166 - jornal informação - ed. jul 2012

24
NÚMERO 166- ANO XIV - JULHO DE 2012 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlosonline.com.br O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus. Quando o Apóstolo Paulo disse isso, tinha encontrado seu grande tesouro – Jesus Cristo – e O estava mantendo bem perto de seu coração. De fato, somos como vasos de barro: frágeis e limitados. Porém, carregamos em nosso interior um tesouro maravilhoso: o Espírito Santo de Deus. Assim, somos imperfeitos, mas o Evangelho que anunciamos é perfeito! Cometemos erros, mas isso não deve nos desanimar. Enfrentamos dificuldades, mas o nosso “tesouro” nos fortalece e nos manda seguir em frente. Se hoje a Paróquia São Carlos Temos este tesouro em vasos de barro (2 Cor 4,7) Borromeu celebra 80 anos é porque muitos, ao longo desse tempo, deixaram Jesus Cristo, o tesouro em nós, iluminar a caminhada. Com alegria constatamos que, maior que nossos erros, tem sido a nossa vontade de acertar. Mais forte que as dificuldades é nossa esperança de um mundo melhor. Bem maior que nossas fraquezas é o poder de Deus em nós! Parabéns, Paróquia São Carlos Borromeu! Igreja viva edificada por Jesus Cristo! Editorial Matriz São Carlos Borromeu - Arte Antônio Carlos Dayrell

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 03-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal de informação e formação do Povo de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

NÚMERO 166- ANO XIV - JULHO D E 2012 - PARÓQUIA SÃO CARLOS B O R R O M E U

LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlosonline.com.br

O Jornal de Informação eFormação do Povo de Deus.

Quando o Apóstolo Paulo disse isso, tinhaencontrado seu grande tesouro – Jesus Cristo– e O estava mantendo bem perto deseu coração.

De fato, somos como vasos de barro:frágeis e limitados. Porém, carregamosem nosso interior um tesouromaravilhoso: o Espírito Santo deDeus.

Assim, somos imperfeitos, maso Evangelho que anunciamos éperfeito! Cometemos erros, masisso não deve nos desanimar.Enfrentamos dificuldades, mas onosso “tesouro” nos fortalece enos manda seguir em frente.

Se hoje a Paróquia São Carlos

Temos este tesouro emvasos de barro (2 Cor 4,7)

Borromeu celebra 80 anos é porquemuitos, ao longo desse tempo, deixaram

Jesus Cristo, o tesouro em nós,iluminar a caminhada.

Com alegria constatamos que,maior que nossos erros, tem sidoa nossa vontade de acertar. Maisforte que as dificuldades é nossaesperança de um mundomelhor. Bem maior quenossas fraquezas é o poderde Deus em nós!

Parabéns, Paróquia SãoCarlos Borromeu!

Igreja viva edificada porJesus Cristo!

Editorial

Matriz São Carlos Borromeu - Arte Antônio Carlos Dayrell

Page 2: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 02O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

LIVRARIA PAROQUIALPraça Cel. CarlosBernardes, 141.

Fone (37) 3261-1247São oferecidos:

livros, CDs,imagens, cartõesdiversos, artigos

religiosos em geral,papelaria em geral.

Não entre na fila,pague suas contas

aqui.

Diretor Espiritual: Pe. João BoscoJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:3261-8619, 3261-4372,Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, SimonePároco: Pe. João BoscoAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500Previsão para próxima Edição: 14 e 15/07

EXPEDIENTE

Conhecendo a Legião de MariaA história de Nossa Senhora da VisitaçãoNossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com uma mensagem de amor,

com a proposta de fazer dela, a mãe de nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesusé estar aberto a aceitar o outro.

O anjo também lhe comunica que sua prima Isabel estava grávida. E Maria foivisitá-la. A visitação de Maria à sua prima nos convoca a essa caridade ativa. Visitaro outro é uma atitude de amor e de caridade de que o outro precisa.

A Legião de Maria tem como primeiro trabalho as visitas domiciliares. São feitassemanalmente, e todos os “praesidia” devem fazê-las.

Quem as legionárias devem visitar?Devem ser visitadas todas as pessoas sem distinção.As visitas não devem ser demoradas. Apenas uma conversa onde se apresentam, falam de sua

missão e levam palavras de carinho.A Virgem Maria é quem vai à frente abrindo caminhos para que a Legião possa, assim, visitar

muitas pessoas e evangelizar.Cúria N. Sra. Misericórdia e Cúria Mater Christi

O Terço dosO Terço dosO Terço dosO Terço dosO Terço dosHomensHomensHomensHomensHomens

A missa e as almas dopurgatório

O saudoso Mons. Alfredodisse na época, em uma reuniãocom Ministros da SagradaComunhão, que a melhor coisaque podemos fazer por umapessoa querida e já falecida, émandar celebrar uma missa porsua alma. E ele completou:“Principalmente se a alma destapessoa estiver no purgatório”. O

que será apresentado agora é confirmação daspalavras do Mons. Alfredo Dhor.

Sóror Catarina de Santo Agostinho foi uma irmãde caridade que sempre rezava pelas almas detodos os falecidos, mesmo em se tratando depessoas que não eram de sua convivência. Nacidade onde morava, havia uma mulher chamadaMaria que sempre levava uma vida de pecado. Seucomportamento era tão escandaloso que seusconterrâneos expulsaram-na da cidade em suavelhice.

Maria foi obrigada a passar seus últimos diasvivendo numa gruta abandonada. Nesta gruta, elafaleceu sem assistência de ninguém e foi sepultadanum campo fora da cidade. Sóror Catarina, aosaber da morte da mulher, não se preocupou emrezar por sua alma pensando, como todas aspessoas, que a alma de Maria tivesse sidocondenada.

Passados quatro anos, certo dia apareceu-lheuma alma do purgatório que lhe disse: “SórorCatarina, que triste sorte a minha! Tu recomendasa Deus as almas de todos os que morrem, e só daminha alma não tens tido compaixão?

– Mas quem és tu, disse a serva de Deus.– Eu sou – respondeu ela – aquela pobre Maria

que morreu na gruta.– E como te salvaste? – replicou Sóror Catarina.– Sim, eu me salvei por misericórdia da Virgem

Maria. Quando vi próxima a morte, tão cheia depecados e desamparada, eu voltei para a mãe deDeus e lhe disse: Senhora, vós sois o refúgio dosdesamparados. Aqui estou neste estado,abandonada por todos. Vós sois minha únicaesperança. Só vós me podeis valer”.

“Então, a Senhora Virgem obteve-me a graçade eu fazer um ato de contrição. Depois eu morrie fui salva. Só necessito de algumas missas parame livrar mais depressa do purgatório. Rogo-teque as faça rezar por mim. Em troca prometo pedirsempre a Deus e à Santíssima virgem por ti.”

Sóror Catarina fez celebrar as missas. Depoisde poucos dias, tornou-lhe a aparecer aquela alma,mais resplandecente do que o sol, e lhe disse:“Agora vou para o paraíso cantar as maravilhas doSenhor e rezar por ti”.

Obs.: Esta estória encontra-se no livro “GLÓRIASDE MARIA”, escrito por Santo Afonso de Ligório.

Esta é uma mensagem dos homens em oração,os homens do Terço dos Homens, da Paróquia deSão Carlos Borromeu.

(ABR)

Perder o trabalhoQuem julga os demais perde o trabalho, quase sempre se engana e

facilmente peca. Mas, examinando-se e julgando-se a si mesmo, trabalhasempre com proveito. (Imitação de Cristo – Livro I - Capítulo 14)

Que não devemos julgar, nós sabemos bem, mas nem sempreagimos de acordo com a ordem de Jesus: “Não Julgueis” (Lc 6, 37). Gosteimuito da frase destacada acima. Quem julga os demais perde o trabalho...Nós não gostamos de perder o trabalho, especialmente em dias muitointensos em que a organização das tarefas parece não poder comportarum trabalho perdido que exigirá de nós um tempo do qual não dispomospara ser refeito. Sabemos que devemos fazer bem cada coisa para evitaro “retrabalho”. Todos nós desejamos aprender a utilizar bem o tempo, serconcentrado nas atividades e ser eficientes, pois é para Deus que ofertamoso fruto de todo nosso empenho. Ao falar sobre 'perder o trabalho', logopensamos no tempo, mas também em uma certa frustração que sentimosao ver que a tarefa está inconclusa porque o trabalho se perdeu. Além dotempo, quanta energia se esvai!...

Nossa caminhada espiritual também depende dos “trabalhos” quedevemos abraçar para crescer na resposta à vontade de Deus e permanecerno amor. “Lidar consigo mesmo é trabalho de artesão, fio a fio, e levatempo...”.

Cada um de nós sabe o quanto trabalha para acompanhar a graça deDeus e ser santo. Quando perdemos este trabalho, devemos ter aconsciência de que esta perda é muito maior do que aquelas quecomprometem nosso tempo e atrasam nossas tarefas. O trecho da Imitaçãoafirma com clareza: quem julga os irmãos, perde o trabalho, gasta suasenergias em vão. Dificilmente irá acertar, pois o amor próprio fere a retidãodo juízo, e facilmente poderá pecar. Mas, se esta energia é gasta com opróprio julgamento, trabalharemos sempre com proveito, e os nossosempenhos serão coroados de frutos. Como é desgastante manter o coraçãoe a mente repleta de julgamentos! Quanta energia não só desperdiçada,mas mal empregada! O julgamento afasta os irmãos, pois um se colocaacima do outro. Quem julga se coloca no lugar de Deus e se põe em outroplano, em outro nível, por isso se afasta do irmão, a quem só poderáenxergar bem e de perto com as lentes da verdade. Se Deus fora sempreo único objetivo dos nossos desejos, poderemos enxergar os outros sob aluz de Seu olhar: se o irmão estiver errado, o perdoaremos; se estivercerto, permaneceremos amando-o com simplicidade e sem exaltação. Valelembrar que também corremos o risco de errar julgando ser bom o que nãoé, quando, por exemplo, exaltamos desmedidamente uma pessoa partindodas nossas expectativas e impressões precipitadas e descoladas daverdade.

Devemos, sim, ter um olhar otimista e acreditar no bem que há nocoração das pessoas, mas sempre a partir do olhar de Deus. Qualquerjulgamento, por menor que seja, é fruto de uma má aplicação das energiasespirituais. E precisamos decidir não mais perder o trabalho.

Uma vez uma monja nos contou uma história sobre uma pessoa quedizia não temer o julgamento de Deus afirmando: “Eu não julgo ninguém,portanto, não serei julgada!” Que paz de consciência! Jesus nos dá umaordem que vem seguida de uma promessa: quem não julga não será julgado(Lc 6, 37). É muito grande o prêmio! Que o desejo de alcançá-lo possaorientar todo o nosso agir.

Ludmila Rocha DorellaComunidade Católica Árvore da Vida

O Sacramento do Matrimônio

Para Refletir· Perdoar é devolver ao outro o

direito de ser feliz.· A história da salvação continua

presente no meio de nós.· A vida só tem sentido quando

somos motivados pelo amor e pelaesperança.

· A história é um mistério davida: quanto mais cresce osofrimento, mais aumenta aesperança.

· A fé no Senhor nos ajuda aver tudo com novos olhos.

· Deus é a fonte de nossas vidase de toda história.

· Se quiser ser vencedor, troquea maldade pela bondade, o ódio peloamor, a ignorância pela calma, ociúme pela confiança, o orgulho pelahumildade, a calúnia pela palavra deDeus.

· A palavra do Senhor é fortecomo a rocha, invencível como o mar,doce como mel e suave como a brisa.

· O orgulhoso não entende.Quer explicar tudo só pela luz darazão.

· Se acaso perder o sol, nãochore pois as lágrimas o impedirãode ver as estrelas.

· A palavra de Deus é comouma ponte que nos conduz aohorizonte do amor e da eternidade.

· Como é grande a alegria dequem vive em harmonia com Deus ecom os irmãos.

· A melhor herança querecebemos dos nossos pais são asraízes da fé e do amor.

· Cada instante que passa éuma gota de vida que nunca maistorna a cair.

· Quando nos colocamos nasmãos do Pai, nossa vida recebe novobrilho, novo sentido.

· O verdadeiro discípulo éaquele que se deixa contagiar peloespírito da paz e do amor.

Dona Zé

“Feliz o home que tem uma boa mulher, pois se duplicará o número de seus anos. A mulher fortefaz a alegria de seu marido e derramará paz nos anos de sua vida.”

(Eclo 26,1-2)“Quem foi chamado para viver a caridade conjugal, como sua forma característica de vida cristã,

tem no próprio amor conjugal o primeiro e o mais direto caminho para a perfeição. Quanto mais ocasal se ama, tanto mais está sendo amado por Deus; quantomais o casal se ama, tanto mais se abre para o amor aDeus; quanto mais o casal se ama, tanto mais cresce noamor fraterno, tanto mais se expande para a Igreja e para omundo.” Pe. Flávio C. Castro, cssr

Celebrarão o Sacramento do Matrimônio na Igreja MatrizSão Carlos Borromeu, os seguintes cônjuges:

Dia 20 de Julho Felipe e TamaraDia 21 de Julho Bruno Cézar e EvelinDia 27 de Julho Paulo Henrique e JenniferDia 04 de Agosto Pedro Henrique e Elen CarolineDia 11 de Agosto Aldair e Elaine

Secretaria Paroquial

Page 3: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 03O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 4: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 04O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Orientações Pastorais para um Voto Consciente

Catecismo Católico da IgrejaOs sacramentos da iniciação

cristã: a confirmação

«Quando os Apóstolos que estavamem Jerusalém ouviram dizer que aSamaria recebera a Palavra de Deus,enviaram-lhe Pedro e João. Quandochegaram lá, rezaram pelos samaritanospara que recebessem o Espírito Santo,que ainda não tinha descido sobre eles.Apenas tinham sido batizados em nomedo Senhor Jesus. Então impunham-lhesas mãos e eles recebiam o Espírito Santo»

(At 8, 14-17).A Confirmação completa a graça batismal. Ela é o

sacramento que dá o Espírito Santo, para nos enraizar maisprofundamente na filiação divina, incorporar-nos maissolidamente em Cristo, tornar mais firme o laço que nosprende à Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhadade obras.

A Confirmação, tal como o Batismo, imprime na alma docristão um sinal espiritual ou caráter indelével. É por issoque só se pode receber este sacramento uma vez na vida.No Oriente, este sacramento é administrado imediatamentea seguir ao Batismo e é seguido da participação na Eucaristia;esta tradição põe em relevo a unidade dos três sacramentosda iniciação cristã. Na Igreja latina, este sacramento éadministrado quando se atinge a idade da razão e,ordinariamente, a sua celebração é reservada ao bispo,significando assim que este sacramento vem robustecer ovínculo eclesial.

O candidato à Confirmação, que atingiu a idade da razão,deve professar a fé, estar em estado de graça, ter a intençãode receber o sacramento e estar preparado para assumir oseu papel de discípulo e testemunha de Cristo, nacomunidade eclesial e nos assuntos temporais.

O rito essencial da Confirmação é a unção com o óleodo crisma na fronte do batizado, com a imposição da mãodo ministro e as palavras: «Recebe por este sinal o EspíritoSanto, o Dom de Deus».

Quando a Confirmação é celebrada separadamente doBatismo, a sua ligação com este sacramento é expressa,entre outras coisas, pela renovação dos compromissosbatismais. A celebração da Confirmação no decorrer daEucaristia contribui para sublinhar a unidade dossacramentos da iniciação cristã.

Dom Félix - Bispo Diocesano

As eleições estãochegando. E chegou a hora depensar em quem votar, não éverdade? Reproduzi um textopara chegarmos à escolhacerta! Vamos ver quais oscandidatos que ousarãoassinar este documento. Apartir deste conhecimento,teremos como aquilatarquem será bom e quem nãoserá para a nossacomunidade. Exijam que ospostulantes aos cargoseletivos façam, desde já, suaopção: o povo ou o própriobolso. O futuro de nossasfamílias vai depender disso!

VereadoresOs vereadores, COMO

FISCAIS DO POVO, já queinvestidos por um mandatopopular, se obrigam a exercero cargo cumprindoestatutariamente seu papel deprocuradores da comunidade.Fora disso, toda ação seráindecorosa, vil, criminosa,devendo ser punida com aperda do mandato ecominações legais. O presenteCódigo de Ética do Vereadorsugere alguns postulados paradevolver ao povo acredibilidade de um novotempo:

O código1. O Poder, que me foi

outorgado, não me pertence,mas aos que votaram em

Código de Ética do Vereadormim, confiantemente.

2. O exercício domandato, tal como definido noCódigo Civil, obriga-me aprestar contas aosmandantes, isto é, aoseleitores.

3. Exercerei o mandatocom brio, decoro, altivez epatriotismo, pelo bem do meupovo e do município.

4. Não me curvarei antea pressões de grupos, partidosou de outros poderes, nalegítima defesa dacomunidade.

5. Concentrarei minhasatividades legislativasemrespeito à Lei, à Ordem e àDisciplina.

6. Não concordarei comprojetos que tenham porobjetivo leis ou situaçõesescusas, tendentes amarginalizar ou prejudicar opovo de minha cidade, nematenderei a pedidos quepossam, em qualquer tempo,pôr em dúvida ahonorabilidade do meu cargo.

7. Não concordarei comprojetos ou resoluções quevisem proporcionar estado demordomia para quem quer queseja, empenhando-me paraeliminar os focos restantes deuma burocracia inoperante emaléfica para a população.

8. Não concordarei comnenhum tipo de gasto

A partir dos princípios daÉtica e da Doutrina Social daIgreja, podem ser estabelecidasalgumas orientações e algunscritérios fundamentais para aescolha dos candidatos:

1. Devemos escolher ocandidato após examinar suasideias, os valores que eledefende e também sua vidapessoal, familiar e profissional.Devemos conhecê-lo para saberse é uma pessoa decente, quetem uma história passada decompromisso com os princípiosque diz defender.

2. Devemos examinar seusprojetos e se estes seencontram de acordo com opartido ao qual está filiado; pois,ao escolhermos um candidato,estamos votando não só emsua pessoa, mas também emum partido ou coligação e, nocaso da eleição para vereador,

supérfluo em decorrência doexercício domandato,procurandoeliminar,com meus pares, viagensturísticas sem nenhumproveito para o município,excetuando os congressos dealto interesse para acomunidade.

9. Concentrarei minhasatividades no espírito derespeito a todas as espéciese ecossistemas, procurandotrabalhar para o benefício detodos, sem distinção de raça,cor, credo político ou religiosoe condição social.

10. Estabelecerei umpadrão sócio-científico-cultural em minhas atividades,priorizando saúde, emprego,educação, transporte,segurança, ensinoprofissional, moradia decente,saneamento básico, recreaçãoe qualidade de vida.

11. Trabalhareiarduamente para restabelecero comportamento ético emtodos os níveis e a liberdade,com reais oportunidades paratodos.

· Assim o prometo,perante Deus e oshomens.Código de Ética doVereadorPor Hemerson Kenedy da

SilvaMinistro Extraordinárioda Sagrada Comunhão

estamos ajudando a elegeroutros candidatos do mesmopartido ou coligação.

3. Devemos votar emcandidato cujas propostasdefendam a dignidade dapessoa e da vida, desde aconcepção até a morte,sobretudo dos pobres eindefesos. A defesa da vidadeve traduzir-se em projetosque ajudem a construir aCultura da Paz: através dainclusão social; da proteção daspessoas contra as diversasformas de violência; do cuidadoda infância e da adolescência;do combate à prostituição, àpornografia e à exploração dotrabalho infantil; da defesa dadignidade e dos direitos dosidosos.

4. Devemos eleger ocandidato comprometido coma questão ecológica e dispostoa formular e implementarpolíticas de desenvolvimentosustentável para o Município querespeitem a natureza, fonte devida para nós e para as geraçõesfuturas.

5. Devemos apoiar o

candidato comprometido como respeito ao princípio desubsidiariedade, incentivando,respeitando e estabelecendoparcerias com as organizaçõessociais que promovem o bempúblico, a inclusão social e a lutacontra todas as formas dediscriminação.

6. Devemos escolher ocandidato comprometido coma construção de uma sociedadeplural, onde os verdadeirosdireitos humanos sejamrespeitados, o que inclui adefesa da liberdade deeducação e a promoção daformação integral do serhumano, inclusive em suadimensão religiosa.

7. Devemos votar nocandidato comprometido coma luta contra todas as formasde corrupção e de mau uso dodinheiro público, que promovauma campanha eleitoral quenão envolva o uso de verbasindevidas e o uso da máquinaadministrativa.

Dom Antônio Carlos FélixBispo Diocesano de Luz

Lição de patriotismoEm Joinville /SC, houve um

concurso de redação na RedeMunicipal de Ensino. O títulorecomendado pela professora foi: DAIPÃO A QUEM TEM FOME.

O primeiro lugar foi conquistadopor uma menina de apenas 14 anos deidade. Ela se inspirou na letra do nossoHino Nacional para redigir o textoabaixo:

Certa noite, ao entrar em minhasala de aula, vi num mapa-mundi onosso Brasil chorar:

- O que houve, meu Brasilbrasileiro"? - Perguntei-lhe!

E ele, espreguiçando-se em seuberço esplêndido, esparramado everdejante sobre a América do Sul,respondeu chorando com suaslágrimas amazônicas:

- Estou sofrendo. Vejam o queestão fazendo comigo... Antes, os meusbosques tinham mais flores e meus seiosmais amores. Meu povo era heroico eos seus brados retumbantes. O sol daliberdade era mais fúlgido e brilhavano céu a todo instante. Onde anda a

liberdade, onde estão os braços fortes?Eu era a Pátria amada, idolatrada. Haviapaz no futuro e glórias no passado.

Nenhum filho meu fugia à luta. Euera a terra adorada e, dos filhos destesolo, era a mãe gentil E era gigantepela própria natureza, que hojedevastam e queimam, sem nenhumhomem de coragem que, às margensplácidas de algum riachinho, tenha acoragem de gritar mais alto paralibertar-me desses novos tiranos queousam roubar o verde louro de minhaflâmula.

E não suportando as chorosasqueixas do Brasil, saí de casa e fui parao jardim. Era noite e pude ver a imagemdo Cruzeiro que resplandece no lábaroque o nosso país ostenta estrelado.Pensei... Conseguiremos salvar essepaís sem braços fortes? Pensei mais:Quem nos devolverá a grandeza quea Pátria nos traz?

Voltei à sala, mas encontrei o mapasilencioso e mudo,como uma criançadormindo em seu berço esplêndido.Colaboração: Sr Fernando Alonso

Extraído do jornal O Vicentino

Page 5: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 05O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 6: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 06O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

CONVITESemana Nacional da Família

ORAÇÃO DA FAMÍLIA Senhor, nós vos louvamos pela

nossa família e agradecemos a vossapresença em nosso lar.

Iluminai-nos para que sejamoscapazes de assumir nossocompromisso de fé na Igreja e departicipar da vida de nossa

comunidade.Ensinai-nos a viver a Vossa palavra e o

Vossomandamento de amor, a exemplo da Família deNazaré.

Concedei-nos a capacidade de compreendermosnossasdiferenças de idade, sexo, caráter, paranosajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos errose vivermos em harmonia.

Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar ondepossamos viver felizes.

Ensinai-nos a partilhar o que temos com os maisnecessitados e empobrecidos.Dai-nos agraça de aceitar com fé e serenidade adoença e a morte quando seaproximarem de nossa família.

Ajudai-nos a respeitar e incentivar avocação de nossos filhos, quandoquiserdes chamá-los a Vosso serviço.

Que em nossa família reine aconfiança, a fidelidade, o respeitomútuo, para que o amor se fortifique enos una cada vez mais.

Permanecei em nossa família, Senhor,e abençoai nosso lar hoje e sempre.Amém!

Encontro de Formação do INAPAFAgentes da Pastoral Familiar da Diocese de Luz

participaram, no dia 08 de julho, do IIEncontro deFormação do INAPAF - Instituto Nacional da PastoralFamiliar. O encontro aconteceu na Paróquia São CarlosBorromeu, no Salão Nossa Sra de Fátima. Nesse dia foramrepassados o módulo 3 - União Conjugal e Sacramentodo Matrimônio – e o módulo 4 - A Família nos Planos deDeus. Foi um dia de estudos, troca de experiência emomento de oração.

A comissão diocesana, sob a coordenação de PadreMarcelo, Ênio e Cida, agradece ao Pe. João e sua equipepelo carinho, disposição e dedicação aos agentes daPastoral Familiar.

Marcos e Wélida – Pastoral FamiliarParóquia São Carlos Borromeu

ENCONTRO DAS FAMÍLIAS

“FAMÍLIA QUE REZA UNIDA, PERMANECE UNIDA.”

Estamos nos aproximando da Semana Nacional da Família, que temcomo objetivo promover, fortalecer e evangelizar, a partir de Cristo e naforça do Espírito Santo.

Com o tema “Família, trabalho e festa”, vamos celebrar a SemanaNacional da Família, de 12 a 18 de agosto. Vamos celebrar com alegriao dom de ser família, com suas lutas e trabalhos, mas também com suas vitórias.

Ser família é um dom de Deus, que manifesta entre nós seu grande amor! Vamos unirnossa família paroquial para, juntos, louvarmos o Senhor.

No dia 18 de agosto, sábado, teremos uma programação especial para a juventude, cominício previsto para as 15:00 horas. Teremos música, dança, teatro, louvor e oração. Seráum verdadeiro encontro com Deus, que terá a celebração da Santa Missa no final, por voltadas 20:00 horas. Em seguida, acontecerá um evangelizashow.

Dia 19 de agosto teremos a festa para toda a família, com reflexões, oração, músicas delouvor e palestras. Uma festa para o dia todo, com programação especial para a criançada.Será realizada no Centro de Eventos, à rua Alexandre Bernardes Primo, 240, Américo Silva– Lagoa da Prata.

Faça já sua inscrição! Procure o animador de sua comunidade ou a Secretaria Paroquial.Não fique de fora desta festa. A sua família merece participar!

Contamos com a presença de todas as famílias!

Com o tema “A família: o trabalho e a festa”, queremos celebrar o Dia da Família naParóquia São Carlos Borromeu. Será um dia de evangelização.

Durante o Concílio Vaticano II, foi viabilizada uma proposta para a evangelização dasfamílias. No Brasil, a Pastoral Familiar teve início na década de 80, com vários movimentose serviços familiares.

A Igreja tem a missão de defender e promover a pessoa em todas as etapas ecircunstâncias da vida. Defende também os valores cristãos para o matrimônio e para todosos relacionamentos pessoais e familiares. Para isso, é imprescindível promover articulaçõesdentro e fora da Igreja.

Sabendo da dificuldade das pessoas em absorver o conteúdo das palestras com a presençados filhos pequenos, será feito, paralelamente ao encontro, um evento de evangelizaçãopara as crianças. Dessa forma, os adultos receberão conteúdo próprio para eles, enquantoas crianças, em outro ambiente próximo, também serão evangelizadas. Dessa forma, todaa família participa.

O projeto tentará envolver o maior número possível de famílias da Paróquia São CarlosBorromeu, sensibilizando-as da importância de prevenir e combater problemas matrimoniais,violência em casa, drogas e outras contravenções; fortalecer a comunhão familiar e aeducação dos jovens e crianças. Dentro dessa visão de valores da família cristã, queremosdesenvolver trabalhos dinâmicos de evangelização para adultos e jovens, conforme a realidadee necessidade de cada um.

As famílias podem fazer as inscrições na Secretaria da Paróquia.O encontro será realizado no dia 19 de agosto (domingo), no Centro Catequético,

com início previsto para às 07:30 horas, encerrando com a Santa Missa às 16:00horas.

Page 7: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 07O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSISJubileu de 80 anos de criação da Paróquia - 1932 - 2012A história

de umap a r ó q u i apode não term u i t a sno v i d ade sno início.Mas, aolongo dotempo, elase tornasignificativa.Seu povo vais o m a n d o

alegrias, realizações, sonhos, lutas,dificuldades, festas e tantas outrascoisas. O seu primeiro padre, párocoou não, ainda que não seja o maisimportante, é quem dirige osprimeiros trabalhos na comunidade.É sempre o líder que administra,orienta, encaminha as atividades. Osanos passam, vem um 2º pároco,um 3º... e assim por diante, atéformar um grupo de padres quepassam pela paróquia. Mas, nacaminhada, muitas liderançasimportantes também deixam seurastro de realizações.

Assim é a Paróquia São CarlosBorromeu. São 80 anos de história.Naturalmente, muitas coisas boasaqui aconteceram. No início, uma

cidadezinha que foi crescendo,exigindo cada vez mais daqueles quea lideravam. Uma cidade que hojeconta com uma população significativa,trazendo a necessidade de ser divididapara facilitar os trabalhos.

No ano 2000 surge, então, umanova paróquia, tendo como padroeiroSão Sebastião. Aos poucos, ela foi seestruturando e, hoje, é uma paróquiaforte, que busca incessantementeconhecer e viver a Palavra de Deus.Ali, formaram-se novas lideranças,tendo à frente um padre que, juntocom o seu povo, faz acontecer o Reinode Deus.

Em 2010 nasce uma outraparóquia, agora a São Francisco deAssis. Nasce forte, pois, o seu povosente essa necessidade e soma forçaspara estruturá-la. Novas lideranças sãoformadas, e percebemos um empenhomuito grande de realizar a vontade deDeus. À frente, um novo líder, um padreque, com todo o vigor, assume e levaadiante projetos que vem de longe,mas que agora vão se realizando.

Hoje são três paróquias, frutos deum sonho, de uma constante luta. Éuma divisão para somar forças, muitopositiva e que ajuda na difusão do queDeus quer e espera desse povo queacredita e vai à luta. Uma divisão

Dizimistas aniversariantes do mês de junho“Aquele que dá a semente ao

semeador e o pão para comer, vosdará rica sementeira e aumentaráos frutos da vossa justiça. Assim,enriquecidos em todas as coisas,poderás exercer toda espécie dedoação com alegria e teremos osmomentos para louvar e agradecerao nosso criador.”

(IICor 6,10-11)

Caríssimos(as)Paroquianos(as)aniversariantes,

Alegria e Paz!O seu aniversário natalício

acontece neste mês. Estamosinvocando as bênçãos de Deussobre você e toda sua família.

Desejamos-lhe muitos anos devida e saúde!

Deus os abençoe!!!Pe. João Bosco da Silva

Pároco01 de JulhoHeber Aparecido da Costa FerreiraJoão Paulo de LimaMaria Severina CamposNeide Gonçalves de OliveiraReginaldo de AguiarSebastião Camilo de Souza02 de JulhoAna Isabel de MirandaHugo Cesar de SousaIzabel Maria de MoraesMaria da Conceição SilvérioPaulo Henrique OliveiraTânia Maria Alves Ribeiro03 de JulhoFlávio Felisbino de MeloJeanice de Castro MacedoJosé Teixeira RamosMaria Helena FerreiraOrnelia Marista VieiraRosa Teixeira de Melo Costa04 de JulhoAna Paula da Silva VasconcelosAristide Rezende OliveiraHaidê Alves Ribeiro05 de JulhoAmara Carina dos AnjosFrancisco de Paulo SobrinhoJoão Paulo Mesquita Gonçalves

Maria Lúcia Santana LacerdaMaria Luzia RibeiroNadir Tavares OliveiraVanilda Aparecida M SoaresWanda Maria Borges06 de JulhoAntônio Carlos de MirandaAntônio Marcos de MirandaDarci Francisco da SilvaEcio Aparecido MirandaEdna da Glória MacedoHelena Veloso RezendeMaria Helena da Silva07 de JulhoCelina Maria Silva ReisMaria Aparecida M FonsecaMaria Célia de MoraesNair Luisa XavierRuth Aparecida C Oliveira08 de JulhoAlzira Santos RezendeCacilda Ferreira de MouraDivino Félix FilhoIzabel Lacerda dos SantosJosé Maria de MouraMônica de Fátima Silva09 de JulhoCamilo de Lelis MeloFernando Lopes de CarvalhoLorena Miranda GontijoMaria Aparecida XavierMaria Azevedo Silva10 de JulhoHélcio Rubens RezendeLílian Maria de Paula LacerdaLorena de Castro Araujo RibeiroMaria Isabel da Paixão11 de JulhoElisa Maria Santos PimentaMaria Filomena dos SantosRaquel Rezende12 de JulhoAntônio Eustáquio de AlmeidaOrdália Oliveira Santos13 de JulhoArezi Rodrigues dos SantosEvandro Alves de OliveiraFausta Maria MirandaIlady Dias de Oliveira CostaLuzia Scalioni DiasMaria Faria RibeiroMaria Lopes EvangelistaMaria Vitória Oliveira14 de Julho

Aparecida Maria da Silva BarbosaFlávio Augusto de OliveiraJosé Maria de SouzaJúlio de Castro GomesMaria Lina de JesusRosemary Silva Sobral15 de JulhoNazir de SouzaQueila Maria BorbesSimone Maria Campos e Melo16 de JulhoAparecida do Carmo OliveiraCristiane do Carmo LopesLeonor Cândida de JesusMaria Dalva Lacerda de SouzaMaria do Carmo de MeloWaldomiro José FerreiraZélia Cardoso de Melo17 de JulhoAlzira Rosa dos SantosDouglas Mateus de BessasLuzia Inez de JesusMaria do Carmo de JesusPoliana Castro Magalhães Santos18 de JulhoAlaide Pinto BorgesAlssandra Aparecida Rodarte SilvaDezilda Aparecida da SilvaJaqueline CoutoMaria Elisabette T BernardesMaria Severino do Couto19 de JulhoCristina Baia de AzevedoCynara da SilvaElmo Nogueira de AmorimJosé Francisco LacerdaJosé Vilmar RamosMarta Helena Alves SilvaRegina Célia GomesSebastião Lourenço20 de JulhoEva Nunes Oliveira VargasFernando Alonso de OliveiraMaria Angélica de JesusRafael Rezende21 de JulhoAna Georgina BorgesAntônio André dos SantosAntônio Francisco dos SantosEloísa Maria PauloIracy Maria de Jesus OliveiraMaria do Carmo FerreiraVilma Pereira Leite22 de Julho

Anderson Luiz dos SantosCorina Maria dos SantosJoão Carlos Rocha Gomes23 de JulhoAnália dos SantosArthur Fernando B BatistaLibério de FreitasMaria Lucia de MeloMaria Senhorinha A Ribeiro24 de JulhoBolívar CorreiaMaria do Carmo T AmorimMaria Iracema da CostaMaria José Ribeiro CardosoSônia Gomes Lacerda25 de JulhoAldair Rodrigues de MeloDivina Maria da SilvaMaria de Lourdes S AndradeMarilene Castro B GuadalupeRosangela T de Castro26 de JulhoAmélia Aparecida AquinoMarluce Álvares KabutomoriPaulo da SilvaSebastião Galdino ValadãoAntônio Resende Gontijo Sobrinho27 de JulhoJoão Fonseca de MenezesJosé de Souza RibeiroLibério Gabriel da SilvaMaria Aparecida MoraisMaria José Alves da Silva28 de JulhoMaria de Castro AraújoMaura Aparecida da SilvaLucas Ferreira de OliveiraSandra Amorim Martins29 de JulhoAlexandrina Maria LacerdaGeni Bernardes SantosLetícia Vieira AndradeOsvaldo Gomes BernardesSimone Andrade RibeiroVicente Brasil Guadalupe30 de JulhoAndré Luiz SimõesJordane Vidal GandraMaria Clarice da Fonseca31 de JulhoGláucia SilvaIracema Lope S de MouraMaurice Leuza de MeloWashington Felipe Vidal Bento

necessária noplano deevangelização, quepossibil ita ummaior crescimentoespiritual, umam e l h o ro r g a n i z a ç ã o ,fundamentais nasociedade, hojemuito secularizada.

É por isso que aParóquia SãoCarlos Borromeuse orgulha de tercrescido, dividido,somado nessahistória deevangelização. Com certeza, muitaspadres e leigos se orgulham dessacaminhada. Agradecemos a cada umque, de alguma forma, colaborou, feza sua parte, se alegrou, decepcionou,mas não desistiu. Ao contrário:acreditou no que fazia, e aqui estamos.

Neste mês de julho, exatamente nodia 15, a Paróquia São Carloscompletou 80 anos. É com muitaalegria que celebramos estemomento. É animados e com o mesmoamor que no passado impulsionouaqueles que se dedicaram, que hojetambém nós louvamos a Deus por esta

Testemunho dedizimista

Sou uma dizimista feliz efiel, mesmo em meio a muitaslutas e dificuldades. A ação deofertar me traz um reconheci-mento da soberania de Deus edo cuidado que Ele tem paracomigo, abençoando meu coti-diano com bênçãos espirituais.Não faço por obrigação, mascom prazer e alegria, pois é doSenhor e é para o Senhor.Acompanho de perto as neces-sidades da Paróquia e vejo oquanto é importante contribuir-mos com o dízimo. Quando háfidelidade no dízimo, a Casa doSenhor é agraciada com recur-sos que serão usados na pre-gação do Evangelho.

Cássia C. Castro Miranda

paróquia, verdadeiro canal degraças e bênçãos para todos.

Parabenizamos a paróquia pelosseus 80 anos de caminhada!Parabenizamos aqueles que fizeramtudo isso acontecer! Parabenizamosas lideranças atuais que trabalhamcom dedicação e amor, construindoum novo tempo, uma Igreja viva,atuante e comprometida com opovo!

Parabéns, Paróquia SãoCarlos Borromeu!Pe João Bosco da Silva Pároco

Page 8: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 08O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU

. Festa de PentecostesA Festa de Pentecostes aconteceu no Centro

de Eventos na Paróquia São Carlos Borromeu.Tivemos um momento de espiritualidade e, emseguida, a Celebração Eucarística. Houve uma boaparticipação das comunidades, todos vibrarammuito com o momento.

Devemos lembrar sempre que Pentecostes é acoroação da Páscoa de Cristo. Nele acontece aplenificação da Páscoa, pois a vinda do Espíritosobre os discípulos manifesta a riqueza da vidanova do Ressuscitado no coração, na vida e namissão dos discípulos. Podemos notar aimportância de Pentecostes, pois, "sem o EspíritoSanto, Deus está distante; o Cristo permanece nopassado; o evangelho, uma letra morta; a Igreja,uma simples organização; a autoridade, um poder;a missão, uma propaganda; o culto, um arcaísmo;e a ação moral, uma ação de escravos". O Espíritotraz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhegarante a vida e a eficácia da missão.

O Pentecostes é, portanto, a celebração daefusão do Espírito Santo. Os sinais externos,descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são umaconfirmação da descida do Espírito: ruídos vindosdo céu, vento forte e chamas de fogo. Para oscristãos, o Pentecostes marca o nascimento daIgreja e sua vocação para a missão universal.

. Festa de Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão em latim quesignifica “Corpo de Cristo”. É um feriadocomemorado pela religião Católica. Corpus Christié celebrado 60 dias depois da Páscoa e,normalmente, com procissões em vias públicas.

A procissão é feita nas ruas, onde as pessoaspodem testemunhar e adorar o Corpo e Sanguede Cristo.

Na Paróquia São Carlos Borromeu, por causada chuva, foi celebrado dentro da igreja e nãohouve procissão. Mas, isso não tirou o brilho dafesta. Com uma participação significativa de nossopovo, todos acharam que a celebração foi“maravilhosa e muito emocionante”.

. Formação para Casais emSegunda União

Uma proposta a partir do Plano Diocesano deEvangelização. Uma demonstração de que a Igrejase preocupa com oscasais em 2ª união. Um estudopara esclarecermuitas dúvidas sobre o assunto.

O principal objetivo desta formação foidespertar para o acolhimento dos casais que vivemem segunda união. Oestudo serve de alerta aosnoivos para a responsabilidade com o Sacramento

ACONTECEUdo Matrimônio. Este estudo foi feito peloscursilhistas, catequistas, animadores e liderançasde comunidades, numa tentativa de esclarecerdúvidas e fazer com que os casais possam seconscientizar da importância de sua participação naIgreja e na comunidade. Uma clara demonstraçãode que a Igreja não exclui ninguém. É um tema quedeve ser aprofundado para melhor conhecimentoda realidade, para dar possibilidade de maiorparticipação destes casais, bem como promoveruma melhor aceitação dos mesmos em nossascomunidades.

. Festa de Santo AntônioA Trezena de Santo Antônioaconteceu nas

Paróquias São Carlos e São Francisco.Houve umaboa participação e, por onde os devotos passaram,foram muito bem acolhidos. As comunidadescelebraram com muito carinho a Trezena.

.

. Festa do Sagrado Coração de Jesus

Começou com a Novena do Apostolado daOração, com bonitas palmeações preparadas pelascomunidades. O encerramento aconteceu na IgrejaMatriz, em uma bela celebração que, inclusive,acolheu novos membros para juntar-se ao grupodo Apostolado da Oração.

A Comunidade Sagrado Coração de Jesustambém festejou o seupadroeiro.Foi uma gratasurpresa, um momento de ânimo para acomunidade, que se uniu nos trabalhos e naparticipação das celebrações. Ali se viu umaverdadeira comunidade.

. Celebração da PrimeiraEucaristia

As comunidades Nossa Senhora de Fátima,São Judas Tadeu e São José realizaram bonitascelebrações de Primeira Eucaristia.

. Retiro para Lideranças

Aconteceu, no Centro Catequético, o Retiro paraLideranças de Comunidades da Paróquia São CarlosBorromeu,com uma boa participação e um conteúdobastante significativo. Esse retiro faz parte dasatividades propostas no Plano Diocesano deEvangelização. O encerramento se deu com aparticipação de todos na Missa das 19:00 horas, naIgreja Matriz.

.Encontro de Casais com Cristo- 3ª Etapa

Nos dias 06, 07 e 08 de julho, aconteceu oEncontro do ECC – 3ª Etapa, no CentroCatequético,com a participação de 39 casaisrefletindo a caminhada da Igreja e sua doutrinasocial.

O grande objetivo é formar casais conscientesde sua função na sociedade. Ao final, todos devemsair com um propósito de trabalhar pelo bem comum.

VAI ACONTECER. Retiro do CleroDe 17 a 19 de julho, os padres estarão reunidos

no Centro de Formação, em Piumhi, para o retiroanual do clero da Diocese de Luz. A espiritualidadeprecisa fazer parte da vida do Padre. Portanto, asorações de todos são fundamentais para quetenhamos um clero mais santo e com disposiçãopara o serviço ao Reino de Deus.

. Encontro do Movimento deLiderança Cristã - MLC

De 20 a 22 de julho acontecerá o Encontro deJovens do MLC – Movimento de Liderança Cristã -no Centro Catequético. Os jovens acima de 18 anosestão convidados a fazer parte deste grupo deestudo e oração em nossa Paróquia.

Portanto, jovem, participe deste encontro!Façade sua vida uma vida de oração e de ação, comojovem que quer evangelizar outrosjovens.Vamossomar forças.

. Encontro de AdolescentesCom Cristo - EAC

De 27 a 29 de julho acontecerá mais um encontrode jovens do EAC no Centro Catequético.Convidamos os adolescentes (a partir de 13 anoscompletos) para se juntarem a outros jovens com oobjetivo de se conhecerem e viver o que Jesusensina.

Aos pais,a nossa motivação para que incentivemos filhos a participarem dos encontros e das reuniõesapós o encontro.

. Jornada Mundial da Juventude 2013Estamos nos aproximando cada vez mais da

Jornada Mundial da Juventude.A Diocese já estáorganizando equipes de trabalho para acolher jovensde outros países que virão nos visitar. É horadajuventude fazer bastante barulho para chamar aatenção de toda a paróquia para o evento.

Não podemos nos esquecerde que, no dia 20 denovembro, a Cruz Peregrina vai chegar na ParóquiaSão Carlos Borromeu e ficará 10 dias caminhandopor nossas comunidades. Ela é o símbolo da JornadaMundial da Juventude.

Jovens, vamos ficar atentos para este evento.Vocês não podem ficar de fora.Vamos participar!

Page 9: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO /2012 - Página 09O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 10: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 10O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

“Ela experimentou o amor deDeus e compreendeu que Deus ée basta. Aí nos ensinou a olhar avida, o mundo e as pessoas com

os olhos de Deus.”(familiares e amigos)

Educar jamais será uma tarefa fácil,pois exige bem mais do quenaturalmente ser pai ou mãe. Exigeentrega total, vigilância, palavrascerteiras e, principalmente, a sintoniaconstante com a vontade e a verdadede Deus. E isso leva tempo! O tempodo aprendizado, das quedas, do“vamos começar de novo”, enfim, abusca pelo molde perfeito de educação.Talvez seja mesmo a experiência porter percorrido tantos caminhos e tantosrecomeços que faz dos avós,verdadeiras fontes de sabedoria.Guardam no olhar as marcas de todauma vida. Guardam em si uma infinidadede conhecimentos que nostransmitem. Aprenderam a lidar com as“feridas” de uma forma admirável. Dão-se intensamente a cada dia. E então,devolver-lhes o amor é o mínimo quepodemos fazer.

Quando D.Juraci e o marido, Sr.Marco Antônio, decidiram unir-se emmatrimônio diante de Deus, nemimaginavam a história de bênçãos queestava por vir. As dificuldades do iníciodo casamento, o acerto das afinidades,os sonhos e tudo mais puderam sermelhor compreendidos com a chegadadas filhas Angélica e Marise. E foi nestanova experiência, a de ser mãe, queD.Juraci pôde exercitar ainda mais o seulado guerreiro e protetor de ver a vida.Era o maior desafio, com certeza! Diantedisso, até as dificuldades financeiras, osárduos momentos para vencer afaculdade e formar-se professora,tornaram-se pequenos. Conciliarprofissão, cuidados com o lar ematernidade é sempre “um campo deguerra” pra qualquer mulhercomprometida com a missão de “serfamília”. Junte-se a tudo isso os cuidadose o carinho que D.Juraci tinha quereservar para sua mãe, D.Ana, quetambém morava em sua casa.

Mas a vida seguiu, as criançascresceram, vieram os genros e netos.A trilha comum para uma família sonhadapor Deus. Porém, quando tudo pareciaestar “nos eixos”, surge uma grandetempestade no ano 2007. Depois dealgum tempo de luta, sua mãe acabafalecendo. Mesmo tendo sido presença

LIÇÕES DE VIDAD. JURACI: UMA “MÃE COM AÇÚCAR” ENSINANDO QUE A VIVÊNCIA

DA FÉ É O CAMINHO DA VITÓRIA EM DEUSfiel na vida da mãe, era inevitável a dorda ausência, do vazio. E sem ao menosse refazer da perda de sua “grandereferência de vida”, 15 dias depois,vitimado por um ataque cardíaco,faleceu o seu marido, após 36 anos devida conjugal. Foram tempos difíceis, demuita dor. Quando a mãe almejava porum colo, teve que oferecer o seu para“sarar” as dores das filhas e dos demaisfamiliares. Nisso percebemos a incrívelcapacidade de “se reconstruir” de umamãe.

O mais surpreendente de toda estahistória é perceber que, ao longo da vida,diante das vitórias e das quedas, D.Juracinão perdeu a fé em Deus nem acapacidade de proteger e amar todosos seus. É como ela mesma gosta dedizer: “tudo concorre para o bemdaqueles que amam a Deus”. Continuouservindo a família e a Igreja, sendo a“serva fiel e prudente”, seja através daparticipação ativa em sua comunidadeSão Cristóvão, onde atualmente éMinistra da Palavra, seja fazendo parteda coordenação da RenovaçãoCarismática Católica (da qual participa hámais de 30 anos), seja colaborando compalestras em Encontros de Batismo, oucomo voluntária na APAC, em projetosda Fazenda de Recuperação NovoCaminho e até visitando enfermosassistidos pela Fundação Chiquita Perilo.Muito, não é mesmo? E é por conciliartodas essas tarefas de maneira tãoeficiente que D.Juraci tem a “torcidacalorosa” das filhas: “Minha mãe é meuporto seguro, é onde sempre encontreium amor incondicional, sem limites,eterno”, define Marise. Opiniãofielmente partilhada pela filha Angélica,que ainda reforça a presença de sua mãecomo “um exemplo de vida como mulher,mãe, esposa, profissional e cristã”.

Porém, mesmo diante de tantaatividade, ela ainda encontra tempo paracuidar de suas plantas, de sua casa,descansar em sua rede e, claro, dedicar-se à sua missão favorita, que é a de seravó. Mesmo com os seus 62 anos bemvividos, está sempre disposta a tudo.Brinca de pega-pega, de esconder, jogarbola, piquenique, além de fazerroupinhas para as bonecas, “guisadinho”e tudo o que puder para agradar sua“trupe” de netos: Alice, Davi e Júlia.Porém, em meio a tanta farra, fazquestão de reforçar que os netos “sãofilhos com açúcar”, e a educação éfunção intransferível dos pais.

É claro que, diante de tantadedicação, os netos, “sua galerinha dobarulho”, não poderiam deixar de dar umrecado “do coração” pra vovó, poisgente pequena sabe brincar, mastambém sabe declarar o seu amor e suagratidão: “A senhora é uma pessoa como coração puro, o medo nunca lhevencerá, pois o seu anjo da guarda aprotege e ilumina. Que o Senhor aguarde e que a senhora continuecaminhando na fé!”

Claudinei Rezende

20 DE JULHO - DIA DO AMIGOEm 20 de julho de 1969 o homem pisou na

Lua. Esse dia histórico serviu para inspirar EnriqueErnesto Febbraro a criar o “Dia do amigo”. De acordocom o pensamento do professor argentino, o fatode o homem ter conseguido alcançar a Lua nãosignificou apenas um avanço tecnológico ecientífico, mas abriu também fronteiras para apossibilidade de se fazer amigos em outras partesdo Universo, ampliando assim o relacionamentoentre Nações, cultuando e propagando o respeitoàs diversidades culturais.

O Brasil, país conhecido pela tradição de ter um povo caloroso, simpático eacolhedor, não ficou de fora: a data instituída pelo Decreto nº 235/79, naArgentina, foi adotada também no Brasil, embora ainda não seja tão propagadano País, quanto outras datas. Gradativamente, outros países também foramadotando a ideia e, atualmente, a data de 20 de julho é comemorada em quasetodo o mundo, representando um momento especial em que as pessoas trocampresentes, abraços e festejam com os amigos.

Em vésperas da comemoração do Dia do Amigo, a discussão se torna oportuna:o que é a amizade? Entre outros conceitos podemos encontrar que a amizade éum “sentimento de afeição recíproca, de simpatia e solidariedade, de perfeitoentendimento entre grupos de pessoas. É um relacionamento social que geraconcordância de sentimentos, posição de respeito ao outro, mesmo tendoopiniões diferentes.” E se cada pensamento que compõe este conceito forlevado a sério, então temos mesmo muito que comemorar em relação ao Dia doAmigo.

O rei Roberto Carlos já cantou “eu quero ter um milhão de amigos...”. Comoseria bom se isso fosse possível! Com um milhão de pessoas amigas por perto,ninguém teria do que se queixar. E imagina o que seria o planeta inteiro numaimensa rede de autêntica e sólida amizade, sem guerras, todos se respeitandonas diferenças de pensamento e modos de viver? Com certeza seria esse omundo tão sonhado e pregado por nosso Mestre Maior quando por aqui passou...Um mundo de amigos fiéis, verdadeiros, solidários, cujo entendimento recíprocopromovesse a paz e o amor... Aonde anda tal realidade? Sonhos de todos nós...

Hoje temos as chamadas Redes Sociais. O mundo globalizado nos permitefazer “amigos” lá do outro lado do mundo. É a febre do Facebook. Qualquerpessoa abre a conta de alguém e pode saber o que este alguém está fazendoem tempo real. A mania se alastra a cada dia, acenando com insistentes convitesde “amizade”. É só abrir e ler “João começou uma amizade com Maria”. E ali osnovos “amigos” podem contar o que estão fazendo, podem postar as fotos daúltima festa, podem falar se estão alegres ou tristes, se algum plano deu errado,se o fulano aprontou com o sicrano e por aí vai... Será que é essa amizade queo professor argentino, indicado duas vezes ao prêmio Nobel da Paz, tinha emmente quando imaginou as pessoas fazendo amizades sem fronteiras?

É preciso cautela com os Facebooks da vida. Amizade é muito mais que seligar numa tela fria e trocar virtualmente figurinhas com “amigos”. Isto se restringeao campo das ilusões: nunca teremos amigos aos milhões. Os verdadeiros sãoraros, pouquíssimos. São aqueles que estão, incondicionalmente, ao nosso lado.Não escolhem só a hora da festa, mas estão presentes também na hora dadificuldade. Muitos “amigos” costumam sumir estrategicamente, e não queremnem saber quando o “tempo fecha”. São os chamados amigos da “onça”. Essessão totalmente suspeitos e dispensáveis na vida de qualquer um. Amigos só paraas horas boas, quando tudo vai “muito bem, obrigada”, não são os mais indicadospara receberem um abraço no dia 20 de julho. Pense nisso, abrace, agradeça efesteje muito com seus verdadeiros amigos, o dia dedicado à amizade, mesmosabendo que a amizade não merece ter um dia, mas todos os dias para sercomemorada.

Marina Alves

Encontro Vocacional noSeminário de Luz

Aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora da Luz, o primeiroEncontro Vocacional do ano de 2012. O Encontro teve início no dia 29de junho, com a Ordenação Diaconal em nossa Catedral, e encerrou-se no domingo (1º de julho) com o almoço.

21 jovens de várias cidades da Diocese de Luz participaram doEncontro, que teve como objetivo ajudá-los a discernir o chamadovocacional que Deus faz a cada um. Monsenhor Wellington Costa,Reitor do Seminário em Luz, coordenou os trabalhos.

Rezemospara que

esseEncontroajude osjovens

participantesno seu

discernimentovocacional!

Page 11: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 11O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

DECOLORES por Adircilene

AniversariantesA família Decolores abraça os

aniversariantes do mês de Julho commuito carinho e desejando muita

saúde, paz e felicidade:01 - José Osvaldo, Leninha,

Ronan, Tamiris (GJ), 04 – Edmar,Rodrigo, 05 – Aurea, Joseane(Ricardo), 06 – Wanderley, 07 – Adélia,Branco, Geni (Reginaldo), WilsonJúnior (GJ), 08 – Jaqueline (GJ), 09 –Valéria (Paulo), 10 – Estefânia,Reynaldo, 14 – Arlete, 15 – Niquinha,17 – Mirian (Marcos), 18 – Bette(Bernardes), 19 – Edilson, 20 –Fernando, 21- Antônio (Cará), 22 –Pe. João Bosco, 23 – Carlos Henrique,24 – Majela, Maria do Carmo, 27 –Edvaldo (GJ), 29 – Fátima (Renato),30 – Rossini, 31 - Eliodete

40 anosAÇÃO EVANGELIZADORA NOS40 ANOS DE MCC DE LAGOA

DA PRATAE a história decolores continua,

agora com a contribuição da Mariado Carmo Amorim.

O Cursilho nasceu na estrada evive na estrada, por isso chama-seMOVIMENTO. É uma história derenovação de vida, através doencontro pessoal com Jesus (e issoaconteceu nos 03 dias de Cursilho).É uma história de homens e mulheresque se colocaram na estrada dadignidade humana e cristã edescobriram sua vocação de leigoscomprometidos com a transformaçãode seus ambientes.

Como membros do Cursilho,temos uma responsabilidade muitogrande com nossas paróquias esabemos da nossa importância nasatividades delas. Devemos estarsempre disponíveis para atuar etemos a alegria de saber que, nastrês paróquias de nossa cidade, omovimento se coloca a serviçosempre que solicitado, procurando,da melhor maneira, realizar asatividades que lhe são confiadas.Nestes 40 anos de estrada, quandose fala de fomentar ambientes, falamosem evangelizar nossas casas, os locaisde trabalho, escola, os locais delazer...

Como os irmãos Decolores seincomodaram em se manter em seumundinho, como movimento,colocaram o pé na estrada. Vamosacompanhar algumas das açõesmissionárias nestes 40 anos decaminhada:

. Houve, nestes anos, umaumento considerável de vagas paraenvio de pessoas para participar doCursilho e trabalhar. No início, eramapenas duas ou três vagas.

. O centro catequético é um localDecolores, pois aqui marcamospresença em nossas escolasvivenciais, em quase todas as Ultreias,festividades, celebrações. Comoainda não tínhamos um local próprioda Feira do Amor, aqui, no local ondeé o Centro de Eventos, colocava-setodo o material da Feira, até ocaminhão.

. Antes da existência dasComunidades, o Movimento deCursilho era responsável pelapreparação, encenação,ornamentação de toda a SemanaSanta.

. Por solicitação do Pároco, oMovimento era responsável pelaornamentação das Festas dePentecostes, Corpus Christi

. Preparação e ornamentação dasordenações sacerdotais.

. Preparação e ornamentação dolocal para Adoração do Santíssimo naquinta e sexta-feira santas.

. Barraquinhas: Desde aconfecção das barracas de indaiá elonas até todos os outros trabalhos.Tudo era muito precário. No início nãotinha uma cozinha. Então, o Tino (daNiquinha) emprestava a garagem ondeera improvisada uma cozinha para opreparo das carnes e torresmos. Depoislevava-se para a barraca onde hoje éa Eletrosom, ou para a praça da Matrizou para o lote do Sr. José Maurício. Oprazer e a alegria eram tamanhos queminha mãe e outra amiga, um dia,vestiram-se de longo, se produziram echegaram à cozinha da Niquinha,perguntando se precisavam deempregadas. Outro fato engraçado éque, certa noite, já estávamos todoscansados, então o João disse:agradecemos a presença de todos etenham todos uma boa noite. Essa falafoi feita umas quatro vezes, pois aspessoas continuavam... Não existiamfrangolândias, então os frangos, 30,40, eram todos fritos/assados no localpara o Bingo. (na próxima ediçãocontinuaremos a ver mais algumasações missionárias do MCC)

INFORMAÇÕES DECOLORES

. A Ultreia do Núcleo São Joãofoi bem marcante. O Sagrado

Ainda temos meio ano...por Cíntia Souza

Começo o texto de hoje relembrando uma frase: “Eu deveria ter dormidomenos”.

Terminou a primeira parte do ano. Os seis meses que passaram nãovoltarão. O ciclo da vida é sempre assim, e ainda insistimos em dizer:“nossa, como o tempo voa”. Podemos aproveitar cada minuto do dia dehoje e, talvez, dos seis meses seguintes. Nem tudo está perdido! Precisamosacreditar mais em nós mesmos, virar a página e começar uma nova históriade vida. Sonhar todos nós podemos, mas nada será real se não lutarmostodos os dias.

Ainda temos meio ano para perdoar, para dar uma segunda chance;para começar aquele projeto que ainda não foi pro papel; para marcar adata do casamento; para errar menos, reclamar menos, falar menos eacertado. Enfim, é preciso mudar. E já! O tempo não espera. A porta abree fecha todos os dias. Muitos se perdem, outros ainda nem se encontraram.Alguns preferem dizer “eu te amo” amanhã ou talvez quem sabe semanaque vem. Outros ainda nem descobriram o valor dessa palavra; para outros,foi necessário perder para depois aprender...

É necessário dar tempo ao tempo enquanto procuramos a melhor saída.Palavras ditas sem pensar marcam para sempre o coração de quem amamos.Não desperdicemos energia remoendo preocupações. Não busquemosadormecer artificialmente com a ajuda de tranquilizantes. Enfrentemos ohoje com serenidade e, com certeza, nos próximos seis meses, veremos aconcretização de muitos sonhos. Não basta sonhar. Digamos sempre: oquecabe a mim realizar, eu quero fazer, eu posso fazer e decido fazer. É assimque as coisas funcionam. Se não corremos atrás, outro vai e ocupa o nossolugar.

Termino com uma frase do sábio Padre Léo: “Amar é ensinar o outro acaminhar.

Coração deJesus foi otema e, deuma formab e mprofunda, tocou o coração detodos. Cada pessoa recebeu umcoração-adesivo para que usasseme deixassem seu coração abertopara Jesus. A celebração ficou porconta do Pe. Adelson, da Paróquiade Santo Antônio do Monte.Parabéns ao Núcleo São João.

. Na última quarta-feira, na 6ªEscola Vivencial, a reflexão ficou porconta da “DoCarmo”, que fez aLinha de tempo do Cursilho,conforme começamos a recontarnesta edição.

. Com grande pesar sentimos apassagem da Tia Lúcia do Sr.Nenego, a alegria em pessoa.Lembro-me bem quando saíamospara fazer a campanha da Feira doAmor, em toda casa quechegávamos, ela gostava de contarcasos, ouvir os donos da casa e,sempre com um sorriso, pedia umamuda de flor e saía toda feliz. Agora,com certeza, é uma das flores dojardim do Senhor. Ao Sr. Nenego efamiliares, os nossos mais profundossentimentos.

Academia Lagopratense de LetrasVIII Concurso de Poesias

A Academia Lagopratense de Letras, em comemoração aos 10 anosde existência, promove o VIII Concurso de Poesias, com a finalidade deincentivar a leitura, promovera cultura, a arte, a literatura; e premiar otalento de estudantes, professores, escritores, autores de Lagoa daPrata, assim como de outras cidades. O tema é livre. Lembramos apenasde valorizar a vida e os verdadeiros valores.

InscriçãoPoderão inscrever-se, apresentando seus trabalhos na sede da

ACADELP, rua Ângelo Perillo, 35 - Sala 3 - até o dia 20 de agosto de 2012.Cada candidato poderá concorrer com um só trabalho do gênero

poesia, não sendo permitidos trabalhos já publicados ou premiados, nemserão aceitos plágios.

Categorias. Infantil: alunos que cursam o 4º e 5º ano. Infantil: alunos que cursam o 6º e 7º ano. Infanto-juvenil: alunos que cursam 8º e 9º ano. Juvenil: alunos que cursam o Ensino Médio. Universitário. Autores independentes. Menção HonrosaA premiação consistirá: o primeiro colocado de cada categoria receberá

troféu de honra ao mérito, certificado de participação, livro e brindesurpresa; 2º e 3º lugares receberão medalhas de honra ao mérito, bemcomo seus professores.

O resultado e premiação do VIII Concurso de Poesia da ACADELPserá divulgado posteriormente, durante as Comemorações do 10ºaniversário da ACADELP, VIII Semana Literária em outubro.

Page 12: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 12O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Calendário ParoquialJULHO

15/07 Jubileu da Paróquia São Carlos Borromeu - 80 anos12:00 h - Almoço de Confraternização – Centro de Eventos18:00 h - Missa - Centro de Eventos

17 a 19 Retiro Espiritual do Clero - Piumhi18/07 20:00 h - Ultreya Cursilho - Centro Catequético19/07 07:00 h – Missa e exposição do Santíssimo

Adoração do Santíssimo o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com. Imaculada Conceição19:00 h – Bênção do Santíssimo e Celebração da Palavra – Igreja Matriz

20 a 22 MLC - Centro Catequético20/07 19:00 h - Missa na Comunidade São Cristóvão c/1ª Eucaristia

19:00 h - Missa na Comunidade São Pedro21/07 Encontro de Pais e Padrinhos em Preparação p/o Batismo – Salão

N.Sra.Fátima22/07 Aniversário natalício do Padre João Bosco

Celebração de Batizados – Igreja Matriz – Resp. Com. São José23/07 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:00 h – Renovação das Promessas do Batismo p/catequizandos daCom. Imaculada Conceição

24/07 19:00 h - Missa na Comunidade São Vicente de Paulo19:30 h - Reunião do CPE – C.Catequético – Resp. Com. N.Sra.Rosário

25/07 15:00 h - Missa no Hospital São Carlos18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida

26/07 07:00 h – Missa e exposição do SantíssimoAdoração do Santíssimo o dia todo15:00 h – Missa no SOS18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com. Imaculada Conceição19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa – Igreja Matriz

27/07 19:30 h - Missa de Entrega do EAC - Centro Catequético28 e 29 EAC - Centro Catequético30/07 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

19:00 h – Missa na Com. Imaculada Conceição c/1ª Eucaristia31/07 Renovação das Promessas do Batismo p/catequizandos das Com. São

Vicente e São Pedro – Centro CatequéticoAgosto01/08 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida02/08 07:00 h – Missa e exposição do Santíssimo

Adoração do Santíssimo o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com.N.Sra.Rosário19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa – Igreja Matriz19:00 h - Reunião Paroquial c/as Catequistas - Centro Catequético

03/08 18:00 h - Reunião do Apostolado - Igreja Matriz19:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus

04 e 05 Encontro de Noivos06/08 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz07/08 08:30 h - Reunião dos Padres da Forania - Centro Catequético

19:00 h - Missa na Igreja Matriz - Pia União de Santo Antônio19:30 h - Reunião dos Ministros da Palavra - Salão São Carlos20:00 h - Reunião dos Ministros da Sagr. Comunhão – C.Catequético

08/08 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:30 h - Escola Vivencial do Cursilho – Centro Catequético19:30 h - Missa na Comunidade São Judas Tadeu

09/08 07:00 h – Missa e exposição do SantíssimoAdoração do Santíssimo o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com.N.Sra.Rosário19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa – Igreja Matriz

11/08 08:00 h - Reunião do CFE - Paróquia São Francisco de Assis12/08 Abertura da Semana da Família

10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz – Resp. Com. SãoPedro

Horário de Missas na Igreja Matriz São Carlos Borromeu:Sábados - 07:00 / 19:00 h

Domingos - 07:00 / 09:00 / 18:00 / 19:30 hTerças às sextas-feiras - 07:00 h

OBS.: Segundas-feiras - 07:00 h - Celebração da Palavra

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial,

demonstra consciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três grandes

dimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidos na fé,conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com você, apresentamos aprestação de contas da nossa Paróquia e a forma como é aplicado o

dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de JUNHO/ 2012

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 1.735,161 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 45.122,551.1 Dízimo R$ 20.234,591.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 1.570,001.3 Coletas ordinárias R$ 6.164,151.4 Donativos diversos R$ 11.819,401.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Lugares Santos)1.7 Contribuição das Comunidades R$ 1.278,261.8 Outras receitas (Empréstimos, Resgate de Aplicação Financeira, etc...)R$ 4.056,15

SOMA (0 + 1) R$ 46.857,712 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 43.397,102.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 28.846,062.1.1 Manutenção do culto R$ 2.222,612.1.2 Evangelização R$ 3.381,602.1.3 Manutenção de veículos R$ 695,382.1.4 Côngruas, Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 4.135,942.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 1.975,062.1.6 Casa paroquial R$ 1.871,432.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 1.421,492.1.8 Despesas com pessoal R$ 13.142,552.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 547,682.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes,

enfermos, encarcerados) R$ 547,682.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 5.462,052.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 3.425,052.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades, cursos

de formação, transporte,aluguéis,etc). R$ 2.037,002.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 8.541,312.4.1 Despesas financeiras e tributárias2.4.2 Despesas gerais R$ 1,352.4.3 Retirada para aplicação R$ 7.812,962.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético R$ 727,002.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 3.460,61

SOMA (2 + 3)Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 3.460,61

Pe. João Bosco da Silva Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

O espetáculo da existênciaNos dias de hoje, é comum os programas de TV onde a vida alheia pode

ser observada durante 24 horas diárias. Nunca houve tanta exposição na his-tória da humanidade. O que antes se fazia questão de esconder, hoje se fazquestão de mostrar...

Atividades corriqueiras de cada um, necessidades básicas chamam atençãoquando observadas em nossos semelhantes. É mais intrigante ainda perceberque os erros são apresentados como exemplos a serem seguidos. Como acei-tar tudo isso observando os fatos pela ótica cristã, que preza a dignidade, aigualdade, a paz, o entendimento e a fraternidade?!

A busca pela perfeição tem crescido assustadoramente nos últimos anos:academias lotadas, locais de caminhada e pistas de cooper divididas por cente-nas de pessoas que buscam cultivar, melhorar ou manter a saúde física eprolongar o espetáculo da existência.

É fato que ninguém deseja envelhecer, adoecer e, muito menos, morrer.Mas a morte é "fato", e todos nós sabemos disso. Então, por que tantacorreria, tanto desafeto, tanta competição? Jesus Cristo já nos orientava so-bre isso há mais de dois mil anos. Suas palavras falam de um novo reino, umanova morada, uma vida que não se finda com a morte do corpo.

Será que o nosso desejo de eternizar a vida nesse tempo em que vivemosé uma falta de fé nas palavras de Cristo? Se acreditarmos realmente que aexistência não terá um fim quando se apagar em nós o sopro de vida, comcerteza diminuirá nossa ansiedade.

Cirurgias plásticas, métodos e mais métodos de rejuvenescimento, tudoisso mostra que o ser humano luta desesperadamente para manter a saúde, avitalidade e a jovialidade.

Termino com a seguinte indagação: quem não teme esse fato inevitávelde que a qualquer hora, sem saber como, onde ou por que, a vida terá umfim?

Para quem tem fé, o fim de um começo...Calazans - Paróquia São Sebastião

Page 13: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 13O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 14: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 14O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

O QUE É OSTEOPOROSE?Osteoporose é a perda da densidade

óssea normal devido à perda de cálcio,com aumento da fragilidade e da tendênciaàs fraturas. Com a densidade ósseadiminuída, os ossos podem se tornar maisporosos, mais frágeis e mais propensos afraturas espontâneas ou causadas porleves esforços.

É uma doença que progride sem sernotada. Comumente, o primeiro sintoma éuma fratura. Podem ocorrer diversos tiposde fraturas, porém as mais comuns são asde punho, úmero (braço), fêmur (perna)e quadril. Outra consequência é acompressão de vértebras, que pode levara alterações na coluna vertebral. Namaioria das vezes, somente diante dossintomas é percebido o alto grau dedesmineralização óssea.

Geralmente, ocorre em mulheresidosas, mas pode surgir mais cedo. Oshomens também podem ser acometidospela osteoporose, porém é mais raro.

Entre os fatores de risco para a doençaestão:

· Corpo delgado e pele clara;· História familiar de osteoporose;· Menopausa precoce;· Amenorréia;· Idade avançada;· Nuliparidade;· Sedentarismo;· Alto consumo de cigarros, álcool e

café;

SANTOS E SANTAS

São Tiago é chamado Maiorporque teve realce especial noEvangelho e também paradistingui-lo do Apóstolohomônimo. Era natural deBetsaida, na Galiléia, irmão deSão João, Apóstolo e Evangelista,filhos de Zebedeu e Salomé. SãoMateus descreve assim, no seuEvangelho, o chamadoapostólico dos dois irmãos: “E,indo mais adiante, Jesus viu doisirmãos, Tiago e João, filhos deZebedeu. Estavam na barca comseu pai, consertando as redes,

e chamou-os. Eles deixaram imediatamente a barca eseguiram a Jesus”.

Tiago, juntamente com Pedro e João, sãoapóstolos privilegiados por Jesus, fazendo-seacompanhar, algumas vezes, só por eles. Foi assim naTransfiguração no monte Tabor; por ocasião daressurreição da filha de Jairo e na agonia no Horto dasOliveiras. De caráter impetuoso, ele e seu irmãorecebem do próprio Jesus o apelido de “Boanerges”,que quer dizer filhos do trovão. Lucas narra esseepisódio quando Jesus está indo rumo a Jerusalém.Envia, então, mensageiros à sua frente para conseguiralojamento junto a um povoado de samaritanos. Esses,todavia, negam hospitalidade. Indignados, Tiago e Joãodisseram a Jesus: “Queres, Senhor, que mandemoscair fogo do céu contra eles?” Jesus os repreende,pois não veio para destruir, mas salvar.

Quando falamos de Tiago devemos tambémlembrar de seu irmão João. Foi uma dupla de apóstolosque deixou grandes ensinamentos, apesar de suaslimitações humanas. Isso é bom porque nos encorajaa também buscarmos a santidade. Além de impetuosose pouco tolerantes, também não eram nadamodestos. São Mateus conta-nos que um dia a mãedeles, certamente interpretando o desejo íntimo dosdois, ousou pedir a Jesus que os filhos pudessemocupar lugares de honra ao lado de seu trono no Reinode Deus. Surpreso, Jesus fez ver à mãe e seus filhosque eles não sabiam o que estavam pedindo e queesse assunto cabia a seu Pai, que está no céu. Osoutros apóstolos reagiram indignados contra oatrevimento deles.

Apesar de tudo isso, Jesus teve um carinho muitogrande por eles. Tiago correspondeu como zeloso ecorajoso pregador do Evangelho. Não é por acaso quefoi o primeiro dos Apóstolos a sofrer o martírio, emJerusalém, no ano 42. De São Tiago podemosaprender a sermos disponíveis e aceitar com entusiasmoo chamado de seguir o Senhor, deixando a “barca”das nossas seguranças humanas. Dele podemos imitaro testemunho corajoso de sua fé em Cristo. Se formosimpetuosos, de 'pavio curto', precipitados em julgar econdenar, podemos aprender de São Tiago a sermosmansos e humildes. Oxalá, o Espírito Santo molde nossocoração para que não ansiemos pelos primeiros lugares,mas queiramos servir para sermos grandes diante deDeus.

São Tiago Maior - 25 de JulhoIraídes Vidal e Elvira Castro

Medicina NaturalCidra

A cidra, também chamada decidrão, é produzida por uma árvoreda Ásia, aclimatada no Brasil. É umtipo de limão galego grande, decasca espessa e áspera.

Valor alimentício: A cidra sepresta a confecção de inúmerospreparados, como sejam: doces,compotas, bolos, refrescos etc. Éboa fonte de vitamina C, como osdemais cítricos, se bem que sejaum pouco menos concentrada queo limão. Contém, em relação aoscítricos, taxa relativamente alta decálcio.

UTILIDADES MEDICINAIS· Inflamação do abdome, em

geral – moer a parte branca sob acasca, misturar com melado eaplicar externamente na forma decataplasma.

· Afta – bochechar com osuco de cidra.

· Biliosidade, secura eamargor da boca, dor de cabeça,icterícia, verminose, ofuscação davista – moer sementes de cidrajuntamente com sementes delimão e laranja; tostar e prepararum infuso. Tomar uma xícara demanhã, em jejum, deste infusocoado.

· Cãibra digestiva, flatulência,inapetência – tomar, em jejum,uma xícara do infuso da casca secade cidra.

· Nervosismo, espasmos –tomar o infuso da casca seca decidra misturando com erva-cidreiraverdadeira ou tomar o infuso dasfolhas e flores.

· Prisão de ventre – tomar demanhã, em jejum, o infuso dassementes de cidra com pétalas derosa comum.

· Inflamação da garganta –preparar um chá de cebola commel. Misturar em partes iguais comsuco de cidra e gargarejar.

· Debilidade do estômago –tomar, em jejum, uma xícara doinfuso da casca seca de cidra.

Otaviana de Moraes FerreiraFonte: As Frutas na Medicina

Natural

Planos de Saúde X MédicosMédicos que vivem da clínica

particular são poucos. Mais de 80%prestam serviços aos planos de saúde erecebem, em média, R$ 55,00 porconsulta. Os responsáveis pelos planosde saúde alegam que os avançostecnológicos encarecem a assistência detal forma que fica impossível aumentar aremuneração sem repassar os custospara os usuários, já sobrecarregados.Mas, as empresas de planos de saúdenão permitem acesso às planilhas decustos.

Quando eu estava na diretória doHospital São Carlos, realizei umlevantamento de custos para ver emquanto ficaria a montagem de umconsultório padrão, incluindo aluguel,salário de atendente, faxineira, despesascom contador, contas de água, luz etelefone, impostos e taxas da prefeitura,material de consumo. Seriam necessárias250 consultas por mês para cobrir oscustos. Em princípio, cada consulta podegerar de zero a um ou mais retornos paratrazer os resultados dos exames pedidos.Em geral, 50% das consultas médicasgeram retornos pelos quais os convêniose planos de saúde não pagam um centavosequer. Se o médico pretende ganhar oseu salário mensal, deverá atender umnúmero bem maior de clientes. Por issoos usuários dos planos de saúde sequeixam: “os médicos não examinam maisagente”; “o médico nem olhou a minhacara”; “fica de cabeça baixa preenchendoo pedido de exame enquanto o pacientefala”; “a consulta durou poucos minutos”.

É possível exercer a profissão comcompetência nesta velocidade? Podemosgarantir que não? O bom exercício damedicina exige, além do exame físicocuidadoso, atenção à história damoléstia, a descrição dos sintomas, osfatores genéticos, uma analise, ainda que

sumária, das condições de vida eda personalidade do paciente.

O que os empresários dosplanos de saúde parecem nãoenxergar é que, embora consigammão-de-obra barata, graças àproliferação das faculdades demedicina que privilegiou númerosem detrimento da qualidade,acabam perdendo dinheiro aopagar honorários tãoinsignificantes. Médicos que nãodispõem de tempo a perder comas queixas e o exame físico dospacientes, pedem examesdesnecessários. E tem boa chancede deixar o doente com aimpressão de que está sendocuidado. A economia no preço daconsulta resulta em contasastronômicas pagas aos hospitais,onde vão parar os pacientes porfalta de diagnóstico precoce, aoslaboratórios e serviços deradiologia, cujas redes seexpandem a olhos vistos pelascidades brasileiras. Por essarazão, os concursos pararesidência de especialidades querealizam procedimentos e examesestão cada vez mais concorridos,enquanto os de clínica e cirurgiasão desprestigiados.

É preciso ser mais respeitosocom a medicina e com ospacientes. O usuário, ao contratarum plano de saúde, deve semprepedir a informação de quanto ummédico recebe por uma consulta.O cliente teria medo de seratendido por um médico que vaireceber bem menos do que umencanador cobra para desentupirum banheiro em uma casa.

Geraldo Diniz BorgesCom. N. Sra de Fátima

DesveloBilá Bernardes

se me escondo em máscarasrevelo o disfarce

se oculto as raivasrevelo o medo

se desconheço as mudançasrevelo a permanênciaem tudo que escondohá desvelar de sentimentos.

· Uso de determinadosmedicamentos, como esteróides,antiespasmódicos; hormôniotireoideano, antiácidos à base dealumínio; diuréticos em excesso;

· Anorexia nervosa e bulimia.

O profissional da saúde podedetectar o início da perda dadensidade óssea, medindo a alturado paciente. Entretanto, aosteoporose deverá sercomprovada através do exame dedensiometria óssea.

Não existe cura para aosteoporose, mas uma reposição decálcio através de medicamentospode atrasar o processo, permitindoa pessoa ter uma melhor qualidadede vida.

A melhor forma de prevenir adoença é praticando atividadefísica, alimentando-se bem e seexpondo ao sol (antes das 10:00horas e depois das 16:00 horas).

Lembre-se: O nosso corpo émorada de Cristo! Cuide-se!

Raquel de Castro RibeiroEducadora Física CREF:

011141-G/MGEnfermeira COREN/MG:

039680

Page 15: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 15O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 16: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 16O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DO EACFesta de Corpus Christi“Senhor Jesus, Tu és a vida! Alimenta-nos com

o Pão da Unidade.”A cele-

bração deC o r p u sChristi re-presenta au n i d a d edos cristãosem tornoD a q u e l eque se feza l i m e n t opara ser pre-

sença no meio de nós. E cientes disso, os adolescen-tes do EAC, comprometidos com a tarefa em ajudarna tradicional decoração das ruas, colocaram-se à dis-posição, mesmo desafiando as condições chuvosasdo dia da festa neste ano. E como para essa turmanão tem “tempo ruim”, eles foram lá e fizeram a suaparte.

Com a chuva, a celebração não pôde acontecerdentro do esperado, com a tradicional procissão nasruas. Mesmo assim, os adolescentes perceberam aespiritualidade que pede esta cerimônia através daMissa realizada na Matriz e de uma atividade sobre otema na própria reunião de domingo do EAC.

Parabéns, turminha! Cumprimos mais uma missãoe, “de quebra”, nos divertimos bastante!

Forró do EACO coração caipira

explodiu de alegria no dia22 de junho, com a tãoesperada “quadrilha” daturminha do EAC. A festafoi regada ainda com muitapipoca, teatros,apresentação de dança dogrupo Big Boys e, claro, o“famoso” bom humor eanimação, o que é peculiarnas atividades da turma.

Parabéns aos tios pela organização e, principalmente,aos adolescentes que se divertiram muito nesta sadiabrincadeira.

Contrata-se “multiplicadores de alegria”!Como cantar “é rezar duas vezes”, convidamos a todos

os jovens e adolescentes para participarem conosco do coralda celebração das 18 horas, todo domingo, na Matriz SãoCarlos Borromeu. Vamos fazer de nossa celebração umagrande oferta de amor, alegria e entusiasmo para Deus.

Esperamos por você! Tios Dirigentes do EAC

MAC -Movimento deAmizade Cristã

Depoimento MaquianoPor Laene

'Se eu tentasse definir o quão especial tu és pra mim, palavrasnão teriam fim'.

Hoje resolvi escreveralgo que meu coração sempre quisfalardesde a primeira matéria,só que Deus escolhe o momento e ahora certa.Vou contar a vocês a história de umamaquiana.

Regularmente, o MAC realiza encontros de dois dias,ondetios e jovens trabalham contribuindo para que o mesmo aconteça.

Como todo encontrista,participei e observei o que estavasendo apresentado.Pude ver uma união tão grandeque ficava apensar: “como essa amizade é tão forte? De onde vem essa fé?”

Esse encontro foi marcante em minha vida e na de minhafamília.

Depois comecei a frequentar as reuniões.Ainda nãoacreditando nessa amizade tão forte, pensei: eles não vão dar amínima para novos amigos porque já são um grupoforte.Resultado: enganei-me. Dentro desse movimento, cresci ,mefortaleci, conheci o amor de Cristo,aprendi a ter fé,senti o prazerde trabalhar,de me doar, conheci uma amizade intensa,uma amizadecristã.

Com o tempo,meus amigos foram se despedindo.Apesar desentir aquela dor,aquela angústia e de contestar, no fundo euentendia o quanto a Igreja é sábia: uns saem, outros chegam. Eo mais intrigante é que a essência do movimento continua,a amizadeé reconstruída de uma formaintensa,ressaltando a fé.

Hoje é a minha vez de avançar um passo na caminhada.Agora entendo que para tudo tem um prazo. Neste Movimento,vivi os mais lindosmomentos,fiz minhas verdadeirasamizades,trabalhei e me doei ao máximo.Como todo jovem,viviintensamente cada momento.E como amo esse Movimento, aprendia deixar o meu egoísmo de lado, desejando que o MAC renove avida de muitos jovens,como renovou a minha.

Para os maquianos antigos, fica a lembrança de como oMACfoi fundamental para nossa vivência de Igreja,o quanto nostransformou e renovou nossa fé,moldando-nos para seguir emfrente.

Para os atuaismaquianos, desejo que aproveitem e se doempara exaltar a Deus, que construam essa amizade cristã, que émaravilhosa.

Para os futuros maquianos, que entrem nesse movimento decoração aberto e percebam o valor de evangelizar.

''Não, eu não tenho um caminho novo. O que eu tenho denovo é o jeito de caminhar''

Rápidas· Q u e r e m o s

agradecer a todos osjovens e tios quetrabalharam em nosso70º encontro, quecontou também com apresença de jovens e tiosde Iguatama.

Fica o nosso muitoobrigado!!!

· Q u e r e m o sparabenizar a Paróquia

São Carlos Borromeu, que completa 80 anos de evangelização.Esta conquista está sendo possível porque Deus tem podido contarcom pessoas de fé e que assumem o trabalho cristão.

EJC - NOTÍCIAS

No dia 17 de junho, jovens do EJC juntamente comfamiliares e alguns amigos do Cursilho, estiveram

visitando o Santuário do Caraça/MG.

A construção do Caraça teve início no ano de 1774, peloIrmão Lourenço.

Durante a manhã fizemos uma caminhada de 4 km emuma trilha onde conhecemos um pouco dos biomas e dosanimais que lá existem. Tivemos a oportunidade de conhecera Cascatinha, um local onde podemos perceber a perfeiçãode Deus na natureza.

No retorno ao Santuário passamos pelo local onde,segundo a história, D. Pedro II, em visita ao Caraça no anode 1881, escorregou deixando ali a sua marca.

Após o almoço, conhecemos parte das histórias e tivemosa oportunidade de visitar o antigo colégio/seminário, quecontribuiu para a formação intelectual de diversaspersonalidades políticas e religiosas, como Dom Belchior, quefoi bispo em nossa Diocese, e seu irmão Padre Tobias (naturalde Santo Antônio do Monte).

Os guias que nos acompanharam fizeram um breve relatosobre a história do Santuário Nossa Senhora Mãe dosHomens, o qual ganhou como presente o corpo de São Pio,mártir da Santa Sé em 1792. Visitando o museu, as relíquiasque lá existem enriqueceram ainda mais nosso conhecimentosobre o local.

ACONTECEUAconteceu no dia 30 de junho, o nosso Terço mensal na

residência da jovem Camila Ribeiro Lima que, juntamentecom seus familiares, nos acolheram com muito carinho. Logoapós, realizamos uma saudável confraternização entre ospresentes.

Page 17: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 17O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 18: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 18O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

As pessoas, ao refletirem sobre o quefazem, podem tomar atitudes que asbeneficiem.

Exemplo: Ao chegar em casa à noite,muitas vezes acendemos a lâmpada daentrada e a esquecemos acesa, aumentando

a despesa. Refletindo sobre esse problema, alguns tomam aatitude de colocar na entrada da casa um sensor de presença,que acende a lâmpada apenas à noite, com a chegada de alguéme durante um tempo limitado.

O amor exigente visa ajudar as famílias através de reflexõessobre nossas atitudes, sobretudo as que vivenciamos em nossoslares.

Aqui refletimos:- sobre nossasRAÍZES CULTURAIS. Nossos familiares,

especialmente os mais idosos, nos trazem a sabedoria acumuladaao longo do tempo, as luzes do passado que nos guiam, queinfluenciam nossas atitudes. Contudo, eles também podem nostrazer tradições que nos prejudicam, como a de fumar, porexemplo;

- que PAIS ERRAM E ACERTAM, são pessoas comuns. Ai dequem se julga pronto, de quem não é humilde e não muda, dequem não toma atitude nova. Ai de quem permanece em algumerro, pois um leva a outros, e aí a mudança de atitude torna-semais difícil;

- sobre economia. Vimos que OS RECURSOS SÃO LIMITADOS,o pão de cada dia é o que necessitamos para viver. Ai das famíliasque gastam além do que ganham, que deixam acumular suasdívidas e não tomam atitude. Ai das que gastam com odesnecessário e, às vezes, com o que as prejudicam. Ai tambémdaquelas escravas do dinheiro;

- que um é o comportamento dos pais; e outro, o dos filhos.PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS. Se os pais não corrigem osfilhos a cada erro, a correção futura pode ser mais difícil. E apermissividade leva a outros erros e a outras desobediências;

- que a CULPA não se justifica e prejudica. Quem condenaserá condenado, quem perdoa será perdoado. Ai de quem nãoperdoa àqueles com os quais convive e, especialmente, a sipróprio;

- analisamos nossos COMPORTAMENTOS. É necessárioestarmos de olhos abertos;

- negamos o acomodamento. Cuidamos das TOMADAS DEATITUDE. Elas determinam, em boa parte, a qualidade de nossasvidas.

“Pedi e vos será dado, procurai e acharei; batei na porta, eela se abrirá para vós. Porque todo aquele que pede, recebe; oque procura, acha”. (Mt 7,7-8)

José Roberto de Resende

Amor Exigente7º Princípio: Tomada de Atitude

Novos Ministros Extraordináriosda Sagrada Comunhão

Aconteceu nos dias 20, 21, 27e 28, a formação dos novosMinistros Extraordinários daSagrada Comunhão.

Assim são chamadas aspessoas que são convidadas epreparadas, através de umaformação litúrgica e doutrinal, aexercer essa função com amáxima dignidade.

Ministro: aquele que “serve”.É um servidor. Um Ministro deJesus vivo, presente naEucaristia, chamado a promoverencontros entre Jesus e oshomens pela Sagrada Comunhão.

A função do MinistroExtraordinário da SagradaComunhão é servir ao Sacerdote,ajudando na distribuição dacomunhão nas Missas, naCelebração da Palavra e tambémlevando-a aos enfermos.

Peçamos ao Espírito Santo odom de termos um coraçãoeucarístico. Que Ele nos dê umentranhado amor por Jesus naEucaristia e que tenhamos sempreos olhos fitos no Deus vivo,presente.

Que os novos Ministros sejambem-vindos a essa belamissão!!!!!!!!!!!!

COMUNIDADE IMACULADACONCEIÇÃO

- Ana Lúcia de Souza Mendonça- Alice da Silva Ramos- Elizete A. de Castro- Gustavo Henrique Silva de Paulo- Marcos Alberto de Oliveira- Soraia Maria de Oliveira Viana- Viviane Gonçalves Moura Oliveira

COMUNIDADE NOSSA SRADO ROSÁRIO

- DanilaQueli Silva- José Geraldo Bento- Renata A. Silva Oliveira- Vera Lúcia Primo Santos

COMUNIDADESANTA TERESINHA

- Antônio Carlos de Oliveira- Laene Borges Vaz

- Maria do Carmo de Oliveira- Nádia Costa Xavier

COMUNIDADE SÃO VICENTE- Adélio do Couto Coutinho- Claúdia de Lourdes Almeida Rocha- Denis Kelem Otaviano- Eliana do Rosário C. Coutinho- Glorstina Maria R. Otaviana(Glorinha)- Jaene Aparecida Calazans de Melo- Lázaro Augusto de Melo- Mariana Rodrigues da Fonseca

COMUNIDADESÃO CRISTÓVÃO

- Andréia Lopes Borges Castro- Cecília Marçal e Silva- Fernanda Cristina A. Pereira- Mateus Lobato de Castro- Santiago dos Reis Silva

COMUNIDADE SÃO PEDRO- Edna Aparecida Costa Morais- Leila de Melo Rezende- Siomar Antônia Martins- Ronnan Robson Rezende

COMUNIDADESÃO CARLOS BORROMEU

- André Rezende Lacerda- Ana Célia de Rezende Paula- Rafaela Rezende Lacerda-Silvia Regina Batista Rodarte

COMUNIDADESÃO JUDAS TADEU

- Antônia Maria dos Santos- José Aparecido de Castro- José Maria dos Santos Silva- Sandra Regina S. de Castro

COMUNIDADENOSSA SRA DE FÁTIMA

- André Campos Melo- Eduardo Henrique Campos Melo- Carine Cristina Correa Santos- Fabricio Bruno Rezende- Rúbia Cristina Franco Rezende

COMUNIDADE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

- Catarina Maria da Silva- Creuza Maria Duarte Miranda- Juliana Aparecida de Almeida- Maria Aparecida Melo Souza- Maria Aparecida Morais- Romilda Azevedo Corrêa

COMUNIDADESAGRADO CORAÇÃO

- José Carlos Santiago de Jesus- Geraldo Aparecido Azevedo- Maria Aparecida Vargas Azevedo- Nívea Maria do Couto Queiroz- Rita de Cássia Almeida- Vanessa de Cássia Pereira- Vilma Aparecida Vieira Santiago

Que Deus os abençoesempre!!!!!!!!!!!!!

Depois de devidamente preparados, na celebração da Missa das 19:30 horasdo dia 1º de julho, na Igreja Matriz, aconteceu o envio dos novos Ministros

Extraordinários da Sagrada Comunhão.

Page 19: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 19O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

O esporte no combate àsofertas ilícitas

O esporte continuasendo o melhor caminhopara se ter um corpo são euma mente sã. No dia-a-dia,em qualquer lugar domundo, profissionais da áreade Educação Física e váriosabnegados seguem lutandoem prol do esporte. A luta é

árdua, mas, com certeza, vale a pena para estaspessoas, que são guerreiras em prol de nossapopulação.

O esporte une os povos e dignifica o ser humano.Ele sempre enfrentou grandes dificuldades. Por issonós, desportistas, precisamos arregaçar ainda mais asmangas e enfrentar, de peito aberto, inimigos comoas drogas. Enquanto a cada segundo tem um cidadãodesonesto oferecendo coisas ilícitas, tem um guerreirotravando uma batalha para encaminhar nossos jovenspara algum esporte.

A cada dia que passa, são oferecidas mais festas,maior consumo de bebidas alcoólicas e mais coisasilícitas. E muitos, pela inocência, por influência dosamigos e pela vida fácil, caem como patinhos. A situaçãoestá se tornando incontrolável para os familiares.Quando o filho, a filha saem para a rua, para as famosasbaladas, os pais ficam aflitos e com o coração apertadoaté que voltem, sãos e salvos para o seio familiar.

Em Lagoa da Prata, como em todo o Brasil, a lutaestá árdua contra o mundo obscuro das drogas.Infelizmente quem entra por esse caminho tem grandedificuldade para sair. A droga oferece alegriamomentânea, e os nossos jovens caem sem pensar.Uma boa opção é oferecer práticas esportivas paraque sejam atraídos para as coisas do bem. Com atitudescomo essa, teremos um mundo melhor.

O esporte sempre foi e continua sendo um dosmelhores caminhos para combater o álcool e as drogas,os grandes males do mundo. Precisamos oferecer maiscultura, mais eventos religiosos e esportivos para apopulação.

Para terminar vamos fazer uma comparação paramostrar como a luta do esporte contra as drogas éinjusta: ofereça um evento esportivo, cultural oureligioso e, do outro lado, promova uma festa ou umshow regado às coisas ilícitas. Com certeza, a segundaopção vai atrair mais os jovens que a primeira. Por issoprecisamos urgentemente nos unir para reverter estequadro.

Esportes por esportes Waldir Ribeiro

Brasileirão Série A 2012 O Brasileirão 2012

está a pleno vapor e,até o momento, adupla RapoGalo estáseguindo bem. Peloque parece, iremos

lutar no alto da tabela e não passaremos o sufoco doano passado. Em 2011 a luta foi complicada e culminoucom aquele fatídico 04 de dezembro, que até hojenão consigo entender a goleada acachapante daRaposa sobre o meu Galo. Mas o 2012 estáprometendo, com as contratações que o Galo fezpontualmente e que a Raposa está fazendo ao longoda temporada.

O Cruzeiro, depois que trocou o treinador, ganhoupadrão de jogo e, pelo que parece, irá fazer umacampanha boa. O técnico Celso Roth, apesar deretranqueiro, tem bons esquemas táticos. O mal dadiretoria celeste foi ter se iludo com o Wagner Mancini,principalmente depois daquela goleada contra o Galo,que mascarou a ruindade do treinador. O Celso Rothnão é um grande treinador, mas, em comparação aoanterior, tem pelo menos uma boa história de títulosno futebol brasileiro. Para finalizar, o presidente Gilvande Pinho Tavares teve uma contratação pontual eacertada: a do diretor de futebol Alexandre Matos.

O Atlético manteve o técnico, muitas vezes turrãoe pirracento, Cuca, mas que vem realizando um bomtrabalho à frente do time. Um dos maiores problemasdo Cuca é ser insistente com alguns jogadores,preterindo outros que, na minha opinião, são de melhorqualidade. O Presidente Alexandre Kalil foi genial aocontratar Ronaldinho Gaúcho que, até o momento,vem mostrando o seu real valor. E o presidente damassa contratou também o bom e experiente goleiroVítor, que poderá ser a solução para a meta alvinegra.O elenco do Galo não é excepcional, mas é de boaqualidade em todos os setores e, com isso, a promessaé de um bom Campeonato Brasileiro.

Que a dupla RapoGalo seja feliz! Que os dois timestenham muita competência e muita determinação emprol de suas apaixonadas e presentes torcidas ao longoda competição. Quem sabe, ao final do CampeonatoBrasileiro, eles lutem pelo título ou por uma vaga naCopa Libertadores da América do ano de 2013?!Acredito que ambos estejam no caminho certo.

FériasLá vem o trem, lá vem o trem, lá vem o trem...Tanta bagagem, gente ansiosa,gente que despede, manda recados,chora, aconselha, entrega matula.chiiiuuuuummmm....

Parou o trem!Meu pai me põe na escada.Tenho medo de cair!Entro correndo no vagão.Vem mãe!Quero ir na janela,quero assentar do lado da janela, mãe!Quero ver o povo,quero ver o mato,quero ver a casa pequenina no mato,quero ver o rio,quero ver a ponte, a vaca...Mãe...

Bate o sino, lá vai o trem!Lá vai, lá vai, lá vai!O trem tá correndo!O chão tá correndo,olha a vaca, mãe!Olha o rio, tá muito cheio mãe!A ponte aguenta o peso do trem?Tá tão cheio, deve tá pesado, mãe!Tudo tá correndo...As casas, o mato, as árvores, as nuvens.Todo mundo balançando no trem!Mãe, tô enjoando!Acho que vô vomitá, mãe!- Vai passá, vai passá, vai passá.Passando a mão na minha testa suada:-Bebe Água Tônica que passa!Mãe é pior, mãe! Ela fede mais que janela de trem!Lá vai o trem! Lá vai o trem! Lá vai o trem!Meu Deus, cooorrreee treeemm!

O trem para prá beber água.Começa a andar devagar, apita!Uma menina sozinha na estrada me sorri e dá adeus.Ponho língua de fora prá ela.Corre trem, corre trem, coorree trem!Será que alguém viu?Olho prá minha mãe, feliz, com uma criança no colo!Nada viu! Ainda bem, ainda bem, ainda bem!Lá na estação, desce gente, sobe gente,sobe malas, meninos choram...Meninos vendem frutas nos balaios.

Lá vem o homem de uniforme e chapéu azul!Tenho medo desse homem, mãe!É o guarda do trem!Tem assobio pra chamar a polícia!Será que ele viu eu pondo língua pra menina?Ai mãe, será que ele vai me por pra fora agora?E se minha mãe não ver?Vou ficar na estrada igual a menina!Ai meu Deus, acho melhor eu dormir...Tadinha da menina, só queria me fazer um carinho!Mora no mato, não sabe por que fui má! Nem eu!Acho melhor eu dormir!Já vou...já vou... já vou...Lá vai o trem, cheio de sorrisos na janela.Tadinha da menina, que nunca mais esqueci.Procuro por ela nas estradas, quando passo por aqui.

Se a visse de novo,iria na sua casa, ouviria seus casos, brincaria de boneca...Será ... que... ela... tem... boneca...?Deve... ser... de...pano... com... olhos fechados...querendo dormir...Lá vai o trem, lá vai o trem, lá vai o trem!Sumindo... sumindo...sumindo...na curva dos trilhos!

Rosangela Brasil Gontijo

10 anos do pentacampeonato mundialCampeões do Mundo

Homenagem ao jogador de futebol, Gilberto Silva,Lagopratense, campeão da Copa do Mundo FIFA 2002

O riso da vitória maquiado no rosto.Mãos afoitas abafando a bola.Rola... Rola... Rola...A camisa rasgada de tanto beijar,no meio da gargalhada, virou purpurina.Gente incontida. O choro do menino atrás da taça.Dos campos de várzea. Futebol abusado.Caras pintadas. Soam versosPátria amada.Desfilam em carro aberto. Papel picado sendo jogado.Despertar de paixões.Nas mãos do povo, desaba o garoto pobre.Futebol de pelada. Taça desejada.Os pés descalços. A bola na cal. Tudo vira ouro.É campeão... É campeão... É campeão...Gritam pelo seu nome.Os socos no vazio, lançados sem direção, repetem o seu gesto,depois de marcar o gol.Gritos de guerra se espalham por todo lado.Em um só coro campeiam vozes.É campeão... É campeão... É campeão...A multidão enlouquecida chama pelo seu craque.Martírio. Delírio. Do Oiapoque ao ChuíMarias e Madalenas festejam na arena.Choro emocionado. Derretido em lágrimas.Apito final.Somos campeões do mundo... Somos campeões do mundo...Retribuem os heróis emocionados.

Antônio Carlos Dayrell

Gilberto Silva, ou o Beto, nocentro da foto no

Lapratinha, aos 12 anosFoto: Arquivo Pessoal

Page 20: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 20O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Pe João Bosco

SEMANA SANTA – SÁBADO – PÇ MATRIZ

Page 21: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 21O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Paróquia São Francisco

- 2º Arraiá da Comunidade São João Batista

Nos dias 23 e 24 de junho, a Comunidade São João Batista celebrou seupadroeiro. Agradecemos a participação de todos, em especial aos jovens dogrupo JUPAC que, com tanto carinho, prepararam a quadrilha e o casamentona roça.

- Festa da Comunidade Nossa Senhora doCarmo

“A festa é da padroeira, mas a alegria é da comunidade, que celebra apartilha das conquistas e louva a Deus por caminhar na presença de Maria”.

Foi assim que Padre Tiago se dirigiu a todos os presentes no Salão NossaSenhora do Carmo, na missa em ação de graças pelos 20 anos da comunidade.Essa celebração também marcou a abertura da festa de Nossa Senhora doCarmo, que reuniu membros de todas as comunidades da Paróquia e visitantes,de 5 a 9 de julho, com show de prêmios, comidas típicas e muita alegria!

ESTÁ ACONTECENDO- Adoração ao SantíssimoTodas as quintas-feiras, das 13:00 às 15:00 h, adoração ao Santíssimo

Sacramento na Matriz São Francisco de Assis.Venha e traga sua família. Vamos, juntos, adorar o Senhor!

- Campanha do PisoSob a coordenação do Terço dos Homens, todas as lideranças da paróquia

estão se mobilizando, pois nossa meta é colocar o piso na matriz até o dia 04de outubro, dia que nossa paróquia estará comemorando um ano. Agradecemosa todos que já contribuíram e pedimos que nos ajudem a divulgar mais estacampanha.

Colaborando com apenas R$ 5,00, você concorre a uma moto e nos ajuda atornar concreto mais esse projeto de Deus em nossas vidas. O sorteio acontecerádia 12 de agosto, dentro das festividades em honra a Santa Clara, queacontecerão de 10 a 12 de agosto, ao lado da igreja matriz São Francisco deAssis.

Análise (socrática) dostempos atuais

Encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei: 'Não foi àaula?'

Ela respondeu: 'Não. Minha aula é pela tarde'.Comemorei: 'Que bom, então de manhã você pode brincar, dormir até mais tarde'.'Não', retrucou ela, 'tenho tanta coisa de manhã'.'Que tanta coisa?', perguntei.'Aulas de inglês, balé, pintura, piscina', e começou a elencar seu programa de garota

robotizada.Fiquei pensando: 'Que pena, a Daniela não disse: 'Tenho aula de meditação!'Estamos construindo super-homens e super-mulheres totalmente equipados, mas

emocionalmente infantilizados.Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma

academia de ginástica. Hoje, tem 60 academias de ginástica e três livrarias! Não tenhonada contra malhar o corpo, mas me preocupo com a desproporção em relação à malhaçãodo espírito.

Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos: 'Como estava o defunto?'. 'Olha umamaravilha, não tinha uma celulite!'

Mas como fica a questão da subjetividade? Da espiritualidade? Da ociosidade amorosa?A palavra hoje é 'entretenimento'. Domingo, então, é o dia nacional da imbecilização

coletiva. Imbecil o apresentador, imbecil quem vai lá e se apresenta no palco, imbecil quemperde a tarde diante da tela.

Como a publicidade não consegue vender felicidade, passa a ilusão de que felicidade éo resultado da soma de prazeres: 'Se tomar este refrigerante, vestir este tênis, usar estacamisa, comprar este carro, você chega lá!' O problema é que, em geral, não se chega!Quem cede, desenvolve de tal maneira o desejo, que acaba precisando de um analista. Oude remédios. Quem resiste, aumenta a neurose.

O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo esse condicionamentoglobalizante, neoliberal, consumista. Assim, pode-se viver melhor. Aliás, para uma boasaúde mental, três requisitos são indispensáveis: amizades, auto-estima, ausência deestresse.

Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Na Idade Média, as cidadesadquiriam status construindo uma catedral; hoje, no Brasil, constroi-se um shopping Center.É curioso: a maioria dos shoppings tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas. Nelesnão se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de missa de domingo. E alidentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeirapelas calçadas...

Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinhade esperar dentista. Observam-se os vários nichos, todas aquelas capelas com os veneráveisobjetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas.

Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Se deve passar cheque pré-datado, pagar a crédito, entrar no cheque especial, sente-se no purgatório. Mas se nãopode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristiapós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hamburguer doMc Donald...

Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: 'Estou apenasfazendo um passeio socrático.' Diante de seus olhares espantados, explico: 'Sócrates,filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial deAtenas. Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia:

- "Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz!"Frei Beto

ACONTECEU

Terço dos Homens na Paróquia São Francisco de Assis

Page 22: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 22O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DA

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU

Page 23: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 23O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Por Juliana Lacerda

V o v ô e v o v óV o v ô e v o v óV o v ô e v o v óV o v ô e v o v óV o v ô e v o v ó

Envie uma poesia ou texto para o Cantinho da Criança!E-mail: [email protected]

Falar de avô e de avó é falar de doce, brincadeira, sabedoria,ensinamentos, histórias, casos engraçados, piadas, carinho e amor.Às vezes, falar de avós também é falar de saudade, pois alguns jápartiram e estão bem perto de Deus.

Toda criança ama seus avós. Afinal, não tem como deixar de seencantar pela simplicidade e sabedoria dessas pessoas da nossa família.Nossos avós já viveram muito e, por isso, têm muita história pracontar! Por isso, sempre que tiver tempo, visite seus avós e perguntealgo sobre o passado deles. Com certeza eles vão adorar lhe contarcomo eram as coisas no tempo em que eram jovens, como seconheceram...

Agora, você deve se perguntar: “Será que eu retribuo todo oamor de vovô e vovó?” Bom, isso é algo para refletir. Nem semprenós damos valor aos avós, e isso os deixa muito tristes. Um exemploé deixar de visitá-los para jogar videogame ou mexer no computador.

Se você tiver algum problema, não pense duas vezes antes depedir ajuda à vovó ou ao vovô. Eles já viram muita coisa na vida,são muito sábios e certamente vão entendê-lo e lhe dar um bomconselho!

Por esses e outros motivos, não se esqueça de dar um grandeabraço em seus avós no dia 26 DE JULHO, O DIA DOS AVÓS!

Feliz dia dos avós!

O Amarílton Vieira dos Santos mandou esse texto para o Cantinho da Criança! Confira:

Medo de AlturaJesus não tinha medo de altura. Imaginem que no dia da Ascensão, ele foi subindo,

subindo, até sumir entre as nuvens.Quando foi, não disse nada, mas deu-nos uma surpresa muito boa: Levou-nos

consigo. Onde passa a cabeça, passa também o corpo. E nós somos seu corpo. Assimfomos com ele. Já estamos no céu. Basta acabar de chegar.

Antes de ir, deu uma missão: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a todacriatura.”

Ele se mandou e deixou para nós a missão de continuar construindo o Reino deDeus. Ele ficou ali, em seu cantinho. Nós é que vamos por todo o mundo. Temos agarantia: Ele acompanha nossa missão, confirmando com milagres. Vamos mudaresse mundo em um grande Reino.Está em nossas mãos.

Paulo manda a gente abrir o coração para saber o quanto temos a nosso favor.Não precisamos ter medo das alturas de Deus.

4° Arraiá da Árvore

No dia 23 de junho, realizamos o 4º Arraiá daÁrvore na missão de Lagoa da Prata. A festaaconteceu no poliesportivo "Tio Totonho" e reuniucerca de 200 pessoas dentre amigos,vocacionados, vizinhos e também aqueles quesão atingidos por nosso trabalho missionário nestacidade.

Nosso Arraiá aconteceu para comemorar oaniversário de nossa comunidade, que completou14 anos de fundação no dia 21 de junho.

Com muita gratidão a Deus, pudemos festejarjuntamente com aqueles que são parte da nossavida e história.

Com a ajuda do povo, a festança foi uma'maravia só'! 'Tivemo' caldo, canjica, espetinho,bolo, milho verde, brincadeiras para a criançadae, claro, o 'tradicionar' bingo. Também não podiafaltar o grande baile com a Quadrilha da Salvação,e desta ninguém quis ficar de fora. Elegemos atéo 'mió' casal: D.Maria e Sr. João Menezes quefizeram bonito nesta dança que evangelizoucontando a história do nosso povo, a nossahistória, desde a criação até a vinda de Jesus edo Espírito Santo.

Agradecemos a todos que, através de suagenerosidade, possibilitaram a realização da festa.E também agradecemos aos que vieram participarconosco, fazendo do nosso Arraiá esta bonitamanifestação de nossa alegria e agradecimentoaDeus junto a esse povo que Ele mesmo nos deu!!!

Ludmilla Guimarães AbreuComunidade Católica Árvore da Vida

Page 24: 166 - Jornal Informação - Ed. Jul  2012

JULHO / 2012 - Página 24O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus