edição - 166

16
BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI Publisher: Cláudia Azevedo Ano IV - nº 166 Sexta-feira, 30 de março de 2012 www. girosa .com.br região A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou estatística que mostra aumento de 13% no número de roubos a veículos nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jan- dira, Osasco e Santana de Par- naíba, no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2011. O aumento mais expressi- vo foi registrado em Itapevi: 157%. Já em Barueri e Santana de Parnaíba, houve queda do delito: 4% e 100%, respectiva- mente. No período analisado, a região oeste anotou queda no número de homicídios dolosos: de 18,7%, tendência no estado. PÁGINA 8 Tudo pronto para o Drama da Paixão espetáculo PÁGINA 9 “Fúria de Titãs 2” mostra guerra épica contra monstros cinema> PÁGINA 14 TADEU BRUNELLI FOTOS: MICHELA BRíGIDA - GIRO S/A Roubos de veículos aumentam em 13%; homicídios têm queda BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI política> PÁGINAS 4, 5 E 6 Clima de campanha atrapalha festa de 63 anos de Barueri Wesley assume Prefeitura de Jandira e exonera sete secretários Páscoa: o prazer da gastronomia sem pecado menu> PÁGINA 15 Santoro vive craque de futebol encrenqueiro em “Heleno” entrevista s/a> PÁGINA 13 Região fica às escuras pelo planeta no sábado (31) 60 minutos PÁGINA 12 Guarda faz demonstração do equipamento utilizado pela corporação Cotia comemora 156 anos com show de Michel Teló aniversário PÁGINA 10 DIVULGAçãO JULIE CAMPANHOLI - ARQUIVO GIRO S/A WARNER BROS. Ministra lança programa de microcrédito em Osasco crescer PÁGINA 12 choque PÁGINA 9 GCM de Osasco é a única a usar Taser

Upload: giro-sa

Post on 31-Jul-2016

232 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição - 166

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano IV - nº 166Sexta-feira, 30 de março de 2012

www.girosa.com.br

região

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou estatística que mostra aumento de 13% no número de roubos a veículos nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jan-dira, Osasco e Santana de Par-naíba, no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2011.

O aumento mais expressi-vo foi registrado em Itapevi: 157%. Já em Barueri e Santana de Parnaíba, houve queda do delito: 4% e 100%, respectiva-mente. No período analisado, a região oeste anotou queda no número de homicídios dolosos: de 18,7%, tendência no estado.Página 8

Tudo pronto para o Drama da Paixão

espetáculo Página 9

“Fúria de Titãs 2” mostra guerra épica contra monstros

cinema> Página 14

TaD

eu

br

un

ell

i

FoTos: michela brígiDa - giro s/a

roubos de veículos aumentam em 13%; homicídios têm queda

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

política> Páginas 4, 5 e 6

Clima de campanha atrapalha

festa de 63 anos de Barueri

Wesley assume Prefeitura de

jandira e exonera sete secretários

Páscoa: o prazer da gastronomia sem pecado

menu> Página 15

santoro vive craque

de futebol encrenqueiro em “heleno”

entrevista s/a> Página 13

região fica às escuraspelo planeta no sábado (31)

60 minutos Página 12

Guarda faz demonstração do

equipamento utilizado pela corporação

cotia comemora 156 anos com show de michel Teló

aniversário Página 10

Div

ulg

ão

Juli

e c

am

Pan

ho

li -

ar

qu

ivo

gir

o s

/a

Wa

rn

er

br

os.

ministra lança programa de microcrédito em osasco

crescer Página 12

choque Página 9

gcm de osasco é a única a usar Taser

Page 2: Edição - 166

Nesta sexta-feira (30), a partir das 22h, o cantor Arlindo Cruz faz show na Skyline Alphaville. Ingressos a partir de R$ 90. Informações www.skylinealphaville.com.br.

Dia 14 de abril, das 9h às 16h, acontece o 4º Bazar do Bem. Venda de artigos novos e usados em prol do Fundo Social de Solidariedade de Barueri. Avenida 26 de Março 1159. Informações 4199-2826.

Dia 12, das 14h30 às 18h, as marcas Adriana Ambrosi e Edward and James realizam desfile da coleção outono inverno. Ingresso R$ 50 em prol da Campanha do Agasalho de Barueri. Arena Bar Brahma. Informações 4199-2826.

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão preparatório para o concurso em fisioterapia respiratória do Unifieo. Informações 3651-9919.

No sábado (31), a partir das 20h, o Cine Teatro Coronel Raymundo recebe mais uma edição do Circuito Cultural Paulista com apresentação do show musical Tome Forro, do

Quinteto Dona Zaíra. Informação 4154-4447.

No sábado (31), a partir das 9h, a Prefeitura de Cotia realiza o programa Saúde & Ação, na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto.

No dia 1º de abril, das 9h às 18h, a Prefeitura de Osasco realiza o projeto Domingo no Parque, no Parque Ecológico Glauco Vilas Boas, no Jardim Três Montanhas. Informações 3652-9511.

No sábado (31), a partir das 10h, acontece o 3º Ramp Jump Barueri de Skate, no estacionamento do ginásio poliesportivo José Corrêa, com a participação de skatistas profissionais.

particularmente chineses. Setores liderados pela Fiesp acusam o governo de inércia ante a desindustrialização que assola o País. Militares da reserva fazem manifesto com críticas à presidente por permitir mudança no comportamento oficial so-bre os tempos da ditadura - a onda é pequena, mas faz barulho. Centrais sindicais, que em tempos idos desfi-lavam seu poder de pressão no Palácio do Planalto sob as boas-vindas de Lula, sen-tem-se hoje desprestigiadas. Preparam manifestações.

Na área da cultura, artistas de todos os naipes pedem a substituição da ministra Ana de Hollanda.

É fogueira por todo lado. Estrategistas ensinam que o guerreiro deve travar uma batalha por vez. E como en-sina o velho general Sun Tzu, “há estradas que não devem ser percorridas e cidades que não devem ser sitiadas”.

2Sexta-feira, 30 de março de 2012

editorialA morte de dois

brasileiros nas últimas semanas, atingidos pela descarga elétrica da arma Taser, chamou a atenção para o equipamento, que erroneamente vem sendo chamado de não letal. Segundo o coronel Gilson Menezes Toda arma é letal. “Depende de como é usada. Ela não é uma arma não-letal, ela é menos letal; então, aumentamos as chances de preservar aquela vida”, avalia o comandante da Guarda Municipal de Osasco, uma das únicas cidades da região a utilizar a arma, além da Polícia Militar. Menezes ressaltou a importância de um treinamento sério, ministrado pela Força Nacional, para o uso do equipamento. Santana de Parnaíba também estuda sua implantação.

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramalho 512, Osasco - CEP 06230-030 Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

A conclusão é ines-capável: Dilma Rousseff tem vestido o figurino de gover-nante mais corajosa do ciclo da redemocratização. Em pouco mais de um ano de mandato, sob o escudo de mais de 60% de aprovação popular, decide enfrentar experimentados exércitos envergando a bandeira da “mudança de paradigma” na esfera da política, pois “chegou a hora de enfrentar antigas práticas”, como bem frisou o novo líder do gover-no no Senado, Eduardo Bra-ga (PMDB-AM).

Mudar a política, como ensina o professor de Har-vard Albert Hirschman, im-plica reduzir o poder de gru-pos até então privilegiados e melhorar o status de seto-res desprivilegiados. Quem patrocina uma reforma há de guerrear não só contra blocos tradicionais, os que temem perder poder, mas contra “núcleos revolucio-nários”, os que lutam para transformar a política numa dicotomia entre “progressis-tas” e “reacionários”, bons e maus, mocinhos e bandidos. Uns receiam diminuir sua participação no processo governativo, outros querem impor sua visão de mundo, rompendo elos com o passa-do e tradições. Já o reforma-dor deverá demonstrar alta habilidade para implantar um programa de mudanças, evitando fazer tudo brusca-mente. A sabedoria da ciên-cia política recomenda que a agenda das necessidades seja adaptada ao calendário das possibilidades.

Diante desse quadro, emergem as dúvidas. A pre-sidente encaixa-se no perfil capaz de limpar finas louças na cristaleira sem arranhar nenhuma? Ou, como reza o ditado popular, exerce a habilidade de chupar cana e assoviar ao mesmo tem-po? Teria feito uma análise de viabilidade da mudança de paradigma da política? Avaliou poder extirpar da cena institucional, com uma

entreaspas

canetada, vícios, práticas e mazelas que formam nos-so DNA político desde a era colonial? Ninguém soprou em seu ouvido que há ingre-dientes culturais difíceis de ser eliminados por simples atos de vontade, mesmo que as decisões partam de fon-tes que detenham o máxi-mo poder, como é o caso da mandatária-mor? Será que seu patrocinador, o ex-presi-dente Lula, que lhe dá apoio público para “virar a mesa dos velhos costumes”, acre-dita ser isso possível sem abrir feridas no governo?

Pelo andar da carruagem, a predisposição de Dilma é promover mesmo as mu-danças necessárias para oxigenar os pulmões da política. Sem transigências ou barganhas. Como diria o arrependido ex-presidente Collor, o tempo é o senhor da razão.

Antes, porém, de inferir o que poderá acontecer a favor ou contra o governo, vale lembrar que a análise de viabilidade no campo po-lítico separa duas esferas: a da decisão e a da operação. Uma coisa é a capacidade da presidente de decidir sobre o modelo de gestão política que pretende im-plantar, outra é a execução das tarefas, que pressupõe o envolvimento de elementos e fatores exógenos, fora do controle do tomador de de-cisões. A materialização de um projeto de “mudança de paradigma” na política im-plica verificação do conjun-to de forças e participação ativa de senadores e depu-tados no processo. E se não concordarem com a inten-ção da governante de mudar “antigas práticas”?

Alteração de padrões e métodos sinaliza orienta-ção para uma administração de resultados, modelagem que abriga conceitos como meritocracia, racionalida-de, qualificação de quadros, predomínio da visão técni-ca sobre a motivação polí-tica e desenvolvimento de

artigo

agendas/a

“Quando me colocam como poste eu adoro, porque sou um poste de duas astes, eu e a Cilene Bittencourt. Mas o pior poste que o [prefeito Rubens] Furlan já carregou está sentado ali”, vice-prefeito e pré-candidato à prefeitura de Barueri, carloS Zicardi (pMdB), referindo-Se ao deputado Gil aranteS (deM), ao Ser chaMado de “poSte” na SeSSão Solene de aniverSário de Barueri (26 de Março).

“Não teve um poste mais pesado pra eu carregar do que ele [deputado Gil]”, ruBenS furlan (pMdB), prefeito de Barueri, referindo-Se ao deputado eStadual e pré-candidato à prefeitura de Barueri, Gil aranteS (deM) quando carloS Zicardi (pMdB), vice-prefeito e taMBéM pré-candidato ao executivo foi chaMado de poSte pela plateia preSente à SeSSão Solene de aniverSário de Barueri (26 de Março)

A Empresa Wab Estacionamentos e Garagens Ltda, localizada na Alameda Rio Negro,

nº 1286 - SP - Cep: 06454-000. inscrita no CNPJ: 01.268.026/0013-11, CCM: 452232-8, comunica o Extravio da Nota Fiscal 2702

Série D em 07/02/2012

EXTRAVIO

Gaudêncio torquato

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP e consultor políticoe de comunicação. Twitter: @GaudTorquato

estruturas especializadas para o desempenho das funções do Estado. O esco-po é bom. Mas a realização de uma obra desse molde num território com raízes profundas no passado soa como utopia. Imaginemos o caso da barganha de apoios por votos no Congresso. Se o Executivo decide mudar a liturgia de entrega de mi-nistérios e autarquias aos partidos, é lógico supor que seus projetos serão rechaça-dos pelo Legislativo. Aliás, os parlamentares já deram o primeiro recado na sema-na passada. O governismo de coalizão é um sistema de mão dupla: parceiros po-dem travar ou destravar a dinâmica governativa à me-dida de inputs recebidos.

Urge reconhecer que se a presidente pretende dese-nhar a administração à sua imagem e semelhança - con-ferindo-lhe identidade téc-nica -, o momento adequado é este, quando alcança ele-vada taxa de apoio popular. Nenhum governante é capaz de segurar a montaria do governo quando as rédeas são longas. Dilma plaina nas alturas do balão da opinião pública. Mas a distância en-tre o planalto das glórias e a planície dos apupos é pe-quena, sendo a rota bastan-te tumultuada pelas nuvens da imponderabilidade. Por isso, a presidente deveria medir a temperatura do corpo político para passar o remédio mais apropria-do, algo entre o desejável, o necessário e o possível. Inu-sitada é ainda a estratégia governista de abrir muitas frentes de luta ao mesmo tempo. Basta registrar as ondas de indignação que se formam no entorno do go-verno, além da correnteza que engolfou a base gover-nista no Congresso e resul-tou no afastamento do PR da base situacionista.

Entre as marolas, regis-tra-se a da indústria, que vê seu PIB despencar pela proliferação de importados,

o planalto e a planície

opiniãocenário urbano

div

ulG

ão

Page 3: Edição - 166

nacional cenário urbano

Diante da polêmica gerada pela deci-são do Superior

Tribunal de Justiça (STJ) sobre a Lei Seca, José Eduardo Cardozo, defen-deu hoje (29) que o Con-gresso Nacional modifi-que a lei.

“Há uma decisão final e isso faz com que nós te-nhamos que, rapidamen-te, dialogar com os líderes no Congresso para modi-ficarmos a lei. Se a lei, da forma que está redigida, não tem condições de atingir a punibilidade que nós precisamos para es-ses casos, nós temos que mudar”, disse o ministro.

Entre as mudanças pretendidas pelo gover-no está retirar da lei a dosagem alcoólica que caracterizaria o crime; permitir que uma pessoa em visível estado de em-briaguez possa ser con-denada e utilizar como provas depoimentos de testemunhas e filmes. Dessa forma, o ministro acredita que o bafômetro será mais utilizado como forma de provar inocên-cia diante de uma suspei-ta do que como instru-mento de acusação.

“O bafômetro, que hoje é elemento neces-sário para a condenação, passará a ser um instru-mento da defesa de uma pessoa que quer demos-trar que não está em estado de embriaguez”, acredita o ministro.

Cardozo disse que não considerou uma surpresa a decisão do STJ de aceitar como provas de embria-guez somente o teste do bafômetro ou o exame de sangue. “Eu acredito que isso já estava desenhado em decisões anteriores da Justiça. Foi por essa razão que o Ministério da Justiça se preocupou e ainda hoje se preocupa em buscar a mudança da lei”, destacou.

DA ReDAçãocom Agência Brasil

3Sexta-feira,

30 de março de 2012

BAfômetRo StJ considerou

o aparelho como teste de

embriaguês

RooSewelt pinheiRo / ABR

punição entre elas, está retirar da lei a dosagem alcoólica que caracteriza o crime

Governo quer mudanças na lei Seca

Page 4: Edição - 166

políticacenário urbano

4Sexta-feira, 30 de março de 2012

Divulgação

Texeira Prefeito interino disse que irá rever todos os contratos

eDinho investigação de apoio informal à campanha do DeM

CaSo elviS Comissão ouviu testemunhas de defesa e acusação

Com a desincompatibilização de alguns secretários que devem concorrer às eleições desse ano, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), irá anunciar, na terça-feira (3), novos nomes em seu secretariado

Após seis meses e doze dias do pri-meiro afastamen-

to da prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, Wesley Teixei-ra (PSB), assumiu nova-mente a cadeira de chefe do executivo, na terça--feira (27). Seu primeiro ato foi a exoneração de sete secretários que, se-gundo ele, não têm víncu-lo com o município. Até a nomeação dos novos chefes das pastas, assu-mirão as secretarias os atuais diretores de cada uma delas.

“Estou fazendo um choque de gestão. Sus-pendi todos os pagamen-

O presidente estadual do PT, o deputado Edinho Silva, afirmou na quinta-feira (29), ao Giro S/A, que o diretório estadual do parti-do instaurou uma comissão para acompanhar o processo eleitoral em Barueri. “Tem uma tensão muito grande no PT, optamos por acompanhar para ver se estão cumprindo as diretrizes da resolu-ção nacional que proíbe coligação com o DEM”, explicou.

O diretório municipal da sigla vinha lutando por uma coligação

anabel sabatine Prefeita é afastada do cargo e comissão vai investigar denúncias

Wesley Teixeira assume prefeitura mais uma vez e exonera sete secretários

PT estadual instaura comissão para acompanhar rebeldes de Barueri

Com mais de um mês de atraso, elvis Cezar começa a ser investigado

fiscalização

compra de votos

luíSa [email protected] bastidores

A Comissão Processante que investiga a denúncia da compra de votos do vereador de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), deu início aos trabalhos de investigação na segunda-feira (26), mais de um mês após a denúncia ter sido acata-da pela Câmara Municipal.

Em sessão que durou o dia inteiro, foram ouvidos o denun-ciante, e o advogado de acusação, Rogério Vagner Resende, e algu-mas testemunhas de defesa do ve-reador. Outras três pessoas foram ouvidas nesta quinta-feira (29). A prefeita de Jandira, Anabel Sabati-ne (PSDB), havia sido citada como testemunha da defesa, mas, de acordo com o procurador jurídico

tos a fornecedores e pres-tadores de serviço, menos dos funcionários públi-cos. Vou rever todos os contratos, um por um”, declarou Wesley. Ele dis-se que ligou para o Gae-co, da Procuradoria Ge-ral de Justiça, para uma reunião na segunda-feira (2 de abril).

“Estamos encontran-do muitas coisas absur-das aqui, fraudes ”, disse o prefeito em exercício, que precisou chamar um chaveiro para entrar no prédio, já que as portas estavam trancadas. “Nós entramos aqui porque foi determinação da lei”, justificou.

PSDB com ZicardiA deputada federal Bruna Furlan declarou na segunda-feira (26) que o PSDB de Barueri irá apoiar a candidatura do vice-prefeito Carlos Zicardi (PMDB) para a prefeitura da cidade. O presidente estadual da legenda, Pedro Tobias, chegou a afirmar que o partido estaria analisando se firmaria aliança com o DEM, de Gil Arantes, ou com o partido de Zicardi. “Foi um engano do presidente, o PSDB vai apoiar o meu candidato”, afirmou a deputada. Ela também disse continuar empenhada na campanha de Celso Giglio (PSDB), em Osasco. “Já estamos trabalhando”, finalizou.

Saúde em pautaUma Audiência Pública para discutir a saúde dentro da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, aconteceu na sexta-feira (23), na Câmara de Barueri e reuniu cerca de 250 pessoas, entre padres, parócos e membros da comunidade. Proposta pelo vereador Agnério Néri (PT), a audiência também contou com a participação dos vereadores Antonio Carlos Marques, o Dr. Antônio (PDT) e Miguel de Lima (PDT).

VereadorO presidente da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), Valdir Roque, deve deixar o cargo na semana que vem, após cinco anos à frente da pasta. Ele, que também é coordenador da Macro-Osasco do PT, deve concorrer à eleição para vereador pelo partido. {lb}

fo

To

S: M

iCh

ela

Br

ígiD

a -

gir

o S

/a A Câmara decidiu afastar Anabel Sabatine na terça-feira (27), após uma comissão processan-te acatar denúncia contra irregularidades na com-pra de material de cons-trução e de merenda escolar. Essa é a segun-da vez que a prefeita é afastada do cargo.

Foram destituídos de seus cargos os secretá-rios de Comunicação e Eventos, Ronnie Annun-ciação; Meio Ambiente, Gilmar Rodrigues Lima; Negócios Jurídicos, Gil-mar de Melo Schavareto; Administração, Gilmar Araújo Manoel; Gover-no, Antônio José Craid; e de Planejamento Es-tratégico e Habitação, Francis Hermann Falcão Dantas.

aliança. De acordo com Edinho, fo-ram recebidas diversas denúncias, entre elas a de que um jornal do PT de Barueri teria publicado foto do pré-candidato do DEM. “Se caracte-rizar descumprimento da resolução, o PT irá tomar suas medidas”, disse.

Ronaldo Araújo, presidente do PT de Barueri e um dos nomes cotados para disputar a prefeitura, enfatizou que o partido está traba-lhando pela candidatura própria. “Não acho que é uma medida ne-cessária, haja vista que o partido

acatou as determinações do dire-tório estadual em relação a lançar candidatura própria”, respondeu o presidente, que diz que seu nome tem boa aceitação no partido.

Edinho afirmou ainda que, devido aos últimos acontecimen-tos dentro da sigla, os pré-can-didatos inscritos passarão pelo processo de prévias. “Nós espera-mos até agora e não há consenso. As normas do PT estabelecem que quando não há consenso, há pré-vias”, concluiu. {lb}

da Câmara, Celso Roberto Marcon-des, a comissão entendeu que seu depoimento não era necessário.

O presidente da comissão, Ro-naldo Santos (PSB), afirmou que os trabalhos estão sendo conduzidos, apesar da sessão ter apresentado alguns entraves. “Está sendo um pouquinho tumultuada pelos advo-gados da acusação”, afirmou.

Segundo ele, a comissão deve-rá divulgar se reunir novamente na próxima semana para conclusão do relatório.

em torno do nome do deputado Gil Arantes (DEM), apesar da proibição do

congresso nacional petista. Na última semana, o diretor estadual vetou a

Page 5: Edição - 166

política cenário urbano

A sessão solene em comemoração ao aniversário de 63

anos de Barueri, que aconteceu na segunda--feira (26), na Câmara Municipal, deu o termô-metro de como andam os ânimos que devem mar-car a disputa municipal. Tumultuada, a cerimônia, que lotou o plenário de correligionários, também virou palco para manifes-tações e troca de acusa-ções entre os partidários dos dois principais pré--candidatos à prefeitura, o deputado estadual Gil Arantes (DEM) e o vice--prefeito Carlos Zicardi (PMDB), presentes ao evento. A cerimônia ter-

Luísa [email protected]

5sexta-feira,

30 de março de 2012

aniversário cerimônia ficou comprometida devido a embate entre partidários de Gil e Zicardi

A Câmara de Cotia realiza sessão solene em comemoração ao aniversário de 156 anos da cidade, na sexta-feira (30), às 18h. Rua Batista Cepelos 91. Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebe o título de cidadão cotiano

ranking

carapicuíba figura entre cidades que mais receberam recursos do governo federal

clima de campanha estraga festa de 63 anos de barueri

ConquistaEm reunião realizada na terça-feira (27) entre o deputado estadual Isac Reis (PT) e o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, foi confirmado o reajuste de 71,16% do repasse cofinan-ciado para Programas Sociais de Carapicuíba. Este montante será destinado aos programas sociais que fazem parte do Programa de Proteção Social Básica, Programa de Proteção Especial e Programa de Proteção Especial em Medidas Sócios Educativas do município.

EmendaUma emenda do deputado federal Carlos Zaratiini (PT), no valor de R$ 500 mil reais, será destinada a Itapevi para a instalação da unidade do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no município. Em 2009, a prefeitura autorizou a doação do terreno para a obra. {lb}

Fábio rodriGues poZZebom/abr

Fo

to

s: m

ich

eLa

br

íGid

a -

Gir

o s

/a

GiL e Zicardi adversários tiveram de lidar com vaias e aplausos

serGio e FurLan para prefeito de barueri, petistas são privilegiados

bastidores

minou sem o pronuncia-mento do prefeito Ru-bens Furlan (PMDB).

“O evento era para homenagear os emanci-padores e falar da cidade, não era para pessoas fica-rem gritando palavras de ordem. Gil transformou a sessão solene numa praça de batalha e eu não con-cordo com isso”, declarou o prefeito ao Giro S/A.

Já o deputado Gil Arantes disse à reporta-gem que, de sua parte, a celebração não ficou com-prometida. “Eu falei do que representam os oito anos que eu fui governo na história da cidade e estava lá comemorando o aniversário”, minimizou.

Durante seu pronun-ciamento, o deputado optou por adotar um

discurso formal, falando dos feitos de quando foi prefeito, citando a cons-trução do Hospital, Fa-tec, Etec e a construção de maternais. “Ele falou que construiu a Torre Ei-ffel, que fundou a cidade de Londres, disse que a Estátua da Liberdade foi ele quem transportou da França para os Estados Unidos. Um festival de mentira é o que ele é”, ironizou Furlan sobre as afirmações.

Questionado sobre sua declaração em edição pas- sada de que gostaria que a campanha tivesse alto nível, Furlan justificou. “Quem fez aquilo não foi o nosso pessoal. Eles só reagiram. Tem que reagir, ninguém aguenta ficar quieto”, avaliou Furlan.

O município de Carapicuíba está entre as cidades do país que mais receberam recursos federais, por meio de convênios firmados entre as prefeituras e a União. O le-vantamento, feito pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que o município recebeu R$ 9,4 milhões, desde ja-neiro de 2011.

De acordo com o prefeito de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro (PT), esse montante é resultado de um trabalho desenvolvido dentro da administração, voltado para a captação de recursos. “Temos o Departamento de Convênios para dar conta de projetos que envol-vam parcerias com os governos

federal e estadual. A ordem é não perder recursos”, afirmou.

Segundo ele, a cidade tam-bém tem um bom relacionamen-to com o governo estadual, já que, em sua gestão, Carapicuíba recebeu cerca de R$ 30 milhões. “Não é o caso de termos sido privilegiados, mas sim da elabo-

ração e apresentação de projetos. E o governo do estado tem sido sensível às nossas demandas”, explicou.

Em contrapartida, a cidade de Barueri figura entre as cidades que menos receberam

recursos federais, com nenhum repasse feito no último ano. “Viva o

PT! Eles governam pra eles”, ironi-zou o prefeito da cidade, Rubens Furlan (PMDB), referindo-se ao fato de que apenas administrações petistas são beneficiadas pelo go-verno Dilma. Questionado sobre a apresentação de projetos para fir-mar convênios, o prefeito foi direto. “Não adianta apresentar nada. Eu

apresentei, mas não vou nem co-mentar”, disse.

“Prefeitos de diversos partidos foram contemplados. Estamos en-tre os que mais receberam recursos do estado, que não é do PT. Trata-se de ir atrás dos recursos disponíveis, seja no plano federal, seja no esta-dual”, rebateu Sérgio. {lb}

Gil considerou normal a movimentação na Casa, que incluiu xingamentos e provocações. “As mani-festações fazem parte da democracia”, finalizou.

Page 6: Edição - 166

políticacenário urbano

Mesmo proibida por lei, a propagan-da eleitoral já

começou na região oeste. Há meses, é comum ver diversos veículos com adesivos de candidatos trafegando pelas ruas da região e da capital paulis-ta. Candidato governista à Prefeitura de Barueri, Carlos Zicardi (PMDB) tem o ‘Z’ de seu sobreno-me adesivado em diver-sos veículos, da mesma forma que o ‘G’ de seu ri-val, o deputado estadual Gil Arantes (DEM).

No aniversário de Ba-rueri, na segunda-feira (26), Gil discursou na tri-buna. “No dia 7 de outu-bro, o nosso nome estará fazendo parte da urna eletrônica e quero voltar a governar essa cidade”, afirmou.

Zicardi, por sua vez, já foi multado em R$ 5 mil pelo TRE paulista, em no-vembro do ano passado, por propaganda antecipa-da. Foi a primeira conde-nação relacionada às elei-ções deste ano, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a legislação, a propaganda eleitoral só pode ser feita a partir do dia 6 de julho. As multas para quem desrespeitar a lei variam de R$ 5 mil a R$ 25 mil, ou equivalente ao custo da propaganda, se este for maior, segun-

Diego [email protected]

6sexta-feira, 30 de março de 2012

irregular Por lei, prática só está liberada a partir do dia 6 de julho

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, estará em Osasco na sexta-feira (30), às 13h, para o lançamento do programa Crescer Microcrédito Gerando Oportunidades. Rua Marechal Rondon 263, centro de Osasco

Com a proibição do PT de se firmar alianças com o DEM, PSDB e PPS, o deputado estadual Gil Arantes (DEM) articula uma nova maneira de ter os petistas ao seu lado. Segundo o deputado, as conversas com o partido ainda continuam, mas podem ser colocadas em prática no futuro. “Vamos tentar compor adminis-trativamente e, se não for mais possível integrar nossa frente num primei-ro turno, a gente pode compor na frente, se

houver segundo turno”, declarou ao Giro S/A, na quarta-feira (28).

Para Gil, as conversas com o PT de Barueri só não avançaram por cau-sa da proibição. “O que prejudicou e muito foi a determinação do PT na-cional de impedir as co-ligações”. A resolução do congresso petista proíbe apenas apoio na cabe-ça de chapa, ou seja, o apoio do DEM a um pré--candidato petista é bem--vindo, como acontece em Carapicuíba e Osasco,

onde o DEM deve apoiar Sergio Ribeiro (PT) e João Paulo Cunha (PT). “Nes-sas cidades nós fizemos compromisso com o PT e estamos cumprindo”, de-clarou Gil.

O presidente esta-dual do PT, Edinho Silva, explicou que o apoio do DEM ao PT em Osasco, é anterior à resolução do Congresso. “Não é uma aliança de agora, é uma aliança antiga. Onde o DEM quiser nos apoiar, a resolução não proíbe”, fi-nalizou. {lb}

futuro

Com aliança vetada, gil agora quer apoio do PT no 2º turno

Propaganda eleitoral antecipada já circula na região oeste

AudiênciaDiretores da concessionária de energia elétrica Eletropaulo se reuniram, na terça-feira (27), com o deputado estadual Marcos Neves (PSB) para discutir a Frente Parlamentar pela Melhoria da Qualidade dos Serviços das Concessionárias de Energia Elétrica, do qual o deputado é coordenador. A Frente tem por objetivo ser porta-voz do consumidor no encaminhamento de reclamações e discutir o aprimoramento dos erviços de energia elétrica.

Nova baseItapevi será contemplada com uma nova Base Comunitária Móvel. O go-vernador Geraldo Alckmin (PSDB), acompanhando do deputado estadual João Caramez (PSDB) e a prefeita de Itapevi Ruth Banholzer entregou, segunda-feira (26), 200 novas bases, que serão distribuídas para todas as regiões do Estado. A viatura foi entregue à 3ª Companhia do 20º BPM/M.

HomenagemO vereador de Santana de Parnaíba, Agnaldo Moreno (DEM), apresentou na sessão de terça-feira (27), moção de número 55/2012 na qual solicitou votos de congratulações ao ex-pugilista Eder Jofre pela passagem do seu aniversário, 26 de março. “Eder é uma lenda do boxe, reverenciado por todas as gerações e temos que prestar homenagem ainda em vida”, disse Agnaldo. Em 1960, conquistou o título sul-americano dos “galos”. {lb}

bastidores

nas ruas na foto acima, elvis divulga sua bandeira em adesivo; Toninho Furlan (abaixo) disse que utiliza ferramenta

Fábio roDrigues Pozzebom / abr

do a resolução 23.370 do tribunal.

VereadoresAlém deles, os vere-

adores Toninho Furlan (PMDB) e Jânio Gonçal-ves (PMDB), candidatos à reeleição em Barueri, também têm adesivos com seus nomes em ve-ículos circulando pelo município. Em Santa-na de Parnaíba, o nome do vereador Elvis Cezar (PSDB) também pode ser visto em adesivos criticando o alto IPTU da cidade, principal ban-deira da oposição. Todos os candidatos negaram estar fazendo campanha antecipada (veja matéria abaixo).

Die

go

sa

lme

n

Candidatos negam fazer campanha antes da hora

Ouvidos pelo Giro S/A, quase todos os candidatos cujos nomes apareceram em adesivos espalhados pela região oeste negaram a autoria do material e rejeitaram estar fazendo campanha eleitoral antecipada. Apenas o vereador Toninho Furlan (PMDB), de Barueri, admitiu ter mandando fazer os adesivos. “Eu que mandei fazer”, disse Toninho. “Se a Justiça for me enquadrar, vai ter de enquadrar todos os pré-candidatos. Isso [propaganda eleitoral] é notório na cidade”, afirmou Furlan. “Eu sou pré-

-candidato e não posso ficar atrás de todo mundo”, disse.

“Campanha eleitoral não estou fazendo”, disse o vereador Elvis Cezar (PSDB), de Parnaíba. “É uma bandeira do meu trabalho. Eu venho citando o IPTU de Parnaíba ao longo do meu mandato. É um protesto”, afirmou.

“O único adesivo com meu nome é o que o meu partido fez com um ‘filie-se ao Democratas’. Esse aí [‘G’] eu não sei te dizer”, disse Gil Arantes (DEM). “Até porque eu não tenho nada a

ver com ele”, defendeu-se o pré-candidato, que até pouco tempo ostentava o G em seu veículo, substituído agora pela sigla do partido.

Procurado, Carlos Zicardi não retornou as ligações da reportagem. Já o vereador Jânio Gonçalves (PMDB) não pode falar porque estava com problemas médicos, segundo seu assessor. “Como ele é vereador atualmente, e não tem número nem nada [no adesivo], acho que é normal”, opinou o assessor. {ds}

miC

he

la b

ríg

iDa

- g

iro

s/a

Page 7: Edição - 166
Page 8: Edição - 166

metrópolecenário urbano

8Sexta-feira, 30 de março de 2012

estatística Cidades seguem tendência estadual nos dois primeiros meses de 2012. Homicídio tem queda de 18,7%

Dois dias depois do Dia Mun-dial de Combate à Tuberculose (24 de março), o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária de enfrentamento à doença e divul-gou um balanço do número de ca-sos registrados no país nos últimos dez anos. Segundo os dados, a taxa de incidência caiu 15,9%, em um período de 2001 a 2011. O Ministé-rio da Saúde informou também que a taxa de mortalidade pela doença caiu 23,4%.

O assunto ganhou destaque nas secretarias municipais de Saú-de da região oeste. Em Barueri, por exemplo, com 95 casos confirmados em 2011, em algumas Unidades Básicas de Saúde, que contam com o programa de controle da doença, foram realizadas atividades educa-

tivas e de busca aos suspeitos sin-tomáticos.

Em Cotia, a Secretaria de Saú-de intensificou as ações informati-vas sobre a doença e a busca ativa de sintomático respiratório nas unidades de saúde. Na cidade, fo-ram registrados 67 novos casos de tuberculose, em 2010. A secretaria não dispõe dos dados finalizados referentes ao ano passado. Em Santana de Parnaíba, 42 casos de tuberculose foram diagnosticados em 2011.

Segundo a Secretaria de Saú-de, 23 pessoas já foram curadas. As famílias das pessoas em tratamen-to recebem cesta-básica e os pa-cientes, acompanhamento monito-rado, com vale-transporte quando é necessário deslocamento.{va}

saúde transporte

No sábado (24), o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, participou de reunião da primeira

convocação para apresentar e atribuir 471 dos 700 apartamentos do Prohab

Fo

to

S: M

iCH

ela

Br

ígid

a -

gir

o S

/a

Na segunda-feira (26), a Secretaria de Se-gurança Pública di-

vulgou a estatística de cri-minalidade referente aos dois primeiros meses de 2012. Os dados indicam um aumento de 13% no número de veículos rouba-dos nas cidades de Barue-ri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Par-naíba, em um comparativo com janeiro e fevereiro de 2011. A região oeste se-guiu a tendência estadual, onde o aumento do delito foi de 14% entre os perío-dos comparados.

O aumento mais ex-

dia de combate à tuberculose é lembrado na região oeste

extensão da linha 8 diamante fica pronta em dezembro

aumenta em 13% o número de casos de roubo de veículos na regiãoVânia [email protected]

pressivo foi anotado em Itapevi. Os roubos de car-ros, um dos delitos que mais assustam a popu-lação pela sua violência e pelo uso de armas de fogo, em geral, subiram de 7 para 18 casos no pri-meiro bimestre deste ano: 157,1% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Em Cotia, o delito aumentou em 56,7%. Se-gundo os dados, em 2011, 37 veículos foram rouba-dos entre janeiro e feverei-ro; neste ano, foram 58.

Por outro lado, em Ba-rueri e Santana de Parna-íba, os números demons-tram mais tranquilidade. Queda de 4% e 100%, res-pectivamente, sendo que

em Parnaíba nenhum ve-ículo foi roubado nos dois primeiros meses deste ano. Para o comandante--geral da Polícia Militar, Álvaro Camilo, os sistemas de alarmes e travas de veí-culos têm feito com que os ladrões optem pelo roubo ao furto.

Homicídio em quedaOs dados da Secretaria

de Segurança Pública indi-caram queda no número de homicídios dolosos nas cidades. No período anali-sado, a queda foi de 18,7%, já que em janeiro e feve-reiro de 2011, 32 pessoas foram assassinadas contra 26 no mesmo período de 2012.

luiz ViCente

rouBo de VeíCulo Delito caiu 4% no primeiro bimestre deste ano em Barueri

Barueri Médicos realizam exames nas Unidades Básicas de Saúde

Nesta semana, o secretário de Estado dos Transportes Metro-politanos, Jurandir Fernandes, o presidente da CPTM, Mário Ban-deira, e o deputado estadual, João Caramez, estiveram no canteiro de obras de reconstrução do trecho Amador Bueno – Itapevi, da Linha 8 Diamante, para acompanhar o andamento do trabalho.

Segundo Bandeira, a previsão é de que o trecho, de aproximadamen-te 6,4 km de extensão, fique pronto em dezembro. Com a conclusão, a linha vai operar com trens da CPTM da Estação Júlio Prestes até Amador Bueno. Atualmente, a população tem que desembarcar em Itapevi.

“Estamos aqui para ver o que precisa ser equacionado neste

pouco tempo de prazo. Tem de deixar de fazer conjunturas e diag-nósticos. Tem de decidir e agir”, disse Fernandes. “Foi uma visita de trabalho excepcional, pois o secre-tário pôde ver pessoalmente o que apresentamos em seu gabinete e conversar com a comunidade que utilizará esse meio de transporte”, afirmou Caramez.{va}

diV

ulg

ão

Page 9: Edição - 166

metrópole cenário urbano

Amorte de dois brasileiros nas últimas semanas,

atingidos pela descarga elétrica da arma Taser, chamou a atenção para o equipamento, que er-roneamente vem sendo chamado de não letal. Segundo o comandante da Guarda Municipal de Osasco, coronel Gilson Menezes Toda arma é le-tal. “Depende de como é usada”, salientou.

O estudante Rober-to Laudísio Curti, de 21 anos, morreu após rece-

Vânia [email protected]

9sexta-feira,

30 de março de 2012

Morte de brasileiros chama atenção para a Taser

choque na região oeste, apenas a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Osasco utilizam o equipamento

encenação

Paixão de Cristo é lembrada em espetáculos na região oesteQuem passar o feriado de

Páscoa na região oeste pode conferir diversas encenações da Paixão de Cristo. São espetáculos organizados pelas secretarias de Cultura e que tradicionalmente arrastam centenas de pessoas para apresentações gratuitas. Como é o caso do Drama da Pai-xão, em Santana de Parnaíba, que acontece há mais de 10 anos e conta com atores amadores e profissionais. As apresentações

OsasCO Guardas municipais utilizam a Taser desde outubro de 2011

Até o dia 5 de abril, a Secretaria de Trabalho e Emprego de Cotia recebe as inscrições para o Programa Time do Emprego. Informações 4703-0497

fO

TO

s: M

iCh

ela

br

íGid

a -

Gir

O s

/a

diVulGaçãO

ber quatro disparos de Taser da polícia austra-liana, na semana passada. E, no domingo (25), Car-los Meldola, de 33 anos, também veio a óbito ao ser atingido pela Taser da polícia de Florianópolis, em Santa Catarina.

Na região oeste, ape-nas a Guarda Municipal de Osasco, além da Po-lícia Militar, faz uso do equipamento. São 60 armas adquiridas, em agosto de 2011; e em uso desde outubro. “Todos os guardas habilitados para

acontecerão na Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros – altura do Km 40), nos dias 5, 6 e 7, sempre às 20h30.

Cotia apresentará a “3a Pai-xão de Cristo” no dia 5, às 18h, na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, e no dia 6, às 21h, no Recinto de Eventos (Rua Enge-nheiro Leon Psanquevich 326). Em Barueri, a “Paixão de Cristo: paixão que permanece, emoção que se renova” será apresentada

no Teatro Municipal, no dia 6, às 20h; no dia 7, às 16h; e no dia 8, às 16h e 19h. Em Itapevi, a “Pai-xão de Cristo: uma história de de-voção, amor e fé” será encenada ao ar livre, no Centro de Eventos Jaci Januário Silva (Cemip), no dia 6. A Escola de Artes Cesar An-tonio Salvi de Osasco apresenta o “Auto da Paixão” nos dias 4, 5 e 6, sempre às 19h, a R$ 20, na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo 360. {va}

utilizarem a Taser foram treinados pela Força Na-cional”, disse Menezes. Segundo o comandante, a arma aumenta a seguran-ça dos guardas e da pró-pria pessoa que recebe o disparo. “É uma arma menos letal; então, au-mentamos as chances de preservar aquela vida”, completou.

De acordo com o co-mandante, o equipamen-to foi utilizado em apenas três ocorrências; e foram dados quatro disparos. “Um disparo é suficiente para imobilizar uma pes-soa. Deram quatro dispa-ros no brasileiro na Aus-trália, e ainda usaram gás de pimenta. Foi um erro”, avaliou. A polícia aguarda o resultado da perícia de Meldola.

O comandante da Guarda Municipal Comu-nitária de Santana de Par-naíba, Luiz Carlos da Ro-cha, adiantou que a arma está nos projetos da cor-poração. “Muitos conflitos podem ser mediados com este armamento. Em es-pecial, entre pessoas sob o efeito de entorpecentes”, disse. “Mas ainda não te-mos previsão de aquisi-ção”, completou Rocha.

Parnaíba Ator Sinnayder Barcelos encarna

personagem pela 3a vez

Page 10: Edição - 166

metrópolecenário urbano10Sexta-feira, 30 de março de 2012

Barueri deve ter novo fórum no final de 2013

Cotia faz 156 anos e é a 41ª cidade mais desenvolvida do estado

Pesquisa traça hábito de leitura do brasileiro

parceria Prefeitura vai doar terreno e construir prédio para Judiciário ampliar e melhorar atendimento

ViSta Terreno na Vila Porto vai abrigar o novo Fórum de Barueri

EVEntoS Show especial de aniversário da cidade terá Daniel, no dia 2 de abril

No domingo (1º de abril), Cotia completa 156 anos de emancipação po-lítico-administrativa. Para marcar a data, a prefei-tura preparou uma série de eventos entre shows, desfiles e festival. As co-memorações começaram na quinta-feira (29), com a abertura do XV Rodeio, no Recinto de Eventos. Na sexta-feira (30), às 20h, ocorre show de Michel Teló, ingressos a R$ 30.

Cotia faz aniversário como a 41ª cidade mais desenvolvida do estado, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento (IFD 2011), e a 207ª em Gestão Fiscal, segundo avaliação da Firjan, com dados do Tesouro Nacional, rela-tivos ao ano de 2010. E a

Nesta quarta-feira (28), o Ins-tituto Pró-Livro divulgou a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, rea-lizada entre junho e julho de 2011 em 315 municípios. O resultado foi que em média, o brasileiro lê quatro livros por ano e que três a cada qua-tro pessoas não frequentam biblio-tecas. A edição anterior da mesma

pesquisa indicava que o brasileiro lia em média 4,7 livros por ano, no en-tanto, a entidade não considera que houve queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.

A mulher está lendo mais do que os homens, segundo o estudo.

Entra as mulheres, 53% são leito-ras, ou seja, leram ao menos um li-vro nos últimos três meses, o índice cai para 43% entre os homens. En-tre os estudantes, a média de livros lidos passa para 3,41 exemplares nos últimos três meses. O estudo completo pode ser conferido no site www.prolivro.org.br. {va}

programação

pró-livro

Em março, a Prefeitura de Santana de Parnaíba iniciou as obras de recuperação

de pavimento na avenida Jaguari. O serviço está orçado em R$ 2,9 milhões

Fo

to

S: M

iCh

Ela

Br

ígid

a -

gir

o S

/a

Na última semana, a Prefeitura de Barueri abriu li-

citação para contratar a construção de um prédio para abrigar o Fórum de Barueri. Atualmente, o Judiciário atende em um prédio de mais de 40 anos na Rua Ministro Raphael de Barros, no Parque dos Camargos. O edifício está obsoleto, conforme defi-nição do juiz e diretor do fórum, Mário Sérgio Leite.

O novo fórum será construído na Avenida Se-bastião Davino dos Reis, na Vila Porto, ao lado da PUC-Barueri. O projeto vem sendo discutido en-

Vânia [email protected]

tre a prefeitura e o Judi-ciário há pelo menos três anos, e a previsão era para que as obras começassem em 2010. Foram feitos alguns ajustes no proje-to, que teve a elaboração acompanhada pelo dire-tor do fórum, e a partir do início das obras, a prefei-tura estima que sejam ne-cessários 17 meses para a entrega do prédio. “É uma obra grande, não fica pronta tão rápido”, disse o prefeito Rubens Furlan. O município vai doar o terreno e o prédio para as novas dependências do Judiciário.

programação segue com o III Festival de Fanfarras e Bandas, no dia 1º de abril, às 10h, na Praça da Matriz. Na segunda-feira (2), a partir das 9h, es-tudantes da rede munici-pal participam do desfile

cívico, na Praça da Ma-triz. Também no dia 2, às 20h, o cantor Daniel faz o show de aniversário, no Recinto de Eventos. Pro-gramação completa no site www.cotia.sp.gov.br. {va}

ZEguE SalES

Segundo Mário Sérgio, o novo prédio vem em boa hora, já que, por conta da carência do atual, alguns espaços são improvisados e adaptados. “O prédio é muito antigo, já não aten-de e não comporta mais a demanda; e não acom-panhou o crescimento da cidade”, disse Mário Sér-gio. “Teremos um prédio à altura do atendimento que a gente precisa dar”, completou.

De acordo com o dire-tor do fórum, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, será convidado para par-ticipar do lançamento da pedra fundamental do novo fórum, que deve acontecer em maio.

Page 11: Edição - 166
Page 12: Edição - 166

metrópolecenário urbano12Sexta-feira, 30 de março de 2012

Hora do Planeta será registrada do espaço sideral

Programa de microcrédito é lançado em Osasco

força-tarefa Com baixa nas contaminações, estado e municípios intensificam as ações de combate à doença

RefORçO Em Osasco, agentes de saúde aumentaram o trabalho informativo sobre a prevenção

fomento

31 de março

A Secretaria de Estado da Saúde informou que em junho o Instituto Butantan inicia testes em humanos da vacina contra a

dengue. 300 voluntários participarão dos testes

iCH

ela

BR

ígid

a -

giR

O S

/a

leiamaisUBS do PalmaresNo sábado (31), às 17h, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, inaugura a Unidade Básica de Saúde (UBS) dos Palmares, na rua Escrava Isaura. Para marcar a entrega da unidade, a prefeitura promove um show gratuito com a dupla João Bosco e Vinícius. A UBS dos Palmares é uma reivindicação da população apresentada nas plenárias do projeto Osasco 50 Anos.

Educação ambientalEntre os dias 28 e 31 de março, acontece o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Salvador. O Instituto Brookfield vai apresentar o projeto Mapa Verde desenvolvido no Colégio Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Santana de Parnaíba. “Os alunos foram orientados a estruturar um diagnóstico socioambiental da escola e do bairro, identificando problemas e criando soluções”, conta Adriana Pusch, da Bookfield.

Integração digitalA Prefeitura de Santana de Parnaíba firmou convênio com a empresa Intel com o objetivo de promover integração digital para a comunidade parnaibana, por meio do projeto Intel Aprender. As aulas são oferecidas em diversos locais. Mais informações 4622-7515.

Ecofeira Granja VianaNo dia 1º de abril, das 9h às 14h, a Escola Granja Viana vai sediar a primeira Ecofeira de 2012, em comemoração ao aniversário de 156 anos de Cotia. No local, serão vendidos produtos orgânicos como verduras, legumes de produtores certificados, assim como pães, compotas naturais e artesanato diferenciado. Avenida José Felix de Oliveira 1461.

Agentes de serviçosTermina nesta sexta-feira (30), as inscrições para o processo seletivo de agente de serviços escolares na Diretoria Regional de Ensino de Itapevi, órgão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os profissionais serão contratados em caráter temporário. Informações avenida Brasil 290, Vila Aurora. {va}

No dia 31 de março, das 20h30 às 21h30, acontece mais uma edição do evento Hora do Planeta, com adesão de milhões de pessoas no mundo todo. O ato simbólico de apagar as luzes chamará a atenção para o pro-blema do aquecimento global. O WWF afirmou que André Kuipers, astronauta e embaixador da Rede WWF, vigiará o planeta no exato momento em que as luzes fo-

Desde segunda-fei-ra (26), os setores de combate à den-

gue das secretarias muni-cipais de Saúde da região oeste participam da Se-mana Estadual de Mobi-lização Contra a Dengue, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, com atividades programadas para até esta sexta-feira (30). Mesmo com menos casos confirmados nos dois primeiros meses deste ano em relação a 2010, as secretarias não baixam guarda e tentam alertar e sensibilizar a população sobre preven-ção e combate ao mos-quito Aedes aegypti, ve-tor da doença.

Em Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba, nos dois primeiros meses deste ano, apenas oito ca-sos da doença foram con-firmados, entre impor-tados e autóctones, ante 169 em igual período de 2011. “Estamos reforçan-do o trabalho de panfle-tagem. Temos uma tenda no Shopping Osasco Pla-za, onde explicamos o ci-clo de vida do mosquito e a forma correta de evitar a proliferação”, disse Jo-sefa Lopes da Silva, coor-

Cidades participam de mobilização contra a dengueVânia [email protected]

sábado (24) com um mutirão no bairro São Silvestre. Outro mutirão está marcado para este sábado (31), no Jardim Silveira. As ações seguem em ritmo acelerado, mas as autoridades em saúde

reforçam que a participa-ção da população é fun-damental. Cuidados sim-ples, como tampar a caixa d’água e evitar o acúmulo de águas, são importan-tes para evitar a prolife-ração do mosquito.

rem apagadas diretamente da Estação Espacial Internacional. Cerca de 14 capitais brasileiras, dezenas de municípios e cen-tenas de empresas incentivam o movimento global em defesa do meio ambiente. O Jornal Giro S/A apoia a iniciativa pelo quar-to ano consecutivo.

Os shoppings Continental Shopping, o Shopping União de Osasco e o Shopping Granja Vian-na também ficarão com as luzes apagadas por 60 minutos e o Parque Shopping Barueri apaga as luzes da fachada.

Em Barueri, a Secretaria de Meio Ambiente vai realizar a Pedalada da Hora, com saída às 18h, em frente à prefeitura (Rua Professor João da Matta e Luz 84). Além disso, as fachadas dos pré-dios municipais ficarão às escuras. Em Osasco, o viaduto metálico, no Centro, terá as luzes desligadas e um ato, organizado pela Secreta-ria de Meio Ambiente, está previs-to a partir das 20h30. {va}

denadora técnica de com-bate à dengue de Osasco.

Em todo o estado, estão programados ar-rastões, panfletagem, além da distribuição de brindes, como ímãs de geladeira e chaveiros.

“Estamos intensificando as ações casa a casa, no Jardim Mirizola e no Tu-riguara, e panfletagem nos bairros”, disse Páscoa Bichiato, de Cotia.

Em Barueri, a inten-sificação começou no

Nesta sexta-feira (30), às 13h, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas (Sebrae-SP) lança o programa “Cres-cer: microcrédito, gerando oportunidades”, em Osas-co. O lançamento acontece na Rua Marechal Ronodon 263. Com a presença da Mi-nistra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o obje-tivo é garantir aos micro e pequenos empresários acesso ao microcrédito e estimular os trabalhadores irregulares a formalizarem suas empresas. O progra-

ma foi criado em 2011 pelo governo federal e garante empréstimos com taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado, sem burocracia.

A Prefeitura de Osasco coopera com a iniciativa e vai oferecer cursos de qua-lificação profissional, apoio no acesso à tecnologia de informação e comunicação.

Os créditos serão dis-ponibilizados pelo Banco do Brasil e pela Caixa Eco-nômica Federal, e podem chegar a R$ 15 mil. Mais informações pelo telefone 3682-7100. {va}

Juli

e C

am

Pan

HO

li -

aR

qu

iVO

giR

O S

/a

Page 13: Edição - 166

classeA 13Sexta-feira,

30 de março de 2012

FO

tO

S: M

ich

ela

Br

ígid

a -

gir

O S

/a

entre

vista

s/aPor Graziela Costa

[email protected] dos campos, o jogador do Botafogo Heleno de Freitas

conquistou glórias e fama. Foi o 4º maior artilheiro da história do

time, com 204 gols em 234 jogos. Mas foi a vida controversa fora

dos gramados que marcou sua trajetória. Após mais de 50 anos de

sua morte, as conquistas do ídolo de futebol arrogante e brigão,

que também era advogado, fã de jazz e leitor de Dostoiévski, é o

mote de “Heleno, o príncipe maldito”, com direção de José Henri-

que Fonseca, que estreia nesta sexta-feira (30). “O que moveu pro-

duzir o filme foi mostrar a vida daquele cara intenso, que tinha um

destino maravilhoso, e no meio do caminho, teve um desvio. Essa

historia dramática me comoveu”, contou o ator Rodrigo Santoro,

que encarna o personagem nas telonas.A preparação para viver o jogador conhecido pela elegância

em campo foi conquistada com aulas. “Eu gosto de jogar bola

como qualquer latino-americano, mas sempre fui um jogador

esforçado, amador. Então, quis passar por um treinamento profis-

sional. Recrutamos o Cláudio Adão, que tem as características, e

recebi aulas por um mês e meio. O processo me ajudou a dar uma

melhorada no meu futebol”, brincou o ator.Uma das figuras mais célebres do Rio de Janeiro dos anos 40,

Heleno viveu o glamour e as paixões da época da boemia, mas

acabou morrendo prematuramente aos 39 anos, internado em um

hospício em Barbacena, em Minas Gerais, corroído pela sífilis.O início da decadência veio junto com o afastamento de sua

maior paixão: jogar pelo Botafogo, time onde atuou entre 1940

e 1948. “Essa vida intensa acabou transformando Heleno, que se

viciou em éter e lança-perfume, e acabou indo jogar no Boca Ju-

niors (Argentina), no Junior de Barranquila (Colômbia) e Santos,

mas sem obter sucesso em nenhum deles”, disse Marcos Eduardo

Neves, autor da biografia “Nunca houve um homem como Heleno”,

relançada neste mês.Sobre a personalidade do jogador, tido como intempestivo,

Santoro prefere não fazer comparações. “Já tentaram comparar

Heleno com jogadores como o Edmundo, o Jobson e o próprio

Adriano, porém os tempos são outros. Ele até pode ser conside-

rado o primeiro jogador problema, sim, mas é diferente. Ele tinha

a doença, que foi afetando sua vida. O paralelo que deixa o filme

atual é que os dramas são parecidos, a relação com a torcida, a

paixão pelo futebol”, ressaltou.Dedicado, Rodrigo contou que teve de emagrecer 12kg du-

rante as filmagens, para interpretar o ídolo nos momentos finais.

“Virei o homem alface, mas valeu a pena. A minha geração não

conheceu o Heleno e essa história precisava ser contada. Essa foi

uma das razões para fazermos o filme”, finalizou.

movido à paixão

Heleno de Freitas:

Heleno de Freitas: F

Ot

OS:

Fe

rn

an

da

Va

ScO

nc

ell

OS

Page 14: Edição - 166

Em “Fúria de Titãs 2” (Wrath of the Titans/2012), que dá sequência ao filme épicolançado em 2010, tudo que Perseu (Sam Worthington), o semideus filho de Zeus (Liam Neeson), quer é levar uma vida calma de pescador e criar sozinho Helius, seu filho de 10 anos. Mas, depois de derrotar o monstro Kraken, seus poderes serão novamente requisitados diante da luta entre os deuses do Olimpo, enfraquecidos pela falta de crença dos homens, e os titãs, liderados por Cronos. Diretor: Jonathan Liebesman. Estreia prevista para sexta-feira (30). {gc}

“Fúria de Titãs 2” mostraguerra épica contra monstros

classeAProgramação válida de 30/3 a 5/4emcartaz

14Sexta-feira, 30 de março de 2012

Shopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669 | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 Motoqueiro FantaSMa 2 - eSpírito de Vingança (Dub) - 12 Anos 12h00 E - 15h00 - 17h20 - 19h30 - 21h40 Sala 2 o lorax: eM BuSca da trúFula perdida 3D (Dub) - Livre 12h40 - 14h50 - 16h55 - 19h00 - 21h20 Sala 3 Fúria de titãS 2 3D - 12 Anos 16h25 - 21h00 - 23h40 C | Fúria de titãS 2 3D (Dub) - 12 Anos 14h00 - 18h40 Sala 4 Fúria de titãS 2 - 12 Anos 13h00 - 15h20 - 17h35 - 19h50 - 22h30 Sala 5 JogoS VorazeS - 14 Anos 16h10 - 22h10 | John carter - 12 Anos 13h20 - 19h10 Sala 6 cada uM teM a gê-Mea que Merece (Dub) - 10 Anos 13h50 - 16h00 - 18h15 - 20h40 - 23h30 C Sala 7 guerra é guerra (Dub) - 12 Anos 13h30 - 15h45 - 18h00 - 20h20 - 23h10 C Sala 8 JogoS VorazeS (Dub) - 14 Anos 12h30 - 15h30 - 18h30 - 21h30 Sala 9 JogoS VorazeS - 14 Anos 18h50 - 22h00 | JogoS VorazeS (Dub) - 14 Anos 12h50 - 15h50 Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (30/03) e Sábado (31/03) E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (31/03) e Domingo (01/04).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br São Paulo | Av. das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros | Tel.: 3024-3705 | Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 o lorax: eM BuSca da trúFula perdida 3D (Dub) - Livre 11h20 E - 13h25 - 15h40 - 17h50 - 20h00 - 22h10 Sala 2 uM Método perigoSo - 14 Anos 12h05 C - 14h25 - 16h45 - 19h05 - 21h25 - 23h45 C Sala 3 SeSSão trailer cineMark - 14 Anos 13h00 U - 13h35 U | JogoS VorazeS - 14 Anos 11h30 E - 14h35 - 17h40 - 20h50 - 23h55 C Sala 4 Fúria de titãS 2 3D 3D - 12 Anos 11h40 E - 14h00 - 16h20 - 18h40 - 21h00 - 23h20 C Sala 5 JogoS VorazeS - 14 Anos 12h00 C - 15h15 - 18h10 - 21h20 Sala 6 raul SeixaS: o início, o FiM e o Meio - 14 Anos 12h20 C - 15h05 - 18h00 - 20h55 - 23h50 C Sala 7 guerra é guerra - 12 Anos 15h00 - 19h30 - 21h55 - 00h10 C | pequenoS eSpiõeS 4 (Dub) - Livre 12h40 - 17h20 Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (30/03) e Sábado (31/03) E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (31/03) e Domingo (01/04). U Esta sessão NÃO será exibida Sá-bado (31/03) e Domingo (01/04).

Super Shopping oSaScowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 JogoS VorazeS (dub) – 14 anos – 14h50 – 17h50 – 20h50 Sala 2 cada uM teM a gêMea que Merece (dub) – 10 anos – 14h20 – 19h10 – qui: 19h10 | eSpelho, eSpelho Meu (dub) – livre – 14h20 – 16h50 | John carter: entre doiS MundoS (dub) – 12 anos – 16h20 – 21h10 – qui: 21h10 Sala 3 guerra é guerra! (dub) – 12 anos – 14h40 – 16h40 – 21h | Motoqueiro FantaSMa 2 (dub) – 12 anos – 19h Sala 4 JogoS VorazeS (dub) – 14 anos – 14h30 – 17h30 – 20h30 Sala 5 Fúria de titãS 2 3D (dub) – 12 anos – 14h50 – 17h – 19h10 – leg: 21h20 Sala 6 o lorax – eM BuSca da trúFula perdida 3D (dub) – livre – 15h30 – 17h30 – 19h30 – 21h30 – sab/dom/qui: 13h40 – 15h30 – 17h30 – 19h30 – 21h30 Sala 7 Fúria de titãS 2 (dub) – 12 anos – 15h10 – 17h20 – 19h30 – 21h40 – sab/dom/qui: 13h – 15h10 – 17h20 – 21h40

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.brOsasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 12 a R$ 28

Sala 1 Fúria de titãS 2 3D - 12 Anos 11h50 E - 14h20 - 16h45 - 23h50 E | Fúria de titãS 2 3D (Dub) - 12 Anos 19h15 - 21h25 Sala 2 JogoS VorazeS - 14 Anos 12h10 E - 15h30 - 18h50 - 22h00 Sala 3 o lorax: eM BuSca da trúFula perdida (Dub) - Livre 12h20 E - 14h40 - 17h10 - 19h40 - 22h10 Sala 4 cada uM teM a gêMea que Merece (Dub) - 10 Anos 13h40 - 16h10 - 18h20 - 20h30 - 22h50 C Sala 5 Fúria de titãS 2 (Dub) - 12 Anos 13h30 - 15h50 - 18h15 - 20h50 - 23h20 C Sala 6 Motoqueiro FantaSMa 2 - eSpírito de Vingança (Dub) - 12 Anos 12h40 C - 15h00 E - 20h00 - 22h30 S | eSpelho, eSpelho Meu (Dub) - Livre 17h25 Sala 7 guerra é guerra (Dub) - 12 Anos 11h10 E - 13h50 - 16h15 - 18h30 - 20h40 - 23h10 C Sala 8 John carter (Dub) - 12 Anos 16h20 - 22h35 | JogoS VorazeS (Dub) - 14 Anos 13h05 E - 19h20 Sala 9 JogoS VorazeS (Dub) - 14 Anos 11h20 E - 14h30 - 17h50 - 21h00 - 00h10 C Sala 10 anJoS da noite 4 3D (Dub) - 16 Anos 22h25 | o lorax: eM BuSca da trúFula perdida 3D (Dub) - Livre 11h00 E - 13h20 - 15h40 - 18h00 - 20h10 Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (30/03) e Sábado (31/03) E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (31/03) e Domingo (01/04). S Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (05/04).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingressos R$ 11 a R$ 23

Sala 1 o lorax: eM BuSca da trúFula perdida 3D (Dub) - Livre 11h30 E - 13h40 - 15h50 - 18h00 - 20h10 - 22h30 C Sala 2 Fúria de titãS 2 3D - 12 Anos 13h30 - 15h45 - 20h20 - 22h35 | Fúria de titãS 2 3D (Dub) - 12 Anos 18h05 Sala 3 JogoS VorazeS - 14 Anos 11h00 E - 14h10 - 17h30 - 20h30 - 23h30 C Sala 4 John carter - 12 Anos 13h00 - 18h40 | protegendo o iniMigo - 14 Anos 16h00 - 21h40 Sala 5 guerra é guerra - 12 Anos 12h40 - 15h00 - 17h40 - 19h55 - 22h10 Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta--feira (30/03) e Sábado (31/03) E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (31/03) e Domingo (01/04).

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38 a R$ 52

Sala 1 a noVela daS oito – 14 anos - 11h40A 14h30 17h20 20h10 23hB Sala 2 guer-ra é guerra! (leg) – 12 anos - 14hD 16h20D 18h40D 21hD | Espelho, Espelho Meu (dub) - 13h50C 16h25C 19hC 21h35C Sala 3 JogoS VorazeS (leg) – 14 anos - 13h 16h 19h 22h00 Sala 4 o lorax: eM BuSca da trúFula perdida (dub) – livre - 13h25 15h50 18h15 20h40 | Shame (leg) – 18 anos - 22h50B Sala 5 JogoS VorazeS (leg) – 14 anos - 14h10 17h10 20h20 Sala 6 Fúria de titãS 2 (leg) – 12 anos - 12h10A 14h30 16h50 19h10 21h30 Sala 7 a dançarina e o ladrão (leg) – 12 anos - 12hA 15h 17h50 20h50 Sala 8 o lorax: eM BuSca da trúFula perdida (dub) – livre - 12h15A 14h40 17h05 19h30 | protegendo o iniMigo (leg) – 14 anos - 22h10 Sala 9 uM Método perigoSo (leg) – 14 anos - 14h05 16h30 18h55 21h20 Legendas A - Somente sábado (31/03) e domingo (01/04) B - Somente sexta (30/03) e sábado (31/03) C - Somente quinta (05/04) D - Exceto quinta (05/04)

cine

ma

Ima

ge

m F

Ilm

eS

Wa

rn

er

Br

oS.

Em “Um método perigoso” (A dangerous method/2011), novo longa de DavidCronenberg, Carl Jung (Michael Fassben-der) usa um método inovador de Sigmund Freud (Viggo Mortensen) para tratar a histérica Sabina Spielrein (Keira Kni-ghtley). Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias do mestre; ao mesmo tempo em que se envolve com a paciente. Estreia prevista para sexta-feira (30) . {graziela costa}

Trama de “Um método perigoso” gira em torno da relação entrepais da psicanálise

Page 15: Edição - 166

A Semana Santa é um dos símbolos maiores de religiosidade. Mas por outro lado, uma tentação no que diz respeito à gastronomia. Casas

italianas, portuguesas, espanholas e francesas encheram de novidades o menu para o período. Ainda dá tempo de reservar. {graziela costa}

Restaurantesturbinam cardápio para

o almoço da Páscoa

tad

eu

br

un

ell

i

15Sexta-feira,

30 de março de 2012

Sto. Bentô

classeA

Sto. Bentô> Inaugurado há três meses, o restaurante Sto. Bentô abre excepcionalmente no domingo (8) com cardápio especial para a data, criado pelo chef Renan Brassolatti. As opções do buffet vão dos tradicionais sushis e sashimis aos quentes gyukatsu, salmão ou anchova grelhados, além do prato criado em homenagem à data: o bacalhau ao forno japonês. R$ 70. Rua Artur de Azevedo 299 – Jardim Paulista. Telefone: 2579-2527.

Mercearia do Francês> Para a Sexta-Feira Santa, Sábado de Ale-luia e Domingo de Páscoa, o chef Steven Kerlo, do restaurante Mercearia do Francês, preparou o morue du francês (bacalhau do francês), por R$ 69, composto por uma grande posta de bacalhau assada, ao molhode tomate fresco, azeite, brócolis, azeitonas pretas, ovo cozido, tomate e alho confit, acompanhado de arroz branco com amêndoas. Rua Itacolomi 636 – Higienópolis. Telefone: 3214-1295.

Italy> O chef Paulo Barros elaborou pratos exclusivos para o fim de semana de Páscoa no Italy. Disponíveis a partir da Sexta-Feira Santa, as receitas utilizam bacalhau e cordeiro, ingredientes típicos da estação. Com inspiração na gastronomia italiana, o chef criou duas opções de massa: risoto de figo fresco com ragu de paleta de cordeiro (R$ 42) e torteli de brócolis com ragu de bacalhau (R$ 44). Rua Oscar Freire 450 - Jardins. Telefone: 3167-7489.

Da Terrinha> O chef e proprietário do restaurante Da Terrinha, Nor-berto Moutinho, elaborou o menu do minibacalhau até o dia 19 de abril, com quatro versões da iguaria pelo preço fechado de R$ 75. No cardápio, estão inclusos o bacalhau com natas (lascas de bacalhau gratinadas com natas e batata portuguesa) e o bacalhau da terrinha (creme de bacalhau gratinado com azeite extravirgem). Alameda dos Aicás 1501 – Moema. Telefone: 5096-2569.

Trinità> O chef Adriano Olmeda, do italiano Trinità, oferece buffet para o almoço de domingo por R$ 44,90, com pratos como a lasagne ai funghi e asparigi (massa fresca de grano duro e ovos em molho de funghi e aspar-gos frescos ao forno) e o ravioli verdi di mozzarella di bufala al pomodoro e basilico (massa fresca de grano duro, ovos e espinafre recheada com mussarela de búfala em molho de tomate fresco e manjericão). Com mais R$ 25, é possível incluir uma opção extra, como o coniglio alla cacciatora con polenta (coelho em molho de vinhos e ervas com polenta). Avenida Presidente Juscelino Kubitschek 1444. Telefone: 3074-9898.

Trindade> Comandado pela chef portuguesa Ilda Vinagre, o restau-rante Trindade, do Iguatemi Shopping Alphaville, apresenta um menu especial para o Domingo de Páscoa. Entre os principais, há o pato com molho de uva e vinagre (R$ 85) e o bacalhau com batatas crocantes e lenti-lhas na mostarda (R$ 98). A posta grelhada com batata ao murro e brócolis (R$ 107), que também é destaque, figura entre os pratos tradicionais já servidos pela casa. Alameda Rio Negro111, loja 218 - Piso Xingu. Telefone: 4209-1720.

eñe> No cardápio do eñe, elaborado pelos chefs espanhóis Sérgio e Javier Torres e executado por Chico Farah, podem ser encontradas diversas opções de peixes, além do tradicional bacalhau para a Sexta-Feira Santa ou Sábado de Aleluia. A grande novidade é o arroz de bacalhau com erva doce (R$ 54). De sabor intenso, o prato é servido com generosos pedaços do peixe. Destaca-se também o bacalhau al pil-pil (R$ 68), clássica receita espanhola, com emulsão de azeite e alho, e o ravioli de garoupa recheado de cogumelos (R$ 56). Rua Doutor Mario Ferraz 213 - Jardim Europa. Telefone: 3816-4333.

menu

Da Terrinha eñe

Italy

Trindade

Trinità

fotoS: divulgação

gla

dSt

on

e c

am

poS

ma

ur

o h

ola

nd

a

Page 16: Edição - 166