168 - jornal informação -ed. set. 2012

28
NÚMERO 168 - ANO XIV - SETEMBO DE 2012 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlosonline.com.br O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus. Neste mês de setembro, quando celebramos a Exaltação da Santa Cruz, dia 14, direcionamos nosso olhar para o Calvário. Somos convidados a meditar sobre o mistério do sofrimento, no passado e no presente. No passado, contemplando o sofrimento de Cristo. Hoje, em todos aqueles com os quais o próprio Jesus quer identificar-se. Ninguém tem maior amor do que quem dá sua vida pelos amigos. (Jo 15,13) Bíblia Mensagem de Deus A partir do gesto redentor de Cristo, o sofrimento humano passou a ser redentor. Na verdade, não é sofrimento que salva, mas o amor (cf Os 6.6), pois só o amor pode fazer nascer a vida. O sofrimento possibilita um amor bem mais profundo e generoso. A cruz de Cristo nos introduz no mistério do amor, vivido em sua forma mais sublime.

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 28-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O jornal de informação e formação de povo de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

NÚMERO 168 - ANO XIV - SETEMBO DE 2012 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlosonline.com.br

O Jornal de Informação eFormação do Povo de Deus.

Neste mês de setembro,quando celebramos aExaltação da Santa Cruz,dia 14, direcionamos nossoolhar para o Calvário.Somos convidados ameditar sobre o mistério dosofrimento, no passado e nopresente. No passado,contemplando o sofrimentode Cristo. Hoje, em todosaqueles com os quais opróprio Jesus queridentificar-se.

Ninguém tem maior amor do quequem dá sua vida pelos amigos.

(Jo 15,13)

BíbliaMensagem de Deus

A partir do gesto redentorde Cristo, o sofrimentohumano passou a serredentor. Na verdade, nãoé sofrimento que salva, maso amor (cf Os 6.6), pois só oamor pode fazer nascer avida.

O sofrimento possibilitaum amor bem maisprofundo e generoso. A cruzde Cristo nos introduz nomistério do amor, vivido emsua forma mais sublime.

Page 2: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 02O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

LIVRARIA PAROQUIALPraça Cel. CarlosBernardes, 141.

Fone (37) 3261-1247São oferecidos:

livros, CDs,imagens, cartõesdiversos, artigos

religiosos em geral,papelaria em geral.

Não entre na fila,pague suas contas

aqui.

Diretor Espiritual: Pe. João BoscoJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:3261-8619, 3261-4372,Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, SimonePároco: Pe. João BoscoAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500Previsão para próxima Edição: 15 e 16/09

EXPEDIENTE

Conhecendo a Legião de MariaConhecendo a Legião de Maria

CongressoO primeiro Congresso Legionário foi celebrado pela Cúria de Clare, na

Irlanda. E foi tal o êxito obtido, que outros Conselhos o imitaram, sendohoje uma solenidade firmemente enraizada no Sistema Legionário (Man.Cap. 30).

Em Lagoa da Prata, no dia 19 de agosto, aconteceu o Congresso daCúria Nossa Sra. de Misericórdia, no Centro Paroquial de EvangelizaçãoCasa de Betânia, Bairro Santa Helena.

Estava presente a legionária Maria Eunice, representante do Senatus.Também participaram convidados da Cúria Mater Christi e legionários daCúria Nossa Sra. de Misericórdia. Contamos com o apoio de voluntáriasque trabalharam na cozinha, preparando o café e o almoço para 70 pessoas.

A primeira sessão foi sobre “O Estudo da Fé”, dirigida por Maria Eunice.Já a segunda, “Visitas Domiciliares”, foi dirigida por Cândida. E Vanda Ferreira dirigiu aterceira sessão: “Ordem Permanente”. Após as palestras, os grupos discutiram sobre ostemas apresentados.

Para encerrar, foicelebrada a SantaMissa presidida peloPadre José deCastro, da ParóquiaSão Sebastião. Elefalou com carinho damissão daslegionárias e sobre aAssunção de NossaSenhora.

Cúria N. Sra.Misericórdia e

Cúria MaterChristi

O Terço dos HomensNossa Senhora

Auxiliadora

A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, comoauxílio dos cristãos, remonta ao ano de 1571. AEuropa se viu ameaçada de ser invadida pelosmuçulmanos, que se propunham dominar todo omundo cristão e destruir o cristianismo.

O Papa da época, Pio V, para impedir que issoacontecesse, invocando a proteção da Virgem Maria, organizouuma poderosa esquadra para enfrentar o inimigo. E a cruzadaorganizada pelo Papa venceu os muçulmanos numa batalha quedurou apenas 4 horas, apesar da superioridade do inimigo, em 7de outubro de 1571.

É de se lembrar que era a época das cruzadas, guerrasorganizadas pelos cristãos, muitas vezes organizadas pelospróprios Papas. Tinham como objetivo expulsar os muçulmanosque haviam conquistado a Terra Santa, inclusive a cidade deJerusalém.

Para demonstrar sua gratidão à Virgem, Pio V fez acrescentarna ladainha de Nossa Senhora a invocação: “MARIA, AUXILIADORADOS CRISTÃOS”.

Mais tarde, outro fato aconteceu em que Nossa Senhora, maisuma vez, se fez Auxiliadora dos Cristãos, defendendo o Papa e aIgreja, agora no pontificado do Papa Pio VII.

O Imperador Napoleão Bonaparte, desejando atingir oVaticano, se fez o chefe da Igreja na França. Nomeou bispos, fezcom que os religiosos jurassem fidelidade à Coroa e pretendeumanipular também o próprio Papa.

Ante a natural recusa de Pio VII, Napoleão ocupou os EstadosPontifícios, prendeu o Papa, que foi levado prisioneiro para aFrança, num cativeiro que durou 5 anos, sofrendo toda espéciede humilhação.

Motivado por ardente fé na vitória, o Papa recorreu àintercessão da Santíssima Virgem, prometendo coroá-la assimque voltasse a Roma.

Com o fracasso de Napoleão, o Papa foi libertado. Como haviaprometido, em agradecimento a Maria, o Papa Pio VII, além decoroar Nossa Senhora, instituiu a festa de Nossa SenhoraAuxiliadora, fixando-a no dia de sua volta a Roma, 24 de maio.

Esta é uma mensagem dos homens em oração, os homensdo Terço dos Homens da Paróquia de São Carlos Borromeu.

(ABR)

O Sacramento do MatrimônioQuando duas pessoas se amam de verdade, torna-se natural o desejo de unir e partilhar suas

vidas para sempre.E sendo tão grande um amor assim, será natural o desejo de o tornar "oficialmente" conhecido

das outras pessoas, através de um gesto muito especial: o casamento.O casamento assume, assim, um enorme significado: é o corolário de uma fase de namoro, que

agora se transforma em compromisso livre e sem condições; é o início de uma nova forma de estarna família alargada e na sociedade. Mais do que um "par de noivos", aqueles que se casam são jáuma nova família, que poderá crescer com o aparecimento dos filhos. A presença dos convidadossignifica também o reconhecimento de uma nova forma de estar dos noivos e o compromisso deserem sua ajuda quando isso for necessário.

Parabéns e felicidades aos noivos que irão celebrar seucasamento na Igreja Matriz São Carlos Borromeu:

15 de Setembro - Leonardo e Thais21 de Setembro - Carlos Augusto e Andreia22 de Setembro - Danilo e Juliana / Alexandre e Daniela29 de Setembro - Alisson e Lívia / Brener e Suellen06 de Outubro - Nilson e Daiana / Edmar e Valkiria12 de Outubro - Adriano e Fábia13 de Outubro - Diego e Raianne

Secretaria Paroquial

21 de SetembroDia da Árvore

Conforme o livrodo Gênesis 2,9, Deuscriou toda espécie deárvores formosas,que produziam frutosdoces para comer. Etambém a árvore davida, a árvore daciência do bem e domal. Neste mês,quando celebramos oDia da Árvore, vamosrefletir sobre a árvorede nossa vida.

Sabemos quesomente em Deus encontramos a verdadeirafelicidade. Naqueles fatos passados, narrados demaneira simples na Bíblia, vemos as verdadesmais profundas. O Gênesis desponta como umdos livros mais belos e substanciosos. Ele parececlamar, gritar para o povo do mundo inteiro detodos os tempos. Aquele casal era feliz enquantovivia com Deus. Depois que se afastou do Senhor,jamais teve paz, amizade sincera e felicidadecompleta. Do mesmo modo somos nós, hoje emdia: sem Deus não somos nada, não temos paznem alegria, não temos amor, não temos vida.

De que adiantam as reuniões de famílias sedeixarmos Deus de lado e sairmos em busca daárvore própria, como se Deus não existisse?

O Gênesis nos recorda, também, que alguémhá de vencer o mal. Esse alguém é Jesus Cristo,e todos nós, quando nos unimos a Ele. Quandoisso acontece, não só vencemos o mal, mas nosaproximamos de Deus, a árvore da vida.

Não basta destruir o que sobra: é necessárioconstruir o que falta. Falta amor, fraternidade,união, caridade. Precisamos florir e dar muitosfrutos. Jesus Cristo é o nosso tronco. Elepermanece em nós; e nós, nele. Ele é a videira,nós somos os ramos.

Louvado seja Deus por estar presente emnossas vidas.

Dona Zé

O voo dasborboletas

Rosangela Brasil Gontijo

As frágeis borboletas,como folhas no outono,

voam leves...Deixam no ar um rastro

mágico de cor e luz.

Encantados, os olhosacompanham.

Paralisados, absortos,seguem estes

movimentos sem sincronia.

Seus pousos e voosgraciosos nos presenteiam

com um momentosingelo, inesquecível,único...

Um universo povoado debeleza e paz!

Page 3: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 03O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 4: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 04O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Catecismo Católico da IgrejaOs Sacramentos de Cura:

a Reconciliação

“Na Páscoa,Jesus apareceua seusApóstolos ed i s s e - l h e s :Recebei oEspírito Santo:àqueles a quemperdoardes ospecados ser-

lhes-ão perdoados; àqueles a quem osretiverdesser-lhes-ão retidos” (Jo 20,22s).

O perdão dos pecados cometidosdepois do Batismo é concedido pormeio dum sacramento próprio,chamado sacramento da Conversão,da Confissão, do Perdão, da Penitênciaou da Reconciliação.

Quem peca, ofende a honra deDeus e o seu amor, a sua própriadignidade de homem chamado a serfilho de Deus, e o bem-estar espiritualda Igreja, da qual cada fiel deve serpedra viva. Aos olhos da fé, não existemal mais grave do que o pecado; nadatem piores consequências para ospróprios pecadores, para a Igreja e paratodo o mundo.

Voltar à comunhão com Deus,depois de a ter perdido pelo pecado,é um movimento nascido da graça domesmo Deus misericordioso e cheio deinteresse pela salvação dos homens.Deve pedir-se esta graça preciosa,tanto para si mesmo como para osoutros.

O movimento de regresso a Deus,pela conversão e arrependimento,implica dor e aversão em relação aospecados cometidos, e o propósitofirme de não tornar a pecar no futuro.A conversão refere-se ao passado eao futuro: alimenta-se da esperançana misericórdia divina.

O sacramento da Penitência éconstituído pelo conjunto de três atosrealizados pelo penitente e pelaabsolvição do sacerdote. Os atos dopenitente são: o arrependimento, a

Maria recebeu o Verbono ouvido, pela saudação angélica,no coração, pela fé,na boca, pela confissão,na mão, pelo tato,no ventre, pela Encarnação,no seio, pelo sustento,nos braços, pela oferenda. (São Bernardo)

O Instituto Nossa Senhora da Anunciação e a Paróquia São CarlosBorromeu convidam você e sua família

para a Missa de Primeira Profissão de Rose Moreira.

Dia 20 de setembro,às 19:00 horas,na Igreja Matriz São Carlos Borromeu.

Convite

confissão ou manifestação dospecados ao sacerdote e o propósitode cumprir a reparação e as obras dereparação.

O arrependimento ou contriçãodeve inspirar-se em motivações quebrotam da fé. Se for motivado peloamor de caridade para com Deus, diz-se «perfeito»; se fundado em outrosmotivos, diz-se «imperfeito».

Aquele que quer obter areconciliação com Deus e com a Igreja,deve confessar ao sacerdote todos ospecados graves que ainda não tiverconfessado e de que se lembre depoisde ter examinado cuidadosamente asua consciência. A confissão das faltasleves, sem ser em si necessária, évivamente recomendada pela Igreja.

O confessor propõe ao penitenteo cumprimento de certos atos desatisfação ou penitência, com o fimde reparar o mal causado pelo pecadoe restabelecer os hábitos próprios dodiscípulo de Cristo. Só o sacerdote,que recebeu da autoridade da Igrejaa faculdade de absolver, pode perdoaros pecados em nome de Cristo.

Os efeitos espirituais dosacramento da Penitência são:areconciliação com Deus, pela qual openitente recupera a graça; areconciliação com a Igreja; a remissãoda pena eterna, em que incorreupelos pecados mortais; a remissão, aomenos em parte, das penas temporais,consequência do pecado; a paz e aserenidade da consciência e aconsolação espiritual; o acréscimo dasforças espirituais para o combatecristão.

A confissão individual e integral dospecados graves, seguida da absolvição,continua a ser o único meio ordináriopara a reconciliação com Deus e coma Igreja.

Por meio das indulgências, os fiéispodem obter para si próprios, etambém para as almas do Purgatório,a remissão das penas temporais,consequência do pecado.

Dom FélixBispo Diocesano

Nenhuma força é maispoderosa naevangelização do que asantidade (Papa JoãoPaulo II).

“Na Igreja, minha mãe,serei o amor. Não um amorpassivo, mas dinâmico,feito de doação e gestos,que sabe abraçar o mundo

e doar-se como Eucaristia em cada momentoda vida.”

Novena a Santa Teresinhado Menino Jesus

Participeconosco!Conhecendo as inúmeras experiências de

Teresinha com Deus, podemos transportá-laspara nossa vida e, a seu exemplo, vivermos asantidade, já neste mundo, de maneiraprática, simples e objetiva como ela viveu.

A festa acontecerá nos dias 22 desetembro a 1º de outubro, no salão do S.O.S.

Programação22/09 – sábado – 18:00 hTema: O segredo da santidade23/09 – domingo – 18:00 hTema: O poder da fé

Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus24/09 – segunda-feira – 19:30 hTema: O valor da intercessãoCelebração da Palavra com Comunhão25/09 – terça-feira – 19:30 hTema: Educar para DeusCelebração da Palavra com Comunhão26/09 – quarta-feira – 19:30 hTema: EucaristiaCelebração da Palavra com Comunhão27/09 – quinta-feira – 19:30 hAdoração ao Santíssimo Sacramento e

Comunhão28/09 – sexta-feira – 19:30 hTema: O senhorio de JesusCelebração da Palavra com Comunhão29/09 – sábado – 18:00 hTema: Vencendo a depressão30/09 – domingo – 18:00 hTema: “A pequena via” – Confiança e

abandono nas mãos de Deus01/10 – segunda-feira – 19:30 hDia de Santa Teresinha do Menino JesusCelebração Eucarística

OBS: Em todos os dias, após a novena,teremos venda de algum doce ou salgado. Arenda será para a construção do salão daComunidade Santa Teresinha.

Page 5: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 05O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 6: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 06O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Congado

Agradecimento

“Maria, tu és a glória de Jerusalém. Eternamenteaclamaremos o teu nome.”

Os congadeiros de N.Sra do Rosário, felizes, agradecema todos que prestigiaram e participaram da festa e de nossascelebrações. Celebrações que tocaram o fundo do coraçãode toda a assembleia, fazendo-a rezar, cantar e dançar comtanto entusiasmo.

Agradecemos aos nossos padres: Pe João Bosco, nossoPároco e jubilando, Pe Roberto, Vigário Paroquial, Pe MarcosTiago, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, e DomWaldemar, Bispo Emérito de São João del Rei. À nossadiretoria, reis, rainhas, Rádio Tropical, festeiros, nosso Deuslhes pague.

Com Maria, vamos caminhar na unidade para celebraros 100 anos de graças e bênçãos ao Congado em nossacidade.

“Derrame em nós, ó Mãe, o amor que teu Filho derramouem teu coração, e a esperança que vivestes a vida toda.”

César

PASTORAL FAMILIAR

Aconteceu a festa do Congado da Irmandade São Domingos de Gusmão, Nossa Sra. doRosário, São Benedito e Nossa Sra. das Mercês, nos dias 23 a 26 de agosto.

Foi uma bela festa, com a participação de muitas pessoas, incluindo a visita de Pe Tiagoe do seminarista Luciano, na Casa dos Reis Congos José e D. Duca.

Os capitães Nego, Léo, Arnaldo, Elto, Jozimar, Lorivan, Ló, Donizete, Delei, Zé Marins eVanda animaram a festa com suas brincadeiras.

Silvana

“Família, trabalho e festa: três dimensões da nossa vida que sedevem encontrar num equilíbrio harmonioso. Harmonizar os horáriosdo trabalho e as exigências da família, a profissão e a maternidade epaternidade, o trabalho e a festa é importante para construir sociedadescom um rosto humano....É preciso educar-se para crer, em primeirolugar na família, no amor autêntico: o amor que vem de Deus e nosune a Ele e,

por isso mesmo, nos transformaem um Nós que supera as nossasdivisões e nos faz ser um só, atéque, no fim, Deus seja tudo emtodos” (Trecho da Homilia do papaBento XVI no Encontro Mundial dasFamílias – 03 de junho de 2012)

Família, pessoa e sociedadeO trabalho e a festa na vida da

família cristã

Esse foi o tema do VICongresso da Pastoral FamiliarRegional do Leste 2, queaconteceu nos dias 07, 08 e 09 desetembro de 2012, em Divinópolis. Pe Marcelo, Dom Félix, casais de Bom Despacho,

Lagoa da Prata e Moema, presentes no VICongresso da Pastoral Familiar.

Page 7: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 07O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Dizimistas aniversariantes do mês de SETEMBROA Paróquia São Carlos

Borromeu se alegra em podercelebrar o aniversário dosdizimistas do mês desetembro!Desejamos a elesmuitos anos de vida e saúde!

Deus os abençoe!!!Pe João Bosco da Silva

Pároco

01/9/2012Alessandro Santos Amaral Antônio Marcos de Oliveira Aristoclina do Couto Djalma Gonçalves Almeida Elza Maria da Silva Maria de Lourdes da Silva

2/9/2012 Alice Maria Claret Silva Denise Flávia da Silva Erenice Cabral Ferreira Rosângela A. P. Ferreira

3/9/2012 Adriana Teixeira P. Teodoro Carlos Otaviano Vieira Marildes Viana Nunes Nair Maria Mateus

4/9/2012 Neuza de Fátima Moura

5/9/2012 Antônio Miranda Couto Geusa de Moura Maria de Lourdes Gontijo Virgínia Perillo

6/9/2012 André Luiz de Castro Lilás Alves da Silva

Lúcio Guarino Lacerda Orlando Jesus de Melo

7/9/2012 Consenso Pedro da Silva Desi Santos Castro Maria Aparecida C. Santos Maria Concebida da Silva Tereza Maria de Jesus

8/9/2012 Lourdes Maria de Oliveira Olavo Miranda de Oliveira

9/9/2012 Isabela Júnia A. Santos João F. Ferreira Fonseca Maria José Amorim Tibúrcio Alexandre Filho Vera Lúcia Alves Oliveira

10/9/2012 Antônia Rodrigues Silva IlsadeBessas Maria Angélica R. Bernardes Sônia Rezende Carvalho Suellen Morais Pereira

11/9/2012 Adelcia H. L. Lourenço Ildeu Duarte Jusceline Maria Gontijo Nersia Maria Borges

12/9/2012 Avelina Brasil G.Perilo Daniel Oliveira Rodarte Deuslúcia Fátima Bessas Erica Paula F. Graciano Marly Morais Pinto

Odemir E. Laurentino Raquel da Cruz Amorim Reginaldo Soares Silva Romilda Azevedo Correia Valdivia Batista da Silva Valeriana Nogueira Paz

13/9/2012 Alex Rezende Azevedo Amélia Maria F. Silva Isalta Pereira Mesquita Luci Luiza de Oliveira Maria Lúcia Borges Ronaldo Bernardes Silva

14/9/2012 Laene Borges Vaz Márcia Aguida Rocha Maria de Jesus Lourenço Nicozina C. Rezende Silva

15/9/2012Diolina Pereira RezendeEliana Cabral AlvesGeraldo Araujo OliveiraJosé Roberto Jr Soares

16/9/2012Ana Lúcia Ferreira OrcineErnani XavierJosé Fabiano Scalione

17/9/2012Fátima RodriguesSônia Maria Rodrigues

18/9/2012Dulcimar Lopes CastroGeralda Celeste SivelleJeanete Santana VieiraJosé Teixeira Borges

Maria da Conceição LacerdaMaria Lúcia MoraisVânia M.AntunesP.F.Dias

19/9/2012Cleusa de Moura ModestoJuscelia Cristina GontijoLuiz DuarteNair Pereira RezendeOtaviano Sampaio Santos

20/9/2012Benedita Alexandrina SilvaConceição Oliveira SilvaIlza Raimunda S. SilvaIvonete da ConceiçãoJosé Alexandre de SouzaJuarez Teixeira RodarteMaria Antônia VazOlga Batista de AzevedoWanderlei A. Barbosa

22/9/2012Maria Cristina GontijoMaria Pereira MartinsMariza Botelho BernardesWaldecide Oliveira

23/9/2012Maria Batista dos SantosMaria Lúcia L. de CastroMateus Lobato de Castro

24/9/2012Charles Gonçalves PioSilvio Candido da SilvaVera Lúcia Primo Santos

25/9/2012Eliane Aparecida de CastroLiliane Luis dos Santos

Maria das Mercês P. SilvaMario José da SilvaValéria Azevedo BernardesWilson Francisco Oliveira

26/9/2012Cláudio Henrique SantosMarli Alves MarcelinoVicentina Magela AzevedoWilson de Almeida

27/9/2012Clotildes Nazareth ResendeGuilherme Resende BrandãoMaria Monteiro MachadoOtaviana Morais FerreiraRenata A. Silva OliveiraSebastião José da Silva

28/9/2012Adriana Martins MendesLibério Antônio de Souza

29/9/2012Eduardo Oliveira Soares

30/9/2012Elisabete Aparecida SilvaEtelvina de Melo SilvaGenivaldo Morais

Testemunho deD i z i m i s t a

LaeneBorges Vaz écabeleireirae moradora

dacomunidade

SantaTeresinha do

MeninoJesus.

Eu amo a Santa Igreja de todo omeu coração. E uma das formas demanifestar esse amor é sendodizimista.

Como sou autônoma, todo iníciode mês, eu separo e coloco noenvelope o meu dízimo, pois queroofertar ao Senhor o que d'Ele recebicomo primícias do meu trabalho.

Tenho o desejo de ver a Igrejasempre bem cuidada em todos osaspectos, e acredito que minhacontribuição é importante.

Sou grata a Deus pela minhasaúde, por trabalhar e poder fazerparte dessa Paróquia, que é umabênção do Senhor para todos nós.Incentivo a todos que ainda não sãodizimistas a fazerem a experiênciade ser, porque nos traz grandealegria fazer essa entrega.

Laene Borges Vaz

O dízimo éc o m p r o m i s s o

Representa a nossa vontade decolaborar, de verdade, com oprojeto divino de felicidade paratodos.

Os judeus davam 10% detudo o que colhiam da terra como seu trabalho.Daí vem a palavra“dízimo”, que significa “décimaparte”.

Todos são convidados aoferecer de fato a décima partedaquilo que ganham, mas nãosomos obrigados.O importante éentender que o dízimo não éesmola.

Deus merece a doação feitacom alegria, e jamais nos priva danossa liberdade. Além disso, o queé doado com alegria faz bem aquem recebe!

Um pouco da história doMinistério Extraordinário da

Sagrada ComunhãoD. Belchior Joaquim da Silva, nascido em Araújos,

MG, foi Sacerdote Lazarista e, como tal, trabalhouem Diamantina e em Fortaleza, Ceará. Sagrado Bispode Luz, em Minas Gerais, muito trabalhou na suadiocese. De 1962 a 1965 participou das sessões doConcílio Vaticano II.

Em Roma, recebeu carta de um padre da suadiocese. Preocupado com o trabalho excessivo comatendimento de confissões e comunhões a enfermosque tivera que enfrentar numa primeira sexta-feira,o arguia: “Nesse tempo de abertura da Igreja, seráque aí, no Concílio, não há uma justa compreensãopara que algum leigo, sério, honesto, de piedadecomprovada, possa ajudar o padre a distribuir a

Sagrada Eucaristia aos doentes?”Dom Belchior assumiu a ideia e levou à Congregação dos Sacramentos a sua

inquietação. ”Não há possibilidade”, foi a resposta.Aconselhado por um sacerdote, escreveu uma carta ao Santo Padre Paulo

VI e outra para a Secretaria de Estado. Expôs a preocupação do Sacerdotemineiro e também sua, de se aproveitar o trabalho do leigo na distribuição dacomunhão a enfermos e fiéis.

“Faça experiência com 10 homens cristãos de fé e honestidade comprovada.E, depois, escreva diretamente ao Papa contando como realizaram a missão.”

Assim fez D. Belchior, que teve a alegria de saber que o Santo Padre concediaao mundo inteiro o privilégio do Ministério da Sagrada Comunhão. Em 30 de abrilde 1969, a Sagrada Congregação dos Sacramentos permitiu a leigos exercerem,extraordinariamente, este Ministério, autorização confirmada em 15 de marçode 1972 por Paulo VI.

Os frutos deste Ministério têm sido uma vida nova em toda a Santa Igreja.Extraído do Jornal Consolação – Junho/2012

Nº 130 – BH

Page 8: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 08O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU

. Confraternização Diocesana deCatequistas

Aconteceu, no 02 de setembro, aConfraternização de Catequistas na Paróquia SãoJosé, em Santo Antônio do Monte.

Esteve presente uma caravana de nossoscatequistas, formada pelas Paróquias SãoFrancisco de Assis e São Carlos Borromeu.

. Retiro da Divina MisericórdiaDias 08 e 09 de setembro, no Centro

Catequético, foi realizado o Retiro do Apostoladoda Divina Misericórdia, com a presença do PadreAntônio Aguiar, do Rio de Janeiro.

Todas as comunidades foram convidadas.Houve reflexões, orações e Celebração Eucarística.

ACONTECEUPe João Bosco da Silva

VAI ACONTECER. Encontro Diocesano do Apostolado

da Oração23 de setembro, domingo, acontecerá o

Encontro Diocesano do Apostolado da Oração, naParóquia Sagrado Coração de Jesus, em Formiga.

Os associados do Apostolado da Oração daParóquia São Carlos Borromeu estarãoparticipando deste momento especial.

. Retiro para Equipes de LiturgiaTambém em 23 de setembro estará

acontecendo, na Paróquia São Carlos Borromeu,um retiro para as equipes de Liturgia. Será umaoportunidade de vivenciar momentos deespiritualidade bastante significativos.

Estarão participando equipes de Liturgia dasparóquias da Forania de Lagoa da Prata. O retiroserá no Salão Nossa Senhora de Fátima.

. Encontro de Formação eEspiritualidade para Catequistas

30 de setembro, domingo, haverá Encontro deFormação e Espiritualidade para Catequistas.Estarão participando catequistas das Paróquias deLagoa da Prata, Japaraíba e Moema.

O encontro acontecerá na Casa de Betânia, naParóquia São Sebastião.

Para oferecer uma boa catequese, é precisose formar. Por isso contamos com a participaçãode todos os nossos catequistas.

. Jubileu de 25 Anos10 de outubro, Padre João completará 25 anos

de sacerdócio. Vamos nos preparar para celebrareste momento muito especial na vida Sacerdotal.

. Festa de Nossa SenhoraAparecida

Vamos celebrar a Padroeira do Brasil.Nas comunidades, será realizado um Tríduo

preparatório e, no 12 de outubro, Festa de NossaSenhora Aparecida, teremos a seguinteprogramação:

07:00 h – Missa na Igreja Matriz10:00 h - Concentração na Praça da

Matriz para uma carreata e, em seguida,celebração da Missa19:30 h - Missa na Igreja Matriz São

Carlos Borromeu

. Festa de São Carlos BorromeuNos dias 03 e 04 de novembro, teremos a

Festa de São Carlos Borromeu, no Centro deEventos da Paróquia.

Teremos quermesse e show de prêmios nosdois dias, além de um almoço no domingo, dia04.

As comunidades receberam carnês paravender antecipadamente os bilhetes do Showde Prêmios, que terá uma TV 32” e umabicicleta. Valor do bilhete: R$ 2,00 e o Terçodos Homens ficou encarregado de vender osingressos do almoço no Domingo no valor deR$ 8,00.

Contamos com a participação e colaboraçãode todos!

Semana da Famílianas Comunidades

Com uma boa divulgação, a Semana da Famíliafoi muito animada e bem participada. As famíliastiveram a oportunidade de refletir com o tema“Família: trabalho e festa”.

“O trabalho e a festa estão ligados à vida dasfamílias e, por isso, determinam as escolhas einfluenciam o relacionamento do casal e dos paiscom os filhos, além de pesar na relação da famíliacom a sociedade e com a Igreja.

A festa marca momentos importantes e, porisso, é necessária, especialmente nesse tempo emque a vida das pessoas é tão corrida e estressante.O trabalho, por sua vez, é necessário não só comoum meio de subsistência para a família, mas comouma oportunidade de crescimento eamadurecimento pessoal e de contribuição social.

A sociedade atual cultiva a cultura da morte edesvaloriza o casamento e a família. Por isso,precisamos no empenhar mais para mostrar aomundo a beleza da união entre um homem e umamulher, por amor e por toda a vida. E parareafirmar sempre a necessidade de se promovere defender a vida, em todos os seus seguimentos,do início ao se fim natural” (D. Félix).

Nas comunidades, muitas pessoas participaramtodos os dias. Alguns estavam afastados e, quandoforam visitados, sentiram-se motivados. Com issohouve a participação de famílias inteiras. Umdestaque foi a Via Lucis, feita na rua ou no salão.Todos acompanharam até o fim, mesmo sendo odia mais demorado. Um outro dado importante foio envolvimento dos diversos serviços e pastorais,catequese e lideranças das comunidades.

Os encontros foram dirigidos por homens,mulheres, lideranças, catequizandos e outrosserviços. Algumas comunidades finalizaram comuma confraternização.

Pe João Bosco da SilvaPároco

Comunidade São Pedro

Comunidade Nossa Senhora Rosário

Pesquisa das FamíliasFoi entregue às comunidades, questionário para

fazer uma pesquisa com as famílias católicas. Trata-se de uma pesquisa de amostragem, e deve ser umquestionário por família.

Esperamos que o trabalho seja feito com alegriae dedicação, pois é a partir do resultado dessapesquisa, de acordo com a realidade apresentada,que a Diocese de Luz vai propor métodos maisadequados de evangelização.

As famílias receberão um visitador identificadocom um crachá da Paróquia. O objetivo é conheceros anseios de nossa famílias, portanto pedimosbastante honestidade ao responder a pesquisa.precisa fazer parte da vida do Padre. Portanto, asorações de todos são fundamentais para quetenhamos um clero mais santo e com disposiçãopara o serviço ao Reino de Deus.

II Festa da FamíliaPe João Bosco

Eu queria poder dizer com alegria que a II Festada Família realizada na Paróquia São CarlosBorromeu, dia 19/08/2012, foi ótima. Mas nãoposso.

Posso dizer que em conteúdo, organização eanimação foi muito boa. Mas a participação, apresença de famílias foi muito pouca. A festa foipreparada para muitas famílias, porém, vierampoucas, aproximadamente 200 pessoas. É claroque poderia ser muito mais participativa.

Gostaria que nossas famílias refletissem arespeito de sua participação na comunidade e naIgreja.

Page 9: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO /2012 - Página 09O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 10: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

AGOSTO / 2012 - Página 10O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Quando aúltima folha cair éque a árvoreexperimentará odoloroso, lento,mas poéticorenascer para umanova vida. Noentanto, a históriadas folhas quecaíram, foramlevadas ao ventoou esmagadas pela

correria das pessoas, não apagará jamais obem que fizeram enquanto estavam firmes,ligadas ao tronco. Pois as novas que virãoprecisaram, sim, de um aprofundamento, umnovo aprendizado. Talvez seja esse o cenárioque mais se aproxima do verdadeiro sentidode servir em silêncio. Saber a hora de chegar,de arrumar, de partir, sem a necessidade dedeixar impressas suas digitais. Quem servecom amor não tem necessidade de nomearou enumerar seus feitos.

É assim o jeito de ser da silenciosa IzabelClaret Rezende, a conhecida Bel daComunidade Nossa Senhora de Fátima. Aquinta filha do Sr. Sebastião e D. Alcídia.Criada numa família de oito irmãos, teve umainfância difícil, vivendo na simplicidade,aprendendo as coisas de Deus através dospais e de suas tias. E o aprendizado nosprimeiros anos sobre a misericórdia divina jáera uma forma que Deus utilizou-se paraprepará-la para os percalços que aindaviriam. E eles foram chegando, sem pedirlicença ou marcar hora: inesperadamente,aos nove anos de idade, perde o seu paie,poucos anos mais tarde, aos doze, falecetambém sua mãe. Então surge o desafio: avida difícil, os irmãos precisando de direção,de apoio, de serem “criados” no amor deDeus, como fora ensinado desde o início.Certamente aconteceram incertezas, medose até a vontade de ir cada um pro seu lado.Porém, o “tronco” era bom e sabia de suafortaleza. Os irmãos se mantiveram unidos,e foi então que ela, abdicando de algunssonhos de menina, teve que dedicar-se àeducação dos irmãos, contando sempre comajuda de todos. Foi essa a forma que elaencontrou para explicitar o amor fraternoque aprendera através da Palavra de Deuse dos conselhos dos pais. Era preciso servir.Era preciso que alguém começasse. Então

LIÇÕES DE VIDABEL: “O AMOR DE DEUS PASSOU POR AQUI E DEIXOU O SEU RECADO”

decidiu, ela mesma, assumir esse papel.O tempo passou, a juventude chegou,

mas o prazer em servir não foi embora diantedas descobertas deste novo mundo. Passoua dedicar-se fielmente à sua Igreja, mantendosempre a singeleza, a simplicidade e o silêncioem suas ações. E olha que fica até difícil tentarenumerar as diversas atividades de Bel! “Épau pra toda obra!” é o que diz em coro todosde sua comunidade e até de nossa Paróquia.Está em tudo. Vive em meio aos trabalhosvicentinos, à Pastoral do Dizimo, Catequese,visitas aos doentes no hospital, Pastoral daCriança, Fundação Chiquita Perillo, trabalhosvoluntários na administração da Paróquia epor aí vai. Em sua comunidade, então, estáem tudo, ajudando a todos, sempre sem fazeralarde. Se o salão comunitário está limpo,arrumadinho, pode saber que a Bel passoupor lá; se os vizinhos precisam de ajuda comas crianças, pode entregar nas mãos da Belque tudo acontece no tempo certo. Éimpossível discernir aonde ela se sente melhorservindo, mas fica sempre a certeza de que éessencial em todos os ambientes que ocupa.

E dentro de casa, gosta das coisas simplesda vida: de cuidar de sua horta, deacompanhar os programas religiosos na TV e,claro, de estar sempre junto aos seusfamiliares. Nada sai de seu controle, assimcomo também nada a tira do sério. “Ela é muitoamorosa com a família. É e sempre foi umamãe para os irmãos,” recorda seus familiares.

“A Bel é uma benção em nossa vida. Estásempre disposta a ajudar, a acompanharalguém num momento de doença. E faz tudode carinha boa. Temos a certeza de que oserviço a Deus preenche a sua vida de formaextraordinária. É lindo isso!” define comemoção a amiga Claudine, a “Cal” da Caixa. Eassim como sua amiga, todos que a conhecemnão poupam palavras de admiração e respeitopelo seu trabalho e pelo jeito missionário deensinar o amor e a partilha.

Ela é como a árvore que perde as folhasno outono, brota silenciosa no inverno e,quando menos se percebe, surgem asprimeiras cores, as primeiras flores daprimavera. Quem convive com a Izabel sabeque o florescer de cada trabalho vaiacontecer e que certamente estaremos porperto para admirar sua beleza.Mas jamais aencontraremos expondo suas flores e seusfrutos, pois age divinamente, doando,fazendo acontecer o amor de Deus e saindo“de fininho” para que somente Ele apareça.

Claudinei Rezende

PLATAFORMA POLÍTICAAntes, candidato t inha nome e

sobrenome. Alguns se valiam de nomes deparentes para fazer referência às suas raízesou ao seuhistórico de vida e trabalho. Umnome tradicional ou de destaque já era umagrande vantagem para quem queria entrarna política. Muitos se valiam de apelidos,alguns até apelativos para chamar atenção econquistar a popularidade entre aqueles quevotam.

Mas agora a coisa mudou. Lançaram umamoda nova em nossa cidade. Estãocompartimentando a eleição, cr iandosegmentos para candidatos que, ao invés deusarem seu nome e capacidade comoplataforma política, estão usando o setorprofissional onde atuam como chamariz doeleitor. É fulano da saúde, sicrano da saúde,fulano do PSF, sicrano do SOS.Só dá saúdenessa campanha. Isso tudo porque na eleiçãopassada, alguns candidatos ligados à áreada saúde se deram bem e se elegeram,valendo-se da relação trabalho/paciente quea saúde favorece.

Infel izmente, nosso povo tão malpolitizado não reconhece que todo e qualquerprofissional deve atender da melhor formapossível àqueles que necessitam de seuscuidados, pois é justamente para isso quesão pagos. E são pagos exatamente comodinheiro público, oriundo de nossos saláriosna dedução de impostos. Todos deveriam tero melhor atendimento possível em qualquerrepartição pública, pois al i trabalhamprofissionais que nós pagamos e dos quais,consequentemente,somos todos patrões.

Mas, a maioria desavisada de nossa classemais humilde enxerga as ações por elesdesempenhadas como um favor prestado,uma espécie de privilégio muitas vezes acimade suas expectativas. Então, levar e trazerdoentes para a capital,de repente deixa deser trabalho remunerado e vira favor,principalmente se o condutor é simpático ebem educado. Daí a eterna gratidãoresgatada nas urnas em tempos de eleição.

Conseguir vagas no hospital, remédiosna farmácia municipal, encaminhamento deexames e consultas, tudo aquilo que deveriaacontecer da forma mais natural possível, derepente é privilégio, dá-se um jeitinho, virafavor que depois se transforma em gratidão,que também se cobra nas urnas. Por isso, a

O SEGREDO DA FÉComo é difícil levar uma vida justa, honesta, sincera, humilde, baseada

na verdade, na fé e na caridade. Se existisse uma fórmula para viver bemdentro desses parâmetros, não haveria tantas decepções, tantas intrigas,discórdias e desunião.

Deus é o caminho, é o sentido, é a paz. Nele nos encontramos, mesmosem entender os motivos para continuar lutando... Não sabemos o que nosespera, apenas temos fé. E essa fé, mesmo que menor do que um grão demostarda, possui o poder de nos mover dia após dia.

Buscamos em Deus um sentido para aceitar a limitação do tempo e o fimde nossa existência terrestre. Às vezes achamos que estamos renunciandoà vida por causa de Deus, ou que renunciamos a Deus por causa da vida... Éuma metáfora, pois Deus está na vida, e a vida está em Deus. Precisamosalcançar a harmonia entre esses dois conceitos.

Todas as vezes em que cairmos, juntemos forças para levantar; seerrarmos, procuremos consertar os erros. Não somos perfeitos, mas,devemos tentar fazer tudo da melhor maneira possível. É exatamente essabusca que determina a qualidade do nosso ser.

O que carregamos no coração, o que desejamos aos nossos semelhantes,as ações que tomamos em favor dos mais necessitados, as causas queapoiamos, o bem que praticamos... São essas coisas que determinam anossa fé, quando juntamos o abstrato com o concreto, a crença com asobras. Isso, sim, tem o poder de nos elevar ao céu, sem tirar os pés dochão.

CalazansParóquia São Sebastião

apelação com o setor da saúde.Essa saúdeque de repente vira sobrenome nacampanha política, como se o simples fatode trabalhar nesta área resulte em sucessono final da campanha. Já imaginaram se asoutras áreas de serviços básicos tambémresolvessem copiar a moda? Vote no Joãoda Educação,no José do INSS, na Maria daCaixa Federal, no Chico do Banco do Brasil,no Glicério do cemitério, no Tenório dovelório, no fulano do SAAE,no Juvenal dohospital e assim vai... A concorrência ia serlocal, ao invés de pessoal, tal qual deveestar acontecendo na saúde, onde todomundo adotou o setor como complementodo nome.

Melhor do que ostentar o local detrabalho como plataforma política, seria seapresentar ao povocomo ser humano políticoe politizado, com visão suficiente paraenxergar as mazelas de nossa cidade, seusproblemas e possíveis soluções em todas asáreas que demandem administração,organização, investimento, intervenção epoliciamento;para que o bem estar do povoseja garantido e o crescimento de nossacidade planejado e efetivadocom obras querealmente nos conduzam ao progresso e àascensão social, cultural, econômica eindustrial, um polo de riquezas que jápoderíamos ter sido. Chega de ficarlevantando bandeira de um segmento só,seja ela da saúde, da educação ou qualqueroutro serviço básico. Precisamos de pessoasque tenham visão global de todas as nossascarências e deficiências.E que abracem apolítica como um todo, corpo e alma a serviçodo povo, sem cabresto deserviçosprestados.Mesmo porque, pelo menos aqui,a gente viu que votar em segmento não dácerto. O que a população inteira reclama éjustamente da péssima qualidade da saúdeem nossa cidade, sendo queé justamente asaúde que tem mais representantes naCâmara Municipal, o que pouco ou nadaadiantou. Esperamos uma boa gestão nãosó na saúde, mas em todas as necessidadesde nosso município, porque atender bem,todos podem, mas fazer política comseriedade e competência, é para poucos...E poucos têm feito isso ultimamente.

Maria do Rosário Bessas

Page 11: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 11O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

DECOLORES por Adircilene

AniversariantesA família Decolores abraça os aniversariantes do mês de Setembro

com muito carinho e desejando muita saúde, paz e felicidade:1 – Cristiane (GJ), 4 – Cássia, Cristina Santos, 6 – Lilás, 7 – Margareth,

8 – Adircilene, Willma, 11 – Adélcia, 13 – Gabriela, Gentil, Silma, 14 –Ailton, 15- Carminha Pereira, José Roberto (GJ), 17 – Rose (Cassiano),18 – Reginaldo (Geni), 19 – Luiz Duarte, 20 – Henrique (GJ), JoséAntônio Vidal, Maria Vaz, 21 – Alsivando, Claudinei (Sandra), Cleusa(José Maria), Frederico, Viviane (GJ), 22 – Dênio (GJ) Lilian, 24 –Robson, 25 – Liliane (GJ), 26 – Aline (Antônio), Júlio (Viviane), 28 –Álida, Fábio (Daiany), 29 – Ueliton (GJ)

SetembroMês da Bíblia Informações Decolores

. UltreiaO Núcleo São Pedro, responsável pela

última Ultreia, soube cativar a todos ospresentes. O centro catequético se tornou umjardim para receber o“Beijo do Pai”. Acomeçar pelo convite:um vaso de flores quecada coordenadorapresentou naprocissão de entrada.

Os irmãosdecolores, Fernanda eJosé Roberto, falaramsobre o Beijo do Pai,que nos toca a todoinstante, e João PauloDoco deu o testemunhosobre o Beijo do Pai emsua vida: O amor, o zelo de Deus Pai, a cura... Pe Tiago celebrou aSanta Missa com seu carisma que sempre contagia. E completandotudo isso, a celebração foi toda embalada pelo Coral da Embaré, quecantou e encantou a todos. Logo após, a confraternização com fartojantar com direito a sobremesa: uma maçã do amor. Parabéns NúcleoSão Pedro, que Deus continue abençoando a todos.

A Adoração é aMissa que continua

A adoração é a continuação da missa.Quem não desperta no coração o sentidoprofundo da adoração ao SantíssimoSacramento, faz a participação na missaperder algo importante, podemos afirmaressencial. De fato, se a missa não entra emnossa vida a ponto de transformá-la, porquerecebemos a Jesus? A missa é a nossainserção na obra redentora de Cristo na cruz.A adoração é a continuação incessante eamorosa da missa em nossa vida. Ela nãopode ser entendida como algo desligado da

missa. Na missa começamos a adoração e, por meio dela,continuamos o efeito da missa em nossa vida. Neste sentido, aadoração deve ser considerada como um momento de paraíso.Assim, devemos ir a Jesus eucarístico como quem vai aoencontro Daquele que tem poder para derramar graças infinitasem nossa vida.

O adorador é aquele que vence o homem velho para darlugar ao novo. Por quê? O adorador da eucaristia é aquele quefoi capaz de mudar algo em suas atividades para dar espaçopara estar com Deus. O adorador é a pessoa que não mais serebela ou murmura, porque se fortalece em Deus. O verdadeiroadorador é um guerreiro da fé. A sua presença diante de Jesuseucarístico é fonte de força para ser testemunha das maravilhasdo Senhor.

Alguns talvez sejam tentados a dizer: “Como posso adorarse estou cheio de problemas?” O adorador se apresenta comoestá, pois sabe que não voltará do mesmo modo: Jesus é capazde levantar o caído, devolver a paz e a alegria, dar coragempara não desanimar, libertar da opressão maligna e curar todotipo de enfermidade. É necessário fazer a experiência de, emalgum momento da semana, ficar diante do SantíssimoSacramento com esta confiança. Quem assim procede, com odesejo de estar com Jesus, sentirá necessidade contínua daadoração.

“Senhor Jesus Cristo, por amor aos homens, ficais dia enoite no sacramento da eucaristia, cheio de misericórdia e amor,esperando, chamando e acolhendo todos os que vêm visitar-Vos. Eu creio que estais presente no sacramento do altar. Adoro-vos do abismo do meu nada e agradeço todas as graças queme tendes concedido. Quero, com a ajuda do Espírito Santo,participar com fervor da Santa Missa e também tornar-me umadorador!”

Assuma o compromisso de fazer, pelo menos uma vez porsemana, a visita ao Santíssimo Sacramento.

Maria Elza R. Lacerda

A Bíblia e a famíliaA Palavra de Deus é alimento,

força e luz para a família. Algunscasais já têm o hábito da leitura diáriada Bíblia. Normalmente leem o textodo Evangelho proposto para a liturgiado dia. Outros procuram fazer essaleitura junto com os filhos. Mas épreciso que se multipliquem essasfamílias leitoras assíduas da Palavrade Deus.

Além disso, é importante que ospais se preocupem em criar em sua

casa o clima de valorização da Bíblia. É evidente que os filhos vão notar talvalor se acostumarem a ver os pais lendo e meditando, diariamente, a Palavrade Deus. São arrastados pelo exemplo quando verificam que pai e mãecolocam em prática o que leem e meditam. Esse testemunho permitirá queos filhos possam, desde cedo, ir aprendendo a ler e a perceber a importânciada palavra divina em suas vidas, deixando-se também moldar pelos critériosdivinos.

Uma prática regular da oração e da leitura da Palavra de Deus em famíliaajuda pais e filhos a se libertarem daquela oração rotineira, mecânica eformal. Por exemplo, os Salmos poderão facilitar a formação dos filhos naoração, ajudando-os a ter um relacionamento íntimo, amigo, filial, de súplicae adoração com Deus.

Pais e filhos vão fazendo a experiência da “leitura orante da Palavra deDeus”. Que bom os filhos, desde crianças, aprenderem a ouvir Deus e sesentirem profundamente amados por Ele!

Pai e mãe, bem como os catequistas, sabem que as crianças captamfacilmente as histórias da Bíblia e gostam de contá-las para os colegas. Éoportuno que estas crianças possam não só ouvir tais histórias, mas tambémvê-las com seus próprios olhos no livro sagrado e, assim, avaliar as atitudesdos grandes personagens bíblicos.

No mês da Bíblia, seria bom que cada família escolhesse um dia parafazer a sua entronização, preparando para ela um pequeno altar ou colocando-a num lugar de destaque. De preferência onde todos possam, além de vê-la,fazer uma paradinha de vez em quando para a leitura. É oportuno tambémque a família determine um momento do dia para a proclamação da Palavra,reflexão e preces em comum. Um pequeno trecho poderá ser lido no iníciode uma das refeições em que a família esteja reunida.

deusnaminhafamilia.blogspot.comMarcos e WélidaPastoral Familiar

Chegou setembro, anunciando achegada da primavera, cheia de vida e deflores. E setembro traz para a Igreja acelebração do mês da Bíblia, essa Bíblia queé toda ela um jardim com as flores de Deus.Desde a majestosa simplicidade da históriados primórdios nos primeiros capítulos doGênesis, a vocação de Abraão, a era dospatriarcas, o Êxodo, dominado pela figuraempolgante de Moisés, da Aliança do Sinai.Depois, os juízes e os reis, com as figurasinesquecíveis de Davi e Salomão. E a divisãodo povo em dois reinos: O de Judá e o deIsrael. O Exílio na Babilônia, a volta e arecomposição. Tudo isso iluminado pelapalavra dos profetas, que iam mostrando osentido das coisas de Deus para além dasvicissitudes das guerras e do domínio daterra.

Tudo em canções de louvor, de súplicae, às vezes, de dor e contrição. São osSalmos, cuja poesia encanta todos os sereshumanos. Depois vem o Novo Testamento,quando Deus, "depois de ter falado milvezes e de diversos modos aos pais pelosprofetas, falou definitivamente no Filho, aquem constituiu herdeiro de todas as coisase pelo qual fez os séculos" (Hb 1,1s).

Nada mais sábio, nem mais santo doque o livro do Evangelho de Nosso SenhorJesus Cristo, nas quatro redações dossinóticos e de São João. Continua depoiscomo que num eco de vida e de eficácia noLivro dos Atos dos Apóstolos e nas cartasde São Paulo e de outros apóstolos,terminando com o Apocalipse, que é umcântico de vitória e de esperança.

Na Bíblia, Deus se revela através depalavras e de acontecimentos intimamenteentrelaçados. Serve-se de autoreshumanos, por Ele inspirados, e de linguagemhumana e até dos gêneros literários usadosem cada época para nos manifestar a Suaverdade. É o que São João Crisóstomochamou de "Divina Condescendência". Deusdesce até nós. Fica perto de nós.

O Mês da Bíblia há de nos ajudar a nosfamiliarizarmos sempre mais com o textosagrado. E é importante nos lembrarmosde que o Espírito não só inspirou os autoressagrados para que escrevessem os livros,mas continua, de algum modo misterioso, ainspirar a Igreja e os fiéis, quando lemosesses livros. Por isso mesmo, não se lê aSagrada Escritura apenas por umacuriosidade científica ou para deleiteestético. É um falar com Deus (Pe. Lucasde Paula Almeida, CM ).

. Viagema Aparecidado Norte

A exemplo deanos atrás, realizou-se mais uma viagem aAparecida do Norte,onde os irmãosdecolores puderampartilhar a fé etambém fortalecer oslaços de amizade.

. 40 anos do CursilhoPara continuarmos a história dos 40 anos do Movimento, pedimos

a participação de todos os irmãos decolores. Envie o seu depoimento,a sua história, a sua poesia... Fale sobre a sua participação no Movimento.Aguardamos para a próxima edição.

Page 12: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 12O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Calendário ParoquialSETEMBRO

04/09 a 09/10 19:30 h - Terças-feiras – Seminário de Vida no Espírito –Igreja do Rosário

16/09 12:00 h – Almoço de confraternização do ECC – Centro de Eventos17:00 h - Missa na Comunidade N. Sra das Vitórias (Capetinga)17/09 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

18/09 19:00 h - Missa na Comunidade São Carlos Borromeu20:00 h - Missa na Comunidade Santa Teresinha

19/09 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:30 h - Missa na Comunidade São José Operário20:00 h - Ultreya Cursilho - Centro Catequético

20/09 07:00 h – Missa e exposição do Santíssimo – Igreja MatrizAdoração do Santíssimo até às 18:00 horas18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com.São José19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

21 a 23 Encontro do ECC – 2ª Etapa – Centro Catequético21/09 19:00 h - Missa na Comunidade São Cristóvão

19:00 h - Missa na Comunidade São Pedro23/09 10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz – Resp. Com. Imaculada

Conceição24/09 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz25/09 19:30 h - Reunião do CPE - Centro Catequético – Resp. Com. N. Sra.

de Fátima26/09 15:00 h - Missa no Hospital São Carlos

20:00 h - Ultreya Cursilho - Centro Catequético27/09 São Vicente de Paulo

07:00 h – Missa e exposição do Santíssimo – Igreja MatrizAdoração do Santíssimo até às 18:00 horas15:00 h - Missa no SOS18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com.São José19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz19:00 h - Missa na Com. São Vicente de Paulo – Dia do Padroeiro19:30 h - Reunião Coord. Paroq de Catequese - Salão São Carlos

27 a 30 Festa de São Vicente de Paulo – Centro de Eventos29/09 Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael30/09 08:00 h - Encontro de Espiritualidade p/agentes da Liturgia – S.A.Monte

08:00 h - Encontro de Formação p/Catequistas – S.A.Monte

OUTUBRO01 a 08 Semana Nacional da Vida01/10 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz02/10 19:00 h - Celebração da Palavra - Igreja Matriz - Pia União de Santo

Antônio19:30 h - Reunião dos Ministros da Palavra - Salão São Carlos20:00 h - Reunião dos Ministros da Sagr. Comunhão – C. Catequético

03/10 19:00 h - Missa do Padroeiro na Paróquia São Francisco de Assis04/10 07:00 h – Missa e exposição do Santíssimo – Igreja Matriz

Adoração do Santíssimo até às 18:00 horas18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com.São Carlos19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz19:00 h - Reunião Paroquial c/as Catequistas - Centro Catequético

05/10 18:00 h - Reunião do Apostolado da Oração - Igreja Matriz19:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus

07/10 Eleições Municipais08/10 Dia do Nascituro

Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

09/10 19:30 h - Missa na Comunidade Santa Teresinha19:30 h - Missa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima

10/10 Jubileu de Prata do Pe João Bosco (25 anos de Sacerdócio)19:30 h - Missa na Igreja Matriz

11/10 07:00 h – Missa e exposição do Santíssimo – Igreja MatrizAdoração do Santíssimo até às 18:00 horas18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com.São Carlos19:00 h - Bênção do Santíssimo e Celebração da Palavra - Igreja Matriz19:00 h – Missa Abertura do Ano da Fé – 50 anos do Vaticano II -Campos Altos

12/10 Nossa Senhora Aparecida07:00 h - Missa na Igreja Matriz10:00 h - Saída da carreata da Praça da Matriz com a Imagem de NossaSenhora11:00 h - Chegada da Carreata na Igreja Matriz e Celebração da Missa19:00 h - Missa na Igreja Matriz

13 e 14 Encontro Diocesano da RCC - Centro de Eventos14/10 10:00 h - Celebração de Batizados – Resp. Com. São Vicente15/10 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz16/10 19:00 h - Missa na Comunidade São Carlos Borromeu17/10 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida

19:00 h - Missa na Comunidade São José Operário19:30 h - Reunião Paroquial do ECC e Celebração Eucarística – C.Catequético

18/10 São Lucas, Evangelista07:00 h – Missa e exposição do Santíssimo – Igreja MatrizAdoração do Santíssimo até às 18:00 horas18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com.São Carlos19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

19/10 Encontro de Noivos - Centro Catequético19:00 h - Missa na Comunidade São Pedro19:00 h- Missa na Comunidade São Cristóvão

20 e 21 Encontro de Noivos - Centro Catequético21/10 Dia Nacional da Juventude (DNJ)

17:00 h - Missa na Com. N. Sra das Vitórias (Capetinga)

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial,

demonstra consciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três grandes

dimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidos na fé,conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com você, apresentamos aprestação de contas da nossa Paróquia e a forma como é aplicado o

dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de AGOSTO / 2012

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 37.605,251 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 30.893,341.1 Dízimo R$ 18.899,041.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 1.900,001.3 Coletas ordinárias R$ 5.450,201.4 Donativos diversos R$ 2.144,101.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Óbulo de São Pedro)1.7 Festividades dos 79 anos da Paróquia1.8 Outras receitas (Empréstimos, Resgate de Aplicação

Financeira, etc...) R$ 2.500,00SOMA (0 + 1) R$ 68.498,59

2 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 62.748,412.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 29.508,302.1.1 Manutenção do culto R$ 1.319,402.1.2 Evangelização R$ 8.496,582.1.3 Manutenção de veículos R$ 580,732.1.4 Côngruas, Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 4.359,152.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 2.220,912.1.6 Casa paroquial R$ 1.444,052.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 1.833,222.1.8 Despesas com pessoal R$ 9.254,26 2.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 501,252.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes,

enfermos, encarcerados) R$ 501,252.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 10.410,092.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 8.373,092.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades,

cursos de formação, transporte,aluguéis,etc). R$ 2.037,00 2.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 22.328,772.4.1 Despesas financeiras e tributárias (Empréstimos) R$ 19.937,672.4.2 Despesas gerais R$ 230,002.4.3 Retirada para aplicação R$ 1.613,752.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético R$ 547,352.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 5.750,18

SOMA (2 + 3) R$ 68.498,59Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 5.750,18

Pe. João Bosco da Silva Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

Page 13: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 13O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 14: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 14O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 15: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 15O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 16: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 16O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 17: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 17O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

O QUE É DEPRESSÃO?A tristeza é dos sentimentos humanos o mais doloroso. Todos

nós tomamos contato com ela em algum momento de nossavida. A tristeza passageira, o "baixo-astral" fazem parte da vida,e são superados após algum tempo. O luto, após a perda de umente querido, manifesta-se por um sentimento de tristeza evazio, e também é superado com o correr do tempo. Deve-sedistinguir a tristeza e o luto normais da depressão. Depressão é,enquanto evento psiquiátrico, algo bastante diferente: é umadoença como outra qualquer que exige tratamento.

A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo esente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sentea disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como apessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a siprópria e como pensa sobre as coisas. A depressão, de um modogeral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquicacomo a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor,o sexo e também a parte física.

Os principais sintomas da depressão são: tristeza profunda eduradoura (em geral mais que duas semanas), perda do interesseou prazer em atividades que antes eram apreciadas, sensaçãode vazio, falta de energia, apatia, desânimo, falta de vontadepara realizar tarefas, perda da esperança, pensamentos negativos,pessimistas de culpa ou autodesvalorização. Além desses, a pessoapode ter dificuldade para concentrar-se, não dorme bem, temperda do apetite, ansiedade e queixas físicas vagas (desconfortogástrico, dor de cabeça, entre outras).

A causa da depressão não é conhecida. Sabe-se que váriosfatores biológicos e psicológicos podem contribuir para seuaparecimento. Em algumas pessoas, a hereditariedade tem umpeso importante. Com muita frequência, a depressão começaapós alguma situação de estresse ou conflito, e depois persiste,mesmo após a superação da dificuldade.

Para afirmarmos que o paciente está deprimido, temos queafirmar que ele se sente triste a maior parte do dia quase todosos dias. Não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades queapreciava, movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passaa ter sentimentos inapropriados de desesperança, desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou peloproblema dos outros. Esse quadro deve durar pelo menos duassemanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.A depressão pode se apresentar de forma isolada ou associadaa uma co-morbidade: câncer, cardiopatia, abuso deentorpecentes, dentre outras.

A depressão, qualquer que seja sua origem, acarreta napessoa deprimida uma série de alterações em suas relações comos que a cercam, em suas atividades e, fundamentalmente, naforma de expressão afetiva que possui. A dinâmica de suasemoções encontra-se prejudicada. É nesses aspectos que apsicoterapia pode auxiliá-lo. Leva a pessoa a reflexões sobre ofuncionamento dinâmico de suas emoções, possibilitando assima reconstituição de seu modo de ser, que se encontracircunstancialmente alterado.

Denise MoreiraPsicóloga CRP- 04/26142

SANTOS E SANTAS

Eram médicos e atendiam aos pobresgratuitamente, cumprindo a ordem deJesus: “O que de graça recebestes, degraça daí” (Mt 10,8). Com este gesto,acabaram se tornando muito queridospelo povo. Viveram na Ásia Menor atéque, diante da perseguição deDiocleciano, no ano 300 da era cristã,foram presos pois eram considerados'inimigos dos deuses' e acusados de usarfeitiçarias e meios diabólicos para disfarçaras curas. Tendo em vista esta acusação,a resposta deles era sempre: “Nóscuramos as doenças em nome de Jesus

Cristo e pelo Seu poder!”Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São

considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e dasfaculdades de medicina. Porém, nem a morte pode calar o poderda fé. Junto à sepultura dos médicos Cosme e Damião, começarama acontecer uma série de curas de muitas doenças.

Infelizmente, o culto desses santos benfeitores foi misturadoao sincretismo religioso dos cultos afros e outros, causandoconfusão no povo católico. No dia de sua celebração, algumasentidades religiosas não católicas costumam distribuir doces paraas crianças. Os católicos não devem participar disso, pois é umdesvirtuamento do culto desses santos. Eles devem ser cultuadosna fé da Igreja e nas missas. A devoção a São Cosme e SãoDamião é de origem católica.

Devemos seguir seu exemplo e abrir nosso coração para ospobres. Foi assim que eles alcançaram a santidade. São Cosme eDamião não realizavam assistência social, mas, junto com a caridade,levavam a Palavra, cuidando do corpo pela medicina, e da almapelo anúncio do Evangelho. Atendiam, assim, ao ser humano porcompleto nas suas realidades interiores e exteriores.

Dois santos que encontraram no exercício ordinário de suasprofissões a possibilidade de evangelizar. Também nós somosconvidados a usar os nossos dons para levar a Palavra a muitos, eo nosso trabalho é um forte campo para essa missão. Muitosdizem que na correria do dia a dia não encontram tempo paraevangelizar. Porém, podemos aprender com esses santos que anossa profissão também pode ser um instrumento poderoso deevangelização.

São Cosme e Damião, rogai por nós!

São Cosme e Damião 26 de SetembroIraídes Vidal e Elvira Castro

Medicina NaturalJabuticaba

A jabuticaba é uma frutatradicional brasileira, presente emquase todo o território nacional,principalmente em Minas Gerais.Pertence à família da pitanga, dagoiaba. A natureza dotou ajabuticabeira de uma rarapropriedade: frutifica comextraordinária abundância. Nadachama mais a atenção de quemainda não a viu na época dos frutos,pois os galhos, os troncos e até aspartes descobertas das raízescobrem-se de jabuticabas.

VALOR ALIMENTÍCIO:A jabuticaba é uma fruta

deliciosa. Passar horas e horasdebaixo de uma copa de jabuticaba,usufruindo o sabor de seus frutos,faz esquecer a fome do dia. Ajabuticaba oferece generosa cotade ferro e outras vitaminas, alémde conter bom teor de calorias.Lamentamos observar hábitosnutricionais tão viciosos, quando, noquintal, as jabuticabas estragam-seno chão, que se tinge de violeta-escuro.

UTILIDADES MEDICINAIS:· Afta, amigdalite, doenças

da boca, doenças da garganta,inflamações da língua – espremeralgumas jabuticabas maduras.Cozinhar este suco. Diluir se preciso.Coar. Bochechar várias vezes aodia;

· Anemia – incluirl iberalmente a jabuticaba naalimentação;

· Diarréia – cozinhar ascascas da jabuticaba (desprezar aspolpas). Filtrar e tomar o chá três acinco vezes ao dia.

Fonte:As frutas na Medicina NaturalOtaviana de Moraes Ferreira

QueimadasAntônio Carlos

Dayrell

Nos meses de junho asetembro, a baixa umidadedo ar provocada pelo climafrio e seco do invernofavorece a incidência dequeimadas. O número deregistros no país surpreendee aponta para o usopredatório do fogo em áreasagropastoris.

Alguns produtoresconservam a tradição

colonial de atear fogo em áreas de plantio, para facilitar as colheitas erenovar os pastos.

Ao longo das rodovias e estradas também é comum depararmos comincêndios, sentindo o rosto ruborizado pela intensidade do calor produzidoe escutando o mato estalando nas chamas.

Nos acostamentos, a maioria dos focos é provocada pelos própriosmotoristas e passageiros inconsequentes. Ao se desfazerem de tocos decigarro, latas de metal e garrafas de vidro, jogam pela janela tudo o quenão lhes serve mais, colocando em risco a incolumidade pública. O perigode acidentes aumenta quando a fumaça invade as estradas impedindo avisibilidade dos condutores.

As queimadas afetam seriamente ecossistemas mais frágeis, combaixa capacidade de regeneração. Sem terem como se proteger, fauna eflora simplesmente são dizimadas.

O vento forte e a falta de chuvas contribuem para que o fogo avancesobre casas, equipamentos, plantações e rede elétrica, provocando pânicoe transtornos à população adjacente.

Seja qual for a causa para que o fogo se propague de formadescontrolada, as consequências são sempre as mesmas: morte edestruição. Portanto, prevenção e educação são as únicas armas paracombater o fogo e preservar a segurança de todos.

Bombeiros No dia 31 de agosto comemoramos os 101 anos de existência do

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A instituição centenária ocupao primeiro lugar no nível de confiança da população em profissões eorganizações. Mais do que combater incêndios, socorrer pessoas emsituação de risco e ações de prevenção e defesa civil, os bombeirosmilitares destacam-se por exercerem a mais nobre das profissões, que éarriscar a própria vida para salvar a de outrem.

"Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas".Vamos aplaudir!

Exaltação da Santa Cruz“Do mesmo

modo como Moiséslevantou a serpenteno deserto, assim énecessário que oFilho do Homemseja levantado, paraque todos os quenele crerem tenhama vida eterna” (Jo

3,15)A festa da exaltação da Santa Cruz

tem sua origem no século IV quandose recordava, no dia 14 de setembro,a importância das basílicas construídasno Gólgota e no sepulcro de JesusRessuscitado pelo imperadorConstantino, dedicadas no dia anterior.Neste dia também se mostrava para opovo o que restava do lenho da Cruzdo Salvador.

Nesta festa, exaltamos a Cruz deJesus, instrumento e sinal da Salvaçãode Deus no meio dos homens. Éoportuno recordar que, em nossosdias, a cruz tornou-se um símbolocomum. Até em artigos de modaencontramos a cruz, mas comumentedesvestida do sentido assumido a partirda morte de Cristo. De certa maneira acruz, em muitas circunstâncias, seencontra banalizada.E nós, cristãos,não podemos permitir que o ricosignificado da cruz em nossas vidas seenfraqueça a ponto de nãoenxergarmos mais seu altíssimo valor.

O trecho do evangelho de SãoJoão citado acima pertence à liturgiada Festa da Exaltação da Santa Cruz.Fazreferência ao livro dos números,quando Deus manda que Moisés ergano deserto uma serpente de bronzeque deveria ser elevada para que

todos aqueles que haviam sido picadospelas serpentes venenosas fossemcurados. Esta figura assume plenosignificado em Jesus, que é levantadoda terra sobre o madeiro da Cruz, esobre sua carne eleva também a dor esofrimento. Eleva em dois sentidos:eleva para destruir em si mesmo o maiscruel veneno que mata não apenas ocorpo, mas a alma. Em Seu santo corpoelevado da terra, destrói toda ainimizade que o pecado estabeleceuentre Deus e o homem nos homensentre si. Sobre o madeiro da Cruz,Jesus estabelece um pacto de profundaamizade. A Cruz é testemunho do maissincero compromisso de amizade: “Nãohá maior prova de amor que dar avida pelos amigos”. Exaltar a Santa Cruzé exaltar a verdadeira amizade, tão raraem nossos dias: gratuita, verdadeira,na qual se é capaz de comprometer avida até as últimas consequências,amizade que não é de palavras, masde amor efetivo. Jesus carregou sobresi os males que não possuía e que nãoseriam de seu interesse se nãoacometessem seus amigos.

Jesus eleva o sofrimento em outrosentido. O sofrimento, para o povo daAntiga Aliança, era sinal de que seestava fora da bênção de Deus, sinalde castigo. Em Jesus, o sentido desofrimento é elevado, torna-seredentor, sinal de amor, de bondadesuprema, de amizade. O sofrimento emCristo deixa de ser sinal de maldiçãopara elevar-se em instrumento desalvação. Não só o sofrimento de Jesusé elevado, mas n'Ele, toda a nossaexperiência humana de sofrimento seeleva. N'Ele, cada um de nossossofrimentos, pequenos ou grandes,

ganham um significado totalmentenovo. No amor, nosso sofrimentotambém pode ser redentor. São Paulofala de si mesmo na carta aosColossenses: “Completo em minhacarne o que falta aos sofrimentos deCristo” (Cl 1, 24). Como o santoapóstolo, nós podemos, na graça doamor de Deus, fazer uma experiênciade comunhão com Jesus ao passarmospelos sofrimentos que a vida nos traz.E essa realidade, que tantas vezes nósrejeitamos como se nela não houvessenada de bom, torna-se umaoportunidade de experimentar umaamizade profunda com o Senhor.Quem é amigo de verdade não desejaestar ao lado do outro apenas nosmomentos felizes, mas deseja participartambém da dor do outro. Assim,compreendemos um pouco como osofrimento foi “elevado”, como cresceuem significado quando nosso BomDeus foi elevado da terra.

Ao celebrarmos neste mês desetembro a festa da exaltação da SantaCruz, elevemos nosso olhar e nossocoração para o alto, onde está oSenhor a nos ensinar o mistério deamor que na Cruz se encerra.Permitamos que Ele “eleve” nossosofrimento de forma que ocompreendamos como participaçãoem sua oferta de amor à humanidadee, na liturgia da vida, exaltemos a SantaCruz!

Brilhando sobre o mundo,Que vive sem tua luzTu és um sol fecundoDe amor e de paz, ó cruz!

Ludmila Rocha DorellaCom. Católica Árvore da Vida

Queimada próxima à rodoviaMG 050 em Lagoa da Prata

SETEMBRO / 2012 - Página 17O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

O QUE É DEPRESSÃO?A tristeza é dos sentimentos humanos o mais doloroso. Todos

nós tomamos contato com ela em algum momento de nossavida. A tristeza passageira, o "baixo-astral" fazem parte da vida,e são superados após algum tempo. O luto, após a perda de umente querido, manifesta-se por um sentimento de tristeza evazio, e também é superado com o correr do tempo. Deve-sedistinguir a tristeza e o luto normais da depressão. Depressão é,enquanto evento psiquiátrico, algo bastante diferente: é umadoença como outra qualquer que exige tratamento.

A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo esente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sentea disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como apessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a siprópria e como pensa sobre as coisas. A depressão, de um modogeral, resulta numa inibição global da pessoa, afeta a parte psíquicacomo a memória, o raciocínio, a criatividade, a vontade, o amor,o sexo e também a parte física.

Os principais sintomas da depressão são: tristeza profunda eduradoura (em geral mais que duas semanas), perda do interesseou prazer em atividades que antes eram apreciadas, sensaçãode vazio, falta de energia, apatia, desânimo, falta de vontadepara realizar tarefas, perda da esperança, pensamentos negativos,pessimistas de culpa ou autodesvalorização. Além desses, a pessoapode ter dificuldade para concentrar-se, não dorme bem, temperda do apetite, ansiedade e queixas físicas vagas (desconfortogástrico, dor de cabeça, entre outras).

A causa da depressão não é conhecida. Sabe-se que váriosfatores biológicos e psicológicos podem contribuir para seuaparecimento. Em algumas pessoas, a hereditariedade tem umpeso importante. Com muita frequência, a depressão começaapós alguma situação de estresse ou conflito, e depois persiste,mesmo após a superação da dificuldade.

Para afirmarmos que o paciente está deprimido, temos queafirmar que ele se sente triste a maior parte do dia quase todosos dias. Não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades queapreciava, movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passaa ter sentimentos inapropriados de desesperança, desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou peloproblema dos outros. Esse quadro deve durar pelo menos duassemanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.A depressão pode se apresentar de forma isolada ou associadaa uma co-morbidade: câncer, cardiopatia, abuso deentorpecentes, dentre outras.

A depressão, qualquer que seja sua origem, acarreta napessoa deprimida uma série de alterações em suas relações comos que a cercam, em suas atividades e, fundamentalmente, naforma de expressão afetiva que possui. A dinâmica de suasemoções encontra-se prejudicada. É nesses aspectos que apsicoterapia pode auxiliá-lo. Leva a pessoa a reflexões sobre ofuncionamento dinâmico de suas emoções, possibilitando assima reconstituição de seu modo de ser, que se encontracircunstancialmente alterado.

Denise MoreiraPsicóloga CRP- 04/26142

SANTOS E SANTAS

Eram médicos e atendiam aospobres gratuitamente, cumprindo aordem de Jesus: “O que de graçarecebestes, de graça daí” (Mt 10,8).Com este gesto, acabaram se tornandomuito queridos pelo povo. Viveram naÁsia Menor até que, diante daperseguição de Diocleciano, no ano300 da era cristã, foram presos poiseram considerados 'inimigos dosdeuses' e acusados de usar feitiçariase meios diabólicos para disfarçar ascuras. Tendo em vista esta acusação,a resposta deles era sempre: “Nós

curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São

considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e dasfaculdades de medicina. Porém, nem a morte pode calar o poderda fé. Junto à sepultura dos médicos Cosme e Damião, começarama acontecer uma série de curas de muitas doenças.

Infelizmente, o culto desses santos benfeitores foi misturadoao sincretismo religioso dos cultos afros e outros, causandoconfusão no povo católico. No dia de sua celebração, algumasentidades religiosas não católicas costumam distribuir doces paraas crianças. Os católicos não devem participar disso, pois é umdesvirtuamento do culto desses santos. Eles devem ser cultuadosna fé da Igreja e nas missas. A devoção a São Cosme e SãoDamião é de origem católica.

Devemos seguir seu exemplo e abrir nosso coração para ospobres. Foi assim que eles alcançaram a santidade. São Cosme eDamião não realizavam assistência social, mas, junto com a caridade,levavam a Palavra, cuidando do corpo pela medicina, e da almapelo anúncio do Evangelho. Atendiam, assim, ao ser humano porcompleto nas suas realidades interiores e exteriores.

Dois santos que encontraram no exercício ordinário de suasprofissões a possibilidade de evangelizar. Também nós somosconvidados a usar os nossos dons para levar a Palavra a muitos, eo nosso trabalho é um forte campo para essa missão. Muitosdizem que na correria do dia a dia não encontram tempo paraevangelizar. Porém, podemos aprender com esses santos que anossa profissão também pode ser um instrumento poderoso deevangelização.

São Cosme e Damião, rogai por nós!

São Cosme e Damião 26 de SetembroIraídes Vidal e Elvira Castro

Medicina NaturalJabuticaba

A jabuticaba é uma frutatradicional brasileira, presente emquase todo o território nacional,principalmente em Minas Gerais.Pertence à família da pitanga, dagoiaba. A natureza dotou ajabuticabeira de uma rarapropriedade: frutifica comextraordinária abundância. Nadachama mais a atenção de quemainda não a viu na época dos frutos,pois os galhos, os troncos e até aspartes descobertas das raízescobrem-se de jabuticabas.

VALOR ALIMENTÍCIO:A jabuticaba é uma fruta

deliciosa. Passar horas e horasdebaixo de uma copa de jabuticaba,usufruindo o sabor de seus frutos,faz esquecer a fome do dia. Ajabuticaba oferece generosa cotade ferro e outras vitaminas, alémde conter bom teor de calorias.Lamentamos observar hábitosnutricionais tão viciosos, quando, noquintal, as jabuticabas estragam-seno chão, que se tinge de violeta-escuro.

UTILIDADES MEDICINAIS:· Afta, amigdalite, doenças

da boca, doenças da garganta,inflamações da língua – espremeralgumas jabuticabas maduras.Cozinhar este suco. Diluir se preciso.Coar. Bochechar várias vezes aodia;

· Anemia – incluirl iberalmente a jabuticaba naalimentação;

· Diarréia – cozinhar ascascas da jabuticaba (desprezar aspolpas). Filtrar e tomar o chá três acinco vezes ao dia.

Fonte:As frutas na Medicina NaturalOtaviana de Moraes Ferreira

QueimadasAntônio Carlos Dayrell

Nos meses de junho asetembro, a baixaumidade do ar provocadapelo clima frio e seco doinverno favorece aincidência de queimadas.O número de registros nopaís surpreende e apontapara o uso predatório dofogo em áreasagropastoris.

Alguns produtoresconservam a tradição

colonial de atear fogo em áreas de plantio, para facilitar as colheitas erenovar os pastos.

Ao longo das rodovias e estradas também é comum depararmos comincêndios, sentindo o rosto ruborizado pela intensidade do calor produzidoe escutando o mato estalando nas chamas.

Nos acostamentos, a maioria dos focos é provocada pelos própriosmotoristas e passageiros inconsequentes. Ao se desfazerem de tocos decigarro, latas de metal e garrafas de vidro, jogam pela janela tudo o quenão lhes serve mais, colocando em risco a incolumidade pública. O perigode acidentes aumenta quando a fumaça invade as estradas impedindo avisibilidade dos condutores.

As queimadas afetam seriamente ecossistemas mais frágeis, combaixa capacidade de regeneração. Sem terem como se proteger, fauna eflora simplesmente são dizimadas.

O vento forte e a falta de chuvas contribuem para que o fogo avancesobre casas, equipamentos, plantações e rede elétrica, provocando pânicoe transtornos à população adjacente.

Seja qual for a causa para que o fogo se propague de formadescontrolada, as consequências são sempre as mesmas: morte edestruição. Portanto, prevenção e educação são as únicas armas paracombater o fogo e preservar a segurança de todos.

Bombeiros No dia 31 de agosto comemoramos os 101 anos de existência do

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A instituição centenária ocupao primeiro lugar no nível de confiança da população em profissões eorganizações. Mais do que combater incêndios, socorrer pessoas emsituação de risco e ações de prevenção e defesa civil, os bombeirosmilitares destacam-se por exercerem a mais nobre das profissões, que éarriscar a própria vida para salvar a de outrem.

"Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas".Vamos aplaudir!

Exaltação da Santa Cruz“Do mesmo

modo comoMoisés levantou aserpente nodeserto, assim énecessário que oFilho do Homemseja levantado,para que todos osque nele creremtenham a vida

eterna” (Jo 3,15)A festa da exaltação da Santa Cruz

tem sua origem no século IV quandose recordava, no dia 14 de setembro,a importância das basílicas construídasno Gólgota e no sepulcro de JesusRessuscitado pelo imperadorConstantino, dedicadas no dia anterior.Neste dia também se mostrava para opovo o que restava do lenho da Cruzdo Salvador.

Nesta festa, exaltamos a Cruz deJesus, instrumento e sinal da Salvaçãode Deus no meio dos homens. Éoportuno recordar que, em nossosdias, a cruz tornou-se um símbolocomum. Até em artigos de modaencontramos a cruz, mas comumentedesvestida do sentido assumido a partirda morte de Cristo. De certa maneira acruz, em muitas circunstâncias, seencontra banalizada.E nós, cristãos,não podemos permitir que o ricosignificado da cruz em nossas vidas seenfraqueça a ponto de nãoenxergarmos mais seu altíssimo valor.

O trecho do evangelho de SãoJoão citado acima pertence à liturgiada Festa da Exaltação da Santa Cruz.Fazreferência ao livro dos números,quando Deus manda que Moisés ergano deserto uma serpente de bronze

que deveria ser elevada para quetodos aqueles que haviam sido picadospelas serpentes venenosas fossemcurados. Esta figura assume plenosignificado em Jesus, que é levantadoda terra sobre o madeiro da Cruz, esobre sua carne eleva também a dor esofrimento. Eleva em dois sentidos:eleva para destruir em si mesmo o maiscruel veneno que mata não apenas ocorpo, mas a alma. Em Seu santo corpoelevado da terra, destrói toda ainimizade que o pecado estabeleceuentre Deus e o homem nos homensentre si. Sobre o madeiro da Cruz,Jesus estabelece um pacto de profundaamizade. A Cruz é testemunho do maissincero compromisso de amizade: “Nãohá maior prova de amor que dar avida pelos amigos”. Exaltar a Santa Cruzé exaltar a verdadeira amizade, tão raraem nossos dias: gratuita, verdadeira,na qual se é capaz de comprometer avida até as últimas consequências,amizade que não é de palavras, masde amor efetivo. Jesus carregou sobresi os males que não possuía e que nãoseriam de seu interesse se nãoacometessem seus amigos.

Jesus eleva o sofrimento em outrosentido. O sofrimento, para o povo daAntiga Aliança, era sinal de que seestava fora da bênção de Deus, sinalde castigo. Em Jesus, o sentido desofrimento é elevado, torna-seredentor, sinal de amor, de bondadesuprema, de amizade. O sofrimento emCristo deixa de ser sinal de maldiçãopara elevar-se em instrumento desalvação. Não só o sofrimento de Jesusé elevado, mas n'Ele, toda a nossaexperiência humana de sofrimento seeleva. N'Ele, cada um de nossos

sofrimentos, pequenos ou grandes,ganham um significado totalmentenovo. No amor, nosso sofrimentotambém pode ser redentor. São Paulofala de si mesmo na carta aosColossenses: “Completo em minhacarne o que falta aos sofrimentos deCristo” (Cl 1, 24). Como o santoapóstolo, nós podemos, na graça doamor de Deus, fazer uma experiênciade comunhão com Jesus ao passarmospelos sofrimentos que a vida nos traz.E essa realidade, que tantas vezes nósrejeitamos como se nela não houvessenada de bom, torna-se umaoportunidade de experimentar umaamizade profunda com o Senhor.Quem é amigo de verdade não desejaestar ao lado do outro apenas nosmomentos felizes, mas deseja participartambém da dor do outro. Assim,compreendemos um pouco como osofrimento foi “elevado”, como cresceuem significado quando nosso BomDeus foi elevado da terra.

Ao celebrarmos neste mês desetembro a festa da exaltação da SantaCruz, elevemos nosso olhar e nossocoração para o alto, onde está oSenhor a nos ensinar o mistério deamor que na Cruz se encerra.Permitamos que Ele “eleve” nossosofrimento de forma que ocompreendamos como participaçãoem sua oferta de amor à humanidadee, na liturgia da vida, exaltemos a SantaCruz!

Brilhando sobre o mundo,Que vive sem tua luzTu és um sol fecundoDe amor e de paz, ó cruz!

Ludmila Rocha DorellaCom. Católica Árvore da Vida

Queimada próxima à rodoviaMG 050 em Lagoa da Prata

Page 18: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 18O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Pertencer a um grupo nos fortalece.Normalmente as pessoas se identificam comopertencentes a algum grupo familiar, religioso,tribal, nacional etc.

Grupos de apoio (ou de ajuda mútua) sãonaturais e ocorrem com vários seres vivos:

colmeia, matilha, bando, colônia... Vamos falar agora do grupode apoio Amor Exigente. Em Lagoa da Prata, ele se reúne todaterça-feira, às 19:30 h, à Av Brasil (salão dos vicentinos).

Nosso objetivo é melhorar a qualidade dos relacionamentos,especialmente os familiares. A cada mês tratamos de um dos 12princípios do AE. O assunto do mês de setembro é o grupo deapoio.

Sempre que refletimos sobre algo, vemos que existe apossibilidade de melhorar. Essa é a fonte do novo. As mudançascomeçam com a alteração de nossa forma de pensar. Mudamosquando refletimos e agimos no sentido de nossas metas.

Em nossas reuniões, um membro fala um pouco sobre oassunto do mês. Depois, o assunto continua nos subgrupos,onde relacionamos o que foi falado com o que praticamos. Então,percebemos pontos onde podemos melhorar, e os tomamoscomo novas metas. Propomos atividades práticas para atingi-las.Ajuntamos reflexão e ação.

A participação no AE acaba mudando nossa forma de ver ede agir. Melhora também nossa qualidade de vida.

As mudanças almejadas às vezes demoram a acontecer, e sóas atingimos com perseverança no grupo e em atividades práticas.Lembremo-nos da parábola do semeador.

Existem problemas, como certas doenças e vícios, que éaconselhável buscar também outros grupos de apoio, comoclínicas especializadas, fazendas de recuperação, AlcoólicosAnônimos, psicólogos etc. Porém, as famílias com estes problemassão beneficiadas quando participam do Amor Exigente. Aqualidade dos relacionamentos melhora; o apoio entre os familiaresé fortalecido.

O AE é um grupo de apoio que fortalece a outros,especialmente o familiar. Aqui defendemos a interdependência,a mútua ajuda.

Depoimento'O grupo de apoio AE mudou minha vida. Fortaleceu-me.

Através delerefleti sobre mim mesma e enfrentei meus problemas com

sucesso.Youhoooooo!!! Força!!!'

Marcélia Leonor

Amor Exigente9º Princípio: Grupo de Apoio

Conhecendo a BíbliaVamos conhecer um pouco

mais sobre a Bíblia:

O QUE É A BÍBLIA?A palavra Bíblia vem do grego

e significa “coleção de livros”. Nelacontém a história da Salvação,desde a criação do mundo feitapor Deus até as profecias dasegunda vinda gloriosa de Jesus,o Fi lho de Deus. Podemosentendê-la como uma grande cartaenviada por Deus a todos os seusfilhos. Essa carta contém o planoque o Senhor preparou para cadaum de nós.

QUANDO COMEÇOU A SERESCRITA?

Foi escrita durante muitotempo (aproximadamente 1.300anos). Seu início data de antes davinda de Cristo, por históriascontadas uns para outros e queos escribas decidiram passar parao papel. Com isso, pouco a pouco,a Bíblia foi sendo formada.

QUANDO TERMINOU DE SERESCRITA?

A Bíblia terminou de ser escritapor volta de 100 anos d.C., com oApóstolo João Evangelista (queescreveu o Apocalipse).

QUEM ESCREVEU ABÍBLIA?

A Bíblia foi escrita por váriaspessoas, mas foi inspiradaunicamente por DEUS.O Pai usoude pessoas como instrumentosseus para transmitir a suamensagem.

COMO É FORMADA?É formada porl ivros

sagrados.São73os livros contidosna Bíblia, dos quais 46constituemo conjunto de livros do AntigoTestamento, e 27constituem oconjunto de livros do NovoTestamento. Podemos afirmar quea Bíblia é dividida em duas grandespartes: Antigo Testamento e NovoTestamento. Apalavratestamentos ignif icaaliança.

Um “eu” novo“Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido

pelas concupiscências enganadoras” Ef 4, 22.Nossas atitudes e pensamentos devem mudar, devem ser transformados

para surgir em nós um “eu” novo.Não adianta semearmos as melhores sementes, se não fizermos o

essencial. Primeiramente é preciso limpar o campo, matar a erva daninhapara, depois, arar a terra, colocar adubo, regar e, finalmente, plantar.Mas, não devemos parar aí. Caímos na tentação de deixar que a naturezacuide, por si só, do que plantamos. Puro engano! Aí é que vem o trabalhomais árduo.

Temos de regar, esperar brotar e cultivar. Mesmo assim, primeironascerão as ervas daninhas. Com paciência, retiremos uma por uma, paraque não atrapalhem no processo do cultivo de nossas sementes.

Mas, qual o segredo da produtividade? Ânimo, dedicação, fé, esperança,determinação e muito serviço. Tudo isso regado com extremo amor. Aofinal, tenhamos a certeza, será uma bela colheita!

Nasce, então, o homem “novo”, comprometido com a verdadeira justiçaque vem do Criador. Toda regra criada pelo homem que não estiver deacordo com a vontade de Deus, nos impede de ser felizes e de nosdespojarmos do homem “velho”.

Não há formação humana sem normas, como não há rio sem leito. Todorio precisa de ribanceiras e matas ciliares para a proteção do seu curso.Apesar de “constranger” sua liberdade, elas garantem a força das águaspara o rio alcançar sua meta: o mar. Somos iguais: precisamos ter metas,força, ordem, ânimo para alcançar o céu.

É comum nos adaptarmos às regras da sociedade. Mas devemos estarem sintonia, sobretudo, com as normas de Deus, que nos guiam para odestino eterno.

Com Jesus, tudo é possível! Ele nos faz ir além. E sempre há algodiferente e novo a descobrir todos os dias.

Que Deus seja a nossa força na caminhada!Amarilton Vieira dos Santos

O QUE CONTÉM NO ANTIGOTESTAMENTO?

O Antigo Testamento nos revelaa criação do mundo, as alianças queDeus fez com os homens, asprofecias que anunciavam a vindado Messias, a fidelidade e ainfidelidade do povo de Deus e,principalmente, a preparação dopovo escolhido de onde viria o VerboEncarnado.

O QUE CONTÉM NO NOVOTESTAMENTO?

O Novo Testamento possuiquatro livros: Mateus, Marcos,Lucas e João, que contam a vida deJesus Cristo, desde o seunascimento até a sua ascensão aocéu. Esses quatro livros formam umconjunto denominado Evangelho. ONovo Testamento é tambémconstituído por várias cartas(chamadas epístolas), que foramescritas pelos apóstolos com oobjetivo de direcionar a Igrejafundada por Cristo. Além doevangelho e das cartas, o NovoTestamento possui um livro queconta os primórdios da Igreja deCristo, e outro livro profético querevela a segunda vinda gloriosa deJesus. São eles, respectivamente:os Atos dos Apóstolose oApocalipse.

IDIOMAS USADOS PARAESCREVER A BÍBLIA

Os idiomas bíblicos são três: Ohebraico, o aramaico e o grego.

PODEMOS INTERPRETÁ-LADE QUALQUER MODO?

A interpretação bíblica é algomuito importante e não devemosfazê-la de qualquer modo. A IgrejaCatólica vem, desde os seusprimórdios, adotando a tradiçãoapostólica,ou seja, os ensinamentosde Jesus não foram deturpados emuito menos interpretados de mododiferente desde sua origem.

Ao ler a Bíblia, devemos terbastante cuidado, pois muitas sãoas palavras estranhas, os exemplosdifíceis de serem entendidos e,principalmente, muitos são os

equívocos que cometemos aotentar interpretar a Bíblia sem aajuda do Espírito Santo ou de umacatequista, de um padre, ou atémesmo de um conhecedor doassunto.

O mundo está repleto deseitas e religiões que pregam a livreinterpretação. Essa atitudedesregrada causa o que vemos aonosso redor: o nascimento de seitase mais seitas que pregam aquilo quelhe é conveniente ou do interessedaquele que a fundou. Por isso,vamos tomar cuidado!

EXISTE DIFERENÇA ENTRE ABÍBLIA PROTESTANTE E ABÍBLIA CATÓLICA?

A diferença é com relação aonúmero de livros, ou seja, a BíbliaProtestante possui sete livros amenos do que a Bíblia Católica. EssesLivros são os seguintes:Tobias,Judite, I Macabeus, II Macabeus,Eclesiastico, Sabedoria e Baruc. ABíblia Protestante também nãocontém as seguintes citações doAntigo Testamento: Dn 13-14; Est10,4-16,24.

COMO MANUSEÁ-LA?Para aprender a manusear a

Bíblia devemos, antes de tudo, sabero que são capítulos e versículos. Oscapítulos são as divisões queencontramos nos livros sagrados.Eles são denominados poralgarismos, que normalmenteaparecem em números grandes.

Os versículos são as divisõesque encontramos dentro doscapítulos. Sua função é auxiliar nalocalização das frases bíblicas.Normalmente, os versículosaparecem em números pequenos eestão, obrigatoriamente, no meio dotexto bíblico.

CONCLUSÃOSão Jerônimo disse uma frase

marcante sobre as SagradasEscrituras: “Quem não conhece aBíblia, desconhece Jesus Cristo”.

Portanto, amar a Bíblia é amara Deus!!!!!!!!!!!

Catequese

Jubileu de Ouro do Concílio Vaticano IIO ano de 2012 marca o Jubileu de Ouro do início do Concílio

que mudou os rumos da Igreja Católica em todo o mundo.Conhecido como um “sopro do Espírito” e como a “primaverada Igreja”, o Vaticano II provocou diversas e profundasmudanças no âmbito eclesial. Ao comemorarmos os 50 anosde sua realização, quais propostas continuam pertinentes ànossa realidade? Haveria chegado o momento de um VaticanoIII?

O Concílio Vaticano II realizou-se de 11 de outubro de 1962a 08 de dezembro de 1965 (dividido em quatro sessões) ereuniu bispos de todo o mundo com o objetivo de “intensificar

a vida cristã, atualizando as instituições que podem ser mudadas, favorecendo o que contribuipara a união dos fiéis em Cristo e incentivando tudo que os leva a viver na Igreja” (SC, n. 1).Foi convocado pelo Papa João XXIII (1958-1963) e concluído por Paulo VI (1963-1978), sendoconsiderado por diversos teólogos como o fato religioso mais importante do século XX.

Estamos celebrando os 50 anos da abertura do Concílio. Ele desencadeou um clima deintensa participação e protagonismo de todos. Como retomar este protagonismo e como nossentir de novo envolvidos na renovação da Igreja?

No dia 11 de outubro, em Campos Altos, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, às19:00 horas, será a Abertura do Ano Jubilar do Vaticano II e o Ano da Fé. Todas as paróquiasda Diocese de Luz estão convidadas a participar deste momento especial.

Page 19: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 19O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 20: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO/ 2012 - Página 20O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Pe João Bosco

SEMANA SANTA – SÁBADO – PÇ MATRIZ

Entrevista: Marlene – SOSMarlene Maria Siveli Borges é casada

com o Sr. Geraldo Diniz Borges. Temquatro filhos e são moradores dacomunidade Nossa Sra. de Fátima. Hámais de 30 anos, atendendo a umpedido de Irmã Teresa, ela dedica-se aoSOS (Serviço de Obras Sociais).

JI – Quando foi criadoo SOS e para que fins foicriado?

Marlene – Em 30 dejulho de 1968. Foi criado para

atender a população carente, com consultasmédicas, doação de leite para crianças desnutridase alimentos. A carência em nossa cidade era muitogrande em todos os sentidos.

JI – Ao longo do tempo, houve alteração com relação aosobjetivos iniciais?

Marlene – Sim. D. Maria Teresa Winters queria uma maternidadeque atendesse mães pobres. No decorrer do tempo, a equipe desindicância encontrou vários idosos doentes e sozinhos, precisando decuidados.

JI – Número de internos atualmente.Marlene – 105 pessoas, sendo a maioria idosos.

JI – Quantos são de Lagoa da Prata?Marlene – 90% de Lagoa da Prata, 10 % de cidades vizinhas.

JI – Tratamento oferecido.Marlene – Cuidados médicos, de enfermagem, fisioterapia,

psicologia, odontologia, cuidados gerais, higiene, alimentação e lazer.

JI – Quem pode ser internado?Marlene – Pessoas acima de 60 anos de idade encaminhadas pelo

CRAS, famílias sem condições de tratamento e alguns casos especiaisde pessoas com menos de 60 anos encaminhadas pelo Ministério Público.

JI – Valor da mensalidade.Marlene – 70% do salário.

JI – Como é o apoio dos familiares?Marlene – Visitam sempre, buscam para passeios. É uma casa

bastante movimentada, com muitas visitas.

JI – Existe apoio das autoridades locais, da comunidadeou de alguma entidade ou empresa?

Marlene – Sim, há uma grande integração com toda a população ede todas as idades.

JI – Maiores dificuldades enfrentadas.Marlene – Seguir as normas exigidas, adequando o prédio que foi

construído há 44 anos.

JI – Maiores carências no momento.Marlene – As reformas que têm de ser realizadas e que são de

custo alto.

JI – Maiores conquistas obtidas pela entidade.Marlene – O baixo índice de óbitos durante os últimos anos, pois

temos idosos com 98, 92, 90, 88, 85 anos. Isto, para nós, é uma grandeconquista.

JI – A Casa da Amizade do Bairro Gomes foi vendida?Marlene – Sim. A Casa da Amizade foi muito utilizada enquanto a

comunidade dela precisou. Agora, está necessitando de reformas.Recebemos uma notificação para fazer muros e passeios no local. Nãopodemos arcar com esses gastos, pois o prédio do SOS precisaurgentemente de várias reformas e adequações. Isso para oferecermaior conforto e segurança aos nossos internos e nos adequarmos àsexigências do Ministério Público e da Vigilância Sanitária. Por isso, foimais viável realizar a venda da imóvel do Bairro Gomes. O dinheiroconseguido será aplicado nas reformas necessárias no Nosso Lar MariaTeresa Winters ILPI de Lagoa da Prata (asilo SOS).

JI – Outras considerações que gostaria de fazer.Marlene – Agradeço a Deus pela força que nos tem dado, às

autoridades pelo apoio, à Igreja, aos doadores, aos voluntários, aonosso amigo de todas as horas, Dr. Ciro dos Santos, aos membros dadiretoria, aos funcionários pelo carinho que dedicam aos nossos idosos,proporcionando-lhes uma velhice digna.

Que Deus abençoe a todos que nos ajudam a ajudar.Entrevista concedida à Elizabete

Idoso bem–sucedidoO idoso, com as fragilidades que o acompanham, nos aponta

pelo menos duas possibilidades. Numa primeira olhadela, podediminuir o valor da existência humana: “para que viver muito,se vou envelhecer, adoecer e morrer?” Ou, ao contrário, podeestimular o ser humano para a descoberta de novaspossibilidades, no movimento incessante do vir a ser: “para quesair de cena, se posso sempre transformar meu personagem?”

Os idosos precisam romper com uma série de conceitossociais distorcidos, que estão limitando sua vivência plena nessaetapa da vida.

Vemos o valor da capacidade funcional quando o idoso,apesar de sua limitação,consegue ter saúde e disposição parauma vida saudável. Não se deve esperar nem aceitar a doençacomo uma parte que completa o envelhecimento. Ser um idosobem-sucedido e produtivo é natural. Muitas pessoas encontram-se diante do “diferente” quando veem idosos que exercemsuas atividades sociais com entusiasmo como, por exemplo,quando aparecem guiando uma moto, jogando peteca,pescando, fazendo academia. Quando essas pessoasdemonstram tais qualidades, passam a merecer atenção namídia, como se isso fosse algo fantástico.

Muitos dão um aspecto infantil às pessoas de idade avançada,quando elas conseguem algo de positivo, como quando umacriança consegue aprender alguma coisa.

Alguns idosos querem trabalhar até o dia em que não possammais. Uns querem participar de jogos recreativos, outros secontentam em olhar os que jogam. Há os que preferem ficarem casa e os que preferem passear. Alguns lutam para participarde suas comunidades, outros preferem ficar sozinhos. Mastodos têm algum tipo de necessidade, amizade e sociabilidade,um propósito para a vida. Trabalhamos, lutamos, brigamos,sonhamos e nos apaixonamos, isso é envelhecer feliz.

1° de outubro - Dia mundial do Idoso Geraldo Diniz Borges

Comunidade N.Sra de Fátima

Braçosardentes

Fábio Júnior dos Santos

Os sonhos que vi a céuvigilante,

nesta guerra de prazeres medesfaço

da calada noite,em braços da amada.

Sol queimante, poema só.Noite sua, sonhos meus.Só meus?

Um dia a auroraVai me encontrarPerdido em olhos seus

Caminhadapela Paz

(Ecumênica)Lema:De mãos dadas

pela pazData: 30/09/2012 –

DomingoHorário saída: 07:30 h.Trajetos:. Saída do Aprisco El

Shadai: Rua FranciscoSales, Rua Antenor ChagasMadeira, Rua José BernardesMaciel, Rua Alagoas.

. Saída da Igreja SãoSebastião: Rua MatoGrosso, Praça da Novidade –contorna a Praça em direçãoao posto RM, Av. Brasil.

. Saída da Praça doCruzeiro:Av. Getúlio Vargas,Rua Cirilo Maciel, Praça daMatriz, Av. Brasil

Local de encontro detodos os grupos: Em frenteao Campo Municipal, de ondeseguirãoem caminhada comanimação da Fanfarra daEscola Monsenhor Alfredo ePROERD, até a Praça dosTrabalhadores, próximo àPraia Municipal.

Participe conosco!!!

Gente do BrasilMarina Alves

Essa gente de tantos credos, de tantas coresDe tantos cantos, de tantas doresÉ tradição.Essa gente de tantas danças, de tantas falasDe tantos sonhos, de tantas carasÉ emoção.

Essa gente que é do Sul, que é Centro-oesteQue é Sudeste, Norte e NordesteÉ população.Essa gente que acontece, que escreve a HistóriaFaz o seu presente e guarda memóriaÉ coração.

Essa gente que vai às ruas, em manifestoQue faz a luta, grita seu protestoDe cidadão.Essa gente que abraça causas, de peito abertoDá o seu voto, faz o seu vetoPromove ação.

Essa gente em mil atividadesNo campo, nas cidadesÉ produção.Essa gente que é valente, que é guerreiraQue com orgulho diz “eu sou brasileira!”É transformação.

Essa gente...Essa brava gente, de terras altaneirasAbraça o BrasilCarrega a bandeira desta Nação!

(Em homenagem ao Dia da Pátria, comemorado em 7 de setembro)

Jubileu Áureo de Dom WaldemarNeste mês de setembro, Dom Waldemar Chaves de Araújo está

celebrando 50 anos de vida sacerdotal. Serão realizadasCelebrações Eucarísticas em Ação de Graças a este JubileuÁureo:

. 22/09 (sábado) – 10:00 h – Catedral Basílica de N.Sra do Pilar –São João del-Rei

. 23/09 (domingo) – 19:00 h – Igreja Matriz de N.Sra do BomDespacho

. 29/09 (sábado) – 19:00 h – Catedral de N. Sra da Luz

. 30/09 (domingo) – 09:00 h – Igreja Matriz de São Carlos BorromeuA ele os nossos parabéns e que Deus o cubra de bênçãos!

Page 21: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 21O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 22: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 22O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DAPARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU

Page 23: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 23O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Por Juliana Lacerda

A S o l i d a r i e d a d e

Envie uma poesia ou texto para o Cantinho da Criança!E-mail: [email protected]

Ser solidário é uma dasmaiores qualidades que alguémpode ter. Somos solidários quandoajudamos os irmãos, repartindo oque é nosso, sem egoísmo. Desdepequeno, nós aprendemos essegrande valor que é muitoimportante na vida dos cristãos,como dividir o lanche com umcoleguinha.

Quando pensamos emsolidariedade, várias pessoaspassam em nossa cabeça, mas

uma das mais marcantes é, sem dúvida, São Vicente dePaulo. Falar de São Vicente é falar de humildade, fé eamor pelos irmãos. Desde criança, ele já era devoto deNossa Senhora e já fazia caridade. Ele era muito pobre,mas ganhava um pouco de dinheiro cuidando de ovelhas.Certo dia, um mendigo lhe pediu esmola e, sem pensarduas vezes, Vicente deu a ele todo o dinheiro que tinharecebido.

Ao longo de sua vida, São Vicente movimentou váriasorganizações de caridade e atuou também na reforma daIgreja. Tinha como objetivo arrebanhar criançasabandonadas, idosos, pobres e doentes e, também,arrebanhar os fiéis afastados da religião. Morreu com quase80 anos, mas suas ações nos servem de exemplo emotivação até hoje.

São Vicente de Paulo foi declarado o Patrono de todasas obras de caridade da Igreja Católica. Foi inspirado emsuas ações que o jovem Frederico Ozanam fundou aSociedade de São Vicente de Paulo, que hoje conta commilhares de voluntários (vicentinos) no Brasil e no mundotodo. A SSVP é voltada para a ajuda aos pobres, e tambémestá presente em Lagoa da Prata.

Nós não podemos ficar de fora! As CCAs sãoConferências de Crianças e Adolescentes da Sociedade deSão Vicente de Paulo e são nossa chance de trabalhardesde cedo por um mundo melhor e mais solidário, aexemplo de São Vicente.

Dia 27 de setembro é dia de São Vicente de Paulo.Vamos nos lembrar dele através de nossas ações,praticando a solidariedade!

Sociedade São Vicente de PauloGilmar Francisco da Silva - DECOM

Departamento de Comunicação SSVP

A Sociedade de São Vicente de Paulo é umaassociação internacional de leigos católicos, sem

fins lucrativos. Tem o objetivo de ajudar e promover os pobres emarginalizados, atendendo-os em seus domicílios com visitas semanais.E através desse trabalho, busca a santificação de seus membros.

Criada em Paris, na França, em 1833, por um grupo deuniversitários católicos, liderados por Antônio Frederico Ozanam, apósterem sido questionados com a pergunta: “Onde estão as obras decaridade que a religião de vocês propaga?”

Hoje, a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 147 países do mundo,com 750 mil voluntários denominados vicentinos, que visitam semanalmente 500 mil famílias.

Encontro Vicentino

No dia 28 de agosto, no salão da Sede Central da SSVP Lagoa da Prata, recebemos avisita do Pe Igor Valadão, diretor Espiritual do Conselho Metropolitano de Formiga/MG.

Com o tema Espiritualidade Vicentina, o encontro foi um momento de crescimentoespiritual e de confraternização entre os confrades e consócias.

SSVP - 87 anos em Lagoa da Prata

Ao completar 179 anos no mundo, a SSVP completou, em agosto/2012, 139 anos deBrasil. E para nossa felicidade celebraremos, em 2012, os87 anos de fundação da Sociedadede São Vicente de Paulo, em Lagoa da Prata/MG.

Para brindar este momento com toda a comunidade, convidamos a todos paraparticiparem das festividades, conforme calendário abaixo:

17/09 - 1° dia do Tríduo – Missa na Paróquia São Carlos Borromeu, às 19:00 h.18/09 - 2° dia tríduo - Missa na Paróquia São Francisco de Assis, às 19:00 h.19/09 - 3° dia tríduo - Missa na Paróquia São Sebastião, às 19:00 h.

27/09 - Missa na Comunidade São Vicente de Paulo (Centro Catequético), às19:00 h. Logo após, Assembleia de São Vicente de Paulo.Local – Centro de Eventos da Paróquia São Carlos Borromeu28/09 – Barraquinhas no Centro de Eventos da Paróquia São Carlos29/09 - Barraquinhas no Centro de Eventos da Paróquia São Carlos30/09 - Almoço no Centro de Eventos da Paróquia São Carlos

Page 24: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 24O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Paróquia São Francisco

. Aniversário do Terço dos HomensDe 10 a 12 de agosto, comemoramos os dois anos do Terço dos Homens.

Iniciamos nossas atividades com a oração do Terço, com a participação dasfamílias e de companheiros das paróquias de Santo Antônio do Monte e deJaparaíba, além dos paroquianos de São Sebastião e São Carlos Borromeu.Também tivemos as tradicionais barraquinhas e o sorteio de duas bicicletas euma moto, cuja renda foi revertida para ajudar na compra do piso para amatriz de São Francisco.

Agradecemos a todos que colaboraram e participaram da festa.

. Semana da FamíliaDe forma bem criativa e objetiva,de 12 a 19 de agosto, nossas comunidades

se reuniram a fim de discutir os temas propostos pela Diocese para a Semanada Família. Foram momentos de grande aprendizado e partilha.

. Festa do CongadoDe 23 a 26 de agosto, na Praça dos Congadeiros, aconteceu a festa em

louvor a São Benedito, São Domingos e Nossa Senhora do Rosário.

. Semana de Animação Comunitária e Missionária

Entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro, estiveram em nossa Paróquia,quatro missionários da comunidade Vila Régia de Belo Horizonte: Padre Valério,Irmã Cecília, Cláudia(missionários vindos da Itália) e Angélica, natural de BH.Visitaram as escolas Monteiro Lobato, Afonso Goulart e Chico Rezende e asemissoras de rádio de Lagoa da Prata. Reuniram-se com casais, jovens ecrianças, com o objetivo de se prepararem para a missão de férias, queacontecerá em nossa paróquia de 06 a 13 de janeiro de 2013, quando tambémdeverão participar cerca de 120 jovens de Belo Horizonte.

Os missionários destacaram que ficaram encantados,pois,mais que erguera igreja templo, o maior cuidado está em construir a Igreja povo de Deus.Agradeceram ao Padre Tiago e aos paroquianos pela acolhida e peloenvolvimento nos trabalhos propostos.

“Como batizados, somos missionários. Abramo-nos ao amor de Deus e aopróximo e trabalhemos para que a missão possa atingir a todas as famílias”.

ESTÁ ACONTECENDO. Campanha do PisoPela graça de Deus e o apoio dos amigos, a cada dia nossa matriz está mais

bonita!No entanto, ainda nos falta grande parte do valor do qual precisamospara concluirmos o pagamento do piso. Portanto, a campanha continua. Quemainda não contribuiu e, até mesmo os que podem nos ajudar um pouco mais,favor procurar o escritório paroquial e vejam a melhor forma de colaborarconosco. Ainda temos alguns carnês da campanha Faço Parte, onde vocêspodem contribuir durante 6 meses com as obras da construção da matriz deSão Francisco de Assis.

Que Deus abençoe e recompense a todos!

VAI ACONTECER. Festa em honra a São Francisco de AssisConvidamos a todos os paroquianos, devotos de São Francisco e amigos,

para participarem conosco das festividades em honra ao nosso padroeiro e dacelebração do primeiro aniversário de nossa Paróquia.

Iniciaremos o Tríduo em preparação para a festa nos dias 01 e 02 de outubro,nas comunidades. Dia 03 de outubro,quarta feira, o Tríduo será encerrado coma celebração da Santa Missa, às 19:30 horas, na matriz de São Francisco, coma presença de todos os padres da Forania de Lagoa da Prata.

04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, teremos uma celebraçãofestiva na Igreja Matriz às 19:30h.Em seguida, sairemos em carreata pelascomunidades de nossa Paróquia.

Participe! Sua presença muito nos alegrará, afinal, você faz parte dessahistória!

. Festa de Nossa Senhora Aparecida12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças.Para celebrarmos essas datas tão importantes, estamos preparando uma

grande festa!Às 15:00 h, na Matriz São Francisco de Assis, teremos a Santa Missa com

participação das crianças e, em seguida, teremos a consagração a N.SraAparecida.

Após a missa, teremos um momento de descontração, com brincadeiras emuita animação.

Convidamos as famílias para estarem conosco.Como Igreja, queremos ajudara formar as crianças para que se tornem cristãos verdadeiramentecomprometidos com Jesus Cristo.Com muito carinhoestamos cuidando paraque elas cresçam não apenas em tamanho e idade, mas principalmente nagraça de Deus.

O que a Igreja tem a vercom a política?

A Igreja não nasceu da livre vontade de homens piedosos que sereuniram numa organização religiosa, mas por desígnio do Senhor.Jesus, ao fundar a Igreja, determinou sua razão de existir: ela é deordem religiosa, não é de ordem política, econômica ou social. É acomunidade do Povo de Deus, escolhido para continuar a missão deCristo de anunciar e realizar nesta vida o Reino de Deus, revelado napessoa e na ação de Jesus e destinado a se realizar plenamentequando Deus for tudo em todos.

À primeira vista, após o enunciado anterior, podemos erroneamente afirmar que aIgreja não tem nada a ver com política, economia e ordem social. É exatamente o contrário,pois a dimensão religiosa determina a responsabilidade da Igreja com a sociedade civil. AIgreja, ao pregar o Evangelho, tem a missão de iluminar todos os setores da atividadehumana, o que inclui respeitar e promover a liberdade política e a responsabilidade doscidadãos (cf. GS 42 e 76).

A Igreja, na sua missão de evangelizar, não pode ficar alheia às questões urgentes deordem temporal que dizem respeito aos homens e mulheres de nosso tempo. É verdadeque o Reino de Deus não é deste mundo, mas neste mundo devem ser implantadas asvirtudes deste Reino: a verdade, a justiça, a solidariedade e a fraternidade.

A Igreja de Jesus, sob a luz do Evangelho, indica o caminho e o modo de construir asociedade em função da pessoa e de sua dignidade. Sua missão é inserir o fermento doEvangelho em todos os campos da atividade humana. A Igreja é perita em humanidade,pois existe para ser a luz do mundo e o sal da terra. Quem mais entende de humanidade doque o seu próprio Criador, cuja face foi revelada por Cristo? Ao anunciar os princípios quedevem reger a ordem política, a Igreja coloca-se a serviço de todos aqueles que assumema responsabilidade pelo bem comum do nosso povo.

A Igreja tem consciência da complexidade dos problemas que a nossa sociedadebrasileira enfrenta e das dificuldades para encontrar soluções adequadas. No entanto, elaensina que é necessário insistir na conversão da mente e do coração para que se façamreformas que sirvam dignamente à pessoa humana; sem nunca ignorar que esta é maisimportante do que a necessária e imprescindível estrutura e organização técnica da sociedade(cf. EN 18).

A crise ética na política poderá tornar-se ocasião de amadurecimento e aperfeiçoamentodas instituições democráticas do país, levando-nos a nos comprometer de fato com averdade que nos liberta, construindo o Brasil mais justo, solidário e livre, onde justiça e pazse abraçarão. A Igreja, enquanto instituição, assim como os seus ministros sagrados, nãodeve inserir-se no processo político-partidário, mas no processo político geral pelo bemcomum. Realiza tal processo enquanto sensibiliza o cidadão que atua na política partidária:para trabalhar pelo bem de todos; para respeitar, defender e promover a vida; parapreocupar-se com o bem estar de cada um; e para ajudar a construir um país mais justo,com direitos iguais para todos.

É tempo do processo eleitoral municipal. Felizmente vivemos num regime democráticoe podemos repassar o poder que nos pertence a pessoas que deverão gerir nosso bemcomum. É com a participação política, sobretudo pelo voto consciente, que se realiza ocrescimento de todos na liberdade, na dignidade e no senso de responsabilidade. Nãofaçamos nossas escolhas por amizades ou interesses pessoais, mas votemos em pessoascapacitadas e comprometidas com o bem comum de nossos municípios.

Dom Félix

ACONTECEU

Page 25: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 25O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 26: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 26O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DO EACPasseio ciclístico no Dia dos Pais

Em comemoração ao Dia dos Pais, foi realizado,no dia 19 de agosto, um animado passeio ciclísticocom os pais e adolescentes do EAC, além da presençados tios coordenadores e de suas famílias.

A manhã foi marcada por muita descontração, jáque pôde contar com uma considerável participaçãode todos os convidados. O trajeto teve início emfrente ao Poliesportivo Leopoldo Bessone (Praça deEsportes), seguindo até a Praça da Matriz, onde aParóquia serviu um “reforçado” café da manhã paraos pais, que seguiram trajeto pelas principais ruas dacidade, retornando ao Poliesportivo, onde forampresenteados por seus filhos com uma garrafinha(squeeze) do EAC.

Os participantes elogiaram a organização,especialmente a interatividade e o momento derecreação entre pais e filhos. Valeu demais!

Alegrando a Semana da Família

Os adolescentes do EAC também deram o seurecado na Semana da Família da Paróquia SãoCarlos Borromeu. Participaram com muitaanimação no dia 18/08, dia sob a responsabilidadeda juventude. E ainda, juntamente com suasfamílias, agitaram a gincana realizada no Encontrodas Famílias, no dia 19, além de, claro, participardo Encontro.

Mais uma vez, o EAC demonstra a sua grandepreocupação em manter sempre a família unida,celebrando a vida, cultivando a fé e ensinando oreal sentido de “ser Igreja”

Tios Dirigentes do EAC

MAC -Movimento deAmizade Cristã

Precisamos de SantosPrecisamos de Santos sem véu ou batina.Precisamos de Santos de calça jeans e tênis.Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e

passeiam com os amigos.Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar,

mas que se "lascam" na faculdade.Precisamos de Santos que tenham tempo, todo dia, para

rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou queconsagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, comuma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e asnecessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquemno mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hotdog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristiae que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer umapizza no fim-de-semana com os amigos.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, demúsica, de dança, de esporte.

Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos,alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo, que saibamsaborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejammundanos.

(João Paulo II)

Atualmente, a vida tem cobrado mais ainda das pessoas.Como se fossea seleção natural que o pesquisador Darwin defendia:que só sobrevivem os mais fortes...

Idealizar esse parâmetro é fácil, mas como sobreviver oucomo viver bem?

De alguma forma, ciência e religião se relacionam. Penso queesses seres fortes são os que colocam, em primeiro lugar, osprincípios de Deus. Os que, mesmo diante dessa alta tecnologia,reservam um tempo para rezar por mais um dia, que não exalamegoísmo nem ambição desmedida... Esses são fortes, esses sãopreenchidos, ao contrário dos outros que são vazios pela falta daEucaristia , do Deus vivo, da evangelização.

É necessário viver com Cristo não só na igreja, mas em todolugar. Temos que mostrar o motivo da nossa força. Não adiantafrequentar algum movimento, pastoral, comunidade... se na vidanão pregamos o que aprendemos. É preciso estampar a essênciade Deus!!!

Nós, jovens, temos que perceber a nossa força e lutar pelanossa Igreja. Muitos estão esperando por um convite. É nossodever mostrar que a Igreja nos fortalece para vivermos essa fase,que é linda, de forma mais saudável!

Temos que ser jovens humanos...

ConviteNo mês de outubro, teremos o DNJ (Dia Nacional Da

Juventude) em nossa cidade. Jovens de toda a Diocese de Luzvão participar.

Convidamos os jovens da nossa cidade para esse grandemomento: jovens que estejam afastados ou que estejamfrequentando os movimentos. Contamos com todos, porquequeremos jovens que estejam dispostos para Deus. O nosso intuitoé a evangelização e a renovação de nossa juventude cristã!

Festa da JuventudeCom uma

avaliação positiva euma boaparticipação, todosque se fizerampresentes gostarammuito. É a primeiravez que aconteceum evento desseporte com louvores,

reflexões e celebrações. A festa foi animada pelo GrupoMissão Maria de Nazaré, de Divinópolis.

Foi uma boa iniciativa, que poderá se repetir nas próximas“festas da juventude”. É comum surgir alguns pontosnegativos, mas isso não pode ser motivo de desânimo. Aocontrário, vamos dar passos adiante e buscar novos eventosnesta dimensão missionária e evangelizadora, especialmentepara o jovem cristão católico.

Pe João Bosco da Silva

O jovem e a EucaristiaPe João Bosco da Silva

É de se lamentar que muitos jovens não tenham interesse egosto pela celebração da Missa e pela Eucaristia. Sentimos, também,a ausência de muitas lideranças na Festa da Juventude.Percebemos, assim, um certo desinteresse por eventos como oque foi proposto.

"Quem caminha na Igreja à margem da Eucaristia, podedesistir na primeira curva" (D. António Marcelino).

Os jovens estão sempre à procura de renovar a Igreja. Mas,para isso, é preciso despertar para uma vida eclesial que nãopode prescindir da Eucaristia.

Eles devem participar de projetos e desafios, numa procurade caminhos convergentes que levem à evangelização, certos deque a salvação de muitos depende da oração de todos.

O domingo está cada vez mais secularizado, sendo urgentedesenvolver esforços que levem à inversão desta realidade. Porisso, há necessidade de se construir uma Igreja mais jovem e maispreocupada “com a dimensão sagrada do domingo e com osvalores que o Dia do Senhor comporta”.

A Eucaristia estimula-nos a caminhar para a perfeição,enquanto é fundamento da nossa própria fé, projetando-nospara a comunhão com os outros e com Deus. É fonte de ondevem toda a força dos cristãos. Não é um preceito para “tranquilizar”consciências, mas para as “inquietar”. Ela gera a comunhãofraterna, leva-nos à procura dos mais afastados, desperta em nóso espírito missionário e contribui para o crescimento da Igreja.Não pode haver celebração da Eucaristia sem projeção, nomundo, da mensagem de Cristo.

Muitos jovens se empenham na Igreja e em várias açõessociais, mas ainda existem muitos que se marginalizaram ou quesão só de culto.

É preocupante o vazio moral e espiritual que caracteriza nossotempo, o desinteresse social e político de muitos, bem como ainstabilidade no emprego e o desemprego que afetam inúmerosjovens. Alguns têm valores tão diferentes dos valores de seuspais, apesar de serem simpáticos, alegres e interpelantes.

Apostamos na juventude e queremos caminhar com ela. Mas,os desafios são para todos. Todos são responsáveis e, sem umplano comum, não há horizonte de crescimento, nem estímulo air mais longe, nem vivência eclesial que anime e conforte. E mais:para todos os cristãos, sem exceção, não há vida espiritual séria,espírito de comunhão consequente e compromisso apostólicogeneroso, sem vivência eucarística.

Page 27: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 27O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Campeonato Municipalde Futebol Amador

2012Vem aí mais um Campeonato Municipal de

Futebol Amador de Lagoa da Prata.Campeonato que já foi um dos mais tradicionaisda região Centro-Oeste de Minas Gerais. Essacompetição que contou em suas edições comclássicos tradicionais e emocionantes. Dentreeles destaco: Grêmio e Luciânia, Atlético eLuciânia, Grêmio e Atlético, Grêmio e Nacional,Luciânia e Laprata, Luciânia e Nacional,Laprata e Nacional, Bripocal e Laprata,Delaprata e Luciânia, Lagoa e Laprata, Arcee Laprata, Internacional e Laprata. Como seriabom para nosso município se os nossosdirigentes voltassem suas atenções paracompetições de alto nível.

Tenho muitas saudades do GrêmioEstudantil (do Sr.José Coutinho), do Atlético(do João Paulino), do Luciânia (do Natinho),do Nacional (do Tigrilo), do Laprata (do Vicentee do Tigalo), da Bripocal (do Pimenta), doDelaprata (do Iraci de Abreu), da Arce (doZizico), do Internacional (do eternopresidente Zé Borges e do Vando) etc. Lembraros dirigentes do passado é de fundamentalimportância para servir de exemplo, para quesurjam novos com a mesma dedicação.

Lembro-me do nosso guerreiro EstádioMunicipal José Bernardes Maciel, com grandepúblico tanto nos clássicos, como nas disputascom menor rivalidade. Como era fantásticoassistir aos jogos no Campo Municipal, quenão tinha a grande estrutura que tem nosdias de hoje. Como é bom lembrar do Atlético(do Said), do Grêmio (do Foguinho e do TõeCaolho), do Luciânia (do Derli e do Tonhão),do Laprata (do Viano e do Ivan do Quinzico),do Nacional (do Marreco e do Carazinho), daBripocal (do Alex e do Dinei), do Delaprata(do Altino e do Roberto Sapeca), doInternacional (do Jardel e do Marcelinho), daArce (do Gilberto Silva e do Wiris), dentreoutros.

Enfim, precisamos arregaçar as mangase reviver um pouquinho dos grandespresidentes e jogadores que desfilaram emnosso palco maior, que é o Estádio MunicipalJosé Bernardes Maciel, mais conhecido comoo “Gigante da Avenida Brasil”. Ficar nocomodismo e deixar o tempo passar é sinal deincompetência, por isso precisamos acordarenquanto é tempo. Vale a pena investir noesporte e na vida. Precisamos dar um voto deconfiança, principalmente à nossa juventude,muitas vezes perdida e desiludida. Vamosresgatar o nosso futebol e, com grandesclássicos, lotar novamente o nosso guerreiroEstádio Municipal.

Esportes por esportes Waldir Ribeiro

Cruzeiro e Atléticode volta às origens

Depois de umbom tempo, um dosclássicos maisemocionantes etradicionais do Brasilvoltou a serdisputado na capital

mineira e, mais uma vez, absurdamente comtorcida única. Cruzeiro e Atlético se enfrentaramno Estádio Independência, o belo gigante doHorto. Esse clássico, com uma rivalidade histórica,teve contornos de muita emoção durante os 90minutos regulamentares e os acréscimos. No finalda partida, Cruzeiro e Atlético ficaram no empateem 2 a 2.

Em se tratando de rivalidade e emoção, oclássico teve alguns momentos fantásticos eoutros pífios, dignos de filme pastelão. Asatenções, infelizmente, mais uma vez se voltarampara a arbitragem e o show de selvageria noestádio e em seus arredores. Já antes do início dapartida, muita confusão no entorno da ArenaIndependência, entre a torcida e a polícia militar,que tentava contornar a situação.

Agora aconteceu com a torcida celeste. Nosegundo turno, será a vez da massa atleticanaocupar as dependências do EstádioIndependência. Todo cuidado é pouco. Otorcedor tem que entender que se trata apenasde uma partida de futebol, que tudo tem que serresolvido dentro de campo, e não comselvageria. Vale lembrar que a dupla RapoGalotem grandes e fervorosas torcidas.

Hoje, infelizmente, o belo e confortávelEstádio Independência não tem condições decomportar um clássico da dupla Rapogalo comas duas torcidas, pois tem bandidos fantasiadosde torcedores nas agremiações. E como o acessoao Estádio do Horto é complicado, não tem jeito:infelizmente tem que ser com torcida única. Estoucom saudades do Mineirão, com a torcida doAtlético do lado da Lagoa da Pampulha, e a doCruzeiro do lado da cidade. É bom ver e rever arivalidade sadia de um dos maiores clássicos domundo, o nosso Cruzeiro e Atlético, ou Atlético eCruzeiro, para não contrariar as duas torcidas.

O torcedor tem que entender que cada umtorce por uma camisa, seja ela do Galo ou daRaposa. A rivalidade tem que ser resumida àsquatro linhas, e não se tornar um caos para apolícia militar e, depois, dores imensas para asfamílias. O clássico acontece, no máximo, cincovezes por ano, e a amizade entre os torcedoresdas duas equipes tem que permanecer parasempre. Que os bandidos fantasiados detorcedores sejam banidos dos estádios e que asfamílias e as duas torcidas possam assistir, juntas,a um dos maiores clássicos do mundo, que é oRapoGalo.

Lagopratense venceEnduro da Independência

Rodrigo Pedrosa Amaral é o novo campeãona categoria Master do Enduro daIndependência.

Após quatro dias de disputas acirradas e 396quilômetros de desafios por trilhas do Circuitodo Ouro, Rodrigo confirmou a vitória no dia 8de setembro, na edição comemorativa dos 30anos do evento, a qual teve fim na Praça MelloViana, em Sabará.

Diante do equilíbrio na categoria de elite, ogrande trunfo do piloto foi justamente aconstância, já que esteve sempre entre osprimeiros desde a largada da prova, no Parquedas Mangueiras, em Belo Horizonte. “Eu batina trave algumas vezes e, agora, estou muitofeliz. O Enduro da Independência é referência,o evento é o mais importante do Brasil. E tercompetido com os melhores pilotos do país emuma prova de altíssimo nível técnico me deixaainda mais orgulhoso pela conquista”,comemorou.

O Enduro da Independência 2012 reuniu 333 pilotos inscritos dediversas localidades do país, divididos em 12 categorias: Master, Sênior,Over 50, Júnior, Dupla Graduados, Over 55, Feminina, Novatos, DuplaEstreante e Vintage.

Natural de Lagoa da Prata, Rodrigo é filho de Edna e José EustáquioAmaral, moradores da Comunidade N.Sra. de Fátima. É dentista na cidadevizinha de Nova Serrana.

CampeonatoInterclubes de KaratêAcontecerá, no dia 30 de setembro, o III

Campeonato Interclubes de Karatê, promovidopela Associação Cuca Legal com o apoio daSecretaria Municipal de Esportes, noPoliesportivo Dr. Francelino Pereira.

A Associação Cuca Legal desenvolve, háquatro anos, o Projeto Karatê, atendendocrianças acima de cinco anos, adolescentes eadultos. Atualmente, o Projeto acontece naPraça de Esportes com duas turmas: umasegunda e quarta-feira (08:00 às 10:00h), eoutra terça e quinta-feira (18:00 às 20:00h).Além das aulas, tem reunião mensal com os paispara acompanhamento do desempenho dosalunos e inscrição de novos, toda segundaquinta-feira do mês, às 19:00h, na Praça de Esportes.

A documentação necessária para inscrição de novos alunos inclui cópia da certidão denascimento ou CPF, comprovante de residência, boletim escolar, atestado médico e comprovantede bons antecedentes para maiores de 18 anos.

O Projeto Karatê visa desenvolver o espírito esportivo, o respeito às regras, a formação doesquema corporal e contribuir para o melhor desempenho escolar. Os alunos do Projeto têmparticipado de campeonatos regionais com bom resultado, obtendo o primeiro ou segundo lugarpor equipe, além de várias medalhas de ouro individuais.

O III Campeonato Interclubes de Karatê contará com a participação de várias academias daregião, proporcionando uma interação esportiva e o aprimoramento técnico. Também será umaoportunidade para a população lagopratense conhecer e prestigiar o esporte amador.

Participem!Eliana M. Delfino - Coordenadora do Projeto Karatê

Campeão Mineiro de2012, Rodrigo

conquistou mais umavitória: o Enduro da

Independência.

Page 28: 168 - Jornal Informação -Ed. Set. 2012

SETEMBRO / 2012 - Página 28O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus