arauto dos advogados - ed. 72 - agosto de 2009

16
» Página 3 No dia 28 de julho próximo passado, o jornal Arauto dos Advogados, informativo do Clube dos Advogados de Niterói, comemorou seus seis anos de existência. » Página 16 BITETTI COMBAT MMA NO BRASIL A PRAÇA É NOSSA O evento será um divisor de águas quando o assunto é MMA no Brasil. Terá os melhores luta- dores da atualidade, num ringue construído exclusivamente para o show. O palco será o famoso e tradi- cional estádio do Maracanãzi- nho, na cidade do Rio de Janei- ro, e contará com performance de luz e som, tornando o Bitetti Combat único e inovador. Página 5 Parabéns pelos 6 anos de notícias MAIS UMA CONQUISTA DA OAB/NITERÓI » Página 3 ATENÇÃO COLEGAS ADVOGADOS A CAARJ - CAIXA DE ASSI- TÊNCIA DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO RIO DE JA- NEIRO ESTA EM FRANCA RECUPERAÇÃO. » Página 4 O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Zveiter, determinou à segu- rança do Fórum Estadual em Niterói que permita a entrada dos advogados com a exibição apenas da carteira da OAB-RJ com chip. O diretor do Fórum de Nite- rói, Juiz Alexandre Scisínio, em comemoração a semana do advogado, prestigiou a população de Niterói. LIBERADO O PASEP E O PIS Começou o pagamento do PASEP e do PIS, referente ao calendário 2009/2010. Página 05 Integrantes da coordenação do BITETTI COMBAT MMA, durante o pro- grama SOS VERDADE. Niterói, agosto de 2009 - ANO VI - Edição 72 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Página Agosto de 2009 1

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Arauto dos Advogados - Edição 72 - Agosto de 2009

TRANSCRIPT

» Página 3

No dia 28 de julho próximo passado, o jornal Arauto dos Advogados, informativo do Clube dos Advogados de Niterói, comemorou seus seis anos de existência. » Página 16

Bitetti ComBat mma no Brasil

A PRAÇA É NOSSA

O evento será um divisor de águas quando o assunto é MMA no Brasil. Terá os melhores luta-dores da atualidade, num ringue construído exclusivamente para o show.O palco será o famoso e tradi-cional estádio do Maracanãzi-nho, na cidade do Rio de Janei-ro, e contará com performance de luz e som, tornando o Bitetti Combat único e inovador.

Página 5

Parabénspelos 6 anos de notícias

MAIS UMA CONQUISTA DA OAB/NITERÓI

» Página 3

ATENÇÃO COLEGAS ADVOGADOSA CAARJ - CAIXA DE ASSI-TÊNCIA DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO RIO DE JA-NEIRO ESTA EM FRANCA RECUPERAÇÃO.

» Página 4

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Zveiter, determinou à segu-rança do Fórum Estadual em Niterói que permita a entrada dos advogados com a exibição apenas da carteira da OAB-RJ com chip.

O diretor do Fórum de Nite-rói, Juiz Alexandre Scisínio, em comemoração a semana do advogado, prestigiou a população de Niterói.

LIBERADO O PASEP E O PIS

Começou o pagamento do PASEP e do PIS, referente ao calendário 2009/2010.

Página 05

Integrantes da coordenação do BITETTI COMBAT MMA, durante o pro-grama SOS VERDADE.

Niterói, agosto de 2009 - ANO VI - Edição 72 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PáginaAgosto de 2009 1

CLUBE DOS ADVOGADOS DE NITERÓI» Fundado em 14 de Maio de 1984

Conselho Diretor:

» Presidente: Dr. Reinaldo José de Almeida» Vice-Presidente: Dr. Celço Mendonça Azevedo» Tesoureiro: Dr Alencastro Araujo de Macedo» Secretário: Dr. Nicolas Ar-chilia Daniel

Diretoria de Departamento:

» Feminino: Dra. Celia Regina de Vasconcellos Soares;» Campestre: Dr. Julio Braga Silva;

» Comunicação: Dr. Erasbe Barcellos;» Cultural: Dr. Edson Gaudio Rangel;» Patrimônio: Dr. Paulo Cesar da Rocha Azeredo;» Social: Dra. Sandra da Silva Barbosa;» Jurídico: Dr. Marcos Werne-ck Salgueirinho;

Conselho Deliberativo e Fiscal:

» Presidente: Dr. Clélio Ramos de Faria» Vice-Presidente: Dr. Gilmar

Francisco de Almeida» Secretário: Dr. Raimundo Afonso Martins Feitosa

Membros do Conselho:

» Dr. Alessandro Pinto de Almeida» Dr. Erasbe Antonio Gonçal-ves Barcellos» Dr. Homero P. Vianna Junior» Dr. Giusepe Verdi Martins de Souza» Dr. Julio Braga Silva» Dr. Nelson Fonseca» Dr. Schubert Ribeiro da Silva» Dr. Wombeles Matozinho Curis

Fundado em 28/07/2003, funciona na sede do CAN.

Av. Ernani do Amaral Peixoto,507- 5º andar, Centro, Niterói, RJCEP: 24.020-072 / Telefax: 2717-1062 / 2719-1801

www.clubedosadvogados-rj.org.br/canE-mail: [email protected]

•Diretor Presidente: Reinaldo José de Almeida.•Diretor Responsável: Erasbe Barcellos (MT.24.670)•Redação: Reinaldo José de Almeida•Prog. Visual: Carlos Augusto (cel.: 8723-1024 - www.carlosaugusto.info)•Revisor: Alessandro Pinto de Almeida.

Colaboradores: Homero Vianna Jr., Alessandro Pinto de Almei-da, Soraya Taveira Gaya, Antonio Laért Vieira Jr., Marta Me-nezes, Vilmar Berna, Roberto Santos, André Luiz, Rosângela Moraes, Rennan Dias, Nylza Bellas, Márcia Silva, Álvaro Maia e José Alves, Romualdo Luiz Monteiro de Barros.

Fotolito e Impressão: Gráfica Lance. Tiragem desta edição: 10 mil exemplares

Distribuição: Gratuita aos advogados, serventuários da justiça, orgãos do po-der judiciário, entidades associativas e clubes filiados à ACAERJ.

EditorialSER PAI de fato não é apenas um homem que deu

a vida a um ser, biologicamente.SER PAI é ser assumido nessa função única para

toda vida.SER PAI desde o momento de que ocorreu a fe-

cundação, é proteger sua companheira com amor e carinho, transmitindo seus sentimentos para o filho via cordão umbilical ou ainda através do toque com o acariciamento na barriga da mãe.

SER PAI é ter esse momento mágico e o bebê sente o ambiente bom e acolhedor.

SER PAI é ter os mesmos sentimentos iguais as mães.

VALE A PENA SER PAI. Se você leitor ainda não pode ser pai, adote uma criança e torne-se pai.

SER PAI é ser exemplo de coragem, de amizade e de sabedoria.

PAI. Parabéns pelo seu dia.QUE DEUS ABENÇOE TODOS OS PAIS DO

MUNDO!

SER PAI – BIOLÓGICO OU NÃO – PAI -

COMO SER SÓCIO DO CLUBE DOS ADVOGADOS DE NITERÓI:

Bastaseradvogado,acadêmicodedireito,bacharelouservidordajustiçadoEstadodoRiode Janeiro, comparecer à sede do CAN e preencher a proposta de associado.

• MASSOTERAPIA: LUIZ PANTERA - Atendimento c/hora marcada, pelos telefones 3601-6968 ou 9284-8140.Massagensestética,terapêutica,desportivaeRelaxante,c/pedrasquenteereflexo-logia.ANALÚCIAPACHECO-TecnólogaemEstéticaeCosmetologia(9888-8199)

• CANTINA-Encontra-seemfuncionamentoaCantinadosAdvogados,direçãodeJorgeeErli,comoBuffetSabordaFamíliaTels.2629-4650/2620-5583/9182-6195,oferecendoalmoçorealmentecaseiroelanches,desegundaasextafeira.Venhaexperimentarecomprovaraqua-lidade do atendimento.

• SALA DE EMBELEZAMENTO UNISSEX: SOB A NOVA DIREÇÃO DE WELL E JACK, com cabeleireiros emanicuresdealtonível.TEL.2620-4532.

• SALA DE EMBELEZAMENTO UNISEX II: SOB A DIREÇÃO DE ANA ESBARRA, com serviços de tecno-logiadeEstéticaeCosmetologia(AnaEsbarra-tel.paraagendamento:9888-8199),CinesiologiaEspecializada(AdrianaMangabeira-tel.paraagendamento:9230-7644)eTerapiaHolística(Ig-nesNepomuceno-tel.paraagendamento:8174-2706).

• CONVÊNIOS–Estamosfirmandodiversosconvênioscomempresas,comintuitodealcançarmosalgumas regalias para sócios do CAN e para os advogados inscritos na OAB/RJ.

• EXCURSÃO: Já estamos realizando excursões, viagens e turismo através do CAN. Informações através dos tels. 2717-1062 / 2719-1801.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE AGÔSTO/2009SERESTA DANÇANTEPor motivo de força maior, não houve seresta esse mês (5ªs feiras)Conrado Freitas & Eunice Gomes

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE SETEMBRO/200903, 10, 17 e 24(5ªs feiras)Conrado Freitas & Eunice Gomes

AGUARDEM! VEM AÍ A VOLTA DE “SEGUNDA COM LEI”

Página Agosto de 20092

“A região dos sonhos é a minha casa da moeda”. Machado de Assis (1839-1908)

"Para conhecer as coisas, há que se lhes dar a volta”.José Saramago

ACAERJ Dr Reinaldo de Almeida Presidente da ACAERJ

Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeirowww.clubedosadvogados-rj.org.br

Tribuna LivreCRÔNICA DA ESCASSEZ ANUNCIADA

Antônio Laert Vieira Junior - [email protected]

ACAERJ – A LUTA CONTINUA

Na edição passada, anun-ciamos mais uma con-quista do Clube dos Ad-

vogados de Niterói com relação a Academia de Ginástica que será brevemente inaugurada na sobre-loja da Casa do Advogado, em Niterói.

No local, funcionou por mais de 20 anos, o escritório de ad-vocacia do Dr. Reinaldo José de Almeida (Presidente do CAN), que gentilmente cedeu as insta-lações, para tal realização.

Por outro lado, perguntado sobre a solicitação feita ao Pre-sidente a OAB/RJ, Dr. Wadih Damous, por ocasião das come-morações dos Notáveis Juristas de 2008, com relação ao Projeto “Lazer para Você Advogado”,

que se encontra em tramitação no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, cuja Proposição foi protocolada sob o n. 4165/2003, e irá propiciar também a criação do Retiro dos Advogados, o Presidente Reinal-do nos informou que “o Presi-dente da OAB/RJ dr. Wadih Da-mous na primeira oportunidade que for a Brasília, irá verificar qual a situação real do Projeto e se possível, tomará as medidas cabíveis para sua concretização”

Enquanto isso, o CAN con-tinua aguardando Entidades ou pessoas que queiram fazer par-ceria com a Academia de Ginás-tica, disponibilizando o telefone (21) 2717-1062 para contatos.

Ando pela rua e vejo um homem com uma ca-misa que traz a seguin-

te palavra estampada no peito: “inspiração”. Um pouco mais a frente, no sinal, esbarro em uma pessoa cuja veste contém a se-guinte mensagem: “crença”. Re-tomando o meu caminho, pensei cá comigo: essas duas palavras resumem tudo que estamos a precisar hoje para ir mais lon-ge, ver além, dizer algo profun-do, descolarmo-nos do ralo e do oco que nos acerca na contem-poraneidade; nesses tempos em que carecemos do protagonismo da ética e dos valores; em que buscamos esforço de sentido para atribuir sentido às coisas, insistindo na existência e em-prestando sentido ao mundo. Palavras seminais essas, nesses tempos em que temos pela fren-te a obrigação de construir o fu-turo como lugar que desejamos ser: lugar de quietude, calmaria e acolhimento ou lugar de caos, de ausência da ordem, de desre-

gramento e imprevisibilidade, de intervenção da natureza des-pótica. A escolha é nossa e disso depende transcender a finitude de nossas biografias. Ter inspi-ração e crença, significa ter um interior e ter um interior, signifi-ca ter uma linguagem, dado que é o caráter expressivo da lingua-gem que exterioriza o que temos dentro. São nossas crenças que nos fixam no mundo, no lugar onde estamos. As coisas, em re-gra, devem fazer algum sentido:

a necessidade de respostas é um atributo humano. É a razão e o porquê existencial. Busquemos então essas respostas a tempo de que nossas expectativas de futu-ro não venham a ser canceladas. Façamos uso de nossa dimensão imaginativa: inventando, so-nhando, desenhando nosso mun-do e nossa aldeia como a vemos e imaginamos. O que mantém um homem vivo é o esforço de persistir na existência.

MAIS UMA CONQUISTA DA OAB/NITERÓIO presidente do Tribunal de

Justiça, desembargador Luiz Zveiter, determinou à segurança do Fórum Estadual em Niterói que permita a entrada dos advo-gados com a exibição apenas da carteira da OAB-RJ com chip. O encontro com o presidente da OAB/Niterói, Antonio José Bar-bosa da Silva, ocorreu no gabine-te do presidente da Câmara, ve-reador Paulo Bagueira. Revelou que as bolsas e pastas dos advo-gados não serão mais vistoriadas. Zveiter atendeu à reivindicação

da OAB/Niterói e estavam pre-sentes no encontro o procurador geral Guilherme Braga; o diretor tesoureiro, Fernando Dias, e os

advogados Ségio Zveiter, An-derson Prezia e Francisco Carlos Santos. Mais um Ponto para a administração de Antonio José.

ATENÇÃO COLEGAS ADVOGADOSA CAARJ- CAIXA DE ASSITÊNCIA DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTA EM FRANCA RECUPERAÇÃO.

O dr. Ricardo de Menezes, ges-tor da CAARJ , recentemente re-cebeu da ANS- Agência Nacional de Saúde Suplementar, em respos-ta a correspondência protocolada em 03-08-09, naquela Entidade, o informe que ”o plano de Recu-peração apresentado foi aprovado pelo Diretor do DIOPE nos ter-mos do inciso II do art. 4º da Re-solução Normativa nº 199/2009, devendo a CAARJ manter per-manentemente atualizado o envio do DIOPS trimestral, bem como o envio do Demonstrativo do fluxo de Caixa mensal nos termos pre-vistos na Resolução Normativa º 173/2008.” E ainda que ”das disposições constantes da Re-solução Normativa nº 199/2009 em especial daquelas constantes do seu art. 6º, bem como daquela prevista no parágrafo 2º do art.3º eu possibilita a extensão do prazo

do Plano de Recuperação por pe-ríodo adicional de até doze meses, nas condição que são alencadas”. R E S U M I N D O. A CAARJ encontra-se em franca recupera-ção, sendo suas contas de fluxo de caixa devidamente aprovadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, como informou o Gerente Geral de Acompanha-mento das Operadoras e Merca-do, dr. Fabio dos Santos Fonse-ca. Mais uma vez, de parabéns toda a administração da CAARJ, que com muita luta esta conse-guindo superar a crise que ha-via se instalado.

PáginaAgosto de 2009 3

Umas das garantias cons-titucionais – art. 5º, inc. LXIII – é poder o acusa-

do manter o silencio quando in-terrogado, isso porque ninguém pode ser compelido a fazer prova contra si mesmo e por muitas das vezes o ato de questionar fere a alma humana e a Constituição Federal também garante a qual-quer pessoa a inviolabilidade da intimidade, vida privada e dig-nidade da pessoa humana, seja ela quem for. Apesar de o inter-rogatório ser também um meio de autodefesa, onde o Acusado dará – perante o Juiz – a sua versão a respeito dos fatos - ele muitas vezes serve como mais um dado contra ele, pois a sua narrativa é conjugada a outras provas constantes do processo e servirá de alicerce à condenação. Na fase do flagrante ou do in-quérito a mesma coisa se sucede, ou seja, o indiciado não é obri-gado a falar, pode se reservar o direito de só fazê-lo em Juízo ou simplesmente não fazê-lo. O in-terrogatório tanto o inquisitorial quanto o judicial visa fazer com que o sujeito responda a um nú-mero indeterminado de pergun-tas com vistas a que deixe um rastro de pistas do delito, sendo evidente não estar ele obriga-do a isso, logo, pode guardar o silencio. O Estado tem o dever de buscar provas para que pos-sa condená-lo, não pode diante de suas falhas querer que o su-

Direito Tributário

IMPOSTO DE RENDA SOBRE ABONO PECUNIÁRIO DE FÉRIAS

José Marinho dos SantosAdvogado e Especializado em Direito Tributário

[email protected]/(21)2621-0864-(21)9161-4723

Fiscal da LeiINTERROGATÓRIO E PROVA ILÍCITA.

Soraya Taveira Gaya - ProcuradoradeJustiça

A interpretação da legis-lação tributária de que é isento o imposto de ren-

da sobre verbas indenizatórias é consagrada, apesar da fazenda pública em alguns casos divergir da jurisprudência e da doutrina.

Atualmente, está em discus-são a isenção sobre os dez dias de férias convertidos em abono pecuniário do valor da remune-ração que lhe seria devida nos dias correspondentes. Em lin-guagem popular seria a venda dos dez dias de férias.

Depois de anos de tramitação de ações no poder judiciário nas quais o trabalhador vem con-seguindo vitória no sentido da isenção da venda de 1/3 das fé-rias, a Receita Federal resolveu editar a IN RFB nº 936/2009 e o Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 28/2009, autorizando a restituição dos valores referen-tes ao Imposto de Renda Retido, indevidamente, na Fonte dos úl-timos cinco anos, através de de-clarações retificadoras.

No entanto, o poder judiciário vem reconhecendo o direito de restituição dos valores de quem vendeu os 10 dias de férias, refe-rente ao Imposto de Renda Reti-do na Fonte dos últimos 10 anos. Os Tribunais superiores vêm adotando o entendimento do pra-zo da prescrição dos cinco anos mais cinco, ou seja, dez anos.

Desse modo, pode o contri-buinte requerer os últimos cinco anos na esfera administrativa e os outros cinco anos no judici-ário, ou os 10 anos somente no judiciário. Deve o Contribuinte avaliar o caminho mais ágil para receber a restituição, se adminis-trativa ou judicialmente.

A Receita Federal instituiu um calendário para apresenta-ção das declarações retificado-

ras, assim discriminadas: ano do recebimento dos 10 dias 2004, declaração a ser retifica-da IRPF/2005, prazo de entrega 31.12.2009; ano 2005, declara-ção a ser retificada IRPF/2006, prazo de entrega 31.12.2010, ano 2006, declaração a ser retificada IRPF/2007, prazo 31.12.2011, ano 2007, declaração a ser reti-ficada IRPF/2008, prazo de en-trega da retificadora 31.12.2012.

O Contribuinte deve proce-der da seguinte forma se optar pelo procedimento administra-tivo perante a Receita Federal: Na ficha “Rendimentos Isentos Não Tributáveis” lançar o valor dos dez dias vendidos de férias no campo “outros”, especifican-do a natureza do rendimento no espaço aberto. Enquanto que nos “Rendimentos Tributáveis Rece-bidos de Pessoa Jurídica” lançar o valor dos rendimentos já com o desconto do valor do abono pecuniário consignado na ficha de isenção.

Por outro lado, caso faça a

opção pela via judicial, deve o contribuinte calcular o valor dos anos dos abonos a serem resti-tuídos e verificar se está dentro do limite de ingresso no Juizado Especial Federal que é de 60 sa-lários mínimos, ou seja, até R$ 27.900,00, pois, caso vencedor na ação, a restituição será mais rápida já que os recursos são carreados através de Requisição de Pequenos Valores ao invés de serem inscritos na relação de Precatórios.

Em suma, na área adminis-trativa o contribuinte não preci-sa de advogado para pleitear a restituição do imposto de renda descontado na fonte, referente a um terço do abono pecuniário dos últimos cinco anos, enquanto que na esfera judicial, dependen-do do valor, haverá necessidade de advogado e pode ser requeri-da a restituição dos últimos dez anos com base na jurisprudência dos Tribunais. A escolha é do contribuinte.

jeito confesse, quer sob pressão, quer sob tortura, pois estará não só violando a lei como também favorecendo o suposto crimino-so, já que, diante de provas ilí-citas impõem-se a absolvição. A ausência de provas equivale à presença de prova censurável e a própria Constituição preconi-za ser inadmissível no processo prova obtida por meio ilícito. O que vemos na prática forense é a admissão no processo dessa pro-va atípica e a determinação para que seja apurado o delito daque-le que obteve a prova. Pode ser uma forma de querer coibir essa prática criminosa, mas ao mes-mo tempo se cria uma situação esdrúxula e injusta, pois a prova ilícita é produzida no processo, aceita pelo Juiz para amparar a condenação e depois simples-mente se inicia uma perseguição exatamente daquele que obteve a prova para a Justiça. Em suma, o Estado se vale da prova ilegal e depois manda punir quem a ob-teve, mas poupa quem a produ-ziu e quem a aceitou.

A PRAÇA É NOSSA

O diretor do Fórum de Ni-terói, Juiz Alexandre Scisínio, em comemoração a semana do advogado, prestigiou a popula-ção de Niterói, abrindo as por-tas da praça, atendendo a soli-citação do dr. Sérgio Zveiter,

para o publico em geral. Salve o dia do advogado.

Página Agosto de 20094

Uma das modalidades de furto que mais cresce-ram nos últimos anos

foi o dos serviços delegados. Co-nhecido como “gato”, ele rende uma boa fatia ao mercado ilegal do crime organizado, economia à comerciantes desonestos e fuga de receita do Estado.

Esse crime se encontra pre-visto hoje no artigo 155, §3° do CP: “... Art. 155. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: (..) §3° Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico. ...”. Hoje a extensão desse parágrafo é um dos debates calorosos existentes na doutri-na. É pacífico a absorção desta conduta pelo tipo penal do furto simples de energia elétrica, mas se discute o mesmo para o caso de desvio de sinal de TV por as-sinatura ou outro serviço delega-do diferente de energia. Segundo Cezar Roberto Bitencourt, ele só se configura como desvio, cons-tatado pela perícia, quando feito antes do medidor, pois se ocor-rer após para ele se amoldará na conduta do estelionato. Enquanto o furto de sinal de TV por assi-natura, para o mesmo autor, não encontra respaldo, porque esse sinal não pode ser equiparado à energia, portanto incorreto a sua adequação na figura do furto. A doutrina ainda não se pacificou sobre o tema.

Havendo previsão legal ou não, o seu crescimento está de-senfreado e ocorrendo na mesma proporção que as milícias ga-nham terreno. Elas transforma-ram essas fontes de renda na base de seu planejamento orçamentá-rio, junto com a venda ilegal do botijão de gás e de segurança, sendo muito difícil está fiscaliza-ção por parte da concessionária. O mais antigo é o da energia elé-

Insegurança PúblicaQUANDO O GATO SÓ COMIA QUEIJO

André Luiz

trica, aonde no Estado do RJ, a AMPLA e a LIGHT gastaram o equivalente a 345 milhões de re-ais com tecnologias de combate à fraude. A primeira com um leque de 2,3 milhões de clientes estima em 500 mil o numero de gatos, enquanto a segunda com um uni-verso de 3,8 milhões de clientes calcula em 14,5% de energia dis-tribuída desviada.

A criatividade é o ponto forte nesse ramo criminoso e o briga as empresas lesadas a inovarem na repressão, um exemplo dis-so é o uso de satélite pela Nova CEDAE, concessionária de dis-tribuição de água, para rastre-amento de áreas ocupadas em endereços inexistentes, também o uso de software para compa-ração do perfil do consumidor, com isso é possível detectar di-minuições abruptas de consumo e o uso de sonar para detecção de canos irregulares de ligações clandestinas para burlar o hidrô-metro (chamado de by pass). Até funcionários já foram infiltrados entre banhistas para analisar a água do chuveirinho da praia nas épocas de verão.

Nesse nefasto ranking, a modalidade de gato que mais cresceu no país foi o “gatoNet” (furto de sinal de TV por assina-tura), deixando as controvérsias doutrinárias de lado ele está pre-sente na casa de ricos e pobres e especialistas defendem que ele já tenha ultrapassado o patamar dos 400 mil usuários no Brasil. Até desvio de gás já foi descoberto pela CEG e CEG Rio, que em 2007 registraram oficialmente 225 fraudes gerando um prejuízo de R$ 3,5 milhões.

Devido a dimensão alcança-da o estado passou a tratar esses crimes de outra forma, adotando uma nova política de combate e assim no RJ criou-se a DDSD (Delegacia de Defesa dos Ser-

viços Delegados), dentro da es-trutura da Polícia Civil e dando início a uma nova forma de en-frentamento. O fato de não ser afiançável tem causado a prisão de diversas pessoas devido a essa infeliz escolha, movidas por essa falsa sensação de esperteza. Essa nova postura trouxe à tona uma novidade às autoridades, a cultura de que esse tipo de fur-to não é considerado crime pela população de baixa renda e a maioria dos fraudadores presos é de comerciantes em busca de redução de custos, ou seja, não se enquadram em nenhum perfil criminoso.

As experiências têm mostrado ser esse um problema mais cultu-ral e econômico do que criminal, tanto o comerciante, como o mo-rador de comunidade carente não correria esses riscos caso tives-sem mais facilidades de acesso a esses serviços, principalmente de luz e TV por assinatura. Hoje seria oportuna a adoção de cam-panhas educativas contra essas práticas, dirigidas a essas classes sociais.

Um bom exemplo a ser citado é o da favela Tavares Bastos, no Catete, aonde após o fim do tráfi-co com a instalação do quartel do BOPE, nas proximidades, os mo-radores foram se conscientizan-do da necessidade da regulariza-ção de suas casas para poderem cobrar melhorias. Em contrapar-tida, as concessionárias oferecem planos especiais e mais baratos, assim todos saem ganhando.

É apenas uma das diversas soluções a serem buscadas sobre um problema dos novos tempos a busca de melhores condições de vida e do direito à acesso a serviços por preços compatíveis, sendo o Brasil um Estado aonde se adota o direito penal mínimo a cadeia passa a ser uma sanção desarrazoada, nesses casos.

De LeveCOM O JORNALISTA CARLOS BARCELLOS

As nossas homenagens ao pre-sidente da AFJ - Associação Flu-minense de Jornalistas dr. Claro Nunes. Nascido em 12 de agosto, em Madre Silva, no município de Saquarema, Claro Nunes começou jornalismo trabalhando na Gaze-ta do Povo, com Edson Gomes e depois trabalhou na Última Hora e no Sete Dias. Nos anos seten-ta fundou a empresa Arco Íris. Já no século XXI, foi guindado ao posto de presidente a AFJ, que se encontrava à época, moribunda, totalmente desacreditada e endi-vidada. Claro Nunes levantou-a, recuperando-a e tornou-a objeto de sedução. Por seu empenho, fez da

LIBERADO O PASEP E O PISComeçou o pagamento do PA-

SEP e do PIS, referente ao calen-dário 2009/2010. Todo trabalhador que trabalhou no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano de 2008, recebendo até dois (2) sa-lários mínimos por mês, tem esse

direito. Para os de carteira assinada (PIS) basta dar um pulo na Caixa Econômica Federal. Para os servi-dores públicos, observado o final do nº de inscrição, é só ir buscar seu pagamento no Banco do Bra-sil, mais próximo.

BITETTI COMBAT MMAwww.bitentticombat.com.br

O evento será um divisor de águas quando o assunto é MMA no Brasil. Terá os melhores lutadores da atualidade, num ringue construí-do exclusivamente para o show.

O palco será o famoso e tradi-cional estádio do Maracanãzinho, na cidade do Rio de Janeiro, e con-tará com performance de luz e som, tornando o Bitetti Combat único e inovador.

Um público estimado em 11.000 pessoas completará essa festa do esporte e colocará o evento no ce-nário mundial de lutas.

O maior evento de MMA do Brasil acontecerá no dia 12 de se-tembro de 2009 e será composto por regras claras e rígidas, um ár-bitro central, com total autonomia sobre a luta, jurados de mesa, além de uma equipe médica treinada, sempre atenta às condições e à saú-

de física do atleta.Cada luta será dividida em 3

Rounds de 5 minutos, por 1 minuto de descanso.

O atleta será considerado vence-dor quando submeter o oponente a algum golpe, por interrupção téc-nica do árbitro central, pela junta médica ou ainda por julgamento dos jurados externos, caso o tempo se encerre não havendo nenhuma finalização ou nocaute decorrente de golpe traumático.

Os portões do Maracanãzinho serão abertos às 17 horas. Às 19 horas será a apresentação dos luta-dores para que às 19h30min come-cem as lutas iniciais e finalizando às 21 horas com as lutas de fecha-mento da noite. Logo após o show, haverá uma coletiva para imprensa com os lutadores e os organizado-res do evento.

AFJ a verdadeira Casa do Jornalis-ta, com planos ousados, que num futuro próximo dará a ela, um lu-gar de destaque na sociedade Nite-roiense. Ao Felicitar Claro Nunes, parabenizamos a Ordem dos Ad-vogados do Brasil, pelos 182 anos da fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil.

PáginaAgosto de 2009 5

CRESCE O NÚMERO DE FAVELAS E DE OCUPAÇõES IRREGULARES EM NITERÓI

Meio AmbienteVilmar Bernna - Jornalista do Meio Ambiente - www.portaldomeioambiente.org.br

Márcia Albernaz de Miranda | Auditora Fiscal do Trabalho

Niterói não é mais sinô-nimo de calmaria. Cres-cimento urbano desor-

denado, ocupações irregulares e favelização são problemas que atormentam o cotidiano dos mo-radores e das autoridades. De acordo com a Secretaria Munici-pal de Urbanismo e Controle Ur-bano, Niterói ganhou, entre 2004 e 2008, 30 novas favelas. Agora a cidade totaliza 130 comunida-des. Juntamente com isso, cresce a preocupação com as áreas ver-des e com a falta delas em várias regiões.

De acordo com o Coordena-dor Regional da Assembléia Per-manente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Apedema-RJ), o ambientalista Gerhard Sardo, Ni-terói sofre há muitos anos com a expansão de favelas sobre áreas de risco e de interesse ambiental. “As ocupações são identificadas até mesmo no interior de par-ques e de reservas florestais. No Parque da Cidade, em Charitas, existem várias ocupações em seu entorno, notadamente nos mor-ros da Viração e Santo Inácio” - apontou.

Na Reserva Ecológica Muni-cipal Darcy Ribeiro, os núcleos de ocupação ilegal estão em ple-na expansão, junto aos bairros do Cantagalo, Jacaré, Muriqui, Rio do Ouro e Várzea das Moças, Parque Estadual da Serra da Ti-ririca, entre Niterói e Maricá, há invasões no Engenho do Mato, Várzea das Moças e Itaipuaçu. “E, por final, no Monumento Na-tural Municipal da Praia do Sos-sego (área tombada), a ocupação ilegal se mantém invicta há 20 anos” - afirmou o ambientalista.

O Código Penal no Art. 149 sofreu, com a der-rogação de 2003, alte-

rações profundas no conceito de escravidão contemporânea. Antes, a caracterização estava ligada a um cerceamento da li-berdade ambulatória, coisa que é desnecessária no atual ordena-mento jurídico. Este artigo pro-põe-se a discutir sobre um dos elementos do tipo, mais precisa-mente o da “degradância” que vi-nha combinada com as restrições à liberdade. A questão se tornou mais acalorada quando um grupo formado por Auditores Fiscais do MTE, procuradores do Trabalho, Delegados e Agentes da Polícia Federal, flagraram 1.064 traba-lhadores submetidos a condições degradantes na fazenda Pagrisa, localizada em Ulianópolis (PA) e senadores integrantes da Co-missão Temporária Externa do Senado Federal desqualificaram a ação do Grupo Móvel. Houve enorme clima de instabilidade institucional, deflagrado por rei-vindicações punitivas sumárias aos agentes. A fiscalização da Móvel repudiou as indevidas pressões, tendo em vista que o amparo legal da “retirada” dos trabalhadores passava pelo con-ceito de trabalho degradante que só pode ser aferido à luz da dig-nidade da pessoa humana, funda-mento da República. Não sendo possível relativizá-lo de acordo

com a região do trabalhador.O que ora se indaga é se as

condições no meio ambiente de trabalho, tais como: Perigo, com sujeição a acidentes freqüentes pela natureza da atividade; A fal-ta de oferta de equipamentos de proteção; A falta de oferecimen-to de água potável; Ausência de um plano de socorro nas frentes de serviço, hábil a evitar a morte do homem; A sujeição às condi-ções climáticas extenuantes de sol cáustico ou frio intenso são ou não passíveis de caracteriza-rem uma diminuição na condi-ção de ser humano, rebaixando um degrau de cidadania ou se há necessidade de mais elementos que evidenciem que a perda de membros tão comuns na ativida-de de cana por exemplo, preen-cham a conduta punitiva ou se ainda temos de rebaixar mais e mais e mais para realçar a condi-ção de coisa?...

Para a Secretária de Urbanis-mo de Niterói, Maria Christina Figueira Monnerat, a falta de uma política habitacional voltada para a população de baixa renda faz com que as áreas disponíveis de uma cidade, não controladas, passem a ser uma das opções encontradas por esta mesma po-pulação para resolver isso. “Este fato é motivo de preocupação do Governo Municipal, onde temos buscado soluções que contenham essa prática” – afirmou. Niterói tem aproximadamente 50% de áreas com algum tipo de restrição por motivos de conservação am-biental, elas estão mais expostas a esse tipo de ocupação.

Monnerat ainda ressalta que diversos instrumentos foram criados nos últimos anos para melhorar a situação das reservas. Segundo ela, isso aconteceu prin-cipalmente a partir da promulga-ção do Estatuto das Cidades em 2001. “Programas federais com recursos a fundo perdido foram criados, possibilitando que a Pre-feitura realizasse estudos e pes-quisas para conhecer a situação das comunidades. Alguns desses trabalhos ainda estão em anda-mento, mas já temos elementos que nos permitem enfrentar esse complexo problema, que envol-ve, aproximadamente 100 mil

pessoas em Niterói” – disse ela. GOVERNO - As Secretarias

de Urbanismo e de Meio Am-biente de Niterói têm realizado estudos nas favelas que estão dentro ou junto aos limites das áreas de preservação ambiental. São áreas que não apresentam mais interesse do proprietário em sua preservação, por isso estes locais devem ser objetos de aten-ção. “Analisaremos cada caso e apontaremos as soluções mais convenientes. Algumas têm que ser removidas, com a oferta de novas alternativas de moradia, outras deverão ser removidas ou urbanizadas; outras pelo seu por-te, só poderão ser urbanizadas, porém, sempre com a definição clara de seus limites, através de elementos construtivos – afirmou a Secretária.

Outra forma de diminuir as ocupações irregulares é cons-cientizar a população através dos Conselhos Comunitários. “Te-mos conhecimento de que algu-mas áreas estão sendo invadidas. Nós sempre denunciamos os pro-blemas e alertamos o governo de que ele precisa preservar algumas áreas na Região Oceânica para evitar invasões” - disse o presi-dente do Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON), Marcelo Guedes.

Reflorestamento e fiscalização são algumas das soluções para acabar com o problema

Página Agosto de 20096

PáginaAgosto de 2009 7

» Dr. Raimundo Célio Augusto Macedo (DD. Superintendente Regional SR Centro Leste Fluminense), sendo homenage-ado com o Diploma da Amizade do CAN –Clube dos Advogados de Niterói, pelo Dr. Reinaldo de Almeida(Presidente),

» Dr. Ronaldo Silva, Dra. Helena Tostes, Sr. Jorge (respon-sável pelo Buff et Sabor da Família), Dr. Felipe Brasil e Dra. Sabrina Sales.

» Dra. Fáti ma Fernandes Christo(geriatra e cardiologis-ta) e Dra. Dilene Alves(diretora de relações públicas do SOS VERDADE).

» Dra. Maria Helena Morais, Dra. Michele Acácia, Dr. Ri-cardo Garcia e Dr. Fhilippe Rabello.

» Sra. Rosane de Souza (Salão Preta Pinposa), Sr. Sérgio Luiz e Sra. Renata Souza.

» Dr. Reinaldo de Almeida, homenageando com fl ores a Sra. Clayde.

» Sra. Adriana Bizzo, Sra. Nadia Bizzo, Sra. Rosângela dos Santos e Sra. Claudia Silveira.

» Dr. Roosewelt Francisco Ferreira Jardim, sendo ho-menageado com o Diploma da Amizade do CAN –Clu-be dos Advogados de Niterói pelo Dr. Reinaldo de Almeida(Presidente).

Página Agosto de 20098

» Sras. Cláudia, Clayde e Camila. » João Pauo Petrone com seus pais Sra. Rose e Sr. Luiz Fernando Petrone.

» Dr. Luis Paulino Moreira Leite (DD. Secretário Muni-cipal de Niterói), Dr. Raimundo Célio Augusto Macedo (DD. Superintendente Regional SR Centro Leste Flumi-nense) e Dr. Paulo Moreira Leite (Dir. Associação Comer-cial de Niterói).

» Sra. Nylza Bellas e Sr. Atti la(câmera de externas do Programa SOS Verdade). » Dr. Silvio Lessa, sendo homenageado com o Diploma da Amizade do CAN - Clube dos Advogados de Niterói, pelo Dr.

Reinaldo de Almeida(Presidente),

» A Dupla Sertaneja ANDERSON e EMERSON, durante apresentação.

» Dr. Paulo Moreira Leite, Dra. Valéria Conti , Dra. Dilene Alves e Dr. Josias Castro (Empresário).

» Sr. Edson, Sra. Rejane, Sr. Jorge e Sra. Ana Maria (fun-cionários da CAARJ).

PáginaAgosto de 2009 9

» Os cantores Anderson e Emerson e o Sr. Paulo. » Sra. Lucilia, Carla Marinho, Kelly e Thiago da Paz. » Dr. Antonio Aguiar e sua esposa, a dançarina DALILAY ZHUK.

» A cantora Claudia Telles, jornalista Jane Duarte e Dr. Sérgio Sencier (Advogado do PPS e PSDB).

» Sr. Conti nenti no Porto, Dr. Miguel Vitoriano, Bruno Les-sa e Dr. Silvio Lessa.

» Dr. Reinaldo de Almeida, homenageando com fl ores a Sra. Lucélia.

» Dr. Reinaldo de Almeida, homenageando com fl ores a Dra. Valéria Conti . » A dançarina DALILAY ZHUK, durante apresentação. » Marieke Van Der Velden, Hans Derks, Isabela Carva-

lho, Reginaldo Fausto e Nynke Karrenbeld.

Página Agosto de 200910

» Recorte

DIREITO AMBIENTAL

Artigo UniversalLuiz Antonio de Oliveira - Advogado / Profº. Universitário

Conforme o art. 3º, III, da Lei 6.938/81, define-se poluição “a degradação

da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indire-tamente: prejudiquem à saúde, à segurança e o bem-estar da popu-lação; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas (patrimônio público ou privado); afetem desfavoravelmente a biota (flora e fauna); afetem as condi-ções estéticas (valores histórico / artístico) ou sanitários do meio ambiente; lancem matérias ou energias em desacordo com os pa-drões ambientais estabelecidos”.

O crime ambiental de poluição está previsto no art. 54, caput, da Lei nº 9.605/98, dispondo: ”Cau-sar poluição de qualquer natureza

em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saú-de humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a des-truição significativa da flora. Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Esta modalidade criminal ambiental é admitida nas modalidades dolosa ou culpo-sa, assim como o tipo é agravado quando o delito tornar área urbana ou rural imprópria para a ocupa-ção humana.

Poluição das águas: os recur-sos hídricos são regulamentados pela Lei nº 9.433/97 (Código das Águas ), dispondo o art. 49 de re-ferida lei as infrações e penalida-des. Além disso, o art. 271 do Có-digo Penal incrimina a poluição em água potável.

Poluição atmosférica: é pro-vocar emissão de poluentes que ofendam o ser humano, como fu-maça, poeira, vapor ou gás. Existe o Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar – PRONAR, instituído pela Resolução nº 05/89, CONAMA.

Poluição por resíduos sóli-dos: o lixo tem aumentado em face do consumo desenfreado e concentração das populações ur-banas. Não é problema de fácil solução, mas é possível enfrentá-lo. É importante ressaltar que a re-ciclagem, isto é, o aproveitamento do material está i crescendo cada vez mais. Por outro lado, a Usina de Compostagem é uma boa so-lução. Nesse item, o princípio da cooperação poderia ser praticado

entre os municípios da região. Poluição por agrotóxicos: o

termo defensivo agrícola, inter-nacionalmente, foi mudado para “pesticida”, causador de doenças nocivas à saúde. A Lei nº 7.802/89 disciplina a comercialização, proi-bindo a reembalagem, regula o transporte etc.

Poluição sonora: A Resolu-ção nº 001/90 – CONAMA regula pelo número de decibéis, ou seja, pela intensidade do ruído. Assim, ficar exposto por oito horas dia-riamente a uma intensidade de 80 decibéis durante 05 anos, causa surdez. Além da perda auditiva, os ruídos de alta intensidade po-dem provocar distúrbios de sono, dor de cabeça, alergia, distúrbio digestivo, falta de concentração e aumento de batimento cardíaco.

o BarUlHo De CaDa sitUaÇÃo - POR DECIBÉIS: um bosque: 30; uma reunião de amigos na sala de casa: 40 a 60; um local de trabalho comum, um escritório: 60 a 70; corredores de tráfego, liquidificadores e carros:

80 a 100; uma britadeira em fun-cionamento, aterros de construção civil: 100 a 110; a 100 metros da turbina de um avião, aterrissando ou decolando: 120 a 140. Final-mente, acima de 80 decibéis, a saúde é profundamente afetada. Portaria do Ministério do Traba-lho estabelece os decibéis máxi-mos de exposição dos trabalhado-res.

O meio ambiente é um bem transnacional e transtemporal que pertence a todos os povos de todos os tempos. Portanto, im-prescritível. Por isso, o Direito Ambiental tem princípios pró-prios, face à peculiaridade do bem jurídico tutelado, porém escudado nos Princípios Gerais do Direito Público e Princípios do Direito Administrativo, além das Con-venções Internacionais, permi-tindo, assim, que a saúde pública seja garantida pelo direito positivo e desenvolvimento sustentado.

“O meio ambiente é assunto que diz respeito à vida”.

PáginaAgosto de 2009 11

NOTAS: *NiverI–ParabénsaosamigosDr.MarcoCoelhoesuaesposaVilmapeloaniversáriodesuafilhaCarolineAraújoquecompletou 15 anos. Sucesso!!! Muitas felicidades.*NiverII–ParabénsaminhaprincesinhaPaulinha,peloseuaniversárioequeDeussempreteabençoe.Felicidades!* Niver III – Parabéns ao nosso amiguinho e primo Arturzinho, pelo seu aniversário. Felicidades*NiverIV-ParabénsaonossoamigoMarcosTinoco,quecomemorarácomsuafamíliaemBúzios.==============================================================================================POPULAÇÃO: obras avançam por toda a Niterói e moradores da região oceânica agradecem ao prefeito Jorge Roberto Silveira, pelas novasconquistaseoasfaltamentodoSoter,melhorandoassimaqualidadedevidadenossapopulação.==============================================================================================REGIONAL DO CENTRO: ParabénsaoSéc.Reg.DoCentro,Dr.Castilho,pelabelíssimaconclusãodasobrasdoJd.SãoJoãobemcomoporoutrasintervençõesnasdemaispraçaspúblicasdestaregionalRink,PontaD´AreiaepraçaPastorManoelAvelino de Souza* ABRAÇO I – Aos amigos e empresários Alexandre e Silvinho proprietários da Dimel Mat. Elétricos.* ABRAÇO II – Ao amigo Fernando Guedes proprietário da F.C.G. imóveis situada à Rua Dr. Borman, nº. 23/314 Centro,Niterói.Tels.:(21)2171-3068/2722–4077,pelobelíssimotrabalhodesenvolvidonaáreaimobiliária.*ABRAÇOIII–UmforteabraçoaoamigoTitodoRigolettoeparabénspelaqualidade,atendimentoebonspre-ços. Sucesso!!!

Social com Maurício Sayão

No destaque o Secretário Regio-nal do Centro Dr. Pedro Castilho

Secretaria Regional do Centro de Niterói, Dr. Pedro Cas-tilho reunido com companheiros e assessores em des-contraido café da manhã

O Empresário Thiago e o Engenheiro Dr. Marcos da Celera.

Página Agosto de 200912

» Ambulância – 192» Bombeiros – 193» Defesa Civil – 199» Polícia Militar – 190» OAB – 2719-8470» Procon – 2721-0794/1512» Codecon – 2620-043» CAN – 2717-1062» Clin – 2620 - 2175» Águas de Niterói – 2613-4545» Barcas SA – 2532-6101» Ponte – 2620-8588/9333» ANDEF– 2711-9912» AA – 2717-8556» Rodov. Niterói – 2620-8847

» APAE – 2717-7152» APADA – 2621-2080» Disque-Ponte – 2620-9333» Dir. Humanos – 2719-8470» Prerrogativas OAB 7811-3299 / ESA – 2719-8470 R.215» Correios – 2721-1054/1053» Serviço Funerário – 2717-2073» Disque Denúncia – 2622-1999 (Central) 2719-1656 (Niterói)» Custas Judiciais TJ/J (dúvi-das) 2588-2156

SANDUÍCHE SÍRIO LIGHT

6 unidade(s) de pão sírio1 xícara(s) (chá) de maionese light250 gr de ricotaquanto baste de rúcula1 unidade(s) de tomate em cubos pequenos1 unidade(s) de maçã em cubos pequenos250 gr de peito de peru defuma-do Sadia em tirasquanto baste de salsinha

Modo de PreparoCortando o pão sírio disponha as folhas de rúcula em uma das metades. Faça uma mistura dos ingredientes restantes e agora distribua essa mistura sobre as folhas de rúcula. Pronto um san-duíche delicioso e diferente ! Rendimento 6 porções

SANDUÍCHE LIGHT

Ingredientes:• 2 mini baguetes• 1 cenoura pequena• 1 abobrinha italiana pequena

• 100g de blanquet de peru• 150 g de ricota fresca• 1 colher (sopa) de hortelã picada• alface e tomate

Modo de PreparoLave bem a cenoura, descasque-a e rale em um ralador.2. Lave a abobrinha e rale a parte verde.3. Corte o peru em tiras.4. Com um garfo amasse a ricota.5. Misture os ingredientes que você já havia preparado acima (a ricota, a cenoura, a abobrinha e o peru).6. Coloque pimenta e sal a gosto.7. Acrescente a hortelã.8. Corte os pães (bagetes) ao meio e passe o recheio nos dois lados.9. Adicione o tomate em rodelas e a alface.

SANDUÍCHE DE QUEIJO BRANCO

Ingredientes• 2 fatias de pão de fôrmade aveia (ou mini baguete sem miolo)• 2 fatias de queijo branco sem gordura• 2 xícaras (chá) de agrião• 1/2 cenoura ralada• 2 colheres (sopa) de requeijão light• sal a gosto

Modo de preparo1 - Misture em uma tigela os

seguintes ingredientes: cenoura, o requeijão e o sal até obter uma pasta homogênea.2 - Espalhe em uma das fatias do pão as folhas de agrião, a pasta de cenoura e as fatias de queijo branco.3 - Cubra com a outra fatia de pão.

SOPA DE HORTALIÇAS E FRANGO LIGHT

Ingredientes540 g de peito de frango picado em cubos1 cebola ralada1 dente de alho picado1 colher (sopa) de margarina light2 cenouras raladas6 batatas médias raladas15 vagens picadas1 maço de couve picadacebolinha picada

Modo de preparo:Refogue o frango na margarina light e na cebola. Depois colo-que os vegetais e deixe refogar por cinco minutos. Acrescente sal a gosto e água até cobrir tudo. Cozinhe em fogo baixo até amolecer bem os vegetais. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e polvilhe cebolinha picada. Está pronto para servir, bom apetite!Rendimento = 6 porções

Dicas

O Clube dos Advogados de Niterói, através de sua diretoria, congratula-se com os associados e amigos, pela passagem de mais uma primavera.

Muitas felicidades, saúde, paz, lealdadee, acimade tudo,muitoamor,somadoàcertezadequeparaoCAN,vocêssão

realmente especiais.

ALCENIR DE AZEVEDO SOARESANTONIO GUILHERMEALESSANDRA DE ALMEIDAALEXANDRE DESERTO NECCODRA. ÉLVIA MARIA ALMEIDA GONÇALVESDR. CLARO NUNES DE ALMEIDAGILSON AMARALJOÃO RAMOS DAS MERCES VIANNAJULIA DA SILVA VIEIRA E SILVALUIZ HENRIQUE PEREIRA CUNHAMARIA GEORGINA V. CRESPIMARIA JOSÉ MONTEIROROBERTO RAMALHO VIEIRARODRIGO DE ALMEIDATHEREZINHA ÁLVARES RODRIGUES ZILAR DE ALMEIDA

PáginaAgosto de 2009 13

GUERRA, para quem não sabe, é uma espécie de jogo de sinuca disputado por vários jogadores, na base do cada um por si e Deus por todos. Ge-ralmente é jogado a dinheiro, que fica depositado em uma das caçapas e no final vai para o bolso do ganhador.

No término de uma dessas guerras, Feijó, que já havia perdido todo o dinheiro, propôs a Wilsinho pagar a parte que lhe devia com um cheque. O ami-go concordou. Ele preencheu-o, entregou ao par-ceiro e foi embora.

Dia seguinte, novo jogo. A sorte muda de lado; Feijó passa de perdedor a ganhador. No final, inicia a arrecadação do dinheiro das apostas. Chega a vez do wilsinho, que não tendo descontado o cheque re-cebido na véspera, tira-o do bolso para devolvê-lo a Feijó como pagamento de sua parte.

Feijó dá um passo atrás, balançando o indicador:-Não, não, cheque não. Nada de cheque, só rece-

bo dinheiro vivo. Sei lá se tem fundos.Wilsinho insiste, mas a irredutibilidade do parcei-

ro não é quebrada:- Já disse, não recebo em cheque!Espantado com a atitude do amigo, wilsinho ape-

la para a lógica:Ora , bolas, mês este é o cheque que você me deu

ontem.A resposta definitiva de Feijó, veio em forma de

um argumento forte:- ainda mais meu!!! Homero Vianna Jr. (extraído do livro: “O Seqüestro do Bife” e ou-

tras histórias)

CHEQUE, NÃO! BêBADO NA IGREjA Igreja lotada, o pradre interrompe o sermão e pergunta:- Quem deseja ir para o céu levante a mão!Todo mundo levanta a mão, menos um sujeito sentado na

primeira fila, caindo de bêbado.- O senhor não quer ir para o céu quando morrer? - pergunta-

lhe o padre.E o bêbado:- Ah.... Quando morrer eu quero! Pensei que o senhor estava

organizando a caravana para hoje...rsrsrsr

PIADINHAS DE CASAmENTO Há piadas que só tem graça para homens.O filho pergunta para o pai:“Papai, quanto custa para casar?”E o pai responde:“Não sei filho. Ainda estou pagando”.

O FILHO:- “Pai, é verdade que em algumas partes da África o homem

não conhece sua esposa até casar com ela ?”.O pai:- “Aqui também é assim, filho”.

CELULAR - Você sabe por que o português sempre deixa o celular em

cima da máquina de lavar?- Para não ficar fora da área de serviço!

ÓCULOS mÁGICOO Português foi pro Japão e comprou um par de óculos cheio

de tecnologia que mostrava todas as mulheres peladas.Manuel coloca os óculos e começa a ver todas as mulheres

peladas, ele se encanta. Poe os óculos, peladas! Tira os óculos, vestidas!

- Que maravilha! Ai Jesus!E assim foi Manoel para Portugal, louco para mostrar a novi-

dade para a mulher (Maria).No avião, se sente o máximo vendo as aeromoças todas pela-

das. Quando chega em casa, já coloca os óculos para pegar Maria pelada.

Abre a porta e vê Maria e o Compadre no sofá pelados.Tira o óculos, pelados!Põe os óculos, pelados! Tira, pelados! Põe, pelados!E Manuel diz: - ‘Puxa vida! essa porcaria já quebrou!’

SELF-SERVICE- Como é restaurante por quilo de português?- O cliente é pesado, na entrada e na saída.

O MILAGRE (15/10/97)

Milagre existe eu posso afir-mar.Infelizes os que não crêem,Pois, dia a dia, eles ocorremcom transformações radi-cais.Eu sinto ser ele uma dádiva divinavinda de Deus a derramarsobre nós, que acreditamosem sua existência, a presen-çado criador, do justo, do hon-rado.Albino José da Silva(extraído do livro: “ Delírios Oníricos E outras histórias”)

PINCELADAS LITERÁRIAS

Um pensamentoDistanciou-se dos verdes campos,rios lagos marespara flutuar nas brancas nu-vens.Tomou forma de pincele, prazerosamente,pintou pedacinhos literários,embelezando o entardecer.Surgiram trovas, poesias, contose divertidos diálogosno pedacinho de céu.O Sol deixou tons multico-resnaquele painel,projetando, nas cristalinas águas,o verdadeiro encantamento de um poético pensamento.Eunice Gomes

Página Agosto de 200914

Dr.ReinaldodeAlmeida,homenageandocomfloresaaniversarianteDra.ÉlviaMariaAlmeidaGonçalves(Di-retoradoCursoFragaemNiterói).

O campeão Internacional de Luta Livre RICARDO ARO-NA (ao centro), sendo homenageado por alguns deseus familiares pelo seu aniversário.

Dr.ReinaldodeAlmeida,homenageandocomfloresaSra. Irineia Jardim.

Sra. Abiner e seu esposo, o aniversariante Sr. Orlando Ferreira Pinto

Sandra Bellas, sua mãe, a aniversariante Zilar de Almei-da e seu esposo Noé, durante comemoração.

O campeão de luta livre RICARDO ARONA, durante en-trevista.

SocialPáginaAgosto de 2009 15

Encontre as Cinco Diferenças no Programa SOS VERDADE

Os lutadores Ricardo ARONA e PAULÃO, durante evento no Palácio do Governo.

BARÃO II6º ANIVERSÁRIO DO JORNAL ARAUTO DOS ADVOGADOS

No dia 28 de julho próxi-mo passado, o jornal Arauto dos Advogados, informativo do Clube dos Advogados de Niterói, comemorou seus seis anos de existência. O dire-tor responsável pelo jornal, dr. Reinaldo de Almeida, fala com emoção da sua satisfação e alegria de ter conseguido chegar a esta marca, apesar das dificuldades financeiras, não deixando escapar nenhu-ma edição. “ Esperamos ter prestado informações escla-recedoras aos nossos queri-dos leitores nesses 6 anos de muitas lutas e com grandes

dificuldades. Procuramos a cada dia melhorar e aprimorar nossas informações, para que todos tenham em suas mãos algo que lhes possibilitem uma agradável leitura, preparadas por pessoas do mais alto nível intelectual, que graciosamen-te, colaboram com o nosso periódico. Agradecemos de coração a todos que de algu-ma forma tem colaborado para o engrandecimento do Arauto dos Advogados. Abraçamos fraternalmente a nossa valo-rosa equipe de colaboradores que contribuíram sobremanei-ra, para chegássemos a esses

Caminhada dos advogados de Niterói, na praia de Icaraí, em comemoração ao 182º Aniversário de Fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil.

O Presidente do CAN -Clube dos Advogados de Niterói, REINALDO DE ALMEIDA, e o presidente da AABB -Associação Atlética do Banco do Brasil, WERNECK, reeleito para mais um mandato.

6 anos. Que Deus, o grande arquiteto do universo, continue nos iluminando e abençoando, permitindo que possamos co-memorar muiiiiiiiiiiiitos ani-versários”.

A Cantora Rejane Luna no Programa SOS VERDADE.

Pizzaria LannyFone: (21) 2627-4092

Rua Clotilde de Oliveira Rodrigues, 8 - Niterói - RJ

Página Agosto de 200916