207 - jornal informação - ed. janeiro 2016

24
Deus da vida, da justiça e do amor, Tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, Com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém! Oração oficial da CFE 2016 l Edição nº 207 - Ano XVII - Janeiro de 2016 Paróquia São Carlos Borromeu - Lagoa da Prata - Diocese de Luz https://www.facebook.com/paroquiasaocarlos/ Casa comum, nossa responsabilidade. Campanha da Fraternidade em 2016 será ecumênica

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 31-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal de informação e formação do povo de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

Deus da vida, da

justiça e do amor,

Tu fizeste com

ternura o nosso

planeta,

morada de todas as

espécies e povos.

Dá-nos assumir, na

força da fé

e em irmandade

ecumênica, a

corresponsabilidade

na construção

de um mundo

sustentável

e justo, para todos.

No seguimento de

Jesus,

Com a Alegria do

Evangelho

e com a opção pelos

pobres.

Amém!

Oração oficial

da CFE 2016

l

Edição nº 207 - Ano XVII - Janeiro de 2016

Paróquia São Carlos Borromeu - Lagoa da Prata - Diocese de Luz https://www.facebook.com/paroquiasaocarlos/

Casa comum,nossa responsabilidade.

Campanha da Fraternidade em 2016 será ecumênica

Page 2: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

Diretor Espiritual: Pe. PatrikyJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: Taty

Publicidade: Roberto Junior: 9823-5523Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, Simone.Pároco: Pe. Patriky Samuel BatistaAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500Previsão para próxima Edição: 20 e 21/02

EXPEDIENTE

O Terço dos HomensPós Natal

E o natal chegou... Chegou e passou,deixando muita saudade, uma saudade que étambém um sentimento de esperança.Saudade pela espera e pela chegada do natal,e esperança pelo que ele significa.

O natal significa o cumprimento dapromessa que Deus fez do envio de umsalvador para a humanidade. E nóscomemoramos o nascimento deste salvador,o menino de Belém.

A B íblia nos conta a história dosacontecimentos que antecederam onascimento de Jesus.

Deus, que criou o homem por amor, participando de suaamizade e de sua graça, Deus não se conformou em perdê-lo,quando o homem cometeu o primeiro pecado. Daí a promessado salvador, alguém que daria ao homem a oportunidade derecuperar a graça perdida. E assim nasceu Jesus Cristo, osalvador prometido. São João, em seu evangelho, referindo-sea Jesus, assim se expressou: “No princípio era o verbo, e o verboera Deus. E o verbo se fez carne e habitou entre nós”.

E nós podemos concluir que, com o nascimento de Jesus,Deus quis entrar na vida dos homens de uma maneira definitiva.Maneira definitiva e muito importante, pois Jesus dividiu a históriados homens em antes e depois Dele, e dividiu também a históriada Bíblia em antigo e novo testamento. É por isso que se podedizer que Jesus Cristo é o centro da história.

Observações sobre o natal:1 – A lei de Moisés, que era observada no tempo em que

Jesus nasceu, em levítico 12,1-8, prescrevia que todo primogênitodeveria ser circuncidado no sétimo dia após o nascimento eapresentado no templo de Jerusalém ao completar 40 dias, paraser consagrado a Deus. Tudo isso aconteceu com Jesus.

2 - Prescrevia também que toda mulher, ao dar à luz ummenino, ficava impura por 40 dias e que, para se purificar, deveriacomparecer ao templo de Jerusalém, oferecer um sacrifício, e osacerdote a purificaria. Esse sacrifício consistia na imolação deum animal, grande para as pessoas ricas ou pequeno para ospobres. São José ofereceu um casal de pombinhos. Assimaconteceu com Maria. Logo Maria ser considerada impura. Logoela, a quem o Anjo disse na Anunciação: “Ave cheia de graça, oSenhor é contigo”(Lucas 1,29). Coisas da lei que Deus quis quese cumprisse também com sua mãe.

3 - O evangelho de Mateus 2,2, conta-nos que três reis, vindosdo oriente, visitaram Jesus na gruta de Belém e lhe ofereceramcomo presente ouro, incenso e mirra. Esses trêselementos merecem uma reflexão, devido ao uso deles em outraspassagens da vida de Jesus.

Mirra – foi usada por José de Arimatéia, preparando o corpode Jesus para o sepultamento. E foi oferecida a Jesus, numamistura com vinho, antes da crucifixão, mas Jesus recusou.

Incenso – como a mirra, também proveniente de árvores dooriente. Levado ao fogo proporciona uma fumaça de agradávelcheiro, fumaça essa que, num gesto de oração, leva até Deusnossos pedidos.

Ouro – elemento de grande valor financeiro que, certamente,foi muito útil a José para custear as despesas na fuga para oEgito.

Hoje, em nosso calendário, estamos a 30 dias da celebraçãodo nosso natal. Voltando ao tempo do nascimento de Jesus,poderíamos dizer que José, Maria e o Menino estariam ainda emBelém, pois o evangelho de Lucas nos conta que, após os 40 diasda purificação de Maria, a família voltou para a cidade de Nazaré.

Essa é uma mensagem dos homens em oração, os homensdo Terço dos Homens da Paróquia São Carlos Borromeu.

Todas 2ª Feiras às 20:00 h.(ABR)

Divina MisericórdiaA Igreja Católica vive um tempo de graça com o

Ano Santo da Misericórdia, aberto no dia 08 dedezembro, festa da Imaculada Conceição de Maria.

Desde o dia 20 dedezembro de 2015, osfieis têm apossibilidade de passarpela Porta Santa daIgreja Matriz SãoCarlos Borromeu. UmaPorta de Misericórdia,pela qual qualquerpessoa podeexperimentar o amorde Deus que consola,perdoa e dáesperança.

Vamos viver edivulgar a Misericórdiado Senhor, hoje esempre.

Alice M. C. Silva

JANEIRO / 2016 - Pág.: 02

Maria, Mãe de MisericórdiaEscolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, Maria foi preparada desde sempre,

pelo amor do Pai, para ser a Arca da Aliança entre Deus e os homens. Guardou,no seu coração, a misericórdia divina em perfeita sintonia com seu Filho Jesus. Oseu cântico de louvor, na entrada da casa de Isabel, foi dedicado à misericórdiaque se estende “de geração em geração”.

Foi Maria quem trouxe Jesus ao mundo.Deus não se serviu dela como de um instrumento meramente passivo, mas,

como cooperadora da salvação humana, com liberdade de fé e de obediência:“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Sua palavra.”

Deus a escolheu para a Mãe de seu Filho. Predestinada desde a eternidade,por desígnio de Deus, a bem aventurada Virgem foi, nesta terra, a sublime Mãe do Redentor,sua generosa companheira e humilde serva. Senhor. É a Rainha do Universo.

Maria foi a escolhida e cumpriu sua missão de Mãe da Misericórdia.(Man. Cap. 5)

Curia Mater Christi e Cúria Nossa Sra de Misericórdia

Legião de Maria

InfinitoAntônio Carlos Dayrell Gontijo

Infinito é o amor.

Mesmo quando

estamos sós,

não deixamos

de amar.

Page 3: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2015 - Pág.: 03

Page 4: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

Dizimistas aniversariantes do mês de JANEIROÀs vezes, aguardamos que alguém venha à nossa porta para

pedir alguma coisa para, somente então, estendermos a nossaajuda. A caridade silenciosa é sempre benfazeja às nossas almas.Purifica-nos de muitos pecados. Contudo, o Senhor nos convida airmos ao encontro daquele que tem fome, para que esse nãovenha humilhado, de modo subumano, implorar pelo que sobra denossas mesas.

Oferecer o coração ao que necessita – ser misericordioso – éadiantar-se na prática da misericórdia. Este, por sua vez, ésocorrido pela misericórdia de Deus antes mesmo que delanecessite. 'Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarãomisericórdia!' (Mt 5,7)

Há duas fomes que assolam a humanidade: a fome de pão e afome de Deus. 'Se não lhes derdes o necessário para o corpo, deque lhes servem vossas palavras?' (Tg 2,15-16)

A vida comunitária dá sentido à vida do cristão. Este, por suavez, leva a experiência da vida solidária para o mundo, realizandonão somente sua missão pessoal – por ser batizado – mas, também,a missão da Igreja, que é implantar o Reino de Deus entre oshomens.

A devolução do dízimo realiza a nossa missão comunitária pormeio do anúncio da Palavra e do socorro aos necessitados.Centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos recebem aPalavra de Deus nas pastorais: da catequese, da liturgia, dajuventude, da família, da comunicação, da saúde etc. E o socorroaos necessitados acontece através dos movimentos e pastoraissociais.

Se você e sua família ainda não fizeram a experiência desolidariedade, não deixe passar essa oportunidade.

(Revista Calendário 2016 – Especial Dízimo)

Dizimistas aniversariantes do mês de janeiro

01/01Altaira SoaresClarinda M.Santos BernardesErildo Antônio de MirandaEvandro Oliveira LoureiroLauro Rocha GomesMarcelo Corgozinho SoaresMaria Ângela C. RodriguesMary BernardesNeném de OliveiraOdilon da Cruz NascimentoSônia Maria DelfinoVilma Santos Costa02/01Ana Lúcia S. MendonçaAna Maria CarvalhoJosé Amilton de LimaLuciana da Silva DôcoMaria José Assunção Ribeiro

03/01Alberta Anna Maria BecxEliana Ap. Santos CunhaJosé Luiz BorgesMaria da Conceição F.CostaMaria Helena RochaRafael Brás FerreiraSebastião Delfino Pinto04/01Espedita Águida SoaresMeire do Rosário Marques05/01Marco Antônio de SouzaMaria das Vitórias LúcioVitória Teixeira Fernandes06/01Beni Maria PereiraEdina Gonçalves VianaGeorgina Maria GuimarãesJamil dos Reis Pereira

Júlio César Afonso CostaLina Borges LacerdaMaria dos Reis C. MartinsPaulo de Castro07/01Antônio Bosco de RezendeGenésio Luciano RezendeGeraldo Luiz de RezendeVicente Pereira da Rocha08/01Célia Maria Silva FerreiraCreuza Machado CabralIbraim de MeloLigia A.Raimundo PereiraMaria Etelvina de CastroNadir Pereira LopesRosângela Bdes DelgadoSabrina Resende MirandaSimone CarvalhoTânia Maria dos Santos09/01Ana Lúcia Bdes LobatoElza Bernardes OliveiraJosé Otávio AmorimJuscélia Cristina GontijoMargarida C. GuadalupeMaria Conceição J.CamargosMaria das DoresMaria Isaltina da SilvaNeuza Maria da SilvaRenata Resende Araújo10/01Edna E.Pedrosa AmaralLázaro Adolfo dos ReisMaria de Lourdes SantosMariana A.Vargas AzevedoOdair Antônio de MeloZizinha de Oliveira Batista11/01Alencar de CastroAna Cristina G. CaricatiLívia Ferreira de OliveiraMarcelo Elias da SilvaMaria Margarida de PaulaOtaviana Miranda SantosVítor Vidal12/01Antônio Francisco PimentaMaria Helena de OliveiraMirian Moreira TavaresSebastião C. Camargos

Sidnei Silverio dos Reis13/01Alvina Batista de OliveiraAparecida Silveira AraújoCarlos JúniorEraldo Leonardo RezendeMaria Aparecida de MoraisMaria Cândida SilvaNaiara Antônia de MirandaSiomar Silva FreireSuzy A.C.Miranda Ferreira14/01André Aparecido RezendeChristian Oliveira ResendeRonnan Robson Rezende15/01Carine Couto BessasCláudia Fonseca GarciaClaudiene A.Duarte AndradeGorazil José B. MirandaMaria da Conceição MoraesMaria Soares FerreiraSimone de Paula Oliveira16/01Dênio Nonato B.Almeida17/01Cláudio José OliveiraElísia de Souza MacedoJosé Eustáquio da SilvaLindinalva Gonçalves MoraisMaria Filomena L.SampaioMaria Olímpia Ferreira18/01Hipólita Teixeira dos ReisIracema Rodrigues OliveiraLúcia Maria RodriguesMaria da Penha PintoMaria das Graças C.Braga19/01Andrea L. Borges CastroAntônia Izabel MachadoEdsonina Souza MagelaJoelma A.Fernandes SantosNycollas Nicolau Miranda20/01Alzira de Castro SilvaAntônio Taciano LacerdaCátia Aparecida Vidal BentoJosé Martins de SouzaMaria Zélia Campos AmorimMauro BernardesNair Graças S. NascimentoSilvério dos Reis

Tânia Maria Souza RezendeVicente Teixeira Franco21/01Gilberto Rezende MesquitaRosângela Silva22/01Fernanda Cristina A.PereiraSebastião Reinaldo Rosa23/01Avelina Almeida BorgesEdna Marfisa R. SantosElane Rosas BarbaryMaria Agripina MartinsMaria Machado FonsecaMaria Zélia BorgesOtacílio Raposo MirandaPaula Aquino RodriguesPhilip Rubens S. RibeiroRosilene da Silva Moreira24/01Dorival Correa FilhoGiovanni MagniJoaquim Serafim Graciano25/01Alessandra M.A. AlmeidaAndreza L. LamounierEdson MartinsJosefa Rezende BrandãoJussara A. Silva SantiagoMaria Cleusa da SilvaNeide A.Miranda CoutinhoTânia A.Rodrigues FonsecaWalter Luiz Ferreira26/01Conceição Nunes BatistaIstelamar RodriguesMarcelena Maria da SilvaMaria Gontijo de CastroMirena Policarpo RezendePatrícia Arantes SoutoRoberto José da Silva27/01Denis de Melo SilvaJuliana L.Resende RibeiroMarco Antônio RodriguesMaria Fernandes PereiraPaulo Pereira de MeloRoberto Carlos Miranda28/01José Silvério M. TobiasMarco Aurélio C.MachadoMaria Alice Xavier CastroMaria Aparecida de Melo

JANEIRO / 2016 - Pág.: 04

Estimadosirmãos e irmãs,

A Pastoral do Dízimocomunica que adevolução do dízimo foialterada para o 2º final desemana do mês. Assimestaremos em comunhãocom toda a nossa Diocese,que também acontece nomesmo final de semana.

Dízimo: Gratidão,devolução, partilha eserviço.

Maria de Lourdes B.AdonimRaimon Elias Duarte FariaSeila A. Araujo FerreiraSérgio Lúcio Rezende29/01Carla Lígia BorgesEuler Oliveira MirandaLairce Furtado Nunes30/01Jair Gomes da SilvaLuana Castro M. SilvaMaria Claret Campos SouzaMaria do Carmo R.MenezesMirian Helena C. SilvaWalter Rezende de Aquino31/01Derika R.B.Carvalho MaltaEdna de AlcântaraElizabete Lacerda O.PedrosaIraci Maria de MirandaMaria Antônia A. AlvesMaria Aparecida TeodoroMaria de Fátima N.TeixeiraReni Bento Xavier

Doação de Cestas de AlimentosLions Clube entregando cestas ao Grupo Anjos da Noite.

No dia 23/12/2015, o Grupo Anjos da Noite, que atua junto a hospitais e famíliascarentes, com a colaboração do Lions Clube e de doadores particulares, realizoua doação de 25 cestas de alimentos. Elas foram distribuídas aos trabalhadores daASCALP (Associação de Catadores de Lagoa da Prata) e em vários pontos dacidade.

Grupo Anjos da Noite realiza Confraternização naASCALP para entrega de cestas.

Page 5: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2015 - Pág.: 05

Page 6: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2015 - Pág.: 06

Venha viver uma experiência radical que pode transformar sua vida!

Page 7: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2015 - Pág.: 07

Page 8: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

“Por que você reclama, óJacó, e por que se queixa, óIsrael: 'O Senhor não seinteressa pela minha situação;o meu Deus não considera aminha causa'? Será que vocênão sabe? Nunca ouviu falar?O Senhor é o Deus eterno, oCriador de toda a terra. Ele nãose cansa nem fica exausto, suasabedoria é insondável. Elefortalece ao cansado e dágrande vigor ao que está semforças. Até os jovens se

cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles queesperam no Senhor, renovam as suas forças. Voam bem alto como águias;correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Is 40, 27-31)

Em nossa vida, enfrentamos muitos desafios e, nessas horas, questionamosse Deus realmente está conosco para nos ajudar. Nesse início de 2016, todosfazem muitos planos para o decorrer do ano, traçando vários objetivos. Comnossas próprias forças, porém, às vezes não podemos ir até o fim. Conformeestá escrito na Bíblia: “Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moçostropeçam e caem”. Sim, por mais forte e determinado que você seja, em algummomento, você pode fraquejar e até pensar em desistir. Quem sabe, vocêesteja mesmo passando por isso agora: sentindo-se cansado e sem forçaspara continuar lutando por aquilo que mais deseja ou para vencer umadificuldade.

Mas o profeta Isaías mostra o caminho: confiar. É pela fé que nossas forçassão renovadas e encontramos ânimo e coragem para “voar bem alto comoáguias”. Por isso, não há dúvida de que somos amparados por Deus e quecada desafio será superado se estivermos sempre em sintonia com Ele, fazendoDele o centro de nossas vidas. Essa verdade pode ser contemplada com oSalmo 37: “Que a sua felicidade esteja no Senhor, e Ele lhe dará o que deseja oseu coração.”

Meu nome é Marina

JANEIRO / 2015 - Pág.: 08

EscaladaHá aproximadamente um mês, foi realizado o 1º

Encontro do Movimento ESCALADA em Lagoa daPrata. Ainda estamos em “lua de mel”. Os jovensestão unidos, entusiasmados e buscando, a cadasemana, manterem vivo tudo aquilo que vivenciaramdurante o retiro. Isso é muito bom, pois nos mostraque cumprimos a missão que Deus nos confiou. Erealizamos tudo com muito amor e alegria.

Já fizemos novena, arrecadação de alimentos e debrinquedos para crianças carentes, os quais foramdistribuídos no dia de Natal. Mas a Palavra de Deus éclara e nos diz que “aquele que está de pé, cuide paranão cair” (1Cor 10,12). Na verdade, essa é uma alertanão só para o movimento Escalada, mas para todo opovo de Deus: vigiar e orar para não cair emtentação, pois, a cada minuto, o inimigo busca nos

derrotar, E devemos estar unidos para vivermos conforme nos ensina a mãeIgreja, que há mais de dois mil anos vem sendo perseguida, porém, não foiabatida.

Alpinistas e “futuros alpinistas”, contamos com vocês para levarem oEvangelho a todos, especialmente aos que ainda não o conhecem ou que têmum entendimento confuso dele. Essa é a missão de cada um: ser instrumentode Deus para levar a salvação ao seu povo, pois Ele mesmo nos disse: “Eu nãovim para chamar os justos, mas o pecadores” (Mc 2,17).

Pierry Modesto

Ainda menina, eutinha mania de ficarpensando em nomes:ficava horas falando,fazendo listas,imaginando-me com osnomes que faziam partedas minhas brincadeiras.Eu já quis me chamarSibyla (com y), Morgana,Mariúcha, Marrôcha...Marjorie — esse porcausa da Garota Carinho,um rosto lindo que foicapa da Revista. Ossobrenomes, eu gostavados italianos, influênciadas fotonovelas,naturalmente: SibylaRivelli, Morgana Roc,Marrôcha Pitti, MarjorieFarinelli... E por aí vai.Em meus devaneios, eraassim que eu mechamava conversandoem voz alta comigomesma — mania queconservo até hoje.

Um nome que meimpressionava bastanteera Paulinelli. Esse erapor causa do Ministro daAgricultura, Alysson

OraçãoComo agradecer a quem nos deu o dom da existência e da consciência?O que ofertar a quem nos acolhe, nos recolhe e nos agasalha?De que forma, se não conseguimos entender, ao menos, Sua infinita bondade?Agradecer ou dedicar tudo isso?Pai, você que esteve sempre em todos os lugares, que sempre guia nossos passos,

concede-nos a graça da bondade e do perdão para que, assim, possamos tornarnossa humanidade melhor a cada dia.

Ensina-nos a levar amor onde mora o ódio, o rancor e toda a maldade.Abençoa nossos jovens, livrando-os do caminho das drogas, do álcool e da

prostituição.Que a cada dia, mais e mais pessoas conheçam a Sua palavra.Não permita que a soberba invada nosso coração.Ajude-nos a sermos humildes como Seu filho Jesus; semelhantes a Ele no amor

às pessoas. Concede-nos o dom de sempre aprender e ensinar o caminho da vida.Pai, quero agradecer-lhe por me dar, todos os dias, a graça de renascer.Agradeço pela minha família, meu emprego, pelos amigos, pelo dom da vida.

Evelin de Oliveira MachadoSócia do LEO Clube de Lagoa da Prata

Paulinelli, do GovernoGeisel, que eu nãoconhecia por imagem,mas escutava muito seunome ser falado. E mesoava bem. Sim, porquehá nomes que soamcristalinamente. Paulinellié um. Então já me chameitambém MorganaPaulinelli — olha só!Garrastazu (que umconhecido nosso, pornunca ter entendido,insistia em chamar deGarrafazul, eu gostava porcausa do Presidente.Achava exótico — emboranem desconfiasse osignificado de exótico.Vivia inventando pretextospara usar o Garrastazu.

Vá se entender, hein?Quase tive, em meuRegistro Civil, o nome deCidália. Rosângelatambém foi aventado,mas ficou só na menção.Felizmente, no meio docaminho, rumo ao cartórioque distava milhares dequilômetros de casa, meuprogenitor teve tempo derefletir: inspirado pelonome de uma locutora dequem era fã, ele mudoude ideia. Escapei doCidália, acabei Marina.Não que tenha nadacontra as Cidálias (aliás,não conheço nenhuma),mas é que sou mesmomuito apaixonada pelomeu nome. Marina me soabem, cristalino, é o quegosto.

Os nomes dizem muitode nós. O nome é nossareferência, um legadopara sempre. É nossaprimeira pele e deve nosdar muito prazer quandoo ouvimos. Eu, porexemplo, sempre ouço milviolinos no lugar dessenome que escutodiariamente com o maiorprazer do mundo:

— Marina.Estive pensando um

sugestivo nome para umamenina que nascessenesse ano de 2016. Aí melembrei de EsperançaMotta, filha de NelsonMotta com a saudosa atrizMarília Pêra, e não tivedúvida: seria uma grandehomenagem para esseano que começa novinhoem folha, como semprenos trazendo a palavra deordem para mais estes365 dias que teremospela frente. Tendo comoreferência o difícil econturbado ano de 2015,agora só nos resta terESPERANÇA de que 2016nos traga saldos maispositivos. Deve ter sido oque Marília e Nelson jásonhavam para o mundohá 37 anos, quandobatizaram a filha com essenome tão bonito...Esperança! Quecultivemos muito essapalavrinha, pois é nelaque vamos depositar todaa nossa esperança emtempos melhores...

Marina Alves

Page 9: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2015 - Pág.: 09

Page 10: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 10

Festa de São Sebastião

Mais uma vez, a Paróquia São Sebastião realizou a tradicional festa em honraao seu Padroeiro, cujo dia é celebrado em 20 de janeiro.

15/01 - Missa em Ação de Graças presidida pelo Bispo Diocesano Dom JoséAristeu, realizada às 19:00 h, na matriz São Sebastião, e com a presença dospadres das paróquias de Lagoa da Prata.

Fizeram-me, um dia, uma perguntaque na hora não me pareceu muitoimportante. Preocupada com o queestava fazendo, dei uma resposta vaga.Mas, depois vieram as dúvidas: será queeu não deveria ter dado mais importânciaao que me foi perguntado? Minharesposta não foi muito superficial? Nãopercebi que aquela pergunta mereciauma resposta mais elaborada? Deinterrogação em interrogação feitas amim mesma, voltei a lembrar-me dapergunta: “Por que será que, seja emnossa família ou com os amigos, nashoras de tristeza ou de alegria, semprefalta alguém que amamos?

Acredito que não há uma respostadefinitiva para essa questão, mas umquestionamento cresce e se aprofunda.Pensando em minhas própriasexperiências, particularmente nosencontros familiares, sempre faltaalguém. Por vezes, era eu que faltava.

Sempre falta alguém... Talvez falteum amigo que gostaríamos de versorrindo conosco, mas que não pôdecomparecer à festa programada. Ou umirmão que ficou impedido de viajar,deixando um vazio no encontro queprometia ser inesquecível. Poderá faltarum parente, uma pessoa conhecida, umcolega de trabalho ou de escola que,pouco antes do encontro marcado,telefonou: “Olha, infelizmente nãopoderei ir...”

Às vezes, por mais que se imponha adura realidade de que determinadoirmão ou amigo não voltará jamais, deque será um eterno ausente em tudo oque fizermos ou promovermos, ficamosà espera de alguém que venha e nosdiga: “Aguarde um pouco: ele estáchegando...”

Sempre falta alguém... Ou se aceitaque essa limitação faz parte de nossavida ou a vida como tal nos parecerá umtanto absurda, uma brincadeira de maugosto.

Sempre falta alguém... A aceitação

Sempre falta alguém...dessa realidade nos dará a exatadimensão da existência humana. E nosfará compreender melhor o sentido davinda de Cristo ao encontro dos sereshumanos – ao nosso encontro. Ele, queé a própria Vida, vem para trazer aplenitude da vida a cada um de nós. Suavinda não é algo “a mais” na história dahumanidade. Nem Sua presença éapenas interessante ou, quando muito,louvável. Conhecedor profundo danatureza humana, Cristo vem noscompletar. Vem preencher os vazios dasinúmeras ausências que sentimos,principalmente daquelas que nenhumafortuna do mundo conseguirá restituir-nos.

Sempre falta alguém... Mas o próprioCristo continua presença ao longo denossos passos a partir do momento emque, há dois mil anos, entrou em nossahistória. Ele mesmo, às vezes, aparentaestar ausente. Porém, Ele nunca falta:nós é que não sabemos vê-lo. Nessashoras, nossos olhos estão como os dePaulo, depois da experiência na estradade Damasco: cobertos por escamas. Enão conseguimos ver nada. Nãopercebemos os inúmeros sinais de amorque, diariamente, Ele coloca em nossocaminho. Assemelhamo-nos a seuscontemporâneos, que não conseguiampercebê-lo: “Estava no mundo... e omundo não o conheceu”.

Cristo ressuscitado vem ao nossoencontro para fortalecer nossaesperança. Sua vitória sobre a morte nosdá a certeza de que, de fato, Elepermanecerá eternamente conosco. Suapresença dá sentido a todos osmomentos de nossa vida, inclusive osque estiverem marcados pela ausênciade um irmão, de um amigo ou de umcompanheiro de lutas.

Sempre falta alguém... O importante,o essencial, é não faltar CRISTO emnossa vida.

FELIZ 2016 !!! Maria Elza R.Lacerda

No 2º e no 3º final de semana do mês de janeiro, foram realizadas barraquinhasno Recinto de Festas da Paróquia, com show de prêmios, quermesse, leilão degado, almoço de confraternização e muita alegria.

Page 11: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2015 - Pág.: 11

Page 12: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

Calendário ParoquialJANEIRO

24/01 10:00 h Batizados na Igreja Matriz São Carlos14:00 h Missa na Fazenda Novo Caminho

25/01 Dia da Comunidade – Celebração Palavra nas Comunidades20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos

26/01 19:30 h Reunião CPE - Salão Paroquial27/01 09:00 h Reunião com equipe da Livraria Paroquial - Salão Paroquial

16:00 h Missa no Hospital São Carlos28/01 07:00 h Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo09:00 h Reunião com equipe da Secretaria Paroquial - Salão Paro-quial18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

29/01 09:00 h Reunião geral c/funcionários - Salão Paroquial19:30 h Encontrão do ECC - Centro Catequético

31/01 08:00 h Repasse CF 2016 - Luz

FEVEREIRO

01/02 Dia da Comunidade – Celebração Palavra nas Comunidades20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos

02/02 19:00 h Missa Pia União Sto Antônio - Igreja Matriz03/02 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida04/02 07:00 h Celebração da Palavra na Igreja Matriz

08:00 h Reunião do Clero - LuzVigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa de envio Jeshua

05/02 18:00 h Reunião Apostolado Oração -Igreja Matriz19:00 h Missa na Igreja Matriz

06/02 13:30 h Preparação Pais e Padrinhos de Batismo – C.Catequético08/02 Dia da Comunidade – Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos10/02 Quarta-Feira de Cinzas

07:00 h Missa na Matriz São Carlos09:00 h Missa na Matriz São Carlos19:00 h Missa no Centro Catequético

11/02 07:00 h Missa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

12/02 19:00 h Missa na Comunidade Imaculada Conceição15/02 Dia da Comunidade – Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos16/02 19:00 h Missa na Comunidade São Carlos

19:00 h Missa na Comunidade São João Paulo II17/02 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida

19:00 h Missa na Comunidade São Vicente18/02 07:00 h Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

19/02 Mutirão de Confissão na Paróquia São Carlos20 e 21 Encontro de Noivos - Centro Catequético21/02 17:00 h Missa na Comunidade N. Sra. das Vitórias22/02 Dia da Comunidade – Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos23/02 19:30 h Reunião CPE - Salão Paroquial24/02 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida25/02 07:00 h Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo15:00 h Missa no SOS – Asilo Nosso Lar18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

26/02 19:00 h Missa na Comunidade Sagrado Coração28/02 14:00 h Celebração de Batizados - Igreja Matriz29/02 Dia da Comunidade – Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos

OBS.:Domingo:07:00, 09:00, 18:00 e 19:30 h – Missa na Matriz São Carlos

10:30 h – Missa na Capela São Judas Tadeu – Cidade JardimSegunda-Feira: 07:00 h – Celebração da Palavra – Matriz São CarlosTerça à Sexta-Feira:07:00 h – Missa na Matriz São CarlosSábado: 07:00 e 19:00 h – Missa na Matriz São Carlos

19:00 h – Missa na Igreja do Rosário

JANEIRO / 2016 - Pág.: 12

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial, demonstraconsciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três grandesdimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidos na fé,conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com você, apresentamos aprestação de contas da nossa Paróquia e a forma como é aplicado o

dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de DEZEMBRO/ 2015

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 21.792,751 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 54.215,501.1 Dízimo R$ 36.568,401.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 690,001.3 Coletas ordinárias R$ 8.612,551.4 Donativos diversos R$ 8.344,551.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Desabrigados das Chuvas Rio de Janeiro)1.7 Festas e Promoções1.8 Outras receitas

SOMA (0 + 1) R$ 54.215,502 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 146.718,822.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 70.252,042.1.1 Manutenção do culto R$ 1.640,502.1.2 Evangelização R$ 11.774,862.1.3 Manutenção de veículos R$ 380,002.1.4 Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 509,022.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 31.140,442.1.6 Casa paroquial R$ 8.928,052.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 1.461,972.1.8 Despesas com pessoal R$ 14.417,202.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 113,502.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes, enfermos, encarcerados) R$ 113,502.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 9.080,072.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 5.241,922.3.2 Coletas Específicas (repasse) R$ 3.898,152.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades, cursos de formação,

transporte,aluguéis,etc).2.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 67.273,212.4.1 Despesas financeiras e tributárias R$ 81,212.4.2 Côngruas, Seminários, Conservação e Recuperação R$ 35.444,502.4.3 Retirada para aplicação R$ 31.747,502.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético2.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 20.256,76

SOMA (2 + 3) R$ 166.975,58Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 21.820,73

Pe. Patriky Samuel Batista Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

Page 13: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

Dizimistas aniversariantes do mês de JANEIROÀs vezes, aguardamos que alguém venha à nossa porta para

pedir alguma coisa para, somente então, estendermos a nossaajuda. A caridade silenciosa é sempre benfazeja às nossas almas.Purifica-nos de muitos pecados. Contudo, o Senhor nos convida airmos ao encontro daquele que tem fome, para que esse nãovenha humilhado, de modo subumano, implorar pelo que sobra denossas mesas.

Oferecer o coração ao que necessita – ser misericordioso – éadiantar-se na prática da misericórdia. Este, por sua vez, ésocorrido pela misericórdia de Deus antes mesmo que delanecessite. 'Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarãomisericórdia!' (Mt 5,7)

Há duas fomes que assolam a humanidade: a fome de pão e afome de Deus. 'Se não lhes derdes o necessário para o corpo, deque lhes servem vossas palavras?' (Tg 2,15-16)

A vida comunitária dá sentido à vida do cristão. Este, por suavez, leva a experiência da vida solidária para o mundo, realizandonão somente sua missão pessoal – por ser batizado – mas, também,a missão da Igreja, que é implantar o Reino de Deus entre oshomens.

A devolução do dízimo realiza a nossa missão comunitária pormeio do anúncio da Palavra e do socorro aos necessitados.Centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos recebem aPalavra de Deus nas pastorais: da catequese, da liturgia, dajuventude, da família, da comunicação, da saúde etc. E o socorroaos necessitados acontece através dos movimentos e pastoraissociais.

Se você e sua família ainda não fizeram a experiência desolidariedade, não deixe passar essa oportunidade.

(Revista Calendário 2016 – Especial Dízimo)

Dizimistas aniversariantes do mês de janeiro

01/01Altaira SoaresClarinda M.Santos BernardesErildo Antônio de MirandaEvandro Oliveira LoureiroLauro Rocha GomesMarcelo Corgozinho SoaresMaria Ângela C. RodriguesMary BernardesNeném de OliveiraOdilon da Cruz NascimentoSônia Maria DelfinoVilma Santos Costa02/01Ana Lúcia S. MendonçaAna Maria CarvalhoJosé Amilton de LimaLuciana da Silva DôcoMaria José Assunção Ribeiro

03/01Alberta Anna Maria BecxEliana Ap. Santos CunhaJosé Luiz BorgesMaria da Conceição F.CostaMaria Helena RochaRafael Brás FerreiraSebastião Delfino Pinto04/01Espedita Águida SoaresMeire do Rosário Marques05/01Marco Antônio de SouzaMaria das Vitórias LúcioVitória Teixeira Fernandes06/01Beni Maria PereiraEdina Gonçalves VianaGeorgina Maria GuimarãesJamil dos Reis Pereira

Júlio César Afonso CostaLina Borges LacerdaMaria dos Reis C. MartinsPaulo de Castro07/01Antônio Bosco de RezendeGenésio Luciano RezendeGeraldo Luiz de RezendeVicente Pereira da Rocha08/01Célia Maria Silva FerreiraCreuza Machado CabralIbraim de MeloLigia A.Raimundo PereiraMaria Etelvina de CastroNadir Pereira LopesRosângela Bdes DelgadoSabrina Resende MirandaSimone CarvalhoTânia Maria dos Santos09/01Ana Lúcia Bdes LobatoElza Bernardes OliveiraJosé Otávio AmorimJuscélia Cristina GontijoMargarida C. GuadalupeMaria Conceição J.CamargosMaria das DoresMaria Isaltina da SilvaNeuza Maria da SilvaRenata Resende Araújo10/01Edna E.Pedrosa AmaralLázaro Adolfo dos ReisMaria de Lourdes SantosMariana A.Vargas AzevedoOdair Antônio de MeloZizinha de Oliveira Batista11/01Alencar de CastroAna Cristina G. CaricatiLívia Ferreira de OliveiraMarcelo Elias da SilvaMaria Margarida de PaulaOtaviana Miranda SantosVítor Vidal12/01Antônio Francisco PimentaMaria Helena de OliveiraMirian Moreira TavaresSebastião C. Camargos

Sidnei Silverio dos Reis13/01Alvina Batista de OliveiraAparecida Silveira AraújoCarlos JúniorEraldo Leonardo RezendeMaria Aparecida de MoraisMaria Cândida SilvaNaiara Antônia de MirandaSiomar Silva FreireSuzy A.C.Miranda Ferreira14/01André Aparecido RezendeChristian Oliveira ResendeRonnan Robson Rezende15/01Carine Couto BessasCláudia Fonseca GarciaClaudiene A.Duarte AndradeGorazil José B. MirandaMaria da Conceição MoraesMaria Soares FerreiraSimone de Paula Oliveira16/01Dênio Nonato B.Almeida17/01Cláudio José OliveiraElísia de Souza MacedoJosé Eustáquio da SilvaLindinalva Gonçalves MoraisMaria Filomena L.SampaioMaria Olímpia Ferreira18/01Hipólita Teixeira dos ReisIracema Rodrigues OliveiraLúcia Maria RodriguesMaria da Penha PintoMaria das Graças C.Braga19/01Andrea L. Borges CastroAntônia Izabel MachadoEdsonina Souza MagelaJoelma A.Fernandes SantosNycollas Nicolau Miranda20/01Alzira de Castro SilvaAntônio Taciano LacerdaCátia Aparecida Vidal BentoJosé Martins de SouzaMaria Zélia Campos AmorimMauro BernardesNair Graças S. NascimentoSilvério dos Reis

Tânia Maria Souza RezendeVicente Teixeira Franco21/01Gilberto Rezende MesquitaRosângela Silva22/01Fernanda Cristina A.PereiraSebastião Reinaldo Rosa23/01Avelina Almeida BorgesEdna Marfisa R. SantosElane Rosas BarbaryMaria Agripina MartinsMaria Machado FonsecaMaria Zélia BorgesOtacílio Raposo MirandaPaula Aquino RodriguesPhilip Rubens S. RibeiroRosilene da Silva Moreira24/01Dorival Correa FilhoGiovanni MagniJoaquim Serafim Graciano25/01Alessandra M.A. AlmeidaAndreza L. LamounierEdson MartinsJosefa Rezende BrandãoJussara A. Silva SantiagoMaria Cleusa da SilvaNeide A.Miranda CoutinhoTânia A.Rodrigues FonsecaWalter Luiz Ferreira26/01Conceição Nunes BatistaIstelamar RodriguesMarcelena Maria da SilvaMaria Gontijo de CastroMirena Policarpo RezendePatrícia Arantes SoutoRoberto José da Silva27/01Denis de Melo SilvaJuliana L.Resende RibeiroMarco Antônio RodriguesMaria Fernandes PereiraPaulo Pereira de MeloRoberto Carlos Miranda28/01José Silvério M. TobiasMarco Aurélio C.MachadoMaria Alice Xavier CastroMaria Aparecida de Melo

JANEIRO / 2016 - Pág.: 04

Estimadosirmãos e irmãs,

A Pastoral do Dízimocomunica que adevolução do dízimo foialterada para o 2º final desemana do mês. Assimestaremos em comunhãocom toda a nossa Diocese,que também acontece nomesmo final de semana.

Dízimo: Gratidão,devolução, partilha eserviço.

Maria de Lourdes B.AdonimRaimon Elias Duarte FariaSeila A. Araujo FerreiraSérgio Lúcio Rezende29/01Carla Lígia BorgesEuler Oliveira MirandaLairce Furtado Nunes30/01Jair Gomes da SilvaLuana Castro M. SilvaMaria Claret Campos SouzaMaria do Carmo R.MenezesMirian Helena C. SilvaWalter Rezende de Aquino31/01Derika R.B.Carvalho MaltaEdna de AlcântaraElizabete Lacerda O.PedrosaIraci Maria de MirandaMaria Antônia A. AlvesMaria Aparecida TeodoroMaria de Fátima N.TeixeiraReni Bento Xavier

Doação de Cestas de AlimentosLions Clube entregando cestas ao Grupo Anjos da Noite.

No dia 23/12/2015, o Grupo Anjos da Noite, que atua junto a hospitais e famíliascarentes, com a colaboração do Lions Clube e de doadores particulares, realizoua doação de 25 cestas de alimentos. Elas foram distribuídas aos trabalhadores daASCALP (Associação de Catadores de Lagoa da Prata) e em vários pontos dacidade.

Grupo Anjos da Noite realiza Confraternização naASCALP para entrega de cestas.

Page 14: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 14

Praça Cel. Carlos Bernardes, 141.Fone (37) 3261-1247

São oferecidos:livros, CDs, imagens, cartões

diversos, artigos religiosos emgeral, papelaria em geral.

LIVRARIA PAROQUIAL

Campanha da Fraternidade 2016 Saneamento básicopara além da cidade Se a situação já é precária no meio urbano,

no meio rural brasileiro é ainda mais absurda.Apenas 42% das moradias rurais dispõem de águacanalizada para uso doméstico. Os outros 58%usam água de outras fontes, porém, sem nenhumtipo de tratamento.

Muitas habitações rurais são tão precárias quesequer dispõem de banheiros ou fossas. Somente5,2% dos domicílios rurais possui coleta de esgotoligado à rede geral, e 28% possuem fossa séptica.Em 49% das residências que possuem banheiro,o escoamento de fezes e urina corre por meio defossas rudimentares não ligadas à rede. Há 52,9%de residências que buscam soluções rudimentarescomo valas ou despejo do esgoto diretamentenos cursos de água. Há ainda 13,6% que nãousam nenhuma solução.

Todos estes números revelam a falta dedignidade à vida das pessoas que vivem nas áreasrurais. São 7,6 milhões (25% da população ruraldo Brasil) que vivem em extrema pobreza. Porisso, o saneamento rural deve ser implementadode forma articulada com outras políticas públicas,de modo a superar o déficit de moradias,dificuldade de acesso à eletrificação rural e aotransporte coletivo.

TEMA: Casa comum, nossa responsabilidadeLEMA: Quero ver o direito brotar como fonte e

correr a justiça qual riacho que não seca. (Amós 5,24) O objetivo principal da iniciativa será chamar a

atenção para a questão do saneamento básico noBrasil e sua importância para garantirdesenvolvimento, saúde integral e qualidade de vidapara todos.

Pela quarta vez a Campanha da Fraternidade érealizada de forma ecumênica. E traz como novidadea participação da Misereor, entidade episcopal daIgreja Católica da Alemanha, que trabalha nacooperação para o desenvolvimento na Ásia, África eAmérica Latina. A colaboração acontece em vista dodesejo dos organizadores em transpor as fronteiras

As reflexões sobre o saneamento básico contidasno texto base da Campanha demonstram que esse éum direito humano fundamental e, como todos osoutros direitos, requer a união de esforços entresociedade civil e poder público no planejamento e naprestação de serviços e de cuidados. Por isso é umaCampanha Ecumênica, pois a questão do Saneamentoafeta não apenas católicos, mas todas as pessoas,independente da fé que professem.

O abastecimento de água potável, o esgotosanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduossólidos, o controle de meios transmissores de doençase a drenagem de águas pluviais são medidasnecessárias para que todas as pessoas possam tersaúde e vida dignas. Por isso, há que se ter em menteque “justiça ambiental” é parte integrante da “justiçasocial”.

Texto Base(Estaremos divulgando em cada edição do Jornal

Informação, alguns trechos do Texto Base da CF 2016) As escolhas das atitudes para a preservação da

vida no planeta Terra devem ser orientadas porcritérios coerentes com o propósito de mais justiça epaz. Tais escolhas devem contribuir para a superaçãodas desigualdades e das agressões à criação. Por isso,hoje, as preocupações e consequentes ações noâmbito do saneamento passam a incorporar não sóquestões de ordem sanitária, mas também de justiçasocial e ambiental. É, portanto, necessária e urgenteque as ações para a preservação ambiental busquemtambém construir a justiça, principalmente para ospequenos e pobres.

Os últimos dados do SNIS (Sistema Nacional deInformações sobre Saneamento Básico – base 2013)mostram que pouco mais de 82% da populaçãobrasileira têm acesso à água tratada. Mais de 100milhões de pessoas no país ainda não possuem coletade esgotos, e apenas 39% destes esgotos sãotratados, sendo despejados diariamente o equivalentea mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgoto semtratamento na natureza.

Alguns dados do Brasil sobre saneamento – O Brasil está entre os 20 países do mundo nos

quais as pessoas têm menos acesso aos banheiros.

– Cada brasileiro gera em média 1 quilo deresíduos sólidos diariamente.

– As 13 maiores cidades do país são responsáveispor 31,9% de todos os resíduos sólidos no ambienteurbano brasileiro.

Para onde vão todos estes resíduos? Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento

Básico 2008 do IBGE, divulgada em 2010:§ 50,8% foram levados para os lixões, local para

depósito do lixo bruto, sobre o terreno, sem qualquercuidado ou técnica especial.

§ 21,5% são levados para aterros controlados,local utilizado para despejo do lixo bruto coletado, comcuidado de, diariamente, após a jornada de trabalho,cobrir os resíduos com uma camada de terra, de modoa não causar danos ou riscos à saúde pública e àsegurança, bem como minimizar os impactosambientais.

§ 27,7% são levados para aterros sanitários, localmonitorado em conformidade com a legislaçãoambiental, de modo a que nem os resíduos, nem seusefluentes líquidos e gasosos venham a causar danosà saúde pública ou ao meio ambiente.

Um dado alarmante é que a América do Norte e aEuropa mandam seus resíduos sólidos para a Áfricae, infelizmente, também para o Brasil. Em 2009 e2010, portos brasileiros receberam cargas de resíduos(LIXO) domiciliares e hospitalares. Focando apenasno Brasil, os lixões e aterros sem controle, localizam-se próximos ou em áreas de residência de populaçõespobres, nas quais os habitantes são obrigados aconviver com a sujeira gerada pelos demaismoradores, resultando em injustiça ambiental.

A água é orecurso maisabundante noplaneta Terra,porém, apenas0,007% estãodisponíveis para oconsumo humano.O restante é constituído por águas salgadas, geleirase águas subterrâneas de difícil captação. O Brasil éprivilegiado em recursos hídricos, com 12% da águadoce do mundo. Entretanto, a escassez de águapotável, que é hoje um problema crônico emdiversas regiões do mundo, está gerando alertastambém em nosso País.

É importante saber que cerca de 70% da águadoce do Brasil estão concentradas na região Norte,a menos populosa, enquanto que as regiõesNordeste e Sudeste, com alta população, dispõemde pouca água. O risco de desabastecimento emlarga escala é uma ameaça não somente em áreastradicionalmente áridas, mas também nas grandescidades.

Num futuro próximo, a busca pela água serácapaz de provocar disputas internacionais. Apesarda constatação da falta da água, o Brasil éconsiderado o campeão de desperdício de água nomundo – a média de desperdício da água potávelnos sistemas de distribuição chega a 37%.

Saneamento básico eágua potável: uma

relação vital

Page 15: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 15

A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma nocalendário cristão ocidental (Católico). As cinzas que os cristãosrecebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre odever da conversão, da mudança de vida, recordando apassageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana,sujeita à morte.

Ela ocorre 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos)ou 46 (contando os domingos). Seu posicionamento nocalendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. Adata pode variar do começo de fevereiro até a segunda semanade março.

A Igreja Católica Apostólica Romana trata a Quarta-Feira deCinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas sãorealizadas tradicionalmente nesse dia, nas quais os participantessão abençoados com cinzas. Esse gesto relembra a antigatradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça comosímbolo de arrependimento perante Deus (como relatadodiversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia dejejum e abstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia apóso Carnaval.

Para os cristãos, a Quaresma é um tempo de conversão,de mudança de vida, de acolher com mais amor a misericórdiade Deus, que nos quer perdoar.

Tempo de crescer em comunhão com todos os homens,principalmente com os mais pobres e necessitados. Eles noslembram o rosto sofrido de Jesus e nos convidam a viver commais fidelidade a caridade, o amor fraterno, que o Evangelhoexige de nós.

A Quaresma se inicia com aQuarta-Feira de Cinzas

A Bíblia nos conta que, certa vez, o general Holofernes, comum grande exército, marchou contra a cidade de Betúlia. Opovo da cidade, aterrorizado, reuniu-se para rezar a Deus. Etodos cobriram de cinzas as suas cabeças, pedindo o perdão ea misericórdia de Deus. E Deus salvou o povo pelas mãos deJudite.

A cinza, por sua leveza, é figura das coisas que se acabam edesaparecem. É usada como um sinal de penitência e de luto.Nós a usamos no primeiro dia da quaresma, reconhecendoque somos pecadores e pedindo perdão de Deus, desejososde mudarmos de vida.

Celebrações deQuarta-Feira de Cinzas

Paróquia São Carlos Borromeu07:00 h Missa na Matriz São Carlos09:00 h Missa na Matriz São Carlos19:00 h Missa no Centro Catequético

QUARTA-FEIRA DE CINZAS Mutirão de ConfissãoParóquia São Carlos Borromeu

Dia 19/02 (sexta-feira)09:00 às 11:30 h – Matriz São Carlos14:00 às 18:00 h – Igrejinha do Rosário19:00 às 21:00 h – Matriz São Carlos, Centro

Catequético e Salão São CristóvãoFechado para balanço

O comércio costumafechar as portas ao final doano para contabilizar lucrose perdas, avaliar o estoquee arrumar a casa.Organizar-se para uma novaetapa é uma necessidade dequem gosta de ver as coisasem ordem. A gente deveriafazer a mesma coisa.Deveríamos parar para vero que a vida nos ofereceu,contabilizar os sorrisos, aslágrimas, os encontros, osdesencontros, os sonhosalcançados e os enterrados,as glórias e decepções queinevitavelmente todostemos.

Infelizmente, vamosvivendo como umaavalanche, passando porcima de tudo, sem pararpara pensar se estamos nocaminho certo, se nãoesbarramos em ninguém nopercurso, se causamosavarias em alguém, sedeixamos saudade ou se,simplesmente, passamosem branco pelo caminho.

Vamos seguindo assim,com os olhos voltados parao brilho do amanhã que nos

chama, com os braçosabertos para os desejos queinventamos, com os pésapressados para alcançar obarranco e sentar-se àsombra do merecido repousoque criamos em nossaimaginação.

Mas, nem semprepegamos o caminho ou ocompasso certo. E nemsempre o barranco está lá,nos esperando. Acabamosnos esquecendo de pararpara acertar a rota, paraequilibrar o peso. E a vida,às vezes, nos pega desurpresa no meio docaminho. Quando vamosver, corremos o ano inteiroem busca de nada. Ou, pelomenos, o que encontramosno final da jornada, não eraaquilo que a gente sonhavater. Só então percebemosque faltou planejar, avaliarcom equilíbrio os nossosinvestimentos nos sonhos eesperanças. E então chegaa hora de pagar as contas...para nós mesmos. Muitasvezes temos que pedir umdesconto ao coração paranão nos cobrar tão caro a

dor pela indiferença, peloegoísmo, pela ganância e portantos outros deslizes dessasalmas que ficam pequenasde vez em quando. E ocoitado dá um aperto de lá,outro de cá e, no final, agente mesmo se perdoa,prometendo mudar no anoque vem. Saímos com ocheque em branco, com afatura do cartão de créditozerada, prontos paraaprontar de novo.

Se fizermos o balançodireitinho, pode ser até quenosso estoque aumentebastante no ano quecomeça, que os lucrosarrebentem em sorrisos dealegria e que o sucesso nosleve para o topo dos grandesinvestidores da essênciahumana. Sem medo algumde enfrentar o leão doimposto de renda, comrestituição de tudo aquilo quedepositamos em nome dadignidade e do amor entreos homens... Aí poderemoster um ano realmente depaz, muita paz!...

Maria do RosárioBessas

Sacramento do MatrimônioFelicidades aos noivos que receberão o Sacramento do Matrimônio em janeiro

e fevereiro, na Igreja Matriz São Carlos Borromeu:

23/01 Mariana e João Paulo29/01 João Paulo e Tamires30/01 Fernando e Luma13/02 Lorena e Anderson

Secretaria Paroquial

Page 16: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 16

Almoço de Natal

SSVP Herbert Santos

No dia 25 de dezembro, na cantina do Lar dos IdososSão Vicente de Paulo, foi realizado um delicioso almoçopara os moradores do Lar. A confraternização, ofertada

pelo empresário Adélio Coutinho, alegrou o Natal dos internos.O Conselho Central São Carlos Borromeu agradece o carinho ofertado aos

idosos e pede que, por intercessão de São Vicente de Paulo, Deus abençoe atodos, concedendo-lhes muita saúde, paz e realizações em 2016.

ConfraternizaçãoMuita música, presentes, deliciosos lanches e a visita do Papai Noel marcaram

a tarde do dia 27 de dezembro no Lar dos Idosos. A confraternização, realizadaanualmente, traz muita alegria aos idosos.

O presidente do Conselho Central de Lagoa da Prata, confrade Geraldo Santos,agradece a todas as conferências pela realização desta grande festa e pelo carinhopara com os assistidos do Lar.

Ação entre AmigosA SSVP de Lagoa da Prata está realizando uma Ação entre Amigos, onde será

sorteada uma motocicleta 0 km Yamaha YBR 125 cc.O valor arrecadado será revertido em prol das obras de caridade mantidas pela

mesma. O sorteio acontecerá no dia 13 de março, às 12:00 horas, no CentroCatequético. Os interessados podem adquirir seu bilhete pessoalmente, procurandoos vicentinos, ou pelo telefone 98823 2787.

Seja você também um vicentino!Se você possui a chama da caridade em seu coração e acha bonito o trabalho

dos vicentinos, junte-se a essa grande rede de caridade. Procure uma unidadevicentina em sua região. Informe-se. São 27 conferências espalhadas pelos bairrosde Lagoa da Prata. "A messe é grande e os operários são poucos” (Lc 10, 1-9).

Você também pode nos acompanhar pelo Facebook “SSVP Lagoa da Prata”.

Almoço de NatalO 1º princípio é IDENTIFICADOR

RAÍZES CULTURAISEu sou o meu pai, a minha mãe, os meus avós...Quando falamos em raízes culturais, vem a nossa

mente a palavra Família. “Família é a principal fonte detransmissão de valores e tradições culturais. Nós e nossosfamiliares somos produtos dos nossos tempos”.

São certos valores que são passados pelos nossos pais,pela nossa família, pelas pessoas que mais participaramde nossa educação, de nossa criação, de nossa vivência.

Cada um de nós tem uma história para contar sobre asua vida, que envolve o seu passado, o seu presente e asua expectativa sobre o futuro. Essa história é única ejamais se repetirá.

Quando nos referimos às Raízes Culturais, estamos nosreferindo à nossa própria história.

Toda história tem um começo, um início e, para que esse começo não sejaesquecido, é necessário que essa história seja resgatada e preservada na nossamemória, para que possamos, a partir dessa base, assimilar as mudanças dopresente e as que ocorrerão no futuro.

E assim como na música “Me Conta a Sua História”, do Roberto Carlos (“Meconta a sua história, fala dos seus amores e dos seus desenganos, conta pra mimseus desejos, o sonho escondido que não realizou”), que fala dos nossos amores,desenganos, tristezas e sonhos, que nos identificam e fazem parte da nossa história,o que vai formar a identidade de uma pessoa serão suas atitudes e costumes, queo distinguem entre os demais indivíduos e que o levarão a ser reconhecido dentrode uma determinada sociedade.

O conhecimento da nossa identidade e do que nos diferencia em relação aosoutros, quando falamos de comportamento e atitude, naturalmente vai sendoconstruído a partir de indagações sobre "quem sou eu”.

Ao fazer essa pergunta, vamos nos conhecendo e entendendoas mudanças pelas quais fomos passando. E esse entendimentoa de vir do conhecimento das nossas Raízes Culturais.

Precisamos nos lembrar de que somos um somatório deresultados que estão fundamentados em nossos antepassados:pais, avós, bisavós ... Devemos contar a nossa história familiaraos nossos filhos, inclusive através de fotos, explicando paraeles quem é quem e como eles eram.

Faz parte do desenvolvimento humano a necessidade de se conhecer: desvendara vida para saber quem sou e qual o meu papel na vida e na sociedade.

Até porque, muitos de nossos comportamentos e atitudes podem ser explicadospelas nossas raízes.

E onde entra a memória em Raízes Culturais?O suporte fundamental da identidade é a memória. E a construção da memória,

por sua vez, está diretamente relacionada ao sentimento de identidade.A memória é o que sustenta a identidade de um indivíduo, pois é ela que guarda

todas as informações pessoais, sociais e coletivas relacionados à suas RaízesCulturais.

Muitas situações do mundo atual, especialmente as transformações avassaladorasque vão se sucedendo, mudam substancialmente o modo de vida e o comportamentodas pessoas, comprometendo as suas Raízes Culturais.

Aproveite as férias e faça uma autoanálise: quais são as suas raízes culturais?Que raízes culturais você está deixando para seus filhos, seus familiares, seusamigos? Essas raízes são boas para a coletividade, para a nossa sociedade? Vocêestá sendo exemplo, modelo?

Se as suas raízes são boas e servem de exemplo, de modelo para os seus...continue. Passe adiante. Caso não sejam, PARE, reflita, mude, pois sempre é tempo.Nada muda se você não mudar!

FORÇA, FÉ E ALEGRIA!Ana América

(Baseado no livro AMOR EXIGENTE)

Amor Exigente

Page 17: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 17

Page 18: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 18

Page 19: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 19

Page 20: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 20

Palavras do Papa

Papa Francisco falasobre a fé, convidando osfiéis a uma reflexãosobre a crença em Jesus.

“Como é a minha féem Jesus Cristo?” É apergunta feita pelo PapaFrancisco na homilia daMissa celebrada dia 15/01, na Casa Santa Marta.O Pontífice se baseou noEvangelho parareafirmar que, paracompreender realmenteJesus, não se pode ter o“coração fechado”, massegui-lo no caminho doperdão e da humilhação.

“A fé não pode ser comprada por ninguém; é um dom que muda nossa vida”. Aspessoas fazem de tudo para se aproximar de Jesus e não pensam nos riscos quepodem correr para escutá-lo ou simplesmente tocá-lo. Foi o que sublinhouFrancisco, inspirando-se no Evangelho de Marcos que narra a cura do paralíticoem Cafarnaum.

Havia tanta gente na frente da casa onde estava Jesus que tiveram que tirar oteto e passar por ali a maca aonde se encontrava o doente. “Tinham fé – comentouo Papa – a mesma fé daquela senhora que, em meio à multidão, quando Jesus foià casa de Jairo, conseguiu tocar um pedaço do manto de Jesus, para ser curada(…) A fé forte, corajosa, que vai adiante, o coração aberto na fé”.

Coração fechado não consegue entender JesusO Santo Padre explicou que, no episódio do paralítico, Jesus deu um passo

adiante. Em Nazaré, no início de seu ministério, na visita à Sinagoga, Ele disse quehavia sido enviado para libertar os oprimidos, os encarcerados, para dar a vistaaos cegos, inaugurar um ano de graça. Mas nesse episódio do paralítico, não sócura os doentes, mas perdoa seus pecados.

“Estavam ali aqueles que tinham o coração fechado, mas aceitavam – até umcerto ponto – que Jesus fosse um curandeiro. Mas perdoar os pecados é demais!”,disse o Papa, lembrando que Jesus começou a falar com aquela linguagem que, aum certo ponto, desencorajaria as pessoas, inclusive alguns discípulos que oseguiam. “Esta linguagem é dura, quando fala de comer o seu Corpo como caminhode salvação”.

A fé em Jesus muda realmente a vida?O Papa Francisco afirmou que as pessoas entendem que Deus vem para salvar

das doenças, mas, antes de tudo, vem para trazer a salvação dos pecados, e esseé o ponto mais difícil de se compreender; até os discípulos chegaram a duvidar.

“A fé em Jesus Cristo. Como é a minha fé em Jesus Cristo? Creio que JesusCristo seja Deus, o Filho de Deus? E esta fé transforma a minha vida? Faz com que,no meu coração, se abra este ano de graça, este ano de perdão, este ano deaproximação ao Senhor? A fé é um dom. Ninguém 'merece' a fé. Ninguém a podecomprar. É um dom. A 'minha' fé em Jesus Cristo, me leva à humilhação? Não digoà humildade: à humilhação, ao arrependimento, à oração que pede: 'Perdoa-me,Senhor. Tu és Deus. Podes perdoar os meus pecados”.

A prova da fé é a capacidade de louvar a DeusFrancisco concluiu a homilia manifestando o desejo de que Deus faça as pessoas

crescerem na fé. Os que procuravam Jesus o faziam porque Ele falava comautoridade e, depois de terem visto Jesus, saíam maravilhados e glorificavam aDeus.

“O louvor. A prova que eu creio que Jesus Cristo é Deus na minha vida, que mefoi enviado para 'me perdoar', é o louvor: se eu tenho a capacidade de louvar aDeus. Louvar o Senhor. É gratuito isso. O louvor é gratuito. É um sentimento que dáo Espírito Santo e nos leva a dizer: 'Tu és o único Deus'. Que o Senhor nos façacrescer nesta fé em Jesus Cristo Deus, que nos perdoa, que nos oferece o ano degraça, e que esta fé nos leve a louvar”.

Extraído do site:http://papa.cancaonova.com

Sacramento da ConfissãoEm breve, estaremos iniciando um

tempo forte na Igreja: a Quaresma. Deforma especial, neste tempo somosmotivados a buscar o Sacramento daConfissão. Conheça um pouco mais sobreeste importante Sacramento que nosoferece, essencialmente, o amor deDeus.

1- O que é a confissão?Confissão ou Penitência é o

Sacramento instituído por Cristo paraque os cristãos possam ser perdoadosde seus pecados e receberem a graçasantificante. Também é chamado desacramento da Reconciliação.

Segundo nos ensina o Evangelho deSão João: “Depois dessas palavras(Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes:Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quemvocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem osretiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,22-23).

2- A Igreja tem a autoridadepara perdoar os pecados atravésdo sacramento da penitência?

Sim, a Igreja tem esta autoridadeporque a recebeu de Jesus Cristo: “Emverdade vos digo: tudo o que ligardessobre a terra será ligado no céu, e tudoo que desligardes sobre a terra serátambém desligado no céu” (Mt 18,18).

3- Por que me confessar epedir o perdão para um homem iguala mim?

Só Deus perdoa os pecados. O Padre,mesmo sendo um homem sujeito àsfraquezas como outros homens, está aliem nome de Deus e da Igreja paraabsolver os pecados. Ele é o ministro doperdão, isto é, o intermediário ouinstrumento do perdão de Deus, como ospais são instrumentos de Deus paratransmitir a vida a seus filhos; e como omédico é um instrumento para restituira saúde física etc.

4- Os padres e bispos tambémse confessam?

Sim, obedientes aos ensinamentos deCristo e da Igreja, todos os Padres,Bispos e mesmo o Papa se confessamcom frequência, conforme omandamento: “Confessai os vossospecados uns aos outros” (Tg 5,16 ).

5- O que é necessário parafazer uma boa confissão?

Para se fazer uma boa confissão sãonecessárias cinco condições:

a) um bom e honesto exame deconsciência diante de Deus;

b) arrependimento sincero por terofendido a Deus e ao próximo;

c) firme propósito diante de Deus denão pecar mais, mudar de vida, seconverter;

d) confissão objetiva e clara a umsacerdote;

e) cumprir a penitência que o padrenos indicar.

6- Como deve ser a confissão?Diga o tempo transcorrido desde a

última confissão. Diga seus pecados comclareza, primeiro os mais graves, depoisos mais leves. Fale resumidamente, massem omitir o necessário. Devemosconfessar os nossos pecados e não osdos outros. Porém, se participamos oufacilitamos de alguma forma o pecadoalheio, também cometemos um pecadoe devemos confessá-lo (por exemplo, seaconselhamos ou facilitamos alguém apraticar um aborto, somos tão culpadoscomo quem cometeu o aborto).

7- O que pensar da confissãofeita sem arrependimento ou sempropósito de conversão, ou seja, sópara “descarregar” um pouco ospecados?

Além de ser uma confissãototalmente sem valor, é uma graveofensa à Misericórdia Divina. Quem apratica comete um pecado grave desacrilégio.

8- E se não sinto remorso,cometi pecado?

Não sentir peso na consciência(remorso) não significa que nãotenhamos pecado. Se nós cometemoslivremente uma falta contra umMandamento de Deus, de formadeliberada, nós cometemos um pecado.A falta de remorso pode ser um sinal deum coração duro, ou de uma consciênciapouco educada para as coisas espirituais(por exemplo, um assassino pode não terremorso por ter feito um crime, mas seupecado é muito grave).

9- A confissão é obrigatória?O católico deve confessar-se no

mínimo uma vez por ano, ao menos afim de se preparar para a Páscoa. Massomos também obrigados toda vez quecometemos um pecado mortal (ofensasgraves a Deus ou ao próximo, comoassassinato, aborto, adultério, fazermau uso do dinheiro público, destruir deforma grave e injusta a reputação dopróximo, oprimir o pobre, o órfão ou aviúva etc).

10- O que significa a penitênciadada no final da confissão?

A penitência proposta no fim daconfissão não é um castigo, mas, antes,uma expressão de alegria pelo perdãocelebrado.

Page 21: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 21

Page 22: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

JANEIRO / 2016 - Pág.: 22

A escolha dos padrinhos vai além dofato de ser amigo, parente ou pessoarica. “O santo Batismo é fundamento detoda a vida cristã, o pórtico da vida noEspírito e a porta que abre acesso aosdemais Sacramentos. Pelo Batismo somoslibertos do pecado e regenerados comofilhos de Deus; tornamo-nos membros deCristo, somos incorporados à Igreja efeitos participantes da sua missão. OBatismo é o Sacramento da regeneraçãopela água na Palavra.”

Veja o quanto é importante esseSacramento! O Batismo torna a pessoafilha de Deus, e ela passa a fazer parteda família de Jesus, que é a Igreja. Obatizado se torna um membro ativo, umatestemunha que vive a missão deanunciar Cristo aos povos. Por isso,aqueles que serão escolhidos paraacompanhar os batizados precisam teralgumas características importantes. Nãobasta ser alguém conhecido, amigo,parente, rico ou “uma pessoa boa quefaz parte de minha história”. Pode atétrazer as caraterísticas citadas, mas,vejamos o que o Código de DireitoCanônico diz:

Cân.872 - Ao batizado, enquantopossível, seja dado um padrinho, a quemcabe acompanhar o batizando adulto nainiciação cristã e, junto com os pais,apresentar ao batismo o batizandocriança. Cabe também a ele ajudar que obatizado leve uma vida de acordo com obatismo e cumpra com fidelidade asobrigações inerentes.

Cân.874 - Para que alguém sejaadmitido para assumir o encargo depadrinho, é necessário que:

1º) Seja designado pelo própriobatizando, por seus pais ou por quemlhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelopróprio pároco ou ministro, e tenhaaptidão e intenção de cumprir esse

Como escolher padrinhos de batismo?

Iniciamos neste mês a coluna “Filtro Cristão”, que tem por objetivotratar de assuntos relacionados ao entretenimento, cultura e mídia emgeral. O espaço surge diante da real necessidade em “filtrar”, de formacristã, tudo o que recebemos de informação, seja através da TV, docinema, dos meios de comunicação enfim. Buscando também uma maiorinteratividade, queremos saber a sua opinião sobre o espaço, além desugestões de assuntos através do e-mail [email protected].

A dor que não envolve“O que você está sentindo neste momento?” É esse o pontapé inicial do

apresentador para abrir a cotidiana choradeira de domingo: é aquele que voltoupra sua casa depois de anos lutando por seu sustento na cidade grande; é amulher simples, que vivia num casebre e conseguiu sua nova casa, reformadae modernizada; ou ainda aquele que perdeu alguém muito querido e que,naquele instante, é convidado a revirar suas dores pelo avesso.

Do outro lado, o espectador, esticado em sua poltrona, assiste a tudo.Duas realidades bem diferentes que nos cabe avaliar: sem tirar o mérito dequem está sendo ajudado, é preciso atentar sobre a invasão das câmeras deTV querendo arrancar o melhor ângulo, o melhor foco dos olhos lacrimosos,prestes a desabar diante de uma indústria que valoriza bem mais a audiênciado que a dor do outro. É essencialmente o sensacionalismo que vende, e o serhumano que se torna produto. Do outro lado, dentro do aconchego do seular, o espectador “desidrata-se” em lágrimas diante das mazelas do outro. Ocupa-se com a dor na TV e não abre a janela pra ver a dor do outro, que pode estarpor ali, no vizinho, no parente próximo, naquele que sofre dor semelhante ou,talvez, ainda maior.

Ser caridoso assentado na poltrona de casa é fácil. Difícil é olhar diretamentenos olhos de quem sofre e sentir de perto o cheiro da miséria.

Cultura da violênciaÉ lamentável o ponto que chegou a dramaturgia brasileira, sempre tão

premiada, copiada e reverenciada no passado. Se antes se torcia pela vitóriado “bom”, daquele que, com retidão, contava a sua história de lutas, hoje osvalores do espectador se inverteram. Causam encantamento as trapaças do

vilão, as mortes absurdas e, consequentemente, a vida humana deixadaem segundo ou terceiro plano. O bom virou o chato. O honesto virou obobo. E o esperto tem cada vez mais o seu espaço. A fidelidade nomatrimônio, então, virou artigo antigo e mofado, jogado no fundo daprateleira do entretenimento. E são essas as caixas de “valores” que entramtodos os dias em nossa casa e que, muitas vezes, são ansiosamenteesperadas. Cabe a nós o poder fechá-las antes que nossos filhos seacostumem com esta encomenda, absorvendo como corretos essesprocedimento. Talvez as TVs mais recentes, com suas tecnologias futuristas,tenham retirado de seus controles remotos a tecla on/off (liga, desliga). Ficaa dica!

Criança com jeito de criança

No primeiro episódio do programa TheVoice Kids, da Rede Globo, no dia 03 dejaneiro, a cantora Ivete Sangalo fez umaobservação pertinente diante daapresentação da menina Giulia, 12 anos,que cantou sucesso dos anos 80, na vozda também criança Nikka Costa: “Você éuma criança que canta, e canta lindo,porque criança não é um adulto pequeno,é uma criança que vai se tornar adulto.”

O programa, que mostrou ainda atorcida dos pais por seus pequenos, nosdeixou este alerta de que é preciso educar

as crianças para serem crianças dentro de seu tempo. Pois aí está a grandemagia da infância: vivê-la até a última gota. E o que se tem visto atualmente,não só dentro da mídia, como de fora dela, são crianças transformadas emmini adultos, ceifadas na raiz do seu direito de ter infância, com todas aspurezas inerentes a este tempo. E o pior de tudo é saber que este desejo deadiantar-se no tempo é muito mais um anseio dos pais do que de seuspequenos.

encargo.2º) Tenha completado 16 anos de

idade, a não ser que outra idade tenhasido determinada pelo Bispo diocesano oupareça ao pároco ou ministro que se devaadmitir uma exceção por justa causa.

3º) Seja católico confirmado (sejacrismado), já tenha recebido oSacramento da Eucaristia e leve uma vidade acordo com a fé e o encargo que vaiassumir.

4º) não se encontre atingido pornenhuma pena canônica legitimamenteirrogada declarada.

5º) Não seja pai nem mãe dobatizando.

6º) Quem é batizado e pertence auma comunidade eclesial não católica sóseja admitido junto com o padrinhocatólico, e apenas como testemunha dobatismo.

O Sacramento do Batismo é muitoimportante. Daí, o cuidado com aqueleque vai apadrinhar o batizando. Costuma-se dizer que o padrinho ou a madrinhafaz as vezes do pai e da mãe. O que o paie a mãe fazem ou deveriam fazer? Educaro filho na fé católica, nos bons costumes,nos bons valores; deve educar para aresponsabilidade e para a vida. O padrinhodeve acompanhar o seu afilhado com apresença, com o bom testemunho decristão.

Conforme o ensinamento da Igreja, apessoa precisa viver o Batismo ou seja,ser católica, ser crismada e ter uma vidade comunhão eucarística. Uma pessoaassim está, provavelmente, inserida navida da Igreja paroquial, vai à missa aosdomingos, busca confissão, a santidade.Essa é uma pessoa santa? Não! Mas sepercebe nela a sede de ser santa.

Escolha bem aqueles que vão batizarseus filhos...

Catequese

Page 23: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

São João Bosco“O que somos é presente de

Deus; no que nostransformamos é o nossopresente a Ele.”

São João Bosco

João Bosco nasceu noPiemonte, Itália, a 16 de agostode 1815. Era filho de humildefamília de camponeses. Órfão depai aos dois anos, viveu suamocidade e fez os primeiros

estudos em meio a muitos trabalhos e dificuldades.Desde os mais tenros anos, sentiu-se impelido

para o apostolado entre os companheiros. Sua mãeMargarida, que era analfabeta, mas rica de sabedoriacristã, com a palavra e com o exemplo, animava-o emseu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus edos homens.

Durante um tempo, foi obrigado a mendigar paramanter os estudos. Prestou toda espécie de serviços:foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e ainda,nos tempos livres, estudava música. Dizia: “Quandocrescer quero ser sacerdote para tomar conta dosmeninos. Os meninos são bons; se há meninos maus,é porque não há quem cuide deles”.

Foi ordenado sacerdote a 05 de junho de 1841.No dia 08 de dezembro desse mesmo ano, iniciou seuapostolado juvenil em Turim. Começava assim a obrados Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis,a preservar a juventude da ignorância religiosa e dacorrupção. Com a ajuda de Santa Maria DomingasMazzarello, fundou, em 1872, o Instituto das Filhas deMaria Auxiliadora. Foi ele quem mandou os salesianospara fundar o Colégio Santa Rosa, em Niterói, primeiracasa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus,em São Paulo. Criou ainda a Associação dosCooperadores Salesianos.

Consumido pelo trabalho, faleceu no dia 31 dejaneiro de 1888, deixando a Congregação ReligiosaSalesiana espalhada por diversos países da Europa eda América. O Papa Pio XI, que o conheceu e gozoude sua amizade, canonizou-o na Páscoa de 1934.

Temos em Dom Bosco um lindo caminho desantidade, vivido na total entrega de si para os outros,de uma forma especial para a juventude.

Iraídes Vidal

No dia 02 de janeiro de 2016, o Cruzeiro EsporteClube comemorou mais um aniversário. Agora são 95anos de páginas heroicas e imortais. O time da Tocajá teve três nomes em sua história. Primeiro, Ipiranga;depois Palestra e, atualmente, Cruzeiro Esporte Clube.

Uma agremiação completar 95 anos com umagrande história, como a do Cruzeiro, não é fácil. Etem a história antes e depois do estádio governadorMagalhães Pinto, em 1965. Antes do Mineirão, aequipe não tinha muito o que comemorar. Mas depois,títulos importantes foram enchendo a galeria de

Campeonato Mineiro 2016

troféus celestes. Dentre eles, podemos destacar osquatro Campeonatos Brasileiros, as quatro Copas doBrasil e as duas Libertadores. Um dos anosinesquecíveis para o torcedor foi o de 2003, quandofoi conquistada a tríplice coroa. E nessa tríplice coroa,dois figurantes foram fundamentais: WanderleiLuxemburgo e o craque Alex.

Os títulos conquistados ao longo do tempo sãonumerosos, e a torcida aguarda novos troféus.

Dá pra esboçar o time da história do Cruzeiro:Fábio, Nelinho, Cris, Luizinho e Sorin, Piaza, Zé Carlose Alex, Tostão, Ronaldinho e Joãozinho. Técnico:Wanderlei Luxemburgo. Este é apenas um esboço detime, mas ficaram fora, grandes jogadores celestes.

O Cruzeiro Esporte Clube, com certeza, é um dosmaiores clubes do Brasil. E vai continuar escrevendopáginas heroicas e imortais no esporte bretão.

Parabéns ao Cruzeiro pelos bem vividos 95 anos.Que ele siga a sua bela trajetória e que a China Azulcontinue ao seu lado. Parabéns à torcida LAGOZEROde Lagoa da Prata.

Está chegando mais umCampeonato Mineiro defutebol. E a disputa prometeser acirrada. Como emtodos os anos, a duplaRapoGalo sai na frente nabusca pelo título. A duplatem a hegemonia quase quetotal no futebol mineiro,com a conquista da maioriados títulos. Vamos ver se,

em 2016, alguma outra equipe surpreenda e conquisteo Campeonato.

O América, quem sabe, correndo por fora, poderásurpreender e conquistar mais um título em Minas.De 1916 a 1925, o clube teve a hegemonia no futebolestadual com a conquista do Decacampeonato. OCoelho, que teve um bom ano em 2015, voltando àsérie A do Campeonato Brasileiro, espera um bomano de 2016, também no Mineiro. O grande trunfo doAmérica é o seu técnico, Givanildo de Oliveira.

O Cruzeiro, que é o segundo maior detentor de

títulos estaduais, vem forte pra disputa. O time celesteteve os anos de 2013 e 2014 fantásticos e espera que2016, comece com a conquista do CampeonatoMineiro. Para esta temporada, já foram contratadosalguns jogadores. Um grande trunfo celeste é o seugoleiro Fábio.

O Atlético é o maior vencedor estadual da históriaquase centenária do Campeonato Mineiro. O Galo,que está mantendo uma boa regularidade desde 2012,espera um ano de títulos. E a massa do Galo está naexpectativa, querendo começar pelo troféu mineiro.A diretoria alvinegra já contratou alguns jogadores eestá atenta ao mercado brasileiro e estrangeiro. Ospontos fortes do Atlético são a manutenção quase quetotal do elenco de 2015 e o seu décimo segundojogador nas arquibancadas.

Os times do interior esperam surpreender os dacapital e conquistarem o tão sonhado CampeonatoMineiro. Apesar da situação difícil devido ao pequenoinvestimento que recebem, os pequenos clubesprometem ser guerreiros e encararem os clubes dacapital com toda força.

JANEIRO / 2016 - Pág.: 23

Esportes por esportes Waldir Ribeiro

Cruzeiro Esporte Clube e sua trajetória

SANTOS E SANTAS

Page 24: 207 - Jornal Informação - Ed. Janeiro 2016

Rua Pernambuco, 1050 -Telecompras: (37) 3261-1505

É legal comprar aqui!SUPER

O que você vai dizer pra você

mesmo quando o futuro chegar?Será que vai gostar do resultado da vida que planejou?

Será que vai ficar f e l i z c o m o q u e conquistou?

A vida é feita de escolhas, e elas podem

determinar como vai ser o seu amanhã.

Por isso é tão importante pensar em tudo que faz.

Um caminho errado pode levar você a uma estrada escura. E, muitas vezes, sem volta. E nessa caminhada, cada escolha importa.

É preciso saber escolher a profissão certa, os amigos certos; é preciso saber escolher quem serão os seus mestres, os seus mentores e, claro, quem vai dividir a vida com você o tempo todo.

Alguma vez você já traçou os seus objetivos, as suas metas, os seus sonhos?

Esteja preparado para o acerto final com você mesmo.

Esteja pronto para se olhar no espelho e dizer: eu venci!

Caso contrário, t e r á q u e s e

É

SUPER

LEGAL

COMPRAR

AQUI!

Rua Pernambuco, 1050Lagoa da Prata - MG(37) 3261-1505

JANEIRO 2016 - Pag.: 24

contentar com o futuro q u e a s p e s s o a s escolheram pra você.Não se deixe levar pela sorte ou pela simples intuição do que pode dar certo.

Faça dar certo.

Tenha fé! Em Deus e em você.

Não deixe que as suas escolhas coloquem pontos finais onde deveriam ter apenas vírgulas.

Ninguém pode cobrar mais de você do que você mesmo.

É você o grande chefe da sua vida, do seu futuro. Portanto, é você quem sabe quando deve melhorar ou então fazer uma reviravolta brusca.

Demita-se da mesmice, da preguiça, da má vontade, dos erros.

Valorize-se, elogie a si mesmo, seja crítico com você mesmo.

Faça isso ou alguém irá fazer por você. A sua imagem amanhã é o que você fez ontem.E lembre-se: Cada ruga criada ao longo da sua vida pode significar uma conquista ou uma derrota.

Mas isso, só você pode escolher!

Neste 2016, antes de querer surpreender aos outros, surpreenda a você mesmo!

Amigos do Supermercado Gontijo

Quando o futuro chegar..