210 - jornal informação - ed. maio 2016

28
Edição nº 210 - Ano XVII - Maio / 2016 Paróquia São Carlos Borromeu - Lagoa da Prata - Diocese de Luz https://www.facebook.com/paroquiasaocarlos/ Deus nos presenteia com pessoas maravilhosas, que ensinam pelo exemplo e pela dedicação incondicional. Que têm um coração sábio que faz a gente recobrar energias e acreditar na vida. Que têm o dom de semear e cultivar o amor sempre em uma profunda lição de humildade. Que Maria, a mãe de todos os tempos e de todos os povos, ajude cada mãe a cumprir sua missão com dignidade! Com muito carinho, o Jornal Informação abraça todas as mães!

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 29-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

O jornal que informa e forma o povo de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

Edição nº 210 - Ano XVII - Maio / 2016

Paróquia São Carlos Borromeu - Lagoa da Prata - Diocese de Luzhttps://www.facebook.com/paroquiasaocarlos/

Deus nos presenteia com pessoas maravilhosas,que ensinam pelo exemplo e pela dedicação incondicional.

Que têm um coração sábioque faz a gente recobrar energias e acreditar na vida.

Que têm o dom de semear e cultivar o amorsempre em uma profunda lição de humildade.

Que Maria,a mãe de todos os tempos e de todos os povos,ajude cada mãe a cumprir sua missão com dignidade!

Com muito carinho,o Jornal Informação abraça todas as mães!

Page 2: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 02

Diretor Espiritual: Pe. Patriky - Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356 - TatyRoberto Junior: Jair Resende - Elizabete,

Simone. - Pe. Patriky Samuel Batista -

Jornalista Responsável: Digitação:Publicidade: 99954-6135 - Diagramação: E-mail: [email protected] - Revisão:

Pároco: Agradecemos a todos os nossos colaboradores, que são voluntários.Nr. de Exemplares: 2.500 - Previsão para próxima Edição: 18 e 19/06

EXPEDIENTE

Pastoral do IdosoNa tarde de sábado, 30/04, as legionárias

visitaram o S.O.S. para rezar com os idosos quemoram lá. Eles se mostraram felizes e agradecidos.As legionárias conversaram com eles com paciência,carinho e doçura.

Visitar o asilo é um dos trabalhos feitos por essaPastoral da Legião de Maria. Com paciência, oslegionários procuram ouvir as histórias de vida dosidosos. E como eles gostam de contar!!! É muito interessante oque eles contam. Notamos que a maior parte dos idosos visitadosnão tem muito com quem conversar.

A Legião de Maria é um apostolado de leigos formados porgrande número de idosas que, apesar das limitações da idade,são muito ativas.

Cúria Mater Christi eCúria N. Sra. da Misericórdia

Legião de MariaAparições de Nossa Senhora

Nossa Senhora do Pilar

ABR

Esta coluna do Terço dosHomens tem oferecido algumasreflexões sobre as aparições deMaria, no decorrer dos tempos.Sempre foi assim: Nossa Senhora,em sua glória, como medianeira demuitas graças, como mãe zelosapela salvação de seus filhos,s empre fa z endo ape l o àhumanidade para que se converta

para Deus, através de orações (especialmente areza do Terço), sacrifícios e, sobretudo, a práticado amor ao próximo.

Assim foi que em Lourdes, em 1858, NossaSenhora fez seus apelos de conversão porintermédio de Bernadete Soubirous; em 1830,Nossa Senhora das Graças utilizou-se de CatarinaLabouré para transmitir suas mensagens; e em1917, Nossa Senhora de Fátima utilizou-se de trêscrianças, Lúcia, Francisco e Jacinta para, maisuma vez, chamar as pessoas à conversão,insistindo também na reza do Terço.

Hoje apresentaremos uma aparição de NossaSenhora de uma maneira diferente, quando elaestava ainda nesta terra, antes de sua assunçãoao céu, é claro.

Isso aconteceu no ano 40 de nossa era. NossaSenhora, morando em Jerusalém, sem de lá sair,apareceu na Espanha, na cidade de Saragoza,atendendo pedido de São Tiago, o apóstolo. “Estefato, segundo antiga tradição, era doconhecimento dos cristãos desde muitos séculos”.

São Tiago encontrava-se na Espanha, com amissão de pregar o evangelho. As coisas nãoandavam bem para o apóstolo. Não foi bemaceito, pelo contrário, foi perseguido, preso e atéexpulso de algumas cidades. Então ele se lembroude pedir ajuda à proteção da Santíssima Virgempara não desanimar de sua missão.

E Nossa Senhora atendeu seus apelos de umamaneira admirável: apareceu a ele sobre umacoluna (pilar), confortou-o, encorajou-o e pediuque não desanimasse, que sua missão seria bemsucedida e muitas pessoas se converteriam. Pediuque, no lugar da aparição, fosse construída umacapela. A partir daí, a Espanha se converteu aocristianismo. E hoje, no local, existe uma grandebasílica, aberta 24 horas e que recebe peregrinosdo mundo inteiro. É a basílica de Nossa Senhorado Pilar, padroeira da Espanha.

OBS.: Chama-se bilocação o fenômeno deuma mesma pessoa estar presente em mais deum lugar ao mesmo tempo. Muitos santos daIgreja Católica tiveram o carisma da bilocação.Caso queira conhecer melhor esse fenômeno,basta pesquisar na internet – pesquisa Google –os nomes de santa Ana Catarina Emmerich ouainda Pe Pio.

PAX!

“O sucesso de um será o júbilo do outro,o cansaço de um terá o colo do outro,a felicidade de um será a felicidade do outro,a tristeza de um terá o amparo do outro,a força de um será o entusiasmo do outro,a dúvida de um terá a certeza do outro.Assim é o casamento.Amor tão grande que não se basta:é complemento."

Felicidades aos noivos que receberão o Sacramento doMatrimônio em maio de 2016, na Igreja Matriz São CarlosBorromeu:

07/05 Daniel e Daiane14/05 Luiz Cláudio e Mislene

Uillian e Fabiana20/05 Rodrigo e Lorena21/05 Luiz Carlos e Amanda28/05 Rogério e Danielli

P e r e g r i n onasSceu em Forli, nonorte da Itália, em1260, numa famíliarica. Seus pais equase toda a cidadecompartilhavam deum sen t ime ntoanticlerical.

N u m a c e r t aocasião, o Papaenviou para lá umr e p r e s e n t a n t e

especial para pregar e tentar vencer aresistência local. O seu nome era FilipeBenício. A princípio, tudo correu bem e opovo correspondia à pregação. Porém,Peregrino apareceu com seu grupo dearruaceiros e expulsaram São Filipe dopúlpito, chegando a bater-lhe no rostodurante o ato. O frade ofereceu-lhe aoutra face e o perdoou, deixandoPeregrino tão cheio de remorsos que elefoi até o frade para se desculpar. Depoisdisso, Peregrino não quis mais andarcom seus antigos amigos e passou adedicar cada vez mais tempo à oração.

A Virgem Maria supostamenteapareceu para ele e comandou que elefosse até Siena, onde ele se juntou aos"Servos de Maria" (os servitas). Osuperior que o recebeu ali foi FilipeBenício, e lá ele se penitenciou por seuspecados.

Uma das penitências que ele seautoimpôs era de permanecer de pésempre que não fosse obrigatóriosentar-se, o que provocou-lhe varizes e,posteriormente, o câncer em sua pernae no seu pé. As chagas se tornaram tãodolorosas a ponto de os médicos teremse preparado para amputar-lhe o pé.Mas, na noite anterior à cirurgia,Peregrino passou muitas horas emoração aos pés do crucifixo. Finalmente,tomado pelo sono, ele teve uma visãode Jesus tocando-lhe o pé. Na manhãseguinte, ele estava completamentecurado. É por isto que ele é consideradocomo o santo padroeiro dos pacientesde câncer.

Peregrino faleceu no dia 1º de maiode 1345, aos 85 anos de idade. Foicanonizado em 27 de dezemdbro de1726, pelo Papa Bento XIII. Sua festalitúrgica acontece no dia 04 de maio.

Sacramento do Matrimônio

Page 3: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 03

Page 4: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 04

Uma bênção emsua vida!

Quanto você paga por mês pelo arque respira?

Pela luz que o sol espalha, por tudode bom que Deus lhe fez?

Quanto você paga pelas nuvens,pelo céu que um dia foi azul?

Qual o aluguel do brilho dasestrelas, do luar que vem e prateia asnoites?

Quanto você paga pelo aroma dasflores, pela praia, pelos peixes, pelasgratuidades que vão rareando?

Quanto você paga a Deus que fezo que é seu e o que é meu?

No entanto, quanto pagamos pelasaúde, energia elétrica, telefone,água, gasolina, impostos ...

Pagamos tudo com ou semmágoa. O desafio é encontrar degraça.

Porém, com a Igreja, que édepositária da fé e da verdade, queevangeliza, que ajuda, que precisa donosso dízimo, de nossa oferta, muitasvez es negamos , c r i t i camos ,esquecemos de ajudar. Costumamossó ver as falhas de quem trabalha pelamarcha da eternidade.

Abramos os olhos do coração parasermos capazes de perceber que odízimo é uma bênção em nossa vida!

01

02

03

04

05

06

07

Cibele Eugênia BorgesLeda Maia Da Silva

Bárbara Ferreira CastroCássia Caryne C. AraújoCésar Sampaio SilvaConstantino Luiz de MeloEdwiges Maria de JesusElaine de Jesus MachadoElenice M. Gontijo MateusFrancisco Batista CastroIlse A.Bernardes OliveiraJoão Fernandes FilhoJoel de OliveiraMaria das Graças AlvesMaristela Regina Morais

Arlene Flor C. AmorimDaiane Carvalho AlvesEneida de OliveiraFrancisco Paula SousaJoão do Carmo MouraLigia Nunes de BessasMarise Helena S.BorgesWaldemar Vicente Couto

Claudete Maria GonçalvesDjanira Pacheco SilvaMaria Aparecida RibeiroMaria de Fátima PintoMaria Mônica F.Oliveira

Elione Maria da SilvaMaria Aparecida SouzaMarina Antônia Camargos

Carmem Vidal S.PereiraElza de Fátima BarbosaGrecei Gontijo PereiraLuciana G.Esteves SantosMaria Conceição R.MirandaMaria José Borges OliveiraMaria Miranda LacerdaNilo GomesPio Damião Martins

Dagmar Lúcia da SilvaGeralda Brígida de JesusNelma Maria de OliveiraOrdália M.Oliveira Martins

Dizimistas aniversariantes do mês de maioOvimar Aparecido SilvaSônia Lacerda Mendonça

Carlos César FrancoErci Antônio LuisFlávia Mayara C.SantosMaria Augusta R. SouzaMaria do Bom Conselho PrimoMaria Eduarda Rocha MirandaMaria Gislene DuvardeRichard Guilherme B. Silva

Aline Rossana C.AlmeidaMaria de Fátima P.Gomes

Giordane Pinto de OliveiraLorena Campos A. BragaMagda Renata PereiraMaria Aparecida C.PontesMaria da Conceição MartinsMaria Luíza RezendeSebastião Viana de Oliveira

José Osvander BorgesManoel Alves da SilvaMaria das Graças AraújoMaria do Carmo Souza PintoPatricia Ângela PintoSérgio Murilo dos SantosSilvana Costa S.Rodrigues

Carlos Roberto RochaCássia Cristina C.MirandaHermes MirandaIvan Souza SilvaJosiane Cruzeiro CastroKarla Regina G. MouraMaria Aparecida BorgesMaria Selma de CastroMicheli Machado FonsecaOtaviano Queiroz Lacerda

Aline N. MoraisCássia A.Oliveira RezendeDulcimar Maria MirandaJoana Darc Silva AlmeidaMárcia Vidal dos SantosMaria Lourdes Villas BoasSandra S. da Silva LimaSíntia Pereira T. Melo

Ana América G.GonçalvesAna Isabel Oliveira MirandaCleonice Maria OliveiraMaria Vicência S.AlcebiadesRubens Júlio LemosSônia Antônia Dias TavaresTarcísio Rezende Gontijo

Catarina Moreira PereiraCláudia M.Rezende MagniDouglas Felipe GracianoIndiara A. Lima RibeiroJosé Custódio RezendeLuzia Andrade PeriloMarlene Aparecida SantosRosiane Maria Silva CostaValéria Auxiliadora Ambrósio

Edna Costa Pacheco SantosJosé Evangelista SoaresLúcia Helena L. ChavesMaria Ângela Moreira BragaMaria Madalena Silva

Andreia Gomes M.LacerdaDirce A. Gontijo de MeloEdson Martins PereiraElizete Aparecida OliveiraElzi de Pinho TavaresMaria Silvana de OliveiraMichele A. Queiroz SilvaSirlene Rosa dos Santos

Talita Vaz Silva NevesAlison Jorge AlvesBreno Thales C.FerreiraElza Moraes de AlmeidaFrederico Luiz CostaGracilene N.Paz RezendeRosimar P.Moura Rodrigues

Divino Joaquim da SilvaDonizette Tavares LacerdaIva Luzia AmorimMaria Conceição L.PereiraMaria Conceição M.OliveiraMaria José A. RibeiroRita Maria M. B. Fonseca

Antônio Geraldo SantosCarmen Aparecida Santos

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

Daniel de Souza RezendeJane Perilo A. LobatoJosé Sabino da Costa

Rosana de MouraGeraldo Domingos SantosLuiz Carlos DiasMaria Aparecida OliveiraMaria das Graças VidalMaria Pereira RochaOrivaldo Vieira Santos Filho

Angélica Laiz M. AndradeGuilherme Santos CunhaJoão Ricardo B. SantosMaria Berenice MoraisMaria José Moreira ChavesMaria Rita da SilvaMarli Aparecida PintoOvilda Tereza Melo PortoVanessa J. Meelher

Alberto Ribeiro da SilvaAlvarina Maria GonçalvesAntônio Teixeira VelosoCélia Morais de MirandaDenise Angélica B.OliveiraEni Maria VidalSynara de Melo Oliveira

Carmem Furtado SoaresEliana D. Ribeiro MeloGabriel Pereira LopesHélio Bento de BessasIolanda da Silva MirandaMaria Aparecida da SilvaOrádia Maria de OliveiraRenata Borges S.AndradeViviane Castro Couto MeloZenaide da Silva Santos

Carmen Rezende CastroJoaquim Avelino FilhoJosé Carlos de AraújoLígia Batista C. SilveiraLucas Jordan FerreiraLuciano de Castro DocoMaria Candida de MeloMaria Clara Oliveira CoutoMaria da Conceição VidalOtaviano Pinto de OliveiraViviane M.Silva Bernardes

Eisler David BessasElizabeth Modesto SilveiraMargareth B.Ribeiro BarrosMaria das Graças PiresMaria do Carmo BatistaRaiane Rodrigues Miranda

Alícia Alves Santos CanoAparecida Rosa BorgesCelestina Souza OliveiraDinamar Rodarte OliveiraDulcimar de CastroHelenice Martins GontijoJonas André CorreiaMaria Auxiliadora A.OliveiraMaria de Fátima CamposMaria José Natal SilvaNair Madalena Teixeira

Antônio Clarete CardosoEduarda Xavier GonçalvesEliana Cristina O. CastroEunice Barbosa CastroFlávia Maria Diniz XavierMargarida Maria PereiraMaria de Fátima CamposOlinta Maria da CostaRenato BorgesRita de Cássia S.NascimentoTomás Teixeira Rodarte

Antônio José da SilvaDary Martins BorgesIzabel Barbosa da CostaJuraci Bruno PeriloLourdes Amorim MoraisMaria José SoaresSilvania A.Lourindo Braga

Ana Cláudia O. SilvaAndrea Gontijo EstevesJoana Darc T.Amorim ScaglioniJoelma Gontijo A.RodriguesMaria Fernandes OliveiraVera Lúcia Oliveira Silva

Fabrício de SouzaHélio Pereira da FonsecaOlinto Pinto Ribeiro NetoVanda Ferreira

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Page 5: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 05

Page 6: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 06

O Mistér io damorte e ressurreiçãode Cristo se expressaatravés da Ascensãodo Senhor, celebradapela Igreja no 7ºdomingo depois daPáscoa, neste ano, dia08 de maio.

Neste dia, aliturgia mostra que Jesus Cristo, depois de 40 dias de sua Ressurreição,na presença dos Apóstolos, ascendeu ao céu, onde então, encontrou-se com Deus Pai (Mc.16-19) e é exaltado à direita Dele. Este é ummomento único que expressa a dimensão de glorificação da naturezahumana de Jesus. Seu Filho volta para seu lado vitorioso, apóscombater seus inimigos: o pecado e a própria morte.

A Ascensão foi um evento relatado no Novo Testamento de queJesus ressuscitado foi elevado ao céu com seu corpo físico, na presençade onze de seus apóstolos. Então, enquanto Jesus os abençoava, Elecomeçou a subir ao céu. O relato da ascensão de Jesus é encontradoem Lucas 24:50-51 e Atos 1:9-11.

É uma festa comemorada por todas as igrejas cristãs. Na IgrejaCatólica é conhecida também como Solenidade da Ascensão doSenhor. A Ascensão é tradicionalmente celebrada numa quinta-feira,mas a Igreja Católica Romana mudou a observância da Ascensão daquinta-feira para o domingo seguinte, o domingo antes doPentecostes.

A glória de Cristo está exatamente em sua Ressurreição eAscensão. Quando Ele subiu aos céus, enviou o Paráclito (EspiritoSanto) à terra. Deixou seu corpo glorioso afirmando: “Eu vou para oPai, já não Me vereis, mas não os abandonarei”. (Jo 16,7-10)

A Ascensão do Senhor

Page 7: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 07

Page 8: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 08

“Onde mora Deus?” Essa é uma das primeirasperguntas que as crianças fazem. É também umadúvida que atormenta a cabeça de muitos adultos.

Deus tem muitas moradas. Ele mora debaixo doviaduto onde vive um “sem teto”; mora nas famíliasda Síria que foram obrigadas a deixar o lar, a cidade eo país, sem saber em que direção caminhar; mora naÁfrica, numa daquelas regiões em que as brigastribais se perpetuam. Deus mora na casa que vocêhabita, e nela Ele tem diversos nomes: mãe, pai, Luiz,Maria, “vô”; mora na escola e senta-se ao seu lado;Ele viaja no seu ônibus e está naquele jovem que lhepergunta onde é “tal“ lugar. Mora na mensagemeletrônica que você recebeu, com pedido de umapalavra de apoio; na casa do vizinho que perdeu umfilho querido; no drogado que passa perto de vocêcom um olhar vazio. Deus mora na pessoa depressivaque você não consegue atingir com sua palavra, nacriança órfã que ninguém quer adotar porque tem umdefeito físico. Deus mora no doente esquecido nofundo de uma cama; reside na comunidade paroquial,onde as necessidades se multiplicam e os braços devoluntários são insuficientes. Ele vive na China, ondepoucos conhecem o nome de Seu Filho.

Deus mora também, é preciso dizer, na criançaque lhe sorri, no jovem que canta cheio de alegria, nopai que, ao terminar o dia de trabalho, caminha naexpectativa de chegar logo em casa. Mora também nacomunidade de uma pequena ilha do Pacífico, que sereúne aos domingos para participar da Santa Missa.

Deus mora nos arredores das cidades grandesonde há alguém que espera ser amado e confortado.Mora em seu coração e na igreja que você viu numarua da periferia. Mora em Sua Palavra e nas estrelasdo céu, nos sacramentos e no rosto do desconhecidoque caminha ao seu lado.

Lembrei-me de uma parábola que era mais oumenos assim:

“Onde mora Deus?” perguntava um homem quenão se cansava de dizer: “Senhor, desejo Te ver!Mostra-me a Tua face! Deixa-me conhecer a Tua

casa!” Diante de súplica tão insistente, Deus decidiuatendê-lo, e lhe prometeu: “Na próxima segunda-feira, na praia que fica perto da sua casa, tu meverás!”

No dia marcado, o homem se pôs a caminho. Suaalegria era imensa. Iria, finalmente, realizar seuantigo desejo! Dados os primeiros passos,encontrou-se com uma vizinha que o saudou,desejando-lhe falar da filha que retornará a casa.Pensando na experiência que teria dentro de poucashoras, o homem seguiu adiante. Mais adiante, viu umdesconhecido ao lado de um carro. O pneu precisavaser trocado, mas como? Faltava o “macaco”. Opedido de ajuda recebeu uma resposta seca: “Hojenão dá. Tenho um compromisso muito importante.”Andou mais uns quinhentos metros e se viu diante deum problema (“Por que tudo acontece justamentehoje?”): Uma criança caíra da bicicleta e chorava.“Não deve ser grande coisa!”, desculpou-se e foiadiante.

Já perto da praia, pensou: “Se não tivesse mecuidado, nem à noite chegaria aqui!” Começou aesperar. O tempo passou e nada. Será que não seenganara? Sem dúvida não entendera onde seria olocal do encontro. Ao fim do dia, concluiu: “Acho quesonhei. Não haverá encontro algum.” E voltou paracasa, desanimado e triste.

À noite, em oração, falou ao Senhor: “Sabe,pensei que seria verdade que haveria de Te encontrarlá na praia. Vi que me enganei”. Sentiu, então, nocoração, a resposta do Senhor: “Não te enganastes!Eu fui ao teu encontro. Tu é que não me vistes.Lembras-te da vizinha que queria conversar contigo?Do dono do carro que precisava de ajuda? Da criançacaída? Eu estava neles, à tua espera. Mas estavas tãopreocupado contigo mesmo, tão fechado em teuspróprios interesses, que não fostes capaz deperceber a minha presença, nem de ver o meu rostonos vários momentos que eu havia escolhido para memanifestar a ti...”

Deus já se manifestou a você???Pense nisso!!!

Maria Elza R. Lacerda

Onde mora Deus?

A sua amizade me faz bemQuero continuar tendo sua amizadeUma amizade éamar tambémQuero caminhar ao seu lado com a felicidade!

Quero caminhar junto com vocêSeus sonhos vão se realizarUma amizade como a sua é bomAmizade sempre tem que atualizar.

Uma amizade boa assimSó em Deuspode prevalecerEm eternos corações quese doamPara compartilharem uma vida inteira e vencer.

Sabe por quequero ter sua amizade?

A misericórdia é a forçaque tudo vence, que enche ocoração de amor e consolacom o perdão.

As dores nos aproximammais de Deus. Devemosofertar nossos sacrifícios esofrimentos ao Senhor.

Como Santa Faustina nosdiz em seu Diário: “Oh! Se aalma sofredora soubessequanto Deus a ama, morreriade alegria e de excesso defelicidade. Conheceremosum dia o valor do sofrimento, mas já estaremos naimpossibilidade de sofrer. Nosso é só o momentopresente“ (D.963).

Alice M.C.Silva

Divina Misericórdia

Page 9: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 09

Page 10: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 10

Pense em alguém atravessando uma estrada de ferroexatamente no momento em que o trem vem em sua direção,alguém preste a despencar de um prédio alto ou dirigindo umveículo antes de sofrer um acidente. Imagine agora que,exatamente nesse momento de perigo, nosso personagem retirado bolso um aparelho de fotografar para tirar uma selfie. Umafotografia de si mesmo!

Desde 1826, quando o inventor francês Joseph NicéphoreNiépce tirou a primeira foto, a câmera fotográfica passou aocupar posição de destaque. Naquela época, a fotografia aindanão dispunha de tantos recursos tecnológicos como os de hoje.Porém, num mundo dinâmico e em constante ebulição, nadapassou desapercebido aos olhos de obstinados fotógrafos.

Recordemos um fato histórico desencadeado a partir doregistro fotográfico: “A crise dos mísseis de Cuba”, 1962, quandoos americanos, realizando um voo secreto sobre Cuba,divulgaram fotos sobre a instalação de mísseis soviéticos na ilhacaribenha. Felizmente tudo acabou bem. Apesar de ter elevado atensão entre Estados Unidos e a União Soviética, a revelaçãoprecedeu a aprovação do Tratado de Não-Proliferação de ArmasNucleares, envolvendo, nada menos, que 60 países. Ao menos,por algum tempo, a corrida armamentista foi contida, e a “GuerraFria”, sem nenhum trocadilho, arrefeceu.

Como referimos, o termo selfie serve para designar uma fototirada pela própria pessoa e compartilhada na Internet, ou seja,autorretrato. A palavra foi utilizada pela primeira vez em 2002,mas somente a partir de 2012 que se popularizou nas redessociais. Inúmeras pessoas abusam ou exageram para conseguiruma selfie “perfeita” e viralizar na Internet. Imagens com afamília, com o pet ou diante de paisagens naturais dão lugar adescargas elétricas, animais selvagens e armas de fogo, entreoutras.

Entretanto, fotografar é um ato comum e sem grandesconsequências. Uma boa fotografia é uma experiência pessoalque envolve agudeza de espírito, autocontrole e muita percepçãopara enquadrar o momento certo: um fato natural, social,geográfico etc. É o resultado que se quer guardar comorepresentação visual para a posteridade. Jamais se colocando emrisco, bem como a segurança de outras pessoas enquanto oclique é disparado.

No dia 28/04/2016, a Paróquia São Carlos Borromeucelebrou os 33 anos de vida de seu Pároco, Pe Patriky SamuelBatista.

Foi celebrada Santa Missa às 19:00 h, presidida pelo BispoDom José Aristeu e concelebrada pelos padres Patriky, JoãoPaulo, Ferreira, Marcos Tiago, José de Castro e AntônioCampos. Também esteve presente o diácono Ednaldo.

Após a missa, houve umaconfraternização na Praça Matriz, coma presença de muitos paroquianos e aosom da Banda Lira São Carlos.

Louvamos a Deus pela vida de PePatriky e por sua presença entre nós!

Destaque da ParóquiaParabéns, Pe Patriky!

A selfie perfeita

Page 11: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 11

Page 12: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 12

Maio08/05 Dia das Mães09/05 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz São Carlos10/05 19:30 h - Missa na Comunidade Santa Teresinha11/05 18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida

19:00 h -Missa na Comunidade São José Operário12/05 07:00 h - Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo15:00 h – Missa na Igreja Matriz18:00 h – Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias19:30 h - Formação para lideranças - Centro Catequético

13/05 Dia de Nossa Senhora de Fátima19:00 h - Missa na Comunidade Imaculada Conceição19:30 h - Missa da Padroeira na Com. N. Sra de Fátima

15/05 Pentecostes09:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa na Praça da Matriz

16/05 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades20:00 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz São Carlos

17/05 08:30 h - Reunião dos Padres da Forania – S.A.Monte19:00 h - Missa na Comunidade São Carlos Borromeu19:30 h - Missa na Comunidade São João Paulo II

18/05 19:00 h - Missa na Comunidade São Vicente de Paulo19/05 07:00 h - Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo15:00 h – Missa na Igreja Matriz18:00 h – Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

20/05 19:00 h - Missa na Comunidade São Pedro19:00 h - Missa na Comunidade São Cristóvão

21 e 22 Encontro do MAC - Centro Catequético22/05 10:00 h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz

14:00 h - Missa na Fazenda Novo Caminho23/05 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz São Carlos24/05 19:30 h - Reunião do CPE - Salão Paroquial25/05 16:00 h - Missa no Hospital São Carlos

18:00 h - Missa na Comunidade Árvore da Vida20:00 h - Ultreya Cursilho - Centro Catequético

26/05 CORPUS CHRISTI16:00 h – Missa na Praça do Rosário seguida de Procissãopara Igreja Matriz)

27/05 19:00 h - Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus30/05 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h - Terço dos Homens - Igreja Matriz São Carlos

07:00, 09:00, 18:00 e 19:30 h – Missa na Matriz São Carlos10:30 h – Missa na Capela São Judas Tadeu

: 07:00 h – Celebração da Palavra – Matriz São Carlos: 07:00 h – Missa na Matriz São Carlos

07:00 e 19:00 h – Missa na Matriz São Carlos19:00 h – Missa na Igreja do Rosário

OBS.:Domingo:

Segunda-FeiraTerça à Sexta-FeiraSábado:

Calendário Paroquial

Medicina NaturalHortelã

Há várias espécies de hortelã, cujaspropriedades medicinais são idênticas.

É uma planta muito conhecida. Nela estãoreunidas, em elevado grau, as propriedadesantiespasmódicas, estomáquicas, estimulantes,tônicas etc.

É usada como remédio na fraqueza das viasdigestivas, flatulências, timpanite (inflamação dotímpano, especialmente a de origem nervosa), cálculos biliares, icterícia,palpitações, tremedeiras, vômitos (por nervosidade), cólicas uterinas...

É um medicamento eficaz contra os catarros das mucosas, já que favorece aexpectoração e combate a formação de novas matérias a expulsar.

Aplica-se o sumo embebido em algodão para acalmar as dores de dente.Às crianças que têm vermes intestinais, administra-se um chá de hortelã para

libertá-las dos parasitas que as atormentam.As mães que amamentam devem tomar este chá para aumentar a secreção de

leite.Parte usada: folhas e partes floridas, por infusão.Fonte: As Plantas Curam

USO MEDICINAL

Otaviana de Moraes Ferreira

Terço das Santas ChagasO Senhor, ao manifestar-Se à Irmã Maria Marta Chambon, do Mosteiro da

Visitação de Santa Maria Chambery, falecida em 21 de março de 1909,encarregou-a de invocar constantemente as Suas Chagas e de avivar estadevoção no mundo.

Aparecendo um dia em toda a beleza da Sua Ressurreição, disse a ela:

“Minhas Chagas repararão as vossas. Os que a honrarem terão verdadeiroconhecimento de Jesus Cristo. Minhas Chagas cobrirão as vossas faltas.Meditando nelas, encontrareis sempre novo alimento de amor. Concederei tudoquanto me pedirem com a invocação de minhas Chagas. Obtereis tudo, porque omérito de meu Sangue é de um preço infinito. Com meu Coração e minhasChagas podeis conseguir tudo. Este Rosário de Misericórdia faz contrapeso àMinha justiça. A cada palavra, Eu deixo cair uma gota de Meu Sangue, sobre aalma de um pecador. É necessário propagar esta devoção. Deveis repetir comfrequência, junto aos doentes, esta aspiração:

Meu Jesus, perdão e misericórdia pelos méritos de vossas santas chagas.”

Sinal da Cruz, Creio e rezar:Oh! Jesus, Divino Redentor, tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.Deus Forte, Deus Santo, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo

inteiro.Graça, Misericórdia, Meu Jesus; nos perigos presentes, cobri-nos com Vosso

preciosíssimo Sangue.Pai Eterno, tende Misericórdia de nós, pelo Sangue de Jesus Cristo, Vosso

Filho Unigênito, tende Misericórdia de nós, Vos suplicamos. Amém, Amém,Amém.

. Pai Eterno, eu Vos ofereço as santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo;Para curar as de nossas almas.

. Meu Jesus, perdão e misericórdia;Pelos méritos de vossas santas Chagas.

. Pai Eterno, eu Vos ofereço as santas Chagas de NossoSenhor Jesus Cristo;

Para curar as de nossas almas. Amém.

A Revelação:

Terço das Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus CristoNo início:

No lugar do Pai Nosso, rezar:

Resposta:

No lugar da Ave Maria, rezar:

Resposta:

Final: (3 vezes):

Resposta:Dona Zé

Page 13: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 13

Tema: “Somos chamados a viver a misericórdia porque,primeiro, foi usada misericórdia para conosco”. (Papa Francisco)

1º (quarta-feira) – 18:00 h – Com.Árvore da Vida(Rua Rio de Janeiro, 1151)

02 (quinta-feira) – 19:00 h – Matriz São Carlos Borromeu03 (sexta-feira) – 19:00 h – Matriz São Carlos Borromeu04 (sábado) – 19:00 – Igreja do Rosário05 (domingo) – 09:00 h – Matriz São Carlos Borromeu06 (seg-feira) – 19:00 h – Av. José Bdes Maciel, 376 – Marília07 (terça-feira) – 19:00 h – R. Divinópolis, 761 – Américo Silva08 (quarta-feira) – 19:30 h – Rua Armides A. Santos, 40

– Américo Silva09 (quinta-feira) – 19:00 h – Matriz São Carlos Borromeu10 (sexta-feira) – 19:00 h – SSVP – Av Getúlio Vargas, 445

– Centro11 (sábado) – 19:00 h – Matriz São Carlos Borromeu12 (domingo) – 18:00 h – Matriz São Carlos Borromeu13 (seg-feira) – 19:30 h – Asilo SOS – Rua Isabel de Castro

ProgramaçãoDia Horário Local

VENHA E PARTICIPE COM SUA FAMÍLIA!Realização: Pia União de Santo Antônio

Paróquia São Carlos Borromeu

Novena de PentecostesTrezena de Santo AntônioDe 01 a 13 de junho Comunidade Santa Teresinha

A novena teve início no dia 06 e se estenderá até 14 demaio.

Local: Salão Santa Teresinha – Rua Goiás, 510 – BairroSanta Eugênia

Horário: 19:30 hVenha participar conosco e viver um tempo de graça e de muita unção!Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus

Nossa Senhora de Pentecostes, rogai por nós!É com imenso amor que estamos nos preparando para um

verdadeiro Pentecostes. E um caminho que decidimos traçar éatravés de uma novena inspirada pelo Espírito Santo ao Papa LeãoXIII e acolhida por toda a Igreja.

É uma novena litúrgica que nos traz muitas graças, que “dilata” onosso coração, que escancara as portas para que o Espírito Santo nosencha e nos faça transbordar de santidade, amor à Igreja, espíritomissionário e confiança em Deus.

Templos do Espírito Santo“Divino Espírito Santo, desce sobre nós com todas as bênçãos, graças e dons. Nós precisamosde Ti”.

Nós sabemos que os apóstolos, reunidos no Cenáculo, tiveram uma experiência muito fortedo Espírito Santo no dia de Pentecostes. Eles ficaram plenos do amor de Deus. Então, houveuma grande transformação em seus corações e mentes. Eles se tornaram felizes, confiantes,curados, libertados e anunciadores destemidos do Evangelho.

E nós também podemos ter essa mesma experiência forte do Espírito Santo em nossa vida.Especialmente nesse mês de maio, em que celebramos a Festa de Pentecoste, no dia 15.Clamemos por este mesmo Espírito. Para que Ele venha e nos dê os Seus Dons: Sabedoria,Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus; para que sejamospessoas de fé inabalável; pessoas que saibam o que querem fazer da vida e o que realmenteprecisa ser feito; que saibam viver na fidelidade a Deus e à Igreja, sendo anunciadoras do SantoEvangelho.

O Espírito Santo nos impele a sermos, cada vez mais, fiéis a Jesus Cristo e a Deus Pai.Peçamos, então, a Ele, que nos faça pessoas novas, equilibradas, coerentes, cheias de Seupoder e dos Seus dons.

Que possamos crescer no amor de Deus e sermos, de fato, Templos do Espírito Santo.

Page 14: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 14

O e s p e r a d o e n c o n t r oe n t r e m ã e e f i l h o

O dia em que a família virouplataforma política

Decidido a mexer com asemoções do telespectador, enfimaconteceu o tão esperadoencontro de Candinho com suamãe, na novela “Êta MundoBom!”. Numa cena em que a trocade o lha res br i l han tes eemocionados falou tudo, ficou

bem pontuado o sentimento silencioso que une mãe efilho. Olharam-se com tão grande afeto que fez comque quem estava assistindo também estivessepresente naquele demorado abraço. Lembraram-se,inclusive, da intercessão de Nossa Senhora durantesuas constantes visitas à igreja em busca da graçadaquele encontro. Cena espetacular! Aplausos para adireção do folhetim, para o bom texto e,principalmente, para seus intérpretes Sérgio Guizé eEliane Giardine. Num tempo de relacionamentos cadavez mais distantes devido ao avanço de novastecnologias e correrias do dia a dia, é sempre bompresenciar o puro amor de mãe na TV. Que bom seriase este poderoso veículo de comunicação fossesomente porta de entrada de bons sentimentos!

“Quanto mais conheço o serhumano, mais me encanto com afidelidade de meus cachorros”, jádizia a sabedoria popular. Tivemosrecentemente a votação peloprocesso de impeachment da

presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados,em Brasília. Independente de seu resultado e dosrumos que eles tomaram, o que chamou a atenção foia ressurreição da família como plataforma decampanha dos nobres deputados. Depois de muitosdesvalorizarem a vida em apresentação de projetos,como a legalização do aborto, resolveram exaltar atradicional família brasileira. Muitos, com grandefervor, votaram em favor de seus filhos, de esposa, deentes falecidos e até de autoridades da ditadura. Umdeles chegou ao absurdo de levar o filho para que omesmo pronunciasse o “espetacular” voto, o que foilogicamente impedido pelo presidente da seção. Umverdadeiro circo (sem querer desmerecer esta grandearte!), que fez entrar em nossas casas e apresentar-sediante de nossos olhos o fiel retrato de nossosrepresentantes, carregado de bizarrices, de surpresascomo a figura do cantor Sérgio Reis como deputadofederal (eu não sabia!), mas também com algunsdiscursos coerentes com o voto. Disso tudo, fica oassombro em perceber que a família pode não serlembrada para conduzir suas absurdas leis, mas é,sem sombra de dúvida, a melhor isca pra vender aimagem de representantes sensíveis e defensores dosbons costumes. Foi simplesmente um dia decontradições entre política e vivência. E ponto final.

Quem passou recentemente por um inesquecívelmomento foi a nossa querida Eloísia Melo, a tia Ló docoral. Em viagem de férias a Roma, em companhia desua amiga Adélcia, e a convite de Padre Júlio, filhodesta terra, foram conhecer de perto vários lugaresmarcantes de nossa fé cristã. Depois de visitar locais

Papa Francisco: “Ele é o queesperamos de um líder católico!”

como Assis, o túmulo do Papa João Paulo II, e atéparticipar de celebrações no Vaticano, Eloísia teveuma grata surpresa. O padre Júlio conseguiu umbilhete na prefeitura do Vaticano que possibilitava aentrada de pessoas com deficiência para participarde audiência com o Papa Francisco. Acompanhadade sua amiga Adélcia, entraram e se acomodaramem seus lugares. De repente, ele foi ao encontro deEloísia e lhe deu um afetuoso abraço. “Eu fiquei semreação. O que eu fiz foi apenas pedir-lhe a bênção.Ele imediatamente me abençoou em gestos epalavras, em português. A emoção que senti emabraçar o santo de nossos dias foi indescritível.Pude perceber que ele é como a gente pensamesmo, muito santo e humano. Pura afetividade!”,relata Eloísia.

O registro daquele momento, feito pelospróprios fotógrafos do Vaticano, realçam bem oencanto deste encontro. Pela grande história de fé ecompromisso com nossa Igreja, a nossa tia Ló émerecedora desta graça. É a certeza de que a Igrejaque servimos é mesmo a Igreja da acolhida, daafetividade e do amor ao próximo. É isso que oCristo nos ensina em suas palavras. É isso que oPapa Francisco nos mostra em seus gestos. E

obviamente é estaa cart i lha quedevemos seguirpara bem servir eamar a nossaIgreja.

Page 15: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 15

Page 16: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 16

Para fechar o mês de março, o grupo Mogno preparou a Últreia que aconteceuno dia 30/03, com o tema “Páscoa: Caminho que se faz com Deus”.

O Núcleo nos convidou a fazer, com alegria, o caminho da Misericórdia com oCristo Ressuscitado.

O celebrante da noite foi nosso querido Pe Patriky, que nos mostrou que, alémde caminharmos com Deus, precisamos também aprender a caminhar com nossosirmãos e irmãs. Ele nos levou a refletir sobre nosso caminhar ao nos perguntar:Quando começou nossa caminhada de fé? Como estamos caminhando?Convidamos Jesus para caminhar conosco?

Toda a partilha desta noite foi baseada no evangelho dos Discípulos de Emaús.Para compreendermos a Páscoa como caminho é preciso que estejamos atentos acada detalhe deste evangelho. Precisamos permitir que nosso coração percorraaquelas veredas e que este mesmo coração se deixe encontrar com Jesus. Emaússignifica: busca de um bom conselho.

Muitas vezes abandonamos o caminho, voltamos para casa e nos deixamoslevar pelas decepções, tristeza, cansaço, comodismo. A falta de compromisso e defé acaba roubando nossa esperança. Mas não deixemos Jesus partir. Façamos oconvite a Ele: Fica conosco, Senhor!

E ao caminhar com Jesus, escutemos seus conselhos. Sejamos discípulos dahospitalidade, da gentileza, da acolhida e do amor, assim como Ele nos ensinou.

ultreia

Iniciamos abrilcom o primeiro bingo

Decolores, no dia08/04, no bar e

restauranteAconchegos. Graças

ao empenho,dedicação e

compromisso dosnossos irmãos

cursilhistas e deamigos lagopratenses,

o evento foi umsucesso. Agradecemos

a todos!

E neste mêsde maio,queremos

cumprimentare abraçartodas asmães!

Que Maria nosajude a

sermos mãescomo ela!

Danila e José Roberto

Page 17: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 17

Page 18: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 18

Page 19: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 19

Page 20: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 20

A dimensão do seu amore a força de sua bondade

fazem esta pessoamaravilhosa que você é.

Quando somos crianças, a mãe costuma ser umafigura muito bela e importante, uma pessoa tãoespecial que habitualmente se torna um exemploincontestável a ser seguido. Mas, com o passar dosanos, vamos crescendo e é como se nossa estaturafosse apagando o brilho daquela que parecia serperfeita. Claro que, na maioria dos casos, as mãessão pessoas que continuamos respeitando, amandoe admirando, mas e aquela luz? Ah! Aquele brilhoficou lá na infância...

É preciso ser como crianças para adentrarmosnos mistérios do Céu. Recebemos uma Mãe Nova! Ea recebemos em um momento decisivo: foi na Cruzque Jesus nos deu Maria. Acontece que em nossavida adulta, cheia de compromissos, agendas cheiase responsabilidades, acabamos nos esquecendodaquela que deseja cuidar de nós e nos ensinar tudocomo uma mãe ensina suas crianças. É! No Reino doCéu precisamos ser como crianças, sim! Isso, hoje,quer dizer ter um olhar de candura e admiração pelaNossa Mãe do Céu. Ter uma Mãe Nova não implica

No dia 1º de maio, no qual celebramos o 6°Domingo da Páscoa, realizou-se mais umencontro vocacional em nossa comunidade.Nesse encontro, demos continuidade aochamado de Deus na vida de nossosvocacionados.

O caminho vocacional é uma etapa queprepara aqueles que poderão, futuramente,ingressar na Comunidade. É um tempo deescuta, preparação e formação.

Encontro Vocacional

um esteio, assegurando a cada um a mão amiga emtodas as necessidades.

Perseverante nos caminhos que a deixam maisperto de Deus e pela constância de sua dedicação,tornou-se uma pessoa admirável, especialmenteporque traz tem em si a fidelidade de servir.

Moradora da Comunidade Santa Teresinha doMenino Jesus, atuante no Núcleo dos Hansenianos,está sempre envolvida com os projetos da Igreja. Aolado do seu esposo Guarino Pereira, hoje já falecido,participou, por 25 anos, do ECC - Encontro de Casaiscom Cristo. Foram anos de muita doação,cumplicidade, formação cristã. Cursilhista, sempretrouxe em seu currículo a missão de evangelizar osambientes. Abraça o Movimento como uma novafamília, tem zelo pelo seu valor catequético e épresença assídua em todas as tarefas, pois o Cursilhosfoi, para sua vida, um presente a mais de Deus.

D.Fia é um RETRATO DE MÃE:Mãe da generosidade...Mãe da obediência a Deus...Mãe que intercede e que ensina.Mãe acolhedora, afável, amiga, conselheira, fiel!Mãe da esperança...Mãe que demonstra, nos pequemos gestos, que

também aprende. E que não importa os anos que temde experiência: sempre há lugar em nós paraaprendermos mais.

É mesmo um retrato de Mãe! Um coração feliz,peregrino, ardente de amor. Uma lição de vida !

Maria da Conceição Lamounier Pereira

em substituir aquela que nos trouxe ao mundo e cuidoude nós. Ter uma Mãe Nova quer dizer que temos maispara imitar e aprender. Temos mais um colo para correre nos sentirmos consolados. Temos mais uma Mãe quenos acompanha e deseja cuidar de nós. Temos umaMãe do Céu, Mãe de Deus e nossa.

Maria realmente nos trata como seus filhinhos.Prova disso são suas aparições em Guadalupe. Lá, emTepeyac, México, ela apareceu a um índio de 57 anos,Juan Diego, e suas palavras são doces como as de umamãe: "Juanito, Juan Dieguito!" O uso do diminutivo aochamar docemente o índio é um sinal claro damaternidade de Maria. Um homem adulto, já maduro,só pode ser chamado dessa forma por sua Mãe. Ouça,nesse dia, Maria lhe chamar pelo seu nome nodiminutivo: Mariazinha, Paulinho, Geraldinho,Esterzinha... Há quanto tempo você se esqueceu dessaternura da Mãe do Céu? Ela lhe chama! Escute a ternurade Maria e tenha coragem de falar-lhe hoje.

Naquela ocasião, o tio daquele índio estavagravemente enfermo, já sem esperanças de vida. Foi

quando Maria se aproximou de Juan Diego comoaquela que quer ajudar o filho que sofre:

“Ouve e entende bem uma coisa, tu que és omenorzinho dos meus filhos: o que agora te assusta eaflige não é nada. Não se perturbe o teu coração nemte inquiete coisa alguma. Não estou aqui, eu, tuamãe? Não estás sob a minha sombra? Não estásporventura sob a minha proteção? Não te aflija adoença do teu tio. Fica sabendo que ele já sarou.”

Vamos confiar à poderosa intercessão de Maria,nossa Mãe, todas as nossas aflições e necessidades.Fale com ela agora sobre sua vida, seus anseios epreocupações. A resposta de Mãe acalenta nossoíntimo: “O que agora te aflige não é nada.” Nossosproblemas parecem grandes quando olhamos paraeles de onde estamos, mas nossa Mãezinha olha-osdo Céu. E para ela, que está na comunhão de Deus,são pequenos, transitórios e passageiros. Afinal, elaaprendeu bem cedo: “Para Deus nada é impossível.”Lc 1, 37

Maria, minha mãe

Page 21: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 21

Page 22: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 22

Salmo das MãesLouvado sejas, Senhor, pelas nossas mães!Louvado sejas, Senhor, por todas as mães:Brancas ou negras, ricas ou pobres, simples ou cultas,desconhecidas ou universalmente célebres!

Louvado sejas, Senhor, porque todas são iguaisdiante do mistério da vida.Todas sãomártires, mais ou menos santas.Trabalham contigo pela espécie humana.

Louvado sejas, Senhor, pelas mães sofredoras.Sob o peso dos anos,desfiguradas pelo trabalho,doadoras de muitas vidas...

Louvado sejas, Senhor, pela mães amadas,velhinhas, queridas.Que fazem de cada minuto vividoum gesto de gratuidade e respeito à vida.

Louvado sejas, Senhor, pela arte de amar epela prece silenciosa no coração das mãesque nutre de energia a vida de seus filhos.

Parabéns, mamães!Carinhosamente,

Tios e adolescentes do EAC - Paróquia S.Carlos Borromeu

“Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo! ”É assim que conhecemos Maria, pela Bíblia. Esse é o primeiro

contato que temos com essa mulher de tanta ternura e de tantagraça. Maria não foi sorteada entre várias mulheres para ser a mãede Jesus: ela foi ESCOLHIDA por Deus porque, aos seus olhos, elaera a mulher mais pura, forte e digna para conceber àquele quesalvaria a humanidade.

Neste mês de maio, que é dedicado a ela, somos convidados arefletir sobre as qualidades de Maria, que foi um modelo de filha,esposa, mãe; que é exemplo de jovem, de cristã. Ela é inspiração

para todos nós.Maria era jovem (e não digo jovem somente fisicamente). Maria tinha também o

espírito jovem, era alegre, cheia de vida e disposição. Temos que ser jovens sempre,levar alegria e vitalidade para os lugares onde vivemos e servimos. O verdadeirocristão leva, por onde passa, a alegria de ser amigo de Cristo.

Maria foi fiel. Ela não questionou o Anjo Gabriel, mas, simplesmente acolheu avontade de Deus e disse sim ao seu chamado. Ser fiel é acolher os planos de Deus emnossas vidas, acreditando que Ele faz sempre o melhor. É agradecer as graçasrecebidas, mas também louvar a Deus nos momentos de angústia e aflição, pois cadadificuldade traz consigo um aprendizado.

Acima de tudo, Maria teve fé e coragem. A fé e a coragem andam juntas. Foiespecialmente a fé de Maria que a tornou a escolhida. Ela sempre acreditou que Deusprovidenciaria tudo a seu tempo. E ter fé requer muita coragem porque, muitas vezes,precisamos enfrentar sofrimentos e grandes batalhas, confiando que Deus está ànossa frente, mesmo que nãopossamos vê-lo lutando por nós.

Na vida, nos deparamos comsituações difíceis. Porém, quandoestivermos cansados e abatidos,lembremo-nos de Maria como exemploe também como intercessora. Nosmomentos de dificuldade, “peça à mãeque o Filho atende”. E, em todos osmomentos de nossas vidas, sejamoscomo Maria, vivendo o amor e servindocom alegria, fé e coragem!

EscaladaEAC

Em nossa juventude,muitas vezes percebemoso quanto somos fracos echeios de imperfeições,embora Deus nos tenhafeito à sua imagem esemelhança. Quandocaímos no pecado ouquando enxergamosn o s s a p e q u e n e z ,

podemos nos sentir até indignos do amor infinito de Deus. Assim como JoãoBatista não se sentiu digno de batizar Jesus, assim como o centurião disse não serdigno de que Jesus entrasse em sua casa, assim como Pedro não se sentiu dignode que Jesus lavasse seus pés, nós também nos sentimos dessa forma por muitasvezes.

Na verdade, realmente somos infinitamente pequenos e cheios de fraquezas,mas igualmente infinita é a misericórdia de Deus. A palavra misericórdia vem dolatim e resulta da união das palavras miséria e coração. Portanto, Deus vê combondade as misérias do nosso coração, misérias que podemos entregar ao Seudivino coração. Ele nos acolhe de braços abertos, mesmo se estamos em meio aopecado, assim como o filho pródigo foi acolhido por seu pai. De fato,especialmente quando estamos no pecado e afastados do caminho, Ele vem paranos salvar, assim como o Bom Pastor que deixa noventa e nove ovelhas parabuscar uma que se perdeu. Por isso, quando contemplamos a grandeza de Deus,não podemos deixar de perceber como Ele é bom para nós.

No entanto, quando rezamos a oração do Pai-Nosso, dizemos: “perdoai-nos asnossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” Isso querdizer que nós também precisamos ser misericordiosos, como está escrito: “Sedemisericordiosos como também vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). É precisoenxergar com os olhos de Deus as misérias no coração de cada irmão. Jesus disse,certa vez, que quem não tivesse pecado algum poderia atirar a primeira pedra.Quando percebemos que nós também somos falhos, em vez de condenar eapontar, nós aprendemos a perdoar os erros dos outros. E é isso mesmo que Deusquer de nós: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.”(Mt 5,7)

Vivemos em um mundo cheio de conflitos, onde tantas pessoas seesqueceram da fé e do perdão, e onde tantos se sentem abandonados. É precisoque o mundo experimente a misericórdia de Deus e, por isso, o Papa Franciscoinstituiu o Ano Santo da Misericórdia. Que possamos viver este ano como cristãosautênticos, sem nunca nos esquecermos da misericórdia de Deus. E tampouco desermos também misericordiosos com os nossos irmãos.

95º EAC

Page 23: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 23

Missões Vicentinas em Lagoa da PrataA Sociedade São

Vi cen te de Pau lorecebeu a visita dosMissionários Vicentinos,que estiveram em nossacidade em nome doConselho Nacional doBrasil. A Missão teve oseu início marcado pelaM i s s a d e E n v i o ,celebrada na IgrejaMatriz São Sebastião, no

dia 10 de abril.O objetivo principal da Missão Vicentina é o revigoramento do carisma

vicentino. Todas as 27 conferências foram convidadas a apresentarem nomes deconfrades e consócias para serem visitados. Assim, foram realizadas mais de 70visitas a enfermos, idosos, vicentinos afastados e também a pessoas que ainda nãosão vicentinas, com o objetivo de convidá-los a ingressarem na SSVP. Osmissionários também visitaram o Lar São Vicente (Vila Vicentina), levando alegria econforto aos moradores do Lar.

Os Missionários participaram do programa “Minuto Missionário Vicentino”,levado ao ar, diariamente, através da Rádio Tropical. Na oportunidade, foramexplicados os objetivos e o significado da Missão Vicentina.

Durante esses 08 dias de intensas atividades, aconteceram momentos de muitaemoção e alegrias compartilhadas. Os Missionários deixam para todos nós umgrande ensinamento de que nada é mais importante do que o amor que vem doirmão. É desse amor, da vivência da caridade que resulta o conforto espiritual.

Agradecemos a todos que colaboraram para a realização desse trabalho: àequipe de coordenação da Missão, à família do Confrade José Olímpio Pedrosa pelahospitalidade, aos padres e religiosos; aos Conselhos Particulares, aos confrades econsócias e a todos que abriram suas casas para receber os missionários.

Que a semente lançada pela Missão Vicentina em Lagoa da Prata,encontre terra fértil, germine e frutifique em boas obras para nossos irmãos maisnecessitados.

Sociedade São Vicente de Paulo

Page 24: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 24

Já é tradição homenagear Maria ao longo do mês de maio.Na paróquia São Carlos Borromeu, as homenagens acontecem nas

comunidades e na Igreja Matriz. Neste ano, as coroações na Igreja Matrizestão sendo realizadas pelas entidades e pastorais que muito têm feito para

Mês de MaioMês de Maria

a construção do Reino de Deus.O encerramento das atividades será no dia 31 de maio, com uma

grande Celebração Eucarística às 19:00 h, na Igreja Matriz.

Coroação do dia 1º maio, realizada pelo Serviço de Obras Sociais (SOS). Missa das 18:00 h, domingo, Igreja Matriz São Carlos Borromeu.

A Comunidade São Pedro também prestou sua homenagem a Mãede Deus e nossa Mãe.

Os cursilhistas coroaram Maria na Comunidade N.Sra. de Fátima, na residência de D.Inês e Sr. João Prado.

Coroação realizada na Igreja Matriz

Page 25: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

Um dia, o Amor estendeu as mãospara o nada e abriu o espaço...

Um dia, o Amor estendeu as mãospara o homem, e abriu-se o encontro...

Um dia, o Amor se tornouvida de tua vida, e eu existi...

Mãe, o céu sem confins revela-me teu amor...A vastidão do mar fala-me da tua bondade...As altas montanhas refletem teu heroísmo...A profundeza dos vales espelha tua humildade...A beleza das flores traduz teu caminho...

Tudo isso encerras dentro de teu grande coração...E silenciosa, serena, sorrindo,continuas labutando no cotidiano da vida.

Um dia, o Amor se tornouvida de tua vida, e eu existi.

Obrigado, Mãe!Homenagem a todas as MÃES,

com um abraço e o carinho dosPadres Patriky, João Paulo, José Ferreira

e de toda a Paróquia São Carlos Borromeu!

OraçãoMaria, minha mãe!Sua palavra me instrui;Sua beleza me ilumina.Sua bondade me atende.Ela é minha mãe!

Débil, conforta-me;Na luta, socorre-me;Na tentação, auxilia-me;Na angústia, consola-me.Ela é minha mãe!

Quando procuro por Jesus, ela me conduz.Quando me lanço em seus braços, espreita-mecontra seu coração.Quando choro minhas faltas, ampara-me.Com seu manto maternal, acolhe-me.Ela é minha mãe e mãe de toda humanidade!

Dona Zé

Comunidade São Vicente de Paulo

Page 26: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 26

Por volta dos noveanos de idade, ganheim i n h a p r i m e i r amedalha na escola: 1ºcolocada no concursode redação que tinhapor tema nada mais,n a d a m e n o s :“Tiradentes, o Heróida Inconfidência”.Posso dizer, semsombra de dúvida,

que nenhuma História nesse nosso País meimpressionou mais que a do Mártir da Inconfidência.Desde cedo, me interessei pelos fatos que cercaram demistério (e muito debate) a Conjuração Mineira,movimento emancipacionista que marcou época noBrasil.

Não sei se foi pelo jeito que me ensinaram naescola—havia toda uma magia, uma beleza em tornode Joaquim José da Silva Xavier — mas, o certo é queele se tornou para mim a figura morta mais viva deherói que alguém possa idealizar. Tudo que já pude, lisobre a Conjuração Mineira, no puro desejo de tentarentender o que se passava nas cabeças dosconfederados que, às escondidas, se reuniam paraconspirar a favor da liberdade e contra a Coroaopressora.

Nas aulas da escola sempre havia um pouco decada um dos “conspiradores”, e eu me perdia naquelesdetalhes. Foi nesta época que aprendi a amar “BárbaraBela”, um belíssimo poema de saudade e dor, escritopor Alvarenga Peixoto — sob pena de degredoperpétuo por participar do movimento — em que opoeta chora a distância da mulher amada.

Nas minhas buscas sobre Tiradentes descobri olivro “Joaquina, a filha de Tiradentes”, de Maria José de

Queiróz. Naquelas páginas pude saber muitas coisassobre a vida paralela do alferes nascido na Fazenda doPombal, de quem a História pouco diria sobre o ladohumano: seus amores, suas ligações, seuspensamentos, sua vida comum e pessoal, dados quemexeram ainda mais com minha imaginação.

Meu grande desejo era ir a Ouro Preto, antigaVila Rica, sentir de pertinho o clima deste pedaço danossa História. Estive no Museu da Inconfidência, eaquela foi uma das maiores emoções que já senti: vera letra dele, as imagens, as lembranças, ascuriosidades, os objetos, a carta de sentença de suacondenação, uma parte do madeiro que compôs suaforca. Caminhei pela praça que traz seu nome, entreina Casa dos Contos onde, segundo a História, morreuo poeta Cláudio Manoel da Costa, tido como suicida,mas supostamente assassinado pelas ordens doGovernador. Senti e respirei os ares do lugar ondetudo aconteceu. Absorvi a cada passo, a cada olhar,um tantinho de Tiradentes e das memórias daquelaépoca.

Tiradentes foi condenado, preso e enforcado em1792. Ficou a Bandeira oficial de Minas Gerais,inspirada nos ideais de liberdade, trazendo comolema, o dístico “Libertas Que Será Tamen”, elembrando em vermelho o símbolo do pensamentorevolucionário abortado pela coroa. A História mostraversões variadas destes acontecimentos, e muitas jádesmancharam a visão heroica de Tiradentes. Asbrumas cobrem o tempo, novos rumos são dados aesse período conturbado da História do Brasil, masminha imaginação, não tem jeito, mantém comoherói essa figura que fez parte da minha infância, deum jeito incomum, como marca para sempre. E sintodecepcionar a História que queira mostrar o contrário,porque aí já é outra História...

Marina Alves

Apaixonada por Tiradentes Amor Exigente

5º princípio: Culpa“A culpa torna as

pessoas indefesas esem ação“.

Francélia O.Vasconcelos Santos

Esse é o princípio quen o s l i b e r t a p a r aa s s u m i r m o s

responsabilidade.A culpa imobiliza, pois está no passado, ligado

a algo que foi feito ou deixou de sê-lo. Como nãopodemos atuar no passado, a culpa torna-sefonte de desesperança, raiva, medo, desânimo,autopiedade, autopunição e, muitas vezes,depressão. Todos são sentimentos paralisantes eque atrapalham uma ação de mudança. Nãodevemos confundir culpa com responsabilidade.Culpa leva ao imobilismo; responsabilidade leva àação. A busca da culpa e de culpados nos leva àposição de juízes. Quem pode ser juiz do outro? Aculpa torna a pessoa agressiva e, normalmente,quem mais é agredido é quem está maispróximo.

Desde a infância, o ser humano usa sualiberdade de escolha. Portanto, os pais não sãoresponsáveis pelas escolhas feitas livremente porseus filhos. O ser humano só é livre até omomento que faz uma escolha. Depois, passa aser responsável por ela e por todas suasconsequências. Quem escolhe é que deveresponder. Quem plantar flores colherá flores.

Sentir-se culpado, achar culpados, de nadaadianta. Nesse caso, mostra apenas que,consciente ou inconscientemente, acredita-seque é melhor do que os outros e até que éonipotente. Que se é capaz de mudar a vida dosoutros, fazê-los infelizes ou felizes, levá-los aofracasso ou ao sucesso. Isso é presunção deonipotência. E se o outro não está feliz, é sujeitoa desenvolver um sentimento de culpa. Irreal,inútil e prejudicial.

Neste mês de maio, o Amor Exigente propõeuma reflexão no sentido de encontrar recursosque permitam errar ou acertar sem que, comisso, a pessoa se sinta culpada. E a chave sechama PERDÃO. Este é o princípio LIBERTADOR!

Perdoar! Quem não perdoa é prisioneiro dopassado. Perdoar é dar oportunidade a si mesmoe ao outro. Acabando com culpas e culpados,com vítimas e algozes, cuidando dos sentimentosde raiva, medo, autopiedade, punição ouautopunição, há crescimento, amadurecimentodo espírito. Assumir responsabilidade pelasescolhas feitas é caminhar a largos passos para asolução dos problemas.

Viva o perdão!!! Viva a responsabilidade!!!Vamos à ação!!!

Uma das maneiras pra gente saborear a missa éentrar com a certeza de que vamos encontrar Jesus,como aconteceu com os Apóstolos na última ceia,naquela quinta-feira santa.

Jesus não pensou somente naquele momento emque estava com eles, mas também pensou em nós,como lemos em Lucas 22, 15: ”Tenho desejadoardentemente comer convosco esta Páscoa, antesde partir. Pois vos digo: não tornarei a comê-la atéque ela se cumpra no Reino de Deus”.

A missa começa com o acolhimento de Jesus,feito pelo sacerdote. Ali, o sacerdote está agindo emnome e na pessoa de Cristo. Por que sabemos disso?Porque na última ceia, Jesus, para continuar aEucaristia, instituiu o sacerdócio ao dizer em Lucas22.19b: “Fazei isso em memória de mim”.

O primeiro sinal que fazemos é o da Cruz, porquetoda a missa é um tornar presente as bênçãos dosacrifício. Na Cruz fomos perdoados para que opecado não tenha mais poder sobre nós. Por issosomos chamados, no ATO PENITENCIAL, a examinarcomo estamos vivendo a vida nova.

Durante a missa, vamos viver três momentos daobra da Cruz. O primeiro é quando você oferece a simesmo: o OFERTÓRIO. Quando o pão e o vinho sãolevados ao altar, somos também nós que estamossendo representados no altar. Assim, no Ofertório,

nós estamos presentes na patena e no cálice. Aoferta, portanto, simboliza o sacrifício que todosnós fazemos de nós mesmos.

O segundo momento é quando se dá a suamorte com Cristo: a CONSAGRAÇÃO. Por ela somostambém crucificados com Cristo, morrendo paranossa natureza inferior. A Consagração é aencenação do ritual da morte de Cristo, ondemorremos para tudo o que há de mal: orgulho,luxúria, inveja, gula, preguiça, avareza... Mas,todos que morrem na Cruz com Cristo recebemuma vida nova.

E o terceiro momento é quando você se abrepara uma nova vida: a SANTA COMUNHÃO. Cristonos diz: “Se vocês não comerem, vocês não terãovida.” Tomar o Corpo e o Sangue de Cristo, aEucaristia, nos ressuscita para o amorincondicional que Deus tem por nós. A Comunhãonão é apenas receber a vida de Cristo, mas “todasas vezes que comemos deste pão e bebemos destecálice, anunciamos a morte do Senhor até que Elevenha”.

Portanto a Missa é a renovação do Sacrifício deCristo na Cruz. É fonte de todo bem.

Participe com amor na Santa Eucaristia. E novavida você terá!

Catequese

Como participar melhor da Santa Missa?

Page 27: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pág.: 27

Escolas de Futebolem Lagoa da Prata e Região Centro-Oeste

Em Lagoa da Prata e em todo o Centro-Oeste Mineiro, escolas defutebol surgem e outras são extintas. Mas algumas tradicionaisseguem firme e resistem bravamente. Na maioria das vezes, elasnão conseguem muito apoio. Em Lagoa da Prata, destaco a escola doLapratinha, que funcionou de 1989 a 1994.

É preciso ressaltar a importância das escolas de futebol quedesapareceram e das que estão por aí. Elas ajudaram e continuamlutando pelo lado social de nossa juventude. Algumas, infelizmente,trabalham o vencer sem responsabilidade social, porém, a grandemaioria muito tem feito por nossas crianças e adolescentes.

Nesta luta constante de formação de cidadãos, é preciso estaratento às atitudes dos profissionais que militam à frente das escolasde futebol. Neste, como em qualquer ramo de atividade laborativa,tem os bons e os maus profissionais. E sempre deve ser priorizado oser, e não o ter. Por isso é muito importante que os pais acompanhemseus filhos desde pequenos, pois eles estão sempre passando porfases decisivas da vida.

No dia a dia, são cometidas muitas falhas, tanto por parte deprofessores, como de pais e alunos. Se uma escola de futebol deLagoa da Prata, por exemplo, enfrenta outra do mesmo município, arivalidade aflora e fica complicado. E ao longo do ano é um “trança,trança” danado de aluno de uma escola para outra, sem o mínimocritério e ética. O direito de ir e vir tem que ser respeitado, mas épreciso ter um mínimo de ética de todos os envolvidos nestaengrenagem chamada escola de futebol.

Esse assunto merece uma reflexão por parte, sobretudo, deprofessores e proprietários de escolas de futebol, pois está setornando um círculo vicioso e perigoso. O aluno sai de uma escola defutebol e vai para outra sem o mínimo respeito à sua agremiação deorigem. É preciso reverter esse quadro em prol de nossas crianças ejovens. Os profissionais precisam sentar em uma mesa redonda paraaparar as arestas, ter respeito uns pelos outros e dar uma respostapositiva à sociedade.

Não só em Lagoa da Prata, mas em todo o mundo, é precisomudar de atitudes e buscar o bem estar dos alunos em primeirolugar. Só assim teremos, um dia, o orgulho de termos ajudado aformar verdadeiros cidadãos.

Homi lia do PapaF r a n c i s c o d u r a n t eCelebração Eucarística nacapela da Casa SantaMarta, em 28/04/2016.

“O protagonista daIgreja é o Espírito Santo”,afirmou o Papa Francisco.O Santo Padre comentoua célebre passagem dosAtos dos Apóstolos sobreo chamado “Concílio” deJerusalém.

O Papa observou queo protagonista da Igreja éo Espírito Santo. “É Eleque, desde o primeiromomento, deu força aosapóstolos para proclamaro Evangelho. É o Espíritoque faz tudo, que conduza Igreja adiante, mesmocom seus problemas,m es mo qua nd o sed e s e n c a d e i a aperseguição”.

É o Espírito quem dá aforça para os f ié ispermanecerem na fé,inc lusi ve d iante daresistência a insistênciados doutores da lei. Neste

Waldir Ribeiro Palavras do PapaO caminho da Igreja é pautado pelo Espírito Santo

caso, explicou o Papa, háuma dupla resistência à açãodo Espírito: a daqueles queacreditavam que Jesus tinhavindo somente para o povoeleito e a daqueles quequeriam impor a lei deM o i s é s , i n c l u i n d o acircuncisão, aos pagãosconve r t i dos . O Papaobservou que houve umagrande confusão em tudoisso.

“O Espírito colocavaseus corações em umaestrada nova: eram assurpresas do Espírito. E osapóstolos viram-se emsituações que nunca teriamimaginado, situações novas.E como lidar com essasnovas situações?”

Francisco explicou quepor isso os discípulosconvocaram uma reuniãoem Jerusalém, na qual cadaum contou sua experiênciade como o Espírito Santotambém descia sobre ospagãos. Os presentesouviam Barnabé e Paulo,que relatavam os sinais eprodígios que Deus haviarealizado entre as nações.

“Ouvir, não ter medo deouvir. Quando alguém temmedo de ouvir, não tem oEspírito em seu coração.Ouvir: 'Você, o que acha epor quê?'. Ouvir com

humildade. E depois de teremouvido, decidiram enviar àscomunidades gregas, isto é, aosc r i s t ão s q ue v i e ram d opaganismo, env iar a lgunsdiscípulos para tranquilizá-los edizer-lhes: 'Tudo bem, continuemassim'”.

O Santo Padre explicou aindaque, ao final da reunião, osdiscípulos decidiram escrever umacarta em que o protagonista era oEspírito Santo, era aquele que osacompanhavam em todas as suasdecisões. Este é o caminho daIgreja, enfatizou o Papa.

“E quando o Espírito nossurpreende com uma coisa queparece nova, 'que nunca foiassim', 'deve-se fazer assim'.Pensem no Vaticano II, nasresistências ao Concílio… e o citoporque é um evento próximo denós. Quantas resistências: 'masnão…'. Ainda hoje persistemresistências, de uma forma ououtra, e o Espírito vai adiante. Ocaminho da Igreja é esse: reunir-se, unir-se, ouvir-se, discutir, rezare decidir juntos. Esta é a chamadasinodalidade da Igreja, na qual seexpressa a comunhão da Igreja. Equem faz a comunhão? É oEspírito! De novo é ele oprotagonista. O que nos pede oSenhor? Docilidade ao Espírito. Oque nos pede o Senhor? Para nãotermos medo ao ver que é oEspírito que nos chama. Peçamosao Senhor a graça de entendercomo a Igreja vai avante”

Page 28: 210 - Jornal Informação - Ed. Maio 2016

MAIO 2016 - Pag.: 28

Antes de ser mãe, eu fazia ecomia os alimentos aindaquentes.Eu não tinha roupas manchadas,tinha calmas conversas aotelefone.Antes de ser mãe, eu dormia oquanto eu queria,

nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes.

Antes de ser mãe, eu limpava minha casa todo dia.Eu não tropeçava em brinquedos e nem pensava em cançõesde ninar.Antes de ser mãe, eu não me preocupava:Se minhas plantas eram venenosas ou não.Imunizações e vacinas, então, eram coisas em que eu nãopensava.

Antes de ser mãe, ninguém vomitou e nem fez xixi em mim,nem me beliscou sem nenhum cuidado, com dedinhos deunhas finas.Antes de ser mãe, eu tinha controle sobre a minha mente,meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos. E dormiaa noite toda.

Antes de ser mãe, eu nunca tive que segurar uma criançachorandopara que médicos pudessem fazer testes ou aplicar injeções.Eu nunca chorei olhando pequeninos olhos que choravam.

Nunca fiqueigloriosamente feliz comuma simples risadinha.Nem fiquei sentadahoras e horas olhandoum bebê dormindo.

Antes de ser mãe, eununca segurei umacriança

só por não querer afastar meu corpo do dela.Eu nunca senti meu coração se despedaçarquando não pude estancar uma dor.Nunca imaginei que uma coisinha tão pequeninapudesse mudar tanto a minha vida...E que pudesse amar alguém tanto assim.E não sabia que eu adoraria ser mãe.

Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensaçãode ter meu coração fora do meu próprio corpo.Não conhecia a felicidade de alimentar um bebê faminto.

Não conhecia esse laço queexiste entre a mãe e a suacriança.E não imaginava que algotão pequeninopudesse fazer-me sentir tãoimportante.

Antes de ser mãe, eu nuncame levantei à noite toda, a cada 10 minutos,para me certificar de que tudo estava bem.Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor, a dor e asatisfação de ser uma mãe.Eu não sabia que era capaz de ter sentimentos tão fortes.

Por tudo e apesar de tudo, obrigada, Deus,por eu ser agora um alguém tão frágil e tão forte ao mesmotempo.

Obrigada, meu Deus, porpermitir-me ser Mãe!

Homenagem dosAmigos do

Supermercado Gontijo