o arauto 113

11
RESPONSABILIDADE JORNALISMO ANO 3 EDIÇÃO 113 | PERIODICIDADE SEMANAL | Chapecó - SC 20 de Setembro de 2011 PREÇO NAS BANCAS R$ 3,00 CLIMA (21 à 27 de Setembro) CLIMATEMPO.COM.BR QUA QUI SEX SÁB DOM SEG TER 20º 23º 18º 20º 23º 26º 27° 09º 08º 11º 11º 07º 08º 09º O informante do povo. O comunicador da sociedade. O ARAUTO significa: MAIS É ARAUTO O Páginas 18 e 19 Num esforço para reduzir a escassez da mão de obra e elevar a qualidade das edificações em Chapecó, o Sinduscon e o SENAI assinaram convênio, na última semana, para a criação de uma Escola de formação de recursos humanos para a construção civil. Veja o que será oferecido. SINDUSCON Página 3 CÂMARA Neste espaço você encontra as principais matérias que foram veiculadas no site do jornal. Veja também, as principais twittadas da semana e vídeos com curiosidades e declarações relevantes do youtu- be.com.br. Você encontra também fotos do nosso Flickr, para conferir ainda mais, acesse o Flickr do Arauto. Página 18 Página 6 PANORAMA Acompanhe os principais destaques da Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó na última semana. Páginas 14 e 15 ESPORTE Leia a coluna de Edson Florão sobre a Chapecoense, e os comen- tários de Renan Agnolin sobre a dupla Gre – Nal. Veja também as principais notícias da última sema- na de Grêmio e Inter, e do time de futsal feminino de Chapecó. Encarte ARQUITETURA Veja no caderno de arquitetura, escrito pelo arquiteto Paulo de Magalhães Neto, as tendencias da área. Nesta edição os comentários são voltados ao título “NÃO ECO- NOMIZE NOS PROFISSIONAIS. PODE FICAR CARO”. Página 10

Upload: luciano-canal

Post on 24-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Ediçãi 113 - 20 de Setembro de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: O Arauto 113

responsabilidade

jornalismo

ANO 3 EDIÇÃO 113 | PERIODICIDADE SEMANAL | Chapecó - SC 20 de Setembro de 2011 PREÇO NAS BANCAS R$ 3,00

CLIMA (21 à 27 de Setembro) CLIMATEMPO.COM.BR

QUA QUI SEX SÁB DOM SEG TER20º 23º 18º 20º 23º 26º 27°09º 08º 11º 11º 07º 08º 09º

O informante do povo. O comunicador da sociedade.

O ARAUTO significa:

+MAIS

É

ARAUTOO

Páginas 18 e 19

Num esforço para reduzir a escassez da mão de obra e elevar a qualidade das edificações em

Chapecó, o Sinduscon e o SENAI assinaram convênio, na última semana, para a criação de uma Escola de formação de recursos

humanos para a construção civil. Veja o que será oferecido.

SInDUSCOn

Página 3

CâMARA

Neste espaço você encontra as principais matérias que foram

veiculadas no site do jornal. Veja também, as principais twittadas da semana e vídeos com curiosidades e declarações relevantes do youtu-be.com.br. Você encontra também fotos do nosso Flickr, para conferir

ainda mais, acesse o Flickr do Arauto.

Página 18Página 6

PAnORAMA

Acompanhe os principais destaques da Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó na

última semana.

Páginas 14 e 15

ESPORTE

Leia a coluna de Edson Florão sobre a Chapecoense, e os comen-

tários de Renan Agnolin sobre a dupla Gre – Nal. Veja também as principais notícias da última sema-na de Grêmio e Inter, e do time de

futsal feminino de Chapecó.

Encarte

ARQUITETURA

Veja no caderno de arquitetura, escrito pelo arquiteto Paulo de

Magalhães Neto, as tendencias da área. Nesta edição os comentários são voltados ao título “NÃO ECO-NOMIZE NOS PROFISSIONAIS.

PODE FICAR CARO”.

Senado ouve produtores rurais do Oeste

+Página 10

Page 2: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 20112 Chapecó - SC 20 de Setembro de 2011 3O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

Av. , 1071 D Bairro São Cristóvão | Chapecó - SC

CEP 89803-210 | Fone: (49) 3324.1357

O ARAUTO www.ARAutOONLINE.COM.bR

Diretor Administrativo: tIAGO OLIVEIRA Diretor Executivo: ADEMIR juNIOR MAtIELLO Criação e Arte: LuCIANO CANALRep. Comercial: CRIStIAN GIL CâMARA

tMS COMuNICAÇÕES LtDACNPj: 10.906.092/0001-27

DIREÇÃO: [email protected] REDAÇÃO: [email protected]: [email protected]* Colunas e artigos não representam, necessariamente, a opinião deste jornal.

Tiragem: 4.000

Violência urbana, acidentes de trânsito, quedas e esportes são os principais causadores do traumatismo facial entre os adultos. No entanto, o que mais chama atenção são as características das vítimas, pois a maioria das pesquisas realizadas até hoje aponta que o trauma está relacionado ao sexo e a faixa etária da popula-ção. Ou seja, mais de 70% das pessoas que sofrem traumatismo são homens, principalmente entre os 20 e 40 anos. O alerta é do especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e mestre em lasers em odontologia, Silvio Mauro Gallon, da Clínica Arte e Face de Chapecó.

A trauma pode afetar a pele, gordura, músculos, nervos e ossos da face e, nos casos mais graves, causar dano cerebral. Após sofrer a lesão, a vítima pode ter perda de sensibilidade na pele, cicatrizes antiestéticas, retrações, lesões na visão, dificuldade na respiração, paralisia facial e perdas dentárias.

“A face é um dos sistemas mais complexos do corpo humano. Quando acontecem acidentes, quedas ou brigas, seja na rua, em casa ou no trabalho, a face está sempre em exposição e, por isso, é muito afetada”, destaca.

Um dos estudos mostrou que dos 164 pacientes atendidos com trauma facial 78% eram do sexo masculino (78%) e sua in-cidência foi maior na faixa etária dos 20 aos 39 anos. A violência

interpessoal foi a maior causa (48,1%), seguida de queda (26,2%), atropelamento (6,4%), esporte (5,4%), acidente de carro (4,2%) e acidente de motocicleta (3,1%).

Outro estudo avaliou 711 pacientes. Entre as vítimas, destaca-ram-se os do sexo masculino (72,8%) e a faixa etária mais atingida foi de 21 a 30 anos, representando 35,3% dos pacientes. Quanto à causa, predominou a agressão física, seguida por acidente com veículos/motos. O nariz foi o local mais acometido nas fraturas de face (76,8%).

Os ossos faciais são múltiplos, normalmente pares, têm íntima relação com o crânio e exercem o papel de deformação progres-siva. Ou seja, mais frágeis e periféricos, vão se quebrando com o forte impacto e ao mesmo tempo absorvendo-o, para proteger o cérebro e suas estruturas no interior da caixa craniana.

“Em função disso, a maioria dos traumas que afetam a cabeça podem gerar traumas na face, que variam de pequenas a grandes proporções”, explica o cirurgião. “A região mais atingida é o nariz, seguida dos ossos zigomáticos (maçãs do rosto) e mandíbula”, acrescenta.

TRATAMENTO

Muitas das fraturas podem ser resolvidas em um primeiro atendimento, na urgência ou em até 15 dias, e podem resultar

em uma face totalmente recuperada e livre de cicatrizes. Porém, fraturas mais complexas podem levar o paciente a tratamentos longos, exigindo múltiplas intervenções, reconstruções ósseas e reabilitações dentárias.

O cirurgião bucomaxilofacial, responsável pelo atendimento de pacientes com essas fraturas, pode solicitar avaliações e inter-venções de diversas especialidades médicas, como oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia plástica e outras. “Nos traumas onde há comprometimento neurológico do paciente, o primeiro cuida-do é do neurocirurgião, até que o quadro se estabilize e, então, as fraturas da face são tratadas”, enfatiza Gallon.

Atualmente, os tratamentos estão aliados à alta tecnologia, com imagens diagnósticas muito claras, sistemas de fixação de alta precisão para os ossos quebrados e técnicas cirúrgicas apu-radas, evitando ao máximo cortes externos na pele do paciente para minimizar as cicatrizes. As questões fisioterápicas, nutricio-nais e psicológicas também estão muito afinadas com o tratamen-to desses traumas, agilizando a volta das funções normais do paciente e com mais qualidade.

“O trauma é de difícil tratamento, sem contar as sequelas permanentes. Por isso, o melhor caminho ainda é a prevenção”, finaliza o cirurgião.

SILVIO MAuRO GALLONDentista

IncIdêncIa de traumatIsmo facIal é maIor nos homens

[ArtigoDestaques da Câmara Municipal de Vereadores

Dia do Doador de Sangue em Chapecó Com intenção de ampliar o número de doadores, foi criado o dia do Doador de Sangue no município bem como o Certificado “Amigo Doador” com direito a solenidade no Plenário da Câmara de Vereadores. O autor do projeto de lei Vereador Ildo Antonini quer que este dia seja instituído no calendário municipal e a entrega do certificado, marcada para toda segunda quinta-feira do mês de junho.

Após várias reuniões, a equipe do Hemocentro e o vereador Antonini (PTB) decidiram valorizar as pessoas que fazem doações de sangue periodicamente. Tanto o vereador Ildo Antonini quanto a Coordenadora de Captação de Doadores Eliana Ribicki acreditam ser uma ótima proposta. Ficou decidido que toda segunda quinta-feira do mês de junho haverá esta solenidade. Segundo o Vereador Antonini (PTB), um dos principais objetivos deste dia é conscientizar a população da importância de ser um doador e incentivar novos doadores.

TIAGO [email protected]

Brais no Seminário Pense Pesca O Vereador Sérgio Brais (PT) participou nos dias 14 e 15 de setembro em Florianópolis do 1º Seminário Pense Pesca, o evento contou com a presença de mais de 500 pessoas entre lideranças políticas, comunitárias, pescadores, profissionais da área da pesca. O Seminário possibilitou aos pescadores, entidades representativas exporem suas angustias, dificuldades enfrentadas pelo setor pesqueiro, principalmente os pescadores

artesanais que passam por dificuldades. Além de buscar linhas de credito e alternativas para melhorar a produção, comercialização do pescado catarinense. Entre as alternativas pensadas a proposta de projeto para liberar a produção de peixes em tanques no lago da hidrelétrica de Itá, transformando o local no maior produtor de pescado de água doce de Santa Catarina. De acordo com o Vereador Braís será realizado nos próximos dias um encontro na região Oeste para discutir e propor ações que beneficie os pescadores do Oeste Catarinense.

Criado novo Bairro em Chapecó Na noite da última quarta-feira (14/09) foi realizada uma reunião de trabalho, nas dependências da Comunidade de Santa Paulina, região do curtume, para deliberar sobre a criação do Bairro Santa Paulina.

A reunião foi comandada pelo vereador Mario Tomasi (PR). A criação do Bairro Santa Paulina surgiu da movimentação dos moradores da antiga região do Curtume Imperial, área pertencente ao Bairro Passo dos Fortes, que desejavam dotar esta localidade de melhor infra-instrutura, e desta forma buscaram no vereador Mario Tomasi, nascido e criado na região, o apoio para a iniciativa ser viabilizada.

Com a presença de moradores do novo bairro

e tendo como convidado especial o Secretário de Planejamento de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, o encontro serviu para que a comunidade ficasse sabendo os reais benefícios da criação de um novo bairro em Chapecó.

O vereador Mario Tomasi destacou que sua primeira luta foi mudar a legislação, pois havia um entrave legal para a criação de novos bairros. Ainda segundo o vereador, o grande benefício é o aparelhamento da região com posto de saúde, praça, Centro de Educação Infantil Municipal e outros equipamentos públicos de vital importância para a qualidade de vida da população.

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Mario Tomasi (PR), que cria o Bairro Santa Paulina, já foi aprovado na Câmara de Vereadores de Chapecó,

restando agora apenas a necessidade de o Prefeito José Claudio Caramori sancionar a lei.

Desce o início da movimentação para a criação do novo bairro o Prefeito de Chapecó foi simpático a iniciativa segundo Tomasi.

O próximo passo, depois de sancionada a lei, será projetar a ocupação dos vazios urbanos, dotar a localidade de todos os equipamentos públicos e imediatamente buscar a criação de um Distrito Industrial no novo Bairro Santa Paulina.

A localidade que historicamente se identificou com o curtume que lá existiu, posteriormente com o ciclo da madeira, adota o nome de Santa Paulina, a Santa brasileira, como referência a forte atuação da comunidade católica do bairro que faz homenagem a Santa.

Mercado Público Regional e sua utilização Articular ações que garantam a viabilidade e o funcionamento do Mercado Público Regional. Com esta proposta os vereadores Mario Tomassi (PR) e Angela Vitória (PT), realizaram, na última quinta-feira 15, uma reunião de trabalho, que contou com a participação de feirantes, representantes e poder público de alguns municípios da Amosc (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina), entidades da agricultura familiar e economia solidária.

Em funcionamento desde 2007, o Mercado Público tem o objetivo de oferecer em Chapecó um espaço de comercialização dos produtos de toda região da Amosc, buscando fortalecer a agricultura familiar e a produção agroecológica. Hoje somente 10 dos 18 municípios da região utilizam o espaço do Mercado, que também abriga o Centro Público de economia Solidária, um espaço voltado para o artesanato.

Durante a reunião algumas problemáticas relacionadas ao baixo fluxo de visitantes, a desistências de alguns municípios na comercialização dos produtos, e o funcionamento do mercado foram levantadas e discutidas. Para Sandra Bergamin, representante da Cooper Familiar, é preciso incentivo e profissionalização por parte do poder público dos Municípios. “Falta um planejamento estratégico de desenvolvimento da agricultura familiar e um acompanhamento técnico, para o desenvolvimento da produção destinada à comercialização, pois o lucro obtido com as vendas no Mercado Público é importante para o agricultor e para o município”, defende Sandra.

Alvise Barp é feirante desde o início do mercado, em 2007, ele destaca a não valorização dos agricultores. Ele comenta a situação dos feirantes, lembrando a recente ação de vistoria e recolhimento de produtos, desenvolvida pelo Ministério Público, “Daqui a algum tempo alguns produtores vão ficar sem renda por não ter aonde vender devido aos empecilhos da legalização, é preciso políticas públicas para viabilizar um projeto de legalização sanitária”, destaca Barp.

Outra demanda levantada na audiência é com relação à falta de integração do espaço do Mercado Público com a cidade. Para a vereadora Angela, as pessoas têm a tradição do consumo de produtos vindos da agricultura familiar, “É preciso uma reorganização do ambiente para viabilizar outros atrativos no local, visando aumentar o fluxo de pessoas no espaço, contribuindo para a divulgação e comercialização dos produtos ”, afirmou a vereadora. Está sendo pensada a implantação de uma academia ao ar livre e a construção de um ponto de atendimento da Secretaria de Saúde no espaço, como forma de reverter esse cenário de baixo movimento.

Como encaminhamento da reunião, ficou acordado que dentro do prazo máximo de 30 dias, será feita a produção de um planejamento coletivo de estrutura da gestão. A proposta visa atender algumas demandas de reorganização do espaço para reduzir os custos dos municípios expositores, estratégia de inspeção dos produtos através do Suasa (Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária), campanha de divulgação e criação de uma gestão participativa dos municípios e organizações envolvidas que fomente a organização da cadeia de produção e comercialização dos produtos.

Page 3: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 20114 O ARAUTOJOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

[Meio Ambiente

Atitude Correta

PEDRINHO bAtIStATéc. em Tratamento de Resí[email protected]

Leia mais no blog Atitude Correta

Balança, mas não cai

A macroeconomia não anda pintando um cenário bonito. Os últimos meses não têm sido fáceis. A começar pela Europa, com uma dívida gigantesca e com problemas para aprovar e executar planos de austeridade equilibrados, afinal de contas, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Não tivemos enormes mudanças na última semana com relação a uma so-lução estrutural para a situação. Apenas muitas conversas e nada de atitudes robustas.

Nos Estados unidos, a dívida ultrapassou o teto e os índices divulgados, dia após dia, ainda não mostraram uma recuperação próxima. Se o crédito nesses pa-íses for definitivamente afetado, certamente seremos atingidos.

Sofreremos menos do que os países desenvolvidos, é claro. No entanto, a demanda por commo-dities poderá cair com a desace-leração do crescimento mundial, o que seria prejudicial já que exportamos um volume enorme de commodities. Aliás, são elas que deixam nossa balança co-mercial positiva. Além da queda das exportações, também sere-mos afetados pela menor dispo-nibilidade de crédito no mundo, em linha com o que ocorreu em 2008. Isso afetaria indústrias que precisam desse tipo de capital para manter seus planos de in-vestimento.

Mas observe que ninguém vive sem comer. As pessoas pa-ram de comprar iPods, roupas, carros, computadores, mas nin-guém para de se alimentar. Por-tanto, os impactos por aqui se-riam mais curtos e superficiais do que em economias basicamente manufatureiras e desenvolvidas. E, além disso, ainda temos uma economia aquecida, apesar de o Copom ter iniciado um possível

ciclo de redução de juros.O mercado sabe disso tudo o

que comentei. E é por isso que as commodities, especialmente as agrícolas, balançam, mas não caem. Milho e soja continuam em patamares elevadíssimos.

Acontece que, com a situa-ção apertada dos estoques de milho nos Estados unidos desde o início da colheita em 2011, a safra recorde que o mundo esperava não veio. Pelo con-trário. Os americanos, maiores produtores e exportadores do produto, sofreram com as tem-peraturas mais elevadas desde a década de 50 e com o tempo mais seco desde a década de 30. E isso em pleno período mais im-portante para o desenvolvimento da cultura. Não é por acaso que a produtividade foi extremamen-te comprometida.

No caso da soja, a situação é menos apertada pensando em estoques. Agosto, importante pe-ríodo de desenvolvimento para as lavouras de soja nos Estados unidos, não foi tão quente e seco como julho, o que deixou a situação um pouco mais con-fortável. Mas, pensando num cenário mais amplo, fica muito difícil pensar que as baixas não encontrarão suporte neste mo-mento. É claro que, nos níveis de preços atuais, a China diminuiu um pouco o apetite pelas com-pras, mas é só o valor baixar que o fluxo comprador entra nova-mente.

Com isso, as commodities agrícolas iniciaram um emocio-nante rally nos últimos meses. Deram excelentes oportunida-des aos investidores que encon-traram dificuldades em lidar com ações e se consolidaram como uma excelente alternativa à car-teira quando utilizadas com um bom gerenciamento de risco. Neste cenário, acreditamos que o mercado de commodities de-verá seguir extremamente volátil, oferecendo boas oportunidades para compras e vendas.

Quem acompanha esta coluna desde o início, deve estar lembrado da coluna que foi editado na semana do dia da árvore de 2010, sendo que a mesma relatava o dia da árvore, tendo referência os guapuruvus da rua Guaporé no centro da cidade como uma alternativa para diminuirmos um pouco o calor de quem necessita caminhar durante o dia pelas ruas de nossa cidade.

Siga esta ideia

Poda drástica das árvores Mais um ano se passou, e estamos comemorando mais

um dia da árvore nesta semana, mas sem muito motivos para comemorarmos, devido as atitudes que algumas pes-soas tomam quando fazem as podas das árvores nas ruas de nossa cidade. Já fico indignado quando passo na frente de uma residência e vejo a poda drástica que as pessoas fazem nas árvores em sua residência, mas o que dizer quando a poda drástica das árvores são feita em um estabelecimento de ensino, onde deveríamos ensinar os alunos a maneira correta de se fazer uma poda, pois necessitamos das árvo-res, pois são elas que sequestram o carbono existente no ar e liberam oxigênio para que nós possamos respirar um pouco melhor. Enquanto estivermos fazendo as ações so-mente na semana que comemoramos o dia da árvore estes casos vão continuar, pois é somente na semana da árvore que é distribuído mudas para que a população possa fazer o plantio, prática esta que devemos fazer durante todo o ano e não somente na semana que comemoramos o dia da árvore, para que aí sim possamos comemorarmos este dia, e quem sabe banir a poda drástica da nossa cidade. Pense nisso!

Poda drástica das árvores

Page 4: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 20116 O ARAUTOJOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

por Ademir Junior [email protected]

www.arautoonline.com.brLeia mais sobre estes e outros assuntos em

COtIDIANO

Prefeito anuncia mais asfalto para o bairro Alvorada

Em reunião com moradores do Bairro Alvorada, nesta terça-feira (13), o Prefeito José Caramori anunciou mais quatro trechos de ruas a serem pavimentadas. Somando tudo, são mais 727,93 metros de extensão, com investimentos na ordem de R$ 450.938,37... Leia mais no site

SAúDE

HRO inicia grupo de pacientes Laringectomizados

Com o objetivo repassar esclarecimentos e informações, trocar experiências e dar apoio aos pacientes e familiares, o Hospital Regional do Oeste – HRO – inicia na quinta-feira (15) um Grupo de Apoio aos Pacientes Laringectomizados Totais, ou seja, pacientes que retiraram totalmente a laringe... Leia mais no site

COtIDIANO

Prefeitura investe R$ 388 mil em pavimentação no bairro Palmital

Novas vias serão pavimentadas no bairro Palmital nos próximos dias. O anúncio foi realizado pelo Prefeito José Caramori na última segunda-feira (12), durante reunião da Ação Chapecó Compartilhada. Com a presença de moradores, secretários municipais e vereadores, o Prefeito assinou a ordem de serviço, autorizando o início das obras... Leia mais no site

POLítICA

Moção é contra venda de ações da CASAN

Os Vereadores de Chapecó votaram a favor de Moção de autoria de Sérgio Brais Ziliotto que solicita ao Estado que ações da CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – não sejam vendidas conforme vem propondo o governo catarinense... Leia mais no site

flickr.com/arauto

O Senado Federal realiza audiência pública em Chapecó para discutir o projeto de lei do novo Código Florestal brasileiro.

Twitter.com/tijoladas O que é estarrecedor A carga tributária beirando os 50% penalizando os que ganham menos ou não ganham nada - Comida, enegia, transporte...

Twitter.com/joseserra O turismo da era Lula é uma área que gera escândalos no Brasil e empregos no exterior. O ministério do Turismo deveria fechar para balanço.

Twitter.com/tijoladas Querem um sinal de que alguma coisa não vai bem na economia ? Vejam a subida estratosférica dos valores das passagens aéreas? #abusivo

Twitter.com/joseserra Nunca, mas nunca mesmo, foi tão barato viajar e comprar no exterior, e nunca foi tão caro viajar e comprar dentro do Brasil.

Twitter.com/joseserra O deficit brasileiro em turismo neste ano superará 15 bilhões de dólares. Em 2010, superou 10 bi. Perdemos empregos aqui, geramos lá fora.

Twittadas da semana@jornaloarauto

Ví no YouTube

Sacanagem: Emissora de Televisão do Mato grosso faz uma reportagem em uma escola sobre bullyng. Enquanto algumas crianças falam que bullyng é chamar o outro de gordo, feio, negro e etc, uma menina muito ingênua diz que bullyng é chamar alguém de Corinthiano. Muito bom. Procure por: menina se sente vitima de bullying ao ser chamada de corinthiana

Currículo: O cara tem um currículo muito vas-to, invejável, e o pior, está desempregado. Ele só não trabalha aonde não tem trabalho, porque experiência ele tem, até na cadeia ela já estagiou. Procure por: CURRICULUM VITAE INCRÍVEL!

barbaridade: O clima na Câmara de vereadores de São José do Hortêncio ficou tenso. Dois vereadores saíram no soco. Aaté que um chamava o outro de ladrão ate tava tranquilo. Mas ai um foi inventar de falar que o colega “nem atando atrás de uma vaca adiantava”. Pegou pesado. Procure por: Briga na Câmara de Vereado-res de São José do Hortêncio 14-09-2011 CRÉDITOS: www.odiario.net

Ficou no quase: Essa fez muito chapecoense perdeu o sono. A bela cantora Paula Fernandes, que se apresentará na Efapi sofreu um pequeno acidente no camarin, em um Show em Presidente Prudente. Já penso, se é coisa mais séria e ela não vem para a Capital do Oes-te. Me fá pecá. Procure por: PAULA FERNANDES SOFRE ACIDENTE EM SHOW EM PRESIDENTE PRUDENTE

[Redes Sociais

Page 5: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 20118 Chapecó - SC 20 de Setembro de 2011 9O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

Senador Luiz Henrique da Silveira e Mário Lanznaster - Pres. Coopercentral Aurora na Audiência Pública do Senado

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – Sobre o Novo Código Ambiental Brasileiro realizada em Chapecó

O amigo Diego Pavan e sua irmã Sabrina Pavan em sua festa de aniversário com seus amigos neste dia 17/09.

Parabéns Diego!

Vincenzo Mastrogiácomo – Presidente da FUNDESTE e Glauco José Cortê – Presidente do Sistema FIESC no Jantar Palestra, promovido pela Unoesc - Chapecó, Sistema FIESC e ACI - SC

O amigo e cantor Diego Strada no super lançamento de seu 1º CDque agitou a galera no aniversário de 3 anos do 14 BIS.

Parabéns Diego sucesso!

Senador Casildo Maldaner e Paulinho Balancelli

na Audiência Pública do Senado - Comissão de Agricultura e Reforma Agrária

– Sobre o Novo Código Ambiental Brasileiro realizada em Chapecó

Nédio Vani - Bolicho do Gaudério com Xirú Missioneiro nocamarim do 8º Acampamento Farroupilha de Chapecó

Pensando novo... Fazendo diferente!

Fotos Exclusivas

Atualidade

Acesse e Confira!

Bruno Zanini e Christian Conterato - Sócio-Proprietários do 14 BIScom a super dupla Léo & Giba que animaram a galera no

aniversário de 3 anos do 14 BIS. Parabéns a equipe 14 BIS!

Nosso colega comunicador e tradicionalista Paulo Raimundo com o Prefeito José Cláudio Caramori na abertura do 8º Acampamento

Farroupilha em Chapecó no qual Paulo é o Homenageado de 2011pelo sua brilhante participação no tradicionalismo Chapecoense

Delvino Dall’ Rosa - Sec. Saneamento, Senador Casildo Maldaner e Romeu Bet - Presidente Cooperativa Agroindustrial Alfa na Audiência

Pública do Senado Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – Sobre o Novo Código Ambiental Brasileiro realizada em Chapecó

[Social[Social

Patrícia [email protected]

Nos dias 23 sexta-feira (19h), e 25 domingo (17h), no Hotel Lang, será realizado o Workshop Kai Woman. Ele mostra ferramentas que toda Mulher pode aplicar no dia-a-dia e que ajudam a equilibrar todos os papéis que desempenhamos na sociedade, e concretizar nossos Projetos e Sonhos, e buscar uma Vida mais Ecológica, Feliz e Integral.

O que significa

MÓDULO 1: A MULHER KAI - KAI significa: “A Força da Natureza”. A ‘Mulher Kai’ é aquela que possui o Equilíbrio de todos os Elementos. O Equilíbrio do Corpo, Coração e Mente. A Consciência da Solidez e da Fluidez, Da Suavidade e da Intensidade. Tendo do autoconhecimento de sua natureza interna e externa você receberá as ferramentas necessárias para assumir os seus papéis de mulher com excelência, vivendo uma vida equilibrada, realizada, motivada, feliz e consciente, mediante a projeção de um projeto de vida com base sólida nas quatro áreas da vida: prosperidade, felicidade, cultura e liberdade.

Acontece no próximo sábado dia 24, na Maltaria em Xaxim, o FESTIVAL BEIOJANEJA, realizado pelo Bloco Beija Beija, Serão 3 atrações as Duplas Thiago e Santiago, Emerson e Daniel e o cantor Diego Strada, além de DJs que continuam animando a festa. Ingressos em Chapecó - POSTO GURI Xaxim - FARMATOTAL E POSTO VICENZI e em Xanxerê - O BOTICÁRIO

Para os Gaúchos, o “20 de Setembro” representa a afirmação do sentimento de resistência, de liberdade e

patriotismo. Ela representa a data máxima do Estado e do nosso povo. Neste dia, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha - marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense - suas causas e ensinamentos. A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, e que durou cerca de 10 anos, envolveu em sucessivos e espetaculares combates, segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários. Vamos todos juntos Gaúchos, descendentes ou Catarinenses que ajudam a manter a tradição, comemorar o “20 de setembro” no acampamento Farroupilha. A programação vai até Domingo dia 25, com muita festa e shows em todos os galpões.

Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso Nacional de Fotografia realizado pelo sistema CNA/Senar. No ano passado, uma catarinense esteve entre as vencedoras e outros dois receberam menção honrosa. “No Brasil a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente”. Este é o tema do 3º Concurso de Fotografia do Sistema CNA/SENAR, que selecionará as 24 melhores fotos que traduzam essa frase. Os donos das 12 melhores fotos receberão um prêmio de R$ 2 mil reais e os outros 12 vencedores menção honrosa. As inscrições iniciaram no dia 5 e encerram no dia 23 de outubro.Para participar, basta preencher o formulário de inscrição e enviar a foto. Antes de se inscrever, é importante conhecer o regulamento do concurso, disponível no site www.canaldoprodutor.com.br.

Nesta terça-feira (20), quem comemorou aniversário é a Miss Chapecó 2011, Ana Paula Lohmann. Parabéns e muito sucesso !!!

Quem também recebe os parabéns dos amigos nesta sexta-feira (23), é minha querida amiga Edi Folle. Muita paz, saúde e amor.

Page 6: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 201110 O ARAUTOJOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

[DestaqueAudiência do Senado em Chapecó promove discussão sobre código florestal

O Senado Federal realizou na última sexta--feira (16) uma audiência pública em Chapecó, no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nês, para discutir o projeto de lei do novo Código Flores-tal brasileiro. O encontro que reuniu senadores, agricultores, cooperativas e entidades ligadas à produção agropecuária catarinense, teve como representantes do Oeste catarinense o Senador Casildo Maldaner, os Deputados federais Celso Maldaner e Valdir Colatto, além do Deputado Fe-deral licenciado e atual Secretário de Agricultura Pecuária e Pesca do Estado, João Rodrigues.

Segundo organizadores, aproximadamente duas mil pessoas prestigiaram o ato. A audiên-cia foi presidida pelo relator do projeto nas Co-missões deAgricultura e de Reforma Agrária e na Comissão de Constituição e Justiça doSenado Fe-deral, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB--SC). Tambémparticiparam membros das Comis-sões de Constituição, Justiça e Cidadania(CCJ); de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de Meio Ambiente, Defesa doConsumidor, Fiscaliza-ção e Controle (CMA) e Comissão de Ciência, Tecnologia,Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Por quê em Chapecó?Para o Senador da República Casildo Malda-

ner, o encontro não teria melhor local para ser realizado. “Chapecó é considerada a ‘capital’ do Oeste catarinense, região que responde por con-

siderável parcela da produção agro-industrial ca-tarinense, que exporta seus produtos para todo mundo”, destacou o senador. Para ele, a partici-pação dos catarinenses nesse debate dará rele-vante contribuição. O senador lembrou o caráter diferenciado da produção agroindustrial catari-nense, estruturada essencialmente em pequenas propriedades rurais. “Buscamos uma convivência harmoniosa entre conservação ambiental e cres-cimento econômico, ou seja, desenvolvimento sustentável” ressaltou Casildo Maldaner. Para o parlamentar, é preciso dar fim ao pensamento maniqueísta que opõem ambientalistas e pro-dutores rurais, unindo estas forças em torno da construção de um texto com princípios preser-vacionistas, sem prejuízo ao desenvolvimento da atividade agropecuária brasileira.

Objetivo da AudiênciaO posicionamento defendido pelo texto pro-

posto é de que “impactos de um crescimento de-sordenado vão muito além do aspecto da produ-ção rural. O efeito danoso do desmatamento, do assoreamento de rios e córregos, da extinção da mata ciliar, potencializa as danos as conseqüên-cias nas épocas de chuvas”. Segundo Maldaner com esta discussão a “comissão mista” busca tri-lhar o caminho do entendimento, do equilíbrio, para o bem de toda nação.

A ideia é incluir no código diferentes maneiras de remunerar produtores que mantêm florestadas as parcelas de suas propriedades protegidas por lei. As estratégias discutidas vão desde progra-mas de pagamentos por serviços ambientais, até incentivos fiscais, criação de crédito, como redução de juros em financia-mentos e isenção de tributos.

Alguns parlamentares defendem que cada estado deve

legislar de acordo com sua realidade, sua voca-ção assim como afirma o Deputado Celso Mal-daner. “É inadmissível aplicar a mesma lei para Santa Catarina e para a Amazônia”, exemplifica Maldaner. Entre os itens da nova lei, haveria dispensa de Reserva Legal em propriedades com até quatro módulos rurais. “O cenário agrícola de Santa Catarina é composto essencialmente por pequenas propriedades. Somente no Brasil se exige a reserva legal e nosso país pode e deve reivindicar que outros países adotem medidas se-melhantes ao Código florestal capazes de limitar o desmatamento”.

A insegurança jurídica é destacada por Malda-ner na defesa da aprovação da nova lei. O Código florestal Brasileiro vigente foi criado pela lei 4.771 de 15 de setembro de 1965, num contexto de grandes planos de colonização. A época era ne-cessário ao agricultor para receber financiamento e auxílio do Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) cumprir metas de des-matamento para expandir a fronteira agrícola do país. “Depois disso a lei foi sendo alterada por decretos, portarias e medidas provisórias jogando na ilegalidade praticamente toda a agricultura do país”, observa. Maldaner defende que o código florestal Brasileiro é uma iniciativa que leva em consideração proteção ao meio ambiente, fomen-to à agricultura sustentável e defesa dos recursos naturais.

Segundo Valdir Colatto “Muitas pessoas tem dúvidas sobre se vale o código de Santa Catarina ou não, e eu afirmo sempre, que vale sim e no evento de hoje o Senador Luiz Henrique (re-lator do projeto) reafirmou que Santa Catarina não pode ter que cumprir a mesma lei que cumpre outros Estados por se tratar de uma região com características diferentes na agropecuária” enfatizou o Deputa-do. Colatto comemorou a realização do evento destacando que o ato serviu para trazer aos pequenos produtores catarinenses uma “explica-ção transparente” sobre o texto do novo código e levantou mais uma vez a discussão sobre a aplicação do código nas áreas urbanas, quando se trata especialmente dos limites de ocupação em encostas de rios. “Nós temos que nos preocu-par com os pequenos produtores, e temos que nos preocupar com a aplicação da lei na cidade, imaginem como ficarão as cidades catarinenses que são cortadas por rios como Itajaí, Blumenau e tantas outras”, enfatizou Colatto.

Em 2009, pela Câmara dos Deputados, o deputado Valdir Colatto junto com os deputados Aldo Rebelo e Moacir Micheletto (relator da proposta e presidente da Comissão Especial) também realizaram audiência pública em Chapecó sobre as mudanças na legislação ambiental. Agora foi a vez de o Senado realizara audiência e ouvir a população sobre o tema.

TIAGO [email protected]

Page 7: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 201112 O ARAUTOJOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

Panificadora Vki – Pão é premiadaHistórico

A panificadora Vki-Pão foi fundada em 21 de abril de 1982, situada em Chape-có, no Bairro São Cristóvão. No dia 13 de Fevereiro de 2002, teve uma mudança na direção, e quem assumiu o comando foi Volmir Rampanelli, trazendo consigo novas ideias, reformulando a empresa.

Com objetivo de atender Chapecó e região com produtos panificados e di-versos no ramo de padaria e congelados. Com conhecimento de profissionais na área, trabalho sério, a Vki – Pão, alcançou mercados mais distantes, hoje contando com uma variada linha de pães e conge-lados, atendendo toda a região Oeste e Meio Oeste Catarinense e Sudoeste do Paraná.

Mas o objetivo maior, de acordo com Rampanelli, “é suprir a necessidade da nossa região, e satisfazer nossos clien-tes buscando soluções e alternativas, trazendo os melhores equipamentos e profissionais do setor”. “Para maior co-modidade de nossos clientes buscamos a cada dia ampliar o mix de produtos almejando a melhor qualidade”, acres-centa o orgulhoso proprietário.

Com o slogan “Fonte de Energia e Sabor no seu dia a dia”, Rampanelli declara que “a nossa missão é gerar empregos, atender com excelência nossos clientes, oferecer a comunidade produtos confiáveis com qualidade e segurança e, é claro, ter uma empresa rentável”, finaliza.

A Empresa recebeu a homenagem mais almejada em qualidade Excelência Muni-cipal. O Prêmio Qualidade e Atendimento habilita e qualifica as empresas, buscando reconhecer, valorizar e incentivar as inicia-tivas que, com grande responsabilidade, promove o desenvolvimento sustentável,

econômico e de qualidade.

significado das marcas de carros V

Tire suas dúvidas ou mande suas sugestões

Geder [email protected]

Opel: O símbolo da Opel evolui ao longo dos tempos, o seu logótipo inicial era alusivo a duas máquinas de cozer, uma vez que a primeira área de negócio da marca foi precisamente produção de máquinas de coser. Quando passou a fabricar bicicletas adoptou um outro logótipo, e quando se iniciou no sector automóvel optou por criar o logótipo que hoje conhecemos, embora não com um design tão atual. O logo consiste num relâmpado no centro de um círculo, combinado à estabilidade e plenitude do círculo com a imprevisibilidade do relâmpago.

Kia: Traduzido do Coreano significa “Ascenção do Oriente”, o simbolo oval representa o mundo.

Lada: A empresa foi contruida entre 1966-72 com ajuda da Fiat. A fábrica da Lada fica ao sul de Moscovo, nas margens do Woga. O logo

representa um barco típico utilizado nessa zona do Woga.

Seat: Foi fundada em 1950 no Instituto Nacional de Industria“ (INI) em cooperação com a Fiat S.p.A o logo anterior tinha um fundo

azul (fiat), actualmente o vermelho significa, Passion, sportyness and dynamics.

Lotus: O nome vem da flor-de-lótus, e as iniciais ACBC no logotipo da empresa significam Anthony Colin Bruce Chapman, nome do fundador da marca, morto em 1982.

Mazda: O M é de Jujiro Matsuda fundador da Mazda e de Ahura Masdah, deus do fogo e da Luz

CONSULTE HILUX SRV C.DUP 4X4

3.0TB-IC Diesel16V Auto-mático completa 2006

Placa LZW7803

R$ 47.800,00 LINEA HLX 1.9 16v

Flex COMPLETO Essence 2010

Placa MHK5237

R$ 59.800,00 COROLLA SEDAN SE-G

1.8, 16V N.SERIE 4P, 2009Placa APU0306

R$ 29.800,00 SCENIC PRIVILEGE

COMPLETO 2.0 16V 2005

Placa MDM0287

R$ 43.800,00ASTRA HATCH FLEXPO-

WER ADVANTAGE 2.0 2011 Completo + AirBag Duplo

R$ 33.800,00 CROSSFOX 1.6 8V 4P /

2006. COMPLETO. PRETO

PLACA MFM9131

R$ 31.800,00 GOL RALLYE 1.6 G4 4P / 2009. Completo.

PLACA MFT8164

R$ 24.800,00 PALIO FIRE CELEBRA-

TION Flex 1.0 VE, TE, DT, LT, ArQ 2007

Placa MGQ5222

de R$ 32.800,00 por R$ 31.300,00

ASTRA HATCH FLEXPOWER ELE-GANCE 2.0 8V 4P / 2005. Completo

+ Ar Digital + Air Bag Duplo PLACA MDP5378

R$ 36.800,00 COROLLA SEDAN

XLI 1.6 16V 4P / 2006. Automático

Placa MBL2102

Ofertas de Semana

Procedencia | Qualidade | Bom atendimento

COMPRAMOS SEU VEÍCULO

NOVO E SEMINOVO

R$ 30.800,00 PALIO FIRE ECONOMY 1.0 8v 4P / 2010. Com-

pleto + Rodas Esportivas PLACA MHK6205

R$ 44.300,00 GOLF 1.6 MI SPORTLINE 2008, completo + teto + Ar digital + banco couro

Placa MDL4653

de R$ 49.800,00por R$ 47.800,00

ZAFIRA ELITE 2.0 8v Flexp.140cv Aut. 2008

Placa MFF2058

R$ 51.800,00 DOBLO ADVENTURE

LOCKER 1.8 8V 5P, 2009 Placa MEV4237 R$

Page 8: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 201114 Chapecó - SC 20 de Setembro de 2011 15O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

EDSON FLORÃOColunista [email protected]

Primeiro passo

Terminada a fase classificatória do brasileiro da Série C, a Chapecoense deu o primeiro passo e alcançou o primeiro objetivo. Com projeto bem definido pela diretoria e colocado em pratica pelo departamento de futebol e comissão técnica, o grupo de jogadores deram a resposta que todos esperavam. Agora a situação será outra. Com 50% de chances de chegar a Série B em 2012, o planejamento será refeito.

Reforçando

O departamento de futebol trabalhou no sentido de contratar jogadores que poderão contribuir para avançar na competição. Lateral Nequinha, zagueiro Neguetti e o meia Diogo Oliveira chegam para reforçar o time e todos tem potencial para figurarem na equipe principal.

Diretoria

O presidente Sandro Palaoro disse após a vitória sobre do Caxias que a diretoria não tem restrições a nenhum nome que queira ajudar, com trabalho e também financeiramente para o futebol profissional. Disse ainda que a Chapecoense é pensada e administrada de maneira coletiva, e todos que queiram contribuir desta forma serão bem vindos. Elegante a posição do presidente!

Tabela

Para esta segunda fase a Chapecoense vai estrear jogando fora diante do Brasiliense que está de treinador novo. Como foi o primeiro do seu grupo vai enfrentar o segundo colocado do Grupo C. Depois joga duas partidas seguidas na Arena Condá com a presença do seu torcedor. Precisa fazer o dever de casa e buscar pontos fora para garantir acesso em 2012. Potencial tem para chegar.

* O Verdão diante do Caxias jogou o suficiente para vencer o Jogo. Daqui para frente precisará jogar tudo o que sabe, pois cada partida será uma decisão.

*O lateral Sagaz, como titular contribuiu para o coletivo. Precisa ritmo, mas é jogador com potencial. Nequinha, mais experiente, está chegando para brigar pela posição, deverá ser titular.

* Torcedores estão se mobilizando para estar em Brasília neste primeiro jogo. Torcedor da Chapecoense é mesmo apaixonado pelo seu clube.

* Diretoria tem tempo para pensar numa grande promoção de ingressos. Quem comprar o pacote para os três jogos vai sair ganhando.

[EsporteRENAN AGNOLINColunista [email protected]

Outra competição

A Segunda fase da Série C inicia do zero para a Chapecoense. A melhor campanha do Grupo rendeu a ela o direito de jogar duas partidas em casa no turno e disputar a última partida do returno também no oeste catarinense. O grupo foi reforçado e Mauro Ovelha tem um elenco bastante competitivo. Esperamos que em Brasília no próximo domingo(25), o Verdão traga um bom resultado.

Os vacilos do colorado

Dentro do Beira Rio o Internacional, simples-mente está deixando a desejar. No domingo(18) diante do Coritiba, as coisas não foram boas. Primeiro pelos erros nas finalizações de Leandro Damião. Por outro lado a falta que fez o meio campo D’Alessandro. O argentino consegue junto com Oscar, deixar a equipe mais leve. Sempre colocando o homem gol do colorado na cara dos adversários. No mínimo o Inter deixou escapar dez pontos na tabela de classificação jogando em casa. Na soma estaria entre os dois melhores.

Estrelismo de Roth

A moral não é dá melhores no Rio Grande do Sul, até porque nos últimos anos quando treinava o Internacional ele sempre ironizava nas entrevistas coletivas, porque o colorado estava na final do Mundial InterClubes. Agora como treinador do Grêmio começou com a mesma brincadeira. O time melhorou, isto todo mundo sabe, mas não está tudo maravilha.

Últimas

Basquete Feminino de Chapecó pode faturar mais um título estadual no Sub – 18.

Boa sorte para o Daian da patinação de Chapecó. O cara vai disputar as provas de velocidade sobre as rodinhas em Berlim.

O que podemos falar do número de torcedores no Estádio Regional Índio Condá no domingo?. Vergonha total.... Menos de 3 mil torcedores....

UnOChAPECó/nILO TOzzO/AURORA COnQUISTA A TAçA BRASIL SUB-20

ADEMIR JR. [email protected]

(49) 3324.7869 / 3329.5414Av. Fernando Machado, 87-E | Centro | Cep 89802-112 | Chapecó - SC

49 3329.5079Rua Marechal Deodoro, 180

(esq. N. Ramos) Chapecó - SC

Aos domingos espeto corrido, leitão

recheAdo e costelão

Foi disputada na manhã do úl-timo domingo (18) a final da Taça Brasil Correios de futsal 2011, ca-tegoria feminina sub 20 - Divisão Especial. Jogando no ginásio pre-feito Joaquim Prestes, a unocha-pecó/Nilo Tozzo/Aurora/Female (SC) venceu o Classista Tagliari (PR) por 6 a 5 (2 a 1 na prorro-gação) e comemorou o título na-cional (invicto) em Guarapuava, interior do Estado do Paraná.

Veloz em quadra, a agremia-ção paranaense começou melhor o desafio final. Dando espaço na marcação, a unochapecó foi pres-sionada nos primeiros minutos e por pouco não sofreu o gol. Do outro lado, apesar do bom início, o Classista pecou nos arremates e perdeu a chance de ficar em van-tagem na decisão, o que acabou dando moral as catarinenses.

Depois de carimbar o travessão paranaense, as chapecoenses cres-ceram na partida e chegaram ao primeiro gol. Renata, na entrada da área adversária, chutou pres-sionada, mas mesmo assim balan-çou a rede da goleira Aline - 1 a 0. Com calma, o Classista se reor-ganizou na defesa e empatou com Ellen, que chutou forte, no canto superior de Fernanda - 1 a 1, re-sultado da etapa.

O segundo tempo foi ainda mais emocionante. Experiente, o repre-sentante catarinense abriu 3 a 1 no placar com gols de Fernanda e Re-nata (vice-artilheira do nacional ao lado de Tampa, ambas com oito gols - Simone, do Nacional Gás, foi a artilheira com nove tentos), mas acabou se descuidando no

setor defensivo e sofreu o segundo gol - Mato Grosso diminuiu. A par-tida continuou lá e cá. Enquanto Getúlio fez o quarto da unocha-pecó/Nilo Tozzo/Aurora, Rafona, duas vezes, deixou tudo igual e le-vou o embate para a prorrogação.

No tempo extra, com o cansaço deixado de lado, as duas equipes foram para o tudo ou nada neste domingo. Tampa, o nome da pror-rogação, marcou duas vezes para a unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora e decretou o título catarinense. El-len também anotou para o Classis-ta Tagliari, mas de nada adiantou. Vitória chapecoense por 6 a 5 - 2 a 1 no tempo extra.

Para o técnico Eder Popiolski, o título da sétima edição da Taça Brasil Correios de futsal conquista-do em Guarapuava foi justo. Ainda de acordo com o comandante da unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora/Female, sua equipe foi evoluindo aos poucos na competição deste ano.

“Tudo é fruto de muito trabalho e as últimas conquistas provam que o projeto tem dado certo, o que é o mais importante. No jogo de hoje, o melhor de todo o campeonato, a goleira adversária teve uma manhã inspiradíssima e isso acabou dificultando nossas ações. Esse é o segundo título sub 20 nosso e temos que comemorar esse feito. O campeonato foi equi-librado e no fim acabou dando tudo certo pra nós. Essas meninas estão todas de parabéns, inclusive nossas adversárias, que também fizeram uma ótima competição”, declarou Popiolski.

ChAPECOEnSE vEnCE E GARAnTE A PRIMEIRA COLOCAçãO DO GRUPO D

A Chapecoense entrou em campo, na Arena Condá, diante do Caxias, no último domingo(18), em uma partida que valia a liderança para o Verdão. O Furacão do Oeste não decepcionou e venceu a equipe gaúcha pelo placar de 1 a 0, chegando a 16

pontos, um a mais que o Joinville, o outro classificado da chave, para a segunda fase da competição.

O primeiro tempo começou muito equi-librado, com a marcação forte de ambas as equipes, poucas foram as oportunidades de gol criadas. O Verdão acertou a trave aos 34 minutos com Sagaz, depois de bela jo-gada de Jean Carlos. O Furacão do oeste chegou novamente aos 41 minutos, Neílson chutou, o goleiro André Sangalli defendeu, mas a bola sobrou para o lateral Sagaz que chutou forte para abrir o placar.

Para o segundo tempo, a Chapecoense na frente no placar, não arriscou. A equi-pe grená, sem ambição alguma na compe-tição também não se esforçou muito para empatar a partida. No final, a Chapecoense garantiu a vitória pelo placar mínimo de 1 a 0, que garantiu a primeira colocação no grupo.

Na próxima rodada o Verdão enfrenta a equipe do Brasiliense, no estádio Serejão, em Taguatinga. No outro jogo do grupo, o Joinville enfrenta o Ipatinga na Arena. Os horários dos confrontos, até o momento do fechamento a edição, ainda não haviam sido divulgados.

Lateral Sagaz foi o autor do gol da Chapeoense

GROLLI nO GRêMIO? O zagueiro Grolli, de 20 anos, pode es-

tar se transferindo da Chapecoense para jogar no Grêmio. A informação foi confir-mada pelo vice – presidente do Verdão, João Carlos “Maringá”. A negociação pode render aos cofres verde e branco uma quan-tia de R$ 600 mil referente a 70% dos di-reitos federativos do atleta. Ainda assim, se concretizado o acerto, o Verdão continua detentor de 30% do passe da revelação, o que poderá render um bom dinheiro, caso Grolli seja negociado futuramente.

PACOTãO nO vERDãOA Chapecoense apresentou na tarde do

último domingo(18), na sala de Imprensa da Arena Condá, os dois novos contratados para a segunda fase do Campeonato Brasi-leiro da Série C. São eles, o zagueiro Ne-guette, que estava no Brusque, e o lateral Nequinha, que defendia a equipe do Me-tropolitano. O contrato é de três meses. Na última semana, o Furacão do Oeste já havia apresentado o meio campista Diogo Olivei-ra, vindo do Criciúma.

Neguette Nequinha Diogo Oliveira

DA

NIE

L C

AV

AG

NO

LI

DANIEL CAVAGNOLI DANIEL CAVAGNOLI DANIEL CAVAGNOLI

Com virada na prorrogação a equipe chapecoense venceu pela segunda vez, a outra foi em 2008, a taça brasil da

categoria sub-20 feminina

Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora é, novamente, campeã nacional da categoria sub-20

Page 9: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 201116 Chapecó - SC 20 de Setembro de 2011 17O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

Já que na semana passada falamos sobre compras e relaxamos um pouquinho, nesta voltamos a tratar sobre política.

Na verdade, o título deste texto ia ser “As boas novas”, no entanto, como o assunto (po-lítica) não nos traz tantas notícias boas assim, melhor adaptar a informação. Ficou, então, “As últimas novas” mesmo, que é o que mais tem acontecido no Governo deste País há al-guns meses.

A tal da “faxina” começada pela Presiden-ta Dilma tem dado o que falar. Há políticos de todos os tipos e partidos se remexendo do jeito que dá tentando escapar da próxima vassourada. Escândalo de um lado, superfa-turamento de outro e nós aqui, numa pontinha instável, atordoados com tanta informação. E isso, suponho eu, que nem saibamos de tudo. Imagine então... Não, melhor nem imaginar....

Pois, acontece que no decorrer desta se-mana o Sr. Ministro do Turismo, Pedro Novais, aquele de cabelinho branco, que parecia um homenzinho sério, foi pego em mais algumas maracutaias. E deu no que deu: demissão. Quase forçada pelo partido (PMDB), diga-se logo. Parece que o Sr. Pedro não estava muito a fim de largar a pasta. Mas largou.

Agora assumiu Gastão Vieira (MA). O nome é sugestivo e piadinhas não faltam para ironizar a situação. Segundo notícia publica-da no portal R7 (15), Vieira é, dentre outras coisas, advogado, mestre em direito e apadri-nhado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mas a disputa, nem por isso, foi tranquila. Ainda de acordo com o portal, “a dis-puta pelo cargo foi acirrada entre as facções da legenda. Dilma exigia que a escolha fosse ‘segura’, livrando o Governo de novas denún-

cias de corrupção. A Presidenta deixou claro que queria ‘um ministro que fique’”. E não é só ela.

Não que tenhamos preferência por não saber dos atos de corrupção para deixar tudo calmo, mas porque precisamos de transpa-rência e seriedade. Seriedade com o dinheiro público. Com verbas que poderiam ser me-lhores aproveitadas num país onde ainda há muito o que fazer.

Esperemos que o Gastão gaste pouco com o que é supérfluo. Talvez assim seja possível mudar o foco de outra notícia recorrente esta semana sobre a pobreza. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), “pelo menos 107 milhões de brasileiros vivem com menos de R$ 465 por mês”. Isso justifica um pouco o porquê de tamanha insatisfação, não é mesmo.

As últimas novas

Quantas vezes você vai ao mercado e compra algo mofado? Isso mesmo, um “bo-lorzinho”, pequeno que seja, interfere no seu poder de escolha? Pois não interfere no texto de Caio Fernando Abreu, do qual, afi-nal, é a base.

O livro “Morangos Mofados”, de C. F. A, é dividido em três partes (o mofo, morangos e morangos mofados), e constitui-se de histó-rias que vão da ditadura militar, à repressão, à liberdade e ao direito de opinião; a senti-mentos rejeitados pela sociedade e reprimi-dos nos indivíduos e, também, à esperança oferecida aos personagens que encontram um sentido para viver. A luta, a reclusa e o medo, integrantes da primeira parte do livro, dão espaço à aceitação e realização de de-sejos na segunda, que encontra a sua felici-dade numa terceira parte.

Como se fosse um romance, os contos de C.F.A. enlaçam dor, esperança, medo, insatisfação, prazer e amor. Por vezes, tudo parece fazer parte de uma história só, mas

não. Cada conto, uma história; cada histó-ria, o retrato de uma gente que sente, que sonha e que sofre. A sensibilidade para fa-zer aflorar uma imensidão de “coisas” numa pessoa só, faz de Caio Fernando Abreu re-ferência quando o assunto é texto bem es-crito, inteligência e perspicácia.

Mas é mais que isso. E, talvez por isso, eu peque (assim como devo ter pecado em outros textos) por não apresentar a gran-deza do material que te espera caso você aceite essa dica e se debruce sobre a obra. “Morangos Mofados” é maior do que isso; é melhor do que se pode descrever em algu-mas poucas linhas, e é, antes de mais nada, um convite ao deleite.

Caso você não tenha medo do gosto de mofo que pode içar em sua boca, se arris-que; engula, deguste e aprecie umas das melhores obras brasileiras. Até porque, o mofo não está apenas na boca; está mais presente em nossa vida do que gostaría-mos.

por Silvane Alves dos SantosJornalista: M.Tb: 03324 SC – JP

[email protected]

Mais textos em: www.pernasebocas.blogspot.com

Mais textos: www.prazer-literario.blogspot.com

[Opinião

Título: Morangos MofadosAutor: Caio Fernando Abreu Editora: 160Editora: Agir

Envie sua dúvida ou sugestão para [email protected]. Elas serão respondidas e podem virar tema da coluna.

modacomportamento

eALINE CANALPersonal Stylist

Graduada em Design de Moda.Apresentadora do quadro “Moda” do jornal Chapecó Notícias.

[email protected]

[Opinião

Há alguns anos o xadrez era sinô-nimo de algo brega ou até mesmo ultrapassado, conceito que com cer-teza não se aplica mais. Conhecido desde muito tempo ele deixou de fazer parte da roupa que representa festas juninas e ganha os palcos de estilos musicais como pop, rock e do sertanejo. Entre os famosos que aderiram a moda está o cantor Luan Santana, que usa frequentemente camisa xadrez aberta ou até mes-mo fechada com a mangas dobrada. Ainda no cenário musical vemos Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam usar a mesma padronagem mas com uma proposta bem diferente.

Tanto mulheres como homens podem usar o xadrez sem medo de errar, desde que, respeite as demais cores e estilo do look. Geralmente está mais em alta no inverno, mas nesse verão também é garantido. Vale lembrar que ele pode ser usa-do em produções sofisticadas, clás-sicas, despojadas e descoladas. As cores variam bastante, alguns são discretos enquanto outros combi-nam cores chamativas, com listras mais grossas roubando todos os olhares no visual. A escolha depen-de da ocasião e do estilo de quem

usa. Para usar o xadrez no trabalho em ambientes formais, o ideal é que seja discreto nas cores.

Além da camisa, peça tradicio-nal onde vemos a padronagem, o xadrez também pode aparecer em calças, vestidos, sapatos e acessó-rios como o lenço de pescoço, que inclusive é uma ótima alternativa pra quem quer estar na moda, po-rém não consegue usar uma peça maior. Ao contrário das discretas, quem gosta de ousar no look, pode usar uma calça quadriculada, pre-ferencialmente com uma blusa lisa para não poluir o visual.

Para os homens, o hit é usar cami-sa xadrez aberta com camiseta lisa. Essa composição pode ser usada com calça jeans e cinto. Para quem prefere usar apenas a camisa de bo-tão fechada, também está valendo e fica super moderno. Calças com a estampa também pode ser usada pelos corajosos, mas cuidado para não ser confundido com o querido personagem “Agostinho Carrara”. No inverno os cachecóis finalizam perfeitamente a produção masculi-na, mas essa dica fica para o ano que vem, já que enfim, estamos entran-do na primavera.

“Morangos Mofados”

XadrezO Versátil

Luan Santana

Eddie Vedder

Page 10: O Arauto 113

Chapecó - SC 20 de Setembro de 201118 Chapecó - SC 20 de Setembro de 2011 19O ARAUTOO ARAUTO JOR

NA

L

JOR

NA

L

www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto www.arautoonline.com.br / @jornaloarauto

[Geral

Acesso Plinio Arlindo de Nês, 2505 D Chapecó - SC | 89805-290

49 3331-000

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICATERRAPLENAGEM

MATERIAIS BRITADOSFÁBRICA DE TUBOS E GALERIAS DE CONCRETO

DESMONTE DE ROCHA

Escola da Construção reduzirá escassez de mão de obra em Chapecó

Num esforço para reduzir a escassez da mão de obra e elevar a qualidade das edificações em Chapecó, o Sindicato da Indústria da Cons-trução e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon) e o SENAI assinaram convê-nio, na última semana, para a criação de uma Escola de formação de recursos humanos para a construção civil. O setor emprega 5.000 traba-lhadores e existem mais de mil vagas somente em Chapecó e municípios vizinhos. Os cursos serão gratuitos.

O convênio foi formalizado no salão de atos do Lang Palace Hotel pelo presidente da Fe-deração das Indústrias de SC (FIESC), Glauco José Côrte, pelo presidente do Sinduscon Oeste Lenoir Antonio Broch e pelo diretor do SENAI,

Sérgio Roberto Arruda.O presidente do Sinduscon Oeste salientou

que a previsão é que até meados de 2012, a es-cola esteja concluída. O novo estabelecimento que será construído junto à unidade de Cha-pecó, fará parte da estrutura do Senai e ofere-cerá qualificação gratuita. A carga horária do primeiro curso será de 800 horas/aula, entre as atividades práticas e teóricas. “A grade envol-verá serviços iniciais, leitura e interpretação de projetos, relações humanas, treinamento de li-deranças, além de disciplinas como português, matemática, entre outras”, destaca.

A implantação da escola faz parte do projeto de ampliação da formação de profissionais, tan-to homens quanto mulheres, para a construção

civil. Atualmente, existem na região do sindicato

mais de 500 empresas que geram 5.000 em-pregos diretos, sendo que, em Chapecó, estão aproximadamente 60% deste total. “Hoje, com os investimentos que acontecem na nossa re-gião e a necessidade de atender as demandas, temos uma defasagem regional em torno de 1.000 trabalhadores nas diversas áreas da ca-deia produtiva da construção civil”, enfatiza o presidente do Sinduscon.

O convênio tem com meta a realização de programas de aprendizagem industrial na área da construção civil em parceria com empresas associadas ao Sinduscon. Pelo convênio, as em-presas filiadas ao Sinduscon Oeste indicarão os

[Geraljovens aprendizes. O curso irá atender 30 alunos por turma (poderá manter três turmas simultâneas, com total de 90 alunos) e terá duração de 800 horas, 400 horas no SENAI e a outra metade em atividades práticas nas empresas. A previsão é que a formação tenha início já no próximo semestre letivo.

Ao SENAI compete fornecer local ade-quado, disponibilizar os instrutores, fornecer o material didático, promover reuniões de avaliação, acompanhar as atividades peda-gógicas e emitir os certificados. O Sinduscon Oeste mobilizará as construtoras para dispo-nibilizar espaço e pessoal qualificado (mes-tres de obras e outros profissionais) para as aulas práticas.

Qualificação

O curso será ministrado na nova Escola da Construção Civil do SENAI que terá aproxi-madamente 220 metros quadrados de área e capacidade para atender até 90 estudantes por dia. Na estrutura também poderão ser realizados cursos de qualificação profissional de pedreiros, carpinteiros, aplicador de re-vestimento, armador de ferragens, instalador eletricista e mestre de obras, formações com duração prevista de 160 horas-aula, além do curso de pintor (40 h).

O SENAI também utilizará seu laborató-rio de informática pra realizar cursos de CAD arquitetônico (desenho assistido por compu-tador). O projeto de ampliação de cursos na área de construção civil prevê uma unidade móvel, com capacidade para atender até 72 alunos por dia e que irá se deslocar aos mu-nicípios da região onde houver demanda por formação de profissionais.

Os interessados podem entrar em conta-to com o Sinduscon através do telefone (49) 3322 5958.

Sinduscon e SENAI firmam convênio para a criação de Escola para formação de recursos humanos para a construção civil

Page 11: O Arauto 113