154 - jornal informação - ed. jul. 2011

20
NÚMERO 154- ANO XIII - JULHO DE 2011 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ - www.paroquiasaocarlos.org O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus. Guilherme Júnior, filho de Guilherme e Laiane. Tudo é possível ao que crê Mc 9,23 E porque acreditamos, Hoje nossa Paróquia celebra mais um aniversário! Porque amamos o Senhor, Temos a coragem necessária para ajudar na construção de Seu Reino! Porque colocamos os dons recebidos à disposição dos irmãos, o Senhor nos cumula de bênçãos e nos torna fortes para enfrentar os desafios! Parabéns, Paróquia São Carlos Borromeu! Parabéns a todos nós que somos Igreja, que fazemos parte destes 79 anos de evangelização! Editorial

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 07-Mar-2016

273 views

Category:

Documents


35 download

DESCRIPTION

Jornal de informação e formação do povo de Deus.

TRANSCRIPT

Page 1: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

NÚMERO 154- ANO XIII - JULHO D E 2011 - PARÓQUIA SÃO CARLOS B O R R O M E U

LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ - www.paroquiasaocarlos.org

O Jornal de Informação eFormação do Povo de Deus.

Guilherme Júnior, filho de Guilherme e Laiane.

Tudo é possível ao que crêMc 9,23

E porque acreditamos,Hoje nossa Paróquia

celebra mais um aniversário!

Porque amamos o Senhor,Temos a coragem

necessária para ajudar naconstrução de Seu Reino!

Porque colocamos os donsrecebidos à disposição dosirmãos, o Senhor nos cumulade bênçãos e nos torna fortespara enfrentar os desafios!

Parabéns, Paróquia SãoCarlos Borromeu!

Parabéns a todos nós quesomos Igreja, que fazemosparte destes 79 anos deevangelização!

Editorial

Page 2: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 02O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Diretor Espiritual: Pe. João BoscoJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:3261-4372, Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, SimonePároco: Pe. João BoscoAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500

EXPEDIENTE

HOMENS EM ORAÇÃO

O Terço dos HomensO Terço dos HomensO Terço dos HomensO Terço dos HomensO Terço dos HomensUm belo silogismo

Pessoas há que falam coisassem segunda intenção e, naverdade, suas ideias ficam gravadaspara a posteridade. Assimaconteceu com um velho e sábiosacerdote, cujas ideiasinfluenciaram muitos jovens quetiveram a felicidade de tê-lo comodiretor do colégio onde estudaram.

Seu nome: Padre Questor, de saudosa memória egrandes recordações.

É de se lembrar uma colocação sua em que diziaser o maior dos silogismos. Atrevo-me em recordarque silogismo é, quando de duas proposições fortes,surge uma terceira, que é a conclusão.

No silogismo do padre Questor, a primeiraproposição era a grandeza do poder e do amor deDeus; a segunda proposição era uma sugestão deJesus Cristo; e a conclusão foi a coroação de NossaSenhora como rainha do céu e da terra.

E o padre Questor explicava que, após aressurreição, tendo Jesus estabelecido os critériospara a organização da Igreja aqui na terra, antesda vinda do Espírito Santo, logo após a assunção,em seu primeiro encontro com o Pai, assim Ele seexpressou: Meu Pai, há uma pessoa que mereceser trazida para junto de nós, do jeito que ela vivelá na terra, com seu corpo, sua alma. Esta pessoa éMaria, aquela que o Senhor incumbiu de me gerar,me criou e ficou de meu lado até minha morte.

E o padre Questor continuava: O Pai viu que Jesustinha razão. Percebeu que, através de Maria, o planode salvação da humanidade seria continuado com aintervenção dela que, como mãe, sensibilizariamuitos corações. E Maria tornou-se a grandemensageira de Deus Pai na obra da salvação.

No decorrer da história da humanidadeconstatamos esta realidade. Não como um silogismo,como dizia o padre Questor. O certo é que com aintervenção de Maria na história dos homens, seusapelos para aconversão, através daoração, têm sido umaconstante como emFátima, cujasaparições pedindo areza do terço são umalerta para nós.

Esta é umamensagem doshomens em oração,dos homens do Terçodos Homens querezam atendendo opedido de NossaSenhora em Fátima:“QUERO QUE REZEMO TERÇO ....”

(ABR)

Conhecendo a Legião de MariaSolenidade Legionária

Passeio AnualO Passeio Anual vem desde

os primeiros dias da Legião,lembrando que o primeiroalistamento dos legionários deMaria realizou-se no dia7 de setembro de 1921.Portanto, já contamos90 anos de Legião deMaria no mundo.

Segundo o Manual daLegião (cap. 30), esta solenidade não éobrigatória, mas recomendada. Podetomar a forma de excursão,peregrinação ou festa ao ar livre.

Este ano as duas cúrias se uniram efizeram juntas o Passeio Anual, no dia19/06/11.

Seguindo a pé até o sítio do pai daslegionárias Maria Júlia e Cândida, o grupocontou com 21 legionárias e 06 crianças,

que rezaram, cantaram e passearam pelo sítio.Foi um passeio muito bom e que

proporcionou maior integração entre aslegionárias.

Cúria Nossa Senhora de Misericórdia eCúria Mater Christii

História de MariaFoi em 1874 que, durante três meses,

pisaram o chão duro da estrada deJaboticabal a Aparecida. Mas não foi emvão. Gertrudes Vaz trazia sua filhinha, cegade nascença, que queria visitar NossaSenhora. Trazia no coração a esperançade que a Mãe Aparecida estenderia suamão, concedendo-lhes grande proteção!

Quando já estava perto do local, ocoração bateu mais forte e a meninagritou: “Mamãe, mamãe, que bonita é a capela!”E, na alegria sem medida, foram rezar eagradecer, aos pés da Santa, tão grande dádivado céu!

Como é bom saber que, ainda hoje, muitossão curados como aqueles do Evangelho. E tãotriste é saber que há olhos que não querem vere, porque recusam o amor, não podem enxergaras maravilhas do Senhor, nem valorizam o domda vida.

Bendito é o Senhor que nunca seesquece de nos dar o seu amor!

Como é bela a sua palavra; como ébom o nosso Deus, que nos fala comtanto amor!

Que maravilha é a sua palavra, quegera vida e harmonia e a ninguémexclui de seu caminho!

Não foi fácil uma caminhada comoa de D.Gertrudes e sua filha a Aparecida.

Mas elas caminharam destemidas, confiantesna palavra de Deus!

O discípulo e missionário está sempre aaprender. E pergunta com coragem diante dasdificuldades: o que o Senhor faria?

Com os olhos da sabedoria, acolhamosJesus e nos deixemos conduzir pelo seu olharmisericordioso, livrando-nos da cegueira e noscurando da falta de amor. Assim, libertados,seguiremos o seu caminho.

Dona Zé

A Associação Cuca Legal, através do Projeto Karatê, promove

o II Campeonato de Karatê de Lagoa da Prata, no dia 07/08/

2011, no Poliesportivo Francelino Pereira, a partir das 08:00 horas.

O evento conta com a participação da Secretaria Municipal de

Esportes e da Federação Mineira de Karatê de Semi-Contato.

A Associação desenvolve o Projeto de Karatê há três anos e,

desde então, tem participado de competições regionais, sempre

obtendo bons resultados. Agora será a vez de receber os atletas

da região para um evento local. A população está convidada para prestigiar o evento e

conhecer um pouco mais do esporte. Entrada franca.

Eliana M. Delfino

Voluntária da Associação Cuca Legal

II Campeonato de Karatê de Lagoa da Prata

Page 3: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 03O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 4: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus JULHO / 2011 - Página 04

REGIÃO PASTORAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS

ACONTECEU1° Grande Encontro de Jovens

Nos dias 11 e 12 de junho, cerca de 70 jovens(encontristas e visitantes) participaram do primeiroGrande Encontro de Jovens da Região PastoralSão Francisco.

Agradecemos aos casais e aos jovens de SantaMaria de Itabira e a todos os paroquianos, quenão mediram esforços para a realização doencontro.Festas Juninas. Dia 18 de junho, a comunidade Nossa Senhora

das Graças se reuniu e realizou uma grande festaem honra a Santo Antônio, São João e São Pedro.Teve quadrilha muito bem organizada pelos jovense diversas brincadeiras, das quais todos participaram.

. Dia 24 de junho, a comunidade São João Batistacelebrou seu padroeiro. A festa iniciou com a SantaMissa, bem em estilo sertanejo. Logo em seguida,

casamento na roça, quadrilha e comidas típicas.. E no dia 06 de julho foi a vez da comunidade São Paulo, iniciando com a

Santa Missa e, depois, muita festa, música e diversão.Festa de Corpus Christi

Foi realizada com o envolvimento de crianças,jovens e adultos de todas as comunidades que, desdeàs 05:00 horas, se reuniram para enfeitar, de formacriativa, as ruas e a nossa matriz.

Pelo segundo ano consecutivo, nossa RegiãoPastoral celebrou a festa de Corpus Christi com intensaparticipação dos fiéis. Após a missa, durante a

procissão, toda a comunidade pode vivenciar uma reflexão ministrada por PadreTiago, intercalada por cânticos, num verdadeiro clima de oração.

Festa de Nossa Senhora do CarmoDe 04 a 10 de julho, a comunidade Nossa

Senhora do Carmo celebrou sua padroeira. Tivemoso Terço dos Homens com a participação de todasas famílias, Adoração ao Santíssimo e Missa em honraà padroeira, barraquinhas com show de prêmios,boa música, comidas típicas e almoço deconfraternização.

3º Encontro de Formação e EspiritualidadeDia 11 de julho, no Salão São Francisco.Tema: Ministério da Coordenação e perfil e missão dos Conselhos de

Evangelização.Só alcançamos os objetivos propostos pelo encontro devido ao envolvimento

e participação de todos.VAI ACONTECER

Primeiro Arraiá do ChicoPróximo dia 23 de julho, a partir das 19:00 horas, ao lado da Matriz São

Francisco.“Vai acontecê uma festança muito animada. Ocê num podi perdê!Vai tê quadria, casamento na roça, canjica, bolo, doce i muito cardo bão!Vamo nos diverti i ajudá a cobrir nossa igreja rapidim!Nóis si incontra lá, viu!”

Para ter acesso às notícias e fotos de tudo que acontece em nossa RegiãoPastoral, acesse o nosso blog. Veja as fotos, leia artigos e reflexões de PadreTiago e deixe seu recado em nosso mural.

www.psfranciscodeassis.blogspot.com

O mês deagosto seaproxima. É ummês dedicado àreflexão sobre asvocações em geral.A própria liturgiados domingos dá otema principal dareflexão emeditação trazidapara alimento dopovo de Deus. Ema g o s t o ,comemorarmos as

diversas vocações:. no primeiro domingo é o dia das

vocações sacerdotais;. no segundo domingo, temos o Dia

dos Pais. Devido a esse fato, nesta dataé comemorada a vocação matrimonial;

. no terceiro domingo recorda-se avocação à vida consagrada - religiosos,religiosas, consagradas e consagradosnos vários institutos e comunidades devida apostólica e também nas novas

comunidades;. no quarto domingo é comemorado

o dia da vocação do cristão leigo, tantona sua presença na Igreja, comotambém em seu testemunho nos váriosambientes de trabalho e vida. Por issocelebra-se neste domingo o Dia doCatequista.

A palavra vocação vem do latim“vocare”, que significa chamar. Deus éaquele que chama o ser humano.Chama-o à vida, ao seguimento deCristo, ao serviço na Igreja, isto é,vocação humana, vocação cristã evocação eclesial.

A vocação, entendida comochamado de Deus, leva-nos a descobrira sua dimensão de serviço. Não existechamado sem um objetivo específico.Quando Deus chama alguém é porquetem algo maior a realizar, algo muitoimportante a lhe confiar. E esse algo ésempre em favor de outros.

Isto torna a vocação um chamado eum desafio para o amor. Há alguém que

Vocação: um desafio para o Amor! (1ª parte)

chama; deve haver outro que escuta eque responde. A vida de todo serhumano é um dom de Deus. "Somosobra de Deus, criados em Cristo Jesus”.Somos, portanto, obra inacabada.Existimos, somos, nos movemos,vivemos, pensamos, amamos, nosalegramos, sofremos, nos relacionamos,conquistamos nossa liberdade diante domundo que nos cerca e diante de nósmesmos. Não somos uma existêncialançada ao absurdo. Somos criaturas deDeus. Somos todos, sem exceção,“vocacionados”. Não existe homem quenão seja convidado ou chamado por Deusa viver na liberdade e no amor, quepossa conviver servindo a Deus atravésdo relacionamento fraternal com osoutros.

Não existe um serviço cuja finalidadenão seja voltada para o outro. Os pais,professores, padres, religiosas, padeiros,médicos e tantos outros exercem suasatividades para quem? Ninguém exerceuma função só para si. É bem verdade

que toda missão, toda profissão, estáservindo alguém. Seria muito esquisito,e até ridículo, se um pintor fizesse umalinda obra de arte e a colocasse no seuquarto para ficar admirando-a eorgulhando-se dela o tempo todo. Seanalisarmos bem, a maior parte do nossotempo é “gasto” em função dos outros.Mas isso só depende de cada um de nóstornar o agir diário, uma missão deserviço.

Em todas as escolhas encontramosDeus, que chama direta e pessoalmente,pela mediação de fatos eacontecimentos ou pelas pessoas. Deustoma a iniciativa de chamar. Ele escolhelivremente e permite total liberdade deresposta de cada um de nós. Deuschama em vista de uma missão de serviçoao povo. Logo, vocação é o encontrode duas liberdades: a de Deus quechama e a do homem que responde.

José Luciano Soares -1º Ano de Teologia

Seminarista de N. Diocese de Luz

Entre o não e o sim— Mãe?— Hã?— Eu quero ir na casa da Maria

Eduarda...— Agora não, Carol...— Eu queeeero, sim, mãe!— Já disse que não, filha!— Mas eu queeeeeeeroooooooo!— Mas não vai, já falei!— Ah, cê não manda em mim, tá?— Carol! Que vergonha! Olha a

visita! O que a tia Sônia vai pensar devocê?

— Ah, então por que cê não deixaeu ir na Duda?

— Porque não!— Então fala por que, uai...— Não interessa, Carol! E cê me

obedeça, viu?— Ah, eu quero ir na Duda! Eu

quero ir na Duda! Eu quero ir na Duda!Eu quero...

— Para, Carol! Eu tô conversandocom tia Sônia. Vá lá pra dentro!

— Não voooouuuu! Eu quero ir naDuda!

— Chega, Carol! Cê tá meirritando...

— Cê que tá, eu quero ir na Dudae cê não deixa... Ah!

— Não fala assim, menina! Não voudeixar e pronto!

— Então, não vou tomar café...— Ah, vai! Cê quer ficar doente,

fraca, quer?— Então deixa eu ir na Duda, que

eu tomo café...— Carol! Já falei que não deixo e

não deixo mesmo!— Cê é ruim, viu? Quero ver se eu

morrer! Cê vai chorar até...— Carol que besteira é essa!

Nossa, que vergonha da tia Sônia...— É mesmo! Se eu morrer não

adianta arrepender, tá? Cê é ruimdemais...

— Carolzinha! A mamãe não éruim... Agora vai lá pra dentro. Tápassando um desenho lindo! Vai lá ver,filhinha!

— EU NÃO QUERO VER DESENHO!DEIXA DE SER CHATA!

— Carol, Carol! A mamãe táperdendo a paciência...

— Pode perder! Eu quero ir naDuda... Deixa, mãe!

— Não deixo. E este assunto tá

encerrado, viu?— Ah, que raiva! A mãe da Duda

não é assim... Ela deixa a Duda iraonde ela quiser...

— Eu não sou a mãe da Duda! E cênão vai, entendeu?

— Então eu não tiro o pijama, nãobrinco, não assisto desenho...

— O quê?— É... Cê não deixa eu ir... Eu

emburro, não dou uma palavra, tá?— Filha, entende a mamãe! Isso

não é hora de ir pra casa dos outros...— Mas eu queeeeroooo!!— Nossa! Olha a cara da tia Sônia!

Ela tá achando você feia, viu?— A culpa é sua, eu quero ir na

Duda, cê não deixa! Cê é a madrastada Branca de Neve, tá?

— Carol, cê agora passou do limite!Olha o chinelo no meu pé. Querganhar umas chineladas, menina?

— Cê não tem coragem de bater...Nunca bateu! Só fala...

— Mas agora, vou bater, Carol. Vailá pra dentro!

— Não vou! Quero ir na Duda! E cêvai deixar, né?

— Filha, cê não é assim! Que feiuraé essa que cê tá fazendo na frente davisita?

— Cê que é malvada, não deixa eufazer o que quero. E sabe o que voufazer se cê não deixar?

— Carol... Escuta! Tá bom, tá bom,filha... Vai na Duda! Mas essa é aúltima vez que você faz isso, tá? Cêsabe que quando eu falo tá falado... Equando eu perco a paciência então...

* Educar é uma das artes maisdifíceis. E a firmeza do NÃO na horado NÃO é fundamental. A criança sabequando um NÃO, facilmente, podevirar um SIM. E quando isso acontece,as coisas ficam insustentáveis! Desdemuito cedo é preciso fazer com queos pequenos compreendam osignificado de um verdadeiro NÃO. Docontrário, os pais vão ter muito quenegociar e quase sempre vão perdera batalha... O NÃO deve ter cara deNÃO e vir sempre acompanhado doseu porquê, ou então corre o risco dequase sempre acabar num triste elamentável SIM...

Marina Alves

SeminaristaLuciano -

Page 5: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 05O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 6: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 06O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

A rotina é uma dascompanheiras maisconstantes de nossacaminhada: com elaconvivemos e dela nosalimentamos. É aladainha das palavrasrepetidas, dos gestosrefeitos, dos caminhosrepercorridos, dastarefas executadas, daspáginas relidas...

Incansavelmente,vamos ao poço de Jacó:descemos o balde,puxamos o balde,voltamos para casa,retornamos ao poço eregressamos para casa...Quantas vezes por dia?Quantos dias por ano?Grande número demulheres nordestinaspoderiam nos dizer oquanto cansam essasidas e voltas em buscade água...

É só substituirmos o

Fazenda Novo Caminho AMOR EXIGENTE

Agir com respeito efraternidade.

Tanto na família comono grupo, este princípioé muito importante,considerando que a maiorlição que podemos deixaré nosso modelo de vida.Ao adotarmos umc o m p o r t a m e n t orespeitoso com osmembros de nossa famíliaou em nosso grupo,buscando umr e l a c i o n a m e n t oequilibrado e fraternal,estamos servindo deexemplo e modelo.C o n s e q u e n t e m e n t e ,fortalecemos a nossaautoridade para exigir dooutro o respeito quemerecemos.

O Amor-Exigente visaqualidade de vida. Osprincípios éticos sãonorteadores de nossascondutas ecomportamentos. Elesinfluenciam aqueles quenos cercam,proporcionam crédito aonosso trabalho econtribuem para osucesso de nossospropósitos. Aqueles queprocuram pelo AE,acreditando na proposta,começam a buscar umavida com qualidade.Através dos princípioséticos aprendemos arespeitar mais a dignidadede todas as pessoas,fazemos uma autocrítica eanalisamos ocomportamento denossos familiares de umaforma mais madura, maisamável, buscando aharmonia dentro de casa.

Os seis primeiros

Bom dia, rotina!poço de Jacó por nossoemprego, nossas tarefase compromissos repetidosque, também nós, nosdeparamos com a bemconhecida rotina.Sentimo-nos eternossamaritanos esamaritanas. Ficamos coma impressão de girar novazio, de pensar queamanhã será a mesmacoisa...

Poderia, porém, nãoser a mesma coisa se nóstivéssemos a capacidadede detectar a presençade alguém querendo semanifestar em nós,tentando conversarconosco, caminhar, viver,trabalhar, sofrer e amarconosco.

Bom mesmo é valorizaros lugares onde pisamos,é ler os acontecimentose os sinais dos tempos, éprestar atenção às

7º Princípio: Tomada de Atitude Princípio Ético

princípios, trabalhados noprimeiro semestre do ano,nos mostram a realidadee nos preparam para,neste mês de julho,termos a coragem daTOMADA DE ATITUDE.

É hora de ação, demudança!

Já vimos que algoprecisa ser feito,portanto, é essencial anossa tomada de atitude:é o ponto de partida paramudar o rumo ereorientar minha vida.

Quem não se dá valore não valoriza os outros,vai se tornandoprepotente, arrogante,cheio de si. É como umcacto (sempremachucando os outros).

Precisamos trabalharnossa autoestima, ter oego sob controle e trataras pessoas com respeito.É um trabalho que dura avida inteira.

Primeiro temos quereconhecer que estamosnuma situação difícil... nãonegar este sentimento.Também não podemoster medo dos reflexos quenossa atitude pode gerar,da reação do outro.

Sofremos muito poraceitar situações que nosmagoam. Não adiantaficarmos sempre ouvindoe continuar com a mesmapostura. Precisamos traçarnossos objetivos, teratitude positiva, corajosae perseverante.

Atitude corajosa é terconsciência de que somosnós os autores de nossavida, que temos poder eobrigação de transformartodo aprendizado errado.

Se eu tomar uma

atitude pensando nooutro: FRUSTRAÇÃOCERTA.

Se eu tomar atitudepensando em mimmesmo: REALIZAÇÃO,pois só podemos mudar anós mesmos, maisninguém.

É poder dizer apósprofunda reflexão: teamamos meu filho/marido, mas não vamosmais aceitar o teuc o m p o r t a m e n t oinadequado.

Tomada de atitude éassumir o controle denossa vida. Nossasatitudes não nasceramcom a gente: sãoaprendidas, desenvolvidaspor nós ao longo dotempo.

Temos o direito dedizer: “não, não posso,não quero, dessa veznão”.

Ninguém tem o direitode nos explorar.

Combustível datomada de atitude:P E R S E V E R A N Ç A .Velocidade não é tãoimportante. O importanteé o comprometimento/compromisso com osobjetivos traçados.

Muitas vezes asdificuldades nos paralisam.Mas o problema nãoparalisa: ele só aumenta,tornando a solução maiscomplicada e difícil.

É preciso decidir, agir,cumprir seu dever e suamissão.

O sucesso éconsequência do esforço.

Janayna A. Souza

pessoas que convivemconosco ou queencontramos por acaso.

Qualquer lugar podeser para nós o poço deJacó; qualquer pessoaou acontecimentopode nos trazer apresença de Jesus. Elenos revelará as verdadesque precisamos saber enos motivará a deixar deandar por aí sem eiranem beira.

Por isso, bom dia atodas as rotinas domundo que, apesar demuitas vezes noscansarem, podem nosproporcionar oencontro com o Deusda novidade e da vida!

(inspirado em Jo 4,5-42).

Amarilton Vieirados Santos

Associação Beneficente Obra de Maria e São Miguel ArcanjoA Associação Beneficente Obra de

Maria e São Miguel Arcanjo é uma famíliaque há nove anos busca transformar afé em obras, auxiliando outras famíliasmais necessitadas. Além da sopa, que édistribuída de segunda a sexta-feira,ajudamos as famílias com tudo o que aquichega: roupas, móveis usados,alimentos, verduras, pães, enfim tudo,tudo mesmo que chega e pode seraproveitado! Além de auxiliar noalimento do corpo, também buscamosalimentar a alma de todos, mostrandoque a oração pode transformar vidas,

transformar famílias e que, sem Deus, não somos nada!Contamos com a ajuda de muitas pessoas e temos certeza de que é através delas

que acontece a providência divina. Por isso colocamos todos esses doadoresdiariamente em nossas orações. Agradecemos de coração a parceria e a fidelidadede cada um, pois todos fazem parte dessa família e contribuem para a continuidadedessa obra.

Na Associação temos Cenáculos Marianos (adulto, infantil e jovem), novenas e,agora, temos a graça de toda primeira e terceira quinta-feira do mês, adoração aoSantíssimo Sacramento, aqui na sede da Associação.

Celebração da Santa Missa presidida porPe Tiago na Associação Beneficente Obra

de Maria e São Miguel Arcanjo.

Page 7: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 07O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

“Amar é o mesmo que exercitar-nosna simplicidade.

O amor não complica, porque seuúnico desejo é resolver.”

(Padre Fábio de Melo)

Enquanto a vida passa, ela observa,acompanha e fantasia suas própriashistórias. Enquanto amargamos nossascorrerias, desencontros e as infindáveisexperiências de vida, ela apenasvislumbra tudo, na simplicidade de seuolhar e na singeleza de seus gestos. Suapresença na família se tornou quase um“sacramento”, como alguém que sinalizahumildade e perseverança em meio atantos desafios de sua história. É donade seu próprio espaço, mas nele reservalugares especiais para aqueles quemotivam a sua razão de viver. Aprendeucom o tempo que cada “pedaço de vida”precisa ser saboreado calmamente, semalarde, pacientemente.

E é saboreando a simplicidade deseus dias que Maria Aparecida Pedrosa,a Cidinha, 51 anos, tem ensinado a todosque convivem com ela o grandeexercício do amor. Filha de Dona Pinha(Olímpia) e do saudoso Antonio Pedrosa,divide com sua família seu incrível livroda vida. Juntamente com os irmãos maisnovos Roberto, Rubinho e Valéria,sempre puderam vivenciar um lar repletode carinho, alegria e muita cumplicidade.Por ser a primeira filha do casal,experimentou também todas asdificuldades do início da família. A primeiradelas veio com o seu nascimento, já queCidinha nasceu com paralisia infantil erequereu, obviamente, um cuidadomaior por parte dos pais que, por“providência divina”, sempredemonstraram enorme capacidade paralidar com tal situação. Por outro lado,Cidinha também jamais deixou-se abaterdiante de sua limitação. Ajudava a mãenas tarefas de casa, no cuidado com osirmãos ou onde quer que precisassemde sua ajuda.

Com a juventude, veio também anecessidade de servir a Deus e aopróximo. Participou ativamente do

LIÇÕES DE VIDACidinha: Cultivando o dom de eternizar o amor na família

Por que plantar?A Campanha da Fraternidade de

2011 chama a atenção para a obrada criação. Vamos nos dedicar aoplantio de árvores.

A escolha adequada das árvoresdo seu jardim, sítio, rancho oufazenda é de importânciafundamental. Se não por outromotivo, pelo simples fato de que elaslhe farão companhia por uma porçãode anos. Antes de mais nada, épreciso gostar do jeito delas.Apreciar o visual da árvore.Determine também a finalidade queela terá de cumprir. O que é que vocêpretende? Sombra, privacidade ousimplesmente decorar? Para cadafinalidade, existe uma espécieadequada. Ao plantar, considere oseguinte:

· A região em que a árvore seráplantada e se adapta ao clima?

· O porte da árvore que melhorse ajusta ao local.

· O espaçamento entre umaárvore e outra, ou entre a árvore eas edificações.

· Considere as dimensões da

serviço vicentino através dasconferências São Geraldo e SantoAgostinho, além de encontros de oraçãonas casas das “irmãs de caridade”. E atémesmo de encontros realizados emIguatama e Itaúna. Viveu sua juventudede maneira saudável, alegre, semprerodeada de amigos, sendo para todosuma confidente fiel.

E foi graças às amizades sinceras, oapoio de familiares e, especialmente, desua mãe, que Cidinha pôde superar amaior de todas as perdas em sua vida: ofalecimento do pai Antônio Pedrosa. Eracena comum vê-lo carregando a “suaCidinha” na garupa da bicicleta. Ele alevava para passear, para rezar ou paraqualquer lugar que a filha pedisse.Certamente, pela intensidade com queo pai viveu sua abençoada missão nestafamília, sua ausência foi dolorosa paratodos, tanto para a esposa e filhos,como para os sobrinhos, irmãos e todosque conviviam com ele.

Mas a vida seguiu, os irmãos foramcrescendo, alguns se casaram, a famíliaaumentou, vieram os sobrinhos e aalegria voltou a reinar neste lar. Nossobrinhos, Cidinha encontrou um novoardor em viver. Ama-os intensamente,aconselha, dá carinho e permanecesempre em oração por toda a família.Quando vêm as “tempestades”, ela sedesdobra em oração e sacrifício portodos.

Cidinha tem suas ações limitadas, masjamais deixa de lado o seu propósito defelicidade. Cultiva uma vaidade saudável,sempre cuidando do corpo, dos cabelose das unhas. Mas isso não a distancia deapreciar também as coisas simples da vida:não perde suas novelas da tarde; éexpectadora assídua da Canção Nova,especialmente dos programas do PeFábio de Melo, que ela tanto admira;gosta de assentar-se em sua cadeira, nacalçada, e aguardar os amigos e familiareschegarem. E eles sempre estão ao seuredor.

Ela faz da simplicidade de seus diasuma grande lição de amor à família e àvida. “É pessoa de personalidade forte.Mesmo com todas as suas limitações, éa mais forte da família, emocionalmentee até fisicamente, já que por raríssimasvezes vai ao médico. É a coluna quesustenta todos nós”, define emocionadaa cunhada Cristina.

De fato, a grande arte de amar estána capacidade de olhar o outro comcaridade e amor. E as palavras do PadreFábio de Melo definem bem a missãodesta amada filha de Deus para suafamília: “Você pode até dizer que nãoentendeu o que eu lhe disse. Mas vocêjamais poderá dizer que não entendeucomo eu te olhei.”

Claudinei Rezende

O mundo precisa de vocêComo conservar a paz? Aquela paz que nos atinge desde a luz dos olhos

até o interior da alma?O descontentamento costuma nos invadir mesmo em momentos de

alegria. Quase sempre estamos apreensivos, com medo de que a alegria dehoje termine no dia de amanhã.

Não adianta tentar fugir das circunstâncias: sempre teremos problemas,desertos para atravessar, desafios, escuridão, misérias, desilusões. E, nessesmomentos, precisamos estar atentos, pois também nas dificuldades eprovações podemos encontrar sentido para viver. Quando estamosfrustrados, aprendemos a valorizar os pequenos e breves momentos de paze de felicidade.

A vida, na sua realidade nua e crua, assusta! Por isso muitos preferemdesistir, trocando a realidade pela ilusão, embriagando-se ou se drogando.Ficam desesperados com a responsabilidade de olhar, todos os dias, noespelho da própria alma. Precisamos mudar o foco da nossa visão quando odesespero vier. Quando os problemas parecerem gigantescos, não devemosfugir, buscar desertos ou nos escondermos de nós mesmos, saindo darealidade através de entorpecentes. Devemos voltar os olhos para o céu epedir forças a Deus para vencer, de cara limpa, cada desafio. Caso contrário,ficaremos mascarando nossos problemas com atitudes infantis eirresponsáveis, incapazes de nos conceder descanso para o corpo e libertaçãopara a alma.

Peça a Deus sabedoria, seja ousado, acredite. Tudo pode ser diferente."Ventos adversos podem nos levar para frente, basta aprender a manejar oleme". A rota pode ser definida pelas nossas mãos; a água do mar nãodeixa marcas no caminho percorrido, o que passou ficou no passado. Maisdo que pedir perdão, preciso aprender a perdoar a mim mesmo. Muitasvezes supervalorizamos nossas atitudes negativas, e isso impede que nostornemos pessoas melhores. Não importa onde você estava, não importaonde você está, mas, sim, para onde você está indo. Poucos conseguemlapidar o que há de melhor em si mesmo por se prenderam à imagemnegativa. Não conseguem ver o que de bom existe dentro da alma; nãocuidam da semente do amor que, sufocada, acaba morrendo.

Nas empresas, nas escolas, nas ruas, nas igrejas, enfim, em todos oslugares, temos necessidade de pessoas que façam a diferença, especialmentede pessoas honestas que assumam o governo e os cargos públicos comresponsabilidade e amor ao próximo. Precisamos de pessoas que não sedeixem corromper pelo dinheiro, que saibam valorizar cada centavo dosmais humildes e carentes, daqueles que talvez nem saibam de seus direitose acabam pagando, até mesmo com a própria vida, pela irresponsabilidadede alguns representantes do povo.

Fala-se muito de desesperança, de destruição do meioambiente, do fimdas leis naturais do universo. Se o mal anda tão presente em nosso meio éporque está faltando quem represente o bem. Está na hora de deixarmos deser omissos ...

Luiz E.CalazansParóquia São Sebastião

copa quando adulta, e não nomomento do plantio.

· Aproveitar a árvore comobarreira natural contra ventos, nestecaso qual a melhor localização.

Veja a importância de umaárvore. Aqui em Lagoa da Pratapredomina o plantio de SIBIPIRUMA.Uma sibipiruma sozinha transpira, noverão, cerca de 400 litros de águapor dia. Isto equivale ao efeitorefrescante proporcionado porquatro aparelhos de arcondicionado, funcionando o tempointeiro, 24 horas por dia.

Como se não bastasse, umaárvore ainda proporciona sombrapara você, abrigo e alimento parapássaros e pequenos animais; podedar privacidade à propriedade,reduzir barulho e poeira, tornar asua rua e a sua casa ainda maisaconchegantes e bonitas.

Plante uma árvore. Você só tema ganhar.

Geraldo Diniz BorgesComunidade

Nossa Sra. de Fátima

Page 8: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 08O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

PARA AMAR, SÓ TENHO HOJE

Realizamos neste ano, como de costume, nossa festa junina. É um eventoque tem como objetivo principal comemorar o aniversário da comunidade.Um grupo de jovens da paróquia, o MLC, se dispôs a nos ajudar com aquadrilha. Eles mesmos tiveram a iniciativa de marcar os ensaios. Dentreeles havia uma jovem que nos chamava a atenção pela espontaneidade ealegria. Muito conversada, chegava de moto, vindo da academia. Compareceuna festa com os outros jovens, participou da dança conosco. Seu semblantese tornou familiar. Cinco dias depois do nosso evento, voltando de outrafesta com mais cinco pessoas em um carro, sofreu um acidente. Três jovensmorreram na hora, e ela veio a falecer dois dias depois, com 21 anos deidade.

Esta menina passou por nossa vida muito rapidamente, como umpassarinho. Quando soube da notícia, me perguntava: será que cumpri meupapel na vida desta menina? Será que nossa festa lhe deu a oportunidadede experimentar o amor? Sentia que não poderia ter perdido oportunidadede lhe comunicar o amor de Deus, pois não teria outra chance. Esteacontecimento resgatou em meu coração, com muita força, este pensamentode Santa Teresinha do Menino Jesus:

“Minha vida é um brevíssimo segundo.Minha vida é um só dia que escapa e que me foge.Tu bem sabes, oh meu Deus,Para amar-Te neste mundo, não tenho nada mais que hoje.”

As pessoas passam pela nossa vida todos os dias. Encontramo-noscotidianamente com pessoas que talvez jamais reencontraremos. Nesta vidatão breve, nestas horas que passam tão depressa, o que Jesus pede denós? Recordemo-nos de sua palavra:

"Quem crer em mim, do seu seio jorrarão rios de água viva" (Jo 7,38).As águas de um rio seguem seu curso sem cessar. Avançam com muita

força para alcançar seu destino. Do nosso interior jorra um rio de água viva.Esta água é a própria presença do Espírito Santo, que é amor. Do nossocoração jorra, com muita abundância, um rio de amor que não cessa. Épreciso deixar que este rio se derrame! Não podemos contê-lo! Nossa missãoé amar e amar a todos os que passam por nossas vidas, mesmo que passemrápido como um passarinho arisco a voar! É preciso deixar marcas de amor,cumprir nosso papel na vida das pessoas, pois nossa vida é apenas umbrevíssimo instante. E as frações mínimas deste instante assumem um valorinfinito, eterno, se amarmos.

A vida daqueles que nos cercam também é breve, e não podemos deixarque passem por nós sem ser tocados, mesmo que de maneira simples esilenciosa, pelo amor que em nós habita.

Que a consciência da brevidade desta vida nos ajude a valorizar o momentopresente para nele amarmos com todo o coração. A vivência do amor, aquina terra, antecipa para nós o céu, onde o amor 'será tudo e todos'.

LudmilaComunidade Católica Árvore da Vida

No dia 25 de junho, o sítio de Roberto eMarlúcia se tornou um verdadeiro “arraiá” paracomemorarmos o 2º aniversário do ProjetoAprender com Jesus. Além das crianças,fundamentais para a existência desse projeto,contamos com nossos queridos Padres João eTiago e do grande amigo Padre Marcelo que,com todo o carinho, veio de Bom Despachoexclusivamente para recordarmos osinesquecíveis momentos que passamos juntos.

Também estiveram presentes, vários pais emonitores. Até o prefeito Divininho marcoupresença. Teve casamento na roça, quadrilha ediversas brincadeiras.

A Deus, damos graças por cada criança epelos amigos que deixaram marcas em nossoscorações nesses dois anos de Projeto Aprendercom Jesus. Que Ele nos abençoe para quepossamos nos doar cada dia mais, ajudar asfamílias, preparar nossas crianças para cresceremorientadas na fé e serem pessoas de bem.

Os encontros acontecem aos sábados, acada 15 dias, na Escola José Teotônio de Castro.Retornaremos nossas atividades no dia 06 deagosto, no horário de 10:00 às 11:30 horas.

Agradecemos à Diva, diretora da Escola JoséTeotônio de Castro, que nos acolhe e, em suapessoa, agradecemos também à diretoria dasEscolas Jacinto Campos e Alexandre BernardesPrimo, à Zélia do SOS e, de maneira especial, aoPadre João por nosabrirem as portas desuas casas e de seuscorações pararealizarmos nossosencontros emambientes tãosaudáveis.

Aos pais em o n i t o r e s ,companheiros demissão, destacamosque é muito bomcaminharmos juntos.A luta não pode parar,pois nossos pequenosprecisam de nós.

Aos que desejemtrabalhar conosco,sejam bem-vindos. Há

Projeto Aprender Com Jesus:Dois anos de bênçãos para todos nós!

Mudança de hábitosObservando os passarinhos, vi

que haviam se acostumado aacompanhar as crianças no caminhopara a escola. Estavam tão mansosque não tinham medo de seaproximarem. Os alunos nãodavam muita importância para ofato. Eles se divertiam com asbrincadeiras e rodinhas deconversas. Mas os passarinhosestavam lá: todo dia, sempre namesma hora, esperando as portasdas casas se abrirem e as criançassurgirem. Vestidos de uniformeescolar, cada aluno saía de casa coma sua merendeira. Dentro delas,broinhas, bolo de fubá e frutas.Tudo preparado com muito amor ecarinho por seus pais. Tão bom quemuitos não resistiam ao cheiro e aosabor dos alimentos e iam logobeliscando, antes de chegar àescola.

Assim foi durante algum tempo,até que os passarinhos sumiram.Ficava o tempo todo na janela,esperando uma chance para vê-losvoltando. Mas eles não apareciam.As crianças continuavam sua vida,sem ao menos sentirem a falta queeles faziam. Seguiam o caminhomatutino para a escola, como senada tivesse acontecido. Tambémnotei que elas não carregavam maismerendeiras. Tudo o que soube eraque estavam se alimentando nacantina do colégio. Para os pais, eramais cômodo que os fi lhoscomprassem o lanche na própriaescola do que preparar-lhes,diariamente, a merendeira. Porém,o que eles não imaginavam, era queas crianças estavam se interessandomais por frituras, balas erefrigerantes. Coisas que a natureza

sozinha não produz. Só aí pudeperceber que estes alimentos nãoentram na dieta dos passarinhos.Eram os farelos de bolo de fubá e assementes das frutas, deixados paratrás, no caminho da escola, queatraíam tantos passarinhos parabem perto dos alunos. As avesfaziam um alvoroço disputando ospedacinhos no chão. Porém, com amudança de hábitos, os passarinhosse foram e levaram consigo a alegriade uma vida natural e saudável.

Lei anticoxinha Visando melhorar a qualidade de

vida de nossas crianças, desde 2009vige a lei estadual nº. 18.372, quedispões sobre a promoção daeducação alimentar e nutricional nasescolas públicas e privadas. Esta leiproíbe a ingestão de alimentos comaltos teores de calorias, gorduras,açúcar e sal, capazes de causar oaparecimento precoce de doenças,tais como, problemascardiovasculares, diabetes eobesidade.

Vida saudável Uma boa higiene bucal e

alimentação balanceada podemajudar a prevenir o surgimento dedoenças orais. Os alimentos ricosem carboidratos são os principaisresponsáveis pelo aparecimento dascáries na infância. O uso correto deescova e fio dental deve serestimulado pelos pais, sob asupervisão de um profissional. Umestudo publicado recentementeconcluiu que praticar esportesregularmente, não fumar, não ingerirálcool com frequência e ter umaalimentação saudável, podeprolongar a vida por mais 14 anos.

Antônio Carlos Dayrell

muitas crianças para evangelizarmos. Acontribuição e a presença de vocês muitoenriquecerá nossa equipe.

Que Deus abençoe a todos!Eloísia Maria de Melo

Page 9: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO /2011 - Página 09O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Missa, parte por parte

A Missa é o maior tesouro que a IgrejaCatólica possui. Na edição anterior, vimosos Ritos Iniciais, a Liturgia da Palavra, oEvangelho, professamos a nossa fé e fizemosa Oração da Comunidade. Nesta segundaparte, entraremos na LITURGIAEUCARÍSTICA.

Na Missa, ou Ceia do Senhor, o povo éconvidado e reunido sob a presidência dosacerdote, que representa a pessoa deCristo para celebrar a memória do Senhor, arenovação do sacrifício da Cruz.

Pela ação do Espírito Santo, realiza-seum milagre contínuo: a transformação dopão e do vinho no Corpo e no Sangue deJesus Cristo. É o milagre datransubstanciação, ou seja, a substânciaagora é inteiramente o Corpo e o Sangue, aAlma e a Divindade de Jesus Cristo, emboraas aparências sejam do pão e do vinho.

Procissão das OferendasAs principais ofertas são o pão e o vinho.

As demais representam a vida do povo. Acoleta do dinheiro é o fruto da generosidadee do trabalho dos fiéis. A nossa oferta é umsinal de gratidão e contribui para aconservação e manutenção da casa de Deus.Um povo de fé traz apenas pão e vinho,mas no pão e no vinho oferece a sua vida.

O Sacerdote oferece o pão a Deus,depois coloca a hóstia sobre o corporal eprepara o vinho para oferecê-lo do mesmomodo. Ele põe algumas gotas de água novinho, simbolizando a união da naturezahumana com a natureza divina. Na suaencarnação, Jesus assumiu a nossahumanidade e reuniu, em si, Deus e o

Homem. E assim como a água colocada nocálice torna-se uma só coisa com o vinho,também nós, na Missa, nos unimos a Cristopara formar um só corpo com Ele.

O Celebrante lava as mãos, significandoa purificação espiritual do ministro de Deus.

SantoPrefácio é um hino “abertura“ que nos

introduz no Mistério Eucarístico. Por isso ocelebrante convida a assembleia para elevaros corações a Deus, dizendo “Corações aoalto!” É um hino que proclama a Santidade deDeus e que dá graças ao Senhor.

Consagração do Pão e do VinhoO Celebrante estende as mãos sobre o

pão e o vinho e pede ao Pai que os santifique,enviando sobre eles o Espírito Santo. Porordem de Cristo e recordando o que Ele fezna Ceia, pronuncia estas palavras: “Tomai....”

O Celebrante faz uma genuflexão paraadorar Jesus presente sobre o altar. Emseguida recorda que Jesus tomou o cálice emsuas mãos, deu graças novamente e o deu aseus discípulos dizendo: “Tomai... Fazei isto...”Aqui cumpre-se a vontade expressa de Jesus,que mandou celebrar a Ceia.

“Eis o mistério da fé”. Estamos diante domistério de Deus. E o mistério só é aceito porquem crê.

Orações pela IgrejaA Igreja está espalhada por toda a terra

e além dos limites geográficos: está na terracomo Igreja peregrina e militante; está nopurgatório como Igreja padecente; está nocéu como Igreja gloriosa e triunfante. Entretodos os membros dessa Igreja, que está nocéu e na terra, existe a intercomunicação dagraça ou comunhão dos santos. Uns orampelos outros, pois somos todos irmãos,membros da grande família de Deus. A primeiraoração é pelo Papa e pelo Bispo Diocesano,que são os pastores do rebanho. Têm a missãode ensinar, santificar e governar o Povo deDeus. Por isso a comunidade precisa orarmuito por eles.

Rezar pelos mortos é um ato de caridade.A Igreja é mais para interceder do que parajulgar. Por isso, na Missa, rezamos pelosfalecidos.

Finalmente pedimos por nós mesmos,como “povo santo e pecador”.

Por Cristo, com Cristo e em CristoNesse ato de louvor, o celebrante levanta

a hóstia e o cálice. E a assembleia respondeAmém.

RITO DA COMUNHÃOPai NossoJesus nos ensinou a chamar a Deus de

Pai e, assim, somos convidados a rezar o PaiNosso. É uma oração de relacionamento e deentrega. Ao nos abrirmos ao Pai, umaprofunda sensação de integridade e descansotoma conta de nós. Como cristão, fazer avontade do Pai é tão importante para nossoespírito quanto o alimento é para nosso corpo.

Com o Pai Nosso começa a preparaçãopara a Comunhão Eucarística. Ele é recitadode pé, com as mãos erguidas na posição deorante.

A PazApós o Pai Nosso, o sacerdote repete as

palavras de Jesus: “Eu vos deixo a paz, euvos dou a minha paz.”

A paz é um dom de Deus. É o maior bemque há sobre a terra. A paz foi dada por Jesusaos seus apóstolos como presente de suaressurreição. Ela deve começar dentro denós e dentro de nossas casas.

Fração do PãoO Celebrante parte a hóstia grande,

coloca um pedacinho da mesma dentro docálice, que representa a união do Corpo e doSangue do Senhor num mesmo Sacrifício emesma Comunhão.

Cordeiro de DeusTanto no Antigo como no Novo

Testamento, Jesus é apresentado como o“Cordeiro de Deus”. Os fiéis sentem-seindignos de receber o Corpo do Senhor epedem perdão mais uma vez.

ComunhãoA hora da Comunhão merece nosso mais

profundo respeito, pois nos tornamos um sóem Cristo. E sabemos que essa união comCristo é o laço de caridade que nos une aopróximo. O fruto de nossa Comunhão não

será verdadeiro se não melhorarmos a nossacompaixão, paciência e compreensão paracom os outros.

Modo de comungarQuem comunga recebendo a hóstia na

mão, deve elevar a mão esquerda aberta,para o padre ou o ministro colocar acomunhão na palma da mão.

Quando a comunhão é nas duasespécies, ou seja, pão e vinho, édiretamente na boca.

Pós comunhãoDepois de comungar, temos alguns

preciosos minutos em que Jesus Cristo nostem, poderíamos dizer, abraçados.Perguntemos corajosamente: Senhor, quequeres que eu faça? E estejamos abertospara ouvirmos a resposta.

Quantos milagres e quantas curasacontecem nesse momento em que Deusestá vivo e presente em nós.

RITO FINALSeguem-se a Ação de Graças e os Ritos

Finais. Despedimo-nos e é nessa hora quecomeça nossa missão: a de levar Deusàqueles que nos foram confiados, atestemunhar Seu amor em nossos gestos,palavras e ações.

Como receber a bênçãoÉ preciso valorizar mais e receber com

fé a bênção solene no final da Missa. E aMissa termina com a bênção.

Qual a parte mais importante da Missa?É justamente agora a parte mais

importante da Missa: quando ela se acaba,pois colocamos em prática tudo aquilo queouvimos e aprendemos durante acelebração, quando vivenciamos osensinamentos de Deus Pai.

Sempre que possível participe da Missadurante a semana. “Só amamos aquilo queconhecemos”, por isso conheça mais sobrea sua religião, participe, seja um verdadeirocristão, que leva dentro de si o CRISTORESSUCITADO.

Que Deus o abençoe!Maria Elza R.Lacerda

Catequese

Page 10: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 10O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Conceito de Pastoral FamiliarA Pastoral Familiar é a resposta da Igreja às dificuldades da família hoje. É um serviço de

apoio à família para que esta, a partir de sua realidade, possa existir e viver dignamente,crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

O desafio é que cada responsável pela família seja um agente de Pastoral Familiar. Muitospais não estão conseguindo desempenhar o papel que lhes compete diante dos homens ediante de Deus. Assim, o grande desafio é que pai e mãe sejam educadores, formadores de seus filhos, começandopelo exemplo e testemunho. Então, mesmo aqueles que não querem ou não podem exercer um apostolado deevangelização às outras famílias, são desafiados a se prepararem e se educarem para formar, ao menos, a suaprópria família.

Os que respondem ao chamado de Deus para fazer Pastoral Familiar têm que estar numa caminhada de formação,dar um tempo prioritário à Pastoral, ter encontrado e estar aderindo a Jesus Cristo.

As infinitasgraças de Deus

Quando a maturidade ocupa o maiorespaço de tempo de nossas vidas,passamos a ver as coisas de forma bemdiferente. Muito do que a gente viacomo problemas na juventude,passamos a ver como graça, milagresacontecendo todos os dias. Os nossospensamentos, antes muitas vezes vazios,passam a ser fonte de reflexão; nossaspalavras viram quase uma oração, porquepassamos a compreender e a louvar aobra de Deus.

A nossa fonte maior de inspiração ede graças vem da família. Os filhos nosconduzem aos extremos de todos ossentimentos existentes na humanidade.Do sorriso às lágrimas, da serenidade aosconflitos mais profundos, do egoísmo aodesprendimento. E tantos outrosantagonismos que a vida nos ensina acontornar, para que a nossa famíliapermaneça unida por esse laço fortechamado amor.

Mas existe um complemento divino,presente de Deus, quando estamosrumo ao final do percurso: os filhos dosnossos filhos. Faz pouco mais de um anoque recebi o meu primeiro presente.Não pensei que fosse me tocar tão fundoassim. Pensei que o meu amor por eleseria igual ao amor que tenho pelos meusfilhos: inesgotável. Mas é mais... Não seicomo, mas é.

Quando olho nos olhos do meunetinho, vejo todo o sentido da minhaexistência, como se só agora a minhavida fizesse sentido. É como se ali dentroestivessem todos os meus sonhosguardados, minhas palavras não ditas emeus segredos revelados. Renasce aesperança de realizar tudo aquilo queeu poderia ter feito e não fiz. Não que aminha vida tenha sido curta ou o tempopequeno: foi o mundo que não me deuas oportunidades que surgem agora. Esurgem justamente quando ele começaa dar os seus primeiros passos, jádemonstrando uma força diferente noseu caminhar.

Que ele e os outros que ainda virãoachem fácil o caminho para realizar osseus sonhos e os meus, que deixeiespalhados como sementes peloscaminhos por onde passei. Eles, comcerteza, saberão escolher aqueles queirão valer à pena. Eu continuarei, delonge, dizendo glórias a Deus em cadaamanhecer e rendendo graças a NossaSenhora no início de todo entardecer...Além de conversar com os anjos paraque guardem os passos de cada um dosmeus neste vasto mundo.

É assim que eu sei rezar: admirandoa perfeição da obra do Criador eagradecendo, em todos os instantes daminha vida, a maravilha dos presentesque Ele me deu, em especial essenetinho querido, semente fértil deesperança que a minha filha colheu.

Maria do Rosário Bessas

LIVRARIA PAROQUIALPraça Cel. CarlosBernardes, 141.

Fone (37) 3261-1247São oferecidos:

livros, CDs,imagens, cartõesdiversos, artigos

religiosos em geral,papelaria em geral.

Não entre na fila,pague suas contas

aqui.

Eduque sua família na fé.Assine a revistaFamília Cristã

Representante paraassinaturas emLagoa da Prata:

Jair ResendeRua Acácio Mendes, 498 – A. Silva

Em Divinópolis, dia 09 de julho, o encontro deFormação e Espiritualidade para Coordenação daPastoral Familiar da Província de Belo Horizonte.

Estiveram presentes os casais Marcos e Wélida,Enio e Cida (Moema). O encontro contou com apresença do Pe. Moacir Silva Arantes e de DomTarcísio (Bispo Referencial da Pastoral Familiar - Leste2).

Ao final da formação, todos os participantesreceberam o certificado de conclusão da fase I doInstituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar –INAPAF, emitido pela Comissão Vida e Família daCNBB.

Os temas da fase I, que correspondem a 8módulos, falam sobre relacionamento humano eevangelização, fundamentais para a pessoa, paraa aplicação na atividade pastoral e em outroscampos missionários.

Setor FamíliaParóquia São Carlos Borromeu

Aconteceu, no dia 03 de julho, um encontropara Formação de Agentes da Pastoral Familiar– VISÃO GLOBAL - da Paróquia São CarlosBorromeu, no Salão da Comunidade São Pedro.

A formação foi ministrada pelos casais daComissão Diocesana da Pastoral Familiar (Diocesede Luz). Contamos com a participação deLudmila e João Silva (Comunidade CatólicaÁrvore da Vida), iniciando e finalizando com umabela oração. O casal Lelinho e Ângela realizouuma dinâmica envolvendo todos osparticipantes. Foi um momento de descontraçãomuito proveitoso.

Além de toda a equipe da Pastoral Familiar daParóquia São Carlos Borromeu, contamostambém com a presença e o apoio de PadreJoão Bosco, Padre Marcos Tiago, Gaguinho eCássia (música), Sebastião e Eugênia (ParóquiaSão Francisco de Assis), Paulinho (som).

Após esse dia de formação, os agentes daPastoral Familiar darão continuidade ao trabalhode evangelização à família junto com os novosintegrantes.

Formação de Agentes da Pastoral Familiar

Encontro de Formação e Espiritualidade

Page 11: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 11O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

ACONTECEU EMJUNHO E JULHO

Encontro deCasais com Cristo

De 10 a 12 dejunho aconteceu oECC 1ª Etapa. Houve

uma resposta muito positiva dos 31casais participantes. Eles vieram dascomunidades e devem voltar para elas,se apresentando. E a comunidadeprecisa conhecê-los e acolhê-los.

É muito importante a atuação decada um deles na caminhada daParóquia e das comunidades.

19ª Confraternização dasComunidades

Dia 19 de junho, em Arcos. Quemparticipou, gostou muito. Houveapresentações, reflexões, CelebraçãoEucarística presidida por D.Félix e, logoapós, show com o Pe Júlio Gotardo,da Arquidiocese de São Paulo.

Show Católico na Expô LagoaApresentou-se no domingo, dia 26

de junho, uma banda católica que veiode Nanuque, norte de Minas Gerais. Omomento e o local não foramadequados. Havia outras atraçõesacontecendo no Parque de Exposiçõese pouquíssimas pessoas prestigiaram abanda.

Festa de PentecostesA solenidade de Pentecostes

aconteceu no dia 12 de junho. Foi umacelebração bem preparada, com tudofeito com muito carinho. As equipesde liturgia, canto e celebraçãodedicaram tempo para que tudo dessecerto.

Se avaliarmos a participação dopovo, essa foi negativa, muitopequena. Preocupamo-nos em ter umlocal onde todos pudessem seacomodar. Conseguimos umpoliesportivo. Tínhamos a certeza deque a participação seria grandiosa, masnão foi assim.

Festa de Corpus Christi

Aconteceu com uma celebraçãomuito animada e participativa, realizadadia 23 de junho, de frente à IgrejaMatriz. Em seguida, houve a procissãocom bênção do Santíssimo. As ruasestavam ornamentadas com belosarranjos; as residências também forambem enfeitadas, demonstrando ocarinho de todas as famílias.

Festas dos Padroeiros

. A Comunidade São Pedro esteveem festa celebrando seu padroeiro:Missa no dia 29 de junho, adoração aoSantíssimo Sacramento no dia 1º dejulho (sexta-feira), Cine Pipoca no dia02 de julho.

. A Comunidade Sagrado Coraçãode Jesus também realizou a festa dopadroeiro, começando com um Tríduono dia 27. No dia 1º, houve acelebração da Missa e Palmeação doSagrado Coração de Jesus. Oencerramento foi no sábado, dia 02,com Palmeação do Sagrado Coraçãode Jesus e show de prêmios.

Ordenação DiaconalDia 09 de julho aconteceu a

ordenação diaconal de seis seminaristasda Diocese de Luz, em Campos Altos.Dentre eles Keroll, que já trabalhouna Paróquia São Carlos, e Roberto, queestá trabalhando aqui atualmente, etambém o seminarista Denison, quetrabalha na Paróquia São Sebastião.

A paróquia organizou um ônibuspara levar aqueles que quiseramparticipar. Foi uma celebração tranquilae bem preparada. A comunidadeparoquial de Campos Altos acolheu atodos com carinho. Foram momentosde muitas bênçãos de Deus.

VAI ACONTECERAlgumas atividades

. A Vigília e Missa nas quintas-feirasficaram sob a responsabilidade daComunidade São Vicente de Paulo.

. A celebração de batizados no dia24 de julho terá ajuda da ComunidadeSão Judas Tadeu.

. Neste final de semana, dia 16,no Salão Nossa Senhora do Carmo(Paróquia São Francisco de Assis),acontecerá o Encontro de Pais ePadrinhos em Preparação para oBatismo.

Festa de Aniversário daParóquia – 14 a 18/07

Dia 14 de julho começou a Festade Aniversário da Paróquia São CarlosBorromeu, no Centro de Eventos,com a Missa de Abertura às 19:00horas. Todos os dias, após a Missa,temos show de prêmios, música,caldos e refrigerante.

No domingo, dia 17, às 12:00horas, haverá almoço deconfraternização. E à noite, show deprêmios e o grande sorteio de umcarro, moto, bicicleta, aparelho deDVD e batedeira de bolo. A renda serárevertida para a pintura externa daIgreja Matriz e para a continuação dasobras do Centro de Eventos.

As comunidades, movimentos,pastorais e associações estãoenvolvidas nos trabalhos deorganização e execução das atividades.

Na segunda-feira, dia 18, haveráconfraternização das comunidades ecelebração da Missa pelo Bispo DomFélix.

A Paróquia já pediu algunsorçamentos para a pintura da igreja,que deverá custar, aproximadamente,R$ 40.000,00, assim como para asobras do Centro de Eventos. Tudotem sido feito com muita transparência,e os orçamentos estão na SecretariaParoquial à disposição de quem quiserver.

Arraiá do MACDia 23 de julho, o Movimento de

Amizade Cristã – MAC - vai organizarum “arraiá” no Centro de Eventos.

Casamento ComunitárioDia 24 de julho acontecerá o 1º

Encontro de Preparação para oCasamento Comunitário com os casaisinscritos. O local ainda não foi definido.

Atividades da CatequeseAlguns internos da APAC

receberam a Primeira Eucaristia etambém o Sacramento da Crisma, oque é motivo de muita alegria.

E no dia 08 de agosto aconteceráa formação de coroinhas na ParóquiaSão Carlos.

Reunião do CPEA próxima reunião do Conselho

Paroquial de Evangelização – CPE - serádia 26 de julho. A comunidadeImaculada Conceição é a responsávelpor organizar o ambiente e o lanchepara a reunião.

Paróquia São Carlos Borromeu79 anos evangelizando

Celebramos o aniversário. Mas, oque celebrar?

Vamos pensar um pouco em tudo oque aconteceu. No inicio era somente aParóquia São Carlos Borromeu em Lagoada Prata. Depois, a cidade cresceu,criou-se outra Paróquia e, brevemente,será criada a terceira Paróquia. Isso sefaz necessário para que a Igreja possase aproximar mais de seus fiéis.

Para chegar até nossos dias,aconteceram muitas coisas, fez-se uma história, a Paróquia se dividiu emcomunidades formando, assim, a Paróquia como rede de comunidades. Esseé o desejo da Igreja hoje.

A preocupação com a evangelização, os serviços propostos pela Dioceseatravés de assembleias, a diversidade de movimentos, pastorais, associaçõesreligiosas, serviços são as atividades exercidas na Paróquia atualmente.

Quem faz parte desta história? Naturalmente são as lideranças que, desdea criação da Paróquia, em 1932, até a presente data, são comprometidascom a mesma. Várias pessoas, com muita garra, assumiram esta caminhada.Se hoje podemos celebrar o 79º aniversário da Paróquia, foi por causa daluta de muitos leigos e padres que assumiram as atividades, agiram etomaram decisões ao longo do tempo. Com certeza, foi pela garra, amor emuita doação que tudo foi acontecendo.

Se observarmos bem o momento presente, podemos constatar que temosuma grande liderança que faz com que a Paróquia caminhe. Então, por todaesta longa caminhada, parabenizamos as pessoas que diretamenteconstruíram esta história, bem como atodos que fizeram parte dela.Agradecemos a todos que, no passado,trabalharam tanto. Mas, agradecemosespecialmente aqueles que, hoje, fazemcom que a Paróquia seja viva, atuante ecomprometida com a construção doReino de Deus.

A Paróquia faz aniversário. Porém, elanão existiria se não tivesse um povocomprometido. Assim, nossas felicitaçõessão para todo o povo que se comprometecom a caminhada paroquial.

Parabéns, PARÓQUIA SÃO CARLOSBORROMEU!

Parabéns a todos que fazem partedesta história de 79 anos deEvangelização!

Pe João Bosco da Silva - Pároco

Notícias da Paróquia São Carlos BorromeuPe João Bosco da Silva

Page 12: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 12O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Calendário ParoquialJulho

17/07 12:00 h - Almoço de Confraternização - Centro de Eventos18:00 h – Missa, em seguida, quermesse - Centro de Eventos

18/07 19:00 h - Missa (Confraternização das Comunidades) - Centrode Eventos

19/07 19:00 h - Missa na Comunidade São Carlos Borromeu20:00 h - Missa na Comunidade Santa Teresinha

20/07 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:00 h - Missa Comunidade São José Operário20:00 h - Ultreya do Cursilho - Centro Catequético

21/07 Vigilia Eucarística o dia todo – Resp. Com. São Vicente de Paulo18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

22/07 Aniversário natalício do Padre João Bosco19:00 h - Missa na Comunidade São Pedro

22 a 24 Congresso Estadual RCC – Governador Valadares23/07 19:30 h - Arraiá do MAC - Centro de Eventos24/07 10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz – Resp. Com.

São Judas12:00 h – Almoço de Confraternização do MLC

25 a 28 Retiro do Clero25/07 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz26/07 19:30 h - Reunião do CPE - C. Catequético –Resp. Com. Imaculada

Conceição28/07 Vigilia Eucarística o dia todo – Resp. Com. São Vicente de Paulo

18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

31 Encontro Diocesano de Catequese - Centro Catequético

Agosto01/08 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz02/08 19:00 h - Missa na Igreja Matriz – Pia União de Santo Antônio

19:30 h – Reunião dos Ministros da Palavra – Salão São Carlos20:00 h - Reunião dos Ministros da Comunhão – C. Catequético

03/08 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:00 h - Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus19:30 h - Escola Vivencial do Cursilho

04/08 Vigilia Eucarística o dia todo – Resp. Com. São Pedro18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

05/08 18:00 h - Reunião do Apostolado da Oração - Igreja Matriz19:00 h - Missa na Igreja Matriz

06 e 07 Encontro do Movimento de Liderança Cristã - MLC - CentroCatequético

06/08 14:00 h - Encontro de Formação para Catequistas13:30 h - Encontro de Pais e Padrinhos em Preparação p/o Batismo– Salão N.Sra. de Fátima

07/08 Abertura da Semana da FamíliaAprofundamento de Dons – Salão Comunidade São José

08/08 Semana da Família – 1º Encontro20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

09/08 Semana da Família – 2º Encontro19:30 h - Missa na Comunidade N. Sra de Fátima

10/08 Semana da Família – 3º Encontro18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:30 h - Missa na Comunidade São Judas Tadeu

11/08 Semana da Família – 4º EncontroVigilia Eucarística o dia todo – Resp. Com. São Pedro18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

12/08 Semana da Família – 5º Encontro19:00 h - Missa na Comunidade Imaculada Conceição

13/08 Encerramento da Semana da Família – 6º Encontro08:00 h - Reunião do CFE na Paróquia São Carlos Borromeu

14/08 10:00 h - Celebração de Batizados – Resp.Com. N. Sra. do RosárioOBS.: Toda segunda-feira – 07:00 h – Celebração da Palavra – Igreja

MatrizDe terça-feira a domingo - 07:00 h - Missa na Igreja Matriz

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial,

demonstra consciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três

grandes dimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidosna fé, conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantaro Reino de Deus. Com carinho e comprometido com você,apresentamos a prestação de contas da nossa Paróquia e a formacomo é aplicado o dízimo que você entregaPlano Financeiro Paroquial

MÊS de JUNHO/ 2011

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 1.579,261 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 35.554,171.1 Dízimo R$ 15.119,781.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 2.225,001.3 Coletas ordinárias R$ 4.732,341.4 Donativos diversos R$ 5.081,281.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Lugares Santos)1.7 Contribuição das Comunidades1.8 Outras receitas (Empréstimos, Resgate de

Aplicação Financeira, etc...) R$ 8.395,77SOMA (0 + 1) R$ 37.133,43

2 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 36.585,382.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 25.872,342.1.1 Manutenção do culto R$ 1.666,202.1.2 Evangelização R$ 1.219,662.1.3 Manutenção de veículos R$ 955,922.1.4 Côngruas, Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 3.094,252.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 1.755,632.1.6 Casa paroquial R$ 907,662.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 3.937,432.1.8 Despesas com pessoal R$ 12.335,592.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 396,882.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes,

enfermos, encarcerados) R$ 396,882.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 5.061,812.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 3.122,312.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades,

cursos de formação, transporte,aluguéis,etc). R$ 1.939,502.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 5.254,352.4.1 Despesas financeiras e tributárias2.4.2 Despesas gerais R$ 267,002.4.3 Retirada para aplicação R$ 4.842,352.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético R$ 145,002.4.5 Imobilizado R$ 5.254,353 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 548,05

SOMA (2 + 3) R$ 37.133,43Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 548,05

Pe. João Bosco da Silva Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

ORIENTAÇÕES PASTORAISAOS CONGADEIROS

Estamos nos aproximando da época da realização das Festas de NossaSenhora do Rosário, muito notáveis pelo brilho das roupas dos congadeiros,pelo rufar dos instrumentos musicais, pela confraternização das pessoas epela grande afluência de devotos e simpatizantes.

Por isso, penso ser este o momento ideal para retomar duas orientaçõespastorais de suma importância para o bom andamento da festa e oenriquecimento da religiosidade dos fiéis, dado que a natureza fundamentaldas Associações de Congada é religiosa. Por isso, elas não devem ter finspolíticos ou lucrativos, mas um vínculo profundo com as manifestações defé cristã e de devoção do povo ao Rosário.

Suas duas finalidades básicas são: amparar e incentivar todas as formascorretas de manifestação religiosa, cultural e social dos associados, a partirde suas manifestações de fé cristã e de tradições folclóricas relacionadas àFesta do Rosário, sempre em sintonia com as orientações pastorais daIgreja Católica; oferecer recursos humanos, materiais e financeiros queatendam aos interesses e às necessidades primárias dos congadeiros eassociados na realização pessoal e no desenvolvimento integral de cadaum dentro da realidade religiosa e sócio-cultural em que vive.

Dom Félix - Bispo Diocesano

Page 13: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 13O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

DECOLORES por Laura Resende

AniversariantesA família Decolores abraça os aniversariantes do mês de Julho com muito carinho e

desejando muita saúde, paz e felicidade:

Saiba mais sobre as notícias do Movimento de Cursilho.

Na pessoa deSanta Marta

homenageamos,neste mês, ascozinheiras.

“Marta” emaramaico significa“senhora”. Era a irmãde Maria e de Lázaro.Por várias vezes Jesushospedou-se em suacasa. Ela dispensavaao Mestre um carinhotodo especial,providenciando aquilode que ele maisnecessitava. Foi a seupedido que Jesusressuscitou a Lázaro,seu irmão (cf João11,21ss).

A devoção a SantaMarta remonta à épocadas Cruzadas.Originou-se na França,lugar em que, segundocomentam, Marta,Maria e Lázaroterminaram os seusdias.

Santos e Santas de DeusSantos e Santas de DeusSantos e Santas de DeusSantos e Santas de DeusSantos e Santas de DeusSanta Marta

José Osvaldo, Leninha, Ronan, Tamiris (GJ), Edmar, Rodrigo, Joseane (Ricardo), Adélia, Branco, Geni(Reginaldo), Wilson Júnior (GJ), Jaqueline (GJ), Valéria (Paulo), Estefânia, Reinaldo, Arlete, José Maurício,Niquinha, Mirian (Marcos), Maria Elisabett, Edilson, Antônio (Cará), Pe. João Bosco, Carlos Henrique, Majela,Maria do Carmo, Fernando (Aparecida), Edvaldo (GJ), Fátima (Renato), Rossini, Eliodete.

Homenagem aos 79 anos da Paróquia São Carlos BorromeuColcha de Retalhos

Prece dasCozinheiras

Santa Marta deBetânia, hospedeira doSenhor, hoje o povo daAliança canta um hinoem seu louvor.

Sua casa foi o abrigoonde o Mestre repousou.

No calor de um laramigo, Ele as forçasrenovou.

Pão e vinho lheserviste quando suairmã, Maria, vida eternaem alimento, dos Seuslábios recebia.

Reclamaste aausência do Senhorjunto a Lázaro doente,proclamando assim a féno Verbo Onipotente.

Dele escuta apromessa: seu irmãoressurgirá.

E proclama: Tu ésCristo, Deus conosco emti está.

No milagre,testemunha o poder e oamor de Cristo: seuirmão retorna à vida, àpalavra do Senhor.

Que possamoscaminhar com Jesus nafé ardente e contemplara Sua face eternamente.

Nosso abraço atodas as cozinheiras,que fazem do seutrabalho um ato de amor.

Elvira Castroe Iraídes Vidal

No dia 02 de julho, o Movimento de Cursilhosde Lagoa da Prata esteve reunido no Sítio doRoberto e Marlúcia para uma Tarde de Reflexão.

Várias pessoas estiveram presentes nestaatividade, que teve como finalidade o crescimentoespiritual do grupo. O encontro girou em torno deuma dinâmica que refletiu sobre algumas virtudesque precisamos desenvolver para o trabalho na

Nossos pedidos de oração (Alavancas). Nossas orações para a Ultreya do Grupo Nossa

Senhora da Conceição, que será realizada no dia20 de julho.

. Vem aí o Cursilho para Jovens. Vamos colocarem nossas orações todos que irão participar,

trabalhar direta ou indiretamente neste Cursilho.. Os trabalhos para a Ultreya Diocesana estão

a todo vapor. Aumentemos nossas orações paraque a equipe responsável seja iluminada por Deuse possa executar esta tarefa com êxito.

Tarde de Reflexão

Há 79anos, aDiocese deLuz começoua confecçãode umacolcha deretalhos.

Todos osrestinhos de

pano guardados iriam servir.Ao pegar cada pedaço, recordava-se de

pessoas, acontecimentos...Como se cada um tivesse sua história para

contar.No início da costura, percebeu-se que as cores,

à primeira vista, não combinavam. Mas, padrõese desenhos totalmente diferentes se juntaram emplena harmonia.

A colcha está quase pronta. Aindahá espaço para o entrelaçamento demais retalhos. E como está bonita...

Deus, criastes todos os seres diferentes.Ninguém é igual ao outro. Nada de repetição, demonotonia. E não são diferentes só fisicamente:Todos pensam diferente, sentem diferente, agemde forma diferente.

Um completa o outro. Um apoia o outro.Que maravilha é uma “colcha” de tantos seres

diferentes, formando a amada Paróquia SãoCarlos Borromeu.

Cada servo de Deus, que aceitou ser costuradoaos outros retalhos, promoveu a união, afraternidade. Cada um, a seu modo, forma agrande e colorida colcha da unidade nadiversidade.

Parabéns, paroquianos de São CarlosBorromeu!

vinha do Senhor. Somos enviados de Deus para aconstrução do Seu Reino aqui na terra.

A tarde foi coroada com a Celebração da SantaMissa presidida pelo Pároco Pe João Bosco, comum momento Mariano sob a responsabilidade dogrupo de jovens do Movimento de Cursilho e comum saboroso lanche de confraternização.

Foram momentos agradáveis, frutuosos e ricosem espiritualidade

Page 14: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 14O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

A dor de existir“Lembra-te,antes que cheguem os maus dias,e se rompa o fio de prata,e se despedace o copo de ouro,e se quebre o cântaro junto à fonte,e se desfaça a roda junto ao poço ...”(Eclesiastes 12, 1-8)

O ser humano é particularmente marcado pela castração,não só pela morte simbólica que nos retira da condição delagarta e nos transforma em borboleta. Mas também pelamorte biológica que leva amigos, parentes para longe denosso olhar, tornando impossível tocá-los, sentir seu cheiro,ouvir sua voz.

Primeiro lidamos com o impacto da descrença reveladapor nossos olhos, o burburinho de vozes conhecidas. Depois,a dor e o peso do vazio de quem partiu. O nosso inconsciente,como Freud já disse, não conhece o negativo, a morte.Entretanto, é ela que nos retira da pseudocompletude e nosrevela frágeis apesar de toda armadura com a qualrevestimos nosso corpo e sentimentos. Ficamos nus,tatuados pela castração. É necessário um tempo para nosreerguemos, para ficarmos de pé e, assim, poder enfrentarnovo corte. Esse processo é o luto.

Conter essa energia que se esvai exige tempo e consomemais energia, mas esse movimento é necessário pararetornar à vida. Entretanto, não é algo tão ameno, poisenvolve reinvestir em si mesmo, construir um novo projetode vida, ressignificar, dar um novo sentido. Enfim, desejar.

No caso de negar a morte, elaboramos mal o luto epodemos adoecer, cair na melancolia. Além disso, podemostransmitir transgeracionalmente essa dor, os filhosidentificam-se com os pais melancólicos e passam amelancolia para os filhos. Esses conflitos podem gerardoenças psicossomáticas. Então, o sofrimento psicossomáticotem algo de trágico tal qual Édipo, que arranca os própriosolhos para não olhar para o real insuportável do desejorealizado. Este impossível insiste no gozo mortífero darepetição que só a morte real pode fazer cessar. Morte daqual não suportamos saber.

Lembremos que o amor supõe uma perda, umaseparação, uma falha. É em consequência dessa separaçãoque o sujeito pode fazer laço com o outro. E assim suportara vida.

Eliana M. DelfinoPsicóloga e Psicanalista

“As coisas só têm significado quandonós as conhecemos”

Essa frase me marcoudesde a primeira vez quea li quando participei, háalguns anos, do curso devoluntários da APAC(Associação de Proteçãoaos Condenados) deLagoa da Prata. Julgar opassado de pessoas queum dia foram como nós,ou melhor, às vezesmelhores do que nós, émuito fácil. O difícil écompreender a causa queas levaram a se desviar docaminho, cometer crimese causar tanto sofrimentoàs famílias.

Discriminação? Porquê? Afinal, não sabemoscomo será o dia deamanhã. Nossos filhosainda irão crescer, nossosnetos ainda irão nascer...Que família está livre destemal que assola o mundo?Julgamos sem conhecer;falamos sem piedade.

Antes de discriminar,precisamos conhecer eacolher a grande lição queJesus nos deixou: “Amaiao próximo como a timesmo”.

Que amor medíocre éesse que nos embala naemoção de falar mal ejulgar aqueles que, talvez,não tiveram a mesmaoportunidade que nós?

Em uma tarde desábado, me emocionei aoassistir, em canal aberto eem horário de pico, umagrande lição que deveria serseguida por todos: o sériotrabalho desenvolvido peloGrupo Cultural AfroReggae,que tem como visão “a lutapela transformação socialque, através da cultura e daarte, despertapotencialidades artísticasque elevam a autoestima dejovens das camadaspopulares”. Eles não seimportam com quem são enem de onde vieram essesjovens, apenas acreditamem um futuro melhor paraeles.

Um dos assuntos queme chamou a atenção foisobre a empregabilidade.Nestes três anoscompletados em fevereirode 2011, temos 1.904pessoas inseridas nomercado de trabalho, sendoque 855 tiveram algumaligação direta ou indiretacom o mundo do crime ousão ex-detentos que estãocumprindo liberdadecondicional. Todosempregados com carteiraassinada e os direitostrabalhistas assegurados.Antes, bandidos; agora,cidadãos inseridos nomercado de trabalho formal

pelo “Empregabilidade”,através de parcerias comgrandes empresas.Instalado no centro do Riode Janeiro, o escritório doEmpregabilidade écoordenado por NortonGuimarães, 52 anos deidade, 30 na criminalidade,11 preso. “Quando saí daprisão, descobri que a vidaaqui fora era muito maisdifícil. Queria ter uma vidahonesta, mas ninguém medava oportunidade. Nãohá emprego para quemquer mudar de vida. Só hápreconceito”, lembra ele,que está no AfroReggae háquatro anos. Hoje eletrabalha para mudar essarealidade. “Nem sempre foifácil. Na busca porempresas parceiras, vi asportas se fecharem muitasvezes”.

Que as empresas deLagoa da Prata tambémpossam seguir esteexemplo, daroportunidade para aquelesque não souberamaproveitar as chances davida. Que instituições,igrejas e organizações nãogovernamentais possamcriar um novo ambientenos presídios, APAC's efazendas de recuperaçãode dependentes químicos.

Por Cintia Souza

Page 15: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 15O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 16: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 16O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Por Juliana Lacerda

Olá, queridos amigos! Formamosuma comunidade quando estamosunidos a outras pessoas e nos amamos.Essa comunidade, unida pela fé, peloamor e pela esperança, chama-seIgreja. Neste mês, o Cantinho daCriança abre um espaço parahomenagear a nossa Paróquia, quecompleta 79 anos de Evangelização.

A Paróquia São Carlos Borromeu eraapenas uma capelinha onde as pessoascostumavam rezar, no vilarejo chamado São Carlos doPântano. Foi em 15 de julho de 1932 que nossa Paróquia foicriada, antes mesmo que o vilarejo se transformasse na cidadede Lagoa da Prata. Dez anos depois, a capelinha foi demolidapara a construção da Igreja Matriz que conhecemos hoje,porque muitas pessoas iam à capela, e o espaço era insuficiente.

A Igreja somos nós. Portanto, nossa Paróquia precisa daparticipação de todos. Existem muitos movimentos, pastoraise comunidades. Todos nós precisamos contribuir para que anossa Paróquia seja cada vez melhor, oferecendo o seu talentoe o seu esforço. Nós, crianças, não podemos ficar de fora.

A missão da Paróquia é mostrar a todos o caminho doSenhor. Nós, como Igreja, devemos seguir esta missão. Então,vamos nos perguntar: “o que estamos fazendo para mostraro caminho de Deus?”

Nós recebemos de Deus muitos dons e devemos usá-losna construção de seu Reino!

Há quatro anos, foi lançado um livro comemorando os 75anos da Paróquia. Nele nós podemos encontrar muitasinformações, imagens da matriz e da capelinha de muito tempoatrás, explicações, textos e muitas outras coisas sobre a nossaparóquia. Recomendo que todos leiam!

Parabéns, Paróquia São Carlos Borromeu, por seus 79 anosde Evangelização!

Um povo que brilha emUm povo que brilha emUm povo que brilha emUm povo que brilha emUm povo que brilha emsua históriasua históriasua históriasua históriasua história

Brincadeira do Mês

Leve o menino àIgreja, passando pelo

labirinto!

Nós temos uma grande missãoQue deve ser feita com o coração.É levar a palavra de CristoA todo e cada irmão.

O dia 15 de julhoÉ uma data especial.Tem que ter uma grande festaNo aniversário paroquial.

A Igreja somos nósE a Paróquia nós formamos.Vamos mostrar os caminhos de DeusÉ a nossa missão de paroquianos.

Momento de LeituraA igreja somos nós

Quero parabenizar meuprimo Saulo Lacerda OliveiraPedrosa, filho de Elizabete eJosé Olímpio, que foi aprovadono vestibular para Medicina,em Teresópolis.

Parabéns, Saulo! Desejo-lhe muito sucesso e felicidade,que Deus o abençoe sempre!

Juliana Lacerda

Parabéns, Saulo!

Envie uma poesiaou texto para o

Cantinho da Criança!E-mail:

[email protected]

O Lions Club realizou umafeijoada com o objetivo de ajudar aFundação São Carlos e, no dia 13 dejunho, foram doados 50 edredonspara esta Fundação.

Os objetivos do Lions são criar,promover, unir e encorajar. Isso fazcom que nós arregacemos asmangas para trabalhar a serviço dacomunidade. Sempre promovemos aCampanha da Visão, ajudando comconsultas, óculos e até cirurgia decataratas. E corno diz nosso fundadorMelvin Jones: "Quando você ajudaalguém, o primeiro a ser ajudado évocê mesmo".

Agradecemos a comunidade deLagoa da Prata que sempre nos ajudou nas campanhas e, principalmente, por acreditar em nosso trabalho.Convidamos a todos que queiram conhecer nosso serviço para nossas reuniões, que são realizadas às segundas-feiras, às 20:30 h, em nosso salão (Rua Rio de Janeiro, 569 - Centro).

Nosso muito obrigado e saudações leonísticas a todos.

Lions Club A morte do cerradoJosé Eustáquio de Moraes

Do cerrado retorcidoEu sou o vento.No seu jardimSou beija-florUm pássaro apaixonado.Ali, do galho rachado,Eu mandoO meu recado.O cerrado é um trem bão!Mas, se caioNum assa-pãoAcabou a minha vida.Pois não sou um homem assim tão fortePara assistir a morteDo lugar em que eu nasci.

Page 17: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 17O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Saulo de Castro,nascido em Lagoada Prata, 42 anos,casado, três filhos.Em 1990 foi morarem Londres,Inglaterra. Retornoua Lagoa da Prata em1992. É professorde Inglês. Tambémfala Espanhol eItaliano. Em 1995foi para a cidade deBelém (Pará), onderesidiu até 1998.

Em 1999 fundou a Safe Way Idiomas, escolaespecializada no ensino de Inglês e Espanhol, ondeatua até os dias de hoje. No ano de 2001 participouda fundação da AAPA (Associação Ambientalista dosPescadores Amadores), a qual assumiu a presidênciaem outubro de 2008, sendo reeleito para mais ummandato de dois anos em 2010. Ambientalista eativista, luta à frente do projeto “Mães do Rio”, quevisa a revitalização das lagoas marginais do SãoFrancisco.

JI- Somos uma região privilegiada emtermos de rios e lagoas. Qual a situação atualde nossas águas, fauna e flora?

Saulo- A região de Lagoa da Prata, Japaraíba,Iguatama, Arcos, Luz e Moema é, sem dúvida, amais abundante em rios e lagos de Minas Gerais.As principais e maiores lagoas naturais do estadose encontram aqui: Lagoas da Inhuma (Iguatama),Lagoas Verde e Feia (Lagoa da Prata) e LagoaGrande (Moema). Não fosse o processo dedrenagem que ocorreu anos atrás, teríamos muitasoutras para citar.

A situação atual de nossas águas é preocupante.Segundo estudo realizado pela ESMA – EscolaSuperior em MeioAmbiente - em parceria com aEscola de Veterinária da UFMG, vários metais foramencontrados em peixes do rio São Francisco, taiscomo mercúrio, arsênio, cádmio, chumbo e tambémorganofosforados. Se o São Francisco estácontaminado, é de supor que seus afluentes elagoas marginais também estejam, haja vista queé através deles que tais poluentes chegam até orio. A Lagoa Verde está num estado lastimável. Emalguns locais não há mais vida, a não ser de bactériase microorganismos que se proliferam em águaspoluídas.

Nossa fauna se encontra ilhada em pequenasrestingas de matas, remanescentes de um longoprocesso de desmatamento para abrir espaço àcultura de cana-de-açúcar e pastagens. E que sóforam poupadas devido à falta de condiçõesoperacionais para derrubá-las. As que estão por aíé porque ficam em áreas de grotões e pedreirasonde os D8 (grandes tratores de esteira) e suasenormes correntes não conseguiam transitar. Aindaexistem muitas espécies de animais e pássaros, masestão ficando sem espaço para que diferentes gruposse cruzem e, como sabemos, há o problema daconsanguinidade. É o caso dos Macacos Bugios quehabitam a Mata da Donana. Como a Mata se resumeem uma pequena ilha, não tem como eles secruzarem com outros grupos. Na verdade, sequerhá outros grupos para que isso ocorra.

Com relação a nossa flora, a situação é muitopreocupante. As poucas áreas que restam estãofragmentadas em meio a canaviais e pastagens.Aliás, as duas culturas dominantes em nossa região.Essas áreas estão isoladas, sem sequer ter umcorredor ecológico de acesso à água. É o caso daMata da Forquilha. Poucos metros de canavialseparam totalmente a mata das lagoas doPantaninho. Um corredor verde, ligando a mata àslagoas, evitaria que animais morressem queimadosao se lançarem no canavial, tal como um tamanduá-bandeira, resgatado pela Polícia Ambiental, comquase todo o corpo queimado. Infelizmente elemorreu.

JI- Lagoa da Prata e região sofre com omau cheiro provocado pelo vinhoto e com aqueima dos canaviais. Existem alternativas oualguma forma de coibir a usina de açúcar decontinuar com essas práticas?

Entrevista: Saulo de CastroSaulo- Sim. Pelo que sabemos, a empresa tem

se empenhado em resolver essas questões com oemprego de mais máquinas no corte e colheita dacana. Todavia, focos de queimadas ainda são vistos,e esperamos que acabem de uma vez por todas.Quanto ao mau cheiro provocado pelo vinhoto, aempresa precisa investir mais em pesquisa e usarprodutos que possam diminuir, ou até mesmoeliminar por completo esse fedô. Uma solução, quejá está sendo aplicada, é o uso de bactérias quenão agridem o meio ambiente nos tanques, paraevitar a formação dos gases que causam o maucheiro. Mas, ao que temos percebido, o problemaainda persiste uma vez que os ventos fétidoscontinuam soprando sobre nós.

JI- Como as grandes empresas e osempreendedores de Lagoa da Pratacomprometem nosso meio ambiente e o queeles têm feito para promover umdesenvolvimento sustentável?

Saulo- Com relação à Embaré, a empresa buscaincessantemente o aprimoramento de seusprocessos industriais no intuito de agredir ao mínimoo meio ambiente. Várias medidas foram tomadasao longo dos últimos anos, como a instalação defiltros e a construção da ETEI (Estação deTratamento de Efluentes Industriais). No entanto,podem fazer mais como, por exemplo, a adoção deuma área como o Parque dos Buritis, totalmenteabandonado, para ser transformado num parqueecológico com centros de pesquisa e recuperaçãoda vida selvagem mantidos pela empresa, além deum local de visitação pública.

A LDC ainda engatinha nesse processo, poisainda não conseguiu erradicar a queima doscanaviais, o lançamento de pesticidas por viasaéreas, ainda lançam água de lavagem da cana emnascentes de lagoas. E o que é mais lamentável éque a empresa não tem um programa ambiental napauta. Penso que como a empresa apenas arrendaas terras para o cultivo da cana, não se sente naobrigação de recuperar áreas que foram e aindacontinuam sendo degradadas. Ainda não ficamossabendo de um peixamento do São Francisco quetenha sido promovido pela antiga CIAOM ou a LDC.E olha que são, em grande parte, diretamenteresponsáveis pela diminuição de peixes do VelhoChico.

Os empreendedores, principalmente osimobiliários, precisam ver nossa cidade com maiscarinho e menos capitalismo. Num lote de 200metros não dá sequer para secar a roupa, quantomais ter um pé de limão. Antes, os lotes eram de480 metros. Queremos que Lagoa da Prata cresçaem qualidade de vida, e não em “bumm”demográfico. Exemplos de insucessos não faltam.

JI- A Secretaria do MeioAmbiente temdesenvolvido um bom trabalho no Município?

Saulo- Essa é uma pergunta interessante.Depende de qual meioambiente estamos falando.Em ambos os casos, se for o meio ambiente urbano,as praças estão muito bonitas. Precisa ser feito umtrabalho de rearborização das ruas. Novas áreasverdes deveriam ser criadas no Américo Silva,Etelvina Miranda e outros. O lixo está por toda partea céu aberto. Quem quiser ver é só ir até o final daRua Modesto Gomes, sentido Luz. Lá na curva, depoisdo sítio do Zé Alexandre, atrás do antigo britador.Tem outro também na Rua Bom Despacho, entre aJoaquim Gomes Pereira e Bahia. É preciso maisatenção, afinal lixo é problema de saúde, não émesmo? E tem muitos outros pela cidade.

Agora, o meioambiente fora do perímetro urbanoestá totalmente abandonado. Até onde consigo melembrar, a última ação voltada para tal foi o plantiorecorde de árvores, que rendeu ao Município umlugar nos Guiness Book, e a criação do ParqueFrancisco de Assis, na orla da Lagoa. Desde então,nada mais foi feito. Nenhuma área degradada foirecuperada pelo poder público. Há cinco anos que aLagoa Verde espera pela sua ETE. O Plano Diretorda cidade é muito claro em seu artigo 26, incisoXXVl “Usar de todos os meios legais necessáriospara que o Rio São Francisco retorne ao seu leitode origem na região da Volta Grande”. Vamos sersinceros, muito pouco do que está lá no que se referea meio ambiente foi realmente feito.

Infelizmente, as pessoas que têm ocupado apasta do meio ambiente nos últimos anos não têmmuita afinidade para com a causa ambiental e muitopouco conhecem dos problemas do nosso Município.As indicações têm sido puramente políticas.

JI- Problemas mais críticos e medidasurgentes que precisam ser tomadas comrelação ao nosso meioambiente.

Saulo- Os lixões a céu aberto; o esgoto quecontinua sendo lançado na Lagoa Verde semtratamento; várias ruas sem qualquer tipo depavimentação, que são fonte de muita poeira; aqueima de lixo e de lotes vagos pela população,principalmente nessa época em que a umidade doar é muito baixa; a queima de canaviais; a totalfalta de visão dos gestores públicos para com osproblemas ambientais.

Vejam bem: todos os conflitos sociais estãoligados ao ambiente. Quanto mais ele fornegligenciado, mais problemas surgirão. Porexemplo: baixa umidade associada à fumaça no arrepresenta mais crianças e idosos nos PSFs, e poraí vai. Enquanto nossas autoridades não priorizaremo meio ambiente em suas políticas públicas,continuaremos sofrendo com os efeitos colaterais.

JI- A Campanha da Fraternidade deste anotem como tema “A Fraternidade e a Vida noPlaneta”. De que forma a Igreja, as empresas,as entidades, a população, de maneira geral,podem contribuir para melhorar a qualidadede vida?

Saulo- Vamos por partes. A Igreja foi muito felizao abordar esse tema. No entanto, é preciso maispró atividade e partir para o campo de batalha, nãose restringindo apenas aos grupos de debates. Essestemas já foram amplamente debatidos. O que épreciso agora é por a mão na massa.

As empresas sabem o que têm que fazer. Nãolhes falta consciência ambiental. Então façam! Nãofiquem parados como se fossem carrinhos-de-mãoesperando que alguém os empurre.

A AAPA tem feito o seu papel, mesmo sem apoioe recursos, contando apenas com a colaboração deseus membros e dos pescadores que nos passamas informações. Mas, as dificuldades são muitas,principalmente pela falta de visão de algumaspessoas que relutam em ceder um pedacinho deseu patrimônio. Ainda falta a essas pessoasperceberem beleza na natureza. Parece que sóenxergam beleza no extrato bancário. Outrasentidades precisam ser mais fiéis ao Estatuto, e nãoserem simplesmente mercadores da natureza. Nãofaçam de suas associações um balcão de negócios.

A população precisa ser mais atenta com relaçãoa seus hábitos. Procurem separar o lixo seco doorgânico. Em casa, já faço isso e ensino a meusfilhos. Tenho uma pequena horta, e todo o resíduoorgânico vai para a compostagem. Só levo pra ruao lixo seco, no dia certo para ser recolhido. O óleousado vira sabão. E ainda cultivo algumas mudasde espécies nativas e exóticas, como jatobá, angico,angá, vinhático, jambo, manga e outras. Parem debotar fogo em folhas secas. Algumas pessoas têma capacidade de ir para um sítio no fim de semana,aproveitar bastante, curtir a natureza, perturbar osossego dos residentes locais (no que mais pareceuma competição de som alto) e, ao retornarem paraa cidade, recolhem o lixo e simplesmente espalham-no pelo caminho. Isso é de uma falta de educaçãoindescritível. Parem de dar maus exemplos paraseus filhos. Nossos gestores públicos precisam teruma comissão encarregada de identificar essesproblemas e resolvê-los.

JI- Alguma outra consideração?Saulo- Precisamos nos conscientizar de que

quem precisa ser salvo não é o planeta, como muitospensam. E, sim, nós mesmos. A Terra já passoupor transformações e catástrofes certamente muitopiores do que a que estamos pavimentando, esempre se manteve absoluta. Se quisermos deixarum lugar habitável para que as próximas geraçõesvivam suas vidas sem precisar usar,obrigatoriamente, protetor solar fator 50,precisamos mudar nossos hábitos, que estão emtotal descompasso com o ambiente. E a mudançadepende de cada um.

Page 18: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO/ 2011 - Página 18O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Catecismo Católico da Igreja

O nome deJesus significa«Deus salva». Omenino nascido daVirgem Maria échamado «Jesus»,«porque salvará oseu povo dos seuspecados» (Mt 1,21). «Não existedebaixo do céuoutro nome dado

aos homens, pelo qual possamos sersalvos» (At 4, 12).

O nome de Cristo significa«Ungido», «Messias». Jesus é Cristo,porque «Deus O ungiu com o EspíritoSanto e o poder» (At 10, 38). Ele era«Aquele que estava para vir» (Lc 7,19), o objeto da esperança de Israel.

O nome de Filho de Deus significaa relação única e eterna de JesusCristo com Deus seu Pai: Ele é o Filhoúnico do Pai e, Ele próprio, Deus. Crerque Jesus é o Filho de Deus écondição necessária para ser cristão.

O nome de Senhor significa asoberania divina. Confessar ouinvocar Jesus como Senhor é crer nasua divindade. Ninguém pode dizer"Jesus é Senhor", a não ser pela açãodo Espírito Santo (1 Co 12, 3).

No tempo estabelecido por Deus,o Filho Unigênito do Pai, a Palavraeterna, isto é, o Verbo e imagemsubstancial do Pai, encarnou. Semperder a natureza divina, assumiu anatureza humana.

Jesus Cristo é verdadeiro Deus everdadeiro homem, na unidade dasua Pessoa divina; por essa razão,

E.A.C. – NotíciasE.A.C. marca presença no “Arraiá” da

Comunidade Árvore da VidaCreio em Jesus Cristo, Filho único de Deus e da Virgem MariaEle é o único mediador entre Deus eos homens. Ele tem duas naturezas,a divina e a humana, não misturadas,mas unidas na única Pessoa do Filhode Deus.

Verdadeiro Deus e verdadeirohomem, Cristo tem uma inteligênciae uma vontade humanas em perfeitoacordo e submissão à inteligência evontade divinas, que Ele tem emcomum com o Pai e o Espírito Santo.A encarnação é o mistério da uniãoadmirável da natureza divina e danatureza humana, na única Pessoado Verbo.

Na descendência de Eva, Deusescolheu a Virgem Maria para ser aMãe do seu Filho. Cheia de graça,ela é o mais excelso fruto daRedenção. Desde o primeiro instanteda sua concepção, ela foi totalmentepreservada imune da mancha dopecado original, e permaneceu purade todo o pecado pessoal ao longoda vida.

Maria é verdadeiramente «Mãede Deus», pois é a Mãe do Filhoeterno de Deus feito homem que, Elepróprio, é Deus. Maria permaneceuVirgem ao conceber o seu Filho,Virgem ao dá-Lo à luz, Virgemgrávida, Virgem fecunda, Virgemperpétua; com todo o seu ser; ela éa «serva do Senhor» (Lc 1, 38).

A Virgem Maria cooperoulivremente, pela sua fé e obediência,na salvação dos homens. Pronunciouo seu «sim» em vez de toda ahumanidade: pela sua obediência,tornou-se a nova Eva, mãe dos vivos.

Dom FélixBispo Diocesano

Apostolado da Oração

A Comunidade Árvore da Vida, sempredinâmica e envolvida com os seguimentossociais e religiosos de nossa cidade, realizouno dia 18 de junho um animado “ArraiáJunino”. Para isso contou com a participaçãodos movimentos jovens de nossa paróquia.O E.A.C. e outras lideranças jovens ficaramresponsáveis pela alegria e descontração deuma animada dança de “quadrilha”. Estemomento acabou envolvendo todos os

presentes, inclusive o pessoal da “melhor idade”, que já havia dançado maiscedo.

Quem não foi, perdeu! Pois, além da alegria da confraternização, ficou acerteza de que tudo que é feito com amor tem sucesso garantido. E a receitado sucesso é o comprometimento de todas as lideranças cristãs pelo bem estarde nossa juventude.

O dia 26 de junho foi tambémmarcado por muita alegria eentusiasmo, ao som do cantor LucianoMendes - Banda Corpus. A juventudecristã, representada pelo EAC, MAC,EJC e MLC, foi a convidada especialdesta festa, que aconteceu noPoliesportivo Leopoldo Bessone.Lamentavelmente, não pôde estarpresente o MLC, devido ao falecimento da jovem Alaine, que pertencia ao grupo.Na oportunidade, manifestamos o nosso sentimento de pesar pela perda tãoprecoce de nossa amiga. Que a misericórdia e o amor de Deus possam fortalecertoda família neste difícil momento.

Luciano Mendes - Banda Corpus

Neste ano, os movimentos dejovens ficaram responsáveis pelaornamentação da calçada daPraça da Matriz São CarlosBorromeu. Com muita união,dedicação e talento, todostrabalharam incansavelmentenesta missão. Para este trabalho,tivemos a grande colaboração denosso talentoso amigo SilvioElias, responsável pela arte dodesenho, além de assessorar os

jovens na realização dos trabalhos. Que Deus continue concedendo-lhe muitosdons para que possa partilhar com toda a comunidade, além de suas habilidades,sua simplicidade e sua alegria. Valeu, amigo!

Alegria, cor e talento na Festa de Corpus Christi

Grupo AO da Paróquia São Carlos Borromeu

Homens palmeandoConcentração em Aparecida comPe. Otmar

O Apostolado da Oração vem crescendo muito em nossa cidade. A cada dia,nossos irmãos e irmãs estão buscando a graça de uma vida dedicada ao SagradoCoração de Jesus.

O grupo do AO da Paróquia São Carlos Borromeu cresce a cada mês comnovos integrantes e também busca participar dos momentos de crescimentoespiritual: em abril, a diretoria esteve no Encontro Diocesano em Luz; no mêsde junho participou da Concentração Nacional em Aparecida; realizamos anovena nas comunidades e as palmeações; entregamos mais 39 fitas para osnovos membros, além de participações dentro de nossa paróquia. E no dia 20de agosto de 2011 faremos nosso primeiro Encontro de Formação Espiritual anível paroquial.

A água que jorra do Coração de Jesus vem lavando e renovando nossoscorações, motivando-nos a ajudar na construção do Reino de Deus.

Venha juntar-se a nós!Nossa reunião é toda primeira sexta-feira do mês, na Igreja Matriz, às

18:00 horas.Esperamos por você!!!Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós!!!

Regina, Sônia e Cecília

Page 19: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 19O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Copa Lagoa Mundo dos Esportes deFutebol Amador 2011

Chegou ao fim a Copa Lagoa Mundo dos Esportesde Futebol Amador 2011. Esta competição contoucom a participação das equipes Arce, Farmel, Laprata,Japaraíba, Bela Vista (Arcos) e Swat (Santo Antôniodo Monte).

Depois da primeira fase, classificaram-se em umgrupo, Arce e Bela Vista; e no outro, Farmel e Swat. ASwat enfrentou e eliminou a Arce, enquanto a Farmelencarou e venceu o Bela Vista.

Em partida única, a Swat (do Fernandinho) e aFarmel (do Presidente Gilfar) realizaram um grande jogona finalíssima, com a equipe de Santo Antônio do Montesagrando-se campeã. A Swat bateu a Farmel por 1 a0, com gol marcado por Buiú, aos 5 minutos do primeirotempo.

A competição contou com a presença média nosjogos de 300 torcedores. Quero parabenizar as equipesparticipantes, a organização, a Guarda Municipal, a PolíciaMilitar e os trios de arbitragem. Todos trabalharam comdeterminação para que a Copa fosse um sucesso.

Ganância e protecionismoFala-se, pelos quatro cantos do mundo, que santo

de casa não faz milagre. Mas acredito que os bonsprofissionais precisam ser valorizados e reconhecidos,principalmente os filhos da terra. Quase sempre os maisgananciosos têm aquela mãozinha dos protetores. Comisso a competitividade fica desigual e desumana. Seeste quadro permanecer, será que valerá a pena investirem uma faculdade e, depois, até numa pósgraduação?!

No dia-a-dia, percebemos o descaso para com osbons profissionais que lutaram para se formar. Nãopodemos continuar de braços cruzados. Precisamosprotestar contra a ganância e o protecionismo, quesempre imperam quando se pesa na balança um ououtro nome. A força política quase sempre saivencedora, enquanto a qualidade fica colocada emsegundo plano. Infelizmente, já presenciamos umprofissional praticamente contratado, vem outro e,através do jeitinho político desonesto, puxa-lhe otapete e ocupa o seu lugar.

Para aqueles que investiram e continuam investindoem suas carreiras, esperamos que, um dia, a justiçados homens seja repensada e faça prevalecer acompetência dos bons profissionais.

Copa LagoaCred Card de Futsal 2011Está chegando a Copa LagoaCred Card

de Futsal 2011, que contará com aparticipação de equipes importantes deLagoa da Prata e região e de outraslocalidades de Minas Gerais. No anopassado, a Farmel foi a grande campeã. A

Esportes por esportesWaldir Ribeiro

LagoaCred chega mais uma vez com uma grandecompetição para movimentar o esporte e angariarfundos para as instituições de caridade de nossa cidade.

A organização da competição é da AIEFA, sob ocomando do Professor Walmir Borges Franco e com oauxílio de Waldir Pinto Ribeiro. O início será no dia 09de agosto, no Poliesportivo Leopoldo Bessone, econtará com a participação de 16 equipes. Os jogosserão realizados às terças e quintas-feiras, às 19:30 h.

Torcedor, vá ao ginásio, prestigie a competição eajude as instituições de caridade de Lagoa da Prata.

Campeonato BrasileiroO Campeonato Brasileiro de 2011

já está a pleno vapor, e os clubesmineiros estão disputando em buscade seus objetivos. Os resultados deAmérica, Atlético e Cruzeiro não têmsido satisfatórios. Pela qualidadeduvidosa e ruim até o momento,esta edição do CampeonatoBrasileiro ainda não despertou o

interesse dos torcedores. Esperamos que, com aabertura da janela para a contratação de jogadores doexterior, a qualidade melhore.

O América vem com uma participação preocupante.No ano de 2012, o clube estará comemorando o seucentenário. E o torcedor americano, com certeza, dizmil vezes não ao rebaixamento do Coelhão. A diretoriaprecisa acordar enquanto é tempo, pois ainda estamosno início da competição, e o América pode se recuperar.O elenco do time, começando pelo técnico MauroFernandes e pelo goleiro Flávio, não é bom. Por isso,abram os olhos, Marcos e Caio Salum, antes que sejatarde demais. A torcida não merece a segundona noano do centenário.

O Atlético segue a sua sina no CampeonatoBrasileiro. O sofrimento da torcida continua (e maiordo que o do ano passado, que por um milagre nãolevou o time para a segundona). Os mandos edesmandos seguem na Cidade do Galo, principalmenteem relação ao todo poderoso Dorival Júnior. O elencodo Atlético é, até certo ponto, de boa qualidade, maso técnico é incoerente e péssimo em suas declarações.Acorda, Alexandre Kalil, melhor presidente do Brasil,antes que seja tarde demais e o quadro instauradofique irreversível. A mais fiel torcida do mundo nãomerece este sofrimento.

O Cruzeiro, depois que contratou o papai JoelSantana, teve uma injeção de ânimo. O time vai seengrenado no Campeonato Brasileiro de 2011. Com achegada do novo técnico, parece que os jogadorestiraram um peso das costas, o futebol começou a fluir,as vitórias chegaram e o time melhorou na tabela declassificação. O elenco celeste também é de boaqualidade.

Medicina NaturalMelãoO melão é produzido por

uma planta originária da Ásiae aclimatada no Brasil.Pertence a mesma família damelancia.

Uso MedicinalO melão maduro é tido

como calmante, refrescante,diurético, laxante.Recomenda-se contra a

gota, o reumatismo, artritismo, a obesidade, acolite, a prisão de ventre, as afecções renais, aleucorreia. Também é recomendado às senhorasque sofrem do útero e dos ovários. Esta frutaajuda a eliminar pólipos, coágulos de sangue,inflamações, irritações, úlceras e o sangue tóxicoque circula pelo útero. As sementes do melãosão tenífugas, como as da abóbora.

Valor AlimentícioComo o melão não combina facilmente com

qualquer alimento, o melhor é comê-lo sozinho.Como sobremesa é particularmente indigesto,podendo ocasionar desarranjos digestivos. Éfonte de vitamina A e C, entre outros nutrientes.

Utilidades Medicinais· Doenças da bexiga, da próstata, dos ovários,

do útero.· Acidose, artritismo, cálculos biliares e renais,

hemorragia, cirrose hepática, cistite, colite,constipação intestinal, gota, icterícia, nefrite,obesidade, reumatismo – fazer refeições sóde melão, esporadicamente. Passar um ou doisdias por semana só com melão, quando sedeve manter repouso.

· Falta de apetite – triturar as sementes em águae um pouco de mel. Tomar morno e bemdiluído, 03 xícaras por dia.

· Solitária – mastigar, em jejum, sementes demelão e, uma hora depois, tomar umpurgante.

· Doenças do baço, do fígado, do esôfago,gastrite – tomar, esporadicamente, o suco demelão. Substituir refeições por este suco.Triturar as sementes em água e mel, coar etomar 3 xícaras por dia, bem diluído, morno.

· Mucosidades da garganta – substituir refeiçõespor suco de melão e gargarejar com o mesmosuco.

Fonte: As Frutas na Medicina NaturalOtaviana de Moraes Ferreira

Page 20: 154 - Jornal Informação - Ed. Jul. 2011

JULHO / 2011 - Página 20O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus