171 - jornal informação - ed. dez. 2012

28
NÚMERO 171- ANO XIV - DEZEMBRO DE 2012 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlosonline.com.br O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus. Olhando o Menino na manjedoura, podemos ver o quanto Jesus desejou unir-se à humanidade. Deus quis vir e ficar entre nós, fazer de nossos lares, sua permanente morada. Não precisamos andar longas distâncias procurando por Jesus porque Ele, o Filho de Deus, habita em nós e em nosso próximo. Podemos ser renovados pelos sacramentos porque neles tocamos Jesus. Vinde, Senhor Jesus! Nosso lar é vosso! A equipe do Jornal Informação deseja aos nossos leitores, colaboradores e patrocinadores, um Santo Natal e um Ano Novo repleto das bênçãos de Deus! Podemos seguir seus ensinamentos porque Ele, não apenas caminhou nessa estrada antes de nós, mas continua caminhando conosco. Podemos ser felizes porque Jesus deu vida ao mundo ao trazer-nos a vida de Deus. De fato, Deus está conosco! Não percamos os sinais de Sua presença. Editorial

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 21-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal de informação e formação do Povo de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

NÚMERO 171- ANO XIV - DEZEMBRO DE 2012 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlosonline.com.br

O Jornal de Informação eFormação do Povo de Deus.

Olhando o Menino na manjedoura, podemos vero quanto Jesus desejou unir-se à humanidade.Deus quis vir e ficar entre nós, fazer de nossoslares, sua permanente morada.

Não precisamos andar longas distânciasprocurando por Jesus porque Ele, o Filho de Deus,habita em nós e em nosso próximo.

Podemos ser renovados pelos sacramentosporque neles tocamos Jesus.

Vinde, Senhor Jesus!Nosso lar é vosso!

A equipe do Jornal Informação deseja aos nossos leitores, colaboradores epatrocinadores, um Santo Natal e um Ano Novo repleto das bênçãos de Deus!

Podemos seguir seus ensinamentos porque Ele,não apenas caminhou nessa estrada antes de nós,mas continua caminhando conosco.

Podemos ser felizes porque Jesus deu vida aomundo ao trazer-nos a vida de Deus.

De fato, Deus está conosco!Não percamos os sinais de Sua presença.

Editorial

Page 2: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 02O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Diretor Espiritual: Pe. João BoscoJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:3261-8619, 3261-4372,Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, SimonePároco: Pe. João BoscoAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500Previsão para próxima Edição: 17 e 18/11

EXPEDIENTE

Conhecendo a Legião de MariaMaria, Mãe de Deus

O consentimento de Maria foi o ato mais heroico que alguém possa terfeito.

Ela teve a grande coragem de dizer o “SIM”, tornando-se a colaboradorada nossa redenção.

O SIM de Maria foi um ato de:a) Fé – sem a fé é impossível agradar a Deus. Maria demonstrou, na

Anunciação, uma fé verdadeiramente heroica e, por isso, é elogiada porIsabel: “Bem aventurada és tu porque creste” (Lc 1,45).

b) Amor – Maria não se preocupa em saber o que Deus lhe reserva nocumprimento de sua missão, embora soubesse o que esperava ao seu “servosofredor”, de que fala Isaías (Is 50,4-7). Sua resposta é de inteira e amorosasujeição à vontade de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor”.

c) Coragem – o que o anjo lhe propõe não está no padrão de inteligência e compreensãohumana. Oferece-lhe uma maternidade virginal que só o Espírito de Deus realizaria nela.Pede-lhe o consentimento sem lhe dizer como poderá justificar-se diante dos homens.

Dizendo-lhe o “Sim”, mergulharia seu noivo José, que ela amava, num tormento angustiantee colocaria em jogo sua reputação, conforme os costumes da época.

Logo, porém, que Maria compreendeu, não hesitou um segundo: “Faça-se em mimsegundo a vossa palavra”. É o salto para o desconhecido, a adesão sem medidas e semcálculo. “Deus provê, Deus proverá”. Aceitando tornar-se Mãe de Jesus, sabia que estavainiciando sua colaboração integral ao mistério da Redenção.

A Legião de Maria quer seguir os exemplos de fé, amor e coragem de Maria. Desejaseguir sua missão evangelizadora, levando a todos, palavras de carinho, paz, união e amizade,para vivermos em um mundo mais fraterno e humano.

A Legião de Maria deseja um Feliz Natal a todos os leitores do Jornal Informação.Cúria N. Sra. Misericórdia e Cúria Mater Christi

O Terço dos HomensImaculada Conceição

No dia 8 de dezembro, a Igrejacelebrou uma grande festa: a festa daImaculada Conceição.

A Imaculada Conceição de Maria nãofoi apenas um grande acontecimento, masum grande fenômeno acontecido pelavontade de Deus. Esse fenômeno fez econtinua fazendo parte do plano de Deuspara a salvação da humanidade, atravésde Jesus Cristo.

Já quando do pecado de Adão e Eva,Deus fez menção a Maria, a mulher que

esmagaria a cabeça da serpente.Na anunciação do anjo, para Sua concepção, o próprio

Deus veio a ela, misturou-se com sua condição humana, eEla foi concebida pelo Espírito Santo: “...aconteceu queela concebeu por virtude do Espírito Santo” (Mt 1,18).

Assim, Maria foi concebida sem pecado no seio de suamãe Santa Ana. Parece que Deus quis incluir Maria nafamília celeste ainda aqui na terra, atribuindo-lhe trêscondições distintas: Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho eEsposa de Deus Espírito Santo.

Situação tão privilegiada de Maria, não poderia passardespercebida pela Igreja que, pacientemente, no silêncioda história dos homens, aguardou o momento propício parase pronunciar sobre a Imaculada Conceição. Foram quasedois mil anos de observação, de reflexão, de estudo e atéde manifestações da própria Virgem. E então a Igreja,consciente e acertadamente, se manifestou sobre assuntotão importante.

Desde o princípio do cristianismo, sempre houveopiniões sérias a respeito da Imaculada Conceição de Maria.Mas a Igreja só estudou o assunto, teologicamente, bemmais tarde.

Em 1304, o Papa Bento XI promoveu o primeiro estudoteológico sobre a Imaculada Conceição da Virgem Maria.Chegou-se à conclusão de que “era sumamente convenienteque Deus preservasse Maria do pecado original, pois aSantíssima Virgem era determinada a ser a Mãe de seuFilho”.

Em 1830, Nossa Senhora manifestou a Santa CatarinaLabouré que gostaria de ser invocada com a oração “ÓMaria Concebida sem pecado, rogai por nós querecorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, em função do poderoutorgado por Jesus “... o que ligares na terra será ligadono céu”, o Papa Pio XI, depois de estudos teológicosprofundos, sobre o tema da Imaculada Conceição de Maria,solenemente declarou como dogma de fé:

MARIA FOI ISENTA DO PECADO ORIGINAL.Em 1858, como que confirmando a proclamação do Papa

Pio XI, Nossa Senhora, em Lourdes, declarou a SantaBernadete: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Obs. Se a Imaculada Conceição de Maria foi declaradapelo Papa como dogma de fé, nós, católicos, não podemosduvidar desta verdade.

Esta é uma mensagem dos homens em oração, oshomens do Terço dos Homens da Paróquia São CarlosBorromeu. E queremos desejar a todos os leitores do nossoJornal, um FELIZ NATAL!

(ABR)

O Sacramento do MatrimônioA celebração do sacramento do matrimônio, como expressão e vivência da fé católica, é uma

atitude muito importante e de responsabilidade assumida pelos noivos por toda a vida.Por isso, a comunidade paroquial oferece aos noivos, com muita alegria, condições de preparação

e de celebração do matrimônio como sacramento, querendo que a fundação de um novo lar cristãoseja bem preparada, festiva, marcada pela participação comunitária.

O sacramento, instituído por Deus, é uma aliança de amor entre o homem e a mulher para umacomunhão total de duas vidas!

Parabéns e felicidades aos noivos que irão celebrar seu casamento na Igreja Matriz São CarlosBorromeu:

28 Dezembro Diego e Rosilaine29 de Dezembro Rangel e Joelma

Conrado e Juliana05 de Janeiro Regina e Aislan

Matheus e Ana Paula12 de Janeiro Carlos e Elaine18 de Janeiro Charles e Vanessa19 de Janeiro Gustavo e Marilia

Secretaria Paroquial

É NatalÉ Natal! É nascimento! É Deus conosco!A simplicidade

bri lhou nopresépio. Noencanto daquelanoite, os anjos, ospastores, todosc a n t a v a mlouvores de amore glória! Exultaramde alegria ascriaturas do céu e da terra.

Que brote também em nosso coração,uma prece sincera de gratidão àquele que sefez criança, que é singeleza e salvação.

A vida despontou jubilosa porque Mariaacreditou nas palavras do Pai e acolheu amaternidade. Belo foi aquele dia, em que a luzsilenciosa da eternidade rompeu a escuridãodo mundo sem esperança, renascendo novaluz em todas as casas. Maria, com humildade,contemplava o amor de Deus. Ela contribuiupara a realização de Sua plena vontade. Assim,deixou acontecer a história divina no meio dahistória humana.

O seio bendito de Maria gerou a vidadaquele que nos deu sua própria vida divina.Por isso, especialmente no Natal, agradecemosde todo coração a Deus e a Maria. Eles nuncanos abandonam, mas nos acolhem com todoamor e nos guiam para o caminho dasantidade.

Dona Zé

HORÁRIOS DEMISSA NONATAL E

ANO NOVO

24/12 - Véspera do Natal07:00 h – Celebração da Palavra –

Igreja Matriz20:00 h – Missa na Igreja Matriz

25/12 - Natal do Senhor Jesus09:00 / 19:30 h - Missa na Igreja

Matriz

31/12 - Véspera do Ano Novo07:00 h – Celebração da Palavra –

Igreja Matriz20:00 h - Missa na Igreja Matriz

Janeiro1º/01 - Ano Novo09:00 / 19:30 h - Missa na Igreja

Matriz

Page 3: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 03O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 4: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 04O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Encontro Fé e Vida - Bioética

No fim de semana dos dias 10 e 11 de novembro, realizamos, juntamentecom a Paróquia São Carlos Borromeu, o retiro 'Nova Vida' para as lideranças.Trata-se de um retiro muito rico em dinâmicas, em recursos visuais, e conduzos participantes a uma verdadeira experiência com Deus. Ele faz parte deum projeto de evangelização desenvolvido por um mexicano chamado JoséPrado Flores. Apresenta uma metodologia única, capaz de conduzir todosos corações que desejem, de verdade, uma experiência de Vida Nova!

Reunimo-nos nestes dias na Casa Amarela, tivemos a participação de48 pessoas: catequistas, ministros da Sagrada Comunhão, ministros daPalavra, participantes da equipe de liturgia. As crianças e adolescentespresentes também tiveram momentos de entretenimento e evangelização.Três noviças da Comunidade Árvore da Vida vieram para colaborar. Duasdelas – Regiane e Lílian – já moraram em Lagoa da Prata como missionáriasda Árvore da Vida, e a outra – Tamires – é natural de Lagoa. Nosso párocoPe João Bosco, que abraçou a ideia deste encontro e possibilitou que ele seconcretizasse, também esteve presente.

Através dos testemunhos que ouvimos ao final do retiro, pudemos nosalegrar por ver a graça de Deus que alcança o coração dos homens. E,consequentemente, move-os também a uma nova evangelização, sinal degrande esperança e renovação em nossa Paróquia.

Ludmila Rocha Dorella - Consagrada da Comunidade Árvore da Vida

“Pois a fé vem da pregação, e a pregação é pela palavra de Cristo” (Rm 10,17)

Com essas palavras dogrande apóstolo Paulo, eficaztransmissor da fé cristã,começo nesse espaço nossasreflexões sobre a fé.Estaremos escrevendo arespeito desse tema porocasião do Ano da Fé, nosincero desejo de levar cadapessoa, de forma ainda maisespecial, ao encontro comJesus Cristo. Àqueles que jáO encontraram, desejamosque essas palavras sejam umaprofundamento, umreencantamento, umapaixonamento cada vezmaior. Àqueles que ainda nãoO conhecem, desejamos que

essas palavras lhes sejam luz,lhes deem a direção, lhesapontem o caminho que é opróprio Cristo Senhor.

Paulo está escrevendo aosRomanos, e o contexto emque se encontram as palavrasacima é a explicação dasituação daqueles que,mesmo sendo eleitos porDeus, não acreditam em seuFilho. Ele parte da profecia deJoel (3,5) afirmando que todoaquele que invocar o nome doSenhor será salvo. Porém, nãoé possível alguém invocar onome do Senhor, diz ele(10,14a), se não acreditanesse nome. Aqui, Paulo estáevocando a fé. Ele a apresentacomo equivalente de salvação,ou seja, só será possívelexperimentar a salvaçãoaquele que tiver fé, queconsiste em aderir a Cristo, emse unir a Ele.

Entretanto, surge aquioutra questão, muitooportunamente levantada peloapóstolo: como alguém podeacreditar em Jesus Cristo senão ouviu falar Dele? (cf. Rm

A Comunidade Católica Árvore da Vida, juntamente com a ParóquiaSão Carlos Borromeu, cumprindo a missão de ensinar os valores cristãosacerca da dignidade da pessoa humana, o valor e a inviolabilidade davida, realizou no dia 10 de dezembro, no Auditório da Embaré, oENCONTRO FÉ E VIDA. Contamos com a presença do Pe. AmarildoJosé de Melo, doutor em História da Teologia Moral, que nos prestigioue enriqueceu a todos com sua palestra acerca da Doutrina Cristã sobreo “Valor da Vida Humana Frente os Desafios do nosso Tempo”.

Logo após sua exposição, foi aberto um espaço para perguntas ereflexões sobre o tema, o que abrilhantou ainda mais a noite. O eventofoi prestigiado com a presença dos sacerdotes João Bosco e MarcosTiago, por profissionais da saúde e lideranças da Igreja.

Como cristãos, devemos nos questionar profundamente: estamosprontos para responder aos desafios dos nossos tempos diante dassempre maiores discussões sobre aborto, células troco, eutanásia,fecundação artificial etc? O encontro realizado foi apenas uma primeirainiciativa em Lagoa da Prata, mas se ainda sentimos que precisamosconhecer mais o que nos ensina nossa Santa Mãe Igreja, busquemosoutras oportunidades como estas para nos formar

Árvore da Vida e Paróquia São Carlos Borromeurealizam “Nova Vida” para as lideranças

10,14b). Nesse segundomomento, Paulo estáapresentando com clareza anecessidade de umatransmissão da fé, de umacomunicação da fé. Ele diz, deforma convicta, que mesmo afé sendo um dom,pensamento expostoposteriormente na carta aosEfésios, ela precisa sertransmitida, precisa serpassada de uma pessoa aoutra. Justamente por isso elecontinua dizendo: E comopoderiam ouvir sem pregador?(10,14c).

Ou seja, a fé é uma graça,uma graça comunicada deDeus aos homens, mas umagraça que Deus deu aoshomens para comunicaremuns aos outros. Esse é ocaminho da fé. Se não houverinvocação, não há salvação.Se não houver escuta, nãohaverá invocação. Se nãohouver quem pregue, nãohaverá escuta. Pregar paraescutar, escutar para invocar,invocar para ser salvo.

Surge, então, outra

questão: quem deve pregar?Quem pode anunciar? Aqueleque quiser, aleatoriamente,pode sair por aí proclamandoo Nome de Jesus? Sim e não.Sim porque o Espírito Santonão conhece limites, não podeser encaixotado, não pode serpreso. O desejo de Deus é deque todo seu povoprofetizasse, e o desejo deJesus é que seus discípulosnão impedissem outros forade seu círculo de anunciaremo Reino de Deus. Porém, énecessário reconhecer queexiste o perigo de um anúnciopor meio de falsos pastores,como ensinou o próprio Jesuse como alertou o próprio Pauloao dizer que já existiam nacomunidade primitiva pessoasque espalhavam falsasdoutrinas. Exatamentepensando nisso é que oapóstolo escreve: E comopodem pregar se não foremenviados?

Ora, quem envia,subentende Paulo, é a Igreja.Ninguém está proibido depregar o evangelho, mas é

melhor que esse anúncioaconteça pela Igreja, com aIgreja e a partir da Igreja. Éela, nossa mãe, quem indicarácom sabedoria o que devemosanunciar, quando anunciar ea quem anunciar. É ela quemnos ensinará ainda comoanunciar, pois Cristo desejounos comunicar a fé atravésdela. Por ela recebemos a féem nosso batismo e por eladevemos continuar atransmitir a fé. Sem ela nossoanúncio fica vazio, é capaz decausar divisões, torna-sefundamentalista, podendocausar, inclusive, grandesdanos a quem escuta. Comela, e só com ela, temos acerteza de estar anunciandoa palavra de Cristo demaneira autêntica, genuína e,assim, estarmos transmitindoa fé em Jesus Salvador dogênero humano, pois a fé vemda pregação, e a pregação épela palavra de Cristo.

Rodrigo Serva MacielFundador da

Comunidade CatólicaÁrvore da Vida

Page 5: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 05O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 6: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 06O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Catecismo Católico da IgrejaOs sacramentos ao serviço da

comunhão: o Matrimônio

São Paulo diz: «Maridos, amai asvossas mulheres, como Cristo amoua Igreja. É grande este mistério, queeu refiro a Cristo e à Igreja» (Ef 5,25.32).

A aliança matrimonial, pela qualum homem e uma mulher constituementre si uma comunidade íntima devida e de amor; foi fundada e dotadadas suas leis próprias pelo Criador:Pela sua natureza, ordena-se ao bemdos cônjuges, bem como àprocriação e educação dos filhos.Entre os batizados, foi elevada porCristo Senhor à dignidade desacramento.

O sacramento do Matrimôniosignifica a união de Cristo com aIgreja. Confere aos esposos a graçade se amarem com o amor com queCristo amou a sua Igreja. A graça dosacramento aperfeiçoa assim o amorhumano dos esposos, dá firmeza àsua unidade indissolúvel e santifica-os no caminho da vida eterna.

O Matrimônio assenta noconsentimento dos contraentes, querdizer; na vontade de se darem mútua

. A Igreja pode vir a ordenarmulheres?

O Papa João Paulo II definiu que aIgreja não tem a faculdade de ordenarmulheres, quando, em 1994, publicoua Carta Apostólica 'OrdinatioSacerdotalis', que afirmaexplicitamente: “Para que seja excluídaqualquer dúvida em assunto da máximaimportância, que pertence à própriaconstituição divina da Igreja, emvirtude do meu ministério de confirmaros irmãos, declaro que a Igreja não temabsolutamente a faculdade de conferira ordenação sacerdotal às mulheres;e que esta sentença deve serconsiderada como definitiva por todosos fiéis da Igreja”.

. A missa é para os fiéisou para Deus?

A Santa Missa, essencialmente, épara Deus, e não para os fiéis, pois elaé a Renovação do Sacrifício de JesusCristo, oferecido a Deus Pai pelas mãosdo sacerdote.

Por isso, o Papa João Paulo IIlamenta, na sua Encíclica Ecclesia deEucharistia (n. 10), que “às vezestransparece uma compreensão muitoredutiva do mistério eucarístico.Despojado do seu valor sacrifical, évivido como se em nada ultrapassasseo sentido e o valor de um encontrofraterno ao redor da mesa. Além disso,a necessidade do sacerdócio ministerial,que se fundamenta na sucessãoapostólica, fica às vezes obscurecida,e a sacramentalidade da Eucaristia éreduzida à simples eficácia do anúncio.(...) Como não manifestar profundamágoa por tudo isto? A Eucaristia éum Dom demasiadamente grande parasuportar ambiguidades e reduções”.

Porém, os fiéis que participam daMissa se beneficiam, pois na Missa Jesusse sacrifica sem derramamento desangue e nos aplica os frutos da suaPaixão e Morte.

e definitivamente,com o fim deviverem uma aliançade amor fiel efecundo.

Uma vez que oM a t r i m ô n i oestabelece oscônjuges numestado público de vida na Igreja, éconveniente que a sua celebraçãoseja pública, integrada numacelebração litúrgica, perante osacerdote (ou testemunha qualificadada Igreja), as testemunhas e aassembleia dos fiéis.

A unidade, a indissolubilidade ea abertura à fecundidade sãoessenciais ao Matrimônio. Apoligamia é incompatível com aunidade do Matrimônio; o divórciosepara o que Deus uniu; a recusa dafecundidade desvia a vida conjugaldo seu dom mais excelente, o filho.

O novo casamento dosdivorciados, em vida do cônjugelegítimo, é contrário ao desígnio e àLei de Deus ensinados por Cristo. Elesnão ficam separados da Igreja, masnão têm acesso à comunhãoeucarística. Viverão a sua vida cristã,sobretudo, educando os filhos na fé.

O lar cristão é o lugar onde osfilhos recebem o primeiro anúncio dafé. É por isso que a casa de famíliase chama, com razão, «Igrejadoméstica», comunidade de graça ede oração, escola de virtudeshumanas e de caridade cristã.

Dom FélixBispo Diocesano

. É errado dizer que seassiste à missa?

Embora os documentos da Igrejautilizem também o termo 'participar',não é errado utilizar o termo 'assistir'.O Papa Pio XII, na Encíclica MediadorDei, de 1947, exorta os Bispos:“Procurai, sobretudo, obter, com ovosso diligentíssimo zelo, que todos osfiéis assistam ao sacrifício eucarístico edele recebam os mais abundantesfrutos de salvação”.

O que este termo frisa é a verdadede fé de que é o sacerdote queoferece o Sacrifício da Missa, e não aassembleia. Por outro lado, é evidenteque o fiel precisa assistir a celebraçãode forma participativa (SacrossanctumConcilium, n. 14), unindo sua vida aoMistério do Sacrifício de Cristo que serenova no altar.

. Qualquer pessoa podecomungar?

Escreve o Apóstolo Paulo: “Todoaquele que comer o Pão ou beber oCálice do Senhor indignamente, seráréu do Corpo e do Sangue do Senhor.Por conseguinte, cada um examine asi mesmo antes de comer desse Pãoou beber desse Cálice, pois aquele quecome e bebe sem discernir o Corpodo Senhor, come e bebe a própriacondenação” (1 Cor 11, 27-29).

O Código de Direito Canônico(cânon 912) diz que pode comungar“qualquer batizado, não proibido pelodireito”. A preparação primeiranecessária para receber o Corpo doSenhor é a preparação interior, ou seja:estar em estado de graça, que significaestar sem pecados mortais (CIC 1385).Tal estado nos é dado quandorecebemos o Sacramento do Batismoe, após a queda em pecado mortal,através de uma Confissão bem feita(CIC 1264; 1468-1470). Portanto,apenas quem estiver preparadoespiritualmente pode comungar. Quemnão estiver preparado, recebe a hóstiaconsagrada, mas não recebe os frutosda Paixão e Morte de Cristo.

Boletim Diocesano

Page 7: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 07O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Dizimistas aniversariantes do mês de DEZEMBROSer dizimista é converter-

se. E a conversão implica emdeixar de lado nosso egoísmo,o nosso "eu". Implicarenunciar a si mesmo.

Somente pela conversão éque conseguimos enxergar asnecessidades de nossa Igreja,de nossos irmãos carentesdos bens materiais eespirituais.

E somente pela conversãoatingiremos as dimensões dodízimo: Religiosa, Social eMissionária.

A comunidade necessitado meu tempo e do meutrabalho, do meu saber e dosmeus bens.

Só assim me sentireimembro ativo e responsável.

Só quem é generoso e nãotem medo de dividir está, defato, aberto para acolher osbenefícios de Deus.

Fel iz aniversário aosdizimistas aniversariantes dedezembro!

Deus os abençoe!!!Pe. João Bosco da Silva

Pároco

01/12/2012Alvina das Graças LeopoldinaAntônio Lúcio MeirelesSebastião José de Moura02/12/2012Ednaldo Alexandre MirandaErnani Alves da Silva03/12/2012Adelia Aparecida QueirozCélia Teixeira Amaral

Edelyn Moura AlvesMaria Lourdes T. RodriguesNeuza Maria da Silva04/12/2012Cláudia Lacerda de CastroLina Correia RamosOtacília Sivelli Lima AbreuWaldez Antônio Xavier05/12/2012Ivani Regina de FreitasMarise Bruno PeriloRenata Maria dos ReisRenato José de AzevedoVagner de Oliveira BorgesValdiney Aparecido Silva06/12/2012Ana Paula de OliveiraMaria Otone Francisco07/12/2012Elizabeth C. P. NascimentoMaria Angélica D. BarbosaMaria Conceição C.Freitas08/12/2012Lucia Vidal de AlmeidaMaria da Conceição BatistaMaria Eurípedes LopesSilmara Alves C. Menezes09/12/2012Maria SilvaRaquel Teixeira A. Leonel10/12/2012Cristiane Delfino PereiraMaria Borges BragaRonaldo Leonel SobrinhoSandro Martins de SouzaWilma Dias Santos11/12/2012Neiva Maria Tavares FreitasVera Lúcia Duarte BorgesVicente Paulo T. AmorimYan Rocha Borges

12/12/2012Antônio Luiz de OliveiraJosé Osmar BentoLuzia Gabriela Resende13/12/2012José Carlos BorgesLuzia Angélica C. AlmeidaLuzia de Melo SouzaMaria Helena PereiraMaria Luzia da SilvaNeli Borges Garcia14/12/2012Ciro Carlos BragaJosé Antônio de AlmeidaLaide Rosa de OliveiraMaria Cristina R. PedrosaTeresa De Jesus Silva15/12/2012Ana Aparecida Silva LopesIeda HandanMaria do Rosário BeloVilma Aparecida V. Pereira16/12/2012Afrânio da Silva NevesAndré Almeida AlvesMaria Aldelaide R.OliveiraMarta VidalRafael Reni PintoRita Maria Pinto17/12/2012Hugo Cesar de CastroMaria Vanda de SouzaSuzana Marques Santos18/12/2012Aparecida Maria RodriguesGlorestina Maria R.OtavianoIvanete MoraisLidiane Alves do CoutoMarlúcia Graças M.Morais19/12/2012Maria Marta O. AzevedoMarly do Carmo M.Silva

20/12/2012Danubia Lorena PaixãoMarcos Aurélio RezendeMaria Amélia da LuzMaria Helena Félix BarbosaMaria Teixeira Borges21/12/2012Abel Mendes dos SantosAnorica Oliveira BorgesHemerson Kened Silva22/12/2012Joaquim Semedo OliveiraMaria Ilma Oliveira SilvaNádia de Paula F.Gonçalves23/12/2012Ana Paula R. MesquitaAntônio Teixeira RamosCatarina Rosa DiasCélia Martins MenezesEunice Maria MirandaGeraldo Diniz BorgesGeraldo Ferreira SobrinhoJaine Ribeiro RezendeKênia Carla GontijoMarcia de Fátima S.SantosMaria da Conceição SilvaNestor de OliveiraVera Lucia Teixeira Souza24/12/2012Celi SilvaMarcelo Silva Bernardes JrMaria das Dores BrandãoMarilene Veloso da Silva25/12/2012Evelin de OliveiraLaura Maria de MouraNatália Costa XavierNilza Marta RosaRonan Raquel dos Santos26/12/2012Laura A. Oliveira Resende

27/12/2012Ana Maria N.FonsecaFernanda Fabrizia S.SantosMaria das Graças RodriguesMaria Margarida CarvalhoSalete M.Rezende Flores28/12/2012Ana Lúcia de SantanaDenize Chagas SoaresElza BernardesJaqueline A.FernandesRonaldo Silva29/12/2012Adélia Miranda BorgesBeraldino Lúcio F.OliveiraJoão NascimentoMaria Lúcia B.FerreiraMaria Solange S.NascimentoMyrian Resende de OliveiraZilda Aparecida Pimenta30/12/2012Antenor de Castro MacielAntônio José de CastroIzabel Cristina Alves CabralWashington Luiz da Costa31/12/2012Andrisa Aparecida S.VazJohana Maria WilhelminaJosé Maria Nunes Araújo

Testemunho de Dizimista Fechado para balançoO comércio costuma

fechar as portas ao final do anopara contabilizar lucros eperdas, avaliar o estoque earrumar a casa. Organizar-separa uma nova etapa é umanecessidade de quem gostade ver as coisas em ordem. Agente deveria fazer a mesmacoisa. Deveríamos parar paraver o que a vida nos ofereceu,contabilizar os sorrisos, aslágrimas, os encontros, osdesencontros, os sonhosalcançados e os enterrados,as glórias e decepções queinevitavelmente todos temos.

Infelizmente, vamosvivendo como uma avalanche,passando por cima de tudo,sem parar para pensar seestamos no caminho certo, senão esbarramos em ninguémno percurso, se causamosavarias em alguém, sedeixamos saudade ou se,simplesmente, passamos embranco pelo caminho.

Vamos seguindo assim,com os olhos voltados para obrilho do amanhã que noschama, com os braços abertos

Ser dizimista é ter consciênciado meu dever de cristã.

O dízimo é a minhamanifestação de amor a Deus.

É a forma que encontro deretribuir tudo o que ele meproporciona.

O dízimo faz parte do meuorçamento mensal. Não é esmolae nem sobra: é uma doação feitacom amor.

Deus nos exorta a sermosgenerosos, como a pobre viúva,que deu o que tinha, e não o quelhe sobrava. Devemos dar tudo de

nós mesmos por amor a Ele (Marcos 12,44).Sou fiel como dizimista e sei que, com minha fidelidade,

colaboro com as obras da Igreja.Tudo que tenho e sou é por Deus. E é para Ele a minha

gratidão.Meu conceito como dizimista é: consciência e fidelidade.Tenho consciência da importância do dízimo. Aumento

minha doação de acordo com as minhas possibilidades,jamais deixando de fazê-la.

Ser dizimista é estar em paz com Deus, consigo mesmoe com o próximo.

Sou dizimista! Sou feliz!Maria Adelaide R. Oliveira

para os desejos queinventamos, com os pésapressados para alcançar obarranco e assentarmostranquilos, à sombra domerecido repouso que criamosem nossa imaginação.

Mas, nem sempre pegamoso caminho ou o compassocerto. E nem sempre obarranco está lá, nosesperando. Acabamos nosesquecendo de parar paraacertar a rota, para equilibrar opeso. E a vida às vezes nospega de surpresa no meio docaminho. Quando vamos ver,corremos o ano inteiro embusca de nada. Ou pelo menos,o que encontramos no final dajornada, não era aquilo que agente sonhava ter. Só entãopercebemos que faltou planejar,avaliar com equilíbrio os nossosinvestimentos nos sonhos eesperanças. E então chega ahora de pagar as contas... paranós mesmos. Muitas vezestemos que pedir um descontoao coração para não noscobrarmos tão caro a dor pelaindiferença, pelo egoísmo, pela

ganância e por tantos outrosdeslizes dessas almas queficam pequenas de vez emquando. E o coitado dá umaperto de lá, outro de cá e,no final, a gente mesmo seperdoa, prometendo mudarno ano que vem. Saímoscom o cheque em branco,com a fatura do cartão decrédito zerada, prontos paraaprontar de novo.

Se fizermos o balançodireitinho, pode ser até quenosso estoque aumentebastante no ano quecomeça, que os lucrosarrebentem em sorrisos dealegria e que o sucesso nosleve para o topo dos grandesinvestidores da essênciahumana. Sem medo algumde enfrentar o leão doimposto de renda, comrestituição de tudo aquiloque depositamos em nomeda dignidade e do amorentre os homens... Aípoderemos ter um anorealmente de paz, muitapaz...Maria do Rosário Bessas

Page 8: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 08O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Símbolos natalinosNós usamos muito os cinco sentidos.

Existem determinadas frutas que, aosentirmos o aroma, nos fazem lembrarimediatamente do Natal. Têm “cheirode Natal”. Algumas comidas têm “gostode Natal”, assim como as luzes, os pisca-piscas, as canções natalinas... Basta olhar,basta ouvir... que o clima de Natal nosinvade. Por isso, os símbolos natalinostêm um significado e devem nos levarao verdadeiro sentido do Natal: JesusCristo. Creio também que necessitamosresgatar esses símbolos, visto que muitosforam incorporados, mas não sãosímbolos cristãos, como duendes,gnomos etc.

Os símbolos do Natal Cristão são:ÁRVORE DE NATAL: O pinheirinho

representa a vida. Diz a lenda que opinheiro foi escolhido devido a sua formatriangular, para representar a SantíssimaTrindade. É a única árvore que não perdeas folhas seja qual for a época do ano.

PRESÉPIO: É a reprodução docenário onde Cristo nasceu, com amanjedoura, Jesus, Maria e José, osanimais, pastores e os três reis magos.Seja ele pequeno ou grande, completoou reduzido, o que não pode faltar emseu lar é a manjedoura, com o MeninoJesus. É Ele o aniversariante.

ESTRELA: A estrela de Belém, queserviu de guia para os três reis magosaté o local onde Jesus nasceu, étambém símbolo de Cristo - Luz doMundo.

ANJO: Representa Gabriel, o anjo daAnunciação.

OS SINOS: Seus toques simbolizamalegria e júbilo pelo nascimento do DeusMenino.

GUIRLANDA OU COROA DOADVENTO: Feita de ramas verdes, corda esperança e da vida, tem a formacircular. É sinal do amor de Deus, quenão tem princípio e nem fim, e da suaaliança eterna com a humanidade.

PAPAI NOEL: Inicialmente, a figurado Papai Noel foi inspirada num bispochamado Nicolau. Ele era um homem debom coração, que costumava ajudar aspessoas necessitadas. Seu gesto maislembrado é a historia de um pai muitopobre que via suas três filhas chegandoà idade de se casarem, mas não tinhadinheiro para o dote. Na sociedade da

época, isso gerava muitos problemas ediscriminação. Então, perto do Natal,Nicolau, foi à noite, com três saquinhosde ouro, abriu a janela do quarto daprimeira filha e depositou um, fez omesmo no quarto da segunda e, comoa outra dormia na sala, jogou o saquinhode ouro pela chaminé. A imagem de SãoNicolau foi substituída por umpersonagem gorducho, de bochechasrosadas e barbas brancas, que anda numtrenó puxado por renas, chamado PapaiNoel. Apresentado numa propaganda deNatal, caiu no gosto popular e logoganhou força. Com o passar do tempo,cada vez mais a imagem do Papai Noelfoi vinculada ao Natal, a ponto das novasgerações já não saberem mais o quefestejam.

PRESENTES: Existem algumasversões sobre a origem do presentenatalino. A mais antiga é uma tradiçãoque tem raízes cristãs, inspirada na visitados reis magos, que levaram oferendasao Menino Jesus. Os magos Melchior,Gaspar e Baltasar lhe ofereceram ouro,incenso e mirra. E nós oferecemospresentes aos familiares e amigos comoexpressão de carinho.

CARTÕES E CANTOS: Apresentammensagens sobre o sentido do Natal.

A CEIA NATALINA: Conta a tradiçãoque após a Missa de Galo, era servidauma refeição simples aos presentes.

Por que celebrar o Natal?Cada ano somos chamados por Deus

a celebrar esse dia significativo na históriada Salvação, porque Natal é renovação.No Natal temos a possibil idade decelebrar o que há de mais bonito: o rostomais lindo da face humana, Deus em nós.Deus visitou seu povo, nos libertou etrouxe para nós o SALVADOR.

Natal com Jesus é Natal!!Celebremos juntos

Catequese

Assembleia Paroquial 2012Nossas comunidades têm novas coordenações

Comunidade N.Sra. de Fátima, durante o segundomomento da Assembleia Paroquial.

Após dois anos com a Equipe Colegiada, formada por cinco pessoas à frentede nossas Comunidades, era chegado o momento de renovar ou até mesmoreeleger as coordenações, o que foi proposto pela Assembleia Paroquial desteano, realizada em três momentos.

No primeiro momento, que aconteceu dia 26/11, reuniram-se os cincomembros da Coordenação Colegiada mais cinco convidados de cadacomunidade, juntamente com o EAP - Equipe de Assessoria Paroquial, onde sepropôs a nova Equipe de Coordenação para as comunidades, agora com trêsmembros: Animador, Secretário e Tesoureiro.

A eleição aconteceu no segundo momento, realizado dia 03/12, nascomunidades, onde foram apresentados os candidatos, lembrando que somenteo Animador foi eleito ou aclamado. E que ele convidou as outras duas pessoaspara completar sua equipe.

No dia 11/12, aconteceu o terceiro momento, onde foram apresentadas asnovas equipes de coordenação para os anos 2013/2014, ressaltando que duascomunidades ainda não formaram suas novas equipes.

Nossa Assembleia 2012, realizada em três momentos, terminou com oenvio das novas coordenações, e que muito precisarão de nossa colaboraçãopara esta missão.

Às Equipes Colegiadas que estão encerrando suas tarefas, nosso respeitoe gratidão por tudo. E lembrem-se: vocês fazem parte da história de nossascomunidades.

Aos animadores, secretários e tesoureiros 2013/2014, nossa admiraçãopelo carinho e pela disponibilidade, assumindo corajosamente a missãosacerdotal, profética e real do Batismo.

Rezemos pelas novas equipes que iniciam uma bela semeadura! E quetodos nós, cristãos conscientes, nos coloquemos inteiramente à disposição paraajudá-los e, assim, fazer com que nossas comunidades sejam realmente umlugar especial de se viver.

Que Deus ilumine a todos nós e que Maria, nossa Mãe, trilhe conosco estescaminhos!

Suzy - EAP

Page 9: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO /2012 - Página 09O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 10: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO/ 2012 - Página 10O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

“A alegria está na luta, natentativa, no sofrimentoenvolvido, e não na vitóriapropriamente dita.” (MahatmaGandhi)

O aprendizado nuncatermina. Não existe parte davida que não contenha lições.Pois, se você está vivo, háainda lições para aprender. Noentanto, estas aulas decomportamento, persistênciae até mesmo quedas precisamser percebidas, sentidas coma intensidade que exigem.Receitas e fórmulas paraenfrentá-las surgem todos osdias, sejam na sabedoriapopular ou em livros, entrepensadores famosos ou atémártires cristãos.

Nascemos vitoriosos emCristo, mas precisamosconquistar nossas própriasvitórias, trilhar nosso caminho,curar os joelhos feridos deinesperadas quedas. É precisotornar-se incansável paravencer na vida! E estainquietude da busca é o quepodemos encontrar emItamar Teixeira Rabelo, 47anos, o conhecido “Itamar doGuadalupe”, sobrenomepresenteado por suadedicação à Escola Estadual

LIÇÕES DE VIDAITAMAR: “ESTAREI SEMPRE ONDE DEUS PRECISAR DE MIM!”

Nossa Senhora de Guadalupe,onde atualmente é diretor.

Filho do Sr.Tomás eD.Terezinha, e irmão de Ivetee Ilzie, sempre se orgulhou desua infância, dos ensinamentosdos pais, e até mesmo dasadversidades enfrentadas. Afamília foi criada no campo,vivendo distante da cidade e,c o n s e q u e n t e m e n t e ,enfrentando dif iculdadesmaiores para estudar, trabalhar,participar das missas dominicais.Recordam que tinham queandar uma distância aproximadade 8 km para ir à escola ou àmissa. Foram tempos difíceis,mas suficientes para moldar obom caráter e a espiritualidadedos filhos.

Os ensinamentos religiososforam tão marcantes na vida deItamar, que o despertaram parao seguimento da vida religiosa.As irmãs lembram com emoçãoos tempos de meninice em queele brincava montando altares,vestindo-se de padre,divertindo a todos com suaspercepções arteiras da vida.Tempos depois, já adulto,ingressou no seminário. Por láficou por aproximadamente doisanos e meio. E mesmo sendoum período rico emensinamentos, acaboudecidindo seguir por outrocaminho: a educação escolar.Manteve viva a sua fé, apenasfoi cumprir sua missão em outromeio.

Entre as diversas qualidadesde Itamar, destaca-se o grandeenvolvimento nas atividadesque desenvolve. Antes de setornar professor, fez de tudo navida: foi vendedor de picolé,ajudante de sapateiro, auxiliarem padaria e restaurante,funcionário da Embaré e até dasecretaria paroquial. Destetempo, guarda boas

ÁRVORE DE NATAL ARTESANAL EMOCIONAPÚBLICO NA RODOVIÁRIA DE BH

O espírito de Natal tomouconta de Belo Horizonte. Quemchega à cidade pela rodoviária,depara-se com uma árvore deNatal artesanal, com três metrosde altura e pesandoaproximadamente 25 kg, feita depapelão reciclado. Ela está emexposição desde o dia 30 denovembro, no hall de entrada,próxima à capela construída emdevoção a Nossa Senhora da BoaViagem, protetora dos viajantes.

A árvore é uma idealizaçãodo advogado, poeta e Colunistado Jornal Informação, AntônioCarlos Dayrell. Ele preferiu criar

uma árvore que representasse a vegetação do Cerrado de MinasGerais, a ter que repetir o arquétipo dos pinheiros europeusrecobertos pela neve do inverno.

Na concepção foram utilizados papelão reciclado. A matériaprima foi recolhida entre doações de lojistas, caçambas deentulhos e até mesmo do lixo doméstico. "A reciclagem estácolaborando para diminuição da poluição e limpeza do planeta.Existem muitas pessoas e empresas que estão vivendo da coletaseletiva de lixo, como insumos para produção de latas dealumínio, estofados automotivos e até roupas. Assim, se cadaum fizer a sua parte, estaremos contribuindo para reduzir oefeito estufa e o aquecimento global", concluiu Dayrell.

A decoração também é toda em papel. Ela reproduzestrelas, paramentos do Papai Noel e figuras do presépio. Atradição dos Reis Magos, presente nas cores ouro, prata ebronze, reflete a luz de pisca, dando um efeito especial. Agênesis do universo pode ainda ser contada através da relaçãocognoscente dos objetos. Deus, no alto, é representado pelaestrela de maior grandeza; Jesus, a silhueta de um feto, foicolocado no encontro do tronco e os três ramos da árvore,significando a unidade de origem e a harmonia plena. Noentrelaçamento dos galhos, mais enfeites, luzes e bolas de papel.Aspirais de papelão simulam as galáxias do Universo, no entorno.

O trabalho todo durou cerca de um ano, até que o artistareunisse material suficiente para dar início à obra. Ele queriafazer algo que fosse inovador, mas que não fugisse à tradiçãocristã. O resultado foi uma obra surpreendente, que estáagradando a todos. Dayrell lembra que a árvore de Natal ésinônimo de vida e que, nesta época do ano, as pessoas procuramuma maior aproximação com Deus, buscando paz, alegria eesperança. Para tanto, agregou à exposição o seu poema Bem-Aventurados, segundo Jesus Cristo, cuja mensagem enalteceos ensinamentos do Filho de Deus na Terra.

A árvore ficará em exposição até o dia 6 de janeiro, quandocomemora-se o Dia de Reis, fechando o ciclo do Natal.

SALÃO COMUNIDADE SÃOPEDRO

recordações da convivênciacom Dom Waldemar, Padre JoãoReis, dentre outros. E esta suacaminhada de trabalho foiprimordial para formá-lo para afunção que hoje ocupa nadireção de uma das maioresescolas de nosso município.Junto a seus jovens alunos,consegue ser sinal de respeito,mas também de acolhimento,entusiasmo e fé. Mesmo sendomuitos, torce pela vitória decada um deles, assim como, poroutro lado, valoriza e motivasempre a sua equipe detrabalho.

Em casa, é pessoa dehábitos simples. Gosta decozinhar, jogar baralho, passeare, especialmente, brincar como sobrinho Gabriel, uma de suasdiversões favoritas. Quandoestão juntos, não se sabe dizerquem é a criança ou quem é oadulto. É farra pura! Com ospais, as irmãs e os cunhados JoséAntônio e Elizar, é dedicaçãototal. É necessariamente umhomem de família, que precisade seu “ninho” para sefortalecer. Pois, junto deles,tudo fica mais fácil de serenfrentado: os desafios daprofissão, os problemas desaúde... É uma família emconstante vigilância, voltandosempre a atenção para aqueleque mais precisa de ajuda.

E na constante torcida peloseu sucesso, a família quemconsegue a melhor definiçãodeste incansável cristão: “OItamar é dedicado em tudo oque faz. Pensa mais nos outrosdo que em si mesmo, e vive emfunção da família. Enfrentatodas as dif iculdades comnaturalidade, tranquilidade, semdesespero. Ele é muitoimportante pra nós! Somosorgulhosos pelo bom homem noqual ele se tornou!”

Claudinei Rezende

Page 11: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 11O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

DECOLORES por Laura Resende

AniversariantesA família Decolores abraça os aniversariantes do mês de DEZEMBRO com

muito carinho e desejando muita saúde, paz e felicidade:04 – Graça, Lina, Waldez, 05 – Edlene, 06 – Tiago Cézar (GJ), 08 – Pe.

José de Castro (Ordenação), 09 – Josiane (Marcos Luide), 11 – Gil, Vinicius(GJ), 12 – Pe. Thiago (Ordenação), Tatiane (GJ), 14 – Célio (Silvia), Cristina(Rubinho), 15 – Ana (Sebastião), 17 – Aline (Claudinei), 19 – Donizete, 20 –Cleiton (GJ), 21 – Ernandes, 22 – João Paulo (Júnia), 23 – Zetinho, 25 –Marcos (Wilssiane), 26 – Laura, 28 – Daiany, Jaqueline (GJ), 29 – João (Nair),Sebastião (Dulce), 30 – Silvia, 31 – Zezinho.

Informações Decolores. Ultreia

Assembleia Anual da Pastoral FamiliarRegional Leste 2

Dia 05 de dezembro, sob a coordenação do NúcleoSão José, realizou-se a última Ultreia de 2012.

“A melhor das ofertas é o Perdão.”Com essa mensagem, a equipe do Núcleo São José

levou-nos a meditar sobre o perdão.Houve momento para nosconfraternizarmos, levando amor aonosso companheiro e, se fosse desejopessoal, poderíamos pedir perdão aonosso irmão por alguma falta cometida.

Ao final, Carlos, Dirce, Helder eLilian agradeceram a todos pelo apoionas atividades do Cursilho neste ano.Em seguida, entregaram a imagem deNossa Senhora das Graças, que estaráno lar de Marco Aurélio e Álida,abençoando-os. Juntamente com Wálter e Taty, estarão conduzindo o Movimentode Cursilho em 2013.

Marcos e WélidaParóquia São Carlos Borromeu

A Assembleia aconteceu nos dias 16 a 18 de novembro, noCentro de Formação de Piumhi, Diocese de Luz – MG. Estavampresentes padres e coordenadores de 17 Dioceses que compõeo Regional Leste 2. O objetivo foi fortalecer a Pastoral Familiar,oferecendo às províncias e dioceses o suporte necessário para a

promoção e evangelização das famílias, a partir das orientações advindas da ComissãoNacional da Pastoral Familiar e em sintonia com as Diretrizes Gerais da AçãoEvangelizadora da Igreja.

A espiritualidade foi conduzida pelo Pe. Moacyr Arantes - Assessor Eclesiásticoda Pastoral Familiar no Regional Leste 2, com o tema: “Subi a montanha para tirarmadeira e construir minha casa. Vou gostar dela e vou me sentir honrado, diz oSenhor”. (Profeta Ageu 1,8).

Várias atividades foram realizadas nesses dias, e uma delas foi montar o calendáriodo Regional Leste 2 para o ano de 2013.

NatalÉpoca em que estamos tão sensíveis e alegres... que

contagiamos a todos. Época propícia para refletirmos maissobre nosso lar. Façamos um balanço de nossas vidas emfamília, somando todas as alegrias, subtraindo as tristezas.

O Menino Jesus quer que, na noite de Natal, existaconfraternização em família; que os relacionamentos seestreitem ainda mais; que o amor perdure para sempre.

Ter uma família é uma dádiva!Que o Natal de todas elas seja repleto de alegria e paz,

conforme a Sagrada Família.

MensagemPalavras são poucas quando próximas de atos.Muito obrigado, pois a ajuda de cada um foi de

grande valor.Que Deus os recompense por todo o carinho

e zelo que tiveram em todos os trabalhosdesenvolvidos pelo Movimento de Cursilho duranteo ano de 2012.

Desejamos a vocês um Feliz Natal e um AoNovo cheio de grandes realizações!

Equipe de coordenação.

Feira do AmorCom alegria, a Feira do Amor entregou,

durante o ano, cinco novas casas parafamílias carentes de nossa cidade. Isso sófoi possível graças ao serviço de "João deBarro” realizado pelos cusilhistas e graçasàs doações recebidas, seja na forma dematerial ou em dinheiro doado na contado SAAE.

A todos, nosso agradecimento! Queem 2013, essa parceria permaneça!

Feliz Natal!

Mensagem deNatal e Ano Novo

Vivemos um momento doce e cheio de significado para nossasvidas. É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo

que a cerca. É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente echeia de esperança que mora dentro de nosso coração. É sempre tempo de

contemplar aquele Menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nosfazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquiloque possui.

Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo paz e harmonia.O Natal é um dia festivo. Espero que o seu olhar esteja voltado para uma

festa maior: a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.Que neste Natal, você e sua família sintam, mais forte ainda, o significado

da palavra amor; que Deus traga raios de luz que iluminem o seu caminho etransformem o seu coração a cada dia.

Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar ocaminho para uma vida melhor. Teremos outras 365 novas oportunidades dedizer à vida que, de fato, queremos ser plenamente felizes; que queremosviver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse oúltimo; que queremos renovação e que buscaremos os grandes milagres davida a cada instante.

Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos!Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos!Que o Menino Deus derrame suas bênçãos sobre cada um nesta comunidade paroquial.

Pe. João Bosco da SilvaParóquia São Carlos Borromeu

Page 12: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 12O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Calendário ParoquialDEZEMBRO

23/12 09:00 / 18:00 / 19:30 Missa na Igreja Matriz10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz – Resp.Comunidade São Carlos

24/12 Véspera do Natal07:00 h – Celebração da Palavra – Igreja Matriz20:00 h – Missa na Igreja Matriz

25/12 Natal do Senhor Jesus09:00 / 19:30 h - Missa na Igreja Matriz

26/12 07:00 h – Missa na Igreja Matriz15:00 h - Missa no Hospital São Carlos18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida

27/12 07:00 h – Missa na Igreja MatrizAdoração do Santíssimo até às 18:00 h

15:00 h – Missa no SOS18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com. São Judas Tadeu19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa – Igreja Matriz

28/12 07:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus

29/12 07:00 /19:00 / 21:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa na Igreja do Rosário

30/12 09:00 / 18:00 / 19:30 h - Missa na Igreja Matriz31/12 Véspera do Ano Novo

07:00 h – Celebração da Palavra – Igreja Matriz20:00 h - Missa na Igreja Matriz

Janeiro1º/01 Ano Novo

09:00 / 19:30 h - Missa na Igreja Matriz

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial,

demonstra consciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três grandes

dimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidos na fé,conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com você, apresentamos aprestação de contas da nossa Paróquia e a forma como é aplicado o

dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de NOVEMBRO/ 2012

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 4.252,96 1 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 58.613,541.1 Dízimo R$ 21.312,241.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 2.160,001.3 Coletas ordinárias R$ 6.813,701.4 Donativos diversos R$ 762,001.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Óbulo de São Pedro)1.7 Festa e Promoções (Comunidades) R$ 7.531,951.8 Outras receitas (Empréstimos, Resgate de Aplicação

Financeira, etc...) R$ 20.033,65SOMA (0 + 1) R$ 62.866,50

2 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 55.055,942.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 34.197,172.1.1 Manutenção do culto R$ 1.936,752.1.2 Evangelização R$ 9.644,052.1.3 Manutenção de veículos R$ 743,412.1.4 Côngruas, Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 4.454,182.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 2.859,902.1.6 Casa paroquial R$ 1.916,002.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 2.309,382.1.8 Despesas com pessoal R$ 10.333,502.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 460,132.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes, enfermos,

encarcerados) R$ 460,132.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 9.036,272.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 3.144,272.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse) R$ 3.855,002.3.4 Formação missionários (aux. comunidades,

cursos de formação, transporte,aluguéis,etc). R$ 2.037,002.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 11.362,372.4.1 Despesas financeiras e tributárias R$ 8,472.4.2 Despesas gerais2.4.3 Retirada para aplicação R$ 1.502,952.4.4 Obras Diversas R$ 9.850,952.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 7.810,56

SOMA (2 + 3) R$ 62.866,50Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 7.810,56

Pe. João Bosco da Silva Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

Permanência Bilá Bernardes

Que queres cancelar?O encontro com o amor,a viagem do amanhã,o compromisso consigo?

O que queres visualizar?A mesma estrada trilhada,o mesmo ar que te envolve,os mesmos seres que éramos?

Não há como submetero mundo ao desejo teu;o tempo ainda seguehá vida pra se viver.

O futuro se anuncianão negue o movimento.

NatalRosângela Brasil Gontijo

O Menino Deus vai nascer.Traz amor, humildade,abre o céu para a humanidade.

Criança que é Deusde um reino sem ambição.Seu destino já traçado:por amor, salvar os irmãos.

Poucos viram sua luzBrilhando na manjedoura.Numa criança, pequenina,mora a esperança.

Poucos virammaior momento de amor!O nascimento do meninouniu céu, terra, alegria e dor.

A estrela guiava os três reis.Quem esperava reconheceu,quem teve fé não duvidou!

Page 13: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 13O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 14: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 14O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

SANTOS E SANTAS

No dia 09 de dezembro de 1531, na cidadedo México, Nossa Senhora apareceu ao índioJuan Diego e pediu-lhe que dissesse ao bispoda cidade para construir uma igreja em suahonra. Imediatamente ele foi transmitir opedido, mas o bispo exigiu uma prova de que aVirgem tinha aparecido. Como prova, NossaSenhora fez crescer flores numa colinasemideserta, em pleno inverno rigoroso, asquais Juan Diego devia levar ao bispo. Ele o fezno dia 12 de dezembro, acomodando as floresno seu manto. Ao abri-lo diante do bispo e devárias outras pessoas, verificaram admiradosque a imagem de Nossa Senhora estavaestampada no manto. O manto de Guadalupetem hoje 481 anos, portanto, nada deveriarestar dele.

No dia 07 de maio de 1979, o prof. PhillipSerna Callahan, biofísico da Universidade da Flórida, junto com especialistasda NASA, analisou a imagem. Desejavam verificar sua origem, mascomprovaram que não era uma fotografia, pois não há impressão no tecido.Eles fizeram mais de 40 fotografias infravermelhas para verificar como eraa pintura. Constataram que a imagem não está colada ao manto, mas seencontra 03 décimos de milímetros distante da tilma. Para os céticos, outracomplicação: verificaram que, ao aproximar os olhos a menos de 10 cm datilma, não se vê a imagem ou suas cores, mas só as fibras do manto.

O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própriaimagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos, e este jáexiste há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela estevetotalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada. Atéhoje, os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhumsinal de corrupção.

No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente, deixaram cair ácidonítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivoestragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia,descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamosse reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, doreferido bispo e do intérprete se refletiram e ficaram gravadas nos olhosdo quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusãode que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não sãopintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.

Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: “Nela tudo é milagroso: umaimagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, noqual só podem crescer espinheiros... uma imagem estampada numa telatão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja...Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”.

Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhorade Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa PioXII, no dia 12 de outubro de 1945.

No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México,o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupee consagrou à Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem deGuadalupe é Padroeira.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Nossa Senhora de GuadalupeIraídes Vidal e Elvira Castro

Quando chega o Natal...

Há tantos afazeres quetomam nossa atenção etempo, durante o ano. Hátantas pessoas com as quaisconvivemos, interagimos ousimplesmente passam pelonosso caminho. Mas quandochega o fim do ano e,principalmente, quando chegao Natal, nosso coração enossa mente se recolhem.Criamos espaço interior desilêncio e de paz para, maisuma vez, acolher e seguir osensinamentos do MestreDivino. Iniciamos com açõesde gratidão, acompanhadasde fraternidade, procurandoresponder aos muitos convitesque nos faz a festa doaniversário de JESUS.

Quando chega Natal...somos convidados a iluminarnosso espaço interior, arecordar e passar adiante alinda história do Menino Deus,de seus pais e de tudo o quecompunha o cenário daquelaNoite Santa, cheia de mistério,graça e paz.

Quando chega Natal...

corremos para os arquivos donosso coração de criança erecordamos nossascelebrações cheias decandura, expectativas efantasias. Percebemos oquanto ainda é importantepara nós a presença dosfamiliares, amigos, depalavras de carinho e até dealguma lembrança.

Quando chega Natal...percebemos que o ano passourápido e não conseguimosrealizar todos os nossossonhos e planos. Mesmoassim, temos muito paraagradecer. Então, bendizemosao Pai Celeste por presentear-nos com Seu Filho Jesus e portantos outros presentes.

Quando chega o tempo deNatal... sentimo-nos um anjo,estrela, presente e desejamosencontrar o melhor jeito parasurpreender as pessoas queDeus coloca em nossocaminho.

De mansinho, chegatambém a vontade de fazer ede ser algo mais. Quandochega o Natal, chega tambémaquela vontade de...

SER ANJO: que transmiterecados do céu, consola osque sofrem, oferece docecompanhia, canta e embala ascriaturas todas em braços depaz e asas de luz.

SER ESTRELA: que cintilaesperança para os que estãoenvolvidos em noites desolidão; fazer parte dasestrelas que salpicam o céude pontos de luz, lembrandoa estrela que mostrou ocaminho para chegar aJESUS.

SER PRESENTE: que

responde aos anseios edesejos das pessoas queamamos e que surpreendeaquelas que ainda não têmum espaço tão confortável ouespecial em nossa vida.

SER AMIGO: para os queprecisam de um lugartranquilo para renascer ouapenas para descansar dofardo que carregam e, noabraço de boas vindas,possam recuperar as forças.

SER ÁRVORE: que ofereceflores, frutos, sombra efrescor, que acolhe e aninha,que oferece madeira para oberço e a casa; árvore queencanta e presenteia.

SER CORDEIRO: ou algumoutro animal do presépio emsilente aconchego, emadoração, do jeito deles, e emlouvores por fazerem parte dacriação.

SER ESTRADA: Iluminadae já palmilhada por tantasandanças, que conduz osperegrinos a outros caminhos,com segurança.

SER FONTE: cristalina epura para saciar a tantasformas de sede dos que vivemconosco, dos que vamosencontrando em nossoperegrinar.

SER PONTE: quecompreende e perdoa, queune distâncias por onde aspessoas passam livres eseguras, vislumbrando aeternidade do céu.

O que você deseja, podee quer ser neste Natal?

Seja o que for, desejo quesejam pedidos santos e que oMenino Deus o abençoe!

Tenha um Feliz Natal!Maria Elza R.Lacerda

Page 15: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 15O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

No mês de dezembro, ogrupo do Amor

Exigente trabalha o12º Princípio: O Amor.

E a primeira lição que aprendemos deste princípio é o conceitodo que é o Amor. O Amor é essencialmente querer bem: quererbem a si mesmo e ao outro; querer o bem de si mesmo e dooutro.

É esta predisposição de querer bem que nos motiva a buscaras mudanças e melhorar nossa vida e a do outro. Assim, buscamossempre ser uma pessoa melhor para nós mesmos e para o mundoem que vivemos. E desejamos também que o outro melhore,ajudando-o no que for possível.

É interessante que o processo de descobrir esse amor dentrode nós, geralmente, acontece por dentro e por fora ao mesmotempo. Por dentro, porque passamos a nos valorizar, a nosrespeitar e a querer o melhor para nós; por fora, porque esseprocesso leva a mudanças externas como cuidar mais da aparência,da saúde, sorrir mais, ser menos agressivo... Assim, um ladoalimenta o outro.

O Amor Exigente propõe, então, um jeito novo de amar:um amor que educa, um amor que acolhe, um amor queengrandece. Um amor que respeita as diferenças, um amor queabre os braços para aquele que não era mais abraçado. Um amorque nos coloca em posição de igualdade, sem diferenças e semhierarquia, um amor que nos ensina a mudar o mundo a partirde nossas próprias mudanças. Um amor que nos mostra e nosensina a força de ser um voluntário, pois, ao ajudar alguém,somos o maior ajudado. Um amor que nos tranquiliza em umacrise, pois sabemos que essa dor se transformará em crescimentoe sucesso. Um amor que nos coloca de frente com nossas raízes,um amor que nos posiciona perante nossos papéis. Um amorque nos ensina que, sozinhos, não podemos, mas que, cadareunião, nos possibilita segurar a mão uns dos outros, unircorações. Esse amor transforma vidas, resgata famílias, nosdevolve a dignidade, possibilitando a cada um de nós ficar em pée administrar a própria vida.

Diz um escritor que “O AMOR É O QUE O AMOR FAZ”.É o amor que me leva a ser acolhedor, a ser solidário, a ser

misericordioso, a ser perdoador, a ser grato, a ser justo e queme leva a tantas outras atitudes positivas que o Mestre Jesusnos ensinou para melhor viver e conviver.

Um amor que começa comigo, em relação a mim primeiro.Pois, ninguém pode dar o que não tem, nem demonstrar o quenão sente.

No Amor Exigente é muito forte o pensamento:TUA EXIGÊNCIA SEM AMOR ME REVOLTA.TEU AMOR SEM EXIGÊNCIA ME HUMILHA.TEU AMOR EXIGENTE ME ENGRANDECE.Nascemos pelo amor e para o amor. Este mês é muito propício

para falarmos sobre este sentimento, pois nele celebramos oAmor que se fez homem e veio morar no meio de nós.

Que todos tenham um Natal e um 2013 cheio de Amor!Adélia Vasconcelos

Amor ExigenteDESTAQUE DA PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU

2º MutiCom reúne agentes da PASCOMNo dia 18 de novembro, na cidade

de Luz, 36 Agentes da Pastoral daComunicação – PASCOM -representando várias paróquias daDiocese, est iveram reunidos no 2ºMutirão de Comunicação – MutiCom.

Na abertura, os encontristas daPASCOM e também da Catequeseparticiparam da Santa Missa naCatedral, presidida pelo Bispodiocesano, Dom Antônio Carlos Félix,e concelebrada pelos padres AntônioCarlos da Silva, Igor Valadão eAlmerindo Silveira. Após a Missa, o

encontro teve continuidade com animação, espiritualidade, teorias e trabalhosem grupo.

De acordo com o assessor diocesano da PASCOM, Pe Igor Valadão, oMutiCom é um momento em que os âncoras se reúnem para trocarexperiências e agirem como comunicadores a serviço da evangelização.

Dom Félix também esteve presente durante o encontro e falou sobre aimportância da Pastoral da Comunicação na Diocese: “É uma pastoral pilardentro da Igreja e tem como objetivo interligar as comunidades, paróquias,pastorais, movimentos, serviços e ministérios, em rede, para ser presençaprofética na sociedade”.

Durante o encontro, os âncoras do 2º MutiCom receberam de presenteum exemplar do Youcat, o Catecismo da Igreja Católica para jovens. Tal livroestá presente nas redes sociais, através do site oficial YOUCAT, em quejovens católicos de todo o mundo comunicam criativamente sobre a sua fé.

De 20 a 30 de novem-bro, a réplica da CruzPeregrina da JornadaMundial da Juventudeesteve na Paróquia

São Carlos Borromeu.Durante todos esses

dias, a Paróquiapromoveu várias

atividades procurandoenvolver a todos,especialmente os

jovens, numa progra-mação rica ediversificada.

Page 16: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 16O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 17: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 17O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 18: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 18O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DAPARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU

Page 19: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 19O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 20: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 20O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

É dezembro, mês do aniversário de nossa queridaLagoa da Prata!

Para nós, moradores do bairro Dona Alexandrina,este aniversário tem um significado muito importante,pois o fundador de nossa cidade morou por aqui, nocasarão da Praça Dona Alexandrina (nome dado àpraça em homenagem a sua esposa). O casarão étambém um importante ponto de referência do nossobairro, do qual temos muito orgulho. Outrora, eleserviu como museu histórico e era muito visitado.

Não tem como passar pela praça e não vê-lo: suagrandiosidade, seu estilo, sua história, tudo chama aatenção. As pessoas param, observam, tiram fotos,fazem filmagens e se vão, mas, sempre deixando umapergunta: Por que não terminam de restaurar estecasarão?

Nós, que moramos neste bairro, tambémperguntamos: Por quê?

É triste ver que esse patrimônio tão importanteda nossa história, esteja tão esquecido. E enquantonão se restaura o casarão (museu), a praça tambémfica carente de melhorias básicas. O problema é maiorquando anoitece. A iluminação precária provocainsegurança e medo, tirando dos moradores aliberdade de ir e vir. É injusto que nós paguemosimpostos e não tenhamos a iluminação da praça emcondições satisfatórias. A praça também necessitade mais bancos de concreto, coletores de lixo, podade árvores, plantio de grama e iluminação na partede trás do casarão, além de um funcionário fixo, paracuidar da limpeza e dos jardins.

Os moradores, através da Associação, têmbuscado esses benefícios junto às autoridades.Recentemente, a administração municipal prometeuuma revitalização da praça, mas esta reforma aindanão aconteceu. Continuamos aguardando.

Mais um ano termina, outro inicia, renovam-se asesperanças. Os moradores estão se mobilizando para,junto com a nova administração municipal, buscarsoluções para os problemas da praça. Esses benefíciosvão melhorar a qualidade de vida de todos e valorizarum patrimônio público.

A Associação dos Moradores estará sempre abertae disponível para defender os interesses comuns. Aesperança é que nos move. Santo Agostinho nosensina: “Enquanto houver vontade de lutar, semprehaverá esperança de vencer”.

Joaquim Corrêa Lopes Associação dos Moradores do

Bairro Dona Alexandrina

A vez da saúde

Medicina Natural – Agrião

É uma planta conhecida, boapara saladas. Deve-se usá-la cruaporque, quando cozida, suaspropriedades medicinais seperdem. O agrião contém umóleo essencial, iodo, ferro...

Uso Medicinal:· Emprega-se como remédio – contra fraqueza

dos órgãos digestivos;· Estimulante no raquitismo;· Diurético nas enfermidades das vias urinárias,

nos cálculos;· Expectorante nos catarros pulmonares

crônicos. O xarope combate bronquite, tosse,tuberculose pulmonar;

· Desopilante do fígado – 3 a 4 colheres dasde sopa de suco de agrião puro ou diluído em água.

· Cicatrização – aplicado em cataplasma;· Ácido úrico – comer diariamente salada de

agrião;· O agrião é também usado contra os efeitos

tóxicos da nicotina.

Contra indicação: mulheres grávidas.Observação: não se deve usar o agrião que

cresce junto às águas paradas ou poucomovimentadas, pois, ao mesmo tempo, podemprender-se insetos aquáticos portadores do bacilocausador do tifo.

Fonte: As Plantas CuramOtaviana de Moraes Ferreira

Chegamos a mais um fim de ano. É tempo devoltarmos para nós mesmos e analisarmos o quefizemos de positivo e negativo no ano que já finda.Também é tempo de sonharmos com o futuro que seaproxima, com 2013!

Esse ano, a Igreja Católica deu foco especial àsaúde, na tentativa de abrir os olhos daqueles queainda não acordaram para as práticas que contribuempara a boa saúde. Entre tais práticas, está a atividadefísica e a boa alimentação. Com elas, podemosconseguir afastar doenças como a hipertensãoarterial, diabetes, obesidade, osteoporose, entreoutras.

O objetivo da matéria deste mês é levar a você,caro leitor, a analisar o que fez em prol da sua saúdeeste ano, e convidá-lo a fazer de 2013 um ano maissaudável para você. Pratique atividade física! Se vocênão tem dinheiro ou até mesmo não gosta doambiente de academias, isso não pode servir dedesculpa para o sedentarismo. Faça uma caminhadaao ar livre, ande de bicicleta, deixe o carro em casae vá trabalhar a pé. Ligue o rádio e dance aquelamúsica que lhe agrada!

Evite alimentos gordurosos, o excesso de sal e

A história de Lagoa daPrata começa aqui açúcar. Prefira alimentos grelhados, temperos

naturais, verduras, legumes e frutas. Beba muitaágua e procure se alimentar de 3 em 3 horas, empequenas porções.

No mais, não deixe de visitar o seu médicoregularmente e fazer os exames necessáriosanualmente (prevenção do câncer de colo de útero,auto-exame das mamas, exame clínico das mamas,mamografia, exame de próstata, entre outros).

Agora, você quer saber se a sua barriguinha estádentro do limite ideal? Fora da zona de risco paradoenças cardíacas?

Peque uma fita métrica e passe sobre a cicatrizumbilical, contornado as costas e abdômen. Paraas mulheres, a medida da circunferência abdominalsó pode chegar até 88 cm e para os homens até102 cm. Se passar do limite, você está dentro dazona de risco. Isso significa que você precisa mudarseus hábitos alimentares e investir em atividadefísica. Se não, é só manter a dieta e exercíciosfísicos.

Desejo a todos um ano muito saudável e repletode realizações!

Raquel de Castro RibeiroEducadora Física e Enfermeira

25 anos... ainda!

25 anos de sacerdócio trazem consigomuitas estórias, muitas amizades, muitatransformação. Padre João ainda estácelebrando seus 25 anos de caminhada aserviço da Igreja, dos irmãos. Dia 25 denovembro, ele celebrou na Paróquia SagradoCoração de Jesus, em Formiga, onde trabalhoupor nove anos antes de vir para Lagoa da Prata.Os fiéis o receberam com alegria e carinho.

Quem ama o que faz, deixa marcas poronde passa!

Rose

Page 21: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 21O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 22: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 22O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DO EACMissão dada é missão cumprida!

Parece que foiontem, quandofomos surpreendidoscom o convite paraassumir aresponsabi l idadecomo tios dirigentesdo EAC. Na época,nem imaginávamosq u a n t o se n s i n a m e n t o spoderiam acontecerem tão poucotempo: dois anos.

De tudo, umaprendizado. Nosprimeiros passos, a

incerteza, os tropeços, mas também a torcida para que tudo desse certo.Aos poucos, os olhares assustados foram sendo transformados pela certezade que estávamos sendo conduzidos por Deus, e que era preciso relaxar,deixar ser levados por Ele.

Vieram então grandes e inesquecíveis momentos: as incontáveis reuniõesdos tios, onde se discutia, encontravam soluções, mas também dividiamopiniões, seguiam em frente, ou retornavam se preciso fosse.

As atividades da Paróquia, em que se torcia pela presença de todos e,no fim, tudo dava certo. Iam chegando aos poucos e, quando menos seesperava, o grande grupo de adolescentes já estava formado.

E as reuniões de domingo então, era o ápice de todo o nosso trabalho.Por ali tudo acontecia: abraços, risos, lágrimas, puxões de orelha e até asfamosas “rodinhas”, que tinham que ser desfeitas para que o trabalhoprosseguisse. Eram os “falantes” que tinham que ser controlados para queos “silenciosos” fossem encontrados.

Nos inesquecíveis encontros, o total entusiasmo. Berravam como se omundo fosse realmente acabar naquele final de semana. Corriam de umlado para o outro, agitados. “Tio eu quero isto”, “tia, vem aqui nos ajudar”,“tia, fala com ele, senão não vai ter jeito...” e por aí vai.

Mas tudo valeu a pena! As correrias, as lágrimas, as festas, as reuniõesde domingo, enfim, a experiência em ser bem mais que tios, mas “pais defé” de uma multidão de adolescentes.

E hoje não se fala em saudade, mas, em prosseguimento da missão,vivendo a certeza de que pudemos, com a proteção de Deus, trazer a Igrejapra dentro da vida destes nossos queridos “filhos” do EAC.

Que eles continuem firmes na caminhada, pois nós continuaremos navigilância e na oração pela vida de Igreja de cada um deles.

Agradecemos aos nossos sacerdotes pela confiança, aos tios-apoio etios-carona pela entusiasmada colaboração e, especialmente, aos pais pelaparceria nesta missão!

Tenham todos um Natal abençoado e um Ano Novo repleto decompromisso e dedicação a Deus.

Tios Dirigentes do EACTios dirigentes do EAC

MACMovimento de Amizade Cristã

''Sem palavras para descrever o aprendizado e asconquistas de mais um ano de fé e de evangelização, fica a certeza de queVALEU A PENA''. Laene

Hoje escrevo pararessaltar a importância demais um ano deevangelização, e oquanto foi intenso oaprendizado.

Sempre falo quevivemos uma rotina. E oque nos preenche é abusca pela felicidade, aluta diária, mesmo que,às vezes, tenhamos apresença de sofrimento.Depois dele, vem amelhor parte, o jeito dese levantar, de sereerguer.

Como parte

essencial, temos a fé, aevangelização e a amizadecristã. Tivemos um anomaravilhoso, onde nós,jovens, nos fortalecemose procuramos caminharapoiados nos princípios deDeus.

Resta-nos agradeceraos nossos “tios”, aosjovens, a toda nossaequipe por mais um anode lutas e conquistas.Trabalhando juntosconseguimos evangelizar,ficando sempre emevidencia a nossa UNIÃO.

Avisos. Nosso último

encontro de 2012 foimaravilhoso e cheio dapresença de Deus.Agradecemos a todos quetrabalharam e se doaram.

. Agradecemos aosjovens e aos tios portudo: pela amizade,companheirismo ededicação. Admiramos osgestos de cada um.

Feliz Natal e umpróspero Ano Novo atodos!

Que Deus nosconceda muitas bênçãos!

Que os princípios da fése difundam em todas asfamílias!

Page 23: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 23O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 24: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 24O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

SALÃO COMUNIDADE SÃO PEDRO

Por Juliana Lacerda

V I V A ! J e s u s n a s c e u !

Envie uma poesia ou texto para o Cantinho da Criança!E-mail: [email protected]

O ano vai chegando ao fim, e uma data muito especial é aguardada: o Natal, éclaro! Na véspera de Natal, toda a cidade fica iluminada, as pessoas se tornam maisunidas e alegres. Todos reúnem a família e os amigos para comemorar esse momentotão lindo! E para não fazer feio, a casa inteira é arrumada e decorada com enfeitesde Papai Noel. A ceia de Natal, então, tem que ter todo tipo de comida. E em meioa tanto luxo, tanta preocupação com presentes, que são tão esperados, o verdadeiroNatal acaba esquecido, abandonado, deixado em um cantinho sem importância...O Presépio acaba sendo ofuscado pela grande Árvore de Natal, e pouca gente selembra de que o motivo para tanta alegria é que Jesus nasceu!

Nós ficamos tão preocupados com Papai Noel, que não nos lembramos de abriro coração para o nosso Senhor, que quer nascer em todos nós. Ele quer renovar anossa vida e nos tornar pessoas melhores, felizes e iluminadas. Mas nada acontecese não quisermos deixar essa luz entrar em nós...

Vamos deixar o Papai Noel e os presentes um pouco de lado. Vamos deixarJesus ser o centro do Natal e da nossa vida. O verdadeiro presente de Natal é Eleque vem nascer em todos, não importa se é rico, pobre, criança ou adulto. Porisso, não precisamos de tanto luxo para comemorar essa data, pois Jesus não mederiqueza e, sim, o nosso coração. Ele mesmo nasceu em uma manjedoura, cercadode animaizinhos, e sempre pregou a humildade e a simplicidade.

Portanto, não vamos nos esquecer de que Jesus nasceu!Viva!Feliz Natal!

No mês denovembro, aSociedade SãoVicente de Paulo deLagoa da Prata ficouem festa. O motivode tanta alegria éque váriasc o n f e r ê n c i a ssopraram velinhas.Para celebrar essemomento especial,Padre Tiago etambém o confradeVicente foram convidados para deixar uma mensagem aos vicentinos.

Conferências aniversariantes do mês de novembro: Sagrada Família,Sagrado Coração de Jesus, São Carlos, Nossa Senhora do Carmo e SãoJoão Batista.

O Menino JesusVinte e cinco de dezembro,Bate o sino da Capela.É Jesus que está nascendo,Fazendo a festa mais bela!

Ele vem nascer para todosQue o recebem de coração.Ele vem trazer alegria,Felicidade e união.

O Menino Jesus nasceuVamos todos celebrar.E que o seu nascimentoPossa a todos iluminar.

Nessa data tão queridaGanhar presentes não faz mal.Mas é preciso lembrar-se sempreDo verdadeiro sentido do Natal!

SSVPVicentinos em festa

. Aniversário de conferências

Show de prêmiosDia 24 de novembro, no Centro de Eventos da Paróquia São Carlos

Borromeu, foi realizada uma festiva com show de prêmios. Toda a rendafoi doada às entidades: Associação Sara Aparecida, SSVP, Sopão São Miguel

Arcanjo, ASFER, PROERD,Fazenda Novo Caminho.

Ganhadores dosprêmios principais:

01 moto YBR – RafaelCarlos Braga

01 TV 32” - GilmarFrancisco da Silva

Agrademos ao Sr. Lucaspela doação dos prêmios ea todos pelo empenho narealização deste evento,especialmente à nossaComissão de Jovens, pormais uma vez mostraremseu ardor missionário.

Page 25: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 25O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Pe João Bosco

Paróquia São Francisco

. Assembleia ParoquialNos dias 19 e 22 de novembro, de forma bem

objetiva e participativa, tivemos nossa AssembleiaParoquial. Após avaliarmos nossa caminhada no anode 2012, partilhamos nossos desafios e conquistase traçamos algumas metas para 2013.

. Visita da Réplica da Cruz Peregrina

Entre os dias 01 e 10 de dezembro, estevevisitando nossa Paróquia a réplica da CruzMissionária, com o objetivo de nos prepararmospara a Jornada Mundial da Juventude, queacontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2013.Foram realizadas várias celebrações, vigílias e terçocom participação da juventude, exibição de filmes,momentos de reflexão e oração nas comunidades etambém na Apac.

. Novena de NatalEntre os dias 13 e 21 de dezembro, nossas

famílias se reuniram a fim de se prepararem paracelebrar o Natal com o espírito de verdadeiroscristãos. Dia 22 de dezembro, todas as comunidadesse reuniram na Igreja Matriz para o encerramentoda novena e a entrega do gesto concreto.

ACONTECEU VAI ACONTECER Sempre étempo deagradecer

Como Padre Tiago nos diz, “TUDO na vidaé PROCESSO”. Após um ano de RegiãoPastoral e apenas um ano e três meses deParóquia, avaliando tudo o que juntos vivemose lutamos, muito aprendemos. Portanto, muitotemos para agradecer:

- Aos Homens do Terço que,compreendendo que o verdadeiro sentido daoração é amar e servir, com suas promoçõesmuito nos ajudaram na construção de nossamatriz.

- Aos membros do Clube dos Cavaleirosque, com muita alegria e disposição, vêm nosmostrando que é possível nos divertirmos deforma organizada e partilharmos o que temosem prol da construção do bem comum.

- Às nossas comunidades que, lideradaspela Comunidade São Francisco de Assis,promoveram nossa primeira FeijoadaDançante: momento de confraternização epartilha que muito contribuiu para nossa uniãoe também com as obras da Matriz.

- Às nossas Lideranças: Ministros daComunhão e da Palavra, Animadores deComunidades, Catequistas e membros detodas as pastorais que vêm trabalhando comalegria e dedicação. Ao longo desse ano,fizeram acontecer a nossa Semana Santa, asFestas de Pentecostes, Corpus Christi, 1ºAniversário de nossa Paróquia, Festa de SãoFrancisco e tantas outras que reuniraminúmeros fiéis, os quais sempre se revelamvoltar para suas casas mais alegres,fortalecidos e restaurados após cadacelebração!

- Ao Seminarista José Luciano que, comsua simplicidade, fidelidade e dedicação, tantonos alegrou com suas músicas, sobretudojunto às crianças, e nos ensinou com suashistórias!

- Aos nossos dizimistas e benfeitores quemostraram que, onde há partilha, o milagreacontece por meio de muitas mãos.

- Ao Pe Marcos Tiago que, com serenidadee sabedoria, muito vem nos ensinando e nosmotivando a prosseguir nessa caminhada, àsvezes complexa, mas tão gratificante.

- Aos que nos ajudaram na preparaçãodo ambiente celebrativo, carregando cadeirasantes e depois das celebrações, sem deixarque o cansaço e o suor se sobrepusesse aoseu desejo de servir.

- Enfim, agradecemos a Deus por nos dara oportunidade de estarmos vivos, com saúdee fazermos parte da história da Paróquia SãoFrancisco de Assis. Seguindo o exemplo denosso Padroeiro, vamos compreendendo queé com o jeito simples de ser, a maneira corretade agir, o jeito sincero e humano de amar eservir, que Deus vai nos revelando que épossível sermos santos já aqui na terra econstruirmos a verdadeira felicidade.

A todos que nos acompanharam aolongo desse ano e querem continuarcolaborando conosco na construção do Reinode Deus, desejamos um Santo Natal e um2013 repleto de saúde, paz e das bênçãos deDeus.

Alteração nas Celebrações deMissas nas Comunidades

A partir de janeiro, as missas nas comunidades serãocelebradas nos seguintes dias e locais:- Comunidade São Paulo: 1ª Quarta-Feira (Missa nas casas)- Comunidade N.Sra das Graças: 1ª Quinta-Feira (Capela

N.Sra das Graças)- Apostolado da Oração – 1ª Sexta Feira (Igreja Matriz)- Comunidade Mãe Rainha: 2ª Quarta-Feira (Sede dos

Congadeiros)- Comunidade N.Sra do Carmo: 2ª Quinta-Feira (Salão N. Sra

do Carmo)- Comunidade São João: 2ª Sexta-Feira (Igreja Matriz)- Comunidade Santo Antônio: 3ª Quarta-Feira (Missa nas

Casas)- Comunidade Santa Clara: 3ª Quinta-Feira (Salão Santa

Clara)- Comunidade Santa Rita: 3ª Sexta-Feira (Igreja Matriz)- Casa de Triagem da Fazenda Novo Caminho: 4ª Quarta-

Feira- Comunidade São Francisco de Assis: 4ª Quinta-Feira (Salão

Irmã Jeanne)- Comunidade São Lucas: 4ª Sexta-Feira (Grotadas)

. Horários de Missas de Natal e Ano Novo24/12 - 20:00 h / 25/12 – 19:00 h31/12 – 20:00 h / 1º/01 – 19:00 hTodas as celebrações acontecerão na Igreja Matriz São

Francisco de Assis.

. Missão de FériasEntre os dias 06 e 13 de janeiro de 2013, realizaremos em

nossa paróquia a primeira Missão de Férias. Estarão conosco,aproximadamente, 150 jovens e missionários da comunidadeVillarégia. Nosso desejo é de que todas as famílias de nossaParóquia sejam visitadas. Além das visitas, estarão acontecendodiversas celebrações e atividades que vão envolver crianças,jovens e adultos.

Que saibamos aproveitar cada minuto desse tempo preciosoque teremos, a fim de partilharmos novas experiências quemuito contribuirão para nossa formação e vivência cristã.

. DiziminhoAtenção crianças que já amam a nossa Igreja e, desde

cedo, compreendem a importância de contribuir em todos osseus trabalhos: chegou o Diziminho. Aqueles que quiserem fazerparte dessa turminha de pequenos dizimistas, deixem seusnomes no escritório paroquial ou com os animadores em suascomunidades.

Aniversário Sacerdotal de Padre Tiago

12 de dezembro – Aniversário Sacerdotal de Pe TiagoPadre Tiago, ao refletirmos sobre seu lema de ordenação

“Sou o que Sou pela Graça de Deus”, a intercessora junto a Jesusque celebramos no dia em que você se consagrou plenamente aserviço de Deus e da Igreja, “Nossa Senhora de Guadalupe”, seustrês anos de ordenação: “Os três anos da vida pública de Jesus,”percebemos que tudo tem a ver com seu jeito de viver e de agir.É indiscutível que todos reconhecem suas qualidades e que vocênão se envaidece por nenhuma delas, pois sempre afirma quetudo faz para corresponder ao chamado de Deus em sua vida. Éedificante perceber a seriedade e o respeito com que você conduzsuas ovelhas, conhecendo-as pelo nome, valorizando cadapequeno gesto dos que servem ao seu lado.

Observando também a Santíssima Trindade, um só Deusem três pessoas, pedimos que a graça do Senhor o fortaleçasempre, para que suas atitudes santas nos santifiquem. Que Jesuso acompanhe em todos os seus caminhos e que o Espírito Santolhe conceda os Seus dons, para que você continue sendo esseser humano, esse Sacerdote especial, digno da missão que lhefoi confiada.

E a você, pedimos que permaneça fiel em seu propósito devida. Conte com nossas orações e nossa colaboração.

Nunca se esqueça de que o amamos muito!!!

Page 26: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 26O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 27: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 27O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

2012 não foi um ano ideal para otrio de ferro do futebol mineiro. Cruzeiroe América tiveram um ano, não para seresquecido, mas, praticamente, pelosfiascos quase que completos. Já o Galo,teve um ano bom, que poderia ter sidomelhor com a conquista que não veiodo Campeonato Brasileiro. Umatemporada não é feita só de títulos, masde muita luta, organização eestruturação em todos os sentidos. Enisso o Atlético ficou na frente deCruzeiro e América.

O Atlético foi o melhor do trio, como título invicto do Campeonato Mineiroe o vice-campeonato brasileiro, além daconquista da vaga na Copa Libertadoresda América para o próximo ano. Mesmosob a batuta do Cuca, o elenco alvinegroteve um ano diferente dos outros, nãode sofrimentos, mas de conquistas. Opresidente Alexandre Kalil montou,durante a temporada, um bom elencode jogadores, que honraram as tradiçõese a camisa alvinegra.

Tanto a diretoria, como a torcidaesperam um 2013 ainda melhor, comconquistas e muita emoção nascompetições. Em 2012, o presente foium dos melhores jogadores do mundo:Ronaldinho Gaúcho. E para 2013, a massaaguarda, até o Natal, uma contrataçãode impacto. Na próxima temporada, oGalo irá disputar o Campeonato Mineiro,a Copa Libertadores da América, a Copado Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Para o Cruzeiro, que não conquistaum título importante há quase umadécada, a torcida aguarda um anoresponsável em 2013, pois 2012 foi um

Esportes por esportes Waldir Ribeiro

dos mais sofríveis da última década. NoCampeonato Mineiro, não conseguiuchegar nem à final; na Copa do Brasil foieliminado por um time da segundona; eno brasileirão, lutou para não cair. Oelenco de 2012 foi um verdadeiro fiascona temporada, e a torcida, que éexigente, aguarda um 2013 com menossofrimento e mais conquistas.

Se em 2012, as contratações nãoforam a contento, o torcedor celesteaguarda mais coragem e ousadia dadiretoria para o próximo ano. Opresidente Gilvan de Pinho Tavaresprecisa ser audacioso e dinâmico parafechar com investidores e contratarjogadores que façam a diferença nolimitado elenco celeste. Pelo menos é oque espera o torcedor, que era “malacostumado” a títulos e agora, por doisanos consecutivos, só está lutando paranão cair para a segundona do brasileirão.

O América, no ano do seucentenário, foi um verdadeiro fiasco. Sónão foi pior porque o Coelho chegou àfinal do Campeonato Mineiro. NoCampeonato Brasileiro da Série B, que otime foi até bem no começo, um dosmaiores problemas enfrentados foi amudança constante no comandotécnico. E no fim, o coelho nãoconseguiu o tão sonhado acesso à elite.Para a próxima temporada, a diretoriaprecisa arregaçar as mangas e trabalharincansavelmente.

A nação americana merece um 2013com mais responsabilidade da diretoria emais competência dos jogadores. Atorcida aguarda boas contratações para,quem sabe no final do próximo ano, estarcomemorando o tão sonhado acesso àelite do futebol brasileiro. Especialmenteos batalhadores irmãos Marcos e CaioSalum, que são verdadeiras bandeirasamericanas, precisam arregaçar asmangas e lutar fervorosamente pelocoelhão.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novopara o trio de ferro do futebol mineiro,ou seja, muita competência paraAtlético, Cruzeiro e América, com muitasconquistas no ano vindouro!

Em tempos de Natal

Ela estava na cozinha lavando ospratos quando ouviu a meninaperguntar:

— Você não vai montar a árvorede Natal?

— Não! — respondeu rápido.— Mas por quê?— Porque não! E não me amole

que estou ocupada!A garota fez um beicinho, começou

a choramingar:— Esta casa sempre teve uma

árvore!— Mas este ano não vai ter!— Puxa! A sala vai ficar triste!— Que fique! Eu também estou

triste!— Mas a árvore...— Menina! Não insista!— Ah, monta a árvore!— Não! Eu não tenho nada a

comemorar!— Ah, mas desde pequenina eu

nunca passei um Natal sem árvore...— Árvore de Natal é símbolo de

alegria, e eu estou triste!A menina agarrou-se a saia da

mulher, ergueu os olhos para ela:— Por favor, faz a árvore...— Menina, que coisa! Eu já disse

que não!A garota emburrou. Correu para a

sala. Sentou-se no sofá, cruzou osbracinhos e fez de conta que prestavaatenção na TV que passava umdesenho animado. A mulher teve umleve arrependimento. Foidevagarzinho até a porta e ficouolhando de longe. A garotinha estava

O ano de 2012 para Atlético, Cruzeiro e Américae as expectativas para 2013

decepcionada! Puxa, nunca pensouque a árvore fosse tão importante praela...

De repente ela teve pena damenina. Coitada! Estava mesmomuito sentida. Afinal aquele ia ser seuprimeiro Natal sem a árvore. Mas elanão ia mudar de ideia. Estavaamarga, sem vontade de celebrarnada. O ano tinha sido difícil, morte,doença, dificuldades financeiras. Naverdade queria que tudo passassebem depressa. As festas, o Natal, oscomentários sobre o fim do ano...Estava desanimada de tudo!

Deu uma última espiada namenina e entrou no quartinho dosfundos. Por alguns instantes ficouindecisa. Depois resolveu: de cimada prateleira, retirou uma caixa depapelão. Abriu-a e, devagar, foiretirando laços, bolas coloridas,estrelas, anjos... Recordou antigosNatais, a família toda reunida, ospresentes, o presépio ao canto dasala exalando o cheiro gostoso decipreste. Tanta alegria, tantaanimação. À meia-noite, o paipuxando as rezas, pedindo asbênçãos do Menino Jesus!

Tomada de saudade, ela respiroufundo. O tempo tinha transformadosua vida. Pessoas queridas tinhampartido, a casa já não era mais amesma. Dentro dela havia um vazio,um desejo de não ter que revivermomentos que jamais voltariam a seros mesmos. Agora ainda tinhaaquilo: a menina emburradaquerendo a árvore. E o pior! A árvoreestava ali, pedindo pra ser montada!

Por fim, resolveu: pegou as hastesverdes e começou a montar aquelesímbolo de esperança, de alegria. Iadeixar o Natal entrar pouco a poucoem sua vida, trazendo novamente odesejo de viver. Ia montar a árvore,atendendo a um pedido do coraçãoda menina, que outra não era senãoela mesma!

Marina Alves

Page 28: 171 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2012

DEZEMBRO / 2012 - Página 28O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus