brasilnews 1a edição jan 2011

28
THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de janeiro - 2011 - ano 15 - número 265 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE A difícil rotina de trabalho e as muitas tarefas de um estudante no Canadá PÁG.: 13 Confira os novos postos para quem ainda não se vacinou contra a gripe PÁG.: 05 Aprovação de aumento do mínimo é um dos desafios no início do mandato de Dilma PÁG.: 06 As formas de prevenção contra as doenças de inverno PÁG.: 16 Yoga durante o trabalho promete aumentar qualidade de vida PÁG.: 20 Retrocesso: protesto no Paquistão defende morte por blasfêmia PÁG.: 03 Dinheiro no bolso em 2011? Para quem ainda não planejou o orçamento do ano, especialistas dão dicas e mostram que com organização é possível gastar sem dor de cabeça. Páginas: 14 e 15

Upload: portal-brasil-news

Post on 01-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Brasilnews 1a edição Jan 2011

TRANSCRIPT

Page 1: Brasilnews 1a edição Jan 2011

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de janeiro - 2011 - ano 15 - número 265 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá

FREE

A difícil rotina de trabalho e as muitas tarefas

de um estudante no Canadá

PÁG.: 13

Confira os novos postos para quem ainda

não se vacinou contra a gripe

PÁG.: 05

Aprovação de aumento do

mínimo é um dos desafios no início do mandato de Dilma PÁG.: 06

As formas de prevenção contra as doenças de

inverno PÁG.: 16

Yoga durante o trabalho promete aumentar

qualidade de vida PÁG.: 20

Retrocesso: protesto no Paquistão defende morte

por blasfêmia PÁG.: 03

Dinheiro no bolso em 2011?

Para quem ainda não planejou o orçamento do ano, especialistas dão dicas e mostram que com organização é possível gastar sem dor de cabeça. Páginas: 14 e 15

Page 2: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 2

Depois das festividades de final de ano, é hora de voltar à rotina. Or-ganizar nossas vidas, planejar e

realizar! É por isso que a matéria especial desta edição trata de um assunto delicado: dinheiro. Como lidar com o orçamento familiar, poupar e, por que não, investir? Entrevistamos um especialista com certi-ficação mundial como Financial Planner e damos as dicas para ter um ano de tranquilidade financeira.

Em Mundo, apresentamos um panorama dos vários acontecimentos ao redor do planeta e, em Canadá, o Primeiro-ministro ca-nadense parabeniza nossa nova presidente e reforça os laços entre os dois países.

A posse da primeira pre-sidente mulher do Brasil também é assun-to nesta edição. Ester Sanches-Naek foi selecionada para representar os três mil de brasileiros no mundo na posse de Dilma Rousseff. Com muita emoção, ela esteve nesse momento histórico e faz questão de nos contar detalhes e palavras ditas pela brava mulher que estará à frente de nosso país pelos próximos quatro anos.

Nossos colunistas recheiam o jornal com informações muito úteis. Como se cuidar contra as doenças da estação, a prática da

Yoga Laboral nas empresas e, estreando a coluna Conexão Brasil, sabemos como o estado de Pernambuco vem crescendo, se preparando para a Copa do Mundo de 2014. Alguns dos colaboradores contam como foi o tempo de festas e nos mostram fotos das comemorações na coluna Destaque.

Em Televisão, uma matéria sobre a novela que substituirá Passione. Para os novelei-

ros de plantão, Insensato Coração promete muito romance.

Para quem ainda não se vacinou contra a gripe, não perca tempo. Incluímos o calendário de vacinação para ninguém perder mais essa oportunidade, já que quatro novos postos foram criados para facilitar o aces-so de todos.

O sentimento da equipe do jornal, em 2011, é continuar em busca da melhor qualidade para entregar sempre notícias de qualidade com seriedade e confiança. Para um melhor desempenho, precisamos de vo-cês, leitores. Continuem a enviar suas suges-tões e opiniões, porque é muito importante para nós. Agradecemos a sua fidelidade e queremos trabalhar cada vez mais juntos.

Muita força em mais uma jornada que se inicia e comecemos esse ano ímpar com pé direito! Façam uma boa leitura.

Mais um ano de realizações

editorialPOR tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationPOR marcia casado e jane desmond informe publicitário

Ultimamente nós temos investido muito tempo em

auxiliar os nossos clientes a imigrar para o Canadá atra-vés do Programa de Nome-ação Provincial (Provincial Nominee Program – PNP). O PNP é um processo muito interessante pois, ao contrá-rio da maioria dos processos de imigração, é finalizado rapidamente – em aproxi-madamente seis meses o candidato obtém a residência permanente. Este processo se desenrola em pelo menos três partes. Primeiramente o empregador deverá compro-var que sua empresa possui um rendimento de pelo menos um milhão de dó-lares, caso encontre-se em Toronto, ou meio milhão de dólares, caso esteja sediado em outras cidades de Ontá-rio. Além disso, deverá estar em funcionamento por mais de um ano e ter empregados registrados. A agência do governo analisará as docu-mentações e verificará se as informações são genuínas.

Após a avaliação e aprova-ção do empregador, o futu-ro empregado deverá juntar documentações que compro-vem que ele tem pelo menos dois anos de experiência na área. Estes documentos en-tão serão avaliados e as refe-rências checadas. Mediante aprovação, o candidato po-derá então enviar formu-lários e documentação de suporte para o Consulado Canadense responsável. Em Ontário, somente profissões consideradas qualificadas são aceitas. Porém em outras províncias esta exigência não existe, o que significa que as chances de aceitação são maiores.

Leia o depoimento de um de nossos clientes:

“Meu nome é Jailson Cardoso (este é meu nome verdadeiro) e gostaria de deixar minha opinião sobre o trabalho de Jane Desmond e de Marcia Casado. Eu tra-balhei vários anos como ca-minhoneiro no Japão antes de vir para o Canadá e, foi quando eu ainda estava no

Japão, que eu entrei em con-tato pela primeira vez com a Jane e a Marcia. Jane me deu informações corretas e eu pude, ao chegar como turista no Canadá com minha famí-lia, procurar emprego como caminhoneiro na província de Prince Edward Island. Graças a Deus e ao excelen-te trabalho de Jane e Marcia, eu fui bem sucedido no meu processo e, através do pro-vincial nominee, em aproxi-madamente seis meses eu e minha família nos tornamos residentes permanentes no Canadá. Quero deixar para todos os que leem este ma-terial minha mensagem de esperança e de cuidado. Não deixem morrer a esperança de conseguir se legalizar neste país e cuidado, porque você precisa de informações corretas para não pegar um caminho errado e pôr tudo a perder. Desejo a todos a sorte de encontrarem em seus caminhos profissionais competentes.”

Jane Desmond Márcia Casado

PNP Ontario

Page 3: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 3 |

Cerca de 50 mil pes-soas marcharam no último dia 9, do-

mingo, no Paquistão, contra às mudanças na controversa lei da blasfêmia, que entre outras coisas prevê a pena

de morte. Segundo a polí-cia local, eram de diferen-tes partidos religiosos. Es-se movimento demonstra a dificuldade de reverter o conservadorismo religioso depois que o governador

de Punjab, maior provín-cia do país, foi morto por apoiar alterações na lei. Es-ta tem sido alvo de muita atenção depois que uma mulher cristã foi conde-nada à morte ano passado

sob acusações classificadas como falsas.

"Nós não vamos aceitar qualquer mudança nesta lei", disse Fazl ur Rehman, chefe da Jamiat-e-Ulema-e-Islam, grupo religioso pró-Taleban que deixou a coalizão de governo no mês passado após a demissão de um de seus ministros. Rehman disse que o go-verno em si é responsável pelo assassinato de Taseer. Se ele tivesse sido demitido do cargo e preso por seus comentários, ainda estaria vivo, disse ele.

A situação tem desani-mado os liberais paquista-neses e aliados estrangeiros, como os Estados Unidos, que veem o crescente extre-mismo no Paquistão como uma ameaça à segurança. Embora os muçulmanos não tenham obtido muitos assentos nas eleições, eles têm a capacidade de levar as pessoas para as ruas.

A dificuldade de mudar o tradicionalmanifestação reúne milhares contra alterações na lei da blasfêmia

FAST NEWS

Avião cai no Irã e deixa cerca de 77 mortosSegundo informações da polícia do local, são 77 mortos e 26 feridos no acidente do avião da Iran Air no domingo, 9 de janeiro. Com 105 pessoas a bordo, a aeronave vinha da capital, Teerã, e caiu em uma região montanhosa no noroeste do Irã. A neve, que já havia atrasado o voo em uma hora, atrapalha o trabalho de resgate. A caixa preta foi encontrada um dia depois do ocorrido. O mau tempo impediu o piloto de aterrisar e, por causa ainda desconheci-da, o avião caiu a cinco quilômetros do aeroporto. O Irã tem sido palco de vários acidentes aéreos nas últimas décadas. As sanções impostas pelos EUA ao país impedem a compra de novas aeronaves ou a re-posição de peças, prejudicando a qualidade da frota.

Violência contra a mulherA Suprema Corte dos Emirados Árabes decidiu que os maridos têm o direito de “disciplinar” as es-posas via força física. O espancamento não pode deixar marcas, e só pode ser usado depois que o homem tiver recorrido a duas medidas − advertir a mulher e se recusar a dormir com ela.

Deputada baleada nos EUADocumentos indicam que foi planejado com an-tecedência por um atirador o ataque à democrata Gabrielle Giffords no Arizona, EUA. Ao menos seis pessoas morreram no mesmo ataque e 20 ficaram feridas. Na casa do suspeito de ter feito os disparos, autoridades encontraram um envelope com pa-lavras "eu planejei antes”, “meu assassinato”, com o nome “Giffords”. Jared Lee Loughner foi preso e indi-ciado após o crime. O estado de saúde da deputada ainda é grave.

Partidários do governador Salman Taseer protestam em frente ao hospital

mundo | WorldPOR carolina ladeira [email protected]

FOTO

: ASS

OC

IATE

D P

RESS

Page 4: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 4

SOMOS UMA IGREJA BEM PENTECOSTAL E BEM FAMILIAR!Comemorando nossos 12 anos de vitórias

416 531-8111www.cfnministry.org75 Colville Rd., Toronto(Keele & Lawrence)

Pr. Wagner da CostaPRESIDENTE

Domingo Grande Culto Evangelístico 6:00 pmTerça-feira Estudo Bíblico 7:30 pmQuinta-feira Culto da Vitória 7:30 pmSexta-feira Círculo de Oração

Culto de Adolescentes7:00 pm7:30 pm

Sábado Culto de JovensMinistério Elizer

7:30 pm8:00 pm

Du

ffer

in S

t.

Kee

le

St.

Shef

fiel

d S

t.

Ben

ton

Rd

.

Ca

led

on

ia R

d.

Lawrence Ave. W.

Colville Rd.

2011 O ANO DE NEEMIAS

Então eles disseram: “Sim, Levantemo-nos e edifi quemos. E esforçaram as suas mãos para a realização deste bom projeto.” Neemias. 2.18b.

UMA PUBLICAÇÃO DO BRASILNEwS PUBLIShER INC.

Todos os Direitos Reservados® www.brasilnews.ca 1554 Dundas St. w

suite 201, Toronto ON M6K 1T8Tel. 416 538-4298 Fax 416 538-9171

Publisher: Tania [email protected]

Editor-chefe: Carolina [email protected]

Administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

Diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

COLABORADORES:Anna Bia Malaquias, Brian Bowen, Carlos

Valente, Cleida Steinmetz, Cristiano de Oliveira, Everalda Sidaravicius, Fernando

Goscinscki, Fred Itioka, Jandy Sales, Márcio Alves, Olavo Queiroz, Rafaela Freitas, Renato

Takahashi, Rodolfo Torres, Saul Porto, Stéphanie Pires e Steve Philipp

Próxima Edição: 25/01/2011

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal.

É proibida a cópia ou reprodução de qualquer artwork sem autorização prévia do BrasilNews.

ExpEDIENTE | masthead

CanadÁ | CanadaDA redação

Stephen Harper dá boas-vindas à Dilma

No primeiro dia de governo da nova presidente do Bra-

sil, o primeiro-ministro do Canadá, Stephen harper, emitiu uma declaração fe-licitando Dilma Rousseff. "Em nome do Canadá, eu gostaria de parabenizar Dil-ma Rousseff em sua posse hoje, depois de sua recente vitória nas eleições presi-denciais brasileiras”, decla-rou harper.

Em seu discurso, o pri-meiro-ministro canadense destacou a laços entre os dois países: "O Canadá e o Brasil compartilham um forte compromisso com a paz e a segurança mundial, bem como valores como democracia e multicultura-lismo. Estamos trabalhando juntos no haiti e em fóruns internacionais como o G-20

e da Organização para a Cooperação e Desenvolvi-mento Econômico”.

Na cerimônia de pos-se no Brasil, o Canadá estava representado por Rona Ambrose, ministra canadense de Trabalhos Públ icos e S er v iços Governamentais.

"Estamos ansiosos para trabalhar com a presidente Rousseff e continuar desen-volvendo nossa forte rela-ção com o Brasil", comple-tou harper.

Primeiro-ministro canadense parabeniza a presidente do Brasil e reforça laços entre os países

Estamos ansiosos para trabalhar com

a presidente Rousseff e continuar desenvolvendo nossa forte relação

com o Brasil

Page 5: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 5 |

CanadÁ | CanadaDA redação

Quatro novas clínicas com vacinas contra a gripe

Não é novidade que de dezembro a março os casos

de gripe aumentam no Canadá, por conta do in-verno rigoroso. Por isso é importante tomar a vacina e proteger sua saúde e a dos que os cercam. De 8 a 20 de janeiro, quatro novas clíni-cas de vacinação estarão à disposição da população. Os demais locais já progra-mados continuarão a seguir o calendário.

Até o momento, foram confirmados 662 casos de gripe, número maior do que o esperado para essa época do ano. Como foi observado nas tempora-das anteriores, as crianças menores de quatro anos e

os idosos acima de 65 anos compõem o grupo com maior incidência de casos.

A cada ano, 20% dos ca-nadenses adoecem com a gripe. Por isso todos de-vem tomar a vacina, pois o risco é geral. Aqueles que estão no grupo de alto risco podem ficar muito doentes com complicações, sendo eles: menores de quatro anos e maiores de 65; pes-soas em situação crônica de saúde, como diabetes, câncer, doenças no pulmão, coração ou rim; gestantes; povos indígenas; pessoas obesas.

A vacina deste ano é se-gura e oferece uma pro-teção contra os vírus da gripe, incluindo h3N2 e

h1N1, que são os predo-minates até o momento. Também é possível obter a vacina através de seu médi-co, lembrando que é gratui-ta da mesma forma.

Dessa forma, o calendá-rio é o seguinte: City Hall, 11/01, das 11h às 15h;

Scarborough Civic Centre, 11/01, das 4h às 20h; Etobicoke Civic Centre, 12/01, das 4h às 20h; East York Civic Centre, 13/01, das 4h às 20h; North York Civic Centre, 15/01, das 11h às 16h; Metro Hall, 20/01, das 11 às 15h.

toronto amplia calendário de vacinação para atender àqueles que ainda não se protegeram

Menos um impostoFim da taxa sobre veículo passa a valer este ano

Aprovada no final do ano passado, a taxa de veículo pessoal

(PVT) perde a validade neste ano. Isso vale para todos os donos de veículos que moram dentro da cida-de de Toronto. A partir de agora não é preciso pagar o valor de $60 (ou $30 no caso de motocicleta) anu-almente para renovação da licença da placa. Quem já pagou antecipado, receberá reembolso.

Desde setembro de 2008 essa taxa era coletada nas cidades da Província de Ontário no momento de renovação da licença da placa. Mesmo com o fim do imposto, é importante lembrar que os moradores da cidade de Toronto, que têm um veículo registrado em um endereço dentro da cidade, devem respeitar legalmente os requisitos do Ministério dos Transportes para as placas de veículos.

Page 6: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 6

brasil | BrazilPOR carolina ladeiRA  [email protected]

Importantes decisões em pauta

Com a eleição de Dil-ma Rousseff, veio o otimismo e a certe-

za de que possuir a maioria no Congresso traria tran-quilidade na aprovação de medidas. Engano. Em uma semana de governo já se viu que não será tão fácil. há muito trabalho pela frente.

A medida provisória que fixa em R$ 540 o salário mí-nimo de 2011 será o primei-ro grande teste do governo. há demandas do setor sin-dical, do Poder Judiciário e até a chamada “Pauta Dilma” − um conjunto de propostas defendidas pela presidente e por ministros. São pelo menos 12 temas que darão trabalho neste começo de gestão para a presidente, que, apesar de contar com base maior no Legislativo do que tinha seu antecessor, tem enfrentado embates em outros campos.

Muitas propostas defen-didas por Dilma e, em espe-cial, pela equipe econômica − como a reforma tributária, a desoneração da folha e a criação de um teto para os gastos com funcionalismo − já foram tentadas pelo ex-presidente Lula e esbarraram em resistências do próprio PT, partido da presidente e da maioria dos ministros.

A primeira preocupação do Palácio do Planalto é com a eleição dos presiden-tes da Câmara e do Senado, no início de fevereiro. Por enquanto, a candidatura do atual presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), não é consenso nem dentro da base aliada. No Senado, a reeleição de José Sarney se-gue tranquila, pelo menos por enquanto.

Propostas em discussão

O projeto do novo Código Florestal está pronto pa-ra ser votado na Câmara e deve ser um dos primei-ros embates, não só entre Legislativo e Executivo, mas entre os próprios parlamen-tares. A proposta é polêmi-ca e divide ruralistas e am-bientalistas. Na opinião do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), que deve ser o novo líder do PSDB na Câmara, o Código Florestal será um tema importante. E, na contramão da maio-ria dos colegas, o tucano defende a necessidade de se realizar uma ampla reforma política.

Quanto às propostas que tenham o objetivo de con-trolar gastos públicos, co-mo a criação de um teto

para os salários do funcio-nalismo, Duarte Nogueira lembra que são os próprios governistas que impedem essas votações. A proposta original prevê o limite da inflação mais 1,5% como aumento das despesas com pessoal a cada ano, mas essa proposta foi engavetada na Câmara.

Outra proposta da Fazenda que ficou no pa-pel, desde 2007, é a que cria o Fundo de Previdência Complementar do servidor público. Outro vespeiro em que, toda vez que o gover-no tenta mexer, os lobbies se organizam.

Além da sempre prome-tida reforma tributária que mobiliza os primeiros meses de novas legislaturas, a pau-ta do Congresso tem outras polêmicas, como a criação da Comissão da Verdade sobre a ditadura militar , que voltou a ganhar força na defesa feita pela nova minis-tra dos Direitos humanos, Maria do Rosário.

mudanças de rotina

Depois de oito anos frequentando o Planalto, Dilma volta ao local, mas com uma diferença de posição. Ela também, aos poucos, está alterando o local: os móveis escuros darão lugar a mais claros. O café coado substitui o expresso e a rotina muda: ela é mais pontual que o ex-presidente e, nas reuni-ões, também palpita mais, sobretudo em termos téc-nicos. E não é dada a apari-ções públicas. Na primeira semana, ficou em seu ga-binete. E só abriu a porta para os fotógrafos em duas reuniões.

Visita senador americano

Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, Dilma recebeu em Brasília o senador ame-ricano John MacCain. Ela foi convidada por Obama para ir aos Eua entre março e abril.

FAST NEWS

Olimpíadas RIO 2016Foi durante o famoso ré-veillon de Copacabana que o logotipo oficial dos Jo-gos Olímpicos de 2016 foi lançado. Cerca de dois mi-lhões de pessoas estavam presentes na inauguração da marca que dá a ideia de três pessoas, com as cores da bandeira nacional, se abraçan-do e formando o pão de Açúcar. “A marca transmite paixão e transformação. A paixão de todos nós cariocas e brasileiros pelo esporte e pela celebração”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016. Houve uma seleção ao longo de cinco meses que contou, no início, com a participação de 139 agências. Concurso de desenho infantilCidadãos de 6 a 11 anos que morem no exterior podem participar da segunda edição do Concurso Internacional de Desenhos Infantis sobre o Brasil, com trabalhos cujo tema seja “A minha brasileira ou o meu brasileiro favorito”. O modo de desenvolvi-mento dos desenhos é livre em papel A3. Segundo o regulamento, o objetivo da iniciativa é estimular a formação de vínculos culturais e de identidade das novas gerações de brasileiros no exterior com seu país de origem. As inscrições devem ser feitas atra-vés do email [email protected] no pe-ríodo de 1º de fevereiro a maio de 2011. Avaliados em sua técnica, originalidade e criatividade, serão escolhidos dez desenhos para receber kits de mate-riais e livros infantis sobre o Brasil e sua literatura. O resultado será divulgado até dia 30 de junho. Para quem faz arte contemporâneaAté o dia 25 de março estão abertas as inscrições para o “I Concurso Itamaraty de Arte Contemporâ-nea”. Com o intuito de incentivar a produção e am-pliar a divulgação da arte contemporânea brasileira, haverá prêmios nas áreas de pintura, escultura, fo-tografia e obras de papel. Qualquer artista brasileiro pode se inscrever com uma obra através do email [email protected]. Até 10 de agosto serão divulgados os vencedores. Outras in-formações em www.consbrastoronto.org

Votações do mínimo e Código Florestal serão primeiro teste de dilma no Congresso

Tratamento Marroquino

MIRIAN C A b e l e I R e I R Ab R A s I l e I R A

* Especialista em Químicas* Corte e Escova* High Lights e Coloração* Tratamento Marroquino* Escova Progressiva s/ Formol* Cauterização * Alisamento* Escova definitiva* Plástica Capilar * Depilação * Design de sobrancelha c/ aplicação de Hena

Atendimentocom hora marcada

647 248-3231 ANTesANTes DePOIsDePOIs

Page 7: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 7 |

direto de brasíliaPOR rodolfo torres [email protected]

a primeira presidente do Brasil toma posse com promessa de grandes mudanças ainda neste semestre

O primeiro discurso de Dilma

A chuva até que ameaçou, mas não impediu que a ce-

rimônia fosse realizada. Empossada pelo presiden-te do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a presidente Dilma Rousseff falou ao plenário lotado da Câmara dos Deputados.

Entre outras coisas, es-tendeu as mãos à oposição, prometeu combater a po-breza extrema e ressaltou que o Brasil está na posição que se encontra graças às obras de vários governos.

“Um governo se alicerça no acúmulo de conquis-tas realizadas ao longo da história. Ele sempre será, a seu tempo, mudança e continuidade. Por isso, ao saudar os extraordinários avanços recentes lidera-dos pelo Presidente Lula, é justo lembrar que muitos, a seu tempo e a seu modo, deram grandes contribui-ções às conquistas do Brasil

de hoje”, afirmou a primei-ra presidente da República Federativa do Brasil.

Discreta, e com perfil mais técnico do que político, Dilma é economista. Talvez, por conta disso, ela prome-teu manter firme a política macroeconômica inicia-da no governo Fernando henrique Cardoso, notada-mente a estabilidade econô-mica por meio do controle da inflação.

“É com crescimento, as-sociado a fortes programas sociais, que venceremos a desigualdade de renda e de desenvolvimento regional. Isso significa, reitero, man-ter a estabilidade econômi-ca como valor. Já faz parte,

aliás, da nossa cultura re-cente a convicção de que a inflação desorganiza a eco-nomia e degrada a renda do trabalhador. Não permitire-mos, sob nenhuma hipótese, que essa praga volte a corro-er nosso tecido econômico e a castigar as famílias mais pobres”, explicou.

Dilma tem nas mãos a chance de realizar reformas

essenciais ao desenvolvi-mento econômico do país. A principal é a reforma tri-butária. Os jornais anun-ciam que ela quer que o sis-tema de cobrança de impos-tos do Brasil, um dos mais arcaicos e o mais sufocante do mundo, seja modificado ainda no primeiro semestre de 2011.

Afinal, Dilma terá maioria

folgada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal a partir do dia 1º de fevereiro, data em que os parlamentares eleitos em outubro serão empos-sados. Poderá aprovar pro-jetos com mais facilidade do que seus antecessores, inclusive a famigerada Contribuição Provisória sobre Movimentação

Financeira (CPMF).Esse imposto, extinto em

dezembro de 2007 pelo Senado, representa a princi-pal derrota legislativa do go-verno Lula. Analistas políti-cos são capazes de jurar que o petista jamais perdoou os senadores da oposição, que articularam para derrubar o chamado “imposto do cheque”.

Um governo se alicerça no acúmulo

de conquistas realizadas ao longo da história

Page 8: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 8

Balanços de 2010 e novas perspectivaseconomia

Ao que tudo indica a eco-nomia canadense vai voltar a crescer em 2011 depois da freada a partir do terceiro trimestre de 2010 por cau-sa do esfriamento do setor imobiliário. Dados do rela-tório econômico do RBC confirmam que as condi-ções favoráveis do mercado financeiro e as baixas taxas de juros devem impulsionar o produto bruto interno (GDP) em 3,2%, um pou-co mais do que o projetado para 2010 de 3,1%. São nú-meros bastante favoráveis para um país que teve uma contração de 2,5% em 2009.

cenário

A projeção de crescimento do banco RBC em relação à economia canadense é uma das maiores dos últi-mos quatro anos, conforme Craig wright, vice-presi-dente e economista-chefe do banco. Ele lembra, no entanto, que o incremento deve ser encarado como moderado, pois significa que será mais difícil e len-to baixar o índice de de-semprego no país, hoje em torno de 8%. A expectativa é que caia para 7,4% até o final de 2011 e que em 2012 não passe de 7%.

cenário ii

Saskatchewan este ano de-ve superar Newfoundland & Labrador como a pro-víncia de crescimento mais rápido no Canadá. Alberta também deverá ultrapas-sar essa província. Já Nova Scotia, New Brunswick e Prince Edward Island são projetadas para se mante-rem na escala mais baixa durante 2011. Enquanto isso, o RBC espera que o produto interno bruto dos EUA, que tem uma grande influência sobre a econo-mia canadense, cresça em

2011 saindo da estimativa de 2,7% em 2010 para 3,3% em 2011.

Presentes

Os canadenses enfiaram a mão um pouco mais no fundo no bolso durante as festas de final de ano. Uma pesquisa feita pelo Scotiabank revela um gasto médio de $968 por pessoa em 2010 com a compra de presentes e entretenimento, acima dos $891 de 2009 e dos $884 em 2008.

tendência

O preço dos imóveis vai aumentar 3% em média em 2011, conforme previsão da Remax, uma das maiores empresas do setor imobi-liário canadense. O preço médio no país deve chegar a $350 mil até final do ano. Ao mesmo tempo, no en-tanto, prevê uma queda de 5% na quantidade de casas novas e usadas vendidas em relação ao ano passado.

tendência ii

A baixa oferta e a alta de-manda continuam empur-rando os preços para ci-ma, mantendo o mercado de imóveis aquecido. Mas também vem contribuindo para isso as taxas atrativas de juros e a confiança do consumidor na economia. Segundo a projeção da Remax, a Grande Toronto é uma das poucas áreas no país onde o mercado deve se manter mais estável em 2011, com os preços dos imóveis residenciais su-bindo não mais do que 2%, atingindo um valor médio de $440 mil.

euforia brasileira

O presidente Lula anda pre-ocupado com a euforia dos brasileiros que andaram in-do as compras como nunca

no final do ano, devido a melhora da economia. Ao contrário de dezembro de 2008, quando apareceu em rede nacional de TV e rádio pedindo que a população consumisse, como forma de espantar os efeitos da crise econômica internacio-nal, neste ano a ordem do presidente foi evitar dívi-das. No programa de rádio "Café com o Presidente", Lula disse que os brasileiros devem ter responsabilidade para não se endividarem. “Vamos gastar o suficiente para não atropelar a espe-rança e o futuro de todos nós", disse. Ter senso de responsabilidade nas com-pras nunca é demais.

melhor empresa

O Facebook é a melhor empresa de grande porte para se trabalhar nos EUA, de acordo com pesquisa publicada por um site de

carreiras. A rede social fi-cou à frente da Southwest Airlines e da consultoria Bain & Company na lista elaborada pelo Glassdoor, um site em que os funcio-nários opinam sobre seus empregadores. Os funcio-nários parecem menos feli-zes quando há uma comu-nicação ruim na empresa, enquanto que as compa-nhias mais bem avaliadas têm "uma cultura corpora-tiva muito sólida e distinta", afirmou Robert Bohman, presidente-executivo do Glassdoor. A pesquisa foi realizada com cerca de 150 mil pessoas ao longo de 2010 em empresas com mais de 500 funcionários.

difícil dizer não

Uma mãe californiana está esquentando a cabe-ça dos líderes do grupo McDonald’s ao questionar judicialmente a eficiência

do marketing que envol-ve o tradicional “happy Meal”, que as crianças ado-ram. Ela entrou com uma ação contra a rede pedin-do que parem de oferecer o brinquedo que acom-panha o lanche regado a hambúrguer, batata frita e refrigerante. Ela alega que fica mais difícil dizer não para os filhos por causa do brinquedo, incitando-os a comer alimentos de má qualidade. E ela conta com o apoio da organização Centro para a Ciência do Interesse Público, que luta por uma alimentação sau-dável, bem como de muni-cipalidades que já aderiram à campanha.

difícil dizer não ii

Apesar da repercussão do assunto na mídia, tudo indica que McDonald’s não ficou tão preocupa-do assim. Sua resposta:

"Estamos certos que os pais sabem que os “happy Meals” são pratos diverti-dos, feitos com alimentos de qualidade adaptados às necessidades das crianças e que podem ter o seu es-paço numa alimentação equilibrada". Além disso, a empresa tem batido o pé dizendo que por ser uma empresa privada se nega a aceitar que leis municipais interfiram nas decisões de seus clientes. Pa-ra-pa-pa-paaaa, I’m loving it!

Cleida Steinmetz é gaúcha, formada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Sinos e pós-gradua-da em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Especializada na área de ne-gócios, no Canadá também trabalha com financiamen-to de imóveis, sendo agente de mortgage licenciada na província de Ontário. Visite www.brmortgages.com

negóCios | BusinessPOR cleida steinmetz [email protected]

Uma oficina brasileira para você chamar de sua, com mecânico capacitado e de confiançaRIO AUTOR E P A I R S 416 535-7375 1405 Bloor St. West, Unit 1 Toronto (Bloor & Symington)

LIZANDRO O SEU MECÂNICO BRASILEIRO » Revisão de Freios » Suspensão » Amortecedores

» Limpeza de bicos » transmissões e embreagens » Injeção eletrônica

» Baterias , Tune-up » A� nação de Motores » Troca de óleo

Uma oficina brasileira para você chamar de sua, com mecânico capacitado e de confiança

Page 9: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 9 |

Solutions Immigration Consulting Inc.Imigração em Geral - Assistência de Profissionais no assunto

PODEMOS ASSISTI-LO NO CANADA, USA E OUTROS PAÍSES

1183 Finch Ave. West, Suite 508Toronto, ON - Canada

www.immsol.com

NO CANADAClasse Familiar, Permanente

Residente, Refúgio, Humanitário e Compaixão, Extensão de Vistos, Troca de Visto, Apelos e Cortes, Programa de

Live-in Caregiver, Cidadania

FORA DO CANADAPermanente Residente,

Trabalhador Capacitado, Negócios, Classe Familiar,

Contrato de Trabalho, Visto de Estudante, Refúgio

Sol Gombinsky - PresidenteEspecialista em Imigração desde 1967

Membro Licenciado da CSICEx-gerente da Imigração do Canada

(416) 661-6376

Ivania MenezesFormada em Lei CanadenseGerente - Língua Portuguesa

E-mail: [email protected]

(416) 828-7666

Abertura de Companhias, Traduções,Small Claim, Landlord & Tenant

PROCESSOS

DE IMIGRAçÃO EM

GRUPO/EMPRESA

Pensou em remessa de dinheiro?Pensou Star Remittance!

Remessas de dinheiro para o Brasil e do Brasil para o Canada

Cartões telefônicose serviços de Fax

Melhores cotações na comprae venda de Dólares e Euros

SEMPRE TEMOS PRATOS ESPECIAIS DURANTE A SEMANA!

Estamos fechados às segundas. Ás terças abrimos a partir do meio dia.Aos domingos temos música ao vivo com Carlinhos a partir das 19hs

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

Venha saborear o melhor da comida brasileira no Canada!

• Picanha na Chapa ou no espeto• Peito ao Catupiry • Virado à Paulista • Frango com Quiabo • Peito à Parmegiana • Bife à moda da Casa

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

De Toronto para as Cubas

Cotidiano | eVeryday liFePOR stéPhanie Pires [email protected]

Carros de 1950, carroças, vacas,

galinhas e porcos. Algumas casas surgiam no estilo Torre de Pisa,

‘pencando’ para um lado

O bom de ter vindo ao Canadá em ju-nho é que passei

sem drama do verão para o inverno. Mas pareceu mui-to traumático celebrar o ré-veillon sem o calor do Bra-sil, perto do mar para pular ondas e fazer meus pedidos. Foi por isso que decidi re-encontrar a América Lati-na para o Ano Novo. Meu destino: Santa Clara, Cuba!

A cidade tem um aero-porto humilde, mas com uma trilha sonora anima-da que torna o ambiente simpático. A agente de imigração, por exemplo, dispensou a cara amarrada e analisou meu passaporte dançando salsa com os om-bros. Simples assim, eu me senti bem-vinda em vez de potencialmente terrorista.

No caminho para o resort, afastei o sono da marato-na que começou às 2h30 daquela madrugada para investigar o país ao máxi-mo. Flagrei carros de 1950 – muitos, extremamente

conservados –, carroças, vacas, galinhas e porcos. Algumas casas surgiam no estilo Torre de Pisa, “pencando” para um lado, sustentadas por estacas de pau matematicamente po-sicionadas. E cada muro era de uma cor. Cogitei ser um improviso forçado por não haver tinta o suficiente. Mas a recorrência das cores sugere que o quase arco-íris das residências é por opção.

Na paisagem também ficam óbvias as marcas de uma nação que suga os pro-dutos da terra. Pastos devo-rados, plantações colhidas ou recém-cultivadas. Além de muito otimismo impreg-nado nos outdoors. “Juntos temos mais força!”, “Para sempre socialismo”, “Rumo a um mundo novo”.

Se posso dizer que há cul-to à personalidade, o ídolo é mais o revolucionário Che Guevara do que ex-presi-dente Fidel Castro. Isso me fez sentir cúmplice do povo que nem conheci, porque a

escolha do “fanatismo” é a mesma que eu faria.

De tudo o que vi, interes-sante mesmo é perceber a transição dessa Cuba dos cubanos para a dos turistas. O horizonte gasto, ruralista – que a maioria dos passa-geiros ignora dormindo – se converte em praias de água cristalina, flores, palmeiras sincronizadas e hotéis de luxo. Logo todos abrem os olhos e checam o grande exibicionismo.

Já para a maioria dos na-tivos que está por perto, arrisco dizer que só sobra o papel de servir e sonhar

com a vida que acontece no paraíso que os resorts mantêm atrás das portas, sugando aos montes dóla-res e euros rebaixados pe-los bancos nacionais que põem nas nuvens a cota do Peso cubano, cujas cédulas surpreendem por serem tão coloridas quanto as casas de paredes criativas.

O show só aumenta a par-tir daí. Oito piscinas, 20 ba-res e restaurantes, quadras de tênis, boate, spa, acade-mia... O hotel é feito para se bastar e se isolar do resto do

país. Por isso mesmo, toda atividade extra custa caro.

Para os que ainda ousam sair deste ostensivo territó-rio, Cuba se manifesta em uma “fake-cidade”, batizada de Pueblo, erguida apenas para receber os turistas com

suas im-piedosas má-

quinas fotográficas.Como em um estúdio

cinematográfico, tudo ali é perfeito e cheio de sorrisos. Aquilo me incomodou um pouco, embora, no fundo, eu ache que está na consci-ência coletiva que o cenário desta nação, sustentando na corda bamba seu socialis-mo, não é só esse que ilustra cartões postais. No entanto, a banda chega rápido para tocar seu merengue e en-treter o público. Aí, quem é que ainda se lembra do que é real? Quem se importa?

Page 10: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 10

destaques | highlightsPOR carolina ladeiRA  [email protected]

1444 Dupont St, unit 1BToronto - ON M6P 4H3Tel. 416 516 4949

falamosPortuguês

[email protected]

Cleida Steinmetz sauda a chegada de 2011 com muita alegria

Em Cuba para o réveillon, Stéphanie Pires se diverte com Kiki, o golfinho beijoqueiro

O fINAl De ANO De AlGuNS

DOS NOSSOS COluNISTAS

felIz 2011!No Canadá, Rafaela Freitas recebeu a visita da família para as festas de final de ano

Maria Brambilla foi a sortuda da promoção de Natal da Brasil Remmitance e ganhou uma passagem de ida e volta para Alberta

Ângela Mesquita e amigos da comunidade prestigiam Marcelo Neves na virada do ano

FOTO

S: A

RQU

IVO

PES

SOA

L

Page 11: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 11 |

brasileiros no exteriorPOR ester sanches-naek [email protected]

No final de dezem-bro enviei uma carta ao Embai-

xador Antônio Patriota (atual Ministro das Re-lações Exteriores) mani-festando o meu desejo de participar deste momento histórico no qual o Brasil, que por oito anos havia sido presidido por um ho-mem do povo (presidente Lula), teria seu destino mas mãos de uma mulher. Uma mulher comprometida em proteger as mulheres e os mais frágeis, além de go-vernar para todos: a Sra Dilma Rousseff.

No dia 24 de dezembro de 2010 recebi o telefonema do Presidente do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, Sr. Carlos Shinoda, infor-mando-me que meu nome

havia sido selecionado para representar os três milhões de brasileiros no mundo na posse da Presidenta Dilma Rousseff. Após minutos de euforia total, ajoelhei no chão e agradeci a Deus.

Agradeci porque Ele me daria a oportunidade de ouvir e ver a sinceridade daquela mulher ao dizer com os olhos repletos de lágrimas: “Venho para abrir as portas para que muitas outras mulheres também possam, no futuro, ser presidentas; e para que no dia de hoje todas as bra-sileiras sintam o orgulho e a alegria de ser mulher”. Naquele instante, fechei os olhos e pedi a Deus por ela… Rezei com mais fer-vor no instante em que ela lembrou que entregou a sua juventude ao sonho de um

país justo e democrático e que suportou as adversida-des mais extremas infligi-das a todos que ousavam enfrentar o arbítrio. Mas que, no entanto, não tinha nenhum arrependimento, tampouco ressentimento ou rancor.

Dilma lembrou e fez menção aos colegas de sua geração que tombaram pe-lo caminho, e que naque-le momento não podiam compartilhar de sua vitó-ria, mostrando sua gratidão àqueles que lutaram com ela por um Brasil mais jus-to. A eles ela dedicara sua conquista.

A nossa Presidenta me fez sorrir ao mencionar a beleza e leveza daquela faixa que fora colocada em seus ombros, mas frisou que aquela reluzente seda

trazia consigo uma enorme responsabilidade perante à nação. A responsabilidade de governar para o povo e erradicar a pobreza do Brasil.

Ela prometeu não des-cansar enquanto houver um brasileiro sem alimen-tos na mesa, famílias sem teto ou crianças pobres abandonadas. Prometeu continuar fortalecendo nossas reservas para ga-rantir o equilíbrio das contas externas; prometeu

garantir o alento da apo-sentadoria para todos e ser-viços de saúde e educação universal; prometeu por-tanto melhor remuneração e melhor preparo para os professores, pois eles são os responsáveis pela educação acadêmica de nossos filhos. Prometeu trabalhar por um país mais seguro e reiterou seu compromisso de agir no combate às drogas, es-pecialmente o crack, que desintegra a juventude.

Em sua magnífica humil-dade, Dilma pediu a todos que a apoiaram que con-tinuem a fazer isso, e aos oponentes que se unam a ela em luta pelo bem-estar da nação: “O Brasil do fu-turo será exatamente do ta-manho daquilo que, juntos, fizermos por ele hoje”, dis-se. E corajosamente falou

que continuará apoiando a mídia brasileira e a liber-dade de expressão, porque prefere o barulho da im-prensa livre ao silêncio das ditaduras.

Sinto-me honrada de ter visto a primeira mulher brasileira escrever com punho próprio sua mag-nífica trajetória de vida no livro de história do Brasil. Ver Dilma se tornar a pri-meira mulher presidente do nosso país foi o maior presente que Deus me deu naquele momento. Senti-me orgulhosa!

Ester Sanches-Naek é membro do 1º Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE). A brasileira mo-ra em Connecticut, EUA, onde desenvolve trabalhos voluntários.

Posse da Presidente do Brasil

Ester com Guido Mantega, Ministro da Fazenda do novo governo

espaço cedido pelo Brasil News ao Conselho de Representantes dos Brasileiros no exterior (CRBe)

Venho para abrir as portas para

que muitas outras mulheres também possam ser presidentas; e para que

sintam o orgulho e a alegria de ser mulher

Page 12: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 12

Conexão brasil | ConneCtion Brazil

Os ventos do desen-volvimento vêm soprando intensa-

mente no solo pernambu-cano nos últimos tempos. O nome do estado é de ori-gem indígena, deriva da pa-lavra Tupi Guarani paranã-puca, que significa “onde o mar se arrebenta”, fazendo referência aos arrecifes de corais, formação natural que também inspirou o nome da capital, Recife. E o Brasil tem cedido aos apelos da vocação secular de cidade portuária que se entrelaça com o mundo.

Tanto do ponto de vista econômico como turístico, Pernambuco vive um mo-mento de franca expansão em relação ao restante do país. No terceiro trimestre de 2010, a economia do estado acumulou alta de 8,4% em relação ao mesmo período de 2009, com resul-tado superior ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, cujos números

apontam alta de 6,7%. Os dados são da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco. O estado tem recebido altos investimentos para ampliar sua malha rodoviária, fer-roviária e portuária, expan-dindo aeroportos, linhas do metrô e a infraestrutura hoteleira.

O momento é de expan-são devido aos empreen-dimentos que envolvem os estados brasileiros e paí-ses-membros do Mercosul e de outros continentes, como o europeu e asiático. Pernambuco, inclusive, foi um dos doze estados con-templados a sediar uma das Arenas da Copa do Mundo de 2014. O complexo es-portivo denominado Arena Pernambuco teve a constru-ção iniciada em 2010 e será composto de um estádio com capacidade para 46 mil torcedores, shopping center, escola técnica, hotéis e residências.

oportunidades à vista

Nos municípios de Ipojuca e Cabo, litoral Sul, está localizado o Complexo Industrial Portuário de Suape, que tem concen-trado os principais inves-timentos captados pelo estado nos últimos quatro anos. Atualmente, Suape abriga os seguintes em-preendimentos: Polo au-tomobilístico, Estaleiro Atlântico Sul (fornecedor de petroleiros e de platafor-mas de petróleo), Refinaria Abreu e Lima (Petrobras), Polo Têxtil e Complexo Petroquímico. Ao todo, es-tão sendo investidos U$17 bilhões na região. Em de-zembro, foram anunciadas a instalação da Fiat em Suape - que será a segunda fábrica da montadora ita-liana no Brasil- e a criação da Companhia Siderúrgica Suape, a primeira lamina-dora de aços planos do Nordeste. A previsão é de

que a montadora da Fiat fique pronta em dois anos, com capacidade de pro-duzir 200 mil veículos por ano e gerar três mil e qui-nhentos novos empregos diretos. Até 2014, a Fiat pretende investir R$ 3 bi-lhões no empreendimento.

Nos trilhos da expansão, a construção da ferrovia Transnordestina é estraté-gica para escoar a produção do interior para os portos de Suape e Pecém (Ceará). A ferrovia transportará trinta milhões de tonela-das por ano e tem entre as principais cargas combus-tíveis, gesso, gipsita, cal,

cimento, minério de ferro, fertilizantes, grãos e argila. Prevista para ser concluída em 2012, a Transnordestina está orçada em R$5,4 bilhões.

Parece que todos os ca-minhos convergem para o litoral. Mudando o foco do trabalho para o lazer, o visitante disposto a co-nhecer os encantos das praias encontrará confor-táveis resorts a 45 minutos do aeroporto do Recife. Existe uma grande op-ção de pacotes turísticos que oferecem transporte e hospedagem. Um dos destinos favoritos de bra-sileiros e estrangeiros é a praia de Porto de Galinhas, distante 60 km da capital. O balneário foi eleito pe-la 9ª vez a melhor praia do Brasil pelos leitores da Revista Viagem e Turismo. Localizada no municí-pio de Ipojuca, Porto de Galinhas não se resume a passeios de Buggy, de barco

e mergulhos nas piscinas naturais. A praia oferece um sofisticado circuito gastronômico e tem vida noturna agitada.

Para quem cultua o con-forto e o isolamento, a op-ção ideal pode estar em um dos resorts nas praias vizinhas: Muro Alto, Cupe e Maracaípe. Muro Alto possui luxuosos resorts e uma piscina natural com dois quilômetros e meio de extensão onde o visitan-te pode alugar caiaques e praticar esportes náuticos. A praia de Cupe, com mar agitado, é o point favorito dos surfistas. Já o Pontal de Maracaípe se caracteri-za pela junção de rio com mar. Lá, o turista se delicia nos passeios de barco pelo mangue de águas cristali-nas, onde é possível nadar na companhia de cavalos marinhos. Arrume suas malas e permita-se desco-brir os caminhos que levam a Pernambuco.

POR anna Bia malaquias [email protected]

Lula visita Estaleiro

Atlântico Sul

Arena Pernambuco

Porto Suape

Permita-se viver PernambucoInvestimentos ou Copa do Mundo: Invente um pretexto para viajar

Tanto do ponto de vista econômico

como turístico, Pernambuco vive um momento de franca expansão em relação ao restante do país

FOTO

SIM

MEP

E.O

RG.B

R

Vista aérea da praia de Porto de Galinhas

Page 13: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 13 |

Acordar diariamen-te às 6h, trabalhar por cerca de dez

horas por dia e chegar em casa às 19h é a realidade de muitos brasileiros que

trabalham na construção no Canadá. Porém para o paulista Jonathan Eduardo Tonussi, de 27 anos, isso tudo é novidade. E o desa-fio dele vai além: conciliar

o trabalho com os estudos da língua inglesa, principal objetivo de sua vinda ao país.

Ouvir histórias de pesso-as batalhadoras como esta

encorajam outros tantos companheiros que pensam em desistir, já que o cami-nho não é exatamente fácil. Formado em Engenharia Elétrica, Tonussi chegou a Toronto em novembro, para estudar um mês e de-cidiu ficar mais até que se sinta seguro no inglês. Ele, que deixou seu emprego em Americana como planeja-dor de manutenção, está revivendo na construção o seu início da carreira, em que tinha um trabalho mais cansativo.

“É puxado, mas dá para fazer. Você consegue vencer as dificuldades”, diz o pau-lista, que apenas lamenta o fato de não praticar inglês enquanto trabalha, já que convive com brasileiros. Ele conta que a primeira semana foi a mais difícil e que, se tivesse com a pas-sagem nas mão, tinha ido embora. “Primeira semana de trabalho foi terrível. O

frio é a maior dificuldade. E eu ainda não estava com um calçado apropriado. Tudo começa a congelar e a cabeça para de funcionar”, conta.

Às risadas, ele continua a falar da rotina. O café da manhã com os companhei-ros de trabalho, é sempre numa mesma cafeteria. E os dias, mesmo com frio e neve, tendem a ser diverti-dos para ele: “Rimos o dia inteiro, é bom estar perto de brasileiros e amigos”.

Quando perguntado so-bre a volta ao Brasil, ele é rápido e firme em sua resposta. “Se eu disser que quero morar para sempre aqui, estaria mentindo.

Sinto falta dos amigos, de fazer um churrasco, de praia. Vim para aprender inglês e assim que achar suficiente, voltarei”, fala o engenheiro, que se sur-preendeu com a limpeza, organização e estrutura de Toronto, cidade que cha-ma de uma “São Paulo” educada.

Se seu inglês ainda não está no nível que espera, uma coisa é certa: sua vi-são do Brasil mudou, para melhor. “A melhor coisa que eu fiz no ano passado foi ter vindo para cá. Já tive situações em que eu estava confortável e era feliz, mas mesmo assim reclamava. Aqui, comecei a dar mais valor para muitas coisas da vida”, conclui com anima-ção o engenheiro.

O Brasil News continuará a acompanhar o desafio de Tonussi e em breve conta-rá os passos desse bravo brasileiro.

A rotina de estudar e trabalhar no Canadá o desafio de conciliar os estudos de inglês e o trabalho na construção em tempos frios e com neve

Comunidade | CommunityPOR carolina ladeiRA  [email protected]

Um antigo sonho, Tonussi escolheu essa estação para conhecer a neve

É puxado, mas dá para fazer. Você

consegue vencer as dificuldades

FOTO

: ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

Page 14: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 14

Quando um ano novo se inicia, com eles várias promessas e

pedidos são feitos. Quere-mos amor, saúde, sucesso e... dinheiro. E prometemos ser mais pacientes, aten-ciosos, além de não gastar além da conta. Afinal, o di-nheiro interfere em diversos aspectos da nossa vida.

Para os atrasados que não pensaram como será esse ano financeiramente, ainda está em tempo. A primeira atitude para ter as contas em dia é se pre-ocupar com o orçamento.

“Esse é o passo inicial. Faça uma revisão nas contas dos anos anteriores, através de um histórico – ver quanto gastou com carro, compras de mercado, tv a cabo, entre outros –, e defina de forma detalhada a média de gas-to de cada ano”, explica Mauricio Dreher, que é Planejador Financeiro com certificação mundial.

Com o orçamento em mãos, é possível ter uma vi-são geral da situação finan-ceira e perceber se há gastos excessivos e surpéfluos que precisam ser eliminados.

Após essa análise, é preciso traçar um objetivo: quanto se gastará para ter um ano de tranquilidade financeira. E, claro, é necessário seguir esse planejamento. “O mais difícil é ter disciplina para manter o objetivo, mas é uma ação indispensável”, destaca Dreher.

Ele faz um alerta quanto ao perfil dos canadenses, que é dinheiro de plástico − cartões de crédito e débito. Pois, segundo o especialis-ta, o ideal é sempre fazer as compras à vista e deixar o cartão de crédito em casa,

apesar de suas facilidades.O especialista ainda dá

dicas de colocar lembretes no computador ou na agen-da para sempre estar aten-to ao plano estabelecido e fazer uma revisão mensal. É também importante que o casal ou, no caso de fi-lhos, a família toda, esteja envolvida.

as crianças e o dinheiro

Os filhos precisam enten-der e participar do planeja-mento familiar. Apesar de, especialmente no Canadá, aprenderem na escola a matemática do dia a dia, através das moedas, entre outros, valores precisam vir de casa. Até mesmo noções de investimento são impor-tante para eles colaborarem com o orçamento.

Educadores ensinam uma forma bem didática para as crianças, que também serve para os pais. Em um papel,

escreva: meu sonho é; meu sonho custa; quanto vou guardar; e em quanto tem-po o realizarei. Dessa forma há uma meta estabelecida e é vista a possibilidade ou não de concretizá-la.

como investir o que sobra

Feito o orçamento, é pos-sível saber o quanto sobrará dos gastos fixos e, a partir daí, pode-se pensar em fa-zer esse dinheiro render. Mas não sem antes fazer um fundo emergencial, que é o valor equivalente de três a

A importância de planejar gastos Para ter um ano com a conta no azul e sonhos realizados, é preciso ser racional e organizar as finanças

A primeira atitude para ter as contas em

dia é se preocupar com o orçamento

espeCial | sPeCial

Page 15: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 15 |

Garden City Realty Inc., Brokerage 416 828-5990Um corretor brasileiro, honesto e competenteBroker/Corretor

FRANK PENNER647 221.2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende. Ofereço avaliação grátis de seu imóvel e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 22 anos de experiência. Ligue para saber suas opções, mesmo não tendo o dinheiro da entrada.

Não perca!! a escolha é sua...Compre a casa nova pronta por $598.000 ou somente o lote por $285.000.

Super Lote 25 x 120 já vem com planta approvada, prontinho para construção de uma casa de 180 m² (1,800 sf).

Para mais informações favor ligar para Frank Penner, corretor de imóveis. 647-221-2755

Lindo apartamento de 2+1 quartosApartamento de 2+1 quartos, cozinha com balcão de granito, eletro-domésticos novos, lavanderia, piso laminado novo, 2 banheiros completos. Condomínio oferece segurança 24 H, piscina interna, sauna, academia, salão de festas, cancha de tênis, lava-carro interno e muito mais.

22 anos de

experiência e

integridade

seis meses dos seus custos mensais.

“Para problemas de saú-de, conserto de carro ou uma viagem de emergência, que é muito comum para quem está longe do Brasil. É como se fosse o dinheiro debaixo do colchão. Se vo-cê o tiver, imprevistos não causarão impacto”, explica o Planejador Financeiro.

há várias formas de investir o restante do di-nheiro, mas é preciso en-tender os níveis de risco, o seu perfil de investidor, o tempo e o objetivo. Para iniciantes, é aconselhável procurar um profissional para orientação, já que há opção de investir em segu-ros, aposentadoria, viagens, imóveis, entre outros, e existem estratégias legais para que se evite pagar mais impostos.

contabilidade mental

Se o grande problema nos planejamentos é a exe-cução deles, isso se deve ao

fato do uso da emoção em detrimento da razão nesses momentos. São diversos fatores comportamentais, psicológicos, sociológicos e emocionais que interferem na decisão de uma compra deixando o lado racional de fora.

Em seu artigo, o profes-sor e pesquisador da PUC/SP, José Carlos Marion, que também é consultor de em-presas e presidente de uma empresa de contabilidade, cita o conceito de “conta-bilidade mental”. Segundo ele, essa teoria “pressupõe que as pessoas deveriam organizar sua mente, seu raciocínio em modelos decisoriais, visando tomar decisões econômico-finan-ceiras à semelhança de uma empresa bem-sucedida por ter um excelente sistema de informação.”

Vivendo racional ou emo-cionamente, o importante é passar os dias com a cabe-ça tranquila. Então que tal começar seu planejamento agora?

especialistas aconselham:1. Registre todas as despesas;

2. Faça mais refeições em casa;

3. Quando for ao supermercado, levar uma lista detalhada;

4. Reduza as despesas mensais fixas;

5. Deixe o carro em casa;

6. Aproveite as promoções;

7. Faça opções baratas e até gratuitas de praticar exercício físico;

8. Aproveite as ofertas culturais gratuitas;

9. Estipule um valor mensal para pôr de lado;

10. Elimine todos os seus cartões de crédito.

Page 16: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 16

Venha saborear comidaautêntica brasileira!!!!

(647) 340-4036 1702 st. clair aVe. W. toronto on

Comportamento | liFe stylePOR rafaela freitas [email protected]

Como se prevenir contra as doenças do inverno?

Com a chegada do inverno e as bai-xas temperaturas,

o corpo costuma sentir a diferença climática e com isso as doenças mais co-muns nesta época do ano são as respiratórias, nor-malmente causadas por vírus e bactérias. No frio as pessoas ficam mais expostas a estes agentes, por ficarem em ambientes fechados e sem a constante troca de ar e pelo maior contato inter-pessoal. Mauro Saieg, MD, PhD, Research fellow da Universidade de Toronto, dá algumas dicas.

VacinaA melhor maneira de se

prevenir é tomando a va-cina da gripe que tem um pool de tipos de vírus mais comuns para cada região. Se você tomou no Brasil, tem que tomar novamente no Canadá, porque os tipos de vírus que circulam são diferentes. É sempre bom consultar um médico para saber se existe alguma con-tra indicação, mas em geral a vacina é indicada para to-dos os grupos etários.

frioOutra forma de preven-

ção é evitar a exposição ao frio intenso, já que isso atra-palha as barreiras naturais de defesa e provoca a dimi-nuição do movimento dos cílios do trato respiratório. Esses cílios ajudam a expe-lir os agentes que causam

as doenças respiratórias, limpando constantemente o trato respiratório (brô-nquios, traqueia e nariz). Com o frio, o batimento dos cílios diminui, e assim reduz a limpeza do trato, com maior chance de infec-ções. O entra e sai de luga-res frios para o quente causa o choque térmico, que deve ser evitado justamente por atrapalhar os mecanis-mos de defesa naturais do organismo.

umidadeNesta época do ano é

quando os aquecedores fi-cam ligados o dia inteiro e com isso o ar fica seco, a garganta arranha e é co-mum formar placas de san-gue no nariz. Para manter a umidade ideal dentro de casa é recomendado o uso de um umidificador, mas na falta deste, um balde com água pode ajudar a umida-de da casa a ficar entre 45 e 50% aproximadamente.

mitos e VerdadesExistem muitos mitos e

crenças sobre gripes e res-friados, alguns até tem um fundo de verdade. A sopa de galinha ou canja, por exemplo, é um alimento nutritivo com diversas fon-tes de proteínas e vitaminas, que fortalece o sistema imu-ne e contribui para uma boa recuperação. Porém, refei-ções balanceadas, ricas em alimentos saudáveis, frutas e verduras, tem o mesmo

efeito. Não andar descalço e tomar bebidas geladas é recomendação para crian-ças. Agasalhar-se e prote-ger a boca e o nariz ajudam a prevenir a ação do vento gelado.

VitaminasVitaminas são conhecidas

por sua ação positiva no

sistema imune, mas uma dieta balanceada e com to-dos os grupos alimentares (frutas, vegetais, proteínas e carboidratos) supre as necessidades vitamínicas diárias. Pessoas com restri-ções alimentares e idosos podem tomar complexos vitamínicos complementa-res à dieta.

ir ao médicoÉ importante que crianças

e idosos procurem um mé-dico quando aparecerem os sintomas, pois a chance de complicações para doenças mais graves como pneumo-nia é grande. Já os adultos devem procurar um médico se os sintomas persistirem por vários dias.

higieneÉ recomendado lavar as

mãos muito bem e evitar compartilhar objetos de uso pessoal, diminuindo a chance de transmissão da doença. Ao tossir ou espir-rar, proteger com um len-ço ou com as mãos, e lavar imediatamente as mãos pa-ra evitar o contágio.

o sistema respiratório é o primeiro a apresentar problemas e requer atenção especial nesta época

Page 17: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 17 |

“Como o próprio título entrega, esta história é

sobre as escolhas amoro-sas, que definem a vida das pessoas, e a dificuldade de amar, juntamente com os relacionamentos familia-res.” Essas são palavras de Ricardo Linhares que, com Gilberto Braga, dará o tom à ‘Insensato Coração’, nove-la que substituirá ‘Passione’ na Rede Globo, a partir de 18 de janeiro.

A trama gira em tor-no de uma clássica histó-ria de amor entre Pedro (Eriberto Leão), noivo de Luciana Alencar (Fernanda Machado), e Marina Drumond (Paola Oliveira), uma das melhores amigas de Luciana. O que ocorre é um paixão avassaladora em

meio a um iminente desas-tre aéreo, no primeiro capí-tulo. Enquanto lutam para salvar suas vidas, Pedro e Marina se conhecem. Serão vários obstáculos até a con-cretização desse amor.

Os dois autores vêm de uma parceria de sucesso em 'Paraíso Tropical'. E a criação em dupla e ou em grupo (com os colaborado-res) é bem curiosa. “A gente conversa, fala de tudo. As histórias vão nascendo e to-dos contribuem. Mas o per-sonagem só existe mesmo quando começamos a es-crever os capítulos. Muitas vezes o personagem surge no diálogo”, conta Braga.

E Linhares completa: “Novela é uma carga de trabalho pesada. Se for pos-sível dividir com quem eu

respeito e admiro, a estiva fica mais prazerosa. Gosto da parceria, o processo de criação rende mais. As reu-niões são divertidas; nós conversamos, rimos, troca-mos experiências de vida e profissional.”

Segundo Braga, a escolha do título foi por parecer bonito e por homenage-ar Dorival Caymmi. Para quem gosta de um ritmo de história mais lento, porém com muitos acontecimen-tos, se encontrará na tra-ma. “O ritmo de ‘Insensato Coração’ não é acelerado demais. É preciso ter intui-ção para contar com clareza e charme, sem sair atrope-lando as tramas e a própria história”, justifica ele, que diz usar histórias que viveu, além de inventar outras.

Se de um lado Braga afir-ma que a intenção também é de retratar a realidade, en-tretendo o público, por ou-tro Linhares fala o quanto é fã de clássicas histórias de amor. “Como espectador, eu me emociono e me envolvo com as tramas românticas

de novelas, filmes e livros. Procuro levar esse deleite para as obras que escrevo. Gosto de criar peripécias, desvios e obstáculos a unir e separar os casais”, assume ele.

Além do árduo trabalho de criação, ainda há o com-promisso diário de assistir ao resultado do trabalho. Linhares explica que é no-veleiro: “Cresci assistindo e curto o gênero. Assisto a to-dos os capítulos das minhas novelas, raramente vejo gra-vado. Sinto que a novela fica ‘mais quente’”.

Ouvir o público comen-tando também é um grande momento para o escritor. “Certa vez ouvi mulheres em um restaurante dis-cutindo a relação entre Bebel e Olavo, em ‘Paraíso

Tropical’, com a maior in-timidade, como se os per-sonagens fossem amigos íntimos delas. Esse é um dos grandes prazeres para um escritor”.

Com a dedicação máxima desse time, o público pode esperar dramas de famí-lias de diversos tipos – ir-mãos que competem entre si; irmãs que se respeitam e se entendem com um olhar; primas unidas pela dor e pela cumplicidade. Algumas relações são sus-tentadas pela aparência e outras, pelo amor. Pais são compreensivos e filhos pro-blemáticos. Marido é traí-do, viúva solitária e almas gêmeas que se casaram com outros pares. Entretanto na-da os impede de viver. Quer atitude mais encorajadora?

Quem não gosta de um romance? ‘insensato Coração’ substitui ‘Passione’ e promete falar de amor, relacionamentos, além de retratar a realidade

televisão | teleVisionPOR carolina ladeiRA  [email protected]

Alguns personagens:Família Brandão e os núcleos do sul do país

• Raul Brandão (Antônio Fagundes) e Wanda (Natália do Vale), com os filhos Léo (Gabriel Braga Nunes) e Pedro (Eriberto Leão). Luciana Alencar (Fernanda Machado) é noiva de Pedro.

Família Drumond • Vitória Drumond (Nathalia Thimberg) e as ne-

tas Marina (Paola Oliveira) e Bibi (Maria Clara Gueiros). Milton Castelani (José de Abreu) é pai de Bibi.

Bar do Gabino • Gabino Damasceno (Guilherme Piva), ir-

mão de Kléber (Cássio Gabus Mendes). Daisy Damasceno (Isabela Garcia), ex-mulher de Kléber e mãe de Olívia (Polliana Aleixo).

Norma e Jandira • Norma Pimentel (Glória Pires) e Jandira

Mesquita (Cristina Galvão).

Família Cortez • Cortez/ Horácio (Herson Capri) e seus filhos

Paula (Tainá Müller) e Rafael (Jonatas Faro).

Horto • Natalie (Deborah Secco), amiga de Roni

(Leonardo Miggiorin). Douglas (Ricardo Tozzi) é irmão de Natalie e filho de Haidê Batista (Rosi Campos).

Núcleo Design • André Gurgel (Lázaro Ramos), Carolina (Camila

Pitanga), irmã de Alice (Paloma Bernardi), e William Sampaio (Leonardo Carvalho).

Os autores Ricardo Linhares e Gilberto Braga durante a coletiva de imprensa

Natalie (Deborah Secco), segunda colocada de um

reality show, deseja prolongar sua fama

e sonha com um marido rico

Camila Pitanga e Lázaro Ramos

trabalham juntos novamente como

Carol e André

Os protagonistas Paola Oliveira (Marina), Eriberto Leão (Pedro) e Fernanda Machado (Luciana)

FOTO

: DIV

ULG

ÃO

TV

GLO

BO

Page 18: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 18

falamosPortuguês

1444 Dupont St, unit 1BToronto - ONM6P 4H3Tel. 416 516 4949 DANIEL FERNANDES

“Este ano passará rápido. Já vai começar no dia

três de janeiro...”. A análise é de um tio meu e, dita por ele, tem lá sua graça. Não sei em relação a vocês, mas esse é o meu desejo neste momento: que 2011 passe bem rápido. Bem rápido mesmo.

Estou há poucos minutos de embarcar de volta para Brasília e o coração teima em apertar. Sempre que venho para cá é a mesma coisa. A volta é cada vez mais difícil porque é cada vez mais difícil se despedir, por meses, de seus pais e irmãos. Daqueles que você ama, que são parte indisso-ciável do que você é.

O medo de avião sumiu há algum tempo e o que impera é o medo de sentir saudade daqui. Será que vale à pena suportar a dis-tância e a solidão por conta da realização profissional? Essa é a escolha sábia?

Se for por esse lado, o da

profissão, realmente teria desistido de morar longe dos meus. Sinto a falta deles diariamente e é duro saber que estou perdendo tantos momentos por conta do tal profissionalismo.

Não tenho condição ne-nhuma de dar conselhos a quem quer que seja. Principalmente na área profissional. A maior prova disso é o meu parco desem-penho financeiro. E apesar de ainda ostentar meu ofí-cio com certo orgulho, de-vo admitir que não é das coisas mais fáceis viver das palavras num país como o Brasil.

Mas volto porque existe uma mulher que me espera

em Brasília. Minha noiva, pela qual me reapaixono constantemente, é o que me faz voltar anualmente ao Distrito Federal e encarar sua aridez e seus encantos político-administrativos.

Repito: não tenho con-dição de aconselhar nin-guém. Mas, se você está no Canadá, sozinho e triste, apenas e tão somente por

conta do dinheiro, pen-sando apenas numa fortu-na que poderá vir ou não; aconselho-o a repensar seus planos. A vida costuma pas-sar muito mais depressa do que podemos supor.

Se a sua saudade dos fa-miliares e amigos brasilei-ros não for acalentada por um amor colossal, repense no que estás a fazer em

terras canadenses. Até por-que não deve ser fácil nadar em dinheiro e dormir com saudade de um abraço que jamais poderá ser repetido.

Até poderia escrever mais sobre o assunto. Mas meu pai me chamou porque es-tá na hora de irmos ao ae-roporto. É chegada a hora dos abraços mais difíceis e das promessas de visitas

em poucas semanas. Espero que seja possível.

Volto a Brasília, queren-do que o ano de 2011 passe rápido, muito rápido, para que possa voltar a ver mi-nha família. Mas chegando ao Distrito Federal, encon-trarei outra luz em forma de carinho. E que 2011 passe rápido, sempre ao lado dela.

CrôniCa | ChroniClePOR rodolfo torres [email protected]

Será que vale à pena suportar a

distância e a solidão por conta da realização

profissional?

um 2011 rápido

Page 19: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 19 |

esporte | sPortsPOR fernando goscinscki [email protected]

A equipe do Cleveland Cavaliers anunciou que o pivô brasilei-

ro Anderson Varejão, de 28 anos, ficará fora do restante da temporada da NBA (a liga americana de basquete) em razão do rompimento do tendão do tornozelo direito, o que exigirá uma cirurgia no local. Varejão se lesio-nou em um treino da equi-pe e exame constatou “um rompimento completo do músculo peroneal lateral do tornozelo e pé direito”.

Neste domingo, 9 de ja-neiro, os Cavs perderam para o Phoenix Suns por 108 a 100, em sua décima derrota consecutiva."É um grande golpe", disse o trei-nador Byron Scott, antes da derrota para os Suns. "Indiscutivelmente, ele tem

sido nosso melhor jogador", completou.

Em sua sexta temporada na NBA, o pivô brasileiro vem sendo um dos pou-cos destaques da equipe. Os Cavaliers, que tem o pior aproveitamento de toda NBA (8 vitórias e

29 derrotas), ainda não se recuperaram da perda do astro LeBron James. Varejão junta-se à lista de lesionados dos Cavs, que já tem Joey Graham, Daniel Gibson, Leon Powe e Anthony Parker. (Fonte: France Press)

A Copa do Mundo não foi um fator decisivo na esco-

lha dos melhores do mun-do nesta segunda-feira, 9 de janeiro, em Zurique, ci-dade-sede da Fifa, na Suíça. O título de melhor jogador do mundo é, pela segunda vez consecutiva, de Lionel Messi. Entre as mulheres, a brasileira Marta seguiu soberana ao se sagrar pen-tacampeã de forma conse-cutiva e fez os protagonistas serem os mesmos de 2009.

O craque argentino não conquistou a Liga dos Campeões nem o Mundial na África do Sul, mas seu desempenho pelo Barcelona o fez superar os amigos es-panhóis Xavi hernández e Andrés Iniesta em eleição divulgada.

Maquiada e elegante em um vestido branco, a cami-sa 10 do Santos mais uma vez não conseguiu segurar

a emoção: pela quinta fez seguida, foi eleita a melhor jogadora do mundo. Para Marta, uma surpresa. “Me peguei pensando: por ter ganho quatro vezes, talvez não dê para ganhar a quin-ta...”, disse a craque após a cerimônia.

Campeão da tríplice co-roa com o Inter de Milão, o português José Mourinho, que chegou atrasado por conta de problemas com o

voo, estreou a premiação. Brasileiros também esti-veram presentes na festa. O lateral-direito Maicon e o zagueiro Lucio, ambos do Inter de Milão, figura-ram na seleção do planeta (Fifa/FIFPro world XI), que contou ainda com seis espanhóis campeões na África do Sul, Sneijder, Cristiano Ronaldo e, é cla-ro, Lionel Messi. (Fonte: Globoesporte.com)

o afastamento é devido ao rompimento do tendão do tornozelo durante o treino

em nova dobradinha, o argentino é bi, enquanto marta é penta

depois de gravar um vídeo, Williams recebe proposta de trabalho

Filmado por um re-p ór ter em uma rua de Columbus,

Ohio, pedindo esmola, Ted williams logo virou sucesso na internet. Além de contar sua história no vídeo, o sem-teto exibiu uma voz imponente, radio-fônica, com a qual ganhava alguns trocados nas ruas desde que se envolveu com

bebidas, drogas e ficou de-sempregado. Dias depois, ele ganhou uma nova chan-ce na carreira em 2011.

“Cleveland Cavaliers ofereceram-me um traba-lho em tempo integral e uma casa! Uma casa! Uma casa!”, vibrou williams, que é conhecido na cida-de como a “Voz de Ouro do Rádio”. O porta-voz da

equipe, que também é do estado de Ohio, convidou o sem-teto a ser “a voz dos Cavs” durante os jogos.

“Quero apenas voltar a ter uma vida normal e al-guma responsabilidade. Se conseguir um emprego, seja para ganhar US$ 25 ou US$ 18 mil (cerca de R$ 30 mil) fico feliz", afirmou williams.

Sem-teto ganha emprego e casa de time de Varejão

Messi e Marta são os melhores do mundo

Varejão está fora da temporada da NBA

- Mudanças para todo o Brasil via aérea ou marítima- Todos os meses, envio de cargas consolidadas,ou seja, frete mais barato para quem está mudando.* Para receber os pertences, isento de impostos, é necessário estar no Brasil. Por isso, é obrigatório que a pessoa esteja de mudança. Não fazemos remessas de caixas, somente pertences pessoais.

Tel.: 416 465-3459100 Broadview Ave suite 318

w w w. m e l l o h a w k . c o m

Rodrigo Abreu (ramal 22)[email protected] Maia (ramal 28)[email protected]

Consulte-nos sobre a nossa promoçãoCAIXA $350 (USD)para o Brasil 1 metro cúbico

Está regressando ao Brasil?Não sabe como levarseus pertences?

PROMOÇÃO: Bônus de 15% no frete aéreo para quem apresentar este anúncio

CONFIEnas mãos

de quem entende

Mais de 10 anos de experiência

Page 20: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 20

De vez em quando alguém me procu-ra para dizer que

está frustrado porque faz tudo o que é possível para seu filho ou filha e nada é suficiente, ele ou ela é um “eterno insatisfeito”, está sempre infeliz, brigando, cobrando e ranzinzando com todos.

Pode acontecer que a “pessoa insatisfeita” já esteja viciada e iludida com objetos materiais, ti-po: “brinquedos”, “tênis”, “joias”, “viagens”, “carros” etc. E mesmo tendo “tudo”, o “insatisfeito” irá colocar a culpa de sua infelicidade nas costas de quem estiver por perto, e sempre se senti-rá uma “vítima do destino”. Uma “pessoa insatisfeita” é uma pessoa infeliz porque a raiz de seus problemas não está no que ela tem ou quer, mas no que ela nunca teve,

ou seja, amor. O amor é a palavra cha-

ve para tudo. Quando não se é esperado, desejado e amado, o vazio existencial é profundo. E a criança ou o adulto age e reage dian-te do mundo e das pesso-as simplesmente pedindo amor com medo de cair no perigoso precipício do vazio existencial.

Muitas vezes os pais acham que dão aos filhos tudo o que eles precisam, como comida, roupa, esco-la, diversão etc, grandíssi-mo engano. Eles têm uma

dificuldade enorme para enxergar de verdade as ne-cessidades dos seus filhos, porque costumam ver os filhos através deles mesmos, e como também sentem o medo do vazio dito acima, nem se apercebem do quan-to a doação do amor fará a diferença nessa relação tão complicada que é: “pais e filhos”.

Estes pais querem que os filhos obedeçam suas von-tades e seus caprichos, suas regras e leis, é nessa altura que o balaio de gatos já está pronto para os mais terrí-veis conflitos.

E no meio de lutas e guerras homéricas os pais tentam abafar os gritos de solicitação de amor de suas crianças e adolescentes com brinquedos, roupas, tênis de marca, vídeo games etc, na doce esperança de que ela se aquiete, obedeça, siga

as ordens e que seja feliz, e sem piar ou gemer agra-deça o que os pais estão lhe proporcionando.

Na realidade desde cedo a criança só pede a presença, o carinho e a atenção dos pais, ela não quer o brin-quedo ou o vídeo game de última geração, mas... pai e a mãe estão engolfados em seus próprios negócios, afazeres e preocupações que nem se lembram de fazer a doação de amor legítimo aos próprios filhos.

Infelizmente estamos no tempo em que o “ter” é muito mais importante que o “ser” e é justamente essa a mensagem que alguns pais passam para os filhos, e es-tes aprendem rápido a lição. Estas crianças crescem e se transformam em adultos acreditando que o dinhei-ro e as coisas materiais são muito mais necessários do que o amor, ou seja, eu só vou gostar de alguém que me dê bens materiais, e al-guém só vai gostar de mim

se eu der coisas materiais, e assim o círculo vai se fe-chando tornando-se forte e vicioso.

Se perceber que isso está acontecendo na sua vida, procure ajuda, não se es-queça que sempre existe uma saída quando o círculo ainda não se fechou.

Um forte abraço com muita luz e paz profunda.

Everalda Sidaravicius – Psicologa Humanista – 489 College Street – sala 201 – fone 416-929-1816 ex:329.

As empresas têm exigido de seus colaboradores

grande capacidade para solução rápida de proble-mas, agilidade nas decisões e uma crescente dedicação e envolvimento físico e emocional com o trabalho. Segundo Salvador hernan-des, instrutor de Yoga e Meditação e Yogaterapeuta, quando o colaborador está estressado, tem dificuldade de concentração, memória reduzida, confusão mental e irritabilidade. Com isso, perde a vontade de produ-zir, o desempenho diminui e seus resultados tornam-se insatisfatórios.

“A Yoga Laboral é a apli-cação da ciência milenar do yoga para gerar, durante o trabalho, saúde e bem-estar

em todos os níveis da vida do colaborador: físico, psi-cológico e espiritual. Os colaboradores de todas as áreas interrompem a rotina durante alguns minutos pa-ra voltar o pensamento para si mesmos”, diz Salvador.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, revelou que fun-cionários que trabalham em escritórios reduziram em 10% o nível de estresse

e melhoraram consideravel-mente a qualidade do sono após sessões diárias de yo-ga. Durante seis semanas, o grupo participou de aulas semanais coletivas de uma hora e aprendeu técnicas de respiração, relaxamen-to e movimentos suaves de yoga. Sessões diárias de 20 minutos de meditação na própria mesa do trabalho, guiadas por material gra-vado em CD, completaram a intervenção.

Os exercícios da Yoga Laboral exigem concentra-ção e integridade de corpo e mente. São mais enérgicos, o que exige maior concen-tração e integridade de cor-po e mente para a execução. Isso deixa os músculos mais fortes e flexíveis, tornando o corpo do praticante mais

apto a responder aos estí-mulos e exigências de seu dia a dia. Basicamente, os exercícios são como um espreguiçamento onde, ao mesmo tempo, tonifica-se e alonga-se a musculatu-ra, sempre sincronizando respiração consciente e concentração. Com isso, o praticante tem maior aten-ção do seu corpo e de sua respiração durante a práti-ca, que refletirá na execução de suas tarefas no cotidiano.

O ser e o ter

Yoga alivia estresse no trabalho

Pais confundem amor com compensações materiais e filhos são criados com valores trocados

empresários aderem à yoga laboral com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos seus colaboradores e, com isso, aumentar a produção e o faturamento

psiCologia | PsyChology

bem estar | Well-Being

POR eVeralda sidaraVicius [email protected]

POR márcio alVes [email protected]

Uma “pessoa insatisfeita” é

uma pessoa infeliz porque a raiz de seus

problemas está no que ela nunca teve, ou

seja, amor

Os colaboradores interrompem a

rotina durante alguns minutos para

voltar o pensamento para si mesmos

Vantagens: • Maior autocontrole dos seus níveis de estresse;

• Maior motivação e criatividade;

• Maior grau de satisfação no trabalho;

• Aumento da auto-estima;

• Menor incidência de doenças oportunistas (gripes, enxaquecas, entre outros.);

• Aumento da expectativa de vida;

• Aumento da capacidade e reeducação respiratória;

• Melhoria do funcionamento dos sistemas orgânicos;

• Melhoria da qualidade do sono e da alimentação.

Page 21: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 21 |

Os sons e a audição reduzidao aumento da exposição a ruídos cotidianos tem provocado a perda de audição em todas as idades

saúde | healthPOR dr. carlos Valente [email protected]

O nosso dia a dia está repleto de muitas formas de sons.

No trabalho, no trânsito, nas horas de lazer, nos jar-dins infantis e nas escolas. Os sons nos permitem co-municar e receber informa-ções, desfrutar dos barulhos da natureza, ouvir música e sermos alertados contra perigos. Qualquer som tem como ponto de partida um movimento. E cada coisa tem o seu próprio som. Po-de se tratar de uma folha ao vento, uma cadeira a ser ar-rastada pelo chão, o brindar de taças ou o toque numa corda de piano.

Com estes movimentos o ar é empurrado para vibra-ções, que podem ser fortes, fracas, curtas ou longas. Um movimento violento provo-ca uma forte pressão sonora (um som forte), enquanto um movimento pequeno provoca uma fraca pressão sonora. As vibrações curtas são percebidas como tona-lidades altas, enquanto as vibrações longas são per-cebidas como baixas. Estas vibrações são percebidas pelo ouvido que as transfor-ma naquilo que percebemos como sons.

hoje em dia, uma dimi-nuição da audição, as do-enças dos ouvidos e os acu-fenos (ruídos ou assobios) representam um grande

problema em todo o mun-do. Estima-se que mais de 500 milhões de pessoas no mundo sofram de uma au-dição reduzida e que, em 2015, esse número aumen-tará para 700 milhões. A causa desse aumento vio-lento deve-se ao fato de ser-mos cada vez mais expos-tos a ruídos no nosso dia a dia. Isso também significa

que isso não se limita a ser um problema que surge com a idade, pois cada vez mais jovens sofrem deste problema.

A maioria das pessoas que so-fre de uma audição redu-zi-da

tem problemas com a com-preensão da fala em situa-ções difíceis de escuta. Pode se tratar de situações com

ruí-

dos de fundo ou ressonân-cias do ambiente, como também de sons de televi-são, onde o sinal da fala é misturada com música e efeitos sonoros, ou onde o volume do sinal da fala

varia muito. É justamen-te nessas situações que

a maioria das pessoas deseja uma aparelho auditivo. Para com-pensar tal situação, não é suficiente am-pliar todos os sons da mesma forma.

A ampl i aç ão deve ser feita de forma a otimizar a compreensão da fala sem que o ruído de fundo passe a dominar demais.

É apenas desta forma que a qualidade sonora to-tal pode vir a ser a melhor possível. Tanto para adul-tos como para crianças, a audição reduzida não representa apenas uma questão de não ouvir bem, significa muitas vezes que é difícil acompanhar, po-dendo resultar em isola-mento, cansaço e solidão. Outro problema consiste no fato da audição reduzi-da muitas vezes ser ligada à noção da velhice e que a pessoa deixou de ter uma percepção rápida. Tal no-ção pode afetar a escola e as atividades profissionais, a convivência social e toda a qualidade de vida. Por is-so é de maior importância tratar do problema o mais rápido possível, pois exis-tem muitas boas possibili-dades de ajuda.

Em alguns casos, um tra-tamento médico ou cirúr-gico pode compensar uma audição reduzida. Mas em outros, os aparelhos auditivos representam atualmente a única solução. É importante ter em consideração que nunca se restaura a audição ao normal. hoje em dia os apa-relhos auditivos mo-dernos digitais podem compensar a audição

reduzida.

Estima-se que mais de 500

milhões de pessoas no mundo sofram de uma

audição reduzida e que, em 2015, esse

número será 700 milhões

Page 22: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 22

Notícias da baixada, ano XVIII

Caderno 2 | entertainmentPOR cristiano de oliVeira [email protected]

De 08/01 a 16/01Boat ShowSábado – 10h às 19h, Domingo – 10h às 18h e dias de semana 11h às 20h | Exhibition Place 100 Princes Boulevard | Preços variam de $12 a $22

13/01 a 16/01espetáculo de dançaCompanhia de Artes chinesa Shen Yun | Sony Centre for the Performing Arts | quinta e sexta às 19h30, sábado 14h e 19h30 e domingo 14h| Ingressos de $60 a $280

14/01 a 16/01festival de noivasExposição de artigos para casa-mento | The Carlu, 444 Yonge St e College | sexta – 17h às 21h; sábado – 10h às 18h e domingo – 10h às 17h | $20

Aos sábadosProdutos frescos St. Lawrence Market - North Building | 92 Front St. East, 17hentrada franca.

21/01BailinhoToda terceira sexta-feira do mês, aulas de danças brasileiras e aperitivos | 898b St. Clair Ave West | 9h Gratuito

Até 27/01Aprenda a andar de skate | Harbourfront Centre | 235 Queens Quay West

Até 06/02exposição de ArteBuilding 37, Suite 103 Distillery District | 11h às 17h Gratuito

Saudações, povo que mora longe. Feliz ano novo pra vocês. Espe-

ro que a comemoração te-nha sido boa. Eu ainda es-tou no Brasil, então metade da noite de réveillon eu pas-sei com vó, e a outra metade operando uma máquina de chopp da Brahma em uma festa. Mas não era a serviço não, era pra consumo pró-prio mesmo. Como eu não conhecia quase ninguém na festa, fiz uma amizade linda com a máquina. Duro foi a chuva, que caiu sem dó, mas depois de um bom papo com a máquina de chopp, a gente nem sabe mais se está debaixo da chuva ou não.

Só uma dor me corrói aqui: a saudade do meu Kadett 94, vendido em 2009. Peguei a estrada pra Sto. Antônio do Monte no substituto, um Peugeot 206, e sofri. A única vanta-gem é que ele não para no

caminho com junta de ca-beçote estourada. Fora isso, até pra subir um morro ele apita. O Kadett encarava chuva, vento, morro, loura fantasma da estrada, cerveja quente, mulher chata... tudo com um sorriso estampado no radiador.

Pois muito bem, vamos começar com o noticiário que ninguém menciona. Cid Moreira pode gravar 100 bíblias, mas essas no-tícias ele não dá. Sérgio Chapelin mostra 500 passa-rinhos no Globo Repórter, mas não mexe com esse assunto. A partir de hoje, e

nas próximas edições, fica-remos com as Notícias da Baixada.

- Não sei se vocês já es-tavam sabendo, mas as to-madas no Brasil mudaram. Em 2010, venceu o prazo que os fabricantes tinham para adotar a nova tomada definitivamente. Agora, ele-trodomésticos já vem com a tomada de três pinos. Mas não é aquela de três pinos que a gente vê no Canadá, é uma diferente. Portanto, aquele belo “adaptador universal” que você com-prou no aeroporto junto com o travesseiro inflável de viagem provavelmen-te não vai funcionar no Brasil. há adaptadores sen-do vendidos, mas segundo consta, não é exatamente a coisa mais fácil do mundo encontrá-los.

- O Estado de Minas é, definitivamente, um jornal

muito sem-vergonha. Não bastasse ser manipulado violentamente pelo Aécio (o jornal quase pedia bên-ção a ele no começo de cada edição), os jornalistas e re-visores continuam falando bobagem atrás de bobagem. Em letras garrafais, os caras escrevem “homenage”, “che-gar aonde chegou” (o certo seria “onde chegou”). A le-tra “a” faz papel de “para”, matando o sentido da frase, e pra completar, uma maté-ria sobre Niagara Falls fala que as cataratas são cerca-das de belezas naturais.

Sempre tem coisa nova, né? Já tem gente chamando cas-sino de beleza natural.

- Se você tinha saudades do Beato Salu, seus pro-blemas acabaram. Aqui no Brasil já estão vendendo Roque Santeiro em DVD. São 16 DVDs com a novela toda, pelo delicado preço de 250 reais. Imagina só, rever Sinhozinho Malta, o falecido Arnaux Rodrigues no papel do Cego Jeremias, Alexandre Frota e Cláudia Raia, ainda altamente prin-cipiantes e supercanas-trões, e principalmente: o

furacão maligno chamado Lídia Brondi. Coitado do Padre Albano, tendo que recusar Lídia Brondi... É provação demais. Eu queria esse DVD só pra ver Lídia Brondi e ouvir “Mistérios da Meia-Noite”, a música do Professor Astromar.

Bom, hoje foi só o tira-gosto. Nas próximas edi-ções, mais notícias sem pé nem cabeça, diretamente desse país de onde é sempre um parto me tirar e levar de volta pro Canadá. Adeus, cinco letras que choram.

há oito anos dando as notícias do Brasil que ninguém quer saber

reCeitas | reCiPes

Caesar Salad4 porções

INGREDIENTES

2 alfaces romana lavadas e rasgadas com as mãos

2 xícaras de parmesão ralado grosso

2 dentes de alho

4 colheres de sopa de maionese

1 colher de sopa de mostarda

6 fatias de pão de forma cortadas em cubos

Óregano e azeite a gosto para temperar os croutons

½ colher de sopa de limão ou vinagre

MoDo DE PREPARo:Coloque o pão de forma no forno até ficar crocante. Faça uma mistura de azeite, orégano e alho e jogue por cima dos croutons quando estiverem prontos. Reserve. Para o molho, misture a maionese, um dente de alho, ½ colher de limão ou vinagre e a colher de mostarda. Leve ao liquificador rapidamente e acrescente gotas de azeite até adquirir textura de molho para salada. Pegue as folhas de alface, misture o molho e jogue o parmesão por cima. Na hora de servir, salpique os croutons.

tirinhas | ComiCsPOR renato takahashi [email protected]

Vamos começar com o noticiário que ninguém

menciona. Cid Moreira pode gravar 100 bíblias,

mas essas notícias ele não dá

wA

LLPA

PERB

UZZ

Page 23: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 23 |

Juliano Maia 647 991-5192 [email protected]

Escova Gradativa sem formol a partir de $120.00Escova Cristal a partir de $120.00Escova Selagem a partir de $120.00Escova Marroquina a partir de $120.00Escova Inteligente a partir de $120.00Hidratação Profunda a laser a partir de $ 50.00Mechas, Balaiage, High lights a partir de $ 30.00Tintura a partir de $ 40.00

416 783-0082

ROSA Cabeleireira Brasileiram i n h a s e s p e C i a l i d a d e s anuncie aqui: [email protected]

english CornerPOR Brian Bowen [email protected]

“Tis the season,” people say, meaning the

end of the year holiday sea-son. however, it is also the time for many to release their annual top 10 lists. In my case, that means my picks for the top new words of 2010 (but I have more than 10).

Many of these new words come from news events this year. For example, Wikileaks – from wiki, meaning a web site that al-lows users to add and edit its content, and leaks, mean-ing confidential informa-tion which has been made public without permission – has been the word of the month for December.

Similarly, the word vuvuzela was adopted by many languages when the trumpets’ non-stop droning provided a background for this summer’s world Cup matches.

In Toronto, we learned the meaning of kittling – police surrounding a group of pro-testers so that they can not leave – during June’s G20 summit.

Jay Leno’s surname be-came both a verb and noun earlier this year after he ousted Conan O’Brien from The Tonight Show. To leno means to betray someone, and a leno is person who works secretly to attack someone.

Other words have been used by specialized groups for awhile, but have now joined popular vocabulary. Warez was used by hackers

for years to mean copy-righted software down-loaded for free illegally, but has only recently been picked up by established

media. It can be used as a noun, verb, or adjective.

L ikewise, computer geeks long ago created the ohnosecond, meaning the moment you realize you’ve just made a huge mistake, like clicking ‘no’ when prompted to save a file you been working on for hours.

And, of course, the launch of Apple’s iPad this year introduced us to the tablet computer.

From users of social media such as Twitter and Facebook have come a slew of new words. On last year’s list, I included “unfriend” (although I’m hearing the

word “defriend” much more often these days), but this year to friend also became popular as a verb mean-ing to add someone to your friends list.

A tweetup is a meeting of people who know each other through Twitter. It can be used as a noun or verb.

Texting the acronym HMU (hit Me Up) means you want the other person to contact you by phone or e-mail.

Some “new” words are ac-tually old words with a new meaning. For example, you can use the word simples as an interjection when some-thing is easy to understand or easy to do.

The abbreviation 3D (three dimensional) is now not only used to describe movies and TV sets, but a whole range of other prod-ucts as well. In this new usage, the term means something that really stands out or is very noticeable – like a toothpaste that gives you a “3D shine.”

Finally, we can’t forget Sarah Palin’s portmanteau

refudiate, a combination of the words refute (to deny) and repudiate (strongly re-fuse to accept). whether she was being “Palincoherent” (Palin + incoherent), as David Letter joked, or a creator of new words like Shakespeare was, as she suggested, the word refudi-ate has entered the language with the meaning of “reject.”

By the way, if anyone would like to friend me on Facebook, you can find me by searching for the e-mail: [email protected].

Born and raised in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Creative Writing from York University. He has been teaching English for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Academic Success School, 5308A Yonge St. (near North York station). You can con-tact Brian at (416) 768-8456 or visit his website at CanadianAcademicSuccess.com

The word vuvuzela was adopted by

many languages when the trumpets’ non-

stop droning provided a background for this summer’s World Cup

matches

As novas palavras de 2010

Page 24: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 24

universo FredianoPor fred itioka [email protected]

Os cachorros dor-miam tranquila-mente, alheios à

intensa movimentação ur-bana. Chovia muito, sem parar, e os vidros da janela do quarto ficaram embaça-dos, turvos, convidavam à reflexão. Fiquei meio sem jeito com o ócio, tanto que sou acostumado ao modo de viver frenético a que nos submetemos diariamente. O que fazer em um sábado chuvoso?

Coloquei o ótimo CD do cantor Marcelo Jeneci, que acabara de ganhar. Ele reci-tava em Felicidade: "Melhor viver meu bem, pois há um lugar em que o sol brilha pra você... chorar, sorrir também e depois dançar na chuva quando a chuva vem...".

A melodia foi criando uma onda de alegria, fez meu corpo se movimentar e deu vontade de cantar. Aos poucos me vi revirando as gavetas e me desfazen-do do que não valia mais. Documentos, agendas an-tigas, roupas, livros. No

fundo do armário, quase es-condido entre malas e uma pilha de cadernos, encontrei um pedacinho de papel do-brado. Uma lista. Promessas de ano novo.

A lista não era grande, tampouco exótica. Tímida até. Sentado no chão, com o papel amarelado nas mãos, lembrei dos dias que se fo-ram. Das alegrias inespera-das, das dores que pareciam sufocantes e das noites sem fim nas quais sonhei com os olhos abertos no além.

“Desta vez não haverá lista de promessas”, pensei. Nem rabiscos ou preten-sões. Nem cobranças pos-teriores. Respirei fundo, abri a janela e senti a chuva molhando as mãos. Neste momento em que a gota es-corria pelo braço como um rio que corre pro mar, olhei pro céu nublado e prometi.

Prometo gerar saúde. De dentro pra fora. De mim pro outro, do meu mundo para o mundo. Prometo es-tar feliz. E exercitar a felici-dade como uma matemática possível. Prometo ser ridí-culo, rir dos problemas, rir de mim mesmo, rir e sor-rir. E o que for ruim, dei-xar ir! Prometo ouvir mais. A música que ninguém presta atenção, a batida do coração. Ouvir os amigos, os inimigos. O silêncio e o vazio, prometo ouvir. E sen-tir... qual é?

Prometo ser mais ousado.

Até abusado. Fantasiar-me com a cor que jamais pen-sei. Lilás! Verde musgo. Amarelo. Cor de burro quando foge. Prometo me olhar com generosida-de mesmo quando tô me odiando. Prometo não li-gar para aquela barrigui-nha teimosa, nem o fio que insiste em permanecer es-petado. Prometo aceitar e amar. As diferenças fazem a diferença!

Prometo me molhar mais na chuva sem medo do res-friado. Sem medo das do-enças, principalmente as da alma. Sem medo de brincar de Gene Kelly em Cantando na Chuva. E quando chegar em casa ensopado das águas de verão, prometo orar de-baixo do chuveiro pedindo que os males sigam ralo abaixo. Prometo enxergar o sol mesmo sob as nuvens. E prometo agradecer as

nuvens, os raios e as trovo-adas de Santa Clara.

Não prometo cumprir tudo. Não prometo e nem me comprometo a ser feliz todos os dias de 2011. Não prometo não chorar, nem fazer cara feia. Não prome-to fazer dieta e nem guardar dinheiro. Não prometo ser invencível, muito menos perfeito.

E quando as coisas com-plicarem, vou cantarolar:

"Tem vez que as coisas pe-sam mais do que a gente acha que pode aguentar. Nessa hora fique firme, pois tudo isso logo vai passar. Você vai rir, sem perceber, felicidade é só questão de ser. Quando chover, deixar molhar pra receber o sol quando voltar."

Prometo continuar persis-tindo neste caminho. Faça chuva ou faça sol. Felicidade a todos em 2011!!

Prometo... não prometer!

No fundo do armário, encontrei um pedacinho de

papel dobrado. Uma lista. Promessas de ano

novo -

anuncie aqui: [email protected]

Page 25: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 25 |

ClassiFiCadosEnvie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax- 416 538-9171. funciona!

Royal CRown aluminumis an eavestrough company seeking hard-working

individuals wanting an opportunity for excellent earning. Must have a driver’s license. Some lifting and ladder

climbing is required. We provide paid training, dental and medical benefits.

Call 416 213.1772 or e-mail [email protected]

* PARA RETIRAR O SEU ANúNCIO, FAVOR IDENTIFICá-LO FAzENDO A SOLICITAçãO PELO E-MAIL [email protected] O BrasilNews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. Todos os anúncios estão sujeitos a aprovação.

LEIA e ASSINE um ano - 24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para 1554 dundas street West, Toronto, ON M6K 1T8Canada

EMPREGOS & SERVIÇOS

CARPIntARIA FInISh -Ajudante com alguma experiência, idade entre 20 e 30 anos. Ligar para Charles 416 825-9335

PROCURA-se oportunidade de trabalho em restaurante português ou brasileiro. Sou for-mada em Administração de Empresas. Tenho facilidade para lidar com pessoas e de adap-tar-me a novas situações. Favor entrar em contato com Tereza Valente - 647 774 6173

PRECISA-se de caregiver para cuidar de bebe de 5 meses de idade de segunda a sexta-feria. Salario $11.00/hora. Experiência de 5 anos, português. Favor telefonar para Sofia, (905) 497-4745.

PROCURA-se Marketing Manager para trabalhar em empresa de "property main-tenance"  com 2 anos de experiência em "web communication, advertisement and Sales". Necessário falar Ingles e portugues fluentemente. Enviar curriculo para [email protected].

VEnDE-se cadeira de cabeleireiro cor preta e tapete. Valor cadeira: $ 150,00 ou melhor oferta e tambem todo equipamento para montar um salão de cabeleireiro. Ligar: 416 535 2787

PROCURA-se uma senhora para ensinar portugues(do Brasil) para a minha filha de 5 anos-Aulas uma vez por semana(sabado ou domingo) - Estou situada perto da Royal York subway station. Ligar para 416-993-1217

PRECISA-se de live-in caregiver fluente em português para cuidar de 2 criancas e ser-viços domésticos. Dormir no emprego. Necessário 2º grau completo, 2 ou + anos

de experiência nos ultimos 3 anos. Salario $10.25/hour (30 h/week). Enviar e-mail para [email protected].

PROCURA-se por emprego em restaurantes ou cuidando de crianças. Somos formadas em Comunicação Social. Temos experiência nas duas áreas. Já trabalhamos em restau-rantes nos USA e cuidamos de crianças no Brasil. Contato pelo 647 893-8395, Marcella e Larissa.

lIVROS DIDAtICOS - Estou dando aulas de Inglês e Francês numa ONG em Santos para jovens carentes, tenho dificuldades de con-seguir livros didáticos sobre o Canada. Caso tenham informações por favor envie e-mail para [email protected]

PRECISA-se com urgência de uma gela-deira para o ministério S.O.S. Rescue Team. Necessitamos também de cobertores e casacos de inverno para os menos protegi-dos. Quem quiser fazer doações entrar em contato com a pastora Jacinta pelo e-mail [email protected]

AlUGA-se cadeira em salão de cabelereiro na área da St. Clair / Dufferin. Interessados ligar para 416-654-0001 falar com Lina

PRECISA-se de Tapers com experiência. Favor de contactar Samurai Drywall pelo telefone 647-924-2599 ou 647-966-2499.

PRECISA-se de ajudante de cozinha para churrasqueira, interessados ligar para 416 220-7282 falar com John

PRECISA-se urgente de cozinheira para chur-rasqueira. Favor entrar em contato com John pelo telefone 416-220-7282.

AlUGUEl DE IMóVEIS

AlUGA-se apartamento privado, com 2 quartos, cozinha e casa de banho. Área de Dufferin/Queen. Despesas incluídas. Informações: 416-536-4506 ou [email protected].

AlUGA-se Basement em ótimo estado, mobiliado, com laundry, cable e utilities. Ambiente familiar, damos preferencia para mulheres. Valor $600 na área da St. Clair & Dufferin. para mais informações, contactar: 416 651-5572

AlUGA-se vaga para uma moça não fumante. Informações 416 604-8174

AlUGA-se excelente quarto mobiliado na Lawrence/orfus e dufferin. Cable com tv Globo, internet wirelles, garagem e lavan-deria dentro do apto. Tudo incluido $550.00 mensal. Disponível 1 de janeiro. para mais informações ligar para Karla 647 885 5859

AlUGA-se Basement (Dufferin & St. Clair) Mobiliado, com entrada separada, cable (TV Globo) e laundry. Ambiente estritamente familiar, preferencia para mulher solteira. Valor $650. Contactar Maria Helena, 647 294-8075

AlUGA-se Quartos CN$ 360,00 e CN$ 400,00 St Clair/Dufferin. Disponível de imediato Despesas incluidas, não fumantes. Glaucia 416 546 8576

AlUGA-se Apt. Dufferin/St.Clair ( Earlscourt Ave.) renovado, mobiliado com ¼ , sala e cozinha, quintal p/ BB , com internet, TV Globo tudo incluido $1100.00 , lavanderia. Disponível: 1 de Janeiro. call 416-936.4250

A lU G A -se quar to mobilhado (com banheiro privado novo) em uma linda townhouse semi-nova. para MULHER, no 1º andar, com TV a cabo, internet, mini-geladeira privada, microwave, partilhar cozinha. Nao fumantes e sem animais. EGLINTON & WESTON RD. Contactar: 416-270-4775.

AlUGA-se Basement com quarto, cozinha e banheiro. Area St.Clair & Dufferin. Laundry , estacionamento Disponível e despesas inclu-sas. $650./mensal. (416) 654 5177 ou (416) 648 2109.

AlUGA-se apartamento primeiro andar, renovado, entrada privada. 1646 Dufferin Street/ St. Clair. Informações:- 416) 654 5177- 416) 841-0666 ou- 416) 648-2109

AlUGA-se excelente quarto mobiliado. Ossigton e College. $500 mensal. Somente com primeiro e último mês pago. Contato pelo e-mail: [email protected]

AlUGA-se quarto mobilado em apt com internet, TV, serventia de cozinha e banheiro, ideal para estudante ou pessoa só, $300 tudo incluído. Tel. 647-273 5696. Falar com Dionisio.

bASEMEnt FOR REnt - 2 bed. no smoking no pets $800,00 Laurence/Keele call 416-654-0001 tratar com Lina.

AlUGUEl tEMPORáRIO -Excelente quarto mobiliado para brasileiro(a) de passagem ou estudando em Toronto. Queen/Woodbine a 3 min. do lago e do TTC. $620 mensal. Mmínimo 1 mês. Ver quarto na web: www.colibrihouse.com, tratar pelo e-mail: [email protected]

Page 26: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 26

ConneCtion Cityfotos Por steVe PhiliPP [email protected]

Para quem conheceu Toronto no verão, a cidade está irreco-

nhecível. A neve está por

toda parte modificando a paisagem e os hábitos dos moradores. Os par-ques viraram pista de ski

e a cidade passou a abri-gar pistas de patinação no gelo. Saiba aproveitar a estação!

Neve e mais neve!os cristais de gelo tomam conta da cidade e mudam totalmente o cenário de toronto

www.lawrenceparkdental.com

Page 27: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011 27 |

Page 28: Brasilnews 1a edição Jan 2011

BRASIL NEWS | 1ª edição de janeiro | 11.01.2011| 28

Tudo que você precisa em um só lugar!

PISOSHARDWOOD

com preçosespeciais

CORTINAScom descontos de25%

TINTAS

BENJAMINMOORE*

TAPETEScom descontos de35 a 40%

Agora aberto

aos domingos

das 11 às 4pm

*Na Compra

de 4 galões

free 1 C.I.L.

Tel: 461 537-3467/535-0007 | Fax: 416 537-8010 1554 Dundas Street West Toronto ON M6K 1T8

Decore sua casa com Marina’s Interior Design

Faça-nos um consulta, visite nossa loja e confi ra nossas promoções.

Tintas Benjamin Moore e C.I.L.

Cortinados feitos sob medida, persianas verticais e horizontais HUNTER DOUGLAS. Pisos laminados hardwood em bamboo e engineering wood, V.C. tiles e Marmoleum.

Excelente seleção de Tapetes com diferentes estilos, padronagens e cores.

Acessórios, móveis e objetos de decoraçãodo clássico ao moderno.

www.decorterminal.ca