209 - jornal informação - ed. março 2016

28
Historicamente, a Páscoa se deu no passado. Espiritualmente, a Páscoa é hoje, amanhã, sempre. Cristo não apenas passou pelo mundo, mas continua sua trajetória aqui e agora, iluminando os caminhos e horizontes da humanidade com toques de ressurreição. Ele passa na cruz que machuca nossos ombros. E a cruz se torna menos áspera, o sofrimento ganha significado, salvando, redimindo. Ele passa na vigília da prece, na tentação superada, no gesto da partilha, no sorriso que esboçamos, no perdão que concedemos, na lágrima que enxugamos, no tempo que dedicamos ao irmão aflito. Edição nº 209 - Ano XVII - Março de 2016 Paróquia São Carlos Borromeu - Lagoa da Prata - Diocese de Luz https://www.facebook.com/paroquiasaocarlos/ Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Lc 6,36 Ele passa na encruzilhada das dúvidas que nos martirizam. E as dúvidas se tornam certeza, a fé ilumina o mistério. Ele passa nos momentos de luta, das tempestades, nos instantes amargos da angústia. E a luta nos tempera, as tempestades nos amadurecem, a angústia nos faz mais humildes, mais enxertados no Evangelho, mais solidários com o sofrimento humano. A Páscoa acontece quando nos colocamos a serviço da justiça e da paz, quando agradecemos o dom da vida, quando levamos um pouco de fé, de esperança e de estímulo ao mundo descrente, acorrentado às coisas passageiras da terra. Que Cristo ressuscitado viva realmente dentro de cada um de nós!!!

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 31-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O jornal de informação e formação do povo de Deus

TRANSCRIPT

  • Historicamente, a Pscoa se deu no passado.

    Espiritualmente, a Pscoa hoje, amanh,

    sempre.

    Cristo no apenas passou pelo mundo, mas

    continua sua trajetria aqui e agora, iluminando

    os caminhos e horizontes da humanidade com

    toques de ressurreio.

    Ele passa na cruz que machuca nossos

    ombros. E a cruz se torna menos spera, o

    sofrimento ganha significado, salvando,

    redimindo.

    Ele passa na viglia da prece, na tentao

    superada, no gesto da partilha, no sorriso que

    esboamos, no perdo que concedemos, na

    lgrima que enxugamos, no tempo que dedicamos

    ao irmo aflito.

    Edio n 209 - Ano XVII - Maro de 2016

    Parquia So Carlos Borromeu - Lagoa da Prata - Diocese de Luz

    https://www.facebook.com/paroquiasaocarlos/

    Sede, pois, misericordiosos, como

    tambm vosso Pai misericordioso.Lc 6,36

    Ele passa na encruzilhada das dvidas que

    nos martirizam. E as dvidas se tornam certeza, a

    f ilumina o mistrio.

    Ele passa nos momentos de luta, das

    tempestades, nos instantes amargos da angstia.

    E a luta nos tempera, as tempestades nos

    amadurecem, a angstia nos faz mais humildes,

    mais enxertados no Evangelho, mais solidrios

    com o sofrimento humano.

    A Pscoa acontece quando nos colocamos a

    servio da justia e da paz, quando agradecemos

    o dom da vida, quando levamos um pouco de f,

    de esperana e de estmulo ao mundo descrente,

    acorrentado s coisas passageiras da terra.

    Que Cristo ressuscitado viva realmente dentro de

    cada um de ns!!!

  • Diretor Espiritual: Pe. PatrikyJornalista Responsvel:Elizabete Lacerda Pedrosa SRP / MG 3356Digitao: Taty

    Publicidade: Roberto Junior: 9954-6135Diagramao: Jair ResendeE-mail: [email protected]: Elizabete, Simone.Proco: Pe. Patriky Samuel BatistaAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que so voluntrios.

    Nr. de Exemplares: 2.500Previso para prxima Edio: 16 e 17/04

    EXPEDIENTE

    O Tero dos HomensO ms de maro sempre se apresenta com

    um calendrio rico em comemoraes, quepodem repercutir em nossa vida civil, comotambm em nossa vida religiosa.

    No dia 08 deste ms, comemorou-se o DiaInternacional da Mulher. O dia 23 maro inciodo outono, estao mais amena do que o veroe que, por isso, espera-se que teremos umperodo mais sereno, sem calor intenso.

    de se considerar ainda que, com aCampanha da Fraternidade, a Quaresma, aSemana Santa e, consequentemente, com aressurreio de Jesus, estaremos, no dia 27,celebrando a Pscoa. Por tudo isso, alm doAno da Misericrdia decretado pelo Papa, o

    qual estamos vivenciando, podemos ver que este ms de maronos oferece muitas oportunidades para aprimorarmos nossa vidade cristos.

    Comparando a ressurreio de Jesus com as palavras doevangelho: E o verbo se fez carne e habitou entre ns (Jo 1,14), e Eu estarei convosco, todos os dias, at o final dos tempos(Mt 28,20), podemos entender que, por Jesus Cristo, Deus conviveuconosco como homem. E que, tambm por Jesus Cristo, Deusestar conosco at o final dos tempos.

    Que Deus se fez carne, fez-se homem e habitou entre ns, aSemana Santa nos recorda, atravs da paixo, morte e ressureiode Jesus. Que Deus estar conosco at o final dos tempos, aSemana Santa tambm nos recorda, atravs da instituio daEucaristia.

    A Bblia, sempre a Bblia, nos mostra que Deus criou o homem sua imagem e semelhana, participando de sua amizade, desua graa. E que, com o pecado, o homem se afastou de Deus.Para recuper-lo, Deus criou seu plano de salvao, com a vindado Salvador.

    Mais tarde, com o povo da Bblia, j crescido em nmero econsciente da promessa do Salvador, querendo estar junto de seupovo, Deus pediu que fosse construda a Arca da Aliana. Ela erasemelhante ao andor onde carregamos nossos santos. Tinhaaproximadamente 01 metro e meio de comprimento, 01 metro delargura e 01 metro de altura.

    A Arca da Aliana, colocada numa tenda no meio doacampamento, era sinal da presena de Deus no meio do povo.

    Mais tarde, quando o povo j era uma grande nao, Deuspediu a construo de um templo: o templo de Jerusalm, onde opovo se reunia para rezar, estudar as mensagens da bblia eoferecer sacrifcios a Deus, conforme nos relata o AntigoTestamento. As vtimas do sacrifcio eram animais, cujo sangue ecarne eram queimados, e a fumaa era sinal de que o sacrifciochegava at Deus.

    Jesus, ao instituir a Eucaristia, extinguiu o sacrifcio do AntigoTestamento, o sacrifcio com vtima de animais. E criou o sacrifcioda nova e eterna aliana quando, oferecendo aos apstolos oclice com o vinho, disse: Isto o meu sangue, o sangue da novae eterna aliana, derramado por muitos para a remisso dospecados.

    Hoje, ns, a Igreja, o novo povo de Deus, conforme o ConcilioVaticano II, sabemos que Deus est presente em nosso meio,atravs da Eucaristia, em muitos templos que existem e que seespalham cada vez mais pelo mundo.

    Agradecemos ao Senhor por vivermos num pas onde podemosencontrar Deus na Eucaristia nos muitos templos espalhados portodas as cidades. E peamos a Ele que proteja os muitos irmosperseguidos por serem cristos e que, consequentemente, nopodem participar da Eucaristia.

    Essa uma mensagem dos homens em orao, os homens doTero dos Homens da Parquia So Carlos Borromeu.

    ABR

    MARO / 2016 - Pg.: 02

    A AciesAcies uma palavra latina que significa um exrcito em ordem de batalha.

    Designa a cerimnia em que os legionrios, como um s corpo, se renem pararenovar sua fidelidade a Maria, Rainha da Legio, e dela receber fora e bnospara um novo ano de combate contra o exrcito do mal.

    A Acies a grande solenidade do ano. realizada no dia 25 de maro ouprximo a essa data.

    Este ano, os legionrios se consagraro a Nossa Senhora em 19 de maro,na Igreja Matriz So Carlos Borromeu. A cerimnia comea com as oraes daTessera e o Tero. Em seguida, temos a Santa Missa, presidida pelo DiretorEspiritual com participao das legionrias nas leituras e no coral. Aps a Missa,

    todos se consagram coletivamente e/ou individualmente, em frente do Vexillum, e pronunciamem voz alta: Eu sou todo vosso, minha Rainha e minha Me, e tudo quanto tenho vospertence. Finda a cerimnia, se possvel, dar-se- a Bno do Santssimo Sacramento. rezada a orao final e entoado um cntico, que poder ser o hino da Legio de Maria.

    Curia Mater Christi e Cria Nossa Sra de Misericrdia

    Legio de Maria

    Sacramento do MatrimnioSacramento do MatrimnioO casamento no a unio de duas pessoas perfeitas, que nasceram uma para a outra, mas a unio

    de duas pessoas que se compreendem, que se aceitam e que, apenas por amor, desejam ser sempremelhores uma para a outra.

    Amor no se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. No existem prncipes,nem princesas. Devemos encarar a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades,mas sabendo tambm de seus defeitos. O amor s lindo quando encontramos algum que nos ajudaa nos transformamos no melhor que podemos ser.

    Felicidades aos noivos que recebero o Sacramento doMatrimnio em abril de 2016, na Igreja Matriz So CarlosBorromeu:

    02/04 Demtrios e DaianeJonas e Bruna

    09/04 Renato e JulianaDavi e Letcia

    16/04 Igor e Juliana

    Divina MisericrdiaVem a a Festa da Misericrdia, que acontecer no dia 03 de abril (local a

    definir).Vamos nos unir e fazer uma linda festa, pois a misericrdia de Deus infinita.Como Santa Faustina nos conta em seu Dirio:Oh! Como pequeno o nmero de almas que realmente vos conhecem!

    Oh! Como desejo ardentemente que a festa da misericrdia seja conhecidapelas almas! A coroa das Vossas Obras a Misericrdia. Vs revestis tudo como sentimento da me mais caridosa. D. 505 Alice M. C. Silva

  • MARO/ 2016 - Pg.: 03

  • Dizimistas aniversariantes do ms de MARODzimo: gratido, devoluo, partilha e servio

    Jos Roberto Jr.

    Com relao ao Dzimo, devemos dar o que o corao manda,e no o que o egosmo permite. Para que um cidado possa ser umdizimista consciente, ele precisa estar disposto a lutar contra oegosmo. Onde h egosmo no h partilha e nem comunho.(Arthur Jorge Missionrio do MEAC)

    Tudo pertence a Deus!Dzimo devoluo!Durante os plantes do dzimo que aconteceram entre os meses

    de fevereiro e maro, vrias pessoas de nossa parquia setornaram dizimistas porque entenderam a Palavra de Deus.Perceberam o sentido e o objetivo do Dzimo. Descobriram que ele um ato de louvor, um agradecimento a Deus por tudo o quetemos e somos.

    O Dzimo leva-nos a imitar Deus na generosidade, educa-nospara a vida de comunidade e nos torna irmos e irms de todos.

    Agradecemos a todos os novos dizimista pelo sim. E aos jdizimistas, nossa gratido pelo compromisso e fidelidade.

    Parquia So Carlos BorromeuPastoral do Dzimo

    Feliz Aniversrio aos nossos queridos irmos dizimistas!Deus os abenoe sempre!

    01-Edson FerreiraEunice Teixeira AlmeidaJos Francisco de SouzaLindomar Ribeiro SantosMaria Jos SilvaRonam de Moura

    02-Bruno Geraldo CamargosDbora Alves de CastroJoaquim Rodrigues CastroSamantha Crisitina M.CostaVicente da Silva

    03-Edna C. Maciel RezendeElzira Costa PereiraHorcio Batista CoutoJlia Maria de MesquitaPatricia B MacielPaula Teodora de OliveiraRoni Orlando Rodrigues

    04-Ana Lcia de PaulaAnglica Teixeira Oliveira

    Gisele Escobar GontijoMaria Benedita da SilvaMaria do Carmo AndradeMoacir GomesNadir Mesquita MoraesNeusa A. P. BernardesRafael Rezende LacerdaRita de Cssia A.Azevedo

    05-Alex Calixto da SilvaAlmiro Fbio FerreiraAmlia Soares VasconcelosCirlene Silva LopesErnestina Martins SantosLuiz AzevedoLuiz Azevedo JniorMargareth A.Miranda SilvaNivaldo Olair DuarteRafael de Moura RamosRafaela Aparecida SouzaRosimery R.Franco CastroSebastio Venncio SilvaUlli de Souza Magela

    06-Aldo Rodrigues de AssisAvilmar Eustquio F.PaulinoClaudilene LacerdaEcio Aparecido de MirandaJoaquim Rafael de OliveiraMaria Maura de LimaNlio Tobias de LimaSimone Aparecida JuscelinoThays Scaglioni Veloso

    07-Cristiano Amaral da SilvaDavi Pio da SilvaEloisa da Cunha AntunesJos Vieira dos SantosMaria PaulinoRonaldo Cabral da SilvaSilvrio dos Reis

    08-Conceio Olinda AlvesDener Henrique FerreiraGeraldo M.Teixeira AmorimLurde Maria de MoraisMarcos Bento XavierMaria Eni VargasMarlene Lopes DomingosPedro Viana de OliveiraRui Cezar Amorim

    09-Albrio Borges OliveiraAna Alexandrina XavierJoana CardosoMaria Celiza Tavares

    10-Alfeu Batista dos SantosEva de Ftima S.MachadoMarileide Santos da SilvaMarlene Otoni A.da Silva

    11-Alice Luza dos SantosAna Clara Vidal SilvaClara Elosa Santana ValleMaria Elisetti da SilvaMaria Jos da Silva

    12-Clarinda Maria O.Borges

    Cristiana Macedo da SilvaJosilene Helena O.PereiraMaria Lopes CoutinhoMauricio Soares Dias

    13-Ana Cristina A. AquinoJos Antonio G. CastroMaglene PereiraMaurcio Rodrigues FariaNiva dos Santos CamargoRemilda de Jesus Morais

    14-Divina Augusta AndrJlio Antnio TavaresMaria Clia de MouraOlmpia de AndradeRbia Cristina R.Pedrosa

    15-Alexandre Rezende AlmeidaAntnia Maria de SouzaCarolina Glayce G.GarciaClaudia Rosana RezendeHilria David de OliveiraJoseane MeloMarise Cristina V.PereiraSueli de Moura Braga

    16-Carmem Maria Silva SouzaCssia de Moura RamosJoo Pedro MoraisMaria Alves CastroMariana Cristina S.Lacerda

    17-Eliana Batista G.BorgesMaria Regina AzevedoMozair de OliveiraPatrcio de SouzaRogrio Silva Bernardes

    18-Alvina Leonardo OliveiraCarlos Willian LopesMaria Aparecida de Lima

    19-Alvimar Rezende OliveiraAndreia Miranda ReginaJoe Tarcsio Veloso

    Maria da Conceio CastroMaria das Graas S.Fonseca

    20-Elaine Mendes Gama SilvaJssica Helen BragaMrcia Helena S.MirandaMaria Jose SecundinoMirlene Cristina da Silva

    21-ngela Maria de MeloAntnia das Graas S,AmaralCludia de Paula ReisDbora A.Ferreira MachadoIns Gomes PradoMaria Cristina R. ScaglioneMaria de Lourdes C. PeriloMaria do Rosrio PiresWanderlei Alves Borges

    22-Clari Helena Moura CastroCornlia dos Santos SilvaFrancisco de AlmeidaMrio Gonalves OliveiraRenata Marildes da Silva

    23-Esmeralda O. VasconcelosLenir Teixeira de AmorimMaria Rita MatosMarisa Aparecida da SilvaMeiramides Maria SilvaOlvia Rosa da SilvaTaciana A.Teixeira Cruz

    24-Adir de Souza SilvaElza Cndida da SilvaMaria Auxiliadora SilvaMaria Jos P.Reis OliveiraSebastiana Silvrio Rodrigues

    25-Baltazar Teodoro de MeloCarlos Pinto RomualdoIsaltina Rosa PintoJos Carlos GomesSilainia de Ftima Costa

    26-Ana Luza MartinsAntnio Batista Leite

    MARO / 2016 - Pg.: 04

    Athade Rezende AquinoEdson Correa Novaes FilhoIvete Maria de CastroMaria Jos da Costa

    27-Alessandra H.Silva GonalvesAlexandrina Castro PerilloAmanda Caroline S.RodriguesIvana Maria Borges MartinsModestino Ferreira

    28-Amlia Andalecio OliveiraCleide Florncio RochaMaria das Graas CastroMaria Helena Lacerda

    29-Ceris Teixeira BragaDaniela Geane OliveiraJos Paulo de SouzaMaria Luza FerreiraMaria Vitria MoraisSlio Antnio de Morais

    30-Antnia de MirandaMaria Jos RodriguesMarilza A.Silva MartinsMarlcia Vieira BarbosaRubem Gomes de FreitasSheila O.Ferreira GontijoSinara Maria Luis Silva

    31-Andr Gomes MirandaCarine Oliveira MirandaGeraldo ngelo LacerdaLcia Helena de OliveiraMagda Berenice S.PauloMaria Miranda BorgesMaria Vitria GonalvesOlavo Miranda de Oliveira

    Jesus ressuscitou!!! Voc acredita?

    Este o grande dia de nossa f: o domingo de Pscoa. Celebramos a vitria deJesus sobre a morte, isto , a sua ressurreio!

    Se Jesus no houvesse ressuscitado, teria sido somente mais um homem bom,um personagem da histria, um fundador de uma religio. A ressurreio nosrevela algo maior: Ele Deus!

    No podemos ficar indiferentes diante desta revelao: Jesus venceu a morte, otmulo est vazio. Ele no est mais limitado a um corpo fsico. Ele pode atravessaras paredes. E quem n'Ele cr, O tem vivo no corao.

    Pscoa a oportunidade para sair da noite de nossos medos, de crer em Deus;de sair das nossas demoras para viver com entusiasmo a f.

    No evangelho do domingo de Pscoa (Jo 20,1-9) somos apresentados a duasmulheres: Maria Madalena e Maria. Elas presenciaram a condenao de Jesus, ochicote dos soldados rasgando seu corpo, a coroa de espinhos na cabea e, comcerteza, choraram diante da sua dolorosa morte na cruz. Elas poderiam dizer: esttudo acabado. E quem sabe voltar rotina da vida, guardando a lembrana daternura de Jesus. Porm, alguma coisa no corao dessas mulheres dizia parairem at o tmulo. Elas souberam deixar Deus conduzi-las. De fato, quandoseguimos a Jesus, no estamos sozinhos: Deus nos acompanha com sua graa.

    Como fizeram essas mulheres, o importante no desistir. Quantas vezes osproblemas da vida nos levam a desistir de lutar?! E o resultado o sabor amargodo fracasso. A atitude dessas mulheres como um tapa em nossa frieza espiritual.

    Somente quem experimentou o amor de Jesus transformando sua vida, capazde correr ao seu encontro. E Deus sempre surpreende quem nEle confia.

    Em Jo 20,1 est escrito: Viu a pedra removida do sepulcro. Alguns afirmamque a pedra foi removida para que Jesus sasse. Ser que Deus precisava de ajudapara sair? Seria o vencedor da morte to fraco a ponto de no ser capaz deempurrar a pedra do tmulo? Na verdade, nenhum tmulo poderia deter Jesusressuscitado. A pedra foi removida para que as mulheres pudessem olhar dentro.

    A est a manifestao do poder de Deus: Ele remove os obstculos que nosimpedem de ver e experimentar suas maravilhas. No podemos ficar parados. necessrio seguir o exemplo das mulheres do evangelho. Elas correram... Primeiropara ir ao tmulo e, depois, para falar do que viram.

    Precisamos buscar mais intensamente a Jesus e testemunh-lo. Muitas vezessomos lentos, demorados e vemos dificuldade em tudo. Ou nos cansamos facilmente.E a vamos abandonando nosso fervor.

    Quando os problemas escurecerem nossa vida, deixemos a luz de Cristo ilumin-la.

    Ressuscitar voltar vida, levantar-se, erguer-se... pelo poder de Jesus. Acada domingo, Deus nos atrai para receber o alimento dos ressuscitados: aEucaristia!!!

    FELIZ PSCOA!Maria Elza R.Lacerda

  • MARO / 2016 - Pg.: 05

  • MARO / 2016 - Pg.: 06

    O rio que virou novelaO nosso bom e velho Chico serve agora

    de cenrio e roteiro para a dramaturgiabrasileira. O rio que nasce em meio smontanhas de Minas e escorre por quase3.000 km at encontrar-se com o mar,inspirou o autor Benedito Ruy Barbosa, 84anos, a criar uma trama que envolve oconflito de duas famlias pela terra, pelagua e por amores, primeira vista,

    impossveis. Entregar ao veterano Benedito, que h 14 anos estava longe do horrionobre, parte da estratgia da Globo, que pretende levar ao espectador um enredomenos vinculado ao momento de crise por que passa o Pas. , na verdade, deixar delado enredos de violncia, favelas e trapaas absurdas para mergulhar em assuntosmais suaves e afetivos, buscando reavivar a brasilidade e o amor por nossa terra,to esquecidos ultimamente. Pelos primeiros captulos j podemos notar a fotografiaimpecvel do diretor Luiz Fernando Carvalho, a poesia e os bons dilogos (marcaregistrada do autor) e, claro, boas interpretaes de seu elenco. Agora, s nos restaesperar que a poesia transformada em novela resista s duras regras da audincia,sem perder o seu propsito de encantar.

    Zoolgico humanoMais uma saga BBB est chegando ao fim.

    Um formato sempre criticado, que sugereopinies controversas, vem insistentementeocupando a grade da maior emissora do Pash 16 anos. J recebeu as mais diversascomparaes e, recentemente, o prprioapresentador Pedro Bial comparou a suaatrao a um zoolgico humano.Comparao um pouco ingrata sepercebermos que num zoolgico existe apreocupao de selecionar suas espcies por

    habitat, ferocidade e tamanho. E, apesar de presas, expostas a observao humana,no entram em conflitos entre si. J com o tal zoolgico humano citado peloapresentador, a situao bem diferente. Colocam em um mesmo espao deconvivncia, pessoas com realidades, comportamentos e idades diferentes. Busca-se, segundo eles, numa seleo criteriosa, os perfis mais diversos para que seenfrentem, construam e destruam relacionamentos entre um episdio e outro.

    Agridem, reconciliam e, quando a harmonia parece surgir, a produo do programalogo se encarrega de criar situaes para que os conflitos retornem. Afinal, esse omotor da audincia! E o pior ver que, segundo a (questionvel!) interatividade dosespectadores, quanto mais ausente de valores, melhor o participante para aatrao. Existe, claro, a opo de mudar o canal ou desligar a TV. Mas, o que alarmante que no esta a prtica comum do espectador, pois muitos seacostumaram a esse produto, o que explica, obviamente, sua permanncia h tantosanos na TV. vida que virou show, privacidade que se tornou pblico, o imoralque se transformou em produto rentvel, o ser humano que est cada vez menosseletivo e mais propcio a manobras de mdia.

    E nesta histria de zoolgico, certamente a grande diferena que os animaisforam retirados de seus ambientes, contrariando sua natureza, enquanto outrospenduraram no pescoo uma placa com o preo de sua privacidade. Racionais?Irracionais? Quem?

    Dica de Cinema: Ressurreio, o filmeEstreou nos cinemas de todo Brasil, no dia 17 de maro, o filme Ressurreio,

    que tem recebido boas avaliaes quanto a sua produo e roteiro. Trata-se de umacontecimento s vsperas de um levante em Jerusalm, quando surgem rumoresde que o Messias judeu ressuscitou. Um centurio romano, incrdulo e obedienteaos seus lderes, enviado por Pncio Pilatos para investigar a ressurreio e localizaro corpo desaparecido do j falecido e crucificado Jesus de Nazar, a fim de subjulgara revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dvidassobre o evento milagroso comeam a sumir.

    O filme um convite a refletir sobre nossa f diante da Vida Nova oferecida porCristo. O padre Devair Arajo, da Arquidiocese de So Paulo, ressalta a importnciado filme para o catolicismo: Ressurreio apresenta os evangelhos de forma muitobem contada. Alm disso, o filme parte da morte de Jesus e de uma srie de fatosque levantam um questionamento profundo at nos dias atuais. Falar de Jesus hoje falar da f. Ento, diante da Ressurreio somos chamados a professar nossa f.

  • MARO / 2016 - Pg.: 07

  • MARO / 2016 - Pg.: 08

    Dentre as atividades doMovimento de Cursilho ao longodo ms de fevereiro, destacamosdois momentos marcantes: oprimeiro foi a ornamentao eliturgia da missa de Quarta-Feira deCinzas, presidida pelo Proco PePatriky e concelebrada pelo vigrioPe Joo Paulo. Juntos, eles noslevaram a refletir sobre o tempo demudana que a Quaresma nosprope.

    O segundo foi a realizao da1 Ultreia do ano de 2016, queaconteceu durante a Quaresma, tempo litrgico privilegiado para intensificar o caminho da reflexoproposta pelo ncleo Oliveira, com o tema O Manual da Converso. Atravs desse tema, fomosindagados sobre: Como fazer para nos tornarmos melhores? A reposta veio atravs da sbia homilia dePe. Marcus Vinicius, que nos ensinou que no uma questo de situao, mas de amor. S o amorconverte! preciso se atirar aos ps Daquele que nos ama apaixonadamente, como a mulher da rua nacasa de Simo. Descer a porta de nossas casas e abrir nossos cofres a quem precisa, do mesmo modoque Zaqueu. Arrependidos, chorar os nossos pecados e desamores, como Pedro, pois no h nenhumpecado que seja maior que o perdo de Deus. Confiantes, deixar que Deus nos molde, como barro nasmos do oleiro.

    Pe. Marcus Vinicius tambm nos levou a refletir que preciso amar e saber praticar esse amor, deforma que ele nos modifique e nos transforme. Finalizando, nos ensinou que, apesar do ditado popular

    Pau que nasce torto,morre torto, como filhosamados podemos atnascer tortos, mas eis queo Pai, em Sua infinitamisericrdia, nos mandou ogrande carpinteiro que,com amor, nos endireita. Ese ns assim o permitimos,transforma nossas vidas emaltar de amor e sacrifciopara o irmo.

    A converso aabertura do corao aoamor. Acontece por dentro,onde ningum v... SDeus que v no segredo.

    Fernanda Borges, Jos Roberto e Dalila

    O amor de DeusEstamos vivendo o Ano da misericrdia, um

    momento de graa para todos ns. Alm deexperimentarmos a misericrdia que vem de Deus,podemos ser canais dessa graa. O amor do Pai noschama ao compromisso e ao testemunho de vida, sendoluz para o mundo que, tantas vezes, caminha nas trevas.S o amor de Deus nos preenche e nos faz criaturasdiferentes, capazes de iluminar a vida de outraspessoas.

    o amor que nos faz desprendidos deste mundoem que vivemos e cheios da graas de Deus; amorque aproxima, cada vez mais, o nosso corao docorao do Pai, numa comunho, que santifica, libertae salva.

    Ter misericrdia possuir o mesmo sentimento deJesus, fazendo o bem especialmente aos pobresmarginalizados, os que perderam a esperana.

    A grande revelao de Jesus que Deus nossoPai e nos ama com amor eterno.

    Para que a Pscoa do Senhor seja bem celebrada,vivamos este tempo com gestos significativos de amor,doao e converso.

    Dona Z

    Medicina NaturalHera Terrestre

    uma plantarasteira queexerce aotnica, excitanteeantiespasmdicasobre os rgosrespiratrio edigestivo. , porconseguinte ,um anticatarral,estomquico. Emprega-se esse vegetal nas afecescatarrais das mucosas, principalmente nas das viasrespiratrias. Facilita a expectorao e combate assecrees mrbidas do catarro e tambm a tosse.

    usada tambm nas debilidades do estmago,dispepsias, flatulncias.

    A hera terrestre , outrossim, diurtica.Fonte: As plantas curam

    Otaviana de Moraes Ferreira

  • MARO / 2016 - Pg.: 09

  • MARO / 2016 - Pg.: 10

    A cada dia, uma nova ressurreio, deixando ohomem velho morrer e dando oportunidade paraesvaziarmos o sepulcro e construirmos moradapara o homem novo.

    A experincia de escrever uma lio de vida to infinita que, de maneira extraordinria, estacoluna tem hoje uma misso diferenciada: sintetizara grandiosidade de Jesus Cristo, algum que nostrouxe a maior lio de vida quefoi se fazer homem, num gestolindo de amor entre Deus e ahumanidade .

    Jesus, o Filho de Deus, o Filhodo carpinteiro Jos e de Maria.Mestre das palavras, Cordeirovivo da esperana, sinnimo depaz. Foi peregrino, caminhoupor entre o povo catequizandoas primeiras comunidades... oSenhor ressuscitado, vencedordo pecado e da morte; tornou-

    se caminho, verdade e vida para todos ns.Jesus a maior lio de vida escrita pelas mos

    do Criador. Comungou com o Pai o desejo de nossalvar e de nos fazer mais prximos de seu Reino.Venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia. Econvida cada um de ns a renascer com Ele emSua Pscoa e se tornar tambm seu discpulo emmisso.

    Assim, na pessoa do Cristo, existem milhares depessoas escrevendo lindas histrias de vida. Pessoassimples, que trazem na sua essncia a doura de sefazer Igreja. Somam sua f, a virtude de seremmultiplicadores da Palavra de Deus, evangelizandoo mundo. Tantos Jos, Pedro, Joo, Francisco,Maria, Isabel, VOC... Todos aqueles que aindaacreditam e procuram construir um mundo melhor.Todos os que fazem a Igreja ser viva, queperseveram e afirmam que todo o tempo tempode fazer o bem.

    VOC que entende que a Pscoa converso,luz, renascimento, f, fraternidade. Que entende sera Pscoa uma cano que se reveste da alegria,entoando um hino de louvor ao Pai que nosentregou seu Filho para lavar na cruz os nossos

    pecados, dando-nos achance de despojarmosdo erro para celebrarmosa vida.

    VOC que aqui j foirepresentado por muitos.Nem precisamos citarseus nomes porque, emcada lio de vida quelemos neste jornal, naverdade estamos lendouma lio de amor

    LIES DE VIDA

    Filhos do amorrenovada em cada irmoque abraou overdadeiro sentido daPscoa. Voc quecomunga todos os diasdo amor de Deus e doamor de Sua Igreja.

    Na lio de vida destems, que fique a imagemde Jesus Cristodesenhando todos ns,que podemos serexemplo de vida numEvangelho que se podechamar de amor!

    FELIZ PSCOA!Que a renovao, que o renascimento que o

    momento nos prope, rompam elos com umpassado de falhas ou erros, e nos conduzam plena justia e verdade, em lies que eternizam avida!

    Ktia Margaret Giovani

  • MARO / 2016 - Pg.: 11

  • Calendrio ParoquialMARO

    27/03 Pscoa do Senhor09:00 h Missa na Igreja Matriz10:00 h Celebrao de Batizados - Igreja Matriz19:30 h Missa e Coroao de N.Senhora Praa da Matrizseguida de Procisso do Triunfo

    28 a 31 Semana de descanso dos padres28/03 Dia da Comunidade - Celebrao Palavra nas Comunidades

    20:00 h Tero dos Homens - Igreja Matriz29/03 19:00 h Seminrio de Vida no Esp.Santo RCC

    C.Catequtico30/03 20:00 h Ultreya Cursilho - Centro Catequtico31/03 07:00 h Missa na Igreja Matriz

    Viglia Eucarstica o dia todo18:00 h Viglia Eucarstica das Comunidades19:00 h Bno do Santssimo e Missa com as famlias

    ABRIL01/04 18:00 h Reunio do Apostolado da Orao - Igreja Matriz

    19:00 h Missa na Igreja Matriz19:30 h Missa na Fazenda de Vaninho e Andrisa (Festa de SoSebastio da Com. N. Sra. das Vitrias)

    02/04 19:30 h Missa na residncia de Jos Amncio eMaura (Festa So Sebastio Com. N.Sra. das Vitrias)

    03/04 16:00 h Missa na Capela da Capetinga - Com. N. Sra. dasVitrias (Festa de So Sebastio)

    04/04 08:00 h Reunio do Clero - LuzDia da Comunidade - Celebrao Palavra nas Comunidades20:00 h Tero dos Homens - Igreja Matriz

    05/04 19:00 h Missa na Igreja Matriz19:30 h Reunio dos Ministros da Palavra - Salo So Carlos

    06/04 18:00 h Missa na Comunidade rvore da Vida18:00 h Atendimentos de Confisses - Secretaria Paroquial

    07/04 07:00 h Missa na Igreja MatrizViglia Eucarstica o dia todo18:00 h Viglia Eucarstica das Comunidades19:00 h Bno do Santssimo e Missa com as famlias19:30 h Missa de Entrega do EAC - Centro Catequtico

    08/04 19:00 h Missa na Comunidade Imaculada Conceio09 e 10 Encontro do EAC - Centro Catequtico11/04 Dia da Comunidade - Celebrao Palavra nas Comunidades

    20:00 h Tero dos Homens - Igreja Matriz12/04 19:30 h Missa na Comunidade Santa Teresinha

    19:30 h Missa na Comunidade N. Sra. de Ftima13/04 18:00 h Missa na Comunidade rvore da Vida

    19:00 h Missa na Comunidade So Jos Operrio19:00 h Encontro Diocesano RCC Parquia So Sebastio

    14/04 07:00 h Missa na Igreja MatrizViglia Eucarstica o dia todo18:00 h Viglia Eucarstica das Comunidades19:00 h Bno do Santssimo e Missa com as famlias19:30 h Avaliao EAC - Centro Catequtico19:30 h Reunio Paroquial da Catequese C.Catequtico

    15/04 19:00 h Missa na Comunidade So Pedro19:00 h Missa na Comunidade So Cristvo

    16 e 17 Encontro de Noivos - Centro Catequtico17/04 17:00 h Missa na Comunidade N. Sra. das Vitrias

    OBS.:Domingo: 07:00, 09:00, 18:00 e 19:30 h Missa na Matriz So

    Carlos Borromeu10:30 h Missa na Capela So Judas Tadeu

    Segunda-Feira: 07:00 h Celebrao da Palavra Matriz SoCarlos Borromeu

    Tera Sexta-Feira: 07:00 h Missa na Matriz So CarlosSbado: 07:00 e 19:00 h Missa na Matriz So Carlos

    19:00 h Missa na Igreja do Rosrio

    MARO / 2016 - Pg.: 12

    PARQUIA SO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

    importante a entrega do seu dzimoAlm de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial, demonstraconscincia crist: um ato de amor e gratido para com Deus. Ele realiza trs grandesdimenses: religiosa social e missionria. Juntos e unidos na f,conseguimos tudo aquilo que necessrio para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com voc, apresentamos aprestao de contas da nossa Parquia e a forma como aplicado o

    dzimo que voc entrega

    Plano Financeiro ParoquialMS de FEVEREIRO / 2016

    0 SALDO DO MS ANTERIOR R$ 9.539,431 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 54.215,501.1 Dzimo R$ 28.950,451.2 Esprtulas diversas (batizados, casamentos, certides) R$ 615,001.3 Coletas ordinrias R$ 12.700,801.4 Donativos diversos R$ 2.724,651.5 Alienao de bens1.6 Coletas especficas1.7 Festas e Promoes1.8 Outras receitas

    SOMA (0 + 1) R$ 63.754,932 SADAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 111.482,202.1 DIMENSO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2++2.1.8) R$ 32.268,982.1.1 Manuteno do culto R$ 2.322,872.1.2 Evangelizao R$ 9.903,602.1.3 Manuteno de veculos R$ 2.160,492.1.4 Plano de sade e outros (Sacerdotes) R$ 889,952.1.5 gua, luz, gs, correio, telefone, seguro R$ 1.823,112.1.6 Casa paroquial R$ 3.875,782.1.7 Material de escritrio e limpeza R$ 1.206,622.1.8 Despesas com pessoal R$ 10.086,562.2 DIMENSO SOCIAL (2.2.1 + .) R$ 89,262.2.1 Assistencia e promoo social (pessoas carentes, enfermos, encarcerados) R$ 89,262.3 DIMENSO MISSIONRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 4.499,092.3.1 Contribuio Mitra (Cria Diocesana) R$ 4.499,092.3.2 Coletas Especficas (repasse)2.3.3 Esprtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formao missionrios (aux. comunidades, cursos de formao,

    transporte,aluguis,etc).2.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 74.624,872.4.1 Despesas financeiras e tributrias R$ 212,402.4.2 Cngruas, Seminrios, Conservao e Recuperao R$ 40.509,972.4.3 Retirada para aplicao R$ 33.902,502.4.4 Construo Centro de Eventos Social Centro Catequtico2.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 31.485,95

    SOMA (2 + 3) R$ 142.968,15Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 14.444,60

    Pe. Patriky Samuel Batista Conselho Paroquial de Assuntos Econmicos

  • MARO / 2016 - Pg.: 13

    . Pr-Misso

    SSVP Herbert Santos

    Nos dias 13 e 14 de fevereiro, na sede do ConselhoCentral So Carlos Borromeu, foi realizada a pr-misso.O trabalho, que contou com os missionrios do Conselho

    Nacional do Brasil, um marco na histria da Sociedade So Vicente de Paulo emLagoa da Prata. Os confrades e conscias da regio aguardavam ansiosos por estemomento.

    Geraldo Santos, presidente do Conselho Central de Lagoa da Prata, junto com osmissionrios do Conselho Nacional do Brasil, confrades Jos Marcos, Luiz Fernando,Edvaldo e Jos Carlos; conscias Ada, Norma, Margarete, Gleicy e Joanita.

    Almoo de Natal S S V P

    . ANIVERSRIOSNos dias 17/02, 19/02 e 10/03, na sede central da

    SSVP, foram celebrados os aniversrios dasconferncias Santo Agostinho, Nossa SenhoraAparecida, Santo Antnio, So Pedro e ImaculadaConceio, que comemoraram 34, 84, 54, 41 e 38 anos,respectivamente.

    Que So Vicente abenoe essas conferncias paraque continuem trilhando os caminhos da caridade.

    . Visita do CNBA conscia Juliana Alves, 1 secretria do Conselho Nacional do Brasil (CNB),

    representou a conscia e presidente Emlia Gernimo em visita ao Conselho Centralde Lagoa da Prata. Foi a primeira vez, em seus 90 anos de existncia em Lagoa daPrata, que recebemos o CNB.

    Juliana visitou os confrades Joo Fonseca de Menezes (conferncia N. Sra doCarmo), Geraldo Pinto (conferncia N. Sra do Rosrio) e as conscias Maria MadalenaS. Menezes (conferncia N. Sra do Carmo) e Maria Helena (conferncia MeninoJesus), alm do Lar dos Idosos So Vicente de Paulo.

    . Combate ao Aedes AegyptiVisando conscientizar

    as pessoas sobre aimportncia do combateao Aedes Aegypti, osjovens da confernciaNossa Senhora das Doresesto realizando acampanha "Pegue pesadocom o Aedes Aegypti ouele derruba voc".

    O Conselho Central deLagoa da Prata parabenizaos jovens vicentinos poressa iniciativa e convidatoda a populao para ajudar na luta contra o mosquito.

    . PscoaPscoa amor, fraternidade, unio.Cristo morreu, mas ressuscitou. E garante-nos a vida eterna. Ensinou-nos tambm

    a matar nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes.O Conselho Central da SSVP deseja a todos uma Feliz Pscoa!Departamento de Comunicao (Decom)

    SSVP Lagoa da Prata

  • MARO / 2016 - Pg.: 14

  • MARO / 2016 - Pg.: 15

    HORRIO DE VIGLIAQUINTA E SEXTA-FEIRA SANTA

  • MARO / 2016 - Pg.: 16

    Em tempos de PscoaEstamos nos

    aproximando da Pscoa.Esse um tempo em queos homens (infelizmentenem todos) param umpouco para olhar paradentro de si mesmos. Omistrio da f e a presenaforte de Cristo no coraode muitos os faz repensaro significado da vida e o papel da humanidade depois de Suapassagem pelo mundo. A Pscoa tem o significado de uma novavida, de um recomeo, sempre direcionado para a luz do amor aDeus, ao prximo e vida. um tempo de semear esperanas, derenovar a f e de aproximar as pessoas. So felizes aqueles quecelebram a Pscoa no verdadeiro sentido dela, buscando ainspirao divina para iluminar suas vidas. Porm, grande onmero de pessoas que s enxergam essa festa sob a ticacomercial, cujo nico objetivo presentear amigos com ovos dechocolate, uma tradio oportuna para gerar lucros com a ocasio.E mais ainda, so os indiferentes, aqueles que continuam alheiosaos ensinamentos de Cristo e que trilham o caminho do egosmo,da violncia e da criminalidade.

    Vimos recentemente nossa cidade despertar sob o alarde deuma operao policial, numa fora tarefa cujo objetivo era ocombate ao trfico de drogas. E acordamos assustados com apriso de vrios jovens envolvidos nesse crime asqueroso, onde aspessoas ganham dinheiro com a desgraa e a destruio daquelesque so dependentes do vcio que eles alimentam. um crime quese estende na surdina, tramado s escuras, annimo para a suasobrevivncia. Tem o medo como escudo e a morte como exemplopara aqueles que fogem s regras. E se no tratado com aseriedade que merece, esse crime se expande como uma teiainvisvel diante dos olhos da sociedade, que s v as sequelasquando os jovens sucumbem e comeam as evidncias do vcio, oqual atinge no s o dependente, mas tambm desestrutura asfamlias envolvidas.

    Em tempos de Pscoa, situaes como essas nos fazem pensarno papel da Igreja e da sociedade. Cabe famlia a formao deseus filhos, abrir seus olhos para o mundo e faz-los ver os perigosque os cercam diariamente. E mais do que isso: faz-los entendero significado da vida, a noo dos valores e a compreenso dobem e da honra, para que no se deixem enveredar pelo caminhodo consumismo e da extrema valorizao dos bens materiais quehoje tomam conta da sociedade Pois esse um dos principaismotivos que levam nossos jovens a passarem por cima de tudopara conseguir realizar seus sonhos de consumo da forma maisrpida possvel, quando no tm escrpulos.

    Infelizmente, a mensagem diria que temos todos os dias namdia o estmulo aquisio de produtos cada vez mais atrativose sedutores. Se os pais no tm tempo ou preparo para ensinaraos filhos o caminho certo para que realizem seus sonhos, elespossivelmente iro aprend-lo nas ruas, sem a base necessriapara discernir entre o bem e o mal.

    A Pscoa pode ser um tempo para refletir o perfil consumistada sociedade atual e levar as pessoas a se posicionarem sobre aimportncia do ter e do ser, que tanto tem confundido as pessoasna construo de seus sonhos nos dias de hoje. E a relao famlia,Igreja e escola essencial para que os verdadeiros valores sejamtrabalhados na formao de nossas crianas e jovens. Para que asociedade no se torne, cada vez mais, vazia e mesquinha,enquanto a aparncia cada vez ressalte mais um patamar aquisitivode opulncias que no trazem a felicidade quando o alicerce sujo, e a riqueza tem donos de coraes vazios.

    Maria do Rosrio Bessas

    Campanha da Fraternidade EcumnicaAs Campanhas da

    Fraternidade Ecumnicasfortalecem os espaos deconvivncia entre asdiferentes Igrejas. Odilogo e o trabalhoconjunto em favor do bemcomum so testemunhosimportantes que podemosoferecer para a sociedade.Afinal, Jesus sempre secolocou aberto escuta,s partilhas e a uma boaroda de conversa(conforme Joo 4; Marcos8,1-9). Por isso, estaCampanha da FraternidadeEcumnica deve nosmotivar a irmos aoencontro de todas aspessoas catlicas,evanglicas, espritas,outras religies e atmesmo no crentes paraque, juntos, encontremosaes conjuntas quefavoream o cuidado coma nossa Casa Comum.

    Casa Comum, nossaresponsabilidade, umtema que nos orienta aatuarmos coletivamenteem favor da elaborao,implementao eacompanhamento dosPlanos Municipais deSaneamento Bsico. Asresponsabilidades socoletivas, pormdiferenciadas:

    * O poder pblicotem a tarefa de realizar asobras de infraestrutura,implementar o PlanoMunicipal de SaneamentoBsico, garantir a limpezado espao pblico e fazera coleta seletiva do lixo.

    * Os cidados tm atarefa de no jogar lixo nasruas e zelar pelos espaoscoletivos.

    Essas atitudes poderonos aproximar do sonhodo profeta Ams, que ode ver o direito brotar

    como fonte e correr a justiaqual riacho que no seca(Ams 5,24).

    Vamos conheceralgumas atitudes que

    podemos assumir* NA SUA CASA A

    gua usada comeconomia? Voc sabe seo esgoto coletado de suacasa tratado? Voc seincomoda e denunciaquando v um vazamentode gua em sua rua? Quando sai de um cmodoiluminado, tem o costumede apagar a lmpada? Qual o destino que voc dao leo de cozinha que nopode ser reutilizado?

    * NO SEU BAIRRO H rede de gua encanada? H coleta regular do lixo? H o costume de cobrardas autoridades,providncias prprias dopoder pblico?

    * NA SUA CIDADE Agua de qualidade? Hestaes de tratamento doesgoto? Existemcooperativas populares dereciclagem dos resduosslidos? Quando haprovao de projeto deconstruo de um imvel, oesgoto levado emconsiderao?

    Um gestoconcreto pessoal

    Temos uma proposta

    emocionante: cuidar daCasa Comum que Deusnos deu e fazer dela umlugar saudvel, no qual afraternidade e a justiacorram como rios de guaviva. Que Deus nos ajudea viver com alegria eresponsabilidade essabonita misso! Como sinaldesse compromisso,propomos que realizemoso esforo de evitar oconsumismo e odesperdcio dos alimentos.Que faamos um dia dejejum, doando aos maispobres o que noconsumimos nesse dia.

    Tudo o que fizermosprecisa ser impulsionadopela graa de Deus, queilumina nossodiscernimento, fortalecenossa disposio, no nosdeixa desistir do amorfraterno e far nossotrabalho produzir frutosmelhores e maispermanentes. Portanto,orando e celebrando,entreguemos a Deus oservio que queremosprestar, para que Deussempre nos inspire acaminhar a seu lado napreservao do bonito esaudvel ambiente quenos ofereceu na criao.

    (Trecho do TextoBase da CFE 2016)

  • MARO / 2016 - Pg.: 17

  • MARO / 2016 - Pg.: 18

  • MARO / 2016 - Pg.: 19

    IMPOSTO DE RENDA PESSOA FSICACARN-LEO

    Denomina-se carn leo a obrigao de recolhimento mensal doimposto de renda a que esto sujeitos alguns contribuintes,principalmente os profissionais liberais que recebem rendimentos depessoas fsicas e cujo valor mensal ultrapassa o limite de iseno databela do imposto de renda.

    Quem est obrigado a recolher o Carn-Leo?Toda a pessoa fsica residente no Brasil que receber: Rendimentos de outras pessoas fsicas que no tenham sido

    tributados na fontel, tais como decorrentes de arrendamento,subarrendamento, locao e sublocao de mveis ou imveis. E osdecorrentes do trabalho no assalariado, assim compreendidas todasas espcies de remunerao por servios ou trabalhos sem vnculoempregatcio;

    Rendimentos ou quaisquer outros valores recebidos de fonte doexterior, tais como, trabalho assalariado ou no assalariado, uso,explorao ou ocupao de bens mveis ou imveis, transferncias ouno para o Brasil, lucros e dividendos;

    Emolumentos e custas dos serventurios da Justia, comotabelies, notrios, of icia is pblicos e demais servidoresindependentemente de a fonte pagadora ser pessoa fsica ou jurdica,exceto quando forem remunerados exclusivamente pelos cofres pblicos;

    Importncias em dinheiro a ttulo de penso alimentcia, em facedas normas do direito de famlia, quando em cumprimento de decisojudicial ou acordo homologado judicialmente, inclusive alimentosprovisionais;

    Rendimentos de transporte de carga e de servios com trator,mquina de terraplanagem, colheitadeira e assemelhados, considerando-se tributvel 10%, no mnimo, do rendimento bruto; e

    Rendimento de transporte de passageiros, considerando-setributvel 60%, no mnimo, do rendimento bruto.

    Tendo sido vivenciado o tempo da Quaresma e com achegada da Pscoa, desejamos que possamos viver umavida de liberdade plena, coma certeza de que Cristo o caminho, a verdade ea vida.

    Feliz Pscoa!

    Estamos no ms demaro e no poderamosnos esquecer de So Jos,modelo de esposo e pai. Ah,se em todas as famlias ospais olhassem para So Jose, a seu exemplo, sedeixassem guiar...

    Assumindo o papel de paiadotivo de Jesus, formou oMenino Deus dentro dospreceitos religiosos de seupovo (Lc 2,21-52) com omesmo carinho que oensinou na sua profisso decarpinteiro. Sob o olhar daf, podemos imaginar SoJos cuidando e protegendo

    So Jos: modelo de esposo e pai(19 de maro)

    sua famlia (Mt 2,13-23),assim como todo clima depaz e respeito a predominarneste santo lar. Asdificuldades enfrentadasforam vencidas na f deque Deus estava com ele.Certamente, Jesus, aoolhar seu pai adotivo, podiacontemplar o homem justo.

    Olhando para nossafamlia, ser queencontramos a verdadeirapresena paterna? Qual opapel do pai na sua famlia?No que ele se assemelha aSo Jos? Infelizmente,muitos homens tmvergonha de expressar suaf; outros esto topreocupados com os bense valores materiais, que seafastam de Deus e de suafamlia. Sua presena setorna apenas uma sombra.E sabemos que a ausnciapaterna causa de muitosproblemas para os filhos.

    Precisamos rever osvalores que regem nossafamlia e nos espelhar na

    3 Princpio:Os recursos so limitados

    Estamos numa fase de transio,onde as pessoas tm esquecido aimportncia do ser para o ter. E aconsequncia disso visvel: cada vezmais encontramos pessoas insatisfeitas einfelizes. Isso porque no o queadquirimos que nos faz felizes; mas, sim,

    em quem nos tornamos.Queremos ser uma fonte ilimitada de recursos para nossa

    famlia. Queremos que tudo d certo. E imaginamos que,quando estamos frente do barco, temos o dever deresolver todos os problemas sem o direito de errar ou deestar cansados, meio doentes, precisando de ajuda.Passamos sobre ns mesmos, desrespeitando os nossoslimites.

    necessrio respeitar os prprios limites e mostrar aosfilhos que eles devem ter limites e os respeitarem tambm.

    O NO necessrio. Quando dizemos SIM, mas ficamospreocupados e arrependidos, sinal de que passamos doslimites (tive que fazer). Demonstra que tal atitude foitomada devido cobrana do outro. E o responsvel poressa situao de preocupao e stress nossa por notermos sido capazes de dizer no.

    Sejamos pessoas gratas, pois somente quando passarmosa agradecer pelo que nos foi dado que a abundnciaacontece em nossas vidas. Os recursos tornam-se limitadosporque falta-nos gratido pelo que j temos e pelo quesomos. Por isso, devemos sempre reconhecer os benefciosj recebidos. A gratido nos faz valorizar tudo que nos cerca.Esse estado de esprito deve ser incorporado em ns paraque tenhamos uma melhor qualidade de vida.

    O ser humano sente necessidade de ser amado, livre, til,elogiado e reconhecido.

    necessrio, tambm, mudar o foco de consumismo(lembrando que somos espelhos para nossos filhos). No possvel que eu viva comprando e exija que meu filho faadiferente.

    bastante comum nos pegarmos pedindo... Porm, comque regularidade costumamos agradecer?!

    Quando comear a agradecer? Agora.Elisngela

    Amor Exigente

    vida daqueles que, como SoJos, souberam viver suamisso de pais e educadoresde seus filhos. Que beloexemplo para os filhos verum pai que reza, l a Palavrade Deus e dela faz direopara sua vida.

    Nos dias de hoje, mais doque nunca, devemos dar oexemplo de coerncia coma f que dizemos ter. Aqueleque educa seu filho nocaminho do Senhor ter suarecompensa, pois todoensinamento e exemplodeixar sua marca nocorao, isto , todasemente plantada em terraboa e preparada, produzir,a seu tempo, o frutoesperado.

    Roguemos para que SoJos interceda peloshomens, a quem o Senhornosso Deus confiou a sublimemisso de serem pais.

    Rosa M. D. A. Aguirre(Revista Brasil

    Cristo)

  • MARO / 2016 - Pg.: 20

    Ao entre amigosNo dia 08 de maio, s 21:30 h, ao lado

    da Igreja Matriz de So Francisco,estaremos sorteando um FUSCA BRANCO83. Tambm teremos barraquinhas e showde prmios.

    Para concorrer, adquira seu bilhete comas lideranas de nossas comunidades,pastorais e movimentos, ou na secretariaparoquial.

    Participe conosco!

    Semana SantaDOMINGO DE RAMOS

    Feliz Pscoa!Viver a pscoa nos

    inspirarmos no exemplomaior daquele que sesacrificou para nos salvar; abrir o corao para o novoe depositarmos nossa fnaquilo que acreditamos.

    Que todos vejam noCristo ressuscitado,inspirao e motivao parasuas vidas.

    Que seu exemplo deamor sirva de lio paratodos ns!

    Tenham uma feliz e santaPscoa!

  • MARO / 2016 - Pg.: 22

    1 dia do Trduo As dores da infnciaResponsvel: Setor Nossa Senhora do Rosrio

    Matriz So Carlos Borromeu

    Semana das Dores14 a 18 de maro

    Refletindo as dores de Maria

    2 dia do Trduo As dores dacrucifixo

    Responsvel:Setor SoCristvo

    Matriz So CarlosBorromeu

    3 dia do Trduo As dores do lutoResponsvel: Setor Nossa Senhora de Ftima

    Matriz So Carlos Borromeu

  • MARO / 2016 - Pg.: 23

    SEMANA SANTA - PARQUIA SO CARLOS BORROMEUOh noite de alegria

    verdadeira,que une de novo o cu

    e a terra inteira.Queridos paroquianos,que a paz do

    Ressuscitado esteja emcada corao!

    Pscoa daMisericrdia!

    Que a alegria deste AnoJubilar, proposto pelo PapaFrancisco Igreja, desperte os nossos coraesa fim de anunciarmos ao mundo que seu amormisericordioso capaz de renovar as nossasvidas. Ele est vivo no meio de ns! Eis a certezada nossa f.

    A cada ano fazemos os nossos propsitos parao tempo quaresmal. Queira Deus que taispropsitos fecundem nosso compromissosolidrio com os irmos e irms mais abandonadose excludos.

    Deus se fez solidrio e nos ensina o caminhoda solidariedade e do amor ao prximo. Por essarazo, fao um convite: vamos tambm agora,no tempo pascal, eleger um propsito de vidanova? Como ser sinal do ressuscitado em nossasfamlias, comunidades e na sociedade?

    Vivamos com entusiasmo os propsitos denova vida! Pscoa da Misericrdia! tempo derenovar o corao com a luz do Senhor, que nosenvia em misso. Que este novo tempo litrgicoinaugure um novo tempo em nossos coraes.Que a Palavra de Deus fecunde o cho de nossavida a fim de servirmos ao Senhor com alegria erenovado ardor missionrio.

    Feliz Pscoa!A todos meu abrao fraterno e minha

    bno!Pe. Patriky Samuel Batista

    Proco da Parquia So Carlos Borromeu

    Alguns momentos da Semana Santarealizada na Parquia So Carlos Borromeu.

    20/03 - Domingo de Ramos

    s 10:00 h, foi celebrada Missa com Bno dos Ramosna Fazenda de Recuperao Novo Caminho, presidida porPe Joo Paulo.

    17:00 h, incio da Celebrao comBno dos Ramos de frente o SAAE.

    Procisso e continuao daCelebrao na Praa da Matriz

    19:30 h, missa na Praa da MatrizProcisso com a imagem de Nosso Senhor dos Passos

    seguindo para Igreja Nossa Senhora do Rosrio

    05:00 h - Via Sacra na Comunidade Nossa Senhora deFtima

    As estaes foram meditadas em vrias casas, comencerramento no Salo Comunitrio

    21/03 Segunda-Feira Santa

  • MARO / 2016 - Pg.: 24

    EscaladaQuero alcanar a Sua graa, Senhor!

    Praa Cel. Carlos Bernardes, 141.Fone (37) 3261-1247

    So oferecidos:livros, CDs, imagens, cartes

    diversos, artigos religiosos emgeral, papelaria em geral.

    Na Quaresma, vivemos um perodo de converso caracterizado pelaorao, pela esmola e pelo jejum. Era preciso que nosso corao fosseprofundamente tocado e preparado nesse tempo de quarenta dias paraque nos convertssemos inteiramente a Deus.

    Assim, finalmente, a Pscoa chegou! A Pscoa uma grande festa quedeve alegrar verdadeiramente a nossa vida, pois Jesus Cristo venceu amorte! Ele, que se fez homem e morreu por ns, pagou pelos nossospecados na cruz e assim nos deu vida nova: Se algum est em Cristo, uma nova criatura. As coisas antigas passaram: tudo foi renovado. (2Cor5,17)

    Portanto, nosso Deus um Deus que renova todas as coisas! NessaPscoa, nos tornamos cheios da Sua graa e, se estamos em Cristo, tambmns renascemos. Por isso, tempo de recomear, renovar nossa esperanae confiar novamente. preciso que nos tornemos novos jovens, inspiradospelo Esprito Santo, deixando assim as coisas antigas para trs e nos lanandointeiramente ao encontro de Jesus, que ressuscitou dos mortos.

    Por isso, cabe a cada um de ns criar o desejo de seguir em frente emnossos desafios e em nossa caminhada crist. Se Jesus Cristo venceu, comEle ns tambm venceremos.

    Que nossa juventude tenha sua f renovada pela certeza de que JesusCristo, que deu a vida por ns, est vivo, e de que Ele vive no meio de ns!

    NOTCIAS DO EAC

    Cuidando de nossa casa comumNo domingo, dia 28/02, o EAC, em parceria com o MAC e o Rotary Clube de

    Lagoa da Prata, plantaram aproximadamente 400 mudas de rvores s margensda Rodovia MG-170. Essa foi a 4 etapa de um projeto desenvolvido pelo Rotaryque pretende plantar, at o final, 5000 mudas de rvores em nosso municpio. Oencerramento dessa atividade aconteceu na praia municipal, com a presena dePadre Joo Paulo, que abenoou a todos e tambm deu sua contribuio plantandorvores.

    So iniciativas como essa que contribuem com a natureza to prejudicada. Enos do a esperana de, no futuro, contarmos com grandes rvores em nossaregio.

    95 EAC da Parquia So Carlos Borromeu com grande alegria que entramos nas preparatrias para o 95 EAC da

    Parquia So Carlos Borromeu. No dia 13 de maro, recebemos o nosso amigoPierry, que falou da necessidade de servirmos com amor e humildade.

    Um encontro feito, em primeiro lugar, por sua espiritualidade, pela presenade Cristo. Depois, cada irmo, em sua pequena contribuio, seja ela na sala,cozinha, secretaria, externa, msica, liturgia, ordem e limpeza, faz a sua partedoando o melhor de si.

    Que o Senhor nos abenoe nesta misso e que possamos ser instrumentos deSua vontade.

    Seguir o caminho da santidade no fcil. O mundonos oferece tantas coisas que carregam uma certafelicidade. Porm, uma felicidade momentnea quedepois passa, trazendo um grande vazio em nossocorao. Exemplo disso o pecado. Quando estamospecando, estamos conscientes de que aquilo no bom.Embora fiquemos satisfeitos por um curto tempo, depoisvem o remorso e o vazio.

    O que vale refletir se cometemos o pecado esentimos apenas remorso e voltamos a pecar, ou serealmente nos arrependemos e buscamos orar e vigiarpara que o mesmo no se repita. O que deve ser feito exatamente esta reflexo: queremos nos afastar do

    Apresentao doGrupo Laranja

    pecado e buscar a santidade? O caminho realmente no fcil, exige sacrifcio e humildade.

    E como nos afastar do pecado? A resposta simples:devemos nos fortalecer na f, orando, vigiando,jejuando, servindo e confessando. A consequncia denos sacrificarmos sentir a misericrdia de Deus. Eessa felicidade no momentnea. Ela nos completa enos fortalece.

    Estamos vivendo um tempo importante. A Pscoasignifica vida nova, oportunidade de refletir, assumir eviver a misericrdia de Deus. E se em nossa caminhadativermos que fazer sacrifcios, pensemos que ELE sofreutanto por ns e no nos cobrou nada, ou seja era mesmoAMOR. A graa de Deus no se compara a nenhumafelicidade momentnea (pecado), pois nos traz umafelicidade que nos preenche e exala a Sua essncia.

    MensagemO Grupo de Jovens Escalada deseja a todos uma

    Feliz Pscoa!Que possamos entender o verdadeiro significado

    desta data e buscar, cada vez mais, a graa e amisericrdia de Deus.

    Laene Oliveira

  • MARO / 2016 - Pg.: 25

    Antnio Carlos Dayrell GontijoBICHO SOLTO Palavras do Papa

    Catequese

    Aconteceu, neste ms de maro, no Salo Paroquial,mais uma especial Formao para os Catequistas. Otema foi: o Ano Santo da Misericrdia, com LudmilaRocha Dorella, da Comunidade rvore da Vida. Houveum estudo sobre a Bula de Proclamao do JubileuExtraordinrio da Misericrdia, partilha em grupos ereflexo sobre o Ano da Misericrdia.

    Tambm tivemos uma bela homenagem pelo Dia daMulher.

    Como bom aprender! A cada Formao, umaoportunidade de crescermos na f e na sabedoria quevem do Senhor.

    Como bom sabermos que a vida da Igreja amisericrdia.

    Todos ns, catequistas, queremos viver este AnoJubilar luz da Palavra do Senhor: misericordiosos comoo Pai.

    Que Deus abenoe sempre nossa misso.E a todos os catequistas aniversariantes de maro,

    nossos parabns e votos de sade e paz.Leila Melo - Catequista

    Os caadores da noite enluarada resbunamenquanto parceiras e presas fogem ao seu alcance.Pretos, brancos e pardos se misturam no calor de

    luzesque circundam ruas, praas e caladas.

    Domsticos e selvagens, grandes e pequenos,os felinos vm de todas as partes

    inspirarem poetas, artistas e mambembes.

    Habitam nossa imaginao,retribuindo com carinho qualquer afeto que recebem.

    Eles so os gatos e vivem livres na natureza.Trechos da homilia do Papa Francisco em

    missa celebrada em 15/03/2016, em SantaMarta. Versou sobre o mistrio do sofrimentoe morte de Jesus que se fez pecado pelasalvao do homem. No centro da reflexo doPontfice, esteve a imagem da serpente,portadora de uma mensagem.

    A serpente, disse o Papa, o primeiroanimal mencionado no livro do Gnesis, e recordado como o mais astuto. A serpentevolta, e o trecho evocado no livro dos Nmeros(21, 4-9) quando se narra o modo como, nodeserto, o povo murmurava contra Deus econtra Moiss: O Senhor enviou serpentesardentes entre o povo. Elas morderam aspessoas, e um grande nmero de israelitasmorreu. Ento o povo arrependeu-se, pediuperdo. E Deus ordenou a Moiss: Faz para tiuma serpente ardente e coloca-a sobre umposte. Todo aquele que for mordido, olhandopara ela, ser salvo. O Pontfice comentou: misterioso: o Senhor no faz morrer asserpentes, poupa-as. Se algum era mordidopor uma serpente e olhava para a serpente debronze, conservava a vida. Portanto, aserpente fora elevada para obter a salvao. Noevangelho de Joo (8, 21-30), Jesus, ao debatercom os doutores da lei, lhes fala claramente:se no crerdes o que eu sou, morrereis novosso pecado. Quando tiverdes levantado o Filhodo Homem, ento conhecereis quem sou.

    Eu Sou!, explicou, o nome de Deus.Quando Moiss pergunta ao Senhor: Se o povome perguntar, mas quem te manda? Quem temanda, a ti, a libertar-nos? Qual o nome? EuSou!. Portanto: Elevar o Filho do homem!Como uma serpente....

    O mesmo conceito foi confirmado por Jesusnum trecho quando ele diz aos doutores da lei:

    Como Moiss elevou a serpente no deserto, assim preciso que o Filho do homem seja elevado, para quequem acreditar nele seja salvo.

    A serpente, disse o Pontfice concluindo o raciocnio, smbolo do pecado; a serpente que mata, mas huma serpente que salva. E este o mistrio de Cristo.

    Tambm So Paulo, recordou o Papa, falandosobre este mistrio, disse que Jesus se esvaziou a simesmo, humilhou-se a si mesmo, aniquilou-se paranos salvar. Alis, o apstolo sugere uma expressoainda mais forte: Fez-se pecado. Ento, sequisermos usar o smbolo bblico, poderamos dizer:Fez-se serpente. E esta, disse Francisco, amensagem proftica destas leituras. O Filho dohomem, como uma serpente, que se fez pecado, foielevado para nos salvar.

    Por conseguinte, devemos olhar para o Crucificadoe refletir precisamente sobre este mistrio: um Deusesvaziado da sua divindade? totalmente! para nossalvar. Mas, acrescentou o Pontfice, quem estaserpente que Jesus assume sobre si para a vencer?:a resposta l-se no Apocalipse de Joo, onde seencontra o nome alis, observou o Papa, a serpentena Bblia foi o primeiro animal a ser nomeado e talvezo ltimo l-se que foi derrotada a serpente antiga:Satans. Portanto, o pecado disse o Papa aobra de Satans, e Jesus vence Satans fazendo-sepecado. Assim, na cruz, ele eleva todos ns. Porisso o Crucifixo no um ornamento, nem uma obrade arte cheia de pedras preciosas, como se veem: oCrucificado um mistrio do aniquilamento de Deus,por amor.

    A serpente, explicou o Pontfice, profetiza asalvao no deserto: com efeito, foi elevada, e quemolhava para ela, ficava curado. Mas esta salvao,frisou, no foi realizada com a varinha mgica porum deus que faz coisas; mas foi realizada com osofrimento do Filho do homem, com o sofrimento deJesus Cristo. Um sofrimento to grande que levouJesus a pedir ao Pai: Pai, por favor, se for possvelafasta de mim este clice. V-se nisto a angstia,acompanhada, contudo, pela expresso: Mas sejafeita a tua vontade.

    esta, concluiu o Papa, a histria da nossaredeno, a histria do amor de Deus. Por isso,se quisermos conhecer o amor de Deus, olhemos parao Crucificado. Nele encontramos um homemtorturado, morto, que Deus esvaziado da divindade,manchado, que se fez pecado. Eis a orao final:Que o Senhor nos conceda a graa de compreendermelhor este mistrio.

  • MARO / 2016 - Pg.: 26

    rvore informaAconteceu no dia 06 de maro, no Salo da Parquia So

    Carlos Borromeu, o Encontro Vocacional da Comunidade Catlicarvore da Vida. Mais de 52 pessoas de diversas localidadesestiveram presentes, com o objetivo de conhecer nosso carismae nosso modo de vida.

    O Encontro teve incio com a celebrao da Santa Missa s09:00 horas, na Matriz So Carlos Borromeu.

    Foi um momento de muita alegria para todos ns saber quevrias pessoas esto em busca de sua vocao. Tivemos a graada presena do nosso fundador Rodrigo Serva Maciel e de suaesposa Anajlia Gabino. Com muita sabedoria, eles partilharamsobre o que ser rvore da Vida.

    O vocacionado 2016 continua ao longo do ano, sendofinalizado com um retiro em nosso Mosteiro So Jos, localizado Serra do Cip.

    Desejamos a todos os vocacionados, muita perseverana nacaminhada. E que possamos estar juntos no retiro final.

    A voc, que tem o desejo de conhecer mais sobre nossotrabalho, s acessar o site abaixo:

    http://www.comunidadearvoredavida.com.brAnselmo Jos da Silveira

  • Grupo de Orao RCC

    O Grupo de Orao a clulafundamental da RenovaoCarismtica Catlica (RCC). omesmo cenculo hoje; o lugar porexcelncia de cumprimento dapromessa do Pai, que semprequer derramar o Esprito Santosobre seus filhos; cenculo dePentecostes onde, juntamentecom a Virgem Maria, nos reunimosem humilde e unnime orao. Acontecer que derramarei o meu Espritosobre todo ser vivo. (Joel 3,1a)

    O Grupo de Orao da RCC uma comunidade carismtica presente emuma diocese, parquia, capela, colgio, universidade, presdio, empresa,fazenda, condomnio, residncia etc. Cultiva a orao, a partilha e todos osoutros aspectos da vivncia do evangelho a partir da experincia da efusodo Esprito Santo, promovendo, assim, uma busca decidida de santidade,uma vida sob o senhorio de Jesus Cristo, um ardor missionrio renovado,relacionamentos renovados, um corao voltado para Deus e para os irmos.

    Sua expresso principal de evangelizao querigmtica. Por toda parte,sem distino de pas, raa ou cultura, encontramos esses pequenos ougrandes grupos de orao da RCC.

    Para um mundo cada vez mais secularizado, no h nada mais necessriodo que o testemunho dessa renovao espiritual.

    Participe de nossos grupos de orao, que acontecem nos seguintes locaise horrios:

    . Grupo So Rafael quarta-feira, s 15:00 horas, no Centro Catequtico

    . Grupo So Jos quarta-feira, s 20:00 horas, no salo da ComunidadeSo Jos Operrio

    . Grupo Sagrado Corao de Jesus sexta-feira, s 20:00 horas, no saloda Comunidade Sagrado Corao de Jesus

    . Grupo Santo Andr (jovens) sbado, s 20:00 horas , no salo daComunidade Santa Teresinha do Menino Jesus

    Aguardamos sua presena!Que Jesus e Maria o cubram de bnos!

    Josefa Resende Brando

    118 anos de lutas, glrias evitrias

    Fundado em 25 de maro de1908, em Belo Horizonte, o ClubeAtltico Mineiro uma nao empreto e branco. Sendo um dos clubesmais tradicionais do Brasil, conhecido como o Galo forte,honrando Minas Gerais no cenrioesportivo brasileiro e mundial. BeloHorizonte conhecida como a cidadedo Galo.

    A nvel estadual, o Galo da Massa o maior detentor de ttulos. Noconfronto com o Cruzeiro EsporteClube, seu maior rival, o Atltico temmaior nmero de vitrias, marcoumais gols e sofreu menos.

    No cenrio esportivo brasileiro, osttulos mais importantes so oCampeonato Brasileiro (1971) e aCopa do Brasil (2014). So dois ttulosvultuosos, pois o time foi o primeirocampeo brasileiro legtimo, e em2014, venceu com autoridade o seugrande rival na final da Copa do Brasil.E o Clube Atltico Mineiro, que jchegou a muitas semifinais e finais decampeonatos brasileiros, no osconquistou, muitas vezes, porarbitragens madrastas.

    Nas disputas sul-americanas, o Galotem duas Copas Conmebol e umainesquecvel Copa Libertadores daAmrica. Quem no se lembra, em1992 e em 1997, dos grandesembates decisivos contra o Olmpia(Paraguai) e o Lanus (Argentina)?!Nesses confrontos, lutou e venceucontra tudo e contra todos. S noconquistou a Libertadores de 1981devido arbitragem desastrosa equestionvel de Jos Roberto Wright.

    Nestes 108 anos que foramcompletados em 25 de maro, amassa do Galo, que o dcimosegundo jogador alvinegro, se orgulhada sua grande paixo. Ao longo dessetempo, dois presidentes soinesquecveis: o saudoso Elias Kalil e oeterno Alexandre Kalil. E dente osinmeros jogadores que sedestacaram, esto: Drio, Reinaldo,der, Marques, Guilherme, GilbertoSilva, Leonardo Silva, RonaldinhoGacho e So Victor.

    Parabns, Galo! Parabns, ClubeAtltico Mineiro, por fazer parte dahistria do futebol mineiro, brasileiro emundial. Para uma legio detorcedores fiis, presentes eapaixonados, no importa onde o Galojogue, mas, sim, que eles estaro ladoa lado com o clube do corao. Comoescreveu Roberto Drumond:"Enquanto houver uma camisa pretae branca pendurada num varal, oatleticano torce contra o vento".

    MARO / 2016 - Pg.: 27

    Esportes por esportes Waldir RibeiroClube Atltico Mineiro

  • Rua Pernambuco, 1050 -Telecompras: (37) 3261-1505

    legal comprar aqui!SUPER

    Era uma vez um

    campons que foi

    f l o res ta v i z i nha

    a p a n h a r u m

    pssaro, a fim de

    m a n t - l o

    domest icado em

    casa. Conseguiu

    pegar um filhote de

    guia. Colocou-o no

    galinheiro junto s

    galinhas. E assim ele cresceu como uma galinha.

    Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa

    a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim,

    disse o naturalista:

    - Esse pssaro a no uma galinha. uma guia!

    - De fato, disse o homem. uma guia. Mas eu a criei

    como galinha. Ela no mais guia. uma galinha como as

    outras.

    - No, retrucou o naturalista. Ela e ser sempre uma

    guia. Este corao a far um dia voar s alturas.

    - No, insistiu o campons. Ela virou galinha e jamais

    voar como guia.

    Ento decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a

    guia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse:

    - J que voc de fato uma guia, j que voc pertence

    ao cu e no terra, ento abra suas asas e voe!

    A guia ficou sentada sobre o brao estendido do

    naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas

    l embaixo, ciscando gros. E pulou para junto delas.

    O campons comentou:

    - Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

    - No, tornou a insistir o naturalista. Ela uma guia. E

    uma guia sempre ser uma guia. Vamos experimentar

    novamente amanh.

    No dia seguinte, o naturalista subiu com a guia no teto

    da casa e sussurrou-lhe:

    - guia, j que voc uma guia, abra suas asas e voe!

    SUPE

    R

    LEGAL

    COMP

    RAR

    AQUI

    !

    Rua Pernambuco, 1050

    Lagoa da Prata - MG(37) 3261-1505

    MARO 2016 - Pag.: 28

    Mas, quando a guia viu l embaixo as galinhas ciscando o

    cho, pulou e foi parar junto delas.

    O campons sorriu e voltou a dizer:

    - Eu havia lhe dito, ela virou galinha!

    - No, respondeu firmemente o naturalista. Ela guia e

    possui sempre um corao de guia. Vamos experimentar ainda

    uma ltima vez. Amanh a farei voar.

    No dia seguinte, o naturalista e o campons levantaram bem

    cedo. Pegaram a guia, levaram-na para o alto de uma

    montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das

    montanhas.

    O naturalista ergueu a guia para o alto e ordenou-lhe:

    - guia, j que voc uma guia, j que voc pertence ao

    cu, e no terra, abra suas asas e voe!

    A guia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse

    nova vida. Mas no voou. Ento, o naturalista segurou-a

    firmemente, bem na direo do sol, de forma que seus olhos

    pudessem se encher de claridade e ganhar as dimenses do

    vasto horizonte.

    Foi quando ela abriu suas potentes asas. Ergueu-se,

    soberana, sobre si mesma. E comeou a voar, a voar cada vez

    mais para o alto. Voou. E nunca mais retornou.

    Existem pessoas que nos fazem pensar como

    gal inhas. E ainda, at pensamos que somos

    efetivamente galinhas e nos contentamos com os gros

    que nos jogam aos ps, a fim de nos acomodar com a

    situao em que vivemos.

    Porm, preciso ser guia. Abrir as asas e voar. Voar

    com os olhos fixos na luz e no horizonte Daquele que nos

    chama Vida.

    S e n t o

    c o n h e c e r e m o s

    verdadeiramente o que

    ressuscitar para uma

    nova vida!

    Feliz Pscoa!

    Amigos do

    Supermercado Gontijo

    guia ou Galinha

    Como estamos vivendo?