arauto dos advogados - junho de 2009

16
» Página 3 No dia 30 de maio de 2009, na Câmara Municipal de Niterói, tomaram posse como imortais os novos acadêmicos Dr. Paulo de Tarso, Dr. Orquinézio de Oliveira e Dr. Reinaldo de Almeida. » Página 3 LBV, EM NITERÓI, ABRE INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS ATENÇÃO MULHERES! A Legião da Boa Vontade (LBV) oferece em seu Centro Educacional e Comunitário, na cidade de Niterói, ativi- dades esportivas para jovens e crianças na faixa etária de 12 a 17 anos. Dentro do Pro- grama Esporte é Vida, a LBV abriu inscrições para diversas modalidades esportivas, entre elas: futebol, atletismo, han- debol, vôlei e basquete. Página 16 ACADEMIA NITEROIENSE MAÇÔNICA DE LETRAS, HISTÓRIA, CIÊNCIAS E ARTES, EMPOSSA NOVOS IMORTAIS COLETIVO A HIDROGÊNIO » Página 6 JORNAL FÓRUM COMEMORA SEU 10º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO EM NOITE DE GALA » Página 10 Ônibus montado no Brasil faz parte de experimentos mun- diais para redução da polui- ção do ar. Conselhos IMPORTANTÍS- SIMOS! Dirigidos às mulhe- res, mas válidos para os ho- mens também! Atenção nunca é demais! Devemos estar sem- pre atentos! » Página 5 Repassando, é importante! (Lei nº 5.190/08 - Sua conta pode ser paga pela própria em- presa que cobrança) É BOM SABER CRISTINA BRAGA “VILLA LOBOS POPULAR NOS DIAS 27 E 28 DE MAIO, DE VOLTA AO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI Página 11 Niterói, junho de 2009 - ANO VI - Edição 70 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Página Junho de 2009 1

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal Arauto dos Advogados - Junho de 2009 - Edição 70

TRANSCRIPT

Page 1: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

» Página 3

No dia 30 de maio de 2009, na Câmara Municipal de Niterói, tomaram posse como imortais os novos acadêmicos Dr. Paulo de Tarso, Dr. Orquinézio de Oliveira e Dr. Reinaldo de Almeida. » Página 3

LBV, eM NiTeRói, ABRe iNsCRições PARA ATiViDADes esPORTiVAs

ATeNçÃO MULHeRes!

A Legião da Boa Vontade (LBV) oferece em seu Centro educacional e Comunitário, na cidade de Niterói, ativi-dades esportivas para jovens e crianças na faixa etária de 12 a 17 anos. Dentro do Pro-grama esporte é Vida, a LBV abriu inscrições para diversas modalidades esportivas, entre elas: futebol, atletismo, han-debol, vôlei e basquete.

Página 16

ACADEMIA NITEROIENSE MAÇÔNICA DE LETRAS, HISTÓRIA, CIÊNCIAS E ARTES, EMPOSSA NOVOS IMORTAIS

COLeTiVO A HiDROgêNiO

» Página 6

JORNAL FóRUM COMeMORA seU 10º ANiVeRsÁRiO De FUNDAçÃO eM NOiTe De gALA

» Página 10

Ônibus montado no Brasil faz parte de experimentos mun-diais para redução da polui-ção do ar.

Conselhos iMPORTANTÍs-siMOs! Dirigidos às mulhe-res, mas válidos para os ho-mens também! Atenção nunca é demais! Devemos estar sem-pre atentos!

» Página 5

Repassando, é importante! (Lei nº 5.190/08 - sua conta pode ser paga pela própria em-presa que cobrança)

É BOM sABeR

CRisTiNA BRAgA “ViLLA LOBOs POPULAR

NOS DIAS 27 E 28 DE MAIO, DE VOLTA AO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI

Página 11

Niterói, junho de 2009 - ANO VI - Edição 70 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PáginaJunho de 2009 1

Page 2: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

CLUBE DOS ADVOGADOS DE NITERÓI» Fundado em 14 de Maio de 1984

Conselho Diretor:

» Presidente: Dr. Reinaldo José de Almeida» Vice-Presidente: Dr. Celço Mendonça Azevedo» Tesoureiro: Dr Alencastro Araujo de Macedo» Secretário: Dr. Nicolas Ar-chilia Daniel

Diretoria de Departamento:

» Feminino: Dra. Celia Regina de Vasconcellos Soares;» Campestre: Dr. Julio Braga Silva;

» Comunicação: Dr. Erasbe Barcellos;» Cultural: Dr. Edson Gaudio Rangel;» Patrimônio: Dr. Paulo Cesar da Rocha Azeredo;» Social: Dra. Sandra da Silva Barbosa;» Jurídico: Dr. Marcos Werne-ck Salgueirinho;

Conselho Deliberativo e Fiscal:

» Presidente: Dr. Clélio Ramos de Faria» Vice-Presidente: Dr. Gilmar

Francisco de Almeida» Secretário: Dr. Raimundo Afonso Martins Feitosa

Membros do Conselho:

» Dr. Alessandro Pinto de Almeida» Dr. Erasbe Antonio Gonçal-ves Barcellos» Dr. Homero P. Vianna Junior» Dr. Giusepe Verdi Martins de Souza» Dr. Julio Braga Silva» Dr. Nelson Fonseca» Dr. Schubert Ribeiro da Silva» Dr. Wombeles Matozinho Curis

Fundado em 28/07/2003, funciona na sede do CAN.

Av. Ernani do Amaral Peixoto,507- 5º andar, Centro, Niterói, RJCEP: 24.020-072 / Telefax: 2717-1062 / 2719-1801

www.clubedosadvogados-rj.org.br/canE-mail: [email protected]

•Diretor Presidente: Reinaldo José de Almeida.•Diretor Responsável: Erasbe Barcellos (MT.24.670)•Redação: Reinaldo José de Almeida•Prog. Visual: Carlos Augusto (cel.: 8723-1024 - www.carlosaugusto.info)•Revisor: Alessandro Pinto de Almeida.

Colaboradores: Homero Vianna Jr., Alessandro Pinto de Almei-da, Soraya Taveira Gaya, Antonio Laért Vieira Jr., Marta Me-nezes, Vilmar Berna, Roberto Santos, André Luiz, Rosângela Moraes, Rennan Dias, Nylza Bellas, Márcia Silva, Álvaro Maia e José Alves, Romualdo Luiz Monteiro de Barros.

Fotolito e Impressão: Gráfica Lance. Tiragem desta edição: 10 mil exemplares

Distribuição: Gratuita aos advogados, serventuários da justiça, orgãos do po-der judiciário, entidades associativas e clubes filiados à ACAERJ.

editorial O Brasil é um país rico em florestas, rios e mares, que precisam

ser tratados com carinho. Precisamos preservá-los. A população pre-cisa cumprir o seu papel no dia a dia, até mesmo para cobrar das autoridades. Lançamos o alerta contra os maus tratos que os seres humanos praticam contra a natureza. Acordem enquanto há tempo. Precisamos adotar medidas para salvar o planeta. Bom senso. É só querer.

sALVe A NATUReZA OU MORRA COM eLA. -

COMO SER SÓCIO DO CLUBE DOS ADVOGADOS DE NITERÓI:

Bastaseradvogado,acadêmicodedireito,bacharelouservidordajustiçadoEstadodoRiode Janeiro, comparecer à sede do CAN e preencher a proposta de associado.

• MASSOTERAPIA: LUIZ PANTERA - Atendimento c/hora marcada, pelos telefones 3601-6968 ou 9284-8140.Massagensestética,terapêutica,desportivaeRelaxante,c/pedrasquenteereflexo-logia.ANALÚCIAPACHECO-TecnólogaemEstéticaeCosmetologia(9888-8199)

• CANTINA-Encontra-seemfuncionamentoaCantinadosAdvogados,direçãodeJorgeeErli,comoBuffetSabordaFamíliaTels.2629-4650/2620-5583/9182-6195,oferecendoalmoçorealmentecaseiroelanches,desegundaasextafeira.Venhaexperimentarecomprovaraqua-lidade do atendimento.

• SALA DE EMBELEZAMENTO UNISSEX: SOB A NOVA DIREÇÃO DE WELL E JACK, com cabeleireiros emanicuresdealtonível.TEL.2620-4532.

• SALA DE EMBELEZAMENTO UNISEX II: SOB A DIREÇÃO DE ANA ESBARRA, com serviços de tecno-logiadeEstéticaeCosmetologia(AnaEsbarra-tel.paraagendamento:9888-8199),CinesiologiaEspecializada(AdrianaMangabeira-tel.paraagendamento:9230-7644)eTerapiaHolística(Ig-nesNepomuceno-tel.paraagendamento:8174-2706).

• CONVÊNIOS–Estamosfirmandodiversosconvênioscomempresas,comintuitodealcançarmosalgumas regalias para sócios do CAN e para os advogados inscritos na OAB/RJ.

• EXCURSÃO: Já estamos realizando excursões, viagens e turismo através do CAN. Informações através dos tels. 2717-1062 / 2719-1801.

PROgRAMAçÃO DO Mês De JUNHO/200904, 18, 25(5ªs feiras) Conrado Freitas & eunice gomes

PROgRAMAçÃO DO Mês De JULHO/200902, 09, 16, 23 e 30(5ªs feiras) Conrado Freitas & eunice gomes

Página Junho de 20092

Page 3: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

“Não há nada oculto que não seja descoberto e nada há escondido que não venha a lume.” Mc, 4,22 “Quem não é forte tem que ser diplomático.”Millôr Fernandes

ACAeRJ Dr Reinaldo de Almeida Presidente da ACAERJ

Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeirowww.clubedosadvogados-rj.org.br

Tribuna LivreUM OUTRO DesCONHeCiDO

Antônio Laert Vieira Junior - [email protected]

ACAeRJ – A LUTA CONTiNUA.

Após a conquista do es-paço físico da sobreloja para o CAN, o presiden-

te Reinaldo de Almeida começou a luta pela instalação da Acade-mia de ginástica. Arregaçou a camisa e partiu para a busca de parecerias para a montagem do novo empreendimento. se você conhece alguém ou alguma en-tidade que queira participar da realização dessa nova conquista, é só contactar o Clube dos Advo-gados de Niterói, pelo telefone (21) 2717-1062.

Todo mundo tem dentro de si algo que não conhece, um outro que é diferente.

Raul seixas disse-o bem sobre a dualidade que nos povoa quan-do cantou: “controlando minha maluquez, misturada com minha lucidez”. Todos nós somos o que somos e um ‘fantasma’ ou ‘um outro’ que trazemos em nós. A todo tempo lutamos contra for-ças gigantescas que estão em nosso interior. É a parte obscura de nós mesmos. são Paulo disse bem: “pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico” (Rm. 7.19). Buscar as forças ocultas e fantásticas que estão dentro da gente, eis o meio de conhecer-nos. A vida é sempre esse refrão “decifra-me ou te devoro”. Fernando Pessoa sintetizou bem essa dualida-de de um que conheço e outro que desconheço: “eu vejo-me e estou sem mim, conheço-me e não sou eu.” Por vezes não nos reconhecemos em certas atitudes e ficamos mesmo apavorados com alguma iniciativa tomada. Refletimos e concluímos que es-

távamos fora de nós, talvez do-minados por alguém que desco-nhecíamos. santo Agostinho em suas confissões anotou: “existe algo no homem que nem sequer seu espírito conhece... sei de ti algo que não sei de mim”. Nós somos essa dualidade e vivemos sob esse permanente confronto. O eu que conheço e o eu pro-fundo que nos habita vivem nes-sa intimidade entre estranhos. Alguns poderiam simplificar a equação, identificando num ou noutro caso, apenas influências de Deus e do diabo: um reducio-nismo primário. Mas, não é nada disso. É tão somente a zona cin-zenta, a zona de fronteira, a faixa de gaza que nos habita. esse um e outro é a soma de nós. É esse tudo que mora em mim. É essa dualidade de eu para mim mes-mo. É desse combate silencioso que vivemos e é nele que encon-tramos nosso equilíbrio e intei-reza. esse outro a nosso lado é um outro eu pelo anverso. esse estranho de aparência desagra-dável sou eu próprio. Que bom que desconheço-me em grande

MAis UM TeNTO PARA O PResiDeNTe DO CLUBe DOs ADVOgADOs De NiTeRói

No dia 25 de maio de 2009, na Câmara Municipal de Niterói, o dr. Reinaldo José de Almeida,

recebeu o título de “Comenda-dor”, da Associação Fluminense de Belas Artes.

ACADeMiA NiTeROieNse MAçÔNiCA De LeTRAs, HisTóRiA, CiêNCiAs e ARTes, eMPOssA NOVOs iMORTAis

No dia 30 de maio de 2009, na Câmara Municipal de Niterói, to-maram posse como imortais os novos acadêmicos dr. Reinaldo José de Almeida, assumindo a cadeira nº 23, cujo patrono é o saudoso e consagrado jurista Antonio evaristo de Moraes; dr. Orquinézio de Oliveira, ocupando a cadeira nº 22, cujo patrono é o dr. Alcyr Amo-rim da Cruz; e o dr. Paulo de Tarso Casilo, que assumiu a cadeira nº 24. De parabéns os três homenageados, assim como a Academia Niteroiense Maçônica de Letras, História, Ciências e Artes, pela brilhante aquisição

JORNAL FóRUM COMeMORA seU 10º ANiVeRsÁRiO De FUNDAçÃO eM NOiTe De gALA

No dia 4 de junho, em come-moração ao 10 º aniversário de sua fundação, a direção do Jor-nal Fórum homenageou o Minis-tro Waldemar Zveiter no Museu do ingá – Palácio Nilo Peçanha. Na oportunidade aconteceu o lançamento do livro “Curiosida-des e Revelações dos Registros Notariais”, pelo historiador em-manuel de Macedo soares. Para-béns a toda diretoria.

parte. A vida nada mais é que esse aperfeiçoar-se. O tempo nos é dado também para esse fim.

Os acadêmicos Dr. Paulo de Tarso, Dr. Orquinézio de Oliveira eDr. Reinaldo de Almeida.

PáginaJunho de 2009 3

Page 4: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

A cleptomania se caracteri-za pelo furto repetitivo e incontrolável de objetos

que são de pequena utilidade para o agente da subtração, ele furta movido pelo desejo insaciável de fazê-lo. ele não sai disposto ao crime, mas acaba cometendo pelo prazer daquele sentimento momentâneo que, posteriormen-te, se transforma em culpa e ver-gonha. Apesar da cleptomania poder atingir qualquer pessoa, ela é mais comum em indivídu-os de melhor poder aquisitivo. A literatura médica considera a cleptomania como um transtor-no de controle dos impulsos que surge, geralmente, no fim da ado-lescência se desenvolvendo na fase adulta, sendo mais comum nas mulheres e de cura impro-vável. Não existem dados que apontem para a hereditariedade do mal, porém sabe-se que pais cleptomaníacos costumam ter fi-lhos iguais. Fala-se em tratamen-to com terapias aliado a medica-mentos com o intuito de conter o impulso. Enfim, a pessoa é vista como doente necessitando de cuidados, até porque sua conduta tem reflexos legais, sociais, fami-liares e profissionais. Não se tem ainda um estudo mais profundo a respeito do tema, mas cientistas concluíram que a cleptomania ocorre em 05 a 10% dos pacien-tes psiquiátricos, sendo raro os que procuram ajuda, o que difi-culta não só os dados estatísticos como também um melhor estudo a respeito. Não se definiu as cau-sas da cleptomania, mas cogita-se que tenha fincas em ambiente familiar conflituoso. No entanto, é preciso saber identificar o “do-ente” propriamente dito daquele sujeito que pratica os furtos ins-tigado pelo desvio de caráter e pela ocasião. Pela nossa lei pe-nal o furto é punido com pena de reclusão de um a quatro anos

Direito Tributário“LeAsiNg”

José Marinho dos SantosAdvogado e Especializado em Direito Tributário

[email protected]/(21)2621-0864-(21)9161-4723

Fiscal da LeiCLePTOMANiA. DOeNçA OU DesViO De CARÁTeR?

Soraya Taveira Gaya - ProcuradoradeJustiça

O Leasing, também deno-minado Arrendamen-to Mercantil, segundo

o dicionário De PLÁCiDOs é um contrato segundo o qual uma pessoa arrenda a uma pessoa físi-ca ou jurídica, por tempo deter-minado, um bem comprado pela primeira de acordo com as indi-cações da segunda, cabendo ao arrendatário a opção de adquirir o bem arrendado findo o contra-to, mediante um preço residual previamente fixado.

Para efeito de imposto de renda pessoa jurídica, são con-sideradas despesas e podem ser contabilizadas como tal.

Vale ressaltar, que ao final do contrato de arrendamento, o arrendatário tem as seguintes opções: 1) comprar o bem por valor previamente contratado; 2) renovar o contrato por um novo prazo, tendo como principal o valor residual; 3) devolver o bem ao arrendador. Não incide o iOF- imposto sobre Operações Financeiras nas operações de le-asing, pois o imposto a ser pago será o iss- imposto sobre servi-ços, sendo os demais encargos que incidam sobre os bens ar-rendados de responsabilidade do arrendatário ou do arrendador, dependendo do que for pactuado no contrato de arrendamento.

A origem do Leasing se deu nos estados Unidos na década de 1950, onde o proprietário de uma grande empresa na Califór-nia concebeu um sistema que teve muito sucesso, o qual con-sistia no arrendamento de bens e equipamentos sem dispêndio. A primeira legislação específica foi aprovada pelo Congresso norte-americano a pedido do Presiden-te Roosevelt com o objetivo de emprestar material de guerra aos aliados que deveriam devolvê-lo ou pagá-lo após o evento belico-

além da multa. e quando a pes-soa furta objetos valendo-se do abuso de confiança, com empre-go de chave falsa, com destrui-ção de obstáculo a pena sofre um aumento chegando a até oito anos de reclusão. evidentemente que nem toda pessoa que furta é portadora de cleptomania, muito pelo contrário, trata-se de delito que tem origem na família, pois está comprovado que pessoas que furtam não foram reprimi-das por seus pais quando chega-vam a casa com objetos alheios. A aquiescência da família acaba gerando um criminoso, nada é mais eficiente para formar uma personalidade do que o exemplo dos Pais. Uma criança ou ado-lescente que chega a casa com objeto subtraído – seja de quem for – e tal fato é ignorado pelos Pais, tem grandes chances de ser tornar autor de crime contra o patrimônio. A diferença do clep-tomaníaco para o larápio comum está em que no primeiro existe o arrependimento enquanto que no segundo não; o valor dos objetos subtraídos em geral de pequeno valor para o cleptomaníaco, já no caso do furto pelo gatuno comum existe a busca por objetos cada vez mais valiosos, a reiteração de atos do primeiro demonstra a pa-tologia, enquanto que no segun-do um estilo de vida voltado para o ilícito. Assim, não é patológico o furto de objetos da casa de ami-gos, de lojas, de clubes, de res-taurantes, de repartições públicas e etc., essas hipóteses compreen-dem efetivamente desvio de ca-ráter punido pelo Código Penal.

so (Dicionário Jurídico Tributá-rio, pág. 187/188, 5ª ed. DiA-LÉTiCA).

O entendimento na jurispru-dência dos Tribunais superiores sobre a incidência do iss sobre contratos de arrendamento mer-cantil em fases diferentes da história tem seu enfoque diver-gente. Hoje, a questão é basica-mente constitucional, cabendo ao sTF quanto a previsão do arrendamento mercantil de coi-sa móveis da lista de serviços é constitucional ou não e melhor esclarecendo, se o arrendamento mercantil é um serviço ou não. segundo entendimento do tribu-tarista, neste último caso, a lei complementar teria alterado o conteúdo da Constituição Fede-ral ao prover como serviço algo que não é.

Os Recursos extraordinários nºs. 547.245 e 592.905 ambos do estado de santa Catarina trazem a baila a discussão do iss sobre a operação de Leasing e inter-pretação no sistema Tributário Nacional em relação ao enten-

dimento da doutrina no que diz respeito a rigidez da discrimina-ção impositiva de rendas, a liber-dade ou limitação do legislador na criação de novas hipóteses de incidência e a função da lei com-plementar nessas matérias.

A matéria sobre a incidên-cia do iss sobre leasing é muita controvertida, pois se pode focar em vários aspectos e pontos não pacíficos da doutrina e da juris-prudência, como simples exem-plo, querer “adotar como critério de cobrança do iss o local de disponibilização do bem e não o estabelecimento do prestador, torna a cobrança do imposto im-praticável e enorme a inseguran-ça jurídica” (Revista Dialética de D. Tributário volume 163, pág.97).

Aguardam-se, portanto, as novas decisões do sTF sobre o assunto em questão nesses recur-sos extraordinários com o fim de minorar as deficiências existen-tes em nosso sistema Tributário Brasileiro negando ou aceitando o referido sistema.

Página Junho de 20094

Page 5: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

Há 200 anos nascia uma das corporações mais antigas e importan-

tes deste país, a Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro (PMeRJ). enveredar pela sua história é fazer uma viagem no túnel do tempo, presenciando todos os fatos históricos e mar-cantes da antiga e atual história brasileira.

No Brasil colonial, a seguran-ça da população era feita pelos chamados “quadrilheiros”, que eram responsáveis pelas ruas e alamedas da cidade do Rio. Com a chegada da Família Real, em 1808, isso tudo mudaria, pois com eles chegava uma comitiva de cerca de 60.000 pessoas, sen-do mais da metade escravos.

Com os reflexos evidentes dessa abrupta mudança demo-gráfica, o príncipe regente, D. João Vi, em 13 de Maio de 1809, viu-se na obrigação de criar uma força de segurança para a famí-lia real e seus súditos. Esta ficou denominada Divisão Militar da guarda Real da Polícia da Corte, com inicialmente 218 guardas e usando os trajes e armas idênti-cas aos da guarda Real da Polí-cia de Lisboa. em 1834, a cidade do Rio foi intitulada Município neutro da corte, com isso teve que se criar outra força policial com sede em Niterói, com a missão de patrulhar o interior e a Baixada, que ficou conhecida como “Treme-Terra”.

em todos grandes aconteci-mentos históricos brasileiros, de alguma forma, a PMeRJ foi uma protagonista de destaque. em 1822, no episódio da indepen-dência do país, a guarda Real se manteve ao lado da princesa D. Leopoldina e o ministro José Bonifácio mantendo a ordem pública da cidade e iniciando a sua futura vocação, o policia-

mento ostensivo. Na guerra do Paraguai, ela apoiou enviando cerca de 1020 integrantes en-tre oficiais e praças do Quartel dos Barbonos da Corte e dos “Treme-Terra” (eram os volun-tários da Pátria) e participaram de várias batalhas entre elas a do Tuiutí, Humaitá, Avaí e Cerro-Corá. Na Proclamação da Repú-blica, foram os responsáveis pela segurança da Família Real, ao se basearem no Campo de santana local da residência de D. Pedro ii e, posteriormente, saiu de suas fileiras o primeiro governante republicano do estado do Rio, o seu comandante Francisco Ví-tor da Fonseca, em 1889. Ainda, como força auxiliar do exército, apoiou na repressão às Revoltas da Armada, da Vacina e nas Re-voluções de 1930 e 1932, entre outros movimentos.

Uma nova fase se iniciou, em 1960, quando a capital do país foi transferida para Brasília. A cidade do Rio deixou de ser o Distrito Federal e passou a ser chamada de estado da guana-bara, com isso a força policial passou a ser chamada PMeg e os “Treme-Terra”, PMRJ. em 1974, o governo Federal optou por reunir os dois estados e assim nascia o estado do Rio de Janei-ro e se unificava definitivamente a corporação (PMeRJ). ela ser-viu de exemplo para a criação da mesma força em outros estados e teve sua função recepcionada pela carta magna no seu art. 144, §5°, que a incumbiu como mis-são constitucional o policiamen-to ostensivo e a preservação da ordem pública.

A corporação carioca desen-volveu larga experiência na área de segurança pública tendo sua competência exaltada e respei-tada por outras organizações policiais. elas periodicamente

a procuram para intercâmbio de informações e inscrição nos seus cursos de qualificação, quan-do há vagas. entre vários bons exemplos podem ser citados: o BOPe (Batalhão de Operações especiais), o gAM (grupamen-to Aero-Marítimo) e a Cia. de Cães.

Atualmente, os problemas en-frentados tomaram novas faces e trazem para o futuro debates tão desafiadores quanto os do seu nobre passado. Há calorosas dis-cussões em pauta sobre os novos caminhos a serem traçados por ela, como a unificação com a Po-lícia Civil (PCeRJ), a alteração da lei 9099/95 para a realização do termo circunstanciado para o registro dos crimes de menor potencial ofensivo (desobstruin-do assim a polícia judiciária) e o piso nacional (PeC 300/2008 do Dep. Federal, Arnaldo Faria de sá do PTB-sP). internamente também esta bicentenária passou por momentos delicados, como o Movimento dos Barbonos (nome retirado de Batalhão da época imperial), que reivindicava me-lhores salários (hoje é o 2° pior soldo do país) e condições de trabalho, que causou uma gra-ve crise política culminando na exoneração do Cmte geral da PMeRJ da época.

seu efetivo hoje conta com aproximadamente 38 mil homens espalhados em 39 Batalhões por todo o estado e teve uma recente alteração na sua previsão legal, concedendo um aumento para 60 mil homens, que deverá ser efetivada até a Copa do Mundo de 2014, que será o seu próximo desafio. Por tudo isso não se po-deria deixar de registrar, nosso eterno agradecimento.

insegurança Pública200 ANOs De gLóRiAs

André Luiz É BOM sABeRRepassando, é importante! (Lei nº 5.190/08 - Sua conta pode ser paga pela própria empresa que cobrança)

Recentemente, foi publica-do no Diário Oficial, uma Lei sancionada que defenderá nos-so direito quando uma corres-pondência de cobrança chega depois do vencimento ou no próprio dia. Antes a gente paga-va a multa pelo atraso e ficava por isso mesmo, mas agora re-cebemos uma multa quando isso acontece. Vejam a publicação: empresas públicas e privadas que prestem serviços no estado do Rio de Janeiro estão obriga-das a postar suas cobranças com o prazo de dez dias antes da data do vencimento. A medida consta da Lei 5.190/08, sancio-nada pelo governador em exer-cício, deputado Jorge Picciani (PMDB), e publicada na edição do dia 15 de janeiro de 2008 (terça-feira), do Diário Oficial do Poder executivo.

Com o objetivo de garantir sua aplicação, a lei determina que as datas de vencimento e de postagem sejam impressas na parte externa da correspondên-cia de cobrança. ‘A lei garante o cumprimento do Código de De-fesa do Consumidor, ao assegu-rar que as contas não cheguem vencidas à casa dos consumido-res, que acabam arcando com o ônus de um erro cometido pelas prestadoras de serviços’, defen-de a autora do texto, deputada Cidinha Campos (PDT). em caso de descumprimento, será aplicada ao infrator multa no va-lor de 100 Ufir-RJ em favor do consumidor, a título indenizató-rio. De acordo com a parlamen-tar, a proposta tem por finalida-de vedar a emissão e remessa de títulos e boletos de cobrança com prazo de vencimento ex-pirado. ‘Tal prática, na maioria das vezes ocasiona ao devedor/consumidor, um ônus pelo paga-mento de juros e mora que são indevidos’, argumenta Cidinha. COMO PROCeDeR: Quando

a correspondência chegar à sua casa, verifique a data de pos-tagem e a data de vencimento (que devem estar impressas no lado de fora da correspondên-cia). Caso a conta tenha sido entregue no dia do vencimento ou após essa data e a postagem não foi feita com o mínimo de 10 dias de antecedência, pron-to. Dependendo do valor da co-brança, a própria empresa aca-bará pagando a dívida já que o valor hoje de 100 Ufir-RJ é de R$182,58!!! Muito boa essa lei. esse artigo foi publicado em vá-rios jornais Lei Nº 5190, De 14 De JANeiRO De 2008. Dis-Põe sOBRe O PRAZO PARA eNViO De COBRANçA POR PARTe DAs eMPResAs PÚ-BLiCAs e PRiVADAs NO es-TADO DO RiO De JANeiRO. O gOVeRNADOR DO esTA-DO DO RiO De JANeiRO, em exercício. Faço saber que a As-sembléia Legislativa do estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. As empresas públi-cas e privadas que prestem seus serviços no estado do Rio de Ja-neiro ficam obrigadas a efetuar a postagem de suas cobranças no prazo máximo de 10 dias da data de seu vencimento.§1°. A fim de que se cumpra o que prevê a presente Lei, as datas de ven-cimento e de postagem deverão ser impressas na parte externa da correspondência de cobrança. Art. 2°. em caso de descumpri-mento desta Lei, aplicar-se-á ao infrator multa no valor de 100 (cem) Unidades Fiscais do esta-do do Rio de Janeiro em favor do consumidor, ou devedor, a título indenizatório. Art. 3º. esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 2008. JORge PiCCiANi, governador em exercício.

PáginaJunho de 2009 5

Page 6: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

COLeTiVO A HiDROgêNiO

Meio AmbienteVilmar Bernna - Jornalista do Meio Ambiente - www.portaldomeioambiente.org.br

Ônibus montado no Brasil faz parte de experimentos mundiais para redução da poluição do ar.

Márcia Albernaz de Miranda | Auditora Fiscal do Trabalho

A vila – uma das primeiras formas de organização econômica agrária - de

caráter unitário nos legou uma estrutura jurídica, cujos vestí-gios se encontram em nossos repertórios legais. embora o ele-mento romano inspire o nosso direito, não podemos esquecer também da valiosa contribuição do direito grego, por transmissão aos romanos da noção de econo-mia, do uso da terra, do cânon. O Direito Agrário é mesmo pro-duto dos imigrantes e a Lei das sesmarias, a exemplo disto, foi concebida com o intuito de au-mento de produção, para que não faltasse o “pão”, se todos produzissem. Hoje, é certo que o Direito Agrário compreende o chamado “direito da economia” que disciplina a intervenção no domínio privado, com o fito de balancear os fenômenos de eco-nomia social organizada.

A reunião dos fatores de pro-dução terra, capital e trabalho podem constituir uma empresa comercial, mas também podem coexistir produzindo bens des-tinados às necessidades huma-nas sem este cunho. A “empresa rural” é de natureza civil, pois seus atos constitutivos – embo-ra visando ao lucro - levam em conta a forçosa passagem pelo Registro Civil das Pessoas Jurí-dicas. Os conceitos jurídicos de necessidade, utilidade pública, interesse social são usados para mitigar o absolutismo do direito de propriedade. e, de imediato constatamos que a extensão da terra guarda proporção direta com toda a forma de regulamen-tação de nosso ordenamento ju-rídico. Assim, não basta a neces-sidade de ser produtiva, o modo de produção não deve afrontar

a função social da terra, muito embora, não raro venha sendo flagrado o uso de mão de obra escrava no campo.

A concepção de reforma cal-cada na distribuição da terra em pequenos assentamentos é fada-da ao insucesso, pois caminha na contramão da História. sem competitividade de mercado para alavancar a produção, ex-põe os pequenos produtores ao retorno à fila dos excluídos. Nos primeiros anos de vigência do estatuto da Terra, o capítulo re-lativo à reforma agrária, na prá-tica, foi abandonado, enquanto o que tratava da política agrícola foi executado em larga escala, concedendo-se empréstimos aos produtores rurais que mais facil-mente agregaram terras e rique-zas a seus patrimônios.

De outro giro, predomina - na atualidade - o sistema de caudi-lhismo rural, principalmente na zona Norte e Nordeste, no setor político. Assim, as representa-ções na Câmara, Congresso e Assembléia ainda são majorita-riamente do homem do campo, que é proprietário latifundiário.

Daí a dificuldade de uma refor-ma agrária que atenda ao povo, aos interesses democráticos. No dizer de Ruy Cirne Lima: O ho-mem e não a terra deve ser a base de toda reforma agrária.

Montar uma nova estrutura fundiária que seja socialmente justa e economicamente viável é dos maiores desafios, porque a questão agrária está para a Re-pública assim como a escravidão histórica estava para a Monar-quia. Observa-se que enquanto o trabalho era escravo, a terra era livre, o domínio advinha da posse, legitimada na distribuição - pelo Rei - de títulos de proprie-dade. Quando o trabalho ficou “livre”, a terra virou escrava, passe-se a uma fase de aquisição de domínio via compra e venda.

Por fim, vale lembrar que a es-cravidão contemporânea é recor-rente no campo, manifestando-se por vias mais difusas. Aliado a isto, cada vez mais o capitalismo global enriquecerá alguns traba-lhadores da periferia à custa dos trabalhadores do centro do capi-talismo, afastando a sintonia de interesses destas classes.

ReFORMA AgRÁRiA CALCADA eM HeCTARes?...

Um ônibus movido a hi-drogênio passará a rodar provavelmente ainda

neste mês de junho numa linha convencional urbana entre os bairros do Jabaquara, na zona sul de são Paulo, e são Mateus, na zona Leste, passando pelos municípios de são Bernardo do Campo, Diadema, santo André e Mauá, dentro da Região Me-tropolitana de são Paulo. O feito é inédito no Brasil e traz muitas novidades. Veículos movidos por essa tecnologia são silencio-sos e não emitem poluentes. eles lançam no ambiente apenas va-por-d’água e trazem benefícios à saúde porque não contribuem para o surgimento de doenças respiratórias, além de umidificar

o ar das grandes cidades.Ao lado dos biocombustíveis

e dos veículos elétricos, o hidro-gênio é visto por especialistas como uma real alternativa para os derivados de petróleo que emitem poluentes e tendem a escassear no futuro porque as re-servas de óleo e gás natural são finitas, tanto pelo esgotamen-to de anos de exploração como pelo aumento do consumo mun-dial. Assim, a experiência brasi-leira se enquadra dentro de uma série de experimentos que são realizados pelo mundo com car-ros e ônibus a hidrogênio no lu-gar da gasolina e do diesel com o objetivo de diminuir os gases nocivos às pessoas e ao planeta.

Ônibus vai trafegar 250 km por dia e emitir apenas água em forma de vapor.Saiba mais no www.portaldomeioambiente.com.br

Página Junho de 20096

Page 7: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

ATENçãO NITERÓI!CHEGOU O

curso fraga INAUGURAÇÃO: 02/07/2009

Em andamento

PáginaJunho de 2009 7

Page 8: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

» Sra. Lurdes Bárbara, Sra. Solange Menezes, Sr. João José Ferreira e Sra. Djanira.

» Vereador Carlos Alberto Pinto Magaldi, sendo home-nageado com o Diploma da Amizade do CAN –Clube dos Advogados de Niterói, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

» Dr. Luiz Carlos Pegado e seu fi lho Dr. Daniel Pegado (Diretores da Clínica de Olhos Pegado)

» Sra. Tânia Couto e Sra. Vanda Vaz. » Dr. Paulo Moreira Leite (Diretor da Associação Comer-

cial de Niterói), Sr. Marcelo Parreiras e o Vereador Car-los Alberto Pinto Magaldi.

» Sra. Janice da Silva, Sr. Wil Quima e o cantor MC Pau-linho.

» Sr. Rogério e Sr. Sebasti ão.

» Dr. Daniel Schwartz Pegado (Diretor da Clínica de Olhos Pegado) sendo homenageado com o Diploma da Amizade do CAN –Clube dos Advogados de Niterói, pelo Presidente Dr. Reinaldo de Almeida.

» Sr. Cláudio Costa e Sra. Vanessa Fernandes.

Página Junho de 20098

Page 9: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

» Dra. Dilene Alves, Sr. Oswaldo, Sra. Geórgia e Sr. Wla-dimir (Presidente do PMB).

» Dr. César Felipe Cury (DD. Juiz do I Juizado Especial Cri-minal de Niterói), sendo homenageado com o Diploma da Amizade do CAN –Clube dos Advogados de Niterói pelo apresentador Reinaldo de Almeida.

» Sra. Martha Jesus, Dr. Vicente de Paula e Dra. Jurema Marques.

» Sr. Braga (diretor da Agência Braga Automóveis), sua esposa Sra. Guiomar e seu fi lho Dr. Diogo Braga. » Sra. Ana Maria, Dra. Elaine e Sr. William Schutz. » Dra. Fáti ma Fernandes Christo (cardiologista e geria-

tra) e o Dr. Reinaldo de Almeida, durante entrevista.

» Dra. Fáti ma Fernandes Christo (cardiollogista e ge-riatra), Dr. Paulo Moreira Leite (Diretor da Associação Comercial de Niterói) e Dra. Dilene Alves (Relações Pú-blicas do Programa SOS VERDADE).

» Os ciganos Natália, Sra. Jucely, Sra. Mári, Sra. Arilce, Sr. Paulo e Sr. Orlando.

» Sra. Loide (educadora religiosa), Sra. Joana Raphael (Jornalista), Sra. Joice e Sra. Juliana.

PáginaJunho de 2009 9

Page 10: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

O Cantor MC Paulinho, durante apresentação. O apresentador Reinaldo de Almeida, homenageando comfloresaSra.Suelen(DiretoradaPizzariaLanny).

Os ciganos Sra. Jucely, Natália, Sra. Mári, Sra. Arilce, Sr. Orlando e Sr. Paulo, durante apresentação no Progra-ma SOS VERDADE.

Sr. Nelson Queiroz, Dr. Reinaldo de Almeida, sendo ho-menageado com a medalha e a Comenda Fluminense deBelasArtes,dasmãosdoSr.EdsondeLuna(Presi-dentedaAssociaçãoFluminensedeBelasArtes)

O apresentador Reinaldo de Almeida, homenageando comfloresaDra.JuremaMarques.

Dr.ReinaldodeAlmeida,Sr.Braga(DiretordaAgênciaBragaAutomóveis)eSra.Guiomarsendohomenagea-dacomflores.

social

1. se um dia você for jogada (o) dentro do porta-malas de um carro, chute os faróis traseiros até que eles caiam para fora, estique seu braço pelos buracos e come-ce a gesticular feito doida (o).

O motorista não verá você, mas todo mundo verá. isto já sal-vou muitas vidas.

2. Os três motivos pelos quais as mulheres são alvos fáceis para atos de violência são:

a) Falta de atenção. Você TeM que estar consciente de onde você está e do que está aconte-cendo em volta de você.

b) Linguagem do corpo: Man-tenha sua cabeça erguida, e per-maneça em posição ereta, jamais tenha uma postura “frágil”.

c) Lugar errado, hora errada. - NÃO ande sozinha em ruas

estreitas, nem dirija em bairros mal-afamados à noite.

NUNCA FAçA issO!As mulheres têm a tendência

de entrar em seus carros depois de fazerem compras, refeições, e sentarem-se no carro (fazendo anotações em seus talões de che-ques, ou escrevendo em alguma lista, ou ainda conferindo o ticket de compra). NÃO FAçA issO!

O bandido estará observando você, e essa é a oportunidade perfeita para ele entrar pelo lado do passageiro, colocar uma arma na sua cabeça, e dizer a você onde ir.

No momento em que você en-trar em seu carro, trave as portas e vá embora, não fique ajeitando o cabelo, ou passando batom.

3. Algumas dicas acerca de

entrar em seu carro num estacio-namento ou numa garagem de estacionamento:

a) esteja consciente: olhe ao redor, olhe dentro de seu carro, olhe no chão dianteiro e trasei-ro de seu carro, olhe no chão do lado do passageiro, e no banco de trás.

b) se ao lado da porta do mo-torista do seu carro, estiver esta-cionada uma Van grande, entre em seu carro pela porta do pas-sageiro. A maioria dos assassinos que matam em seqüência atacam suas vítimas empurrando-as ou puxando-as para dentro de suas Vans na hora em que as mulhe-res estão tentando entrar em seus carros.

c) NUNCA deixe para pro-curar as chaves do seu carro, quando estiver parada em frente

a porta dele. Diriga-se ao veículo com a chave em punho, pronta para abrir a porta e dar a partida. Observe os carros ao lado do seu.

se uma pessoa do sexo mas-culino estiver sentado sozinho no assento do carona do carro dele que FiCA mais próximo do seu carro, você fará bem em voltar para o shopping, ou para o local de trabalho, e pedir a um segurança ou policial para acom-panhar você até seu carro. É seMPRe MeLHOR esTAR A sALVO DO QUe esTAR AR-RePeNDiDO, não tenha vergo-nha de pedir ajuda.

4. Use seMPRe o elevador ao invés das escadas.

(escadarias são lugares horrí-veis para se estar só, são lugares perfeitos para um crime).

5. As mulheres, estão sempre procurando ser prestativas.

PARe COM issO! essa ca-racterística poderá resultar em que você seja assassinada!

Um assassino seqüencial, homem de boa aparência, com boa formação acadêmica, de-clarou em seu depoimento que seMPRe explorava a simpatia e o espírito condescendente das mulheres.. ele andava com uma bengala ou mancava, e conse-qüentemente pedia ‘ajuda’, para entrar ou sair de seu carro, e era nesse momento que ele raptava sua próxima vítima.

Durante o dia, ande de óculos escuros. O agressor nunca saberá para onde você esta olhando. Ce-lular: só em lugar seguro.

ATeNçÃO MULHeRes!Conselhos IMPORTANTÍSSIMOS! Dirigidos às mulheres, mas válidos para os homens também! Atenção nunca é demais! Devemos estar sempre atentos!

Página Junho de 200910

Page 11: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

» Recorte e ganhe 15% de desconto.

A convite do presidente da Câ-mara Paulo Bagueira, a atriz elisa Lucinda apresentou no dia 2 de junho aos vereadores de Niterói, o projeto “Poesia É aula”, da Casa do Poema, dirigido por ela, que tem o objetivo de capacitar pro-fessores da rede pública de Nite-rói para que possam usar a poesia como uma ferramenta de aprendi-zagem. Lucinda aproveitou para declamar três poemas, sendo dois de sua autoria (Apetite sem esperança e Menina de Rua) e explicou mais detalhadamente o seu projeto.

“sou cidadã niteroiense e gos-taria muito de trazer este projeto para Niterói que sempre me recebe tão bem. Já o realizamos em Brasí-lia, Vitória e salvador. Niterói tem uma população de excelente nível social, econômico e educacional e seria importante incorporar o nos-so projeto”, disse elisa Lucinda

durante o encontro que ocorreu no gabinete da presidência da Casa.

Para Paulo Bagueira, o projeto da atriz elisa Lucinda é impor-tante para a educação de Niterói. “Vamos tentar sensibilizar o go-verno para que abrace este projeto e o primeiro passo foi muito bom, com o evento ocorrido hoje pela manhã no Clube Central”, disse o Presidente da Câmara, autor do projeto que concedeu a elisa o tí-tulo de Cidadã Niteroiense.

Participaram da reunião os se-

guintes vereadores: Renato Ca-riello, Rodrigo Farah, José Augus-to Vicente, Paulo Bagueira, Milton Lopes Cal, Luiz Carlos gallo, sérgio Fernandes, Renatinho, João gustavo, Carlos Macedo, emanuel Rocha Padre Ricardo e o vereador licenciado edgard Folly. Também acompanharam a visita o coorde-nador do projeto Casa do Poema, edinei Martins, o diretor do Teatro Municipal, sohail saud e o cantor e compositor Marcos Lima.

eLisA LUCiNDA APReseNTA A VeReADORes PROJeTO De POesiA NAs esCOLAs

Presidente Bagueira com a atriz Elisa Lucinda

CRisTiNA BRAgA “ViLLA LOBOs POPULAR

A harpista Cristina Braga está de volta ao palco do Teatro Mu-nicipal de Niterói, nos dias 27 e 28 de junho (sábado e domingo), às 21h e 19h, em um poético tri-buto às grandes canções brasi-leiras com o show “Villa Lobos Popular” homenageando o cin-qüentenário de nosso brilhante compositor Heitor Villa lobos.

Acompanhada de Ricardo Medeiros (contrabaixo, violão e direção musical) e Joca Moraes (bateria de alfaia) e João Carlos Coutinho (piano), Cristina Bra-ga apresenta um repertório com composições de Villa Lobos pas-seando pelos clássicos de Tom Jobim, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, além de composi-ções próprias. O ingresso custa R$ 20,00.

Villa Lobos Popular celebra assim de forma sui generis, a festa da vida deste grande Mes-tre. Apresenta Cristina Braga,

1ª harpista do Theatro Munici-pal do RJ, e primeira harpista a gravar um disco de samba. ela, seguindo a tradição criada por Villa Lobos, expande os limites entre a música clássica e a po-pular, e toca o instrumento pelo qual Villa Lobos demonstrou grande carinho a vida inteira, como gratidão à sua mecenas.

NOS DIAS 27 E 28 DE MAIO, DE VOLTA AO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI

PáginaJunho de 2009 11

Page 12: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

NOTAS

Parabéns I Ao Comandante do Policiamento da Região Oceânica Capitão PM Marcelo Brasil e em especial ao ilus-tríssimo 3º Sargento PM Galvão do DPO do Cafubá bem como todos os integrantes do mesmo, pelo belíssimo trabalho ali realizado no atendimento a população da Região Oceânica bem como no policiamento preventivo, tranqüilizando assim nossa população.Parabéns II Ao grande amigo Dr. Luiz Carlos Mesquita e sua esposa Jaqueline pelo nascimento de seu filho Luiz Carlos Mesquita Júnior.Parabéns III Parabéns aos aniversariantes, Rosemary, Richard e Tia Ivanice por mais uma primavera.Parabéns IV a minha esposa Rose, pelo dia dos namorados. Parabéns x Competência: Já chegou trabalhando o nosso amigo e companheiro do PTB Dr. Pedro Castilho. Com poucos dias a frente da Secretaria Regional do Centro de Niterói, o novo secretário já iniciou seu trabalho no aten-dimento a população, moradores locais, empresários, comerciantes, autoridades, ouvindo solicitações, sugestões e buscando em conjunto com o executivo municipal, soluções para nossa cidade. Desejamos ao grande amigo todo sucesso e êxito que são marcas sempre registradas em sua vida. Abraços I Um forte abraço ao amigo Dr. Kenedy de Itaipu.Abraços II Aos amigos Dr. Juarez Knamer e Gilberto.Abraços III A sobrinha Luciana e Estevão do Grupo Unção e pelo sucesso alcançado.(MC Imóveis Compra, Venda e Administração de Imóveis. Tel: 2709-4953)

social com Maurício sayão

No destaque o novo secretário Regional do Centro de Niterói de Dr. Pedro Castilho

No destaque os amigos Dr. sérgio e Dr Marcos da Turma Assoc. Aspirante CONDe ATAC da Marinha do Brasil.

Página Junho de 200912

Page 13: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

» Ambulância – 192» Bombeiros – 193» Defesa Civil – 199» Polícia Militar – 190» OAB – 2719-8470» Procon – 2721-0794/1512» Codecon – 2620-043» CAN – 2717-1062» Clin – 2620 - 2175» Águas de Niterói – 2613-4545» Barcas SA – 2532-6101» Ponte – 2620-8588/9333» ANDEF– 2711-9912» AA – 2717-8556» Rodov. Niterói – 2620-8847

» APAE – 2717-7152» APADA – 2621-2080» Disque-Ponte – 2620-9333» Dir. Humanos – 2719-8470» Prerrogativas OAB 7811-3299 / ESA – 2719-8470 R.215» Correios – 2721-1054/1053» Serviço Funerário – 2717-2073» Disque Denúncia – 2622-1999 (Central) 2719-1656 (Niterói)» Custas Judiciais TJ/J (dúvi-das) 2588-2156

Facilite sua vida na cozinha com estas dicas & segredos:

ALHO:

exagerar no alho ao cozinhar e se arrepender depois tem solu-ção: coloque na panela alguns ta-los de salsinha e leve novamente ao fogo, para que o gosto do alho seja absorvido.

BABA DO QUIABO: Para eli-minar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repou-sar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozi-nhe.

BOLO QUEIMADO: se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um rala-dor de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.

FEIJÃO:

1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

CENOURAS E AIPOS: Para resolver o problema de cenouras e aipos meio murchos, mergu-lhe-os em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por uma hora. escorra e seque levemente depois

BATATA FRITA SEQUINHA: Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas,

coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em se-guida, em água com gelo. escor-ra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

CHEIRO DE FRITURA: Fri-turas deixam um cheiro desa-gradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aque-ça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo.

CONGELAMENTO DE CRE-PES E PANQUECAS: intercá-le-os com papel impermeável, embrulhe em um papel alumínio na quantidade que irá utilizar e congele.

COUVE-FLOR: Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozi-mento.

BISCOITO GRUDADO: se os biscoitos grudarem na assadei-ra, coloque-os sobre a chama do fogão durante alguns segundos. eles soltarão facilmente.

DESCONGELAMENTO DA CARNE EM PEDAÇOS: Para descongelar carne em pedaços inteiros coloque-a embrulhada, numa vasilha com água. Colo-que sal na água e no pacote e tampe por uma hora.

UNTAR ASSADEIRA: em vez de untar a forma de bolo com fa-rinha de trigo, use aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

DESCONGELAMENTO DA CARNE MOÍDA: Para apres-sar o descongelamento da carne moída, salgue a quantidade que irá usar. O sal apressa o descon-gelamento.

BANANA FRITA:

Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura.

FARINHA DE TRIGO: Pode ser congelada para manter o mesmo sabor e qualidade. Con-gele na própria embalagem ou em sacos plásticos.

FRANGO EMPANADO: Para empanar pedaços de frango sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico. Junte os pedaços de frango e chacoa-lhe até misturar bem.

FRITURA: Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher (sopa) de vi-nagre. isso impedirá que a massa absorva muita gordura.

POLeNTA: Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve e sem os gruminhos é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é de 40 minutos em média (para o fubá que não é pré-cozido).

MACARRÃO MAIS SOLTO: Na hora de cozinhar, pingue al-gumas gotas de óleo na água. isso impede também que a água transborde quando ferve, pou-pando seu trabalho

COBERTURA DE BOLO: Uma cobertura de bolo rápida e fácil? Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

Dicas

O Clube dos Advogados de Niterói, através de sua diretoria, congratula-se com os associados e amigos, pela passagem de mais uma primavera.

Muitas felicidades, saúde, paz, lealdade e, acima de tudo, muitoamor,somadoàcertezadequeparaoCAN,vocêssão

realmente especiais.

ANTONiO MiTRANOANTONiO CARLOs DA siLVA LiMACARLOS EDUARDO RIVERA SANTOS (filho do diagrama-

dor desse informativo)DOMiNgOs ANTONiO BAPTisTA DiAs FeRReiRAeVALDO ViLeLA sANTOs JUNiOReDiNei PeDRO geRsTNeR De OLiVeiRAFAgNeR De MORAes COsTAJOANA ADÉLiA R. FeRReiRAJOsÉ ANTONiO WeRNeK DiAs CRUZJOsÉ siQUeiRAJACY gOMesPATRiCK BeVeNPeDRO MARQUesNeLsON FONseCARONALDO De OLiVeiRA COeLHOTHeReZiNHA PiNHeiRO De ABReU

PáginaJunho de 2009 13

Page 14: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

era um sótão meio iluminado pela clarabóia.

Não, não era um sótão.

Estamos em 2009 e todos os sótãos ficaram fechados no século

19, em Londres.

Também não havia clarabóia.

Mas havia uma teia e no meio dela uma aranha morena com

grandes olhos redondos e negros me fixando.

A aranha moveu uma patinha me convidando a entrar.

Continuei parado, hesitante.

Não queria ir e não sabia como fugir. Os olhos da aranha me

hipnotizavam e a sua teia reverberava a um raio de sol que pene-

trava no ambiente.

Eu continuava parado, como se um fio invisível me ligasse aos

olhos da aranha.

estava com medo, muito medo, pois a beleza da aranha me

fascinava e da parte inferior de sua face, uma pequena abertura

lembrava um sorriso.

se eu não fosse mosca não seria atraído pela aranha.

se ela não fosse aranha aquela situação enervante e perigosa

não existiria.

A aranha acenou a patinha mais uma vez.

eu temia me mover: não sabia que o meu movimento poderia

me levar à frente e ficar preso, eternamente preso, na teia da ara-

nha que, com precisão e o saber que o tempo concede, me devo-

raria lentamente.

A aranha estava calma, parecia ter certeza do desfecho.

Lembrei-me do tempo em que não era mosca, era beija-flor, e

podia voar para trás.

Vagarosamente os olhos da aranha foram crescendo, sua pati-

nha acenando com mais vigor e da sua boca eu ouvi sair a frase

que era a senha da minha perdição: confie e mim!

Eu confiei e voei rumo à teia enfeitiçada, sabendo que não teria

como fugir do beijo da aranha.

Destino de mosca.

A MOSCA E A ARANHABatman pegou seu bat-sapato social e seu bat-blazer, aonde ele foi?-A um Bat-zado.

Dois litros de leite atravessaram a rua e foram atropelados. Um morreu, o outro não, por quê? Por que um deles era Longa Vida.

Porque o elefante não pega fogo? Porque ele já é cinza.

se o cachorro tivesse religião, qual seria?Cão-domblé.

O que o cavalo foi fazer no orelhão?Passar um trote.

O que dá o cruzamento de pão, queijo e um macaco? X-panzé. O que o tomate foi fazer no banco?Foi tirar extrato.

O que a galinha foi fazer na igreja?Assistir a Missa do galo.

Por que a mata é virgem?Porque o vento é fresco.

Como as enzimas se reproduzem?Fica uma enzima da outra.

Por que não é bom guardar o quibe no freezer?Porque lá dentro ele esfirra.

Por que as plantinhas não falam?Porque elas são mudas.

Por que o galo canta de olhos fechados?Porque ele já sabe a letra da música décor.

Por que o Batman colocou o batmóvel no seguro?Porque ele tem medo que Robin.

Por que Peron não teve filhos?Porque sua mulher evita!

Como o Batman faz para que abram a bat-caverna?ele bat-palma.

Como se faz omelete de chocolate?Com ovos de páscoa!

DEUS

Dadivoso, compreensivo, benfeitor,

esplendoroso em sua mani-festações,

único incapaz de cometer injustiça ou vingança.

sua bondade é inquestio-nável!

Albino José da Silva(Extraído do Livro “Delírios Oníri-cos” Poesias & acrósticos)

CERTAS HORAS

Hora certa... dormir.Certas horas... sonhar.

Hora certa... ouvir.Certas horas... calar.

Hora certa... seguir.Certas hora... parar.

Hora certa... agir.Certas horas... pensar.

Hora certa... sorrir.sempre, sempre... amar!

Eunice Gomes

Página Junho de 200914

Page 15: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

Crédito 150 mese 120 meses40,000.00 343,21 416,9380,000. 00 686,43 833,87100,000. 00 858,04 1,042. 33150,000. 00 1.287,06 1.563,50180,000. 00 1.544,47 1.876,20200.000,00 1.716,07 2.084,67Use seu FGTS para o seu Lance ou para complementar o crédito do seu IMÒVEL.

Imóveis

4 - Contemplações mensais previstas: 1 por sorteio , 1 por lance livre e 2 por lances fi xo.Lance livre parcelado em até 4 vezes sem juros.Sem taxa de inscrição e sem fundo de reserva

* Sorteio de 31.384,00 em dinheiro, toda semana.•Prêmio Pontualidade

Crédito 60 mese 30 meses30.680,00 617,27 1.176,4931.460,00 632,97 1.206,4031.905,00 641,92 1.223,4735.490,00 714,05 1.360,9438.520,00 775,01 1.477,1339.410,00 792,92 1.511,2641.380,00 832,55 1.586,8043.410,00 873,40 1.664,6550.130,00 1.008,60 1.922,3453.990,00 1.086,26 2.070,3660.280 1.212,82 2.311,56

Automóveis

* Sorteio de 31.384,00 em dinheiro, toda semana.•Prêmio Pontualidade

Crédito 30 mese 60 meses4.229,40 166,51 88,415.293,64 208,41 110,665.322,26 209,54 111,265.936,00 233,70 124,096.053,66 238,33 126,556.008,64 239,71 127,266.452,22 254,02 134,886.582,00 259,13 137,5910.194,02 401,34 213,1011.105,62 437,23 232,1514.713,86 579,29 307,50

Motos

Temos planos em até 75 vezesPrêmio Pontualidade 10.000,00 em dinheiro

Crédito 48 mese 36 meses4.000,00 109,49 141,705.000,00 136,86 177,138.000,00 218,98 283,4010.000,00 262,83 341,4212.000,00 315,40 409,7015.000,00 394,25 512,1220.000,00 525,67 682,8325.000,00 657,08 853,5438.000,00 998,77 1.297,3853.990,00 1.086,26 2.070,3660.280 1.212,82 2.311,56

Serviços

Crédito para estética, educação, via-gens

PáginaJunho de 2009 15

Page 16: Arauto dos Advogados - Junho de 2009

» Recorte e ganhe 10% de desconto.

Encontre as Cinco Diferenças no Programa SOS VERDADE

OapresentadorReinaldodeAlmeida,homenageandocomfloresaSra.Geórgia,duranteoProgramaSOSVERDADE,naPizzariaLanny

BARÃO iiLBV, eM NiTeRói, ABRe iNsCRições PARA ATiViDADes esPORTiVAs

A Legião da Boa Vontade (LBV) oferece em seu Centro educacional e Comunitário, na cidade de Niterói, atividades es-portivas para jovens e crianças na faixa etária de 12 a 17 anos. Dentro do Programa esporte é Vida, a LBV abriu inscrições para diversas modalidades es-portivas, entre elas: futebol, atletismo, handebol, vôlei e bas-quete.

O Programa que visa desen-volver o sentimento de compa-nheirismo, respeito ao próximo e promover a inclusão social, atende diariamente cerca de 100 meninos e meninas no contra

turno escolar. Para se inscrever é necessário que o responsável compareça munido de certi-dão de nascimento, declaração escolar e atestado médico da criança para atividade esporti-va, Rg ou CPF do responsável

e ainda, comprovante de resi-dência. O Centro educacional, Cultural e Comunitário da LBV está localizado na Alameda são Boaventura, nº 474 – Fonseca. informações pelo telefone: (21) 2613-8283.

VAi seR MOTORisTA AssiM, LÁ eM CAsA!

A senhora Millicent Buller, de 101 anos, é a mais velha motoris-ta que se tem notícias. segundo Jornais britânicos, ela começou a dirigir aos 14 anos e nunca so-freu um acidente. somente teve uma multa por excesso de velo-cidade. ela mantém sua carteira de motorista em dia, e continua dirigindo. Millicent é enfermei-ra da Cruz Vermelha, e adquiriu seu primeiro carro, um Austin, por Us$40.

JUsTiçA. ACeLeRAçÃO ZeROAtenção “proprietários” e

moradores de Botafogo. Depois de ganharem uma antiqüíssi-ma ação contra a família silva Porto, que se diz titular de uma enfiteuse com direitos sobre milhares de imóveis do bair-ro, a associação de moradores foi surpreendida pela decisão do desembargador José Carlos Varanda, relator do processo, que determinou a realização de “perícia histórica” em escrituras do século 18. Tudo indica que o processo vai atrasar mais uns 20 anos. De leve.

Pizzaria LannyFone: (21) 2627-4092

Rua Clotilde de Oliveira Rodrigues, 8 - Niterói - RJ

Posse da Academia Niteroiense Maçônica de Letras, História, Ciências e Artes, que aconteceu no dia 30/05/2009, às 18:30h, no Plenário da Câmara Municipal de Niterói.

Dr Cleber Fonseca inaugurando as novas instalações da loja Maçônica.

Página Junho de 200916