brasilnews 2 ed dezembro 2012

28
Feliz Natal e próspero Ano Novo! São os votos do Jornal BrasilNews a toda comunidade, clientes e amigos Profissionais de diversas áreas podem acelerar o processo de residência permanente PÁG.: 04 Confira as dicas financeiras de Maurício Dreher para organizar as finanças após a separação PÁG.: 08 Já sabe para onde ir? O Brasil News selecionou opções de festas de Réveillon para dar boas-vindas à 2013 PÁG.: 03 Massacre mata 20 crianças em escola primária e choca os Estados Unidos PÁG.: 06 Brasil perde Oscar Niemeyer, um dos mestres da arquitetura moderna PÁG.: 12 Corinthians é o grande campeão da Taça Libertadores 2012 PÁG.: 21 Ministro da Imigração, Jason Kenney e o Membro do Parlamento, Ted Opitz, juntamente com o Embaixador do Brasil, Piragibe Tarragô, prestaram homenagem a 14 brasileiras que geraram resultados positivos para a economia do Canadá. Páginas 14 e 15 FOTO: PETER HAWKINS THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 2ª edição de dezembro - 2012 - ano 16 - número 312 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE

Upload: portal-brasil-news

Post on 10-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

brazilian community newspaper

TRANSCRIPT

Page 1: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Feliz Natal e próspero Ano Novo!São os votos do Jornal BrasilNews a toda comunidade, clientes e amigos

Profissionais de diversas áreas

podem acelerar o processo

de residência permanente

PÁG.: 04

Confira as dicas financeiras de

Maurício Dreher para organizar as finanças após a

separação PÁG.: 08

Já sabe para onde ir? O Brasil News selecionou opções de festas de Réveillon para dar boas-vindas à

2013 PÁG.: 03

Massacre mata 20 crianças em escola primária e choca

os Estados Unidos PÁG.: 06

Brasil perde Oscar Niemeyer, um dos

mestres da arquitetura moderna PÁG.: 12

Corinthians é o grande campeão da Taça

Libertadores 2012 PÁG.: 21

Ministro da Imigração, Jason Kenney e o Membro do Parlamento, Ted Opitz, juntamente com o Embaixador do Brasil, Piragibe Tarragô, prestaram homenagem a 14 brasileiras que geraram resultados positivos para a economia do Canadá. Páginas 14 e 15

Foto

: Pet

er H

awk

ins

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER toronto - 2ª edição de dezembro - 2012 - ano 16 - número 312 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo nacional de imprensa Étnica do Canadá

FREE

Page 2: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

editorialPor tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationPor marcia casado e jane desmond informe publicitário

Adeus ano velho!Já é hora de se despedir de 2012. es-

pero que todos tenham tido um ano incrível, cheio de conquistas e obje-

tivos alcançados. eu, por minha vez, só tenho a agradecer. tive um ano ótimo, realizei meus dois grandes pro-jetos: o Brazilian Day Canadá e os 25 anos de imigração Brasileira no Canadá. acho que cumpri minhas metas e, no geral, posso dizer que estou muito moti-vada para 2013.

É normal, nesta épo-ca do ano, além da lis-ta de resoluções para os próximos 12 meses, fa-zermos uma retrospectiva dos aconteci-mentos. nesse sentido, uma das melho-res coisas para mim foi homenagear nossa comunidade através do projeto 25 anos de imigração Brasileira no Canadá. esta foi a primeira iniciativa que envolveu os brasileiros que aqui chegaram há mais de duas décadas, bem como os artistas que disseminam nossa cultura e as mulheres que fizeram com que o Brasil se destacas-se na economia, na saúde, na educação e em tantas outras áreas que abrange as so-ciedades brasileira e canadense.

Com a realização do Prêmio Brasileiras

in Power finalizo esse sonho com senti-mento de ter colaborado para maior visi-bilidade do Brasil junto ao Canadá, uma vez que ao participar desse projeto, o Go-

verno Canadense teve a oportunidade de co-nhecer o lado criativo, responsável, humano e capaz das mulheres brasileiras. esta ini-ciativa irá abrir muitas portas para a nossa co-munidade e para quem ainda pretende imigrar.

a todos os brasileiros que estão no Canadá e que dividem o mesmo ideal, desejo que as ex-periências do próxi-

mo ano sejam construtivas e com mui-ta determinação, e que mais 25 anos ve-nham para que continuemos a fazer his-tória nesse país que nos acolheu de bra-ços abertos.

Por fim, quero fazer um agradecimen-to especial à você, eleitor, que nos acom-panhou em 2012. e também aos nossos colaboradores, que dividem conosco su-as experiências e enriquecem o conteúdo do nosso jornal. Foi um privilégio tê-los conosco. eu e a equipe do Brasil news de-sejamos um Feliz 2013 repleto de sucesso, saúde, paz e amor.

existem ainda muitas dúvidas a respeito dos muitos proces-

sos de imigração e legali-zação no Canadá. Confira alguns fatores importantes e sugestões a respeito do processo de imigração por sponsorship e envolvendo relacionamentos conjugais.

Diferentemente de ou-tros processos de sponsor-ship, quando se trata de ca-samento o sponsor, a prin-cípio, não precisa alcançar a renda mínima estipulada - o que significa que, qual-quer que seja a sua renda, isso não impedira que seu pedido seja processado com sucesso - mas o sponsor, mesmo assim, deverá assi-nar um termo de responsa-bilidade financeira que será válido por 3 anos, mesmo que o relacionamento, por qualquer motivo, termine.

além disso, recentes me-didas implementadas pe-lo Ministro de imigra-ção, John kenney, deter-minam que após a emis-são do cartão de residente

permanente, o mesmo deverá obrigatoriamente permanecer no re-lacionamento por um período de no mínimo 2 anos, caso não tenham filhos em comum, ou o mesmo perderá a re-sidência adquirida. o no-vo imigrante também esta-rá vetado de ser o patroci-nador de um novo cônjuge por um período de 5 anos.

Devido à obrigatoriedade do cumprimento deste re-gulamento, levanta-se um questionamento quanto ao que acontecerá em caso de morte do sponsor ou se o relacionamento for abusivo. o novo regulamento esta-belece que nestes casos ha-verá uma exceção.

ao examinarem os pro-cessos os oficiais responsá-veis têm como objetivo es-tabelecer se a união é legíti-ma e não um relacionamen-to com o intuito principal e primordial da obtenção da residência permanente, ou

seja, a legalização no país. tenha em mente que

é sua a responsabilidade de criar credibilidade pa-ra seu pedido por meio de evidências. os tipos de evi-dências a serem juntadas ao caso variam de acordo com o processo, mas, a tí-tulo de exemplo, podemos citar como sugestão a im-portância de anexar ao processo, comprovantes de conta bancária conjunta, fo-tos, e-mails, além de outras coisas.

É importante buscar as-sistência de profissionais qualificados com as infor-mações específicas sobre o seu caso para evitar trans-tornos emocionais e finan-ceiros desnecessários e não previstos.

Jane Desmond Márcia Casado

Sponsorship - Novas regras

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 2

Page 3: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

ano novo | new YearPor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

nós, brasileiros, te-mos um monte de manias, crenças e

rituais para entrar no ano novo. Cada região com seu costume, mas de um modo geral, o Brasil comemora de uma maneira bem alegre. É o dia em que deixamos as tristezas de lado e damos espaço apenas à alegria. es-sa emoção que bate todo fi-nal de ano é a mesma em qualquer lugar que você es-teja. o que muda é a forma como cada um comemora esta data.

Para os canadenses, o dia 31 de dezembro não é assim tão especial quanto é para nós. as pessoas não dão tanta importância e aque-la sensação de dar tchau ao ano velho parece não exis-tir. Para nós que estamos acostumados ao jeito brasi-leiro, é difícil se adaptar a essa falta de empolgação. a noite mais parece uma fes-ta normal, e não uma vira-da de ano. as roupas escu-ras como o preto tomam o lugar das brancas. não há tradições como comer sopa de lentilha e uvas, pular on-dinhas, chupar sete semen-tes da fruta romã e etc.

Mesmo com essas dife-renças culturais, para nós que estamos nas terras ge-ladas do Canadá, a chegada de 2013 deve ser próspera. os brasileiros são famosos por sempre darem um jei-tinho em qualquer situação difícil, e por fazerem festa onde quer que estejam. Por isso, nossa principal dica é reunir-se com os amigos, esquecer do frio, do tempo cinzento e se divertir. afi-nal, virada de ano acontece só uma vez, não vale a pena perder esta oportunidade.

alternativasPara ajudar nossos leitores, selecionamos alguns ba-res, festas e baladas onde a

virada promete ser anima-da. Para que está com co-rajem de enfrentar o frio, uma das principais atrações de toronto é o Citytv new Years eve. organizado por um dos principais canais canadenses, o evento conta com shows, contagem re-gressiva e fogos. acontece ao ar livre no nathan Philips square, à partir das 22 horas. outra opção ao ar livre e gratuita, será a quei-ma de fogos nas cataratas de niagara Falls. o even-to começará às 7h30 pm, com show da cantora nelly Furtado.

Quem não quiser enca-rar o frio, uma boa dica é o Baile de reveillon com open bar, música e culiná-ria brasileira, que está sen-do organizado por Ângela Mesquita, do Brasil rem-mitence. o evento acon-tecerá no Ukcranian Cul-tural Center, a partir das 7 horas.

Para os papais de plan-tão, uma boa opção é o Jantar no Medieval times. o show é um torneio entre cavaleiros, com lutas, espa-das e corrida de cavalos. a apresentação acontece nu-ma arena, dentro de um castelo e o jantar é servido durante o show, de forma medieval, sem talheres. no dia 31, haverá Djs e dan-ça e brinde de champag-ne à meia noite. Mais in-formações atráves do site www.medievaltimes.com. o restaurante no topo da Cn tower também pode ser uma boa pedida, já que a vista é maravilhosa e a vi-são será privilegiada com a queima de fogos.

Mas as festas mais diver-tidas acontecem em hotéis como o westin Harbour Castle, que promete ter a maior queda de balão da cidade e uma vista ro-mântica do harbourfront no centro de toronto pa-ra os casais apaixonados. o hotel deve organizar algu-mas surpresas para receber seus convidados. Mais in-formações pelo site: www.westinharbourcastletoronto.com. o Double tree Hotel By Hilton também abrirá suas portas para a chega-da de 2013. 25 Djs esta-rão animando a festa, que

acontecerá em dois salões separados para acomodar as mais de 2.000 pessoas que estãos sendo espera-das. Para mais informações basta ligar para o telefone: 647-4486453.

o Hotel radisson Grand Victor ian Centro de

Convenções oferece ticke-tes com jantar dançante e coquetel incluídos. infor-mações pelo telefone: 647- 7651306. o sheraton Cen-tre escolheu o wonderland como tema da festa, que contará com sofisticada ilu-mimação e o conjunto de

dança anjo Majestic go-go dancers. acesse o site www.majesticnye.com para mais informações.

além desses, diversos ni-ghtclubs estarão abertos para entrar 2013 com o pé direito. Um deles é o Ma-ná, que oferecerá buffet e

champagne à meia-noite. a animação da festa ficará por conta dos DJs Ziko, Vince, Mexx e Mario. informações pelo telefone: 416-5379292.

Comece 2013 festejando ao lado das pessoas queri-das, para que todo o ano se-ja repleto de alegria.

Ano novoDicas para um réveillon pra lá de animado

* Valid from November 26 to December 31, 2012. First 25 customers (per location). Must bring flyer. With new activation on any 3-yr. term voice and data plan having min. $50 monthly service fee. Device Saving Recovery Fees and/or Service Deactivation Fee (as applicable) apply in accordance with your service agreement. FLEXtab balance corresponds to the sum of Device Savings Recovery Fee and the Additional Device Savings Recovery Fee. ™Rogers & Mobius Design are trademarks of Rogers Communications Inc. All other trademarks, trade names, logos and product names may be the trademarks of their respective owners. © 2012 Rogers Communications

(Dundas & Dufferin)1461 Dundas Street W

Toronto, ON416-560-3600

(St. Clair & Lansdowne)1348 St. Clair Avenue W

Toronto, ON416-651-2000

HABLAMOS ESPAÑOL FALAMOS PORTUGUÊS

Samsung Galaxy SIII• 4.8” HD Super AMOLED Touchscreen• LTE Connectivity• 1.5 GHz Dual Core Processor• Android™ 4.0

Samsung Galaxy Note II• 5.5” HD Super AMOLED Touchscreen• Android™ 4.1 Jellybean• 1.6 GHz Quad Core Processor• Includes S-Pen Stylus

Nossa principal dica é reunir-se com os

amigos, esquecer do frio, do tempo

cinzento e se divertir

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 3 |

Page 4: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

FestasFestas FelizesFelizes

São os votos da Vereadora Ana Bailão

Bairro 18, Davenport

City Hall, 100 Queen St. W. 2nd Floor, Suite C42 Toronto, ON M5H 2N2

Tel.: 416-392-7012 Fax: 416-392-7957 [email protected]

“Um santo e feliz Natal e um Ano Novo

cheio de Saude e sucesso são os meus votos

sinceros”

Escritórios em North York & Downtown Toronto

1708-5000 Yonge St. North York, ON M2N 7E95700-100 King St. West Toronto, ON M5X 1C7

Escritório de Advocacia para serviços de ImigraçÃo e acidentes de carro

Toll Free: 888 652 1752 Cell: 416 642 1752 ext. 290

Em caso de emergência nos chame @647 867 17 52 depois do horário de expediente (18 às 23h). Local de fácil acesso e

com estacionamento gratuito

5415 Dundas St.W, Suite 305 Toronto, Ontario M9B 1B5

-Aplicações para Residente Permanente

- Responsabilizar por familiares- Todos os tipos de Visa/

Estudante, Trabalhador Visitante

- Renovações de Visas, Restauração de Permanência

- Ordens de saída voluntária ou deportação

- Acesso aos centros de Detenção

- Pedidos de Refúgio e Apelos para imigrantes recusados de estar no Canadá.

Serviços de Imigração Acidentes em Geral- Você talvez se qualifica para

Tratamento médico- Qualquer caso de quedas

e escorregões em lugar público como praças, transporte público e lojas de departamento.

- Venha falar conosco para uma orientação do que fazer depois de sofrer qualquer acidente acima mencionado.

Tire as suas dÚvidas com quem fala a sua lÍngua, TraTamos do seu caso com sigilo e profissionalismo. a sua primeira consulTa É graTuiTa.

atendemos todos os dias de segunda a sexta entre 9 da manha às 5 da tarde

expediente | mastheaD

UMa PUBliCaÇÃo Do Brasilnews PUBlisHer inC.

todos os Direitos reservados® www.brasilnews.ca

 390 Burnhamthorpe road.toronto, on - Canada - M9B 2a8

tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

Publisher: Tania [email protected]

editor-chefe: Gizele Rochel [email protected]

administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

Diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

ColaboRadoRES: artur Pinto, Brian Bowen, Carolina Hepfner,

Cleida steinmetz, Cristiano de oliveira, Dave Burke, eliana rigol, everalda

sidaravicius, Fernando Goscinscki, Fred itioka, Marcos Diclei Barros, Mauricio Dreher,

rafaela Freitas, rodolfo torres, stéphanie Pires, tony silva e Vivian Mendes

TIRaGEM: 10.000 exemplares

PRóxIMa EdIção: 08/01/2012

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a

cópia ou reprodução de qualquer artwork sem autorização prévia do brasilNews.

Canadá | CanaDaPor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Skilled Worker

a partir do próximo dia 2 de janeiro, profissionais com

autorização temporária de trabalho, poderão aplicar para a residência perma-nente. o processo deve ser mais rápido e fácil, é o que promete o Ministro de imi-gração, Cidadania e Multi-culturalismo, Jason kenney.

''Por muito tempo, o siste-ma de imigração do Cana-dá não foi aberto para traba-lhadores em demanda quali-ficados. essas mudanças vão nos ajudar a passar para um sistema rápido e flexível, que funciona para a economia do país e que gerará empre-gos, crescimento e prospe-ridade a longo prazo'', afir-mou o ministro.

os critérios do programa são construídos em torno de quatro requisitos que exi-gem aos candidatos habili-dade e experiência. são eles:

1) ter uma oferta de em-prego no Canadá ou um certificado de qualificação de uma província ou terri-tório para garantir que os candidatos estão aptos para começar a trabalhar;

2) atender a um requisito básico da língua;

3) ter um mínimo de um ano de experiência de traba-lho qualificado;

4) ter as habilidades e ex-periência que correspon-dem as previstas na Clas-sificação nacional de ocu-pação do sistema, mostran-do que eles desempenham as funções essenciais da ocupação.

no primeiro ano do Pro-grama Federal skilled tra-des somente 3.000 aplica-ções serão aceitas. a idéia é gerenciar o consumo, evitar atrasos e garantir tempo de processamento rápido dos pedidos.

a notícia foi vista com bons olhos pelo Presidente da associação Canadense de negócios independen-tes Dan kelly. "o novo sis-tema ajuda aos pequenos empregadores que preci-sam de pessoas qualifica-das. Com a escassez de mão de obra no Canadá, o lança-mento desse sistema é muito bem-vindo".

eletricistas, soldadores, mecânicos, encanadores, entre outros, são alguns dos cargos disponivéis. a imigração está trabalhando com províncias e cidades

onde a necessidade de novos profissionais é maior. a lis-ta completa será anunciada no dia 2 de janeiro próximo.

a iniciativa torna o pro-grama mais flexível para os candidatos que quiserem aplicar para a residência permanente, especialmen-te, para os que se encaixam nas regras, já que o objetivo é atrair bons profissionais. os estudantes internacio-nais também irão se benefi-ciar, ganhando mais tempo para adquirir a experiência necessária para aplicar para permanente residente.

habilidade e experiência podem abrir portas para novos candidatos

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 4

Page 5: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Feliz Nataltexto do poeta disfarçado de cronista é o meu presente para os brasileiros que estão em toronto

É noite de natal, e es-tou sozinho na casa de um amigo, que foi

para a fazenda. Mais tarde talvez saia. Mas vou me dei-xando ficar sozinho, numa confortável melancólia, na casa quieta e cômoda. Dou alguns telefonemas, abraço à distância alguns amigos. essas poucas vozes, de ho-mem e de mulher, que res-pondem alegremente à mi-nha, são quentes, e me fazem bem, "Feliz natal, muitas fe-licidades!"; dizemos essas coisas simples com afetuoso calor; dizemos e creio que sentimos; e como sentimos, merecemos. Feliz natal!

Desembrulho a garrafa que um amigo teve a lembrança de me mandar ontem; vou lá dentro, abro a geladeira, preparo um uísque, e venho me sentar no jardinzinho, perto das folhagens úmidas.

sinto-me bem, oferecendo-me este copo, na casa si-lenciosa, nessa noite de rua quieta. este jardinzinho tem o encanto sábio e agreste da dona da casa que o formou. É um pequeno espaço folhu-do e florido de cores, que pa-rece respirar; tem a vida mis-teriosa das moitas perdidas, um gosto de roça, uma ale-gria meio caipira de verdes, vermelhos e amarelos.

Penso, sem saudade nem mágoa, no ano que passou. Há nele uma sombra dolo-rosa; evoco-a neste momen-to, sozinho, com uma espé-cie de religiosa emoção. Há também, no fundo da paisa-gem escura e desarrumada desse ano, uma clara mancha de sol. Bebo silenciosamente a essas imagens da morte e da vida; dentro de mim elas são irmãs. Penso em outras pessoas.

sinto uma grande ternu-ra pelas pessoas; sou um ho-mem sozinho, numa noite quieta, junto de folhagens úmidas, bebendo grave-mente em honra de muitas pessoas.

De repente um carro co-meça a buzinar com força, junto ao meu portão. talvez seja algum amigo que ve-nha me desejar Feliz natal ou convidar para ir a algum lugar. Hesito ainda um ins-tante; ninguém pode pensar que eu esteja em casa a esta hora. Mas a buzina é insis-tente. levanto-me com cer-to alvoroço, olho a rua e sor-rio: é um caminhão de lixo. está tão carregado, que nem se pode fechar; tão carregado como se trouxesse todo o li-xo do ano que passou, todo o lixo da vida que se vai viven-do. Bonito presente de natal!

0 motorista buzina ainda

algumas vezes, olhando uma janela do sobrado vizinho. lembro-me de ter visto na-quela janela uma jovem mu-lata de vermelho, sempre a cantarolar e espiar a rua. É certamente a ela quem pro-cura o motorista retardatá-rio; mas a janela permane-ce fechada e escura. ele mo-vimenta com violência seu grande carro negro e sujo; parte com ruído, estreme-cendo a rua.

Volto à minha paz, e ao meu uísque. Mas a frus-tração do lixeiro e a minha também quebraram o en-canto solitário da noite de natal. Fecho a casa e saio devagar; vou humildemen-te filar uma fatia de presunto e de alegria na casa de uma família amiga.

Texto de autoria de Rubem Braga. Extraído do livro "A Borboleta Amarela", Editora

do Autor - Rio de Janeiro, 1963, pág. 124.

Bacharel em Comunicação So-cial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ro-dolfo Torres trabalhou na revis-ta Caros Amigos (São Paulo) e atualmente mora em Brasília, onde atuou como consultor de uma agência da ONU e repór-ter – especializado em tramita-ção legislativa – do site Congres-so em Foco.

Feliz Natal, muitas felicidades!"; dizemos essas coisas simples com afetuoso

calor; dizemos e creio que sentimos; e como sentimos,

merecemos. Feliz Natal!

direto de brasíliaPor rodolfo torres [email protected]

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 5 |

Page 6: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Vinte crianças e seis adultos foram ví-timas de um no-

vo massacre com armas de fogo nos estados Unidos. a tragédia aconteceu na última sexta-feira (14/12) em newtown, no estado de Connecticut, e foi cau-sada por adam lanza, um jovem de 20 anos, que por-tava quatro armas de fogo. ele também matou a pró-pria mãe, que era professo-ra na escola, e ao que tu-do indica suicidou-se em seguida.

Visivelmente emocionado ao discursar no memorial

em homenagem às vítimas do massacre, o Presiden-te obama disse que usará

todo o seu poder para im-pedir tragédias como essa: ''não podemos permitir que isso vire rotina”. em clima de grande tristeza, oba-ma encerrou seu discurso

lendo os nomes das vinte crianças sacrificadas.

o atentado trouxe à to-na o controle de armas. a mídia americana imedia-tamente reavivou o debate sobre o porte de armas, da mesma forma que fez quan-do 12 pessoas morreram durante um outro massa-cre em um cinema do Co-lorado (oeste). o prefeito de nova iorque, Michael Bloomberg, deu o ponta-pé inicial. ele incentivou obama, a liderar uma gran-de campanha nacional pa-ra mudar a legislação sobre compra e porte de armas.

mundo | worlDPor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Você sabia que pode acessar a versão online do Brasil News? Entre em www.brasilnews.ca e não deixe de nos acompanhar.

Massacre nos Estados Unidos

O atentado trouxe à tona o controle de

armas e a mídia americana reavivou

o debate sobre o porte de armas

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 6

Page 7: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

imóvel | real statePor tony silva [email protected]

Por que usar um corretor de imóveis? (1ª. De 2 partes)

nem todos os cor-retores de imóveis são iguais. apenas

os corretores de imóveis li-cenciados e membros da as-soCiaÇÃo CanaDiana De real estate (Crea) podem ser devidamente designados como real-tors®. eles exibem orgu-lhosamente o logo, real-tors®, no cartão de negó-cio ou em literatura de ven-das para o uso em marke-ting. estão comprometidos a tratar todas as partes em uma transação com igual-dade e honestamente. re-altors® também estão comprometidos a obedecer um rigoroso código de ética e devem manter um alto ní-vel de conhecimento do pro-cesso de compra e venda de imóveis.

independente relatórios de pesquisa mostram que 84% dos compradores de casa usaram ou usariam um realtor® para assistir e

ajudá-los na procura e nas transações de compra de seu imóvel.

transações imobiliárias fa-zem parte de um dos maio-res investimentos financei-ros que a maioria das pesso-as irão fazer ao longo de to-da sua vida. Hoje em dia, em média, elas ultrapassam os $100.000.00 (Cem mil dóla-res). se você tivesse um pro-blema fiscal de $100.000,00 dólares de renda, você ten-taria lidar com isso sem a ajuda de um contador? se

você tivesse uma questão legal, que poderia lhe cus-tar $100.000,00 dólares, vo-cê iria lidar com isso sem a ajuda de um advogado?

Considerando o pequeno custo de seus serviços e o grande risco de prejuízo, se-ria insensato considerar um negócio em imóveis sem a assistência profissional de um corretor de imóveis.

Mas se você ainda não está convencido do valor de um

corretor de imóveis, aqui estão várias razões, que irá convencê-lo/la de que talvez seja insensato não usar um:

1. o seu corretor de imó-veis pode ajudar a determi-nar o seu poder de compra - ou seja, suas reservas finan-ceiras mais sua capacidade de endividamento. se você der a um corretor de imó-veis® algumas informações básicas sobre a sua poupan-ça disponível, renda e dívida

atual, ele ou ela poderá en-caminhá-lo para os credo-res mais qualificados pa-ra ajudá-lo. a maioria dos credores - bancos e compa-nhias hipotecárias (Mortga-ge Brokers) - oferecem op-ções limitadas.

2. Quando procura uma casa para comprar talvez não saiba ao certo como e onde procurar, o seu corretor de imóveis tem muitos recursos para ajudá-lo nessa tarefa. Às vezes, o imóvel que está procurando está disponível mas não devidamente anun-

ciado no mercado, efetu-ando as pesquisas corre-tas seu agente irá encon-trar todas as proprieda-des disponíveis.

3. o seu corretor de imóveis pode ajudá-lo no processo de seleção forne-

cendo informação objectiva sobre cada propriedade. re-altors® têm acesso a uma variedade de recursos infor-macionais. o realtor®

pode, também, fornecer in-formações sobre a comuni-dade local, serviços públicos, transportes, escolas, etc.

Com essa ajuda será mais facil saber se: a proprieda-de proporciona as condi-ções adequadas para uma casa de moradia própria ou investimento? segundo, se-rá que a propriedade terá o valor de revenda que espero quando eu estou pronto pa-ra vender?

Continua na próxima edição.

Há 22 anos no Canadá, o cario-ca Antonio (Tony) Silva é Cor-retor Imobiliário licenciado pelo Real Estate Council of Ontario (RECO) e membro do Toronto Real Estate Board (TREB), On-tario Real Estate Association (OREA) e Canadian Real Estate Association (CREA). Tony traba-lha como representante de ven-das da Re/Max 2000 Realty Inc., Brokerage. Contato: (416)656-3500 ou (647)409-6624.

Confiar nos profissionais

Considerando o pequeno custo de seus serviços e o

grande risco de prejuízo, seria insensato considerar

um negócio em imóveis sem a assistência

profissional de um corretor de imóveis

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 7 |

Page 8: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Promoção de OUTONO INVERNO!

Tratamento facial e corporal

TRATAMENTO FACIAL Microdermobrasão e rejuvenecimento Limpeza de Pele Pré e pós cirugia

TRATAMENTO CORPORAL Drenagem linfática,

Gordura localizada e celulite Pré e pós cirugia

(plástica e gestante)

Elza (647) 968.4702Atendimento com hora marcada e exclusivo para o público feminino

E-mail: [email protected] FACEBOOK: Elza Fontebasso

1-888-439-9968Del Ferreira (416)836-7466On Jane St. Just North Of Rutherford www.mapletoyota.com

Falamos Português

MARCOS ASSOCIATESAo Serviço da Comunidade desde 1977

1718 Dundas Street West, Toronto, ON 416 537.3151

Cada circunstância é diferente. Porém não importam os

motivos, a situação, ou sua experiência com assuntos legais ou financeiros, qual-quer pessoa que está en-frentando um divórcio pre-cisa seguir adiante com cla-reza e confiança. Portanto, veja abaixo algumas dicas de como proceder se você está nessa situação.

tenha certeza de que vo-cê tem algum dinheiro pa-ra emergências. Depois do divórcio, você poderá ter despesas inesperadas por um certo período, até que sua situação financeira se estabilize e você tenha uma clareza maior sobre suas ne-cessidades futuras.

Revise  as   implica-ções  de  impostos  já  que agora  você  irá  decla-rar como separado(a) ou 

divorciado(a). Você pode-rá ter algumas oportunida-des de dedução de impos-to. entenda o impacto de pagar ou receber o “spou-sal support”. Converse com seu contador para que você não tenha surpresas após a declaração do imposto de renda.

atualize  as  senhas  nas contas,  que  você  acessa on-line  como  conta  cor-rente, investimentos e pla-nos de pensão. revise to-dos os débitos automáticos para confirmar de que eles

pertencem à você.Verifique quem é o dono 

do cartão de crédito. Um cartão de crédito pode ser em conjunto mesmo que somente o nome de apenas um do casal é o que apare-ce no extrato. o seu divór-cio não retira você da sua obrigação perante a com-panhia de cartão de crédi-to. Uma ação segura, seria a de cancelar todos os cartões de crédito existentes e abrir um novo cartão apenas com seu nome.

Revise todos os seus pla-nos de benefícios, seguros de vida e planos de apo-sentadoria para confirmar os beneficiários. talvez vo-cê tenha que trocar os be-neficiários, retirando o seu ex-cônjuge, porém não se esqueça de manter o que foi definido no acordo de separação.

Revise documentos co-mo  o  testamento  e  pro-curações. esses são docu-mentos muitos importan-tes e que dão poder a pes-soa designada. revise tais documentos o mais breve possível para não dar po-der à uma pessoa que você não queira.

Revise seus investimen-tos com o seu Certified Fi-nancial Planner. explique tudo sobre sua nova situa-ção e determine se sua es-tratégia de investimentos precisa ser ajustada. talvez você precise ajustar seu ní-vel de risco.

Revise o seguro da casa 

 e  do  carro. 

Confirme itens como en-dereço, valor a ser pago mensalmente e valor dedu-tível. Verifique se a lista de motoristas contém somen-te os que residem no seu endereço.

Inicie um plano de eco-nomias.  Converse com o seu Certified Financial Planner para revisar o seu Plano Financeiro. se você não tem um plano, agora é o momento de iniciá-lo.

Mauricio Dreher, CFP, possui mais de 15 anos de experiên-cia na indústria financeira, tendo certificação reconheci-da internacionalmente como

Certified Fi-nancial Planner.

Trabalha com Investi-mentos e Seguros, com ên-fase em estratégias de Re-dução de Impostos na Can-fin Financial Group. Bus: (905) 829-0094 ext 528 or Cell : (416) 876-3644

as declarações contidas neste artigo são baseadas em mate-rial que acredita-se ser confiá-vel e serve apenas para a infor-mação geral. onde estas decla-rações são baseadas no todo ou em parte em informações pro-vidas por terceiros, elas não têm a garantia de serem corretas ou completas. as informações não têm a intenção de prover conse-lho específico ou personalizado incluindo, sem limitações, inves-timento, financeiro, legal, contá-bil ou de impostos.

Depois do divórcio, você poderá ter despesas

inesperadas por um certo período

Divórcio: seguindo adiantePasso a passo pra evitar problemas na hora de ajustar a vida financeira

Finanças | FinanCesPor mauricio dreher [email protected]

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 8

Page 9: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

linha diretaPor cleida cruz wzmarketingcommunications.com 

referências

Já imaginou indicar um conhecido seu como re-ferência de trabalho para um novo empregador e essa pessoa falar mau de você? Pois isso acontece muito mais do que se ima-gina. Uma pesquisa feita pelo site Career Builder dos estados Unidos, re-velou que a cada cinco empregadores, três já se surpreenderam receben-do opiniões negativas a respeito de candidatos ao conversarem com profis-sionais sugeridos por eles para passarem referências. além disso, 29% dos 2,4

mil empregadores entre-vistados pelos pesquisa-dores disseram já terem descoberto que referências dadas pelos candidatos não existiam. ooops!

referencias ii

a pesquisa do Career Builder descobriu tam-bém, que entre os empre-gadores 80% disseram que checam mesmo as referên-cias dos candidatos antes de contratá-los. Já entre os funcionários, 15% as-sumiram que já deixaram de avisar profissionais que haviam incluído na lista de referência. Profissionais do

ramo alertam que é essen-cial checar se os profissio-nais em questão desejam ser incluídos na lista de referência. isso pode evitar dores de cabeça e feedbacks negativos para o potencial novo empregador.

dica

Veja alguns cuidados sugeri-dos pelo Career Builder que você deve tomar na hora de indicar uma pessoa para dar referências sobre a sua atua-ção profissional:1. Certifique-se de que ele conhece bem o seu trabalho.2. escolha alguém que possa falar da sua postura

profissional.3. Peça permissão e avise que um recrutador poderá ligar.

milhagem

embora os homens ainda sejam maioria em progra-mas de milhagens aéreas, pesquisas feitas por várias companhias aéreas, indi-cam que a diferença vem caindo, ou seja, o número de mulheres voando vem aumentando rapidamen-te. nas americanas Us airwayse e Delta air lines, homens representam de 54% a 56% da base de clientes. segundo a Virgin

america, em pesquisas com passageiros no último ano a média foi de 52% ho-mens e 48% mulheres. na american airlines, 55% dos inscritos no programa de milhagem são do sexo masculino, embora na fai-xa abaixo dos 30 haja mais mulheres do que homens. e na British airways esta-riam voando mais mulhe-res do que homens.

comportamento

as redes de hotéis tam-bém foram pesquisar mais sobre as preferências das mulheres, já que elas estão viajando mais a negócios. a rede de hotéis Hyatt Hotels, por exemplo, mon-tou verdadeiros "laborató-rios" no hotel para estudar o comportamento de hós-pedes. Descobriu diferen-ças curiosas entre homens e mulheres. Uma delas: a mulher gosta de ler dei-tada, enquanto o homem prefere estar sentado em uma poltrona. isso levou a rede a instalar mais toma-das na cabeceira da cama para usar tablets e leitores digitais.

café chinês

a starbucks está tentan-do há 14 anos convencer a China a aderir ao hábito estrangeiro de saborear ca-fé. sem sucesso, agora está tentando se achinesar para poder crescer mais depres-sa no país. ela pretende se adaptar mais ao gosto local

e explorar a cultura chine-sa. enquanto nos estados Unidos as lojas de pequeno porte dão certo, pois mui-ta gente entra correndo a caminho do trabalho para comprar um sanduíche de bacon com queijo, a starbucks descobriu que o consumidor chinês quer espaço e sofás confortá-veis para relaxar durante a tarde.

café chinês ii

a empresa está abrindo lojas com cerca de 350 metros quadrados e ca-pacidade para acomodar consumidores que che-gam com grupos de ami-gos e colegas de trabalho. também descobriu que o apetite do chinês pelo café têm limites. a rede preten-de lançar novos sabores de inspiração local para se juntar a favoritos do cardá-pio como o frappuccino de feijão vermelho. Vai lançar, ainda, mais sobremesas que possam ser divididas, pois percebeu que o chinês gosta de cortar em pedaços o bolo de cenoura e pedir vários garfinhos para ra-char com a turma.

Cleida Cruz é gaúcha, Jornalis-ta e gerente da WZ Marketing Communications. Especializa-da em comunicação corporati-va e marketing digital, Cleida atualmente realiza diagnóstico e planejamento de necessidades em comunicação corporativa e marketing. Website: wzmarke-tingcommunications.com.

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 9 |

Page 10: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Cotidiano | everYDaY liFePor stéphanie pires  [email protected]

o final de um ano desperta em mui-tos de nós a von-

tade de fazer planos e criar metas para o ano seguinte, bem como aprimorar o que foi bom e mudar o que teve de ruim no ano que passou. entre festas e confraterniza-ções, surgem as promessas para o ano que vai come-çar, mas que muitas vezes sequer saem do papel.

Você lembra das promes-sas que fez para este ano? Quantas cumpriu? e aque-las velhas promessas que te acompanham todos os anos? Que atire a primei-ra pedra quem nunca pro-meteu perder peso, fazer exercícios físicos, parar de fumar ou guardar dinhei-ro, mas nunca conseguiu cumprir.

Muitas resoluções de ano novo são decisões radicais e sem planejamento, por este motivo, nunca serão cum-pridas. as promessas mais realistas tem muito mais

chances de serem metas atingidas, por isso é preci-so pensá-las com calma pa-ra saber como poderá cum-prir, refletir sobre a sua vi-da, analisar pontos que pre-cisam melhorar e definir uma quantidade possível de metas, ao invés de uma extensa lista, por que não estabelecer cinco ou talvez dez objetivos? Faça um pla-no de ação, para saber co-mo alcançar sua meta e cer-tifique-se de que seu plano depende só de você para funcionar.

escreva seus objetivos em um lugar que você possa ser lembrado sempre. não con-fie na sua memória, cole a lista no seu mural, faça ano-tações na agenda ou na por-ta da geladeira. Desta forma você será sempre lembra-do do comprometimento e do trabalho a ser feito pa-ra atingí-los. Dividir a lista com um amigo ou deixá-la visível para as pessoas po-de ser uma forma de você

se empenhar mais, afinal tem alguém de olho, e não só isso, mas também você terá alguém para te apoiar e motivar.

Determinar datas pa-ra realizar cada objetivo é importante para que vo-cê acompanhe o proces-so e também para usar na avaliação das resoluções do ano seguinte. se quiser, fa-ça um diário e monitore seu progresso, assim você terá uma noção concreta se es-tá funcionando. Quando as promessas forem atingidas presenteie-se como forma de automotivação.

Com a ajuda da tecnolo-gia você pode ser lembrado pelo celular sobre suas pro-messas. existem aplicativos para celulares que podem auxiliá-lo na realização dos objetivos. Para quem quer emagrecer, pode optar por aplicativos que ajudam na dieta, contam calorias ou sugerem cardápios. aque-les que prometeram fazer

exercícios regulares podem usar os aplicativos que mo-nitoram atividades e com-partilham resultados. tam-bém tem aplicativos para quem quer guardar dinhei-ro ou para quem quer parar de fumar. todos eles podem ser grandes incentivadores neste processo. Procure os aplicativos usando palavras chaves e leia a opinião de quem usa, para saber se ele atenderá suas expectativas.

atingir as metas será

parte de um processo que pode gerar mudança de há-bito e rotina, acompanhado de benefícios, por isso sem-pre faça do seu ritual de promessas de ano novo um momento de planejamento, determinação de objetivos, motivação, esforço e empe-nho, para que todas as me-tas sejam cumpridas. nunca é tarde para colocar as pro-messas em dia, mantenha sempre o pensamento po-sitivo e o foco no objetivo.

agora é com você. Um fe-liz 2013 e que suas promes-sas sejam relizadas com êxito!

Rafaela Freitas é paulistana e mora em Vancouver, BC. É ba-charel em Comunicação Social, com especialização em Business & Marketing e pós-graduada em Comunicação Organiza-cional. Atuou como assessora de imprensa nas áreas de cul-tura, comportamento, meio-am-biente, internet e automotivos.

realizá-los é que nos motiva todas as manhãs

Dizem que sonhar é essencial para a vida. na teoria, às

vezes é preciso se desgrudar da realidade e fazer planos. Planos simples, de curto prazo, de longo prazo, e os planos que são sonhos.

não é para flutuar nas nu-vens sempre. Como tudo no mundo, essa é uma prática que requer equilíbrio para te fazer bem. Mas sonhar é como um último fiapo de esperança do qual nunca devemos largar. Bom... ao menos é o que dizem.

eu mesma tenho peque-nos sonhos que amo. so-nhos que se provaram tão fáceis de serem realizados e que me deram uma feli-cidade mágica como a de uma criança. eu tinha, por exemplo, o mini sonho de torrar marshmallow na fo-gueira, e de comer uma

montanha de panqueca com bacon, como nos fil-mes. tinha o mini sonho de ler um mini livro, e de ganhar um presente surpre-sa de um admirador secre-to no Dia dos namorados.

e há também os sonhos médios. o de ir a Cuba e Cancún, o de pisar na Dis-ney, ver os Backstreet Boys de perto, morar uma tem-porada fora do Brasil para falar inglês todos os dias, fa-zer guerra de neve com os amigos. tudo isso realizado

cheio de sorrisos.Meus grandes sonhos é

que complicam. são esses que assustam e até sufocam um pouco. sonhos que qua-se parecem possíveis nos meus delírios e ficam cutu-cando meu cérebro, recla-mando sempre que faço al-go que os contradizem.

são sonhos que criam ca-os dentro de mim. eles se comportam como prisio-neiros em rebelião, no de-sespero de fugir da cadeia para se espalhar pelo mun-do real, livres, onde podem crescer e ganhar um novo sentido.

o terror desses sonhos é que são, no geral, tão dis-tantes do possível, que se-quer deveriam pensar em ser mais do que fantasia. ao mesmo tempo em que são sonhos tão puros que temo serem intrínsecos a mim,

algo vital que causaria da-nos irreversíveis se eu os ar-rancasse do meu corpo.

são planos - ou fantasias - que raramente compartilho com os outros, porque são tão meus que precisam ser segredo. são tão íntimos, tão ingênuos, tão “sonho” que talvez nem fizessem sentido já que não podem ser devidamente captados em discurso.

ainda que estejamos condenados nessa relação de amor e ódio, a verdade

é que são esses sonhos que me movem. É inconsciente-mente indo atrás deles que eu mudo minhas estratégias e fico constantemente in-quieta, insatisfeita, ansiosa.

são os grandes sonhos que me dão folego num instante, mas que em ou-tros, me amargam. Descon-fio que eu seria mais serena e alegre sem eles. Mas sua ausência certamente faria de mim uma vela apagada.

a verdade é que apenas quando sonho com meus

sonhos gigantes que me sinto inteira. Mais viciante ainda é o gosto que sabo-reio quando um desses so-nhos se realiza. É um néctar dos deuses que eleva o ego. Por uma fração de segundo até me dá super poderes. não há nada mais incrível do que concretizar um pla-no. não há nada mais vivo!

Nordestina emigrante. Escor-piana. Graduada em Jorna-lismo. Pessimista, às vezes. Inconstante.

Sonhos

Resoluções de ano novo É hora de fazer promessas que realmente serão cumpridas

Não há nada mais incrível do que

concretizar um plano. Não há nada

mais vivo!

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 10

Comportamento | liFe stYlePor rafaela freitas [email protected]

Page 11: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Aulas regulares: SegundA-QuintA

14:00 - 16:00 ou 16:00 - 18:00 ou 18:30 - 20:30

LEARN ENGLISH

416 935.0011w w w . i l a c n i g h t s c h o o l . c o m

Melhor preço da cidade !!!

� GeNeral eNGliSh � power Speaking & listening � ToeFl preparation � advanced english for Success � Business english � ielTS preparation

$325/4 semanas

Matricule-se por

8 semanas e ganhe

2 de gRAÇA!!

771 YoNGe ST. (YoNGe & Bloor) e-Mail: [email protected]

aT NiGhT School

Melhore seu inglês! Melhore sua vida!

destaques | highlightsPor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

CAFé CoM LEtRAS

Mais de 100 pessoas participaram da 16ª e última edição de 2012 do Café com Letras. O evento aconteceu no dia 5 de dezembro último, no restaurante Cajú e teve como tema 'A Bossa Que É Eternamente Nova''.Tom Jobim foi o destaque das palestras que ficaram a cargo de Fábio

Dwyer, Leandro Motta e Henrique Matulis, músicos brasileiros em Toronto. Durante o encontro, eles contaram histórias da vida do

cantor e relembraram canções que fizeram parte dos anos 60, e que marcaram a música brasileira, como Garota de Ipanema.

O Café com Letras é um projeto da artista plástica Solange Escosteguy Cardoso, cujo objetivo é o de levar arte, educação e

cultura à comunidade brasileira em Toronto. Trata-se de um debate e diálogo, sempre em português com membros da comunidade.

Uma atmosfera festiva, em um ambiente de muita alegria marcou a festa de confraternização da Local 183.

O Restaurante Cajú também foi o palco da despedida da Diplomata Wanja Nóbrega, que deixa o Canadá para ser a nova Embaixadora do Brasil em Bangladesh. O encontro aconteceu ontem (17/12)

e reuniu amigos e colegas que foram desejar boa sorte a nova fase. A ministra atuava à frente do Setor de Promoção Comercial e de Investimentos do Brasil.

Na foto: Luís Antonio Silos, Peter Hawkins, Ministra Wanja Nóbrega e Arnon Melo.

LoCAL 183

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 11 |

Page 12: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

notas | notesPor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

BRAZILIAN STAR B A R & G R I L L

VENHA SABOREAR O MELHOR DA COMIDA BRASILEIRA NO CANADA!

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

BOAS

FESTAS

PENSOU EM REMESSA DE DINHEIRO?PENSOU STAR REMITTANCE!

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

“FESTIVAL

DO PASTEL”

ÀS QUINTAS

PASSAGENS AÉREAS PARA O BRASIL E O MUNDOT A R I F A S D E O P E R A D O R A D I R E T O A O C O N S U M I D O R

Corinne MarianC O N S U LT O R A B R A S I L E I R Ac o r i n n e @ p e e r l e s s t r a v e l . c o m

registration # 3319273

Pacotes Last Minute/Cruzeiros Tarifas especiais com todas as cias. aéreas Viagens personalizadas para grupos Reservas de Hotéis e Carros

HÁ MAIS DE

18 ANOSSERVINDO A COMUNIDADEBRASILEIRA

7117 Bathurst St - suite 200 Thornhill - ON, L4J 2j6

P: 905-886-5610 x 307Toll Free: 1-800-294-1663 x 307

o arquiteto brasi-leiro oscar nie-meyer, que faria

105 anos no dia 15 de de-zembro, faleceu no dia 5 de dezembro último, no hospital samaritano, em Botafogo, no rio de Janei-ro, onde estava interna-do desde 2 de novembro, com uma desidratação que evoluiu para uma he-morragia digestiva que se agravou para uma infecção respiratória.

símbolo da vanguarda e da crítica ao conservado-rismo de idéias e projetos, o carioca oscar ribeiro de almeida de niemeyer

soares Filho é apontado como um dos nomes mais influentes na arquitetura moderna mundial. os tra-ços livres e rápidos criaram

um novo movimento na arquitetura. ele teve obras de relevância no Brasil e no exterior, entre elas, a construção de Brasília.

após uma década oferecendo o me-lhor da culinária

brasileira aos residentes de toronto, o restauran-te Cajú fecha suas portas no próximo dia 22 de de-zembro, justamente quan-do completa dez anos de funcionamento.

Conhecido pela mídia es-pecializada como um dos melhores estabelecimen-tos de comida brasileira da cidade, o Cajú já partici-pou de vários festivais gas-tronômicos, oportunidades em que apresentou ao povo canadense o que a culinária brasileira tem de melhor.

o Cajú foi comandado pelo proprietário e chef Mário Cassini, que deci-diu voltar ao Brasil para estar mais perto da famí-lia. ''Vou sentir saudade da

Casa e dos amigos que aqui fiz. Mas é hora de voltar ao Brasil e buscar novos obje-tivos'', declarou Mário.

a equipe do Brasil news deseja muito boa sorte.

Mundo perde Niemeyer Cajú fecha suas portas

Higher Standards Agents... Higher Results! TM

c or r e t or a d e i m ó v e i sPaula SouzaPlanejando alugar, comprar ou vender seu imóvel? Não perca tempo! Ligue agora!

647-987-5755

HomeLife Warranty

Garantia e

proteção ao seu

investimento

por um ano!

Consulte-nosWebsite: www.paulasouza.ca E-mail: [email protected]: www.facebook.com/PaulaSouzaRealtor

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 12

Page 13: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Falamos português Bookkeeping & Accounting Services Payroll Services Objections & Appeals Small Business ITN Applications WSIB & Union Remittances Unfiled Tax & Unreported Income Corporate Tax Services Audit Assistance/CRA correspondence

416 516 4949 [email protected]

1444 Dupont St, unit 1B Toronto - ON M6P 4H3

o toronto 2015 Pan-americano e o Jo-gos Parapan-ame-

ricanos Comitê organiza-dor (to2015) anunciou oficialmente a formação do seu Conselho de envolvi-mento com a Comunidade. os membros do Conselho tem como missão identifi-car tendências, problemas e idéias que vão ajudar o to2015 a fortalecer o pla-nejamento e preparo dos 2015 toronto Jogos.

Fernando lusvarghi é o único representante da co-munidade brasileira em toronto. atua nas relações voluntárias de gestão para a Casa são Cristóvão e insti-tuição de Desenvolvimento infantil.

os Jogos Pan-americanos são um evento multiespor-tivo, que tem como base os Jogos olímpicose e são or-ganizados pela organiza-ção Desportiva Pan-ame-ricana. Funcionam como uma versão das olimpíadas

modernas, nos quais parti-cipam os países do conti-nente americano.

nos Jogos, são disputa-dos esportes incluídos no Programa olímpico e ou-tros não disputados em olimpíadas. acontecem a cada quatro anos e, tradi-cionalmente, seguem um

rodízio entre as três regiões do continente: américa do sul, Central e norte. a pri-meira edição foi realizada em Buenos aires, em 1951.

o toronto 2015 Jogos Pan-americanos será reali-zado entre 10 e 26 de julho e os Jogos Parapan-ameri-canos entre 7 e 14 de agosto.

Jogos Pan-Americanos 2015

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 13 |

Page 14: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

As hOMENAgEADAs

elas conquistaram o mercado de traba-lho, exercendo fun-

ções de alto nível dentro das empresas, tomando a fren-te de cargos de responsabi-lidade. também cresceram como empreendedoras e de forma acentuada e, com tu-do isso, conquistaram papel importante na economia do mundo e do nosso país. não podemos deixar de citar a multiplicidade de papéis e

funcões que elas exercem como a de dona de casa, mãe, esposa, amiga e assim por diante. as mulheres dos novos tempos deixaram de ser sexo frágil para chegar ao topo do mundo. e che-garam! essa pequena in-trodução explica o signifi-cado do Prêmio Brasileiras in Power, que aconteceu no dia 5 de dezembro último, e que reuniu 14 brasileiras que foram homenageadas

pelo Governo Federal do Canadá.

Mais de 100 pessoas par-ticiparam do evento que foi realizado no Parliament Hill, em ottawa, que con-tou com apoio e presença do Ministro da imigração, Cidadania e Multicultura-lismo, Jason kenney; do embaixador do Brasil, Pi-ragibe tarragô; do Membro do Parlamento pelo Centro de etobicoke, ted opitz,

entre outros membros do Governo e da comunidade.

Durante a homenagem as brasileiras receberam das mãos do Ministro da imi-gração, um certificado cujo teor reconhece e agradece o trabalho desenvolvido por elas em todas as àreas da sociedade. ''essa foi uma noite de muito sucesso. re-presentamos as centenas de brasileiras que desempe-nham papel importante nas

suas famílias, na comunida-de e na sociedade em geral", disse uma das homenagea-das tania nuttall.

representando a música brasileira, a cantora luan-da Jones disse ter sido uma honra participar de um projeto de tamanha mag-nitude e, ainda, dividir es-se reconhecimento com mulheres que desempe-nham importantes papéis na sociedade.

''o prêmio coloca as mu-lheres brasileiras em evi-dência e consequentemen-te mostra o seu trabalho e a diferença que faz dentro dela. Uma forma da comu-nidade se unir ainda mais e estar mais forte diante dos serviços e direitos conquis-tados'', disse a Conselheira do abrigo Valéria sales. a opinião é acompanhada por ivonete de souza, Co-ordenadora de Programas

antonieta de lira Silva

Tania Nuttall

Victoria boger Mull

Rosana Paolinetti bossi Heto

Ivonete de Souza

Paola Saad

luanda Jones

Cintia de Souza

danielle Pontes Vitor

Perla Cristina Porto

Marcia Neves

Maria Valéria Sales

Regina ayako Yamagusi

Rita de Cássia lemgruber

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 14

Por Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

espeCial | sPeCial

Page 15: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Garden City Realty Inc., Brokerage 416 828-5990Um corretor brasileiro, honesto e competente

FRANK PENNERCorretor/Broker

647-221-2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende. Ofereço avaliação grátis de seu imóvel e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 25 anos de experiência.Ligue para saber suas opções.

Lindo apartamento de 1 +1 quartos, Completamente renovado. Piso de cerâmica, piso laminado no quarto e solarium, cozinha moderna. Lavanderia no apto. Este prédio oferece piscina interna, salão de festas, segurança

24 horas, garagem, sauna, academia, lava carro e muito mais.

ApenAs $154,900.00

25 anos de

experiência e

integridade

de Financiamento: ''even-tos como esse fazem com que as mulheres sejam re-conhecidas e respeitadas. esse ano, temos nos des-tacado especialmente no mundo de negócios, ago-ra podemos dizer que não somos mais uma excessão e sim uma grande parte da solução.''

Para as homenageadas Danielle Pontes Vitor e Pa-ola saad, o tema Brasileiras no Poder é consequência da

credibilidade que as mulhe-res conquistaram no mun-do dos negócios, sobretu-do em um país com língua e costumes diferentes, e onde sua vital representa-ção colaborou para a rela-ção comercial entre Brasil e Canadá.

a iniciativa é a terceira e última etapa do projeto 25 anos de imigração no Ca-nadá, que começou no dia 18 de agosto com um baile de gala, e que homenageou 43 brasileiros que chegaram no Canadá há aproximada-mente 25 anos. a segunda parte aconteceu no último Brazilian Day Canada, re-alizado no dia 3 de setem-bro, onde cerca de 25 ar-tistas foram ao palco apre-sentar nossa arte e cultura. ''Fechamos esse projeto com chave de ouro. Consegui-mos alcançar nosso maior

objetivo que era solidificar a relação entre os dois países, e ainda prestar homenagem à diversos membros da nos-sa comunidade. É impor-tante destacar, que muitos brasileiros estão no Cana-dá há mais de 25 anos, mas usamos esse número como referência'', explica a ideali-zadora do projeto e proprie-tária do Brasil news tania nuttall. antonieta silva,

uma das brasileiras pionei-ras no Canadá, faz a mesma avaliação. ''não existe mé-rito individual, tudo o que conseguimos é com a cola-boração de alguém ou para ser compartilhado''.

''Quero fazer um agra-decimento especial ao em-baixador Piragibe tarragô e ao Membro do Parlamento ted opitz, que se empe-nharam para a realização

do evento. e também aos meus amigos arnon Melo e Peter Hawkins, proprie-tários da Mellohawk lo-gisyics inc, que nos ajuda-ram com transporte'', fina-liza tania.

também participaram da homenagem as brasilei-ras Cintia de souza, Marcia neves, Perla Cristina Porto, regina ayako Yamagusi, rita de Cássia lemgruber,

rosana Heto, Victoria Mull. além delas, foram convida-das para serem homenage-adas Ângela Mesquita, Bar-bara de la Fuente, Catheri-ne nugent, Danielle lis-boa, Denise Gastaldo, elai-ne Vasconcellos, Fabiane silva, Maria eugênia reis Jardim e Verônica Yoshiu-ra, mas por motivos pesso-ais não puderam compare-cer ao evento.

governo reconhece importância da participação da mulher brasileira no Canadá

Foto

s: P

eter

Haw

kin

s

... as brasileiras receberam das mãos

do Ministro da Imigração, um certificado cujo teor reconhece e agradece o

trabalho desenvolvido por elas em todas as

àreas da sociedade

arnon Melo, MP Ted opitz, Ministro Jason Kenney, Tania Nuttall, Petter Hawkins e Embaixador Piragibe Tarragô

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 15 |

Page 16: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Comunidade | CommunitYPor Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Disclaimers: Not intended to solicit business currently listed or buyers under conract

(647) 921-0110 • www.G2TEAM.ca

Venda e compre a sua casa com segurança.G2TEAM, corretagem de imóveis feita com con�ança.

G2TEAM Real Estate

Um 2013 Ainda Melhor!

www.lawrenceparkdental.com

a inôcencia das can-tigas de roda que fazem parte do

folclore brasileiro e da me-mória de muitos pessoas, foi resgatada e apresenta-da aos brasileirinhos do Canadá através do espetá-culo Se Essa Rua Fosse Mi-nha, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro último no George ignatie-ff Theatre.

Personagens típicos co-mo a vizinha fofoquei-ra, uma criança e seus brinquedos, a mocinha e seu pretendente, aliados a pacata rotina de uma

cidadezinha pequena, fo-ram a inspiração para a produção do musical in-fantil que fez crianças e adultos se emocionarem e interagirem com os ato-res. ''Foi muito gratificante ouvir a resposta da platéia cantando todas as músicas e soltando uma gostosa gargalhada a cada piada'', disse Marisa de oliveira, idealizadora e produtora do projeto.

a idéia do musical, sur-giu com a constatação por parte de Marisa "que o te-atro nunca foi uma área explorada na comunidade

brasileira", e também da vontade de fazer um tra-balho em português, para que as crianças que mo-ram no Canadá tivessem a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura brasileira. a peça contou, ainda, com a produção mu-sical de Valter Barberini e texto e direção de Barbara de la Fuente, além de todo o apoio do Consulado do Brasil no Canadá.

integraram o elenco: ana Becatti, Barbara de la Fuen-te, Bianca Carvalho, Fellipe revuelta, Glaucia Cardoso, Jessica Carvalho, Marisa de

oliveira e nicole Garrido. os figurinos foram de Cla-rice Michelon com apoio de solange escosteguy Car-doso, e cenário de sobek de

alcântara. além deles, co-laboraram com o projeto Dolores Gontijo (assisten-te de direção), ton souza (coordenador de palco e

cenário) e Jo oliveira (ima-gem de divulgação). e os músicos Henrique Matulis, lalo Porto, luciano Porto e Francisco Mdi.

Sucesso de Públicomusical apresenta folclore aos brasileiros mirins

Venha saborear comidaautêntica brasileira!!!!

(647) 340-4036 1702 st. clair aVe. W. toronto on

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 16

Page 17: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

10

.......

............................................................

.......

......

..... 10YEARS

CELEBRATINGCELEBRATING

TE N Y E A RS

CELEBRATING

10YEARS

Nadia Silva, Ramal 230Toll Free: 1-866-746-6722e-mail: [email protected]

www.mellohawk.com

Tel: +1-416-465-3459 2740 Matheson Blvd East Unit 5Mississauga, ON, L4W 4X3 Canada

Your Cargo is Our Cargo

Frete Aéreo, Marítimo e liberação de Alfândega

Oferecemos armazenagem para seus bens pessoais

Carga consolidada todos os meses para o Brasil

Número 1 em mudanças para o Brasil há 10 anos

'nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia...'REVoADA

Minha memória afetiva é traiço-eira. Às vezes

ela sublima fatos, traz ima-gens, brinda com aromas. Me leva para revoadas lon-gas e curtos pousos.

não sei exatamente como a gente se conheceu. lem-bro que em uma tarde, con-versamos longamente sobre trabalho. afinal, éramos novatos na área: eu em te-levisão e você em revista de fofocas.

trocávamos contatos, te-lefones de artistas e uns ve-nenos. ríamos muito e sem parar. nossas chefes, que também eram amigas de faculdade, roíam as unhas de tanta curiosidade. De que tanto eles riem?!

De repente nos conhe-cemos pessoalmente. Foi em um cinema? ou pizza? não importa. e aí aconte-ceu aquela magia que faz nascer as grandes amizades.

tínhamos vinte e pou-cos anos. Mesma idade.

aniversário de um em mar-ço, o meu em maio. Morá-vamos em bairros próxi-mos. temos irmãs com o mesmo nome.

e ano após ano, fomos descobrindo cada vez mais similaridades. Formas de pensar, de agir. nos torna-mos amigos e cúmplices. era como uma irmandade, uma fortaleza. Unidos pe-rante as adversidades.

Perdi a conta de quantas vezes trocamos os risos pe-lo choro. nas mortes de pa-rentes queridos, um ombro sempre.

nos amores errantes,

uma taça de vinho. ou várias.

ombroterapia. Crescemos para a aven-

tura do vôo sem a asa dos pais. o primeiro aparta-mento. o primeiro fogão, a primeira geladeira, a pri-meira ida ao supermercado. Primeiro um, depois o ou-tro. Viramos vizinhos. e aí juntamos o útil ao agradá-vel: um gostava de se aven-turar na cozinha. eu, uma negação. Produzimos jan-tares memoráveis com um grupo divertido. nossos fi-nais de semana eram cenas do filme Festa de Babete. e durante o preparo dos ali-mentos, quando o aroma se eterniza na memória, eu pensava: amizades são co-mo os vinhos. só melho-ram com o tempo. “olha o passarinho!” – alguém gri-ta. registro pra história.

Quase vinte anos se pas-saram. a gente mal se vê pelas redes sociais. na verdade, acho até que nos

ocultamos mutuamen-te. até nisto continuamos iguais. o vinho secou, as fotografias amarelaram as-sim como os sorrisos. os ecos de gargalhadas pare-cem trilha de um drama em preto e branco. Daqueles que são exibidos de madru-gada, quase ninguém assis-te. Minha memória afetiva continua traiçoeira: não sei quando nos perdemos um do outro, se nossos mundos

colidiram até explodir e vi-rar poeira cósmica. se nos desviamos para continu-armos uma jornada, cada qual em sua estrada. Pa-lavras grosseiras, olhares de desaprovação. Ciúmes, disputa, competição? Di-fícil dizer. Prefiro continu-ar a manter a minha revo-ada longa, pousando aqui e acolá. e agradecer. Foram tempos divertidos, de riso fácil. agora temos quarenta

e poucos. envelhecendo co-mo o vinho. Daqui a pou-co não seremos mais vizi-nhos. tampouco amigos. Mas nossa história estará aí pra sempre.

Frederik Itioka é jornalista, produtor de TV e escritor. Nas-ceu brasileiro com ancestralida-de oriental e canadense de cora-ção. É apaixonado por cachor-ros, cinema, literatura japone-sa, culturas exóticas e Toronto.

universo Fredianopor fred itioka [email protected]

E durante o preparo dos

alimentos, quando o aroma se eterniza na

memória, eu pensava: amizades são como os vinhos. Só melhoram com o tempo

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 17 |

Page 18: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Publication: Brazil News (Portugese)Description: GIU Scarboro Missions: “Somos missionários” Layout 1ASize: Quarter Page Colour/ 4.94” x 7.0”Run Dates: November, 28, December 04, January 08,22/ in February 05, and 26, 2013

É Natal e a Brasil Travel gostaria de agradecer o seu apoio. Foi um prazer trabalhar com vocês. Esperamos que você e sua família tenham um Bom Natal e um Feliz Ano Novo.

OBS: Nosso endereço de e-mail foi mudado para

[email protected]

416 537.0123 1452 Dundas St. West Toronto - ON

Lentes de Contato Coloridas $19,99 1 par* Lentes de Contato Transparentes $29,99 3 pares*

Exames de vista para crianças e idosos grátis*

Ligue já e marque sua ConsuLTa atendimento de segunda a sábado

All Insurance UNION, City of Toronto - ODSP, Social Assistance

ÓTICA oCuLista exAmes de vIsTA

647 349.9394  1165 St Clair Ave. WestQuase esquina com Dufferin próximo ao 7 Eleven

416 915.9394  2267 Islington AvenueRexdale Mall unit#1 oposto ao Wal-Mart

*com

rest

riçõe

s

azuL azuL safira Verde Cinza

oFeRta esPeCiaL: Você pode fazer os óculos de grau dos seus familiares no Brasil

O imóvel que você procura está aqui.2000 Realty Inc., Brokerage

S a l e s p e r s o n

Lucia AmadorTELEFONE DIRETO

416 906.6721TELEFONE: 416 656.3500 1281 St Clair Ave W Toronto, On M6E 1B8

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 18

Page 19: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Com a troca de esta-ção, e os dias mais curtos e com menos

horas de sol, muitas pessoas começam a perceber mudan-ças no organismo, se sentin-do mais tristes, cansadas e desanimadas. algumas vezes, essas sensações podem ser sintomas de um problema que ocorre frequentemente nessa época: a depressão de inverno ou como chamamos no Canadá “winter blues”.

o quE é:  É um tipo de depressão onde os sintomas normalmente são percebi-dos quase ao mesmo tempo a cada ano. Para a maioria das pessoas, os sintomas co-meçam no outono e podem continuar durante os meses de inverno, minando a ener-gia e produzindo sensações de tristeza e mau humor.

CauSa:  ainda não se co-nhece uma causa específica, mas acredita-se que a falta de luz solar pode ser um dos principais fatores, pois ela pode alterar o ciclo de sono-vigília e outros ritmos circa-dianos, e isso pode interferir na liberação da serotonina, uma substância que afeta o humor.

SINToMaS:  os sintomas da depressão de inverno são praticamente os mesmos da depressão que se manisfesta independente da época do ano. os mais comuns são: sentir-se triste, mal-humo-rado, ou ansioso, perder o

interesse em suas atividades habituais, comer mais car-boidratos como pão, doces e massas, ganhar peso, dormir mais e sentir sonolência du-rante o dia.

dIaGNóSTICo:  Muitas vezes pode ser difícil fazer a diferença entre a depressão sazonal e a depressão, devi-do a semelhança dos sinto-mas relatados.

Desenvolver os mesmos sintomas por duas estações consecutivas e ter um paren-te próximo que sofra do pro-blema podem ser indicativos que levam a um diagnóstico positivo.

TRaTaMENTo:os médicos frequentemen-

te prescrevem terapia de luz como opção de tratamento, onde uma iluminação arti-ficial brilhante é usada para simular a luz natural e mini-mizar os efeitos da depressão.

normalmente, essas tera-pias funcionam bem para a maioria das pessoas. são fá-ceis de utilizar e, em geral,

produzem resultados em pouco mais de uma semana após o início do tratamen-to. no entanto, é necessário manter o programa todos os dias até a troca de estação, caso contrário a depressão poderá voltar.

alguns outros tratamentos podem incluir antidepressi-vos e alguns tipos de acon-selhamento, como a terapia cognitivo-comportamental, que pode ajudar a aprender mais sobre o problema e co-mo gerenciar os sintomas.

dICaS:existem algumas atitudes

simples que podem ajudar a passar por esse momen-to mantendo o humor e a energia.

Exercício:  além de auxi-liar a saúde e a manutenção do peso, a prática da ativi-dade física contribui consi-deravelmente para aliviar o estresse, pois aumenta o ní-vel de energia e acelera o me-tabolismo, fazendo com que a pessoa se sinta mais bem disposta.

Fazer exercício também ajuda na liberaração de substâncias químicas que produzem sensação de bem-estar e melhoram o humor.

dieta saudável:  alimen-tos refinados e processados como pães brancos, arroz e açúcar devem ser evitados, pois não apenas são despro-vidos de nutrientes, como

também diminuem os ní-veis de energia e podem cau-sar falta de concentração e al-terações de humor.

tente incorporar mais car-boidratos complexos (pães de trigo integral, arroz inte-gral, vegetais, frutas) e beber bastante água, que são es-colhas saudáveis capazes de abastecer o corpo com nu-trientes adequados e estabi-lizar o açúcar no sangue e os níveis de energia.

Sol:  a falta de luz solar pode alterar o humor de muitas pessoas. assim co-mo o exercício, a exposição à luz solar libera neurotrans-missores no cérebro que afe-tam o humor.

tente passar algum tem-po ao ar livre, apesar do frio. abra as cortinas da sua casa

e acenda as luzes durante o dia para deixar entrar mais claridade e procure sentar perto de janelas em restau-rantes e durante aulas ou no escritório.

Álcool:  evite o excesso de álcool. Muitas pessoas sen-tem que o álcool pode auxi-liar quando estão tristes, mas apesar de melhorar o humor inicialmente, o álcool po-de piorar a depressão. Beber moderadamente não causa problemas para a maioria das pessoas, mas o excesso nunca é uma escolha saudável. na manhã seguinte o corpo irá se apresentar doente, depri-mido, mais cansado e com o humor ainda pior.

aproveite a estação: em vez de evitar o frio e a neve, procure descobrir o que eles

tem de bom a oferecer. Prati-que um esporte como patina-ção no gelo, snowboard, hó-quei, ou simplesmente brin-que na neve.

Manter-se ativo irá aumen-tar a sua energia, e ver as coi-sas por um lado mais positi-vo, aproveitando as paisagens e atividades divertidas que o momento proporciona, pode tornar o inverno um período mais leve e prazeroso.

Dr. Artur Pinto é formado pela Universidade Federal do Pará e fez residência médica em Medi-cina da Família pela Universi-dade de Ottawa. Ele atualmente trabalha como médico da família na MCI The Doctor's Office em Whitby (80 Thickson Road sou-th, Whitby, Ontário), tel: (905) 668-6448.

Depressão de inverno: problema comum nessa época do anoCuidados necessários

D o v e r c o u r t Fa m i ly D e n ta l984 Bloor Street West Toronto, ON M4R 1L8 (Esquina com Dovercourt)416 538 4828

Dra. Verônica YoshiuraDENTiSTa fORMaDa pELa UNivERSiDaDE DE SãO paULO

 odontologia geral e cosmética implantes clareamento de dentes atendimento de emergência aceitamos a maioria dos seguros dentários

cuidando da saúde de seus dentes

Cuide-se | take CarePor artur pinto  [email protected]

...ver as coisas por um lado

mais positivo, aproveitando as paisagens e atividades divertidas que

o momento proporciona, pode tornar o inverno um

período mais leve e prazeroso

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 19 |

Page 20: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Shine Maintenance ServicesCommercial & Residential Maintenance

Hoje vou falar uma das histórias de como começaram

as festas de natal. Dizem que os antigos povos ger-manos, que viveram bem antes de Jesus, na atual es-candinávia, costumavam celebrar a “Festa das Doze noites sagradas”, ou “Festa da Chegada do amor”, que acontenciam uns dias antes do natal de hoje. as pesso-as daquele tempo diziam que no transcorrer das do-ze noites sagradas desciam “fitas do céu”, que além de unir os seres humanos visí-veis da terra, unia-os tam-bém com os diretores invi-síveis da natureza.

era uma celebração es-pecial, onde a lareira fica-va acesa dia e noite, e sem-pre que anoitecia acendia-se uma fogueira do lado de fora da entrada da casa, que deveria arder até o sol nas-cer. essa fogueira tinha du-plo sentido. Primeiro, deve-ria iluminar o caminho dos que se dirigiam para aque-la casa; segundo, era o sinal visível do amor e calor que unia seus moradores e com o mesmo calor e amor rece-biam seus visitantes.

nesse período de 12 dias e 12 noites, a porta princi-pal das casas permanecia

aberta. na sala de entra-da era colocada uma mesa com alimentos que eram as dádivas da natureza, tais como frutas frescas e secas, nozes, mel, ovos, sal e grãos de cereais, bem como dois cântaros, um com água e o outro com vinho.

todas as casas eram en-feitadas com galhos e gri-naldas verdes. os peregri-nos cantavam hinos que falavam da importância do Criador e do amor. nin-guém tocava nos alimen-tos, era uma oferenda aos visitantes. ao cair da noi-te, com a fogueira acesa ao

lado das portas, os morado-res com suas crianças sen-tavam-se confortavelmente ao redor da mesa enfeitada, esperando os visitantes es-peciais que eram os direto-res da natureza: Gnomos,

elfos, Duendes, Fadas, on-dinas, silfos e salamandras que entravam nas casas nas doze noites sagradas, para alegria de seus moradores.

os silfos (seres do ar) as-sobiavam em tornos das casas comunicando sua presença. as salamandras (seres do fogo) marcavam presença na lareira e na fo-gueira. as ondinas (senho-ras das àguas) vinham sau-dar tambem os moradores purificando a água e o vi-nho dos cântaros. os Gno-mos, elfos, Duendes e Fa-das (seres da terra) tocavam flautas e dançavam pelos quintais, jardins e estábu-los, entravam nas casas pa-ra colocar maças vermelhas nas mesas, isto era um aviso

que a Mãe Gaia (terra) es-tava satisfeita com as reali-zações das criaturas huma-nas. os moradores não po-diam ver os visitantes, mas sentiam intuitivamente su-as presenças através do ba-rulho do vento, dos odores aromáticos, do tinir dos si-ninhos e do crepitar acele-rado do fogo.

Com o passar do tem-po, porém, o contato com os diretores da natureza foi rompido, veio à época que os homens desligaram-se das "fitas celestes do amor". os seres humanos destru-ídores da paz, com seus pensamentos desarmôni-cos, enfeitavam suas casas e esperavam pelos visitan-tes, que jamais voltaram a

aparecer.os diretores da natureza,

todos sem exceção, temem e se afastam dos compor-tamentos humanos de in-veja, ciúmes, irritação, avi-dez, orgulho, vaidade, luxu-ria, preguiça, ira, gula, etc. o equilíbrio harmonioso entre o raciocínio e o espí-rito foi quebrado, desde en-tão o ser humano tornou-se aberto a todas as influên-cias negativas e as “fitas do amor” deixaram de descer dos céus.

Com o processo de “civili-zação” os diretores da natu-reza não tiveram mais lugar em nossas vidas, são figuras de livros de contos de fadas, hoje em dia são bem pouco apreciados pelas crianças, já

que a grande maioria está mais voltada para videoga-mes e computadores.

e assim teve início o en-feitar de árvores, o enfei-tar de mesas e o enfeitar de nossas casas para rece-ber parentes e amigos, mas continuamos sem receber os principais visitantes. Que tal este ano nos har-monizarmos com as forças sagradas da natureza para depois recebermos a visi-ta do Grande Mestre Jesus?

Feliz natal e Próspero ano novo com muita luz e paz profunda.

Everalda Sidaravicius é psicó-loga humanista. Seu escritório fica na 489 College St.,sala 201 Telefone: 416-929-1816 x 329

Velhos costumesa árvore de natal e sua história com a mãe natureza

psiCologia | PsYChologYPor everalda sidaravicius [email protected]

Todas as casas eram enfeitadas

com galhos e grinaldas verdes. Os peregrinos cantavam hinos que

falavam da importância do

Criador e do amor

Passe mais tempo com a família...Deixe a limpeza para

quem é especializado no assunto!

RonieRison oliveiRa

416 [email protected]

Lavagem de carpete enceramento de piso Limpeza de construção Limpeza de Janelas Manutenção

Aproveite nossa promoção de Natal,10% de desconto!

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 20

Page 21: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

Copa das Confede-rações, Copa do Mundo, volta de

Felipão ao comando da se-leção brasileira, escolha pela Fifa dos melhores do ano, presentes neymar pa-ra eleição do mais belo gol e Marta mais uma vez in-dicada para a MelHor do mundo...mas não vamos esquecer outros dois gran-des feitos: Christine sinclair ganhou o Prêmio 2012 lou Marsh como a maior atle-ta no Canadá, como líder da seleção nacional do Ca-nadá por mais de 10 anos. abby wambach, o co-capi-tão da equipe dos estados Unidos, chamou sinclair de a "melhor jogadora versátil no mundo." Herdman in-siste, sinclair reside na es-tratosfera atlética de astros mundialmente conhecidos como roger Federer, serena williams e Michael Jordan.

o prêmio foi entregue após o debate e votação

anuais por uma comissão constituída por represen-tantes das principais lojas de esportes do Canadá e mídia.

a lista de concorrentes contava ainda com nomes poderosos, que incluía o ci-clista ryder Hesjedal, cuja vitória no Giro d'italia fez dele o primeiro canadense a ganhar um Grand tours do ciclismo; trampolinis-ta rosie Maclennan, ven-cedora da única medalha de ouro nos Jogos olímpi-cos de londres; patinado-ra de velocidade Christine nesbitt, que ganhou nos 1000 e 1.500 metros mun-diais entre uma lista de tí-tulos; Calgary stampeders correndo de volta Jon Cor-nish, mais marcante do CFl canadense em 2012, e Patri-ck Chan, vencedor do lou Marsh 2011.

Mas, no final, foi sin-clair que ganhou apoio na estréia de uma época

verdadeiramente notável em que ela levou o Canadá a sua primeira medalha de verão olímpica em um es-porte de equipe desde 1936. no caminho para o pódio, sinclair marcou um recorde olímpico de seis gols, mas foi sua performance na par-tida da semifinal para os es-tados Unidos em old tra-fford de Manchester, que certamente solidificou seu lugar entre o panteão dos anteriores vencedores lou Marsh, entre eles wayne Gretzky, terry Fox e Bo-bby orr.

a terra é alvinegra

o Corinthians é o campeão do Mundo, assim como fo-ra em 2000. se alguns ainda contestam a primeira con-quista, o feito de 2012 não dá argumentos para alguém que queira tirar o brilho da façanha. É bom lembrar que o Corinthians conquistou o mundo - aliás, atravessou o

planeta para buscar o tro-féu - de maneira invicta. o time não foi derrotado na libertadores e conseguiu dois triunfos no Mundial.

Um detalhe importante que torna o bicampeona-to mundial incontestável, é que o Corinthians enfren-tou o campeão europeu, no mínimo, em igualdade de condições durante os 90 minutos - no segundo tem-po, até fazer o gol, o time dominou o jogo -, fato não acontecia há muito tempo em uma final do Mundial.

o time brasileiro ganhou de 1 a 0, mas não foi aque-la vitória em que uma equi-pe se defende durante os 90 minutos e acha um gol nu-ma jogada de sorte. a equi-pe teve coragem de encarar o Chelsea e, por isso, cedeu ao rival várias chances de gol, que exigiu três grandes defesas de Cássio.

aliás, o mundo agora só é alvinegro, porque o go-leiro teve participação fun-damental. se não fossem suas atuações no campeo-nato continental, o Corin-thians nem teria disputado o torneio mundial no Japão. Contra o Chelsea, ele ope-rou três milagres e evitou que o seu time saísse atrás no marcador na decisão e com extrema justiça foi eleito o melhor jogador do campeonato.

Dúvida até a estréia no Mundial, o peruano Guer-reiro deve ser incluído na lista dos grandes heróis

corintianos. além de mar-car os dois gols do Co-rinthians no mundial, ele atuou muito bem em ambas as partidas. Contra o Chel-sea, ele infernizou a zaga do time inglês, mostrou opor-tunismo e senso de coloca-ção, para enfiar a bola para o fundo das redes, depois de uma confusão na área.

Poderia comentar tam-bém a atuação excelente de Danilo, a mobilidade de Paulinho, o utilíssimo Jorge Henrique, da eficiência de ralf e também de emerson, protagonista na campanha vencedora da libertado-res. só que nessa conquista é preciso valorizar o traba-lho feito pelo técnico tite.

ele armou um time que sabe muito bem o que faz em campo. Desde o Brasi-leiro do ano passado, o Co-rinthians é uma equipe ex-tremamente difícil de ser batida. também, graças ao trabalho do seu treina-dor, sua equipe está sem-pre muito bem postada em campo, ainda consegue

marcar muito bem e dificil-mente desperdiça as opor-tunidades de decidir uma partida.

o conhecimento de sua equipe faz com que tite te-nha um grande índice de acerto nas alterações que ele faz.

a entrada de Jorge Hen-rique, no lugar de Douglas, no jogo contra o Chelsea foi fundamental para a vitória corintiana. a troca anulou os avanços de ashley Co-le também serviu para que algum jogador corintiano pudesse explorar as costas do lateral. isso fazia o za-gueiro David luiz - que fez uma grande partida - sair muito da área para reali-zar a cobertura do lateral, o que deixava espaços no ou-tro lado da defesa - só para lembrar: foi assim que sur-giu a jogada do único tento da partida.

Por fim, não poderia dei-xar de falar da torcida do Corinthians. eu continuo com a tese que torcida não ganha jogo, mas é importe dizer que a festa e o baru-lho que os torcedores fize-ram nos estádios japoneses eu nunca tinha visto em jo-gos de times brasileiros no exterior - nem em partidas da seleção brasileira.

Parabéns a todos os co-rintianos. aquela época em que ser corintiano era sinô-nimo de sofredor já passou, agora sofrem de alegrias e emoções colecionando títulos.

esporte | sPortsPor fernando Goscinscki [email protected]

Corinthians é o novo campeão mundial de times

o momento é do futebol...

...o Corinthians enfrentou o

campeão europeu, no mínimo, em igualdade de condições durante os 90

minutos

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 21 |

Page 22: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

INGREDIENTES:

1 peito de chester (aproximadamente 800 g)1 potinho de caldo de galinha KNORR2 colheres (sopa) de óleo4 xícaras (chá) de água fervente MOLhO3 colheres (sopa) de geléia de uva15 unidades de uvas verdes cortadas ao meio sem sementes2 colheres (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de água fria para amarrarBarbantePara cobrir: Papel-alumínio

MODO DE PREPARO

Retire a pele que envolve o peito de chester, coloque sobre uma superfície limpa e abra ao meio, sem separar, como um grande bife. Espalhe o potinho de caldo de galinha KNORR nos dois lados, até cobrir toda a superfície. Enrole no formato de um rocambole e amarre com barbante, para

que não abra ao cozinhar. Em uma panela grande aqueça o óleo e doure o peito de chester de todos os lados. Junte a água fervente e cozinhe em fogo médio, com a panela tampada, virando, às vezes, por 30 minutos ou até ficar macio. Retire do fogo e passe o peito de chester para uma travessa. Reserve o caldo do cozimento na própria panela.

Molho: Verifique a quantidade do caldo do cozimento. se necessário, coloque água fria até completar 1 xícara (chá). Junte a geleia ao caldo e cozinhe por 5 minutos, mexendo às vezes até a geleia dissolver.Junte a uva e cozinhe por mais 3 minutos. À parte, em uma tigela pequena, dissolva a farinha de trigo na água fria e junte ao molho. Cozinhe por mais 1 minuto, mexendo sempre até engrossar. Coloque o molho sobre o peito de chester e sirva em seguida.

DICAS: se desejar, você pode também utilizar peito de peru para o preparo da receita. Você pode usar a uva do tipo Thompson (sem sementes), Itália ou Benitaka e retirar os sementes antes de colocar no molho. O peito de chester é encontrado congelado em supermercados em embalagens que variam de 800 g a 1 kg.

Caderno 2 | entertainmentPor cristiano de oliveira [email protected]

reCeitas | reCiPes

Minuto de sabedoria ou reflexão?É de reflexão. minutos de sabedoria é aquele livrinho de gaveta de quarto de hotel

saudações, duendes do Papai noel. e mais um ano chega ao fim. Vó

já está me esperando pra ceia, e graças a Deus eu con-tinuo mantendo minha pro-messa de estar sempre com ela no natal. Mas o tempo está voando, é ou não é? em janeiro, completo nove anos de Brasil news. em agosto, 10 anos de Canadá. isso sem falar no ano e meio que pas-sei aqui na década de 90, es-tudando. se for contar tudo, já são 11 anos encarando is-so aqui. Ô cabeça... Fui que-rer inventar moda e me las-quei. Poderia ter ficado no Brasil, bem tranquilo. a jul-gar pelos salários dos ex-co-legas de faculdade, hoje eu estaria financeiramente se-guro. Fora que estaria brin-cando com meu cachor-ro, almoçando com a fa-mília todo domingo, seria

sócio-torcedor do Galo e iria ao estádio ver ronaldi-nho Gaúcho toda semana, tomando antarctica origi-nal gelada baratinha na sex-ta-feira, almoçando em res-taurante por quilo durante a semana, nadando em ca-

choeira, tocando em bloco no Carnaval... eu entendo que a vida de cada um era diferente lá, e pra muitos o Canadá é o paraíso. Mas pra mim, preciso ser honesto e não tenho medo de dizer: se eu pudesse voltar 15 anos no tempo, não teria saído de lá.

Mas não posso reclamar, pois conquistei muita coisa por aqui. Fiz bons amigos, conheci a minha senhora e me dediquei com satisfação a projetos em que acredito, como o Cais – Centro de apoio e integração social Brasil-Canadá, a Batucada Carioca, a minha coluna no Brasil news e o meu traba-lho. Minhas amizades não dependem de classe social ou cultural, e graças a Deus tenho o privilégio de, dentre as várias cidades desse mun-do, ter caído em uma onde posso me sentar em um bar brasileiro, tomar uma cerve-ja e conversar sobre futebol no meu extremamente car-regado sotaque mineiro.

estou contando essa la-dainha toda porque, no fim, acho que é assim com todo mundo: é osso lembrar o que deixamos pra trás, mas

como em tudo na vida, al-guma coisa boa saiu dis-so aqui também. se não dá pra dizer que, no final, va-leu a pena, ao menos dize-mos que deu pra aprender muito no caminho. afinal, se o que contasse fosse só o final da história, montanha-russa dava prejuízo e veló-rio tinha festa. então, vamos empurrar esse tal “final” um pouco mais pra frente e dar valor à nossa caminhada, fazendo com que o lugar onde estamos, mesmo que

temporariamente, seja um pouquinho melhor pra nós e para o próximo.

Meu povo, é mais um ano que termina, e como sem-pre, eu deixo aqui o meu abraço e o meu agradeci-mento pela honra de ter vo-cê entre os meus cinco lei-tores (eram seis, mas o Ber-nardo Galoucura voltou pro Brasil). a quem sofre com a chegada das festas de fim de ano, eu desejo força. agar-ra com fé, meu companhei-ro e minha companheira,

porque nossa vez ainda há de chegar. a todos, os meus votos de um natal excelente e um ano novo sem explica-ção de tão bom. adeus, cin-co letras que choram.

Cristiano de Oliveira é mineiro de Belo Horizonte, atleticano de passar mal do coração, formado em Ciência da Computação no Brasil e pós-graduado em Ma-rketing Management no Cana-dá. Começou escrevendo sobre música no Brasil News em 2004, mas agora já descambou.

Peito de Chester com Molho de Uvas

Se não dá pra dizer que, no

final, valeu a pena, ao menos dizemos que deu

pra aprender muito no caminho

03/10 até 01/01/2013Além do Planeta terra: o futuro da exploração espacial » Contemple os avanços do próximo século na exploração espacial através de diversas seções como Viagem à Marte, sobre os asteróides e muitas outras. » Das 10h00 às 16h00 - Ontario - Sciense Centre - 770, Don Mills Road - Adultos $22. » Estudantes e idosos $13. Crianças até 12 anos $13. » Ingressos no site: www.ontariosciensecentre.ca

17/11 até 23/12Natal na Black CreekNão perca a programação especial nos fins de semana de dezembro, como passeios de carroça puxada por cavalos, visitas ao papai noel, biscoito de decoração e muito mais. Crie uma nova tradição fami-liar com atividades de Natal. » Mais informações, visite o site: www.blackcreek.ca, e-mail [email protected], ou ligue para: (416) 736-1733.

DezembroEspecialidade em cervejaConheça a histórica cerve-jaria no Black Creek Pioneer Village a noroeste de Toronto e experimente a nova cerveja 'Inverno Quente'. A cervejaria está aberta apenas nos finais de semana de dezembro. » Para mais informações, visite o site:www.blackcreek.ca, e-mail ou ligue para: (416) 736-1733.

31/12New year's Eve Gala NightBaile de Reveillon com open bar, música e culinária bra-sileira » Ukrainian Cultural Center - 83, Christie St./ Bloor St. W. (próximo a Christie Subway Station) » 19h00 e 22h30. » Ingressos $125,00 completo e $70,00 open bar e buffet da meia-noite » Mais informações: Ângela Mesquita do Brasil Remittance, Tel.: (416) 588-0749.

Janeiro de 2013Esporte ao ar livrePara quem gosta de aventura, não deixe de conhecer o Albion Área de Conservação Hills com grandes trilhas preparadas para esqui cross-country. Esta é uma excelente maneira de manter-se ativo neste inverno, enquanto desfruta do ar livre. As condições meteorológicas são aplicáveis. Aluguel de equi-pamentos estão disponíveis por uma taxa adicional e parti-cipações em parques também são oferecidas. O Albion Hills está localizado na Regional Road 50, a 8 km. do norte de Bolton.

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 22

Page 23: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

How to choose an ESL textbook for self-study

i meet many people who say they are in Canada to learn engl ish.

However, only about half of them are in an esl pro-gram at a school such as mine. The rest tell me they are studying english on their own. There's nothing wrong with that — after all, practice is the most import-ant element in learning a language, and there are lots of opportunities to practice english in Canada.

However, besides speak-ing, listening and reading in the language, it is also a good idea to study it. and for that, i recommend get-ting a textbook. textbooks are organized to progres-sively develop english skills, so you can use them to or-ganize your own learning time. they are also good reference sources of vo-cabulary and rules for lan-guage use.

But how can you choose a textbook that is suitable

not only for self-study, but also for your specific needs? There is no simple answer to that question, but there are a few features that you should look for.

First and foremost, the textbook must have an an-swer key. This is one way a textbook for self-study is different from one for use in a classroom. in a class-room, the teacher is the an-swer key; so, for self-study, a textbook without an an-swer key is like an esl class without a teacher — useless. You need the answer key to check if what you are doing is correct.

it is also important that a textbook has a CD/CDroM with recordings of all its conversations and listening exercises. There's nothing worse than seeing a listening exercise that you don't have any audio for. in addition, transcripts of the recordings are necessary for self-study too, because you don't have a teacher who can explain what the people are talking about if you don't understand. and with transcripts, you can use a dictionary to look up the meaning of any un-known words.

For learning any lan-guage, textbooks should use what's called the PPP approach. This means that they begin with a presenta-tion of language point being targeted, followed by some practice exercises, and final-ly a production task which allows you to use the lan-guage point.

The presentation can be a

conversation or reading in which the targeted language point is used. avoid text-books that use pair or group work for the presentation as these texts are meant for classroom use rather than self-study. it is important too that textbooks include detailed explanations of the language points which you can understand easily.

Make sure the textbook uses a variety of differ-ent practice exercises and not the same type of exer-cise (like “fill in the blanks with the correct form of the words given”) over and over. this section should also include listening, pro-nunciation and vocabulary tasks.

For the the production section, choose a text which uses writing tasks rath-er than an oral ones. even so, this section may be the most difficult for self-study, because an answer key can't let you know if what you've

written is correct or not. if possible, ask a native speak-er to check your writing for you.

Finally, choose a textbook that you, personally, find in-teresting. if the topics of the units, conversations, listen-ing passages, and readings are interesting to you, you will be more motivated to sit down and study.

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Creative Writ-ing from York University. He has been teaching English for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Can-adian Academic Success School, 5310 Yonge St. You can contact Brian at (416) 768-8456 or visit CanadianAcademicSuccess.com

english CornerPor Brian BoWen [email protected]

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 23 |

In a classroom, the teacher is the answer

key; so, for self-study, a textbook without an answer

key is like an ESL class without a

teacher — useless

Page 24: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

LEIA e ASSINE um ano - (24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para: 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - M9B 2A8 Canada

English Classes for ImmigrantsLINC and Professional Language Trainingwith modern computer labs

Convenient locations close to the TTC (Royal York or Islington)

3107 Bloor Street West, Etobicoke 416-640-70693363 Bloor Street West, Etobicoke 416-233-1676For more information and to see all services available at PICS visit our website at www.polycultural.org

Precisa-se

f pReCiSA-Se de pessoas para tra-balhar no landscaping e snow plowing. Falar com manny : 647-400-5799 ou mark: 647-236-5531.

f pReCiSA-Se de homem para tra-balhar no drywall. Falar com vieira: 647-929-0106.

f pReCiSA-Se de instalador de cerâ-mica com experiência de no mínimo 5 anos. Falar com lui: 416-689-7769.

f p R e C i S A - S e d e m a n i c u r e e pedicure com exper iênc ia para o heavens's garden spa. Falar com rafia: 647-748-7886.

f pReCiSA-Se de pessoa para tra-balhar com drywall. Falar com everton: 416-388-9622.

f pReCiSA-Se de homem com expe-riência para trabalhar no tile. Falar com vanessa: 416-439-2071.

f pReCiSA-Se de profissional no stucco. tel.: 647-782-9029.

f p R e C i S A - S e de mulheres para trabalhar em restaurante grego. tel. : 647-780-4457.

f pReCiSA-Se de carpinteiro para framing com experiência. Falar com Pedroso: 416-706-7142.

f pReCiSA-Se de cabelereira e mani-cure. Falar com Joana: 647-347-3327.

aluga-se

f ALUGA-Se garagem. 647-701-9263.

f A L U G A - S e q u a r t o n a D u f f e -r i n e r o g e r s . Fa l a r c o m Ca rd o s o : 416-854-7273.

f ALUGA-Se quarto na keele station. tel.: 416-604-7829.

f ALUGA-Se quarto mobiliado. Falar com maria: 647-344-0488.

f ALUGA-Se quarto. Falar com ade-mir: 416-846-0110.

f A L U G A - S e q u a r t o n a D u f f e -r in e Davenpor t . Fa lar com mar ia : 416-537-9436.

f A L U G A - S e q u a r t o . t e l . : 416-536-2728.

f ALUGA-Se quarto na lawrence e Caledonia. tel.: 647-965-7885.

f ALUGA-Se quarto para mulheres.

Falar com Claudia: 647-832-2856.

f ALUGA-Se quarto. Falar com ann: 416-266-3889.

f A L U G A - S e q u a r t o . t e l . : 647-502-5664.

f ALUGA-Se quarto na Dufferin e Dupont. tel.: 416-534-7842.

f ALUGA-Se quarto. Falar com vini-cius: 647-702-5721.

f ALUGA-Se quar to na old wes-ton rd e rogers. Falar com laurinda: 416-654-6062.

f ALUGA-Se quarto na Dufferin e rogers. Falar com alex: 647-290-8852.

f A LU G A - S e quar to na Davem-port e lansdowne. Falar com tereza: 416-940-0565.

f ALUGA-Se quarto na st. Clair e scarlett. Falar com Carlos: 647-894-4265.

f A LU G A - S e q u a r t o m o b i l i a d o com cable, t v e internet incluído na st. Clair e Dufferin. Falar com Claudia: 613-4104920.

f ALUGA-Se quarto mobiliado com cable, tv e internet perto da Dufferin subway

station e st. Clair west subway station. tel.: 647-7416050 ou pelo site: www.faresah.com

vende-se

f Vende-Se kia spectra 5/2009. tel.: 647-927-7993.

f Vende-Se 2004 kia sedona (van) 107000km. tel.: 647-764-9801.

f V e n d e - S e 2 0 0 2 Fo r d e x p l o -rer spor t trak . Falar com evandro: 647-834-9910.

f Vende-Se dois carros. honda 1991 com 250,000 km e Plymouth voyager (mini van) 1999. Falar com waldevax: 647-237-4447.

f Vende-Se Chevrolet Cobal 2005 com 122,000 km. tel.: 416-827-6133.

f Vende-Se 2005 Chrysler 300. Falar com gustavo: 647-607-5095.

f V e n d e - S e b i c i c l e t a m o u n -tain Bike Feminina. Falar com Juliana: 647-780-4457.

f V e n d e - S e c o m p u t a d o r a c e r aspire com monitor acer 20'' e tv lg plasma 50''. Contato: [email protected]

Envie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171*o Brasilnews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 24

Page 25: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

CARPENTERS LOCAL 1030UNITED BROTHERHOOD OF CARPENTERS AND JOINERS OF AMERICA

Allied Construction Employees Local 1030

149 Main Street East 222 Rowntree Dairy Rd Hamilton, ON L8N 1G4 Woodbridge, ON L4L 9T2 Tel: 905-522-5379 Tel: 905-652-4140 Fax: 905-522-8678 Fax: 905-652-4139

Executive and Sta�Ziggy P�anzer,

PresidentTony Candiano, Financial Secretary

Daniel AveroDavid Aguiar

Durval TerceiraFabiano Almeida

Gary RealeijoHoracio Leal

Jack GoncalvesJaime Melo

Joe JeronimoJohn CarvalhoTony Pacenza

Tony Losak

Local 1030 wishes all its members and the

Community a Merry Christmas

and a prosperous New Year

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 25 |

Page 26: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

por trás das lentes | BehinD the lensfotos por eliana riGol www.cargocollective.com/fro

Entre placas e janelas

temas recorrentes em viagens sempre po-dem ser inspirado-

res. Fotografar bancos pú-blicos, bicicletas, placas, ja-nelas, lixeiras e outras coisas que atraiam o olhar e exis-tam em todo lugar novo que se vá, é um bom jeito de agu-çar a observação e fazer um

relato inusitado daquilo que foi visto. Janelas e placas fo-ram um tema que encontrei em roma, cidade de muitas e belas janelas. encontrá-las no mundo vertical de arra-nha-céus de hoje não é tão simples como parece, ainda mais cheias de charme, corti-nas coloridas ou plantas.

Eliana é fotógrafa, blogueira e advogada. Demorou para se dar conta que as leis da natu-reza lhe atraiam muito mais. Entende que fotografia é luz, sombra e olhar. Captar o ins-tante decisivo é como ser um colecionador do tempo. E é as-sim que ela é feliz por trás das lentes.

ACREDITE VOCE CONSEGUE SUPERAR!UNA-SE A ESTA FORÇA

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 26

Page 27: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012 27 |

Page 28: Brasilnews 2 ed dezembro 2012

BRASIL NEWS | 2ª edição de dezembro |  18.12.2012| 28