ed 154 on line

8
[email protected] www.jornalopcaodonoroeste.blogspot.com jornalopçã[email protected] Pág: 07 Pág: 05 Pág:04 R$ 0,70 Espaço do Agro Negócio na Expo Pádua. Pag: 06 Direto ao Assunto: As polêmicas do momento em curtas palavras Pag: 02 Edição: 154 - Edição Especial 31/07/2013 4 3 Câmara Municipal de Pádua faz entrega de Títulos e Medalhas A melhor exposição de todos os tempos Pádua debate políticas da Assistência Social em Conferência Esta foi para ninguém colocar defeito, a 34ª Exposição de Santo Antônio de Pádua, deu o que falar, neste ano, com um visual novo que agradou a todos os visitantes, mais o que realmente encantou a todos foi a simpatia dos sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano, onde cantaram diversos sucessos novos e antigos, levando a multidão ao delírio. Aulas inaugural do Pronatec ocorreram em Pádua e no Bairro Chalé. Página 07 Foto: Popô Artes Foto: Alair Arruda 3 6 7 Fotos: Alair Arruda

Upload: alair-arruda

Post on 05-Jun-2015

729 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ed 154 on line

[email protected]

www.jornalopcaodonoroeste.blogspot.com jornalopçã[email protected]

Pág: 07

Pág: 05

Pág:04

R$ 0,70

Espaço do AgroNegócio na ExpoPádua. Pag: 06

Direto ao Assunto:As polêmicas do

momento emcurtas palavras

Pag: 02

Edição: 154 - Edição Especial 31/07/2013

43

Câmara Municipal de Pádua fazentrega de Títulos e Medalhas

A melhor exposiçãode todos os tempos

Pádua debate políticas daAssistência Social em Conferência

Esta foi para ninguém colocar defeito, a 34ª Exposição deSanto Antônio de Pádua, deu o que falar, neste ano, comum visual novo que agradou a todos os visitantes, mais oque realmente encantou a todos foi a simpatia dossertanejos Zezé Di Camargo e Luciano, onde cantaramdiversos sucessos novos e antigos, levando a multidão aodelírio.

Aulas inaugural do Pronatecocorreram em Pádua e no Bairro

Chalé. Página 07

Foto: Popô ArtesFoto: Alair Arruda

3

6

7

Fotos: Alair Arruda

Page 2: Ed 154 on line

Edição 154 Jornal Opção do NoroesteEdição Especial

Expediente Jornal “O Bacamarte”

2Reunião de Autoridades

A Abertura da 34ºExpo Pádua pode contarcom a ilustre visita dediversas Autoridades, entreelas o Prefeito Municipal deMiracema, Juedyr Orsay eseu Vice Rafael Moreira, oPrefeito de CambuciAguinaldinho e o Prefeito deSão Sebastião do Alto,Carmond. Tambemestiveram presentes oDelegado da Polícia Civil dePádua, Dr. Felipe Poeys eJosé Renato ShernicharoDiretor do Departamento daPolícia Civil.As guerreiras do dia a dia

A Abertura da 34ª ExpoPádua pode contar com apresença de duas distintas enobres senhoras,consideradas as “Mães dospobres” pelos seus feitos, aSecretária de AssitênciaSocial Maria Tertuliana queno dia a dia luta para trazermelhorias e novos projetossociais para Pádua e aVereadora Maria Dib, quefrente seu cargo tem tido

grande desempenho comsuas indicações. Elasacompanharam toda acerimônia de abertura daExposição.

Tratamento VIP

Os Jornalistas eRepórteres que fizeram acobertura da Expo Páduaneste ano, não puderam sequeixar de nada,impecavelmente a Acessoriade Comunicação Socialcolocou um stander parareceber os profissionais desteramo, onde puderam contarcom um atendimento nota10, com direito ao deliciosocafé Bairral e também,lanches e todo o conforto doambiente, para que pudessemdescansar. Pela primeira vezos jornalistas puderam sertratado com respeito edignidade, pena que estetratamento também não seestendeu a algumasproduções de alguns artistasque se apresentaram naExpo, onde simplesmentepreferiram manter a imprensadistância!

Agência LegalzonaSob a direção do

empresário Valmy Gomes,a Agência de PublicidadesLegalzona acompanhoutodos os dias da ExpoPádua, tirando fotosexclusivas de cada detalhe.Valmy juntamente suaassitente Vivian e ojornalista Dalminho setornaram grandes parceirosda imprensa nesta missão.

Cade a queima de quadros?

Os amantes das festas depeão, sentiram falta neste ano,ao assitirem a apresentaçãoda Cia de Rodeio TonyNascimento, foi da queima defogos de artificios e tambéma queima dos quadros deNossa Senhora Aparecida ede Jesus Cristo, muitaspessoas acabaram saindo dorodeio aborrecidos, pois amarca registrada dacompanhia que é o showpirotécnico não aconteceu.

Equipe Nota 10Uma equipe que

sobressaiu e muito ajudou osjornalistas na missão de teracesso exclusivo a camarinse palco neste ano, foi aequipe de segurançascomandada pelo Cunha, alémde trazerem profissionalismoe competência em seustrabalhos, acabaram porauxiliar a imprensa queestava fazendo a cobertura detoda a Expo Pádua.

Curtas Palavras “ Enquanto os cães

ladram a carruagem passa”,assim somos nós, como acarruagem, seguimos emnossa missão.

Próxima Edição

Estaremos trazendocom exclusividade aentrevista concedida aoJornal Opção do Noroeste,pelo cantor e compositorArlindo Cruz. Aguardem!

Fotos: Alair Arruda

Foto: Taylor Pereira

Ao iniciarmos mais uma edição, desta vezespecial, por ser tratar de uma edição festiva,por trazer matárias da entrega de títulos emedalhas da Câmara Muncipal de Pádua, etambém por retratar um pouco aos nossosamigos leitores o que ocorreu na 34ª ExpoPádua, que há muito tempo o povo desta cidadenão curtia uma exposição tão boa quanto essa.Enfim paramos de falar por aqui e deixaremosvocê conferir cada uma de nossas matérias.

A todos uma boa leituraO editor

Page 3: Ed 154 on line

Edição 154Edição EspecialJornal Opção do Noroeste 3

Comemorando os 131 anos deemancipação político-administrativa domunicípio, a Câmara Municipal de SantoAntônio de Pádua realizou, na noite deterça-feira, 23/07, Sessão Solene parahomenagear personalidades que sededicaram ao desenvolvimento domunicípio.

O presidente da Câmara, AlexandreBrasil, conduziu a sessão, que contou coma presença dos vereadores, e foi prestigiadapelos deputados estaduais João Nacif,Felipe Peixoto, João Peixoto e GustavoTutuca – todos agraciados com a MedalhaJosé Kezen , pelo prefeito Josias Quintal eo vice Otony Francisco Faria, além deprefeitos e vereadores de cidades vizinhase autoridades civis e militares.

A solenidade aconteceu no CampestrePádua Clube, belissimamente decorado paraa ocasião. Os convidados se emocionaramao conhecer a história de vida doshomenageados. Foram entregues 33 Títulosde Cidadania Paduana, 11 MedalhasFrederico de Alvim Padilha e 10 MedalhasJosé Kezen. O pesquisador, empresário,educador e político paduano, Dr. FernandoPerlingeiro Lavaquial recebeu, sob intensosaplausos, a Medalha Visconde Figueira,honraria máxima concedida pela Câmara.

Dr. Fernando Lavaquial foihomenageado também pela APLAC –Associação Paduana de Letras, Artes eCiências. “Sua vida está retratada nestacomenda, que tem um significado muitomaior do que expressa seu conteúdomaterial. Representa o reconhecimento dospaduanos. Representa que sua vida é umexemplo para nossa população”, disseMaria Thereza Caldas Velasco, presidenteda APLAC.

Dr. Fernando agradeceu e relembroutodos que trabalharam por Pádua, desde aimplantação da vila. “Esta é uma noite de

Câmara Municipal comemora 131 anos em SessãoSolene emocionante para entrega de medalhas e Títulos

agradecimentos. Agradeço a todos que sededicaram por nós. E assumo aresponsabilidade de continuar trabalhandopara deixar um bom legado nesta cidade,como fizeram meus antepassados”, disse ohomenageado.

Discursos emocionadosAs autoridades presentes não

esconderam a emoção ao usar a tribuna paraagradecer as homenagens recebidas. Odeputado estadual João Nacif agradeceu atodos que o ajudaram a conquistar uma vagana Alerj. “Meu coração transborda com estesentimento de gratidão e de saudade. Émuito bom estar na minha terra, perto domeu povo”, disse João.

Felipe Peixoto, Secretário Estadual deDesenvolvimento Regional, Abastecimentoe Pesca, agradeceu o carinho e falou sobreos investimentos realizados pelo Estado noNoroeste. Felipe também externou suaadmiração pelo correligionário João Nacif.“É uma honra ver João ocupandobrilhantemente uma vaga na Alerj erepresentando politicamente esta região”,disse Peixoto.

Em seu agradecimento, GustavoTutuca, Secretário Estadual de Ciência eTecnologia, anunciou o investimento de 5milhões de reais em Pádua para a construçãoda nova unidade da FAETEC / CETEP.“Vamos ampliar a FAETEC para aumentara abrangência da unidade e capacitar mãode obra, atendendo a uma demanda geradapelo crescimento desta região”, disseTutuca.

O prefeito de Pádua, Josias Quintal,externou sua satisfação em participar destemomento histórico. “É uma honra participardeste evento cívico da mais alta importância,onde externamos nossa gratidão pelo feitode cada um pelo nosso município”, disseQuintal, parabenizando os homenageados.

O ex-vice prefeito paduano, RalphKezen, que foi agraciado com a MedalhaFrederico Padilha; o prefeito de Laje doMuriaé, Rivelino Bueno; o presidente daCâmara de Além Paraíba, Tiago Sabino; eo assessor do deputado federal Áureotambém discursaram.

Vereadores comprometidos com o povoRepresentando os demais edis, Antônio

Carlos Bastos Cunha falou em nome daCâmara, relembrando momentos marcantesda história de Pádua e destacando amudança política que ocorreu no últimopleito. “Estamos unidos para fazer o melhorpara Santo Antônio de Pádua”, disse Bastos.

Muito emocionado, o presidente daCâmara, Alexandre Brasil, dividiu os lourosda festa com os demais edis. “Esta é umaoportunidade ímpar de agradecer adedicação de cada companheiro desta Casade Leis, e ressaltar o nossocomprometimento com o povo paduano”,disse Alexandre antes de falar, brevemente,as qualidades de cada vereador, chamando-os um a um pelo nome. O presidenteestendeu seu carinho e admiração pelosfuncionários da Câmara, e afirmou quesente feliz por poder participar de maneirapositiva na vida dos paduanos.

Encerrando a sessão, Alexandreagradeceu a presença de todos e afirmouque está conduzindo os trabalhos na Câmarabaseado nos cinco pilares da administraçãopública – legalidade, impessoalidade,moralidade, publicidade e eficiência.“Resumindo, trabalhamos comresponsabilidade, dignidade, respeito etransparência. Estamos ouvindo apopulação, realizando audiências públicas,buscando recursos nas esferas estaduais efederais. Nosso compromisso é odesenvolvimento de Pádua”, finalizou.

Ascom Câmara de PáduaKellen Leal/ Sandro Olivier

Page 4: Ed 154 on line

Edição 154 Jornal Opção do NoroesteEdição Especial4Fotos: Alair Arruda

Page 5: Ed 154 on line

Edição 154Edição EspecialJornal Opção do Noroeste 5Fotos: Alair Arruda

A Sec. de Ass. Social, Maria Tertulianarecebe homenagem do Alexandre Brasil

A Funcionária da Câmara Gracinha foihomenageada com rosas por Alexandre Brasil

Page 6: Ed 154 on line

Edição 154 Jornal Opção do NoroesteEdição Especial6Visitantes aclamam a 34ª Expo Páduacomo a melhor já realizada na cidade

A 34ª ExposiçãoAgropecuária Comercial eIndustrial de Santo Antôniode Pádua foi um sucesso,com recorde de público nosshows e muitas novidades.Os visitantes aprovaram asmudanças realizadas pelacomissão organizadora, queinvestiram na organização doespaço, com áreas específicaspara cada setor, e nasegurança do parque, além denovas atrações.

A escolha da Rainha daExposição na noite deabertura, onde a paduanaAndreza Lídia Lisboa foi avencedora, atraiu a presençade centenas de pessoas. Outra novidade da festa foio Espaço do Agronegócio,uma grande área destinada aapresentar inovaçõestecnológicas e metodologiasde trabalho voltados para odesenvolvimento doagronegócio. Além de umespaço para a exposição demáquinas e implementosagrícolas, um grandeauditório abrigou arealização de reuniões epalestras sobre o tema.Houve ainda concursoleiteiro de bovinos ecaprinos, concurso demarcha do cavalomangalarga, exposição deflores e rodeios com a CiaTony Nascimento.

Além disso, muitosshows movimentaram asnoites: Fernanda Brum, naquarta (24/07), o sambistaArlindo Cruz na quinta, ossertanejos universitários JoãoNeto e Frederico na sexta, opop star Lulu Santos nosábado. A consagrada duplasertaneja Zezé di Camargo eLuciano fechou a festa nodomingo (28/07).

Fonte: Ascom Pádua

O Show de Zezé DI Camargo e Luciano foi o melhor da exposiçãona opinião do público

Na Sexta Feira toda a simpatia dos sertanejos João Neto e Frederico

Fernanda Brum Canto na Quinta

Multidão lota o parque deexposição todos os dias

Na Sexta houve show doSambista Arlindo Cruz

Multidões lotam o Rodeio todosos dias, que teve sua abertura naSexta Feira com a presença doPrefeito Josias Quintal e aSecretária de Assistência SocialSra. Maria Tertuliana, que foramconvidados a irem ao centro daarena.

Foto: Taylor Pereira

Espaço do Agronegócio privilegiou ouniverso do homem do campo

Uma das novidades da 34ªExpo Pádua foi o Espaço doAgronegócio, setor especialmentepreparado para apresentar aprodutores rurais e visitantes ouniverso atual da agricultura e dapecuária, resgatando o espírito inicial das exposições agropecuárias. Organizado pela secretaria municipal de agricultura em parceria com oSebrae-RJ, o Espaço do Agronegócio abrigou os concursos leiteiros debovinos e de caprinos; exposição de animais; exposição de flores, comorquídeas belíssimas; e outros produtos agrícolas, como máquinasagrárias expostas para mostrar as tecnologias disponíveis para facilitaro trabalho no campo.

Uma mandala - sistema de cultivo agroecológico, onde hortaliçase leguminosas são cultivadas em círculos, sem uso de defensivos químicos- foi implantada para apreciação dos visitantes. Trata-se do PAIS(Produção Agroecológica de Integrada e Sustentável), um projeto doSebrae que beneficia 221 produtores em todo o Noroeste. Em Pádua, oprojeto beneficia 15 produtores, que vendem sua produção na feiraimplantada na praça Monsenhor Diniz todos os sábados.

O que também chamou bastante a atenção dos visitantes foi oestande da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio),vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional,Abastecimento e Pesca (SEDRAP), que mostrou os projetos que apóiamos pescadores artesanais e que irão desenvolver a piscicultura na região.Rochas ornamentais e agricultura orgânica

Além da mostra de animais, produtos e serviços disponíveis parao homem do campo, o secretário municipal de agricultura, Jorge AlbertoVasconcelos, e o técnico do Sebrae-RJ, José Alcino Cosendey (Zequinha),disponibilizaram um auditório para palestras, encontros e reuniões, paradebates importantes para a sustentação econômica na zona rural.

Na quinta-feira, 25/07, aconteceu o III Seminário de Adequaçãoa Agenda do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho, com programação voltada para os empresários e trabalhadoresdo setor de pedras ornamentais. O evento teve a participação doSindgnaisses (sindicato das que representa as empresas extratoras e asserrarias), Representantes do Ministério do Trabalho, da prefeitura, doSebrae, e outros órgãos.

Foi apresentado um estudo ergonômico sobre a atividade dostrabalhadores rachadores de lajotinhas e depois as empresas assinaramo Procedimento Especial de Fiscalização (PEF), uma espécie de termode ajuste de conduta onde os empresários se comprometeram a adequara forma de trabalho às exigências legais.

O debate foi de suma importância para a economia do município,uma vez que o setor de extração e beneficiamento das pedras ornamentaisé responsável pela geração de 7 mil empregos em Pádua, configurando-se em um dos principais pilares econômicos da região.

E na sexta-feira, 26/07, o auditório abrigou a reunião do grupo detrabalho da agricultura orgânica da Rede de Pesquisa, Inovação,Tecnologia e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas. Trata-se de um fórum que reúne instituições públicas de pesquisa e extensãorural, universidades e associações de produtores rurais, através deparceria entre o Programa Rio Rural, da Secretaria de Estado deAgricultura, a Emater-Rio, a Pesagro-Rio e o Sebrae-RJ.

O encontro reuniu cerca de 50 agricultores do noroeste, queaprovaram o plano de desenvolvimento da agricultura orgânicaapresentado pelos técnicos. As ações propostas visam suprir as demandasdos produtores orgânicos e agroecológicos. Ao levantamento dedemandas foi feito em reuniões de trabalho que aconteceram entre abrile junho deste ano, com produtores de todo o noroeste. Entre os gargalosapontados estão a dificuldade de acesso a insumos orgânicos, falta deassistência técnica, dificuldade em obter a certificação de orgânico,transporte e escoamento da produção, entre outros.

Foto: Alair Arruda

Foto: AlairArruida

Foto: Alair Arruda

Foto: Taylor Pereira

Foto: Alair Arruda

Foto: Alair Arruda

Page 7: Ed 154 on line

Edição 154Edição EspecialJornal Opção do Noroeste 7Políticas da Assistência Social

é debatida em ConferênciaA Gestão do SUAS -

Sistema Único de AssistênciaSocial - esteve em debate naIX Conferência Municipal deAssistência Social, realizadaem Pádua dia 19/07, com apresença do prefeito JosiasQuintal, e sob a coordenaçãoda secretária municipal deAssistência Social e primeiradama do município, MariaTertuliana Souza Oliveira, eda Presidente do ConselhoMunicipal de AssistênciaSocial, Lídia Araújo MoreiraFerreira.

Com o tema “Gestão eFinanciamento na Efetivaçãodo Sistema Único deAssistência Social”, aconferência aconteceu noauditório do antigo Fórum, econtou com a participação decerca de 200 profissionais daárea e representantes dasociedade civil.

O objetivo foi avaliar aoperacionalização daspolíticas públicas de amparosocial e deliberar ações quefortaleçam o SUAS emâmbito municipal, comotambém recomendarpropostas para os demaisentes federados, Estado eUnião. Ainda foi destacado opapel do Conselho Municipalde AssistênciaSocial (CMAS), responsávelpor fiscalizar os serviços,programas e projetos emparceria com a gestãomunicipal.

“A organização e acontinuidade dos serviçosprestados pela equipe daassistência social são deextrema importância. Nestaconferência, temos apossibilidade de avaliar,opinar e decidir, em conjunto,

O Público lotou o auditório do Antigo Fórum

A Secretária de Assistência Social, Maria Tertuliana e aCoordenadora do Paif no Estado Ivani Mariano

sobre o futuro e os rumosdessa política em Pádua”,afirmou o prefeito JosiasQuintal, durante a abertura doevento.

A secretária MariaTertuliana foi enfática aodestacar que o foco dapromoção social em Páduaestá na qualidade do serviçoprestado. “Com os indicativosdesta conferência, iremosconstruir avanços na políticapública de assistência social,avaliando cada eixo ebuscando caminhos paraaprimorar o serviçoprestado”, disse Tertuliana.As propostas levantadas serão

levadas à conferência estadualde assistência social, marcadapara ocorrer no mês deoutubro.

O cofinanciamentoobrigatório da AssistênciaSocial, Gestão do SUAS:Vigilância socioassistencial,Processos de Planejamento,Monitoramento e Avaliação,Gestão do Trabalho, Gestãode Serviços, Programas eProjetos, Gestão dosbenefícios no SUAS eRegionalização foram ostemas debatidos durante oencontro.

Texto: Ascom Pádua

Aulas inaugural do Pronatecocorreram em Pádua e no Bairro

Chalé

Aula Inaugural no Chalé

Aula Inaugural em Pádua

Numa parceria entre o Senac Pádua e a Secretaria deAssitência Social, ocorreram no último mês, as aulas inauguraldos Cursos do Pronatec, no Colégio Caribé da Rocha(Pádua)e também no Bairro Chalé, divisa de Pirapetinga.

A Secretária de Assitência Social, Maria Tertuliana, emseu discurso, lembrou que o Bairro Chalé encontra-se umpouco esquecido, “Mais a Assitência Social está chegandoaos poucos, devagar, para trazer melhoria para este Bairro,hoje estamos trazendo este projeto social, em breve outrosvirão”, finaliza Maria Tertuliana.

O Gerente Regional do Senac, Robson, ressaltou aimportância dos cursos que ora se inicia, assim como, o apoioda Assitência Social aos mesmos, que trarão grandesbenefícios aos paduanos.

Entre os cursos ofertados em Pádua podemos citar,Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, entreoutros.

Texto: Alair Arruda

Foto: Alair Arruda

Foto: Alair Arruda

Fotos: Alair Arruda

Page 8: Ed 154 on line

Edição 154 Jornal Opção do NoroesteEdição Especial8

CONVITEO presidente do Diretório Municipal do Partido

da República, JAIR BITTENCOURT,convidapara a Convenção Municipal do Partido daRepública, que ocorrerá na Câmara Municipal deItaperuna – RJ – Praça Getúlio Vargas, nº 94 – 3ºandar – Centro, no próximo dia 10 de agosto de2013, Sábado, das 11h às 15h. Na ocasião, serãoescolhidos os membros do diretório e da executivamunicipal.

A partir das 13h30min, estará presente opresidente Regional do PR e deputado federal,Anthony Garotinho, e o deputado federal PauloFeijó.

I Encontro Municipal de Educaçãoapresenta novas propostas aos professores

Professores, orientadorespedagógicos, diretores escolarese profissionais extra-classe darede municipal de educação ecultura de Pádua se reuniram nanoite de terça-feira, 30/07, parapreparar a volta às aulas. O IEncontro Municipal de Educaçãofoi uma reunião deconfraternização onde a equipe daSMEC conheceu as propostas deinovação da nova gestão dasecretaria, e ainda participou depalestras e apresentaçõesculturais.

Presentes no encontro, oprefeito Josias Quintal deOliveira, o vice Otony Franciscode Faria, a secretária de educaçãoMaria Cristina Souza Machado eo subsecretário Sandro Luiz Fariada Costa, a primeira dama esecretária de assistência social,Maria Tertuliana Souza Oliveira,o presidente da Câmara AlexandreBrasil e a vereadora Masa.

O prefeito Josias Quintalafirmou que a educação é deextrema importância para seusgoverno e falou sobre avalorização dos profissionais darede. ‘Quero pedir o máximo deempenho neste ofício sagrado deensinar. A escola forma cidadãos.Na escola se aprende os direitose deveres da cidadania. Nenhumanação se desenvolve sem uma boabase educacional. Os professoresmerecem o respeito, oreconhecimento e a gratidão detoda a sociedade’, afirmouQuintal.

Em seu primeiro contatocom os professores, uma vez quena reunião anterior apenasdiretores e orientadorespedagógicos, Cristina falou sobreo diagnóstico que está sendoelaborado em cada unidade.‘Continuamos fazendo odiagnóstico, mas já temos metastraçadas. Assim que nosso projetoestiver pronto, vamos apresentá-lo em cada escola’, disse asecretária. Ao apresentar suaproposta de gestão da SMEC,Cristina comparou a escola àágora, a praça pública da Gréciaantiga, espaço dos debates e doconhecimento, onde a política, acultura e a vida social dos gregosaconteciam. ‘A escola é a ágoracontemporânea. Eis me aqui paracumprir meu ofício de gratidão erenovar minha profissão de amorà educação’.Conhecimento e cultura

Após a abertura doencontro, um grupo de flautistas

mirins, alunos da rede municipal,se apresentaram sob a coordenaçãodo professor de música HeronCarvalho.

Aproveitando a solenidade,a SMEC realizou a entrega delaptops adquiridos através doPronacampo, programa doMinistério da Educação que visadar suporte às escolas e aos alunosdo campo. Os 9 alunos do 3º anodo ensino fundamental da E. M.João Neves Brum, que fica na zonarural de Boa Nova, foram osprimeiros a serem beneficiadospelo Pronacampo. Os alunos JoãoPedro Machado, Gabriel Machado,Bárbara Medeiros e FrancyneRocha receberam o laptop noevento. Os demais receberão naescola. Outras escolas rurais dePádua também serão beneficiadaspelo projeto.

Em seguida, duas palestrasmostraram opções de oficinas enovos temas que podem sertrabalhados em sala de aula. Oprof. Dr. Tibério Borges Valeapresentou ‘Projetos de Extensãona área da Astronomia’, mostrandoos caminhos para se trabalhar aastronomia em sala de aula. E aprofª Drª Fernanda Fochi NogueiraInsfrén falou sobre ‘A escola daponte e um novo paradigma pararelações escolares’, abordandocomo a psicologia trabalha asrelações humanas na sala de aula.

Encerrando a parte cultural,o ator e humorista Toninho Ferreirafez uma apresentação que divertiua todos. Um coquetel deconfraternização fechou a noite.

Em defesa da escola e dosmestres

Sobre os valores sob osquais pretende gerir a Educaçãopaduana, a secretária MariaCristina SouzaMachado destacou:

Defendo a escola das redespúblicas visando diminuir a

distância entre aqueles que têm eaqueles que não têm. Defendo queo currículo privilegie habilidadescognitivas, sociais e emocionais.O aluno é complexo e não podeser tratado como mero repetidorde conteúdos. O jovem precisa sercuidado para que seu potencial sereverta em benefício próprio e embenefício do país. Não se combateviolência com violência.Combate-se com inteligência. Adidática tem que ser condizenteaos alunos acostumados àtecnologia e à velocidade.

É preciso também, trazer afamília para a escola. O lar éprimeiro Liceu. É o espaçoprivilegiado onde as emoçõescomeçam a ser organizadas. Aeducação é convidada a transporos muros e ditar comportamentosna urbe.

Defendo os mestres. Asprofessoras e professores que seconstituem como a alma doprocesso educativo. Não são asmáquinas, nem as antigas, nem asmodernas, que formarão aspessoas. Não são as construçõesmaiores e mais arrojadas quedesenharão o molde das açõeshumanas. Os que professam navida o amor ao outro é que farãoa diferença. Os alunos precisamde vínculo, carecem dereferenciais. E aí estão os mestrescumprindo seu ofício.

Sejamos justos. Nas salasde aula deste país, faltam políticaseficientes e continuadas e sobramsonhos. Acredito que a aspiraçãodá sentido às nossas escolhas.Não é possível voar sem ter anteso destino. Eduquemos para acompetência, a coragem e o amor.Essa é a razão da nossa existênciae a manifestação da nossaessência’.

Fonte e foto: Ascom Pádua