jornal arauto - ed. 71 - março

12
Ano VI- Nº 71 - MARÇO 2013 Família, projeto de Deus !

Upload: arauto-jornal

Post on 08-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

Ano VI- Nº 71 - MARÇO 2013

Família, projeto de Deus !

Page 2: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

Atitude do coração …não servindo à vista, como para agradar a homens, mas co-

mo servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus… —Efésios 6:6

É notório ver um Novo Convertido, eufórico, voluntário e presta-tivo par a Obra de Deus, está passando pelo que costumamos chamar “ No primeiro Amor “ Ele coloca todo seu esforço, todo seu empenho, se entrega por completo para a Obra de Deus, mas a medida que as di-ficuldades aparecem, as situações adversas surgem, ou até mesmo as coisas não acontecem com Ele deseja, seu rendimento na sua caminha-da espiritual muda, Ele perde aquela Paixão de Orar, de Ler a Bíblia, de não perder nenhum culto, de jejuar, de louvar, de ter uma vida con-sagrada a Deus. Mas o que mais nos entristece é quando esta pessoa se decepciona com alguém que servia como ponto de referencia, que influenciava a sua busca, então a mudança ainda é pior, por que esta pessoa nem lembra que o Alvo principal é Jesus Cristo, que o cabeça é Ele, que o Dono da Igreja é Ele, que somos alguma coisa é graças a Ele, e que SEM ELE NADA PODEMOS FAZER. Então a vida destas pessoas que se achegaram a homens ou mulheres (denominadas “ De Deus”) tem suas vidas espirituais sem sentido, vazias, sem esperança, perdem a paixão. Do mesmo modo, a paixão é um aspecto chave das nossas vidas. A atitude do nosso coração em relação a Deus é revelada na maneira como o servimos. O apóstolo Paulo disse que servir ao Se-nhor compreende a maneira como desempenhamos nossas atividades diárias. Em Efésios 6:6-7, lemos que devemos fazer o nosso trabalho, “…não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como ser-vos de Cristo, fazendo, de coração a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens”. A chave nesse ver-sículo, para mim, é “de coração.” Tenho um Pai celestial que me ama profundamente e que sacrificou Seu Filho por mim. Como posso fazer qualquer coisa menos do que dar-lhe o meu melhor? A paixão para vi-ver para Deus, que vem “do coração”, faz surgir a nossa melhor respos-ta àquele que fez tanto por nós.

O amor de Deus nos motiva a viver para Deus.

PALAVRA DO DIRETOR

[email protected] | [email protected] | (55) 9674 7590 / 8131-9259

J. Franco - Diretor ArautoJantar dos Jovens

2 El Shaddai = Deus todo poderoso MARÇO/2013

Page 3: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

3El Shaddai = Deus todo poderosoMARÇO/2013

7 DICAS PARA PREVINIR A DEPRESSÃO 1. Mexa-se! Para depressão leve a modera-

da, exercícios físicos podem funcionar melhor do que antidepressivos:

Não fique parado. Vários estudos já confirma-ram que exercícios frequentes podem ser um po-deroso renovador de ânimo e ajudam você a tratar a depressão. Tudo de que você precisa são 20 mi-nutos de exercícios aeróbicos 3 vezes por sema-na. Caminhar, erguer pesos, pular corda, andar de bicicleta, qualquer exercício funciona.

2. Alimentação X Depressão:Se você está seguindo uma dieta com alto te-

or de proteínas, a falta de carboidratos pode estar contribuindo para a tristeza. Alimentos como fru-tas e legumes, feijões e grãos integrais ajudam o cérebro a produzir serotonina, substância que re-gula o humor.

Coma peixe três vezes ou mais por semana. Pesquisadores finlandeses descobriram que as pessoas que comem peixe menos de uma vez por semana têm incidência 31% maior de depressão leve a branda do que as que comem peixe com mais freqüência. Atum, salmão, sardinha e cavala são as melhores opções, pois são ricos em ácidos graxos ômega-3, essenciais para a função normal do cérebro. Há evidências de que influenciam a produção de serotonina.

Se tiver o hábito de tomar café ou refrigeran-tes, reduza o consumo ou mesmo corte-os do car-dápio. Pesquisas demonstram uma ligação da ca-feína, que suprime a produção de serotonina, com a depressão. Nada de álcool.

3. Coloque a tristeza no papel:Registre seus sentimentos num diário - espe-

cialmente os sentimentos ruins, como ansiedade, tristeza, dor, medo, dúvidas, remorso etc. Pes-quisas demonstram que o estado psicológico das pessoas que escrevem todos os dias durante 20 minutos sobre suas emoções mais dolorosas apre-sentam melhora impressionante depois de apenas

4 dias. Sente-se com uma folha de papel em bran-co à sua frente e escreva sem parar sobre o even-to mais angustiante que já teve na vida. Não pen-se, apenas escreva.

4. A fé como tratamento:Assista aos cultos da sua igreja ou templo. Um

estudo com 4.000 pessoas da terceira idade reve-lou que as pessoas que frequentavam regularmen-te igrejas reduziam em 50% a probabilidade de ficarem deprimidas em comparação com aquelas que não frequentavam.

5. Durma bem:Estudos mostraram que as pessoas que dor-

mem menos de 8 horas, durante noites seguidas, tendem a apresentar índices menores de seroto-nina, substância que regula o humor e ajuda no combate da depressão, do que aquelas que têm noites de sono completas. Para garantir uma boa noite de sono, tente ir para cama à mesma hora to-das as noites e se levantar à mesma hora todas as manhãs, mesmo nos finais de semana.

6. Desligue a TV:Pesquisas sugerem que quanto mais tempo vo-

cê passa assistindo televisão, mais seu ânimo se abate e a depressão pode aparecer. Assistir horas seguidas de reprises, maratonas de filmes ou jo-gos pode parecer um bom recurso para aliviar o estresse e se divertir, mas estudos demonstraram que, ao contrário, as pessoas que vêem televisão por muito tempo normalmente apresentam senti-mentos acentuados de isolamento.

7. Descubra a causa da depressão:Talvez você tenha tido uma experiência trau-

mática. Ou talvez, sem razão aparente, você sim-plesmente se sinta triste e vazio.

Situações como divórcio, morte, mudança de casa ou de emprego podem causar sensação tem-porária de tristeza, pela vivência da perda ou pe-los novos desafios a serem enfrentados. Quase todo mundo tem uma depressão leve em algum momento da vida. No entanto, se sua tristeza du-rar mais que duas semanas, ou se for acompanha-da por alterações do sono e do apetite (comer e dormir muito ou não comer e nem dormir abso-lutamente) e redução da capacidade de concen-tração, é possível que você precise de tratamento.

Page 4: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

4 El Shaddai = Deus todo poderoso MARÇO/2013

Certa viagem de ônibus costuma levar 6 horas — a menos que o seu motorista o abandone no posto de gasolina. Foi o que aconteceu a 45 passageiros a bordo de um ônibus; eles esperaram 8 horas durante a noi-te pela reposição do motorista após o original tê-los abandonado. Eles devem ter ficado frustrados com o atraso, ansiosos pelos resultados do incidente e impacientes pelo resga-te. José provavelmente partilhou esses sentimentos quando foi lan-çado à prisão por um crime que não cometera (Gênesis 39). Abandonado e esquecido por qualquer homem que pudesse resgatá-lo, ele estava preso. Ainda assim, “O Senhor, po-rém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcerei-ro…” (v.21). Com o tempo, o carce-

reiro promoveu José a vigia de seus colegas prisioneiros, e tudo o que José fazia, “…o Senhor prosperava” (v.23). Todavia, apesar da presença e bênção de Deus, José permaneceu encarcerado por anos. Você pode ser abandonado numa sala de hospital, numa cela, num país estrangeiro ou em sua própria prisão interior. Não importa onde você estiver, ou quan-to tempo tiver permanecido lá, as misericórdias e bênçãos divinas po-dem alcançá-lo. Porque Ele é o Deus Todo-poderoso (Êxodo 6:3) presente em todos os lugares (Jeremias 23:23-24), Ele pode proteger, encorajar e suprir suas necessidades quando pa-rece que ninguém mais pode ajudar. Deus está presente — mesmo quan-do sentimos que Ele está ausente.

Pb. Franco

…buscai, pois, em primei-ro lugar, o seu reino e a sua jus-tiça, e todas estas coisas vos se-rão acrescentadas. —Mateus 6:33 É com muito carinho, esmero, e amor que escrevo algumas matérias para o Jornal Arauto. Confesso, entretan-to, que me queixo aos meus amigos sobre como é difícil comunicar tudo o que eu gostaria de dizer em curtas meditações. Se eu apenas pudesse usar mais do que 1345 caracteres! Este ano, quando cheguei ao livro de Mateus no meu planejamento anual de leitura bíblica, pela primeira vez percebi algo. Ao ler sobre a tentação de Cristo (Mateus 4:1-11), percebi o quanto o texto foi curto. Mateus usou menos de 250 palavras para descre-ver um dos acontecimentos mais cen-trais em toda a Escritura. Em seguida,

pensei em outras passagens, curtas e também poderosas: O Salmo 23 (575 caracteres) e a oração do Senhor em Mateus 6:9-13 (395 caracteres). Está claro que eu não preciso de mais palavras, nem caracteres, só preciso usá-los bem. Isto também se aplica a outras áreas da vida — tempo, di-nheiro, espaço. As Escrituras afirmam que Deus atende as necessidades daqueles que buscam o Seu reino e a Sua justiça (Mateus 6:33). O salmista Davi nos encoraja “…aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará” (Salmo 34:10). Se hoje você está pen-sando: “ preciso apenas de um pou-quinho mais” de alguma coisa, consi-dere em vez disso, a possibilidade de que Deus lhe deu “o necessário”.

É rico aquele que está satisfeito com o que tem. Pb. Franco

Conheci uma estudante univer-sitária recém-convertida a Cristo. E ela descreveu sua primeira mudança de vida da seguinte maneira: “Quan-do confiei em Cristo como Salvador, senti como se Deus tivesse descido dos céus e colocado novos olhos em minha cavidade ocular. Pude entender a verdade espiritual!” Foi comovente ouvir como o seu encon-tro com o Salvador trouxe-lhe uma nova percepção espiritual. Mas a ex-periência dela não é singular. Todos são imbuídos com visão espiritual quando confiam em Cristo como seu Salvador. Contudo, por vezes um “ne-voeiro” envolve nossa visão espiritual tornando-a nebulosa e obscura. Isso acontece quando negligenciamos

nosso relacionamento com Cristo. Nas ardentes orações de Paulo pela visão espiritual dos cristãos, vemos como é importante apreciar por com-pleto tudo o que Deus fez e fará para nós, por meio de Cristo. Ele orou para que os olhos do nosso entendimento fossem iluminados para sabermos “…qual é a esperança do seu chamamen-to, qual a riqueza da glória da sua he-rança nos santos” (Efésios 1:18). Cada cristão recebeu novos olhos para discernir as verdades espirituais. À medida que mantemos nossos cora-ções voltados a Deus, Ele nos ajudará a ver com os nossos olhos espirituais tudo o que Ele nos deu em Cristo. Outrora eu era cego, mas agora vejo! Pb. Franco

Em uma cultura de ritmo acele-rado do tipo “coma e corra,” poucas pessoas conseguem tempo para desfrutar de uma calma refeição na companhia de amigos. Alguém até mesmo comentou que hoje a única maneira de se apreciar uma refeição completa é colocá-la inteira entre duas fatias de pão! Após muitos dos israelitas exilados na Babilônia retor-narem a Jerusalém para reconstruir o templo e os muros da cidade, eles se reuniram para ouvir Esdras ler o livro da Lei dado por Deus por intermédio de Moisés (Neemias 8:1). Os israelitas ouviram a Palavra de Deus por ho-ras, enquanto os mestres dentre eles davam “…explicações, de maneira que entendessem o que se lia” (v.8). Quando eles choraram por causa de

suas falhas, Esdras e Neemias; o go-vernador, lhes disseram que este não era um tempo para se entristecerem, mas alegrar-se. Foi lhes dito também para que preparassem um banquete e dividissem com aqueles que nada tinham, “…porque a alegria do Se-nhor é a vossa força” (v.10). “Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se gran-demente, porque tinham entendido as palavras que lhe foram explicadas” (v.12). Para nós, é motivo de grande alegria — o banquete espiritual que Deus nos preparou em Sua Palavra. Vale a pena separar um tempo para saboreá-lo.

Deus, o Pão Vivo, satisfaz a nos-sa fome espiritual por meio da Pa-lavra Viva. Pb. Franco

O Senhor, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê… —Gênesis 39:21

…iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual a riqueza da glória da sua herança

nos santos. —Efésios 1:18

…todo o povo se foi a comer, a beber […] e a regozijar-se grandemente. - Neemias 8:12

À margem

Novos olhos

Apenas o necessário

Prove o sabor

Page 5: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

5El Shaddai = Deus todo poderosoMARÇO/2013

Não custa repetir: devemos comer peixe pelo menos 3 vezes durante a semana. Proteína de alto valor biológico, a carne do peixe é mais “magra” do que a carne bovina e alguns são fontes de ômega 3, a gordura boa. Ou seja, vale muito a pena ver perto de sua casa uma maneira de se abastecer de peixe e incluí-lo na alimentação. Chegar das compras com um peixe fresco embaixo do braço é uma delícia! Hoje comprei um robalo pequeno e vejam como preparei: Lavei bem em água corrente, temperei com pouco sal, pimenta do reino e tomilho fresco picado. Guardei na geladeira enquanto preparei os acompanhamentos. Em um bico do fogão, coloquei um pimentão vermelho para queimar e retirar a pele. Cortei 3 batatas em gomos grandes e aferventei-as até ficarem macias porém firmes. Fiz o mesmo com cebolas pequenas. Escorri as duas e temperei com um pouquinho de mostarda em grão. Cortei o pimentão sem pele em rodelas, 2 tomates em gomos e 1 colher de sopa de pimenta de biquinho. Misturei os legumes em um refratário untado com azeite, polvilhe sal, reguei com um fio de azeite e arrumei o peixe por cima. Levei ao forno médio preaquecido por aproximadamente 30 minutos, mas para saber se está no ponto espete o peixe com um garfo, se a carne soltar facilmente da espinha, está pronto! Salada verde e fruta de sobremesa acompanharam esse prato delicioso e saudável, e de quebra economizei algumas calorias!

Leia mais sobre saúde e nutrição na revista WOMEN’S HEALTH

10 benefícios da caminhada

Peixe assado, uma refeição completa!

Além de proporcionar um tremendo bem-estar, caminhar um pouco por dia ajuda a emagrecer e ainda traz inúmeros outros benefícios para a saúde. Veja só quais são eles:

- Emagrece. A caminhada aliada a uma boa alimentação ajuda a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.

- Auxilia no controle do colesterol e diabete. A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, ajuda também a reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.

- Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxige-nação do cérebro. Quando feita com frequência, libera a endorfina –o hormônio do bem-estar, promovendo uma sensação de prazer e disposição.

- Deixa os ossos mais fortes. As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, es-pecialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores

que sustentam todo o peso do corpo. - Fortalece os músculos. Fortalece especialmente os músculos dos membros

inferiores — o que pode, inclusive, favorecer uma postura melhor. - Melhora a respiração. Estimula os pulmões, melhorando o condicionamento

físico e a respiração, já que oxigena as células do corpo. - Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da pressão

arterial e diminuição do risco de varizes. - Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam

na imunidade do organismo. - Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das atividades

físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono. - Diverte. Depois que a caminhada se torna um hábito, você se diverte prati-

cando-a, além de poder fazer novas amizades. Tudo isso, consequentemente, a faz se sentir mais relaxada e animada para as outras tarefas.

Page 6: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

O fogo grego era uma solução química utilizada nas guerras da antiguidade pelo Império Bizantino contra os seus inimigos. Este tipo de fogo foi desen-volvido por volta do ano 672 d.C. e tinha um resultado devastador, especialmente em guerras marítimas por-que podia queimar sobre as águas. Que tipo de fogo era este tal fogo grego? A verdadeira composição quí-mica permanece um mistério. Era um tipo de arma-mento militar tão valioso que a fórmula foi mantida em segredo absoluto — e foi perdida nas devastações da história. Hoje, os pesquisadores continuam ten-tando replicar essa antiga fórmula, mas sem sucesso. Contudo, uma das fontes de destruição catastrófica entre os cristãos não é um mistério. Tiago nos diz que a origem da ruína em nossos relacionamentos é, com frequência, um tipo de fogo muito diferente. Ele es-creveu, “…a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro…” (Tiago 3:6). Essas pala-vras fortes nos lembram de como a imprudência com as palavras pode causar danos àqueles a nossa volta. Em vez de criar um tipo de “fogo grego” verbal que pode destruir relacionamentos, famílias e igrejas, en-treguemos nossas línguas ao controle do Espírito San-to e permitamos que nossas palavras glorifiquem ao Senhor.

Para frear a sua língua, dê a Deus o controle de seu coração.

Pr. Almarindo M. da CostaPr. Presidente

Palavra do Pastor

Fogo grego

Casamento do irmão Claiton ( Jaguari) DJ

Feliz aniversário Israel

Um grande culto na casa da irmã Juçari, a irmã Cecília com seu

cavaquinho cantou e encantou com lindos louvores !

“Parabéns Pedrinho pela passagem dos seus 7 anos. O pai Carlos, a mãe Cristina

e as manas Maíra e Ceres estão muito felizes! Deus te abençoe!”

Feliz Aniversário Pr. Salatiel

6 El Shaddai = Deus todo poderoso MARÇO/2013

… a língua é fogo; é mundo de iniquidade; […] põe em chamas toda a carreira da existência

humana… —Tiago 3:6

Page 7: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

Cong. Vista Alegre

7El Shaddai = Deus todo poderosoMARÇO/2013

Bº Bonato

Bº Bonato

Bº Bonato

Coral Bº MissõesCarlos Humberto Carlos Humberto

Carlos HumbertoCarlos Humberto

Pronto Socorro Espiritual

Pronto Socorro Espiritual

Pronto Socorro Espiritual

Pronto Socorro Espiritual

Page 8: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

8 El Shaddai = Deus todo poderoso MARÇO/2013

Deus também ‘procura’ os fugitivos. Ele não abre mão de ninguém. Há mo-mentos difíceis na vida, pe-los quais se é levado a pen-sar em fugir, a querer estar bem longe, distante de tudo e de todos.

Muitos, quando con-frontados com alguma ad-versidade, não conseguem encarar o problema de fren-te. Pensam imediatamente em uma forma de escapar daquela situação sem ter que enfrentá-la. A Bíblia relata vários exemplos de fugitivos, daqueles que ten-taram fugir da presença do Senhor. Um deles foi Jo-nas.

Deus havia mandando Jonas ir até a cidade de Ní-nive para que ele clamasse por ela, porque a maldade

daquela cidade havia subi-do ao Senhor. Porém, a Bí-blia diz que Jonas levantou--se a fim de fugir de diante da face do Senhor para Társis (Jn. cap. 1) Assim como Jonas, muitos são os “fugitivos”, muitos são os que tentam escapar dos olhos do Senhor. Contudo, não há como se ausentar da sua presença. E para os que tentam fazê-lo, Deus tem algo especial, pois o Senhor também tem um compromisso com aquele que é “fugitivo”. Esse algo especial está no fato de que mesmo que alguém desista de enfrentar os problemas, tente queimar etapas, cor-tar caminhos para sair mais rápido, Deus vai “procu-rar” este “fugitivo” e a vida dele só terá continuidade se ele começar tudo de novo.

Página do Jovem

Não adianta Fugir

Por Maíra e TiagoAjude-nos a fazer a PÁGINA DOS JOVENS enviando sua colaboração (artigo, comentário, testemunho, foto...) para [email protected].

Não adianta fugir de Deus, quem tentar fazê-lo terá que recomeçar tudo nova-mente. É assim que Deus faz com aqueles que fogem dos compromissos com o Pai. Ele não abre mão de ninguém, nem mesmo da-queles que querem escapar dele. No caminho de Deus, não existem trilhas que cor-tam caminhos, é preciso en-frentar o problema, é preciso vencer os conflitos na força do Senhor. O caminho de Deus é reto, é definido, não há como pular degraus, não adianta pular situações e fingir que elas não existem. É por meio das lutas que se aprende a prosseguir. Deus permite algumas delas para que vidas sejam treinadas,

moldadas e com isso pre-paradas para exercer aquilo que ele quer que se exerça.

Não há como ser bem sucedido fugindo das si-tuações, não há como ser treinado se não enfrentar de frente os obstáculos. Não existe outro caminho. De Deus não se pode fugir. Muitos tentam fugir de al-guém, passam até pelo outro lado da rua só para não ter que cumprimentá-lo. Isso de nada adiantará, um dia essas pessoas vão se ‘esbar-rar’ e terão que olhar olho no olho. De Deus não se con-segue esconder nada. Nem a teimosia, o nervosismo, o mau caráter, a infidelidade, a inveja, a cobiça… É im-portante que cada pessoa se

coloque no centro da vonta-de de Deus, sem tentar esca-par, sem tentar fugir ou bur-lar o caminho proposto por ele. Quando se tenta fugir de Deus, a vida é afetada, não há como prosseguir. Por isso é preciso olhar para Je-sus, é preciso seguir os seus passos, pois assim se chega-rá a vitória. “Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me sus-terá.” (Sl. 139.7-10).

Fonte: http://estudos-cristaos.com

Charge do Mês

Page 9: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

9El Shaddai = Deus todo poderosoMARÇO/2013

A Mulher Segundo o Coração de Deus

A PREOCUPAÇÃO

Jarros de barro

• A mulher foi a obra-prima da criação divina, idealizada para ser a ajudadora do homem (Gn 2.18)• O pecado, contudo, danificou a ambos, fazendo-s caírem da graça e se tornarem pecadores (Rm 3.23; 6.23)• Deus, ao enviar Seu Filho ao mundo, trouxe também a possibilidade da restauração da raça humana e dos

papéis que ambos deveriam ocupar (II Co 5.17)• Gostaríamos de destacar 15 coisas que existem no coração, caráter e vida de uma mulher regenerada por

Cristo, uma mulher segundo o coração de Deus.1. TEM CONSCIÊNCIA DA RAZÃO DA SUA EXISTÊNCIA, MISSÃO E PECULIARIDADE FEMININA• Sabe que foi criada para ser a ajudadora do homem (Gn 2.18)• Sabe que foi dotada do dom da maternidade, mediante o qual educa e renova o mundo (I Tm 2.15)• Não disputa o papel do homem, mas está feliz em cumprir e valorizar o seu próprio papel na história e na

vida (I Tm 3.11) 2. Traja-se com feminilidade, humildade e modéstia• Usa roupas femininas e procura figurar-se com mulher na sociedade em que vive (Dt 22.5; I Co 11.15; I Tm

2.9)• Não se vale de artifícios de vaidade e luxo para embelezar-se, mas usa a modéstia e a beleza interior (I Pe

3.3-5)• Ensinam as moças mais novas com o testemunho e o exemplo (Tt 2.3-5) 3. Servem a Deus com dedicação e desprendimento• Sevem a Deus com total submissão e dedicação (Lc 1.38)• Servem a Deus com orações, jejuns e seus bens (Lc 2.37)• Servem a Deus com o testemunho e a evangelização (I Pe 3.1; At 9.36) 4. São filhas, esposas e mães exemplares• Como filhas são submissas à orientação dos pais (Mt 19.19)• Como esposas, amam aos seus próprios maridos e lhe são submissas (Ef 5.22; Cl 3.18; Tt 2.4-5)• Como mães criem seus filhos na admoestação do Senhor (I Tm 5.9-10) 5. São hospitaleiras• Exemplo de Lídia (At 16.15,40)• Exemplo de Marta e Maria (Lc 10.38; Jo 12.2)• Exemplo de Sara (Gn 18.6; I Pe 3.6) 6. São sábias, comedidas e de poucas palavras• De tão raras, são mais preciosas do que finas jóias (Pv 31.10)• Não são faladoras, fofoqueiras, mas sábias e virtuosas (I Co 14.34; I Tm 3.11; Tt 2.3-5)• Não vivem como faladoras e fofoqueiras, mas guardam no coração as coisas importantes (I Tm 5.11-13)

7. São honradas, trabalhadoras e honram ao marido• São gestoras do lar, mantendo filhos em submissão e a casa em ordem (Pv 31.10-31)• Não têm preguiça, não acusam o cônjuge, mas trabalham com as próprias mãos na mantença do lar (mes-

mo texto)• Seus maridos são elogiados por tê-las como esposas e mães de seus filhos (idem) 8. Espelham-se na abnegação e doçura de Maria (Lc 1.30) 9. Imitam a fé de Ana (I Sm 1,2) 10.São boas filhas, obedientes e sábias como Rute (Rt 1.16) 11.Buscam a paz e a reconciliação, como Abigail (I Sm 25.32) 12. Convertem-se com a dedicação de Maria Madalena e as outras mulheres que serviam ao Senhor com

seus bens (Lc 8.2-3) 13. São capazes de lutar em silêncio, dando o testemunho para a conversão do marido e dos filhos (I Pe 3.1

) 14. São fiéis (I Tm 3.11) Estariam as distintas jovens e senhoras dispostas enquadradas a cumprirem o que

ensina a Palavra de Deus sobre a posição e testemunho feminino? Não estariam motivadas a serem novas mu-lheres a partir de hoje, guiadas pela Palavra de Deus, que é viva e eficaz?

Que Deus nos abençoe!

“A preocupação é como a cadeira de balanço: mantém você ocupado, porém, não o leva a lugar algum.”

Conta-se que um doente de um hospital psiquiátrico permanecia com o ouvido encostado na parede. A enfermeira, um dia, perguntou-lhe: “O que você está fazen-do aí?” “Silêncio!” cochichou o doente, acenando para que a enfermeira também encostasse o ouvido na parede. A enfermeira concordou e permaneceu ali durante uns minutos, prestando atenção: “Não estou ouvindo nada!” ela disse “Eu também não” replicou o doente com a testa franzida. “É assim o dia inteiro!” As pessoas que se preocupam com cada detalhe de sua vida são como este paciente. Umas se pre-ocupam com o que poderia ter sido dito, outras com o que foi dito. Algumas se preocupam com o que poderia acontecer. Outras com o que não aconteceu, mas deveria ter acontecido. Há ainda as que se preocupam com o futuro. “Com quem será que vou me casar? Até que idade vou viver? Será que um dia meu marido me trairá? Não vou agüentar perder um filho!”. Outras se afligem com o que fizeram no passado e com as conseqüências disto. Deus não nos criou para termos uma vida que é um fardo, Ele quer que tenhamos vida abundante (veja na Bíblia, em João 10:10), tanto na mente, como no corpo e no espírito. Assim como uma flor, fomos criados para florescer, e não para murchar na videira (isso está em Mateus 6: 25-34). Deixe que Jesus tome conta de suas preocupações hoje e aproveite as coisas novas da vida! “Lançando sobre Ele todo a sua ansiedade porque Ele tem cuidado de vós.” I Pedro 5:

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. —2 Coríntios 4:7

Quando você compra uma boa joia, ela costuma ser embalada em veludo preto ou escuro. Acho que é feito assim para que a sua atenção seja imediatamente voltada para a beleza da joia. Se a embalagem fosse muito decorada, competiria com a beleza do tesouro. Faz-me lembrar dos comentários de Paulo sobre o ministério de Jesus em nós, quando ele disse “Temos […] este tesouro em vasos de barro” (2 Coríntios 4:7). É fácil es-quecer que nós somos a embalagem e a Sua obra é o tesouro. Dessa forma, adornamos nossos jarros de barro, recebendo os créditos pelas coisas que fazemos para servir a Cristo. Buscamos trazer glória para nós mesmos quando perdoamos alguém, demons-tramos misericórdia ou ofertamos generosamente. O problema é quando começamos a buscar reconhecimento e elogios pelas boas ações; competimos com o brilho do te-souro da ação de Deus agindo em nós. Quando trabalhamos para Cristo, não é para nós, mas para Sua glória. Quanto menos evidente formos, mais brilhante Ele será. Por isso, Paulo afirma que o tesouro foi posto em jarros de barro para que Deus fosse aquele a ser glorificado. Além disso, desde quando os jarros de barro têm algum valor? Vale o que está em seu interior! Permita que o brilho do tesouro de Cristo resplandeça através de você ao viver por Ele.

Página do MulherRosani Franco

Page 10: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

Testemunho de Milagre !Porque pessoas se desviam

Desvios divinos

Vós sois as minhas testemu-nhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o

mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum

haverá. Isaiais 43 : 10

(Lamentações 3:39) - De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.

…a quem pôs o nome de Jesus. —Mateus 1:25 A irmã Maria, recebeu uma cura de seus olhos, e foi testemunhar

no Pronto Socorro Espiritual, Oh Glórias a Deus !

10 El Shaddai = Deus todo poderoso MARÇO/2013

Depois de fazer alguns exames clínicos aqui em Santiago, o resultado dos mesmos não foram satisfatórios, então meu médico decidiu me encaminhar para Santa Maria, e lá também fiz os mesmos exames, não mudando em nada a situação, o médico ao ver os exames, ordenou-me baixar urgente pois era necessário fazer um procedimento cirúrgico, juntamente com minha esposa (irmã Mara) não conseguimos lugar em nenhum hospital, pois não havia leito, tivemos que voltar para Santia-go, aflitos, angustiados e nervosos. Um dia recebia a visita do irmão Ev. Moises Souza, acompanhado do Pr. Neri, que oraram por mim, e o Pr. Neri me olhou fixamente e me disse Jesus já te curou, o irmão só vai passear em Santa Maria. Mas nós igual-mente todos os dias ligava para saber se tinha leito ( desde do dia 4 julho ao dia 1º de agosto, quando nos disseram que havia lugar, mas nós nunca imaginaríamos que nestes dias de espera Deus operou um grande Milagre, limpando minhas veias, deso-bstruindo minhas artérias. Quando chegamos em Santa Maria o médico fez todos os exames novamente, e ele levou um grande susto pois não encontraram absolutamente nada. Os Médicos me disseram não o que houve, mas volta para casa que suas veias estão limpas e funcionando normalmente.

Irmão Juvenil – Cong. Bº São Vicente

Durante um bom tempo, apro-ximadamente seis anos, estive desviado dos caminhos de Deus. Depois que voltei claro que sujo, com fome e principalmente com vergonha, me dediquei, a saber, porque alguém, que muitas vezes é nascido na igreja, assim como eu, se desvia dos caminhos do Se-nhor.

Cheguei à conclusão que o único culpado de se desviar dos caminhos de Deus era eu mes-mo, sempre me queixando que as coisas não aconteciam da forma como eu queria, achava que me-recia bênçãos e vitórias, pois era servo de Deus, na verdade mi-nhas queixas eram apenas refle-xos de meus pecados. Na verdade a maioria das pessoas ensina que quem é servo de Deus não terá mais problema, pois o Senhor é com ele, existe um grande erro nisso e muitas pessoas acreditam. Saiba você que Deus não te livra dos problemas Ele te livra nos problemas, ou seja, se você passar por algum problema Ele sempre estará com você.

Sempre achei que o único cul-pado de me desviar era eu mes-mo, somos os únicos culpados de nos desviar dos caminhos do Senhor.

Reclamava da falta da pre-sença de Deus, porém nunca bus-cava sua presença, só o buscava quando tinha necessidade, nunca o buscava para louvá-lo.

(Oséias 11:7) - Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Al-tíssimo, nenhum deles o exalta.Um dia meditei nesse texto mara-

vilhoso que diz que nada nem na morte nem na vida ou qualquer outra pessoa pode nos separar desse Jesus maravilhoso.

(Romanos 8:38) - Porque es-tou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

(Romanos 8:39) - Nem a al-tura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Voltei para Jesus arrependido e com aquele sentimento de tem-po perdido em que fiquei no mun-do buscando coisas que pudessem me trazer alegria, nunca encon-trei, TODAS as formas de alegria sem Jesus eram passageiras. Que bom poder voltar.

O tempo que passamos no mundo nos deixa marcas, como coisas do tipo, se podemos ser úteis na obra de Deus quando retornamos, aí então o inimigo de nossas almas começa a nos lembrar de nossos erros de quan-do estávamos no mundo fazendo coisas que não agradam a Deus, esse é o papel dele, também cha-mado de o acusador. Começamos então a buscar a Deus e querer saber se Ele nos aceita de volta, parece que nos esquecemos de que Deus está sempre pronto para nos perdoar, pois diz a Bíblia que as suas misericórdias duram para sempre e são mais profundas do que as águas do mar. Somos o fi-lho pródigo que voltou a casa, a palavra de Deus diz que quando um pecador se arrepende há festa no céu.

Como se não bastassem todos os ensinamentos que tem a Pa-lavra do Senhor que é a Bíblia, infalível, queremos mais, quere-mos um sinal exclusivo como se isso fosse nos prender para sem-pre nos caminhos de Deus. Saiba que não são sinais nem milagres que nos mantém na presença de Deus, lembrem o fato do povo de Deus, Israel, no deserto. Deus os dava sombra de dia através de uma nuvem que caminhava com o povo e a noite uma coluna de fogo, no entanto o povo de Deus nem assim foi um povo obediente e convencido de que era um povo escolhido de Deus. Imagine esse fato nos dias de hoje, Deus traba-lhar com a natureza para manter seus servos em seu caminho? Você olhar para cima e ver uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite? Seria maravilhoso, porém isso Deus já fez e nem por isso o seu povo permaneceu em seu caminho.Se você é daqueles que só acredita vendo, que Jesus já lhe perdoou e lhe quer junto a Ele passe a fazer um exercício di-ário. Pela manhã, ao acordar, pas-se a se perguntar por onde andou sua alma, seu espírito, enquanto você dormia, considere o fato de acordar e estar vivo.Se hoje você acordou e está em pé, saiba que Jesus pela manhã falou com você, e Ele lhe disse: “Bom dia filho amado!”

A Ele seja dada a Glória, as-sim agora, como no dia da eterni-dade. Amém.

Deus abençoe a ti e aos teus! Pipa

Apenas um servo

Tenho a tendência de ficar preso aos meus hábitos, portan-to, qualquer coisa que me afaste dos meus planos e rotina pode ser muito irritante. Pior ainda, às vezes, os desvios da vida são inquietantes e dolorosos. Mas Deus, que disse, “…os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos ca-minhos, os meus caminhos…” (Isaías 55:8) sabe que, com frequência, Ele precisa mudar a nossa direção, a fim de fazer das nossas vidas mais do que faríamos se permanecêssemos

em nossos planos originais. Pense em José, Deus o levou para o Egito a fim de prepará-lo para resgatar o povo escolhido de Deus da fome que havia.

Ou em Moisés, que foi afas-tado do luxuoso estilo de vida do palácio de Faraó para encontrar Deus no deserto, na preparação para liderar o povo de Deus à Terra Prometida.

Ou José e Maria a quem o anjo anunciou a alteração mais significativa de todas. Maria te-ria um filho, a quem chamaria de “…Jesus, porque ele salvará

o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:21). José acreditou no maior propósito que Deus tinha para ele, rendeu-se àquela mudança de planos, e obedien-temente “…pôs o nome de Je-sus” (v.25).

A continuação é uma his-tória maravilhosa! Pode-mos confiar nos maravilho-sos planos de Deus, pois Ele faz o Seu melhor trabalho na história de nossas vidas. Permita que Deus direcione — ou redirecione os seus passos. Pb. Franco

Page 11: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

Volta às Aulas: mais de dois mil alunos na URI

QUEM AMA, ABRE MÃO DE TUDO, PARA VER A QUEM ELE AMA FELIZ !

Abençoado para servir

11El Shaddai = Deus todo poderosoMARÇO/2013

As aulas na Escola de Educação Básica da URI começaram dia 18 e no Câmpus dia 25 de fevereiro. Antes disso, todos os professores passaram por formações continuadas, com o intuito de conhecer mais a URI e integrarem-se com os colegas para mais um ano letivo que começa. No Câmpus, são 120 pro-fessores e na Escola 57.

Na Universidade, uma série de investimentos: ônibus novo, aparelhos de ar--condicionado, gerador de energia, computadores, além da pavimentação asfál-tica e placas de sinalização em todas as salas. A Biblioteca está com novo sis-tema e a mesma possui um total de 62 mil itens. Na escola, melhorias como pintura interna, troca de pisos, aquisição de mobiliário, entre outras.

A URI conta hoje com 1.950 alunos na graduação e 430 na escola.

Uma manhã agitada, às 08:30, quan-do um homem idoso, de cerca de 80 anos, chegou ao hospital para que se retirassem os pontos de seu polegar. O Senhor disse que ele estava correndo e que ele tinha um compromisso às 09:00, o médico pediu--lhe para tomar o lugar, sabendo que talvez fosse mais de uma hora. Ele o viu olhan-do para seu relógio e decidiu examinar sua ferida. Enquanto lhe fazia o curativo, per-guntau-lhe se ele tinha uma consulta com outro médico, esta manhã, desde que eu vi tão depressa. O Senhor disse-lhe que não, eu precisava ir para o lar, para o pequeno almoço com sua esposa. O médico per-guntou pela saúde dela: ele respondeu que ela fazia tempo que estava com sua saúde precária, pois ela sofria de Alzheimer. Per-guntou se ela está com raiva se chegasse um pouco atrasado: ele respondeu que últi-mamente ela não conversava com ele, que há cinco anos que ela já não reconhecia-o. O médico surpreso então eu lhe pergunto: ”e você ainda vai todas as manhãs, mesmo que ela não sabe quem é você? Ele sorriu e disse: “ela não sabe bem quem eu sou, mas

eu ainda sei bem quem é ela para mim.” O médico com a pele eriçada, e teve que se-gurar as lágrimas enquanto o Senhor esta-va diante dele. Mas no fundo do seu co-ração disse para si mesmo: “Este é o tipo de AMOR que eu quero na minha vida.” O verdadeiro AMOR não é físico, nem ro-mântico.

AMOR verdadeiro é a aceitação de tudo o que é, foi, é e não ser na vida. As pessoas mais felizes não tem, necessa-riamente, o melhor de tudo; eles só fa-zem tudo o que pode ser melhor. Espe-ro que você compartilhe esta mensagem com alguém a quem você desejar. Eu só fiz isso. Vida não é somente para sobrevi-ver a uma tempestade, é saber como creer que Deus me ama e vem me ver todos os dias. Por mais que por muitos anos; detrui, frustei muitos sonhos, machuquei mui-tos sentimentos,ELE, me deu uma nova oportunidade para conhecer o verdadei-ro AMOR, o AMOR DELE. E hoje vou visitá-lo todos os dias por que APRENDI COM JESUS O VERDADEIRO AMOR. Pb. Franco

E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. —1 Coríntios 12:6

Um dia, me ocorreu que o meu pé direito faz todo o trabalho com os pedais quando dirijo meu carro de transmissão automática. O pé direito, sozinho faz funcionar o acelerador e o freio. O pé esquerdo fica inativo. O que acontecerá se eu decidir que para ser justo, meu pé esquerdo deve substituir o meu pé direito a metade do tempo enquanto eu estiver dirigindo? Se você nunca fez isso, por favor, não tente! Se não exigimos tal igualdade entre membros do nosso próprio cor-po, por que algumas vezes esperamos isto de pessoas na igreja? Essa parece ter sido uma questão que a igreja do primeiro século em Roma enfrentou. Alguns pensavam em si além do que convi-nha (Romanos 12:3) apenas porque faziam algumas coisas que outros não faziam. Mas Paulo nos lembra de que “…nem todos os membros têm a mesma função…” (v.4). Nós recebemos talen-tos de acordo com a graça de Deus (v.6). Ele nos deu estes dons para servirmos aos outros, não a nós mesmos (vv.6-13). Nosso servir deve ser marcado por cuidado e dedicação, pois servimos a Deus, não aos homens (v.11). Portanto, não olhemos para o que os outros estão fazendo ou dei-xando de fazer. Veja como Deus pode usá-lo em Seu reino hoje, pois Ele lhe deu dons conforme o Seu agrado (v.3). Nem todos podem ter a mesma função no serviço a Deus, mas todos devem trabalhar em harmonia. Pb. Franco

Dia da formação continuada realizada na Escola

Page 12: Jornal Arauto - Ed. 71 - Março

Dor, perda, inseguridade... o que estamos fazendo ?

Com o Seguro Residencial do Sicredi, a sua tranquilidade está garantida. São diversas coberturas, assistências 24 horas e vantagens exclusivas que só a Corretora de Seguros Sicredi pode oferecer pra você. Converse com um dos nossos gerentes e cuide da segurança da sua família. Seja dono desta força. Faça um Seguro Residencial no Sicredi.

É o amor que faz a sua família mais segura. A gente só dá uma força.

Residencial

CORRETORA DE SEGUROS SICREDI

Seguro garantido por MAPFRE Vera Cruz Seguradora S.A., CNPJ 61.074.175/0001-38, processo SUSEP n° 15414.004192/2004-71. A MAPFRE Vera Cruz Seguradora S.A. é proprietária de Títulos de Capitalização emitidos pela MAPFRE CAPITALIZAÇÃO S.A., CNPJ 09.382.998/0001-00, processo SUSEP nº 15.414.000961/2008-95. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte desta Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. Seguro intermediado por Corretora de Seguros Sicredi Ltda., CNPJ 04.026.752/0001-82, registro SUSEP nº 10.0412376. SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Jan/

2011

sicredi.com.br

Incendio em boate de Santa Maria

Fogo em P. Alegre

Insegurança na Russia