brasilnews 2 ed janeiro 2013

28
Barack Obama toma posse e inicia segundo mandato com pacote de medidas desafiador PÁG.: 05 Governo canadense investe mais de 1 bilhão no aprimoramento das escolas de Ontário PÁG.: 03 Cowboy brasileiro realiza missão quase impossível: atravessar as Américas a cavalo PÁG.: 10 Aposentadoria, você já se preparou para a sua? Conheça e entenda o RRSP PÁG.: 09 Telejornal português é retirado da grade de programação da emissora PÁG.: 06 Confira as novas resoluções para o processo de imigração skilled worker no Canadá PÁG.: 02 A temporada de gripe chegou no Canadá. Saiba como evitar o contágio e a piora em casos de doenças crônicas. Páginas 14 e 15. THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 2ª edição de janeiro - 2013 - ano 17 - número 314 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE

Upload: portal-brasil-news

Post on 16-Mar-2016

296 views

Category:

Documents


58 download

DESCRIPTION

Brazilian Community newspaper

TRANSCRIPT

Page 1: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

SPONSORED BY:

Events | Media Marketing

LML

Barack Obama toma posse e inicia segundo mandato com

pacote de medidas desafiador PÁG.: 05

Governo canadense

investe mais de 1 bilhão no

aprimoramento das escolas de

Ontário PÁG.: 03

Cowboy brasileiro realiza

missão quase impossível:

atravessar as Américas a cavalo

PÁG.: 10

Aposentadoria, você já se preparou para a sua?

Conheça e entenda o RRSP PÁG.: 09

Telejornal português é retirado da grade de programação da emissora PÁG.: 06

Confira as novas resoluções para o processo de

imigração skilled worker no Canadá PÁG.: 02

A temporada de gripe chegou no Canadá. Saiba como evitar o contágio e a piora em casos de doenças crônicas. Páginas 14 e 15.

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 2ª edição de janeiro - 2013 - ano 17 - número 314 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá

FREE

Page 2: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

editorialpOR tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationpOR marcia casado e jane desmond informe publicitário

Por um mundo melhorÉ com prazer que começo esse edito-

rial mencionando o desafio que meu amigo Filipe Masetti se propôs de ir

do Canadá ao Brasil a cavalo. O projeto é audacioso e desafiador, mas depois de seis meses na estrada, as notícias são positivas, já que Filipe têm encontrado muitos des-conhecidos dispostos a ajudá-lo nessa jorna-da. Isso mostra quão importante é conti-nuarmos acreditando que podemos melho-rar o mundo e que as mais variadas manifes-tações de solidariedade podem ser encontradas em qualquer esquina.

E as boas notícias não param por aí. O governo canadense es-tá investido pesado na educação. Uma série de novas escolas serão construídas e outras se-rão renovadas. Educação é sempre o inves-timento mais garantido que qualquer go-verno possa fazer. Através de uma boa edu-cação escolar, os jovens podem traçar um rumo profissional e pessoal mais promissor.

Os dois temas que acabei de enfocar, são relevantes principalmente no momento em que o Brasil entra para a lista dos países que facilitam o tráfico humano. A autora Glória

perez trouxe o assunto à tona através da no-vela Salve Jorge, mas a discussão desse tema deve ser ampliada a todas suas esferas e os governos de todos os países que integram a lista, devem se tornar aliados e juntos bus-car uma solução para o problema. Estamos falando de vidas, de seres humanos, e fatos

como esse não podem passar em branco.

Também não po-demos deixar de nos preocupar com a tem-porada da gripe. É im-portante que todos te-nham consciência dos cuidados para não pe-gar o vírus, bem como a eficiência da vacina de combate ao mesmo. É hora de nos cuidar-mos e cuidar de quem está próximo a nós. Não espere a gripe te

pegar, previna-se.O dia de celebração ao amor está chegan-

do. O valentine's day ou dia dos namora-dos será dia 14 de fevereiro e, nós do Bra-sil News, queremos ouvir lindas histórias de amor. Então, se você tem uma bonita história para dividir conosco e com todos os leitores do jornal, envie um email para: [email protected].

Até a próxima edição!

O Ministér io de Imigração do Ca-nadá reiniciou o

processamento federal de pedidos de residência ca-nadense através do proces-so de imigração indepen-dente ou “skilled worker” no dia dois de janeiro de 2013.

Neste primeiro momen-to o governo estará acei-tando até três mil proces-sos de residência em áreas de reconhecida escassez de mão-de-obra. A lista con-tendo quarenta e três pro-fissões em áreas de carên-cia, como carpinteiros, encanadores e mecânicos de máquinas pesadas, está contida no website do Ci-tizenship and Immigration Canada (www.cic.gc.ca).

Dezessete destas profis-sões (grupo A) terão um número limite de 100 pro-cessos aceitos, enquanto as 26 profissões contidas no grupo B não estarão su-jeitas a está restrição. pa-ra ver a lista em sua ínte-gra acesse: http://www.cic.

gc.ca/english/immigrate/trades/applications.asp.

O programa também conta com outras mudan-ças fundamentais, onde somente serão aceitos pa-ra análise casos em que o interessado comprove pelo menos a proficiên-cia básica na língua in-glesa ou francesa (CLB 4), além de dois anos de ex-periência nos últimos cin-co anos na profissão sele-cionada no Canadá (com permissão de trabalho) ou em outro país. Além dis-so, será obrigatório ter um certificado de quali-ficação profissional (Red Seal) ou comprovação de uma oferta de trabalho no Canadá com validade mínima de um ano, rece-bida de empregadores ca-nadenses. Outros fatores também serão analizados e contarão pontos.

O processo será fortale-cido se o peticionário ti-ver trabalhado no Canadá com a devida autorização na área selecionada.

O retorno do processo federal é bastante positi-vo, porém, ainda apresenta restrições e não apresen-ta solução para o grande número de trabalhadores não documentados. Espe-ramos que o governo tam-bém trate desta área de in-teresse para muitos profis-sionais da construção civil e áreas afins.

Jane Desmond

Márcia Casado

Novas resoluções

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 2

Page 3: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Escritórios em North York & Downtown Toronto

1708-5000 Yonge St. North York, ON M2N 7E95700-100 King St. West Toronto, ON M5X 1C7

Escritório de Advocacia para serviços de ImigraçÃo e acidentes de carro

Toll Free: 888 652 1752 Cell: 416 642 1752 ext. 290

Em caso de emergência nos chame @647 867 17 52 depois do horário de expediente (18 às 23h). Local de fácil acesso e

com estacionamento gratuito

5415 Dundas St.W, Suite 305 Toronto, Ontario M9B 1B5

-Aplicações para Residente Permanente

- Responsabilizar por familiares- Todos os tipos de Visa/

Estudante, Trabalhador Visitante

- Renovações de Visas, Restauração de Permanência

- Ordens de saída voluntária ou deportação

- Acesso aos centros de Detenção

- Pedidos de Refúgio e Apelos para imigrantes recusados de estar no Canadá.

Serviços de Imigração Acidentes em Geral- Você talvez se qualifica para

Tratamento médico- Qualquer caso de quedas

e escorregões em lugar público como praças, transporte público e lojas de departamento.

- Venha falar conosco para uma orientação do que fazer depois de sofrer qualquer acidente acima mencionado.

Tire as suas dÚvidas com quem fala a sua lÍngua, TraTamos do seu caso com sigilo e profissionalismo. a sua primeira consulTa É graTuiTa.

atendemos todos os dias de segunda a sexta entre 9 da manha às 5 da tarde

Canadá | CanadapOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Os professores de Ontário, bem co-mo todos os pro-

fissionais da área da edu-cação foram beneficiados com um dia a mais na gra-de de dez sick days, ou se-ja, agora serão 11 dias em que o funcionário pode não comparecer ao trabalho ale-gando estar doente. A deci-são foi aprovada pela união canadense de funcionários públicos.

Ao anunciar a nova emen-da, a ministra da Educação, Lauren Broten, disse que a medida é de ''interesse da justiça'', já que beneficiará cerca de 55.000 trabalha-dores da educação.

A decisão altera a propos-ta inicial da Bill 115, que entre outras medidas, con-gela os salários dos profes-sores por dois anos, reduz o número de dias de doen-ça de 20 para 10, e descarta a prática de descontar dias de doença não utilizados no momento da aposentadoria.

O projeto causou revol-ta entre os professores, que

em dezembro fizeram gre-ves de um dia para protes-tar contra o Bill 115, mas no início de janeiro as parali-sações foram consideradas irregulares e na tentativa de negociação, o governo cedeu um dia extra para os professores.

Os sindicatos de professo-res ainda estão aconselhan-do seus membros a não exe-cutar atividades extracurri-culares para protestar con-tra a imposição de novos contratos, pelo menos até que um novo ministro se-ja escolhido e as relações

no campo da educação se-jam reavaliadas.

mudançasEnquanto os professores não chegam a um consenso com o governo, ao menos os alunos podem comemo-rar, já que mais de $ 700 mi-lhões estão sendo investidos na construção e renovação das escolas de Ontário.

para esse ano, a princípio, 39 escolas serão construídas e outras 48 serão remode-ladas e modernizadas para atender às necessidades dos alunos. A idéia é oferecer espaços mais modernos e arrojados com intuito de in-centivá-los no aprendizado.

As medidas são conse- quência do plano de gover-no de Dalton McGuinty, que pretende investir nos estabelecimentos de ensi-no para garantir um futuro melhor para todos os resi-dentes da província. O go-verno continua empenhado em proteger os ganhos fei-tos na educação desde 2003, quando apoiou mais de 27

mil projetos de renova-ção com 610 escolas cons-truídas, em construção ou planejadas.

De acordo com relatório

do governo, já foram inves-tidos mais de $1,4 bilhões em financiamento nas esco-las para crianças pequenas. A partir de agora, todas as

novas escolas elementares serão construídas com aco-modação suficiente para as crianças passarem o dia no jardim de infância.

Direitos e deveres governo limita os direitos dos professores e amplia os dos alunos

Os sindicatos de professores ainda

estão aconselhando seus membros a não executar atividades

extracurriculares para protestar contra a imposição

de novos contratos...

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 3 |

Page 4: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Você sabia que pode acessar a versão online do Brasil News? Entre em www.brasilnews.ca e não deixe de nos acompanhar.

D o v e r c o u r t Fa m i ly D e n ta l984 Bloor Street West Toronto, ON M4R 1L8 (Esquina com Dovercourt)416 538 4828

Dra. Verônica YoshiuraDENTiSTa fORMaDa pELa UNivERSiDaDE DE SãO paULO

 odontologia geral e cosmética implantes clareamento de dentes atendimento de emergência aceitamos a maioria dos seguros dentários

cuidando da saúde de seus dentes

brasil | brazilDA REDAçãO

brasil é fonte e destino de tráfico de pessoas

Relatório da Organi-zação Internacional para as Migrações

(OIM) aponta o Brasil co-mo um dos países fonte de vítimas de tráfico humano. Os dados, compilados em parceria com a Organização das Nações Unidas, analisa-ram as tendências de tráfi-co através de informações de mais de 150 pontos de operação da OIM em todo o mundo.

Também são apresentados como países fim do tráfico, Rússia, Haiti, Iêmen, Tailân-dia e Cazaquistão. O Brasil é tido como ponto de che-gada de pessoas traficadas de países como a Bolívia e o paraguai. O Escritório das Nações Unidas contra Dro-gas e Crime (UNODC) re-gistra que mais de 2,5 mi-lhões de pessoas, sendo metade de crianças, são ví-timas do problema.

Em 2011, metade dos

casos registrados de tráfico humano estavam relacio-nados a mão-de-obra. Nes-sa situação estavam envol-vidos, principalmente, se-tores econômicos que exi-gem trabalho manual, co-mo agricultura, construção, trabalho doméstico, pesca e mineração.

Segundo o relatório, em geral, a exploração é disfar-çada como trabalho legal e contratual. No entanto, as vítimas são obrigadas a tra-balhar em condições degra-dantes e os empregadores

não respeitam os acordos feitos com os trabalhadores.

O estudo também reve-la a exploração sexual co-mo responsável por 27% dos casos. Em outubro, um diagnóstico divulgado pelo Ministério da Justiça e pe-la ONU apontou que quase 500 pessoas foram vítimas do tráfico humano no Brasil entre 2005 e 2011. Do total,

mais de 70% dos casos estão ligados à exploração sexual.

A discussão sobre o tema está sendo abordada na no-vela “Salve Jorge”, de autoria de Glória perez. Em con-junto com a trama, a Rede Globo lançou em parceria com o Viva Rio uma cen-tral para receber informa-ções sobre casos de pessoas traficadas.

Exploração humana

... as vítimas são obrigadas

a trabalhar em condições degradantes e os empregadores não

respeitam os acordos feitos com os

trabalhadores

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 4

expediente | masthead

UMA pUBLICAçãO DO BRASILNEwS pUBLISHER INC.

Todos os Direitos Reservados® www.brasilnews.ca

 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - Canada - M9B 2A8

Tel: (416) 538.4298 | Fax: (416) 538.9171

publisher: Tania [email protected]

Editor-chefe: Gizele Rochel [email protected]

Administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

Diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

ColaboRadoRES: Artur pinto, Brian Bowen, Carolina Hepfner,

Cleida Steinmetz, Cristiano de Oliveira, Dave Burke, Eliana Rigol, Everalda

Sidaravicius, Fernando Goscinscki, Fred Itioka, Marcos Diclei Barros, Mauricio

Dreher, Rafaela Freitas, Rodolfo Torres,

Stéphanie pires e Tony Silva

TIRaGEM: 10.000 exemplares

PRóxIMa EdIção: 05/02/2013

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal. É proibida a cópia ou reprodução de qualquer artwork

sem autorização prévia do brasilNews.

Page 5: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

PolítiCa | politiCspOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

no discurso de posse, obama faz menção aos gays e imigrantes

"Meus caros americanos, nós fomos

feitos para esse momento, e nós o aproveitaremos, des-de que o façamos juntos co-mo uma só nação e um só povo". Foi com esse pedido de união do povo america-no, que o presidente reelei-to dos EUA, Barack Oba-ma, deu início ao seu dis-curso de posse de seu se-gundo mandato. A soleni-dade aconteceu ao longo de toda a segunda-feira (21/1), em washington, e contou com a presença de inúme-ras celebridades.

A tônica do discurso fo-ram os valores americanos e a promessa de ''alianças fortes'' com parceiros inter-nacionais, além da reitera-ção do compromisso com a liberdade e a proteção aos ''vulneráveis''. ''Se o país qui-ser triunfar, ele terá de for-talecer a classe média, e não uma 'elite de poucos''', afir-mou o democrata.

O presidente reeleito, que adotou um tom partidário e conciliador, fez uma auto-crítica, afirmando que mui-tos programas do governo são ultrapassados, e disse que o país precisa se lem-brar das "lições do passado" ao seguir em frente.

Durante a solenidade,

Obama citou a importância do respeito pelos homosse-xuais. "Nossa jornada não estará cumprida enquanto não houver igualdade, en-quanto nossos irmãos e ir-mãs gays não forem trata-dos como iguais perante a lei. Esse é o teste da nossa geração", afirmou o presi-dente que também se pro-nunciou sobre a situação dos imigrantes. "O caminho que os fundadores desse pa-ís iniciaram, não estará con-cluído até que encontremos uma melhor forma de dar as boas-vindas aos que lutam, aos imigrantes que conside-ram os EUA uma terra de oportunidades'', disse.

Outros desafios mencio-nados pelo democrata são o combate à mudança cli-mática, no qual ele vê vanta-gem para a economia ame-ricana; e a reforma legisla-tiva que restringirá o aces-so a armas de fogo no país, numa reação ao massacre em uma escola primária de Newtown, no Estado ame-ricano do Connecticut, que deixou 26 mortos, sendo 20 crianças. (ver box)

cerimôniaO dia de festividades, pa-radas, bailes e solenidades marcou o início do segun-do mandato de Obama, que discursou logo após prestar seu juramento público no Congresso dos EUA, em uma cerimônia prestigia-da pela cúpula do partido Democrata e também por importantes membros do ri-val partido Republicano, co-mo o senador John McCain, derrotado por Obama em

2008, e o congressista paul Ryan, vice-candidato na chapa derrotada pelo de-mocrata em 2012.

A solenidade de posse sin-gela do presidente e do vice-presidente Joe Biden, acon-teceu no domingo e seguiu o protocolo da Constituição dos EUA de realizar a posse no dia 20 de janeiro. Com sua mão esquerda sobre a bíblia da família, segurada pela primeira-dama, Mi-chelle Obama, o 44º presi-dente dos Estados Unidos ergueu a mão direita e re-petiu as mesmas palavras li-das em voz alta pelo presi-dente do Supremo Tribunal de Justiça, John Roberts.

O dia histórico começou com uma missa na Igreja de Saint John's, perto da Casa Branca e foi concluído com o baile de posse no palácio do Congresso, em washing-ton, onde milhares de pes-soas e uma série de celebri-dades marcaram presença.

Novos desafios

A tônica do discurso foram os valores americanos e a

promessa de 'alianças fortes' com parceiros

internacionais

luta contra a violênciaCom o anúncio de um ambicioso pacote de medidas para aumentar o controle de armas nos Estados Unidos, o presidente barack obama tam-bém deu início a um longo confronto com os conservadores e defensores do porte de armas no país. obama pediu uma ação rápida do Congresso para a aprovação do plano de controle de armas, além de prometer que usará "todo o peso de seu cargo”,  para torná-lo uma realidade. 

Entre as medidas anunciadas estão uma pesquisa nos antecedentes cri-minais de todos os compradores de armas e, a mais polêmica, a proi-bição da venda de armas de uso militar. obama destacou que “armas projetadas para um teatro de guerra não tem lugar em um cinema ou escola”.

o presidente também propôs o fim de cartuchos de munição de alta capacidade, em vez de restringir o número de balas desses equipamen-tos e prometeu endurecer as leis que punem o tráfico de armas. “a cada dia que passa, mais pessoas serão mortas pela violência armada, não dá para esperar mais tempo”,  enfatizou obama.

os armamentistas prometem resistir à proposta de obama e já há quem diga que, em seu Estado, o plano não será obedecido. os dirigentes da NRa (National Rifle association) atacaram o presidente, afirmando que ele está fazendo demagogia com a morte das crianças de Newtown.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 5 |

Page 6: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Últimas | latest neWspOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

os donos do poder

Os seguidores do presidente venezuelano, Hugo Chávez, celebraram no último dia 10 de janeiro o início de seu novo mandato presidencial. A festa foi marcada pela ausência do líder socialista, o que aumentou as dúvidas sobre sua volta ao poder após quase um mês de internação em Cuba, onde trava uma batalha contra o câncer.

De acordo com a Constituição do país, o candidato eleito deve fazer o juramento em 10 de janeiro, contudo o governo adiantou que Chávez não se apresentaria devido às recomendações médicas após uma cirurgia. A presidente do Tribunal Supremo do país, Luisa Estella Morales, então, endossou a tese do governo sobre a continuidade do man-dato para além da data estabelecida na Constituição e ga-rantiu que a formalidade da posse poderá ser feita em outro momento, e inclusive em outro lugar, perante o Tribunal Supremo.

Chávez foi reeleito no início de outubro para um novo mandato de seis anos na presidência, mas permanece desde o início do mês passado em Havana, em Cuba. Fontes do governo dizem que ele vem se recuperando de uma severa infecção pulmonar e de outras complicações do tratamento.

Protestantes e defensores dos homossexuais

Milhares de pessoas tomaram às ruas de paris em um ma-nifesto público contra o reconhecimento oficial do casa-mento para os homossexuais, bem como contra a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. pessoas de todas as regiões do país, se encontraram diante do símbolo da maior capital francesa, a Torre Eiffel, para protestar contra o plano do presidente François Hollande de legalizar as propostas.

Enquanto isso, no Vaticano, ativistas do grupo feminista Femen fizeram topless na praça São pedro para protestar contra a decisão do Vaticano de se opor ao casamento gay. A manifestação aconteceu no momento em que o papa Bento XVI fazia sua tradicional oração de domingo aos católicos que se aglomeram na praça.

Ambos os protestos aconteceram no dia 13 de janeiro.

mobilização internacional

Os chefes de Estado e de Governo da África Ocidental, reunidos no último sábado (19/1) em Abidjan, recorreram a uma mobilização internacional "imediata'' nas operações militares no Mali, onde soldados franceses e malinenses combatem grupos islamitas armados, na espera da implan-tação de uma força africana.

"O momento chegou para um engajamento mais amplo das grandes potências e de um número maior de Estados e organizações nas operações militares, a fim de que uma maior solidariedade fortaleça a França e a África na guerra contra o terrorismo no Mali", declarou o chefe de Estado da Costa do Marfim, Alassane Ouattara.

paris já enviou 2 mil soldados franceses ao Mali, um número que deve ultrapassar 2.500 homens em breve, o presidente François Hollande explicou neste sábado que a França continuará no Mali "o tempo que for necessário até que o terrorismo seja vencido nesta parte da África". Espera-se que cerca de 2 mil soldados da Misma desem-barquem no país até o dia 26 de janeiro.

crise financeira

O Cirque du Soleil anunciou na última quarta-feira (16/1) a demissão de 400 funcionários. A medida é consequência do aumento dos custos de produção que pesam sobre os ga-nhos. Os 14 milhões de ingressos vendidos no ano passado, renderam cerca de US$ 1 bilhão, mas não foram suficientes para aumentar os lucros da companhia.

Em entrevista coletiva, a diretora de Relações públicas da empresa, Renee-Claude Menard, afirmou que fatores externos, incluindo a alta do dólar canadense, colaboraram para as demissões. Cerca de 50% dos empregados do Cirque du Soleil estão em Montreal - sede da companhia - e rece-bem em dólar canadense. Entretanto, quase 90% da renda da empresa é obtida no exterior.

Vários espetáculos foram cancelados no ano passado. Dezenove estão em produção em Las Vegas e em outras partes do globo.

corte na programação

A OMNI, o canal de tv mais multicultural do Canadá, acaba de fazer um corte na grade de programação em português. De acordo com o jornal Milénio, acabou o Telejornal diário e os programas de fim de semana, mas a OMNI continuará apresentando o programa Canadá Contacto, as telenovelas e um novo programa semanal, de 30 minutos, com enfoque nos acontecimentos da comunidade. Devem continuar a fazer parte da grade, os profissionais Susy Soares, Clara Abreu e João Vicente.

Prestação de contas

Em encontro realizado no início de janeiro, a vereadora Ana Bailão reuniu-se com moradores de Toronto para apresen-tar o orçamento da cidade para 2013. No enconto, foram discutidos alguns dos principais problemas enfrentados pe-la cidade, bem como dúvidas e ânseios dos participantes. Dentre as explanações, a vereadora apresentou um orça-mento de $9,4 bilhões aprovado pela Câmara Municipal, o que, segundo ela, é um grande progresso para pagar a dívida da cidade. E que refletirá em maior flexibilidade financeira para investir em infra-estrutura.

desafio mascote to2015

As crianças e os jovens do Canadá estão convocados a participar do desafio: crie um mascote para os Jogos panAmericanos e os Jogos parapan-Americanos em Toronto, em 2015. A idéia partiu do Comitê Organizador dos Jogos com o intuito de aproveitar o entusiasmo e a criatividade de uma das maiores fontes de recurso do país: os jovens.

O convite está aberto a crianças e jovens de até 16 anos de idade. Equipes com até seis pessoas serão montadas, cujos participantes serão jovens artistas, contadores de his-tórias, pesquisadores e especialistas para colorir mascote.

O autor da idéia mais criativa será uma personalidade durante os jogos. Ele vai receber os visitantes e espectado-res, visitar escolas e eventos comunitários, além de aparecer em propagandas e mercadorias.

Não deixe de participar!

adeus msn

Os mais de 100 milhões de usuários do conhecido MSN tem até o início de março para se desligar do serviço da Microsoft. A empresa anunciou recentemente que o MSN será desativado até o dia 15 de março. Quem ainda usa a ferramenta terá sua conta automaticamente transferida para o Skype.

Sua lista de contatos estará automaticamente no Skype, caso você mantenha o seu e-mail do MSN para entrar no serviço. Basta baixar o software para usar. E, se você já é usuário, o serviço dará a opção de juntar uma conta do Messenger a sua conta já existente por lá.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 6

Page 7: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Lei de imposto Um pouco de ipVa para tapar os buracos das estradas

Você também acha que o Imposto so-bre a proprieda-

de de Veículos Automo-tores (IpVA) serve para tapar os buracos das nos-sas estradas? Você, que re-cebe aquele bendito carnê todo início de ano, paga esse tributo na esperança de que nossas vias algum dia se assemelhem às da Alemanha?

pois é... Você está equivo-cado. O IpVA, assim como todo e qualquer imposto, não tem vínculo com ne-nhuma prestação de servi-ço público. O sujeito paga esse imposto porque com-prou o carro (ou qualquer outro veículo automotor terrestre). Só por isso... E o governo usa esse dinhei-ro como bem entender. po-de até ser para tapar bura-co nas estradas, mas não há nenhuma obrigação legal.

A “culpa” é do Artigo 16 do Código Tributário Na-cional: “Imposto é o tribu-to cuja obrigação tem por fato gerar uma situação

independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”.

Como toda lei pode ser mudada - só basta vontade política - bem que nossos legisladores poderiam fa-zer uma emenda nesse có-digo para obrigar o gover-no a usar parte do IpVA na conservação de estradas e rodovias. Só entende quem teve o eixo do carro empe-nado por conta da bura-queira generalizada...

A medida caberia não apenas para o IpVA. Deve-riam vincular parte de to-dos os impostos (federais, estaduais e municipais) a atividades de interesse

público. Criariam um ín-dice qualquer para anali-sar a eficiência da medida e, como estamos no Brasil, um ou outro administra-dor público tentaria no-vamente desvincular essas receitas...

Além do mais, esse seria mais um ato de indepen-dência do Legislativo em face àquele que tem a chave

do cofre nas mãos. Mas existe um outro

complicador: O IpVA é um imposto estadual. Ou seja: é uma bolada que serviria apenas para conservar ro-dovias estaduais. E vai que a boa intenção de usar o imposto para preservar o carango se vira contra o contribuinte e eles resol-vem criar, sob o pretexto

de melhorar as estradas, as variações federal e munici-pal do IpVA?

Lembram da famigerada Contribuição provisória sobre Movimentação Fi-nanceira (CpMF), que ser-viria para melhorar a saúde em nosso país? Vai que o melhor mesmo é ficarmos com os mesmos impostos e buracos nas estradas...

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Fe-deral do Rio Grande do Nor-te, Rodolfo Torres trabalhou na revista Caros Amigos (São Paulo) e atualmente mora em Brasília, onde atuou co-mo consultor de uma agên-cia da ONU e repórter – es-pecializado em tramitação legislativa – do site Congres-so em Foco.

Imposto é o tributo cuja obrigação tem

por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal

específica, relativa ao contribuinte

direto de brasíliapOR rodolfo torres [email protected]

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 7 |

Page 8: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Cotidiano | eVeryday lifepOR stéPhanie Pires  [email protected]

o sonho de consumo de toda mulher

Se fomos realmente fei-tos à imagem e seme-lhança de Deus, eu

não sei. Mas há de se admi-tir que o ser humano, ain-da que apresente diversas falhas de caráter, tem como corpo uma máquina perfei-ta. Ou quase...

É claro, algumas enfermi-dades surgem como even-tuais defeitos de fábrica. Tirando isso, a grande pe-gadinha divina é que nosso corpo não funciona no es-quema “comer sem engor-dar”. Se obesidade é doença e magreza demais, também, custava ter nos programado a nunca sair do peso ideal?

Lembro de ficar em com-pleto estado de admiração nas aulas de biologia ao es-tudar sistemas digestivo, au-ditivo, nervoso, e blá, blá, blá... porque me dava a im-pressão de que nascemos com uma imensa e comple-xa indústria dentro de nós,

com cada “funcionário” – do mais simples estagiário ao mais poderoso chefão – trabalhando em uma inter-dependência louca, porém harmônica, que nos permi-te ver, falar, cheirar e viver como se tudo que fazemos fosse simples.

Só que no meu mun-do dos sonhos, de tão in-teligente que o cérebro é, ele pensaria em reformu-lar nossa grande indústria com uma ousada revolução: deixar cada indivíduo deste mundo com o peso que ele

sempre desejou.Bastava uma “simples”

mutação. O cérebro conhe-ce bem nossos hábitos e de-sejos. Ele sabe que modelos, ou aspirantes a top model, querem ser esbeltas. Luta-dores, halterofilistas e abu-sados preferem músculos inchados. provavelmente, alguns amantes do sumô escolheriam continuar gi-gantes. Mas o resto da po-pulação sonha apenas em ser... gostoso.

Sim! Ter um corpo com medidas sutis, talvez até com uma pancinha simpáti-ca para dar um charme, mas sem essas gordurinhas e/ou gordurões que tentam subir pelo cinto da calça, fazem o sutiã apertar nas costas, dei-xam as coxas gelatinosas, e impulsionam tanta gente a usar sufocantes cintas ou apelar para o bisturi.

Uma gostosura segu-ra, que não ameace te

abandonar sempre que vo-cê paquera com um bolo de chocolate, sorvetes e pi-poca. Assim, todo mundo pode viver mais feliz, sem precisar pensar no fatídico dia em que o desespero com a proximidade do verão te levará a pesquisar dietas na internet. Essas torturas que te aconselham a comer 20 maçãs por dia e trocar o al-moço normal por um suco

esquisito de chicória com abacate, beterraba e melão.

Minha esperança é que a qualquer hora meu cérebro vai virar meu amigão e mu-dar meu corpo sem eu ser forçada a deixar de lado mi-nhas paixões alimentícias. Basta ensinar minhas célu-las e órgãos a queimar meus eventuais excessos de gula.

É justo! Afinal, se Deus e/ou a evolução fez desse

mundo um lugar onde qua-se nenhuma salada é mais deliciosa do que bacon, chocolate e malditas fritu-ras maravilhosas, forçar-nos a engordar só pode mesmo ser uma brincadeirinha de mal gosto!

Nordestina emigrante. Escor-piana. Graduada em Jorna-lismo. Pessimista, às vezes. Inconstante.

A pegadinha divina

Minha esperança é que a qualquer

hora meu cérebro vai virar meu amigão e

mudar meu corpo sem eu ser forçada a deixar de lado

minhas paixões alimentícias

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 8

Page 9: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

linha diretapOR cleida cruz wzmarketingcommunications.com 

entenda os benefícios do plano de aposentadoriaO que é RRSP?

Briga pelo consumidor

Que as gigantes da internet, Google e Facebook, estão se bicando para obter, cada uma, a maior fatia de consu-midores não é novidade. Mas a última tática da Google pa-ra desafiar a Facebook está causando polêmica: exigir que as pessoas usem a re-de social Google+. Ou seja, quando a pessoa cria uma conta para usar o Gmail, YouTube e outros serviços da Google, incluindo o site de avaliação de restaurantes Zagat, está também entran-do nas páginas públicas do Google+ que podem ser vistas por qualquer pessoa on-line.

Google+

Grande rival do Facebook, a Google+ é uma das iniciati-vas mais importantes da em-presa à medida que ela tenta gerar mais receita com a pu-blicidade on-line. Os usuá-rios são encorajados a criar "círculos" digitais de amigos e passar o tempo interagindo

com eles no site Google+, semelhante ao Facebook. Obviamente o impulso vem de cima. O diretor-presiden-te da Google, Larry page, vem buscando formas mais agressivas de levar as pessoas a usar o Google+ para impe-dir a Facebook de dominar o negócio de redes sociais.

reconectar

Com a esperança de melho-rar sua imagem, reconec-tar com os consumidores e reverter o declínio de sua participação no mercado americano, a General Motors

prepara uma nova campanha para sua divisão Chevrolet. Ela usará o slogan mundial "Find New Roads" (Encontre novas estradas), em substi-tuição a "Chevy Runs Deep" (A Chevrolet vai fundo), slogan considerado fraco. O lançamento será em feverei-ro aqui nos Estados Unidos e, em seguida, em outros mercados ao longo do ano.

reconectar ii

A montadora aposta numa nova estratégia de marketing para dar impulso a sua maior ofensiva no lançamento de

veículos em anos. Em 2013, a Chevrolet planeja apresentar ao mercado 13 veículos no-vos ou atualizados nos EUA e outros 12 em diferentes re-giões do mundo. Em 2012, as vendas de veículos da GM nos EUA subiram 3,7%, mas a participação de mercado caiu para 17,9%, de 19,6% em 2011. Foi a primeira vez desde os primórdios da em-presa, há quase 100 anos, que a GM ficou com menos de 18% do mercado. A GM já chegou a controlar metade do mercado automobilístico americano.

inspiração

O novo slogan da GM "Encontre novas estradas", têm a meta de inspirar con-sumidores a explorar novos destinos na vida e romper as amarras que os prendem à rotina, seja ao tomar um caminho diferente para o trabalho, tentar algo novo ou viajar para um lugar diferen-te. O objetivo é inserir a fra-se na cultura da Chevrolet, tornando-a uma espécie de missão para qualquer um

que trabalhe para a marca. A inspiração vem de estra-tégias de marketing como as da Nike a Apple, que ti-veram sucesso ao usar os slogans "Just Do It" e "Think Different", respectivamente, para inspirar empregados e vender tênis e computadores.

Baixa natalidade

Comunidades de todo o con-tinente europeu, especial-mente em países duramente atingidos pela crise da dívi-da, estão registrando quedas das taxas de natalidade que, segundo especialistas, po-derão acelerar a retração e o envelhecimento de uma po-pulação européia, já às voltas com um baixo crescimento econômico e elevados gastos públicos. Em toda a Europa as taxas de natalidade caem há décadas, mas tinham co-meçado a aumentar em al-guns países durante o surto de crescimento.

calote?

O Congresso americano foi advertido pelo secretário do

Tesouro, Timothy Geithner, que caso o teto da dívida não for elevado, o Governo po-de descumprir obrigações de pagamento a partir de mea-dos de fevereiro ou início de março. Ele quer que o limite de endividamento seja ele-vado para mais de US$ 16,4 trilhões o mais rápido pos-sível. Se vai levar ainda não se sabe, mas o fato é que se isso não acontecer, milhões de pessoas e empresas em todo o país podem ser afe-tadas. É que o Tesouro pa-ga mensalmente US$ 80 milhões em prestações aos idosos e veteranos, serviços de saúde como medicare e medicaid, salários e pensões dos funcionários públicos, subsídio por desemprego, entre outros.

Cleida Cruz é gaúcha, Jornalis-ta e gerente da WZ Marketing Communications. Especializada em comunicação corporativa e marketing digital, Cleida atual-mente realiza diagnóstico e pla-nejamento de necessidades em comunicação corporativa e ma-rketing. Website: wzmarketing-communications.com.

Já que nos encontramos no início do chamado “RRSp Season”, faz sen-

tido falarmos um pouco mais sobre o assunto. por-tanto, seguem abaixo al-gumas informações sobre como o programa RRSp funciona.

Registered Retirement Sa-vings plan (RRSp) é um in-vestimento modelado para a criação de um plano para sua aposentadoria. Seu in-vestimento anual pode re-duzir o seu imposto de ren-da a pagar no mesmo ano, e o montante investido po-de crescer durante anos sem pagar o imposto, visto que ele é pago somente quando você faz uma retirada.

Contribuições em RRSp podem ser feitas somen-te por pessoas que tiveram renda no Canadá, incluindo salário, faturamento como “self-employment” e ren-da líquida de aluguéis, po-rém não inclui renda como

pensões e investimentos.O Ministério da Fazenda

Canadense emite extratos para os indivíduos através do "Notice of Assessment" informando o quanto eles podem contribuir para o RRSp no ano seguinte.

Eu preciso de RRSP?A pensão máxima que um

canadense pode ter através do *Canada pension plan é de no máximo $1,012.50 por mês (com a idade de 65, em 2013). portanto, vo-cê não deveria depender somente da aposentado-ria do governo. Um RRSp pode ajudá-lo a manter um nível de vida melhor quan-do você se aposentar. Além disso, seu imposto será re-duzido todos os anos em que você investir no RRSp. Quanto mais você contri-buir, menor será o imposto de renda que você irá pagar no mesmo ano.

* Fonte: Service Canada

- http://www.servicecana-da.gc.ca/eng/isp/pub/fact-sheets/rates.shtml

Eu posso retirar dinhei-ro do meu RRSP?

Apesar de que o RRSp é mais efetivo à longo pra-zo, você pode retirar parte ou todo montante a qual-quer momento. Retiradas de RRSp são sujeitas a im-posto e a termos do inves-timento que você escolheu, porém o importante é que ele estará disponível para quando você precisar. Im-postos são retidos quando você faz uma retirada do RRSp, exceto quando você transfere o fundo de uma instituição para outra ou quando você transfere para um instrumento de renda com o Retirement Income Fund (RIF).

Qual a data limite para investir no RRSP?

Você tem até o dia 1 de

Março (ou 29 de Feverei-ro em ano bissexto) para investir no RRSp. Depois deste dia, as contribuições são deduzíveis somente em anos seguintes.

Como citado, estas são informações básicas sobre RRSp, portanto continue lendo os artigos que escre-verei durante as próximas semanas e você entenderá melhor como este progra-ma funciona.

Tenha um bom “RRSp Season”.

Mauricio Dreher, CFP, possui mais de 15 anos de experiência na indústria financeira, tendo certificação reconhecida interna-cionalmente como Certified Fi-nancial Planner. Trabalha com Investimentos e Seguros, com ên-fase em estratégias de Redução de Impostos na Canfin Financial Group. Bus: (905) 829-0094 ext 528 or Cell: (416) 876-3644

As declarações contidas neste ar-tigo são baseadas em material que acredita-se ser confiável e serve apenas para a informação geral. Onde estas declarações são basea-das no todo ou em parte em infor-mações providas por terceiros, elas não têm a garantia de serem corre-tas ou completas. As informações não têm a intenção de prover con-selho específico ou personalizado incluindo, sem limitações, inves-timento, financeiro, legal, contábil ou de impostos.

Finanças | finanCespOR mauricio dreher [email protected]

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 9 |

Page 10: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Comunidade | CommUnitypOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Até onde você iria para realizar seu sonho? Você seria

capaz de enfretar todos os obstacúlos e contratempos? Bem, você eu não sei, mas Filipe Masetti Leite está li-teralmente ultrapassando fronteiras para conquistar seu objetivo: atravessar as Américas do Norte, Cen-tral e Sul a cavalo. parece loucura, mas esse desafio, que teve início seis meses atrás, quando Filipe partiu de Calgary rumo ao Espíri-to Santo do pinhal, em São paulo, deve se prolongar por mais um ano e meio. A expectativa é passar por 12 países e percorrer 16 mil quilômetros nesse prazo.

O que levou Filipe a re-alizar esse sonho? A res-posta é simples, a paixão pelos cavalos e acima de tudo, a vontade de provar ao mundo que nós esta-mos cercados por pesso-as que fazem o bem. ''Meu principal objetivo com esse projeto é mostrar que tem muita gente com bom co-ração nesse mundo a fora, disposta a ajudar um des-conhecido como eu'', disse Filipe em entrevista feita por telefone momentos an-tes dele entrar no México.

Durante a caminhada, o aventureiro têm recebido

a ajuda de moradores das regiões por onde ele passa. ''O bacana dessa viagem é que eu dependo da aju-da das pessoas com coisas importantes como ter um lugar para deixar os cava-los descansarem e até mes-

mo para eu dormir'', con-tou Filipe. ''Normalmente durmo na minha barraca, mas quando estou em re-giões com fazendas bato na porta das casas e pergun-to ao dono se posso deixar meus cavalos passarem a

noite ali, e se posso armar minha barraca no quin-tal. Eles sempre dizem sim para os cavalos e não para mim, eles fazem questão de me oferecer uma refeição e um lugar confortável den-tro de casa para eu passar a noite''. Quando Filipe che-ga nas cidades, ele se insta-la em hotéis para descansar, dar notícias a família e atu-alizar os meios de comuni-cação sobre a jornada.

Filipe acaba de entrar no México, onde, segundo ele, foi bem difícil porque a bu-rocracia para entrar com os cavalos é muito grande. Outra preocupação agora é com a segurança dele e dos animas, já que o país é mar-cado pela violência e pelo tráfico de drogas. ''No iní-cio não me preocupei com isso, mas na América todos me diziam que os mexica-nos são perigosos, aí fiquei apreensivo, mas assim que

fui me aproximando do so-lo mexicano, comecei a me comunicar com eles e per-cebi que a realidade era ou-tra. Todos têm sido muito atenciosos, o que prova que minha teoria estava certa'', disse ele. para essa parte da viagem, o brasileiro conta-rá com um reforço de peso: seu pai, que será seu com-panheiro durante a trajetó-ria no México.

Esses primeiros seis me-ses já deram mostras de que a jornada não será fá-cil. Filipe enfrentou as altas temperaturas do verão lo-go que partiu de Toronto. Em seguida, veio a maior dificuldade: a seca do de-serto dos Estados Unidos, onde não há moradores, tampouco água. A maior preocupação era a hidra-tação de seus fiéis compa-nheiros Bruiser e Frenchie. ''Não tinha nem uma som-bra naquele sol escaldante,

era praticamente impos-sível conseguir água para os cavalos'', lembra Maset-ti. O problema só pôde ser solucionado com a ajuda de Emma, namorada de Filipe. ''Ela me acompanhou nes-sa parte do trajeto de carro. Ela trazia água e somente assim consegui atravessar o deserto''.

Do verão ao inverno. As baixas temperaturas agora dificultam a viagem. Além do frio, muita neve. ''Já en-frentei o calor, agora es-tou encarando o inverno, no mesmo tempo em que estou trabalhando com as expectativas e os medos do incerto. Mas essa lou-cura faz parte e é o que me incentiva a continuar essa jornada rumo a minha ca-sa'', declarou.

início Filipe tinha um sonho e a vontade de viajar,

entretanto, faltavam di-nheiro, cavalos e um per-curso a ser definido, mas para um cowboy obstinado, esses não eram impecilhos suficientes para impedir a realização de uma meta.

Tudo começou quando Filipe apresentava o Bra-zilian Day Canadá (BDC), e um dos diretores da TV Globo presente no even-to, Amauri Soares, soube do projeto e decidiu ajudar Filipe na divulgação. A ma-téria foi veiculada no Fan-tástico, e a partir daí ou-tros apaixonados por cava-los compraram a idéia e o brasileiro conseguiu apoia-dores para a realização da façanha. Aqui no Canadá, dois empresários do ramo doaram os cavalos que par-ticipam da jornada. Filipe fechou parcerias e deu iní-cio a jornada batizada de ''Journey America''.

A aventura está sendo documentada por fotos e vídeos. posteriormente, todo o material será edita-do e transformado em um documentário. A equipe do Brasil News continua acompanhando e incenti-vando a realização desse sonho. para acompanhar a trajetória acesse o site jour-neyamerica.net e fique liga-do no Brasil News.

Meu principal objetivo com esse

projeto é mostrar que tem muita gente

com bom coração nesse mundo a fora,

disposta a ajudar um desconhecido

como eu

as AméricasDesbravandobrasileiro parte do Canadá rumo ao brasil a cavalo

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 10

Page 11: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

imóvel | real statepOR tony silva [email protected]

AMAZONAS NATURAL TREATMENTSAnthealth.com

Trate os seus problemas de diabetes, tensão, próstata e menopausa naturalmente com os poderosos ingredientes de ervas naturais. Não corra o

risco dos terríveis efeitos secundários que os medicamentos provocam!

DIABEREX™ - Chamado o produto milagroso!!! A solução eficaz e natural para regularizar o seu dia-betes. 100% natural e sem efeitos colaterais.

DETOREX™ - Imediato tratamento natural da sua Tensão Arterial. Não corra o risco dos terríveis efeitos colaterais que os medicamentos trazem.

Venus Virgin Cream™ - Terapia de rejuvenescimento. Muitas pessoas começaram a ver resultados positi-vos em duas semanas. Dê ao seu homem o melhor sexo. Essa com-binação dos ingredientes mais po-derosos do natureza fará aumentar o seu desejo sexual e retardará o processo de menopausa. Tudo sem os efeitos colaterais devastadores de cirurgias caras!! Acredite, se você está procurando uma solução para os problemas acima e deseja de ter mais vigor e sentir-se jovem de novo experimente Venus Virgin Cream™

Hard Rod Plus™ - A solução defini-tiva para os problemas sexuais em-baraçosos... Incapaz de satisfazer a sua parceira do jeito que ela quer?Não consegue obter ou manter uma ereção? Você irá descobrir! A maneira mais fácil para turbinar a sua libido em apenas 60 minutos. Sexo como na adolescência... Ereção mais forte e mais duradoura sem os efeitos colaterais nocivos do Viagra.

Vigamaxx™ - Para imediato trata-mento natural da prostata. Vigama-xx melhora os seus problemas de próstata reduzindo o aumento da próstata que muitas vezes resulta em incontinência e impotência. Também previne a inflamação da próstata, hiperplasia benigna da próstata e câncer de próstata. Se você está acima dos 40 e tem inflamação na próstata, Hipertensão Arterial, Diabetes etc, as probabi-lidades são de a sua vida sexual estar em perigo! Fique livre de risco agora e já!

Para comprar ou para mais informações visite o nosso web site:

www.anthealth.com ou ligue para 1 866 444 1644*Aproveitem as nossas promoções de Ano Novo com descontos ate 40%.

* Sentirão resultados positivos ao fim de 2 semanas com estes excelentes produtos de origem natural.

*Distribuidores e revendedores são bem vindos. Telefonem para detalhes.

Promoção de OUTONO INVERNO!

Tratamento facial e corporal

TRATAMENTO FACIAL Microdermobrasão e rejuvenecimento Limpeza de Pele Pré e pós cirugia

TRATAMENTO CORPORAL Drenagem linfática,

Gordura localizada e celulite Pré e pós cirugia

(plástica e gestante)

Elza (647) 968.4702Atendimento com hora marcada e exclusivo para o público feminino

E-mail: [email protected] FACEBOOK: Elza Fontebasso

maneiras de preparar melhor a sua casa para vender no inverno - 1ª de 2 partes

Se sua casa vai estar à venda neste inver-no, é importante do-

minar certas questões que são menos importantes ou até mesmo inexistentes em outras épocas do ano. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a colo-car mais rápido um sinal de "Vendido" na frente de sua propriedade.

deixe  as  luzes  brilha-rem. A melhor maneira de combater os dias curtos e nublados com freqüência no inverno, é acender as lu-zes da sua casa. para uma apresentação, cada única luz da casa deve estar ace-sa, mesmo nos armários e quartos de utilidade. Cer-tifique-se de que todas as lâmpadas estão funcionan-do, troque todas que estive-rem queimadas e tenha cer-teza de que as lâmpadas são

as adequadas. Além disso, é uma ótima idéia man-ter as luzes acesas na fren-te da casa, mesmo que ne-nhuma apresentação este-ja programada. As pessoas que procuram casas estão

sempre dirigindo pelas vi-zinhanças, admirinado as casas que estão a venda, e mantendo elas acesas vo-cê transmite uma atmosfe-ra feliz e acolhedora. Se for um dia de inverno ensola-rado, será ótimo abrir as cortinas e persianas para

deixar entrar a luz e per-mitir que os visitantes des-frutem da vista.

odores manter sob con-trole. Qualquer casa ten-de a ser abafada no inver-no, porque as janelas estão abertas raramente. Isso po-de permitir que os odores de casa abafada seja pre-sente, em retorno, isso po-de ser um desagrado para os compradores. Odores de animais de estimação podem também ser espe-cialmente preocupante no inverno, use uma fragrân-cia de quarto, se necessá-rio, mas nada muito forte, deve também mudar a cai-xinha do gato diariamen-te, ao invés de cada tercei-ro ou quarto dia, ou mes-mo considerar o uso de um purificador de ar. Eu recomendo que proprietá-rios que tenham de vender

sua propriedade no inver-no limpem e arejem toda a casa com mais freqüência, considere a configuração do controle do termostato para que a turbina do aque-cimento rode mais frequen-temente durante o dia, para manter o ar se deslocando através da casa e dissipar odores. Tente evitar cozi-nhar pratos que dêem ori-gem a odores fortes, espe-cialmente se uma exibição está prevista nesse dia.

É conveniente fornecer estacionamento. É vital ter um lugar conveniente para que os compradores

possam estacionar. Eles não vão querer andar mui-to longe no tempo frio ou serem forçados a passar por cima de um banco de ne-ve para sair do seu veículo. porque o estacionamento é muitas vezes mais restrito em torno de condomínios, os vendedores devem se certificar que seus agentes imobiliários possam for-necer detalhes e instuções de estacionamento para os compradores na chegada.

Não ignore lá fora. Fa-ça uma boa primeira im-pressão sobre os compra-dores com uma entrada

organizada e limpa, áreas de passeio devem ser man-tidas limpas, especialmente de neve e gelo.

Há 22 anos no Canadá, o ca-rioca Antonio (Tony) Silva é Corretor Imobiliário licencia-do pelo Real Estate Council of Ontario (RECO) e membro do Toronto Real Estate Board (TREB), Ontario Real Estate Association (OREA) e Cana-dian Real Estate Association (CREA). Tony trabalha como representante de vendas da Re/Max 2000 Realty Inc., Brokera-ge. Contato: (416)656-3500 ou (647)409-6624.

Propriedade à venda

Eu recomendo que proprietários que

tenham de vender sua propriedade no inverno

limpem e arejem toda a casa com mais freqüência...

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 11 |

Page 12: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

destaques | highlightspOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Falamos português Bookkeeping & Accounting Services Payroll Services Objections & Appeals Small Business ITN Applications WSIB & Union Remittances Unfiled Tax & Unreported Income Corporate Tax Services Audit Assistance/CRA correspondence

416 516 4949 [email protected]

1444 Dupont St, unit 1B Toronto - ON M6P 4H3

Casal Alexandre e Go celebram 21 anos de união, companheirismo e

alegria. Parabéns ao casal!

DiGA NãO AS cALçASAs estações do metrô de todo o mundo foram sede da 13º edição do "No

Pants Subway Ride day", dia mundial dos ''sem calça'' ou sem a parte de baixo. O encontro aconteceu no dia 13 de janeiro e foi um sucesso

mundial. A brincadeira é um jogo entre mulheres e homens que andam sem calça, saia, short ou o que mais puder ser colocado nas pernas, e

fingem que não se conhecem. Se questionados sobre a falta de roupa, eles apenas respondem que esqueceram as calças. Algumas pessoas adotam a prática e também saem nas ruas sem a parte de baixo em

comemoração ao dia. A idéia de promover um dia sem a parte de baixo partiu de um grupo de comediantes da cidade de Nova York, que queriam

chamar à atenção e chocar as pessoas de forma inofensiva. Além dos Estados Unidos e Toronto, participam do encontro países como a Holanda,

a China, a Suécia e também o Brasil.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 12

Page 13: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Re/Max Legacy Realty Inc., Brokerage

100 City Centre Drive, Unit 1-702, Mississauga, ON L5B 2C9 O: (905) 272-5000 · Fax: (905) 272-5088

Luiz Godinho, I.R.E.SG2 TEAM - Sale Representative

Dir: (647) 921-0110www.G2TEAM.ca

CASA NOVA. VIDA NOVA. G2TEAM agora de casa nova, Re/Max Legacy!Mude você também. Conte conosco na compra e venda da sua casa.

Pensando em vender ou investir no Brasil? Ligue já e pergunte como a G2TEAM pode te ajudar.

Disclaimers: Not intended to solicit business currently listed or buyers under contract.

www.lawrenceparkdental.com

Celebrando 11 anosa serviço da comunidade brasileira

2002 - 2013

1452 Dundas St. West Toronto - ON

Brasil Travel sua agência de Viagens

www.brasiltravel.ca [email protected]

416 537.0123

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 13 |

Page 14: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

esPeCial | speCial

Todos os anos, mi-lhões de pessoas são afetadas pela gripe,

uma doença respiratória causada por uma variação do vírus influenza. Os prin-cipais sintomas de quem contrai a gripe são frebre al-ta, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, tosse seca, dores musculares, cansaço e fraqueza. Ela ocorre em to-dos os países do mundo e, há anos, o vírus vem cau-sando epidemias. As pes-soas idosas e as portadoras de doenças crônicas - como doenças cardíacas, distúr-bios pulmonares, diabetes e outras doenças metabó-licas, câncer, doença renal e sanguínea como anemia - que desenvolvem gripe têm maior risco de compli-cações como a pneumonia bacteriana, o que pode tor-nar necessária a internação

hospitalar. A vacina con-tra a gripe reduz o risco de adoecimento causado pelo vírus influenza e, em conse-quência, o de complicações bacterianas.

No Canadá, a vacina es-tá disponível em postos de saúde e consultórios médi-cos, de acordo com os pro-gramas de imunização de cada região. Em Ontário, todos os residentes com idade superior a seis me-ses que vivem, trabalham ou estudam podem tomar gratuitamente a vacina.

Não deve tomar a vacina crianças menores de seis meses de idade, pessoas com reação alérgica a uma dose da vacina ou a qual-quer um dos seus compo-nentes. Crianças acima de seis meses até nove anos que não tenham recebido a vacina, devem tomar duas doses com intervalo de qua-tro semanas em cada uma. As mulheres gestantes po-dem e devem tomar a vaci-na. A prevenção não apenas protege a mulher e seu bebê como evita o risco de com-plicações na gravidez.

ProduçãoDevido às mutações, as pro-teínas do influenza variam bastante e deixam de ser reconhecidas pelos anticor-pos. Com o tempo, a imu-nização se perde, pois não há mais proteção cruzada

contra as novas espécies do vírus. por isso, todos os anos é preciso produzir no-vas vacinas.

O processo de fabrica-ção é demorado, dura cer-ca de seis meses até a fina-lização. para tanto, labora-tórios do mundo recolhem amostras de vírus gripais em circulação e os enviam para análise nos centros co-laboradores da Organização

Mundial de Saúde (OMS), que promove dois encon-tros anuais, um no começo e outro no meio do ano, an-tes do inverno de cada he-misfério, período em que se concentram os casos de gripe. Nestes encontros pes-quisadores discutem quais são as linhagens de influen-za que estão circulando e quais devem estar na vaci-na a ser produzida.

Uma vez escolhidas as va-riantes que vão para a vaci-na, é preciso adaptá-las pa-ra o crescimento em ovos. Não necessariamente essas variantes irão crescer bem, por isso elas precisam ser mescladas com uma linha-gem de bom crescimen-to produzida em laborató-rio e os dois são cultivados juntos. Em seguida, são re-alizados testes para verificar

10

.......

............................................................

.......

......

..... 10YEARS

CELEBRATINGCELEBRATING

TE N Y E A RS

CELEBRATING

10YEARS

Nadia Silva, Ramal 230Toll Free: 1-866-746-6722e-mail: [email protected]

www.mellohawk.com

Tel: +1-416-465-3459 2740 Matheson Blvd East Unit 5Mississauga, ON, L4W 4X3 Canada

Your Cargo is Our Cargo

Frete Aéreo, Marítimo e liberação de Alfândega

Oferecemos armazenagem para seus bens pessoais

Carga consolidada todos os meses para o Brasil

Número 1 em mudanças para o Brasil há 10 anos

Em Ontário, todos os residentes com

idade superior a seis meses que vivem, trabalham ou estudam podem tomar

gratuitamente a vacina

tire suas dúvidas sobre a prevenção do vírus da gripe

Prevenção da Saúde

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 14

pOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

Page 15: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Garden City Realty Inc., Brokerage 416 828-5990Um corretor brasileiro, honesto e competente

FRANK PENNERCorretor/Broker

647-221-2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende. Ofereço avaliação grátis de seu imóvel e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 25 anos de experiência.Ligue para saber suas opções.

Lindo apartamento de 1 +1 quartos, Completamente renovado. Piso de cerâmica, piso laminado no quarto e solarium, cozinha moderna. Lavanderia no apto. Este prédio oferece piscina interna, salão de festas, segurança

24 horas, garagem, sauna, academia, lava carro e muito mais.

ApenAs $154,900.00

25 anos de

experiência e

integridade

se esse vírus criado produz as proteínas necessárias pa-ra a imunidade contra a gri-pe. Se tudo correr bem, ele é distribuído aos fabricantes das vacinas.

Asim que recebem o ví-rus híbrido, os fabrican-tes fazem testes até encon-trarem as condições ideais para a produção, que é feita em ovos de galinha. O ví-rus da vacina é injetado em diversos ovos que são in-cubados durante dois a três dias, durante o qual o vírus se multiplica. A clara do ovo que passa a ter milhões de vírus é recolhida e o ví-rus é separado. Este vírus parcialmente puro é mor-to aplicando-lhe produtos

químicos. As proteínas ex-ternas são então purifica-das para a obtenção de uma grande quantidade de pro-teínas virais purificadas.

Tais detalhes fazem com que a produção seja um processo lento e custoso, difícil de escalar para uma produção maior e com uma grande inércia. Se o vírus errado for propagado, po-de ser tarde demais para re-começar. Após as primei-ras doses serem produzi-das, começam os testes pa-ra verificar se a vacina será eficaz.

Cada lote da substância é testado por cerca de duas semanas. Eles são diluídos para obter a concentração

desejada e em seguida pro-cede-se ao preenchimento e à etiquetagem dos frascos ou das seringas que contêm a vacina.

distribuiçãoEm alguns países, cada nova vacina antigripal deve ser testada num pe-queno número de pessoas para demonstrar sua ação e eficácia. Outros países dispensam esta etapa, pois confiam nos numerosos tes-tes clínicos que já foram re-alizados para a preparação das vacinas. No Canadá, esses testes são obrigatórios.

O The Biologics and Ge-netic Therapies Directorate (BGTD - programa federal

de saúde do Canadá) é o responsável pela regula-mentação das vacinas, que são estritamente checadas, por serem administradas em um número grande de pessoas saúdaveis.

Antes da aprovação do mercado de uma nova va-cina, o fabricante deve apre-sentar provas ao BGTD de que a vacina é eficaz, segu-ra e de qualidade, ainda as-sim, novos testes são feitos em laboratórios do instituto afim de assegurar a consis-tência do produto.

Somente após a conclu-são de que os benefícios da vacina superam os riscos, é que o processo de finaliza-ção para a venda no Canadá

é feito. O governo realiza contratos de longo prazo estabelecidos com os fabri-cantes e as necessidades es-timadas para cada província são fornecidas vários meses

antes de começar a tempo-rada da gripe. Em caso de problemas, os fabricantes são obrigados a informar o BGTD todas as falhas de vacinação graves.

Cuidados GeraisAlém da vacina, você pode evitar os

sintomas da gripe com uma boa higiene. Aqui seguem algumas dicas:

ӹ Lavar as mãos com água morna e sabão.

ӹ Evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

ӹ Mas se você estiver gripado, você pode evitar a contaminação de outras pessoas:

ӹ ficando em casa até que esteja se sentindo melhor.

ӹ cobrindo a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar.

ӹ lavando bem as mãos com água morna e sabão se as tiver usado para cobrir a boca ao espirrar ou tossir.

ӹ Lembre-se de que você pode espalhar a gripe por até sete dias depois de ter ficado doente, portanto, tenha cuidado mesmo depois que a maior parte dos sintomas tiver desaparecido.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 15 |

Page 16: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

meu negóCio | my bUsinesspOR Gizele rochel Wanderoscki  [email protected]

O centro de Toronto acaba de ganhar um reforço de pe-

so na área alimentícia: o Jungle Juice. Uma das no-vas propostas no ramo no que diz respeito a alimenta-ção saudável, com qualida-de e sabor. Mas as novida-des não param por aí, além de uma grande variação de smoothies, paninis e bur-ritos, os brasileiros podem encontrar o famoso açaí na tigela e o tradicional bolo de rolo recifense.

A casa foi aberta em de-zembro pelo casal Eduardo da Cunha e Flávia pessoa com a proposta de oferecer produtos de alta qualidade, com sabor bem brasileiro e saudável, já que todos os ali-mentos são fat-free, ou seja, sem gordura. ''Nossa loja é direcionada a pessoas que estão procurando uma dieta saudável. Não usamos oléo

em nenhum dos alimentos. Todos os smoothies são pre-parados com skim milk e nos paninis usamos pão in-tegral. O açaí e excelente pra quem faz exercícios ou quer uma dose extra de energia, porque ele é bastante nutri-tivo'', explica a proprietária Flávia.

As novidades têm atraído tanto o público brasileiro quanto o canadense. ''Nos-sos clientes tem gostado,

porque muita gente procu-ra uma alimentação que sa-cie e que ao mesmo tempo seja benéfica para a saúde. E aqui eles têm encontrado essa soma de fatores'', ana-lisa ela.

Com um cardápio varia-do, o cliente pode encontrar desde um reforçado café da manhã com burritos e uma extensão de acompanha-mentos, como um almoço bem nutritivo, diferente a

cada dia, como por exem-plo, o salpicão light acom-panhado de arroz e salada. O breakfast é servido entre 8h e 11h da manhã, já o al-moço é servido até a última porção.

Outra pedida indispen-sável são os sucos naturais de laranja, manga e abaca-xi, entre outros, que podem ser feitos juntos ou separa-dos, nesse caso, quem man-da é o cliente. Na verdade, o

freguês também pode opi-nar em todo o cardápio e montar o lanche ou suco, ou ambos, com os ingredien-tes que mais gostar. A idéia é interagir com o público e assim atender as necessida-des dos dois lados. ''Nossos sucos são bem abrasileira-dos, misturamos as frutas e damos um sabor tropical e ao gosto do freguês'', afirma a recifense.

Você também escolhe co-mo quer seu açaí. Ele po-de ser feito com banana ou morango, mel ou leite con-densado e é sempre acom-panhado por granola. E já

que você está por lá, não deixe de provar o pão de queijo recheado de cheddar, é uma delícia.

Todas as refeições, bem como os lanches e sucos são criações de Flávia. par-tiu dela as idéias de trans-formar os burritos em um lanche com ingredientes brasileiros, como também a mistura e nome dos smoo-thies e sucos.

A Jungle Juice está loca-lizada no número 370 da College Street em Toronto, funciona de segunda à sá-bado, a partir das 10 horas. Confira!

Novo endereçoaçaí na tigela, pão de queijo e bolo de rolo são algumas das delícias da Jungle Juice

Higher Standards Agents... Higher Results! TM

c or r e t or a d e i m ó v e i sPaula SouzaPlanejando alugar, comprar ou vender seu imóvel? Não perca tempo! Ligue agora!

647-987-5755

HomeLife Warranty

Garantia e

proteção ao seu

investimento

por um ano!

Consulte-nosWebsite: www.paulasouza.ca E-mail: [email protected]: www.facebook.com/PaulaSouzaRealtor

Lentes de Contato Coloridas $19,99 1 par* Lentes de Contato Transparentes $29,99 3 pares*

Exames de vista para crianças e idosos grátis*

Ligue já e marque sua ConsuLTa atendimento de segunda a sábado

All Insurance UNION, City of Toronto - ODSP, Social Assistance

ÓTICA oCuLista exAmes de vIsTA

647 349.9394  1165 St Clair Ave. WestQuase esquina com Dufferin próximo ao 7 Eleven

416 915.9394  2267 Islington AvenueRexdale Mall unit#1 oposto ao Wal-Mart

*com

rest

riçõe

s

azuL azuL safira Verde Cinza

oFeRta esPeCiaL: Você pode fazer os óculos de grau dos seus familiares no Brasil

Nossa loja é direcionada a

pessoas que estão procurando uma dieta

saúdavel. Não usamos oléo em nenhum dos alimentos.

Todos os smoothies são preparados com skim milk e nos paninis usamos

pão integral...

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 16

Page 17: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Aulas regulares: SegundA-QuintA

14:00 - 16:00 ou 16:00 - 18:00 ou 18:30 - 20:30

LEARN ENGLISH

416 935.0011w w w . i l a c n i g h t s c h o o l . c o m

Melhor preço da cidade !!!

� GeNeral eNGliSh � power Speaking & listening � ToeFl preparation � advanced english for Success � Business english � ielTS preparation

$325/4 semanas

Matricule-se por

8 semanas e ganhe

2 de gRAÇA!!

771 YoNGe ST. (YoNGe & Bloor) e-Mail: [email protected]

aT NiGhT School

Melhore seu inglês! Melhore sua vida!

MARCOS ASSOCIATESBarristers, Solicitors, and Notaries Public

Proudly serving the community since 1977

 • Residential and Commercial Real Estate Transactions

• Contracts, Residential and Commercial Lease Agreements

• Wills, Estates and Trusts • Civil Litigation

• Transactions on Private Mortgages

1718 Dundas St. W., Toronto, Ontario M6K 1V5Tel: (416) 537-3151 • Fax: (416) 537-3153

Benjamin R.V. Marcos, B.A., LL.B.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 17 |

Page 18: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

A palavra “psique” origina-se da pala-vra grega “psyché”

que pode significar: “alma, espírito, mente ou borbo-leta”, daí surgiu a palavra “psicologia”, ou seja, o estu-do da mente.

A borboleta é considerada o símbolo da transforma-ção, ou seja, a transformção da nossa alma, do espírito ou da mente, e cada um tem o tempo próprio para seguir seu processo evolutivo.

para um melhor enten-dimento vejamos quais são os estágios que a borbole-ta passa para sua completa transformação: ovo, lagarta, casulo ou crisalida e por fim borboleta. Cada um destes diferentes estágios, são vi-tais para aqueles que que-rem evoluir.

A história do ovo se trans-formando em borboleta, é a história de cada um de nós na busca de nossa evo-lução espiritual. Qualquer ser humano, por mais su-cesso que tenha, quer seja

profissionalmente ou finan-ceiramente, deve pensar na evolução de sua alma para que a harmonia se instale em todos os outros seto-res de sua vida. Qualquer ser humano por mais sel-vagem, agressivo, desuma-no ou infeliz que seja pode se erguer e se transformar num novo e iluminado ser da noite para o dia.

Todos nós seres huma-nos, como o ovo, possui-mos a capacidade da trans-formação, e como borbole-tas podemos dar um novo sentido a nossa vida, desco-brindo novos caminhos na construção de um mundo

melhor. Mas antes que o milagre aconteça, muitos de nós temos que atravessar rios lamacentos e terras ári-das. Muitos precisam lam-ber a podridão e a sujeira do lado sombrio do mun-do, muitos precisam satis-fazer os desejos da carne, devorando tudo o que en-contra para ter gozo e pra-zer efêmeros e passageiros.

Todos nós passamos pelos mesmos estágios pelo qual o ovo passa, estamos empre em movimento em busca da perfeição e do êxito da con-quista. E como já disse, cada estágio tem sua importância vital para o desenvolvimen-to da criatura humana. Não podemos ficar estagnados, parados por muito tempo em um único estágio, é pre-ciso prosseguir, crescer, mas isso é uma escolha estrita-mente pessoal.

Se acontecer algo muito forte em nossa vida, como por exemplo, doenças crô-nicas graves, conflitos com cônjuges ou filhos, perdas

significativas, ou mesmo por uma grande vontade de evolução, podemos ir para o próximo estágio com certa facilidade, caso contrário, permanecemos como lagar-tas, amarrados aos prazeres do mundo.

O próximo estágio é o de crisalida, quando ficamos encerrados, fechados, inte-riorizados para reflexão. É o momento do dialógo in-terno, é o momento da per-cepção de nossas reações emocionais e físicas, per-cepção dos próprios senti-mentos, percepção das pró-prias ações, é o momento da busca da compreensão de si mesmo. Nesse estágio pode-mos ficar com medo do que está fora de nossos pensa-mentos e sistemas de cren-ças limitantes, podemos fi-car amedrontados diante do nosso potencial ilimitado.

A fase final da transfor-mação é o nascimento da borboleta. Este último es-tágio é a fase da partilha das cores e do êxtase de

sua criação com o resto do mundo. Lembre-se que es-tamos sempre evoluindo, crescendo e que estamos sempre em um desses está-gios. Descubra qual estágio você está, se você precisa de mais tempo para com-pletar um estágio antes de estar pronto para passar pa-ra o próximo estágio. Tenha cuidado para não se apres-sar, nem ficar hipnotizado por um dos estágios.

Quando não valorizamos nosso espírito e esquece-mos que ele existe, não

conseguimos ir muito lon-ge evolutivamente, trans-formando-nos em pesso-as infelizes, desmotivadas e rancorosas. Nossa alma é um bem sagrado que de-vemos cuidar e honrar, isso não tem nada a ver com re-ligião, a alma é um bem ex-clusivamente pessoal.

Um forte abraço com muita luz e pra profunda.

Everalda Sidaravicius é psicó-loga humanista. Seu escritório fica na 489 College St.,sala 201 Telefone: 416-929-1816 x 329

cuidando da Alma

Mal de Alzhimer

a passagem pelos diferentes estágios da vida

Você conhece essa doença que afeta milhões de pessoas?

PsiCologia | psyChologypOR everalda sidaravicius [email protected]

Alzheimer é o tipo mais comum de demência, que afe-

ta a assimilação e lembran-ça de informações, e cogni-ção em geral. O Mal de Al-zheimer causa a destruição da estrutura do cérebro e a maneira que este opera, de-terminando a maneira de pensar, lembrar, aprender, agir e sentir. Afeta também a coordenação motora, ou-tros músculos e funções sen-soriais (audição, visão, olfato e tato). Idade, genética, am-biente, stress e estilo de vida podem influenciar a capaci-dade que o cérebro tem de reabilitar-se.

O Mal de Alzheimer co-meça de maneira não pre-ocupante. O indivíduo co-meça a apresentar sintomas de confusão, desorienta-ção, esquecimento (infor-mações/eventos do passa-do ou recentes), dificulda-de de comunicação, de as-similar simples instruções ou exercer atividades que

normalmente outra pessoa faria sem problemas, além da dificuldade de tomar de-cisões e de organização.

Esta condição é comum entre pessoas idosas (espe-cialmente mulheres – par-cialmente devido ao fato que mulheres vivem mais que os homens), pessoas com histó-rico de demência senil (fa-tor genético), pessoas com diabete tipo 2, colesterol e pressão alta, e pessoas que sofreram algum dano no cé-rebro (por exemplo: aciden-te onde a cabeça foi atingida seriamente).

procurar o médico deve ser a primeira atitude se vo-cê desconfia do Mal de Al-zheimer. Alguns sintomas de depressão e outros pro-blemas de saúde (tireoidis-mo, falta de vitaminas, pro-blemas com outras medica-ções, vícios ou dano do cé-rebro) podem imitar os sin-tomas do Alzheimer.

Apesar de não haver cura para o Mal de Alzheimer,

há alguns tratamentos que amenizam seus sintomas e que diminuem a velocidade da evolução da doença, au-mentando a qualidade de vi-da. Medicamentos, aconse-lhamanto (individual e fa-miliar), grupo de suporte, musicoterapia, terapia ocu-pacional, expressão artísti-ca podem ser bastante úteis.

Conviver com alguém que tem Alzheimer é complica-do e impacta toda a dinâ-mica familar. Comumente esta situação é mais difícil para os familares que para

o próprio paciente. Aqui es-tão algumas dicas para lidar com esta situação:

Conheça mais sobre esta doença – informar-se so-bre sua evolução diminui a ansiedade. Investigue sobre tratamentos disponíveis e idéias de como ajudar o pa-ciente a viver com dignida-de, como por exemplo a ma-neira mais eficiente de co-municação com o paciente.

Reconheça que sentimen-tos como raiva, medo, ver-gonha, culpa, sentimento de inutilidade são normais. procure ajuda psicológica ou grupo de suporte para fa-miliares para lidar com es-tes sentimentos. Nao se iso-le. procure dividir com al-guém o cuidado do pacien-te. Nao descarte a possibili-dade de contratar um cura-dor ou possibilidade de ca-sa de repouso. Com menos estresse você poderá manter uma melhor relação com o seu familiar.

prepare-se para o futuro.

Motive o seu familiar a cui-dar da vida pessoal, finaceira e legal, aproveitando que ele ainda pode tomar suas pró-prias decisões.

Lembre-se que é normal eventualmente esquecer cha-ves ou datas, principalmen-te se você tem vivido sob al-gum stresse. A diferença do Mal de Alzheimer ou outra demência é que as pessoas esquecem para que servem chaves ou como usá-las.

Ma i s i n f or m a ç õ e s :

Alzheimer Society of Onta-rio (www.alzheimer.ca/on), Crisis phone line (your re-gion), public Health Unit in your region.

Carolina Hepfner é terapeu-ta de indivíduos, casais e famí-lia. RSW, Master Social Worker (MSW-Wilfrid Laurier Univer-sity - ON), Couple and Family Therapist (C) (Univ. of Guelph - ON). Treinamento e experien-cia tratando assuntos de sexua-lidade, trauma e vícios.

Todos nós seres humanos,

como o ovo, possuimos a capacidade da

transformação, e como borboletas podemos dar

um novo sentido a nossa vida

aConselhamento | CoUnselingpOR carolina hePfner [email protected]

Apesar de não haver cura para

o Mal de Alzheimer, há alguns tratamentos que amenizam seus

sintomas e que diminuem a velocidade da

evolução da doença, aumentando a

qualidade de vida

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 18

Page 19: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Maçã e seus benefíciosa fruta ajuda previnir doenças, retardar o envelhecimento precoce e auxilia dietas de emagrecimento

Muitos pacientes visitam seus mé-dicos com sinto-

mas de cansaço persistente, além, é claro, de uma gran-de variedade de outros sin-tomas. porém, para grande frustração de ambos, mé-dicos e pacientes, poucas vezes um diagnóstico é al-cançado ao fim de uma pe-nosa e longa investigação, geralmente composta por vários testes e muitas vi-sitas a inúmeros médicos especialistas.

Recentemente, porém, um número cada vez maior de pacientes tem finalmen-te recebido um diagnóstico preciso de uma condição médica pouco conhecida, mas que muito afeta a qua-lidade de vida dos pacien-tes: a síndrome da fadiga crônica.

Quais as causas da síndro-me da fadiga crônica?

Apesar de várias hipó-teses terem sido propos-tas, as causas ainda são desconhecidas.

O que se sabe é que algu-mas doenças infecciosas, principalmente, as das vias respiratórias parecem pre-cipitar o início da doença.

Dentre essas, podemos ci-tar as seguintes: infecções de vias respiratórias, de-pressão, anemia, doenças auto-imunes, etc.

Sintomas e sinais da sín-drome da fadiga crônica: ӹ cansaço persistente por 

mais de seis meses; ӹ dores musculares e arti-

culares persistentes; ӹ dificuldades para 

dormir; ӹ dificuldade de concen-

tração e memória; ӹ dores de cabeça 

frequente; ӹ dores de garganta;

É importante destacar que apesar de todos os sintomas citados, os exames físicos e complementares geralmente não conseguem documen-tar ou comprovar a existên-cia de nenhuma doença em particular. Isso faz com que pacientes sejam vistos ou percebidos como se estives-sem imaginando ou mesmo inventando os sintomas da fadiga crônica. Isso muitas vezes é frustrante para pa-cientes e médicos.

diagnóstico da síndrome da fadiga crônica

Como mencionado ante-riormente, não existem exa-mes que comprovem a mes-ma. Na verdade, o diagnós-tico é feito por exclusão, ou seja, primeiro deve se ex-cluir a existência de outras possíveis doenças antes de chegarmos ao diagnótico de síndrome da fadiga crônica.

TratamentoNão existem medica-

mentos ou terapias especí-ficas para o tratamento da síndrome de fadiga crôni-ca. porém, a base do trata-mento deve incluir a pres-crição de exercícios físicos adequados para portadores de síndrome, os quais de-vem ser inicialmente leves

e toleráveis pelos pacientes.paralelo aos exercícios fí-

sicos, outras abordagens re-comendadas são a psicote-rapia, uma boa orientação nutricional com alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas.

É importante ressaltar que nem todos que se sintam

cansados devem suspeitar da síndrome da fadiga crô-nica. primeiro de tudo, é importante que sejam ava-liadas outras possíveis cau-sas para o cansaço. Dessa maneira, apenas após uma cuidadosa investigação é que pode-se finalmente chegar ao diagnóstico.

Dr. Artur Pinto é formado pela Universidade Federal do Pará e fez residência médica em Medi-cina da Família pela Universi-dade de Ottawa. Ele atualmente trabalha como médico da famí-lia na MCI The Doctor's Offi-ce em Whitby (80 Thickson Ro-ad south, Whitby, Ontário), tel: (905) 668-6448.

Síndrome da fadiga crônica: uma doença pouco conhecida

De fruto proibido a fruta necessária. Aqui no Canadá,

quem nunca ouviu a fra-se: An apple a day keeps the doctor away? No Brasil, este ditado é usado como: Uma maçã por dia e tenha uma vida sadia. Que a maçã faz bem a saúde, já imagináva-mos, mas você faz ideia dos benefícios desta fruta?

Combate problemas car-díacos. A maçã é uma ex-celente fonte de fibras e ri-ca em pectina, fibra solúvel não absorvente pelo intesti-no, que ajuda na redução de doenças cardiovasculares.

diminui o colesterol. A pectina também ajuda na

redução dos níveis de co-lesterol ruim do sangue aliado a ação antioxidante, presente na fruta, o que di-ficulta o acúmulo de gordu-ra nas artérias e absorção de colesterol.

diabete. O açúcar presen-te na maçã, a frutose, é ab-sorvido lentamente no or-ganismo. Desta forma, pes-soas diabéticas podem con-sumir a fruta sem elevar os níveis de glicose do sangue. Além disso, a pectina aju-do no controle da glicemia.

Previne o câncer. A ma-çã possui componentes que ajudam a previnir câncer de cólon, de próstata e de mama.

antioxidante. A subs-tâncias antioxidantes pre-sente na fruta retardam as ações dos radicais livres e retardam o envelhecimen-to precoce.

Fonte de vitamina. Com grande concentração de vi-tamina C, o consumo da fruta maçã pode suprir a necessária de vitamina ao longo do dia. A maçã tam-bém é rica em fibras e vita-minas A e B.

baixa caloria. Rica em fi-bras a maçã dá a sensação de saciedade por mais tem-po sem que você precise consumir muitas calorias, a tornando uma excelente op-ção para quem está de dieta,

pois reduz a vontade de co-mer doces. Sua casca con-tém ácido ursólico, que au-menta a queima de calorias.

diurético.  A casca da maçã seca, usada para chás, elimina toxinas, purifica o sangue e funciona como diurético.

Escova de dente natural. A maçã é uma forte alia-da a higiêne bucal. O sumo da maçã tem propriedades que podem matar germes, elimina o mau hálito, pro-tege a superfície dos dentes. Morder e mastigar a maçã também estimula a gengi-va, mas é claro que a maçã não substitui a escovação e o uso de fio dental.

A maçã, além de sabo-rosa e nutritiva, pode ser consumida crua, cozida e assada. É uma fruta de bai-xo custo e está disponível nos supermercados duran-te o ano inteiro. Então, por que não comer uma ma-çã por dia e ter uma vida sadia?

Rafaela Freitas é paulistana e mora em Vancouver, BC. É ba-charel em Comunicação Social, com especialização em Business & Marketing e pós-graduada em Comunicação Organiza-cional. Atuou como assessora de imprensa nas áreas de cultura, comportamento, meio-ambien-te, internet e automotivos.

Cuide-se | take CarepOR artur Pinto  [email protected]

Não existem medicamentos ou

terapias específicas para o tratamento da

síndrome de fadiga crônica. Porém, a base

do tratamento deve incluir a prescrição de

exercícios físicos adequados

ComPortamento | life stylepOR rafaela freitas [email protected]

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 19 |

Page 20: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

esPorte | sportspOR fernando Goscinscki [email protected]

Crise nas Dívidas?Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos?

Oferecemos flexíveis formas de pagamento

Resolver seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência).

NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

MONICA G. STANLEYEstate Coordinator BIA Registered Insolvency Counsellor

Rumanek & Company Ltd Administradores de Propostas, Consolidação de Dívidas e Trustee de BancarrotaHEAD OFFICE: 1280 Finch Avenue West, Suite 714, Toronto, Ontario M3J 3K6 www.rumanek.com

[email protected] Line: 416-452-3751416-665-3328 (DEBT)Fala-se Português e Inglês

Etobicoke | Mississauga | Scarborough | Toronto Downtown | Toronto Midtown | Barrie | Creemore | Niagara Fal ls

Trinta anos após sua morte, certos mi-tos sobre Garrincha

continuam mais difíceis de matar do que Rasputin. O de que ele chamava seus marcadores de "João", por exemplo - significando que não queria nem saber quem eram, porque iria driblá-los do mesmo jeito. Garrincha nunca disse isso.

A história foi inventada por seu amigo, o jornalista Sandro Moreyra, em 1957, para mostrá-lo como um gênio ingênuo e intuitivo. Garrincha detestava, por-que os adversários, que não queriam ser chamados de "João", redobravam a vio-lência contra ele.

Que Garrincha era um gênio intuitivo do futebol, não há dúvida. Mas não ti-nha nada do ingênuo, quase débil, com que algumas his-tórias o pintavam. Ao con-trário, era até muito esper-to a respeito do que o inte-ressava - mulheres e birita, a princípio nesta ordem -, e não havia concentração que o prendesse. Nos seus

primeiros dez anos de car-reira, 1953-1962, Garrincha conseguiu conciliar tudo is-so com o futebol. Dali em diante, a vida lhe apresen-tou a conta.

Outro mito é o de que, às vésperas do Brasil x URSS na Copa-1958, na Suécia, os três jogadores mais influen-tes da seleção - Bellini, Di-di e Nilton Santos - foram ao técnico Vicente Feola e exigiram sua escalação na ponta direita, com a conse-quente barração de Joel, do Flamengo, então titular. Em 1995, isso me foi desmen-tido pelos quatro jogadores (Bellini, Didi, Nilton Santos e Joel), pelo preparador fí-sico daquela seleção, paulo

Amaral, e por outros mem-bros da delegação.

perguntei a Nilton San-tos por que, durante tan-tos anos, ele confirmaram uma história que sabia não ser verdadeira. Ele admi-tiu: "Era o que as pesso-as queriam ouvir". No fu-turo, em entrevistas, con-taria a versão correta: a de que Joel se contundira an-te a Inglaterra, e a entrada de Garrincha aconteceria de qualquer maneira. No-te-se que, até o jogo com a URSS, Garrincha ainda não era o Garrincha da lenda, e Joel, também grande atleta, era uma escolha normal pa-ra a ponta.

Outro mito, este agora bastante atenuado, mas fe-rocíssimo na época, refere-se à participação de Elza So-ares na vida de Garrincha. para os desinformados, ela ajudou a destruí-lo. A ver-dade é o contrário: sem El-za, Garrincha teria ido mui-to mais cedo para o bura-co. Quando ela o conheceu (em fins de 1961, e não em meados de 1962, durante a

Copa do Chile, como até hoje se escreve), Elza estava em seu apogeu como estre-la do samba, do rádio e do disco. E ninguém imagina-va que Garrincha, logo de-pois de vencer aquela Copa praticamente sozinho, logo deixaria de ser Garrincha.

Ninguém, em termos. Os médicos e preparadores do Botafogo sabiam que Gar-rincha, com o joelho croni-camente em pandarecos (e agravado pela bebida), es-tava no limite. Mas ele não se permitia ser operado - só confiava nas rezadeiras de sua cidade, pau Grande. O que Garrincha fez na Copa foi um milagre. Mas, assim que voltou do Chile, os pro-blemas se agravaram.

Mesmo jogando pouquís-simas partidas, levou o Bo-tafogo ao título de bicam-peão carioca - e, assim que o torneio acabou, com sua exibição arrasadora nos 3x0 ante o Flamengo, ele nunca mais foi o mesmo. Marque o dia: 15 de dezembro de 1962 - ali terminou o ver-dadeiro Garrincha.

Um outro Garrincha - gordo, inchado, bebendo às claras ou às escondidas, incapaz de repetir seus dri-bles e arranques pela direi-ta - continuou se arrastan-do pelos campos, vestindo camisas ilustres (do próprio Botafogo, do Corinthians, do Flamengo, do Olaria e da seleção) por mais ina-creditáveis dez anos - até o

famoso Jogo da Gratidão, organizado por Elza Soa-res. Foi sua despedida ofi-cial, a 19 de dezembro de 1973, com um Maracanã inundado de amor.

RUY CASTRO é autor de ''Estrela Solitária - Um Bra-sileiro Chamado Garrincha'' (1995), Companhia das Le-tras, atualmente na 16ª reimpressão.

Verdades e mitos trinta anos após morte, garrincha ainda não descansou

Que Garrincha era um gênio

intuitivo do futebol, não há dúvida. Mas não tinha nada do ingênuo,

quase débil, com que algumas histórias

o pintavam

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 20

Page 21: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

a n u n c i e a q u i :b r a s i l n e w s @ b r a s i l n e w s . c a

Almost the same, but different

Recently, one of my students said her holiday was “funny.”

This would confuse many english speakers, but I have heard this mistake many times. what the student should have said was that her holiday was “fun.” The adjective “funny” describes something that makes you laugh, like a comedy, but the adjective “fun” describes something that is enjoyable, like a day at the beach.

There are many other words in english that sound almost the same, but have different meanings. Some of them are even contronyms, or words that are spelled and pronounced the same but mean the opposite. For ex-ample, the verb “dust” can mean to remove fine particles (dirt) when cleaning, or cov-er with fine particles (such as icing sugar) when bak-ing. Similarly, “bolt” as verb means both to secure (with a nut and bolt) or escape. And

the verb “weather” has both the meanings of erode (as in a rock) or endure (as in a storm).

Other words can be con-fusing because their mean-ings have changed over time. Two centuries ago “awesome” and “awful” were basically the same, describing something that created a sense of won-der. But today they are op-posites: “awesome” means great, and “awful” means very bad. “Terrific” [ter-RIF-ic] and “terrible” [TAIR-i-bul] have gone through a simi-lar change; both once meant causing a feeling of terror, but now “terrific” means very good while “terrible” means very bad.

Some words cause confu-sion because they are homo-phones, or words that sound the same but have a different meaning. For example, “ac-cept” is a verb that can mean to take something or some-one in, but when “except” is used as a verb it means to

leave something or someone out.

Also confusing are the ad-jectives “aural,” which means heard, and “oral,” which means spoken. Another con-fusing homophone pair are the verbs “raise,” which can mean to put up, and “raze,” which means to tear down.

Sometimes people are un-sure about the noun and verb forms of words. For ex-ample, “bath” and “breath” (with short vowel sounds) are nouns whose verb forms

are “bathe” and “breathe” (with long vowel sounds.) “Marinade” is a noun for the seasoning in which food steeped before cooking, while “marinate” is the verb mean-ing to steep in marinade. when writing, even I have to think about the spelling of the noun “effect,” meaning result, and the verb “affect,” meaning to influence a result.

There are similar sound-ing verb pairs that are tricky because they have slight-ly different uses. “Lay” is a

transitive verb, which means it takes an object; so to “lay” something means to put it down. In contrast, “lie,” meaning to recline, is an in-transitive verb, so it never has an object. To make it even trickier, the past tense of “lie” is lay.

“Raise” and “rise” have the same kind of relationship. You can raise a flag, but you can't raise the sun, which rises.

Sometimes a word, when split into two words, chan-ges in meaning. One ex-ample is the indefinite pro-noun “everyone.” As one word, it means all the people and is synonymous with everybody. But, the phrase “every one” means each item (not just people). “Anyone” is similar; as one word it means any person and is synonym-ous with anybody. Separated, the phrase “any one” means any single person or thing. In speaking the stress is on the first syllable in “everyone/

anyone,” but on the word “one” in “every one/any one.”

And, just as a side note, sometimes two words that you would expect to mean the opposite, actually mean the same. So, “flammable” and “inflammable” both mean that something burns easily, and “fill in” and “fill out” mean almost the same thing. (“Fill in” means to pro-vide with information, while “fill out” means to complete by providing information—subtle, eh?)

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Cre-ative Writing from York Uni-versity. He has been teaching English for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Aca-demic Success School, 5310 Yonge St. You can contact Brian at (416) 768-8456 or visit CanadianAcademicSuccess.com

english CornerpOR Brian BoWen [email protected]

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 21 |

Page 22: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

iNGREDiENtES • 1 kg de aipim cortado em cubinhos • 1 kg de costela de boi (magra) • 1 lingüiça calabresa cortada em cubinhos • 1 cebola picada • 1 tomate picado • 1 colher (sopa) de óleo • 3 dentes de alho amassados • Salsa e cebolinha picados • Pimenta do reino a gosto • Sal a gosto

MODO DE PREPARO 1. Tempere a costela com alho, sal e pimenta-do-reino

2. Deixe no tempero por cerca de 1 hora

3. Na panela de pressão, coloque o óleo e frite a costela até ficar coradinha

4. Acrescente a lingüiça calabresa, a cebola, o tomate, a salsa, a cebolinha e mexa bem

5. Prove o sal

6. Coloque água quente até cobrir a costela e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até que fique macia

7. Retire da panela a carne e reserve o caldo na própria panela

8. Em outra panela, cozinhe o aipim em água e sal

9. Quando estiver macio, retire da água e reserve esta água do cozimento

10. Amasse o aipim com um garfo

11. Coloque o aipim amassado no caldo reservado da costela

12. Mexa bem até incorporar bem com o caldo, ficará bem cremoso

13. Junte a costela cozida e mexa bastante

14. Se ficar com o caldo muito grosso, coloque aos poucos a água reservada do cozimento do aipim

15. Não deixe muito ralo, tem que ficar um caldo cremoso

16. Prove novamente o sal, salpique salsa e cebolinha

17. Sirva bem quente com croutons, torradinhas de alho etc.

reCeitas | reCipes

Caderno 2 | entertainmentpOR cristiano de oliveira [email protected]

Caldo de vaca atolada

Saudações, jovens. Fe-liz ano novo pra to-do mundo. Esse ano,

minha viagem de natal pro Brasil foi tiro curto e, por-tanto, já estou de volta. Co-mo havia enxada me es-perando aqui em Toronto, meus tradicionais dois me-ses de Brasil viraram du-as semanas e meia. Isso é que dá virar engoma-dinho de escritório. Na pressa, fui obri-gado a recusar cada convite que cê nem imagina: conhecer

cervejaria artesanal de ami-go (ou seja: provar uma de cada, e tudo 0800), fim de semana em sítio de outro amigo (com a namorada do mesmo na cozinha – quem é doido hoje em dia de se oferecer pra me alimentar?),

cineminha com amiga (é, isso não ia prestar), conhe-cer a casa de outra ami-ga (ah, mas não ia prestar mesmo)... Larguei tudo isso porque Toronto me chamou de volta com seu povo ale-gre e receptivo, sua cerveja gelada, seu clima agradável e paisagem exuberante. Ah, sei. Já posso morrer?

Mas tradição é tradição, e em janeiro eu tenho

que trazer minhas observações

sobre o Bra-sil: são as

Notícias da Baixada, há dez anos informando a dona-de-casa sobre tudo que ela não faz a mínima questão de saber.

- Não sei se é temporário, mas aquela famosa troca de aeroporto em São pau-lo, descendo em Guarulhos e pegando o ônibus da TAM pra Congonhas, virou uma encrenca sem tamanho. O ônibus agora para no meio dos pontos de ônibus con-vencionais, e só vem de ho-ra em hora. E eu, um rapaz de muita sorte, cheguei lá exatamente quando um ia saindo. Um calor do cão, 33 graus no termômetro, e eu esperando no meio da muvuca. A raiva era tanta que eu ficava de boca fe-chada pra não ter perigo de morder ninguém. pas-sou um vendedor de água e gritou: “Quem quiser água, venha rápido porque eu tô

com pressa e não volto aqui mais não”. Ô hora pra tomar antipatia do cara. Não com-prei a água, embora minha boca parecesse ter comido um saco de farinha. Che-guei atrasado ao aeroporto, e só embarquei porque fui salvo por um daqueles ca-ras da TAM que ficam pas-sando pela fila do check-in procurando os desespera-dos que vão perder o vôo. Quando o cara gritou: “al-gum passageiro pra Belo Horizonte?”, ele quase ga-nhou um abraço.

- Todo mundo que conhe-ço tá empregado, e ninguém reclama de salário ruim também não. Mas com isso, os preços também subiram um pouco, e a choradeira começa toda outra vez. Aí fui visitar aquele meu ami-go mais indignado. Todo ano trago uma história dele. Esse ano, ele chegou no seu

Audi, pediu um uísque e fi-cou reclamando do absurdo que estava o preço da cereja e do morango! Aí é dose. Já é um milagre nascer cereja e morango no Brasil, o cara ainda quer que venha com desconto? Acho que vou bo-tar a culpa no governo ca-nadense também porque o preço do chuchu e do caldo de cana aqui tá muito alto.

E chega também, pois a mala ainda está olhando pra mim, cheia de roupa dentro. Na próxima edição, a gente conta mais caso. Adeus, cin-co letras que choram.

Cristiano de Oliveira é mineiro de Belo Horizonte, atleticano de passar mal do coração, formado em Ciência da Computação no Brasil e pós-graduado em Ma-rketing Management no Cana-dá. Começou escrevendo sobre música no Brasil News em 2004, mas agora já descambou.

02/02/2013Matança de PorcoA Irmandade do Divino Espírito Santo da Igreja Santo Antônio realiza a tradicional festa da Matança do Porco. A festa será animada pelo Dj Midnight Illusion e pelos artis-tas Mina Cabral, Lidia Sousa e Antônio Cordeiro e acontecerá no Salão da Igreja, que está localizada no número 1037 Bloor St. W. Toronto. Mais informações e reservas pelo telefone: 416-536-3333.

09/02/2013carnavalO Baile de Carnaval desse ano homenageará o Rio de Janeiro. O evento terá três bandas e duas companhias de dança. A festa será rea-lizada no n°222 Rowntree Dairy Road Vaughan/ Hwy 7, Weston Road, das 7h00 às 2h00. Mais informa-

ções: Ângela Mesquita do Brasil Remittance pelo email: [email protected] ou pelo telefone: 416-726-7642.

Fins de semana de janeiro de 2013Esporte ao ar livrePara quem gosta de aventura, não deixe de conhecer o Albion Área de Conservação Hills com grandes trilhas preparadas para esqui cross-coun-

try. Esta é uma excelente maneira de manter-se ativo neste inverno, enquanto desfruta do ar livre. As con-dições meteorológicas são aplicáveis. Aluguel de equi-pamentos estão disponíveis por uma taxa adicional e participações em parques também são oferecidas. O Albion Hills está localizado na Regional Road 50, a 8 km do norte de Bolton.

23/01/2013Aventura Urbana Aventura selvagem urbana na Rouge Park. Não muito longe dos arranha-céus do centro de Toronto, moradores urbanos podem ver uma paisagem diferente onde as fazendas históricas, árvores centenárias, prados e pântanos pacíficos exuberantes esperam por você - você vai sentir que você deixou a cidade para trás. Saiba mais sobre a natureza do parque, a vida selvagem e as habilidades na trilha com líderes voluntários amigáveis e divertidos. Mais informações no site: www.rougepark.com.br ou pelo telefone: (905) 713-3184.

Notícias da Baixada, Ano Xhá 10 anos trazendo observações sobre o brasil, mesmo sem ninguém nunca ter perguntado nada

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 22

Page 23: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Os filmes "Os mi-seráveis" e "Argo" foram os princi-

pais ganhadores da 70ª edi-ção do Globo de Ouro, que aconteceu na noite do dia 13 de janeiro último, em Los Angeles. A cerimônia premiou os melhores filmes e séries do ano de 2012, se-gundo votação da Associa-ção de Imprensa Estrangei-ra de Hollywood. O favori-to, "Lincoln", que concor-ria em sete categorias, fi-cou com um único prêmio – melhor ator de drama, pa-ra Daniel Day-Lewis.

Com três prêmios ao to-do, o musical ''Os miserá-veis'' conquistou o público como melhor filme de co-média ou musical, melhor ator de comédia com Hugh Jackman e melhor atriz co-adjvane de comédia Anne Hathaway.

''Argo'', levou outras duas das mais cobiçadas estatue-tas da noite: melhor filme de drama e melhor diretor para Ben Affleck e derrotou o épico ''Lincoln'', aponta-do como grande favorito aos prêmios da temporada.

produções direcionadas a programas de TV também foram destacadas na pre-miação. Dentre elas ''Ho-meland'', eleita a melhor série dramática, que le-vou prêmios para seus dois

protagonistas. Já ''Girls'', foi considerada a melhor série cômica pela atuação e cria-ção de Lena Dunham.

A cerimônia foi apresen-tada pelas atrizes e come-diantes Tina Fey e Amy po-ehler, ambas ex-integran-tes do programa humorís-tico Saturday Night Live. Mas quem brilhou ao su-bir no palco foi a atriz Jo-die Foster, conhecida pela brilhante atuação nos fil-mes ''Silêncio dos Inocen-tes'' e ''Contato'', ela levou o prêmio Cecil B. DeMille e atraiu aplausos da plateia após um discurso mescla-do por humor e seriedade, especialmente quando afir-mou ter ''saído do armário'' há muito tempo.

filmes do oscar 2013A cerimônia de entrega do prêmio Oscar 2013 aconte-cerá no dia 24 de fevereiro e ainda dá tempo de conhecer

e assistir às produções que estão concorrendo como melhor filme. Os nove fil-me indicados pela categoria trazem diferentes histórias, desde tema históricos co-mo ''Lincoln'' e ''Argo'', até o universo de aventuras de ''Os Miseráveis'' e ''Django Livre'', passando ainda pela lição de vida de ''Amor''.

Confira a sinopse de al-guns dos indicados.

amor: conta a história de dignidade de um casal na velhice. Ambos estão com 80 anos de vida e são pro-fessores de música aposen-tados. Eles têm uma filha, mas ela mora longe. O ca-sal verá a sua vida mudar, quando Anne sofre um pro-blema de saúde e o amor entre eles será testado.

argo: trata-se de um sus-pense baseado em fatos re-ais, que conta a história de uma operação secreta para resgatar seis norte-america-nos diplomatas que conse-guiram escapar da invasão e buscaram refúgio na ca-sa do embaixador canaden-se, onde ficaram por meses até conseguirem ser resga-tados por um plano meti-culoso planejado por Tony Mendez (Affleck), que de-cidiu fazer uma parceria com as produtoras de cine-ma de Hollywood e simu-lar um set de filmagem nas

paisagens do Irã, permitin-do que os seis refugiados ficassem disfarçados entre atores e a equipe de produ-ção, podendo assim, serem retirados do país.

django  livre: o filme resgata os tradicionais ví-deos de faroeste norte-americanos, mas desta vez com a escravidão como pa-no de fundo. A trama con-ta a história de um escravo que, por conta de sua histó-ria de brutalidade com seus donos acaba sendo encon-trado por um caçador de recompensas, que busca dois irmãos assassinos e espera contar com a ajuda do escravo para encontrá-los vivos ou mortos. Com o plano cumprido, o escra-vo é libertado, mas decide continuar ao lado do ami-go para uma nova missão:

encontrar dois criminosos perigosos, embora o real plano do ex-escravo seja resgatar sua mulher. Jun-tos, eles passam por gran-des aventuras, encontran-do, inclusive, Calvin Can-die (Leonardo DiCaprio), que treina escravos para lutas.

Indomável Sonhadora: a produção chamou à atenção pela atuação da protagonis-ta, Quvenzhané wallis, que foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, sendo a mais jovem a chegar a tal pos-to. A história se passa em um vilarejo que se trans-forma em uma ilha após uma tempestade. A peque-na Hushpuppy, de apenas 6 anos, vive nesta comunida-de e tem que aprender a li-dar com a vida à deriva e ainda cuidar de seu pai, que

está muito doente e corre o risco de deixar a filha órfã. A trama conta os aprendi-zados da menina com mui-ta coragem e amor.

Os Miseráveis: a histó-ria acontece na França do século XIX mostrando o prisioneiro Jean Valjean, que foi preso e persegui-do por décadas pelo poli-cial Javert. Jean verá a sua vida mudar quando aceita cuidar de Cossete, filha de Fantin que é funcionária de uma fábrica.

lincoln: com direção de Steven Spielberg, a trama aborda a vida do presidente nos seus últimos meses no escritório durante a guerra civil nos Estados Unidos, em que o sul e o norte do país entraram em confronto pelo fim da escravidão, e ele tem que unir o país.

Cultura | CUltUreDA REDAçãO

a 70ª edição da cerimônia teve como principais premiações um musical e um drama

Globo de Ouro

Shine Maintenance ServicesCommercial & Residential Maintenance

Passe mais tempo com a família...Deixe a limpeza para

quem é especializado no assunto!

RonieRison oliveiRa

416 [email protected]

Lavagem de carpete Enceramento de piso Limpeza de construção

Limpeza de Janelas Manutenção

ORÇAMENTO

GRÁTIS

A atriz Jodie Foster atraiu

aplausos da plateia, após um discurso mesclado

por humor e seriedade, especialmente quando

afirmou ter 'saído do armário' há muito

tempo

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 23 |

Page 24: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

LEIA e ASSINE um ano - (24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para: 390 Burnhamthorpe Road.Toronto, ON - M9B 2A8 Canada

universo FredianoPor fred itioka [email protected]

Eis que me encontro em um cenário bem conhecido: sentado

no quarto, rodeado de es-tórias, passado e expectati-vas. Tudo embalado por fita adesiva e marcado com ca-netas de ponta grossa, bem organizado. Não é a primei-ra vez e tenho curiosidade de saber se será a última. A bagunça me incomoda muito. O movimento, em-bora necessário, é cansativo. Sonho com as coisas em seu devido lugar. Tipo capa de revista. Tipo cenografia de novela. Tipo idealização.

Sempre idealizei, confesso que até demais. Mas o des-tino, este personagem co-adjuvante, resolve sair por detrás das cortinas de velu-do e me surpreende quan-do penso que as rédeas es-tão ao meu comando. Foi assim com a primeira mu-dança: sai da casa dos pais de mansinho, só com uma malinha de roupas e alguns cds. Inicialmente o plano era tomar conta do apar-tamento do amigo que fo-ra morar fora do país por um ano. Deu frio na barri-ga. Eu nem sabia fritar um ovo! Aos poucos, o cheiro do macarrão instantâneo me enojava e aprendi a li-dar melhor com a cozinha. Lição número um: inde-pendência não é sinônimo

de festa sempre. Um ano depois eu fazia as

malas novamente. Desta vez para dividir a moradia com um grande amigo. Cheguei no prédio em um sábado de sol dentro de um táxi. O meu quarto era pequeno, já mobiliado. Aquele qua-

dradinho virou meu mun-do. porque meu universo se expandiu nos anos em que lá morei. Lá dividi alegrias e tristezas, confidências até altas horas, jantares anima-dos e almoços demorados. Tudo parecia perfeito. Mas a gente cresce e nem sempre os amigos te acompanharão em toda a jornada. Era che-gada a hora de alugar meu próprio espaço, assumir mais responsabilidades.

Mudei em um sába-do igualmente ensolara-do. Dentro do táxi, malas e

pequenas caixas. Dei adeus à casa em que vivi um pe-riodo áureo, incerto sobre a escolha. Agora era arre-gaçar as mangas e assinar um contrato com meu no-me. O início foi difícil, com pouco dinheiro e pouco conforto. Faltava geladei-ra, fogão, televisão. Sobra-va otimismo e coragem. Aos poucos conquistei meu es-paço, não apenas físico. Meu espaço no mundo, na

vida. Fui tomando conta do meu destino, amparado por Deus, família e amigos. As paredes ganharam retratos, registros de momentos, de pessoas, de amores. Amo-res que trouxeram mudan-ças. No rosto, nos olhos e na alma. Amores que trouxe-ram mudanças de endere-ço. E mais uma vez eu me vi cercado de caixas e sonhos.

Sonhos se desfizeram. Outros se construíram.

Movimento. Mudei de casa muitas vezes. Me especia-lizei em encaixotar coisas, me desfazer de tantas ou-tras. Desapegar. Sinto um estranho prazer no deslo-camento físico. É como o despertar de um novo dia. É como a renovação da pe-le. É o desejo trocando de roupa. Quem é muito orga-nizado como eu fica perdi-do no meio de tanta bagun-ça. É cansativo. Mas quem

disse que a vida é uma capa de revista? Não quero mais idealização. Eu quero ação. Feliz ano novo. Feliz casa nova!

Frederik Itioka é jornalis-ta, produtor de TV e escritor. Nasceu brasileiro com ances-tralidade oriental e canadense de coração. É apaixonado por cachorros, cinema, literatura japonesa, culturas exóticas e Toronto.

Feliz mudançaQuando crescer não é mais uma opção e sim condição

Aquele quadradinho virou meu

mundo. Porque meu universo se expandiu nos anos em que lá morei. Lá dividi alegrias e tristezas,

confidências até altas horas, jantares animados

e almoços demorados

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 24

(416) 538.4298

Page 25: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Precisa-se

f pReCiSA-Se de carpinteiro com e x p e r i ê n c i a e m f r a m e. fa l a r c o m pedroso: 416-706-7142.

f pReCiSA-Se de carpinteiro finish. falar com fábio: 416-565-5719.

f pReCiSA-Se de pessoas para tra-balhar no landscaping e snow plowing. falar com manny : 647-400-5799 ou mark: 647-236-5531.

f pReCiSA-Se de homem para tra-balhar no drywall. falar com Vieira: 647-929-0106.

f pReCiSA-Se de instalador de cerâ-mica com experiência de no mínimo 5 anos. falar com lui: 416-689-7769.

f p R e C i S A - S e d e m a n i c u r e e pedicure com exper iênc ia para o heavens's garden spa. falar com rafia: 647-748-7886.

f pReCiSA-Se de pessoa para tra-balhar com drywall. falar com everton: 416-388-9622.

f pReCiSA-Se de homem com expe-riência para trabalhar no tile. falar com Vanessa: 416-439-2071.

f pReCiSA-Se de profissional no stucco. tel.: 647-782-9029.

f pReCiSA-Se de mulheres para trabalhar em restaurante grego. tel.: 647-780-4457.

f pReCiSA-Se de cabelereira e mani-cure. falar com Joana: 647-347-3327.

aluga-se

f ALUGA -Se quarto. falar com teresa: 416-940-0565.

f A LU G A - S e casa com 5 quar-tos na keele e eglinton. falar com lizie: 647-989-4954.

f ALUGA -Se casa na dufferin e st. Clair. falar com elaine: 416-278-7135 ou daniel: 416-356-2178.

f A L U G A - S e q u a r t o . t e l . : 416-720-4815.

f A LU G A - S e quar to mobi l iado para mulheres. falar com sabr ina : 647-704-8427.

f ALUGA -Se quarto para mulheres na st. Clair e Caledonia. falar com alichia: 416-708-6168.

f ALUGA -Se quartos mobiliados na estação dufferin. tel.: 416-654-4124.

f ALUGA -Se quarto na st. Clair e scarlett. falar com Carlos: 647-894-4265.

f ALUGA -Se quarto na dufferin e st. Clair. falar com João luiz: 416-885-2220.

f ALUGA -Se quarto para mulheres. falar com Juliana: 647-786-8726.

f A LU G A - S e quar to. fa lar com Cleusa: 416-854-1408.

f ALUGA -Se basemant mobiliado. tel.: 416-654-4580 ou 647-523-2347.

f A LU G A - S e quar to. fa lar com neuza: 647-859-3043.

vende-se

f V e n d e - S e 2 0 0 2 fo r d e x p l o -rer spor t trak . fa lar com evandro : 647-834-9910.

f V e n d e - S e h y u n d a i a c c e n t 2003. falar com tereza: 416-670-3683 ou 416-670-7746

f V e n d e - S e c a m a d e s o l te i ro . falar com michelle: 647-7742423.

f V e n d e - S e j o g o d e q u a r t a q u e e n . f a l a r c o m f a b i a n a : 647-830-9292.

CONTRATAMOS

Cozinheiro (a): com experiencia em a la carte e bu�etpreparadores ajudantes de cozinheiropassadores de carne com experiência churrasqueiros com experiência no Brasil

Para ContactosMichael: 647-909-1973 | [email protected]

Paulo: 416 -886-3059 | [email protected]*(Envie seu currículo por email)

tourosteakhouse.com 125 York Blvd, Richmond Hill, ON L4B 3B4

Envie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171

*O BrasilNews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. Todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 25 |

Page 26: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

Por trás das lentes | behind the lensfotos Por eliana riGol www.cargocollective.com/fro

Detalhes da estrada

A̋ câmera não faz di-ferença nenhuma. Todas elas gravam

o que você está vendo. Mas você precisa antes, ver!". Essa frase do fotógrafo Ernst Ha-as não sai da minha cabeça

quando o tema é fotografia. As pessoas insistem em con-siderar o equipamento co-mo sendo o fator responsá-vel por boas fotos. O que aju-da, evidente. Mas fotografia é olhar, se não há o hábito da

observação, da tranquilida-de de andar sem pressa, com cuidado de estar atento para os detalhes do caminho, não haverá uma boa captura de imagem. Tudo está à dispo-sição do olhar, mas poucos

tem olhos para ver. Olhe pa-ra cima, olhe para o chão...poderá se surpreender com o que encontra.

Eliana é fotógrafa, blogueira e advogada. Demorou para se dar

conta que as leis da natureza lhe atraiam muito mais. Entende que fotografia é luz, sombra e olhar. Captar o instante decisivo é co-mo ser um colecionador do tem-po. E é assim que ela é feliz por trás das lentes.

PASSAGENS AÉREAS PARA O BRASIL E O MUNDOT A R I F A S D E O P E R A D O R A D I R E T O A O C O N S U M I D O R

Corinne MarianC O N S U LT O R A B R A S I L E I R Ac o r i n n e @ p e e r l e s s t r a v e l . c o m

registration # 3319273

Pacotes Last Minute/Cruzeiros Tarifas especiais com todas as cias. aéreas Viagens personalizadas para grupos Reservas de Hotéis e Carros

HÁ MAIS DE

18 ANOSSERVINDO A COMUNIDADEBRASILEIRA

7117 Bathurst St - suite 200 Thornhill - ON, L4J 2j6

P: 905-886-5610 x 307Toll Free: 1-800-294-1663 x 307

parque no verão

poste em Montreal

NYC, Quinta Avenida

BRAZILIAN STAR B A R & G R I L L

VENHA SABOREAR O MELHOR DA COMIDA BRASILEIRA NO CANADA!

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

PENSOU EM REMESSA DE DINHEIRO?PENSOU STAR REMITTANCE!

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

“FESTIVAL

DO PASTEL”

ÀS QUINTAS

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 26

Page 27: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013 27 |

Page 28: Brasilnews 2 ed janeiro 2013

PANINI

BURRITO

SucoS  SaladaS  pratoS braSileiroS  açaí 

370 College St. Toronto Fone: 647 748.4899

A Jungle Juice é o mais novo conceito em comidas saudáveis e sucos exóticos, trazendo a inovação de uma dieta saudável, balanceada e sem gordura ou adição de óleo. Temos uma variedade de sucos, como por exemplo o Slimmer e o cold buster. Dispomos também do açaí na tigela que contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos Radicais Livres, quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.

Você não pode ficar de fora, leve uma vida mais saudável, corra já para a Jungle Juice.

Açaí na Tigela

Jungle

Chicken with

rice and salad

Jungle Ground

Beef with boiled

Cassava

Jungle Shrimp

with rice and salad

DElICIOSO

Jungle Beef Stew

with Boiled Cassava

9 Follow us on TwiTTer JungleJuiceTO

9 like us on Facebook Jungle-Juice/366078356809100

Sua vida mais saudável !

SEGUNDA

TERÇA

QUINTA

SEXTA

QUARTA

Jungle Pancakes

with rice and salad

BRASIL NEWS | 2ª edição de janeiro |  22.01.2013| 28