o arauto - 112

11
RESPONSABILIDADE JORNALISMO ANO 3 EDIÇÃO 112 | PERIODICIDADE SEMANAL | Chapecó - SC 13 de Setembro de 2011 PREÇO NAS BANCAS R$ 3,00 CLIMA (14 à 20 de Setembro) CLIMATEMPO.COM.BR QUA QUI SEX SÁB DOM SEG TER 24º 26º 27º 25º 26º 21º 25° 10º 10º 13º 15º 17º 19º 18º O informante do povo. O comunicador da sociedade. O ARAUTO significa: MAIS É ARAUTO O Página 3 O município de Chapecó, rece- beu na última semana a visita de 30 profissionais da área da saúde de seis cidades do Estado do Rio Grande do Sul, que vieram conhecer o Projeto FitoChapecó, desenvolvido pela Secretaria e Saúde, em parceria com a Unochapecó. FITOCHAPECÓ Página 3 POLÍTICA Neste espaço você encontra as prin- cipais matérias que foram veiculadas no site do jornal. Veja também, as principais twittadas da semana e vídeos com curiosidades e declarações relevantes do youtube.com.br. Você encontra também fotos do nosso Flickr, para conferir ainda mais, acesse o Flickr do Arauto. Página 18 Página 6 PANORAMA O deputado estadual Daniel Tozzo (PSDB) se despediu da Assembleia Legislativa na última semana. Ocupando a vaga do deputado Marcos Vieira, em licença por 60 dias, Tozzo destacou os trabalhos desenvolvidos nos últimos dois meses. Veja na reportagem. Página 10 EDUCAÇÃO “Dimensões materiais e efica- ciais dos direitos fundamentais” foi o tema que reuniu profes- sores, estudantes e profissionais da área do Direito para debate no 1° Seminário Nacional de Direito. Veja como foi. Páginas 14 e 15 ESPORTE Leia a coluna de Edson Florão sobre a Chapecoense, e os comentários de Renan Agnolin sobre a dupla Gre – Nal. Veja também as princi- pais notícias da última semana de Grêmio e Inter, e do time de futsal feminino de Chapecó. Página 11

Upload: luciano-canal

Post on 26-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 112 - 13 de Setembro de 2011

TRANSCRIPT

responsabilidade

jornalismo

ANO 3 EDIÇÃO 112 | PERIODICIDADE SEMANAL | Chapecó - SC 13 de Setembro de 2011 PREÇO NAS BANCAS R$ 3,00

CLIMA (14 à 20 de Setembro) CLIMATEMPO.COM.BR

QUA QUI SEX SÁB DOM SEG TER24º 26º 27º 25º 26º 21º 25°10º 10º 13º 15º 17º 19º 18º

O informante do povo. O comunicador da sociedade.

O ARAUTO significa:

+MAIS

É

ARAUTOO

Página 3

O município de Chapecó, rece-beu na última semana a visita de 30 profissionais da área da saúde

de seis cidades do Estado do Rio Grande do Sul, que vieram

conhecer o Projeto FitoChapecó, desenvolvido pela Secretaria e

Saúde, em parceria com a Unochapecó.

FITOChAPECó

Página 3

POLíTICA

Neste espaço você encontra as prin-cipais matérias que foram veiculadas no site do jornal. Veja também, as principais twittadas da semana e

vídeos com curiosidades e declarações relevantes do youtube.com.br. Você

encontra também fotos do nosso Flickr, para conferir ainda mais, acesse o Flickr

do Arauto.

Página 18Página 6

PAnORAMA

O deputado estadual Daniel Tozzo (PSDB) se despediu

da Assembleia Legislativa na última semana. Ocupando a vaga do deputado Marcos

Vieira, em licença por 60 dias, Tozzo destacou os trabalhos

desenvolvidos nos últimos dois meses. Veja na reportagem.

Página 10

EDUCAçãO

“Dimensões materiais e efica-ciais dos direitos fundamentais” foi o tema que reuniu profes-

sores, estudantes e profissionais da área do Direito para debate no 1° Seminário Nacional de

Direito. Veja como foi.

Páginas 14 e 15

ESPORTE

Leia a coluna de Edson Florão sobre a Chapecoense, e os comentários de Renan Agnolin sobre a dupla

Gre – Nal. Veja também as princi-pais notícias da última semana de Grêmio e Inter, e do time de futsal

feminino de Chapecó.

Chapecó se mobiliza em favor dos atingindos no Vale do Itajaí

+Página 11

Chapecó - SC 13 de Setembro de 20112 Chapecó - SC 13 de Setembro de 2011 3O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

Av. , 1071 D Bairro São Cristóvão | Chapecó - SC

CEP 89803-210 | Fone: (49) 3324.1357

O ARAUTO www.ARAutOONLINE.COM.bR

Diretor Administrativo: tIAGO OLIVEIRA Diretor Executivo: ADEMIR juNIOR MAtIELLO Criação e Arte: LuCIANO CANALRep. Comercial: CRIStIAN GIL CâMARA

tMS COMuNICAÇÕES LtDACNPj: 10.906.092/0001-27

DIREÇÃO: [email protected] REDAÇÃO: [email protected]: [email protected]* Colunas e artigos não representam, necessariamente, a opinião deste jornal.

Tiragem: 4.000

Atualmente, inúmeras pesquisas evidenciam a importância da amamentação para o crescimento e desenvolvimento integral do bebê, pois além dos aspectos nutritivos e imunológicos, é uma forma de estabelecer um vínculo afetivo.

O aleitamento materno é essencial para o adequa-do desenvolvimento físico e emocional da criança. A satisfação que o bebê sente durante a amamentação é um dos primeiros momentos gratificantes que tem ao entrar em contato com o mundo externo. Este e outros sentimentos permanecem ativos, influencian-do a sua vida emocional futura.

O leite materno deve ser o único alimento do bebê nos primeiros seis meses de vida, pois ele tem tudo o que o bebê precisa: água, proteínas, sais minerais e vitaminas. Este leite já está na temperatura certa e adoçado naturalmente pela lactose, que é um tipo de açúcar.

Do ponto de vista odontológico, a amamentação é o fator decisivo para a correta maturação e cres-cimento das estruturas bucais, mantendo-as aptas para exercerem o desenvolvimento da musculatura e dos ossos da face. Assim, a amamentação, além de prevenir problemas ortodônticos, favorece funções vitais como sucção, mastigação, deglutição (criando hábitos corretos de engolir), fonação e, principalmen-te, a respiração (favorecendo a respiração nasal). Por outro lado, a introdução da mamadeira dificulta a obtenção destes benefícios, além de predispor as alterações no posicionamento dos dentes e das arcadas, devido às diferenças existentes entre o bico do peito e da mamadeira, o fluxo de leite e o trabalho muscular solicitado.

Por isso, no caso da mamadeira ser necessária, ela deverá ter um bico anatômico (ortodôntico), com o orifício bem pequeno para que o bebê faça esforço

durante o processo de sucção, e esse orifício do bico deve ficar voltado para cima, de encontro ao palato (céu da boca) para que o processo de sucção seja o mais semelhante possível àquele no seio materno.

A mamadeira deve ser dada, segurando o bebê no colo na posição idêntica à usada na amamentação materna (a mãe sentada, com o bebê posicionado verticalmente, voltado para a mãe, barriga contra barriga e com a cabeça aninhada na dobra do braço da mãe). Essa posição é a correta, pois deitado, o bebê facilmente acumula leite na boca, o que pode provocar engasgos e possíveis otites de repetição, devido ao refluxo líquido para o ouvido.

Não se esqueça que tão logo aparecer o primeiro dente, deve-se realizar a higienização da boquinha do bebê após as refeições e antes da criança deitar, com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias, e sempre que tiver dúvidas consulte o odontopediatra.

CLINICA ODONTOSANTOS

A ImportâncIA dA AmAmentAção pArA o desenvolvImento sAudável dA dentIção

[ArtigoTozzo se despede da Assembleia

O deputado estadual Daniel Tozzo (PSDB) se despediu da Assembleia Legislativa na última semana. Ocupando a vaga do deputado Marcos Vieira, em licença por 60 dias, Tozzo destacou os trabalhos desenvolvidos nos últimos dois meses em prol, principalmente, da região Oeste do Estado.

Em seu discurso no Plenário, Tozzo ressaltou que defendeu mais estrutura para a região que representou, com pedidos de investimentos em segurança, abastecimento de água, melhorias para o Aeroporto Serafim Bertasso e em mais qualidade de vida para a população.

“Em 60 dias foram diversas audiências com secretários de Estado, além de ter recebido a visita de vários prefeitos, vereadores e líderes das comunidades. Estou satisfeito com o resultado obtido e pelo apoio dos demais deputados e servidores” disse Tozzo.

Entre as reivindicações atendidas está uma viatura da Polícia Militar para Cordilheira Alta, pedido aceito pelo secretário de Segurança, César Grubba, além do reinício da discussão sobre o Contorno Viário Leste, que tiraria todo o trânsito pesado do centro de Chapecó, além de ser uma alternativa de acesso à BR-282.

“Aprendi muito neste período e tenho a certeza de que vai me ajudar muito nos próximos desafios. Agradeço imensamente o deputado Marcos Vieira que me proporcionou este período inesquecível e gratificante” completou o deputado.

O gabinete 118 da Alesc, ocupado por Tozzo, recebeu uma média de 10 pessoas por dia em que houve sessão.

Entre os visitantes estiveram os prefeitos de Modelo, Cordilheira Alta, Serra Alta, Água Doce além de lideranças de cidades como Chapecó, Águas de Chapecó, Xaxim, Passos Maia, São Pedro de Alcântara entre outros.

“Nestes contatos pude ajudar e encaminhar vários pedidos, como mais estrutura para a educação e segurança pública. Também encaminhei pedido para a construção do prédio próprio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim”, emendou o deputado.

Outra luta encampada na Alesc foi a manutenção da Câmara Especial Regional do Tribunal de Justiça em Chapecó, que pode beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas.

Durante os 60 dias, Tozzo participou e se manifestou no Fórum de Esportes, na Comissão de Finanças, na Comissão de Segurança Pública e na Comissão de Trabalho, além de vários pronunciamentos em Plenário, sempre citando a importância de investimentos para o Oeste.

Em sua última fala neste período de licença, Tozzo manifestou a preocupação com o êxodo rural que atinge os municípios do Oeste. “Para isso precisamos de investimentos pesados para manter o homem no campo, para garantir que sua família tenha renda e que não precise deixar a agricultura por falta de opções”. finalizou o deputado.

Tozzo disse que vai continuar se dedicando à política e acompanhando os pleitos que foram feitos em sua passagem pela Alesc.

Durante o discurso em Plenário, Tozzo recebeu os cumprimentos do deputado Moacir Sopelsa,

que engrandeceu o trabalho desenvolvido em prol do Oeste do Estado. Também recebeu os cumprimentos do presidente da Alesc, deputado Gelson Merísio pela atuação na Casa.

No almoço da bancada do PSDB, na terça-feira, Tozzo também foi cumprimentado pelos deputados tucanos e recebeu palavras elogiosas do líder da bancada, deputado Dado Cherem, que também ocupou a tribuna na quinta-feira endossando as palavras.

Para o deputado Marcos Vieira, o convívio com Tozzo foi gratificante. “É um jovem político com ideais fortes e muito preocupado com o coletivo. Com certeza terá muito sucesso em suas intenções” completou Vieira.

Na sessão desta quinta-feira, Tozzo agradeceu pela experiência “Obrigado a todos e a todas aqui na Casa e no Estado que sempre me acolheram de forma muito respeitosa. Esta passagem foi o início de mandato, tenho certeza de que logo retornarei para continuar trabalhando pelo Oeste e por Santa Catarina. Até breve”, concluiu.

[Geral

Projeto FitoChapecó é referência para o Sul do paísO município de Chapecó, recebeu na última

semana a visita de 30 profissionais da área da saú-de de seis cidades do Estado do Rio Grande do Sul, que vieram conhecer o Projeto FitoChapecó, desen-volvido pela Secretaria e Saúde, em parceria com a Unochapecó.

O Programa disponibiliza aos usuários do SUS do município, através da Farmácia Escola, drogas vege-tais na forma de chás, como: alcachofra, camomila, melissa, malva, sene e erva-doce. Os medicamentos estão disponíveis nos Centros de Saúde Norte, Sul, Efapi e Quedas do Palmital. Além disso, o projeto vai disponibilizar, em breve, manipulados fitoterápi-

cos como: pomada de confrei (cicatrizante), xarope de guaco (expectorante), pomada de calendula (an-tiinflamatório e cicatrizante), cápsulas de espinheira santa (funções gastrointestinais) e cápsulas de hiperi-cum (depressão leve e moderada).

Durante a visita, os profissionais demonstraram interesse no modelo implantado e desenvolvido pela Administração Municipal. “Eles se interessaram no modelo que adotamos, a parceria entre as insti-tuições, e conhecer o projeto como um todo que beneficia os usuários do SUS”, destacou o Secretá-rio de Saúde de Chapecó, Américo do Nascimento Junior.

Chapecó - SC 13 de Setembro de 20114 O ARAUTOJOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

[Meio Ambiente

Atitude Correta

PEDRINHO bAtIStATéc. em Tratamento de Resí[email protected]

Leia mais no blog Atitude Correta

Agora vai?

Na última reunião do Copom, os diretores do Banco Central surpreendentemente optaram por reduzir em 0,5 p.p. a taxa Selic, trazendo-a para 12,0% a.a.. Deixando de lado toda a discussão macroeconômica se a decisão foi acertada, política ou equivocada, pretendo me ater à sua influência no campo micro-econômico, sua repercussão so-bre as empresas de capital aberto e, por conseguinte, o Ibovespa. Inicialmente é importante en-tendermos o que exatamente é essa taxa e como ela influencia a vida dos brasileiros. Deixando o economês de lado, essa taxa representa o custo do dinheiro na economia brasileira, ou seja, quanto mais elevada é a Selic, significa dizer que mais eleva-do é o custo do dinheiro. Logo, mais difícil é para o consumidor adquirir produtos e serviços. Naturalmente, quando a taxa é reduzida, o movimento é inver-samente proporcional. Assim, na medida em que o custo do dinheiro no Brasil é reduzido, o consumo é incentivado.

Outro ponto relevante sobre a taxa Selic recai sobre a Renda Fixa. A maior parte dos inves-timentos nessa modalidade no Brasil utiliza a taxa Selic como benchmark. Com isso, é factível pensarmos que, quanto menor a taxa de juros, menos atrativo é o investimento em Renda Fixa. Ou seja, tal investidor passa a melhor avaliar o risco X retorno de se investir em renda variável, em detrimento da Renda Fixa.

Por fim, o movimento de queda da taxa de juros signifi-ca menor custo de captação de empréstimos para as empresas brasileiras. Isso é importante,

pois reduz a pressão das despe-sas financeiras sobre o balanços das companhias, consequente-mente ajudando a aumentar sua rentabilidade. Com base nesses três tópicos, entendemos que o investimento em rendavariável brasileiro se tornará ainda mais atrativo. Não só pelo fluxo de parte da Renda Fixa sendo re-alocada em bolsa, mas também pelo valuation mais atrativo das companhias, que terão menos custos financeiros. Em relação ao aumento do consumo, ape-sar de todas as empresas serem de alguma forma expostas a taxa de juros, observamos que 34 das 68 empresas que compõem o Ibovespa detém correlação direta com a taxa. Tais compa-nhias detém um peso de 43,3% no índice. Ou seja, a exposição a consumo das empresas do Ibovespa é bastante significativa.

Apesar de o Ibovespa per-manecer estável desde a redu-ção dos juros, vale lembrar que o período foi de realização no mercado externo, com as bolsas norte-americanas apresentando cerca de 5% de desvalorização e as européias 8%. Isso significa dizer que, pelo menos no curto prazo, o tal descolamento nega-tivo que a bolsa brasileira vinha apresentando em relação aos players globais, vem ocorrendo de forma oposta desde a deci-são do Copom.

Sem fugir da polêmica per-gunta que intitula o texto, seria cedo afirmar que agora vai!, mas definitivamente acredito que o investimento em renda variá-vel no Brasil teve no Copom o estopim de que precisa para se tornar mais atrativo. Com isso, aumentamos significativamente na XP nossa exposição a empre-sas ligadas a consumo interno, principalmente nas Varejistas e Construtoras. Em suma, difícil afirmar se agora vai, mas que está mais fácil de ir, isso está.

Quem é que já não escutou a frase, “Aprenda com os mais velhos”, este é um ditado popular usado pelas pessoas mais velhas quando esta está ensinando uma tarefa para uma pessoas mais nova, mas este ditado está mudando, principalmente em relação ao que se refe-re à preservação do meio ambiente, pois não estamos aprendendo com os mais velhos que foram os responsá-veis pela poluição que estamos enfrentando, e sim com as crianças que estão aprendendo à preservar o meio ambiente na sala de aula, desta maneira ou mudamos o ditado popular ou criamos um outro “Aprenda com os mais novos”. Pense nisso!

Siga esta ideia

A cultura está mudandoUm dia desses, fui ao supermercado comprar lâm-

padas, quando estava analisando os presos dos diversos modelos que existe para a nossa escolha, me deparei com uma cena que me marcou muito, um pai che-gou com sua filha que não tinha mais que sete anos, para também comprar lâmpadas, quando o mesmo escolheu uma lâmpada incandescente para levar a sua filha lhe orientou à levar uma fluorescente alegando a menina que a mesma não poluía o meio ambiente, o pai não concordou com a menina e insistiu em levar a lâmpada incandescente, sendo que a menina voltou a dizer, papai esta não poluí o meio ambiente, a qual só desistiu quando seu pai falou, filha o papai vai levar esta porque vamos mudar de apartamento, quando nós mudarmos para o apartamento novo o papai compra esta outra, somente assim a menina concordou com seu papai. Após esta cena do supermercado tirei a seguinte conclusão que a nossa cultura está mudando, por um lado o ruim é que nem todos pensam desta maneira, mas por outro lado que bom que a mudança está acontecendo com as crianças, desta maneira daqui algumas gerações a poluição do meio ambiente estará com os índices bem abaixo dos dias atuais, para que somente assim a população possa colher os benefícios que o meio ambiente tem para nos oferecer, e o ditado popular daqui alguns anos será “Aprenda com os mais novos”

Chapecó - SC 13 de Setembro de 20116 O ARAUTOJOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

por Ademir Junior [email protected]

www.arautoonline.com.brLeia mais sobre estes e outros assuntos em

DEStAquE

Educadores se reúnem no Polo Municipal de Apoio Presencial da uAb

No último sábado (03), o Pólo da Universidade Aberta do Brasil em Chapecó foi espaço para discussão sobre a educação superior no município. Estiveram reunidos o coordenador da UAB do Instituto Federal de Santa Catarina... Leia mais no site

COtIDIANO

Contador da Petrobras palestrará na Convenção da contabilidade, em Chapecó

Uma vasta experiência na área contábil, credenciou Saulo Gomes Duarte para palestrar na XXVII Convenção da Contabilidade de Santa Catarina (Contesc), que ocorrerá de 19 a 21 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó... Leia mais no site

ESPORtE

taça brasil Sub-20 é o desafio da unochapecó/Nilo tozzo/Aurora

As meninas da categoria sub-20 da Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora/PMC/Female estão na reta final da prepara-ção para a 7ª edição da Taça Brasil de Clubes da cate-goria – Divisão Especial. A competição inicia na próxima segunda-feira (12/09), na cidade paranaense de Guarapu-ava, e vai até o domingo (18/09)... Leia mais no site

DEStAquE

Prefeitura de Chapecó lança Campanha “SOS Vale do Itajaí”

Em decorrência das fortes chuvas e alagamentos ocorridos na última semana no Estado de Santa Catarina, afetando mais de 680 mil pessoas, a Prefeitura de Chapecó implantou a partir da última sexta-feira (09), a Campanha “SOS Vale do Itajaí”... Leia mais no site

flickr.com/arauto

Autoridades prestigiam o Lançamento da Efapi 2011 na Alesc, com cobertura exclusiva do jornal O Arauto.

Twitter.com/tijoladas Blog Tijoladas | 1.000.000 de catarinenses atingidos c/ uma enchente e a mídia trata o assunto como um simples aguaceiro.Vai aparecer na inflação de SETEMBRO

Twitter.com/SergioBadalotti Sérgio Badalotti | Coisa linda a torcida da Chapecoense cerca de 70 torcedores estiveram em santo André. Que beleza. Esses são guerreiros também.

Twitter.com/RaimundoColombo Raimundo Colombo | Trabalhamos com 2 prioridades: devolver a tranqüilidade às pessoas com a normalização dos serviços públicos e reconstrução! #chuvaemsc

Twitter.com/lucarminatti Luciane Carminatti | Estamos indo a Lebon Regis, qtas estradas em precariedade neste estado, meu Deus! 9 meses de governo! O que esta nascendo?

Twitter.com/LBuligon Luciano Buligon | “Um povo que não tem quem lhe fale perde o hábito de ouvir” (Rui Barbosa) É pura verdade, e assim fica mais vulnerável a alienação política!

Twittadas da semana@jornaloarauto

Ví no YouTube

Muito bom: Essa é para quem é ou conhece algum repórter. Tome cuidado com as roupas inti-mas que você usa, porque sempre tem um engraça-dinho que pode lhe colocar em uma saia justa. Procure por: Reporter Gets Pantsed

Chato: AParece que Rogério Ceni não tem a simpatia de todos no mundo do esporte. É um ídolo, 1.000 jogos com a camisa do São Paulo, o maior goleiro artilheiro do Mundo, enfim, uma fantástica história no futebol. No entanto, essa história de recor-des pra cá e recordes pra lá, já está deixando algumas pessoas incomodadas. Quem diga é o insatisfeito Milton Leite. Procure por: Milton Leite Fala “Rogério Ceni Chato Pra Ca..”

Incrível: Se você sempre imaginou como são colocados, pela primeira vez, os navios na água, após serem construídos, aí vai alguns vídeos deste procedimento. Che-ga a dar um friozinho na barriga. Procure por: greenpeace in action against whaling fleet

Instigante: Acabamos de passar por uma data triste na história Mundial, o dia 11 de Setembro. Neste dia, marcado pelo atentado as Torres Gêmeas nos Estados Unidos, somos bombardeados de notícias/reportagens em todos os veículos de comunicação do Mundo. Todas, matérias, tristes e chocantes, mas que maquiam a realida-de. Este vídeo documentário, produzido pelo americano Michael Moore, mostra uma outra realidade, escondida por de trás de uma grande tragédia. Assista e tire suas próprias conclusões. Procure por: Fahrenheit 11/9 [1ª /12] Português

[Redes Sociais

Chapecó - SC 13 de Setembro de 20118 Chapecó - SC 13 de Setembro de 2011 9O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

Valdinei Lang - Maltaria Shows & Eventos com a superNaiara Azevedo que agitou a galera que lotou a

Maltaria em mais um super show

Odilon Poli - Reitor Unochapecó e sua esposa Giovana torcendo pelo verdão na Série C do Brasileirão 2011

Valter Tonatto, Adriano Dondé, Jair Tonatto e Nádio Busini - Sócio-Proprietários do Getúlio Bar e Choperia recepcionando

em evento de inauguração com a imprensa no Getúlio

O amigo Nemésio Carlos Silva - Secretário de Planejamento queesteve de aniversário neste dia 12/09 e recebe os parabéns de

todos seus amigos e toda sua família. Parabéns Nemésio!

Os amigos Mauro Finco - Finco Alimentos e Edson Tognon - Superalfa

torcendo pelo verdão na Série C do Brasileirão 2011

A amiga Lourdes de Oliveira (na foto com sua filha Ana Paula)esta de aniversário neste dia 15/09 e recebe os parabéns de

todos seus amigos e família. Parabéns Lourdes!

Pensando novo... Fazendo diferente!

Redes Sociais

Atualidade

Acesse e Participe!

A bela amiga Fabiana Matte que esteve de aniversário nestedia 12/09 e recebe os parabéns de todos seus amigos e sua

família. Parabéns Fabiane!

Talita Rostirola com seus tios Gilmar e Cleusa Rostirola no seuaniversário de 15 anos

A Bela Talita Rostirola com seu irmão Paulo e seus pais Jilberto e Adriane Rostirola comemorando seu aniversário de 15 anos.

Parabéns Talita!

[Social[Social

Patrícia [email protected]

Mais uma vez o Vale do Itajaí está passando por momentos muito difíceis. Graças a Deus ainda somos privilegiados aqui no Oeste de não termos muitas catástrofes naturais. Por isso pessoal, quem puder ajudar e fazer doações com certeza será um dia recompensado. Doe principalmente alimentos

não perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, além de roupas. Não precisa ser grande quantidade, se cada um doar um, dois produtos, imagina quanto conseguiremos arrecadar. A prefeitura de Chapecó já disponibilizou um caminhão para levar as doações. Deixe sua colaboração em qualquer ponto da

cidade, muitas entidades e clubes de serviço estão se organizando como pontos de coleta. Praça Coronel Bertaso, sede da Guarda Municipal e da Secretaria de Defesa do Cidadão (Defesa Civil), no horário das 08 às 18h. informações podem ser obtidas através dos telefones 3319-3700 e 3323-9929

A arquiteta Priscila Scaravelli Miotto e a empresária Camila de Moura, da Favorita Modulados, apresentam o ambiente “Copa Jantar” na Decorare 2011. Com o tema World Tour, o país escolhido para ambientar o espaço foi a Itália.

Mais um grande sucesso do Dining Club no último sábado(10). Organização, gente bonita e muita música com os DJs Sandro Horta e um dos mais renomados DJ’s da House Music, o Top DJ EDX. É disso que Chapecó precisa, locais que tratem seus clientes com respeito, em todos os sentidos. Bom atendimento, preços honestos e uma ótima infraestrutura. Grande festa e parabéns à casa mais uma vez.

A arquiteta Priscila Scaravelli Miotto e a

empresária Camila de Moura, da Favorita

Modulados, apresentam o ambiente “Copa Jantar” na Decorare 2011. Com o

tema World Tour, o país escolhido para ambientar o

espaço foi a Itália.

Celso Cecchin, coordenador da Decorare 2011, Leandro Marafon, da da World Turismo, empresa patrocinadora do evento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Márcio Sander e Silvio Soprana e as filhas e netas dos proprietários do hotel Soprana, aonde está ocorrendo a mostra. A Decorare 2011 traz o tema “World tour, uma viagem pelo mundo” e ocorrerá até o dia 16 de outubro, de terça a domingo das 16h às 22h.

Chapecó - SC 13 de Setembro de 201110 Chapecó - SC 13 de Setembro de 2011 11O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

[EducaçãoSeminário nacional discute valorização dos direitos fundamentais do cidadão

“Dimensões materiais e eficaciais dos direitos fundamentais” foi o tema que reuniu professores, estudantes e profissionais da área do Direito para debate no 1° Seminário Nacional de Direito, na última sexta-feira (9) no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó. A iniciativa da Unoesc faz parte das linhas de pesquisas implantadas no projeto de mestrado em Direito pela universidade.

O evento contou com a presença de profissionais renomeados que atuam no cenário nacional, entre eles os doutores Vladmir Oliveira da Silveira e Angel Ricardo Oquendo, para palestrar sobre temáticas que envolvem o cotidiano do profissional que atua na área de Direito.

Oquendo é professor da Universidade de Connecticut (USA), PHD em filosofia pela Universidade de Havard e JD em Direito pela Universidade de Yale. O palestrante falou sobre “Direitos Fundamentais nos EUA e na América Latina”. Segundo ele, é muito importante que o acadêmico e futuro profissional tenha conhecimento a respeito das constituições dos EUA e da América Latina para entender melhor os processos. “A Constituição Brasileira tem suas especificidades e novas possibilidades estão sendo postas em prática no que diz respeito às constituições jurídicas. Tanto na América Latina quanto nos EUA é preciso estar ligado no sistema constitucional teórico e prático para se prestar um bom trabalho. São oportunidades de conhecimento em níveis globais”, apontou.

Vladmir Oliveira da Silveira, advogado, doutor em Direito das Relações Econômicas e Internacionais e também professor em Direitos Humanos no projeto de mestrado da Unoesc, palestrou sobre “Globalização, cidadania e direitos humanos fundamentais”. “Hoje, com o mundo globalizado, devemos nos preparar para termos direitos e deveres também globalizados. Precisamos saber o que é cidadania na região, no

Estado e no País para poder exigi-los e questioná-los”, argumentou Silveira.

A coordenadora do curso de Direito da Unoesc, professora Silvana Raquel Brendier, uma das organizadoras do evento, ressaltou que, ao tratar de direitos humanos fundamentais, os palestrantes destacaram como uma dimensão indissociável ao ser humano, entre a proposta constitucional e a eficácia destes direitos. “Fica evidente que muitos passos significativos têm se dado nesta direção, como por exemplo, a garantia de que nossos direitos são universalmente reconhecidos e assegurados. Assim, o desafio dos operadores do Direito se insere na atenção às causas e não nas consequências decorrentes da violação dos direitos fundamentais”, enfatizou.

O vice-reitor da Unoesc, professor Nelson Santos Machado, salientou que o foco do seminário foi propor uma socialização de pesquisa, que venha somar e contribuir com o conhecimento de acadêmicos e pesquisadores. “Estamos promovendo diálogos e trocas de informações importantes entre professores/pesquisadores e acadêmicos da Unoesc e também de outras instituições para reforçar as atividades do mestrado em Direito da Unoesc”, complementou.

Seminário nacional de direito foi realizado no Lang Palace Hotel em Chapecó

[DestaquePrefeitura de Chapecó lança Campanha“SOS Vale do Itajaí”

Em decorrência das fortes chuvas e alagamentos ocorridos na última semana no Estado de Santa Catarina, afetando mais de 680 mil pessoas, a Prefeitura de Chapecó implantou a partir da última sexta-feira (09), a Campanha “SOS Vale do Itajaí”. A intenção do Poder

Público municipal é mobilizar a sociedade para o auxílio às famílias atingidas.

Neste momento, os itens mais necessários são materiais de higiene pessoal e de limpeza, água potável e alimentos não perecíveis. Os interessados em realizar doações podem entregar

nos diferentes pontos da cidade já estipulados e preparados para receber: Praça Coronel Bertaso, sede da Guarda Municipal e da Secretaria de Defesa do Cidadão (Defesa Civil), no horário das 08 às 18h.

A Prefeitura vai ainda disponibilizar um caminhão para realizar a coleta dos donativos arrecadados em clubes de serviço, associações e entidades. A intenção da Administração Municipal é enviar os primeiros itens recolhidos para a região do Vale do Itajaí ainda na próxima quarta-feira (14).

De acordo com o Prefeito de Chapecó José Caramori esta atitude demonstra o sentimento de solidariedade do chapecoense, ao ajudar aqueles que neste momento necessitam e precisam de apoio. “Queremos mobilizar a sociedade e dar a nossa contribuição às famílias atingidas, principalmente a quem perdeu tudo com os alagamentos. A nossa ação é simples, mas temos certeza que irá auxiliar a amenizar a dor e o sofrimento destas pessoas”, destaca o Prefeito.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3319-3700 e 3323-9929.

Chapecó - SC 13 de Setembro de 201112 O ARAUTOJOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

Panificadora Vki – Pão é premiadaHistórico

A panificadora Vki-Pão foi fundada em 21 de abril de 1982, situada em Chape-có, no Bairro São Cristóvão. No dia 13 de Fevereiro de 2002, teve uma mudança na direção, e quem assumiu o comando foi Volmir Rampanelli, trazendo consigo novas ideias, reformulando a empresa.

Com objetivo de atender Chapecó e região com produtos panificados e di-versos no ramo de padaria e congelados. Com conhecimento de profissionais na área, trabalho sério, a Vki – Pão, alcançou mercados mais distantes, hoje contando com uma variada linha de pães e conge-lados, atendendo toda a região Oeste e Meio Oeste Catarinense e Sudoeste do Paraná.

Mas o objetivo maior, de acordo com Rampanelli, “é suprir a necessidade da nossa região, e satisfazer nossos clien-tes buscando soluções e alternativas, trazendo os melhores equipamentos e profissionais do setor”. “Para maior co-modidade de nossos clientes buscamos a cada dia ampliar o mix de produtos almejando a melhor qualidade”, acres-centa o orgulhoso proprietário.

Com o slogan “Fonte de Energia e Sabor no seu dia a dia”, Rampanelli declara que “a nossa missão é gerar empregos, atender com excelência nossos clientes, oferecer a comunidade produtos confiáveis com qualidade e segurança e, é claro, ter uma empresa rentável”, finaliza.

A Empresa recebeu a homenagem mais almejada em qualidade Excelência Muni-cipal. O Prêmio Qualidade e Atendimento habilita e qualifica as empresas, buscando reconhecer, valorizar e incentivar as inicia-tivas que, com grande responsabilidade, promove o desenvolvimento sustentável,

econômico e de qualidade.

significado das marcas de carros Iv

Tire suas dúvidas ou mande suas sugestões

Geder [email protected]

Quadrifoglio: O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na carroceria.

Subaru: Na língua japonesa, Subaru significa “plêiade” (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.

Rolls Royce: Os dois “R” do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles

Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.

Porsche: São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado),

sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.

Saab: Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico

com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.

Volvo: O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa.

CONSULTE HILUX SRV C.DUP 4X4

3.0TB-IC Diesel16V Auto-mático completa 2006

Placa LZW7803

R$ 49.800,00 PAJERO TR4 4X4 2.0

16V / 2009Placa IPQ-6747

R$ 59.800,00 COROLLA SEDAN SE-G

1.8, 16V N.SERIE 4P, 2009Placa APU0306

R$ 29.800,00 SCENIC PRIVILEGE

COMPLETO 2.0 16V 2005

Placa MDM0287

R$ 43.800,00ASTRA HATCH FLEXPO-

WER ADVANTAGE 2.0 2011 Completo + AirBag Duplo

R$ 47.800,00 CROSSFOX (N.Serie) 1.6 Flex completo + ABS + Air

Bag Duplo 2011 Placa MGZ5987

R$ 49.800,00 ZAFIRA ELITE 2.0 8v Flexp.140cv Aut. 2008

Placa MFF2058

R$ 24.800,00 PALIO FIRE CELEBRA-

TION Flex 1.0 VE, TE, DT, LT, ArQ 2007

Placa MGQ5222

de R$ 48.800,00 por R$ 47.800,00 LINEA HLX 1.9 16v

Flex COMPLETO Essence 2010

Placa MHK5237

R$ 36.800,00 COROLLA SEDAN XLI 1.6 16V 4P / 2006. C.

AutomáticoPlaca MBL2102

Ofertas de Semana

Procedencia | Qualidade | Bom atendimento

COMPRAMOS SEU VEÍCULO

NOVO E SEMINOVO

R$ 41.800,00 ECOSPORT XLS 1.6

8V 4P / 2008. Completo. Placa APQ1543

R$ 44.300,00 GOLF 1.6 MI SPORTLINE 2008, completo + teto + Couro Placa MDL4653

de R$ 44.800,00por R$ 43.800,00

S-10 DE LUXE C.DUP. 4X2 2.8 TB-IC 4P, 2001

R$ 51.800,00 DOBLO ADVENTURE

LOCKER 1.8 8V 5P, 2009 Placa MEV4237 R$

Chapecó - SC 13 de Setembro de 201114 Chapecó - SC 13 de Setembro de 2011 15O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

EDSON FLORÃOColunista [email protected]

Superação

Foi assim que a Chapecoense carimbou a classificação para segunda fase do brasileiro da Série C. Jogando Diante do Santo André no ABC paulista,o Verdão mostrou superação, força e atitude de vencedor!. Com dois gols marcados pelo atacante Jean Carlos, a Chapecoense construiu o resultado e com 13 pontos assegurou participação antecipada no quadrangular que vai apontar quem estará ente os 40 melhores clubes do futebol do país em 2012. O Time comandado pelo técnico Mauro Grasel “Ovelha”, superou a derrota em casa e soube administrar a virose, que por pouco, não causou uma epidemia no time verde e branco.

Valorização

Lateral direito Sagaz teve oportunidade de começar jogando após um longo período de trabalho. Segundo avaliação da equipe Nota 10 que lá esteve não comprometeu! Menino tem potencial e quer jogar. Precisa de ritmo. Poderá em breve assumir definitivamente a titularidade neste setor. A verdade é que quem veio a peso de ouro para jogar, até agora não mostrou, se é que tem futebol para mostrar?!

Experiência

O atacante Jean Carlos a vários jogos vem apresentando bom futebol. Nesta partida diante do Santo André, consolidou todas as apostas da diretoria, que em condições iguais aos demais, poderia ajudar o grupo alcançar seus objetivos. Fez os dois gols da vitória do Verdão. Parabéns!!!

Vitória de todos

Com a classificação a segunda fase da competição, a Chapecoense proporcionou uma alegria coletiva. Estão felizes: Dirigentes, Torcedores investidores e colaboradores. Fazendo o dever de casa e buscando pontos fora, como está fazendo até agora. Vai dar um calendário completo ao futebol profissional do Oeste durante todo ano de 2012.

*Com defesas importantes o Goleiro Rodolpho continua dando tranquilidade ao setor defensivo. Pequeno na estatura, gigante nas intervenções!

*O salto alto diante do JEC, serviu de alerta geral. Saltos só ficam bem nas passarelas de moda, no gramado dos estádios é fundamental usar somente chuteiras. Verdão aprendeu com seus próprios erros. Por isso mereceu a classificação antecipada!

*Torcedor de todo o grande Oeste, domingo (18) é dia de lotar Arena Condá, agradecer pelo que o time já fez! E empenhar apoio para segunda fase!!!

[EsporteRENAN AGNOLINColunista [email protected]

Classificação Merecida

É muito bom saber que o Verdão do Oeste conseguiu a classificação. Se analisarmos, seria muito injusto a desclas-sificação do time de Chapecó. Foi líder do Grupo D em al-gumas rodadas deste brasileiro e no próximo domingo(18), poderá garantir a primeira colocação.

A diretoria prometeu que irá contratar mais um zagueiro e talvez um atacante ou meia. Caso essas contratações chegarem, aí meus amigos, as coisas poderão seguir bem. Mas essa segunda fase será pedreira. O time do Brasiliense e do Ipatinga, gastam pelo menos 450 mil reais por mês de folha. Logicamente que salário não ganha jogo, mas amedronta os adversários.

Fenômeno ?

No início desta semana acompanhei alguns sites esportivos e canais de televisão, que começaram a comparar o Lean-dro Damião com o Ronaldo Nazário ( Fenômeno). Gente, o atacante colorado é muito bom jogador, só que ainda é cedo para compará-los.

Mas uma coisa em comum terão daqui alguns anos, o tão sonhado salário europeu.

Com essa fase do Damião e o crescimento do grupo do Inter, a vaga na Libertadores fica pertinha.

A mão da comissão técnica!

Dizem que treinador e preparador físico não ganha jogo. Pera aí né... Quem escala o time? Quem faz a preparação física e de jogadas?. Hoje o elenco do tricolor gaúcho, deve muito esse crescimento a dois nomes, Paulo Paixão e Celso Roth. Ambos mudaram a cara do Grêmio.

O time tem jogado muito bem, com esse esquema de chegada de três meias ofensivos (Escudero, Marquinhos e Douglas), as coisas irão crescer mais ainda. Muitos podem dar risada, mas o Grêmio pode chegar até na zona da Libertadores da América. É só os jogadores obedecerem a comissão técnica, e lógico, jogar futebol.

Últimas

Uma pena que o vôlei masculino de Chapecó, não conse-guiu a vaga nas finais do estadual. Perdeu novamente para Blumenau. O pedrinha que encomoda esses blumenauen-ses.

Domingo(18) poderá ser um jogo de comprade aqui em Chapecó. Caxias não cai mais e o Verdão do Oeste, pode escolher a primeira e a segunda colocação.

Ipatinga – Minas Gerais e Brasiliense - Brasília. As datas para as viagens, serão definidas no domingo(18).

Últimas dO iNtERINTERNACIONAL

LEAnDRO DAMIãO SEM LIMITES nO InTER

ADEMIR JR. [email protected]

(49) 3324.7869 / 3329.5414Av. Fernando Machado, 87-E | Centro | Cep 89802-112 | Chapecó - SC

Ter ultrapassado a marca de 50 gols pelo Inter com nove meses como titular talvez não seja o que mais im-pressione em Leandro Damião. O que chama a atenção mesmo é que o jogador, conforme vai quebrando nú-meros, parece evoluir. A média de gols dele nos últimos jogos é ainda superior à rotina do jogador ao longo da tempo-rada. Ele marca cada vez mais.

Nas últimas 11 partidas que dispu-tou, Leandro Damião só não anotou em uma – o Gre-Nal do Olímpico, pelo Brasileirão. Nas outras dez, foram 13 gols, nas situações mais diversas: de bicicleta contra o Flamengo, os dois na final da Recopa, diante do Inde-pendiente, o primeiro pela Seleção Brasileira, em amistoso contra Gana,

os três do último domingo(11), sobre o Palmeiras. Ao todo, contando a tem-porada passada, em que era reserva de Alecsandro, Damião tem 51 gols pelo Inter.

Deles, 39 foram feitos em 2011 (mais um pela Seleção), o que transforma o jogador em maior artilheiro do país. E ele quer mais. Nem que para isso te-nha que encarar surras e cotovelos.

“Não sei onde posso chegar, mas vou procurar alcançar o máximo, bri-gando ali na frente. Se tiver que levar cotovelada, vou levar; se tiver que apa-nhar, vou apanhar” disse o jogador.

A atuação contra o Palmeiras colocou o centroavante na briga pela artilharia do Campeonato Brasileiro. Ele pulou para a segunda colocação na disputa, com 13 bolas na rede, três atrás de Borges, do Santos.

“Sempre quero estar no meio dos grandes jogadores, como o Borges é. Com a equipe que temos, é possível chegar. Temos que manter isso” afir-mou o camisa 9.

GRÊMIO

49 3329.5079Rua Marechal Deodoro, 180

(esq. N. Ramos) Chapecó - SC

Aos domingos espeto corrido, leitão

recheAdo e costelão

Últimas dO GRêmiO

ChAPECOEnSE vEnCE E SE CLASSIFICAO Verdão se recuperou bem da derrota,

dentro de casa, sofrida diante do Joinville pelo placar de 2 a 0 no domingo(4). Viajou a Santo André, no último domingo(11), para enfrentar o time da casa no estádio Bruno José Daniel, e venceu por 2 a 0, com dois gol do atacante Jean Carlos, e classificou an-tecipadamente para a próxima fase da com-petição.

O primeiro tempo foi disputado, a Cha-pecoense, com o time postado na defesa, explorando os contra – ataques, assustou duas vezes a torcida adversária. Primeiro em cobrança de falta de Sagaz, aos 4 minutos, que obrigou o Goleiro André Luiz fazer bela defesa. Aos 8 minutos Aelson acertou um belo chute que passou perto do gol paulista. Depois do susto o Santo André acordou e saiu para o jogo e chegou perto do gol em duas oportunidades com o mesmo jogador. Primeiro Cristiano Brasília cobrou falta aos 29 minutos, que Rodolpho defendeu. De-pois, Cristiano, aos 38 minutos, chutou forte e obrigou o goleiro verde e branco fazer bo-nita defesa, a bola ainda, caprichosamente, bateu na trave. Mas o primeiro tempo de jogo, apesar das boas chances criadas, ficou no zero.

O Furacão do Oeste iniciou a segunda etapa, como havia começado a primeira,

assustando a equipe adversária. E logo aos 7 minutos, Jean Carlos aproveitou cruza-mento, e de cabeça, abriu o placar para o Verdão, para a alegria dos cerca de 70 tor-cedores verde e branco no estádio. O time do ABC atacou, tentou buscou o empate, mas não deu, Rodolpho, o nome do jogo se transformou em uma muralha e nada passou pelo arqueiro do Verdão. Para coroar a clas-sificação, aos 43 minutos, novamente Jean Carlos, em lance individual, fechou o placar em Santo André. Final: Santo André 0 X 2 Chapecoense.

Agora, a Chapecoense tem pela frente a equipe do Caxias, na próxima rodada, na Arena Condá. Uma vitória deixa o Verdão do Oeste na primeira colocação do grupo, deixando o Joinville, que folga na rodada, em segundo lugar. No outro jogo da chave, Brasil de Pelotas e Santo André se enfrentam no jogo da morte em Pelotas, quem perder está na Série D, em caso de empate e de goleada da Chapecoense diante do Caxias, os dois se salvam e o rebaixado é o time da Serra Gaúcha.

A chave da Chapecoense na segunda fase da competição terá Joinville, Brasiliense e Ipatinga. Dos quatro times, dois sobem para a Série B do Campeonato Brasileiro.

vAMOS COM CALMA!Nos últimos três jogos o Grêmio

venceu três vezes. Nove pontos em nove, 100% de aproveitamento. Des-ta forma, novas ambições desenham--se sob a perspectiva dos jogadores, que antes tentavam apenas fugir do rebaixamento, mas agora pensam em conquistar etapas mais altas no Campeonato Brasileiro.

Segundo o meia Douglas, autor do gol da vitória sobre o São Paulo por 1 a 0, no último domingo(11), é pos-sível sim chegar mais longe. Porém, deixando a empolgação de lado.

“Temos a expectativa de chegar

longe, mas vamos de-vagarinho, sem empolgação. Vamos tranquilos” disse.

Com a habitual cautela, o técnico Celso Roth lembrou que é preciso manter a ‘pegada’ para seguir ultra-passando adversários na tabela.

“O campeonato é difícil. O torce-dor precisa entender isso. Ganhamos e não subimos muito. Por quê? Por-que o campeonato está achatado. Precisamos manter a pegada, não é porque ganhamos que tudo está re-solvido” concluiu.

Desde a chegada de Celso Roth, o Grêmio tem o 4-2-3-1 como o sistema tático prioritário. É desta base, com três meias ofensivos e dois volantes, que o time parte para enfrentar qualquer adversário, sob qualquer circunstância, dentro ou fora de casa, com desfalques ou time completo.

E a estratégia aplicada ao 4-2-3-1 vol-

ta-se às jogadas pelos lados. Na esquer-da, com o meia Escudero e o lateral Julio Cesar. E, na direita, graças à dupla Mário Fernandes-Marquinhos. Segun-do o técnico Celso Roth, em breve avaliação, este é o caminho principal.

“O futebol se concretiza no gol. E o melhor caminho é pelos lados” afirmou.

O CAMInhO é PELAS LATERAIS!

MELhOR ATAQUE DO BRASILEIRãOGols não faltam ao Inter. Três contra o

Santos, quatro diante do América-MG, ou-tros três sobre o Palmeiras. A boa produtivi-dade ofensiva levou o time colorado a ter o melhor ataque do Brasileirão, com 39 gols, ao lado do Coritiba. Mas a defesa, na última rodada, também apresentou uma boa notí-cia.

Fazia cinco rodadas que o Inter não so-fria gols no Brasileiro – desde a vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, em 17 de agosto. No período, o time de Dorival Júnior sofreu dez gols. E fez 14. Empatou por 2 a 2 com o Fla-mengo, levou 2 a 1 do Grêmio, ficou no 3 a 3 com o Santos, não passou do 1 a 1 com o Ceará, aplicou 4 a 2 no América-MG e, por fim, fez 3 a 0 no Palmeiras.

A soma agrada ao técnico Dorival Júnior. Ele aceita levar gols, desde que o time siga marcando mais do que sofrendo.

“O mais importante é fazer gols. É natural que a equipe sofra gols, desde que se de-termine a buscar os gols. Voltamos a ter um ataque positivo, vibrante, que faz gols. Tem

que correr riscos. Podemos fazer uma opção, e eu prefiro optar pela ofensividade” disse o treinador.

Dorival, por outro lado, admite necessi-dade de melhorar a marcação. Ele viu pro-blemas contra o Palmeiras. O Inter não so-freu gols, mas foi acossado durante boa parte da partida.

“Não estamos sendo agressivos no nosso combate, na nossa marcação. Temos cons-ciência de como conseguimos o resultado. Em alguns momentos, não conseguimos o encaixe na marcação. Precisamos de uma correção”.

A quebra da sequência de gols coinci-diu com a presença da nova dupla de zaga, formada por Rodrigo Moledo e Juan. Índio, após cumprir três jogos de suspensão, volta a ficar à disposição de Dorival para o duelo com o Coritiba, domingo(18), no Beira-Rio, mas é improvável que comece a partida. Bo-lívar segue no mesmo processo anterior: vol-tará quando se achar confortável, mas prova-velmente para o banco.

Chapecó - SC 13 de Setembro de 201116 Chapecó - SC 13 de Setembro de 2011 17O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

Promoção de um lado, desconto, parcela-mento e todo aquele blá blá blá que, principal-mente, nós mulheres adoramos. Não?!.

Antes que você suponha que essa fala im-prime qualquer forma de “taxação” sobre gê-nero, abaixe a guarda porque, de acordo com pesquisa veiculada por uma rede de rádios do Estado, mais de 80% das compras são feitas por mulheres. São elas que vão três a quatro vezes por semana no shopping; e que passam, aproximadamente, metade do ano arrecadan-do sacolinhas. Mulheres como P., de 25 anos, (que prefere não se identificar) e afirma nem ela mesma entender o porquê não consegue sair de uma loja sem nada nas mãos.

O que faz com P., simplesmente, não resis-tir a uma compra é explicado pela neurociên-cia como “resultado da competição entre dois

circuitos cerebrais que ocorrem ao mesmo tempo”, como pratos de uma balança. O prato positivo é o sistema de recompensa, ou seja, o prazer obtido com o ato (quanto mais dese-jarmos, mas satisfação); já o prato negativo é obtido de uma região do córtex, denominada ínsula, que representa dor, desgosto ou outras emoções negativas, que no caso, referem-se ao fato de gastar (sentido quando extrapola-mos na quantidade ou no limite do cartão de crédito). Mas tudo irá depender do poder de controle de cada uma.

No entanto, se depender do neuromarke-ting, aí sim é que fugiremos a qualquer limite. Ficou com medo da palavra?! Calma aí: neuro-marketing é o estudo sobre a essência do com-portamento do consumidor, ou seja, estudo que busca descobrir, basicamente, o porquê o ato

de comprar causa tamanha satisfação e pra-zer. Estes estudos utilizam novas tecnologias da medicina e da biologia, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, na tentativa de mapear como reagem os neu-rônios aos estímulos de uma marca, ao sabor de uma bebida ou aos apelos visuais de uma propaganda. E não para por aí: a expectativa é de que, no futuro, as empresas consigam en-tender detalhadamente o que nos leva a querer comprar e o que nos faz pagar mais por deter-minado produto. A tarefa não parece fácil, nem rápida, e terá, ainda, que enfrentar a comple-xidade da mente humana. No entanto, as pes-quisas começaram. Nos resta torcer para que, pelo menos, o salário mínimo aumente, porque, aí sim, “alguém nos segure”!

Fonte: Texto de Henrique Santos, publicitário e professor de inglês e história.

Literalmente, de mulher!

Todo e qualquer conflito reflete a expressi-vidade de pensamentos opostos. Há aqueles cotidianos, dos quais conhecemos bem; mas há, também, os que dificilmente conseguimos compreender o porquê acontecem. Não digo, aqui, que não entendemos as razões políticas e econômicas, apenas que não compreendemos como conseguem ir tão longe: cobiça, poder, in-veja, dinheiro. A luxúria de querer sempre a supe-rioridade faz com que alguns “homens” decidam e provoquem guerras.

Conflitos armados, sejam eles justificados na fé ou na lucratividade, não são e nem devem ser compreendidos. Indiferente do lugar em que acontecem, ali são perdidas vidas e histórias. Histórias que ficam marcadas pela agressivida-de e pela arrogância daqueles mesmos senhores que sequer sabem o que é pegar em uma arma.

Não pense você que este é um discurso de pacifista hipócrita; é mais um (desastroso) desa-bafo diante de um fato. O processo se dá mais ou menos assim: um senhor deseja expandir sua ambição, para isso conclama homens patriotas a lutarem por seu país; estes homens lutam e na luta matam, morrem, ferrem e constroem, então, um novo capítulo na história da nação. O senhor, aquele que concebeu a brilhante ideia, colhe seus frutos e esbanje, glorioso, o vigor de suas astúcias.

Eis a simplista descrição de um conflito ar-mado. Os detalhes dos confrontos, de trajetórias incomuns e de sonhos um dia pensados nem sempre são lembrados. Às vezes ficam apenas na memória daqueles que voltaram. Daqueles que todas as noites sofrem e sentem a sombra do inimigo; que ouvem o ruído inconfundível do tilintar da bala que passa ao lado; que veem no corpo a marca; a dor. Relatos assim chocam e entristecem aqueles que de guerra só ouviram fa-lar. Guerras relatadas em livros como “Gritos da Liberdade”, de James Lee Burke.

A obra retrata a Guerra da Sucessão, nos Estados Unidos, ocorrida de 1861 a 1865, entre os estados do sul e os do norte, motivados pela abolição da escravatura. Como resultado ficaram os 620 mil mortos. Escravos, senhores, coronéis e soldados. Todos marcados, assim como mui-tos outros que pagam por decisões mesquinhas julgadas por alguns como necessária. Decisões que acatamos e, no máximo, arriscamos um po-sicionamento mantido até o dia em que baterem em nossa porta com um ofício, solicitando a nos-sa participação na decisão do futuro da nação. Sim, porque nesse momento fazemos parte de uma nação. Assim como Flower, Willie, Robert e Abigail. As cicatrizes deles estão explícitas no romance, as nossas guardamos, fingindo não existir.

por Silvane Alves dos SantosJornalista: M.Tb: 03324 SC – JP

[email protected]

Mais textos em: www.pernasebocas.blogspot.com

Mais textos: www.prazer-literario.blogspot.com

[Opinião

Título: Gritos de LiberdadeAutor: James Lee Burke Editora: 280Editora: Landscape

Envie sua dúvida ou sugestão para [email protected]. Elas serão respondidas e podem virar tema da coluna.

modacomportamento

eALINE CANALPersonal Stylist

Graduada em Design de Moda.Apresentadora do quadro “Moda” do jornal Chapecó Notícias.

[email protected]

[Opinião

Fala-se tanto em alta--costura, mas afinal, o que realmente, é a alta--costura? Essa glamou-rosa indústria começou dar seus primeiros pas-sos com Charles Frederic Worth, no ano de 1858. Na Maison Worth, eram criados modelos únicos para clientes particulares. Com o passar dos anos até os dias atuais, estilis-tas desenvolvem mode-los exclusivos de acordo com o corpo da cliente, que prova o vestido pelo menos três vezes até estar pronto. Essas criações são confeccionadas manual-mente por muitas pessoas e em momento algum é utilizada máquina de costura, desde pregar um botão até fazer a barra. Em primeiro plano, os modelos são projetados em um molde feito de outro tecido, para só depois utilizar o tecido escolhido. O estilista tem muito cuidado ao escolher cada material, tudo para que a criação fique perfeita e sua cliente transborde de satisfação. Para ser considerada alta-costura, é preciso seguir rigorosamente as normas do Chambre Syndicale de Couture Parisienne, que há algum tem-po, estava excluindo nomes da distinta lista, devido as suas rígidas exigências.

A grande diferença da alta-costura e do prêt-à--porter, não está apenas na originalidade do mode-lo, mas sim em como ele é desenvolvido. A técnica usada pelos estilistas não é igual na sua totalidade, mas o processo é bem parecido e o resultado final é sempre obtido com muito esforço. O trabalho come-ça com a criação de inúmeros croquis, após a esco-lha, desenvolve-se uma espécie de tela de algodão e assim o desenho começa ganhar corpo e forma física. É importante dizer que um vestido de alta-costura é perfeito por fora e também por dentro, mostran-do no forro um ótimo e impecável trabalho. Tudo

é feito com muita atenção para que saia de acordo com o que foi projetado. Na confecção dos mode-los, os estilistas contam com a fundamental ajuda do proffissonal première d’ateliê. Em suas mãos está a leitura e entendimento do croqui, bem como seu conceito. A partir disso, é de sua responsabilidade cuidar da confecção do modelo, instruindo nos bordados, cortes, costuras entre os demais processos. Para o desenvolvimento do molde de um vestido, pri-meiro é feito o toile. Essa versão é cortada de acordo com as medidas da cliente. Após a primeira prova e

sua aprovação, parte-se para o corte do verdadeiro molde, que será utilizado para cortar o tecido final. A segunda prova acontece quando a peça está alinha-vada, já com o tecido definido. Nessa etapa, avalia-se o caimento, drapeados, decotes, comprimento, lugar e o tipo dos bordados. No período de tempo entre a segunda e a terceira prova, o vestido fica em cabi-des para que o tecido seja esticado, evitando com-prometer o resultado do trabalho. Na terceira prova com todas as demais etapas concluídas, resta apenas ajustar a barra de acordo com o tamanho do salto a ser usado pela dona da peça. No caso da criação ser para o desfile da coleção, é examinado também toda a parte de acessórios a ser usado pelas modelos.

Embora a alta-costura esteja envolvida por uma grande nuvem de glamour, está perdendo suas for-ças, de 20 mil clientes na década de 40, hoje restam cerca de 2 mil consumidoras em todo mundo. Ela não sobrevive apenas de desfile como há algumas décadas, embora todo investimento seja necessário para fortalecer as marcas. Atualmente, esse merca-do produz outras linhas de produtos como jóias, perfumes, cosméticos, calçados e bolsas.

“Gritos de Liberdade”Glossário Fashion

Maison:Casa de alta-costura.

Proffissonal PreMière d’ateliê:Secretário(a) do estilista.

toile:Primeiro molde.

Prêt-à-Porter:Pronto para vestir.

ChaMbre syndiCale de Couture Parisienne:Conselho que reúne 13 maisons.

Chapecó - SC 13 de Setembro de 201118 Chapecó - SC 13 de Setembro de 2011 19O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

[Geral

Acesso Plinio Arlindo de Nês, 2505 D Chapecó - SC | 89805-290

49 3331-000

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICATERRAPLENAGEM

MATERIAIS BRITADOSFÁBRICA DE TUBOS E GALERIAS DE CONCRETO

DESMONTE DE ROCHA

Efapi 2011 gera empregos e movimenta a economia regional

Promoção do oeste catarinense, geração de 3.000 empregos e dinamização da economia local e regional são efeitos provocados pela Ex-posição-feira Agropecuária, Comercial e Indus-trial (EFAPI 2011), programada para o período de 7 a 16 de outubro, em Chapecó, promovida pela Prefeitura Municipal e entidades empresa-riais.

Avaliações da Comissão Central Organiza-dora indicam que o comércio e os setores de prestação de serviços de Chapecó e dos mu-nicípios circunvizinhos movimentarão recursos da ordem de 13 milhões de reais em razão da realização da Efapi, sem computar os investi-mentos internos no parque, superiores a 1, 5 milhão de reais.

A feira atrairá público estimado em 520.000 pessoas e oportunizará negócios da ordem de 125 milhões de reais, na forma de operações de compra e venda fechadas ou agendadas no prazo de seis meses.

O prefeito de Chapecó José Caramori, o presidente da CCO e secretário de articulação institucional, Luciano José Buligon, e o coorde-nador geral da expo-feira e secretário de desen-volvimento e turismo, Marcio Ernani Sander, avaliam que, além do aquecimento da econo-mia regional, a Efapi 2011 irá gerar 3.000 em-pregos temporários.

O movimento econômico adicional propor-cionado pela feira decorre da compra de bens e serviços na fase de estruturação e montagem

e na participação popular maciça no parque, o que envolve construtoras, fornecedores de materiais, postos de combustíveis, hotéis etc. A oferta de empregos temporários resultará da mão de obra necessária aos 650 expositores e dos prestadores de serviços que atuarão antes e durante a Efapi 2011.

“Se, por um lado, a Efapi atrai o visitante re-gional e incrementa o consumo, por outro, inje-ta dinheiro em vários setores e acelera a econo-mia oestina”, observa o prefeito.

O coordenador geral assinala que Chapecó, atualmente com cerca de 200 mil habitantes, é um polo de desenvolvimento com forte ân-cora no setor agroindustrial, porém em pleno processo de multissetorização, com destaque a outros segmentos que promovem o desenvolvi-mento do comércio, turismo de eventos e servi-ços especializados.

EmpregabilidadeSander mostra que as feiras e eventos se tor-

naram grande fonte de receita e oportunidades de negócios para todos os setores da econo-mia: Chapecó é reconhecida como a capital estadual do turismo de eventos e negócios. Essa condição foi constatada em avaliações qualita-tivas realizadas por instituições especializadas, as quais destacaram Chapecó em qualidade de vida, desenvolvimento de carreira profissional, oportunidades de investimentos e turismo, en-tre outros critérios.

Marcio Sander destaca que a Efapi 2011 será realizada no maior e mais bem estruturado parque de exposições de Santa Catarina, com 210.000 metros quadrados de área territorial, com 52 edificações que totalizam 50.000 me-tros quadrados de áreas cobertas. Nesse am-biente haverá intensivo emprego de recursos humanos de baixa, média e alta qualificação.

Ministro da Agricultura e vice-presidente da República prestigiarão abertura da Efapi 2011

O ministro Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o vice-presidente da República, advoga-do Michel Temer, estarão presentes na solenidade de abertura oficial da EFAPI 2011.

A programação oficial ainda não foi definida, mas o vice-presidente e o minis-tro chegarão em Chapecó por volta das 13 horas, almoçarão no parque de expo-sições com autoridades catarinenses. Ali

mesmo, palestrarão para os prefeitos reu-nidos em assembleia da Federação Catari-nense de Municípios (Fecam).

Às 15h30, o ministro Mendes Ribeiro e o vice-presidente Michel Temer partici-parão da abertura oficial da Efapi, ao lado de empresários, expositores e autoridades catarinenses.

De acordo com Buligon, Temer e o mi-nistro cumprirão uma agenda de contatos institucionais e todos os atos serão realiza-dos dentro do parque de exposições Tan-credo Neves.

O ministro da Agricultura receberá líde-res e instituições do agronegócio – como Faesc, Ocesc, Fecoagro, Fetaesc entre ou-tras – para discutir temas da atualidade do setor primário da economia, como sani-dade e exportações.

[Geral

Presidente da CCO da Efapi 2011, Luciano Buligon, prefeito de Chapecó, José Caramori e coordenador geral da feira, Marcio Ernani Sander

Venda de ingressos antecipados com desconto para a EFAPI já iniciou

Iniciou na última sexta-feira (9) a venda ante-cipada dos ingressos – com desconto e distribui-ção de brindes – para a EFAPI 2011, programada para o período de 7 a 16 de outubro e que tem, entre os destaques, oito consagrados shows na-cionais.

Além da venda física dos ingressos, também iniciou na última sexta-feira(9) a venda on-line através do site www.blueticket.com.br Na com-pra pela internet, os ingressos podem ser pagos via boleto bancário ou cartão de crédito. A GDO

Produções, empresa vencedora da concorrência para fornecer os shows e administrar a venda de ingressos, destacou que a operação de compra pelo site é simples, descomplicada e rápida.

Quem fizer a compra antecipada de ingressos terá ganhos reais, pois os preços são os mesmos da edição da expo-feira de 2009. Para os dias 08 (sábado), 09 (domingo), 11 (terça-feira) e 16 (do-mingo), na compra antecipada, o valor será de R$ 7,50 para estudantes e R$ 15,00 geral. Na aquisi-ção nos dias da expo-feira, os valores sobem para

em R$ 10,00 para estudantes e R$ 20,00 geral. Para o feriado do dia 12 (quarta-feira), 14 (sexta--feira) e 15 (sábado), na compra antecipada, o visitante pagará R$ 10,00 para estudantes e R$ 20,00 geral. Comprando no dia, os preços sobem para R$ 12,50 (estudantes) e R$ 25,00 (geral).

A Comissão Central Organizadora investiu 2 milhões de reais para formatar uma das mais vi-brantes e poderosas programações artístico-musi-cais do país e, assim, atrair mais de meio milhão de pessoas para Chapecó.