163 - jornal informação - ed. abr 2012

24
NÚMERO 163- ANO XIV - ABRIL DE 2012 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlosonline.com.br O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus. Ressuscitei e estou com você... "porque meu amor é para sempre" (cf. Sl 136). Essas não são simples palavras... São gestos concretos da Páscoa de Jesus. Tudo lhe aconteceu nesta terra: perseguições, sofrimento, morte. Mas nele venceu a fidelidade, o amor, a vida. Sim, a vida teve a última palavra. Com sua ressurreição, Jesus nos fez renascer como "povo da Páscoa". Povo que assume a causa pela qual Ele veio a este mundo: "Que todos tenham vida...": aqueles que buscam paz, dignidade humana, liberdade, saúde, solidariedade, amor. É Páscoa: tempo de esperança e ação. Tempo para começar uma vida nova na certeza de que, nas mãos de Deus, até a morte pode transformar-se em vida. Depois da ressurreição, a cruz tornou-se testemunho de amor, sinal de esperança. É o Não está aqui, poder de Deus que se manifesta na humildade e no serviço dos que creem. A páscoa acontece a partir do coração e é demonstrada com gestos e atitudes que a validam na vida. Páscoa é passagem, é transformação e começo de uma nova vida. É isso que deve acontecer com cada um. É urgente, não se pode ficar só na espera: é preciso agir, comprometer- se e, principalmente, ir à luta para se viver uma Páscoa feliz. Que a luz do Ressuscitado ilumine o caminho e nos dê forças. Assim, todas as noites escuras acabam tendo sua aurora. Que a Páscoa aconteça na vida de todos! Creiamos e nos alegremos: ela já está acontecendo. FELIZ PÁSCOA Pe. João Bosco da Silva Pe. Roberto Marques Costa Mas ressuscitou!

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 22-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal de informação e formação do povo de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

NÚMERO 163- ANO XIV - ABRIL D E 2012 - PARÓQUIA SÃO CARLOS B O R R O M E U

LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlosonline.com.br

O Jornal de Informação eFormação do Povo de Deus.

Ressuscitei e estou com você... "porque meuamor é para sempre" (cf. Sl 136). Essas nãosão simples palavras... São gestos concretosda Páscoa de Jesus. Tudo lhe aconteceu nestaterra: perseguições, sofrimento, morte. Masnele venceu a fidelidade, o amor, a vida. Sim, avida teve a última palavra.

Com sua ressurreição, Jesus nos fez renascercomo "povo da Páscoa". Povo que assume acausa pela qual Ele veio a este mundo: "Quetodos tenham vida...": aqueles que buscampaz, dignidade humana, liberdade, saúde,solidariedade, amor.

É Páscoa: tempo de esperança e ação. Tempopara começar uma vida nova na certeza de que,nas mãos de Deus, até a morte podetransformar-se em vida.

Depois da ressurreição, a cruz tornou-setestemunho de amor, sinal de esperança. É o

Não está aqui,

poder de Deus que se manifesta na humildadee no serviço dos que creem.

A páscoa acontece a partir do coração e édemonstrada com gestos e atitudes que avalidam na vida.

Páscoa é passagem, é transformação ecomeço de uma nova vida. É isso que deveacontecer com cada um. É urgente, não se podeficar só na espera: é preciso agir, comprometer-se e, principalmente, ir à luta para se viver umaPáscoa feliz.

Que a luz do Ressuscitado ilumine o caminhoe nos dê forças. Assim, todas as noites escurasacabam tendo sua aurora.

Que a Páscoa aconteça na vida de todos!Creiamos e nos alegremos: ela já está

acontecendo.FELIZ PÁSCOA

Pe. João Bosco da SilvaPe. Roberto Marques Costa

Mas ressuscitou!

Page 2: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 02O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 3: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 03O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 4: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 04O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

LIVRARIA PAROQUIALPraça Cel. CarlosBernardes, 141.

Fone (37) 3261-1247São oferecidos:

livros, CDs,imagens, cartõesdiversos, artigos

religiosos em geral,papelaria em geral.

Não entre na fila,pague suas contas

aqui.

Diretor Espiritual: Pe. João BoscoJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:9821-6927, 3261-4372,Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, SimonePároco: Pe. João BoscoAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.700Previsão para próxima Edição: 12 e 13/05

EXPEDIENTE

Conhecendo a Legião de Maria

Solenidade legionária – ACIESOs legionários se consagram todos os anos, individual e

coletivamente, a nossa Senhora, no dia 25 de março (ou emoutra data próxima a esta), numa cerimônia que tem o nome deACIES.

Essa palavra latina, que significa um exército em ordem debatalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionáriosse reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, e dela receberforça e bênçãos para um novo ano de combate contra o exército

O Terço dos HomensO Terço dos HomensO Terço dos HomensO Terço dos HomensO Terço dos HomensRessurreição

do Senhor

Hoje, nesta noite, pela liturgia dacelebração que realizamos, vemosconcretizado o plano de salvação queDeus criou para nós que somospecadores.

É a prova do infinito amor de Deuspara com sua criatura, o homem

(homem e mulher). Deus criou o homem e colocou oamor em seu coração. O homem criou o pecado quetrouxe, como consequência, a morte do própriohomem. Mas o amor de Deus é maior do que o pecado,é maior do que a morte.

Prova disto é a comemoração que fazemos nestanoite. Noite em que o céu desceu à terra, e a terrasubiu ao céu. Noite em que os anjos fazem soar astrombetas, anunciando a salvação idealizada por Deus,através da ressurreição de Jesus, cuja comemoração,com júbilo, hoje celebramos.

E assim, com a ressurreição, terminamos mais umaSemana Santa, a Semana Santa deste ano de 2.012.Foi uma semana de reflexão, de oração, precedida pelaQuaresma, precedida pelo Natal, precedida peloAdvento, solidificada pelo amor de Deus.

Que, encerrando esta Semana Santa, possamossentir na firmeza de nossa fé: esse Jesus crucificado,Deus O ressuscitou. E disto nóssomos testemunhas.

No dia em que nós, cristãos,dermos, com nossa vida,testemunho da ressurreição doSenhor, o mundo será ummundo de paz, um mundo deacordo com o plano de Deus.

FELIZ PÁSCOASão os votos dos homens em

oração, os homens do Terçodos Homens. Salve Maria!

ABR

do mal.A ACIES é a grande

solenidade do ano,afesta central da Legião(Man cap. 30 – item 1).

Este ano, a CúriaMater Christi realizousua festa no dia 24 de março, às14:00 h, na Igreja Bom Pastor.E nodia 25 de março, às 10:00 h, no salãoImacula da Conceição, a Cúria N. Sra.de Misericórdia também realizou suafesta. Ambas tiveram início com areza do Terço e as orações daTessera e, em seguida, a Santa Missacelebrada pelo Diretor Espiritual daLegião, Padre João Bosco. Após amissa, as legionárias se consagrarama Nossa Senhora.

Além das legionárias, estavampresentes muitos convidados.

Cúria N. Sra. Misericórdiae Cúria Mater Christi

Semana SantaA Quaresma foi o transcurso

de um longo caminho percorridopara a chegada da Páscoa. Umaexperiência de conversão, demudança de atitudes,principalmente tendo em vista oenunciado pelo tema daCampanha da Fraternidadedeste ano: “Fraternidade eSaúde Pública”, com o lema:“Que a Saúde se difunda sobre a Terra”.

Muitos cristãos fizeram algum tipo de penitência, como jejumde comida, de bebida, de palavras, de gastos supérfluos, deviolência ou agressividade. Só que isto deve acontecer, não sóna quaresma, mas ao longo da vida toda.

O trajeto de Jesus aconteceu na Palestina, terminando comsua triunfal chegada em Jerusalém, onde foi recebido com festa,com tapetes e ramos espalhados pelas ruas. Esse fato constituipara nós o que celebramos no Domingo de Ramos, marcando oinício da Paixão, ou da Semana Santa.

O povo estava maravilhado com Jesus, porque Ele realizavamuitos milagres. Foi então recebido com gritos de alegria, tendoa esperança do resgate da vida e da liberdade contra aescravidão política, econômica e religiosa daquele tempo.

A voz do povo é sempre muito forte. Queriam calar sua boca,mas Jesus disse que se isto acontecesse, até as pedras falariam.Muitas autoridades ficaram incomodadas com o jeito de ser e apopularidade de Jesus. Por isto tramaram sua morte.

Os opositores conseguiram “fazer a cabeça do povo” contraa identidade de Jesus. Fizeram o povo pedir a sua morte. Oresultado foi o que vivenciamos principalmente nas cerimôniasdo Tríduo Pascal, na quinta-feira, sexta-feira e sábado santo.

A prática de Jesus era sempre de um rei muito pacífico ehumilde, com atitudes de serviço, e não de poder. Enfrentou,sem violência, o que lhe foi imposto pela violência humana. E oamor venceu.

Que a Semana Santa renove nosso compromisso cristão;que a Páscoa nos motive a viver o respeito, o amor e a doaçãoassumidos por Jesus Cristo.

Maria Elza R.Lacerda

O Sacramento do Matrimônio

Indecisão Rosângela Brasil Gontijo

A Serra do Curral irradia uma claridadecomo se amanhecesse, mas anoitece...No céu ainda cinza, com grossas nuvens,também há espaço para o azul.

As folhas das árvores não estão mais verdes.Apesar de lavadas, estão quase negras!Desenham, no céu, um misto de beleza e terror.

O morro acima das nuvens, começa a iluminar.Também acendem as luzes da cidade, dos faróis!Nos postes aparecem, por todos os lados, sóis!De dentro da janela tenho uma cortina de cristais.

O que foi chuva virou encantamentonum céu que não se define, por não escolher.Tantas cores lindas o confundem!

Azul, lilás e púrpura entre tantas.Quando se olhou na lagoa, decidiu serum arco-íris, antes de anoitecer.

JesusRessuscitou!Estamos celebrando a Páscoa, a

ressurreição do Senhor. A SemanaSanta nos ajudou a mergulhar ocoração no infinito amor de Deus,nosso Pai. Amor que, em JesusCristo, nos arrancou da lama damorte e do pecado. Jesus veio a estemundo trazer a paz e, mesmo assim,foi injustiçado, rejeitado, maltratado,humilhado, caluniado, aprisionado...Carregou, em seus ombros, o pesode nossos pecados; sofreu e padeceupor amor a todos nós. E morreu paranos dar a vida, para que vivamos emplenitude. Quem vive com Ele, tem avida eterna!

Jesus, o vitorioso, foi um sinal decontradição neste mundo.Ele nosensinou que o caminho da santidadeé trilhado por pessoas que estãodispostas a lutar contra o pecado,que buscam se converter a cada dia.

Cristo viveu totalmente para Deuse os irmãos.Uma vida de entrega,sobretudo aos mais pobres, aosmarginalizados, aos sofredores.

Jesus ressuscitou! Ele não estáaqui, mas ressuscitou (Lucas 24,6)!

Essas palavras ressoampoderosamente atravessando osséculos! Nenhuma frase se compara,em grandeza de significado, a essasimples afirmação. Essa declaraçãotrouxe espanto e alegria aosseguidores de Jesus, deixando aesperança da vida eterna, do seupoder e do seu amor.

Dona Zé

“O que Deus une,precisa do cuidado humano o tempo todo.Sacramento não é mágica! Tudo que é 'para sempre'

precisa ser cultivado todos os dias! Dispor-se ao outro ésempre uma atitude de amor, porque só o amor é capaz denos dar a capacidade de dividir a vida!” (Pe. Fábio de Melo)

Estes são os casais que vão celebrar o Sacramento doMatrimônio na Igreja Matriz São Carlos Borromeu, nospróximos dias:

. 14 de Abril – Jonas e Maira

. 20 de Abril – Breno e Jaiana

. 21 de Abril – Vagner e Isabella / Daniel e Rosemara

. 28 de Abril – Helio e Letícia

. 05 de Maio – Sidnei e Juscelia / João Paulo e AndreiaSecretaria Paroquial

Page 5: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 05O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 6: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 06O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

A Páscoa e seus símbolosPara nós, cristãos, a Páscoa

é a passagem de Jesus Cristoda morte para a vida: aRessurreição. A passagem deDeus entre nós e a nossapassagem para Deus. Éconsiderada a festa das festas,a solenidade das solenidades, enão se celebra dignamentesenão na alegria.

Em tempos antigos, nohemisfério norte, a celebraçãoda páscoa era marcada com ofim do inverno e o início daprimavera. Tempo em queanimais e plantas aparecemnovamente. Os pastores ecamponeses presenteavam-seuns aos outros com ovos.

Ovos de PáscoaDe todos os

símbolos, o ovode páscoa é omais esperadopelas crianças.

Os cristãosprimitivos do

oriente foram os primeiros a darovos coloridos na Páscoasimbolizando a ressurreição, onascimento para uma nova vida.Nos países da Europa,costumava-se escrevermensagens e datas nos ovos edoá-los aos amigos.

CoelhoO coelho, por

sua grandef e c u n d i d a d e ,tornou-se osímbolo maispopular da Páscoa.É que ele simboliza

a Igreja que, pelo poder deCristo, é fecunda em sua missãode propagar a palavra de Deusa todos os povos.

CordeiroO cordeiro é

o símbolo maisantigo daPáscoa, é osímbolo daaliança.

Moisés, escolhido por Deuspara libertar o povo judeu daescravidão dos faraós,comemorou a passagem para aliberdade, imolando umcordeiro.

Para os cristãos, o cordeiroé o próprio Jesus, Cordeiro deDeus, que foi sacrificado na cruzpelos nossos pecados, e cujosangue nos redimiu: Morrendo,destruiu nossa morte e,ressuscitando, restitui-nos avida.”

É a nova Aliança de Deusrealizada por Seu Filho, agoranão só com um povo, mas comtodos os povos.

Círio PascalÉ uma grande

vela que se acendena igreja, nosábado de Aleluia.Significa que “Cristoé a luz dos povos”.

Nessa vela,estão gravadas asletras “alfa” e

“ômega”,do alfabeto grego,que querem dizer: Deus éprincípio e fim. Os algarismos doano também são ali gravados.

O Círio Pascal simboliza oCristo que ressurgiu das trevaspara iluminar o nosso caminho.

Pão e vinhoA instituição

da Eucaristia foifeita por Jesusna Última Ceia,q u a n d oofereceu o pão

e o vinho aos seus discípulosdizendo: “Tomai e comei, esteé o meu corpo... Este é o meusangue...”

O Senhor “instituiu osacrifício eucarístico do seuCorpo e do seu Sangue paraperpetuar, assim, o Sacrifício daCruz ao longo dos séculos, atéque volte, confiando destemodo à sua amada Esposa, aIgreja, o memorial da sua mortee ressurreição:sacramento depiedade, sinal de unidade,vínculo de caridade, banquetepascal, em que se come Cristo,em que a alma se cumula degraça, e nos é dado um penhorda glória futura”.

Hoje, comemoramos apáscoa lembrando a jornada deJesus: Vida,Morte eRessurreição.

SinosO sino é

um símboloda páscoa.Eles tocamf e s t i v o s ,anunciandocom alegria a

celebração da ressurreição deCristo.

Óleos SantosNa

antiguidade,os lutadores eguerreiros seuntavam comóleos, poisacreditavam

que essas substâncias lhesdavam forças. Para nós, cristãos,os óleos simbolizam o EspíritoSanto, aquele que nos dá forçae energia para vivermos oevangelho de Jesus Cristo.

Catequese

Catecismo Católico da IgrejaO Mistério Pascal no Tempo da Igreja

Na liturgia da Igreja, DeusPai é bendito e adorado comofonte de todas as bênçãos dacriação e da salvação, comque nos abençoou no seuFilho, para nos dar o Espíritoda adoção filial.

A obra de Cristo na liturgiaé sacramental, porque o seumistério de salvação torna-seali presente pelo poder do seuEspírito Santo; porque o seucorpo, que é a Igreja, é comoque o sacramento (sinal einstrumento) no qual oEspírito Santo dispensa o

mistério da salvação; e porque,através das suas açõeslitúrgicas, a Igreja peregrinaparticipa já, por antecipação,na liturgia do céu.

A missão do Espírito Santona liturgia da Igreja é preparara assembleia para o encontrocom Cristo, lembrar emanifestar Cristo à fé daassembleia, tornar presente eatualizar a obra salvífica deCristo pelo seu podertransformador e fazer frutificaro dom da comunhão na Igreja.

Os sacramentos são sinaiseficazes da graça, instituídospor Cristo e confiados à Igreja,pelos quais nos é dispensadaa vida divina. Os ritos visíveis,com os quais são celebradosos sacramentos, significam erealizam as graças próprias decada sacramento. Eles dãofruto naqueles que os

Todos os anos,durante o períodoquaresmal, a CNBB( C o n f e r ê n c i aNacional dos Bisposdo Brasil) realiza aCampanha daFraternidade. Oobjetivo é motivar osfiéis e toda asociedade a refletir ebuscar soluções para

um problema específico que envolve toda a nação. Para oano de 2012, a CNBB apresentou o tema "Fraternidade eSaúde Pública", e o lema "Que a saúde se difunda sobre aterra".

No Domingo de Ramos, dia 1º de abril, foi realizado umpasseio ciclístico em Lagoa da Prata envolvendo toda acomunidade, inclusive, as três paróquias. A Braciclo fez adoação de uma bicicleta e de vários brindes para seremsorteados entre os participantes.

O evento marcou o início da Semana Santa, com aconcentração na Igreja São Sebastião, seguindo para a IgrejaSão Francisco e terminando na Igreja São Carlos Borromeu.

A iniciativa procurou valorizar um meio de transportesimples e saudável, muito praticado em nossa cidade. Etambém promover a segurança e a educação no trânsito.

Passeio ciclístico

recebem com as disposiçõesrequeridas.

A Igreja celebra ossacramentos enquantocomunidade sacerdotalestruturada pelo sacerdóciobatismal e pelo sacerdócio dosministros ordenados. OEspírito Santo prepara para ossacramentos pela Palavra deDeus e pela fé, que acolhe aPalavra nos corações bemdispostos. Então, ossacramentos fortificam eexprimem a fé.

O fruto da vidasacramental é, ao mesmotempo, pessoal e eclesial. Porum lado, este fruto é, paratodo fiel, viver para Deus emCristo; por outro, é para Igrejacrescimento na caridade e nasua missão de testemunho.

Dom FélixBispo Diocesano

A padaria

Coisa boa é morar perto depadaria,Acordar cedinho, todo dia,Sentindo cheiro de pão.Acordar, sem levantar,Quieto na cama,Ficar a imaginar:O padeiro, vestido de branco,Com cuidado, pães do fornovai retirando,Pães quentinhos, torradinhosDo jeito que eu gosto,Hum! Que delícia!Na cama, olhos fixos norelógio,Ouvidos atentos aos barulhosda manhã:A porta da padaria sendoaberta,Passos rápidos na calçada,Bom dia... bom dia...Todos correm à padariaUns vão e outros voltamE da padaria, junto com o pãoquentinho,Chegam as primeiras notíciasdo dia.Enquanto isso,O cheiro do cafezinho,Se mistura com o dopãozinho.Mais um dia começaTodos vão à mesa,Café com pão, pão commanteiga.Manteiga de nossa terra,Manteiga feita por nossagente.

Otaviana deMoraes Ferreira

Page 7: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 07O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS DIZIMOIniciamos, com

este número dojornal, uma série dereflexões etestemunhos sobre opagamento doDízimo. São pessoassimples que, no seudia-a-dia, se

conscientizam da importância de contribuir coma Paróquia. A Paróquia por sua vez, tem comoobrigação, através de um administrador econselho administrativo paroquial, canalizar osrecursos advindos do dízimo para atender asdimensões pré-definidas na arrecadação.

As dimensões do dízimo – religiosa, social emissionária – consistem nas formas como odízimo é utilizado na comunidade. Nesta edição,vamos ver um pouco sobre a dimensão religiosa.

A Dimensão Religiosa consiste na utilizaçãode parte do dízimo para promover a oraçãocomunitária e tudo o que diz respeito a ela. Issoquer dizer que o dízimo não deve ser utilizadonuma única dimensão. Além da dimensãoreligiosa, o dízimo deve atender as dimensõessocial e missionária.

Na dimensão religiosa, o dízimo é utilizadona construção, sustentação, manutenção eampliação da igreja, da casa paroquial, do salão,do escritório/secretaria, da catequese e deoutros locais e atividades que estejam a serviçoda oração e da evangelização.

. Dízimo e Igreja – A igreja é olocal deencontro da comunidade. Ela deve oferecer onecessário para que a oração comunitária serealize, seja pela missa, seja por outrascelebrações. Eis alguns exemplos do que épreciso para tanto: objetos litúrgicos, folhas elivros, aparelhagem de som, vestimentas paraos ministros, imagens e quadros sacros,instrumentos musicais, enfeites, cadeiras e/oubancos, luminárias, armários, sistema desegurança, extintores.

. Dízimo e Casa Paroquial – Equipamentosdomésticos, alimentação, contas de água, luz,telefone (e outros), escritório para atendimentos

Testemunho do dizimista

Somos dizimistas há muito tempo. Temosalegria em fazer a entrega do Dízimo.E fazemosisso com muito amor no coração. Sentimos queparticipar na Paróquia com o dízimo é uma bênçãode Deus para nossa família.

Oferecer o Dízimo é um caminho de libertação.Temos muito prazer e alegria em estar contribuindocom a caminhada da comunidade paroquial.Sabemos da importância de colaborar com aparóquia, pois percebemos o bem que ela temfeito. Valorizamos tudo o que acontece, poissentimos que fazemos parte desta caminhada.Somos conscientes de nossos deveres para coma paróquia, e um deles é ajudar na manutençãode tudo o que nela existe.

Ser dizimista é participar ativamente. Além deestarmos contribuindo com a Igreja, esta atitudetem feito muito bem para nossa vida espiritual.Sabemos que Deus tem nos abençoado, inclusiveo nosso trabalho, dando-nos a alegria de viverintensamente a proposta do Evangelho e cumprirnossa missão de cristãos.

Ser dizimista é uma experiência muito positivae ajuda em nosso crescimento espiritual.Todocristão deve se conscientizar da importância defazer a entrega do Dízimo. Deus tem derramadomuitas bênçãos em nossa família e poderáacontecer o mesmo em todas as famílias.

Andrisa e VaninhoComunidade São Judas Tadeu

Paróquia São Carlos Borromeu

aos fiéis, contribuição para os clérigos (côngrua), planode saúde e encargos sociais (clérigos e/oufuncionários), material de limpeza, cozinheira e/oudiarista, automóvel.

. Dízimo e Salão – Cadeiras, mesas, sistema desom, armários, utensílios de cozinha, materiaisdidáticos para encontros, cursos e palestras,banheiros, salas para encontros/reuniões em grupos,sistema de ventilação, sistema de segurança.

. Dízimo e Secretaria/Escritório – Secretário/a,computador e acessórios, arquivos, materiais diversos(canetas, grampeador, carimbos, tesoura, fitas...),fichários, boletim diocesano e/ou paroquial, ambienteacolhedor, impressos em geral, materiais para usode pastoraise movimentos, cofre, telefone, fax.

. Dízimo e Catequese – Material adequado eatualizado (aparelhagem de som, vídeo, cartazes,bíblias e outros livros, manuais de catequese).

. Dízimo e outros – Cuidado e ornamento do espaçoao redor da igreja e outras dependências, salas paragrupos autônomos (pastorais, movimentos,organismos eclesiais), segurança (sistema de alarmeou vigilantes), agentes liberados, serviços prestadospor autônomos.

Os itens elencados acima não esgotam todas asnecessidades da dimensão religiosa a serem supridaspelo dízimo. São apenas uma lista que exemplifica oquanto custa a existência e a sustentação/manutençãode uma comunidade. As comunidades, por seremdiferentes, têm necessidades diferentes. Algumasprecisam de muito mais do que o listado acima; outrasprecisam de menos. O importante é entender que aobrigação de cuidar da igreja e investir naevangelização é de toda a comunidade, e não apenasdo presbítero ou de um grupo.

Existe o risco de uma comunidade comprar o quenão precisa, gastando em coisas supérfluas. Daí anecessidade de uma equipe de administração que atueunida ao pároco e ao conselho paroquial de pastoral.Juntos, e tendo todos o direito de opinar e a obrigaçãode ouvir, chega-se com facilidade a decisões prudentese de bom senso. Se for o caso,consulte-se toda acomunidade, levando em consideração o que ela tema dizer.

Nas próximas edições deste jornal, veremos umpouco sobre as dimensões social e missionária.

HomenagemNo dia 30 de março, durante a Missa da Unidade

e dos Santos Óleos, na Catedral de Luz, Pe. JoãoBosco da Silva recebeu homenagem do BispoDiocesano pelos 25 anos de sacerdócio, que se daráno dia 10 de outubro de 2012. Recebeu uma placacom os dizeres:

Pe. João Bosco da Silva,Padres fiéis de nossa Diocese se

alegram com os seus 25 anos de sacerdócio (10/outubro).

Parabéns! Felicidades!Deus o conserve com muita saúde e paz!

Dom Antônio Carlos FélixBispo Diocesano de Luz

Page 8: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 08O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Presença amiga

As irmãs Assunção e Mariana, da Congregação Irmãs de São Paulo deChartres, estão visitando os idosos e/ou doentes de diversas comunidades deLagoa da Prata, como Santa Teresinha, Imaculada Conceição, São Cristóvão,São Vicente de Paulo, Sagrado Coração de Jesus e São José. Além das visitas,sempre bem-vindas pelos que precisam de uma presença amiga, elas levam aPalavra de Deus e fazem orações.

Comunidade Santa Teresinha em festa!

A comunidade Santa Teresinha está realizando um grande sonho! Adquirimosrecentemente um lote para a construção de nosso salão comunitário e, nanoite dodia 24/03, tivemos a grande honra de receber Dom Félix, nosso bispodiocesano, que presidiu a primeira Celebração Eucarística no lote da comunidade.

Todos trabalharam com muito empenho. A chuva, longe de nos amedrontar,nos encorajou a confiar que tudo daria certo. A Celebração foi um testemunhode fé e união. Com muita simplicidade, nos reunimos em torno de nosso pastorcom nossos corações alegres na esperança!Dom Félix pediu as bênçãos deDeus sobre a comunidade, sobre o lote e a pedra fundamental sobre a qualserá edificado nosso salão.

No final da celebração, Deus manifestou seu amor com muita delicadeza!No momento da bênção final, uma leve chuva nos recordou da graça de Deusderramada sobre nós!

Agradecemos mais uma vez a Dom Félix pela solicitude paterna, a Pe. JoãoBosco pelo apoio e a todos os irmãos e amigos da comunidade pela dedicaçãoe empenho!

FELIZ PÁSCOA! Destaques da ParóquiaSÃO CARLOS BORROMEU

Acabamos decelebrar o mistério daPaixão, Morte eRessurreição de NossoSenhor Jesus Cristodurante essa SemanaMaior em nossa Igreja,que é a SemanaSanta.E estamosvivendo essemaravilhoso tempoprimaveril que é aPáscoa. É tempo novo,tempo 'do novo', tempode vida e alegria, aindaque muitos sinais demorte queiram persistirem nossa história. Épreciso reconhecer oDeus que caminhaconosco e que nosalcança mesmo quandotemos o coraçãonublado e os olhoscegos para o maiorevento da história dahumanidade, que é aRessurreição de Cristo.Ele mesmo seaproxima paraderramar sobre nossaexistência os sinaisprofundos e marcantesde sua vida. Ele vemquando estamos semesperança, vemquando estamosdoentes no corpo e naalma, vem quandoestamos incrédulos ouatarefados eatribulados ao ponto desermos incapazes dereconhecê-Lo.

Durante toda aOitava da Páscoa,escutamos os

impressionantes relatosdas aparições de JesusRessuscitado à MariaMadalena, aos discípulosde Emaús ou aosapóstolos. Tais narrativasapresentam umaconstante: a dificuldadedos corações em acreditarna Ressurreição de Cristo,mesmo após a caminhadade três anos,aproximadamente, no seuseguimento. De fato, oscorações estavam muitoferidos pela cruz, pelamaldade dos algozes, pelainjustiça do Sinédrio, pelaseparação traumática deseu Mestre. Assim estavamos corações dos discípulose assim estava o coraçãode Maria Madalena.Entretanto, entre eleshavia uma diferença: osdiscípulos estavamparalisados diante dosofrimento de Jesus, nãocompreendiam todosaqueles acontecimentos,enquanto Maria Madalenapermaneceu diante dosepulcro e, no primeiro diada semana, foi até lá aindade madrugada. Por que elateria ido lá? Qual a razãopara ela ir ao túmulo aindade madrugada? Nãopodemos ver nenhumaoutra razão senão o amora Jesus, já que diante dotúmulo e da grande pedraque o lacrava, ela nadapoderia fazer.

Essa diferença entre osdiscípulos e Maria

Madalena revela quediante dossofrimentos etraumas, das perdase dores, duas atitudessão possíveis: o medoque paralisa ou oamor que move, queimpulsiona. Osofrimento é parteintegrante eindissociável de nossaexistência e, às vezes,até mesmo'necessário' como opróprio Jesus afirmouaos viajantes deEmaús, dizendo que'era preciso que oCristo sofresse'.Portanto, nossa açãonão deve serdirecionada nosentido deimpedirmos osofrimento oulutarmos contraele.Mas, diante dele,que respostadaremos com nossavida?!

Neste tempofecundo de vidaplena, que cada umde nós, revestidospela graça doRessuscitado,possamosintegrar, em nossahistória, a Cruz deCristo ao invés derejeitá-la.Na certezade que, de cada dorque vivemos, oSenhor faz brotar avida, e vida ema b u n d â n c i a .Respondamos àpaixão de nossahistória pessoal como amor, e não com omedo, para que, damesma forma queMaria Madalena,sejamos os primeirosa testemunhar queJesus está vivo!

Rodrigo Serva MacielConsagrado da Comunidade de Vida

Fundador e coordenador

Page 9: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL /2012 - Página 09O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Medicina NaturalUva

A uva é uma das frutasmais apreciadas desde amais remota antiguidade.Em todos os tempos elatem sido um preciosoalimento para o gênerohumano nas várias fasesde sua existência,servindo-o, de diversasformas, desde o berço.Como os viticultorescostumam empregar

inseticidas para combater as doenças queacometem as vinhas, é necessário lavá-las muitobem em água com limão.

UTILIDADES MEDICINAIS· Anemia – tomar frequentemente suco de

uva natural e concentrado.· Febre – tomar suco de uva fresco e natural.· Flatulência, doenças do pulmão, distúrbios

da digestão – substituir, esporadicamente, refeiçõesnormais por uva, exclusivamente. Tomarfrequentemente um pouco de suco desta fruta;não tomar gelado.

· Falta de apetite – substituir algumasrefeições por uva, exclusivamente, ou pelo seusuco.

· Para combater o alcoolismo, artrite,aterosclerose, intoxicação, doenças da bexiga,bronquite crônica, depurativo do sangue, eczemas,reumatismo, hemorróidas, doenças do fígado, dointestino e dos rins – proceder a “cura de uva”.

Como fazer uma “Cura de uvas”A duração da cura oscila entre oito, quinze,

vinte ou trinta dias.Tomam-se, usualmente, do dourado fruto, três

quilos por dia. Passados os primeiros dias, pode-se,conforme o caso, tomar maior quantidade.

Parte da uva pode ser ingerida em forma desuco; o resto pode-se comer ao natural. Muitasvezes, para evitar a monotonia do cardápio,associam-se outras frutas suculentas. É boa prática!A ensalivação deve ser perfeita.

Fonte: As Frutas na Medicina NaturalOtaviana de Moraes Ferreira

Atividades daSemana Santa

na Paróquia SãoCarlos Borromeu

A hipertensão arterial,popularmente conhecida comopressão alta, existe quando apressão, aferida várias vezes porprofissionais da saúde, é igual oumaior a 14 por 9 (140X90 mm/Hg).

Isso ocorre quando os vasossanguíneos se contraem, fazendocom que a pressão do sangueaumente. Para entendermosmelhor, vamos imaginar que ocoração e os vasos sejam umatorneira aberta conectada avários esguichos. Ao comprimirmos os esguichos, a pressão irásubir. Isto é, quando o coração bombeia o sangue e os vasosestão comprimidos, a pressão dos vasos se eleva.

Essa doença pode levar à angina, rompimento de vasos,infarto, AVC (derrame cerebral) e problemas renais.

É uma doença crônica, ou seja, persiste por toda a vida. Nãohá cura, porém pode ser controlada. O tratamento deve ser feitopor toda a vida, com a ajuda de medicamentos que ajudam acontrolar a pressão arterial e com hábitos de vida saudáveis, comoa prática de atividade física e alimentação adequada.

O uso dos medicamentos deve ser contínuo, diário, nas dosese horários recomendados pelo médico.

A prática de atividade física por quem é hipertenso pode levá-lo a ter a dose dos medicamentos diminuída pelo médico – oumesmo ter a pressão arterial controlada sem o uso de remédios(somente o médico é capaz de alterar a dosagem/uso dosmedicamentos). Os exercícios mais indicados para quem temhipertensão arterial são os dinâmicos, como caminhada, andarde bicicleta, nadar, dançar e aulas de hidroginástica.

Durante as refeições, deve-se evitar alimentos gordurosos,dando preferência para os alimentos desnatados, light e diet,frutas, verduras e legumes. Controlar o sal na alimentação podeser uma atitude importante no combate à pressão alta. O sal fazo corpo reter líquidos, e o aumento de volume destes faz a pressãosubir. Substitua o sal por temperos naturais como o alho, cebola,orégano, manjericão, entre outros.

O nosso corpo é morada de Cristo! Cuide-se.Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão

Raquel de Castro RibeiroEducadora Física CREF: 011141- G/MG

Enfermeira COREN/MG: 039680

O que é hipertensãoarterial?

VIA SACRA

PASSEIO CICLISTICONAS TRÊS PARÓQUIAS

Page 10: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

Lagoas, São Roque de Minas, SãoGotardo, Santa Juliana, Tiros,Uberlândia, Uberaba.

(Com a nossa “historiadoraGeorgina”, aguardem a próximaedição)

Informações Decolores

· Aconteceu dia 16 de março,no Aconchegos Bar, mais um Bingodo Cursilho. Parabenizamos eagradecemos à Equipe dePromoção, aos irmãos decolores eamigos que prestigiaram esteevento.

· Dia 21 de março, foi mais umaoportunidade de todos os núcleosse encontrarem na Ultreia do GrupoSão Mateus. Com o tema: Rezandoa vida... Com a presença da maiorestrela de todos os tempos: JesusCristo.

Com o tema voltado para “a vidada gente”, a mensageira Ludmila,da Comunidade Árvore da Vida,lembrou da importância de nossavida e de ofertar tudo para Deus:as coisas boas, as fraquezas ealegrias. Cada irmão decolores, narecepção, recebeu uma estrela que,no final da Celebração da Palavrapresidida pelo Cursilhista SebastiãoCamilo, foi ofertada a NossaSenhora.

Parabéns a todos que

ABRIL / 2012 - Página 10O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

“O filho de Deus fez-sehomem não só para que nósnos salvemos, mas tambémpara que, com Ele, sejamossalvadores.”

(São Vicente de Paulo)Até onde você iria para alcançar

a necessidade de seu irmão maiscarente? A sua vida de fé é medidapelos obstáculos que teve quetranspor para alcançar sua felicidade,ou pode ser representada pelas doresque você acalmou, pelo sorriso quevocê fez despertar no rosto de quemtinha todos os motivos para sofrer?Talvez amar, com critérios cristãos,seja bem mais do que nossoentendimento possa limitar.

Sempre chegando de mansinho,sorridente, tranquila e inquieta aomesmo tempo, assim é FlamindaRocha, a conhecida Flaminda da VilaVicentina. Vinda de uma família de 10irmãos, sendo um já falecido, fez detudo para apoiar os irmãos e os pais,Sr. José Rocha (falecido) e D.Fia. Porlá, tudo é partilhado, sejam as alegresrodas de pagode e churrasco emfamília, como também os momentosdifíceis. Para tudo, a certeza dapresença de Deus, o que atualmentepode ser percebido pelos cuidadosredobrados que ela e demais familiarestêm tido com a mãe, que se encontramais debilitada devido ao AVC.“Flaminda é sempre um suporte paratodos nós, exemplo de coragem eforça a cada instante”, definem seusirmãos.

Flaminda também se dedica, demaneira incansável, à sua missãovicentina. Atuando na enfermagem,é funcionária da Vila Vicentina há 18anos, sendo atualmente acoordenadora do local. E é no seudia-a-dia que ela demonstra toda suapreocupação com o ser humano emsua totalidade, cuidando do corpo,da alma e da aparência de todos.

LIÇÕES DE VIDAFLAMINDA ROCHA: A EXPERIÊNCIA DA

RESSURREIÇÃO DO CRISTÃO“Meus velhinhos precisam estar bemcheirosos”, é o que gosta de dizer aose referir aos cuidados com o perfumeapós o banho de seus atendidos.

Não é mulher de limitar suaspotencialidades, mas vai sempre além,cobrando de todos o mesmocomportamento. É criteriosa eexigente, valorizando cada moradorda Vila em sua individualidade, comsuas limitações e seus anseios. Para isso,orienta quanto aos cuidadosespecíficos na alimentação, commedicações e até com as roupas, queela faz questão de serempersonalizadas. É uma cristã muitoatuante, cobra resultados e apontacaminhos para a eficiência. “É precisofazer mais! A ajuda não está boa!” dizsempre. E sua missão não fica somentepresa aos muros da Vila, já que tambémintegra conselhos municipais,reivindicando melhorias para toda acomunidade.

Com o seu jeito de agir e depraticar a caridade, tem se tornado um“evangelho vivo” por onde passa. Faztudo no anonimato, sem a necessidadede alcançar glórias ou títulos, atéporque suas respostas são enviadastodos os dias através do carinho, dosorriso aberto e do abraço, por vezesdesajeitado, de seus “amáveisvelhinhos”. Vive na certeza de que oreflexo de Deus só pode ser conhecidoatravés do olhar de gratidão de nossoirmão.

E então, mesmo sem quererreconhecimentos, fica impossívelesconder a admiração por alguém quetanto faz para que o Cristo transpareçaatravés de seus atos. “Continue assim,Flaminda: forte, determinada,autêntica, sem temer incompreensões.Continue criticando, exigindopresença, pois o seu testemunho devida é muito importante para todosnós”, define o amigo e vicentino Aladel.

Diante de tudo isso, podemosafirmar que a “ressurreição do cristão”acontece quando ele buscaverdadeiramente a santidade atravésde atos, palavras e mãos estendidas. Oamor ao próximo, ensinadoarduamente por Jesus, precisa serentendido como o gesto de descruzaros braços diante da necessidade dooutro e aproximar-se sem temor oudúvidas. E feliz de quem consegue agirassim, sem fazer de sua missão umpesado fardo.

Claudinei Rezende

DECOLORES por Adircilene

AniversariantesA família Decolores abraça os

aniversariantes do mês de Abrilcom muito carinho e desejando

muita saúde, paz e felicidade:

Saiba mais sobre as notícias do Movimento de Cursilho.

01 Maria Luiza (Sandro),Marcos (Rosana), Paula, 02Jackeline (GJ), 04 Marina (Lucas),05 Antônio (Batata), Sandra(Thiago), 06 Maurício (Simone), 07Daniel Nascimento (GJ), 08 Taty,12 Dice (Carlos), 14 Izabel(Renato), Marilene (J. Ângelo), 15seila, 16 sebastião (Ana), 20Joice, Paulo (Marly), 21 apaecida(Mozair), 22 Homero, 23 Síia(Ivan), 24 André (íris), 25 Hellem,Juliana Almeida (GJ), Carlos(Adircilene), 27 Lívia (Edilsn), 29Maria (Reginaldo)

Julho de 72 - Início da Hora ApostólicaApós o cursilho da Irmã Maria

Helena, surgiu a ideia de fazer a“Hora Apostólica” em sua casa,pelo fato de existir lá uma capela.Assim, na quinta-feira, todos como Guia do Peregrino, rezavam aHora Apostólica e, depois, iampara a reunião semanal do grupo(somente um grupo), queacontecia na sacristia da igreja.

A Hora Apostólica não era umaregra do Movimento de Cursilho,mas foi uma iniciativa do grupo de1972, que permanece até hoje -a Adoração ao Santíssimo antesdas reuniões de grupos (hoje 10Núcleos). Com certeza, o poderda oração fortalece cada reunião.Quase todo final de semana, oprimeiro grupo tinha atividades:levar, buscar e esperar o novocursilhista (que só chegava demadrugada), frequentar reuniõesde grupo e ultreias de outrascidades, curso intensivo dedirigentes em Belo Horizonte paraaprender mais rapidamente sobrea organização do Movimento.

Curiosidades e termosusados na época:

· Reitor: Coordenador doCursilho

· Ralhista e sala de Ralho:Mensageiro e sala de mensagem

· Meu Caro: saudação, vocême é muito especial, usadotambém nas correspondências.

· Decúria N S.da Paz: grupoou classe de 10 indivíduos,portanto, Grupo N.S. da Paz.

· Fulano caiu do cavalo: ouseja, converteu-se.

· Cidades que participavam doCursilho da Diocese de Luz:Abaeté, Araxá, Angra dos Reis-RJ, Belo Horizonte, Betim,Capitólio, Campanha, Carmo doParanaíba, Contagem, CampoBelo, Curvelo, Divinópolis, Doresdo Indaiá, Franca-SP, Juiz deFora, Lavras, Morada Nova deMinas, Matutina, Patos de Minas,Pompeu, Ponte Alta-Uberaba,Pinhuí, Paineiras, Pitangui, Pará-de-Minas, Sacramento, Sete

organizaram e participaram. Quea estrela de cada um brilhe noexemplo de Cristo.

Páscoa!Luz e Salvação da

humanidade!Iniciamos o mês de abril

em pleno Tempo Pascal,solenidade que nos permitefazer memória do ápice danossa fé.

Que possamos, comofamília cristã, participardeste importante momentocom profundo ardor evivenciar o ato de amorsupremo que Jesus realizoupara a nossa salvação.

Que todos, aocelebrarmos a ressurreiçãode Jesus, a façamosprimeiramente em nossoscorações. E assim,renovados pelo amor deDeus, possamos ser sinaisde vida nova, vida com fé edinamismo cristão.

Page 11: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 11O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Semana Santa na Paróquia São Carlos Borromeu

Domingo de Ramos

Segunda Feira Santa

Terça Feira Santa

Page 12: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 12O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Calendário ParoquialABRIL

08/04 Domingo da Páscoa do Senhor09:00 h - Missa na Igreja Matriz10:00 – Celebração de Batizados – Igreja Matriz – Resp. Com.Santa Teresinha19:30 h – Missa na Igreja Matriz, Coroação e Procissão do Triunfo

09/04 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

11/04 19:30 h - Escola Vivencial do Cursilho12/04 07:00 h – Missa e exposição do Santíssimo

Adoração do Santíssimo o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com. São Pedro19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz19:30 h – Reunião paroquial com catequistas (formação) –C.Catequético

13 a 15 MLC - Centro Catequético14/04 08:00 h - Reunião da Coordenação Diocesana e Vigários Forâneos

– Paroq. São Sebastião15 a 21 Semana de Formação e Espiritualidade nas Paróquias15/04 17:00 h - Missa na Comunidade N. Sra das Vitórias (Capetinga)16/04 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz17/04 09:00 h – Reunião da ADIP-Luz – Secretaria Paroquial

19:00 h - Missa na Comunidade São Carlos Borromeu com 1ªEucaristia

18/04 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:00 h - Missa na Comunidade São José Operário19:30 h - Reunião Paroquial do ECC e Celebração Eucarística -Centro Catequético

19/04 07:00 h – Missa e exposição do SantíssimoAdoração do Santíssimo o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com. São Pedro19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

20 a 22 Encontro da RCC - Centro Catequético20/04 07:00 h – Missa na APAC

19:00 h - Missa na Comunidade São Pedro19:00 h - Missa na Comunidade São Cristóvão

23/04 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

24/04 19:00 h - Missa na Comunidade São Vicente de Paulo19:30 h - Reunião do CPE - Centro Catequético – Resp. Com. SãoJudas

25/04 São Marcos, Evangelista15:00 h - Missa no Hospital São Carlos18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida20:00 h - Ultreya do Cursilho - Centro Catequético

26/04 07:00 h – Missa e exposição do SantíssimoAdoração do Santíssimo o dia todo15:00 h - Missa no SOS18:00 h – Vigília Eucarística – Resp. Com. São Pedro19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

27/04 19:00 h - Missa na Com. Sagrado Coração de Jesus28 e 29 Encontro de Noivos - Centro Catequético29/04 1º Módulo de Formação para Catequistas na Forania - Moema30/04 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

MAIO01/05 19:00 h - Missa na Igreja Matriz - Pia União de Santo Antônio

19:30 h - Reunião dos Ministros da Palavra - Salão São Carlos20:00 h - Reunião dos Ministros da Sagrada Comunhão - CentroCatequético

02/05 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida02 a 11 50ª Assembleia Geral da CNBB – Aparecida (SP)03/05 Santos Filipe e Tiago, Apóstolos

Vigília Eucarística o dia todo – Resp. Com. Santa Teresinha18:00 h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz19:00 h - Reunião Paroquial c/as Catequistas - Centro Catequético

04 a 06 Encontro do ECC – 1ª Etapa - Centro Catequético04/05 18:00 h - Reunião do Apostolado da Oração - Igreja Matriz

19:00 h - Missa na Igreja Matriz07/05 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz08/05 19:30 h - Missa na Com. Santa Teresinha do Menino Jesus

19:30 h - Missa na Comunidade N. Sra de Fátima09/05 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida

19:30 h - Missa na Comunidade São Judas Tadeu19:30 h - Escola Vivencial do Cursilho - Centro Catequético

10/05 Vigília Eucarística o dia todo – Resp. Com. Santa Teresinha18:00 h - Adoração das Comunidades - Igreja Matriz19:00 h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz20:00 h - Reunião do CPAE - Casa Paroquial

11/05 19:00 h - Missa na Comunidade Imaculada Conceição13/05 Dia das Mães

10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz – Resp. Com.São Judas

OBS.: Todos os Sábados - 07:00 e 19:00 h - Missa na Igreja MatrizSão Carlos Borromeu19:00 h - Missa na Igreja do RosárioTodos os Domingos07:00 / 9:00 / 18:00 / 19:30 h - Missa na Igreja MatrizSão Carlos BorromeuTodas as Segundas-Feiras – 07:00 h – Celebração da Palavrana Igreja MatrizTerças às Sextas-Feiras -07:00 h – Missa na Igreja Matriz

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade

paroquial, demonstra consciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza

três grandes dimensões: religiosa social e missionária. Juntose unidos na fé, conseguimos tudo aquilo que é necessáriopara implantar o Reino de Deus. Com carinho e comprometido

com você, apresentamos a prestação de contas da nossa Paróquia e a formacomo é aplicado o dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de MARÇO/ 2012

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 6.856,991 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 39.347,131.1 Dízimo R$ 22.886,791.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 2.225,001.3 Coletas ordinárias R$ 7.176,351.4 Donativos diversos R$ 2.884,601.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Coleta da Solidariedade)1.7 Contribuição das Comunidades1.8 Outras receitas (Empréstimos, Resgate de Aplicação

Financeira, etc...) R$ 4.174,39SOMA (0 + 1) R$ 46.204,12

2 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 41.699,512.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 25.571,782.1.1 Manutenção do culto R$ 398,942.1.2 Evangelização R$ 3.861,972.1.3 Manutenção de veículos R$ 617,142.1.4 Côngruas, Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 4.716,702.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 2.381,172.1.6 Casa paroquial R$ 1.224,822.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 1.095,742.1.8 Despesas com pessoal R$ 11.275,302.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 1.241,832.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes,

enfermos, encarcerados) R$ 1.241,832.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 4.772,962.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 2.765,962.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades,

cursos de formação, transporte,aluguéis,etc). R$ 2.007,002.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 10.112,942.4.1 Despesas financeiras e tributárias2.4.2 Despesas gerais R$ 441,892.4.3 Retirada para aplicação R$ 1.336,252.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético R$ 8.334,802.4.5 Imobilizado R$ 10.112,943 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 4.504,61

SOMA (2 + 3) R$ 46.204,12Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 4.504,61

Pe. João Bosco da Silva Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

Page 13: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 13O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

As mãos ensanguentadas de JesusSemana Santa. Aprendi com a minha mãe e

com a Igreja, que esta é a semana em que nospenitenciamos com a dor de Cristo. E elasempre teve o poder de me fazer sentir triste eculpada. Desde criancinha, ouvi dizer que Jesusmorreu por nossa causa. Que a sua tortura emorte foi para a redenção dos pecados domundo e que nós fomos os culpados pela suador e crucificação. Lembro-me até hoje doaperto que eu sentia no peito quando via aencenação de sua flagelação no palco armadoem frente à igreja, a consternação de meus paisdiante da dramatização da dor e o eco dessaspalavras nos meus ouvidos, dizendo que nóséramos os culpados de sua morte. Foram anosassistindo a esse martírio, e a culpa que eu nãoentendia me incomodando, apertando o meupeito. Depois vieram os filmes. A dor era aindamais cruel quando via na tela o rostodesfigurado e as mãos sendo atravessadas pelospregos, naquela imensa cruz. Eu tinha pavorem ver as mãos ensaguentadas de Jesus.

Jamais entendi porque eu seria culpada deuma morte que aconteceu milênios antes deeu existir. Não enxergava dentro de mim amaldade que diziam existir nos homens, razãopela qual Deus enviou seu Filho a terra para nosredimir. E passei muitos anos evitando ver essaimagem que despertava minha culpa e meusmedos inexplicáveis.

Depois de conhecer as passagens da históriae descobrir a natureza selvagem do homem,não só naquela época, mas também ainda hoje,entendo a missão de Jesus. Deus deve ter sedecepcionado muito com a ambição doshomens que, desde os primórdios dos tempos,viviam em função de conquistar impérios,acumular riquezas, usurpar o poder através deguerras que destruíam civilizações inteiras,muitas vezes em Seu nome. As cruzadas

ostentavam a fé para o derramamento de sanguee a demarcação de limites, muros eram feitos deescudos humanos para defender coroas depoder absoluto. Não havia amor e nem respeitoentre os homens. Era a lei do mais forteimperando no mundo. Por isso Jesus veio ensinara lição da humildade e do amor ao próximo. E oshomens, enfim, descobriram que a paz nãomorava onde a guerra era coroada com a glória,mas, sim, com a serenidade e o bem semeadosem seus corações.

Ainda existem alguns lugares na terra ondeessa lei impera. Lugares onde o exemplo de Jesusnão teve alcance; onde os humildes aindaveneram deuses de barro, líderes fanáticos,governos opressores que manipulam a humildadee a ignorância de seu povo para se manteremno poder e no domínio, seja ele político oueconômico. Usam a vida de seus súditos paradefenderem suas ideologias e não têm escrúpulosem lavar as mãos com sangue. Esses jamaissouberam o significado das mãosensanguentadas de Jesus. O amor ao próximoainda está bem distante deles. E não sei se Deuslhes dará outra chance de redenção, comoaconteceu no passado. Mas nós, que fomosabençoados com o seu exemplo, estamos aospoucos aprendendo a lição da humildade e doamor, apesar de tantos ainda apegados só àriquezas materiais, vítimas de uma ambição quenão se justifica, já que a vida é transitória. Hojejá vejo com mais serenidade a imagem domartírio de Jesus. E nas minhas preces, quandotenho meus momentos de proximidade paraagradecer todas as graças que alcancei na vida,ainda sinto a necessidade de pedir perdão pelacrueldade dos homens. Mas ainda prefiro verimagens onde a serenidade resplandece no rostode Cristo. Elas me lembram que Deus ainda temesperança nos homens.

Maria do Rosário Bessas

Mensagem de Páscoa

É Páscoa... É a maior festacristã! É tempo de ressurreição!

Páscoa é tempo degraça. É tempo decelebrar, sofrer, morrere ressuscitar comCristo. É tempo demeditar, de buscar, deagradecer, de plantar apaz. É tempo deoração. É tempo deabrir os braços, de daras mãos e de ser maisirmão.

Páscoa é tempo de recomeçar, de libertar, depassar... Das trevas para a luz, do ódio para operdão, do egoísmo para o amor, da morte paraa vida eterna.

Páscoa é ser capaz de mudar. É partilhar avida na esperança. É lutar para vencer toda sortede sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente.É viver em constante libertação. É crer na vidaque vence a morte.

Páscoa é dizer sim ao amor e à vida. É investirna fraternidade. É lutar por um mundo melhor. Évivenciar a solidariedade.

Páscoa é renascimento, é recomeço, é crerna vida que vence a morte. É ver que hoje soumelhor do que ontem. É ser capaz de mudar. Édizer sim ao amor e à vida! A vitória será sempreda vida. A última palavra será: RESSURREIÇÃO!

Nesta ocasião, desejo-lhe uma vivênciaprofunda do Mistério Pascal e do amor de Deus!Que o sol da esperança brilhe em suas trevas!Que a certeza da vitória da vida afaste tododesânimo! Que a ressurreição de Cristo seja acerteza de que o amor vence sempre!

Tenha uma feliz, santa e verdadeira Páscoa!

Dom Antônio Carlos FélixBispo Diocesano de Luz

Page 14: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 14O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS

Aceitar asdiferenças econviver comelas é umaforma deenriquecermos

a própria vida e evitar odistanciamento nas relaçõesinterpessoais.

ALGUMAS DICAS:Evite acusações moralistas.Exclua críticas e julgamentos.Aceite: Amor e harmonia nem

sempre caminham juntos.Acredite: As diferenças são o

tempero do relacionamento.Aprenda a discordar,

acreditando em suaspossibilidades.

Confie nas habilidades dosoutros.

Sem diálogo... não há soluçãoO diálogo entre pais e filhos,

apesar de difícil, é fundamentalpara criar um ambiente deconfiança que facilite a educação.

No livro Como ser bons pais ecriar ótimos filhos – Princípio eatitudes essenciais para umaeducação bem sucedida (PaulinasEditora), os autores Alan e RobertDavidson fornecem algumasdicas para superar o impasse nodiálogo:

· Discuta o tema comcalma, deixando que um e outrofalem por um tempodeterminado, sem interrupçõesou negatividade.

· Empregue a técnica dereproduzir para o outro, com as

SANTOS E SANTAS

Juliana nasceu na Bélgica.Ficou órfã com cinco anos deidade e foi criada pelas irmãsno Convento de MonteCornellon. Leu os trabalhosde Santo Agostinho e SãoBernardo enquanto aindajovem e decidiu tornar-sefreira.

Certo dia passou areceber visões de Jesus, e Eleapontava que não haviafestas em honra do SagradoSacramento. Baseado nisso,ele defendeu a criação de

uma festa que, mais tarde, se tornou a Festa deCorpus Christi.

Por causa das mensagens, Juliana foi acusadade visionária e foi exonerada de seu cargo noConvento. Mas seu ideal continuou vivo e, depois,realizado. O Ofício da nova festa foi mais tardeescrito por São Tomás de Aquino e sancionado,para toda a Igreja, pelo Papa Urbano IV, em 1264.A festa tornou-se obrigatória para toda a IgrejaCatólica Romana em 1312.

Juliana morreu dia 06 de abril de 1258. Foibeatificada em 1869 pelo Papa Pio IX.

ORAÇÃOAlma de Cristo, santificai-me.Corpo de Cristo, salvai-me.Sangue de Cristo, inebriai-me.Água do lado de Cristo, lavai-me.Paixão de Cristo, confortai-me.Oh! Bom Jesus, ouvi-me.Dentro das vossas chagas, escondei-me.Não permitais que eu me separe de vós.Do espírito maligno, defendei-me.Na hora da minha morte, chamai-me.E mandai-me ir para vós,Para que com vossos santos, vos louvePor todos os séculos. Amém.

06 de Abril -Santa JulianaIraídes Vidal e Elvira Castro

próprias palavras, aquilo quepensa ter ouvido dele. Issoevita mal entendidos.

· Façam juntos umalista com diversaspossibilidades de solução,comparando as soluçõesdadas por cada um efazendo ajustes nos pontosque vocês julguemnecessários. E, uma veztendo chegado a umconsenso, cumpram ocombinado. Assim seu filhovai se sentir participante dadecisão, fortalecido ecomprometido com oacordo.

· Lembre-se: seu filhoprecisa saber que você levaem consideração as ideias esolicitações dele. Se eleaprender desde cedo quepode contar com você naspequenas coisas, vaiprocurá-lo por razõesimportantes quando formaior.

PAPEL DA FAMÍLIA naformação dos filhos:

· Pai e mãe são omodelo mais importante emais próximo da criança. Seeles não respeitam a lei, porque o filho deveriarespeitar?!

· É necessário reforçarvalores positivos.

· Crianças aprendemcom exemplos, com osvalores que os pais

demonstram por suas ações.· Estabelecer normas e

limites não afasta o filho dos pais.Ao contrário, eles sentem que opai e a mãe se esforçam paraeducá-los.

· As penalidades devem serdiscutidas antes, de tal forma queos filhos entendam que há umresultado muito previsívelquando uma norma é quebrada.Elas também devem serrazoáveis e relacionadas com ainfração.

· É preciso achar tempopara conversar com os filhos.Você pode incorporar algunsrituais no seu dia-a-dia, comobuscar o filho na escola, reservaralguns minutos para conversarsobre acontecimentos do dia, irao parque, andar de bicicleta eoutros.

· Acompanhe a vidaescolar de seu filho, fazendovisitas regulamente. Conversecom os professores, perguntecomo ele está na escola. Se eleapresentar alguma dificuldade,peça orientações de comoajudá-lo em casa.

· Leiam bilhetes e avisosque a escola mandar erespondam se necessário.

· Compareça às reuniõesda escola, conheça os colegas eos pais de seu filho.

Fonte - Revista Família CristãSetor Família

Paróquia S. Carlos Borromeu

Page 15: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 15O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 16: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 16O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DO EACNovos integrantes, missão renovada

No mês de março foi realizado mais um encontro do EAC, que marcou achegada de 70 novos adolescentes ao movimento. Foi um encontroabençoado, tanto para a equipe de trabalho quanto para o grupo deadolescentes escolhidos. Com a chegada dos novos membros, o movimentoganha ainda mais agilidade, conhecimento e participação na Paróquia, jáque a presença dos “novos” nas reuniões tem sido elogiada pelos tiosdirigentes. Como uma das primeiras tarefas pós-encontro, o EAC teve umaboa participação na vigília da Sexta-Feira Santa, no horário de 11:00 às12:00 horas, reservado pela paróquia para o movimento.

Parabéns, turminha! Continuem fazendo a diferença em nossa paróquia!

O ensinamento que nasce dos gestosNa reunião do dia 25 de março, os

adolescentes foram surpreendidos com umabela apresentação através de teatropantomina, feita pelos tios com o intuito depassar uma mensagem de comportamentocristão para a juventude.

A pantomina é um teatro que faz o menoruso possível de

palavras e o maior uso de gestos. É a arte denarrar com o corpo. É uma modalidade cênicaque se diferencia da expressão corporal e dadança. Basicamente, é a arte objetiva da mímica,um excelente artifício para interpretação desentimentos.

E espertos, como sempre, os adolescentesassimilaram bem a mensagem comportamentalapresentada pelo grupo que, além de difundir acultura dentro do movimento, ainda demonstroubastante talento para artes cênicas.

Gincana da PáscoaNum jogo divertido de perguntas e respostas sobre questões bíblicas e

litúrgicas, aconteceu, no dia 1º de abril, a Gincana da Páscoa. Foi umacompetição sadia, bem aceitapor todo o grupo. Ao final, ascrianças, fi lhos dos tiosdirigentes, distribuiramchocolates para osadolescentes. E então a festafoi geral! Diversão pura!

Desejamos que a Vida Novaem Cristo possa nos fazer cadavez melhores e maiscomprometidos com aspropostas do Reino de Deus.

Feliz Páscoa!Tios dirigentes do EAC

MACMovimento de Amizade Cristã

Cristo vive em mim

Já estou crucificado, não vivo mais euEstou longe do mundo, mais perto de Deus.

Eu vivo pra Ele; meus sonhos são dele.Eu canto a mensagem da cruz,Eu vivo pela féNo Filho de Deus.Cristo vive em mim,não vivo mais euMas, Ele em mim

Menos de mim, mais Cristo em mimNada sobre mim,eu quero Cristo em mim.

Emerson Pinheiro

Estamos em um momentode reflexão, onde é necessáriopensar se nossa vida estáseguindo para o rumo certo. Jáé Páscoa,onde nós, católicos,relembramos a morte ecelebramos a ressureição deJesus Cristo. E nosemocionamos com seu gesto deamor.

Páscoa significa vidanova.E, nesse novo recomeço,vamos pensar se Cristo habitanossa casa, nossas atitudes; se

o nosso coração está cheio da sua palavra, se em certos momentos nosesquecemos de seus mandamentos e nos cegamos de egoísmo.

É importante ressaltar que devemos agradecer e louvar a Deus nãosomente na Páscoa. Mas, devemos andar sempre com Ele, deixar que Elehabite nosso coração, que seja nossa fortaleza e refúgio. Participar da suaIgreja, doar-se, fazer a diferença, ser um discípulo de Deus.

Em última analise, quem sabe aonde quer chegar, escolhe o caminhocerto e o jeito certo de caminhar. Jesus nos espera no final da caminhada,pois Ele é o caminho que conduz à vida eterna!!!!!!!!!!

Feliz Páscoa! Um recomeço cheio de amor, fé e esperança!Agradecimento

Agradecemos a todos que colaboraram para a nossa Feijoada Dançante.De maneira especial, agradecemos aos jovens e tios maquianos. O nossosucesso é devido à força, à fé, e ao amor de cada um.

Page 17: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 17O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

SEMANA DA DORES - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU

Missa de encerramento do Triduo, dia 29/03, no SalãoN.Sra. de Fátima, com a participação desta comunidade e da

comunidade São Judas Tadeu.

Comunidades:São Vicente de Paulo e São Pedro

Durante a Semana das Dores, de26 a 29 de março, as

comunidades da Paróquia SãoCarlos realizaram Tríduo,

encerrando com a Santa Missa.Foram celebrações muitoparticipativas e com muita

espiritualidade.

Page 18: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 18O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

No mês de abril,o Amor Exigentedesenvolverá em nósmesmos o valor e a

autoridade que temos. Refletiremos sobreo princípio valorizador: pais e filhos não sãoiguais.

De geração em geração, as formas desocialização, de educação e de convíviofamiliar mudam constantemente. A vivênciado pai, muitas vezes, difere da vivência dofilho. As épocas são outras e asdificuldades são diferentes, o quedemonstra a evolução da família. E é o queo 4º princípio do AE vem nos dizer. Esseprincípio está fortemente ligado ao princípioque diz respeito às Raízes Culturais.

O pai, que foi criado há algumasdécadas, certamente não teve umaeducação centrada na liberdade deescolhas, uma vez que a rigidez e adisciplina exagerada eram doutrinasimpostas para a formação no respeito e naobediência. Esse modelo de educação tinhanos pais o centro pela qual se movia afamília. Bastava um olhar para entender orecado: quando tinha visitas, aparecer nasala somente para cumprimentar osvisitantes. E aí vieram os filhos dos filhosque tiveram esse tipo de educação. Algunsresolveram que tudo seria diferente. Nãotratariam seus filhos da mesma forma queos seus pais o trataram. Seriam maisdemocratas, mais amigos, dariam maisliberdade... E para reforçar esta “novaforma” de educação, os psicólogos, ospsicanalistas defenderam a teoria de queos filhos precisam de maior liberdade paraencontrar o melhor caminho, terem suaspróprias experiências, uma educaçãomenos repressora e que, em casa,houvesse mais diálogo e mais oportunidadedo confronto de ideias.

Grande parte dos que defenderamessa teoria, após uma reflexão do queaconteceu com a sociedade, viu que houveum erro de rota. E que o barco estavaafundando num mar onde os principaisvalores que o sustentavam (como respeito,dignidade, amor, educação) deixaram demantê-lo na superfície.

Ao procurar diminuir as diferenças,pregou-se a necessidade de que pais efilhos precisavam ser amigos, esquecendo-se de que os filhos precisam de alguém maisdo que amigo: precisam de referência parasuas vidas. Amigos, os filhos os têm naescola, na rua. Enquanto em casa, precisamde um guia, um orientador, um pai que deve

Amor Exigente4º Princípio:

Pais e filhos não são iguais

Fazenda Novo Caminho

Dia 25 de março, a Fazenda Novo Caminho teve a alegria de graduarmais dois recuperandos de Lagoa da Prata: Júlio César da Silva e JuarezJosé de Oliveira. A cerimônia foi realizada após a celebração da SantaMissa presidida pelo Pe Léo, Pároco de Japaraíba, e contou com aparticipação de familiares e amigos.

Que Deus lhes conceda muitas bênçãos e que eles permaneçam nocaminho do Senhor.

Almoço beneficenteNo dia 1º de abril, no Centro de Eventos da Paróquia São Carlos Borromeu,foi realizado um almoço com renda destinada à Fazenda Novo Caminho.

“Foi um sucesso. A comida estava deliciosa, tudo muito bem organizadoe com uma grande participação. Agradecemos a todos que estiverampresentes e, especialmente, aos voluntários e colaboradores. Que Deuspossa recompensá-los por tudo”, ressaltou Aline Couto Loureiro, daDiretoria da Fazenda.

Caminhando e orandoVocê e sua família são convidados a partilhar conosco

experiências, dependências, angústias e vitórias nosencontros de ajuda mútua do Programa de Vida Nova.Eles são realizados duas vezes por semana, sempre às19:00 h.

Quartas-feiras: grupos de partilhaSextas-feiras: grupos de oração

Missa (3ª sexta-feira do mês)Local: Rua Dona Naná, 453 – Bairro Gomes, em Lagoa da Prata

Adão (ao centro), coordenador da casa de recuperação, dirigiu acerimônia de graduação de Júlio e Juarez

nortear suas condutas, criando regras queprecisam ser respeitadas e que vão prepará-los para enfrentar o mundo.

Pai é diferente do filho, pois o amaindependentemente do que ele é ou do quepode lhe oferecer. Ama-o tal qual ele é,simplesmente por ser seu filho. Daí aimportância da hierarquia. Pais queacreditam que precisam ser amigos de seusfilhos e que, como amigos, se tratam deigual para igual, vão ter problemas.

Lembre-se: Ser amigo de seu filho éajudá-lo a ser a pessoa certa para si mesmae para o mundo em que vive. “OS PAISPRECISAM SER PAIS PARA QUE OS FILHOSPOSSAM SER FILHOS”. Tal afirmação nãodeseja pregar autoritarismo norelacionamento, ao contrário, quer que ospais exerçam sua autoridade tendo sempreem mente que a harmonia deve estarcentrada no que somos. E quando o paiestá ciente do papel que deve exercer,buscando o respeito, a confiança, osdeveres e limites de cada membro da família,estará exercendo o seu papel com dignidadee contribuindo para que os filhos tenhamestes mesmos valores quando constituírema própria família.

Quando os papéis dos pais e filhos sãoentendidos como complementares um dooutro, e não como opostos, as diferençasque existem complementam, acrescentampara que cada um possa ter seu lugar bemdefinido. E nesse entendimento mútuo efamiliar, o fato de pais e filhos não seremiguais pode ser entendido como soma,partilha, e não como confronto.

Enquanto pais, precisamos darcondições para o aprendizado de nossosfilhos com a mesma energia para deixá-losassumirem as responsabilidades dos atosque tomarem. E o aprendizado que esseprincípio deixa é a busca diária dahonestidade como fator preponderante nasrelações.

Como pais, e não como “super-homens”,não temos uma resposta para tudo. Mas,vamos buscá-la dentro dos valoresespirituais, como fonte para nutrir nossarelação com nossos filhos, propiciando-lhescondições de crescimento para que ocupemseu lugar no mundo da melhor formapossível.

Tenham sempre em mente que SE VOCÊNÃO FOR REFERÊNCIA PARA SEUSFILHOS, OS AMIGOS DA RUA PODERÃOOCUPAR ESSE ESPAÇO.

Querendo ser amigo, por vezes, nosesquecemos de ser pai.

Marlene Lopes Domingos

Page 19: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 19O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Uma guerreiraarretada no esporte

O esporte dignifica o serhumano em todos os sentidos e,no Brasil, vários atletas sedestacam. Dentre eles, destaco aJaqueline, do vôlei feminino, que éuma verdadeira guerreira noesporte e na vida.

Jaqueline começou a carreiramuito jovem, quando saiu dePernambuco e foi, de corpo e alma,para São Paulo. Aos 14 anos deidade, iniciou com muita dificuldadea sua carreira no concorrido mundodo vôlei. Enfrentou barreiras, foidesiludida por algumas pessoas empeneiradas. Na primeira contusãograve, quase teve a sua carreirainterrompida, pois um médico falouque ela não poderia continuarjogando e que teria que amputaro braço. Mas,a atleta não desistiu:procurou o tratamento adequadoe seguiu jogando. Depois disso,teve ainda mais duas contusõesgraves em seus joelhos.Fezcirurgias, ficou um longo etenebroso inverno parada (quasedois anos) e voltou com a energiaredobrada.

Em 2010, teve mais um baqueviolento: perdeu o seu bebê noquarto mês de gestação.E, no anopassado, mais um grave acidente:no Panamericano, chocou-se coma líbero Fabi, quando subiu até arede para atacar uma bola,contundindo gravemente a coluna.Ela conseguiu recuperar-se depoisde um tratamento conservador.

Jaqueline é um exemplo paranossos jovens. É uma “guerreiraarretada” do esporte. É casada como jogador Murilo, que também éum guerreiro no vôlei masculino eque sempre deu muita força paraa esposa, principalmente nosmomentos difíceis da sua carreira.

Parabenizamos a Jaqueline, quenunca desistiu de lutar por seusobjetivos!

Esportes por esportesWaldir Ribeiro

Torcidas organizadas: um bem ou ummal para o futebol?

As torcidas organizadas fazem parte do cotidiano.Estãosempre fazendo grandes festas nos estádios, mas tambémprovocado tragédias. Tem torcida que se organiza para apoiaro time; e tem aquelas que promovem brigas nos estádios eem outros locais.Formar grupos de apoio é importante para osclubes e para o espetáculo, desde que não sejam ofensivos.Torcer é importante e se organizar é necessário, mas desdeque seja para o bem de todos.

As torcidas organizadas começaram a ser formar no Brasilprincipalmente na década de 60. Ao longo da história, temacontecido muitas tragédias, pois no meio delas se infiltrammaus torcedores. Quem não se lembra daquela manhã dedomingo de 1996, na decisão da Copa São Paulo de Juniores,no Pacaembu, entre São Paulo e Palmeiras?! Foi uma verdadeiraselvageria humana.

De lá para cá, continua tudo na mesma.Os bandidos,fantasiados de torcedores, continuam aprontando nas cidades,nos estádios.E praticamente nada é feito por nossasautoridades. Quando acontece uma tragédia, a mídia cai emcima.Mas, pouco depois, tudo cai no esquecimento, queinfelizmente é padrão em nosso país tropical.

Basta de impunidade! Não adianta proibir torcidasorganizadas de irem aos estádios: tem que proibir é a entradados bandidos fantasiados de torcedores. Não adianta proibir ascamisas de adentrarem aos estádios, se os bandidos seguemsoltos. Não tem como coibir a violência se não cortar o malpela raiz.E a solução são leis mais rígidas. Não é só no Corínthianse Palmeiras, no Atlético e Cruzeiro, no Flamengo e Vasco quese tem problema com torcida organizada.Mas em todos osquatro cantos do país, do Oiapoque ao Chuí.

Nos dias de hoje, está muito difícil chamar as famílias parairem aos estádios. É preciso punir os baderneiros e os bandidos,caso contrário, as brigas, mortes e tragédias irão persistir.

Queremos paz nos estádios e que as famílias inteiras possamvoltar a assistir aos espetáculos.

O centenário do América sobo olhar de Miro Teixeira

Surgiu há 100 anosem Belo Horizonte, emum bairro nobre naépoca, próximo aoparque nacional, umgrande clube.

Esse clube recebiadiariamente em seuestádio, talentosfutebolísticos e esportesespecializados comobasquete e natação.

Todos os ônibus dosbairros tinham suasparadas finais próximoao estádio do América.

Colecionou váriostítulos mineiros e tinha

intercâmbio internacional.Já foi a 1ª força, onde o seu principaladversário era o Galo.

Na década de 50, importava e exportava bons valores deoutros estados. Chegou a decacampeão mineiro. Nos anos 60,vários jogadores do clube faziam parte da seleção mineira,inclusive da que inaugurou o Mineirão em 64.

Nesta mesma década surgiu o grande Jair Bala, que jogouem outros estados e que depois voltou para o clube. Tostão, ogrande fenômeno da copa de 70 (tri-campeonato mundial), foitirado do América pelo preço de uma televisão e uma geladeira.

Na sequência vieram Eduardo Rabo de Vaca, Juca Show,Cláudio Mineiro, Edson Ratinho, Eder Aleixo.Recentemente,vieram Gilberto Silva, Fred, Euler, Evanilson, Danilo e Zé Eduardo,que saíram sem muito esforço. Nada para os cofres do clube.

América, um produtor de grandes craques, sem muitoreconhecimento, sem maior valorização. Os próprios dirigentesnão se prepararam para se tornarem uma grande empresa.Falta ao clube estrutura, visão e até mesmo bons profissionais.

Comemora-se, neste centenário, uma queda para a 2ªdivisão do Campeonato Brasileiro, uma possível classificação(3º ou 4º) lugar do Campeonato Mineiro (ou rural), um númerode torcedores cada vez menor e a perda de espaço adquiridoanteriormente (Estádio Independência).

Tomara que surjam novos diretores, capazes de colocar oAmérica no local de merecimento,porque bons jogadores otime sempre fez.

Miro Teixeira

Page 20: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 20O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Pe João Bosco

EACParóquia São Sebastião

“Viver pra mim é Cristo..."

O negócio é fazer a diferença ... Nos dias 17 e18 do mês de março, aconteceu o XXV encontro doEAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) naParóquia São Sebastião. Agradecemos a todos quecolaboraram para sua realização.

Este movimento tem como fundamentoevangelizar, animar e incentivar os jovens aparticiparem da vida da Igreja.

É muito gratificante para nós, Tios, vermos aalegria desses jovens nas reuniões. Ali, eles fazemnovas amizades, participam de gincanas, eventosfestivos e religiosos. Sem contar que o EAC estásempre em contato com os pais. Nosso lema évalorizar a vida em família. Temos o imenso desejode manter vivos valores como respeito, humildade,doação, colaboração etc.

Evangelizar não é fácil, mas é preciso investirnesse ponto, principalmente com os jovens que, nosdias de hoje, têm sido alvo fácil dos males queprejudicam a saúde e o bem-estar da sociedade.

Invocamos sempre o Espírito Santo para que sejafeita a Sua vontade em relação aos nossos atos e,assim, consigamos semear no coração de cadajovem encontrista a palavra transformadora deDeus.

Evangelizar! É precisoooooo... Calazans

Jesus CristoFonte inesgotável de

alegria

Nosso Senhor dos Passos. IgrejaMatriz São Carlos Borromeu

Lagoa da PrataFoto: Antônio Carlos Dayrell

“Não entregues tua alma à tristeza,não atormentes a ti mesmo em teuspensamentos. A alegria do coração éa vida do homem, e um inesgotáveltesouro de santidade; a alegria dohomem torna mais longa a sua vida”(Eclo. 30,22-23).

Em nossa vida, travamos várioscombates. Muitas vezes criamos, paranós mesmos, um falso conceito de quea felicidade consiste em não termosproblemas e tristezas. Porém, isso éum conceito muito pobre e limitadosobre o que venha a ser a verdadeiraalegria. Se formos esperar que osproblemas desapareçam para só aísermos verdadeiramente felizes, issonunca acontecerá. A verdadeira alegriaestá para além das realidades quepassam.Tudo aquilo que é passageironão pode ser usado para medir nossafelicidade.

A alegria verdadeira está enraizadaem Deus e nas coisas Dele.Não estánas coisas exteriores, mas no interior.Aquilo que é passageiro vai gerar umaalegria que durará pouco e que logoacabará.

A verdadeira alegria está para alémdos conhecimentos e não pode sercomprada ou emprestada por outrapessoa. Mas, é experimentada poraqueles que encontram a fonteinesgotável dessa alegria: Jesus Cristo.

Vamos erradicar do nosso coraçãotoda tendência de cultivarmos as“alegriazinhas passageiras”. Sãomigalhas que não nospreenchem.Enquanto em Jesus,temos um banquete completo defelicidade. Não entreguemos nossaalma à tristeza! E o jeito mais eficaz dese realizar isso é por meio da alegriaque vem de Cristo.

Que nossa alegria seja cultivada emnossos corações e que deixemos seurastro por onde passarmos.

“Fazei o bem, e o mal não vosatingirá” (Tb 12,7).

Amarilton Vieira dos Santos

Page 21: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 21O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Paróquia São FranciscoACONTECEU

. Envio dos novos ministros

Dia 25 de março, após vários encontros depreparação, aconteceu em nossa Paróquia a Missade Envio de 56 novos ministros, sendo 08 da Palavrae 48 da Sagrada Comunhão.

Que Deus sustente na caminhada esses novosservos, que se colocam à disposição para levar aSagrada Comunhão aos enfermos e proclamar aPalavra de Deus em nossas celebrações.

. Almoço e show de prêmios

Mais uma vez, os participantes do Terço dosHomens promovem eventos para ajudar naconstrução da Matriz São Francisco de Assis.

Nos dias 14 e 15 de abril, haverá show de prêmios.Sábado, dia 14, após a missa das 18:00 h, edomingo, após a missa das 19:00 h.

Domingo, dia 15 de abril, a partir das 12:00h,haverá um almoço. Ingressos à venda com osparticipantes do Terço dos Homens e no EscritórioParoquial.

Tanto o show de prêmios quanto o almoçoacontecerão na cobertura ao lado da Igreja Matriz.

Escritório Paroquial está de casanova

Graças à sua contribuição, estamos concluindomais uma etapa da construção. Nosso escritório jáestá funcionando em novo endereço: Rua Maranhão,1150.

Horários de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00horas.

Confissões: terças e quintas-feiras, das 14:00às 17:00 horas.

. Semana das Dores

Nos dias 26, 27 e 28, desta vez celebrandosimultaneamente nos três setores, com bastanteenvolvimento e entusiasmo, tivemos o tríduo emhonra a Nossa Senhora das Dores.

Rezamos o terço seguido da Celebração daPalavra, onde todas as comunidades prepararamencenações que nos ajudaram a refletir as setedores de Nossa Senhora e o tema da CF 2012:“Fraternidade e Saúde Pública”. Após as celebrações,seguimos em procissão rumo à comunidade ondecelebraríamos no dia seguinte.

Agradecemos a todos que, em clima deespiritualidade e na simplicidade, doaram o seumelhor, preparando-nos para celebrarmos bem aSemana Santa.

. Domingo de RamosSob a coordenação das comunidades Santa

Rita, São Paulo e Santo Antônio e a participação doCoral Infantil Clara e Francisco, a missa do Domingode Ramos teve início no PSF da comunidade SantaRita.

Em clima de oração e respeito, nossas crianças,com a alegria que lhes é própria, conduziram o povoa celebrar, com muita música e louvores, o CristoRei, para iniciarmos bem a Semana Santa.

. Agradecimento

Agradecemos a vocês que participaram ecolaboraram de alguma forma para que a nossaSemana fosse, de fato, Santa. A todos, desejamosuma feliz Páscoa. Que possamos ressuscitar com oCristo em busca de uma vida nova.

Page 22: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 22O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DA

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU

j

Era uma vez um casal decoelhos que tinha três filhinhos.Como estava chegando aPáscoa, papai coelho disse paraa mamãe coelha:

— Coelhilda, estou muitopreocupado. Já estou ficandovelho para entregar ovos naPáscoa. Um de nossos filhos vaiter de aprender a fazer isso, masainda não sei qual deles escolher.

— Você tem razão,Coelhaldo. — disse dona Coelha!— E as crianças estão esperandopelos ovos! O que vamos fazer?

— Ah, vamos já cuidar disso!Chame os garotos!

Dona Coelhilda chamou osfilhotes que brincavam noquintal:

— Janoca! Joca! Jacó!Venham aqui! O papai quer falar

com vocês.Os coelhinhos vieram

correndo! Então Coelhaldoexplicou tudo aos filhos:

— Crianças, um de vocêsserá o coelho da Páscoa. Temosque entregar ovos para muitascrianças, neste ano!

— Oba! — gritou Janoca.Sou eu o coelho da Páscoa!

— Nada disso! — gritou ocoelho Joca —. Você é muitomagrinho, não pode carregar acesta com os ovos! O coelhoda Páscoa sou eeeeeuuuuu!

— Você? — disseenciumado o coelho Jacó —.Essa é boa! Você é muitoguloso! Vai comer todos os ovospelo caminho. O coelho daPáscoa sou eu!

Que confusão! De repenteos irmãos coelhinhoscomeçaram a discutir eninguém se entendia. Foi entãoque papai coelho resolveuacabar com aquela briga.Chamou os filhos para umcantinho e disse:

— Sabem quem vai ser o

O coelhinho da Páscoacoelho da Páscoa nesta casa,moçada? NINGUÉM!

— Ninguém? — perguntouJoca, muito desapontado — Porquê, papai?

— Porque vocês estãobrigando. E o espírito da Páscoanão é esse! Páscoa é a festa dapassagem para uma vida melhor.É tempo de amizade, de amor,de ter bons sentimentos nocoração. Foi isso que Jesus quisnos ensinar.

Os coelhinhos ficaram bemcaladinhos ouvindo papaiCoelhaldo. E muitoenvergonhados, pois agorasabiam o quanto estavamerrados ao brigarem para sercoelho da Páscoa. E agora, oque fazer?

Foi então que dona Coelhildateve uma ideia:

— Já sei Coelhaldo! Em vezde fazer uma cesta de ovos,vamos fazer três! E cada um denossos filhos leva uma. Assimtodos poderão ser coelhos daPáscoa e fazer muitas crianças

felizes!— Hum! Boa ideia! — disse

papai Coelhaldo —. E vocês,rapazes, o que acham disso?

Nem é preciso falar que osirmãos coelhinhos ficaram muitofelizes! E foi assim que tudo seresolveu. Dona Coelhilda e omaridão Coelhaldo prepararamuma linda cesta com deliciososovinhos para os filhinhosdistribuírem com as crianças.Eles foram bem rapidinho, eesconderam os ovos nosquintais, nos jardins, nas praças,nas escolas. A criançada fez amaior festa para encontrar osovinhos. Lá da toca Coelhaldo,Coelhilda e os filhinhos ouviramsuas risadas de felicidade e, ládo céu, Jesus, maravilhado,ficou espiando a sua grandefesta de Vida Nova.

(Aos pequeninos e aosgrandinhos, para que overdadeiro espírito Pascal nãoseja esquecido).

Marina Alves

AromaBilá Bernardes

Carne de porcofritando na panelaaroma de boloterminando de assarfubá torrandopara a sopa fazerflores na janelae a brisapassando por elas

Que delíciapoder sentira simplicidadedo cotidiano!

Page 23: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 23O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Por Juliana Lacerda

C e l e b r a n d o a P á s c o aC e l e b r a n d o a P á s c o aC e l e b r a n d o a P á s c o aC e l e b r a n d o a P á s c o aC e l e b r a n d o a P á s c o a

Envie uma poesia ou texto para o Cantinho da Criança!E-mail: [email protected]

Olá, amigos! Nestemês de abril temos afesta mais importante daIgreja, que é a Páscoa.A Semana Santa vai doDomingo de Ramos atéo Domingo de Aleluia. Émuito importante quetodos, até mesmo nós,crianças, participemosdo que acontece nestasemana.

Na passagem daPáscoa, antes do jantar,Jesus pediu aosapóstolos que seassentassem, ajoelhou-se diante de cada umdeles e lavou seus pés.Era costume do povojudeu que osempregados de umacasa lavassem os pésdos visitantes. Osapóstolos ficaramespantados ao ver queJesus, o Filho de Deus,

A Simone, da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, fez um lindopoema para sua netinha Beatriz, que acabou de nascer:

lavava os seus pés.Jesus explicou que assimdevemos tratar asoutras pessoas. Já queaté o Filho de Deus sefez servo, ninguém devese achar superior aninguém. Às vezes, nósnos sentimos melhoresque os outros, mas Jesusnos ensina que somostodos iguais aos olhosdo Pai e que devemosser humildes.

Depois de lavar ospés dos apóstolos, Jesusdisse: “Desejei comercom vocês antes de tudoo que vai acontecer”.Pegando o cálice comvinho, disse novamente:“Tomem esse cálice e orepartam entre vocês”.Depois, pegando o pão,também deu graças e opartiu e deu a elesdizendo: “Este é o meu

corpo, que é dado porvocês. Façam isto emmemória de mim”.Dessa forma, naquelemomento, Jesusestabeleceu a Eucaristia,como nós aprendemosna Catequese.

Após o jantar, Jesusainda disse: “Ninguémtem maior amor do queaquele que dá a vida porseus amigos. Vocês sãomeus amigos, paraquem dou um novomandamento: Que seamem uns aos outrosassim como vos amei.Assim, todos saberãoque são meusdiscípulos, se vocês seamarem uns aosoutros”. Dessa maneira,Jesus nos ensina que omais importante paranós deve ser amar aDeus em primeiro lugar,e amar o próximo comoa nós mesmos.

Jesus nos deu muitosensinamentos. E, naSemana Santa, temos aoportunidade deentender e refletir sobreeles e sobre a vida deJesus. Portanto, comamuitos chocolates, masnão se esqueçam de quea Páscoa é, acima detudo, a ressurreição deCristo!

Feliz Páscoa!

O Amarilton V. Santos nos mandou esse texto falando sobre osensinamentos de Cristo:

Quebrando o galhoJesus era mesmo um poeta. Com uma simples historinha, explicava tudo. É

o caso daquela onde ele explica o que significa estar unido a Deus. Ele diz:Como o ramo que vive ligado à árvore e tem a mesma vida. Fácil, não?!

Uma laranjeira não dá abacaxi. Somos galhos de Deus. A seiva de Deuspassa por nós e produzimos frutos que vêm dele. Fazemos o que Jesus quer.Se o galho não deixa a vida correr (vich!), seca e vai para o fogo! De vez emquando, para produzir mais fruto, ele faz a poda. Dói, mas sara. É uma plásticatotal.

Segredo! Não contem! Se ficamos unidos a ele: Tchã tchãtchã... Tudo quepedirmos, ele vai dar! Legal! Tudo. Sim, tudo!

Em tempo: essa vida que corre em Deus e da qual participamos se chama:AMOR.

Deus, bom e fiel,não se cansa nuncaDe no homem pôr sua esperança.Vemos isso, a todo instante,Ao nascer cada criança...

Que alegria! Chegou a Beatriz!Que notícia boa de darEla veio, com certeza,Pra nossa vida inovar...

Deus a teceu com tanto zelo

Esmerou em tudo,tudo fez com perfeição.Deu-lhe belo narizinho, olhosde jabuticaba, Cabelos lisos,bem pretinhosE as mãozinhas,fofinhas como algodão.

Do anjo da guardatraz o doce sorriso,Do papai tem a carinha,Da mamãe,o doce aconchego,

Do padrinho e madrinha,cuidado e afeição,Do vovô, tem o chamego.

Vejo-a dormindo,perdida em sonhosFicaria assim, ao seu lado,eternamente,Pra não perder nenhum momento.Fico só olhando, bem de pertinho,encantada!Agradecendo a Deus,tão valioso presente!

O presente

Page 24: 163 - Jornal Informação - Ed. Abr 2012

ABRIL / 2012 - Página 24O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

NOTÍCIAS DA

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU