revista principado - ed. dezembro 2010

34
Contagem regressiva para 2011 SIMPATIAS, SIGNIFICADOS DAS CORES E COMEMORAÇÕES DA NOITE MAIS AGUARDADA DO ANO ANO 03 - EDIÇÃO 13 - 2010

Upload: guia-voce

Post on 24-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição de fim de ano da Revista Principado com nova diagramação e pautas.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

Contagem

regressiva para 2011

SimpatiaS, SignificadoS daS coreS e comemoraçõeS da noite maiS aguardada do ano

ANO 03 - EDIÇÃO 13 - 2010

Page 2: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010
Page 3: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010
Page 4: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

Loja 1 - Vinhedo: Av. Independência, 6331 - Nova Vinhedo -19. 3876-1133

Loja 02 - Louveira: Av. Paulo Prado, 827 - Santo Antônio - 19. 3848-1619

Page 5: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010
Page 6: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

Se você chegou até aqui tentando obter uma receita simples e prática envolvendo fórmulas e mandingas para fazer do seu Ano Novo uma época de prosperidade, de paz e aconchego, não se decepcione com as linhas que virão a seguir.

Independente do mês e do período do ano, para ter um novo ciclo produtivo é preciso antes de tudo ser.

Ser amigo, ser companheiro, ser humilde e ser sábio para aproveitar todas as oportunidades que irão surgir e ser cauteloso para selecionar o caminho menos difícil.

Sim, porque tudo depende do nosso estado de espírito. Até as coisas mais simples e menos emblemáticas da natureza parecem complicadas quando deixamos o stress tomar conta de nossa vida diária, quando esquecemos as coisas mais importantes em detrimento das fúteis e quando fazemos tempestade em copo d’água por fatos nem tão relevantes assim.

Para tanto, não é necessário fazer votos de pobreza e castidade, mas manter-se sereno para apreciar cada momento como se fosse único, e o principal: tirar proveito de cada ocasião como um aprendizado, independente do resultado final.

Menos desculpas e mais ação, menos lamentos e mais esperança, mais amor e menos egoísmo, essas são as ordens para ter um ano novo que faça jus ao título de novidade. Magias e sentimentalismos a parte, o Réveillon nada mais é que um ritual, uma festa, estando nossas atitudes realmente condicionadas aos dias que virão. Portanto, mexa-se, se realmente quer um 2011 novo.

Algum dia me disseram: não importa o que fizeram com você, importa o que você vai fazer com o que e quem fizeram com você. É isso aí, faça das respostas negativas e das frustrações recebidas até então, o combustível para sua guinada, seja ela profissional ou pessoal. Assim, o ano novo certamente será tão novo quanto se espera.

SAlvE 2011!

Como ter um 2011 muito melhor...

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, bem como as informações constantes nas

publicidades veiculadas, que são de responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução total ou parcial desse material sem prévia autorização. As fotos utilizadas nas propagandas são meramente

ilustrativas.

DIStrIbuIÇÃO:

vINhEDO: Chácara do lago / Grape village / Jardim Paulista I / Jardim Panorama / recanto dos Canjaranas recanto dos Paturis / São Joaquim / vale da Santa Fé Clube rocinhense.

vAlINhOS: Chácara Flora / Maison blanche / Mirante do lenheiro / Parque lausanne / reserva ColonialSans Soucci / terras do Caribe / terras do Oriente vale do Itamaracá.

lOuvEIrA: vilagio Capriccio.

ANO 03 - EDIÇÃO 13 - 2010

1216

22

2624

34

14

Page 7: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010
Page 8: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

PRINCIPADO • 08

Finalmente ele chegou! O calor típico dos meses de dezembro a fevereiro traz com ele uma gama de novas tendências no vestuário para arrebatar suspiros e aproveitar tudo o que a época oferece.

Estampas com referências regionais e brasileiras com babados, rendas, macramês, franjas, aplicações e crochê conferem ao look pitadas de romantismo e glamour, sendo este último por conta da aplicação de pedrarias ou paetês.

Entre a cartela de cores que mais sobressaíram nos desfiles realizados no eixo Rio - São Paulo está o azul turquesa que aparece tanto em roupas quanto na beleza. Combinações em tons neutros e nudes com detalhes em new wave contribuem para refrescar a estação.

Cortes para todos os gostos e estilos permitem combinar o vestuário de acordo com o que melhor se adéqua ao seu estilo e corpo. Prefira os decotes que mais valorizem sua estatura e porte físico.

Peças confeccionadas com seda (musseline, shantung, chiffon e cetim), cotton silk, jersey, tricot, tricoline de algodão, sarja, sintéticos e malharia de algodão e viscose são itens indispensáveis no guarda-roupa para quem estiver disposto a aderir a moda.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o - M

arci

o M

adei

ra -

Fern

anda

Cal

fat -

Fot

osite

- M

arci

a Fa

soli

MODA • PASSARELA

vERãO 2011

Veja aS principaiS tendênciaS para a eStação maiS aguardada do ano, que apoSta em tonS neutroS com pitadaS de coreS VibranteS e aceSSórioS para preencher o ViSual

Livre, leve e solta

• Acessórios

A cintura no Verão 2011 é bem marcada, por isso, use e abuse dos cintos em qualquer situação, dando preferência aos fininhos ao melhor estilo vintage. A novidade para este ano são os chapéus que continuam em alta desde o inverno.

UV LINE

CAVALERA

CORI

Page 9: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

PRINCIPADO • 09

TRITONALExANDRE HERCHCOVItCH GRAÇA OTTONI COLCCI

ACqUAStUDIO

CORI

CANTÃO

OSKLEN

• As peçAs-chAve

Tomara-que-caia, shorts e bermudas, mini vestido “coladinho”, collants, jaquetas, casaquetos, t-shirt, calças skinny ou semi-bag (lisa ou estampada), são o carro-chefe da estação que vem com a promessa de fazer você se destacar, seja na balada ou em um almoço entre amigos.

BLUE MAN

• Acessórios

NEW ORDER

Page 10: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

PRINCIPADO • 10

MODA PRAIA • MAR EGEU

A cada verão é sempre uma surpresa para nós mulheres,que sempre procuramos peças que valorizem atributos e disfarcem imperfeições. A dica é utilizar peças e decotes de acordo com a estrutura física de cada um, independente dos modelos da moda.

Os tons seguem as principais semanas de moda, como o azul e o verde em destaque, ou estampas florais que vêm com tudo para abalar. Entre os destaques, aparecem os de tecido tipo seda que iluminam. O modelo tomara-que-caia vai estar em alta, já a calcinha está mais larga para valorizar a cintura feminina.

Confira, a seguir, as peças - e os truques - indicados por especialistas em moda e estilo para disfarçar aquela barriguinha, os odiados “pneuzinhos” e demai, defeitozinhos de boa parte das mulheres mortais.

NA MoDA ATÉ DeBAiXo D’ÁGUA

• SeioS pequenoS:Invista em peças com detalhes na parte de cima. Plissados, brilhos, bordados e brocados dão a impressão de seios maiores. Outro recurso muito eficiente para dar volume é usar os sutiãs com bojo - que levantam e dão forma ao busto.

• SeioS grandeS:Para dar sustentação, é preciso investir em alças largas. A melhor opção, neste caso é a modelagem frente única, seguido de meia-taça sem bojo e o formato triangular - mas não o cortininha.

• quadril eStreito:As calcinhas com detalhes na lateral, como pedras, aplicações, laços, bordados e brocados, chamam a atenção e “ampliam” o volume da região. Portanto, para quem se encaixa no oposto (quadril largo), melhor evitar biquínis com amarrações.

• ciNTUrA

A cintura no Verão 2011 é bem marcada, tendência que se repete nos biquínis. A calcinha ficou mais larga o que permite disfarçar pequenas imperfeições.

MAIÔ MAr EGEu MA 906-14

BiquÍni MAr EGEu BI 640-1

“Maiôs com pedrarias e fivelas

ajudam a tirar a mesmice das mais

reservadas”.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 11: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

• esTAMpAriA

Cores vibrantes e estampas florais predominam entre os modelos do mercado neste verão, que ano passado seguiram a tendência de linhas e formas assimétricas.

BiquÍni MAr EGEu BI 650-57

WWW.MAREGEU.COM.BR

• quadril largo:A dica principal é não usar biquínis muito apertados, que deixam, o bumbum descoberto. Os modelos mais indicados são aqueles com a faixa lateral mais larga - corte, aliás, que está em alta e é muito confortável.

• gordinhaS:O bom senso tem que ser o princípio básico para nortear a escolha de quem está acima do peso. “Maiôs com decote frontal em “v” costumam ser uma boa opção, além dos sunquínis. E muito cuidado com grandes decotes nas costas: eles podem realçar aquelas famosas “dobrinhas”.quanto às estampas, o mais aconselhável é evitar desenhos circulares. Prefira as cores escuras e as imagens simétricas.

• MaiôS:Apesar do maiô cobrir boa parte do corpo e não favorecer muito o bronzeado, promovendo “marcões” no lugar das sensuais marquinhas, a peça está caindo no gosto das brasileiras. isso se deve, principalmente, à tendência seguida pela maioria das grifes de beachwear. Sendo sofisticado por natureza, o maiô se encaixa em situações em que você não ficará tão exposta ao sol, como uma festa à beira-mar.

Page 12: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

NOVIDADES • PARA ELAS

A maior rede de chinelos do Brasil lança para este verão, modelos exclusivos criados pela estilista daniella helayel, proprietária da conceituada marca de moda feminina, Issa.

Com tiras finas vem em três estampas - de coração, mini coração e bolinhas – e com um mix de cores variados - vermelho com branco, preto com pink, azul marinho com branco, vermelho com azul e preto com amarelo - detalhes que confirmam a autenticidade da parceria. as sandálias estão à venda no espaço havaianas por r$ 36,90.

Tecidos práticos como o linho, a tricoline, a cambraia de linho, beneficiados por amaciamentos, foram usados em calças com modelagens diferenciadas, ganchos deslocados, pernas enroladas, saruéis, bermudas, shorts, macacões e vestidos com cintura marcada na nova coleção da tpM live. as estampas conceituais se concentraram nas malharias onde a sensualidade ficou por conta dos vestidos com shapes justos e drapeados ou na transparência e fluidez dos tecidos.

Já a moda praia, TPM Beach, está bem eclética, para contemplar os diferentes estilos à beira mar. Biquínis com recortes diferenciados, com pedras e argolas e estampas discretas que vão desde amostras florais até lisas fazem a cabeça delas neste verão. Para as que estão cima do peso, o maiô preto continua sendo a melhor opção, sem deixar de lado a criatividade e a leveza de formas e tecidos diferenciados, proporcionando um look invejável para aquelas que estão em guerra com a balança.

• TpM live e TpM BeAch

ouSadia e leveza eM peçaS únicaS

www.tpMlive.coM.Br

recortes diferenciados, com pedras e argolas e estampas

discretas fazem a cabeça delas neste verão.

A linha Fashion da Colorama pode ser utilizada tanto para a noite quanto para o dia, permitindo compor o visual de inúmeras maneiras.

• esMAlTes Do verÃo

Em várias cores e estampas diferentes esses shorts da moda praia e piscina prometem ser outra tendência neste verão.a partir de r$ 116,00.

• shorTs coM esTAMpA De

crocoDilo DA TrAck & FielD

• hAvAiANAs eXclUsivAs

PRINCIPADO • 12

Page 13: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

PRINCIPADO • 13

MOVIMENtO VERÃO • NAtURA

Bonita o ANo iNTeiro

produtoS para Você Se cuidar durante oS 365 anoS, faça chuVa, faça Sol.

• oNDe coMprAr?

Revendedora - NITI19. 3846-9539 - 19. 7809-8623

natura tododia verão hidratante deSodorante corporal uva verde

e Água de coco, 400Ml

www.natura.coM.Br/verao

natura Sève Óleo DESODORANTE

corporal canela

natura plant proteção linha coMpleta

natura diverSa noiteS de verão

natura FotoequilÍBrio

natura ekoS pitanga preta-FreScor e Óleo triFÁSico

O stress do dia a dia não é motivo para descuidos com a aparência e o visual. Pensando nisso a Natura desenvolveu a linha “Todo Dia” com produtos de qualidade e preços acessíveis para você fazer uso, como o próprio nome diz, todos os dias. Confira a seleção que preparamos:

Page 14: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

• Arezzo

Couros rústicos, cortados a fio com destaque para as cores neutras e vibrantes, são os carro-chefe da nova coleção que ainda guardou espaço para estampas abrasileiradas e a tendência militar que usa e abusa de malhas de metal e camurça para compor o look perfeito. Não menos importante há espaço também para o dourado, que integrado as bijouterias da mesma marca, garantem um conjunto simétrico, imponente e fino a mulher do século XXI.

PRINCIPADO • 14

MODA • CALÇADOS

preparamoS uma Seleção eSpecial de calçadoS e SandáliaS antecipando oS principaiS lançamentoS deSte Verão para Você eStar bem VeStida da cabeça aoS péS em qualquer ocaSião.

coMece o ANo coM o

pÉ DireiTo

• crysAlis

Os modelos surgem em suaves tons neutros, em harmonia com a mais forte das tendências para a temporada. Referência em sapatos femininos de festa, a marca apresenta sandálias e peep toes cheios de glamour, trabalhados com pedras e tachas. Os altos saltos garantem elegância, enquanto as meia-patas dão o conforto necessário para noites de badalação.As rasteiras são reiventadas com detalhes em trançados e sobreposições de materiais, para pés charmosos e arejados.

• BeirA rio

Assim como a temperatura, a nova coleção apostou todas as suas fichas em cores radiantes que caem bem em qualquer ocasião. As sandálias e flats chegam com recortes no cabedal, lindas faixas coloridas de tecido – listradas ou floridas – e detalhes metálicos. As tiras delicadas também vão marcar o verão e o elástico cumpre a função do conforto e dá um toque inovador às peças.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

PARA TODOS oS goStoS:

IRREVERêNCIA NAS CORES E

eStiloS

verniz, elÁStico E RECORTES

dão uM toque eSpecial à

coleção

• vizzANo

A contemporaneidade dos cenários urbanos foi à inspiração da vizzano que traz de volta o cetim, por meio de flores, cristais e muita pedraria para conquistar as mulheres que não abrem mão do conforto e feminilidade. Os tons pastéis e as cores vibrantes disputam lado a lado a preferência das moçoilas.

Page 15: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

• BeirA rio

• rAMAriM

Scarpins, peep-toes e sandálias de enlouquecer qualquer mulher é a proposta da RAMARIM para o verão 2011 trazendo cores vibrantes, brilhos e pedrarias, seguindo a tendência da roupas. Os saltos, assim como a época, variam de acordo com a ocasião indo dos altos para eventos glamorousos aos baixinhos, ideais para o dia-a-dia. Com uma estamparia diversificada, opção não vai faltar: estampas, pele animal, madeira e cortiça incrementam o visual perfeito. há também os de efeito de verniz, repletos de laços, flores e cristais e os clássicos, para quem não abre mão do romantismo e da praticidade.

O ROMANTISMO DE antigaMente reaparece

COMO TENDêNCIA DO verão

• piccADilly

Como influências, a atmosfera romântica, toques da década de 50, e o folk , podem ser vistos em toda a coleção da marca que conferiu aos tons neutros e terrosos aos vibrantes, a energia da alta estação. Destaque ao tom azul jeans do cobalto que ganha destaque em boa parte dos pares. Bicos arredondados e finos ganham destaque em sandálias, chinelos de dedo, rasteirinhas, sapatilhas, peep toes e papetes, produzidos em tecido e sintético. grande tendência há algumas temporadas, a meia-pata continuará firme no Verão 2011, acompanhada das tradicionais plataforma e anabela, além dos saltos fino e em vírgula.

• MolecA

Materiais inovadores e texturas diferenciadas em uma linha totalmente retro, são as principais características da nova coleção “Moleca”, queridinha das mulheres que não abrem mão da jovialidade. Apetrechos como fivelas, forros e pingentes remetem a alegria contagiante do verão.

grandeS e VolumoSaS, aS bolSaS não preciSam combinar com aS coreS doS SapatoS, baStam Seguir o meSmo eStilo

BolSa MiSSione laranja - r$ 49,99

vEJA MAIS EM:

WWW.PASSArElA.COM.br

BolSa MiSSione Mod. 3 - r$ 79,99

BolSa Modelo MeSSenger eM Material alternativo da chenSon para paSSarela - r$ 99,99

BolSa MiSSione ESTAMPA RENDA

r$ 69,99

BolSa Modelo tote eM Material alternativo e detalheS eM FivelaS, da chenSon para paSSarela r$ 109,99

escolhA o coMpleMeNTo perFeiTo

PRINCIPADO • 15

apetrechoS coMo FivelaS, ForroS e

pingenteS reMeteM a alegria do verão

Page 16: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

MODA • PARA ELES

Com exceção dos mais modernos e joviais, a maioria dos homens continua pouco fã das calças com cavalo baixo, que lembram os modelos saruel e que aparecem como grande tendência para o verão 2011 Já os blazers vêm retos e distantes do corpo, mais curtos, com um, dois ou três botões.

As lapelas ficaram curtas e ligeiramente largas. há opções com novos recortes em tecidos surpreendentes, do vinil ao laise, passando por opções high tech e amassadas. Algumas marcas desconstruíram seu formato tradicional ou experimentaram detalhes com brilho.

As camisetas ganharam novos decotes, como o canoa e o em V, que também geram desconfiança entre os mais convencionais. Estampas neutras e cores apagadas, lembrando peças antigas são as prediletas para a estação.

• Calçados:

Os calçados masculinos esportivos Verão 2011 parecem ter como destaque os canos altos dos calçados. Eles estão nos tênis dos homens com amarração por cadarços, subindo até os tornozelos. Outros modelos permanecem com canos bem mais baixos e design urbanizado.

Foto

s: D

ivul

gaçã

oCO

LCCI

- O

SKLE

N -

CAVA

LERA

Para os amantes de corrida, o Tênis Mizuno Wave Creation 11 é a melhor opção, pois traz o sistema wave infinity, que garante 500km de corrida sem perder as propriedades iniciais do amortecimento, além de proporcionar maior interatividade com as irregularidades do solo. outra característica deste modelo é a leveza. graças à tecnologia ap+, o calçado teve 40g do seu peso reduzido, o que beneficia o desempenho do atleta em treinos ou corridas.

o recurso gender engineering, que atua na funcionalidade do solado, foi desenvolvido para maximizar a performance, através

das características biomecânicas dos homens. O calçado permite interação perfeita com o movimento dos pés, graças ao sistema Dynamotion Fit, que também diminui o risco de contusões e stress causados no calcanhar durante as corridas. Seu design moderno e esportivo combina com qualquer roupa, tornando-o um ícone em versatilidade. r$ 599.

sem deixar rastros

PRINCIPADO • 16

• BolsAs e MochilAs

Desde versões modernas do modelo carteiro até mochila extragrandes e coloridas. Já as mochilas esportivas vêm em vinil, com tons fortes e estampas inusitadas, como leopardo.

A moda Deles!

• ÓCulos de sol:

lentes coloridas e uma vibe retrô invadiram os óculos de sol que seguem linhas retas dos anos 80.

• Chapéus e bonés:

Mesmo para o verão, alguns looks foram complementados por chapéus-coco de feltro. Palha e havana, mais leves, são boas apostas. Os bonés estão com as abas maiores e continuam descolados. • aCessÓrios:

A aposta para o verão são os lenços no pescoço, confeccionados em tecidos leves e que podem compor um visual bastante moderno se combinados com coletes, jaquetas e blazers.

Page 17: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

PRINCIPADO • 17

NOVIDADES • PARA ELES

O lançamento mais aguardado do ano no mundo dos games ficou por conta da empresa Microsoft do Brasil que apresentou no final de 2010 o seu novo acessório para Xbox 360, o kinect, controle de videogame que funciona por meio de sensores de movimentos e voz. o produto está sendo comercializado por r$ 599 desde dezembro, e por enquanto traz quatro games compatíveis: kinectimals, kinect Sports, o simulador de corrida kinect joy ride e o game de dança dance central, cada um vendido a r$ 149.

Famoso por ser o primeiro acessório para consoles da atual geração a dispensar completamente os controles, o kinect foi desenvolvido por uma equipe da qual fez parte um brasileiro. Todos os comandos e menus estão, literalmente, ao alcance das mãos. Controlando o cursor com movimentos, é possível fazer todas as escolhas e acessar os games. Também é possível fazer o mesmo apenas dizendo o nome do game, que é iniciado automaticamente devido ao recurso de reconhecimento de voz.

há duas câmeras: uma rgB, que reconhece o rosto e exibe vídeos, e outra infravermelha (ir), para reconhecer movimento e profundidade. O kinecto também possui um sistema de processamento interno para lidar com a quantidade não especificada de trabalho em reconhecer imagem e voz de forma inteligente. ele divide o corpo humano em 48 pontos, identificados em tempo real, reconhecendo o corpo todo.

Para os amantes de vídeo game, certamente o acessório trará mais diversão e elasticidade as partidas.

ADeUs aos controles

Você já deve ter visto por aí. A moda da vez são as pulseiras Power Balance ou do “Equilíbrio” como são denominadas no Brasil, que estão entre sete de dez pulsos masculinos. Feita em silicone, a pulseira contém dois hologramas que, segundo os seus criadores, produzem frequências que provocam reações eletromagnéticas positivas no organismo. Este ciclo maximiza o fluxo de energia e abre caminho para que as funções resultem numa melhoria do equilíbrio, aumento de força, maior flexibilidade e melhoria do bem-estar geral.

Fraude ou revolução? estudo realizado com 79 voluntários na Faculdade de Ciências de Atividade Física da universidade politécnica de Madri, espanha, demonstrou que as pulseiras não têm qualquer efeito sobre nosso equilíbrio.

Independente do seu funcionamento, a peça já foi aderida por milhares de jovens que incorporaram mais esse acessório ao seu estilo. a partir de r$ 50 em lojas virtuais.

A onda das pulseirinhas

helicóptero rádio controle

Independente da idade, os helicópteros controlados por controle remoto estão entre os presentes mais desejados do Natal, prometendo diversão para entre crianças, jovens e, principalmente adultos. Com modelos e funcionalidades variadas, a maioria permite manobras radicais e utiliza 6 pilhas AA e bateria recarregável com carregador bivolt.a partir de r$ 264

Banco imobiliário

O grande clássico Banco Imobiliário agora tem uma grande novidade, uma máquina de cartões. As propriedades são empresas reais, exigindo mais estratégias dos participantes. a partir de r$ 129

Page 18: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

CAPA • BOAS FEStAS!

PRINCIPADO • 18

Fim de ano tem dessas coisas. Além do clima nostálgico que paira no ar desde meados de novembro, as crendices e os rituais ganham destaque durante a passagem do ano. Até os mais incrédulos podem confirmar que uma simpatiazinha cai bem, e pelo sim, pelo não, mal não vai fazer.

Comemorado em todas as culturas que têm calendários anuais, o Réveillon, nada mais é que o festejo de um novo ciclo que está por vir, uma confraternização universal, cuja própria denominação já diz a que veio. Originário do verbo francês réveiller, que em português significa “despertar” a comemoração segue ritos e crendices próprias de cada região, todas imbuidas do mesmo objetivo: a de saudar o ano que começa.

diz à lenda que a comemoração ocidental teve origem por meio do decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o dia do ano-novo em 46 a.c. os romanos dedicavam esse dia a jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, por sua vez, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.

Independente da cor da camiseta e da quantidade de sementes que você vai guardar, o importante é mentalizar boas energias e colocar em prática tudo aquilo que espera ver realizado em 2011. O início da academia, as aulas de inglês ou aquela viagem inesquecível podem continuar sendo apenas um planejamento. Vai de você fazê-las sair do papel.

ADeUs ANo velho, Feliz ANo Novo

QUe os soNhos se reAlizeM No ANo QUe vAi NAscer...

quem nunca Se rendeu a uma Simpatia da paSSagem de ano que atire a primeira pedra

• Áustria: O hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa a zero hora de um novo ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.

• China: Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de janeiro e fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. à meia-noite, há uma grande queima de fogos. os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.

• dinaMarCa: depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia noite. quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras. Assim que dá meianoite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.

• portuGal: uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Só não convém chamá-los de “paneleiros”, o mesmo que “bicha” para nós.

• VietnÃ: os vietnamitas comemoram o ano novo, que eles chamam de tet, no dia 10 de fevereiro. nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os “envelopes vermelhos” para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.

coMeMorAçÕes

Page 19: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

brANCO :Vista-se de branco para ter um ano repleto de paz, verdade, sabedoria e calma.

AMArElO : utilize esta cor para ter dinheiro e riqueza e sabedoria durante todo o ano.

rOSA : Para obter felicidade no amor, pureza e beleza durante 2011, use e abuse do rosa, que também ajuda a afastar as energias negativas.

vErMElhO : Doze meses de muita paixão é a aposta de quem se veste de vermelho. Para ter força e energia, ao menos pinte as unhas com esta cor. Isso já vai garantir um ótimo resultado.

Azul : A cor do céu e do mar traz paz de espírito e segurança. Tranqüilidade, harmonia e saúde, também são provenientes desta cor.

vErDE : Representa as energias da natureza, esperança, equilíbrio e recomeço. Renova as energias trazendo vida nova junto ao novo ano.

lArANJA :Atrai sucesso monetário. Ajuda nas conquistas pessoais e profissionais. Se você está aguardando aquela promoção, ou mesmo está procurando um emprego, encontrou a cor certa.

vIOlEtA :A cor violeta traz junto com o novo ano inspiração, imaginação e estabilidade. Esta cor também eleva a autoestima e ajuda a manter o foco em um objetivo.

o siGNiFicADo DAs cores

PArA ArrANJAr uM PrEtENDENtE

Misture algumas gotas de seu perfume predileto com sete flores de laranjeira maceradas e uma colher de sopa de mel. Ferva dois litros de água e adicione esta mistura. Coloque numa vasilha de vidro. Espere esfriar e, após o banho normal, jogue este preparado no corpo todo. Para quem já tem alguém em vista, faça pensamento positivo durante o banho. Mas peça para que seja realizado o que for melhor para você. Só não conte a ninguém que fez o banho de atração. Macere as pétalas de sete rosas vermelhas. Depois do banho, jogue do pescoço para baixo. Peça para que o verdadeiro amor surja em sua vida.

PArA GANhAr bAStANtE DINhEIrO

Este ritual, praticado pelos romanos, deve ser feito no dia 1º de janeiro. A pessoa que deseja ganhar dinheiro deve cumprimentar a todos os presentes na festa de réveillon com um bom aperto de mão. Detalhe: enquanto fizer isso, deve segurar uma moeda com a mesma mão do cumprimento. E quando sentir a pressão da mão da outra pessoa, deve-se mentalizar sorte e prosperidade, para si próprio e para o outro.

PArA AtrAIr SOrtE DurANtE O ANO tODO

No momento exato da passagem de ano, lave a calçada de sua casa com o champagne, sem derramar toda garrafa. guarde um pouquinho e deixe-a durante sete dias junto à porta de sua casa, pelo lado de fora. Passado esse período, jogue-a fora, em água corrente.

PArA PrOtEÇÃO ESPIrItuAl

Coloque lençóis novos, sem uso, em sua cama e peça proteção ao seu anjo da guarda. Durma sobre eles e lave-os no dia seguinte.

COMIDAS DE SOrtE

lentilha, romã, Bagos de uva, carne de porco, nozes, avelã, Castanhas e Tâmaras. Aposte nesses alimentos e garanta a sua sorte para o ano que está chegando. Se você estiver na praia não se esqueça de pular 7 ondas à meia noite. Evite: aves e derivados e carne de siri.

siMpATiAs

Page 20: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

DECORAÇÃO • FIM DE ANO

ao contrário do que Se imagina é poSSíVel decorar a caSa e a meSa Sem gaStar muito, fazendo uSo da criatiVidade como aliado

Proporcionar um ambiente íntimo e confortável para receber amigos e familiares durante as confraternizações de final de ano sem dispensar as tradições que cercam as datas é a melhor aposta para você que terá como incumbência ser a anfitriã da noite.

Como qualquer ritual, algumas formalidades não devem ser dispensadas ainda que o ambiente transcorra em clima de despojamento. Seja qual for o cenário escolhido, velas e ornamentos conferem a data um brilho especial, por isso, uma boa saída é fazer bom uso delas, que são baratas e podem ser encontradas em qualquer mercado.

Além das velas, um jogo de guardanapo descartável com temas natalinos é uma aquisição barata e que pode dar o charme na decoração da mesa.

Outra alternativa é fazer opção por jogos americanos estampados que podem ser reaproveitados durante o ano, e não precisam ser específicos de Natal ou Ano Novo, mas que tragam brilho e cores que remetam as festividades. Prefira os dourados, pratas e verdes e vermelhos, que certamente combinam com qualquer ocasião.

Cestinhas rústicas para armazenar frutas secas, aperitivos e entradas custam quase o mesmo preço de similares em plástico e apresentam maior durabilidade e mais beleza a mesa. Cordões de bexigas entrelaçados e guirlandas nas portas principais são itens que cabem em qualquer orçamento e indispensáveis para quem não está disposto a gastar muito, mas que não abre mão de oferecer uma noite especial.

BelezA

também

à mesa

• procure decorar vários ambientes da casa, não somente a mesa de jantar;

• Se preciso, retire alguns móveis da sala para que as pessoas tenham espaço;

• não carregue demais nos enfeites. uma decoração simples pode ser a melhor escolha;

• não misture muitas cores na decoração. escolha duas ou três e trabalhe com elas;

• não se esqueça da árvore de natal e da guirlanda na porta. elas são símbolos fundamentais da época;

DicAs

Bata no liquidificador:2 mangas grandes picadas;1 copo de iogurte natural desnatado;½ caixinha de creme de leite light;1 colher (café) de gengibre em pó;8 folhas de hortelã;5 colheres (sopa) de adoçante em pó para uso culinário (ou a mesma quantidade de açúcar).

Em seguida, prepare ½ pacotinho de gelatina sem sabor conforme as instruções da embalagem. junte à mistura e bata novamente.

Coloque em taças ou em um recipiente único e leve para gelar por pelo menos 2 horas. Na hora de servir, enfeite com chatilly e uma folhinha de hortelã. Existem versões de chantilly light emspray na maioria dos grandes supermercados.

Esta receita rende 750ml de flan.

FLAN DE MANGA COM GENGIBRE E HORtELÃ

Tatiana Leonardo é autora do blog www.panelaterapia.com

Contatos: [email protected]"

Esta sobremesa além de deliciosa e refrescante, possui pouquíssimas calorias e é facílima de preparar. Por isso se torna uma ótima sugestão para uma ceia light.

Page 21: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

de r$ 20 a r$ 250, Veja algumaS SugeStõeS de preSenteS que

SeparamoS para Você:

VItRINE • DICAS DE PRESENtES

• presentes até r$ 20

porta retratos: um presente simples, que pode agradar qualquer um e trazer boas lembranças. Se a pessoa for íntima, nada melhor que presenteá-la já com a foto;

CDs e DVs: É difícil quem não gosta de CDs. Muitos títulos podem ser encontrados on-line ou em lojas especializadas por menos de r$20;

Chocolates importados: Tido como o doce predileto de 8 entre 10 brasileiros, boas pechinchas podem ser encontradas em grandes redes de supermercados ou em lojas especializadas que já trazem uma embalagem de presente;

• presentes até r$40

livros: Biografias da moda e obras que tenham a ver com a área de atuação do presenteado são ótimas opções e ainda permitem a troca.

Cremes, shampoos e maquiagem: Seja homem ou mulher, todos fazem uso de desodorantes, hidratantes ou shampoos diariamente em complemento ao visual. É possível encontrar kits com bons preços em lojas especializadas ou em stands nos shoppings. Prefira fragrâncias naturais que agradam qualquer aroma.

• presentes até r$250

Bicicleta: quer agradar uma criança, uma bicicleta é sempre um ótimo presente;

Celular: para os jovens, pode-se encontrar celulares básicos por preços abaixo de r$200

liquidificador: Se sua mãe adora cozinhar, um liquidificador novo, ou algum outro aparelho doméstico podem ser de grande utilidade. Veja as promoções de centrífugas e máquina de pães, os preferidos para as matriarcas.

Jogo de Ferramentas: Todo homem adora ter suas ferramentas para fazer pequenos reparos em casa ou no carro, um kit certamente será muito bem vindo pelo Pai ou Sogro.

Diversão: Se a intenção for presentear com estilo, nada melhor que uma viagem para praia ou um final de semana em parques temáticos. Com a nova onda de cupons virtuais, é possível encontrar ofertas para presentear qualquer pessoa de diferente faixa etária.

O presente certo

Page 22: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

GAStRONOMIA • RECEItAS

Em um recipiente junte:

1 maçã sem casca e sem o miolo picada;8 unidades de ameixas pretas sem caroço picadas;8 unidades damascos secos picados;2 colheres (sopa) uvas passas brancas;8 unidades de cereja em calda picadas;10 unidades de nozes picadas;

Em seguida polvilhe uma colher de farinha de trigo e misture como se fosse uma farofa. Este procedimento serve para impedir os ingredientes de irem para o fundo da forma quando o bolo estiver assando.

Em outro recipiente grande misture (usando sempre o copo do iogurte como medida):1/2 copo de iogurte natural (200ml);2 ovos;1/2 copo de óleo.

Em seguida, acrescente:

1 copo de açúcar refinado;1/5 copo de açúcar mascavo;2 copos de farinha de trigo;1 colher (café) de canela;1 colher (café) de cravo em pó;1 colher (café) de gengibre em pó;1 colher (sopa) de fermento em pó.

Misture até virar uma massa homogênea (não necessita batedeira). incorpore as frutas e nozes à massa e leve para assar preferencialmente em forma de silicone com buraco no centro untada e enfarinhada. O forno deve estar pré-aquecido em 200º.

para a coBertura: Em um recipiente adicione uma xícara (chá) de açúcar de confeiteiro e vá pingando água fervente aos poucos até virar uma calda bem grossa. Despeje sobre o bolo e enquanto a cobertura estiver molhada “cole” as nozes e frutas. Espere secar em temperatura ambiente caso queira embalar.

* Importante: Este bolo é muito delicado, por isso é preferível assa-lo em forma de silicone ou em forma de aro removível para não correr o risco de quebrá-lo na hora de desenformar. Somente desenforme quando estiver totalmente frio.

INGrEDIENtES:750g de peito de frango moído e temperado à sua maneira;12 fatias de pastrami;6 unidades de damasco seco picado em pedaços pequenos;6 unidades de ameixa sem caroço picada em pedaços pequenos;6 fatias de queijo prato light ou outro queijo de sua preferência.

Tempere a carne com os condimentos que você preferir no dia anterior e mantenha na geladeira. Para a montagem passe um pouco de azeite de oliva nas mãos, pegue uma quantia generosa de frango e faça uma bola. Em seguida achate como se fosse um hambúrguer. Repita esta operação formando dois “hambúrgueres” de frango. Em uma das partes coloque no centro uma fatia de queijo, espalhe sobre ela uma unidade de damasco picado e uma unidade de ameixa também picada. Cubra com o outro “hambúrguer” pressionando com as mãos para modelar o medalhão. Dobre a fatia do pastrami no sentido da largura e enrole sobre o medalhão. Serão necessárias 2 fatias para circular todo o medalhão. Prenda a emenda das fatias de pastrami com palitos de dente. Disponha os medalhões em uma assadeira untada com azeite.

Agora faça uma mistura com:2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);1 colher (sopa) de açúcar mascavo;1 colher (café) de mel;1 colher (café) de vinagre balsâmico.

Pincele sobre os dois lados dos medalhões e leve para assar em forno pré-aquecido em 200º até que ambos os lados estejam dourados.

MEDALHÃO DE FRANGO COM PAStRAME E RECHEIO DE FRUtAS

por um Natal mais liGhT

esta é uMa opçÃo para uMa Ceia liGht. neste MedalhÃo, no luGar do tradiCional e Mais CalÓriCo baCon, usareMos o pastraMi que é uMa Carne MaGra Curada, GeralMente ENCONtrADA EM CASAS DE FrIOS.

BOLO NAtALINO DE FRUtAS E NOzES

esta reCeita, aléM de enfeitar a sua Mesa de natal, é uMa ÓtiMa opçÃo para presentear. eMbora leVe Muitos inGredientes, o preparo é bastante SIMPlES.

Tatiana Leonardo é autora do blog www.panelaterapia.com

Contatos: [email protected]"

PRINCIPADO • 22

Page 23: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010
Page 24: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

SAÚDE • UROLOGIA

A chegada do fim do ano traz consigo inúmeros compromissos e obrigações: festas de confraternização, almoços em família, presentes de Natal, Champagne de Ano Novo, etc. Balanços e avaliações são realizados por todos os lados. As pessoas tendem a realizar uma retrospectiva do ano, analisando aspectos positivos e negativos, programando mudanças, alvos e ações pertinentes para o novo ano. uma nova chance, um recomeço!

A saúde individual e familiar deve também entrar em balanço, buscando-se avaliar passado e presente, visando adequar o tratamento das doenças existentes e prevenir as futuras. Algumas perguntas devem ser feitas: quais são os riscos a que estou exposto diariamente? O estresse tem consumido minhas energias? A ansiedade tem roubado meu sono? Tenho ido regularmente ao médico? Tenho feito exames de rotina, que podem ajudar no diagnóstico de doenças em fase inicial, facilitando o controle e a cura? Tenho dedicado tempo para atividade física ou ainda cultivo meus hábitos sendentários de sempre? Minha alimentação está de acordo com as recomendações médicas? Enfim, quais atitudes estão permeando meu estilo de vida, e estão diretamente envolvidas com minha saúde presente e futura?

Alguns sinais podem nos lembrar o quanto estamos longe do ideal de cuidado com a saúde. Sabe aquela dor nas costas? Aqueles pés inchados no fim do dia? A falta de ar ao subir uma escada? A urina com jato fraco? acordar várias vezes à noite para urinar? Meu filho de 7 anos que ainda faz xixi na cama?

que alvos podemos estabelecer para o novo ano? Atividade física regular é fundamental. Avaliações periódicas com o clínico, cardiologista, urologista e ginecologista são necessárias; não somente para excluir possíveis doenças, mas também para uma avaliação de risco, visando a um tratamento preventivo efetivo. Doenças diagnosticadas precocemente permitem um tratamento mais efetivo e com menos sequelas, podendo levar à cura até mesmo do câncer em fases iniciais.

quando fizer sua lista de objetivos para o novo ano, não se esqueça de incluir aquela visita regular ao médico. Anote como prioridade atividade física regular. Não se esqueça de planejar a diminuição do estresse e melhora da qualidade de vida geral, lembrando que seu estilo de vida pode determinar a diminuição de riscos de doenças futuras e melhora das já existentes. lembre-se:

“Plante bom estilo de vida hoje, para colher qualidade de vida amanhã”.

Feliz Ano Novo!

Tempo de reAvAliAr

com oS preparatiVoS a mil para a chegada de um noVo ano, anote na Sua agenda que, em 2011, Você cuidará melhor de Si meSmo para aproVeitar cada minuto do noVo ciclo.

Dr. Edison Schneider Monteiro Urologista formado pela Faculdade de Medicina da USP,

com especialização e doutorado pela Faculdade de medicina da USP e Universidade Johannes Gutenberg,

Mainz, Alemanha. - www.urologiavida.com.br

Page 25: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

SAÚDE • DIEtA

A viagem está marcada e só agora você se deu conta que terá que desfilar de biquíni na frente de todas as suas amigas que batalharam arduamente os 365 dias do ano para não fazer feio na estação. Não se preocupe: começando desde já com uma rotina equilibrada é possível obter resultados em curto prazo e não se sentir a última bolacha do pacote na longa trajetória de churrascos a beira da piscina que estarão por vir.

O primeiro passo é detectar alguns empecilhos que podem estar atrapalhando na busca por seu peso ideal. Com vocês os principais vilões:

• sono reGular: o trabalho te tira o sono e mantém você ligadona mesmo depois de desligar a tela do seu computador? Pois bem, saiba que ele tem ligação direta com o seu peso. Dormir pouco e mal deixa o organismo mais lento, sem disposição. Além disso, o cansaço causa fome. O ideal é dormir entre 5 e 8 horas, com um horário fixo para se deitar e um ambiente com pouca claridade e ruídos.

• lÍquidos: é importante ingerir muito líquido sim no período, desde que, ele não contenha muito sódio em sua composição. Se a água não é sua bebida preferida, substitua por chás de saquinhos, que combinados com sucos naturais, garantem a saciedade. Se o álcool for inevitável, veja abaixo a tabela de calorias que preparamos e faça bom uso dela.

• happY hour: Além da bebida alcoólica, as porções têm grande culpa no banco dos réus. Por isso, se for sair com amigos depois do trabalho, dê preferência às proteínas ao invés dos carboidratos e use e abuse das saladas. Descarte frituras e empanados.

Se Você não manteVe uma rotina de exercícioS e atiVidadeS fíSicaS até o momento, não Se deSeSpere, ainda há tempo para perder unS quilinhoS extraS

Em forma para o vERãO

• Café da ManhÃ: Nem pense em pulá-lo para atingir seu objetivo. quem faz a refeição pela manhã se sente mais disposto ao longo do dia e eleva o metabolismo corporal, queimando mais calorias. Ele deve ser leve e balanceado, contendo frutas e cereais integrais.

• perder CoMendo: Nem pense em fechar completamente a boca por determinado período, pode fazer você recuperar peso mais rápido. Por isso, utililize a regra de fazer refeições a cada 3 ou 4 horas, diminuindo a quantidade que se está acostumado a comer. Escolha barras de cereais, frutas e iogurtes para os snacks.

• atiVidades fÍsiCas: Ok! Se o seu forte não é a academia, tudo bem. Tire uma hora por dia para fazer caminhadas e aproveite o horário de verão. Se ainda assim, você não criar coragem, comece por pequenas mudanças de comportamento como utilizar escadas ao invés de elevador, se forçar a levantar para mudar o canal da TV ao invés do controle remoto e outras bobagens que contribuam com a melhoria da sua auto-estima no futuro.

BiquÍni MAr EGEu BI 653-20

www.maregeu.com.br

Melancia01 Fatia - 100g24 KCal

uSe e abuSe de:

MaMão01 Fatia - 100g

36 KCal

Melão01 Fatia - 70g19 KCal

Page 26: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

Verdadeiros resorts flutuantes. Assim podem ser definidos os cruzeiros marítimos, a nova onda nacional em viagens. quem nunca fez um, já deve pelo menos ter tido vontade de conhecer as belezas e as facilidades dos navios que trafegam pelos mares brasileiros nesta temporada de verão.

A grande vantagem deste tipo de viagem é que tudo se concentra em um só lugar, ou melhor, em vários, já que são dezenas de atrações inclusas na tarifa, como: piscinas, academias de ginástica, cassinos, cinemas, biblioteca, sala de leitura, internet, shows, aulas de dança, e teatros.

Isso sem falar nas cinco refeições diárias que contemplam todo tipo de gastronomia. Alguns pacotes oferecem ainda bebida a vontade, para prolongar a diversão. Outros promovem viagens temáticas, que além das comodidades já descritas, trazem artistas de renome ou realizam festivais de acordo com o público alvo almejado.

• estrutura

Basicamente existem três tipos de cabines num navio de cruzeiro: as internas, as externas e as suítes. as internas não têm janelas e varanda; as externas geralmente têm o mesmo tamanho das internas, mas podem ter varanda, escotilha ou janela panorâmica. As suítes normalmente têm dois ou mais cômodos: sala de estar, quarto(s), varandas. Algumas possuem ante-salas, dois andares, elevador privativo, etc.

Os navios de cruzeiros se dividem em pequeno, médio e grande porte. os navios de pequeno porte transportam até 500 passageiros, podem alcançar lugares de difícil acesso. Os navios de porte médio transportam entre 500 e 1,5 mil passageiros. São navios com mais opções de entretenimento e atividades. Os navios de grande porte transportam até três mil passageiros, com suas ruas de lojas e bares, piscinas e diversas opções de lazer.

• diCas de bordo

- Determine o quanto quer gastar. Navios de cruzeiros normalmente dão descontos para reservas antecipadas. A data que você escolhe também pode alterar significantemente o custo da sua viagem (durante o carnaval e feriados prolongados o preço é sempre mais alto) assim como a região por onde o navio irá passar.- Pergunte qual a idade típica dos passageiros de um determinado navio ou rota. Isso pode ajudá-lo a determinar se v ocê é compatível com os outros passageiros.não se esqueça do rigor de formalidade com relação às roupas. alguns navios exigem trajes formais em certas ocasiões. Outros atendem passageiros com qualquer tipo de roupa.- É importante lembrar também que as taxas portuárias não estão inclusas nos preços anunciados. Estas podem aumentar significantemente o preço do seu cruzeiro marítimo.

PRINCIPADO • 26

PARA CURtIR • VIAGENS

crUzeiros: lUXo e

soFisTicAçÃo eM AlTo MAr

Veja porque maiS de 1 milhão de braSileiroS Vão trocar o céu pelo mar naS fériaS de Verão

o zooparque localizado em itatiba/Sp é uma ótima opção de lazer para a família, contando com uma infraestrutura completa composta por restaurantes, lanchonete, playground criativo para as crianças, loja de artesanato e estacionamentos amplos para mais de 400 veículos.

No local é possível observar e aprender sobre os 1.400 animais expostos, em amplos recintos que reproduzem seu habitat natural: é um zoológico de Biomas. numa área de 500.000 m2 convivem animais como: Papagaios, Águias, Tucanos, Avestruzes, Tigres, rinocerontes, Macacos, hipopótamos, antílopes, lobos, lontras, jacarés, rinocerontes, entre outros em semiliberdade, em diversos ecossistemas como o Cerrado, a Savana Africana, Bosque de Pinheiros Australianos, entre outros.

SErvIÇO: zooparqueAberto todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 9 as 17 horas. ingressos: de r$ 12 a r$ 24telefones: (11) 3323.6214/ (11) 3323.6215 Mais informações: www.zooparque.com.br

FÉriAs eM FAMÍliA

aproVeite o que a região tem de melhor durante aS fériaS daS criançaS

• Zooparque itatiba

Foto

s: Ja

mil

Rodr

igue

s - E

rnan

des S

anto

s

perFUMes

le paradiS, nina ricciFloral

FaiXa de preço: r$ 200

verSuS, verSaceFloral adocicadoFaiXa de preço: r$ 219

Page 27: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

O Catavento é um grande espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente o jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo, apresentando conhecimentos básicos de eixos temáticos presentes na proposta curricular do ensino ao público geral, e juvenil em particular.

São 4000m² divididos em quatro seções: uma sobre o universo, do espaço sideral à terra. a segunda, a Vida, do primeiro ser vivo até o homem. Segue-se o Engenho, as criações do homem dentro da ciência. E a Sociedade, que mostra os problemas da convivência organizada do homem.

SErvIÇO: Espaço Cataventode terça-feira a domingo, das 9h às 17hentrada até as 16hingressos: de r$ 3 a r$ 6praça cívica ulisses guimarães, S/n – parque dom pedro ii – São paulo/ Sp – fone: (11) 3315-0051 /(11) 3315-0051 www.cataventocultural.org.br

• Museu CataVento

BoA viDA - livros

querido john, nicholaS SparkS

a últiMa MúSica, nicolaS SparkS

coMer, rezar, aMar, elizaBeth gilBert

1822, laurentino

goMeS

COMPROMETIDA, elizaBeth gilBert

DEStAquE: lEItE DErrAMADO, ChICO buArquE: vENCEDOr DO PrêMIO JAbutI

lENINE.DOC - trIlhASum dos maiores cantores e compositores da MpB. uma coletânea de raridades pela primeira vez num só cd. um repertório com músicas de novelas, filmes e minisséries. “Aquilo que Dá no coração” é a música de abertura da novela passione da tv globo. r$24,90

Mariah CareY - ColleCtion Com uma voz encantadora, Mariah conquistou o mundo e emplacou várias músicas nas principais paradas de sucesso. Não por acaso, a artista figura na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, divulgada pela revista rolling Stone em 2008. “Mariah Carey – Collection” é uma compilação que reúne alguns dos maiores hits da cantora, como “My all”; “i’ll be there”, “emotions”, “Butterfly” e outras 10 faixas. r$ 19,90

lulu ACúStICO Mtv – IIum dos maiores hitmakers do Brasil, lulu Santos reassume o formato acústico em seu novo projeto. Os sucessos que não foram registrados no primeiro acústico e mais 1 música inédita. participações especiais: jorge ailton e Marina de la riva. r$ 19,90

shaKira – sale el solO nono álbum da carreira da Shakira, “Sale el Sol”, marca um resgate das raízes musicais de quando a artista começou a despontar para o mundo. há baladas, merengue e rock, tudo com a pitada latina e única da maior artista colombiana da atualidade. “Sale el Sol” tem onze canções inéditas, entre elas “loca”, que já está no top 10 das rádios do Brasil e “waka waka”, que vendeu 2 milhões de singles e foi a música da Copa do Mundo mais vendida de todos os tempos. r$ 24,90

MÚsicA

Page 28: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

a união estável, antes vista e tratada pejorativamente como concubinato, constitucionalizou-se em 1988, passando a ser entidade familiar sujeita a proteção do Estado.

Elevada ao âmbito da Constituição Federal, a legislação a seu respeito passou a evoluir e buscar incorporar essa forma de constituição familiar ao ordenamento jurídico brasileiro, disciplinando-a em todos os seus aspectos.

disso resultaram as leis nº 8.971/94 e 9.278/96 que regularam o direito dos companheiros a alimentos e sucessão, bem como a aquisição comum ou individual de bens, presumindo-se que os adquiridos na constância da união estável eram frutos do trabalho e colaboração comum.

Em 2002, com o advento do Novo Código Civil Brasileiro (lei nº 10.406), a união estável foi incorporada a tal codificação passando a ter contornos legais bem definidos.

Nesse sentido o “casamento de fato” ou o “convívio duradouro entre duas pessoas de sexos diferentes como se fossem casadas” tem como características configuradoras: a posse do estado de casado (que na prática significa que socialmente os conviventes são vistos como se casados fossem, independentemente da intervenção estatal do casamento), a notoriedade da relação, a lealdade e, principalmente, a continuidade/durabilidade da relação.

Bise-se que a convivência sob o mesmo teto, bem como o prazo, por muito tempo convencionado, de 5 anos, não são

ADVOCACIA • UNIÃO

contrato de convivência:

por QUe FAzê-lo?

requisitos caracterizadores, mormente porque o que interessa sobre o tempo é apenas a estabilidade da relação.

caracterizada a união estável, automaticamente aplica-se quanto aos companheiros o Regime da Comunhão Parcial de Bens, qual seja, o que se comunicam os bens que sobrevierem onerosamente a qualquer dos conviventes na constância da relação, independentemente de participação financeira do outro. A lei, no entanto, abre aos companheiros a possibilidade de rechaçar tal regime mediante contrato escrito em que as partes estabeleçam as regras do relacionamento e a adoção de qualquer outro regime.

Dessa forma, abre-se aos conviventes a possibilidade de adoção de outros três regimes previstos em nossa lei civil - separação de bens, participação final nos aquestos ou comunhão universal de bens - ou mesmo da criação de regras patrimoniais próprias e específicas para aquela relação que se instaurou faticamente.

quer dizer, o contrato de convivência enseja aos consortes a comodidade de estipular quanto à relação patrimonial entre ambos o que lhe aprouver e for mais interessante, além de demarcar com precisão o início daquela entidade familiar.

Assim, a celebração do contrato de convivência facilita a avaliação das conseqüências jurídicas e patrimoniais da união Estável, assegurando a cômoda e eficaz separação de bens e direitos conforme desejado pelos conviventes.

Gabriela Rodrigues Gabriel Sales ChiquettoAdvogada graduada pela Pontifícia Universidade Católica de

Campinas (PUC-Campinas), associada do escritório Francisco Carvalho Advogados, militante na área de Direito de Família.

A gratificação de Natal, ou subsídio de Natal, popularmente conhecida como décimo terceiro salário é uma gratificação instituída em alguns países a ser paga ao empregado pela entidade patronal. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país.

no Brasil, a gratificação de natal foi instituída pela lei 4.090, de 13/07/1962, regulamentada pelo decreto 57.155, de 03/11/1965 e alterações posteriores. deve ser paga ao empregado em duas parcelas até o final do ano, no valor corresponde a 1/12 da remuneração para cada mês trabalhado.

entenda o 13º sÁlArio

Page 29: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

BALANÇO • REtROSPECtIVA 2010

JANEIrO: terremoto com epicentro a 15 km da capital haitiana, porto príncipe, e com 7 graus de magnitude na escala Richter, abala totalmente o haiti. estima-se que mais de 100 mil pessoas foram mortas, entre elas a brasileira zilda arnes.

mêS a mêS Você relembra oS fatoS e acontecimentoS maiS marcanteS em 2010

OutubrO: 33 mineiros são resgatados no chile após ficarem soterrados há mais de um mês a uma profundidade de 700 metros, em uma operação sem precedentes na história da mineração mundial. Palhaço Tiririca é o deputado federal com o maior número de votos no país. Dilma Roussef é eleita presidente do Brasil, cargo ocupado pela primeira vez no país por uma mulher.

AbrIl: Fortes chuvas atingem o Estado do Rio de Janeiro, provocando enchentes em praticamente toda a capital carioca e mais de 100 vítimas. Apple lança iPad e vende 300 mil unidades em um só dia.

MArÇO: a morte a tiros do cartunista glauco por

jovem que frequentava sua seita religiosa divide espaço com a sentença do Casal Nardoni. A madrasta de Isabella foi condenada à 26 anos e oito meses enquanto alexandre à 31 anos de prisão.

FEvErEIrO: unidos da tijuca é campeã do carnaval do Rio 2010 com o enredo “É segredo!”, em que explorou os grandes mistérios da humanidade. No Chile, terremoto de magnitude 8,8 causa a morte de mais de 300 pessoas, comprometendo tradicionais pontos turísticos.

JuNhO: Morre José Saramago, um dos maiores escritores da língua portuguesa.

MAIO: Senado aprova lei “Ficha limpa” por unanimidade, projeto de lei de iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígido os critérios de quem não pode se candidatar.

JulhO: Brasil volta para casa após ser desclassificado da Copa do Mundo, perdendo de 2x1 para holanda. Mano Menezes é consagrado o novo técnico da seleção brasileira.

AGOStO: Desaparecimento de Eliza Samudio e o suposto envolvimento do ex-goleiro do Flamengo, ganha repercussão nacional, após o depoimento do sobrinho de Bruno Fernandes, que afirmou que o corpo da modelo teria sido desossado e entregue a cachorros.

NOvEMbrO: idh do Brasil está abaixo da média da américa latina e é inferior ao do peru, diz onu.

SEtEMbrO: Dólar cai e tem a menor cotação do ano. Produtos importados invadem o país.

o que foi destaque em 2010

DEzEMbrO: O Wikileaks é um site conhecido por divulgar documentos sigilosos. Embora no ar há alguns anos, ele ganhou destaque internacional em dezembro, quando quase 300 mil documentos secretos da inteligência americana foram levados a público.

Page 30: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

COLUNA • SIMPLES ASSIM!

PRINCIPADO • 34

o universo dentro de sua sabedoria é formado por dois tipos de energia: energia física (matéria) e a energia espiritual (metafísica). Cada tipo de energia é governado por algumas leis do universo. Essas leis se aplicam a todos, acreditemos ou não, entendamos ou não e elas não descriminam ninguém: seja para um rei, seja para um plebeu.

Nosso corpo é um equipamento extremamente sofisticado e capaz de perceber, sentir e captar pensamentos e sentimentos. Vivemos hoje em dia em um oceano de sentimentos e pensamentos que em sua maioria não nos pertencem e somos também influenciados por este grande oceano.

A maior certeza que temos é que nossos pensamentos e sentimentos são os nossos mais constantes e fiéis companheiros, sejam eles bons ou não.Portanto, todos nós, independente de onde viemos, estamos trabalhando com este poder, que é o poder do pensar e do sentir. Atraímos aquilo que mantemos em nossa mente e em nosso coração.

Cada pensamento que criamos é de real valor. Ao pensarmos acabamos atraindo pessoas com pensamentos semelhantes, nos sentimos confortáveis com pessoas que vibram o que vibramos.

Dentro deste padrão somos poderosos. E queira você acredite ou não, sua vida presente é o reflexo de todos os seus pensamentos e sentimentos passados. Resumindo este principio em uma frase: “pensamentos se materializam, tornam-se muitas vezes reais, principalmente quando acompanhados de sentimentos e intenção”. Só para exemplificar, veja você ao entrar em um estacionamento, se imagina que haverá uma vaga para seu carro, certamente ela estará lá te esperando, por outro lado se você “já sabe” que o

estacionamento estará lotado e será difícil achar uma vaga, certamente o resultado será voltas e mais voltas e muita espera por uma vaga. Então é fundamental exercitarmos o pensar com o coração, pois esta é a única maneira que nos leva à ação. Se você tem notado que seus pensamentos estão negativos e pessimistas, não se lamente e não se torture ainda mais... é hora de mudar!

Podemos aprender a mudar olhando para a natureza sempre tão constante e sempre em contínua mudança, agora que se aproxima o verão, tempo de muito sol, mudanças climáticas, pode ser um tempo favorável que nos inspire a mudar.

Mudar significa renascer, afinal o nosso sucesso está na medida exata do quanto nós mudamos e na pessoa melhor que nos tornarmos a cada dia. O ponto central para isso é primeiramente nos conscientizar que não somos um corpo que possui uma alma, mas sim que somos um ser de luz que possui um corpo.

Com a aproximação das festas de final de ano, começamos a imaginar como será o próximo ano, fazemos promessas, escrevemos planos que muitas vezes se dissolvem no vento ou permanecem apenas escritos em uma folha de papel.

A coisa mais extraordinária do ser humano é que somos equipados com tudo o que precisamos para sermos felizes e que somos capazes de realizar tudo que desejarmos, porém temos que nos lembrar de nossas habilidades intrínsecas ou como sempre digo das nossas habilidades divinas. Elas nos foram dadas para nos capacitar, nos trazer poder, nos tornarmos especiais e acima de tudo sermos felizes e repletos.

Somos desenhados para termos tudo que o queremos, entretanto nos focamos na maioria do tempo no medo das coisas que não queremos. Daí desfocamos nosso querer e nos rendemos ao medo, e nos sentimos muitas vezes não merecedores da felicidade.

Se experimento que não tenho nada do que desejo, me esvazio até do que já possuía. Mas se começo a pensar que tenho tudo o que preciso, em pouco tempo começarei a experimentar a abundância. o universo funciona com circulação de energia e nada é desperdiçado, daí a necessidade de vibrarmos energia de boa qualidade, termos pensamentos positivos e sentimentos elevados.

Acredito que há somente duas pessoas capazes de fazer o milagre que você tanto deseja, uma é o seu Deus e a outra é você mesmo!

As festas de final de ano estão chegando, é verão, tempo de muita energia e de intenções, então aproveite! quando o mestre foi indagado pelo discípulo sobre o que deveria fazer para tornar-se um mestre da arte, a resposta foi simples...seja você mesmo.

Acredite nos seus sonhos, acredite nas suas intenções e realize através de suas ações. Simples assim! Vivencie a simplicidade, pois é nela que habita o seu melhor, renasça, busque em você a resposta para suas dúvidas, afinal só você conhece suas verdadeiras perguntas...

Todos nós, uma vez por semana temos o hábito de fazer uma limpeza em nossas casas, mas de tempos em tempos temos de fazer um grande “faxinão”. Então, por que não fazemos isso conosco?

A limpeza profunda envolve deixar ir velhos pensamentos e velhos sentimentos que não têm mais utilidade, desocupar espaço interno para o seu “Eu Superior” que habita seu coração, e que lhe ampara nessa jornada de melhoria e de contínua evolução.

Eu tenho que fazer esse trabalho profundo dentro de mim. E VOCê?

Bob [email protected]

AtRAIMOS AqUILO qUE

MANtEMOS EM NOSSA MENtE

E EM NOSSO CORAÇÃO

ACREDItE NOS SEUS SONHOS, ACREDItE NAS

SUAS INtENÇõES E REALIzE AtRAVéS DE SUAS AÇõES.

Page 31: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010
Page 32: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010

VOLtA ÀS AULAS • REFORMA ORtOGRÁFICA

alfabeto da lÍnGua portuGuesaa língua portuguesa passa a reconhecer o “k“, “w” e o “Y” como letras do nosso alfabeto, aumentando o número para 26 letras. esta regra servirá para regularizar o uso dessas letras no nosso idioma. Exemplo: km e watt.

rEGrA DAS trEMASAs saudosas tremas foram abolidas da língua portuguesa. Você nunca mais precisará usá-las, a não ser para casos específicos, como o uso em nomes próprios. Exemplo: tranquilo e cinquenta.

rEGrA DA ACENtuAÇÃO- hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados. exemplo: leem e voo.- Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados. Exemplo: ideia e jiboia.- Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados. Exemplo: feiura.- O acento continua em ditongos abertos em monossílabas, oxítonas e terminados em “eu“. Exemplo: chapéu.- O acento em palavras homógrafas foi eliminado, com exceção no verbo “poder” (no passado) e “pôr”. Exemplo: pelo, para, pôde.- Não se acentua mais o “u” em formas verbais rozotônicas precedido de “g” ou “q” antes de “e” ou “i“. Exemplo: apaziguar e averiguar.

rEGrA DAS GrAFIAS DuPlASPara palavras onde a fonética é ambígua, como é o caso de Roraima, pode-se usar acentos da melhor forma que lhe convém. exemplo: rorâima e/ou roráima.

rEGrA DAS CONSOANtES MuDASTodas consoantes que não são pronunciadas, tais como exacto e óptimo, não serão mais usadas. O Brasil já adora esta regra há várias décadas. Exemplo: óptimo e objectivo.

reGra do hÍfen- Não se utiliza mais hífens em palavras compostas cujos prefixos terminam em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s“. A mesma regra serve para prefixos que terminam em vogal e palavras que começam com vogal. Exemplo: contrassenha e autorretrato.- Mantém o hífen para prefixos terminados em “r” onde a outra palavra também começa com “r“. Exemplo: super-racional.- utiliza-se hífen quando a palavra começa com a mesma vogal que o prefixo termina, com exceção do prefixo “co“. Exemplo: anti-inflamatório.- O hífen é mantido em palavras que não possuem ligação em comum. A mesma regra aplica-se para prefixos “vice“, “ex“, “pré“, “pró” e “pós“. Exemplo: beija-flor.- Não se utiliza mais hífens em palavras compostas por substantivos, adjetivos, verbais, pronomes, etc. Exemplo: sala de jantar.

De olho NA lÍNGUA

paSSadoS quaSe doiS anoS de Sua implementação aS noVaS regraS do acordo ortográfico da língua paSSam em 2013 a Serem obrigatóriaS aoS oito paíSeS

que fazem uSo da língua. aproVeitando o período que Se aproxima de regreSSo àS aulaS, Você já eStá apto a eScreVer Seguindo oS noVoS moldeS?

Veja a Seleção que preparamoS com aS principaiS alteraçõeS:

- qual a origem desta mudança ortográfica?

Primeiramente, precisamos entender que o denominado “acordo ortográfico da língua Portuguesa” foi assinado há vinte anos, em lisboa, em 16 de dezembro de 1990, englobando os oito países que têm esta língua oficial: Portugal, Brasil, Angola, São tomé e príncipe, cabo verde, guiné-Bissau, Moçambique e timor leste. no Brasil foi aprovado pelo decreto legislativo n.º 54, de 18/04/1995. passou a vigorar em 1º de janeiro de 2009 e o período de transição (adaptação às novas regras) terminará em 31 de dezembro de 2012, muito embora jornais, revistas e livros já tenham se adaptado às novas regras.

- O que significa esta mudança?

O acordo é simplesmente “ortográfico”, ou seja, restrito à escrita, sem alterar a língua falada. Foi apenas mais um passo objetivando a difícil e complexa unificação ortográfica desses oito países, com uma população estimada em 250 milhões de pessoas.

- Mudou muita coisa na ortografia brasileira, especificamente?

Na verdade, não. Estima-se que seriam alteradas menos de 2% das palavras. Além disso, apenas para exemplificar, o trema foi abolido (exceto para nomes), mas ninguém usava este sinal nas palavras, raríssimos escreviam “cinquenta” ou “linguiça” com trema. Outras mudanças relacionadas aos acentos circunflexo ou agudo são igualmente imperceptíveis para a maioria da população.

- O que fazer, então, para que o povo escreva melhor?

Eu sou professor e digo aos meus alunos que só há uma maneira de uma pessoa escrever melhor: lendo. lendo bastante. infelizmente, embora isso esteja melhorando, somos ainda um país pouco habituado à leitura. no Brasil ainda fortemente analfabeto de hoje é preciso investir muito, mas muito mesmo, em educação. Isso todo mundo sabe. Mas muito pouco é feito. Seria bem melhor educar do que ficar criando ou mudando normas.

entenda a mudança

entreViSta com joSé antonio zechin, bacharel em letraS e profeSSor no

ceproVi

PRINCIPADO • 32

Page 33: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010
Page 34: Revista Principado - Ed. Dezembro 2010