166 jan 2011

20
Ano XVIII Nº 166 Jan/2011 www.lata.org.br Brasil Chapter News Informativo Mensal do Clube de Colecionadores de ítens de Cerveja, Refrigerantes e Afins Patrocinador Oficial da 13ª Convenção 40 anos: Lata de Cerveja no Brasil Cerveja e Cartões Páginas 4 e 5

Upload: brasil-chapter

Post on 23-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

BC News 166 Jan 2011

TRANSCRIPT

Page 1: 166 Jan 2011

Ano XVIII Nº 166 Jan/2011www.lata.org.br

Brasil Chapter NewsInformativo Mensal do Clube de Colecionadores de ítens de Cerveja, Refrigerantes e Afins

Patrocinador Oficialda 13ª Convenção

40 anos: Lata de Cerveja no Brasil

Cerveja e CartõesPáginas 4 e 5

Page 2: 166 Jan 2011

Brasil ChapterDiretoria 2009/2011

PresidenteCarlos Amaral Gurgel (# 005)e-mail: [email protected]

Vice PresidenteFrancisco Carlos Mattos(# 318)

e-mail: [email protected]

ReuniõesAri Bressane Junior (# 474)e-mail:[email protected]

Presidente do ConselhoClaudio Luiz G. Nogueira (# 002)

e-mail: [email protected]

02

ExpedienteBrasil Chapter News é uma publi-cação interna do Brasil Chapter, com distribuição gratuita a seus associados. O Brasil Chapter não tem publicidade redacional. As opiniões emitidas em matérias ou artigos assinados não rep-resentam necessariamente a opinião deste informativo. Todos os direitos reservados, sendo porém, permitida a reprodução do todo ou partes do jornal, desde que citada a fonte.

e-mail: [email protected]: www.lata.org.br

Palavra do PresidenteCaros Amigos,

BC News continua atrasado, mas estou trabalhando para coloca-lo em ordem. O meu prob-

Janeiro 2011

lema agora não é matéria e sim falta de tempo para editar. Terminei o CERVEXPO NEWS e estou bem concentrado em conseguir colocar o BC News em dia. O de fevereiro já esta 70% montado e o de março também já esta em andamento. Esse mês eu tirei a parte de lançamentos para poder caber a matéria sobre os 40 anos da lata de cerveja no Brasil.

A 13ª Convenção do Brasil Chapter está lançada e impressionante que embora a divul-gação oficial esta sendo feita nesse BC News, já estamos com uma quantidade de reservas iguais a do ano passado. O Quintella tem uma série de novidades. Não deixe para fazer sua reserva em cima da hora porque você pode ficar sem hospedagem.

Na 13ª Convenção será feita a eleição do próximo presidente e como tenho falado não vou continuar. Estou num nível de atividade profissional que me impede de ter tempo para o clube e a renovação tem que ser feita.

No BC News de Fevereiro eu vou contar sobre a viagem que fizemos ao Uruguai e as latas que estão disponíveis por lá.

Um abraçoCarlos GurgelSócio #[email protected]

Page 3: 166 Jan 2011

03Janeiro 2011

On Linepor Francisco Mattos # 318

www.lata.org.br/forum

Confira nosso site com as atual-izações de informações sobre o leilão e outras atividades

www.lata.org.br

Um excelente 2011 !

É tempo de festa e confraternização, mas tam-bém é tempo de reflexão ! O que podemos fazer para que a convenção de 2011 seja mag-nífica. Você se desentendeu um outro colecio-nador no passado ? Será que vale a pena, alimentar uma mágoa, raiva ou qualquer outro sentimento deste tipo, que apenas serve para dividir, separar, ou se-ria melhor, jogar tudo isto no lixo e esquecer o que passou ? Sinceramente, gostaria de presenciar uma convenção como nos velhos tempos ! Saudo-sista eu ? Talvez não ! Quem da atual diretoria poderia?

Lembro apenas que para que aconteça uma convenção, faz-se necessário que exista co-laboração, seja com idéias, sugestões e tra-balho braçal na maioria das vezes.

Deixo aqui para o Gurgel e para o Claudio, uma “bola quicando”, que tal tentar agendar desde o início do ano uma data para a convenção 2011 ? Como Diretor de Novos Sócios (e dos antigos também), recebi várias mensagens em 2009 e 2010 de amigos colecionadores suger-indo uma maior antecedência na divulgação de uma data para nosso evento.

Abraços nos rapazes e beijos nas meninas

Francisco MattosVice PresidenteBrasi Chapter # 318

Page 4: 166 Jan 2011

04 Janeiro 2011

Telecartofilismo e a Cerveja

Page 5: 166 Jan 2011

05Janeiro 2011

Cervejas em GeralCaros amigos,

A Internet nos nos da acesso a uma série de informações. Passeando por sites de leilões eu localizei um site interessantíssimo de leilões : www.delcampe.net . Não efetuei nenhuma compra nele. O conteúdo impressiona. Coloco aqui uma série de cartões telefônicos de cerve-jas japonesas, que estava a venda nesse site. Na próxima edição colocarei mais cartões de outras marcas de cerveja vindos desse site também. Não conheço os cartões brasileiros mas se alguém tiver informações sobre cartões brasileiros que sejam relacionados com nosso colecionismo por favor enviem informações para que possamos compartilhar como nossos associados.

um abraço

Carlos Gurgel

Page 6: 166 Jan 2011

06 Janeiro 2011

Cerveja em lata 40 anosCaros Amigos,

A Lata de cerveja completou 40 anos no dia 15 de abril de 2011! Para mim fica muito difícil escrever algo novo sobre a primeira lata do Brasil porque já publiquei muitas matérias so-bre as primeiras latas de cerveja no Brasil. Procurei mostrar coisas novas que consegui em pesquisas nos últimos meses. Um matéria interessante é sobre a falta de latas disponíveis um ano depois do lançamento da lata. O Brasil teve a primeira lata de cerveja 36 anos após o lançamento da Krueger, em 24 de janeiro de 1935. Tínhamos devido ao Governo Militar uma restrição no numero de cores que podiam ser usadas nas latas. No mundo já existiam latas em policromia e nós com as latas com poucas cores. Ms elas estão ai para serem colecio-nadas. Uma das peças mais interessantes que eu achei e esta nessa página, é o anuncio da Metalma sobre o lançamento da lata. Aproveitem essas fotos e matérias que estão nas próximas páginas.Um abraço,Carlos Gurgel

Page 7: 166 Jan 2011

07Janeiro 2011

Cerveja em lata 40 anos

Page 8: 166 Jan 2011

08 Janeiro 2011

Cerveja em lata 40 anos

Page 9: 166 Jan 2011

09Janeiro 2011

Cerveja em lata 40 anos

Page 10: 166 Jan 2011

10 Janeiro 2011

Cerveja em lata 40 anos

Page 11: 166 Jan 2011

11Janeiro 2011

Cerveja em lata 40 anos

Page 12: 166 Jan 2011

12 Janeiro 2011

Cerveja em lata 40 anos

Page 13: 166 Jan 2011

13Janeiro 2011

CurtasHeineken lança garrafa que brilha à luz negra

A Heineken, marca de cerveja Premium, lança no mercado nacional a exclusiva Star Bottle, embalagem importada da Holanda, que tem como diferencial seu design to-talmente inovador que se faz visível quando exposto à luz negra. A garrafa foi desen-volvida para os consumidores mais exigentes e sofisticados e apresenta um design diferenciado e glamuroso. Feita de alumínio, a garrafa tem visual único que é imedi-atamente percebido como um produto superpremium.

A palavra “Star” presente no nome do produto se refere à grande estrela de cinco pontas localizada no centro da garrafa, que é o símbolo mundial da marca. Quando a Heineken Star Bottle é exposta à luz negra, a tinta escondida aparece na superfície da garrafa, surpreendendo o consumidor com desenhos de estrelas cadentes. Com esta nova embalagem, a Heineken reforça o conceito da marca e mostra a sua preo-cupação em sempre inovar e em criar a melhor experiência ao se beber uma cerveja premium. A “Star Bottle” é idealizada para os jovens adultos sofisticados que apre-ciam as melhores experiências.

O novo produto estará disponível apenas em casas noturnas selecionadas nas ci-dades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília para, desta forma, reforçar a exclusividade da garrafa e a sensação de estar no lugar certo, na hora certa.

Produzida desde 1864, e no Brasil desde 1990, a Heineken consolidou-se como uma marca premium para aqueles que buscam qualidade, sabor, inovação e, principal-mente, estilo. É um produto 100% natural e sem conservantes produzida com leve-dura tipo A, 100% puro malte e lúpulo especial. O processo de fabricação conta com cuidados totalmente diferenciados, o que lhe confere um sabor refinado, marcante, consistente e premiado internacionalmente.

http://www.heinekenbrasil.com.brhttp://www.heinekeninternational.com http://www.enjoyheinekenresponsibly.com

Page 14: 166 Jan 2011

14 Janeiro 2011

CurtasPromoção inédita ''Kaiser dá Jogo''Com o código da tampinha ou lata de Kaiser o consumidor vota no campo a ser reformado e ainda ganha prêmio. Promoção ajudará a reformar 42 campos de futebol de várzea no Brasil

A Kaiser, cerveja pilsen que pertence ao portfólio da Heineken Brasil, lança hoje promoção ino-vadora para reformar campos de futebol de várzea no país. Além do patrocínio ao G4 Paulista, grupo que reúne os quatro times mais importantes de São Paulo, do patrocínio à Libertadores e da idealização da Copa Kaiser, que tem como objetivo revelar craques e desenvolver o es-porte amador, a marca agora promove nova ação voltada ao futebol, que é válida até o dia 27 de julho.

42 Campos de futebol de municípios das regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Araraquara, Belo Horizonte, Fortaleza, entre outras centenas de cidades, poderão ganhar benfeitorias com a promoção. Cada tampinha ou lata de Kaiser tem um código. Com ele o consumidor pode cadastrar ou votar em campo já cadastrado para concorrer à reforma. Se o campo for sorteado, o consumidor também ganha um prêmio em dinheiro de R$5mil. Os sorteios acontecem a cada 15 dias pela Loteria Federal distribuindo mais de R$ 1 milhão em prêmios. O regulamento completo está no site: http://www.kaiserdajogo.com.br.

A promoção será realizada por meio da internet pelas agências Power4 e Diretta, e direcionada às pessoas acima de 18 anos. Contará também com uma campanha, assina pela agência Fischer+Fala!, com impressos, peças de rádio, lata temática e um filme.

Com roteiro irreverente, o comercial, de 30 segundos, intitulado “Gritos”, começa com o téc-nico da seleção brasileira na beira de um campo passando instruções: “Chicão! Chicão! Olha a área! Hey, Miranda! Fecha o meio! Pato! Sai daí! Sai daí, Pato!”. O inusitado é que, na verdade, o técnico não está se referindo aos jogadores e sim aos operários que reformam o campo. E o pato para quem Mano passa instruções é um animal mesmo que está atrapalhan-do o trabalho. O filme termina com o técnico fazendo um brinde com os operários e dizendo: “Promoção Kaiser dá Jogo. Junte os amigos e participe”.

“A iniciativa de reformar campos já era excelente. A gente só procurou deixar a coisa mais divertida. E o bacana é que conseguimos isso de alguém que costuma ser sempre sério: Mano Menezes, o técnico da seleção.”, diz Rafael Merel, Diretor de Criação da Fischer+Fala!.

Fonte: BURSON MARSTELLER

Lata Vermelha da ItaipavaO Grupo Petrópolis conseguiu uma liminar na Justiça do Rio de Janeiro reconsiderando a decisão que a proibia de vender a lata vermelha da cerveja Itaipava. A ação fora proposta pela Ambev, fabricante da Brahma.

Em janeiro, a 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro havia considerado que a lata da Itaipava configurava imitação e concorrência desleal por confundir o consumidor em relação à lata ver-melha da Brahma.

Fonte Radar Online Lauro Jardim Veja.com

Page 15: 166 Jan 2011

15Janeiro 2011

11º Encontro TCHERVEJA

maiores informações no site

http://www.tcherveja.com.br/

13 a 15 de maio de 2011

Paulo Ricardo Leal <[email protected]>

Page 16: 166 Jan 2011

16 Janeiro 2011

13ª Convenção Brasil ChapterLocal :- Bebedouro Shopping Center - Hotel Plaza Shopping

http://www.hotelplazashopping.net/

Data : 5, 6 e 7 de Agosto de 2011Custo da diaria do hotel :- todas as diárias com café da manhã. SINGLE - 01 cama de casal - para 01 pessôa = R$ 90,00 s/ taxa

SINGLE - 01 cama de casal - para 01 CASAL = R$ 140,00 s/ taxa

DUPLO - 02 camas de casal para 02 pessôas = R$ 150,00 s/ taxa

TRIPLO - 03 camas de casal para 03 pessôas = R$ 200,00 s/ taxa

Como reservar o hotel :

Ligar para Carlos Quintella 017 3345.3981 - 017 9125.9415 ou NEXTEL 80*18989 passando nome e RG. Ou pelo email [email protected]

Page 17: 166 Jan 2011

17Janeiro 2011

13ª Convenção Brasil Chapter

Programação PRELIMINAR :

05/08 - Sexta-feira06:00 hs - saída de São Paulo de ônibus perto da estação Santa Cruz do Metrô

07:00 hs - Jundiai no Trevo para pegar coleciona dores

08:30 hs - Viracopos para pegar colecionadores

09:30 hs - partida de Viracopos com destino a Ribeirão Preto

11:30 hs até 12:00 hs – chegada na Cervejaria Colorado e visita até 13:00 hrs

13:00 hs até 14:00 hs – almoço no “ MERCADO CIDADE “ ao lado da Cervejaria LUND

14:00 hs até 14:30 hs – visita na LUND

15:00 hs até 15:40 hs – visita na CBCE – Cia Brasileira de Cervejas Especiais

16:00 hs saida para Bebedouro com chegada prevista para 17:30 hs

19:00 hs inicio ao ROOM to ROOM

LIVRE PARA JANTAR NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO DO SHOPPINGJantar livre

Page 18: 166 Jan 2011

18 Janeiro 2011

13ª Convenção Brasil ChapterProgramação PRELIMINAR:

06/08 - SábadoAgenda da manhã a der definida

Das 12:00 hs até 14:00 hs :- Almoço de confraternização

14:30 hs - Inicio do Leilão - Salão de Convenções Plaza Shopping

Paralelo ao Leilão, no salão ao lado, teremos algumas Micro cervejarias da região. Cervejas artesanais e chopp para degustação. Além das Micros teremos a participa-ção da Cervejaria Germânia e da Kremer Chopp.

19:00 hs - Jantar livre na área de Alimentação do Shopping

Após - Room to Room e como opção :- comer a famosa Pamonha da Praça da Feira.

Livre para Exposição de mesas no corredor do Shopping com acesso ao Hotel.

07/08 - Domingo 09:00 hs em diante - exposição das mesas do colecionadores e lata de R$ 1 até 12:30hs.

Estamos tentando esta parte do Evento na área aberta do Shopping para que outras pessoas possam conhecer.

11:30hs até 12:30hs - almoço livre no Restaurante Tropeiro - Bebedouro Shopping Center

12:30hs - fechamento e acerto do Hotel.

Já acertamos junto à direção do Hotel, prorrogarmos o horário de saída as 14:00 hs.

Patrocinador Oficialda 13ª Convenção

Page 19: 166 Jan 2011

19Janeiro 2011

Agenda

http://www.lata.org.br/reunioes.php

FreePort Rua Doutor Zuquim, 130Santana São Paulo SP Brasil Telefone 011-2973.4745

Todos os primeiros sábados de cada mês.

Informações com :

Contato :Juan Carlos De Marco [email protected]

http://www.colcer.org

Colcer Argentina

Fevereiro 13 Outubro 9Abril 10 Dezembro 11Junho 12Rua Leonidia, 58 fundos - OlariaRio de Janeiro RJ e-mail: [email protected]

http://riolatas.com/

Rio Latas Rio de Janeiro

Próximas Reuniões:07/0214/0304/0402/05 20hs no Biermarkt, Rua Castro Alves 442, Porto Alegre, [email protected]

www.tcherveja.com.br

Tcherveja Porto Alegre

DATA LOCAL HORÁRIO12 de fevereiro Restaurante do Freeport 11 as 15hs12 de março Restaurante do Freeport 11 as 15hs 09 de abril Restaurante do Freeport 11 as 15hs21 de Maio Restaurante do Freeport 11 as 15hs11 de Junho Restaurante do Freeport 11 as 15hs16 de julho a confirmar 20 de agosto Restaurante do Freeport 11 as 15hs

Page 20: 166 Jan 2011

20 Janeiro 2011

Brasil Chapter ProcuraCaro amigos,

Todo o trabalho realizado no Brasil Chapter é voluntário. O clube cresceu muito e pre-cisa de sua ajuda. Temos muitas funções que precisam ser executadas e falta braço para podermos to-car.Recentemente recebemos o apoio do Jonathan Parker do Rio de Janeiro que irá as-sumir a Diretoria de Lançamentos.A parte de Lançamentos no Brasil Chapter News é uma das mais comentadas e com raras exceções não temos recebido informações. Como todos sabem os lançamentos são regionais e muitas vezes as assessorias de imprensa das Cervejarias desconhecem iniciativas. Muitas vezes nós acabamos informando as assessorias sobre lançamentos que eles não sabem. Peço a todos que enviem toda e qualquer informação de lança-mento ao Jonathan no email : [email protected] . Se a foto não for sua, cite o nome de quem tirou a foto para que possamos dar créditos aos dois.

Precisamos também de ajuda em outras áreas :

- Contabilidade - precisamos de ajuda, de pessoa que esteja em São Paulo para nos ajudar com essa área- Novas Tecnologias - temos o fórum e o site que já estão em formatos que em breve serão ultrapassados. Precisamos de ajuda para coordenar essa atividade- Banco de Dados de Latas - temos o modelo montado, fotos tiradas mas precisamos de alguém para liderar o processo- Artigos para o BC News - faz muito tempo que não recebo artigos, só releases. Arti-gos são sempre bem vindos.- Coordenadores de Convenção - não conseguimos realizar nenhuma Convenção se não tivermos um coordenador. A Convenção não precisa ser em São Paulo

O Brasil Chapter é de todos. Participe !

Um abraço,

Carlos GurgelSócio #005Presidente Próxima Reunião:

21 de Maio de 2011Local: FreePort São Paulo, SP, Brasildas 11 as 15hs