servico social 1a

74
Serv iço Soc ia l C ad erno d e A t iv id ad es 1

Upload: leia-mayer

Post on 05-Jun-2015

10.637 views

Category:

Education


14 download

TRANSCRIPT

CAPA 21 cmLOMBADA

1,2 cmCONTRA-CAPA 21 cm

Serviço SocialCaderno de Atividades

1

29,7

cm

Anhanguera Publicações

Alameda Maria Tereza, 2.000

Valinhos - SP - CEP 13278-181

Serv

iço

Soci

al1

Universidade Anhanguera - UniderpCentro de Educação a Distância

Caderno de Atividades

Serviço Social

Coordenação do Curso

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre

Autores

Ana Lucia Américo Antonio

Angela Cristina Dias do Rego Catonio

Edilene Xavier Rocha Garcia

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre

Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Luciano Gamez (org.)

Ricardo Leite de Albuquerque

Yaeko Ozaki

Universidade Anhanguera - UniderpCentro de Educação a Distância

ChancelerAna Maria Costa de Sousa

ReitorGuilherme Marback Neto

Vice-ReitoraHeloisa Helena Gianotti Pereira

Pró-ReitoresPró-Reitor Administrativo: Antonio Fonseca de CarvalhoPró-Reitor de Extensão, Cultura e Desporto: Ivo Arcângelo Vendrúsculo BusatoPró-Reitor de Graduação: Eduardo de Oliveira EliasPró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Elizabeth Tereza Brunini Sbardelini

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIADiretor-GeralJosé Manuel Moran

Diretor-AdjuntoLuciano Sathler

Coordenação de Qualidade do Material DidáticoLuciano Gamez: Coordenador e organizador da publicaçãoBarbara Monteiro Gomes de CamposBruno Tonhetti GalasseFernanda Bocchi BalthazarHelena OkadaLucia Helena Paula do CantoWaurie Rolão

IlustraçõesEdnei Marx

ANHANGUERA PUBLICAÇÕESGerente EditorialAdauto Damásio

C129 Caderno de atividades: serviço social / Ana Lucia Américo An-

tonio... [et. al.].; Organizador Luciano Gamez; Coordenação do curso Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre. – Valinhos : Anhanguera Publicações, 2011. 288 p.

ISBN: 978-85-7969-053-2

1. Serviço social. I. Antonio, Ana Lucia Américo. II. Gamez, Luciano. III. Nobre, Elisa Cléia Pinheiro.

CDD - 20.ed. : 370.15

© 2011 Anhanguera Publicações - Proibida a reprodução fi nal ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modifi cada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma. Impresso no Brasil 2011

Nossa Missão, Nossos Valores

Desde sua fundação, em 1994, os fundamentos da “Anhanguera Educacional” têm sido o principal motivo do seu crescimento.

Buscando permanentemente a inovação e o aprimoramento acadêmico em todas as ações e programas, é uma Instituição de Educação Superior comprometida com a qualidade do ensino, pesquisa de iniciação científi ca e extensão, que oferecemos.

Ela procura adequar suas iniciativas às necessidades do mercado de trabalho e às exigências do mundo em cons-tante transformação.

Esse compromisso com a qualidade é evidenciado pelos intensos e constantes investimentos no corpo docente e de funcionários, na infraestrutura, nas bibliotecas, nos laboratórios, nas metodologias e nos Programas Institu-cionais, tais como:

• Programa de Iniciação Científi ca (PIC), que concede bolsas de estudo aos alunos para o desenvolvimento de pesquisa supervisionada pelos nossos professores.

• Programa Institucional de Capacitação Docente (PICD), que concede bolsas de estudos para docentes cursa-rem especialização, mestrado e doutorado.

• Programa do Livro-Texto (PLT), que propicia aos alunos a aquisição de livros a preços acessíveis, dos melhores autores nacionais e internacionais, indicados pelos professores.

• Serviço de Assistência ao Estudante (SAE), que oferece orientação pessoal, psicopedagógica e fi nanceira aos alunos.

• Programas de Extensão Comunitária, que desenvolve ações de responsabilidade social, permitindo aos alunos o pleno exercício da cidadania, benefi ciando a comunidade no acesso aos bens educacionais e culturais.

A fi m de manter esse compromisso com a mais perfeita qualidade, a custos acessíveis, a Anhanguera privilegia o preparo dos alunos para que concretizem seus Projetos de Vida e obtenham sucesso no mercado de trabalho. Adota inovadores e modernos sistemas de gestão nas suas instituições. As unidades localizadas em diversos Es-tados do País preservam a missão e difundem os valores da Anhanguera.

Atuando também na Educação a Distância, orgulha-se em oferecer ensino superior de qualidade em todo o Terri-tório Nacional, por meio do trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Anhan-guera - Uniderp, nos diversos polos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. Sua metodologia permite a integração dos professores, tutores e coordenadores habilitados na área pedagógica, com a mesma fi nalidade: aliar os melhores recursos tecnológicos e educacionais, devidamente revisados, atualizados e com conteúdo cada vez mais amplo para o desenvolvimento pessoal e profi ssional de nossos alunos.

A todos, bons estudos!

Prof. Antonio Carbonari NettoPresidente - Anhanguera Educacional

Sobre o Caderno de Atividades

Caro(a) Aluno(a),

Você está recebendo o Caderno de Atividades, preparado pelos professores do Curso de Graduação em que você está matriculado, com o objetivo de contribuir para a sua aprendizagem. Ele aprofunda os conteúdos disponíveis nas publicações que fazem parte do Programa do Livro-Texto (PLT), trazendo orientações de estudo, destaques, propostas de atividades individuais e em grupo e desafi os de aprendizagem a serem realizados.

As questões propostas foram elaboradas pelos docentes ou adaptadas de provas públicas já realizadas, inclusi-ve do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação a conhecimentos, habilidades e competências, necessários ao seu futuro desempenho profi ssional. Essa inclusão de perguntas, selecionadas a partir de avaliações ocorridas fora do âmbito universitário, colabora na sua preparação para o enfrentamento de situações mais contextualizadas.

Você também vai encontrar caminhos para vincular os textos e questões com as teleaulas do seu curso. Isso permite planejar com antecedência seu tempo e dedicação, estudar os temas previamente e se preparar para aproveitar ao máximo a interação com a equipe docente.

Desejamos que você tenha um ótimo semestre letivo.

José Manuel Moran e Luciano SathlerDiretoria do Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Autores

Ana Lúcia Américo AntonioGraduação: Serviço Social - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 1999.

Especialização: Trabalho Social com Famílias - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) - 2001.

Angela Cristina Dias do Rego CatonioGraduação: Letras - Português/Inglês - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 1996.

Especialização: Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) - 1999.Mestrado: Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) - 2000.

Edilene Xavier Rocha GarciaGraduação: Serviço Social - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) - 1988.

Especialização: Gestão de Políticas Sociais - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) - 2003.

Mestrado: Desenvolvimento Local - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 2007.

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues NobreGraduação: Serviço Social - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 1992.

Especialização: Políticas Sociais - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) - 2003.

Mestrado: Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - 2007.

Helenrose Aparecida da Silva Pedroso CoelhoGraduação: Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 1982.

Direito - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 1992.Psicologia - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (UNIDERP) - 2004.

Especialização: Gestão Judiciária Estratégica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT) - 2007.Mestrado: Psicologia Social - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) - 2007.

Luciano Gamez - Organizador da publicaçãoGraduação: Psicologia - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Lisboa (FPCE-UL) - 1992.

Mestrado: Engenharia Humana - Universidade do Minho (UMINHO) - 1998.Doutorado: Engenharia de Produção - Área de concentração: Ergonomia - Universidade Federal de Santa Catarina

(UFSC) - 2004.

Ricardo Leite de AlbuquerqueGraduação: Licenciatura em Educação Física e Técnica de desporto - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 1976.

Especialização: Aperfeiçoamento em Informática Aplicada à Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 1987.

Mestrado: Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - 1999.

Yaeko OzakiGraduação: Psicologia - Universidade São Francisco (USF) - 1992.

Especialização: Administração de Recursos Humanos - Universidade São Judas Tadeu (USJT) - 1993.Mestrado: Clínica Médica - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNI-CAMP) - 2008.

Família e Sociedade

Tema 1 - Mudanças Estruturais, Política Social e Papel da Família ............................... 15

Tema 2 - Novas Propostas e Dinâmica da Família ........................................................ 22

Tema 3 - Transformações Econômicas e Sociais no Brasil dos Anos 1990 e seu Impacto no Âmbito da Família ............................................................ 28

Tema 4 - A Família, a Criança e o Adolescente ........................................................... 34

Tema 5 - Família - e as Situações Vivenciadas por seus Membros ................................ 41

Tema 6 - Família e Trabalho ........................................................................................ 48

Tema 7 - Programas de Atendimento à Família ........................................................... 55

Tema 8 - O Assistente Social e o Trabalho com Famílias .............................................. 61

Serviço Social na Contemporaneidade

Tema 1 - Preleções sobre a Gênese do Serviço Social .................................................. 79

Tema 2 - A Especificidade do Serviço Social ................................................................ 86

Tema 3 - O Serviço Social e as Políticas Sociais ........................................................... 93

Tema 4 - A Natureza Subalterna do Serviço Social .................................................... 100

Tema 5 - O Objeto do Serviço Social ........................................................................ 107

Tema 6 - Particularidades do Serviço Social .............................................................. 114

Tema 7 - Teoria e Prática no Serviço Social ............................................................... 120

Tema 8 - Demandas Profissionais do Serviço Social ................................................... 126

Sumário

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Tema 1 - A Relação entre a Tecnologia e a Comunicação ......................................... 142

Tema 2 - O Fenômeno Técnico e suas Particularidades no Âmbito da Comunicação e da Cultura Contemporânea .................................................................... 148

Tema 3 - A Tecnologia da Informação e a Utilização de suas Ferramentas Computacionais no Apoio à Atuação Profissional do Assistente Social ....... 155

Tema 4 - Mídia e Questão Social: o Direito à Informação como Direito Humano ....... 162

Tema 5 - A Indústria Cultural e seus Produtos Midiáticos .......................................... 169

Tema 6 - Configurações Midiáticas da Globalização: Hegemonia e Monopólios ....... 176

Tema 7 - A Blogosfera e as Alternativas à Comunicação Hegemônica ...................... 182

Tema 8 - O Assistente Social na Era das Comunicações ............................................ 189

Leitura e Produção de Textos

Tema 1 - Leitura, Texto e Sentido ............................................................................. 204

Tema 2 - Texto e Contexto ....................................................................................... 212

Tema 3 - Texto e Intertextualidade ........................................................................... 221

Tema 4 - Coerência Textual: um Princípio de Interpretabilidade ................................ 231

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Tema 1 - Você no Mundo ........................................................................................ 253

Tema 2 - Você com os Outros .................................................................................. 259

Tema 3 - Você e a Empregabilidade.......................................................................... 267

Tema 4 - Você Conquistando Oportunidades ........................................................... 275

Família e Sociedade

Autoras:Ana Lúcia Américo Antônio Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho

12

Família e Sociedade

Orientações de estudo

Caro(a) aluno(a),

Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro “Política social, família e juventude”, de Mione A. Sales, Maurílio C. de Matos e Maria Cris-tina Leal (Org.), Editora Cortez, 2004, PLT 267.

Ele é composto de oito temas:

Tema 1Mudanças Estruturais, Política Social e Papel da Família

Aborda os conteúdos situados no capítulo 1, pp. 25-42 do PLT. Você observará de onde se originou a família e sua contextualização histórica para compreender as mudanças sofridas na estrutura familiar.

Você vai aprender sobre a redescoberta da família como fonte privada de bem-estar social, que desde 1970 vem sendo reconhecida como importante agente privado de proteção social. Esse fato é desencadeador da previsão nas agendas governamentais de medidas de apoio familiar, com especifi cidades ao atendimento a crianças e ado-lescentes, tanto como serviços de aconselhamento, acompanhamento e apoio, como auxílio material em diversos tipos de programas para a família e seus membros.

Para melhor compreensão do assunto, você verá os modelos de família existentes e conhecerá os principais teóri-cos do tema, além de poder se aprofundar nos vários conceitos existentes.

Tema 2Novas Propostas e Dinâmica da Família

Aborda os conteúdos situados no capítulo 2, pp. 43-59 do PLT. Neste tema, você estudará a abordagem do funcionamento interno da família e suas conexões com o mundo exterior: as grandes transformações ocorridas no âmbito da família, a diversidade dos arranjos familiares; a centralidade da identidade materna no contexto dos serviços de proteção infantil; a importância da construção de um novo olhar sobre a família, novas relações e serviços a serem disponibilizados.

Entenderá o que são papéis sociais e quais são as principais funções da família, ao conhecer o ciclo familiar. Além disso, estudará a questão da construção da identidade do indivíduo a partir da família.

Tema 3Transformações Econômicas e Sociais no Brasil dos Anos 1990 e seu Impacto no Âmbito da Família

Aborda os conteúdos situados no capítulo 4. A realização das atividades deste tema enfoca as associações estatís-ticas entre os eventos de saúde-doença e possíveis causas, incluindo as variáveis circunstanciais.

13

Você estudará as variáveis relacionadas ao tempo, ao espaço e à pessoa, entendendo as circunstâncias sob as quais são iniciados e originados os processos saúde-doença na população.

Conhecer os fatores determinantes causais ajudará você a entender determinadas doenças. Por fi m, verá a importância do perfi l epidemiológico no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a Lei Orgânica da Saúde.(Lei nº 8.080, de 19/09/90)

Tema 4A Família, a Criança e o Adolescente

Aborda os conteúdos situados no capítulo 2, parte II do PLT. Tece algumas considerações sobre a família, a criança e o adolescente, com principal ênfase nos adolescentes e no cumprimento de medidas socioeducativas. Discorre também o contexto da violência infantojuvenil na atualidade. Aborda as mudanças ocorridas no cenário da políti-ca de atendimento a crianças e adolescentes, principais avanços e discussões, bem como o perfi l e a visão dos pro-fi ssionais que atuam nas instituições de atendimento à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade.

Para melhor aproveitamento e compreensão do tema em pauta, leia também o Estatuto da Criança e do Adoles-cente (ECA), para correlacionar a temática à aplicabilidade da norma.

Tema 5Família - e as Situações Vivenciadas por seus Membros

Aborda os conteúdos postados no portal (textos - A família e a pessoa com defi ciência - A família e a pessoa idosa). Este tema versa sobre a importância e o papel da família em situações como as descritas, a importância da aceitação e do conhecimento, por parte da família, de situações consideradas difíceis, o conhecimento como instrumento necessário para a efetivação de direitos, bem como lidar melhor com a situação apresentada e dar suporte adequado a seus membros. Por fi m, você conhecerá as principais legislações e serviços de atendimento a esse público-alvo.

Para melhor aplicabilidade dos conhecimentos, é necessário, ainda, consultar a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o estatuto e demais legislações referentes à pessoa idosa e à pessoa com defi ciência.

Tema 6Família e Trabalho

Aborda os conteúdos situados no capítulo 3 da parte II, pp. 131-146, do PLT. Neste tema, você verá as interfaces entre a família e o trabalho e entenderá as relações entre os dois conceitos. O processo de institucionalização do sistema de educação profi ssional para a formação do jovem trabalhador, em função das demandas exigidas pelo mercado profi ssional. A importância da qualifi cação profi ssional para inserção no mercado de trabalho.

O trabalho é fundamental para o desenvolvimento humano, da mesma forma que a família é parte vital desse desenvolvimento. Daí a importância de se compreender como se dão as ligações entre esses dois grandes pilares da vida social contemporânea.

14

Tema 7Programas de Atendimento à Família

Aborda os conteúdos postados no portal (texto principal - Programas de atendimento à família). Inicialmente conceitua o que é rede, sua importância no trabalho com famílias, exemplifi cando alguns serviços componentes da rede socioassistencial. A seguir, discorre sobre a origem dos programas sociais e sobre alguns cuidados que os usuários precisam ter para não se tornarem reféns de programas sociais.

Você estudará os principais programas de atendimento à família, objetivos, condicionalidades, público-alvo e área de abrangência, equipe mínima de referência, bem como a correlação dos serviços com a política de Assistência Social, os Centros de Referência de Assistência Social. (CRAS) e os Centros Especiais de Referência Social (CREAS).

Verá, também, a diferença dos serviços disponibilizados pelos CREAS e CRAS.

Tema 8O Assistente Social e o Trabalho com Famílias

Aborda os conteúdos situados no posfácio, pp. 261-313 do PLT. Discorre sobre os desafi os do trabalho do assis-tente social na área sócio-jurídica, expõe particularidades sobre prática profi ssional com crianças e adolescentes no poder e ressalta a importância da linguagem escrita e verbal como instrumento básico do assistente social.

Você verá, também, os principais instrumentais técnicos operativos utilizados pelo profi ssional de Serviço Social na atuação do trabalho com famílias, bem como sua aplicabilidade e importância no atendimento profi ssional.

A seguir, o tema enfoca os processos de atendimento do assistente social e, por fi m, versa sobre a importância do trabalho interdisciplinar e multidisciplinar.

Para compreender melhor este tema, é importante também que você consulte o Código de Ética do Profi ssional de Serviço Social, bem como o texto de apoio postado no ambiente.

ATENÇÃO! As respostas para as atividades deste caderno estão disponíveis no ambiente virtual do curso. Consulte seu tutor presencial para mais informações.

15

Tema 1Mudanças Estruturais, Política Social e Papel da Família

Objetivos de aprendizagem

• Conceituar a origem e a historicidade da família.

• Entender defi nições e conceitos da família.

• Compreender o papel, a estrutura e as funções desempenhadas pela família.

Para início de conversaNesta disciplina, você estudará os conceitos de “Família e So-ciedade”, temas interessantes e importantes para a sua for-mação como assistente social. A família é considerada a espi-nha dorsal da sociedade e passa, no decorrer da história, por transformações contínuas que demandam o redirecionamen-to das políticas públicas, bem como defi nições e conceitos.Nas atividades aqui propostas, você vai refl etir sobre a histo-ricidade da família, modelos de estrutura, funções, papéis fa-miliares, bem como sobre conceitos e defi nições necessárias ao entendimento do tema.Para subsidiá-lo melhor no estudo do tema, você encontra-rá também alguns textos postados no ambiente virtual de aprendizagem, além do Livro-Texto “Política Social, Família e Juventude”. Bom estudo!

Por dentro do tema

A origem etimológica da palavra família deriva do vocábulo latino famulus. Sig-nifi ca escravo doméstico, o que pressupõe que, primitivamente, se considerava a família como o conjunto de escravos ou servos de uma mesma pessoa. Isso nos re-mete à compreensão da natureza possessiva das relações familiares entre os povos primitivos.

Estudos apontam que, originalmente, as famílias se organizavam sob a forma ma-triarcal, consequência da vida nômade dos povos primitivos. Nessa época, os ho-mens ainda desconheciam as técnicas do cultivo da terra e precisavam sair em bus-ca de alimento. As mulheres permaneciam com a prole, que crescia praticamente sob exclusiva infl uência da genitora. Em tal situação preponderava genuinamente a fi gura materna e, em certas sociedades matriarcais, essas mulheres detinham o direito de propriedade além de certos privilégios políticos.

16

Da divisão das obrigações, oriunda do desenvolvimento da agricultura, teria originado a família patriarcal, cria-da sob a autoridade absoluta do patriarca ou “chefe da família” que, na maioria das vezes, vivia em um regime poligâmico. As mulheres eram isoladas em locais chamados de gineceus e haréns.

A família monogâmica, modelo da civilização do Ocidente, cujas origens se encontram ligadas à ideia de posse ao longo do processo civilizatório, tinha a fi delidade como condição exigida para o reconhecimento dos fi lhos e transmissão hereditária da propriedade. Esse modelo de família é predominante no mundo ocidental até os dias atuais.

Assim, a instituição família se consolidou na antiga aristocracia, não por laços afetivos, mas visando à questão econômica - a maior preocupação era assegurar que o poder aquisitivo não saísse das mãos de seus membros.

No texto “Contextualizando a família”, postado no ambiente virtual de aprendizagem, você encontrará a explica-ção detalhada de cada um desses modelos de estrutura familiar.

A família funciona como agente educador, exercendo função socializadora na transmissão da herança cultural e social durante os primeiros anos de vida da criança, preparando-a para o ingresso na sociedade. As funções da família podem ser divididas em biológicas, psicológicas e sociais. Apesar dessa divisão, não há como estudá-la separadamente.

A função biológica da família é garantir a sobrevivência da espécie com cuidados dispensados aos recém-nascidos. As funções psicossociais são o alimento afetivo, que faz o desenvolvimento do indivíduo psi-quicamente saudável. São essas funções que, quando bem desempenhadas, darão sustentabilidade e apoio aos indivíduos nos momentos de crise e anseios humanos. Quanto às funções sociais, não só é possível inferir a transmissão das questões culturais, como também a preparação para o exercício da cidadania. Assim, se os pais infl uenciam o comportamento do fi lho, este também interfere nas atitudes dos pais. Tal processo é chamado de retroalimentação.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

17

Família e Sociedade Tema 1 - Atividades

Assim, com base nessas defi nições e no que foi estudado na aula interativa, escreva o que você entendeu sobre o conceito de família e a sua importância para a estrutura social.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 2

Faça uma refl exão em grupo. Reúna-se com seus colegas (no máximo cinco alunos). Cada integrante deve, primeiramente, ler, sozinho, o seguinte texto:

O termo família é derivado de famulus (escravo doméstico). Foi uma expressão inventada pelos romanos para designar um novo organismo so-cial que surge entre as tribos latinas ao serem introduzidas à agricultura e à escravidão legal. Esse novo organismo se caracteriza pela presen-ça de um chefe que mantinha, sob seu poder, os fi lhos e certo número de escravos, o poder de vida e morte sobre todos eles e um número de escravos, com poder de vida e morte sobre eles - paterpolistas. (ENGELS, 2000)

Atenção! Hora de organizar as ideias.

Selecione o tema central a que o autor está se referindo.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Atividades

INSTRUÇÕES

Lembre-se de que para responder às questões você precisa ler o PLT e os textos postados no ambiente virtual de aprendizagem.

As questões de números 1 e 5 deverão ser fei-tas individualmente. Já as questões 2, 3 e 4 de-verão ser feitas em grupo de cinco alunos. E as questões 6, 7, 8, 9 e 10 são atividades a serem realizadas naqueles horários que você tem para estudo individual.

Ponto de partida

Discuta a relação entre o papel da Família e da Escola com relação à educação e comente como o Estado interfere nesse processo. Será que a fa-mília e a escola estão cumprindo adequadamen-te seus papéis na formação da cidadania? Escre-va um texto de aproximadamente 10 linhas.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

A partir da defi nição do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, você tem os seguintes con-ceitos sobre família: 1. Pessoas aparentadas que vivem geralmente na mesma casa, particular-mente o pai, a mãe e os fi lhos. 2. Pessoas do mesmo sangue. 3. Origem, ascendência.

18

Família e SociedadeTema 1 - Atividades

Questão 3

Quais são os 4 modelos mais importantes da es-trutura familiar?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 4

Faça esta atividade em grupo de cinco alunos. O grupo deve escolher, de acordo com a resposta da pergunta 3, um modelo de família. A partir daí, cada grupo elabora e dramatiza o diálogo dentro dessa família. Depois de pronto, cada grupo apresenta, aos demais, o diálogo que ela-borou, conforme os padrões exigidos pela so-ciedade da época que escolheu. A turma toda escolherá qual foi o melhor diálogo, ou seja, o mais adequado ao período e aos moldes da fa-mília da época.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

De onde vem o conceito apresentado no texto?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Como surgiu o conceito dentro desse povo?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Como era organizada a família?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

19

Família e Sociedade Tema 1 - Atividades

Atividades de estudo individual:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

(UEM, 2010). “O casamento é assim há cerca de três mil anos. A monogamia surgiu com a famí-lia para garantir a manutenção da herança nas mesmas mãos. A relação fora do casamento era um crime inadmissível - o adultério. Mas só para as mulheres, pois o marido não podia correr o risco de ter um fi lho bastardo. Os homens não tinham esse problema. Sempre se sabe quem é a mãe de uma criança. Já o pai precisou esperar até a Ciência desenvolver os testes com base no DNA para ter certeza de que o fi lho é seu”. (OLI-VEIRA, 1997, p. 30)

Considerando o texto acima e seus conhecimen-tos sobre a instituição família, assinale o que for correto.

a) Os laços de parentesco são estabelecidos a partir da consanguinidade ou do casamen-to.

b) Em determinados contextos, o crime de adultério serviu para penalizar e expor as mulheres a severos julgamentos sociais so-bre sua idoneidade moral.

c) Os modelos de família patriarcais não in-fl uenciaram a formação social e cultural das sociedades ocidentais.

d) A família é uma instituição social estática, e os exames de DNA são recursos modernos que difi cilmente são utilizados para defi nir a paternidade.

e) Nas sociedades ocidentais, as uniões mo-nogâmicas são instituições que auxiliam a perpetuação das heranças em uma mesma unidade familiar.

Questão 5

Relacione os itens numerados com as alternati-vas de acordo com as características da família, após a leitura do texto postado no ambiente virtual de aprendizagem intitulado “Contextua-lizando a família”:

(1) Família aristocrática

(2) Família burguesa

(3) Família camponesa

(4) Família trabalhadora

( ) A alta fertilidade, a alta mortalidade e a bai-xa expectativa de vida.

( ) O marido era chefe dominante e provia o sustento da família. A esposa era considera-da ser não pensante e menos capaz, zelava apenas do lar e, em alguns casos, com a aju-da de criadas.

( ) A autoridade social não estava embutida na fi gura do pai, mas na própria aldeia.

( ) As esposas eram fi guras altivas, mas suas funções principais eram as de conceber fi -lhos e organizar a vida social.

( ) O casamento trouxe para esse grupo o con-fl ito que oscila entre as necessidades da pre-servação da acumulação de capital e o valor de escolha individual.

( ) As relações entre pai e fi lho não continham intimidade ou intensidade emocional.

( ) As sanções eram impostas com castigos físi-cos.

Questão 6

A partir da leitura do capítulo 1 do Livro-Texto “Mudanças estruturais, política social e papel da família: crítica ao pluralismo de bem-estar”, de Potyara Amazoneida Pereira Pereira, responda às seguintes indagações:

a) A partir dos anos 1970, quais são as medidas de apoio familiar mais adotadas pelos go-vernos?

b) Quais as críticas encontradas no texto em relação às políticas neoliberais de proteção social adotadas atualmente?

20

Família e SociedadeTema 1 - Atividades

Essa posição social inicial determinará, em grande parte, as oportunidades e recompen-sas ao seu alcance. De modo geral, a criança absorve um conjunto de interesses, valores e costumes que são próprios do grupo de sta-tus da família, que a manterá nessa posição e lhe difi cultará o acesso a outras posições.

IV. A função assistencial diz respeito aos cuida-dos que a família dispensa na infância, nas doenças e na velhice. Em todas as socieda-des, a família é basicamente responsável pela proteção física, econômica e psicológi-ca de seus membros.

V. Sobre a função econômica, em muitas socie-dades, do ponto de vista econômico, a famí-lia se constitui numa unidade de produção além de consumo. Nas sociedades modernas, a família se constitui mais como unidade de consumo do que de produção. Nas regiões onde predomina uma economia agrária, a família trabalha em conjunto, constituindo uma unidade que produz bens e serviços ne-cessários para o seu sustento.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afi rmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afi rmativas IV e V são verdadeiras.

c) Somente as afi rmativas I, IV e V são verdadeiras.

d) As afi rmativas I II, III, IV e V são verdadeiras.

Questão 10

Leia atentamente o seguinte trecho:

As famílias enfrentam e lidam com problemas trazidos pelo meio ambiente e pela cultura de nossa época: a infl uência da escola, dos meios de comunicação de massa, dos apelos da socie-dade de consumo (as muitas variantes de drogas oferecidas para consumo). Há, também, os pro-blemas surgidos em consequência da variedade de concepções de sexualidade correntes e da difusão de padrões de comportamento sexual mais “liberais” (casamentos homossexuais). Adi-cionem-se a isso as difi culdades surgidas com as novas imagens da criança. Por um lado, a visão psicanalítica, que trata a criança como um adul-to em miniatura. Por outro, a criança autônoma

Questão 8

A família é uma instituição que contribui para a reprodução social.

Esta afi rmação é:

a) Falsa, porque é no seio da família que se ge-ram e se educam os fi lhos.

b) Falsa, porque atualmente a família já não é o principal agente de socialização.

c) Verdadeira, porque as instituições visam à aceitação e à manutenção da ordem social.

d) Falsa, porque as instituições não intervêm ativamente no processo de socialização.

Questão 9

De acordo com Dias (1997, pp. 92-93), como instituição social, a família preenche várias fun-ções em qualquer sociedade. A natureza dessas funções e o nível de desempenho variam de sociedade para sociedade. As funções mais im-portantes exercidas pela família são: a biológi-ca, a de socialização, a social, a assistencial e a econômica. No que diz respeito a essas funções, considere as afi rmativas abaixo. (IESES 2009)

I. A função biológica está relacionada com a reprodução da espécie e com a satisfação das necessidades sexuais (relação sexual). Em muitas sociedades, a satisfação sexual fora do casamento é muitas vezes tolerada, já a procriação raramente é aprovada fora da família.

II. A função social é uma das mais importantes funções da família, preparando o ingresso da criança na sociedade. Refere-se à trans-missão da herança social e cultural por meio da educação dos fi lhos. Por um período sig-nifi cativo após o nascimento, a família é o único grupo com o qual a criança tem um contato mais frequente e exerce uma impor-tante função socializadora por intermédio da transmissão da linguagem, usos, costu-mes, valores crenças etc.

III. A função de socialização diz respeito ao pa-pel que a família exerce ao determinar o sta-tus inicial do indivíduo. Cada criança começa a vida com o status e classe da sua família.

21

Família e Sociedade Tema 1 - Atividades

e independente que deve ser compreendida em sua singularidade, conforme mandam os princí-pios da pedagogia moderna. Com base na afi r-mação acima, escreva como será a intervenção do assistente social quando tiver de trabalhar com famílias.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então consulte:

• O site da MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://multirio.rio.rj.gov.br/familia/index.php?option=com_k2&view=itemlist&layout=category&task=category&id=14&Itemid=18>. Acesso em: 23 set. 2010. O site trata de temas relacionados à família, à escola e à parceria necessária entre eles.

• O site do Observatório da Infância. Dispo-nível em: <http://www.observatoriodainfancia.com.br>. Acesso em: 23 set. 2010. O site aborda questões relacionadas à criança, como maus tratos, bullying, trabalho infantil, violência e drogas.

• O site do Ministério da Saúde para conhe-cer o Programa Saúde da Família. Disponí-vel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_area=149.> Acesso em: 23 set. 2010. Nele, você encontrará os objetivos do Programa e conhecerá suas estratégias e seu funcionamento.

• O site da Associação Saúde da Família. Disponível em: <http://www.saudedafamilia.org/index.htm>. Acesso em: 23 set. 2010. Nele, você conhecerá os programas e projetos da Associação, bem como temas referentes à gravidez na adolescência, HIV-DST, saúde mental, entre outros assuntos.

• O artigo de Engels, A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_engels_origem_propriedade_privada_estado.pdf>. Acesso em: 23 set. 2010. É um texto muito esclarecedor no tema da família e sua origem.

• O vídeo que aborda o tema Terapia de Família. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=BI4DPQiUSW4>. Acesso em: 23 set. 2010.

• O fi lme Um homem de família, (Family Man), de Brett Ratner, com: Nicolas Cage, Téa Leoni, Josef Sommer, Jeremy Piven , Don Cheadle. Si-nopse: entediado com sua vida de solteiro, em um belo dia, um investidor frustrado acorda e se vê casado com sua namorada de colégio e pai de duas crianças. É quando ele começa a ver a sua vida sob outra perspectiva, que nunca havia imaginado antes.

FINALIZANDO

Neste tema, você conheceu a origem histórica da família, bem como as transformações pelas quais ela passou. Percebeu que a família nem sempre foi da forma que hoje se apresenta. É importante que você seja capaz de contextuali-zar historicamente e identifi car a função social da família. Você entendeu e conseguiu alcançar esse objetivo?

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

22

Tema 2Novas Propostas e Dinâmica da Família

Objetivos de aprendizagem

• Conceituar os diferentes ciclos da família.

• Entender a família em suas diferentes etapas de formação e procriação.

• Compreender a importância da família na construção do indivíduo.

Para início de conversaO tema para as atividades propostas se refere ao funciona-mento e à dinâmica da família, ou melhor, como ela se or-ganiza, quem são os personagens que a compõem, como eles se relacionam no dia a dia, quais as estruturas de poder existentes.Maior foco será dado para a família do século XX, a família como é conhecida, organizada na era do capital e do traba-lho.Você já parou para pensar que todos nós temos um ideal de família formado? Você tem uma imagem adquirida de como é uma família, de como ela funciona? De onde vem essa ima-gem? Você entenderá, primeiramente, o conceito de repre-sentação social.

Por dentro do tema

O conceito de representação social foi desenvolvido por Moscovici, nos anos 1960, quando se interessou pelo estudo dos conceitos da Psicanálise, de como eles foram apropriados e como estavam sendo utilizados para tecer opiniões dentro de um grupo de pessoas. A partir desse estudo, observou-se que cada pessoa ou cada grupo constrói suas próprias defi nições de mundo, interpretando a realidade à sua maneira. Assim, a defi nição de Moscovici:

Por representação social entendemos um conjunto de conceitos, proposições e explicações, originado na vida cotidiana no curso de comunicações inter-pessoais. Elas são o equivalente, em nossa sociedade, dos mitos e sistemas de crenças das sociedades tradicionais; podem também ser vistas como a versão contemporânea do senso comum. (Mocosvici, 1996)

Vale salientar que a família tem uma dinâmica de transformação no tempo e no espaço, não é mesmo? Nos sé-culos XIX e XX, a família nuclear, composta de pai, mãe e fi lhos coabitantes do mesmo domicílio, passa a ser o modelo vigente.

23

Existem também famílias com uma estrutura de pais únicos ou monoparental. A família ampliada ou consan-guínea é outra estrutura, que consiste na família nuclear, mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e fi lhos para avós, pais e netos. Para além dessas estruturas, existem também as denominadas famílias alternativas, sendo elas as famílias comunitárias e as famílias homossexuais.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

24

Família e SociedadeTema 2 - Atividades

Filha de família, se não casa, papai, mamãe não dão nenhum tostão.

Família ê, família á, família...

Família, família, vovô, vovó, sobrinha.

Família, família, janta junto todo dia, nunca perde essa mania.

Mas quando o nenê fi ca doente, procura uma farmácia de plantão.

O choro do nenê é estridente, assim não dá pra ver televisão.

Família ê, família á, família...

Família, família, cachorro, gato, galinha.

Família, família, vive junto todo dia, nunca per-de essa mania.

A mãe morre de medo de barata, o pai vive com medo de ladrão.

Jogaram inseticida pela casa, botaram cadeado no portão.

Família ê, família á, família...”

Que tipo de família a música está retratando?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 2

Assinale a alternativa ERRADA:

( ) Família ampliada ou consanguínea que con-siste na família nuclear, mais os parentes di-retos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e fi lhos para avós, pais e netos.

( ) Família com uma estrutura de pais únicos é chamada de monoparental, tratando-se de uma variação da estrutura nuclear tradicio-nal devido a fenômenos sociais, como o di-vórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.

Atividades

INSTRUÇÕES

As questões de números 1, 2, 3, 4 e 5 devem ser feitas individualmente. Já as questões 6, 8, 9 e 10 são atividades a serem realizadas naqueles horários que você tem para estudo a distância. E a questão 7 deve ser respondida em grupo de cinco alunos.

Ponto de partida

Refl ita sobre o que é dinâmica familiar. Justifi -que sua resposta dizendo qual a importância da família na formação do indivíduo. A resposta deve ser na forma de um texto de aproximada-mente 10 linhas.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

Leia a letra da música “Família”, do grupo mu-sical Titãs, e refl ita sobre a questão apresentada a seguir. A letra foi escrita em 1986 e contém o seguinte texto:

“Família, família, papai, mamãe, titia.

Família, família, almoça junto todo dia, nunca perde essa mania.

Mas quando a fi lha quer fugir de casa, precisa descolar o ganha-pão.

25

Família e Sociedade Tema 2 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 5

(SEC. EDUCAÇÃO - SP, 2009). Por socialização entendemos o processo:

a) Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.

b) De divisão da riqueza social produzida pelos homens.

c) De construção de laços de afetividade.

d) De constituição de grupos sociais.

e) De transformação da comunidade em socie-dade.

Questão 6

Leia o texto a seguir:

(UEM, 2008). “Desde o início, a criança desen-volve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com ou-tros seres humanos. A biografi a do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas rela-ções com outras pessoas. Além disso, os compo-nentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modifi cados por ou-tros componentes, ou seja, pela experiência so-cial.” (BERGER, P. L. e BERGER, B., 1977).

Você poderá concluir do texto que:

a) Os indivíduos, desde o nascimento, são in-fl uenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade.

b) A relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser do interesse das ciên-cias biológicas, mas apenas da Sociologia.

( ) Família nuclear é a composta por pai, mãe e fi lhos coabitantes do mesmo domicílio e é o modelo vigente na atualidade.

( ) Família tradicional extensa é resultado do enfraquecimento da família nuclear, em razão do processo de industrialização e ur-banização, que colocou um fi m ao trabalho escravo e iniciou a necessidade de se dividir a tarefa de cuidado dos fi lhos, com outras instituições, como a escola, por exemplo.

Questão 3

Qual é a principal função da família? E quais são os novos tipos de família?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 4

Veja a seguinte pesquisa realizada: “[...] os le-vantamentos feitos, tendo como parâmetro os resultados em avaliações nacionais do MEC e os índices de aprovação e evasão, mostram que o aluno já chega à escola com diferenças que fa-zem com que ele tenha resultados maiores ou menores, ou seja, sua condição e estrutura fami-liar já o colocam em vantagem ou desvantagem desde o início do ensino fundamental. No en-tanto, o fato de ter cursado a educação infantil já reduz ano a ano essas diferenças. Esse dado corrobora a opinião de uma série de organiza-ções e educadores que têm, nos últimos anos, brigado pela valorização do ensino infantil e pela abertura de mais vagas na escola para essa faixa etária, considerada não obrigatória por lei”. Quais as medidas que podem ser tomadas pelo Poder Público para sanar esse problema?

26

Família e SociedadeTema 2 - Atividades

modelo de assistência às famílias, enfocando a interferência do Estado na família.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 9

A partir do texto de Mioto, defi na como deve ser a atuação do governo junto às famílias.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

c) O fenômeno tratado pelo autor correspon-de ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais.

d) As experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contêm dimen-sões sociais.

e) O desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual eles es-tão inseridos.

Questão 7

Atividade em grupo: Organize-se para realizar uma dinâmica de grupo.

“A família que tenho” ou “A família que gosta-ria de ter”.

Objetivo: perceber as semelhanças e diferenças entre a família real e a desejada.

Instruções: Em um pedaço de papel (folha de ca-derno), faça um traço no meio da folha, escre-vendo, de um lado, “A família que tenho” e, do outro, “A família que gostaria de ter”. Descre-va, individualmente, sua família real e a dese-jada, nos locais correspondentes. Depois, forme subgrupos para a discussão seguinte:

- Que pontos em comum você encontra entre a família que tem e a que gostaria de ter?

- O que há de semelhante entre sua família e as dos demais componentes do subgrupo?

- O que há de semelhante entre sua família e a que seus companheiros gostariam de ter?

- O que é possível fazer para aproximar a família real da família ideal?

Ao fi nal, cada subgrupo apresenta as suas con-clusões para a sala e debate sobre elas.

Questão 8

Leia o capítulo 2 do Livro-Texto, Novas propos-tas e velhos princípios: a assistência às famí-lias no contexto de programas de orientação e apoio sociofamiliar, de Regina Célia Tamaso Mioto e aponte as transformações ocorridas no

27

Família e Sociedade Tema 2 - Atividades

• O fi lme A grande família - O Filme, de Maurício Farias, com os atores Marco Nanini, Marieta Severo, Pedro Cardoso, Guta Stresser e Andréa Beltrão. Refl ita sobre a estrutura fami-liar apresentada no fi lme. Verifi que qual o mo-delo de família apresentada e a infl uência dela na formação dos indivíduos.

FINALIZANDO

Você pode entender como funciona a dinâmi-ca da família, ou melhor, como ela se constrói com o passar do tempo, as relações sociais que são estabelecidas. O papel da família dentro do Estado e como acontece a proteção à família no País. Além disso, é fundamental a compreensão do papel do assistente social nessas relações. Você está conseguindo entender essas refl e-xões?

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 10

De acordo com o art. 133 do Código Penal, é cri-me abandonar pessoas que estejam sob seu cui-dado, guarda, vigilância ou autoridade, e, “por qualquer motivo”, incapazes de se defenderem dos riscos resultantes do abandono. Assim, é correto afi rmar que a família incide em crime ao deixar as crianças sozinhas em casa quando a mãe, pai ou avós têm de sair para o trabalho? Qual o papel do assistente social nessa situação?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Quer saber mais sobre o assunto? Então consul-te:

• O artigo de Paulo Luiz Netto Lobo, A repersonalização das relações de família. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5201>. Acesso: em 23 set. 2010. Nele, você encontrará uma discussão acerca do termo e da ideia de repersonalização das relações civis no âmbito do direito de família.

• O texto de Ana Maria Goldani, Relações intergeracionais e reconstrução do estado de bem-estar. Por que se deve repensar essa relação para o Brasil? Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/idososalem60/Arq_14_Cap_07.pdf>. Acesso em: 23 set. 2010. O texto aborda os confl itos entre gerações e estatísticas importantes sobre a família no Brasil.

• O artigo A relação entre sociedade civil e Estado no município de Santa Rosa – RS, de Daviane Aparecida de Azevedo. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/22422/1/A-RELACAO-ENTRE-SOCIEDADE-CIVIL-E-ESTADO-NO-MUNICIPIO-DE-SANTA-ROSA-RS/pagina1.html>. Acesso em: 23 set. 2010. Esse artigo aborda a relação entre Estado e família, numa pesquisa realizada em uma cidade brasileira.

28

Tema 3Transformações Econômicas e Sociais no Brasil dos Anos 1990 e seu Impacto no Âmbito da Família

Objetivos de aprendizagem

• Conhecer a trajetória histórica da família brasileira.

• Compreender as transformações ocorridas na família brasileira.

Para início de conversaNeste tema, você conhecerá um pouco sobre a história da família brasileira. Verá como se deram as transformações da família no decorrer dos séculos, compreendendo as caracte-rísticas da família brasileira desde a época colonial até os dias de hoje.

Por dentro do tema

No Brasil colonial, na sociedade agrária e escravocrata, a família era considerada a organização fundamental no desempenho de funções econômicas e políticas.

Na segunda metade do século XIX, com a inserção da mulher no mercado de trabalho, acontece a ruptura da então tradicional força de trabalho patriarcal. Já o fi nal do século, com a ampliação e variedade de oportunidades de trabalho e a valorização intelectual, culminou por libertar os fi lhos da rígida tutela patriarcal.

A modernização da família brasileira não adotou os mesmos padrões da forma-ção da classe burguesa existentes em outras sociedades da Europa. O Brasil não sofreu um processo de industrialização e urbanização tão extenso como os euro-peus e permanece, até certo ponto, com o modelo latifundiário e escravocrata. A forma de pensar ainda era patriarcal, mas chegaram ideias da Europa que produziram um processo de “abur-guesamento”.

Expostas aos novos valores, em virtude do seu acesso à educação e ao trabalho, as mulheres, pela primeira vez, começaram a questionar o casamento e o lar. Surge, então, um novo modelo de esposa, mais moderna, mais consciente, porém, nem por isso, menos dedicada ao lar e à família.

Pode-se inferir que tanto o casamento como a família infl uenciaram e foram infl uenciados pelas mudanças sociais mais gerais e, principalmente, pelo movimento feminista e que, nas últimas três décadas os acontecimentos em relação ao casamento absorveram várias transformações, como: a questão de gênero é redefi nição dos papéis masculinos e femininos.

29

Família e Sociedade

gação afetiva. Até então, a CDHU só aceitava como benefi ciários de seus programas homens e mulheres casados ou registrados em uma união estável”. (Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Cidades, 09/08/2008)

Assinale o que for correto sobre esse trecho de reportagem e o tema do qual ele trata:

a) As informações da reportagem autorizam afi rmar que a instituição familiar diminuiu sua importância nas sociedades contempo-râneas.

b) As mudanças descritas na reportagem mos-tram que, diferentemente do que afi rmam muitas teorias sociológicas, a família deixou de ser a primeira instituição à qual os indiví-duos pertencem.

c) A reportagem sobre os novos critérios uti-lizados pela CDHU para fi nanciar moradias é reveladora do quanto as regras que au-torizam ou proíbem determinados tipos de uniões familiares variam no espaço e no tempo.

d) Os novos conceitos de família utilizados pela CDHU permitem concluir que a função reprodutiva está deixando de caracterizar, centralmente, a instituição familiar.

Questão 2

Assinale V para as afi rmações verdadeiras e F para as falsas:

( ) Dados estatísticos recentes demonstram que o número de mulheres chefes de família aumentou consideravelmente entre 1996 e 2006, passando de 10,3 milhões para 18,5 milhões, no intervalo desse período.

( ) A chegada da urbanização, o início da indus-trialização, a abolição da escravatura, a imi-gração e outros acontecimentos importan-tíssimos provocaram a passagem da família extensa para o modelo conjugal, isso com a prerrogativa das funções afetivas, ocasio-nando, assim, a ruptura com as funções eco-nômicas e políticas que até então prevale-ciam.

( ) É notório que o tamanho da família brasi-leira diminuiu em todas as regiões nos últi-mos tempos: de 4,3 pessoas, por família, em 1981, chegou a 3,3 pessoas. Em 2001 o nú-mero médio de fi lhos por família era de 1,6 fi lhos.

Atividades

INSTRUÇÕES

Lembre-se de que para a realização das ativida-des é fundamental ler os textos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem e o PLT.

Você vai dar início às atividades. As questões de números 1, 2, 3, 5, 6 e 8 devem ser feitas indi-vidualmente. Já as questões 4, 9 e 10 são ativi-dades a serem realizadas naqueles horários que você tem para estudo individual. E a questão 7 deve ser respondida em grupo de cinco alunos.

Ponto de partida

O que você já vivenciou ou ouviu falar sobre a mudança dentro da família nos últimos 20 anos? Escreva o que você considera mais importante, justifi cando sua resposta.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

(UEM, 2008). Considere o seguinte texto: “A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) reviu o conceito de família e, agora, passa a conceder fi nanciamento para casais homossexuais, solitários com mais de 25 anos, famílias mononucleares (pais e mães sol-teiros) e anaparentais, como avós e netos, tios e sobrinhos, irmãos ou primos, assim como para uniões baseadas não no parentesco, mas na li-

Tema 3 - Atividades

30

Família e Sociedade

( ) A modernização da família brasileira adotou os mesmos padrões da formação da classe burguesa existentes em outras sociedades da Europa. O Brasil sofreu o mesmo processo de industrialização e urbanização dos euro-peus, abandonando o modelo latifundiário e escravocrata.

Questão 3

Leia o seguinte trecho: “As desigualdades en-contradas atualmente entre homens e mulhe-res são algo histórico, socialmente construído pelas relações de gênero advindas do sistema patriarcal. A violência contra a mulher, também denominada de violência doméstica ou conju-gal, atinge um grande número de mulheres, e a maioria das agressões acontece no espaço priva-do, desencadeadas por seus companheiros. Esse tipo de violência, especifi camente, pode resul-tar de qualquer ato ameaçador, compreenden-do ainda agressões físicas, psicológicas, sociais, sexuais e outras. Nesse sentido, a valorização do homem e a inferiorização da mulher são atri-buídas aos papéis de gênero”. Como o assisten-te social pode intervir para auxiliar no equilíbrio e melhoria dessa situação?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 4

A família atravessa, na história da formulação de leis e políticas públicas brasileiras, um mo-mento de valorização do seu papel. Inúmeras iniciativas vêm sendo realizadas na perspectiva da garantia do direito à convivência familiar e comunitária em todo o País. Faça uma pesquisa e escreva quais as novas leis e políticas governa-mentais que protegem a família no Brasil.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 5

Observe a seguinte defi nição:

“Gênero é um conceito formulado para tentar compreender como se organizam as relações sociais que se desenvolvem entre homens e mu-lheres. Ao contrário do sexo que, em princípio, pode ser pensado como biologicamente consti-tuído, o gênero será sempre uma construção so-cial, isto é, as formas como homens e mulheres comportam-se, pensam, as atividades que exer-cem, o acesso ao conhecimento, ao poder, en-tre outras, estarão relacionadas a grupos sociais específi cos, de sociedades específi cas e em mo-mentos históricos específi cos”. (FEITOSA, 2010)

Considerando esse texto e seus conhecimentos sobre as relações entre indivíduo e sociedade, assinale a alternativa ERRADA.

a) Enquanto a biologia determina o sexo, a es-trutura social e a cultura determinam a ex-pressão dos papéis masculinos e femininos.

b) A construção social do gênero se faz evi-dente na maneira como os pais tratam os fi lhos, como os professores tratam os alunos e como os meios de comunicação de massa retratam imagens ideais do corpo.

c) As roupas não são artefatos culturais funda-mentais na formação e expressão das identi-dades femininas e masculinas.

d) A violência contra homossexuais está assen-tada num conjunto de representações sociais de forte caráter conservador que considera as relações afetivas entre pessoas do mesmo sexo um comportamento desviante.

Tema 3 - Atividades

31

Família e Sociedade

Questão 6

Descreva o modelo da família no Brasil do sé-culo XIX:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

Esta questão deve ser respondida em grupo de cinco alunos. Quais as possíveis consequências oriundas da desestruturação familiar e qual o papel do assistente social nesses casos?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 8

(ENADE, 2004). Muitos países enfrentam sério problema com seu elevado crescimento popu-lacional. Em alguns desses países foi proposta (e por vezes colocada em efeito) a proibição de as famílias terem mais de um fi lho. Algumas vezes, no entanto, essa política teve consequências trágicas (por exemplo, em alguns países houve registros de famílias de camponeses abandona-rem suas fi lhas recém-nascidas para terem outra

chance de ter um fi lho do sexo masculino). Por essa razão, outras leis menos restritivas foram consideradas. Uma delas foi: as famílias teriam o direito a um segundo (e último) fi lho, caso o primeiro fosse do sexo feminino. Suponha que esta última regra fosse seguida por todas as fa-mílias de certo país (isso é, sempre que o primei-ro fi lho fosse do sexo feminino, fariam uma se-gunda e última tentativa para ter um menino). Suponha ainda que, em cada nascimento, sejam iguais as chances de nascer menino ou menina.

Examinando os registros de nascimento, após alguns anos de a política ter sido colocada em prática, seria esperado que:

a) O número de nascimentos de meninos fosse aproximadamente o dobro do de meninas.

b) Em média, cada família tivesse 1,25 fi lhos.

c) Aproximadamente 25% das famílias não ti-vessem fi lhos do sexo masculino.

d) Aproximadamente 50% dos meninos fossem fi lhos únicos.

e) Aproximadamente 50% das famílias tives-sem um fi lho de cada sexo.

Questão 9

Como está estudando sobre as grandes transfor-mações ocorridas na família, faça uma pesquisa nos jornais procurando uma notícia que eviden-cie essas mudanças e, em seguida, descreva seus comentários em 10 linhas.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Tema 3 - Atividades

32

Família e Sociedade

Questão 10

(UEM, 2008). Considere a refl exão contida no seguinte texto: “A função biológica de gerar outros seres parecia prender a mulher às leis inexoráveis da natureza, torná-la inapta para se alçar ao nível da ‘civilização’ e ser, por excelên-cia, o fator diferencial dos sexos”. (ALMEIDA, 1996). Sobre a temática abordada pela autora, assinale o que for correto:

a) Os recentes avanços políticos, econômicos e culturais que favoreceram as mulheres em nossa sociedade são exemplos das conces-sões feitas pelos homens.

b) Fatores biológicos não determinam total-mente os papéis de mulheres e de homens na família. Por exemplo, na sociedade pós-industrial, os fi lhos são criados, muitas vezes, por mãe e pai que trocam constantemente de papel entre si.

c) Você pode concluir do texto que, em alguns contextos, a função reprodutiva da mulher foi um elemento defi nidor da sua condição como indivíduo na sociedade.

d) Embora as mulheres tenham acumulado conquistas políticas signifi cativas nos últimos tempos, o fato de os homens ainda ocupa-rem a maioria dos cargos políticos comprova que esse é o espaço natural da atuação mas-culina.

e) A divisão sexual do trabalho ocorre em todas as sociedades e é fruto de um processo his-tórico-cultural específi co a cada uma delas. É em decorrência desse processo que algumas atividades profi ssionais são predominante-mente femininas e outras masculinas.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então consulte:

• O artigo de Arlindo Mello Nascimen-to,População e Família Brasileira. Dispo-nível em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_476.pdf>. Acesso em: 23 set. 2010. Nele, o autor resgata alguns conceitos de família, sua importância como unidade de análise, como questão social, seus valores e suas funções.

• O artigo de Arnold & Cristofoli, As implica-ções da família contemporânea no processo de

identifi cação do adolescente. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000082005000200069&script=sci_arttext>. Acesso em: 23 set. 2010. Nele, as autoras abordam a família e a sua infl uência na identifi cação do adolescente.

• O artigo de Sandra Aparecida Serra Zanetti e Isabel Cristina Gomes, A ausência do princípio de autoridade na família contemporânea brasi_leira. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/3726/4532>. Acesso em: 23 set. 2010. Nele, você estudará as infl uências do contexto social e político na estruturação da família contemporânea.

• O artigo de Eleniza Viana, Uma análise dos diversos arranjos familiares da atuali-dade. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/40312/1/Uma-analise-dos-diversos-arranjos-familiares-da-atualidade-/pagina1.html>. Acesso em: 23 set. 2010. O artigo sugerido é voltado aos novos rearranjos familiares e também ao Serviço Social.

• Assista ao fi lme Uma lição de amor, de Jessie Nelson, com Sean Penn, Michelle Pfeiffer, Laura Dern, Dakota Fanning, Dianne Wiest. O fi lme conta a história de um pai (um homem com defi ciência mental) que, ao ter a guarda de sua fi lha retirada, recebe a ajuda de uma advogada para provar que pode ser responsável por sua criação. Escreva a sua opinião sobre o papel da assistente social no fi lme.

FINALIZANDO

A família é considerada uma das instituições so-ciais mais antigas e suas regras de constituição são bastante conhecidas. Atualmente, no Brasil, a família experimenta novas formas de orga-nização advindas de um processo de mudança demográfi ca e de transformações econômicas e sociais, que interferiram diretamente nos seus padrões de organização, não somente em ter-mos de tamanho, como também nos aspectos institucionais e culturais. As novas realidades familiares se impõem de forma signifi cativa e, junto com elas, a necessidade de mensuração destas formas. Isso ocorre de modo a contribuir com o conhecimento dos valores que se trans-formam, além de fornecer subsídios para políti-cas públicas voltadas para a família. Até então, nas pesquisas domiciliares do IBGE, a família é considerada, primordialmente, para fi ns de in-vestigação, como um grupo cuja defi nição está

Tema 3 - Atividades

33

Família e Sociedade Tema 3 - Atividades

limitada pela condição de residência em um mesmo domicílio, existindo ou não entre seus membros esses vínculos. Esse aspecto das trans-formações sofridas pela família brasileira foi apreendido por você?

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

34

Tema 4A Família, a Criança e o Adolescente

Objetivos de aprendizagem

• Entender a importância da família na vida de crianças e adolescentes.

• Compreender os principais direitos e deveres da família em relação a crianças e adolescentes, em diversas instâncias.

Para início de conversaNeste tema, você conhecerá, sucintamente, as principais vio-lações sofridas por crianças e adolescentes - física, psicológi-ca, familiar, sexual - como também crianças e adolescentes em situação de abrigo, adoção, acolhimento institucional. Para melhor compreensão, também serão abordados alguns aspectos inerentes ao período da adolescência e a relação pais e fi lhos, fi nalizando com o adolescente autor de ato in-fracional.Ao discorrer sobre todas estas temáticas, é necessário men-cionar um dos dispositivos legais que norteiam, normatizam e amparam crianças e adolescentes em seus direitos e deve-res - o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Assim, não há como falar em atendimento a crianças e adolescentes sem conhecimento do ECA, de vital importância para a práti-ca não só do assistente social, como dos demais operadores do sistema de garantia de direitos.

Por dentro do tema

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 defi ne, em seu art. 226, § 4º: “Entende-se como entidade familiar a comunidade formada por qualquer um dos pais e seus descendentes”.

Essas colocações enfatizam a existência de vínculos de fi liação legal, de origem na-tural ou adotiva, independentemente do tipo de arranjo familiar em que as relações de parentalidade e fi liação possam estar incluídas, o que nos remete à compreen-são de que não importa se a família é do tipo nuclear, monoparental, reconstituída ou com outras formas de aglutinação.

Regulamentando as proposições e demais normativas internacionais, a Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA), estabelece sobre a importância da família na vida da criança e do adolescente como mecanismo de proteção e defesa dos direitos da criança e do adoles-cente.

35

Cabe ressaltar que o ambiente familiar tido como local ideal, que proporciona proteção e cuidado, em muitos casos, também é o local de confl ito. Pode até mesmo ser o espaço em que ocorra a violação de direitos da criança e do adolescente. Nesses casos, medidas de apoio à família deverão ser tomadas, bem como outras que se fi zerem necessárias, objetivando assegurar o direito da criança e do adolescente de se desenvolver no seio de uma família.

Dentre as situações de violação de direitos vividas por crianças e adolescentes estão a falta ou a fragilização dos vínculos familiares e comunitários, que requerem atenção e medidas interventivas da sociedade e do Estado. Den-tre elas, destacam-se negligência, abandono, violência doméstica e abuso sexual.

Assim, o ECA prevê a responsabilização da família e ou/responsáveis em situações que envolvam o descumprimen-to dos direitos de crianças e adolescentes.

O ECA estabelece, em seu artigo 92, quanto à excepcionalidade e à provisoriedade do acolhimento institucional, obrigando que se assevere a “preservação dos vínculos familiares e a integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem”.

O acolhimento institucional para crianças e adolescentes pode ser disponibilizado em diferentes modalidades como casa-lar e casa de passagem, abrigos, entre outros. Independentemente da nomenclatura, essas modalida-des de atendimento estão previstas no referido artigo. Lembrando, sempre, que atualmente as recomendações com relação a tais atendimentos são pautados na provisoriedade e normativas estabelecidas no ECA, e não mais, como no passado, os chamados orfanatos, que tinham uma característica defi nitiva e sem parâmetros de aten-dimento.

Muitos pais atuam com rigidez intensa perante seus fi lhos, gerando confl itos. Outros, com permissividade extre-ma, deixando de orientar o fi lho num momento tão importante de estruturação de sua personalidade. O adoles-cente quer independência, mas também quer limites e precisa deles.

Felizmente, há muitos pais que compreendem a adolescência como um processo na vida do fi lho, agindo como facilitadores da vivência desse processo, ou seja, mantendo postura de diálogo, de abertura para com o fi lho. Winnicott (apud MDS, 2005, p. 68) evidencia que “um ambiente afetivo e continente às necessidades da criança e, mais tarde adolescente, constitui a base para o desenvolvimento saudável ao longo de todo ciclo vital”.

Vale ressaltar que nem sempre a família consegue suprir as necessidades de seus membros, isso devido às con-dições precárias de habitação, saúde, escolarização, educação, ou mesmo pela exposição de seus membros a ambientes de violência urbana, insalubridade, dentre outros fatores.

O lar moderno, na busca de suprir as necessidades de sobrevivência, implica lacunas e papéis suprimidos por estas condições, ocasionando o confl ito familiar. A família estaria vivendo um rude impasse em acrescentar novos valo-res e perdendo alguns, ou seja, os pais, cada dia mais preocupados com o futuro dos fi lhos, não medem esforços para lhes proporcionar o que o mundo moderno oferece e o consumismo que a mídia a todo o momento divulga e incentiva. Porém, enquanto os pais saem de suas casas para tentarem oferecer “o melhor” (em termos materiais e intelectuais) a seus fi lhos e, esses fi cam sob os cuidados de pessoas ou instituições nem sempre preparadas para sua criação. O fi lho “bem educado” tem um sentido e fi lho “bem criado”, outro. Ambos são importantes na construção da personalidade do indivíduo.

O que são medidas socioeducativas? São as medidas aplicáveis aos adolescentes que cometem ato infracional. Verifi cada a prática do ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas:

I - Advertência: consiste em repreensão verbal, reduzida a termo.

II - Obrigação de reparar o dano: a autoridade determina que o adolescente promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, o compense.

III - Prestação de Serviços à Comunidade (PSC): consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse ge-ral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos.

IV - Liberdade Assistida (LA): a autoridade designa pessoa capacitada para acompanhar o caso, a ser recomendada por entidade ou programa de atendimento.

36

V - Regime de Semiliberdade: O regime pode ser determinado desde o início, ou como forma de transição para o meio aberto, possibilitada a realização de atividades externas, independentemente de autorização judicial. É realizado em uma instituição específi ca para tal situação.

VI - Internação: Constitui medida privativa de liberdade, e o período não poderá ultrapassar três anos.

Vale ressaltar que, em todas as medidas, o acompanhamento e o suporte da família são de suma importância para que a ressocialização dos adolescentes, em cumprimento de medidas socioeducativas, seja efetivada.

A Lei Federal nº 8.069/1990 aponta para a responsabilidade da família, enquanto primeira agência para efetivação dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (art. 4), enfatizando que, quando a família não consegue efetivar os direitos citados pelo ECA, a Sociedade e o Governo deverão subsidiá-la, informando-a e instrumentalizando-a.

Assim, diante do que determina o ECA e pelo reconhecimento da importância do núcleo familiar no desenvolvi-mento saudável da criança e do adolescente, se faz necessário o acompanhamento e o apoio da família dos ado-lescentes que cumprem medidas socioeducativas. Isso visa à sua proteção, valorização e manutenção de vínculos. É importante ressaltar que essas famílias se encontram, em sua maioria, em situação de exclusão social, sendo fundamental o resgate de sua condição de sujeitos capazes de responder prazerosa e orgulhosamente pelos seus adolescentes.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

37

Família e Sociedade

Atividades

INSTRUÇÕES

Atualmente, o desempenho profi ssional exige do especialista a habilidade de trabalhar em equipe e clareza e objetividade nas colocações verbais e escritas.

No intuito de exercitar isso, as questões de nú-meros 1 a 5 devem ser feitas individualmente. As questões 6 e 7 são atividades a serem realiza-das naqueles horários que você tem para estudo a distância.

As questões 8, 9 e 10 deverão ser resolvidas em grupo de 4 a 5 alunos. Interesse, conhecimento e leitura crítica são imprescindíveis nesse pro-cesso.

Importante: não se esqueça de que para respon-der às questões, além do PLT indicado, você pre-cisa ler os textos postados no ambiente virtual de aprendizagem e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ponto de partida

Como você observou nesta temática, nem sem-pre a família consegue cumprir seu papel prote-tivo, pois em algumas situações acontece o in-verso, ou seja, ocorre a violação dos direitos da criança e dos adolescentes, quer seja por falta de recursos materiais, como por um comporta-mento e direcionamento inadequados dos ge-nitores para com sua prole. Faça uma refl exão acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente. Assim como parte da sociedade, você também acredita que o Estatuto somente prevê direitos para crianças e adolescentes?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para confi rmar seu aprendizado.

Questão 1

De acordo com o texto 1 postado no ambien-te virtual, a Lei nº 8.069/1990 regulamenta um conjunto de inovações na perspectiva da cida-dania da população. Você pode afi rmar que esse dispositivo legal aborda:

a) Constituição Federal do Brasil.

b) Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

c) Declaração sobre os Direitos da Criança e do Adolescente.

d) Regras Mínimas das Nações Unidas para a Administração Juvenil e a Convenção Ame-ricana sobre os Direitos Humanos.

e) Código de Menores.

Questão 2

O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro ao conceber crianças e adolescentes como sujei-tos de direitos, em situação peculiar de desen-volvimento. De acordo com o referido Estatuto, quando houver necessidade, a medida socioe-ducativa pode ser aplicada a um adolescente a partir da idade de:

a) 17 anos.

b) 12 anos.

c) 15 anos.

d) 11 anos.

e) 13 anos.

Tema 4 - Atividades

38

Família e Sociedade

Questão 3

Para efeito de proteção, é proibido à criança e ao adolescente qualquer tipo de trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de:

a) 13 anos.

b) 14 anos.

c) 16 anos.

d) 12 anos.

e) 18 anos.

Questão 4

Agora que você já sabe mais um pouco sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), segundo esse dispositivo legal, cite quantas e quais são as medidas socioeducativas:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 5

Como você acabou de estudar sobre o ECA, es-colha dois tipos de medidas socioeducativas e elabore uma situação envolvendo uma adoles-cente que cometeu um ato infracional. Imagine que você foi designado (a) como juiz para aplicar uma medida a esta adolescente em consonância ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Tema 4 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 6

Após a leitura do texto postado e mediante con-sulta do Estatuto da Criança e do Adolescente, leia a situação abaixo e responda à questão:

“Lucas, 12 anos, sempre foi um garoto de boa índole, sem nenhum envolvimento anterior em episódios de contravenção. Porém, em virtude de infl uência de más companhias, envolveu-se em um episódio de depredação ao patrimônio público (pichação)”. Sendo assim, o adolescente foi encaminhado à Delegacia da Infância e da Juventude, momento em que o Delegado jul-gou necessário encaminhá-lo diretamente para uma Unidade Educacional de Internação.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Ado-lescente, o Delegado agiu corretamente?

a) Sim, pois, segundo o ECA, todo tipo de co-metimento de ato infracional deve ser, pri-meiramente, passível da aplicação de medi-da de internação.

b) Sim, porque todo ato infracional cometido por adolescente deve ser encaminhado para unidade Educacional de Internação.

c) Não. O fato deveria ser comunicado ao Jui-zado da Infância e da Juventude para que, então, o juiz, de posse das informações ne-cessárias, aplique uma medida socioeducati-va, que, neste caso, não seria uma medida de privação de liberdade.

d) Sim. O Delegado, como titular da Delegacia da Infância e da Juventude, tem total auto-ridade para encaminhar o adolescente, sem autorização do Judiciário.

e) Não, pois, segundo o ECA, o adolescente só possui direitos e não deveres.

39

Família e Sociedade

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 10

Reúna-se com o grupo para discutir sobre o qua-dro situacional das medidas socioeducativas no seu município. Existe alguma Unidade Educacio-nal de Internação? E as medidas socioeducativas não restritivas de liberdade, como estão sendo executadas no seu município?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Lembre-se que a terminologia menor infrator não é mais utilizada e sim adolescente autor de ato infracional, adolescente em confl ito com a lei, ou adolescente em cumprimento de medi-das socioeducativas.

Você quer saber mais sobre o assunto? Então, consulte:

• O site da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Disponível em: <www1.direitoshumanos.gov.br>. Acesso em: 2 set. 2010. Nele, você irá encontrar as formas de articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos humanos.

Tema 4 - Atividades

Questão 7

Cite pelo menos dois avanços ocorridos após a promulgação do Estatuto da Criança e do Ado-lescente:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 8

Leia, com o grupo, as pp. 112-121 do Livro PLT e elabore um texto, de aproximadamente 20 linhas, sobre o que o grupo entendeu pela ex-pressão colocada pelo autor: “trabalho sujo”.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 9

De acordo ainda com a leitura das pp. 121-126 do Livro PLT, faça individualmente uma pesquisa sobre a palavra socioeducação. Após esta pes-quisa, reúna-se com o grupo e debata o tema. Em consenso, defi na, em 10 palavras, qual é, para o grupo, o signifi cado da palavra socioe-ducação para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

40

Família e Sociedade

• O artigo de Marcela Marinho Rodrigues e Ângela Mendonça, Algumas Refl exões Acerca da Socioeducação, no site do Ministério Público de Goiás. Disponível em: <www.mp.go.gov.br/drogadicao/htm/med1_art13.htm>. Acesso em: 2 set. 2010. O artigo traz refl exões teóricas e empíricas acerca do processo de socioeducação do adolescente em confl ito com a lei.

• Os fi lmes: Pai Patrão, de Paolo e Vittorio Taviani (1977) e “Patch Adams”, que retratam a violência doméstica.

FINALIZANDO

Neste capítulo, você estudou um pouco sobre a família, a criança e o adolescente. Você conhe-ceu um pouco sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), medidas de proteção, me-didas socioeducativas. É conveniente que você consulte novas fontes de conhecimento. Isso porque a política de atendimento à criança e ao adolescente é mais campo de atuação em que o assistente social se faz presente e necessário. Após todas as discussões efetuadas, você já sa-beria diferenciar medidas de proteção e medi-das socioeducativas? Pois bem, esse tema será discutido em breve na teleaula.

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Tema 4 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

41

Tema 5 Família - e as Situações Vivenciadas por seus Membros

Objetivos de aprendizagem

• Entender a importância da família no processo de envelhecimento saudável a seus idosos.

• Compreender a relevância da família na qualidade de vida da pessoa com defi ciência.

• Possibilitar a busca pela instrumentalização da família no atendimento à pessoa idosa e à pessoa com defi ciência.

• Contextualizar os principais tipos de defi ciências.

• Conhecer as principais legislações e políticas relativas à pessoa idosa e à pessoa com defi ciência.

Para início de conversaVocê observou que os temas anteriormente estudados se referem às etapas de convivência familiar? Você acabou de aprender um pouco sobre a família, a criança e o adoles-cente. Neste tema, serão estudadas duas situações em que a família, mais uma vez, é imprescindível para a condução do processo de convivência saudável e harmônico. A família, a pessoa idosa e a pessoa com defi ciência serão retratadas. Principais legislações, principais tipos de defi ciência, rede de atendimento, fi nalizando com os dados estatísticos no Brasil com relação ao envelhecimento populacional.

Por dentro do tema

Conforme a Lei Federal nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994, é considerada idosa a pessoa maior de 60 anos de idade. Tendo em vista que a população do Brasil está envelhecendo, e futuramente haverá uma população considerável de idosos, é ne-cessário buscar mecanismos que ofereçam a esse público a devida infraestrutura e suporte necessários para um envelhecimento saudável, assim como também ofere-cer apoio à família desses idosos.

O envelhecimento, como todas as etapas humanas, transforma a relação do homem com o tempo, com o mundo e com sua própria história. Dessa forma, infl uencia não só nas características biopsíquicas, mas também sociais e culturais.

Com relação ao social, o preconceito de envelhecer é notório, pois, para algumas pessoas, há a concepção de que os idosos são incapazes e improdutivos. Por conseguinte, serão tratados com impaciência, rispidez, preconceito, violência física e psicológica, e condições desumanas de sobrevivência.

42

O envelhecimento é um fenômeno biopsicossocial que agrega ao ser humano uma relação com a sociedade. As-sim, o corpo humano sofre danos/perdas de ordem natural do tempo, o que ocorre independentemente da boa ou má qualidade de vida. Com uma alimentação saudável, porém, equilíbrio emocional e psicológico, associados a atividades físicas regulares e descanso, pode-se retardar ou minimizar algumas alterações do organismo. A prá-tica de atividades que estimulem a criatividade e a memória é essencial para a oxigenação do cérebro.

É saudável e necessário reconhecer que já se está mais velho, com algumas limitações, lembrando que existem aspectos positivos e negativos dessa etapa a serem aceitos. Isso contribui para a satisfação emocional e autoesti-ma do idoso.

Vale ressaltar que não adiantará a longevidade se não houver, na família e, na sociedade, a devida valorização do idoso.

Rede de Atendimento

O idoso possui direito ao atendimento preferencial nos órgãos públicos e privados, prestadores de serviços à po-pulação.

É assegurado também ao idoso o acesso aos locais de eventos culturais mediante preços reduzidos. Com relação ao transporte, os idosos com idade acima de 65 anos possuem o direito ao assento gratuito no transportes co-letivos em âmbito nacional. Em alguns Estados e municípios, essa gratuidade ou redução de preços se estende também às linhas interestaduais. A locomoção gratuita já é uma realidade no Brasil.

O idoso que não possui meios de prover a própria subsistência, não possui família, ou cuja família não tenha con-dições de prover sua subsistência, terá direito à assistência auxiliar pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, na forma da lei.

Em virtude do aumento da população idosa no Brasil, a preocupação com o atendimento a esse público tem au-mentado. Observe o número de iniciativas governamentais por meio da disponibilização de espaços destinados a atividades físicas e culturais para o idoso, denominados “Centro de Convivência”. Trata-se de instituições em que as famílias podem deixar seu idoso, com espaço físico adequado e quadro de profi ssionais preparados para tal atendimento. Vale destacar que existem regras relacionadas às instituições que prestam atendimento à pessoa idosa, ou seja, elas precisam atender às recomendações da legislação e órgãos fi scalizadores de tais serviços. As empresas privadas também têm investido e obtido lucro pela oferta de serviços, como: pacotes turísticos especiais, centros de atendimento à pessoa idosa.

Diante de tantos avanços, porém, ainda existem alguns desafi os nessa área quanto à superação de mitos e pre-conceitos com a pessoa idosa. Essa precisa ser acolhida e entendida pela nossa sociedade de forma respeitosa e digna de convivência e atendimento. É necessário, também, colocar em pauta outro assunto que ainda permeia o atendimento à pessoa idosa: as formas de violência praticadas contra o idoso, sejam por parte de familiares, ou por aqueles que prestam atendimento. Essas situações precisam ser identifi cadas e encaminhadas aos órgãos competentes para que se desfaça a concepção de que o idoso é um fardo.

A família e a pessoa com defi ciência

A palavra defi ciência corresponde ao inglês disability e ao espanhol discapacidad. Assim, o termo people with disability (também people with disabilities) ou personas con discapacidad é traduzido como pessoas com defi ciên-cia, pessoas portadoras de defi ciência ou, ainda, portadores de defi ciência.

Este termo é genérico e se refere a todo segmento, independentemente do tipo de sequela ou característica da defi ciência. Quando se utiliza o termo pessoas portadoras de defi ciência, está se referindo a cegos, surdos, paraplégicos, paralisados cerebrais e outros. Os diversos tipos de defi ciência também podem ser referidos como defi ciências físicas, sensoriais, orgânicas ou mentais.

Dentro da terminologia atualmente aceita, o termo pessoa com defi ciência ou pessoa defi ciente é consi-derado correto, não sendo mais aceita a nomenclatura pessoa portadora de defi ciência ou pessoa portadora de necessidades especiais, muito embora a Constituição Federal e outros dispositivos legais ainda utilizem tais terminologias.

43

Para se entender melhor as diferentes defi ciências, serão defi nidos os principais tipos, utilizando-se como base o documento Portraying People with Disabilities, da National Easter Seal Society, Chicago, EUA e Resultado da Sistematização dos Trabalhos da Câmara Técnica sobre Reserva de Vagas Para Portadores de Defi -ciência - Subsídios Para Regulamentação do artigo 5º, § 2º, da Lei nº. 8.112/1990. Brasília: Corde, 1996. 16 p.

Defi ciência sensorial

Divide-se em visual e auditiva:

• Defi ciência visual - perda total (cegueira) ou parcial da visão.

• Defi ciência auditiva - perda total (surdez) ou parcial da audição.

Defi ciência múltipla — duas ou mais defi ciências ao mesmo tempo numa pessoa, como, por exemplo, surdez e cegueira.

Defi ciência da fala — um padrão de fala limitada ou difi cultosa.

Defi ciência mental — um padrão intelectual reduzido e consideravelmente abaixo da média.

• Defi ciência mental leve, moderada, severa ou profunda são termos que indicam níveis de comprometimen-to (ou difi culdades cognitivas).

Defi ciência física - perda ou redução da capacidade motora. Um procedimento comum é referir-se aos porta-dores de defi ciência de qualquer tipo chamando-os “defi cientes físicos”. Isso é um equívoco, pois desconsidera as pessoas com defi ciência sensorial ou mental.

A defi ciência física engloba vários tipos de limitação motora. Os principais são os seguintes:

• Paraplegia — paralisia total ou parcial da metade inferior do corpo, comprometendo as funções das per-nas. Geralmente, é causada por lesão da medula espinhal ou por poliomielite.

• Tetraplegia — paralisia total ou parcial do corpo, comprometendo as funções dos braços e pernas. Possui as mesmas causas da paraplegia.

• Hemiplegia — paralisia total ou parcial das funções de um só lado do corpo. As causas são as lesões cere-brais por enfermidade, golpe ou trauma.

• Amputação — falta total ou parcial de um ou mais membros do corpo.

• Malformação congênita — anomalia física desde o nascimento.

• Paralisia cerebral — termo amplo que designa um grupo de limitações psicomotoras resultantes de uma lesão do sistema nervoso central. Geralmente, os portadores de paralisia cerebral possuem movimentos involun-tários, espasmos musculares repentinos, chamados espasticidade. Ao utilizar a terminologia, atente para o fato de os músculos, e não a pessoa, serem espásticos.

A paralisia cerebral apresenta diferentes níveis de comprometimento, dependendo da área da lesão no cérebro. Não se pode concluir que uma pessoa com paralisia cerebral possui também defi ciência mental. Embora haja casos de pessoas que tenham paralisia cerebral e defi ciência mental, estas duas condições não acontecem ne-cessariamente ao mesmo tempo.

Anotações ______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

44

Família e Sociedade

Atividades

INSTRUÇÕES

As questões de 1 a 5 deverão ser feitas indivi-dualmente. As questões 6 e 8 deverão ser rea-lizadas como autoestudo. As questões 7, 9 e 10 deverão ser realizadas em grupo, no intuito de compartilhar o conhecimento e opiniões com os colegas.

Importante: não se esqueça de que, para res-ponder às questões, você precisa ler os textos postados no ambiente virtual de aprendizagem e o Estatuto da Pessoa Idosa.

Ponto de partida

Conhecer um pouco sobre o universo que per-meia algumas situações vivenciadas pela família auxilia na compreensão do tema, bem como na busca de resoluções. Sendo assim, como você vê situações em que muitos familiares abandonam tanto seus idosos ou membros com alguma de-fi ciência nas chamadas instituições (depósitos de seres humanos)? Qual dispositivo legal você acionaria para que essa situação seja minimiza-da?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para confi rmar seu aprendizado.

Tema 5 - Atividades

Questão 1

De acordo com o texto postado (Família - algu-mas situações vivenciadas por seus membros) no ambiente virtual, ofertar atendimento preferen-cial ao idoso sobre os seus direitos previdenciá-rios e os meios de exercê-los, assim como prestar atendimento, preferencialmente, nas áreas de arrecadação e fi scalização, visando à prestação de informações e cálculo de contribuições indi-viduais. É competência de qual Órgão?

a) Ministério Público.

b) Prefeitura Municipal.

c) Instituto Nacional de Seguro Social- INSS.

d) Ministério da Justiça.

e) Secretaria de Assistência Social do Município.

Questão 2

Reportando-nos ao texto postado (A família e a pessoa idosa, a família e a pessoa portadora de defi ciência) no ambiente virtual, assegurar aos usuários que comprovem renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo a concessão do recebimento do benefício de prestação conti-nuada de 01 salário mínimo integral ao idoso acima de 70 anos, é prerrogativa de qual dispo-sitivo legal?

a) Política Nacional do Idoso.

b) Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

c) Sistema Único de Saúde - SUS.

d) Prefeitura Municipal.

e) Lei Orgânica da Saúde.

Questão 3

De acordo com o texto postado no ambiente virtual “A família e o idoso e o portador de de-fi ciência”, você soube que defi ciência física é a perda ou redução da capacidade motora, e que a defi ciência física engloba vários tipos de limi-tações motoras. Diante dos conceitos elencados no texto, uma pessoa vítima de um acidente de trânsito, que vem a perder todos os movi-mentos abaixo da cintura, pode ser considerada

45

Família e Sociedade

uma defi ciente física que se enquadra em qual limitação?

a) Paraplégica.

b) Tetraplégica.

c) Hemiplégica.

d) Paralítica Cerebral.

e) Paralítica com espasticidade.

Questão 4

De acordo a legislação brasileira, todo concurso público deve reservar um percentual de vagas para o portador de defi ciência. E essa afi rmação está amparada no:

a) § 3º do artigo 37 da Loas.

b) § 3º do artigo 37 da Constituição Federal.

c) Artigo 37 da Constituição Federal.

d) § 3º do artigo 47 da Constituição Federal.

e) Artigo 20 da Loas.

Questão 5

Com base na leitura do texto “Família: algu-mas situações vivenciadas por seus membros”, postado no ambiente virtual de aprendizagem, identifi que quais situações estão sendo viven-ciadas pelas famílias brasileiras na atualidade. (questão de múltipla escolha):

a) Aumento da população idosa de 70 anos ou mais de idade.

b) Redução do número da população jovem.

c) Aumento no número de fi lhos.

d) Qualidade de vida da pessoa idosa.

e) Diminuição das mulheres como chefes de fa-mília.

Assinale as alternativas que apresentam as res-postas corretas:

I. As alternativas A e B estão corretas.

II. As alternativas B e D estão corretas.

III. As alternativas A, B e D estão corretas.

IV. Todas as alternativas estão corretas.

V. As alternativas C e D estão corretas.

Tema 5 - Atividades

Questão 6

A defi ciência física engloba vários tipos de limi-tação motora. Cite pelo menos três das princi-pais limitações:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

Reúna-se em grupo de 4 a 5 alunos e procure, primeiramente entre componentes deste gru-po, identifi car se alguém convive em seu am-biente familiar com alguma pessoa idosa ou com defi ciência? Como se encontra essa rela-ção? Conhece os direitos assegurados a esse público-alvo? O que você entende por acessibi-lidade?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

46

Família e Sociedade

Questão 8

Você vai, agora, fazer uma correlação sobre os atendimentos disponibilizados aos idosos e aos portadores de defi ciência, perante a atuação do profi ssional de Serviço Social. Para isso, realize individualmente uma pesquisa na internet, em jornais ou com profi ssionais, sobre os tipos de trabalho que o assistente social desenvolve com as famílias dos usuários desses serviços.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 9

Após a realização da atividade acima, reúna-se em grupo e discuta sobre o que foi pesquisado, sintetizando, dentre os tipos de trabalhos pes-quisados, qual o grupo considera mais interes-sante e abrangente para atuação do assistente social?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 10

Você vai fi nalizar esta unidade, exercitando seu conhecimento por meio desta dinâmica.

Tenho preconceito?

Objetivo: Permitir que o grupo refl ita sobre as diferentes formas de preconceito e identifi car os aspectos ideológicos determinantes de suas atitudes no cotidiano.

Espaço: Sentados em círculo.

Material necessário: Bonecos de cartolina recor-tados, um barco de papel craft.

Metodologia

1- Inicialmente, o tutor deverá dividir o gru-po em subgrupos, com, aproximadamente, 7 a 10 participantes. Após, entregará bonecos de cartolina que representarão pessoas com as ca-racterísticas anotadas no verso, como por exem-plo:

Pessoa 1 - Mulher jovem negra, defi ciente visual e pobre.

Pessoa 2 - Mulher idosa.

Pessoa 3 - Defi ciente Físico.

Pessoa 4 - Rapaz Homossexual.

Pessoa 5 - Homem rico e jovem.

Pessoa 6 - Homem vivendo com HIV.

Pessoa 7 - Adolescente usuário de drogas.

Pessoa 8 - Trabalhador braçal.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Para melhor aproveitamento, resolva as ques-tões acima, correlacionando com os textos pos-tados e também com o Estatuto do Idoso e a Política de Atendimento à Pessoa Portadora de Defi ciência.

• Assista ao fi lme A Família Savage, sob a di-reção de Tamara Jenkins, com Philip Seymour Hoffman, Laura Linney, Philip Bosco, Peter Frie-dman, Gbenga Akinnagbe.

Além do site do Ministério da Saúde, o qual con-tém várias informações sobre a Política Nacional de Atendimento à Pessoa com Defi ciência, você poderá consultar:

• O site Defi ciente online. Disponível em: <www.defi cienteonline.com.br>. Acesso em: 23 set. 2010. Trata-se de um site exclusivo para os profi ssionais com defi ciências.

Tema 5 - Atividades

47

Família e Sociedade

• O site Acessibilidade Brasil. Disponível em: <http://www.acessobrasil.org.br>. Acesso em: 23 set. 2010. Nele, você encontrará os princípios da acessibilidade, na área digital, visando à inclusão social.

• O site Direito do Idoso. Disponível em: <www.direitodoidoso.braslink.com>. Acesso em: 23 set. 2010. No site, você encontrará uma coletânea de informações, como notícias, legislação, artigos doutrinários e saúde, destinados ao idoso.

• O site Cuidar de Idosos. Disponível em: <www.cuidardeidosos.com.br>. Acesso em: 23 set. 2010, onde você encontrará dicas diversas para cuidados com a pessoa idosa, cursos de formação, simpósios gratuitos, além de um grande acervo acadêmico na seção biblioteca com artigos, livros, manuais e políticas e vídeos informativos.

• O site Direito do Idoso. Disponível em: <www.direitodoidoso.braslink.com>. Acesso em: 23 set. 2010. No site, você encontrará uma coletânea de informações, como notícias, legislação, artigos doutrinários e saúde, destinados ao idoso.

FINALIZANDO

Você acabou de estudar a temática sobre a fa-mília e a pessoa idosa, a família e a pessoa com defi ciência. Conhecer as principais legislações e os serviços de atendimento a esse público-alvo é de suma importância. Essa temática despertou em você a vontade de conhecer tais serviços em sua comunidade?

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Tema 5 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

48

Tema 6Família e Trabalho

Objetivos de aprendizagem

• Compreender a importância do trabalho em nossa sociedade.

• Refl etir sobre as relações oriundas das relações de trabalho e sua interseção com a questão familiar.

Para início de conversaNeste tema, você irá aprofundar o estudo da importância do trabalho para o ser humano. Analisará as transformações ocorridas no mundo do trabalho, os efeitos da globalização e as mudanças que afetaram a organização da família, em razão do redimensionamento do trabalho.Você perceberá a relação entre esses dois institutos (família e trabalho) de nossa sociedade e como se dá a infl uência de cada um deles em nossas vidas. Como o estudo do tema é bastante próximo de nossa realidade, terá de alimentar seu espírito crítico para poder analisar as diferentes situações co-tidianas que se apresentam.Para subsidiá-lo nos estudos, consulte os textos postados no ambiente virtual de aprendizagem, bem como o Livro-Texto “Política Social, Família e Juventude”.No texto do capítulo 3 do PLT, você encontrará a análise das transformações ocorridas no trabalho, a questão da globali-zação e as mudanças dentro da família brasileira em razão do redimensionamento do trabalho. Bom estudo!

Por dentro do tema

A partir do trabalho, o homem foi se tornando capaz de criar novas formas de inte-ração com a natureza que permitiram o desenvolvimento amplo do gênero huma-no. Isso foi se estendendo às formas de organização social, sempre alicerçadas na organização do trabalho e da produção social, conforme entendimento de Engels, 1979, pp. 269-280.

Nos dias de hoje, o debate sobre o mundo do trabalho continua se desenvolven-do com enfoque na hegemonia político-ideológica capitalista. Observa-se que essa questão é discutida cada vez mais e com maior destaque ao debate. O tópico desse debate é em relação ao emprego na sociedade contemporânea, emprego esse que vem impulsionando pesquisadores, políticos, movimentos sociais, organizações in-ternacionais e tantos outros atores sociais. Todos buscam soluções e refl exões para um dos principais problemas enfrentados por grande parte dos países. E, não apenas a isso se resume o debate, mas à distribuição de renda,

49

diminuição de desigualdades, promoção de desenvolvimento social. São todos temas recorrentes ou desdobra-mentos superfi ciais, daquilo que pode ser considerado uma das principais crises no mundo do trabalho dentro da sociedade burguesa.

Daí a importância do profi ssional do Serviço Social na compreensão e refl exão sobre essas questões, sua origem e os rumos tomados na atualidade.

Você acredita na importância do trabalho na estruturação da família? Você sabe como isso ocorre?

As mudanças recentes no mundo do trabalho afetaram a relação família-trabalho na articulação de seus mem-bros para a atividade produtiva remunerada e na sua organização para garantir a sobrevivência imediata e buscar melhores condições de vida. Nesse contexto, observa-se uma maior permanência dos jovens na escola, o declínio de sua participação no mercado de trabalho e o crescimento da inserção produtiva de mulheres, sejam chefes de família ou cônjuges.

De acordo com Antunes, R. e Alves, G. (2004), há uma tendência de enorme signifi cado no mundo do trabalho contemporâneo: trata-se do aumento signifi cativo do trabalho feminino, que atinge mais de 40% da força de trabalho em diversos países avançados, e que tem sido absorvido pelo capital, preferencialmente no universo do trabalho part-time (meio período), precarizado e desregulamentado.

Continuando nesse cenário, afi rmam que, ao lado da exclusão dos jovens, vem ocorrendo também a exclusão dos trabalhadores com idade próxima de 40 anos e que, uma vez excluídos do trabalho, difi cilmente conseguem rein-gresso no mercado, passando a fazer parte dos contingentes do chamado trabalho informal, dos desempregados, dos “trabalhos voluntários” etc. O mundo do trabalho atual tem recusado os trabalhadores herdeiros da “cultura fordista”, fortemente especializados, que são substituídos pelo trabalhador “polivalente e multifuncional” da era toyotista.

E, paralelamente a essa exclusão dos “idosos” e jovens em idade pós-escolar, o mundo do trabalho, nas mais diversas partes do mundo, no Norte e no Sul, tem se utilizado da inclusão precoce e criminosa de crianças no mercado de trabalho, nas mais diversas atividades produtivas.

Como desdobramento dessas tendências anteriormente apontadas, vem se desenvolvendo no mundo do tra-balho uma crescente expansão do trabalho no chamado “Terceiro Setor”, assumindo uma forma alternativa de ocupação, por intermédio de empresas de perfi l mais comunitário, motivadas predominantemente por formas de trabalho voluntário. Essas abarcam um amplo leque de atividades, nas quais predominam aquelas de caráter assis-tencial, sem fi ns diretamente mercantis ou lucrativos e que se desenvolvem relativamente à margem do mercado.

De acordo com Antunes, R. (2008), mais de um bilhão de homens e mulheres padecem as vicissitudes do trabalho precarizado, instável, temporário, terceirizado, quase virtual, dos quais centenas de milhões têm seu cotidiano moldado pelo desemprego estrutural.

A partir da ideia de que a família é um grupo social muito importante na vida e na formação do indivíduo, fi ca clara a importância de se estudar como o trabalho interfere nas relações familiares do trabalhador, na vida dos seus fi lhos e, ao mesmo tempo, como a vida familiar interfere no trabalho.

É importante ter isso em mente para avaliar em que medida o trabalho afeta as relações de um dos grupos sociais mais importantes para o desenvolvimento do ser humano.

A partir da emancipação da mulher no séc. XX, as alterações familiares vêm sendo feitas. Entre outras razões por-que a mulher passou a ter o poder sobre o seu próprio corpo e, portanto, sobre uma possível gravidez, tirando do homem a decisão quanto à procriação. O surgimento dos métodos anticoncepcionais deu a essa mulher o direito ao prazer de desfrutar de sua sexualidade.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

50

Família e Sociedade

Atividades

INSTRUÇÕES

As questões de números 1 a 5 devem ser feitas individualmente. Já a questão 10 deve ser feita em grupo de cinco alunos. E as questões de 6 a 9 são atividades a serem realizadas naqueles horários que você tem para estudo a distância.

Importante: não se esqueça de que para respon-der às questões você precisa ler os textos posta-dos no ambiente virtual de aprendizagem.

Ponto de partida

Como se dá a relação entre família e trabalho? Escreva um texto de cinco linhas.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

Após a leitura do capítulo 3 do Livro-Texto “Transformações econômicas e sociais no Bra-sil dos anos 1990 e seu impacto no âmbito da família”, de autoria de Mônica Maria Torres de Alencar, responda às seguintes questões:

a) Por que a autora critica a tendência existen-te no Brasil de se resolver na esfera privada questões de ordem pública?

Tema 6 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

b) Por que os argumentos conservadores que di-zem que é necessária a redução dos encargos trabalhistas e a fl exibilização dos contratos de trabalho estão equivocados dentro do contex-to brasileiro?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 2

De acordo com o texto, quem são os excluídos do mundo do trabalho na sociedade contempo-rânea?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

51

Família e Sociedade Tema 6 - Atividades

Questão 3

Como a mulher tem ocupado seu espaço na so-ciedade e quais as consequências disso? Escreva um texto de aproximadamente 10 linhas.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 4

Da observação do cotidiano no bairro onde você mora, descreva como são constituídas as famílias, quem trabalha fora, quantos fi lhos em média as famílias têm, as principais características das fa-mílias, os papéis de cada um etc. Escreva um tex-to de aproximadamente 10 linhas.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 5

(ENADE, 2004). Assinale a alternativa correta:

“Crime contra Índio Pataxó comove o País.

(...) Em mais um triste ‘Dia do Índio’, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, se per-deu nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou arden-do numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um se manteve ao volante, os outros quatro dirigi-ram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se en-contrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram fl agrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à ví-tima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF, onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio’, o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte − HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje”. Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997

A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a refl exões a respeito dos diferentes aspec-tos da formação dos jovens. (ENADE, 2004)

Com relação às questões éticas, pode-se afi rmar que elas devem:

a) Manifestar os ideais de diversas classes eco-nômicas.

b) Seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.

c) Fornecer soluções por meio de força e auto-ridade.

d) Expressar os interesses particulares da juven-tude.

e) Estabelecer os rumos norteadores de com-portamento.

52

Família e Sociedade

Questão 6

(MTB – Auditor, 2003). Assinale a única opção fal-sa que pode decorrer da refl exão abaixo:

O mundo do trabalho viveu, como resultado das transformações e metamorfoses em curso nas úl-timas décadas, uma múltipla processualidade: de um lado, verifi cou-se uma desproletarização do trabalho industrial, fabril, nos países de capita-lismo avançado. Houve uma diminuição da classe operária industrial tradicional. Paralelamente, efetivou-se uma signifi cativa subproletarização do trabalho, decorrência das formas diversas de trabalho parcial, precário, terceirizado, subcon-tratado, vinculado à economia informal, ao setor de serviços etc. (Antunes, 1997)

a) Sob o capitalismo avançado, acontece a su-pressão ou eliminação da classe trabalhadora. Trata-se de um verdadeiro “adeus ao proleta-riado”.

b) A substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto oferece, como tendência, a possibilida-de de conversão do trabalhador em supervi-sor e regulador do processo de produção.

c) Pode-se constatar, de um lado, um efetivo processo de intelectualização do trabalho manual. De outro, uma subproletarização, expressa no trabalho precário, informal, tem-porário etc.

d) A década de 80 presenciou, nos países de ca-pitalismo avançado, profundas transforma-ções no mundo do trabalho, nas suas formas de inserção, na estrutura produtiva, nas for-mas de representação sindical e política.

e) A metamorfose no universo do trabalho con-fi gura um processo contraditório que qualifi -ca em alguns ramos e desqualifi ca em outros.

Questão 7

Analise as seguintes afi rmações:

I. O trabalho sempre ocupou posição secundá-ria na vida do ser humano.

II. A dinâmica familiar não está vinculada à di-nâmica do trabalho na sociedade capitalista.

III. O papel da mulher se modifi cou tanto no tra-balho como dentro da família, nos dias atu-ais.

Tema 6 - Atividades

IV. Cada vez mais se observa o aumento do nú-mero de empregos formais destinados a jo-vens e idosos em nossa sociedade.

Assinale a alternativa correta:

a) Estão corretas as afi rmações I e II.

b) Estão corretas as afi rmações I, II e III.

c) Está correta apenas a afi rmação IV.

d) Estão corretas as afi rmações III e IV.

e) Nenhuma das afi rmações está correta.

Questão 8

(MTB – Auditor, 2003). A refl exão abaixo per-mite vários desdobramentos sobre o problema do preconceito e da discriminação no trabalho. Uma das apresentadas é falsa. Assinale-a.

Pela sua sutileza, caráter difuso e capilaridade de intromissão nas relações sociais, a efi cácia e a ubiquidade do preconceito são máximas, tanto em relação às práticas de controle, como de dominação e subordinação em todas as ca-tegorias sociais. Manifesta-se como produtor e reprodutor de situações de controle, menospre-zo, humilhação, desqualifi cação, intimidação, discriminação, fracasso e exclusão nas relações entre os gêneros, na esfera do trabalho, nas posições de poder, nos espaços morais e éticos e nos lugares de enunciação da linguagem. (SORIA BATISTA & BANDEIRA, 2002)

a) No Brasil, a discriminação no trabalho re-cebe apenas condenação moral. Em razão disso, aquelas categorias que são alvo de preconceitos na sociedade poderão sofrer discriminações no mundo do trabalho, pois carecem da ajuda jurídica.

b) Preconceito de qualquer coisa ou preconcei-to de alguma coisa signifi ca fazer um julga-mento prematuro, inadequado sobre a coisa em questão. Supõe que um sujeito/indivíduo portador de preconceito deve poder causar algum prejuízo ao sujeito vítima do dito pre-conceito, considerando que sempre há um julgamento.

c) Os múltiplos preconceitos de gênero, de raça/cor, de classe, relativos à defi ciência fí-sica ou mental, entre outros, têm lugar tipi-camente nos espaços individuais e coletivos, nas esferas públicas e privadas.

53

Família e Sociedade

d) A demanda nos espaços de trabalho, sobre-tudo em relação às mulheres, exige juventu-de, boa aparência (magreza, altura, cabelos lisos e claros etc.), além da cor branca. As mulheres não-brancas são aceitas na propor-ção em que tais atributos estejam presentes, associados à sensualidade, evidenciando a manipulação dos componentes do precon-ceito.

e) No trabalho, é comum observar discrimina-ções relativas à ocupação dos cargos, promo-ções e responsabilidades dentro das empre-sas, baseadas em preconceitos de raça/cor, sexo, origem, aparência etc.

Questão 9

(MTB – Auditor, 2003). Assinale a única refl exão falsa a partir do conteúdo do texto abaixo:

Nesse novo mundo organizacional, caracteriza-do pelo trabalho fl exível, não existe tempo ou razão para relacionamentos duradouros. O foco é o curto prazo. Não há, também, espaço para relações desinteressadas. Tudo deve ter uma fi nalidade. Afi nal, é preciso atingir resultados rápidos. Se o velho sistema que permeava as or-ganizações tradicionais baseava-se no controle rígido e onipresente da supervisão, o novo se baseia na pressão e no controle exercido pelos pares. (Cf. Sennet, 1999)

a) A moderna ética do trabalho concentra-se no trabalho de equipe. Celebra sensibili-dade aos outros; exige aptidões delicadas, como ser bom ouvinte e cooperativo; acima de tudo, o trabalho em equipe enfatiza a adaptabilidade às circunstâncias.

b) As exigências de polivalência e fl exibilidade, a duração cada vez menor e o vínculo cada vez mais tênue das relações de trabalho en-fraquecem valores como o compromisso, a confi ança e a lealdade, todos fundamentais para a consolidação do caráter.

c) Na moderna organização existe uma fi cção: trabalhadores e chefes não são antagonis-tas. O chefe administra o processo de grupo. Ele é líder. O jogo de poder é jogado pela equipe contra equipes de outras empresas.

d) O desenvolvimento do caráter e da identi-dade depende dos relacionamentos e das li-gações que se estabelece com outras pessoas e com as instituições. O mundo do trabalho

Tema 6 - Atividades

atual, caracterizado pela fl exibilidade, leva à corrosão do caráter.

e) A ética do trabalho afi rma o uso autodisci-plinado de nosso tempo e o valor da satisfa-ção adiada. Essa disciplina depende, em par-te, de instituições sufi cientemente estáveis para a pessoa praticar o adiamento.

Essa atividade deverá ser respondida em grupos de cinco alunos.

Questão 10

Você deve trabalhar em grupo agora numa di-nâmica denominada “Valores familiares”.

Objetivo: Identifi car valores e mensagens trans-mitidos pela família.

Materiais necessários: Ficha de trabalho (papel com as perguntas e respostas) e lápis.

Desenvolvimento:

1. Grupo em círculo, sentado.

2. Distribuir fi cha de trabalho e lápis, pedindo que respondam individualmente às questões contidas na fi cha.

3. Dividir o grupo em cinco subgrupos. Cada subgrupo fi ca responsável por uma das questões da fi cha de trabalho.

4. Solicitar a cada subgrupo que discuta as res-postas individuais à questão que lhe coube, registrando os pontos comuns. Tempo: 15 minutos.

5. Cada subgrupo apresenta suas observações.

6. Plenário - comentar os pontos de discussão:

• Que valores são especialmente importan-tes para a sua família?

• O que lhe chamou a atenção de tudo o que ouviu?

• Como se sente em relação à diversidade de valores do grupo?

7. Fechamento: o facilitador ressalta para o grupo que os valores possuídos pessoais in-fl uenciam nossas atitudes, decisões e com-portamentos. Nenhum ser humano vive sem um núcleo de princípios interiores que oriente sua interpretação do mundo, dando sentido e direção à sua vida.

54

Família e Sociedade

Ficha de trabalho:

O que sua família pensa sobre:

1. Ter bom desempenho na escola?

2. Participar de grupos sociais, grêmio estu-dantil, esportes, baladas...?

3. Ter um emprego?

4. Ter relações sexuais?

5. Ter religião?

6. Respeitar as leis?

Por meio dessa dinâmica, pode-se perceber a in-fl uência da família no modo de pensar das pes-soas, não é mesmo?

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então consulte:

• O vídeo de Sérgio Bianchi Quanto vale ou é por quilo?. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=NxAtyFuJ9fk>. Acesso em: 23 set. 2010. Observe no fi lme qual o papel do assistente social naquela situação.

• Veja o fi lme de Tim Hunter Alguém para di-vidir os sonhos, com Matt Dillon, Danny Glover e Rick Aviles, que trata da história do bondoso e ingênuo Matthew que acaba de sair de um hospital psiquiátrico. Forçado a passar a noite no abrigo de indigentes “Fort Washington”, ele faz amizade com o veterano do Vietnã, Jerry. Eles passam a trabalhar juntos, limpando pára-brisas por trocados que pretendem usar para re-começar suas vidas.

Faça uma refl exão sobre o papel do trabalho na vida daqueles personagens.

FINALIZANDO

Neste capítulo, você estudou a relação entre trabalho e família. É fundamental que você compreenda como se dá essa relação e como um infl uencia o outro dentro da vida social. Se você teve alguma difi culdade no estudo deste tema e no alcance dos objetivos, não deixe de questionar seus tutores.

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

Tema 6 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

55

Tema 7Programas de Atendimento à Família

Objetivos de aprendizagem

• Refl etir sobre a importância e os objetivos da rede social de atendimento à família e aos seus membros.

• Conhecer os principais programas governamentais da esfera federal de atendimento à família.

Para início de conversaApós perpassar por perfi s relativos aos possíveis usuários que os futuros profi ssionais de serviço social irão atender, você irá refl etir sobre a importância da rede socioassistencial, uma vez que, para atuar na área social, a disponibilização de uma rede socioassistencial ampla e fortalecida contribui para uma prá-tica exitosa do profi ssional de serviço social. Você conhecerá os principais programas de atendimento à família da esfera federal. Antes de iniciar o estudo do tema, refl ita sobre o signifi cado da palavra redes. Para você, o que é rede de aten-dimento socioassistencial?

Por dentro do tema

Rede de apoio à família são agrupamentos de iniciativas já existentes nas esferas públicas e privadas, com propósitos básicos defi nidos em princípios e diretrizes co-muns, para o fortalecimento e a reconstrução de famílias em situação de vulnera-bilidade.

Diante da complexidade das questões que envolvem a vida de milhares de brasileiros em situação de vulnerabilidade, o trabalho em rede otimiza as ações de maneira a atingir os resultados almejados.

Para que esta realidade se concretize, é necessária a troca de experiências, de co-nhecimentos e qualifi cação permanente de todos os envolvidos. É fundamental o empoderamento das organizações, de seus colaboradores e usuários, para que transformações positivas sucedam continuamente e sem retrocessos.

No intuito de melhor esclarecer sobre as iniciativas governamentais de atendimento à família, você fará a seguir um breve relato dos principais programas direcionados às famílias brasileiras.

Programa Bolsa Família (PBF)

Ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, este programa de transferência direta de renda possui condicionalidades que benefi ciam famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, de acordo com a Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004 e o Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004.

56

O PBF integra a estratégia FOME ZERO, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequa-da, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome.

Programa de Atenção Integral à Família (PAIF)

Sob a égide também do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome, o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar. Esse programa é desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Programa Saúde da Família

Vinculado ao Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família ou PSF teve início em 1994, como um dos programas propostos pelo governo federal, aos municípios, para implementar a atenção básica. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profi ssionais no âmbito da assistência, da promoção da saúde, da prevenção de doenças e da reabilitação.

Atualmente, o PSF é defi nido com Estratégia Saúde da Família (ESF), ao invés de programa, visto que o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e fi nalização. O PSF é uma estrátégia de reor-ganização da atenção primária e não prevê um tempo para fi nalizar esta reorganização.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

57

Família e Sociedade

Atividades

INSTRUÇÕES

Habilidade em trabalhar em equipe, articulação e conhecimentos são imprescindíveis para uma atuação profi ssional de qualidade que o merca-do requisita. No intuito de exercitar essas habi-lidades, as atividades 8 e 10 deverão ser realiza-das em grupo de 4 a 5 alunos.

As questões de 1 a 5 devem ser feitas indivi-dualmente. As questões 6, 7 e 9 são atividades a serem realizadas naqueles horários que você tem para estudo a distância.

Importante: não se esqueça de que para respon-der às questões, além do PLT indicado, você pre-cisa ler os textos postados no ambiente virtual de aprendizagem.

Ponto de partida

Neste tema, vale observar que a rede socioassistencial, bem como os programas sociais de atendimento à família, os quais fazem parte da rede, são de suma importância para a atuação do assistente social. Assim, que tal refl etir sobre pelos menos três serviços essenciais que com-põem a rede socioassistencial?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Tema 7 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

(ENADE, 2004). Para melhor orientar o usuário, o assistente social deve conhecer as múltiplas mediações que permeiam a sua atuação profi s-sional. Para isso, deve embasar a sua interven-ção em processos investigativos que assegurem e qualifi quem a formulação de estratégias e tá-ticas de ação. Entre outras formas, tal embasa-mento se torna possível por meio de:

a) Administração de benefícios.

b) Visita domiciliar.

c) Formação de grupos de discussão teórica.

d) Levantamento/identifi cação dos recursos disponíveis.

e) Projetos de extensão.

Questão 2

“Considerados uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, inte-grante do SUS. Localizados em áreas com maio-res índices de vulnerabilidade e risco social, são destinados à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos e à articulação destes ser-viços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de poten-cializar a proteção social”. Nesse sentido, é feita referência a:

a) Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) 1.

b) Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

c) Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) 2.

d) Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

e) N.D.A.

58

Família e SociedadeTema 7 - Atividades

Questão 3

(Universidade Estadual de Londrina - Teste seletivo IASP, 2004). “É no mínimo hipócrita atribuir às famílias das camadas empobrecidas de nossa sociedade uma função de proteção às crianças e adolescentes sem lhes oferecer meios para isso. Em países como Canadá e França, já há tentativas de se elaborar programas para o atendimento de famílias que combinem políti-cas de emprego, habitação, educação e forma-ção profi ssional, buscando a cooperação de di-versos serviços”. (SZYMANSKI, Heloísa. Viver em família como experiência de cuidado mútuo: desafi os de um mundo em mudança. In: Revista Serviço Social e Sociedade n. 71, Cortez Editora: São Paulo, 2002, p. 23.)

Com base no texto, é correto afi rmar:

a) A família possui as mesmas atribuições do Estado e da sociedade com relação à prote-ção das crianças e dos adolescentes.

b) Políticas públicas que combinem diversos serviços voltados às crianças e aos adoles-centes são a melhor opção para garantir sua proteção.

c) Os programas de atendimento às famílias empobrecidas devem prever a incapacidade das mesmas em proteger os seus fi lhos.

d) Programas de atenção às famílias empobre-cidas são necessários para que elas possuam meios para proteger seus fi lhos.

e) Políticas públicas de atenção às famílias se caracterizam pela omissão do Estado.

Questão 4

(Universidade Estadual de Londrina - Teste se-letivo IASP, 2004). “O conceito de rede está inserido na própria defi nição do ECA sobre a política de atendimento como um conjunto ar-ticulado de ações governamentais e não gover-namentais da União, do Estado e do Município. Este conjunto articulado de ações deve conside-rar a distinção entre o Estado e a sociedade civil, estabelecendo papéis claramente delimitados para ambos.” (VOLPI, Mário. O adolescente e o ato infracional. Cortez Editora: São Paulo 1997, p. 43)

Sobre as características da articulação em rede de serviços, é correto afi rmar:

a) A existência de uma coordenação no âmbito governamental e a unifi cação dos procedi-mentos e dos critérios de acesso aos servi-ços.

b) A existência de uma coordenação por meio dos conselhos de direitos e a articulação da sociedade civil organizada para deliberar so-bre os critérios de acesso aos serviços.

c) A existência de uma coordenação por meio dos conselhos de direitos e a fl exibilização dos critérios para o acesso aos serviços.

d) A existência de uma coordenação no âmbito governamental que determine os critérios para o acesso aos serviços.

e) A existência de uma coordenação compar-tilhada entre o âmbito governamental e a sociedade civil por meio do conselho de di-reitos e a unifi cação dos critérios de acesso aos serviços.

Questão 5

“Tem como objetivo fortalecer a função prote-tiva da família.” Nesse sentido, fala-se de qual programa de atendimento às famílias:

a) Programa Bolsa Família (PBF).

b) Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

c) Programa Saúde da Família (PSF).

d) Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

e) N.D.A.

Questão 6

De acordo com o texto “Programas de atendi-mento à família”, postado no ambiente virtual de aprendizagem, identifi que qual a diferença dos atendimentos disponibilizados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro Especial de Referência de Assistência So-cial (CREAS).

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

59

Família e Sociedade Tema 7 - Atividades

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

Pesquise em jornais, revistas, internet e procure identifi car e descrever as principais etapas ini-ciais do processo de atendimento realizadas pe-los assistentes sociais que atuam nos Centros de Referências da Assistência Social - CRAS.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 8

Reúna-se em grupo de 3 ou 4 alunos, no máxi-mo, e leiam o seguinte texto:

A palavra “redes” origina-se do latim - retis - que signifi ca entrelaçamento de fi os que for-mam um tecido. Withaker (1998, p.18) concei-tua rede como:

Uma estrutura em rede [...] corresponde tam-bém ao que seu próprio nome indica: seus in-tegrantes se ligam horizontalmente a todos os demais, diretamente ou por meio dos que os cer-cam. O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fi os, que pode se espalhar indefi ni-damente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. Não há um “chefe”; o que há é uma vontade coletiva de realizar determinado objetivo.

Agora, responda aos seguintes questionamen-tos: identifi que o tema central a que o autor está se referindo e, a seguir, responda de onde vem o conceito apresentado no texto.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 9

Explicite quais são os objetivos do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 10

Como se trata do penúltimo tema, você irá co-locar em prática o seu aprendizado. Primeira-mente, a turma discutirá a importância da rede social para o trabalho do assistente social. Após a discussão com o acompanhamento e orienta-ção do tutor presencial, os grupos serão dividi-dos por tipos de atendimento:

Grupo 1: adolescente autor de ato infracional em cumprimento de medidas socioeducativas privativas de liberdade (internação).

Grupo 2: adolescentes em cumprimentos de me-didas não privativas (liberdade assistida).

60

Família e Sociedade

Grupo 3: criança vítima de maus tratos.

Grupo 4: criança vítima de abuso sexual intra-familiar.

Grupo 5: pessoa idosa.

Grupo 6: pessoa com defi ciência.

Após essa divisão, cada grupo deverá identifi -car em sua localidade as principais Instituições e Órgãos que compõem a rede de atendimento a esse público-alvo. Após listarem os serviços dis-ponibilizados, irão apresentar em sala de aula o que o grupo observou. Existem serviços que atendam a esse público-alvo?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Cite-os.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Quais os critérios de atendimento?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Tema 7 - Atividades

Os serviços atendem à demanda da localidade?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então consulte:

• O site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Disponível em: <www.mds.gov.br>. Acesso em: 23 set. 2010. Nele, você encontrará programas e políticas públicas de desenvolvimento social , a segurança alimentar, a assistência integral e uma renda mínima de cidadania às famílias que vivem em situação de pobreza. Consulte os materiais que falam sobre os programas de atendimento à família, condicionalidades e experiências exitosas.

FINALIZANDO

Neste tema, você conheceu os principais progra-mas de atendimento à família da esfera federal na atualidade. Vale destacar que as iniciativas governamentais não possuem uma continuida-de e cada governo normalmente amplia ou mo-difi ca e, muitas vezes, extingue algumas iniciati-vas, cabendo a nós, profi ssionais da área social, o conhecimento, a articulação e o fortalecimen-to desses serviços, para melhor atendimento aos usuários que dela necessitam.

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

61

Tema 8O Assistente Social e o Trabalho com Famílias

Objetivos de aprendizagem

• Aprofundar o conhecimento da metodologia do trabalho social com famílias.

• Refl etir sobre o fazer do assistente social no trabalho a ser desenvolvido com famílias.

• Compreender melhor a importância e a utilização dos instrumentais técnicos operativos, bem como os pro-cessos de atendimento no trabalho com famílias.

Para início de conversaFinalizando o estudo desta disciplina, e já com algumas dis-cussões realizadas, você irá, enfi m, conhecer um pouco da prática do assistente social e a operacionalização dos serviços direcionados à família e seus membros. Você terá a oportuni-dade de estudar brevemente o trabalho com famílias, diretri-zes, metodologia e principais instrumentais utilizados.

Por dentro do tema

Trabalhar com famílias em situação de vulnerabilidade requer dos envolvidos no atendimento, além de outros atributos, fl exibilização, determinação e conhecimen-to. Os profi ssionais que atuam em ações de apoio à família em crise precisam estar munidos/armados de bom senso, equilíbrio e capacitados para lidar com as diferen-tes realidades apresentadas. Devem, ainda, estar aptos aos diversos encaminhamen-tos que se fi zerem necessários, isso porque não existe fórmula pronta, com soluções completas e rápidas para a melhoria da qualidade de vida de todas as famílias.

As particularidades que permeiam o universo familiar precisam ser enxergadas e analisadas em suas especifi cidades. Daí a importância do investimento em capaci-tação continuada para profi ssionais e voluntários, que atuam diretamente no aten-dimento às famílias.

É fundamental a criação e/ou manutenção de espaços onde os trabalhadores sociais possam dialogar e trocar experiências, já que as situações por eles vivenciadas possuem similaridades e particularidades. Essa troca possibi-litará a discussão e a ampliação de conhecimentos do trabalho desenvolvido, produzindo alternativas inovadoras e enriquecedoras nos atendimentos.

Algumas diretrizes do trabalho social com famílias

• Potencialização da rede de serviços e acesso aos direitos.

• Embasamento das ações socioeducativas na realidade socioeconômica e cultural.

• Respeito e valorização das famílias em sua diversidade sociocultural, suas demandas e potencialidades.

62

• Adoção de metodologias participativas e dialógicas, com abertura para o trabalho interdisciplinar.

• Articulação do trabalho com defi nição de critérios e indicadores que ofereçam referências para a ação e para a avaliação das ações desenvolvidas.

Metodologia de atendimento à família: a prática do assistente social

Historicamente, a família sempre foi e ainda se constitui alvo da atenção e atuação do profi ssional de Serviço So-cial. Para que o assistente social desenvolva um trabalho de qualidade com famílias, é necessário, primeiramente, conhecer essa família. Para tanto, é imprescindível a utilização de instrumentais técnicos que possibilitem a exe-cução de cada etapa do trabalho a ser desenvolvido.

Anotações _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

63

Família e Sociedade Tema 8 - Atividades

Atividades

INSTRUÇÕES

Habilidade em trabalhar em equipe é impres-cindível para uma atuação profi ssional de quali-dade que o mercado de trabalho requer. No in-tuito de exercitar essas habilidades, a atividade 9 deverá ser realizada em grupo de 4 a 5 alunos.

A questão 10 é uma atividade individual e tem como objetivo contribuir para a refl exão relati-va à prática profi ssional.

As questões de números 1 a 5 devem ser feitas individualmente. As questões 6, 7 e 8 são ativi-dades a serem realizadas naqueles horários que você tem para estudo a distância.

Importante: não se esqueça de que, para res-ponder às questões, além do PLT indicado, você precisa ler os textos postados no ambiente vir-tual de aprendizagem e o Código de Ética do Assistente Social.

Ponto de partida

Esta é sua última aula. Ela trata da atuação profi ssional; então, tente refl etir, identifi car se você já possui afi nidade com determinado tipo de área de atuação. Tente, também, visualizar em qual área você gostaria de atuar depois de formado.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.

Questão 1

(ENADE, 2007). Capacitação e fortalecimento de lideranças; apoio sistemático no encaminha-mento de ações imediatas; assessoramento na condução de processos de luta por conquistas, garantia de direitos e melhoria de condições de vida; assessoramento na participação coletiva de sujeitos envolvidos em dinâmicas decisórias - este conjunto de processo interventivo é ope-racionalizado por assistentes sociais junto:

a) À família.

b) Ao universo de organizações da sociedade civil.

c) Às organizações populares.

d) Aos gestores de políticas estatais.

e) Aos partidos políticos.

Questão 2

(ENADE, 2004). O assistente social, ao se depa-rar com confl itos de interesses, deve, de acordo com o atual Código de Ética, em seus princípios fundamentais, se posicionar em favor da demo-cracia, da cidadania, da equidade, da justiça so-cial, dos direitos humanos e da liberdade com valor ético central. Nesse quadro, o assistente social deve optar por um projeto profi ssional vinculado à construção de:

a) Uma sociedade liberal e democrática, sem qualquer tipo de discriminação.

b) Uma sociedade burguesa renovada, pluralis-ta, livre de qualquer tipo de opressão.

c) Uma sociedade democrática, porém conser-vando as diferenças econômicas, políticas e culturais.

d) Uma nova ordem societária, sem domina-ção-exploração de classe, gênero e etnia.

e) Um novo projeto social-democrata.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

64

Família e Sociedade

Questão 3

(ENADE, 2007). Nas Varas especializadas desti-nadas a atender jovens em confl ito com a lei, o assistente social é requisitado a realizar estu-do social para subsidiar o magistrado na apli-cação de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A utilização desse instrumental técnico operativo privativo do assistente social deve conter:

a) Posição imparcial do perito para fornecer informações técnicas estritamente relacio-nadas com a área de Serviço Social.

b) Defesa juridicamente fundamentada dos di-reitos dos inúmeros sujeitos envolvidos no caso.

c) Interpretação do profi ssional sobre o modo pelo qual as expressões da “questão social” rebatem no dia a dia do sujeito.

d) Análise aprofundada dos fatores psicosso-ciais que contribuíram para a ocorrência do delito.

e) Análise profunda do grau de periculosidade do indivíduo e da possibilidade de reinci-dência do erro.

Anotações ____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 4

(Universidade Estadual de Londrina - Teste sele-tivo IASP, 2004). O trabalho em equipe é, atu-almente, condição essencial para a intervenção do assistente social. Relacione as colunas a se-guir entre as diferentes modalidades de traba-lho em equipe e os conceitos correspondentes:

(A) Multidisciplinar

(B) Interdisciplinar

(C) Transdicisciplinar

Assinale a alternativa que apresenta a corres-pondência correta das respectivas modalida-des.

a) 1A - 2B - 3A - 4C - 5C - 6B.

b) 1B - 2C - 3A - 4B - 5A - 6C.

c) 1C - 2B - 3B - 4A - 5C - 6A.

d) 1A - 2B - 3C - 4A - 5B - 6C.

e) 1B - 2A - 3C - 4B - 5B - 6A.

Tema 8 - Atividades

(1) Implica estabelecer um pla-no de trabalho conjunto, explicitando-se as especia-lidades de cada área/ativi-dade, bem como os fl uxos e os procedimentos institu-cionais.

(2) Está baseada na troca, no aprendizado mútuo do saber especializado, para sustentação de ações que tenham centralidade no trabalho desenvolvido.

(3) Está baseada na presença de várias áreas profi ssio-nais ou conhecimentos e habilidades, num mesmo espaço de atuação.

(4) As diversas áreas do sa-ber se complementam na abordagem de diferentes aspectos de um problema, reconhecendo as diferen-ças e as especifi cidades, sem eliminá-las.

(5) Baseia-se na atuação de vá-rias áreas profi ssionais num mesmo espaço de interven-ção, desenvolvendo prá-ticas que se articulam em torno de objetivos e metas defi nidos em comum.

(6) Práticas e níveis de inter-venção que extrapolam a especialidade e as atribui-ções formais das compe-tências profi ssionais.

65

Família e Sociedade

Questão 5

(Universidade Estadual de Londrina - Teste seletivo IASP, 2004). “O estudo social é um pro-cesso metodológico específi co do Serviço Social, que tem por fi nalidade conhecer, com profun-didade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, obje-to da intervenção profi ssional - especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais”. (CFESS/CORTEZ. O estudo social em perícias, lau-dos e pareceres técnicos, São Paulo, 2003, p. 42)

Com base no texto e no conhecimento sobre o estudo social, considere as afi rmativas a seguir.

I. A análise dos aspectos socioeconômicos e culturais de uma determinada situação ou expressão da questão social é atividade pri-vativa dos assistentes sociais.

II. O estudo social é, por si, um instrumento crítico de análise da realidade por parte dos assistentes sociais.

III. O estudo social é um processo metodológico que envolve vários instrumentos profi ssio-nais.

IV. Nas situações particulares analisadas na ela-boração do estudo social se encontram as expressões da questão social.

V. A elaboração do estudo social pressupõe uma postura crítica do assistente social dian-te da realidade.

Estão corretas apenas as afi rmativas:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) II, III e V.

d) II, IV e V

e) III, IV e V.

Questão 6

Segundo texto do Posfácio do Livro PLT, “É nes-se tenso terreno sociopolítico e legal que se inscreve o trabalho do assistente social na área sócio-jurídica, que tem sido silenciado na litera-tura especializada. Entretanto, recentes iniciati-vas têm contribuído para reverter esse quadro, trazendo a público os dilemas do Serviço Social na área sócio-jurídica e largando o espectro do debate, que certamente merece ser estimulado

e cultivado, mediante o incentivo de pesquisas e intercâmbios de experiências”.

De acordo com o próprio autor, cite alguns exemplos da atuação do profi ssional na área jurídica.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 7

Segundo texto do Posfácio do Livro PLT, (Szy-manski, 2002:10), a despeito das defi nições ofi -ciais, a noção de família hoje se amplia. Cite, segundo a autora, pelo menos três tipos de composições familiares na atualidade.

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Tema 8 - Atividades

66

Família e Sociedade

Questão 10

Para fi nalizar esta disciplina “Família e Socieda-de”, haverá uma dinâmica sobre as expectativas do Curso. Sendo assim, você, aluno, fará uma carta para si próprio (1 folha), datando e des-crevendo suas expectativas em relação ao Cur-so, em que área pensa atuar, o que entendeu das atribuições do profi ssional de Serviço Social e demais considerações em relação a você e à futura profi ssão.

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

Você quer saber mais sobre esse assunto? Então, consulte:

• O site do Conselho Federal de Serviço Social. Disponível em: <www.cfess.org.br/>. Acesso em: 23 set. 2010, onde você encontrará legislação, notícias, eventos e publicações do âmbito do profi ssional de Serviço Social.

• A Revista Serviço Social & Sociedade.

• Assista ao fi lme Caso 39 e, segundo o Código de Ética do Assistente Social, identifi que uma postura positiva e uma negativa da assistente social que atua no fi lme.

FINALIZANDO

Em nosso último tema, você conheceu mais so-bre a prática do assistente social no trabalho com famílias, principais instrumentais e etapas percorridas. Vale destacar que a busca pelo co-nhecimento deve ser contínua e ininterrupta. Assim como a família sofre transformações, o fazer profi ssional também se transforma, so-licitando de seus profi ssionais conhecimentos atualizados e precisos para uma atuação profi s-sional que atenda às demandas impostas pela sociedade.

“Família não nasce pronta; constrói-se aos pou-cos e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e fi lhos, pode-se aprender a amar, ter respeito, fé, solidariedade, companheirismo e outros sentimentos”.

Luiz Fernando

Tema 8 - Atividades

Questão 8

Segundo texto do Posfácio do Livro PLT, no Po-der Judiciário, o assistente social é amplamente reconhecido como um perito social. Para Mio-to, qual a fi nalidade da perícia social no Poder Judiciário?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Questão 9

Como até então você só viu a atuação do assis-tente social no Poder Público, agora vai haver um pouco de diversifi cação.

Reúna-se em grupo de 5 alunos. Juntos, façam uma exposição ou mesmo uma dramatizaçãosobre a atuação do profi ssional de Serviço So-cial contratado para atuar como assistente so-cial em uma usina de álcool, atualmente com 50 funcionários. Quais são as ações a serem imple-mentadas e quais os tipos de trabalhos a serem desenvolvidos com os funcionários e a família dos mesmos?

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Família e Sociedade Desafi o de Aprendizagem

67

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem.

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado efi ciente e efi caz.

• Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

• Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

• Promover a aplicação da teoria e dos conceitos para a solução de problemas relativos à profi ssão.

• Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafi o, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente desse desafi o é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com os desafi os da vida profi ssional.

Competências e Habilidades

Ao concluir as etapas propostas nesse desafi o, você terá desenvolvido a competência e habilidade descrita a seguir:

• Orientar a população na identifi cação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos.

• Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social.

Primeiro Desafi o

O conceito de família está associado aos processos de construções históricas e sociais, portanto é passível de desconstruções e reconstruções, e tomá-lo como fi xo pode se traduzir em um complexo equívoco. Diante desse contexto, a refl exão é importante e deve ser realizada.

Assim, deverá constituir uma equipe, de no máximo cinco integrantes, que terá como desafi o elaborar um texto, de no máximo cinco páginas, que consista em uma análise sobre a noção de família, passando por diferentes momentos históricos até chegar às confi gurações da atualidade. O resultado fi nal deve ser composto de capa, introdução, desenvolvimento, considerações fi nais e referências bibliográfi cas, segundo as normas da ABNT. O material impresso deve ser entregue ao professor.

Esta proposta é importante para que você compreenda de fato a sociedade e suas instituições como resultantes de construções históricas e culturais, ampliando então sua capacidade de se colocar diante do outro e de exercitar sua compreensão do “outro”, do “diferente”.

68

Família e SociedadeDesafi o de Aprendizagem

Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Etapa 1

Aula-tema: Família: relação entre o público e o privado

Esta atividade é importante para que você dê início à refl exão sobre o conceito de família.

Para realizá-la, siga os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Leia o texto de Maria das Graças Lucena de Medeiros, disponível em:

http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2002/GT_Gen_PO11_Medeiros_texto.pdf.

Passo 2 - Debata, em grupo, os pontos do texto que evidenciem as mudanças pelas quais passou o conceito de família ao longo da história. Enfatize especifi camente os momentos de transformações e passagens de um “mo-delo” a outro.

Passo 3 - Organize, por escrito, os principais pontos retirados do texto e tidos como os mais relevantes pelo gru-po. Trabalhe a apresentação deste com as devidas referências bibliográfi cas à autora lida e/ou aos autores por ela citados, segundo as normas da ABNT.

Etapa 2

Aula-tema: Relação de classe, etnia, gênero, relações

Esta atividade é importante para que você refl ita e analise as diferentes confi gurações familiares na sociedade atual.

Para desenvolvê-la, siga os passos indicados.

PASSOS

Passo 1 - Observe as seguintes imagens:

Família Imperial Brasileira. Disponível em: http://andersontavaresrn.blogspot.com/2009_08_01_archive.html. Acesso em 20/01/2010.

Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Família e Sociedade Desafi o de Aprendizagem

69

Filha e seus pais adotivos. Disponível em: http://www.athosgls.com.br/noticias_visualiza.php?contcod=24174. Acesso em 20/01/2010.

Passo 2 - Acesse a reportagem disponível em:

http://veja.abril.com.br/especiais/homem_2004/p_028.html.

Passo 3 - Leia o texto de Helena Centeno Hitz que se encontra em:

http://www.domusterapia.com.br/pdf/PF3HelenaHintz.pdf.

Passo 4 - Debata todo o material com o qual teve contato, com o grupo. Das discussões, organize por escrito as principais refl exões e conclusões às quais se chegou.

Segundo Desafi o

No contexto do Serviço Social, a área de família tem bastante evidência, de modo que merece um olhar mais cuidadoso; afi nal, traz em si algumas importantes particularidades e estas merecem um debate mais profundo.

Assim, este desafi o consiste em desenvolver atividades que ajudem a entender a relação entre Serviço Social e Família. O desafi o consiste em produzir uma apresentação, em PowerPoint, cujos slides tragam informações per-tinentes a este possível campo de atuação profi ssional para o assistente social. Pense que esta apresentação tem o papel de ajudar estudantes a escolher ou não essa área de atuação no mercado de trabalho; portanto ela deve trabalhar com informações básicas, mas consistentes o bastante para que seja possível se posicionar diante delas.

O trabalho deve ser feito por um grupo de no máximo cinco pessoas. A apresentação deve ter no máximo dez slides e o primeiro deve trazer os nomes e RAs dos integrantes do grupo, e o último, as referências bibliográfi cas consultadas segundo as normas da ABNT. A apresentação deve ser entregue impressa ao professor.

Este desafi o é importante para começar a ter uma dimensão do campo de trabalho ao formando em Serviço Social.

Etapa 1

Aula-tema: Pressupostos teóricos para o trabalho com família e segmentos sociais vulneráveis

Esta atividade é importante para que você dê início à compreensão da família como área de atuação do Serviço Social.

Para realizá-la, siga os passos descritos.

70

Família e SociedadeDesafi o de Aprendizagem

Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

PASSOS

Passo 1 - Leia o material de Jéssica Carolina Medeiros Silva que se encontra em:

http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1592/1525

Passo 2 - Debata o texto lido em grupo.

Passo 3 - Feitas as discussões, escreva, de forma pontual, alusões ao que a autora aponta como componentes da relação entre Família e Serviço Social, enfatizando como essas áreas podem se articular e em que aspectos elas se unem.

Etapa 2

Aula-tema: Relação família e sociedade

Esta atividade é importante para que você continue a investigação sobre a atuação do formando em Serviço Social na família.

Para realizá-la, siga os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Leia o texto de Regina Célia Tamaso Mioto em:

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/979/759.

Passo 2 - Em grupo, debata o texto e os principais argumentos da autora.

Passo 3 - Organize no papel, em tópicos, os pontos que o grupo julgou mais relevantes da leitura e das discussões.

Etapa 3

Aula-tema: Defi nição e debate sobre formas de contato e limites no trabalho com famílias e seus mem-bros

Esta atividade é importante para que você tenha uma visão mais prática das articulações possíveis entre a Família e o Serviço Social.

Para realizá-la, siga os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Procure um profi ssional graduado em Serviço Social que atue em questões ligadas à família. Pode ser um dos seus professores, alguém indicado por ele, ou mesmo alguém de seu círculo de relações pessoais ou pro-fi ssionais.

Passo 2 - Entreviste esse profi ssional, indagando-o sobre como se dá a atuação do assistente social na família, quais são as possibilidades de atuação na área, quais as maiores difi culdades e realizações, neste campo, em especial.

Passo 3 - Organize os dados coletados e considerados mais interessantes.

Autora: Emanuela de Oliveira - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Família e Sociedade Desafi o de Aprendizagem

71

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORGES, D. P. A centralidade da família para o serviço social. Disponível em: <http://bdm.bce.unb.br/bitstream/10483/678/3/2008_DelmaPereiraBorges.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2010.

DIAS, M. B.; SOUZA, I. M. C. C. Famílias modernas: (inter)secções do afeto e da lei. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/viewFile/1618/1059>. Acesso em: 20 jan. 2010.

JESUS, C. S.; ROSA, C. T.; PRAZERES, G. G. S. Metodologias de atendimento à família: o fazer do assistente social. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/viewFile/1618/1059 >. Acesso em: 20 jan. 2010.

KOWALSKI, A. V. O processo de trabalho dos assistentes sociais na garantia de direitos nas relações familiares. Disponível em: <http://www.rededobem.org/arquivospdf/1394.pdf >. Acesso em: 20 jan. 2010.

PAIVA, S. P. Famílias e vulnerabilidades: retratos e representações sociais. Disponível em: <http://www.revistalibertas.ufjf.br/artigos/volume3n1/artigo09.pdf >. Acesso em: 20 jan. 2010.

VIGNOLI, M. F. S. A família como campo de atuação e investigação do serviço social brasileiro. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4806>. Acesso em: 20 jan. 2010.

72

Família e SociedadeReferências Bibliográfi cas

ABC da família. Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 2003.

ABREO, A. C. S. A família em debate: uma intervenção familiar sistêmica. Londrina: Uel, 1998.

ALMEIDA, A. M. Mães, esposas, concubinas e prostitutas. Seropédica: Edur, 1996, p. 05.

ANTONIO, A. L. A et al. Educação sem fronteiras. Campo Grande: Anhanguera Uniderp, 2009.

ANTUNES, R. e ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Dis-ponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 26 ago. 2010.

ANTUNES, R. Afi nal, quem é a classe trabalhadora hoje? Revista Estudos do Trabalho, ano II, n. 3, 2008. Revista da RET (Rede de Estudos do Trabalho). Disponível em: <www.estudosdotrabalho.org>. Acesso em: 26 ago. 2010.

ARAÚJO, C. V. F. Pai, mãe e fi lho: refl exões sobre família e educação na modernidade. Estilos da Clínica, 7 (12), 100-111.

ÁRIES, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BERGER, P. L.; BERGER, B. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de S. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científi cos, 1977, p. 200.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

BILAC, E. D. A família contemporânea. In: CARVALHO, Maria do C. B. São Paulo: EDUC, 1995.

BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em: 9 set. 2010.

BRASIL. Lei nº 7.853/89. Decreto n. 914/93. Os Direitos das Pessoas Portadoras de Defi ciência. Brasília: CORDE, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei7853.pdf>. Acesso em: 9 set. 2010.

BRASIL. Lei nº. 10.741 de 01 de outubro de 2003. Estatuto da pessoa idosa. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2003/L10.741.htm>. Acesso em: 9 set. 2010.

BRASIL. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à convi-vência familiar e comunitária. Ministério do Desenvolvimento Social Combate à Fome, 2005. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/suas/guia_creas/avisos-e-documentos/copia-de-pncfc-28-12-06-documen-to-ofi cial.pdf/view>. Acesso em: 9 set. 2010.

BRASIL. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Disponível em: <http://www1.direitoshumanos.gov.br/>. Acesso em: 9 set. 2010.

CARVALHO, M. C. B. (Org.). A Família contemporânea em debate. São Paulo: Cortez, 2003.

CIAMPA, A. da C. Identidade. In: LANE, Silvia; CODO, Wanderley (Orgs.). Psicologia social e o homem em movimento. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

COSTA, J. F. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Disponível em: <www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_engels_origem_propriedade_privada_estado.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2010.

ENGELS, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: obras escolhidas. São Pau-lo: Alfa Omega, 1979.

ESPADA, J. P. Técnicas de grupo - recursos práticos para a educação. Petropólis: Vozes, 2005.

73

Família e Sociedade Referências Bibliográfi cas

FEITOSA, S. A construção social do gênero. Curitiba: SEED. Disponível em: < www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_detalharFolhas.php?codInscri=4163&PHPSESSID=2010062109491489> Acesso em: 25 jun. 2010.

FREYRE, G. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: Record, 2000.

IBGE. Síntese dos indicadores sociais. BRASIL, 2007. Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 9 set. 2010.

INEP. Provas e Gabaritos Enade. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/>. Acesso em: 9 set. 2010.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e eticopolíti-cas. Fortaleza: Cress-CE,1997.

KALOUSTIAN, S. M. Família brasileira: a base de tudo. 7. São Paulo: Cortez, Coedição Unicef, 2005.

LANCASTER, J. Enfermagem Comunitária: promoção de saúde de grupos, famílias e indivíduos. Lisboa: Lusociência, 1999.

MINUCHIN, S. Famílias: Funcionamento & tratamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MIONE, A. S. et al. Política social, família e juventude - uma questão de direitos. São Paulo: Cortez, 2004.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 1996.

OLIVEIRA, M. Homem e mulher a caminho do século XXI. São Paulo: Ática, 1997, p. 30.

OSÓRIO, L. C. Família hoje. Porto Alegre: Artes médicas,1996.

PICHORIN, S. Prevenção de Defi ciências: proposta metodológica. Brasília: CORDE, 1994.

PIERUCCI, A. F. Igreja e contradições: ideologia do clero católico sobre a reprodução humana no Brasil. In: cadernos Cebrap. n. 30, 1981.

PIZZOL, A. D. O estudo social e a perícia social - Um estudo em construção. In: O Serviço social no Poder Judiciário de Santa Catarina: construindo indicativos/organização da assessoria psicossocial. Florianópo-lis: Divisão de Artes Gráfi cas, 2001.

PROMOSUL. Cadernos da Assistência Social de Mato Grosso do Sul. Fundação de Promoção Social de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: 2000, n. 1.

REVISTA SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE. São Paulo: Cortez, n. 4, v. 10/ano IV, 2000. Disponível em: <http://observatorionuppess.blogspot.com/2009/04/acervo-colecao-revista-servico-social-e.html>. Aces-so em: 9 set. 2010.

SANTOS, P. D. C. dos. Cultura, poder e confl itos familiares. Campo Grande: Uniderp, 2000.

SARMENTO, H. M. Serviço Social, das tradicionais formas de regulação sócio-política ao redimensiona-mento de suas funções sociais. Capacitação em Serviço Social. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. Brasília: UnB, 2000.

SARTI, C. A. A família como espelho: Um estudo sobre a moral dos pobres. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, S. R. M. da. Visita-Entrevista Domiciliar. In: O Serviço Social no Poder Judiciário de Santa Catarina: Construindo indicativos/organização da assessoria psicossocial. Florianópolis: Divisão de Artes Gráfi cas, 2001.

SILVA M. L. P. Um novo fazer profi ssional. Capacitação em Serviço Social e a política social. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. Brasília: UnB, 2000.

74

Família e SociedadeReferências Bibliográfi cas

SINGLY, F. Família e individualização. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

SOUZA, R. M. A criança na família em transformação: Um pouco de refl exão e um convite à investiga-ção. Revista Psicologia: 1997, pp. 33-51.

STANHOPE, M. Teorias e desenvolvimento familiar. In: STANHOPE.

WHITAKER, C. A.; BUMBERRY, W. M. Dançando com a família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.