arauto dos advogados - ed. 109 - dez. de 2013

16
Rio de Janeiro, quarto trimestre de 2013 - Ano IX - Edição 109 www.programasosverdade.com.br POSSE DOS DESEMBARGADORES POR CRITéRIOS DE ANTIGUIDADE E MERECIMENTO Página 5 TRIBUNAIS PODEM EXIGIR PETICIONAMENTO ELETRôNICO ADVOGADO é PRESO NO LUGAR DE CLIENTE E MOBILIZA OAB Página 14 Página 7 URGÊNCIA OAB/RJ. A OAB/RJ precisa fa- zer alguma coisa pre- ventiva. Página 6 POSSE NA ACADEMIA MAÇôNICA NITEROIENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS, HISTÓRIA E ARTES. Página 4 Quarto trimestre de 2013 Página 1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Arauto dos Advogados ACAERJ

TRANSCRIPT

Page 1: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

Rio de Janeiro, quarto trimestre de 2013 - Ano IX - Edição 109

www.programasosverdade.com.br

posse dos desembargadores por critérios de antiguidade e merecimento

Página 5

tribunais podem exigir peticionamento eletrônico

adVogado é preso no lugar de cliente e

mobiliZa oab Página 14

Página 7

urgÊncia oab/rJ. A OAB/RJ precisa fa-zer alguma coisa pre-ventiva.

Página 6

posse na academia maÇônica niteroiense de letras, ciÊncias, HistÓria e artes.

Página 4

Quarto trimestre de 2013 Página 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Page 2: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

acaerJeditorialarauto dos adVogados passa a ser inFormatiVo da acaerJ.

EM VIRTUDE DA DECISÃO DO NOVO PRESIDENTE DO CAN, DR. CESAR AU-GUSTO VALENTIM MEIRA, EM NÃO PODER SE RESPONSABILIZAR PELA EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DO JORNAL ARAUTO DOS ADVOGADOS, O MESMO, DORAVAN-TE PASSARÁ A SER O INFORMATIVO DA ACAERJ- ASSOCIAÇÃO DE CLUBES DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, QUE POR SUA VEZ IRÁ PATROCINAR A EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO DO JORNAL ASSIM COMO DO PRO-GRAMA SOS VERDADE. TAL DECISÃO FICOU ACERTADA EM ASSEMBLÉIA EX-TRAORDINÁRIA REALIZADA POR CONVOCAÇÃO DO DR. CESAR MEIRA, NO DIA 03/09/2013, NA SEDE DO CAN, PASSANDO A SER DE ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE POR TODAS AS DESPESAS ORIUNDAS DO PROGRAMA SOS VERDADE E DO JORNAL ARAUTO DOS ADVOGADOS, O DR. REINALDO JOSÉ DE ALMEIDA. SUCESSO DR.REINALDO DE ALMEIDA, QUE POSSA CONSEGUIR OS PATROCÍNIOS NECESSÁRIOS PARA CONTINUAR SERVINDO À CLASSE ATRAVÉS DO JORNAL ARAUTO DOS ADVOGADOS E COM O PROGRAMA SOS VERDADE, COMO JÁ VINHA FAZENDO NESSES ÚLTIMOS (10) DEZ ANOS. É O QUE DESEJA-MOS DE CORAÇÃO.

Fundado em 28/07/2003, funciona na Av. Ernani do Amaral Peixoto nº 507, sala 508, Centro, Niterói, RJ

CEP 24.020-072Telefax – (21) 2719-1801.

www.clubedosadvogados-rj.org.bre-mail: [email protected]

• Diretor Presidente: Reinaldo José de Almeida.• Diretor Responsável: Erasbe Barcellos (MT.24.670)• Redação: Reinaldo José de Almeida• Prog. Visual: Carlos Augusto Mattos Santos• Diretor Foto: Roberto Carneiro - (Reg. Mtb 18.590)• Revisor: Alessandro Pinto de Almeida.

colaboradores: Alessandro Pinto de Almeida, Antonio Laért Vieira Jr, Vilmar Berna, Rosângela de Moraes Costa, Márcia Silva, Álvaro Maia, José Alves, Sidnei Nunes, Marcos Calmon, Paulo Regent e Hermes Santos. Todo conteúdo é de responsabilidade de seus autores.

Fotolito e impressão: Gráfica LanceTiragem desta edição: 10 mil exemplaresDistribuição: Gratuita aos advogados, serventuários da justiça, orgãos do poder judiciário, entidades associati-vas e clubes filiados à ACAERJ.

(Período De 15/01/2011 A 14/01/2014)

Diretoria ExecutivaReinaldo José de Almeida - Presidente Wagner Cavalcanti de Albuquerque - Vice-PresidenteRaimundo Afonso Martins Feitosa - SecretárioAlencastro Araujo de Macedo - Tesoureiro Paulo Sergio Ferreira de Souza - Social Alessandro Pinto de Almeida - Esporte Antonia S. Lopes Ferreira Pinto - Relações Públicas

Comissão Fiscal Kátia Pimentel Espíndola Garcia - Presidente José Carlos Vidal - Secretário Arildo da Silva Alves - Membro EfetivoVerônica de Oliveira Lopes De Magalhães Costa - Suplente

acaerJacaerJ - a luta continua...

A CAARJ - Caixa de Assistência dos Advogados do Es-

tado do Rio de Janeiro, tem demonstrado sua “competên-cia” em administração, através do ilustre presidente Marcello Oliveira ao levar a prática de atividades físicas, ao ar livre, para os advogados.

Ao mesmo tempo, resolve acabar com a academia de ginástica do Clube dos Ad-vogados de Niterói, que fora montada com a autorização da administração anterior (que tinha como presidente o dr. Felipe Santa Cruz), no-tificando-os para entregar o imóvel destinado a Acade-mia em 60 dias.

Estranhamente, lança um projeto, inaugurando

tendas em alguns lugares da cidade do Rio de Janeiro e brevemente em Niterói, para a prática de exercícios para advogados e estagiários, ao ar livre, e consegue acabar com uma academia montada e estruturada na sobreloja do prédio da OAB/NITERÓI, e preparada para atender gratuitamente, advogados, estagiários e funcionários da própria CAARJ.

QUANTO DESPERDÍCIO! QUAL O CUSTO BENEFÍCIO PARA O PROJETO DE TENDAS AMBU-LANTES PARA PRÁTICA DE

EXERCÍCIOS FÍSICOS?

Não satisfeito, o presi-dente da CAARJ notificou a ACAERJ – Associação de

Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pedindo a devolução da sala que abriga a sede estadual no 9º andar, num espaço ir-risório de 12m2, para devol-vê-la em 30 dias.

O QUE ESTA ACONTECENDO? SERÁ PERSEGUIÇÃO? SERÁ

QUE A ATUAL ADMINISTRA-ÇÃO BRIGOU COM A ANTE-

RIOR? UMA VEZ QUE A ATUAL NÃO ESTA HONRANDO OS

COMPROMISSOS ASSUMIDOS PELOS ANTECESSORES.

SERÁ QUE ÊLE O PRESIDENTE DA CAARJ, É CONTRA OS CLU-BES DE ADVOGADOS EXISTEN-

TES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO?

CADE O DR. FELIPE SANTA CRUZ ?

ELE PRECISA INTERVIR... EN-QUANTO É TEMPO!

Dr Reinaldo de AlmeidaPresidente da ACAERJ

Quarto trimestre de 2013Página 2

Page 3: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

a FraÇÃo correta do Fracasso- “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios... Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento da sua vida... antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Charles Chaplin (1889-1977)

- Ser o que somos, e vir a ser o que somos capazes de ser; é o único objetivo da vida”.Baruch Espinoza (1847-1931)

O problema não é o que pensam de nós, é o que de

fato somos. E a vida - esse tempo entre o nascimento e a morte - não é espaço su-ficiente para encontrar-se, descobrir-se, revelar-se. A vida é breve e corre acelera-da. Vai-se o tempo e não sa-bemos o que somos. Somos tantas coisas e desejamos tanto aperfeiçoar-nos que o tempo sempre nos pre-ga uma peça. Peço a Deus, que me cure de ser grande: “não ando atrás de grande-zas, nem maravilhas que me ultrapassam”. Desejo perma-necer caminhando com essa noção do outro, apesar de não fazer o bem que quero, mas o mal que não dese-jo. Quero ser bom, mas ao mesmo tempo, peço que seja curado do vício de sempre querer ser bom. Pelo ama-

nhecer renovo meu propósi-to de ser melhor, mas no fim do dia me deparo sempre com o fracasso de minhas intenções. No dia seguin-te, na repetição de minha rotina, volto à carga, mas por vezes há um cansaço de tudo, um desânimo, uma desesperança, um desalento no sopro e aragem que me movem. Ninguém vive riso-nho o tempo todo. Existem momentos em que o otimis-mo se recolhe e dá lugar a manifestações outras do que há na alma. É a aceitação da realidade. Mas, do que sobra de nós, é um alento consta-tar que somos na essência essa contradição. Somos in-finitos e finitos; sons e silên-cio; matéria e espírito; saúde e doença; tristeza e alegria, uma parte que se conhece e outra totalmente desconhe-cida. Que bom que é assim.

Somos um projeto infinito e ansiamos por um encon-tro. Como já foi dito, não devemos mesmo completar tudo. Estar em dia consi-go é uma forma de avareza.

Precisamos encontrar nossa fração correta de fracasso. A incompletude é nossa marca mais saliente e a que melhor nos revela. É o quando sou fraco é que sou forte. Ter

essa noção nos dá condição de ir em frente, de avançar rumo a outras paragens. De seguir buscando, caminhan-do e deixando por aí nosso rastro luminoso.

Antônio Laért Vieira Júnior Advogado - [email protected] tribuna livre

Assista o Programa SOS VERDADEwww.programasosverdade.com.br

Quarto trimestre de 2013 Página 3

Page 4: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

escolHa a categoria - 2013 - ciclo de estudos sobre as instruÇÕes do grau de mestre - 1 palestra sidneY lacé.

No dia 14 de Agos-to foi dado iní-cio ao Ciclo de

Estudos sobre as Instruções do Grau de Mestre REAA, uma ação conjunta das lojas: Hiram n.7, Independência n.19, Moysés Zveiter n.94, Heitor Campos Montenegro n.131 e Cláudia Maria Diz Zveiter n.147 e capitaneado pelo Delegado do 27 Distri-to, Irmão Ricardo Mach.

Nesta sessão, magistral-mente conduzida pela Loja Independência n.19, fomos brindados pelo brilhantismo

e propriedade do Primei-ro Grande Vigilante Irmão Sidney Lacé, que proferiu o comentário da Primeira Ins-trução de Mestre e apoiou o Venerável Jorge Walter a mi-nistrar o Cobridor do Grau.

Além da Presença do Se-gundo Grande Vigilante Irmão Bandeira e da Alta Administração da GLMERJ, fizeram-se presentes os mes-tres das lojas engajadas nes-te projeto, como Venerável Mestre da Loja Vigilância n.1 Jorge França Evangelis-ta, bem como diversos con-

vidados que representaram suas lojas espalhadas por todo o Estado.

No dia 17 de outubro, a Loja Heitor Campos Mon-tenegro n.131, localizada na Rua Andrade Neves, 19 Centro Niterói, realizou a Segunda Instrução, seguin-do o Programa do Ciclo de Estudos, com o sempre su-perlativo comentário do Ir-mão Charles Collyer.

Endereço: Rua Andrade Neves, 19 Centro Niterói.

maçonaria em ação

posse na academia maÇônica niteroiense de letras, ciÊncias, HistÓria e artes.

No dia 26 de Outubro próximo passado, tomou posse na Academia Maçô-nica Niteroiense de Letras,

Ciências, História e Artes, os novos acadêmicos Char-les Sampaio Collyer Junior e João Batista Costa

EM PÉ: ROBSON RODRIGUES DA SILVA; ARIMAR FABIANO FERREIRA; REINALDO JOSÉ DE ALMEIDA,EDSON OLIVEIRA DOS SANTOS; OR-QUINÉZIO DE OLIVEIRA; ANTONIO CARLOS PEREIRA; EVANDRO VIEI-RA DE BARROS; ROOSEWELT FRANCISCO FERREIRA JARDIM, MARIO HELENO MACHADO;SENTADOS: ARIDELSON NUNES DE OLIVEIRA; CHARLES SAMPAIO COLLYER JUNIOR; ROBERTO RIBEIRO; JOÃO BATISTA COSTA E JOÃO GALVÍNCIO RIBEIRO.

Quarto trimestre de 2013Página 4

Page 5: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

O Órgão Especial do Tri-bunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda-feira, dia 16, a solenidade de posse dos desembargadores Peterson Barroso Simão e Lúcio Du-rante. Os magistrados, que atuavam como juízes no Ju-diciário fluminense, foram

promovidos pelos critérios de antiguidade e mereci-mento, respectivamente.

Ao conduzir a solenida-de de posse, a presidente do TJRJ, desembargadora Leila Mariano, deu boas-vindas aos desembargado-res. “Chegar aqui significa ter percorrido longamente

o caminho dos juízes, ta-refa nem sempre fácil. Re-cebemos, nesse momento, dois colegas experientes, cuja trajetória muito irá contribuir para o Tribu-nal de Justiça. O colegiado está de braços abertos para acolher e ajudar no que for preciso”.

Os novos desembargadores- O magistrado Peterson

Barroso Simão é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como juiz, atuou em Petró-polis, Cachoeiras de Macacu, Resende, Teresópolis e em Ni-terói, onde exerceu a função judicante por doze anos na 3ª Vara de Família e, nos últi-mos sete anos, no Tribunal do Júri. Presidiu a 1ª Regional da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro

(Amaerj) por dois mandatos. Foi também defensor públi-co por dez anos, entre 1982 e 1992, e é autor do livro “Con-tos de Família”.

- Titular da 3ª Vara de Família de Campo Grande desde 1998, Lúcio Durante formou-se em Ciências Ju-rídicas, no Centro Universi-tário Moacyr Sreder Bastos, em 1980. Exerceu a advoca-cia e foi defensor público e juiz de direito do estado de

São Paulo antes de ser apro-vado, em primeiro lugar, para o concurso para Magis-tratura do Rio de Janeiro, em 1991. Atuou nas comarcas de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí, Barra Mansa, Capital; nas re-gionais de Campo Grande, Bangu e Santa Cruz. Foi juiz titular da 2ª Vara de Família de Nilópolis. É professor ti-tular de Processo Civil, do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, desde 1986.

crônicas - du regentPaulo Regent | [email protected]

cidadÃo rio -niteroiense

Minha terra tem palmei-ras

Onde canta o sabiáOnde canta o AR-15Por onde você passarTem as praias mais boni-

tasLouras, morenas, mulatasTem chacina nas favelasTem criança abandonadaSequestro tem noite e diaPolícia, traficante e ladrãoTem gente de bem sem

trabalhoPolítica e corrupçãoTem olhos noturnos sem

sonoVagando daqui e pra aliTal qual mariposas pro-

curamO brilho das noites daquiProcuram pelo pó da

terraQue vem de lá, de aviãoGuerrilha vem descendo

a serraValei-nos São SebastiãoPão de Açúcar, Corcova-

do,Lagoa, Ipanema e LeblonTem Copacabana que o

MundoTodo conhece a cançãoTem bola rolando com

classeDe quem é Penta-cam-

peãoNo templo sagrado da

arteLouvado és tu Maracanã!Tem samba, tem bossa,

tem graçaMistura de raças sem fimSaudade que nunca passaDe Tom de Janeiro JobimTem doido varrido ten-

tandoSalvar todo esse rincãoValei-nos AraribóiaValei-nos São SebastiãoTem sol de Janeiro a

JaneiroTem bala perdida no chãoSou de Niterói, minha

vidaSou do Rio, minha paixãoTem Blitz de dia, é políciaTem Blitz de noite, é

ladrãoSe correr o bicho pegaSe ficar me levam o cor-

dãoTem gente que chutou a

SantaNa frente da televisãoValei-nos Nossa SenhoraValei-nos São Sebastião

posse dos desembargadores por critérios de antiguidade e merecimento

Quarto trimestre de 2013 Página 5

Page 6: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

beleZa x narcisismo

Vivemos imersos na cultura que cultua a aparên-

cia, a imagem, o rótulo. Em outras palavras: O

SUPERficial. O mundo gira em torno

da imagem, somos seduzi-dos por ela o tempo todo. São as embalagens que ven-dem mais do que o próprio produto. A sociedade ima-gética substitui os valores reais por outros que são ir-reais ou ilusórios.

O que vale mais? O ali-mento saudável ou a sua performance estética? A

mulher inteligente e bem in-tencionada ou o mito sexu-al? Seria o carro funcional e acessível economicamente ou uma marca que revele o status do seu vaidoso pro-prietário?

Um novo significado de “juventude” foi agregado na cultura ocidental e contem-porânea, simbolizando um ideal de saúde, vigor e meta a ser alcançada. Mas que, paradoxalmente, é perdida em pouquíssimos anos, em cada segundo que nos esca-pa como grãos de areia nesta

ampulheta da vida. Prova-velmente, viveremos muito mais tempo como senhores ou senhoras de meia idade do que como jovens inex-perientes e nem sempre tão belos e saudáveis como po-deríamos almejar viver.

A busca narcisista por esta estética do terceiro milênio produz uma geração com sérios transtornos dismór-ficos corporais. Enrique-cem os cirurgiões plásticos com seus consultórios en-tupidos de pessoas insatis-feitas com a própria ima-

gem física, enquanto a sua “realidade psíquica” está necessitando de cuidados muito mais urgentes.

A obsessão narcísica é tão forte que as pessoas fazem qualquer coisa para aparen-tar menos idade com cirur-gias plásticas e o uso de uma toxina botulínica ou como é mais conhecida, o botox, sem muitos critérios clínicos neste delírio grupal. Criando uma verdadeira legião de curin-gas famosos e anônimos. (*em referência ao vilão do Batman que mantém um

sorriso artificial e constante nas suas vítimas).

Aparência é faz-de-con-ta, é ilusão, é passageiro, é como o biscoito de polvi-lho, você come, mas não mata a sua fome.

Conteúdo é a essência da realidade, é aquilo que mais se aproxima da verdade das coisas, daquilo que vale a pena investir em cada um dos seus dias.

E a propósito, mata a sua fome, merecendo comer de novo, pois não dá apenas água na boca.

psicologia Dr. Marcos Calmon - Psicólogo ClínicoEspecialista em Gestalt-Terapia, Hipnose e Acupuntura

3026-8460 / 2721-6784 / 9387-9345 / 8675-4720www.drmarcoscalmon.com.br

urgÊncia oab/rJ. A OAB/RJ precisa fazer alguma coisa preventiva.

Recentemente, em

10/10/13, o elevador do fó-rum de Niterói enguiçou, fi-cando as cerca de 16 pessoas presas por mais ou menos(+-) 15 minutos. Os funcionários se esforçaram para retirá-los, tentando acalmá-los na me-dida do possível. Ao saírem do elevador com auxilio de uma escada do integrante do

Corpo de Bombeiros que se encontrava de plantão, a Dra. Margarida Espada Tavares Leite, com 77 anos, sofreu um corte nos dedos de sua mão esquerda, sendo necessário le-var seis(6) pontos. Aí vem a so-licitação de urgência. Naquele Forum não existe nenhum departamento médico para socorrer quem quer que seja.

Daí a necessidade de provi-dências por parte da OAB/RJ, junto ao Tribunal de Justiça do RJ, para que seja instalado um departamento médico para emergências. A Dra. Margari-da, OAB/RJ 69.701, apesar de socorrida pelos seguranças do Forum, (que fizeram tudo que podiam para tentar estancar o sangue provocado elo feri-

mento ocorrido na porta do elevador), não tendo outra alternativa, tiveram que en-caminhá-la para o Hospital das Clínicas de Niterói. Aliás, fica aqui os nossos agradeci-mentos a direção do Hospital, pelo pronto atendimento, e por não terem cobrado pelos serviços de emergência a Dra. Margarida.

www.programasosverdade.com.br

Quarto trimestre de 2013Página 6

Page 7: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

observatóriomais uma derrota para os adVogados.COLEGAS ADVOGADOS,

Apesar da decan-tada liminar do CNJ para que

o TJRJ recebesse petições também em papel nos pro-cessos exclusivos de se-gunda instância (notícia divulgada por e-mail aos advogados e estampada na revista da OAB/RJ), na ver-dade isso nunca foi efetiva-do e, há tempos um agravo de instrumento já não podia mais ser distribuído através do PROGER.

Pois bem, como no bra-sil rasgam a constituição e as leis, e por vezes igno-ram até mesmo o que seja compromisso com a ética... Perdem mesmo a vergonha - enquanto a nossa Ordem dos Advogados do Brasil “dormia em berço esplêndi-do”, inebriada pelo sucesso colhido com campanhas e ações que nada contribuem para o resgate da dignidade da profissão de advogado - os tribunais foram tecendo

essa teia que agora nos apri-siona (o processo eletrôni-co), escudados na retórica de que “temos de acompa-nhar os avanços tecnológi-cos”, isso num país onde não se conseguem com eficiên-cia simples ligações entre te-lefones celulares e conexões com a internet (por culpa dos próprios tribunais que permitem a farra das teles contra os cidadãos) e onde não se conseguiu até hoje uma proteção segura para

os meios de comunicação (vide a vergonhosa notícia de espionagem dos manda-tários governamentais e da poderosa Petrobras).

A notícia abaixo reflete o nível de desleixamento dos nossos representantes cor-porativos, o que por certo envergonha toda uma classe que tem como mister, justa-mente, a defesa intransigen-te da lei em nome da cida-dania.

Não se cobra do advogado

o dever de vencer sempre, mas por certo exige-se dele o trabalho incessante em busca da vitória.

- A propósito: sabem quando os tribunais mante-rão equipamentos de digita-lização e de acesso à internet à disposição dos interessados para a distribuição de peças processuais?

E, perguntar eu posso: qual lei revogou a CLT no tocante ao JUS POSTULAND?

Sidnei Nunes - AdvogadoOAB/RJ 64.266

(24) 2255-2127 / 2255-2135 / 8818-8245 / [email protected]

tribunais podem exigir peticionamento eletrônicoPor Tadeu Rover

Em sessão plenária, o Conselho Nacional de Jus-tiça decidiu que os tribunais podem exigir peticionamen-to exclusivamente eletrônico desde que mantenham equi-pamentos de digitalização e de acesso à internet à dispo-sição dos interessados para a distribuição de peças pro-cessuais. De acordo com o conselheiro Guilherme Cal-mon, não há “nenhum ato de arbítrio” dos tribunais ao impor a obrigatoriedade do peticionamento eletrônico.

“O que se extrai da re-dação da lei é que o peti-cionamento em processos judiciais eletrônicos é feito, em regra, eletronicamente, com a obrigação de os tri-

bunais manterem local sufi-ciente para que os próprios advogados digitalizem suas peças”,afirmou o conselhei-ro, fazendo referência à Lei 11.419/2006 que dispõe so-bre a informatização do pro-cesso judicial.

Dois processos questio-navam um ato do Tribunal de Justiça do Rio de Janei-ro que proibiu o peticiona-mento em papel. Em uma delas, movida pela seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil, o CNJ havida concedido liminar determinando que o TJ-RJ recebesse peticionamento físico. Porém, esta liminar foi revogada com esta nova decisão em plenário.

Em sua decisão, o conse-lheiro observou ainda que o peticionamento exclusiva-mente eletrônico já foi ado-tado pelo Supremo Tribunal

Federal e pelo Superior Tri-bunal de Justiça. Guilherme Calmon explicou ainda que estão sendo “adotados todos os esforços” para que o PJe

seja implantado em todos os ramos do Poder Judiciário, o que trará benefícios aos ju-risdicionados e aos próprios advogados.

Quarto trimestre de 2013 Página 7

Page 8: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

Dra. Paula Francesconi de Lemos Ferreira, sendo homenageado, durante entrevista, o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida

Dr. Valdir Costa sendo homenageado, durante entrevista, o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida

Dra. Paula Francesconi de Lemos Ferreira, sendo homenageada com fl ores, , pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida

Vereador Jayne Bittencourt SuzuKi, sendo homenageado, durante entrevista, o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida Entrevistada Dra. Fátima Fernandes Christo

O Cantor Nando Rosa e Sua Filha Fernanda Roa, durante belíssima apresentação.

A Jornalista Tetê Suzuki ,sendo homenageada com fl ores, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida

A Professora e Poetiza Lucilia Dowslley sendo homenageada com o Diploma da Amizade do CAN, pelo apresentador Dr. Reinaldo de Almeida.

Dr. Helder Machado, sendo homenageado com o Diploma da Amizade do CAN, pelo apresentador Dr. Reinaldo de Almeida.

Quarto trimestre de 2013Página 8

Page 9: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

Convidados da noite prestigiando o desfi le da Jovem Paula(Musa Simpatia Mirim Niterói/Musa Verão Mirim 2011

Dr. Reinaldo de Almeida, homenageando com fl ores a Sra. Rose Sayão e a Musa Mirim Paulinha Sayão.

Dr. Reinaldo de Almeida, homenageando com fl ores, uma das entrevistadas da noite Dra. Teresa Marques de Carvalho (fi sioterapeuta e acupunturista).

Sr. Otávio Côrtes e Dr. Platão Côrtes(Banda Os únicos Quem.

Dr. Marcos Calmom, Dr. Reinaldo de Almeida e Dr. Sidnei Nunes homenageando os 10 anos do Jornal Arauto dos Advogados em 28 de Julho.

Dra. Tatiara Souza sendo homenageada, durante entrevista, o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida

Dr. Reinaldo de Almeida, homenageando Dr. Carlos Novo (Presidente da União Espiritualista de Umbanda do RJ), com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida

Dr. Sidnei Nunes, sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida O Cantor Pedro Lopes, durante apresentação.

Quarto trimestre de 2013 Página 9

Page 10: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

Dra. Arlanza Maria Rodrigues Ribeiro (Defensora Pública do RJ) sendo homenageada com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida. A Cantora Belliza Petrone, durante apresentação.

A Dra. Arlanza Maria Rodrigues Ribeiro (Defensora Pública do RJ), sendo homenageada com fl ores, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida

A Dra. Arlanza Maria Rodrigues Ribeiro (Defensora Pública do RJ) e o empresário, Sr. Jorge(Diretor do Bufett Sabor da Família).

Pr. João Ricardo Godoy(Igreja Metodista de Icaraí), sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

Dra. Fátima F. Christo(uma das entrevistadas da noite), seu fi lho Diogo Christo e Monica Hastings.

Sra. Iracy Fernandes, sendo homenageada pelo aniversário, com direito a bolinho e vela, ladeada pelo Pr. Aurenio, seu esposo sr. Afonso Fernandes e Sra. Eliana Ferreira, (atrás) Dra. Fatima e Dr. Reinaldo) Alguns dos convidados da noite.

O Cantor Gustavo Bairral e Lulia Gonçalves Loureiro, durante apresentação.

Quarto trimestre de 2013Página 10

Page 11: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

Dr. Luciano Rodrigues da Silva, sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

Cel. Marcus Jardim, sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

Dr. Reinaldo de Almeida, homenageando com fl ores a empresária Lili Costa.

Dra. Marta Menezes, sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

O Veterinário Dr. Joel Ribeiro Osório, sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

Os artistas Chagas Junior, Frank Noronha, Daniel de Souza, William da Cruz, Douglas da Silva, Marcelo e Fábio Santos, durante apresentação.

Dr. Afonso Feitosa, sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida. Banda de Gaita de Fole Brazilian Piper.

Dr. Reinaldo de Almeida, homenageando com fl ores a Poetiza Débora Moreno.

Quarto trimestre de 2013 Página 11

Page 12: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

Sebastião Orlando, Sra. Dora Aída e o Cantor Valdeci Alamino.

Convidados prestigiando a apresentação da Boneca Líli de Jesus.

O cantor Luiz Claudio, durante belíssima apresentação.

Dr. Walace Medeiros (Maj BM Subsecretário Municipal de Defesa Civil, sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

Sr. Aloyr Orsi, sendo homenageado com o Diploma da ACAERJ - Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

A Poetiza Débora Moreno, sendo homenageada com fl ores pelo apresentador Dr. Reinaldo de Almeida.

Convidados da Noite, parabenizando os aniversariantes do mês.

Maria Eduarda, Sra. Maria das Graças, Dr. Sebastião Neves e Pr Aurenio. Dr. Abenor, Dr. Reinaldo, Sra. Vania e Dr. Rosenberg.

Quarto trimestre de 2013Página 12

Page 13: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

Dr. Reinaldo homenageando com fl ores a Sra. Vania Rosenberg. Convidados da noite, em momento de descontração.

Dr. Reinaldo de Almeida, parabenizando ao casal Rosenberg, por ter sido contemplado com um fi m de semana no hotel Fazenda Canto da Serra, por serem os convidados do programa de número nove mil.

Os cantores integrantes da Banda Expresso Brasileiro, Daniel & Vinícius, durante apresentação.

Dr. Afonso Feitosa e Dr. Reinaldo de Almeida, durante entrevista.

Dr. Sebastião Neves(Diplomata), sendo homenageado com o Diploma da Amizade pelo presidente da ACAERJ, Dr. Reinaldo de Almeida.O casal José Carlos da Costa e Sueli.

Dr. Reinaldo de Almeida e Dr. Emmanuel Avelino (Presidente da ABATRA- Associação Brasileira dos Acidentários do Trabalho).

Quarto trimestre de 2013 Página 13

Page 14: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

dicascaldo de Frango

• 1 kg de mandioca cozida e batida no liquidificador• 4 tomates picados• 2 pimentões picados• 2 cebolas picados• 1 kg de peito de frango cozido e desfiado• 2 lata de milho verde

• 300 g de bacon picados• 300 g de linguiça defumada• 2 colheres de sopa de oleo• 1 colher de coloral• Tempero a gosto cebolinha e cheiro verde a gosto• 2 caldos de galinha

MODO DE PREPARO1. Em uma panela coloque o oleo, frite o bacon, a linguiça, coloque o

coloral, a mandioca, o tomate, a cebola, o pimentão, o tempero2. Deixe ferver, logo em seguida coloque o peito, o milho verde, o cal-

do de galinha dissolvido em 2 xícaras de água, deixe ferver mais um pouco e é só servir com o cheiro verde à vontade

pÃo de QueiJo no liQuidiFicador3 xícaras de chá de polvilho doce100 g de queijo ralado3 ovos1/2 xícara de chá de óleo1 xícara de chá de leite1 colher de chá de fermento em póSal a gosto

MODO DE PREPAROBater tudo no liquidificador e por em forminhas untadas com óleoSó assar até que doure.

brigadeiro de FornoINGREDIENTES

1 lata de leite condensadoA mesma medida (da lata) de leite1 colher de sopa de maizena3 gemas1 colher de sopa de margarina10 colheres de sopa de NescauChocolate granulado para decorar

MODO DE PREPAROBata tudo no liquidificadorUnte um refratário (25cmx30cm) com margarina (o mesmo onde vai ser

servido)Coloque a mistura e leve ao forno médio, até que fique com consistência

de cremeRetire do forno e deixe esfriarDecore com chocolate granulado, conserve em geladeiraA garotada vai adorar

Quarto trimestre de 2013Página 14

Page 15: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

ESPERANDO O NATAL A coisa funcionava assim: eu tinha 8 ou 9 anos e morava na casa da minha tia Cicica. O marido dela era o sujeito mais ra-bugento que existia.Mas, talvez por uma magia natalina, nesta época ele se humani-zava e até sorria e fazia mágicas com o baralho.O tempo galopava no calendário.O Natal estava chegando e com ele os apetrechos natalinos: queixo-do-reino, castanha, nozes, passas, abacaxi, rabanadas, manjar.Havia também o doce, dulcíssima, expectativa da chegada dos almanaques do Gibi e do Globo Juvenil, nos possibilitando um encontro maior com o fantasma Voador, Super Homem, Tarzan, Capitão Marvel e outros heróis que povoavam o meu mundo.A ceia era impreterivelmente à meia-noite, sem faltar champa-nha.Vinham convidados que somente se encontravam no Natal.Os presentes eram detalhes, o que valia mesmo era o reencon-tro dos amigos.Na noite de Natal, tia Cicica invariavelmente, colocava na vi-trola o ‘Papai Noel”, de Alcir Pires Vermelho, na voz de Carlos Galhardo e “Jingle Belles”. De Irving Berling, na voz de Bing Crosby.Em um recanto do peito havia a desconfiança de que Papai Noel existia.O ano todo podia ser difícil que os sonhos acalentados no mês de dezembro compensavam.]O tempo correu, experiências várias foram vividas, novos so-nhos acalentados, sedenganos assimilados, mas os natais da in-fância jamais serão esquecidos. NATAL SÓ A cortina da janela balança com o vento que sobrou da tarde.À intervalos o barulho dos foguetes parece correr rumo à meia-noite.Pedaços de canções cortam a noite pungentemente fazendo contraponto aos risos e saudações que vem da rua.Na minha cabeça chegam recordações de outros Natais, en-quanto na tevê Bing Crosby e Danny Kay cantam ‘Natal Branco’Aos poucos meus óculos ficam embaçados enevoando minhas lembranças.Com uma lentidão enervante a noite caminha.Subitamente, lá fora, o espocar de foguetes se intensifica.Levanto, quedo-me diante do espelho e com uma amargura que não consigo reprimir falo para aquele rosto que tristemente me olha:- Feliz Natal !

HERMES SANTOS

cantinho do poetapegadinhasQUAL O CACHORRO

Qual o cachorro que é professor?R: É o cãolecionador.

QUAL O CACHORRO FAZENDEIROQual o cachorro do fazendeiro?R: É o cãopeão.

QUAL O CACHORRO ADIVINHA FUTUROQual o carrocho que adivinha o futuro?R: É o cãoguru.

QUEM É QUE FALA ERRADO O CEBOLINHA OU A MONICA?Quem é que fala errado o cebolinha ou a Monica?R:A monica ela fala errado o cebolinha fala ellado

O GATOP: O que é, o que é? Tem orelha de gato, perna de gato, pelo de gato, olhos de gato, pa-

tas de gato, tudo de gato mais não é gato ? R: A gata

O PASSARO !!P: O que o que é: tem asa mais não voa, tem pernas mais não anda, tem bico mais não

bica, tem olhos mais não encherga ? R: Passarinho Morto

O QUE O QUE É ?P: É redondo, tem um buraquinho no meio , tem apenas 2 letras cuja a primeira é CR:CD!

O PASSARINHOP: O que o passarinho disse para a passarinha na frente do surpermecardo ?R: Quer danoninho?P2:O que a cachorra disse para o cachorro na frente da farmacia?R: meteoulate?

CUMULOQUAL O CUMULO DA SORTE?R: Ser atropelado por uma ambulância na frente do hospital.

Quarto trimestre de 2013 Página 15

Page 16: Arauto dos Advogados - Ed. 109 - Dez. de 2013

adVogado é preso no lugar de cliente e mobiliZa oab

Uma prisão ocorrida em novembro mexeu com os ânimos da Ordem dos Ad-vogados do Brasil. Não por conta de abusos da polícia ou do Judiciário contra acu-sados — que já são alvos de diversas críticas da entidade. Dessa vez, prenderam o ad-vogado no lugar do cliente. Só depois de quatro horas atrás das grades o profissio-nal conseguiu provar que houve expedição indevida e errônea de mandado de pri-são, pela 1ª Vara Cível de In-daiatuba, e foi libertado.

Com receio de ser alvo de “fofoca” (a cidade de In-daiatuba tem cerca de 210 mil habitantes), o advogado achou melhor não procurar a Ordem e resolver sozinho. Posteriormente, porém, ele foi alvo de “considerações jocosas e irônicas” por parte de uma autoridade da Justi-ça local, na frente de outros profissionais, que levaram o caso à OAB.

Com isso, nesta terça-

feira (4/12), a Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB de São Paulo e a sub-seção de Indaiatuba divul-garam nota de repúdio pela prisão indevida. Presidente da comissão, Ricardo Tole-do Santos Filho conta que o advogado, ao ser preso, alertou que era o advogado da causa e que a prisão era um engano e resistiu, mas foi ironizado pelos policiais e arrastado de forma trucu-

lenta à prisão.Para o presidente da OAB

-SP, Marcos da Costa, a su-cessão de erros é inaceitável. “A classe repudia todo o epi-sódio, começando pelo erro inadmissível perpetrado por um cartório que expede um mandado de prisão em nome do advogado da cau-sa. Pior: ele é cumprido com truculência, mesmo diante do veemente esclarecimento do advogado. O episódio se

agrava com a manifestação irônica posterior, feita em uma audiência, sobre o epi-sódio, desdobrando-se em ofensas generalizadas à clas-se dos advogados”, diz.

A princípio, o mandado de prisão teria sido um engano da Vara, mas a Ordem está apurando se houve qualquer má-fé para que fosse feita pressão sobre o advogado. Se ficar comprovado para a entidade de que o erro foi

proposital, Ricardo Toledo Santos Filho avisa: “vamos entrar com representações criminais, disciplinares e indenizatórios contra o res-ponsável”.

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP está ouvindo todos os ope-radores do Direito presentes à audiência para esclarecer os fatos e, posteriormente, tomar as medidas adminis-trativas e judiciais cabíveis.

NOTA DE REPÚDIOA Ordem dos Advoga-

dos do Brasil, Seção de São Paulo, a 113ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil e suas respectivas Comissões de Direitos e Prerrogativas, tomaram co-nhecimento de gravíssimo episódio consubstancia-do em expedição indevida e errônea de mandado de prisão, pela 1ª Vara Cível de Indaiatuba, em desfavor de Advogado, quando, em verdade, o mandado deve-

ria ter sido confeccionado contra o réu do processo, defendido pelo Advogado vitimado. O Advogado veio de ser detido e conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi trancafiado.

A OAB SP e a Subseção local consideram inacei-tável esse acontecimento, que é de extrema gravidade, e repudiam-no com vee-mência e de forma pública. Providências estão sendo adotadas com o propósito

de coibir práticas intolerá-veis como a aqui noticiada e de apurar as responsabili-dades.

Ademais, a Subseção de Indaiatuba da OAB recebeu a informação de que, poste-riormente a essa indescul-pável afronta, autoridade local teceu considerações jocosas e irônicas contra a Advocacia em geral e ao Advogado detido em par-ticular, em audiência públi-ca, na presença de diversas

pessoas, fato que já é objeto de procedimento interno.

Atitudes dessa natureza acirram ânimos, incitam confrontos desnecessários e em nada contribuem, além de denotarem ausência de respeito e urbanidade, apa-nágios que deveriam norte-ar as relações profissionais no meio forense.

Deste modo, a OAB SP reafirma seu explícito e inarredável compromis-so pela defesa da valo-

rização da classe, pelas prerrogativas profissio-nais dos Advogados, pela preservação do Estado Democrático de Direito e das liberdades públicas constitucionais.

Indaiatuba (SP), 27 de novembro de 2013.

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo

113ª Ordem dos Advo-gados do Brasil - Subse-ção de Indaiatuba

POR MARCOS DE VASCONCELLOS, chefe de redação da REVISTA CONSULTOR JURÍDICO

Quarto trimestre de 2013Página 16