202 - jornal informação - ed. set. 2015

28

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 23-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O jornal de informação e formação do Povo de Deus

TRANSCRIPT

Diretor Espiritual: Pe. PatrikyJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: Taty

Publicidade: Roberto Junior: 9823-5523Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, Simone, ZarinhaPároco: Pe. Patriky Samuel BatistaAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500Previsão para próxima Edição: 18 e 19/10

EXPEDIENTE

O Terço dos HomensSetembro

Cada mês do ano tem uma característica. Acaracterística de setembro é ser um mês de alegria.É o mês de início da primavera. Por isso é o mês dasflores. “E o mês das noivas, mês de casamentos”.Por isso é o mês da concretização do amor entreduas pessoas que se amam. Para nós, católicos,setembro tem um significado especial: é o Mês daBíblia.

Setembro foi escolhido porque, no dia 30 destemês, a Igreja comemora o dia de São Jerônimo,considerado o padroeiro dos estudos bíblicos.

Desde 1947, no último domingo de setembro,comemorava-se o Dia da Bíblia. Em 1971, emcomemoração aos 50 anos da diocese de BeloHorizonte, a CNBB determinou que todo o mês de setembro fosse dedicadoao estudo da bíblia.

Na bíblia, duas coisas temos a considerar: a história do livro da bíblia e ahistória narrada nesse livro. São dois assuntos que merecem nosso estudo,nossa reflexão, pois ambos são sustentáculo de nossa fé.

HISTÓRIA DO LIVRO DA BÌBLIA- A primeira impressão da bíblia aconteceu em 1456, com a descoberta da

imprensa por Gutemberg.- Hoje é o único livro que está traduzido para quase todas as línguas.- É o livro mais vendido, distribuído e impresso no mundo.- A bíblia está dividida em Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento

conta a história da criação e a história do povo hebreu, até a vinda de JesusCristo. O Novo Testamento começa em Jesus Cristo, fundação da Igreja etcetc...

- O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, a língua mais falada pelopovo da bíblia, o povo hebreu.

- Os cinco primeiros livros da bíblia, que formam o pentatêutico, acredita-se que foram escritos por Moisés. Os demais livros do antigo testamentoforam escritos por outras pessoas, principalmente pelos profetas.

- Em certa época da história, o Antigo Testamento foi traduzido por 70pessoas, do hebraico para a língua grega. Essa tradução recebeu o nome deseptuaginta. Posteriormente, já depois de Jesus Cristo, a Igreja promoveu atradução da septuaginta, escrita em grego, para o latim, e esta traduçãorecebeu o nome de vulgata, que é a bíblia que temos hoje.

A HISTÓRIA NARRADA NA BÍBLIAPodemos dizer que essa história é a nossa história também. É o relato do

sonho de Deus.Deus, um ser onisciente, que sabe tudo. Um ser onipresente, que não

está sujeito ao nosso tempo, ao tempo dos humanos: presente passado efuturo. Para Deus, tudo é presente.

Um ser onipotente, que pode tudo, que tem poder absoluto. Por seuinfinito poder, Deus criou o mundo; e por infinito amor, quis repartir seu amorcom alguém criado a sua imagem e semelhança. E criou o homem (homem emulher). Deus os criou participantes de sua graça, de sua amizade, naesperança de que surgiria uma humanidade santa. Mas assim não aconteceu.Veio o pecado e, com o pecado, o homem se afastou de Deus. Para reverteressa situação, Deus criou um plano de salvação para o homem. E é sobre esteplano de salvação, sobre nossa participação nele, que a Igreja nos convida arefletir, durante este mês de setembro, o mês da BÍBLIA.

Esta é uma mensagem dos homens em oração, os homens do Terço dosHomens da Paróquia São Carlos Borromeu.

Todas 2ª Feiras às 20:00 h.(ABR)

Sacramento do MatrimônioJá não são dois, mas uma só carne...

Gabriel JeugeNão devemos ser chocados pela palavra "uma só carne"... Evidentemente, a Bíblia nos apresenta assim

porque devia ser a maneira de falar antiga. Mas fica bem claro que a união não pode ser, e não é, só a uniãodos corpos, mas, sim, a união total de duas pessoas: corpo, espírito e alma.. Antigamente, não se falava emcorpo, alma, espírito como se fossem três realidades. Os anciãos só conheciam o homem (ou a mulher)completo, sem divisões. "Uma só carne" deve ser entendido como "um ser único", "um só coração". Já nãosão dois: são um casal, uma família, um lar.

Dentro do lar, cada um, quando fala, já não diz: "Eu vou fazer isto... Eu vou fazer uma excursão... Eutenho um bebê"... Cada qual fala no plural: "Nós vamos fazer isto... Nós vamos fazer uma excursão... Nóstemos um bebê"...

Já não são dois, são uma só realidade. E por isso, o "EU" já não tem o seu lugar, mas, sim, o "NÓS”.Um lar, um casal, não é como que uma casa construída para sempre. O lar tem que viver unido para

sempre, isso sim (caso contrário, haveria um adultério, que é um pecado mortal). Mas o lar não é uma coisamorta, é um ser vivo que se modifica ao longo do tempo. O lar tem que se consolidar cada vez mais porque,com o tempo, podem aparecer umas fendas perigosas para o futuro. O lar precisa de um bom cimento quetorne cada vez mais firme o edifício familiar. E toda gente sabe o que é aquele "bom cimento": é o AMOR!

Mas amor não é egoísmo, que acontece quando cada um diz que ama o outro, enquanto que, naverdade, ama a si mesmo, procurando sempre no outro o seu prazer... Não! Não pode ser isso o amor. Oamor verdadeiro é o amor que se dá, que dá tudo, até a sua própria vida para realizaro bem daquele ou daquela que ama. Assim disse Jesus: "Não há maior amor do quedar a vida pelos amigos". E assim fez Jesus ao aceitar a cruz para nos salvar.

Entre o casal, o amor deve ser isso: um dom recíproco e permanente.Felicidades aos noivos que receberão o Sacramento do Matrimônio em setembro

e outubro, na Igreja Matriz São Carlos Borromeu:05/09 Diego e Lidiane 11/09 Cristiano e Margareth19/09 Ricardo e Samara 26/09 Bruno e Rosiane03/10 Vinícius e Bruna 09/10 Anderson e Amália

Secretaria Paroquial

08 de setembroNatividade de Nossa Senhora

O nascimento de Nossa Senhora é uma festa litúrgica das Igrejas Católica e Anglicana, celebrada nodia 08 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 08 de dezembro. Estafesta tem sua origem em Jerusalém. Começou a ser celebrada no século V como festa da Basílica deSanta Ana.

De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, comoresposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes aoprêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Eram residentes em Jerusalém, ao ladoda piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santa Ana. E aí, num sábado, 08 de setembro doano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhorada Luz", passado para o latim como Maria. Ela foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendolá permanecido até os doze anos.

Visivelmente, nenhum acontecimento extraordinário acompanhou o nascimento de Maria, e osEvangelhos nada dizem sobre sua natividade.Nenhum relato de profecia, nem aparições de anjos,nem sinais extraordinários são narrados pelosevangelistas. No entanto, São João Damascenoafirma que o nascimento a partir de uma mãe estériljá era um sinal das bênçãos especiais que recaemsobre Maria.

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 02

Legião de MariaDesde o princípio e antes do mundo existir, ela esteve no pensamento de Deus.Foi o próprio Deus quem traçou um destino único para Maria. A sua sublime grandeza

teve início na eternidade. Maria esteve presente no pensamento do Eterno Pai, integradaà idéia da redenção, de cujo destino já fazia parte.

Que necessidade tinha Deus do auxílio de Maria? Ele podia dispensá-la inteiramente.Mas o plano de Deus para nossa salvação incluiu Maria.

Maria ocupa, desta forma, desde a eternidade, uma posição elevada, única entre ascriaturas, absolutamente incomparável com as demais. Ela foi por Deus escolhida paracooperar na obra da salvação da humanidade.

Quem se afasta de Maria, afasta-se do plano de Deus. E quanto mais a ela estivermosunidos, mais perfeitamente estaremos unidos a Jesus e ao plano salvador de Deus.

(Manual- cap. 39 página 270)Congresso da Cúria Mater Christi

Com um número expressivo de legionárias e convidados, aconteceu no dia 16 de agosto, noCentro Catequético, o Congresso da Cúria Mater Christi. Estavam presentes a representante do

Senatus de Belo Horizonte, D.Elza, suaacompanhante D.Ademilde, o diretorespiritual Pe Patriky e também nossovigário Pe Ferreira, que presidiu a missade encerramento do congresso.

Dentre as várias atividades, tivemosuma sessão realizada por Rosarinha, quefa lou sobre “As obras a favor dajuventude”, extraída do Manual - cap. 4.

Foi um dia de oração, reflexão ededicação a Nossa Senhora, rainha daLegião de Maria.

Cúria Mater Christi e Cúria N. Sra.da Misericórdia

Para RefletirNosso coração bate forte e nossa vida se alegra no Senhor,

com profunda fé e gratidão! A voz do mensageiro divino ressoouna cidade de Nazaré, cidade pequena e até desprezada daPalestina. E de lá, ecoou pela terra inteira: “Alegra-te, ó cheiade graças, o Senhor está contigo”.

Deus é assim! Não esconde seu amor por nós.E Maria acolheu a vontade de Deus. Pelo seu SIM, acolheu

também toda a humanidade. Seu coração dilatou-se para acolher-nos. E sob sua proteção materna, caminhamos seguindo aspegadas de Jesus. Belo foi o dia em que a luz silenciosa daeternidade rompeu a escuridão do mundo sem esperança. A luzbrilhou naquela casa de Nazaré; brilhou no mundo inteiro e emcada coração humano.

“Não tenhais medo, Maria! Encontraste graça diante de Deus!”.O coração de Maria abriu-se à vontade divina, e ela trouxe

ao mundo, a luz que é Jesus!Oração

Mãe querida, vós conhecestes a simplicidade de Deus, e aEle, respondestes com ternura e humildade. Nosso mundo andaorgulhoso demais. A arrogância domina o coração humano, enos esquecemos de Deus, o nosso Pai. Tocai em nosso coraçãopara que nele, também more a simplicidade, a ternura e ahumildade. Amém!

Dona Zé

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 03

Dizimistas aniversariantes do mês de AGOSTODÍZIMO

Missionário não é só aquele que vaiao encontro das pessoas. Aquele queo envia também é missionário. Nossodízimo, devolvido na paróquia, propiciaque as pastorais evangelizem melhor,que tenhamos melhores instalações,subsídios adequados e, principalmente,formação específica. É nossaparticipação consciente e fiel quepermite melhores celebrações, maisacolhimento no espaço comunitário eaté a formação de novos padres efreiras.

Com isso, enviamos padres,catequistas e outras lideranças àmissão de promover o encontro daspessoas com Jesus. Mas, é importanteressaltar, o dízimo de seu tempo,dedicado aos afazeres da paróquia, évalioso. Sempre quando possível, nãodeve ser deixado de lado.

PARABÉNS aos dizimistasaniversariantes em setembro!

Deus abençoe a todos!Pe. Patriky Samuel Batista

Pároco

01/09Antônio Marcos de OliveiraAristoclina Conceição CoutoCleuza Maria de SouzaCristiane Aparecida SilvaElza Maria da SilvaMaria de Lourdes Silva02/09Alice Maria Clarete SilvaArailton Carlos BragaErenice Cabral FerreiraGenésio Magalhães SantosMaria Cristina GontijoOsvaldo Nicésio OliveiraRosângela A.Pinto FerreiraWalquíria de Moura Reis03/09Adriane T.Pereira TeodoroAlaide dos Santos FerreiraCarlos Otaviano Vieira04/09Edine Queiroz LacerdaNeuza de Fátima Moura05/09Gleusa de Moura

Jéssica de Fátima CostaMaria Augusta RezendeMaria Cândida DuarteMaria de Lourdes GontijoMaria Rita Garcia SilvaTamires Aparecida DelfinoVirginia M.Perillo Nogueira06/09Helvécio Ataíde FerreiraLilás Alves da SilvaLúcio Guarino LacerdaOrlando Jesus de Melo07/09Concesso Pedro SilvaDesi Santos CastroMaria Aparecida CamposMaria Consebida da SilvaMaria Edna de AlmeidaRegina Helena S. XavierTereza Maria dos Santos08/09Antônia Maria de MeloCarliandra Vieira C.SouzaLúcia Alves de Mesquita09/09Dolores Conceição LopesFlávia L.Lamounier SilvaIsabela Júnia Amaro SantosJoão F. Ferreira FonsecaMaria Eugênia RibeiroMaria José AmorimTibúrcio Alexandre Filho10/09Cybele Maria R.HenriquesIara Duarte RodriguesLeonardo S. CalazansMarcos Antônio BorgesMaria Angélica BernardesMaria Aparecida T.AndradeMaria Conceição Lacerda11/09Adelcia Hiduije LopesIlza BessasJusceline Maria GontijoLaene Borges VazLetícia Xavier LopesLidiane Gomes SobrinhoLúcia Marta P. MeirelesRaquel Lacerda RezendeVera Lúcia Alves Oliveira

12/09Avelina Brasil G.PeriloDaniel Oliveira RodarteDeuslúcia Fatima BessasMaria das Dores PintoMaria Darc Souza EstevãoMaria Eliza dos SantosMarli Morais PintoOdemir E. LaurentinoRaquel da Cruz AmorimRomilda Azevedo CorreaValeriana Nogueira PazWalfrido Vaz Filho13/09Ana Ribeiro BrunoLuci Luíza de OliveiraMaria Lúcia BorgesRonaldo Bernardes SilvaSilvana A.Silva Modesto14/09Alexsandra Flávia CabralIsalta Mesquita PereiraLetícia Nogueira CardosoMárcia Águida RochaMaria Madalena T. JesusPaula Xavier S. Machado15/09Andréia A.Gontijo FerreiraDiolina Pereira RezendeEliana Cabral AlvesHélio Cota PachecoJosé Roberto Jr SoaresMaria do Carmo T.PereiraGeraldo (Sorvete Pça Matriz)16/09Ernani XavierLucimar Pereira Silva17/09Fátima RodriguesMaria Elisa A.G. PereiraRosemary B.Portela MirandaSônia Maria Rodrigues18/09Alone César SantosAltiva Teixeira AmorimDulcimar Lopes CastroGeralda Celeste SivelleIzabel Lacerda SantosJeanete Aparecida SantanaJosé Teixeira BorgesMaria Etelvina Rezende

Maria Lúcia MoraisVânia M.A.P.Fabri Dias19/09Antônia Rodrigues SilvaCleusa Moura ModestoDébora Alves R.SilvaMaria Scalione P.SouzaNair Pereira RezendeOtaviano Sampaio SantosRosilene R. SantosSelmo Francisco Silva20/09Conceição Oliveira SilvaElvira Rios RaposoIlza Raimunda S.SilvaIvonete da ConceiçãoJosé Alexandre SouzaJuarez Teixeira RodarteMaria Antônia VazOlga Batista de Azevedo21/09Milton Júnior Mendonça22/09Darci RobatineJoana D'arque F.SantosMaria Pereira MarinsMaria Rosa dos SantosMariza Botelho BernardesNilson Antônio de BessasRenata Aparecida GomesWaldeci de Oliveira23/09Marcelo Antônio SilveiraMaria José RezendeMaria Lúcia L. CastroMateus Lobato Castro24/09Ana Alice Morais SilvaCharles Gonçalves PioVera Lúcia Primo Santos25/09Débora Leonor BragaEliane Aparecida CastroGislaine PereiraMaria das Mercês P.SilvaMaria Gomes de MeloMário José da SilvaValéria A.Silva BernardesWilson Francisco Oliveira26/09Cláudio Henrique Santos

Marli Alves MarcelinoPaulo Cézar BarbosaVerônica Batista VidalVicentina Magela AzevedoVilma Aparecida V.SantiagoWilson de Almeida27/09Amorina Antônia PereiraClotildes N.Resende GontijoDinalva Madalena S.LimaLourdes Alves BorgesMaria Monteiro MachadoOtaviana Moraes FerreiraRenata A. Silva OliveiraSebastião José da Silva28/09Álida de Castro MachadoLibério Antônio de SouzaMarcelina Oliveira MirandaMaria José PintoMaria Tereza BragaReginaldo Oliveira SilvaSérgio Garbes Lara29/09Danila Queli SilvaErnesta de OliveiraSebastião LourençoTânia Farnese V. LopesUeliton Aparecido Franco30/09Elisabete Aparecida da SilvaEtelvina de Melo SilvaGenivaldo MoraisJosé Eustáquio de MoraesLucimeire de Fátima BessasMatheus Miranda EliasPatrícia (Salão)Washington Luiz da Costa

SETEMBRO/ 2015 - Pág.: 04

A Bíblia é um livro com vários pequenos livros dentrodela. Ao todo são 73 livros canônicos que formam a Bíbliacomo se conhece hoje, sendo que 46 livros fazem parte doAntigo Testamento, e os outros 27 do Novo Testamento.

O Antigo Testamento remete-se ao tempo antes donascimento de Jesus Cristo; o Novo Testamento é o tempoapós o nascimento de Jesus.

Quando se lê a Bíblia, verifica-se que o primeiro livronão foi o primeiro a ser escrito, ou seja, os livros da Bíblianão estão organizados em ordem cronológica em que foramredigidos, mas, sim, pela ordem cronológica dosacontecimentos. O primeiro texto da Bíblia foi o Cântico deDébora (Jz 5,1-31), que faz parte do livro de Juízes. E oúltimo livro a ser escrito foi a Terceira Epístola de São João.

Porém, na Bíblia encontramos o Apocalipse colocado como o último dos 73 livros.Muito além de ser um relato do que aconteceu há milhares de anos, a Bíblia é a

Palavra de Deus enviada a todos os homens da terra. Através dela, Deus deixouensinamentos, mensagens, crenças, leis que o homem deve seguir por toda a vida.Apesar da Bíblia ter sido escrita há muito tempo, a sua mensagem é sempre atual. Épossível ler a Sagrada Escritura e se fazer um paralelo com a realidade atual, centenasde anos mais velha que as mensagens deixadas ali. Essa é uma das maravilhas destelivro sagrado: apesar da sua idade, a Palavra de Deus é sempre jovem e atual.

Antes da Bíblia existir da forma como a temos hoje, os relatos eram feitos demaneira oral: uma mãe ensinava a seu filho; um avô contava a seus netos. E nossantuários, os sacerdotes mais velhos transmitiam os ensinamentos da Escritura aosmais novos.

Anterior a versão de hoje, quando a Bíblia foi escrita de maneira “informal”, haviamduas versões para a Palavra de Deus: uma “javista”, onde Deus era chamado de Javé;e uma “eloísta”, porque Deus era tratado como Eloi. Em meados de 721 a.C., as duasversões foram transformadas em um único escrito.

A Sagrada Escritura não é um livro científico ou histórico. Ela relata uma verdadereligiosa, a história da salvação do Povo de Deus. Em função disso, o Papa Damasonomeou São Jerônimo para fazer a primeira tradução da Bíblia para o latim, no séculoIV, permitindo a todos os povos entenderem o acesso à Palavra de Deus.

Dia 30 de setembro é comemorado o Dia da Bíblia, já que o “padrinho' da traduçãoda Bíblia, São Jerônimo, tem sua festa litúrgica nesta mesma data.

Fique sempre por dentro das coisas da sua Igreja....Catequese

BíbliaA Palavra de Deus em sua casa

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 05

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 06

ASSOC FEMININA DE REC DE LAGOA DA PRATA06.198.083/0001-51

BALANÇO PATRIMONIAL COMPARATIVO DOS PERÍODOSA T I V O

2014 2013A T I V O C I R C U L A N T E 40.433,11 25.134,76

DISPONÍVEL 27.673,79 12.859,31CAIXA 14.605,56 9.425,61BANCOS CONTA MOVIMENTO 13.068,23 3.433,70CLIENTES 12.666,67 12.182,80CLIENTES 12.666,67 12.182,80OUTROS CRÉDITOS 92,65 92,65OUTRAS CONTAS A RECEBER 92,65 92,65

A T I V O N Ã O C I R C U L A N T E 6.615,92 3.689,20INVESTIMENTOS 100,00 100,00AÇÕES 100,00 100,00IMOBILIZADO 6.515,92 3.589,20MÓVEIS E UTENSÍLIOS 6.788,00 3.988,00(-) DEPRECIAÇÃO ACUM. MÓVEIS E (697,08) (398,80)MAQUINAS E EQUIPAMENTOS 425,00

A T I V O 47.049,03 28.823,96

Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014ASSOC FEMININA DE REC DE LAGOA DA PRATA LUIZ CARLOS DOS SANTOS

CI: 7.633.050 - SSP/MG CPF: 995.530.236-49

ASSOC FEMININA DE REC DE LAGOA DA PRATA06.198.083/0001-51

BALANÇO PATRIMONIAL COMPARATIVO DOS PERÍODOSP A S S I V O

2014 2013P A S S I V O C I R C U L A N T E 8.482,33 2.124,47

OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS 113,38 113,38IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES A 113,38 113,38OBRIGAÇÕES TRABALHISTA E 8.368,95 2.011,09OBRIGAÇÕES COM O PESSOAL 2772,52 0,00OBRIGAÇÕES SOCIAIS 526,67 795,30PROVISÕES 5.069,76 1.215,79

P A T R Í M Ô N I O S O C I A L 38.566,70 26.699,49PATRIMÔNIO SOCIAL 2.581,71 2.581,71AJUSTE DE EXERCÍCIOS ANTERIORES 2.581,71 2.581,71SUPERÁVITS/DÉFICITS EXERCÍCIOS 35.984,99 24.117,78

SUPERÁVITS/DÉFICITS EXERCÍCIOS 35.984,99 24.117,78P A S S I V O 47.049,03 28.823,96

Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014ASSOC FEMININA DE REC DE LAGOA DA PRATA LUIZ CARLOS DOS SANTOS

CI: 7.633.050 - SSP/MG CPF: 995.530.236-49DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO EM 31/12/2014

ASSOC FEMININA DE REC DE LAGOA DA PRATA06.198.083/0001-51

RECEITA BRUTA DE VENDAS E SERVIÇOSRECEITA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 77.266,23RECEITA DE CONVÊNIOS

CONVÊNIOS PÚBLICOS 18.360,00RECEITAS AUXILIARES

DOAÇÕES PESSOAS FÍSICAS 17.922,97DOAÇÕES PESSOAS JURÍDICAS 789,88

RECEITAS FINANCEIRASJUROS E DESCONTOSDIVIDENDOS ORIUNDOS DE INVESTIMENTOS

DESPESAS ADMINISTRATIVASDESPESAS COM PESSOAL (53.525,36)IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIÇÕESDESPESAS ADM. GERAIS (48.946,51)

DESPESAS FINANCEIRASDESPESAS FINANCEIRASRESULTADO DO EXERCÍCIO 11.867,21Reconhecemos a exatidão do presente Demonstrativo, realizado em 31 de dezembro de 2014.Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014

ASSOC FEMININA DE REC DE LAGOA DA PRATA MARCELO CORGOSINHO SOARESLUIZ CARLOS DOS SANTOS CRC: 061987 / MG - CPF: 655.861.746-34

CI: 7.633.050 - SSP/MG CPF: 995.530.236-49 Contador Rua ANGELO PERILO, 165 CENTRO, L. da Prata MG

ASSOCIAÇÃO FEMININA DE RECUP. DE LAGOA DA PRATACNPJ - 06.198.083/0001-51

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO DO EXERCICIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014D E S C R I Ç Ã O TOTALSALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 R$12.861,09 Variação monetária do exercício Superavit Patrimonial no Período R$ 11.256,69SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 R$24.117,78 Variação monetária do exercício Superavit Patrimonial no Período. R$ 11.867,21

SALDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 R$ 35.984,99Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014Luiz Carlos do Santos Marcelo Corgosinho SoaresPRESIDENTE CONTADOR

ASSOC. FEMININA DE RECUPERAÇÃO DE LAGOA DA PRATACNPJ: 06.198.083/0001-51

DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA MÉTODO INDIRETO2014 2013

FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS Superávits (Déficits) do exercício 11.867,21 11.256,69Ajustes de valores contidos na DRE, porque não afetam o caixa ( + ) Depreciação 298,28 398,80 ( + ) Amortização - - ( +/- ) Resultado não operacional (positivo/negativo) - - ( +/- ) Resultado da equivalência patrimonial - - ( +/- ) Ajuste de Exercícios Anteriores - 2.581,71Ajustes de valores pelas variações dos ativos e passivosoperacionais exceto as contas Caixa/Bancos/Aplicações - ( - /+) Aumento/Redução nas contas de Salário Maternidade - - ( - /+) Aumento/Redução nas contas de clientes (483,87) (12.182,80) ( - /+) Aumento/Redução nas contas de Imposto de Renda Retido na Conta - - ( - /+) Aumento/Redução nas contas de despesas antecipadas - - (+/ - ) Aumento/Redução nas contas de fornecedores - - (+/ - ) Aumento/Redução nas contas de salários a pagar e encargos 2.503,89 (1.342,53) (+/ - ) Aumento/Redução nas contas de tributos - - (+/ - ) Aumento/Redução nas contas de Provisões a pagar 3.853,97 1.215,79 -Caixa Líquido Proveniente das Atividades Operacionais (1) 18.039,48 1.927,66FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS Compra de investimentos Compra de ativo imobilizado (3.225,00) Receitas financeiras - - Compra de ativo intangível - -Caixa Líquido usado nas Atividades de Investimentos (2) (3.225,00) -FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO Recebido por empréstimo - Pagamento de passivo por leasing -Caixa Líquido usado nas atividades de financiamentos (3) -Aumento (diminuição) do caixa e equivalentes de caixa (1;2;3) 14.814,48 1.927,66Caixa e equivalentes de caixa no início do período 12.859,31 10.931,65Caixa e equivalentes de caixa no fim do período 27.673,79 12.859,31Variação das contas caixa e equivalentes 14.814,48 1.927,66 LUIZ CARLOS DOS SANTOS MARCELO C. SOARES PRESIDENTE CONTADOR CRC-MG 61.987

ASSOCIAÇÃO FEMININA DE RECUPERAÇÃO DE LAGOA DA PRATACNPJ : 06.198.083/0001-51

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31/12/20141. A ASSOCIAÇÃO FEMININA DE RECUPERAÇÃO DE LAGOA DA PRATA é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com autonomia

administrativa e financeira, com duração indeterminada, e tem pôr finalidade o que reza o art. 3º do Estatuto.2. As Demonstrações Contábeis foram elaboradas em conformidade com a Lei 6404/76, inclusive a Demonstrações das Mutações do

Patrimônio Líquido.3. A prática contábil adotada é pelo regime de competência.4. Os direitos e obrigações da entidade estão em conformidade com seus efetivos valores reais.5. A entidade não mantém a Provisão para Devedores Duvidosos em decorrência de suas finalidades filantrópicas, e pôr se tratar de uma

entidade sem fins lucrativos.6. A entidade não possui mercadorias em Estoque, uma vez que tais valores classificam-se diretamente na conta de despesas

operacionais.7. As receitas da entidade são apuradas através dos comprovantes de recebimentos, entre eles, Depósitos Bancários, Recibos e outros.

As receitas estão apuradas, excetuando-se as inadimplências e/ou valores considerados incobráveis.8. As despesas da entidade são apuradas através de Notas Fiscais e Recibos em conformidade com as exigências legais-fiscais.9. A entidade recebeu neste exercício auxílios e convênios do Poder Público.

a) Receitas Subvenção Municipal R$ 18360,00Conforme Demonstração

10. A entidade recebeu doações de pessoas físicas e/ ou pessoas jurídicas. Neste exercício a entidade recebeu as seguintes doações:a) Pessoa Física R$ 17922,97b) Pessoa Jurídica R$ 789,88

Conforme DemonstraçãoA entidade recebeu no exercício outros auxílios conforme descrição abaixo:

a) Receita de Prestação de Serviços R$ 77.266,23Os recursos da entidade foram aplicados em suas finalidade institucionais, de conformidade com seu Estatuto Social, demonstradospelas suas Despesas e Investimentos Patrimoniais.

11. No atendimento ao disposto no inciso VI do artigo 3º do Decreto nº 2.536/98, a entidade neste exercício, concedeu as seguintesgratuidades:

a) Internações;b) Alimentação;c) Medicamentos;d) Atendimento Psicológico;e) Monitora.12. A entidade não possui patrimônio de indivíduos ou de sociedade sem caráter beneficente ou de assistência social.

Reconhecemos a exatidão da presente Demonstração de Notas Explicativas da entidade ASSOCIAÇÃO FEMININA DE RECUPERAÇÃODE LAGOA DA PRATA, realizado em 31 de dezembro de 2014.

Lagoa da Prata, 31 de dezembro de 2014

ASSOC. FEMININA DE RECUP. DE LAGOA DA PRATA MARCELO CORGOSINHO SOARES PRESIDENTE CONTADOR CRC-MG 61.987

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 07

Ao adquirir um produto eletrônico, épreciso estudar atentamente o manual deinstruções para que o aparelho funcione bem,como a indústria o idealizou quando ele foicriado. É de grande interesse dessa indústriaque os seus clientes saibam usufruir doproduto da maneira correta e, para isso,elaboram um manual de instruções que explicaclaramente o que se deve ou não fazer paraaproveitá-lo da melhor maneira possível.

Podemos comparar esse produto à nossa própria vida, tesouro mais preciosoque recebemos de Deus. Ele quer que saibamos apreciar o seu presente e, porisso, temos em nossas mãos o mais perfeito e completo manual de instruções: aBíblia Sagrada. A Bíblia é o livro mais divulgado da face da Terra, traduzido emcentenas de línguas e dialetos, já lido por bilhões de pessoas, escrito por diversosautores, mas inspirado por um único autor maior, que é o Espírito Santo de Deus.Esse livro contém, portanto, tudo o que precisamos saber e seguir para ter umavida plena.

Entretanto, a maioria das pessoas prefere simplesmente deixar a Bíblia comoum enfeite na estante e viver conforme seus próprios pensamentos. Voltando àcomparação inicial, costumamos adquirir um aparelho eletrônico e não acharnecessário perder tempo consultando o manual de instruções. Muitas vezes, issoocorre por nos acharmos entendidos demais, sábios demais, tão autossuficientesque não precisamos de instrução alguma! Como é grande a frustração ao irmos atéo conserto apenas para descobrir que o defeito teria sido evitado se tivéssemos lidocom atenção aquele manual de instruções!

É isso o que acontece conosco quando achamos desnecessária a leitura daBíblia. Ignoramos os preceitos de Deus e Sua Palavra, nos esquecendo de que Elesabe como devemos agir para vivermos bem. Às vezes, temos que passar portempos difíceis para perceber que tudo aquilo de que precisávamos estava bem ali,guardado na estante, esperando para ser aberto e refletido. Podemos até pensarque um livro escrito há milhares de anos não se encaixe na vida moderna quevivemos, mas... é aí que nos enganamos! Estamos falando de um Deus que renovatodas as coisas, um Deus que tem sabedoria infinita. A Verdade escrita há tantotempo continua sendo a Verdade para nós. É a mesma ontem, hoje e sempre,conforme Jesus disse: "Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras nãopassarão." (Mc 13, 31). A Palavra de Deus é sempre atual, por isso a Bíblia continuamudando vidas, corrigindo, encaminhando, exortando, ensinando e incendiandocorações, porque foi inspirada pelo próprio Deus.

Por isso, cuide bem do presente que Deus lhe dá a cada manhã: a sua vida.Para viver plenamente, siga Suas palavras, pois só Ele tem palavras de vida eterna.Neste mês da Bíblia, não percamos tempo! Como já dizia a bela canção: “É precisosaber viver.” Nós só aprenderemos a viver melhor através das instruções e dosensinamentos de Deus. Portanto, jovem, abra o seu coração, abra a sua Bíblia!

Da Bíblia à vida plena

Gincana EACJovens em ação

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 08

Durante o mês de agosto, o EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) esteveenvolvido em uma gincana que teve por objetivo unir e fortalecer os laços deamizade entre tios e adolescentes. Foram momentos incríveis em que nossosadolescentes usaram de seus muitos dons para criar diversas formas de arte como:hino, bandeira, teatro apresentado na feira vocacional e também provas físicas ede pesquisa bíblica.

A gincana, preparada com muito carinho, contou com a participação animadados adolescentes. Eles disputaram como verdadeiros guerreiros! Todas as equipesestão de parabéns!

Deixamos aqui o nosso agradecimento especial aos “Tios Apoio” que, comgenerosidade e amor, doaramgrande parte do seu tempopara orientar e direcionarnossos adolescentes: TiosCidinho e Gelaine, Reinaldo eJuliana, Santiago e Cecília,Mateus e Andréa, Renato eLeila, Luid e Lilás.

Momento Escalada Surge um novo caminho para

Adolescentes pós MACNos dias 21 a 23 de agosto, uma turma de 10 jovens de

Lagoa da Prata (Álisson, Ana Luíza, Clarisse ,Christian, Igor,José Antônio, Larissa, Mariana,Tamara e Vicente),juntamente com os casais de padrinhos Anderson e Patrícia,Moacir e Angélica , Pierry e Silvana, foram ao Centro deFormação, em Piumhi, para fazer o 8° retiro de Escalada,com o objetivo de trazer o movimento para Lagoa da Prata, apedido do Pároco Pe. Patriky.

Trata-se de um encontro cheio de momentosemocionantes, profundo e muito oportuno para criar novasamizades na fé.

Tanto os jovens quanto os padrinhos envolvidos voltarammaravilhados com o retiro. E estão se empenhando para queseja realizado, ainda este ano, o 1º Escalada de Lagoa da

Prata. As inscrições já estão abertas na Secretaria Paroquial para todos os jovensmaiores de 18 anos.

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 09

Sorrir e assobiar

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 10

A cada dia, as pessoas vão perdendo a capacidade de sorrir, assobiartranquilamente pelas ruas, cumprimentar com atenção e sinceridade. Ao invésdisso, vemos a pressa em chegar ao destino, os gestos ou palavras demonstrandoirritação ou agressividade. Como cristãos, é necessário estarmos atentos paranão cometermos esses erros, porque um dos sinais da presença de Jesus emnosso coração é a alegria.

“O Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e gozo noEspírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza da estimados homens.” Em Rm 14, 17-18, essas palavras nos ajudam a compreenderque viver de acordo com os ensinamentos da Palavra de Deus é algoextremamente útil e prático. Deus não quer ocupar somente o nosso tempocom alguns atos religiosos, mas dar uma visão ampla sobre a vida. Podemosiniciar cada dia esperando sempre uma surpresa agradável. Para alcançar esseobjetivo é necessário seguir o sábio conselho de uma pessoa de profundaexperiência com as surpresas de Deus: o apóstolo Paulo. Em 2 Cor 12, 10 diz:“Eis que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nasperseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quandome sinto fraco, então é que sou forte.” A alegria, fruto do Espírito Santo, dá aconvicção de que somos capazes de enfrentar as lutas da vida, as tristezas eoutras realidades.

Um problema atrás do outro tem o poder de trazer a amarga sensação defracasso, desânimo. Nesse momento, desaparece todo o prazer de viver, afinalde contas, quem é que aguenta solidão, brigas na família, traição de amigos,dificuldades financeiras, doença? Não existe alegria para quem se sente derrotado.Agora, se a atitude é outra, a de reagir de acordo com a fé em Jesus Cristo, tudomuda. Podemos até, em um primeiro momento, nos sentirmos abatidos, mas apromessa do Senhor é muito clara: “...aqueles que contam com o Senhor renovamas suas forças; Ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para frentesem se fatigar.” Is 40,31.

A solução está em parar de lamentar a sorte, levantar a cabeça, manter-se depé, firme nas promessas de Deus. Não existe melhor remédio do que a fé. Quandopassamos por turbulências em nossa vida, existe o perigo de tentar a soluçãotrabalhando mais, envolvendo-se com álcool, drogas, jogo. Porém, Jesus nosconvida: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso ehumilde de coração, e achareis o repouso para as vossas almas.” Mt.11,28-29.

Daí a importância de viver a fé, praticar a religião. Pois aí está o combustívelque faz o motor da vida produzir alegria.

Maria Elza R.Lacerda

Igreja: uma mãe de coração aberto

Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio doEvangelho no mundo atual

A Igreja «em saída» éuma Igreja com asportas abertas. Sair emdireção aos outros parachegar às periferiashumanas não significacorrer pelo mundo semdireção, nem sentido.Muitas vezes é melhordiminuir o ritmo, por àparte a ansiedade paraolhar nos olhos eescutar, ou renunciar àsurgências paraacompanhar quem ficoucaído à beira docaminho. Às vezes, é

como o pai do filho pródigo, que continua com as portas abertas para,quando ele voltar, poder entrar sem dificuldade.

A Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai. Um dos sinaisconcretos desta abertura é ter, por todo o lado, igrejas com as portas abertas.Assim, se alguém quiser seguir uma moção do Espírito e se aproximar àprocura de Deus, não esbarrará com a frieza de uma porta fechada. Mas háoutras portas que também não se devem fechar: todos podem participar, dealguma forma, da vida eclesial; todos podem fazer parte da comunidade. Enem sequer as portas dos sacramentos deveriam ser fechadas por uma razãoqualquer. Isso vale sobretudo quando se trata daquele sacramento que é a«porta»: o Batismo. A Eucaristia, embora constitua a plenitude da vidasacramental, não é um prêmio para os perfeitos, mas um remédio generosoe um alimento para os fracos. Essas convicções têm também consequênciaspastorais, que somos chamados a considerar com prudência e audácia.Muitas vezes agimos como controladores da graça, e não como facilitadores.Mas a Igreja não é uma alfândega: é a casa paterna, onde há lugar paratodos com a sua vida fadigosa.

Se a Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar atodos, sem exceção. Mas, a quem deveria privilegiar? Quando se lê oEvangelho, encontramos uma orientação muito clara: não tanto aos amigose vizinhos ricos, mas, sobretudo, aos pobres e aos doentes, àqueles quemuitas vezes são desprezados e esquecidos, «àqueles que não têm com quete retribuir» (Lc 14, 14). Não devem subsistir dúvidas nem explicações quedebilitem esta mensagem claríssima. Hoje e sempre, «os pobres são osdestinatários privilegiados do Evangelho», e a evangelização dirigidagratuitamente a eles é sinal do Reino que Jesus veio trazer. Há que afirmar,sem rodeios, que existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres.Não os deixemos jamais sozinhos!

Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Repitoaqui, para toda a Igreja, aquilo que muitas vezes disse aos sacerdotes e aosleigos de Buenos Aires: prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada porter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e acomodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igrejapreocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado deobsessões e procedimentos. Se alguma coisa nos deve santamente inquietare preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivemsem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem umacomunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida.Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nosencerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção, nas normasque nos transformam em juízes implacáveis, nos hábitos em que nos sentimostranquilos, enquanto lá fora há uma multidão faminta. E Jesus repete-nossem cessar: «Dai-lhes vós mesmos de comer» (Mc 6, 37).

(Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - Capítulo 1, 46-49)

Palavras do PapaOriginário da Austrália e aclimatado

no Brasil, o eucalipto é uma planta muitoconhecida. Conhecem-se cerca de 400espécies.

Uso medicinalÉ recomendado nos seguintes casos:Chás: Usa-se folhas verdes em dose

normal, para asma cardíaca, afecçõescatarrais, bronquite, coqueluche, coriza,cistite, desinteria, diabetes, febres, gripe, leucorreia, maleita, nefrite, rinite,tuberculose.

Vapor: Nas afecções das vias respiratórias, inclusive na sinusite, é bom aspiraro vapor do cozimento das folhas de eucalipto.

Cataplasma e compressas: Empregam-se exteriormente para aliviar a dor emcasos de ciática, gota, reumatismo etc...

Loções: O eucalipto é um bom anti-séptico. Aplica-se o chá para lavar feridas.Tem efeito não só desinfetante, mas também curativo.

Essência: O óleo que se extrai do eucalipto é adstringente e tônico. Emprega-se nas dores reumáticas e musculares.

Parte usada: folhas verdes.Fonte: As Plantas Curam - Otaviana de Moraes Ferreira

Medicina NaturalEucalipto

SETEMBRO/ 2015 - Pág.: 11

Calendário ParoquialSETEMBRO

20/09 15:00 h Missa Encontro Jeshua – Centro Catequético17:00 h Missa na Com. N. Sra. das Vitórias

21/09 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos19:00 h Missa na Comunidade São Vicente20:00 h Reunião do CPE – Centro Catequético

22/09 19:30 h Reflexão “Evangelii Gaudium” – Salão Paroquial19:30 h Reunião do CPE – Salão Paroquial

23/09 16:00 h Missa no Hospital São Carlos18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida19:30 h Reunião c/ Tesoureiros das Comunidades – Salão Paroq.

24/09 07:00 h Missa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo15:00 h Missa no SOS - Asilo Nosso Lar18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias20:00 h Reunião CPAE - Salão Paroquial20:00 h Reunião do ECC – Centro Catequético

25/09 19:00 h Missa na Com. Sagrado Coração de Jesus26/09 09:00 h Confissão de Catequizandos – Centro Catequético

20:00 h Lançamento Livro Pe Ferreira – Salão Crediprata27/09 Dia de São Vicente de Paulo

10:00 h Celebração de Batizados – Matriz São Carlos10:30 h Missa na Comunidade São Judas14:00 h Missa na Fazenda Novo Caminho

28/09 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades19:00 h Missa do Padroeiro c/1ª Eucaristia – Com.São Vicente20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos

29/09 19:30 h Reflexão “Evangelii Gaudium”30/09 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida

20:00 h Ultreya Cursilho - Centro Catequético

Outubro01/10 07:00 h Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias19:30 h Missa da Padroeira - Com. Santa Teresinha

02/10 18:00 h Reunião Apostolado Oração - Igreja Matriz19:00 h Missa na Igreja Matriz

03/10 13:30 h Preparação Pais e Padrinhos de Batismo03 e 04Encontro do EAC - Centro Catequético05/10 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:00 h Terço dos Homens – Matriz São Carlos06/10 19:00 h Missa na Igreja Matriz

19:30 h Reunião Ministros da Palavra - Salão São Carlos20:00 h Reunião Ministros Sagr.Comunhão – C.Catequético

07/10 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida19:00 h Santa Missa da Padroeira - Com. N. Sra. do Rosário

08/10 07:00 h Missa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias19:30 h Avaliação EAC - Centro Catequético

09/10 19:00 h Missa na Com. Imaculada Conceição12/10 Nossa Senhora. Aparecida

07:00 h Missa na Igreja Matriz10:00 h Carreata com a imagem de N. Sra. Aparecida11:00 h Missa na Igreja Matriz19:30 h Missa na Igreja Matriz

13/10 19:30 h Missa na Com. N. Sra. de Fátima19:30 h Missa na Comunidade Santa Teresinha

14/10 18:00 h Missa na Comunidade Árvore da Vida19:30 h Missa na Comunidade São Judas19:30 h Escola Vivencial do Cursilho – C.Catequético

15/10 07:00 h Missa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo15:00 h Missa no SOS - Asilo Nosso Lar18:00 h Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

16/10 19:00 h Missa na Comunidade São Pedro19:00 h Missa na Comunidade São Cristóvão

18/10 17:00 h Missa Comunidade N. Sra. das Vitórias18 a 25Semana Missionária

OBS.:Domingo: 07:00, 09:00, 18:00 e 19:30 h – Missa na Matriz São CarlosSegunda-Feira:07:00 h – Celebração da Palavra – Matriz São CarlosTerça à Sexta-Feira: 07:00 h – Missa na Matriz São CarlosSábado: 07:00 e 19:00 h – Missa na Matriz São Carlos

19:00 h – Missa na Igreja do Rosário

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 12

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial, demonstraconsciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três grandesdimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidos na fé,conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com você, apresentamos aprestação de contas da nossa Paróquia e a forma como é aplicado o

dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de AGOSTO/ 2015

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 12.907,961 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 45.848,111.1 Dízimo R$ 22.759,111.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 1.945,001.3 Coletas ordinárias R$ 10.872,301.4 Donativos diversos R$ 1.395,701.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Desabrigados das Chuvas Rio de Janeiro)1.7 Festas e Promoções1.8 Outras receitas R$ 8.876,00

SOMA (0 + 1) R$ 58.756,072 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 44.597,992.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 32.827,642.1.1 Manutenção do culto R$ 52,802.1.2 Evangelização R$ 1.786,482.1.3 Manutenção de veículos R$ 822,042.1.4 Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 554,022.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 2.953,282.1.6 Casa paroquial, alimentação e limpeza R$ 6.135,172.1.7 Material de escritório e informática R$ 9.163,302.1.8 Despesas com pessoal R$ 11.360,552.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 535,002.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes,

enfermos, encarcerados) R$ 535,002.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 6.205,462.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 4.006,882.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades, cursos

de formação, transporte,aluguéis,etc). R$ 2.198,582.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 5.029,892.4.1 Despesas financeiras e tributárias2.4.2 Côngruas, Seminários, Conservação e Recuperação R$ 4.514,892.4.3 Retirada para aplicação R$ 515,002.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético2.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 14.158,08

SOMA (2 + 3) R$ 58.756,07Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 14.158,08

Pe. Patriky Samuel Batista Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 13

AGOSTO / 2015 - Pág.: 14

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 15

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 16

Kátia Margaret Giovani

Ultreia do Núcleo Papa Paulo VI

Aniversariantes do mês de SetembroCelebrar a vida é uma dádiva de Deus !

04-Cássia (Roberto), Cristina, 6-Lilás, 7-Margareth (Ailton), 8-Willma, Adircilene, 10-Monica (GJ),13-Gabriela (Heleno), Gentil, Silma, 14-Ailton(Margareth), 15-Carminha Pereira, Jose Roberto (GJ),17-Rose(Cassiano), 18-Reginaldo (Geni), 19-Luiz Duarte, 20-J. Antônio (Iraídes), Maria Vaz, 21 -Alsivando, Claudinei (Sandra), Frederico, Pe. Marcus Vinicius, 22-Liliane (Vinicius), 24-Robson (Rosa),25-Ana(Leri), Lilian, 26-Julio(Viviane), 28-Alida, Fábio(Daiane), 29-Danila, Ueliton.

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 17

No dia 19 de agosto, percebemos o quanto o Movimento de Cursilho tem,em cada Ultreia, o zelo de celebrar, de forma diferente, os ensinamentos deDeus em favor da vida. Cada detalhe inspirado pelo Espírito Santo nos leva arefletir o quão é maravilhoso viver!

E assim foi celebrarmos junto com o Núcleo Papa Paulo VI. Que doçuradescobrirmos como medir o tamanho do nosso amor pelas coisas que nosdeixam mais perto de Deus! Através de uma GALERIA DE ARTE DO AMOR,

tivemos exemplos como Madre Teresa de Calcutá, Madre Teresa Winters, Chiquita Perillo, PadreMário Gerlim, Zilda Arns, Padre Leo, Dom Hélder Câmara, Irmã Dulce, Nelson Mandela, Maria deNazaré e Jesus Cristo... Exemplos de amor em favor dos pobres, da justiça, da paz, da humanidade.Exemplos de vida que permanecem imortais.

Terminamos nosso passeio pela arte da vida sendo convidados pela sabedoria do PapaFrancisco, que nos exorta: Ama a todos e viva este amor em gestos e atitudes .

Parabéns ao Núcleo Papa Paulo VIParabéns aos Núcleos que estão responsáveis nesta etapa do ano!

SetembroAs obras da Feira do Amor estão a

todo vapor...Parabéns aos Núcleos que estão

responsáveis nesta etapa do ano!

Romaria DecoloresNo dia 20/08, saímos em Romaria Decolores a Aparecida (SP). Pelo 6º ano consecutivo, o Movimento de Cursilho,

sob a direção de Edgar e Marlene, foi aos pés de nossa querida Mãe Aparecida para agradecer por tudo o que temosrecebido e conquistado através de sua proteção e intercessão junto a seu Filho Jesus.

Neste ano, tivemos a parceria de nossos amigos Rosa e Robson, que conseguiram agregar mais tripulantes nessamissão de amor.

Foram dias de muita oração, diversão, roda de conversas que nos deixaram mais próximos. E, mais uma vez,tivemos a alegria dacompanhia do nosso queridoPadre João Bosco.

Que o desejo de vivermosnossa Romaria no próximoano já faça parte de nossoscorações, afina l, aquichegamos com o doce saborde termos um BIS!

Destaques DecoloresO mês de Agosto foi marcado por

muitos eventos em que o Movimentode Cusilho esteve presente. Ora sedivertindo, ora trabalhando em favordo próximo. Fatos que eternizam nossamaior vocação: permanecermos juntose fiéis à Igreja em que acreditamos!

Homenagem aos Pais

Tradicional baile do Cursilho

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 18

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 19

ACONTECEU. 5º Aniversário do

Terço dos HomensNo dia 05 de agosto,

celebramos o 5ºaniversário do Terço dosHomens. Com aparticipação das famíliase de membros do Terçodos Homens de outrasparóquias, inclusive deoutras cidades, tivemos arecitação do Terço e, emseguida, um momento deconfraternização.

Que Nossa Senhora continue nos abençoando e protegendo para que, em 2016,possamos nos reunir novamente para rezar e celebrar.

. Encontro SeguirJesus

Nos dias 22 e 23 deagosto, o JUPACrealizou, na ParóquiaSão Francisco, oencontro Seguir Jesus.Na oportunidade, omovimento acolheu 32novos membros.

Que os novosintegrantes do JUPAC se sintam fortalecidos na fé e, sob a luz do Espírito Santo,coloquem toda a alegria e dinamismo de sua juventude a serviço da Igreja deCristo; que cada um se comprometa de, por seu exemplo, ser espelho para queoutros jovens encontrem motivação para seguirem o mesmo caminho.

. Crisma 2015

Dia 22 de agosto, a Paróquia São Francisco recebeu com alegria a presença deDom José Aristeu Vieira, nosso Bispo Diocesano que veio crismar 186 jovens.

Que Deus o conduza no exercício de seu pastoreio à frente da Diocese de Luz.Que nossos jovens, já crismados e fortalecidos pelos dons do Espírito Santo, sintam-se impulsionados a se colocarem a serviço do Reino de Deus por meio das atividadesde nossa Paróquia.

. Festa do CongadoNos dias 21, 22 e 23 de agosto, tivemos a Festa do Congado. A celebração de

encerramento aconteceu na Praça dos Congadeiros, no domingo, 23 de agosto.Com Padre Tiago interagindo com os participantes da Festa, percebemos que,

com o passar dos anos, mais pessoas têm prestado atenção à liturgia e à reflexãoda celebração.

Que São Domingos, Santa Efigênia e Nossa Senhora intercedam para queprevaleçam a fé e os bons costumes que moveram os idealizadores desta festa.Que ela mantenha o objetivo primeiro: o de louvar a Deus com alegria pelo dom denossas vidas e por tudo o que Ele nos concede a cada dia.

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 20

Celebrando nosso PadroeiroNovena PreparatóriaDe 23 de setembro a 01 de outubro, a imagem peregrina de São Francisco de

Assis estará visitando nossas comunidades. Convidamos a todos os paroquianos edevotos de São Francisco para rezarem conosco a novena em preparação para agrande festa que estamos preparando em honra ao nosso tão querido padroeiro!

Locais, dias e horários das celebrações:23/09 (quarta-feira) 19:30 h - Comunidade São João24/09 (quinta-feira) 19:30 h - Comunidade N. Sra das Graças25/09 (sexta-feira) 19:30 h - Comunidade São Lucas (Grotadas)26/09 (sábado) 18:00 h - Bom Pastor27/09 (domingo) 18:00 h - Comunidade São Paulo28/09 (segunda-feira) 19:30 h - Comunidades Santa Clara29/09 (terça-feira) 19:30 h - Comunidade N. Sra do Carmo30/09 (quarta-feira) 19:30 h - Comunidade Mãe Rainha01/10 (quinta-feira) 19:30 h - Encerramento da Novena e Missa comparticipação dos padres da Forania - Igreja Matriz.Caminhada pela PazDia 04 de outubro - Dia de São Francisco de Assis - realizaremos a Caminhada

pela Paz. Sairemos às 05:00 h da Igreja Matriz São Francisco de Assis em direçãoao Rio São Francisco, nas proximidades do Pontilhão de Ferro, junto à Imagem deSão Francisco, onde celebraremos a Missa.

6ª Cavalgada de São FranciscoDia 11 de outubro, o

Clube dos Cavaleiros e oSindicato Rural de Lagoada Prata, estarãopromovendo a 6ªCavalgada de SãoFrancisco de Assis. Saídado antigo Hipocamporumo ao Parque deExposições, onde haveráalmoço, leilão de bezerrose pequenas prendas. Todaa renda será revertidapara os trabalhos daParóquia São Franciscode Assis.

FESTA DE NOSSASENHORA APARECIDA

Dia 12 de outubro, diade Nossa Senhora Aparecida. Vamos juntos celebrar a Padroeira do Brasil.

Horários de celebrações: 10h00 e 19h00 na Matriz São Francisco de Assis.1º Trilhão de São FranciscoDia 25 de outubro acontecerá o 1º Trilhão de São Francisco de Assis. Faça sua

inscrição na Asas Motos e participe. Valor antecipado R$60,00.Toda a renda será revertida para os trabalhos da Paróquia São Francisco de

Assis.

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 21

SSVP promove encontro para jovens

Waldir Ribeiro

SSVP

No dia 02/08/2015, na Escola Municipal São Carlos,realizou-se o 2º Encontro de Jovens do Conselho CentralSão Carlos Borromeu.

O Encontro foi organizado pela Comissão de Jovens epela Conferência de Jovens Nossa Senhora das Dores. E foi muito inovador.

Primeiro momento - Geraldo Santos, Presidente do Conselho Central, apresentouum resumo sobre: “O que é SSVP”.

Segundo momento - Depoimento do jovem Flávio Henrique.Terceiro momento – Prática: os encontristas ajudaram a servir o almoço a todos

os moradores do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo. Ajudaram também asenfermeiras a acomodá-los em suas casas.

Quarto momento - "A SSVP e a Igreja", apresentado por Padre Patriky SamuelBatista.

Quinto momento – Espiritualidade: os encontristas rezaram o Terço com osmoradores da Vila Vicentina, que acontece todos os domingos às 15:00 h.

Assim, o Encontro de Jovens envolveu teoria, prática e espiritualidade.

Dia de combate à fomeDia 08/08/15, em vários pontos de Lagoa da

Prata aconteceu o "Dia de combate à fome".Graças à colaboração de muitas pessoas,

foram arrecadadas quase 02 toneladas dealimentos.

Se nós, Vicentinos, estamos contentes como resultado, imaginem nossos assistidos que irãoreceber todo esse alimento?!

Agradecemos a todos que colaboraram! E osconvidamos a conhecer de perto nosso trabalho.

Que por intercessão de São Vicente de Paulo,Deus abençoe e retribua a todos.

Herbert Santos

Piquenique com os assistidos da SSVP

Dia 29/08/15, na Praia Municipal, aconteceu o piquenique com os moradores dolar dos idosos e assistidos das conferências vicentinas.

As conferências ofereceram um delicioso lanche aos participantes que, ao somde muita música, curtiram o nosso lindo cartão postal.

O Conselho Central parabeniza a diretoria do Lar São Vicente pela iniciativa etambém as conferências envolvidas nesse piquenique.

Festa em honra a São Vicente de PauloO Conselho Central São Carlos Borromeu convida toda a

população de Lagoa da Prata para participar das festividadesem honra a São Vicente de Paulo.

Programação:23/09 (quarta-feira) - 19:30 h- Inicio da festa com

celebração na Igreja NossaSenhora de Guadalupe (Bairro Sol Nascente)24/09 (quinta-feira) - 19:30 h- Celebração no salão

N.Sra das Graças (BairroGomes) - Paróquia São Francisco de Assis.25/09 (sexta-feira) - 19:30 h - Celebração na Capela

do Lar dos Idosos –Paróquia São Sebastião26/09 (sábado) - 19:00 h - Celebração na Igreja Matriz

São Carlos Borromeu.27/09 (domingo) – 07:00 h – Missa na Matriz São Carlos. Logo após,Assembleia na Escola Municipal São Carlos (Rua Maranhão,anexa à Vila Vicentina)

A batida ecoa ao longe, invade as ruas do centro da cidade: é a formação dos Congadeirosse preparando para suas rezas, entrega de coroas e pagamento de promessas. Uma dasfestas mais bonitas e esperadas em Lagoa da Prata vem saudar o mês de setembro e abrirum parêntese de quatro dias na vida da população.

No Congado se destacam as tradições históricas, usos e costumes da Angola e doCongo. A dança remete à coroação do Rei do Congo e da Rainha Ginga de Angola, coma presença da corte e de seus vassalos. Seus princípios se fundamentam no movimentodo sincretismo e mesclam cultos católicos e africanos.

Pura emoção para quem vem participar ou assistir! Visitantes, turistas, fiéis ousimplesmente curiosos se aglomeram nas calçadas para melhor apreciarem o desfile ritualísticodos blocos. Num desenho de cores e formas, eles seguem pela avenida com sua dançacontagiante, cheia de evoluções e significados.

São mais de dez grupos, reunindo aproximadamente 60 integrantes, cada um. Numaformação previamente elaborada, regidos por sua guarda, os mais velhos vão à frente, ospequeninos finalizam as fileiras. Algumas crianças são tão pequenas que mal conseguemsegurar o pandeirinho, mas as famílias as iniciam desde cedo nos festejos: são os futurosdançarinos que não deixarão morrer a festa folclórico-religiosa, de formação afro-brasileiraque neste ano completou 102 anos de existência em Lagoa da Prata.

Após os ritos da coroação na casa do Rei Congo, a mistura de cores vai se posicionandonas laterais das ruas, dando início à procissão rumo à Igreja do Rosário. As fardas,cuidadosamente confeccionadas, são vistosas, em cores alegres e vibrantes: calças e camisasfranjadas, faixas e coletes bordados, paramentos e adereços. Os santos de devoção,muitas vezes estampados às costas, entre bordas douradas e emblemas de saudação,lembram a religiosidade e a fé. Chapéus, lenços e turbantes, nas mais variadas combinações,ajudam a compor as centenas de cabeças que se curvam nas reverências próprias dadança ou para o beijo aos estandartes que abrem os grupos.

A dança é um espetáculo à parte. Em ritmo harmônico e compassado, homens emulheres de todas as idades, de todas as cores, executam sua dança marcando umacoreografia composta de variadas evoluções, ao som de instrumentos como cuíca, caixa,reco-reco, cavaquinho, tarol, tamboril, sanfona ou acordeon. Ah, e os pandeiros! Enfeitadosde fitas multicoloridas, tomam conta do ar, numa estonteante explosão de tons e ritmos.

Alegria e FéFesta do Congado em Lagoa da Prata

Cantos são entoados, e a batida de fundo dita os volteios dos dançarinos num conjuntode rara beleza e harmonia.

À frente vão os blocos comuns, separados entre si por carros com os andores dossantos padroeiros: São Benedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora do Rosário e Nossa SenhoraAparecida. Fechando o cortejo, segue o último bloco, convencionado o mais nobre dafesta. Reis, Rainhas e princesas vêm vestidos com esmero em seus trajes ricamentebordados, suas capas ornamentadas, protegidos por sombrinhas rendadas empunhadaspor seus acompanhantes.

É a festa do povo, a festa da fé. Mais uma que ficará na memória até que venhanovamente setembro e tudo se refaça com o mesmo entusiasmo secular.

Marina Alves

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 22

Fome e sede de amor “... tive fome, e me destes de comer,

tive sede, e me destes de beber...” (Mt25,35)

“No mundo existe mais fomede amor e de apreciação do que de pão.Às vezes pensamos que a pobreza éapenas fome, nudez e desabrigo. Apobreza de não ser desejado, não seramado e não ser cuidado é a maiorpobreza.”

Madre Teresa de Calcutá

Vivemos em um mundo em que nãoparece haver distâncias. A tecnologia tornou a comunicação rápida e fácil. Pessoas conhecidaspodem se falar durante todo o dia, mesmo estando em lugares geográficos totalmente diferentes.Há aqueles que 'se conhecem' pelas redes sociais e se tornam próximos sem nunca terem sevisto. É contraditório que, com tantos instrumentos que favoreçam o encontro, ainda existamtantas pessoas solitárias. Isso mostra que as pessoas têm fome e sede de um encontro queseja mais profundo e verdadeiro. E que elas não se sentem saciadas na companhia virtual dosmilhares de amigos que têm. Desejam algo mais.

Dentro das próprias famílias, as pessoas parecem se abandonar pouco a pouco. Vivem emuma mesma casa, mas não se encontram. O 'senhor trabalho' subjuga mães e pais; a TV e ainternet são as babás que oferecem entretenimento e educam as crianças, dando sossegopara os pais cansados. A produtividade é cada vez mais valorizada e incentivada. As pessoasque não são produtivas – idosos, acamados, doentes mentais – ficam muitas vezes à margemdos interesses da família. E o homem que sofre a solidão fica cada vez mais sozinho por nãosaber ofertar-se a quem está ao seu redor.

O mundo tem sede de Deus. O mundo tem fome de amor. Jesus tem fome e sede de amor.Jesus nos convida a saciar a sua sede de amor nos corações dos homens.Você se encontra com tanta gente ao longo de uma semana... O que será que estas pessoas

vivem? O que será que estão passando? Comovocê pode amá-las? Que gestos de amor vocêpode expressar?

Pode ser que tenha alguém próximoprecisando de sua visita: um doente, uma famíliaenlutada. Quanto tempo mais você irá esperarpara ir encontrá-lo? E o que dizer sobre aquelesque estão dentro de casa? Será que nãoprecisam de um pouco mais de tempo, atençãoe ternura?

Jesus vive em nós para amar e vive nosirmãos para ser amado. Amemos Jesus eamemos com o amor de Jesus. Assim seremosmuito felizes!

Ludmila Rocha DorellaComunidade Católica Árvore da Vida

Senhor Pires, Donaxícara...

Nunca achei graçaem tomar café emcopo. Gosto dasxícaras — com seusrespectivos pires.Gosto, de modoespecial, das xícaraspequenas eredondinhas. Melhorainda se foremd e c o r a d a s ,especialmente com

motivos florais e bordas douradinhas. Muitos detalhes, eusei, mas é que estou pensando nas xicrinhas da cristaleirade minha avó Liduvina. Nunca vou esquecê-las. Até hojeme lembro de como gostava das tigelinhas (era assim queela falava) da minha avó. Eram levíssimas, pura casquinhade ovo, numa delicadeza que me fascinava.

Cresci assim, apreciando o aconchego e o requinte dasxícaras e seus pires... Bobagem? Não acho, não. O caféfica muito mais saboroso e a fumaça que sobe em cheirosdeliciosos toma as narinas, invade o paladar, o céu daboca, a casa inteira... Antes mesmo que se prove o café.Enquanto isso o pires, numa elegância cavalheiresca semlimites, espera que os dedos ocupados em segurar a xícaralhe devolvam sua dama. Acho bonito, não sei explicar arazão... (lembro-me de alguém que, ao segurar a xícara,mantinha o mindinho esticadinho, o que eu achava muitochique. Hoje em dia, os entendidos em etiqueta nãorecomendam – risos).

À mesa do café, aproveito para filosofar com SenhorPires e Dona Xícara. São companheiros de todos os dias,fazem a delícia dos momentos do café. E penso sempreem como formam um bonito par. O que seria da xícarasem o pires? O que seria do pires sem a xícara? A ideia devê-los apartados não me agrada: foram feitos um para ooutro e devem terminar assim, juntinhos para sempre.

Claro que não penso só isso. Penso também que aspessoas são como as xícaras e os pires. Apareadas emsuas afinidades, em suas preferências, em suasidentificações, elas se atraem, se buscam. E aqueles queinsistem no desacerto acabam por se frustrar.Pensamentos que ondulam na mesma frequência sãovetores de bons encontros. Nas palavras, nos hábitos, nosgostos, nos interesses em comum, na forma de ver a vidae fechar as ideias, os pares se avistam, se avizinham namultidão.

Uma xícara redondinha combina bem com um piresredondinho. Uma xícara amarelinha combina com umpires no mesmo tom. Uma xícara decorada com florzinhafica melhor num pires que estampe o mesmo motivodecorativo. A harmonia acontece assim, à primeira vista,sem qualquer esforço. Os postes se atraem? Os deenergia, razão de viverem enfileirados iluminando a rua.No caso de os opostos se atraem, tenho minhas dúvidas...

Portanto, quando xícaras e pires (valendo para aspessoas) se reconhecem e se confundem num parzinhosimpático, que se postem harmoniosamente à mesa. Ocafé, sem sombra de dúvidas, vai ficar bem maissaboroso... Nos dois casos.

Marina Alves

Ser líder é servir com mansidão,É ir sempre com um sorriso ao encontro do irmão.É não escolher tarefa fácil ou difícil,Mas ter a certeza de que a executamosJunto com Cristo.

Ser líder é entender o limite do outro.É oferecer ajuda sem desanimarE a ninguém oprimir.É se colocar no lugar do outroe encorajá-lo a prosseguir...

Ser líder é estar sempre em oração,É pedir a Deus que lhe dê sabedoria e humildade,É entender que tudo que se faz de bom

Ser líderÉ movido pelo Espírito Santo.Assim, é o próprio Jesus o autor da ação.

Ser líder é ter o coração generosoE não buscar honra, nem prestígio.É agir com sabedoria e prudênciaÉ mediar conflitosSem omitir a verdade.

Ser líder é “começar de novo”E acreditar na missão.É levar a boa nova sem olhar a quem.É ver que deixou rastros de bondadeE que, ao caminhar, semeou a paz...

Adriana E.Silva Juscelino

VII ENCONTRO DO APOSTOLADODA DIVINA MISERICÓRDIA

Convite 17 e 18 de Outubro de 2015

Tema de Pregação: Viver ou divulgar a misericórdia?

Local: Centro de Eventos da Paróquia São Carlos Borromeu (ao lado do Centro Catequético)

17/10 (Sábado)- Início às 13:00 h Encerramento às 18:00 h

Missa às 19:00 h na Matriz São Carlos

18/10 (Domingo) - Início às 8:00h com celebração da MissaEncerramento às 12:00 h

Obs.: Teremos capela com Vigília ao Santíssimo Sacramento

Pregador: Pe. Antônio AguiarCo-fundador e Administrador Geral da ComunidadeAnunciadores da Misericórdia – Rio de Janeiro

Apoio: Paróquia São Carlos BorromeuParóquia São Francisco

Venha participar conosco!Aberto a todos.

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 23

Luiz e Zélia Martin – um casal especial– vivendo em profundidade o mistériodo amor de Deus, tornaram-se fonte desantidade para eles mesmos e para todos,dando vida a uma das maiores santas detodos os tempos: Teresinha do MeninoJesus.

Venha conhecer essa história!Em preparação para a canonização

(outubro próximo) dos beatos Luiz eZélia, pais de Santa Teresinha, estaremosmeditando a vida dessa família.

Todos os dias no Salão da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus –Rua Goiás, 510

* 22/09 – 3ª feira – 19:00 h » Acolhida da Relíquia de Santa Teresinha. 19:30 h » Celebração da Palavra

Luiz e Zélia Martin – os pais de Santa Teresinha* 23/09 – 4ª feira – 19:30 h » Celebração da Palavra

Uma família especial* 24/09 – 5ª feira – 19:30 h » Adoração ao Santíssimo

Sacramento (com bênção do Santíssimo)* 25/09 – 6ª feira – 19:30 h » Celebração da Palavra

Nascimento de Santa Teresinha e espiritualidade familiar* 26/09 – Sábado – 18:00 h » A arte de educar* 27/09 – Domingo – 18:00 h » Um tempo de sofrimento* 28/09 – 2ª feira – 19:30 h » Celebração da Palavra

Papai Luiz e rainha Teresinha* 29/09 –3ª feira – 19:30 h » Celebração da Palavra

Bens preciosos ofertados a Deus* 30/09 – 4ª feira – 19:30 h » Celebração da Palavra

Família, espelho da vida* Dia 1º de outubro – 5ª feira:

Dia de Santa Teresinha do Menino JesusCelebração da Santa Missa às 19:30 hDespedida da Relíquia de Santa TeresinhaApós a bênção, haverá confraternização.

Festa de Santa Teresinha

Praça Cel. Carlos Bernardes, 141.Fone (37) 3261-1247

São oferecidos:livros, CDs, imagens, cartões

diversos, artigos religiosos emgeral, papelaria em geral.

LIVRARIA PAROQUIAL

Santa Teresinha e seus pais, Luiz e Zélia.Espelhar-se na família é encontrar o próprio

caminho de felicidade.

Destaques da Paróquia São Carlos BorromeuFeira Vocacional

Realizada no dia 22 de agosto, na Praça da MatrizSEMANA DA FAMÍLIA

Realizada de 08 a 15 de agosto em todas as comunidades da Paróquia.

Missa de Abertura dia 08/08, na Igreja Matriz

Terço das Famílias - 2’ Feira - dia 10/08

Waldir Ribeiro

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 24

No dia 29 de setembro, a Igreja comemora a solenidade dos Arcanjos Miguel,Gabriel e Rafael, considerando-os como protetores e intercessores divinos, sempreatentos em servir a Deus para o bem das pessoas.

A palavra “anjo” significa “mensageiro”; “arcanjo” significa “anjo principal”. A BíbliaSagrada apresenta estes três arcanjos, com tarefas e missões bem diferenciadas.

O nome do Arcanjo Miguel possui um significado revelador em hebraico: “Quem écomo Deus?” Foi ele o encarregado de expulsar os anjos maus que se rebelaramcontra Deus no Paraíso. No livro do Apocalipse (12,7-8), lemos o seguinte: “Houve,então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Tambémo dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer. E não seencontrou mais lugar para eles no Céu”. O Arcanjo Miguel, representado com traje deum soldado guerreiro, é invocado como protetor contra as ciladas do maligno, o qualnos tenta para o mal.

O nome do Arcanjo Gabriel, citado várias vezes na Bíblia, significa: “Força deDeus”. É muito conhecido devido à sua singular missão de mensageiro. Foi ele queanunciou o nascimento de João Batista e que visitou Maria, chamando-a de “cheia degraça” e anunciando-lhe o mistério da encarnação de Jesus, conforme relata oevangelista Lucas. O Arcanjo Gabriel, representado com uma lanterna em uma mão euma flor na outra, é invocado para que possa interceder junto a Deus, concedendobenefícios e favores espirituais aos fiéis.

Rafael significa “medicina de Deus”. Encontramos sua presença no livro de Tobias:foi ele que encontrou o remédio que curou a cegueira de Tobit, o pai do jovem Tobias,graças a um peixe, cujo fígado foi extraído e conservado e que se tornou um remédiomilagroso. São Rafael Arcanjo é representado com um peixe, que lembra o milagreda cura de Tobit, e segurando um jarro de alabastro, usado na época pelos médicos.É invocado pelos doentes que confiam nos recursos humanos, mas especialmente naintervenção de Deus.

Arcanjos de Deus, protegei-nos!Maria Elza R.Lacerda

São Miguel, São Gabriel eSão Rafael

São Jerônimo“Cristo é o poder e a sabedoria de Deus.

E quem ignora as Escrituras ignora a Deus;portanto, ignorar as Escrituras Sagradas éignorar a Cristo”.

São Jerônimo

Nos confins da Dalmácia e Panônia (naatual Hungria), nasceu Jerônimo. O paienviou-o, quando adolescente, para Roma,então a capital do mundo civilizado. Ali,Jerônimo dedicou-se ao estudo dagramática, da retórica e da filosofia. Tal eraseu amor pelos escritores clássicos queformou para si uma rica biblioteca, copiandoà mão os livros que não podia obter.

Com dor, reconheceria depois que, emsua inexperiência, tornou-se vítima do

ambiente mundano da grande e decadente metrópole, extraviando-se dobom caminho. Porém, ao mesmo tempo, declarava que seu passatempoaos domingos consistia em visitar as catacumbas e as relíquias dos mártires.E era catecúmeno, pois, na época, a pessoa recebia o santo batismo jáquase adulta.

Aprendeu o hebraico com um judeu converso para poder estudar asSagradas Escrituras em seu original.

O Papa São Dâmaso deu a Jerônimo a ordem de rever o texto latino daSagrada Escritura, comparando-o com o original hebreu. Essa tarefa viria adar a tradução conhecida como Vulgata (do latim vulgare, que significa “usocomum”). O Papa, de fato, desejava uma tradução da Bíblia mais fiel emtudo aos textos originais, traduzida e apresentada no latim mais correto,que pudesse servir de texto único e uniforme na liturgia. Pois até aqueletempo existiam traduções populares muito imperfeitas e diversificadas quecriavam confusão.

Em 384, faleceu São Dâmaso, e Jerônimo voltou para a Terra Santa. Os34 anos em que Jerônimo viveu em Belém, passou-os escrevendo obrasnotáveis e combatendo as heresias. Faleceu no dia 30 do mês de setembrodo ano 420, muito avançado em idade e virtude. O dia da Bíblia foi colocadoexatamente coincidindo com a data de sua morte.

Somos convidados neste mês a nos debruçar sobre as SagradasEscrituras para crescer no reconhecimento do rosto de Cristo.

São Jerônimo, ensinai-nos a amar a Palavra de Deus.Iraídes Vidal

SANTOS E SANTAS

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 25

PATRÃO TEM POUCOS DIAS PARA SE ADEQUARÀ LEI DAS DOMÉSTICAS

Faltam poucos dias! O Simples Doméstico, pelo qual os tributosserão recolhidos, entra em vigor em 01/10/2015. O patrão tematé 1º de outubro para se adequar totalmente à nova legislaçãoem vigência após a sanção da chamada PEC das Domésticas, noúltimo dia 02 de junho. A data é o limite de 120 dias estipuladopelo governo federal para a criação do Simples Doméstico, peloqual será definido o recolhimento único de todas as obrigaçõestributárias do empregador.

No entanto, os empregadores têm exatamente poucos diaspara iniciar o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo deServiço (FGTS) e do Seguro Acidente, o que antes era opcional.Com a nova lei, o patrão é obrigado a recolher alíquota de 8% deFGTS sobre o salário bruto e 0,8% por seguro contra acidente,além de 3,2% relativos à rescisão contratual.

As dúvidas são tantas que alertarmos para procurar ajuda deum especialista sobre as novas mudanças.

A obrigatoriedade de controlar o ponto de empregadosdomésticos que executam serviços ao menos três vezes porsemana já está em vigor há alguns meses. Outros direitos tambémestão valendo.

Dentre as mudanças importantes, e já em vigor desde a sançãoda lei em junho, destacamos: a jornada de trabalho de 08 horasdiárias e 44 horas semanais, com 04 horas de trabalho aos sábados– que já deve ser devidamente controlada pelo livro de ponto.

Quem trabalha 08 horas por dia deve fazer um intervalo de,no mínimo, uma hora e, no máximo, duas.

Para jornadas de até 06 horas, a pausa deve ser de 15 minutos.No entanto, se o empregado optar por intervalos menores parasair mais cedo, deverá ser feito acordo escrito e assinado porambas as partes.

Outra alteração diz respeito a data para recolhimento do INSS.Antes, era recolhido no 15.º dia do mês seguinte. Desde julhopassou para o dia 07.

Entre as dúvidas que possam surgir após a regulamentação doSimples Doméstico, em outubro, está a questão de horas extras.Agora, todo período de trabalho que exceder 08 horas diáriasdeve ser remunerado comhora extra, comadicional de 50%sobre o valor dahora normal, oucompensado comfolgas.

9º Princípio: Grupo de ApoioNa vida, podemos fazer parte de diversos

grupos, como: família, igreja, trabalho.Nós, como participantes do Grupo do

Amor Exigente, em setembro, damosdestaque ao 9º Princípio: Grupo de Apoio.Este princípio é acatador. Desdobrando essapalavra: acata e ataca a dor.

Isso me faz lembrar quando aqui cheguei, quando o Grupoainda contava com poucas pessoas. Como fui bem acolhida! Tudomuito simples, tudo muito lindo. E grupo de apoio é isto: criarlaços, partilhar a tristeza e celebrar mudanças positivas. Às vezes,pensamos que outras famílias não têm problemas e nosperguntamos: “Senhor, por que comigo?” Quando, na verdade,poderíamos perguntar: “Senhor, por que não comigo?”

Descobrimos, então, que problemas são inerentes à nossacondição humana. O segredo está no modo de equacioná-los.Como? Primeiro rogando a Deus que nos mostre um caminho;depois, seguir por este caminho.

Mas como fazer isso? Olhando objetivamente para o problema.E um excelente caminho é o Grupo de Apoio do Amor Exigente.Isto porque nós aprendemos a trocar o foco e a encontraralternativas para nossa vida. Também através das metassemanais vamos melhorando, nos fortalecendo e nosreconhecendo como gente, como filhos e filhas de Deus.

O que mais me encanta no Amor Exigente é que aqui ninguémensina ninguém, mas todos aprendem uns com os outros. O gruponos torna mais humildes, mais humanos, mais fraternos, maisgente. Hoje, tenho a responsabilidade de vir ao grupo trazer meuapoio simples a alguém que está precisando de mim. O grupotambém nos ensina a lutar por uma melhor qualidade de vida, aser feliz e ajudar outras pessoas a serem felizes.

Aqui aprendi a dizer: ”Eu te amo, mas não posso aceitar teucomportamento inadequado.” Isso é Amor Exigente.

Repetindo o ensinamento do Padre Léo: “não devemos tirar adroga do bolso de nosso adicto. Devemos, sim, tirá-la da mentedele”. Para isso, é fundamental usarmos palavras como: “Eu teamo. Você é importante para mim”, enfim, palavras que incentivemao crescimento, e não palavras que o coloque mais para baixo.Não podemos permitir que alguém saia de nossa presença semse sentir melhor e mais feliz.

Se você está passando por algum tipo de problema, procureajuda, venha se unir a nós aqui, no Grupo do Amor Exigente, todaterça-feira às 19:30 h.

Rosinha

Amor Exigente Antônio Carlos Dayrell L.Gontijo

(MTB 16.192/MG) Nas religiões de denominações cristãs, não são

aceitos maus tratos aos animais. Há muitos relatosna Bíblia que descrevem a especial atenção docriador com todos os seres vivos. Lembramos que,antes de entregar ao homem a tarefa de zelar peloplaneta, Deus manda que o mar e terra sejampovoados de seres viventes. Então, ordena:"Façamos o homem à nossa imagem esemelhança". Na história do Dilúvio, novamenteDeus chama a atenção para os animais, ordenando

a Noé para colocar na arca, além de sua família, um casal de cada espécie. Ou seja, aqueleque violar princípios de bondade que resguardem a fauna e a flora, também estarácontrariando a vontade divina.

A morte de Cecil, um leão dócil do Zimbábue, que posava tranquilo para fotos, despertoucomoção na comunidade internacional. Ele agonizou por mais de 40 horas, vítima de umaflecha disparada por um caçador, como troféu pela sua ousadia. Entre as várias explicaçõespara a barbárie: a caça ajuda a preservar as espécies e traz divisas para alguns países daÁfrica, devastados pela guerra e pela fome; os felinos matam o gado e ameaçam as criançasno caminho da escola. Por outro lado, os animais são mortos indiscriminadamente, sematentar para o risco de extinção, e a renda obtida com as quotas de caça não chega aospovos mais carentes, mantendo o ciclo vicioso de dependência.

Será que temos o direito de tirar a vida de um animal majestoso simplesmente pordiversão? A causa serviu para ligar o alerta: a indústria da caça é um grande negócio emmuitos países, movimentando a economia com o sacrifício de animais selvagens para deleitede caçadores ricos. Com tanta violência ao derredor, as pessoas parecem preocupar-se maisconsigo mesmas do que com os ensinamentos de Cristo. Para o filósofo francês VladimirJankélévitch, a humanidade dá sinais de "anestesiamento moral", transgredindo com ospróprios valores e sem se dar conta da cegueira moral ou ética que a impede de viver arealidade. Embora existam governos que permitem e até a regulamentem, a caça desportiva,além de atentar contra a vida de criaturas indefesas, põe em xeque valores altamenteprestigiados numa civilização moderna.

Alguém poderia dizer que estamos exagerando ou que temos coisas mais graves eimportantes para resolver. Obviamente, a questão dos refugiados na Europa, a banalizaçãoda violência na América, o terrorismo no Oriente Médio e as violações dos Direitos Humanosna Ásia, não são menos importantes do que a morte do leão de juba negra. Entretanto, aagonia de sua dor revelou que precisamos repensar sobre nossos comportamentos e atitudesse quisermos viver em equilíbrio com a natureza e harmonia com Deus. Mesmo para um leãoque poderia subjugar o ser humano pela sua agressividade, força e coragem, Cecil semprese mostrou tolerante, socializado e politizado, o que está faltando em nossos líderes.

Celebração da vida

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 26

Ao emitir umMotu Proprio,expressão emlat im paradocumento escrito“de própriopunho”, o sumopontífice promovemudanças noscânones sobre aproclamação de

nulidade do casamento. Com isso, simplifica o processo,que antes poderia demorar anos e não saía barato paraos requerentes. O papa Francisco admite que afelicidade de pessoas separadas – e dispostas ao novo“sim” no altar – pode ser reconquistada com mais rapideze sem macular as leis da Igreja Católica.

Também de forma surpreendente, o líder espiritualacena com o perdão, durante do Ano da Misericórdia,que começará em 08 de dezembro, para quem praticouaborto, desde que se arrependa do ato e se confessecom um padre.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte epresidente da Comissão para Cultura e Educação daConferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), domJoão Justino de Medeiros Silva, esclarece que a Igrejanão anula um casamento, “que permanece umsacramento indissolúvel, um pacto, uma aliança entreduas pessoas”. Assim, ao ser decretada a nulidade, é

MUDANÇAS PROPOSTAS PELO PAPA FRANCISCOcomo se nunca tivesse havido a união. Dom João Justinodestaca alguns fatores que podem forçar uma uniãoindesejada – passível do pedido de proclamação denulidade –, como pressão familiar, interesses econômicose gravidez não planejada.

As mudanças vão começar em 08 de dezembro. “Asdioceses têm prazo de 90 dias, a partir de 08 de setembro(data do anúncio do Papa Francisco), para estudar osnovos procedimentos.

Dom João Justino explica que no Ano da Misericórdia,que vai de 08 de dezembro próximo a 20 de novembrode 2016, o Vaticano estende a todos os padres afaculdade de perdoar o “pecado do aborto“, o que éreservado aos bispos diocesanos. Em algumas paróquias,párocos e vigários paroquiais já têm essa autorização.“É importante frisar que as pessoas devem se confessare se declarar arrependidas para ter o perdão. Outroaspecto importante é que o aborto não é deresponsabilidade apenas da mulher. Estão envolvidos opai, o médico, os funcionários da clínica, muitas pessoas.É pecado grave para a Igreja. Todos os envolvidos devemassumir o compromisso de não voltar a praticá-lo”,afirma. No documento em que tratou do tema, o papadescreveu o “calvário existencial e moral” enfrentadopelas mulheres que põem fim à gravidez. E disse terconhecido muitas “que carregam em seus corações acicatriz dessa decisão angustiante e dolorosa”.

Mudanças propostas pelo papa Francisco para osprocessos de nulidade dos casamentos na Igreja:

1) O processo de nulidade do casamento, noTribunal Eclesiástico, dura atualmente de um ano e meioa dois anos, dependendo do número de testemunhas(de cinco a 10 pessoas). Com a mudança, o prazo podecair para menos de um ano. Em alguns casos, pode serainda mais rápido.

2) Os requisitos, porém, continuam. Inicialmente,é indispensável que os cônjuges estejam divorciados.Situações como violência doméstica, infidelidade,transtornos psicológicos de marido ou mulher podempesar a favor do pedido.

3) Os processos tramitam em duas instâncias, ea proposta é extinguir a segunda instância. Se houvernecessidade, a segunda etapa será substituída pelo bispo,que é o legislador.

4) Na Arquidiocese de BH, o custo atual é dedois salários mínimos na primeira instância e mais doisna segunda. A pessoa, chamada de demandante, podepedir isenção, se apresentar uma carta do titular da suaparóquia atestando a falta de condições para opagamento.

5) As dioceses têm prazo de 90 dias, a partir de08 de setembro, para estudar os novos procedimentos.

Fonte: Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de BH

No dia 06/09, oPapa Francisco pediuque toda paróquia ecomunidade religiosana Europa receba aomenos uma famíliaimigrante cada, emum gesto desol idar iedade que,segundo ele,começará pelo próprioVaticano.

O pedido do Papa foi feito no momento em queo número de refugiados que chegam à Europaatinge nível recorde. A população na Praça de SãoPedro aplaudiu quando o pontífice, ele mesmo netode imigrantes italianos que foram para a Argentina,fez o pronunciamento.

"Apelo às paróquias, às comunidades religiosas,aos monastérios e santuários de toda a Europa querecebam uma família de refugiados", disse ele apósseu discurso dominical no Vaticano.

Existem mais de 25 mil paróquias somente naItália, e mais de 12 mil na Alemanha, para ondemuitos dos sírios que fogem da guerra civil epessoas que tentam escapar da pobreza em outrospaíses dizem querer ir.

As duas paróquias do Vaticano receberão umafamília de refugiados cada, nos próximos dias, disseo Papa.

Papa faz apelo emfavor dos refugiados* 21 de setembro: Dia da Luta Nacional das

Pessoas com DeficiênciasQuanto mais estudo medicina, mais me encanto!

Desde os primeiros anos de faculdade, lendo osprimeiros livros de anatomia, filosofia, e até os diasde hoje, agora com um pouco mais de maturidade,mais me encanto com a perfeição com que ohomem foi criado; quanta riqueza, infinitos detalhes,inteligência magnífica que só mesmo Deus poderiater nos dado. “Deus criou o homem à sua imagem;criou-o à imagem de Deus, criou o homem e amulher” (Gn 5,1).

Somos todos iguais perante Deus. Mas, aomesmo tempo, di ferentes. Até os gêmeosunivitelínicos, idênticos de rosto e até no DNA, sãodiferentes. Somos diferentes. Somos diferentes nopensar, no sentir, no agir... Cada qual com a suaalma: sempre nova, livre, única. Por que entãoalguns se julgam melhores do que os outros,di ferentes, mais capazes, mais belos ouprivilegiados? Quem é saudável? Quem é doente?Quem é louco? Quem é lúcido e equilibrado?Ninguém é infinitamente perfeito e belo, apenasnosso Criador.

Sendo assim, precisamos ter caridade uns comos outros, com nossas diferentes personalidades,qualidades e defeitos, seja em casa, no aconchegodo lar, onde nossas máscaras caem e simplesmentesomos nós mesmos, ou no trabalho, nasadversidades do dia a dia, ou mesmo com vizinhos,funcionários, amigos e, quem diria, até os menosamigos...

Gosto quando tenho a oportunidade de ouvir

Convivendo com as diferençasum pouco as conversas na sala de espera doconsultório. Um celeiro rico de assuntos e pessoasdiferentes. Fala-se de tudo um pouco: moda, religião,culinária, receitas médicas, plantas medicinais, política,futebol, economia... Contudo, infelizmente, ainda sintoo preconceito nos arredores. Algumas pessoas nãogostam de dividir a poltrona ou sentar-se muitopróximo de outras. O pensamento delas voa: “Ele émuito gordo, careca, feio, magro, pode ter AIDS, ouserá que aquela ferida na pele é contagiosa? Coitado,ele tem vitiligo... esse é doido...”.

Em tempos de globalização, com os meios decomunicação, rádio, TV, revistas e internet a serviçodo homem, ainda há lugar para o preconceito ounos falta a caridade? Quem tem caridade não praticao mal contra o próximo. “Portanto, a caridade é opleno cumprimento da lei” (Rm 13,10). Precisamosrefletir um pouco sobre esses pensamentos ejulgamentos que muitas vezes fazemos, ao longo dodia, sem perceber. Sejamos mais gentis, maiscaridosos, mais acolhedores. Não podemos esquecerque nossa meta é “entrar pela porta estreita”. E issonão se faz apenas pelas grandes obras, mas, sim, emnosso cotidiano.

Demos graças a Nosso Pai pela imensagenerosidade de nos ter dado a vida, o corpohumano, a máquina mais perfeita que poderia serinventada! Agradecemos a Ele nossa liberdade,individualidade, nossos talentos. Respeitemos comamor e caridade nosso próximo, pois isso agradanosso Pai.

Dra. Priscila Aquino -Médica Endocrinologista

(Revista Canção Nova)

SETREMBRO / 2015 - Pág.: 27

CNPJ Nº: 23.776.891/0001-78Estrada da Vargem S/N B. Gomes – Lagoa da Prata

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da Associação Recreativa Veteranos – ARV, no uso desuas atribuições legais e em conformidade com os artigos 26º, 27º, 31º eart. 17º do Estatuto Social da Associação Recreativa Veteranos – ARV,convoca os(as) senhores(as) associados(as) da Associação RecreativaVeteranos – ARV, em dia ou não com suas obrigações estatutárias, para seapresentarem perante a Diretoria, no período de 02/08/2015 a 08/11/2015, para o fim especifico de:

1) Recadastramento/atualização dos sócios existentes e em dia com suasobrigações estatutárias;

Conforme estabelecido no art. 17º do Estatuto Social deverão serapresentados:

a) titulo de propriedade;b) certidão expedida com data atual, pela Tesouraria da Associação

Recreativa Veteranos/ARV – declarando que o associado está em dia comas suas obrigações financeiras.

Visando o cumprimento das obrigações acima, o associado deverá seapresentar, munido dos documentos acima, nos seguintes dias e horários:

a) de segunda a sexta feira no horário de 09h00 às 16h00 na Av. GetulioVargas nº 488 bairro Centro ou

b) de segunda a sexta feira no horário de 09h00 às 16h00 na Av. Izabelde Castro nº 190 bairro Centro ou

c) no domingo na sede da entidade de 06h00 às 10h00.

Lagoa da Prata - MG., 02 de Agosto de 2015.

__________________________________________ Euripedes Antônio da Silva – Presidente

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA VETERANOS – ARV

Campeonato Brasileiro2015 sob suspeita

Esportes por esportes

O Campeonato Brasileiro de2015 segue com a disputaacirrada em busca pelo tãosonhado titulo de campeão.Quando teve início, váriasequipes eram candidatas aotítulo. Mas, muitas foram ficandopelo meio do caminho.

Ser campeão brasileiro não éfácil. E a disputa promete serárdua, rodada a rodada. Acreditoque Atlético, Corinthians e Grêmio

serão os únicos a lutar pela taça do Brasileirão.A lisura da competição está sob suspeita devido à participação decisiva

da madrasta CBF, em favor de uma equipe e contra a outra. Quase tudoa favor do Corinthians, e praticamente nada para o Atlético. Isso estánítido.

Chega a ser revoltante o que já fizeram a favor do Flamengo. Agora,pendem totalmente para o protegido da mídia: o Corinthians. Não temcomo ver o que está acontecendo e não ficar indignado.

O Corinthians, que tem a proteção dos meios de comunicação,principalmente da TV Globo, já foi beneficiado vergonhosamente emvários campeonatos brasileiros. Quem não se lembra de Corinthianscontra o Internacional? E contra o Cruzeiro?! Citando Corinthians eCruzeiro, quem não se lembra do não pênalti que foi marcado do Gil noRonaldo Nazário?!

Será que mais este campeonato brasileiro é uma competição de cartasmarcadas? E o Corinthiansé, mais uma vez, oescolhido para ser ocampeão? Ou será que amídia, a CBF e a arbitragemvão deixar Atlético,Corinthians, Grêmio,Cruzeiro e os demais clubeslutarem até o final de formalimpa e imparcial? Vouesperar pra ver, mas nãoacredito na lisura dacompetição.

Waldir Ribeiro