora executiva da WPS Consulting. Em 2012 trabalhou no projeto de proteção ao estado do Amazonas e também na divulgação do mesmo como destino turístico. Organiza e participa de eventos para brasileiros e canadenses, como o Brazilian Day, e workshop para profissionais.

Paola Saad está há 22 anos no Canadá. Já atuou em diversas iniciativas em prol da comunidade. Em Toronto, onde reside, seu trabalho consiste no desenvolvimento de relações comerciais para pequenas e médias empresas entre Brasil e Canadá. Seu objetivo é unir os pontos fortes e semelhanças dos dois países para fortalecer a economia de ambos.

Ivonete de Souza imigrou há 25 anos. Reside em Toronto onde trabalha no Ministério de Turismo, Cultura e Esporte. Sua função é coordenar progra-mas de financiamento no âmbito da comunicação, o que possibilita apoio a empresas brasileiras, incluin-do as localizadas no Brasil, e pessoas envolvidas nesse meio, criando parcerias e oportunidades de negócio. Participou da produção do vídeo 25 anos de Imigração Brasileira no Canadá.

os resultados da junção Brasil-Canadá

Vinte e cinco anos atrás, começou uma história de

luta, esforço e dedicação no Canadá. naquela épo-ca não se imaginava ir tão longe, mas os sonhos eram muitos e a vontade de crescer foi o que deu força a todos os brasilei-ros, que naquele tempo, começaram a imigrar pa-ra esta terra distante e ge-lada, e, ao mesmo tempo, cheia de oportunidades.

os personagens dessa narrativa construíram vi-das, formaram famílias e plantaram sementes para que outras gerações co-lhessem os frutos. os tem-po passou e essa parte da nossa história foi contada e celebrada esse ano com o projeto 25 anos de imi-gração brasileira no Ca-nadá, e que agora chega a sua fase final homenage-ando as mulheres brasilei-ras que prestam serviços

relevantes à sociedade.Quatorze brasi leiras

irão participar do ‘prê-mio brasileiras in power’, cujo objetivo é destacar o desempenho profissional e pessoal, nas mais diver-sas áreas de atuação, des-sas guerreiras que ajudam, encorajam e dão suporte tanto no brasil quanto no Canadá.

A homenagem, que é uma realização da proprie-tária do brasil news,tânia

nuttall, idealizadora do projeto 25 Anos de imi-gração no Canadá, acon-tecerá no próximo dia 5 de dezembro, no parlia-ment Hill, em ottawa. o evento conta com o apoio do embaixador do bra-sil, piragibe tarragô, do membro do parlamento pelo Centro de etobicoke, ted opitz, e da mellohawk Logisyics inc, representa-da pelos Diretores execu-tivos Arnon melo e peter

Hawkins.esta é a terceira e última

etapa do projeto, que co-meçou no dia 18 de agos-to com um baile de gala, e que homenageou 43 bra-sileiros que chegaram no Canadá há aproximada-mente 25 anos.

A segunda parte da ini-ciativa aconteceu no últi-mo brazilian Day Cana-da, realizado no dia 3 de setembro, onde cerca de 25 artistas foram ao palco

apresentar nossa arte e cultura.

Foram convidadas para serem homenageadas Ân-gela mesquita, Catherine nugent, Danielle Lisboa, Denise Gastaldo, elaine Vasconcellos, Fabiane sil-va, maria eugênia reis Jardim e Verônica Yoshiu-ra, mas por motivos pes-soais não poderão compa-recer ao evento.

Conheça as brasileiras que serão homenageadas.

Brasileiras in power o Prêmio "Brasileiras in Power" acontecerá no próximo dia 5 de dezembro, em ottawa.

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 6

Page 7: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Victoria Boger Mull. Imigrou para o Canadá em 1996. A advogada já foi presidente do Centro de Apoio à Integração Brasil Canadá (CAIS). Desde 2008, é conselheira da instituição, onde desenvolve programas com foco no aprendizado da língua portuguesa para crianças, além de outras atividades sociais. Atualmente trabalha com Direito de Família.

Tania Nuttall. Há mais de 25 no Canadá, Tânia foi idealizadora de grandes projetos sociais e culturais em favor da comunidade, como o jornal Brasil News - cujo objetivo é levar informação a todos os brasileiros que vivem no Canadá -, bem como o Brazilian Day Canadá, que é o maior evento para brasileiros no país e que se tornou multicultu-ral, já que pessoas de diversos países participam do evento. Recebeu a Medalha Jubileu de Diamante,

Rainha Elizabeth II.

Rosana Paolinetti Bossi Heto está no Canadá há 14 anos, oferecendo aos moradores de Ottawa as delícias da nossa comida. Rosana juntamente com um grupo de brasileiros trabalha na busca de benefícios para instituições filantrópicas do Brasil. São quatro eventos ao ano. Ela também ajuda na realização de eventos como festa junina e natal para aproximar a comunidade.

Rita de Cássia Pinheiro Lemgruber imigrou para o Canadá em 1996. Atualmente é engenheira de teste na Research Motion. Há 14 anos, Rita orga-niza eventos em Ottawa, onde vive, para integrar a comunidade brasileira e também promover a nossa cultura ao povo canadense. Além das tarefas domésticas e profissionais, ainda encontra tempo para trabalhos voluntários.

Regina Ayako Yamagusi. Há 13 anos no Canadá, desenvolve, junto à fundação St. Chris-topher House, um programa multilingue que oferece atividades sociais e recreativas para pessoas, especialemente idosos, com deficiências físicas e /ou cognitivas. Regina também é co-fundadora do Centro Espírita Caminho, onde apoia vários imigrantes brasileiros, não importante seu status de residência no Canadá.

Perla Cristina Porto. No Canadá há 7 anos, Perla é designer de sapatos. Já expôs seu trabalho no Bata Shoes Museum, onde apresentou aos canadenses o que o povo brasileiro tem de melhor: a criativi-dade. Também mostrou a participação da mulher brasileira no mundo da moda, bem como nosso compromisso em realizar um bom trabalho, seja ele qual for.

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 7 |

Page 8: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Promoção de OUTONO INVERNO!

Tratamento facial e corporal

TRATAMENTO FACIAL Microdermobrasão e rejuvenecimento Limpeza de Pele Pré e pós cirugia

TRATAMENTO CORPORAL Drenagem linfática,

Gordura localizada e celulite Pré e pós cirugia

(plástica e gestante)

Elza (647) 968.4702Atendimento com hora marcada e exclusivo para o público feminino

E-mail: [email protected] FACEBOOK: Elza Fontebasso

1-888-439-9968Del Ferreira (416)836-7466On Jane St. Just North Of Rutherford www.mapletoyota.com

Falamos Português

toda a espera para a eleições presiden-ciais está encerrada,

porém os investidores con-tinuam com incertezas. o balanço de poder em Wa-shington parece ter ficado o mesmo que antes das elei-ções. o presidente obama foi re-eleito para um segun-do mandato, e o Congres-so continua dividido com os Democratas manten-

do o controle no senado e os republicanos retendo o controle da Casa. em bre-ve a verdadeira batalha irá iniciar sobre o gasto do go-verno, agora em 16 trilhões de dólares, além de vários assuntos como aumento de impostos, orçamento e regulamentos.

em primeiro lugar acon-tecerão negociações en-tre o presidente obama e o Congresso sobre o cha-mado “fiscal cliff ”—apro-ximadamente $600 bilhões

de aumento de impostos e cortes de gastos que estão agendados para tomar efei-to em 2013, a não ser que alguma ação seja toma-da antes disso. Depois dis-so existem outras priorida-des, como aumentar o teto máximo de gastos, política monetária, e regulamentos são esperados para o tema central.

o que isso significa para os investidores? prepare-se para o aumento de volatili-dade em um curto espaço de tempo. Como sempre, mantenha uma perspectiva à longo prazo e mantenha um portfólio diversificado para proteger-se de eventu-ais mudanças no mercado.

Prioridades imediatas

o Fiscal Cliff - sem a ação do Congresso, apro-ximadamente $600 bilhões em aumento de impostos, novos impostos e cortes de gastos automáticos estão agendados para ter efeito em 2013. o impacto com-binado poderá resultar em 4% do GDp. o presidente obamae o Congresso irão prevenir os estados unidos de cair do penhasco?

o Teto Máximo de des-pesas do Governo - nos

estados unidos é espera-do que se chegue ao limi-te de $16.394 trilhões em empréstimos no início do ano que vem. As discus-sões que ocorreram em 2011 levaram à uma vo-latilidade muito grande no mercado, seguido por uma caída de pontos no u.s. long-term debt. As discussões agora em 2012 poderão gerar as mes-mas implicações, já que o moody’s ameaçou de bai-xar ainda mais os pontos se o teto máximo de em-préstimos não for aumen-tado de forma organizada.

Impostos e Gastos - im-postos e os gastos federais foram uns dos maiores fa-tores mais discutidos du-rante a campanha política. o maior debate será sobre a expiração dos cortes de im-postos em 31 de Dezembro de 2012. Depois disso, mu-danças significativas nos im-postos de indivíduos e em-presas também serão con-siderados. redução de gas-tos poderá impedir o cres-cimento econômico, porém aumentar os gastos poderá levar os estados unidos a ter a mesma situação que a Gré-cia e espanha, à longo prazo.

Texto extraído de artigo publicado pela Fidelity Investments. Para ler o artigo completo, vá até o link: https://www.fidelity.com/viewpoints/market-and-economic-insights/obama-won?ccsourc.

Mauricio Dreher, CFP, possui mais de 15 anos de experiên-cia na indústria financeira, tendo certificação reconheci-da internacionalmente como Certified Financial Planner. Trabalha com Investimentos e Seguros, com ênfase em estra-tégias de Redução de Impostos na Canfin Financial Group.

Bus: (905) 829-0094 ext 528 or Cell: (416) 876-3644

As declarações contidas neste artigo são baseadas em mate-rial que acredita-se ser confiá-vel e serve apenas para a infor-mação geral. onde estas decla-rações são baseadas no todo ou em parte em informações pro-vidas por terceiros, elas não têm a garantia de serem corretas ou completas. As informações não têm a intenção de prover conse-lho específico ou personalizado incluindo, sem limitações, inves-timento, financeiro, legal, contá-bil ou de impostos.

O impacto combinado poderá resultar em 4% do

GDP. O Presidente Obamae o Congresso irão prevenir os Estados Unidos de cair do penhasco?

E Agora? Análise após as Eleições espere volatilidade enquanto Washington estiver decidindo sobre as reformas fiscais

FiNaNças | FinanCespor mauricio dreher [email protected]

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 8

Page 9: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

liNha diretapor cleida cruz wzmarketingcommunications.com 

Procura-se pilotos com experiência

As companhias aéreas dos estados unidos enfrentam uma falta de pilotos que ameaça ser a mais grave desde os anos 60, agora que novas exigências quanto à experiência de recém-con-tratados estão prestes a en-trar em vigor. e para piorar, isso acontece justo quando o setor se prepara para uma onda de aposentadorias. É que milhares de pilotos ex-perientes em grandes aéreas em breve chegarão aos 65 anos, idade da aposentado-ria obrigatória

Procura-se pilotos ii

A partir de meados do ano que vem, só poderão ser contratados pilotos que tenham no mínimo 1.500 horas de vôo, ou seja, seis vezes o mínimo atual. isso eleva custos e o tempo de treinamento de novos pilo-tos, em uma época em que cortes salariais e horários mais cansativos já tornaram a profissão menos atraente. isso vale mesmo para quem vai trabalhar como co-pilo-to, e não comandante da aeronave.

navegando sobre rodas

Até parece que as monta-doras americanas não se preocupam com as regras mais rígidas sobre a dis-tração no trânsito e estão lançando o que chamam de

"carro conectado". são no-vas tecnologias em veícu-los que vão desde telas de 17 polegadas no painel até serviços que acessam o face-book e compram ingressos de cinema on-line.

navegando sobre rodas ii

A General motors Co. vai lançar no segundo trimestre um painel de oito polegadas com tela de toque para apli-cativos, navegação na web e música on-line, que pode ser ativado por voz, toque na tela ou controles no vo-lante. A Ford motor Co. já permite que os motoristas enviem e recebam mensa-gens via twitter e ouçam música on-line por meio da sua tecnologia sync. os

novos mercedes-benz que serão lançados no segun-do trimestre vão acessar o facebook e fazer pesquisas no google. Quem dirigir um desses mercedes não pode-rá digitar textos enquanto o carro está se movimentan-do, mas frases pré-gravadas podem ser selecionadas com um clique.

Black friday Brasil

seguindo a tradição dos estados unidos, o brasil de-finitivamente adotou o “bla-ck friday” para dar aquela impulsionada no comércio e a moda pegou. tanto que na edição deste ano regis-trou crescimento de 117% em vendas em relação à versão do ano passado, atingindo r$ 217 milhões,

de acordo com a Clearsale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais. A previsão da busca Descontos, organiza-dora do evento, era de uma movimentação financeira bastante inferior, em torno de r$ 135 milhões.

escondendo o jogo

nos últimos cinco anos, mais de 20 empresas nos estados unidos esconde-ram dos investidores que estavam se preparando para pedir concordata, segundo o The Wall street Journal. As empresas, incluindo a eastman Kodak e a Amr, controladora da American Airlines, não alertaram sobre a possibilidade de buscarem proteção judicial

contra credores, apesar de enfrentarem grandes dificuldades financeiras. Algumas delas só abriram o jogo bem mais tarde, em informes judiciais, que ti-nham preparado o terreno com antecedência para o pedido.

feito para elas

A Honda criou um carro pensado só para mulheres. Chama-se Honda Fit she e têm, entre outras coisas, um para-brisa que bloqueia 99% dos raios uV, ajudan-do a prevenir indesejadas rugas. o Fit she vem em cinco opções de cores ins-piradas nas sombras mais populares da maquiagem feminina. incluindo o rosa, é claro. por dentro, o rosa

está presente em detalhes no painel de controle, vo-lante e assentos. Até a cha-ve é rosa. para completar, o sistema de ar-condicionado do modelo libera partículas carregadas ionicamente que ajudam a melhorar a quali-dade da pele do motorista, deixando-a mais macia e suave. o preço? Apartir de r$ 35 mil. mas, por en-quanto, só está disponível no Japão.

Cleida Cruz é gaúcha, Jornalis-ta e gerente da WZ Marketing Communications. Especializa-da em comunicação corporati-va e marketing digital, Cleida atualmente realiza diagnóstico e planejamento de necessidades em comunicação corporativa e marketing. Website: wzmarke-tingcommunications.com.

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 9 |

Page 10: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

CotidiaNo | everyday liFepor stéPhanie Pires  [email protected]

As ecobags são mui-to populares no Canadá. no brasil

vem ganhando mais espaço devido a proibição das sa-colas plásticas nos comér-cios. o uso destas sacolas em substituição as sacolas plásticas é cada vez maior, a adaptação as embalagens al-ternativas trazem benefícios ao meio ambiente e maior conscientização ecológica da população. As sacolas retornáveis ganharam mais funções do que apenas car-regar alimentos. para onde quer que se vá existe uma na bolsa para transportar qualquer coisa, como rou-pas, revistas, livros ou pro-dutos de limpeza. porém, como é que você cuida da

sua sacola? Você lava suas sacolas regularmente?

As sacolas retornáveis po-dem se tornar um depósito de bactérias quando dife-rentes produtos são trans-portados na mesma sem a devida limpeza. A bacté-ria de um alimento pode se misturar a de um produto e gerar contaminação e mau cheiro. manter as sacolas limpas e bem armazenadas é fundamental para evitar contaminação.

para utilizar melhor suas sacolas e mantê-las higie-nizadas, seguem algumas dicas:

1 - uma sacola Para cada alimentoter uma sacola para car-

nes, uma para alimentos

perecíveis, uma para ali-mentos secos e outra para produtos de limpeza. A sa-cola que carrega os livros não deve ser a mesma que transporta os alimentos. A mistura de itens na saco-la pode gerar bactérias que se transferem de uma coisa para outra. Com sacolas es-pecíficas para cada tipo de produto é mais fácil evitar contaminação.

2 - ÁGua e saBãoLave as sacolas uma vez

por semana, na máquina de lavar ou à mão. o uso de água e sabão para higieniza las é o suficiente para ma-tar bactérias e eliminar mau cheiro. Álcool também po-de ser uma alternativa. Ao

comprar sua sacola retornável, fique aten-to se ela é fácil de lavar.

3 - armazenamentoArmazenar as sacolas

em local arejado, lim-po e sem umidade, para evitar a proliferação de bactérias que gostam de umidade.

A durabilidade da eco-bag depende da utiliza-ção. se lavada e armazena-da corretamente pode ser usada por alguns anos. As sacolas retornáveis é a so-lução para diminuir o acú-mulo de lixo e a poluição do planeta, mas lembre-se que elas são prejudiciais ao meio ambiente, assim como

as sacolas plásticas se com-prada em grandes quantida-des. não é preciso comprar uma sacola por mês e sim a quantidade que atenda sua necessidade.

Rafaela Freitas é paulistana e

mora em Vancouver, BC. É ba-charel em Comunicação Social, com especialização em Business & Marketing e pós-graduada em Comunicação Organiza-cional. Atuou como assessora de imprensa nas áreas de cul-tura, comportamento, meio-am-biente, internet e automotivos.

as peripécias de uma nova adepta aos exercícios

Quase chegando na academia, você já começa a ver o ou-

tdoor com fotos de corpos suados e sarados. É a repre-sentação da geração saúde.

não que eu culpe o cor-po esculpido dos outros. mas aquelas são imagens que aguçam meus sentidos. Quando olho para o outdo-or, automaticamente sinto as gordurinhas na minha barriga balançando; ouço a sinfonia da minha flacidez enquanto ando; olho para o espelho e vejo minha bun-da mole balançando. De re-pente, não mais que de re-pente, estou totalmente lú-cida no que diz respeito à minha...imperfeição.

sou atendida com sor-risos pelos recepcionistas. tento controlar minha ago-nia de peixe fora d'água na hora em que pergunto qual é o preço da mensalidade. mas essa academia é um da-queles lugares que sugam sua alma antes de permitir que você saia dali sem pagar uma matrícula.

Com uma simpatia satâ-nica, um dos moços aponta para uma cadeira e diz que eu deveria sentar um pou-co. tenho certeza que eles precisam de um tempo para confabular sobre meu desti-no antes que alguém venha me atender.

então, surge ele. um mo-reno latino que ama a ma-lhação tanto quanto deve amar o sexo, pronto para converter os preguiçosos para o mundo dos exercí-cios, fervoroso como um pastor evangélico durante um culto.

Quando ele começa o in-terrogatório, fala com uma voz mansa que gradativa-mente ganha um tom de

torturador querendo arran-car minhas verdades e me julgando.

Dizer a ele que minha úl-tima vez em uma acade-mia foi há dez anos foi co-mo esfaquear a mim mes-ma no olho. A partir dali, com certo eufemismo, ele me disse que a culpa é to-da minha se tenho dores na coluna; que posso me iludir o quanto for, mas a verda-de é que eu rejeito meu físi-co; que se eu não agir agora, vou me entregar ao como-dismo e afogar meu corpo em gordura; que minhas pi-zzas ocasionais são o puro pecado da gula; e que estou destinada à derrota se não aceitar pagar centenas de dólares a mais por um per-sonal trainer, afinal, quem sou para pensar que posso malhar por conta própria?!

Durante o tour pela aca-demia, ganhei lições de que ser bonita requer fa-zer yoga, suar na sauna, jo-gar squash, fazer abdomi-nal, correr na esteira, levan-tar pesos, dançar Zumba...

simplesmente porque, nas palavras do instrutor, "é essa a rotina das meninas daqui que têm o melhor corpo".

Foram 15 minutos de conversa que me envelhe-ceram 15 anos e me fize-ram sentir 150 quilos mais gorda. Além da sensação de ser uma miserável paupér-rima por não achar o preço da mensalidade tão justo.

sofri ainda mais 20 mi-nutos lutando pelo meu di-reito de não pagar a men-salidade "ali e agora!", im-plorando pela chance de ir para casa e refletir sobre o

assunto. mas ele só repetia que "pensar é o inimigo da ação", que é por ficar pen-sando tanto que eu jamais entrarei na academia para ser bonita.

As portas só se abriram depois que arrancaram de mim meu endereço com-pleto, e-mail e telefone. Fui embora me sentindo feia, baleia, fraca, pobre e ame-açada de morte. só não me joguei da ponte porque, no meu caminho de casa, achei uma nova academia. uma menorzinha, menos pre-tensiosa, com uma outra

filosofia.Ali me disseram que

exercícios revigoram nos-sa energia. Academia não é condição para a beleza, é in-centivo para você se sentir mais saudável, de bem com a vida. Ali ninguém ficou maldizendo minhas pizzas. e aí, voltei a me sentir uma pessoa normal e fiz minha matrícula. Começo a ma-lhar amanhã!

Nordestina emigrante. Escor-piana. Graduada em Jorna-lismo. Pessimista, às vezes. Inconstante.

A famosa academia

Economia e concientizaçãosacolas retornáveis, você cuida da sua?

Academia não é condição para a

beleza, é incentivo para você se sentir mais

saudável, de bem com a vida

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 10

ComportameNto | liFe stylepor rafaela freitas [email protected]

Page 11: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

MARCOS ASSOCIATESAo Serviço da Comunidade desde 1977

1718 Dundas Street West, Toronto, ON 416 537.3151

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

Venha saborear o melhor da comida brasileira no Canada!

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

Remessa de dinheiro fácile rápido!

“FESTIVAL

DO PASTEL”

ÀS QUINTAS

SEMPRE TEMOS PRATOS ESPECIAIS DURANTE A SEMANA! Estamos fechados às segundas. Ás terças abrimos a par tir do meio dia.Aos domingos temos música ao vivo com Carlinhos a par tir das 19hs

imóvel | real statepor tony silva [email protected]

Valor líquido de uma proprieda-de é simplesmen-

te a diferença entre o va-lor atual e o total de todas as obrigações hipotecá-rias, por exemplo, se você tem uma casa avaliada em $375.000,00 dólares (com base em uma avaliação ou uma análise comparativa do mercado) e um saldo de hipoteca de $175.000, você tem $200.000 ($375.000 - $ 175.000) em valor líquido

em sua casa.Contanto que o merca-

do permaneça estável, isto é como dinheiro no banco. Ao mesmo tempo que o va-lor da sua casa aumenta e os pagamentos de sua hipote-ca ou hipotecas reduzem a sua dívida, o valor líquido de sua casa aumenta.

por que o valor líquido de uma casa é importante?

simplificando, a valoriza-ção do capital em uma ca-sa é um dos caminhos mais

fáceis e mais bem sucedidos de riqueza que está dispo-nível para você. normal-mente, você quase nem se dá conta ao fazer o paga-mento da hipoteca, o qual teria que fazer de qualquer forma, a divida é reduzi-da. o valor da casa, a mé-dia de tempo, está aumen-tando. Como resultado, seu cestinho de ovos {nestegg} vai crescendo. Quanto mais rápido você se encontrar na posse de 100% de sua

propriedade menos estresse financeiro você terá e mais verdadeira será sua riqueza.

Como obter um valor lí-quido mais rápido e maior?

Há uma série de manei-ras para construir o valor líquido do imóvel rapida-mente, alguns mais fáceis do que outros, mas todos eficazes. Aqui estão algu-mas sugestões:

Aumentar o pagamento inicial {downpayment}.

A maneira mais óbvia de obter um valor líquido adi-cional maior é na primeira oportunidade, fazendo um pagamento inicial maior no momento da compra. esse dinheiro extra é imediata-mente "depositado" na ca-sa, tornando-o muito me-nos tentador gastar.

Pagamentos adicionais a abater a divida principal.

Fazer pagamentos extras (ou apenas adicionando dinheiro ao seu pagamen-to mensal designado para abater na dívida principal) tem um duplo efeito no va-lor líquido. primeiro, cada dólar que você contribua

reduz a dívida pelo mesmo montante. A dívida sendo reduzida significa menos juros a pagar, o que signi-fica que cada mês mais do seu pagamento vai para o principal e menos vai para os juros.

Hipoteca de mais curto prazo.

As menores taxas de juros de hipotecas que temos vis-to recentemente são atribu-ídas a prazos mais curtos, para muitos compradores significa que eles são ca-pazes de inicialmente ob-ter uma hipoteca com uma duração mais curta, ou, se o estão atualmente em uma hipoteca a longo prazo (co-mo 30 anos) podem reque-rer um refinanciamento e mudar para uma a cur-to prazo. prazos mais cur-tos de hipotecas significa que você estará pagando sua dívida principal mui-to mais rápido e, portanto, aumentando o valor líqui-do de sua propriedade mais rapidamente.

M e l h o r i a s { H o m e Improvements}.-

Quando você melhora a qualidade ou o tamanho de sua casa, você também aumenta o valor de seu pa-trimônio. esteja ciente, po-rém, que embora pratica-mente todos os projetos da melhoria tem o objectivo de trazer algum retorno, al-guns são muito mais van-tajosos do que outros. por exemplo, tradicionalmente a remodelação de cozinhas ou casas de banho trouxe-ram um retorno maior do que a adição de amenida-des de lazer, como uma piscina ou até mesmo uma hidromassagem.

Há 22 anos no Canadá, o ca-rioca Antonio (Tony) Silva é Corretor Imobiliário licencia-do pelo Real Estate Council of Ontario (RECO) e membro do Toronto Real Estate Board (TREB), Ontario Real Estate Association (OREA) e Cana-dian Real Estate Association (CREA). Tony trabalha como representante de vendas da Re/Max 2000 Realty Inc., Brokera-ge. Contato: (416)656-3500 ou (647)409-6624.

Valor líquido imobiliárioum dos principais objetivos de adquirir sua casa própria deve ser o de maximizar seu valor líquido

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 11 |

Page 12: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Aulas regulares: SegundA-QuintA

14:00 - 16:00 ou 16:00 - 18:00 ou 18:30 - 20:30

LEARN ENGLISH

416 935.0011w w w . i l a c n i g h t s c h o o l . c o m

Melhor preço da cidade !!!

� GeNeral eNGliSh � power Speaking & listening � ToeFl preparation � advanced english for Success � Business english � ielTS preparation

$325/4 semanas

Matricule-se por

8 semanas e ganhe

2 de gRAÇA!!

771 YoNGe ST. (YoNGe & Bloor) e-Mail: [email protected]

aT NiGhT School

Melhore seu inglês! Melhore sua vida!

Falamos português Bookkeeping & Accounting Services Payroll Services Objections & Appeals Small Business ITN Applications WSIB & Union Remittances Unfiled Tax & Unreported Income Corporate Tax Services Audit Assistance/CRA correspondence

416 516 4949 [email protected]

1444 Dupont St, unit 1B Toronto - ON M6P 4H3

Escritórios em North York & Downtown Toronto

1708-5000 Yonge St. North York, ON M2N 7E95700-100 King St. West Toronto, ON M5X 1C7

Escritório de Advocacia para serviços de ImigraçÃo e acidentes de carro

Toll Free: 888 652 1752 Cell: 416 642 1752 ext. 290

Em caso de emergência nos chame @647 867 17 52 depois do horário de expediente (18 às 23h). Local de fácil acesso e

com estacionamento gratuito

5415 Dundas St.W, Suite 305 Toronto, Ontario M9B 1B5

-Aplicações para Residente Permanente

- Responsabilizar por familiares- Todos os tipos de Visa/

Estudante, Trabalhador Visitante

- Renovações de Visas, Restauração de Permanência

- Ordens de saída voluntária ou deportação

- Acesso aos centros de Detenção

- Pedidos de Refúgio e Apelos para imigrantes recusados de estar no Canadá.

Serviços de Imigração Acidentes em Geral- Você talvez se qualifica para

Tratamento médico- Qualquer caso de quedas

e escorregões em lugar público como praças, transporte público e lojas de departamento.

- Venha falar conosco para uma orientação do que fazer depois de sofrer qualquer acidente acima mencionado.

Tire as suas dÚvidas com quem fala a sua lÍngua, TraTamos do seu caso com sigilo e profissionalismo. a sua primeira consulTa É graTuiTa.

atendemos todos os dias de segunda a sexta entre 9 da manha às 5 da tarde

Publication: Brazil News (Portugese)Description: GIU Scarboro Missions: “Somos missionários” Layout 1ASize: Quarter Page Colour/ 4.94” x 7.0”Run Dates: November, 28, December 04, January 08,22/ in February 05, and 26, 2013

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 12

Page 13: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

destaques | highlightspor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Kate Middleton está grávida do seu primeiro filho. O

Príncipe William e ela, que casaram em abril de 2011,

fizeram o anúncio oficial nesta segunda-feira, dia 3.

A Drywall Local 675 realizou, no último dia 02 de dezembro, a anual Festa de Confraternização da

empresa. O evento aconteceu no Paramount Banquet Hall, onde mais de 3000 pessoas compareceram.

Vários brinquedos foram distribuídos as crianças que participaram do encontro.

O grupo Brasileiras em Toronto promoveu no dia 1 de dezembro o primeiro encontro de confraternização entre as participantes. Aproximadamente 100 pessoas compareceram ao jantar de final de ano, que foi realizado pela coordenadora do grupo Analu Lima em parceria com outras

colaboradoras do grupo. Fique ligado, pois segundo Analu esse é o primeiro de vários.

Disclaimers: Not intended to solicit business currently listed or buyers under conract

Luiz & Ana Paula Godinho • (647) 921-0110 • www.G2TEAM.ca

Aguarde! Nós estamos planejando um ano ainda mais produtivo para os nossos clientes.

Espere mais de 2013.

Dr. Jose Olavo Queiroz & AssociadosOdontologia Geral, Cosmética e Implantes

Horário fl exível - atendemosaos sábados e no fi nal da tarde

Aceitamos a maioria dos seguros odontológicos

Facilidade de acesso

Variedade de serviços

Aceitamos novos pacientes

416 538 8338 1304 Dundas St. West, Toronto, ON [email protected]

DR. OLAVO É

FORMADO PELA PUC DE

CAMPINAS E ATUA COMO

DENSTISTA EM TORONTO

DESDE 1995

A Mellohawk logistics Inc. comemorou no dia 29 de novembro dez anos de funcionamento. A festa

aconteceu na sede da empresa e contou com a presença de dezenas de clientes e amigos. Quem passou por lá, pôde conferir uma apresentação de samba e saborear

muitos quitutes brasileiros.

Visando a redução e erradicação dos problemas relacionados a saúde mental do homem, a Nossa TV, em parceria com a Durval Terceira e a União dos Carpinteiros Local 1030, promoveram, no último dia 30 de

novembro, a campanha Movember 2012, cujo objetivo é angariar fundos para a luta contra o câncer de próstata.

piCture CourtesY oF WWW.mAGiCVision.CA - mAuriCio JimeneZ

Foto nossA tV CAnADA

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 13 |

Page 14: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

10

.......

............................................................

.......

......

..... 10YEARS

CELEBRATINGCELEBRATING

TE N Y E A RS

CELEBRATING

10YEARS

Nadia Silva, Ramal 230Toll Free: 1-866-746-6722e-mail: [email protected]

www.mellohawk.com

Tel: +1-416-465-3459 2740 Matheson Blvd East Unit 5Mississauga, ON, L4W 4X3 Canada

Your Cargo is Our Cargo

Frete Aéreo, Marítimo e liberação de Alfândega

Oferecemos armazenagem para seus bens pessoais

Carga consolidada todos os meses para o Brasil

Número 1 em mudanças para o Brasil há 10 anos

o último dia 1 de dezembro - Dia internacional de

Combate à AiDs - foi mar-cado pela marcha em favor da conscientização e con-tra o preconceito aos por-tadores do HiV positivo. Cerca de 250 pessoas fo-ram às ruas do Kensington market, em toronto, parti-cipar do “AiDs Day Walk”, que foi organizaddo pelo st stephen’s House, com apoio do ACt – AiDs Committee of toronto. Durante o even-to, preservativos e folhetos informativos foram distri-buídos à população.

segundo relatórios do ACt, mais de 20.000 pes-soas em toronto foram diagnosticadas com HiV positivo, desde que o tes-te foi instaurado em 1985. bill sinclair, diretor execu-tivo do st. stephen’s House

fala sobre a importância do avanço da informação. “25 anos atrás as pesso-as tinham muito medo do HiV, medo de irem ao ba-nheiro público ou à piscinas e serem infectadas. Hoje é muito diferente, as pessoas compreendem melhor a do-ença. Quem vive com HiV

pode ter acesso aos medica-mentos, viver mais tempo e com uma melhor qualidade de vida.”

Graças ao trabalho de di-versas instituições, há deze-nas de projetos relacionados ao combate à AiDs em todo o mundo. no Canadá, um deles é voltado para pessoas que falam português, o que possibilita aos imigrantes o fácil acesso aos serviços prestados, com a comodi-dade de poderem conversar com os profissionais na sua língua materna. Anterior-mente as informações so-bre o tema eram apenas em inglês. susie soares mcA-dam é agente comunitária de saúde no st. stephen’s House, e conta quais são di-ficuldades que ela encontra em seu trabalho. “sentimos a falta da nossa comunida-de ser mais ativa, em movi-mentos como o AiDs Day Walk, por exemplo. Ainda existe muito estigma e pre-conceito, que temos que

lutar contra. muitas pesso-as se isolam por vergonha e nós queremos motivá-las a conversar abertamente. A cidade investe no nosso projeto, mas nem sempre a comunidade corresponde.”

mesmo com o avanço das informações e projetos

AIDS

espeCial | sPeCial

Coordenadoras do projeto que ministram workshops para explicar métodos de

prevenção

instituições promovem marcha a favor da conscientização sobre o vírus

Foto

s: H

um

bert

o r

oss

inH

o

Sentimos a falta da nossa

comunidade ser mais ativa, em movimentos como o

AIDS Day walk, por exemplo. Ainda existe muito estigma e

preconceito, que temos que

lutar contra

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 14

por Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Page 15: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Garden City Realty Inc., Brokerage 416 828-5990Um corretor brasileiro, honesto e competente

FRANK PENNERCorretor/Broker

647-221-2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende. Ofereço avaliação grátis de seu imóvel e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 25 anos de experiência.Ligue para saber suas opções.

Lindo apartamento de 1 +1 quartos, Completamente renovado. Piso de cerâmica, piso laminado no quarto e solarium, cozinha moderna. Lavanderia no apto. Este prédio oferece piscina interna, salão de festas, segurança

24 horas, garagem, sauna, academia, lava carro e muito mais.

ApenAs $154,900.00

25 anos de

experiência e

integridade

ligados ao tema, de acor-do com bill ainda existem muitas dúvidas por parte das pessoas com relação à prevenção. “Quando con-versamos com elas, ou faze-mos demonstrações de co-mo utilizar o preservativo, ainda encontramos alguns mitos e dúvidas. As pes-soas sabem que devem se prevenir, mas nem sempre tomam esta decisão e aca-bam se colocando em risco”, acrescenta bill.

A opinião, é acompa-nhada por Ana mateus, que também trabalha na ACt. “sempre que faço workshops sobre camisi-nha feminina, entre dez mulheres somente uma já teve contato com o produ-to, e normalmente não sabe como usar. elas não sabem que a mulher pode começar a usar o preservativo até 8 horas antes da relação sexu-al, o que nos dá uma pos-sibilidade de poder e deci-são, e nós mulheres deve-mos tirar vantagem disso”, acrescenta.

por isso, segundo bru-no bini, coordenador de campanhas para homens de língua portuguesa, um dos principais objetivos do ACt é levar o assunto para ser discutido em diferentes setores da sociedade. bru-no ainda faz um alerta: “Anos atrás quando o pro-grama de prevenção foi ini-ciado, ninguém conhecia direito o vírus, existia uma certa atmosfera de pâni-co em relação ao assunto, então as pessoas tomavam muito cuidado. Hoje pelo fato dos medicamentos es-tarem muito mais avança-dos e quem vive com HiV pode ter uma vida saudá-vel, existe um falso senti-mento de segurança, que é errado, pois apesar de ter-mos medicamentos é im-portante lembrar que o HiV é uma doença e não é simples, ou seja, existem os efeitos colaterais dos remé-dios, e o tratamento é diá-rio e intenso.”

outro ponto destacado por representantes de grupo

sociais no AiDs Day Walk, foi a marginalização que as mulheres infectadas en-frentam. Ana mateus afirma que é preciso que as mulhe-res compreendam a neces-sidade de se prevenir con-tra à AiDs. “As mulheres são o segundo maior gru-po afetado pelo HiV, prin-cipalmente as consideradas “marginalizadas, como imi-grantes e negras, o risco e a possibilidade de infecção é maior entre elas. na nossa

comunidade é necessário encorajar as mulheres à fa-larem sobre o assunto e fa-zerem o teste. elas têm me-do de saber o resultado, ou então pensam que isso é al-go que só acontece com os outros, e nunca com nós mesmos”, explica.

A marcha terminou com uma comemoração pelos 50 anos do st. stephen’s Hou-se. para mais informações visite: actoronto.org ou sts-tephenshouse.com

Pessoas de todas as etnias

aderiram a caminhada

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 15 |

Page 16: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

O imóvel que você procura está aqui.2000 Realty Inc., Brokerage

S a l e s p e r s o n

Lucia AmadorTELEFONE DIRETO

416 906.6721TELEFONE: 416 656.3500 1281 St Clair Ave W Toronto, On M6E 1B8

Lentes de Contato Coloridas $19,99 1 par* Lentes de Contato Transparentes $29,99 3 pares*

Exames de vista para crianças e idosos grátis*

Ligue já e marque sua ConsuLTa atendimento de segunda a sábado

All Insurance UNION, City of Toronto - ODSP, Social Assistance

ÓTICA oCuLista exAmes de vIsTA

647 349.9394  1165 St Clair Ave. WestQuase esquina com Dufferin próximo ao 7 Eleven

416 915.9394  2267 Islington AvenueRexdale Mall unit#1 oposto ao Wal-Mart

*com

rest

riçõe

s

azuL azuL safira Verde Cinza

oFeRta esPeCiaL: Você pode fazer os óculos de grau dos seus familiares no Brasil

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 16

Page 17: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

ComuNidade | Communitypor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

se você gosta de tea-tro, prepare-se para se emocionar com a pe-

ça em português 'se essa rua fosse minha', que traz para o universo dos brasileiros mi-rins que vivem no Canadá, o lúdico das cantigas de ro-da e folclóricas brasileiras de uma maneira poética.

uma rua qualquer, a vizi-nha, a mãe, a menina e su-as bonecas...pessoas, coisas, objetos, não importa, tudo pode servir de inspiração para o musical elaborado e produzido por marisa de oliveira e Valter barberini, com texto e direção de bar-bara de la Fuente.

esta será a primeira pe-ça em português realizada em toronto. o evento con-ta com o apoio do Depar-tamento de português da universidade de toronto e do Consulado brasileiro. Com quatro apresentações marcadas entre os dias 7 a 9 de dezembro próximo, os

organizadores esperam re-ceber mais de 150 pessoas por espetacúlo.

A idéia do projeto, surgiu com a constatação por par-te de marisa "que o teatro nunca foi uma área explo-rada na comunidade brasi-leira". para mudar essa rea-lidade, em 2005 ela formou um grupo chamado in-ce-na, que após seis meses de trabalho, acabou dispersan-do por problemas de tempo e dinheiro.

marisa não desistiu da idéia de trazer essa arte aos brasileiros, e mesmo com as dificuldades de arranjar

elenco e patrocinadores pa-ra essa realização, após sete anos de trabalho seu objeti-vo foi alcançado.

Com uma hora de dura-ção, o musical 'se essa rua fosse minha' promete emo-cionar e atrair à atenção dos pequenos. "para as crianças filhos de brasileiros que vi-vem no Canadá é um gran-de incentivo a nossa língua portuguesa. e também vai ser uma oportunidade de mostar nossa cultura tão ri-ca de uma maneira lúdica, mágica", afirma marisa.

segundo ela, os pais irão se comover até mais que as crianças, pelo fato do mu-sical ser baseado nas can-tigas de roda. "A peça irá trazer muitas recordações aos pais, creio que todos os adultos irão se identificar de alguma forma", acredita a produtora.

integram o elenco: Ana becatti, barbara de la Fuen-te, bianca Carvalho, Fellipe

revuelta, Glaucia Cardoso, Jessica Carvalho, marisa de oliveira e nicole Garrido. os figurinos são de Clarice michelon com apoio de so-lange escosteguy Cardoso, e cenário de sobek de Alcân-tara. Além deles, colabo-ram com o projeto Dolores Gontijo (assistente de dire-ção), ton souza (coordena-dor de palco e cenário) e Jo

oliveira (imagem de divul-gação). e os músicos Hen-rique matulis, Lalo porto, Luciano porto e Francisco mdi.

A primeira apresenta-ção do espetáculo acontece nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro, às 20h. seguidos de apresentações no dia 8, às 15h e às 18h30. A última se-rá no domingo dia 9, às 14h.

o evento acontecerá no The George ignatieff Thea-tre, 15 Devonshire place (at st. George station). os in-gressos custam $15,00 pa-ra adultos e $8,00 para sê-niors e crianças menores de 12 anos. Há, ainda, o pacote família por $40,00 incluindo dois adultos e duas criancas. Crianças menores de 2 não paga entrada.

Musical

Para as crianças filhos de brasileiros

que vivem no Canadá é um grande

incentivo a nossa língua portuguesa

Jovens de zero a 80 anos são convidados

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 17 |

Higher Standards Agents... Higher Results! TM

c or r e t or a d e i m ó v e i sPaula SouzaPlanejando alugar, comprar ou vender seu imóvel? Não perca tempo! Ligue agora!

647-987-5755

HomeLife Warranty

Garantia e

proteção ao seu

investimento

por um ano!

Consulte-nosWebsite: www.paulasouza.ca E-mail: [email protected]: www.facebook.com/PaulaSouzaRealtor

$499,00 Beautifully maintained home

on a quiet street; 3+1 bdrms,3 baths, finished basement

with 9 ft ceiling, ensuite with walking closet,tons of light,

priced to sell fast!! Call now 647-987-5755

$520,000 Executive townhouse;

New building, 3 bdrms, 2/5 baths,direct access to amenities w/tower, granite counters and

island. stainless steel appliances, storage space. Don’t wait!!! Call now 647-987-5755

$175,000 Great commercial property!!!

Busy location on T&T plaza. Condo buildings, townhouses, across,

bank, BMW, Honda, Restaurants, and a lot more. Hurry it won’t last

long. (Also available to rent) Call now 647-987-5755

$1,700 To rent; Location, location, location!!! Townhouse, 3

bdrms, 2/5 baths, 1 parking space, 9 ft ceiling, walking closet in all bdrms. Priced

bellow market value. Call now 647-987-5755

$260,000 Amazing newly built condo, 1 bdrm with ensuite, balcony, stainless steel appliances,

washer and drier ensuite, include 1 underground parking and locker. For more information call now 

647-987-5755

PASSAGENS AÉREAS PARA O BRASIL E O MUNDOT A R I F A S D E O P E R A D O R A D I R E T O A O C O N S U M I D O R

Corinne MarianC O N S U LT O R A B R A S I L E I R Ac o r i n n e @ p e e r l e s s t r a v e l . c o m

registration # 3319273

Pacotes Last Minute/Cruzeiros Tarifas especiais com todas as cias. aéreas Viagens personalizadas para grupos Reservas de Hotéis e Carros

HÁ MAIS DE

18 ANOSSERVINDO A COMUNIDADEBRASILEIRA

7117 Bathurst St - suite 200 Thornhill - ON, L4J 2j6

P: 905-886-5610 x 307Toll Free: 1-800-294-1663 x 307

Page 18: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 18

Page 19: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

aCoNselhameNto | Counselingpor carolina hePfner [email protected]

uma recente discus-são tem trazido a tona um assunto

muito delicado, que pode afetar as famílias brasilei-ras que vivem no Canadá. A associação médica cana-dense afirma que bater em crianças deve ser ilegal no Canadá. Desde 1892 o Có-digo penal Canadense per-mite que os pais batam nos filhos sob “circunstâncias razoáveis”. A palmada deve ser dada em crianças de 2 a 12 anos com a mão aber-ta. não deve usar nenhum outro instrumento ( cinto, sandália, corda, colher de pau, etc). A palmada não deve atingir a cabeça, nem deixar marcas.

o argumento que pode mudar nossas leis, é que punição física severa em crianças, pode causar dano à saúde mental de quem sofre agressão. Danos causados por punições físicas severas incluem depressão, mania, ansiedade, problemas em lidar com a raiva, baixa auto-estima, problemas d e r e l a c i o n a m e n t o , agress iv idade, abus o de drogas , a lém de perpetuação da violência nas famílias. pais devem

buscar alternativas para educar seus filhos, trocando o castigo físico pelo ensino de conceitos como causa e consequência, ensinando a criança a refletir antes de agir. Desta forma, a criança aprenderá a tomar melhores decisões e arcar com a responsabilidade de

seus próprios atos. porque não devemos ba-

ter em nossas crianças? Devemos ensinar nos-

sos filhos a resolver con-flitos sem usar a violên-cia. o maior ou mais forte não deve abusar dos mais vulneráveis.

Devemos ensinar nossos filhos a lidar com a própria raiva e frustação sem abusar da violência. muitas vezes, pais batem para discipli-nar seus filhos, mas qual é o limite entre a disciplina e o abuso infantil? o que faz um pai dar uma palmada, depois usar o sapato, o cinto

ou ponta de cigarro acesa para disciplinar crianças? muitos pais “descontam” nos filhos a raiva e frustra-ção que não conseguem re-solver por si mesmos. uma disciplina “inocente” pode se tornar abuso de maneira muito rápida.

na maioria das vezes, a criança (principalmente as menores) não sabe ou não lembra porque está apa-nhando. por não lembrar, ela começa a se desvalorizar.

Distanciamento da re-lação pais e filhos. A re-lação de amor e confiança dá lugar a uma relacão de medo e poder. A criança pode se isolar ou se tornar manipuladora ( ir abraçar o agressor para defender a si mesmo e não porque está arrependida).

eu acredito que a maio-ria dos pais que usam a pu-nição física amam seus fi-lhos, mas não sabem como disciplina-los de maneira diferente. talvez tenham aprendido com seus pró-prios pais, que bater é a ati-tude mais correta. os pais devem entender que quan-do a criança apanha, ela se sente injustiçada e “se es-quece” da razão pela qual ela apanhou. Dialogar com

a criança e fazer ela perce-ber o que ela fez de errado, trará a ela maior entendi-mento das suas próprias ati-tudes. Aqui estão algumas sugestões de disciplina que não envolvem agressão físi-ca: castigo ( 1 minuto pa-ra casa idade), consequên-cias naturais (i.e se a criança não arruma a cama não po-de brincar no computador),

tirar algum privilégio (pri-meiro devemos avisar, se a criança desobedeceu o pri-vilégio será tirado). os pais devem explicar o motivo do castigo, a razão pela qual a criança está sendo punida (não inclue aqui: “porque eu sou seu pai / sua mãe e estou mandando!”).

onde procurar ajuda: agencias de aconselhamento,

escola, Family and Children services.

Carolina Hepfner é terapeuta de indivíduos, casais e família. RSW, Master Social Worker (MSW-Wilfrid Laurier Univer-sity - ON), Couple and Family Therapist (C) (Univ. of Guelph - ON). Treinamento e experien-cia tratando assuntos de sexua-lidade, trauma e vícios.

Bater em criança pode virar crime no Canadá?

English Classes for ImmigrantsLINC and Professional Language Trainingwith modern computer labs

Convenient locations close to the TTC (Royal York or Islington)

3107 Bloor Street West, Etobicoke 416-640-70693363 Bloor Street West, Etobicoke 416-233-1676For more information and to see all services available at PICS visit our website at www.polycultural.org

Limites

Muitas vezes, pais batem para

disciplinar seus filhos, mas qual é o limite entre a disciplina e o abuso infantil?

Crise nas Dívidas?Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos?

Oferecemos flexíveis formas de pagamento

Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência).

NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

MONICA G. STANLEYEstate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor

Rumanek & Company Ltd Administradores de Propostas, Consolidação de Dívidas e Trustee de BancarrotaHEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 www.rumanek.com

[email protected] Line: 416-452-3751416-665-3328 (DEBT)Fala-se Português e Inglês

Etobicoke | Mississauga | Scarborough | Toronto Downtown | Toronto Midtown | Barrie | Creemore | Niagara Fal ls

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 19 |

Page 20: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

saúde | healthpor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

o movimento dos Direitos Civis nos euA teve como

marco inicial um fato acon-tecido na cidade de mon-tgomery, estado do Alaba-ma, em 1 de dezembro de 1955. Quando rosa parks, uma costureira negra que voltava para casa após um dia de trabalho, sentou-se na parte da frente de um ônibus, onde era proibido aos negros, foi intimada a dar seu lugar a um passa-geiro branco, ela recusou-se, foi presa, julgada e con-denada. Com sua conde-nação, rosa considerada a “mãe dos Direitos Civis” dá início a luta da sociedade negra por igualdade perante as leis americanas.

outro fato marcante aconteceu em 1957, no es-tado de Arkansas, quando um grupo de jovens negros conseguiu o direito nas cor-tes federais para estudar no Ginásio Central de Little rock. A população da cida-de, incluindo o governador, não gostou da idéia, for-maram uma barreira para

impedir que o grupo entras-se na escola. o então presi-dente Dwight eisenhower dissolveu a Guarda nacio-nal do estado do Arkansas enviando tropas do exérci-to para garantir e proteger a entrada do grupo em Little rock, cumprindo assim a decisão das cortes federais.

Conto isso a vocês para que saibam onde e como te-ve início os marcos da his-tória contra o preconceito, e como o processo dessa lu-ta longa e extenuante segue trabalhando para dar o di-reito de igualdade para to-do e qualquer ser humano, independente de cor, raça,

religião, gênero, etc.em 2007 quando escre-

vi sobre este tema comecei com a frase acima. narci-so, mito da filosofia grega, era um rapaz extremamen-te belo e solitário, certa vez, debruçou-se na beira de um lago para saciar a sede e viu sua imagem refletida na superfície da água cristali-na e se apaixonou perdida-mente por sua própria ima-gem, atirou-se no lago, de-saparecendo, a procura dele mesmo.

este mito serve para mos-trar a dificuldade que temos para aceitar o “diferente”. Como narciso, nos apai-xonamos por nós mesmos e o que não é nosso refle-xo tentamos destruir com o carimbo do preconceito do “mau gosto”, e a partir dis-so projetamos no “diferen-te” nosso lado sombrio, ego-ísta, assustador, desumano e cruel.

o preconceito é uma gra-ve doença, e seu portador fere, pisa, massacra, rejei-ta, estigmatiza, odeia e até mata aquele que não tem a

cor, raça, opção sexual, reli-gião, cultura, poder econô-mico ou como aqui no Ca-nadá quem não tem “papel”.

A presença do “diferen-te” é como uma ameaça a nossa identidade e posição no mundo, e para não per-der essa “posição e identi-dade” tentamos manter o “diferente” asfixiado, ca-lado, excluído, afastado e escondido. usando men-sagens diretas ou simbóli-cas, agressivas e violentas,

incluindo a delação, a de-núncia aos órgãos de imi-gração, mostramos nossa pseudo superioridade.

É preciso mudar para que a saúde volte a existir em nós. se sou um ser humano no caminho da evolução es-piritual, não existe espelho. olho todos como igual, pra-ticando a tolerância primei-ro em mim mesmo, por-que o amor que existe em mim não enrijece minha alma nem cristaliza meus

sentimentos perante o ou-tro, agindo assim faço a “di-ferença’’ neste mundo onde tantos precisam do meu res-peito e minha atenção.

um forte abraço com muita luz em sua consciên-cia e paz profunda em seu coração.

Everalda Sidaravicius é psi-cóloga humanista. Seu es-critório fica na 489 College St.,sala 201 Telefone: 416-929-1816 x 329

A doença do preconceito

psiCologia | PsyChologypor everalda sidaravicius [email protected]

ocasional, frequen-te e diária em ca-sos mais extremos.

Acompanhada pelos sinto-mas de ânsia, naúsea, vô-mito, entre outros, normal-mente, é assim que as do-res de cabeça se manifes-tam nos pacientes que so-frem desse mal. em geral, são dores no pescoço, ou apenas em um lado da face e, às vezes, ao redor de toda a cabeça. ela chega sem avi-sar, nos pega desprevenidos e nos faz enlouquecer com a dor latente. para algumas pessoas, o alívio só chega após um análgesico acom-panhado de um cochilo, no escuro e no silêncio.

A pergunta é: quais são as causas da enxaqueca? má alimentação; estímulos ambientais como ruídos,

luzes, stress; comportamen-to: insônia, excesso de exer-cício, mudanças de açúcar no sangue, etc, podem ser hábitos determinantes para a origem da headache.

recorrer aos medicamen-tos de alívio rápido pode ser uma anternativa, mas não a solução, pois com o passar do tempo uma pí-lula já não é mais efeti-va e as pessoas acabam se

tornando dependentes des-ses medicamentos.

se você se encaixa nesse perfil não se desespere, há uma luz no fim do túnel.

estudos revelam que o melhor caminho para a cura, ou pelo menos a dimi-nuição desses sintomas, é a quiropraxia, que através da manipulação da coluna po-de trazer um tratamento efi-caz para aliviar as dores que se originam no pescoço.

em 1995 o Journal of ma-nipulative and physiologi-cal therapeutics realizou

um estudo, cujo objetivo era tratar vítimas de heada-che utilizando o método de quiropraxia espinhal. Qua-tro semanas depois, verifi-cou se que os pacientes ha-viam tido uma melhora sig-nificativa e permanente, di-ferente das pessoas que fo-ram medicadas.

segundo o médico qui-roprata George traitses, um especialista na área po-de realizar a manipulação da coluna, aliviando o es-tresse no sistema nervoso. ‘prestar aconselhamento

nutricional, recomendan-do uma mudança na dieta; chamar à atenção para os vícios de postura; e ofere-cer técnicas de relaxamen-to também é uma das ta-refas dos quiropratas. esse apoio deve aliviar a recor-rente irritação das articula-ções e tensão dos músculos do pescoço e parte superior das costas’, explica traitses.

Confira, algumas dicas para evitar a headache. ӹ  Alongar várias vezes ao 

dia.

 ӹ  Beba pelo menos 8 co-pos de água para evitar a desitração. ӹ   E v i t e   e x e r c í c i o s 

pesados. ӹ  Evite ranger os dentes. ӹ  Evite cafeína. Alimentos 

como café, refrigerantes e chocolate contém altos ní-veis de estimulante. ӹ   Evite  alimentos  com 

um elevado teor de sal e açúcar. ӹ   Evite  o  consumo  de 

bebidas alcoólicas. Estes bebidas podem desidratá-lo e causar dor de cabeça.

Quiropraxia, uma solução mais saúdavel e eficaz

Headache

O preconceito é uma grave

doença, e seu portador fere, pisa, massacra, rejeita, estigmatiza,

odeia e até mata aquele que não tem a cor, raça, opção sexual

Estudos revelam que o melhor

caminho para a cura, ou pelo menos a diminuição desses sintomas, é

a quiropraxia

...Quando te encarei frente a frente, não vi o meu rosto,

chamei de mau gosto oque vi, mau gosto, mau gosto; é que Narciso acha feio o que não

é espelho.....

CAETANO VElOSO

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 20

Page 21: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Contratação a vistaBeckham diz que galaxy pode fazer "qualquer coisa" para contratar Kaká

Depois de deixar o Los Angeles Ga-laxy, dos estados

unidos, o meia inglês Da-vid beckham disse que o agora ex-clube pode fazer “qualquer coisa” para ten-tar contratar o meia brasi-leiro Kaká, do real madrid.

no último final de sema-na, tim Leiweke, presidente da Anschutz entertainment Group, atual proprietário da franquia do Galaxy, admitiu o interesse no brasileiro. e beckham deu seu aval.

“se existir alguma chance de contratar Kaká, os pro-prietários do Galaxy fariam qualquer coisa. É um ta-lento, uma grande pessoa e um grande trabalhador. Jo-guei com ele no milan e é um dos jogadores mais pro-fissionais com quem atuei. Ainda é um jogador do re-al e é uma falta de respeito falar disso, mas creio que a grande maioria dos clubes gostaria de ter Kaká”, falou.

o clube americano já ha-via demonstrado confian-ça na contratação. “somos conscientes do interesse de Kaká na mLs [Liga note-americana de futebol] e dei-xamos claro nosso interes-se nele. temos uma boa re-lação com o real madrid e como trabalhamos com eles

há seis anos [na chegada de beckham], estou conven-cido que nesta ocasião po-demos finalizar um acor-do”, falou à revista sports ilustrated.

A idéia da diretoria do re-al madrid é, com o dinhei-ro economizado com a saída do brasileiro, entre salários e outras despesas, investir em outro astro: Cristiano ronaldo. De acordo com a imprensa local, um dos mo-tivos da insatisfação do por-tuguês no real é em relação ao seu salário, que ele julga ser inferior ao que poderia ganhar pelo seu talento.

A tendência é que o sa-lário de ronaldo fosse au-mentado e passaria a ser de aproximadamente 15 mi-lhões de euros (r$ 40 mi-lhões). Atualmente, Kaká recebe cerca de 10 milhões de euros (r$ 27 mi). Como o brasileiro tem contrato até junho de 2015, a equipe

espanhola economizaria quase r$ 60 milhões, que poderiam satisfazer o astro português.

Além do Galaxy, o new York rb, também dos es-tados unidos, é outro clu-be apontado como possível destino de Kaká. A saída de-le, aliás, não depende só do clube. o real teria de con-vencer o camisa 8, que se-gue treinando normalmen-te, a deixar a espanha. na atual temporada, o meia da seleção brasileira atuou oi-to vezes, sendo que somente em uma foi titular.

na terça-feira, Kaká ficou fora até mesmo do jogo de volta contra o Alcoyano, da terceira divisão espanhola, pela Copa do rei. Apesar de a competição ser usada pa-ra dar ritmo de jogo a atle-tas pouco utilizados, caso do brasileiro, o técnico José mourinho optou por deixar o camisa 8 fora da lista de relacionados.

nos últimos três jogos, o meia esteve em campo por apenas 45 minutos. nas seis partidas desde o jogo de ida pela Copa do rei contra o Alcoyano, o jogador jogou três, mas sempre saindo do banco de reservas e quan-do o time já estava atrás do placar.

Cerca de 20 mil pessoas requisitaram

ingressos na primeira hora de venda dos assentos

mais populares da Copa das

Confederações

Cerca de 20 mil pessoas requisitaram ingressos na primeira hora de venda dos assentos mais populares da Copa das Confederações, os da categoria 4, na manhã desta segunda-feira, 3 de dezembro, segundo a Fifa.Os ingressos desta categoria custam R$ 57 ou R$ 28,50 (meia-entrada para estudantes, acima de 60 anos ou beneficiados do Bolsa-Família) e podem ser requisitados até o dia 15 de janeiro. O assento mais barato para a partida de estréia, entre Brasil e Japão, em Brasília, é de R$ 76.Nesta fase de pré-venda, os interessados registram seus pedidos. Se a demanda for maior do que o número de ingressos disponíveis, a Fifa vai realizar um sorteio e comunicar os compradores se eles conseguiram ou não os lugares, entre 16 de janeiro e 14 de fevereiro.A primeira fase da pré-venda aconteceu entre 21 e 30 de novembro, quando compradores do mundo todo puderam reservar seus ingressos, usando um cartão de crédito. Nesta

primeira etapa, foram oferecidos ingressos das categorias 1 (espaços nobres), 2 e 3. A meia-entrada para estes ingressos é válida só para pessoas acima de 60 anos. Os preços eram R$ 228 (categoria 1), R$ 143 (categoria 2) e R$ 114 (categoria 3). Os ingressos para pessoas com deficiência foram vendidos por R$ 114.Na sexta-feira, a Fifa anunciou que já foram vendidos mais de 130 mil ingressos para o torneio, cerca de 13 vezes mais do que havia sido vendido na África do Sul, no mesmo período, para a edição de 2009 do torneio.Estão sendo vendidos ingressos para 16 jogos nas seis sedes – Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Fortaleza - da competição que ocorre a partir de 15 de junho de 2013. Cada torcedor pode comprar até seis ingressos para um máximo de dez jogos. Outra opção é comprar até seis carnês para partidas na mesma cidade (exceto Brasília, sede apenas do primeiro jogo do torneio).

COPA DAS CONfEDERAçõES

a n u n c i e a q u i :b r a s i l n e w s @ b r a s i l n e w s . c a

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 21 |

esporte | sPortspor fernando Goscinscki [email protected]

Page 22: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

INGREDIENTES:

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiroágua 1 colher de café de castanhas1 colher de sopa de essência de panetone800 g de farinha de trigo30 g de fermento 1 colher de frutas secas1 colher de leite desnatado1/2 colher de margarina light3 ovos1 colher de chá de sal

suco de 1 laranja

MODO DE PREPARO:

Junte o fermento, os ovos, o suco de laranja, o leite desnatado, a água morna, a essência de panetone e o sal no liquidificador, e deixe bater bem até obter uma massa homogênea, tendo o cuidado de desligar na metade do processo para acrescentar o açúcar. Junte as frutas, as castanhas e a farinha aos poucos e misture bem com as mãos até obter uma massa lisa e mole. Coloque numa forma própria para panetone e deixe descansar (deixe crescer até a massa transbordar). Depois leve ao forno, pré-aquecido, durante 40 minutos. Se quiser embalar, espere 24 horas.

CaderNo 2 | entertainmentpor cristiano de oliveira [email protected]

reCeitas | reCiPes

Fim do Brasileirão, e nós continuamos corrigindo seu português

saudações, torcida brasileira. e acabou o campeonato brasi-

leiro. meu Galo me deixou na fila por mais um ano, mas ao menos chegou per-to e é vice-campeão. Agora é torcer pra essa moda pe-gar, e torcer pra ronaldinho continuar vivendo em regi-me de quaresma: sem be-ber e sem farrear, pois as-sim ele reinou esse ano. o clássico de encerramento, que assisti lá no novo Ho-rizonte sports bar com mi-nha lendária crista de Galo na cabeça, mais uma vez foi teste cardíaco, com o Cru-zeiro vendendo caríssimo a derrota. Foi um jogão, e co-mo sempre, Dona Graça co-mandou a paz e o respeito entre as torcidas. perdendo ou ganhando, ali todo mun-do se abraça.

e o meu muito obrigado ao internacional do meu

amigo Adão Hentges, que segurou o Grêmio em por-to Alegre num jogo dramá-tico, garantindo o segundo lugar do Galo. mas deixo a minha solidariedade aos amigos gremistas, como o José schuster, pela perda ir-

reparável do estádio olím-pico. Após o final do clássi-co porto-alegrense, foi triste ver a torcida se despedindo desse belo palco do futebol

brasileiro, que será demoli-do. Como frequentador as-síduo de estádio nos tem-pos de brasil, imagino que momento ruim deve ter si-do aquele.

bom, voltemos ao assunto da última edição: seu portu-guês, que está se perdendo nessa terra. Vamos continu-ar apontando os erros mais comuns na escrita dos bra-sileiros. Afinal, é hora de es-crever cartão de natal, e pa-pai noel que se preza tem que escrever direitinho pras crianças. Do contrário, elas vão achar que quem man-dou o presente foi a Cuca.

- o brasileiro que procu-ra informações e dicas, ou quer simplesmente bater um papo com outros bra-sileiros, nunca é “benvin-do” no CAis. ele é bem-vindo! separado com hí-fen. e o CAis é o Centro de Apoio e integração social

brasil-Canadá, onde esse indivíduo que aqui vos fa-la é voluntário com muito orgulho.

- se você disser que “der-repente” caiu neve, tomara que ela entre pela gola do seu caso e desça gelando o espinhaço. “De repente” é separado também.

- muita gente diz que a brahma aqui era ruim, e “porisso” toma molson Ca-nadian. isso é um crime por três motivos: primeiro, por-que até malt 90 quente mis-turada com Kaiser e ovo de codorna é melhor que mol-son Canadian. segundo, porque a brahma canaden-se era a única cerveja que não me dava dor de cabe-ça. e terceiro, porque não existe “porisso”. o correto é “por isso”. Aí a frase fica: “É por isso que Cristiano traz 750 pacotinhos de engov quando vem do brasil”.

- Aí você fica com raiva e diz: “Ah Cristiano, cê é enjo-ado demais. esse negócio de escrever certo não tem ‘na-da haver’”. tem sim, e apro-veite e já leve mais uma pra não perder a viagem: o cer-to é “nada a ver”. tudo se-paradinho. “Haver” é ver-bo, então a frase fica assim: “Chegando o próximo ve-rão, vai haver churrasco na sua casa, e deixar Cristiano

de fora não tem nada a ver”.Adeus, cinco letras que

choram.

Cristiano de Oliveira é mineiro de Belo Horizonte, atleticano de passar mal do coração, formado em Ciência da Computação no Brasil e pós-graduado em Ma-rketing Management no Cana-dá. Começou escrevendo sobre música no Brasil News em 2004, mas agora já descambou.

Panetone de Natal

...é hora de escrever cartão de

Natal, e Papai Noel que se preza tem que escrever direitinho pras crianças.

Do contrário, elas vão achar que quem mandou

o presente foi a Cuca

03/10 até 01/01/2013 Além do Planeta Terra: o futuro da exploração espacial » Contemple os avanços do próximo século na exploração espacial através de diversas seções como Viagem à Marte, sobre os asteroides e muitas outras » das 10h00 às 16h00 » Ontario Science Centre » 770, Don Mills Road » Adultos- $22. Estudantes e idosos- $13. Crianças até 12 anos- $13 » Ingressos no site: www.ontariosciencecentre.ca

5/12Café com LetrasO Café com Letras chega a sua última edição de 2012. Muita música e histórias curiosas do mestre Tom Jobim. As palestras ficarão a cargo de Fábio Dwyer, Leandro Motta e Henrique Matulis, músicos brasileiros em Toronto. Para não perder esse encontro, garanta a sua vaga com ante-cedência através do email [email protected]. Cajú - 922 Queen St. West.

30/1 até 16/12Distillery District ChristmasA Distillery District já está com suas portas abertas para o Lowe's Toronto Christmas Market. O famoso mercado de natal com ar europeu. O que você pode esperar é: apresen-tações musicais, roda gigante iluminada, jardim de cerveja, papai noel e suas renas, e muito mais. Vale a pena con-ferir. A partir das 12pm (10am sábados e domingos). The Distillery Historic District 55 Mill Street. Entrada gratuita.

01/12 até 1/02/2013The Natrel no HarbourfrontA pista de gelo dançante The Natrel no Harbourfront já está aberta. Esse ano, os DJs Lissa Monet, Manifest e M-Rock serão os responsáveis por animar a pista. The Natrel Rink- 235 Queens Quay W. A entrada é gratuita.

31/12New year's Eve Gala NightBaile de Reveillon com open bar, música e culinária bra-sileira - Ukrainian Cultural Center - 83, Christie St./ Bloor St. W. (próximo a Christie Subway Station) 19h00 e 22h30. Ingressos $125,00 completo e $70,00 open bar e buffet da meia-noite - Mais informações: Ângela Mesquita do Brasil Remittance, Tel.: (416) 588-0749.

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 22

Page 23: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

The lesser punctuation

something that many of my students in writ-ing classes have prob-

lems with is punctuation. of course, they are familiar with periods, commas, ques-tion marks and the like, but usually avoid using the less common punctuation like semicolons, colons, dashes and parentheses. However, these four marks of punc-tuation can be very effective when used properly. one just needs to know the rules for when and how to use them.

The semicolon [ ; ] is used to join independent clauses which are closely related. The two clauses are usually short and depend on each other for a complete meaning. For example, in the sentence, “We got very wet; the rain was really coming down,” the second clause explains why we were wet.

Another common use of the semicolon is when we want to join two clauses with a conjunctive adverb (how-ever, therefore, in addition,

otherwise, etc.) to show the relationship between them: “it was cold outside; however, we decided to go swimming.”

A third way the semicolon is used is to separate items in lists that already have commas: “We visited paris, France; berne, switzerland; and Vienna, Austria.”

The colon [ : ] is used at the end of a clause to intro-duce a quotation (The teach-er explained to the students: “plagiarism of any kind will result in a grade of zero.”)

or a list (i still needed three things: a cake, a bottle of wine and a gift.)

it also has a number of technical uses. the co-lon is put after the saluta-tion in a business letter (mr. roberts:), between num-bers when stating the time (8:00 pm), and between a title and subtitle (There and back Again: A Hobbit's tale), among others.

The dash [ — ] is used to emphasize a word or phrase. A dash can appear at the end of a main clause (it was the

greatest gift of all — love.) like a colon, but with a stronger emphasis. A pair of dashes can also be used in-stead of a pair of commas to interrupt a sentence with additional information: “The nurse — not the doctor — saved the patient's life.”

unfortunately, dashes may be the most overused of the punctuation in this article. some writers, especially in news stories, use dashes to set off all additional infor-mation. For instance, in the sentence: “president obama

— who recently returned from Asia — attended the dinner,” there is no rea-son to emphasize obama's schedule; commas would be a better choice than dashes. remember, if you empha-size everything, nothing is emphasized.

parentheses, ( ), are similar to dashes in that they are used to set off information in a sen-tence, but, rather than empha-size, they isolate that informa-tion, indicating the meaning of the sentence would be clear without it (as in the many

examples of punctuation use in this article).

some common situations where using parentheses would be appropriate are words, phrases, and clauses that are remarks from the writer, side-notes, abbrevi-ations, definitions, transla-tions, examples, cross-refer-ences, or citations.

each of these punctuation marks — semicolons, colons, dashes, and parentheses — can improve writing when used correctly in the appro-priate situation.

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Cre-ative Writing from York Univer-sity. He has been teaching Eng-lish for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Aca-demic Success School, 5310 Yonge St. You can contact Brian at (416) 768-8456 or visit CanadianAcademicSuccess.com

eNglish CorNerpor Brian BoWen [email protected]

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 23 |

Page 24: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

turismo | tourismpor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

monarquia consti-tucional mistu-rada com jeiti-

nho brasileiro e águas trans-parentes…parece uma com-binação fadada ao fracasso, não é? Ledo engano. Aruba é isso e muito mais. o ar-quipélago, politicamente li-gado aos países baixos, in-corporou as principais qua-lidades de diversos povos e se vale de belezas naturais incomparáveis para asse-gurar que os turistas vol-tem realmente deslumbra-dos de suas férias.

A influência norte-ameri-cana é inegável, em especial na infraestrutura hoteleira e gastronomia. esses pre-dicados se mesclam à valo-rização da cultura oriunda

dos europeus e alegria es-tampada no sorriso de ca-da um dos arubianos. toda essa mescla foi bem captu-rada no dialeto utilizado: o papiamento, uma fusão de várias línguas, incluindo a portuguesa.

As praias são de areias brancas e águas quentes, fa-cilitando o “dolce farniente”, enquanto se desfruta de co-queteis especiais e a culiná-ria típica. para quem gosta de mergulho, Aruba é espe-cial, com vários naufrágios, alguns deles provocados pa-ra fomentar a prática. Além disso, há diversos pontos turísticos relevantes como a ponte natural e as pisci-nas naturais, ambas do la-do “selvagem” da ilha. uma

dica imperdível é a de um jantar romântico na tratto-ria el Faro blanco, com um por do sol de cinema (reser-ve antes, pedindo um lugar com vista)!

cancúnAs playas de Cancún con-seguem oferecer a adultos de todas as idades diversão e lazer o ano inteiro. Lua de mel, baladas ou simples-mente descansar. todas as “tribos” convivem sem sobressaltos num dos des-tinos preferidos do norte-americanos e europeus quando a opção é curtir o mar. Cancún seduz. Cancún acolhe. Cancún inspira.

Cozumel é a maior ilha do Caribe, e vale a visita,

em especial pelo famoso parque Chankanaab, lo-cal sensacional para a prá-tica de mergulho! Há ain-da a isla mujeres, tulum, Chichénitzá... ufa, não fal-tam atrações e, depois de descansar, divertir-se, des-cansar...que tal incluir um pouco de História? Visite as as pirâmides da penín-sula de Yucatán. uma via-gem a um mundo místico e maravilhoso!

Punta canaDestino turístico que des-ponta como interessante opção para os brasileiros, punta Cana tem traços que lembram as praias do nordeste brasileiro, so-bretudo as do norte da

bahia, com areias brancas e coqueiros em profusão. Localizada na república Dominicana, punta Cana tem como ponto alto os resorts all inclusive, que aliam conforto, qualidade e

descontração. noutras pala-vras, se você quiser, é pos-sível apenas fazer o trajeto quarto-restaurante-praia

sem f icar entediado. entretanto, se preferir es-capar das mordomias ofere-cidas pelo resort, há opção de sobra, desde o simples mergulho com snorkell até os corais (ficam bem perto da praia), passando por es-portes náuticos e até a pos-sibilidade de acompanhar os golfinhos!

Ainda mais aventura? sem problemas. Que tal conhecer, de barco, a répli-ca de uma vila medieval? sim, você está na América Central, mas um pulinho e se depara com Altos de Chavón e os traços da His-tória da europa. Há, ainda, outras ilhas como saona e Catalina. (Fonte: Tribuna da Magistratura)

Punta Cana tem traços que

lembram as praias do Nordeste brasileiro,

sobretudo as do norte da Bahia, com areias brancas

e coqueiros em profusão

c o n f i r a a v e r s ã o o n l i n e d o b r a s i l n e w s p e l o s i t ew w w . b r a s i l n e w s . c a

aruba, Cancún ou Punta Cana? dúvida deliciosa...

Vamos viajar?

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 24

Page 25: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

LEIA e ASSINE um ano - (24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para: 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - M9B 2A8 Canada

Precisa-se

f pReCiSA-Se de uma babá para tra-

balhar em Brampton. Falar com Carol:

647-606-5950.

f pReCiSA-Se de homem para tra-

balhar no drywall. Falar com vieira:

647-292-0106.

f pReCiSA-Se de homem para tra-

balhar no drywall. Falar com marcelo:

647-993-4235.

f pReCiSA-Se de homem para traba-

lhar all Brands e.C.u.m Future for life. tel.:

416-300-5962.

f pReCiSA-Se de instalador de cerâ-

mica. Falar com lui: 416-689-7769.

f pReCiSA-Se de manicure e pedicure

para o heaven´s garden spa. Falar com

rafia: 647-748-7886.

f pReCiSA Se de funcionário para

construção de roofing. Falar com silverio:

905-673-0476.

f pReCiSA-Se de duas em empregadas

para trabalhar em bar. tel.: 416-530-7997.

f pReCiSA-Se de profissional no

stucco. tel.: 647-782-9029.

f pReCiSA-Se de homem para limpeza

de escola. tel.: 416-636-1221.

aluga-se

f A L U G A - S e g a r a g e m . t e l . :

647-701-9263.

f ALUGA-Se apto para duas pessoas

mt. Pleasant e lawrence. tel.: 647-348-3598.

f ALUGA-Se quarto mobiliado. tel.:

647-991-3371.

f ALUGA-Se quarto mobiliado. Falar

com maria: 647-344-0488.

f ALUGA-Se quartos. Falar com Fatima:

416-731-3263.

f ALUGA-Se quartos. disp: 19/dez. tel.:

647-779-8515.

f ALUGA-Se quarto. Falar com Cassio:

416-827-7842.

f ALUGA-Se basemant de dois quar-

tos: tel.: 416-936-4250.

f ALUGA-Se quartos. Falar com Cris-

tina: 416-671-5350.

f ALUGA-Se quarto: tel.: 647-292-0106.

f ALUGA-Se quarto. Falar com teresa

galon: 416-940-0565.

f ALUGA-Se quarto/basemant. Falar

com isabel: 416-533-7914.

f ALUGA-Se quarto. Falar com ademir:

416-846-0110.

f ALUGA-Se quarto para homem.

Falar com eufrosina: 416-248-5887.

f ALUGA-Se quarto para mulheres.

Falar com Catarina: 416-678-1493.

f ALUGA-Se casa com 4 quartos. Falar

com Fatima: 416-936-4258 /witmer@

rogers.com.

f ALUGA-Se basemant na st. Clair com

dufferin. Falar com Fatima: 416-936-4250 /

[email protected].

f ALUGA-Se quarto mobiliado. tel.:

416-409-6465.

f ALUGA-Se quarto mobiliado. Falar

com maria: 647-764-5051.

f ALUGA-Se quarto mobiliado. Falar

com Chantal: 647-996-5156.

f ALUGA-Se apto de dois quartos. tels.:

416-654-4580 / 647-523-2347.

f ALUGA-Se basemant. Falar com

Fatima: tel.: 416-731-3263.

f ALUGA-Se basemant na st. Clair

com Caledonia. tels.: 416-568-8676 /

647-961-8611.

f ALUGA-Se apto rogers e dufferin.

tel.: 416-629-3903.

f ALUGA-Se Bachelor na ossigton e

dundas. tel.: 416-823-4286.

vende-se

f Vende-Se Kia spectra 5/2009. tel.:

647-927-7993.

f V e n d e - S e m o b í l i a u s a d a .

416-827-6133.

f Vende-Se impressora epson stylus

n10+ speakers 20,00. hoover windtunnel

vacuum cleaner 40,00. tel: (416) 877 0990

f Vende-Se infiniti fx fx35 / 2006. tel:

(416) 828 7224

f Vende-Se honda Civic lx / 2008.

Falar com marcony: (416) 819 1463

f Vende-Se mobilia usada. Falar com

ester: (647) 989 7755

f Vende-Se 2011 honda cr125cc

(moto de tr i lha) . tel : (647) 969 2960

f Vende-Se 2006 chevrolet avalanche

125000km. tel: (647) 969 2960

f Vende-Se 2004 Kia sedona (van)

107000km. tel: (647) 764 9801

f V e n d e - S e 2002 Ford explorer

sport trak . Falar com evandro: (647)

834 9910

Envie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171*o brasilnews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 25 |

Page 26: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

ACREDITE VOCE CONSEGUE SUPERAR!UNA-SE A ESTA FORÇA

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 26

Page 27: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

416-654-7653(SOLD)

Ultimate Realty Inc., BrokerageIndependently Owned and Operated

1272 Dundas Street WestToronto Ontario M6J 1X7

Office 416-530-1080, Fax 416-530-4733

Huge Detached 4 bdrmbungalow. Lot size 51.34 x169.16. with a huge ingroundpool. If built today...Would costthousands more! 416-654-7653

$299,900

Beautiful condo by the water withlake view.First class building with firstclass amenities. First time offered...Be the first to inspect! 416-654-7653

$289,900

THE NAME THE COMMUNITY TRUSTS AND RECOMMENDS!WHY RENT WHEN YOU CAN BUYFREE HOME EVALUATIONFREE HOME EVALUATION

3 kitchens, 3 baths, 7 bedrooms intotal. private drive with a detachedgarage. Be your own boss. Whywould you pass this one up?416-654-7653

$269,000

#1 Agent 2007 through 2011*Remax Central Corp. now known as Remax Ultimate Realty Inc.

Everytime We Sell A Home APerson Benefits

Fully detached bungalow consistsof 4 bdrms including in-law suitein bsmt with separate entrance.Massive lot, huge oversized dble cargarage + ample parking.Why wouldyou pass this one up? 416-654-7653

$409,900

Fully detached 2 storey home with2 kitchens, 3 baths, in-law suite w/separate entrance to basement.Big lot. Call today tomorrow mightbe too late. 416-654-7653

$305,000

Fully Detached, 2-storey home,private drive, close to all majorhighways, walking distance to TTC,shops,parks, schools, call now - if youwait might be too late. 416-654-7653.

$369,900 $449,900

Gorgeous detached 3 bedroom home.Completely renovated, 9 ft ceiling, openconcept main floor. Kitchen w/Centralisland+marble floors + walkout to hugebackyard. Bsmt great for in-law suite, privatedrive for 5 cars + 1 1/2 car garage..Hurry thisbeauty won’t last.Call now 416-654-7653.

SOLDFOR 100%

Detached Corner lot, 4 bdrmwitha50footfrontage.Tomorrowmay be too late so call TODAY416-654-7653.

$244,9003 kitchens, 3 baths,3 separate entrances.Perfect for investor orfirst time home buyer -live and rent potential.Won’t last call today416-654-7653

$449,900

STEPHANIEDE SOUZA

Sales Representative

RODRIGODE SOUZASales Representative

Absolute Steal! Income Property. Not a Misprint! Why Rent? Owning is Cheaper

[email protected]

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012 27 |

Page 28: Brasilnews 1 ed dezembro 2012

Ukrainian Cultural Center83 Christie St./Bloor St. W.

(CLOSE TO CHRISTIE SUBWAY STATION)

7:00 Doors open DJ Starts

7:00 - 7:45 Appetizers @ Lounge Room

8:00Dinner (Brazilian cuisine)

10:00Live Brazilian Band starts

12:00 Buffet

“OPEN BAR”$125.00 all included

$ 70.00 No dinnerdoors open @ 10:30 pm

(Buffet included)

DRESS CODE Formal

Ângela Mesquita 416 726.7642

Luis de Castro647 224.5959

INFORmAçõES

New Year’s eve gala nightDecember 31st 2012

LIVE BRAZILIAN MUSIC

BRASIL NEWS | 1ª edição de dezembro | 04.12.2012| 28