150 - jornal informação - ed. mar. 2013

20
NÚMERO 150- ANO XIII - MARÇO DE 2011 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ - www.paroquiasaocarlos.org O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus. Guilherme Júnior, filho de Guilherme e Laiane. Semana Santa Acompanhe a programação e participe! Mutirão de Confissões Dia 25 de março, na Paróquia São Carlos Borromeu. Quaresma Tempo de voltar para Deus Convertei-vos! Renunciai a todas as vossas faltas! Que não haja mais em vós o mal que vos faça cair! Repeli para longe de vós todas as vossas culpas, para criardes em vós um coração novo e um novo espírito(Ez 18, 30b-31). De fato, não podemos nos contentar com uma vida vazia, sem luz, sem graça no sentido pleno da palavra. Por isso, a Igreja nos proporciona tempos litúrgicos fortes para nos auxiliar em nossa conversão e santificação. Estamos na Quaresma. Tempo de sacrifícios, mas, sobretudo, tempo de muitas bênçãos! É o tempo no qual Deus revela o amor incondicional de seu Filho. Um amor que o levou a oferecer sua própria vida por nós. Que todo amor e sacrifício de Jesus não sejam em vão. Que, ao final desse período, possamos ressuscitar com Ele para uma vida totalmente nova. Editorial

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 26-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal Informação e formação do Povo de Deus.

TRANSCRIPT

Page 1: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

NÚMERO 150- ANO XIII - MARÇO DE 2011 - PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ - www.paroquiasaocarlos.org

O Jornal de Informação eFormação do Povo de Deus.

Guilherme Júnior, filho de Guilherme e Laiane.Semana SantaAcompanhe a

programação eparticipe!

Mutirão de ConfissõesDia 25 de março,

na ParóquiaSão Carlos Borromeu.

QuaresmaTempo de voltar para Deus

“ C o n v e r t e i - v o s !Renunciai a todas as vossasfaltas! Que não haja maisem vós o mal que vos façacair! Repeli para longe devós todas as vossas culpas,para criardes em vós umcoração novo e um novoespírito” (Ez 18, 30b-31).

De fato, não podemos noscontentar com uma vidavazia, sem luz, sem graçano sentido pleno dapalavra.

Por isso, a Igreja nosproporciona temposlitúrgicos fortes para nosauxiliar em nossaconversão e santificação.

Estamos na Quaresma.Tempo de sacrifícios,

mas, sobretudo, tempo demuitas bênçãos!

É o tempo no qual Deusrevela o amorincondicional de seu Filho.Um amor que o levou aoferecer sua própria vidapor nós.

Que todo amor esacrifício de Jesus nãosejam em vão. Que, ao finaldesse período, possamosressuscitar com Ele parauma vida totalmente nova.

Editorial

Page 2: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 02O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Diretor Espiritual: Pe. João BoscoJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:3261-4372, Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, SimonePároco: Pe. João BoscoAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500

EXPEDIENTE

HOMENS EM ORAÇÃOO Terço dos Homens

Q U A R E S M AMais uma vez é quaresma.

Quaresma, palavra que vem dolatim e que significa quarenta. Latimé a língua oficial da Igreja. Seusdocumentos são escritosprimeiramente em latim e, sódepois, traduzidos para as outraslínguas.

A quaresma está ligada aacontecimentos da bíblia, acontecimentos que estãorelacionados à história da salvação, à história dopovo da bíblia: 40 dias do dilúvio, 40 dias de Moisésno monte Sinai, 40 dias de Elias caminhando para omonte Horeb, 40 anos do povo vagando pelo deserto,a caminho da terra prometida, de 40 dias foi o jejumde Jesus, no deserto, antes de iniciar sua pregação.

Quaresma é tempo de preparação para a páscoa.Páscoa quer dizer libertação. No livro do Êxodo 12,1-25, pode-se observar como Deus preparou o povopara a primeira páscoa, para a libertação daescravidão do Egito. Hoje, a páscoa é a celebraçãoda libertação do pecado, libertação que Cristo veionos trazer.

A quaresma, hoje, tem uma história e umamaneira própria de preparação para a páscoa. Porvolta do ano 200 de nossa era, os cristãos já sepreparavam para celebrar a páscoa com três diasde oração, sacrifícios e jejum. Mais ou menos peloano 350, a Igreja oficializou a quaresma com 40dias.

A quaresma começa na quarta-feira de cinzas.Pelas cinzas a Igreja quer nos lembrar de que, umdia, nossa vida termina neste mundo e, então,voltamos ao pó da terra, de onde viemos. E a liturgiado dia nos mostra esta realidade: “tu és pó e ao pótu hás de tornar”

A quaresma vai da quarta-feira de cinzas até odomingo de páscoa. São 46 dias, contando também06 domingos, que não entram na conta dos 40 diasporque o domingo já é dia santificado.

Liturgicamente, considera-se a quaresma até aquarta-feira da semana santa, pois na quinta-feirada mesma semana começa o tríduo pascal, quetambém faz parte da quaresma.

É nesse período que a Igreja do Brasil realiza acampanha da fraternidade, com reflexões sobretemas importantes para nossa vida. Neste ano, otema é sobre ecologia, com reflexões sobre comodevemos pautar nossa vida em defesa da natureza,em defesa do meio ambiente. A Igreja quer nosmostrar que somos responsáveis pelo bom uso daterra, o lugar de onde viemos e para onde iremos,após nossa vida terrena.

A oração é uma das maneiras que a Igreja pedede nós, como preparação para a páscoa, como meiode vivermos a quaresma. Nossa paróquia de SãoCarlos oferece-nos a oportunidade de rezarmos avia-sagra, toda quarta-feira, às 19:00 horas, namatriz.

Caso você, prezado leitor, não faça parte dos quetoda segunda-feira, às 20:30 horas, se reúnem na

matriz de SãoCarlos pararezar o terço,o terço dosh o m e n s ,durante aq u a r e s m avenha rezá-loconosco.

A.B.R.

Conhecendo aLegião de Maria

A Campanha da Fraternidade,mais uma vez, nos chama àreflexão. A Igreja pede atençãoespecial com a vida no planeta.Temos presenciado chuvastorrenciais que derrubamencostas e soterram pessoas,destruindo casas, ruas e atébairros inteiros; furacões,maremotos, tremores de terra eoutros acidentes naturais que

preocupam a humanidade.Então, paramos e olhamos, para o que vem

acontecendo ao nosso redor: vemos florestas sendoderrubadas e virando carvão; as águas dos riosrecebem toneladas de veneno, resíduos dasindústrias, que matam os peixes e comprometema saúde das pessoas. É triste ver as coisas criadaspor Deus, com tanto carinho, sendo destruídas pelaganância e pela irresponsabilidade.

É imprescindível zelar pelo meioambiente. Épreciso ouvir os gritos da criação, que geme comoem dores de parto. Cuidar do mundo é dever detodos. Se cada pessoa fizer sua parte, se cadacomunidade se unir na defesa da vida, se cadamovimento se responsabilizar pelas propostas, empouco tempo, o mundo será mais cheio de vida.

Cuidar da vida de nosso planeta é cuidar denós mesmos.Cúria Nossa Senhora de Misericórdia

e Cúria Mater Christi)

O Amor de DeusDiariamente, nosso Deus confirma que nos ama

imensamente e nos abençoa com todo o seu amorde Pai.

O seu amor é tão grande que não pode sermedido, mas pode ser sentido no coração de quemtem fé. Por tamanho amor, Ele nos fez à sua imageme semelhança.

Todo amor gera compromisso e passa pelosensinamentos do seu filho Jesus. Eis o amor queensina a esvaziar-nos de nós mesmos e amergulharmos no mistério da salvação. O mundonão preenche o vazio interior que tantas vezessentimos.

Sem Deus, nossa vida perde o rumo e a direção.A sua vontade é que sejamos uma semente de paze luz na vida das pessoas; onde quer que estejamos,que levemos o bem e a felicidade a todos. Nossavida se torna mais bela quando somos motivadospelo amor e pela esperança de um mundo melhor.

É tempo de quaresma. Tempo de conversãomaior. A quaresma nos motiva a mudar de vida, aenfrentar as tentações que querem nos afastar doPai.

Precisamos de vida nova, diferente, cheia deamor e longe do pecado. Somos chamados a teratitudes concretas de perdão e reconciliação.

Quantas vezes devo perdoar o meu irmão?Jesus responde: Não digo até sete, mas, setenta

vezes sete. (Mt 18,21-22).O perdão é divino, por isso, arranquemos do

coração todo ódio, rancor, tudo que nos impede decaminhar com amor.

Dona Zé

Você conhece alguém que fala mais do quedeve? Você fala mais do que deve? Já searrependeu de ter dito alguma coisa? Pois é,sofremos de incontinência verbal.

É antigo o ditado que nos lembra de quetemos uma boca e dois ouvidos. Que devemosouvir mais e falar menos. Mas isso não é fácil.

Dia desses, uma amiga da minha mãe ligoupara ela e, ao ouvir as reclamações de que amão estava formigando e avermelhada, disseque era urgente que fosse ao hospital, quepoderia ser algo muito grave, que o pai teveque amputar a mão em situação semelhante.A mesma amiga, em outra ocasião, aoperceber que minha mãe estava esquecida,não se conteve em dizer que, provavelmente,ela estava com Alzheimer. A amiga não émédica. Errou nos dois diagnósticos, masconseguiu deixar minha mãe profundamentepreocupada. Fez por mal? Certamente não.Incontinência verbal.

Tenho um amigo que não perde o costumede estragar surpresas. "Estão preparando umafesta de aniversário para você." E prossegue:"Finja que não sabe de nada, só falei paranão te deixar preocupado". Preocupado? Como quê?

Há aqueles que fazem "fofocas cristãs". "Eupreciso lhe contar uma coisa muita séria (e aívem a fofoca), só contei para que você rezepor ela."

Em momentos de briga, fala-se muita coisadesnecessariamente. Lembranças ruins dopassado. Acusações bobas. "Nunca meesqueço! Faz 40 anos, mas eu nunca meesqueço de quando você me chamou de burra.Estávamos casados há um ano." Ou ainda: "Euo avisei, mais uma namorada que abandonavocê. Eu disse que as mulheres que oconhecem acabam indo embora. Só falo issoporque sou seu amigo".

Em uma mesa de conversa, sempre háaquele que ouviu alguma história e, sem amenor preocupação com a verdade, fala: "Euouvi dizer que fulano é caloteiro. Não queroser injusto, não gosto de fofoca, mas meparece que ele não paga ninguém".

É atribuído a Sócrates um diálogo em queos seus discípulos vieram falar sobre a vidados outros, e ele perguntou, ensinando: "Vocêsjá passaram pelos três crivos antes de mecontar?" Os crivos são verdade, bondade enecessidade. "É verdade? Vocês têm provas?É bom? Não vão magoar ninguém? Énecessário? Tem alguma coisa a ver com avida de vocês ou com o bem público?" E osdiscípulos se calaram, e Sócrates voltou a falarde filosofia.

A palavra tem poder. Que esse poder sejausado para fazer o bem. Palavras ditas semamor podem ferir.

Que tal pensarmos antes de falar? Que talfazermos a experiência do ouvir mais, paraaprender, e falar apenas o necessário, paraensinar?

(Extraído da Revista Canção Nova - GabrielChalita)

Marcus MonteiroComunidade N. S. das Graças

INCONTINÊNCIA VERBAL

Page 3: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 03O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 4: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus MARÇO / 2011 - Página 04

CONFISSÃO Mutirão deConfissões

Estamos na Quaresma,tempo de conversão e depenitência. E a confissão,neste tempo, torna-seurgente e primordial para aconversão, pois é umSacramento de Cura. Por isso,destacamos algumasperguntas que muitas vezesficam sem respostas ou semmaiores esclarecimentos. Jádizia o Papa João Paulo II que“os consultórios estão cheios,e os confessionários vaziosporque ainda não secompreende a dimensão daConfissão como remédioespiritual, que livra das amarrasdo pecado e devolve a paz.”

01 - O QUE É ACONFISSÃO?

Confissão ou Penitência éo Sacramento através do qualas pessoas podem serperdoadas de seus pecados e,assim, receberem a graçasantificante. Também échamado de Sacramento daReconciliação.

02 - QUEM INSTITUIU OSACRAMENTO DACONFISSÃO?

Conforme nos ensina oEvangelho de João, oSacramento da Penitência foiinstituído por Jesus Cristo:“Depois dessas palavras,(Jesus) soprou sobre elesdizendo-lhes: Recebei oEspírito Santo. Àqueles aquem vocês perdoarem ospecados, ser-lhes-ãoperdoados; àqueles a quem osretiverdes, ser-lhes-ãoretidos”( Jo 20. 22-23).

03 - A IGREJA TEMAUTORIDADE PARAPERDOAR OS PECADOSATRAVÉS DOSACRAMENTO DAPENITÊNCIA?

Sim, a Igreja tem estaautoridade porque a recebeude Jesus Cristo: “Em verdadevos digo: tudo o que ligardessobre a terra será ligado nocéu, e tudo o que desligardessobre a terra será tambémdesligado no céu” (Mt.18,18).

04 - POR QUE MECONFESSAR E PEDIR OPERDÃO PARA UM HOMEMIGUAL A MIM?

Só Deus perdoa ospecados. O padre, mesmosendo um homem sujeito àsfraquezas como os outroshomens, está ali em nome deDeus e da Igreja para absolveros pecados. Ele é o ministrodo perdão, isto é, ointermediário ou o instrumentodo perdão de Deus, como ospais são instrumentos de Deus

O Mutirão de Confissões em preparação paraPáscoa será realizado no dia 25 de Março de 2011,sexta-feira.

Todos os cristãos conscientes sabem que épreciso se aproximar do sacramento da Penitênciapelo menos uma vez ao ano. Portanto, não percaesta oportunidade.

Locais de atendimento1 – Matriz São Carlos Borromeu2 – Comunidades: São Vicente, Sagrado Coração

de Jesus, Nossa Senhora do Rosário, São Cristóvão,Imaculada Conceição.

Horários de atendimento:09:00 às 11:00 horas 14:00 às 18:00 horas 19:00 às 21:00 horas

Observação importante:Por determinação canônica e conforme as

orientações da Diocese, na Semana Santa nãohaverá celebrações penitenciais com absolvição(Confissão Comunitária).

para transmitir a vida a seusfilhos, e como o médico é uminstrumento para restituir asaúde física, etc.

05 - OS PADRES EBISPOS TAMBÉM SECONFESSAM?

Sim, obedientes aosensinamentos de Cristo e daIgreja, todos os padres, bispose mesmo o Papa se confessamcom frequência, conforme omandamento: “Confessai osvossos pecados uns aos outros”(Tg. 5,16).

06 – O QUE ÉNECESSÁRIO PARA FAZERUMA BOA CONFISSÃO?

Para se fazer uma boaconfissão são necessárias cincocondições:

- Um bom e honesto examede consciência diante de Deus;

- arrependimento sinceropor ter ofendido a Deus e aopróximo;

- firme propósito de nãopecar mais, mudar de vida, seconverter;

- confissão objetiva e claraa um sacerdote;

- cumprir a penitência queo padre nos indicar.

07 – COMO DEVE SER ACONFISSÃO?

Diga o tempo transcorridodesde a última confissão. Faleresumidamente, mas sem omitiro necessário. Devemosconfessar os nossos pecados, enão os dos outros. Porém, separticipamos ou facilitamos dealguma forma o pecado alheio,também cometemos umpecado e devemos confessá-lo(por exemplo, se aconselhamosou facilitamos alguém a praticarum aborto, somos tão culpadoscomo quem cometeu oaborto).

08 – O QUE É PECADOMORTAL E PECADO VENIAL?

Pecado mortal ou pecadograve – São ofensas graves aDeus ou ao próximo. Elesapagam a caridade no coraçãodo homem e o desviam deDeus. Ele enfraquece a graçade Deus em nós. Algunsexemplos de pecados mortais:aborto, adultério, fornicação,destruir de forma grave e injustaa reputação do próximo, fazermau uso do dinheiro público,assassinato e outros.

Pecado venial ou pecadoleve – São ofensas leves a Deuse ao próximo. Embora ofendama Deus, não destroem aamizade entre Ele e o homem.

09 – SE NÃO SINTOREMORSO, COMETIPECADO?

Não sentir peso naconsciência (remorso) nãosignifica que não tenhamos

pecado. Se nós cometemoslivremente uma falta contra ummandamento de Deus, nóscometemos um pecado. A faltade remorso pode ser sinal deum coração duro, ou de umaconsciência pouco educadapara as coisas espirituais (porexemplo, um assassino podenão ter remorso por ter feitoum crime, mas seu pecado émuito grave).

10 – A CONFISSÃO ÉOBRIGATÓRIA?

O Católico deve se confessarno mínimo uma vez por ano.Mas somos também obrigadostodas as vezes em quecometemos um pecado, quenossa consciência nos mostra anecessidade do perdão, ou quecometemos um pecado mortal.

11 – QUAIS OS FRUTOSDE SE CONFESSARCONSTANTEMENTE?

Toda confissão apagacompletamente nossospecados. E nos dá a graçasantificante, tornando-nos,naquele instante, uma pessoasanta. Ela nos dá tranquilidadede consciência, consoloespiritual; aumenta nossosméritos diante do Criador,diminui a influência do demônioem nossa vida. Faz criar gostopelas coisas do alto, exercita-nos na humildade e nos fazcrescer em todas as virtudes.

12 – E SE TENHODIFICULDADE PARACONFESSAR UMDETERMINADO PECADO?

Se somos conhecidos denosso pároco, devemos nestecaso fazer confissão com outropadre para nos sentirmos maisà vontade. Em todo caso, antesde se confessar, converse como sacerdote sobre suadif iculdade. Ele usará decaridade para que a suaconfissão seja válida sem lhecausar constrangimento.Lembre-se: ele está no lugar deJesus Cristo!

13 – O QUE SIGNIFICA APENITÊNCIA DADA NO FINALDA CONFISSÃO?

A penitência proposta nofim da confissão não é umcastigo, mas uma expressão dealegria pelo perdão celebrado.

Aproveite bem estetempo propício de oração econversão que a Igreja nosproporciona. Faça um bomexame de consciência e seaproxime do amor e damisericórdia do nosso Deus.

“A santidade deve ser aregra em nossa vida. O pecado,a exceção”.

Maria ElzaResende Lacerda

O perdão que não foi dadoHá uma dor do perdão que foi

pedido e não foi dado. Há uma dorque se tornou insuportável. Dói emum porque não o recebe, e, nooutro, porque não perdoa.

Perdoar é ir além do estrito dever.Só perdoa quem é caridoso egeneroso. O outro passou dos limitesconosco e tirou-nos algo. Nósultrapassamos nossos limites e lhedamos algo que ele “não merecia”.Teríamos motivos para revidar, mas perdoamos.

O Papa Bento XVI nos lembra que “somos seresnídicos, precisamos ser acolhidos, sentimos falta do ninho”.Quem se nega a alimentar o fraco, a longo prazo, mata-o. Quem se sente forte a ponto de “ir embora” do outro,vá, mas não espere ser feliz. Quem não perdoa nunca,não imagine que será pessoa completa. A pessoa queperdoa se revela mais pessoa do que a vingativa.

Perdoar supõe um tipo de plenitude humana. Por isso,o não perdoado sofre, mas quem não perdoa tambémsofre. Um, porque pediu perdão e não recebeu, emboramostrasse sinais claros de mudança; o outro porque puniudemais e não perdoou. Acontece! Todos os dias!Felicidade, porém, é outro departamento. Quem desejaser feliz, algum dia vai ter que parar de se morder e remoero pecado do outro.

O perdão que não foi dado vira raiva e ódio. E o ódioé como carga excessiva. Ou se enterra ou deixa em terra.Mas, voar com ela é um risco permanente. O avião nãovai obedecer aos comandos. Já o perdão que foi dado setransforma em leveza. A vingança pesa muito mais!Pergunte a quem perdoa e a quem garante que jamaisperdoará. Um deles tem vida muito mais serena! E nãoadianta culpar o outro. Se o outro já se penitenciou epediu perdão, a pergunta é uma só: Está esperando oquê para ser feliz???

Catequese

Page 5: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 05O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Page 6: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 06O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

“Portanto, não vos preocupeis como dia de amanhã, pois o dia de amanhãterá suas preocupações! Para cada diabastam seus próprios problemas”.Evangelho de Mateus 6,34.

Ouvi esta passagem da Bíblia quandofui visitar a igreja do povoado de SãoDomingos, repleta de pessoas humildese de muita fé. Um lugarzinho do mundobem pertinho de nós, onde todos seconhecem e precisam de pouco paraser feliz, principalmente no fim desemana depois da santa missa. Comcerteza, já ouvi essa passagem da Bíblia,mas não com a mesma intensidadedaquele sábado.

Devemos parar de vez em quandopara analisar tudo que temos e tudoque já conquistamos. E também o queainda lutamos para conseguir. Melhordizendo, às vezes nem sabemos o querealmente buscamos ou queremos. Aúnica certeza que temos é de umabusca incansável que não sacia a nossasede.

Para sermos felizes, precisamos detão pouco. Outro dia, Padre ReginaldoManzotti disse algo assim: “Quandonascemos, precisamos de uma fralda euma chupeta. Quando adultos, deemprego e dinheiro. Quando velhos,

3º Princípio – Os recursos são limitadosO Dia de amanhã

Por Cíntia SouzaAMOR EXIGENTE

No decorrer do mês de março, oAmor Exigente estará refletindo sobreo terceiro princípio que é “Os recursossão limitados”.

A vida é um conjunto depossibi lidades a seremexperimentadas. A forma como cadaum utiliza esses recursos, resulta noêxito ou no fracasso.

Este é um princípio que nos protegee nos mostra essas novaspossibil idades. Nossos recursosfísicos, financeiros e emocionais sãolimitados. Mas esse limite não é comoum muro que não pode ser superadoe, sim, como uma linha no chão. E épossível ultrapassar essa linha semdificuldades.

Ao fazer isso, no entanto, estamosnos expondo às diversasconsequências ruins.

Com recursos físicos, não podemosfazer mais do que o nosso corpo estápreparado para fazer. Quando se exigedo organismo, além de suaspossibi lidades, os efeitos sãonegativos.

Os recursos financeiros tambémsão limitados. Ultrapassar esse limitetraz dívidas e uma série de problemas.

Nossos recursos emocionaistambém têm limites: não podemosviver estressados, irritados. E nemtemos a capacidade de suportar todosos sofrimentos da vida passivamente.Isso prejudica nossa qualidade de vidae nossa saúde. O grande perigo é queas consequências ruins podemdemorar a aparecer, mas, surgem em

Política Pública:“O estandarte do Sanatório

Geral vai passar”

de uma bengala e uma fraudageriátrica. Quando morremos, de umpaletó bem passado, um sapato novoe um caixão”.

Nossa, pensei eu, e ainda insistimosem brigar por tão pouco: nosupermercado, pela demora na fila; naescola, pelo mau professor; em casa,reclamamos do marido e dos filhos. Notrabalho, é claro, do patrão que nuncanos entende. Nas festas, da loira quequis aparecer mais que todos ou dacerveja que estava quente.Reclamamos da chuva que não parou,do dinheiro que não deu para pagar ascontas, da sogra que insiste em darpalpites na educação dos netos, docunhado que ainda não pagou a dívida,do colega de trabalho que não pagaaquela mixaria que você emprestou...

O amanhã está tão longe... E,enquanto nos preocupamos com ele,perdemos tempo em não viver o hoje.Brigamos com pessoas que, talvezamanhã, não estarão mais conosco. Eaí, valeu a pena?

Devemos viver o hoje. Por isso,encerro com a mesma frase do iníciodeste artigo: “O dia de amanhã terásuas preocupações. Para hoje, jábastam seus problemas”.

Voluntários da SaúdeUm grupo de

voluntários da saúde temrealizado um belotrabalho no Hospital SãoCarlos.

Além de visitassemanais, o grupo servechá aos acompanhantestodos os dias, à noite;levam amor e calorhumano aos pacientes efuncionários.

D.Maria AparecidaMorais, presidente dogrupo, ressalta: “É

importante doar um pouco do nosso tempo para servir, apoiar, ser solidário àspessoas que estão passando por momentos difíceis. E quem assim age, acabasendo o maior beneficiário deste gesto, pois é um trabalho muito gratificante.”

Os interessados em também participar, podem deixar o nome, endereço etelefone de contato na recepção do Hospital.

forma ded o e n ç a s ,dif iculdadesn o srelacionamentos,depressão, amizades perdidas etc.

Nosso primeiro passo é reconhecerque nossos recursos são limitados, nãopodemos resolver um problema semreconhecer que ele existe. O segundopasso é trabalhar para expandir esseslimites. Dessa forma, podemos ir maislonge sem desrespeitar nossacapacidade.

Esse princípio vem nos dizer aindaque, assim como somos limitados, ooutro também é. Isso me leva acompreender melhor o outro,respeitá-lo mais, levando emconsideração certas atitudes dele.

Mas, não somos limitadosespiritualmente e, assim, podemoscrescer, mudar velhos hábitos sempreem busca de mais qualidade de vida.Trabalhando nossas própriasdificuldades, aprendemos a ser maistolerantes com o próximo.

É importante lembrar que osresultados serão melhores se agirmoscom sinceridade, franqueza eautenticidade, movidos pelo amor.

Alertados pelos limites, abrimos aporta para outras possibilidades etrabalhamos com prioridades.

Vá em frente com firmeza eperseverança que o resultado positivo,com certeza, virá.

Adélia Vasconcelos

Tomei emprestado o verso de ChicoBuarque para falar da clínica produzidano campo da Reforma Psiquiátrica Bra-si leira, campo de constanteefervescência. É bom lembrar que aclínica praticada no Sistema Único deSaúde (SUS) é referendada pela Or-ganização Mundial de Saúde (OMS), enão significa apenas a transposição domodelo hospitalocêntrico para serviçosabertos e comunitários.

A Reforma Psiquiátrica Brasileiraobjetiva a inclusão do psicótico na so-ciedade. Trata-se de retirar o louco dolimbo da doença mental como ser pe-rigoso e de resgatá-lo como sujeitocapaz de produzir novos modos de vi-ver, de pensar e de sentir. Enfim, tra-balha a extinção da ideia de louco comoinválido ou perigoso e busca construircom ele a vida. Não se trata de umaproposta de fácil execução, entretan-to, é viável e exige a revisão de nossospreconceitos.

Esta proposta traz em si a respon-sabilidade com o diferente e com a suafamília. Quando esta também adere aoprojeto da reforma, a caminhada tor-na-se mais tranquila. A experiência nasaúde mental tem mostrado que oespaço familiar nem sempre é harmo-nioso. Ele exige a aprendizagem daescuta dos sintomas, a compreensãoda existência das vozes e perseguido-res, críticos ferozes que podem orde-nar a morte. Também serve para ela-borar o luto de que seu familiar já nãoé tão familiar assim, surgiu um outronaquele corpo que, a cada dia, vai sediferenciado após o surto psicótico. Epara mudar a crença de que não é umcastigo de Deus, mas doença a ser tra-tada.

O tratamento é longo e en-volve uma equipe multidisciplinar compsiquiatra, psicólogo, assistente social,terapeuta ocupacional, enfermeiro,pedagoga, nutricionista, farmacêuticoe o clínico. Além de uma série de ou-tros recursos terapêuticos. Tratar depsicóticos no próprio meio social exige“tecnologias” diversas daquelas empre-gadas pelo hospital psiquiátrico, comoo isolamento, a contenção física, asedação. Exige uma formação profissi-onal diferente. A arte surge aqui comoum recurso rico que viabiliza a estabili-zação psíquica do psicótico ou o equilí-brio pela criação. Então, a arte é umasaída para a vida, seja na forma de umgrupo de teatro, na pintura de uma

tela, na confecção de panos de pra-to, bijuterias, crochê ou mosaico. Ouna produção de textos ou numa ativi-dade esportiva como o karatê ou, ain-da, no cuidado do corpo através deoficinas de autocuidado. A vida pulsano lazer, nas festas, passeios a outrascidades, na comemoração de aniver-sários, na possibilidade de acesso a umdocumento de identidade ou benefí-cio junto ao INSS, na preparação parao trabalho, na assembleia de usuáriosonde se reivindica melhoria do serviçode saúde mental e da rede SUS, nagarantia de acesso a medicação psico-trópica necessária para cada caso e naparticipação na Associação Cuca Legal.

O Centro de Atenção Psicossocial/CAPS “Dr. Bernardo T. Amorim” encon-tra-se hoje impedido de exercer suafunção terapêutica adequadamente,desde que iniciou o movimento detransferência do Pronto Atendimentopara o prédio onde funciona a saúdemental. Quem perde com essa situa-ção é a população que, após 15 anosde existência do serviço de saúdemental no município, este se encon-tra em total descaso público. O servi-ço, no primeiro ano de vida, conse-guiu anular as internações psiquiátri-cas de Lagoa da Prata e região. Seusucesso foi motivo de visita do Secre-tário Estadual de Saúde, de uma co-mitiva de secretários de saúde do Ce-ará, do Ministro de Saúde (única vezque Lagoa da Prata recebeu um Minis-tro de Saúde). Anos mais tarde, sediouo II Encontro Estadual de ServiçosSubstitutivos de Saúde Mental, com apresença de 300 participantes de Mi-nas, São Paulo, Ceará, Brasília e Salva-dor.

Cito esses fatos para realçar o tra-balho desenvolvido pela Saúde Mentalde Lagoa da Prata além do básico,como tirar uma pessoa do surtopsicótico sem recorrer a internaçãopsiquiátrica, resgatar o prazer de viverapós várias tentativas de suicídio. Tra-balho valorizado por quem dele preci-sa, mas de pouco reconhecimento dogestor público, haja vista as precáriascondições em que se encontra. Estaforma de lidar com o serviço públicose traduz num verdadeiro sanatóriogeral.

Eliana Maria DelfinoPsicóloga, Psicanalista e membro

da Associação Cuca Legal

Page 7: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO/ 2011 - Página 07O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

“E Jesus disse a mulher: Sua fésalvou você. Siga o seu caminho empaz!” (Lc 7,50)

Casa simples, arrumadinha,pequenos quadros espalhados pelaparede contam momentos de umaabençoada história escrita entrelamentos, lutas, perdas, alegrias eganhos. Uma mulher que, nasimplicidade de sua rotina, aindapreserva o olhar meigo da menina queviveu uma infância, uma adolescênciae uma juventude cheia de encontrose desencontros. Enelice é assim! Hoje,aos 41 anos completados no diaInternacional da Mulher, ela nãoprecisa de muito para viver feliz: bastaum lar acolhedor e uma famíliatransbordante em amor e oração.

Mas a vida desta “mulher de paz”nem sempre foi este “mar de rosas”.Filha caçula de uma família de quatroirmãos, perdeu sua mãe Martinhaainda muito nova, aos treze anos deidade. Ficou, então, aos cuidados dopai Sebastião e dos irmãos Maria,Vilmar e Alice. Cresceu com asdificuldades próprias de uma famíliahumilde, de tradição e vivênciacatólica, e que sempre fez questão depreservar a união e o respeito dentrode casa. A vida seguiu. Os filhos foramficando adultos, casando, constituindosuas famílias, enquanto Enelicepermanecia com o pai. Viveu umajuventude bem tumultuada. Eramconfusões internas próprias de suaidade. “Vivi para o mundo”, como elamesma se define nesta época, numperíodo difícil, de caminhos distantesde Deus. Nestes momentos, a famíliase desdobrava incessantemente emconselhos e orações por ela. Mas otempo foi passando e Deus foi agindocautelosamente em sua vida. Foidespertando-a, aos poucos, para aimportância em seguir por outrocaminho, pelo caminho que leva àverdadeira Vida. Até que um dia, apósseis anos “nesta tumultuada vida”,resolveu procurar a Igreja, osacerdote e, consequentemente, oSacramento da Confissão. “Houvearrependimento, e Deus foi meresgatando aos poucos”, conta ela.

Daí, então, passou a frequentar“tudo o que era de Deus”: participaçãona Eucaristia, grupos de oração,comunidade Imaculada Conceição,dentre outros. Porém, um grandeobstáculo estava por vir. Começou adesenvolver um acentuado transtornobipolar, que transformou de vez o seucomportamento. “Não aceitava adoença, jogava fora os remédios.Cheguei até a ser internada noHospital Psiquiátrico Bento Menem, emDivinópolis”, recorda. Forammomentos difíceis tanto para ela,quanto para a família.

LIÇÕES DE VIDAEnelice: Uma história de amor e superação

Festa da Anunciação do SenhorDia 25 de Março

“O anjo Gabriel foi enviado a uma virgem, cujonome era Maria. (...) Entrando o anjo, disse-lhe:“Ave cheia de graça, o Senhor é contigo“. (...)

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mimsegundo a tua palavra”. Lc 1, 26-38

Maria foi escolhida por sua fé... Antes deconceber Jesus em seu ventre, ela o concebeu noseu coração, dizendo sim ao Senhor seu Deus.

“Eis aqui a serva do Senhor”. Maria foi submissa,confiou no amor do Pai e se entregou por inteiroporque acreditou. Sua fé e sua obediência sãoexemplos para nós, que também queremos servira Deus.

Maria foi a primeira receptora do Verbo. Ela é a primeira e mais perfeitaouvinte, aluna. Jesus jamais encontrou uma discípula mais digna. Maria foia discípula inteligente e apaixonada, que acolheu a mensagem de Cristo etraduziu-a, como um empenho único, entre os homens.

Foi intérprete fiel e diligente dos ensinamentos de Jesus, até os maissublimes e elevados aspectos do Evangelho, que ela saboreou e assimilouplenamente de alma e coração...

Maria seguiu Jesus de perto e de longe. Ofereceu muitos sacrifícios eorou pelo cumprimento da missão de seu filho.

Como Anunciatina, consagrada ao Instituto Secular Nossa Senhora daAnunciação, busco em Maria a força e serenidade necessárias para tambémdizer o meu sim. Nosso mestre, Padre Alberione, disse: “As Anunciatinas,Deus as quer como um jardim florido e belo, no qual se cultivam rosas deamor, margaridas de obediência e lírios de castidade. Espalhadas pelomundo, acolham este convite, floresçam na Igreja de Deus e espalhemsobre ela o odor desse perfume. Levem a todos os homens a ajuda do seuamor, de sua fé, de seu apostolado e de sua generosidade.”

Oração a Nossa Senhora da AnunciaçãoTodas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria!Crestes na mensagem celeste, e em vós se cumpriram grandes coisas,como vos fora anunciado.Maria, eu vos louvo!Crestes na encarnação do Filho de Deus no vosso seio virginale vos tornastes Mãe de Deus.Raiou, então, o dia mais feliz da história da humanidade!Os homens tiveram o Mestre divino, o Sacerdote único e eterno,a hóstia de reparação, o Rei universal!A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva, forte, atuante;uma fé que salva e santifica!Fé no Evangelho, na Igreja, na vida Eterna.

Rose MoreiraNoviça do Instituto Secular N. Sra. da Anunciação

Texto baseado no livro “A Família Paulina em oração”

Até que, numa certa manhã desábado, ao sair da celebração naMatriz de São Carlos Borromeu,aproximou-se de um andarilho quedormia na porta da igreja e perguntouse estava tudo bem com ele. Deimediato, ele respondeu que sechamava Sérgio e que estava “maisou menos”, pois sua vida estava cadavez pior. Estava totalmente entregueao vício do álcool e nem sabia comohavia parado ali, já que vinha doParaná, sul do País. Contou ainda que,naquele instante da abordagem,estava pensando até em suicídio.Então, ela sentou-se ao seu lado econversaram sobre a vida. Enelicedecidiu buscar ajuda para ele. Chegouaté a levar comida na porta da igrejae começou a lhe falar de Deus. Namanhã do terceiro dia, ela o convidoupara entrar na igreja. Surpreso como convite, ele disse não saber o quese fazia dentro de uma igreja, pois sedizia apenas um “devoto de NossaSenhora Aparecida” e estava bemsujo, maltrapilho. Mas, diante dainsistência dela, aceitou. Entrou,ajoelhou e, mirando o Sagrado Altar,orou: “Oh, minha Nossa SenhoraAparecida, mude a minha vida, poisnão aguento mais viver assim!” E estasúplica ecoou no coração de Eneliceque, imediatamente, entrou emcontato com o responsável por umaFazenda de Recuperação deDependentes Químicos e decidiu, como consentimento de Sérgio, por suaimediata internação. Passou, então, aviver em função desta sua missão deacolhida e caridade. Foram,aproximadamente, seis meses deacompanhamento nos cuidadosdaquele desconhecido. Foi nascendouma bonita amizade e um carinhoainda maior. Apaixonaram-se e, emfevereiro de 2007, decidiram se unirem matrimônio, sob as bênçãos deDeus e da família, e na mesma igrejaem que se conheceram.

Sete meses depois, mais umagrande batalha: surge a gravidez deEnelice, de alto risco devido aosmedicamentos fortes que usava emseu tratamento. Foi um períodointenso de repouso e tensão. E, maisuma vez, a misericórdia de Deus sefez presente! Veio ao mundo apequena Maria Clara, em junho de2008.

Em 2009, acontece o falecimentode seu pai, que foi presenciado porela. Na época houve ainda uma levecrise do transtorno devido ao choque,mas que foi superada com a ajuda domarido, da filha e dos familiares.“Deus encheu antes a minha vida depresentes para que eu melhoraceitasse a ausência de meu pai!”

Hoje, Enelice vive na paz de seular, praticamente curada, ao lado deseu “renascido” amado Sérgio, 38anos, e sua pequena luz, Maria Clara.Juntos, estão sempre presentes naIgreja, rezando e agradecendo pelabela história de resgate, pela vida queconstruíram.

“Quando você ajuda alguém, agraça vem em dobro. Eu ajudei, masas bênçãos maiores foram para mim.E eu me sinto muito privilegiada porDeus por ter sido escolhida para vivertudo o que vivi.”

Claudinei Rezende

Escola ArnaldoParabéns aos alunos da “Escola Arnaldo” que se destacaram com

aproveitamento acima de 90 pontos. Eles receberam, inclusive, um prêmioem espécie.

São eles: Cássia, Júlia, Karen, Ravene e Roberta, do 6º ano, e PauloHenrique Reis, do 8º ano.

Esperamos que, em 2011, os alunos da escola estejam se preparandopara o prêmio. Que eles continuem brilhando, contribuindo para o própriobenefício e construindo, assim, um futuro promissor.

Page 8: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 08O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Agentes da PastoralFamiliar das Dioceses deDivinópolis, Luz, Oliveirae Sete lagoas (Provínciade Belo Horizonte),encontraram-se emDivinópolis, nos dias 18/19 e 20 de fevereiro,para a primeira formaçãode monitores doINAPAF – InstitutoNacional da PastoralFamiliar.

Tendo comoobjetivo oferecercondições aos

participantes detrabalharem comformação de agentes nassuas Dioceses, o curso foiministrado por Paulo eCeci, Moacir e Márcia, deGovernador Valadares.Entre palestras etrabalhos em grupos, foiressaltada, sobretudo, aadesão a Cristo, sem aqual, todo conhecimentoteórico, por melhor queseja, não tem valor.

Foram escolhidos oscasais que ficarão

Encontro de Formação de Monitores doINAPAF

Enio e Aparecida, Marcos e Wélida, Rita e Martinsdurante o encontro do INAPAF – Instituto Nacionalda Pastoral Familiar.

responsáveis peloNúcleo de Formação eEspiritualidade em suasDioceses: Marta e Júlio(Diocese deDivinópolis), Rita eMartins (Diocese deLuz), Heloisa e PauloRoberto (Diocese deOliveira) e Carlos eAparecida (Diocese deSete Lagoas).

O casal Enio eAparecida (Diocese deLuz) foi eleito pararepresentar a ProvínciaEclesiástica de BeloHorizonte no Núcleode Formação eEspiritualidade doRegional Leste II.

O casal Marcos eWélida, da ParóquiaSão Carlos Borromeu,também participou doEncontro de Formaçãode Monitores doINAPAF.

Marcos e WelidaSetor Família

As novas coroas da Festa de SãoBenedito de Aparecida do Norte foramconfeccionadas pela Sra Ivani e seuesposo Silésio. Foram gastos 300 strasspequenos, 60 strass grandes, 360 peçaspara encaixe dos strass, que forambanhadas a pó de ouro na cidade deFranca, São Paulo.

É um privilégio para nós, entre tantascidades, sermos escolhidos.Parabenizamos o casal Ivani e Silésio peladisponibilidade e criatividade. Que SãoBenedito abençoe o trabalho deles e onosso Congado.

No dia 23 de dezembro de 2010, Leonardo, capitão do Moçambique, e suaesposa Sônia entregaram as novas coroas aos novos reis de São Benedito de 2011:Rainha Irlene e Rei Fábio.

Cabe lembrar que, em abril de 2009, o nosso Moçambique, junto à RainhaHumberta e ao Rei César, abriu os 100 anos da Festa de São Benedito, no SantuárioNacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte.

Atenção: Estamos precisando de voluntários que queiram ajudar na organizaçãodos festejos de Nossa Senhora. Telefone para contato: 37 9908 4705.

Congadeiros de Nossa Senhora e São Benedito

Informativo do Congado

Page 9: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO /2011 - Página 09O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

O sorriso dasgoiabeiras

Medicina Natural

Desde os tempos de criança, ouço falarda “enchente das goiabas”. Lembro-me deque, na época das frutas maduras, meupai pegava sua charrete e ia até a LagoaVerde buscar as goiabas. E minha mãe faziao doce. Era uma festa!

Infelizmente, ao longo do tempo,muitas dessas árvores foram cortadas elevadas aos fornos de carvão.

Fui me informar do porquê da expressão“enchente das goiabas”. Um antigopescador me disse que a enchente dasgoiabas ocorre no mês de março e queaquelas florestas de goiabeiras nãoestavam ali por acaso: é que depois quetermina a enchente, as goiabeiras mantêma umidade ali por vários meses. Estasárvores têm esta propriedade vitalícia nasorlas de rios e lagoas, onde os sapos fazemseus abrigos, e os pássaros, em seus galhos,adoram fazer ninhos. Suas flores fazem afesta das abelhas; suas frutas são essenciaispara a alimentação de muitos animais,sendo que as aves se encarregam doreflorestamento!

Pensei: “Este homem não é só um meropescador, ele é, na realidade, um cientista!”E para nossa alegria, fiquei sabendo quemilhares de mudas de goiaba foramdistribuídas para reflorestamento! Meucoração sorri já visualizando enormes fileirasde goiabeiras, nas orlas de nossos rios ede nossas lagoas.

José Eustáquio de Morais

MangaA manga é o fruto da

mangueira originária do sulda África. As maisconhecidas variedades, queapresentam diferenças notamanho, forma, no coloridoe sabor, são as seguintes:

· Manga-espada,manga rosa, mangaBourbon, manga favo demel, manga carlotina,manga coração de boi,manga pequi.

O principal valor dessafruta está na sua riqueza emvitaminas A e C. A manga é,pois, tanto por seu agradávelsabor como por seu valornutritivo, uma fruta que serecomenda a todos.

USO MEDICINALCombate as bronquites

mais rebeldes, é depurativado sangue e favorece adiurese. Como expectorante,é indicada contra asenfermidades das viasrespiratórias, comocatarros, tosse, bronquiteetc.

Para combater a acideze outras enfermidades doestômago, é bom comermanga de manhã, em jejum.

As folhas mais novas sãotidas como antiasmáticas.Para curar a inflamação dasgengivas, enxagua-se aboca com o decocto dasfolhas.

UTILIDADES MEDICINAISAnemia – a manga pode

ser incluída na dieta dosanêmicos, junto comalimentos que contenhamferro.

Asma – tomar mornocom mel, o chá das folhastenras da mangueira.

Doenças das viasrespiratórias – bronquite,catarro, tosse – xarope demanga: cozinhar o suconatural de manga com mel,até ficar reduzido à metade.Tomar uma colher de sopade hora em hora.

Diarréia – tomar o chádos ramos tenros damangueira.

Doenças do estômago egastrintestinais – comermanga de manhã, comoprimeira refeição, semmisturar com outrosalimentos.

Diurese – comer mangaou tomar o suco.

Gengivite – bochecharcom o chá das folhas tenrasda mangueira.

Tuberculose – a manga,bem como seu suco, podeser vantajosamente incluídosna dieta de tuberculose.

Fonte: As Frutas naMedicina Natural

Otavianade Moraes Ferreira

Roda-VivaO país caminha na corda bamba. Apesar disso,

o governo tenta nos convencer de que estamos àsportas do primeiro mundo. A situação econômicadifícil, o desemprego, a violência, tem nos deixadocheios de incertezas.

O demônio escraviza a humanidade com acorrente do pecado. São Paulo, numa frase lapidar,expressa a razão de todos os sofrimentos destemundo: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23).

Diante dos golpes e tormentos da vida, é precisotomar uma decisão. Não podemos viver trancadosou cegos para tudo que acontece ao nosso lado.

O mundo continua girando; tudo se transforma.Ficamos impotentes, limitados diante de tantainjustiça que nos afeta constantemente. O que fazerpara escapar desse labirinto infernal?! A estratégiado inimigo é abalar nossas emoções pelos fatosnegativos.

Estamos acostumados a confiar na providênciahumana, a nos apoiarmos somente nela. Ter umaprofissão, utilizar serviços, adquirir bens, sãoprovidências que nos dão segurança. E assim vamosconstruindo a nossa vida.

Mas, será que podemos dizer: “Agora estouseguro, posso dormir e descansar?”

Fazemos investimentos para garantir nosso futuroe, se os perdemos, caímos prostrados.

Na verdade, não temos segurança nenhuma. Eporque até hoje nos apoiamos em provisõeshumanas, vivemos inseguros. Precisamos mudar. Senão tomarmos uma atitude, viveremos aflitos.

Mais do que nunca precisamos nos apoiar naprovidência de Deus. O Senhor se manifestadiariamente em nossa vida. Não precisamos de termedo.

Sabemos que a paz é um dom, mas é tambémuma conquista. Não se alcança a paz com as armas,pois a violência só gera violência. E quandomarginalizamos alguém, instauramos uma situaçãode violência que perturba a nossa própria paz.

A sabedoria produz harmonia e é um dom deDeus. Forma no homem o bom senso, permite a eleperceber o sentido das coisas, especialmente osentido da vida.

Seja você um promotor da paz e você será feliz.É hora de agir, de transformar a nossa vida.

Amarilton Vieira dos Santos

Page 10: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 10O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

O Senhor esteve acampado conosco!Acampar com o Senhor é sempre muito

especial para nós! Desde que começamos arealizar o Acampamento Maanaim, em 2005,não cessamos de nos surpreender com a açãomaravilhosa de Deus em nosso meio, agindoatravés da natureza, do despojamento, dapartilha fraterna, do enfrentamento dos inú-meros desafios que existem em cada cora-ção.

A experiência da fidelidade de Deus nossurpreende!

É o segundo ano que realizamos o acam-pamento em Lagoa da Prata. Ainda não en-contramos aqui um local com estrutura físicamuito adequada. Neste ano, tivemos que im-provisar chuveiros e sanitários para acolheros campistas e nossa equipe de trabalho, queultrapassou o número de trinta pessoas. Émuito bonito ver a dedicação de tanta genteem um ambiente tão simples! Muitas pessoas,após participarem do Maanaim, parecem sen-tir uma “dívida de gratidão”. Desejam traba-lhar (e muito!) por Aquele que tanto realizouem suas vidas através do acampamento!

Construímos uma capela de lona brancapara a adoração ao Santíssimo Sacramentodurante o dia. Muito simples, mas muito dignatambém. Lá permaneceram, durante todo odia, as irmãs que por nós oraram sem cessar.Recordava-nos o acampamento de Israel,onde o povo compreendia que o Senhor habi-tava em uma tenda. No deserto, Deus cami-nhava com Seu povo, não tinha habitaçãopermanente, pois Seu próprio povo eraitinerante.

Nosso estimado pároco, padre JoãoBosco, presidiu a celebração da missa, noacampamento, domingo, segunda e terça, tra-zendo-nos a alegria indizível de participar daEucaristia. Algumas pessoas puderam se con-fessar. Padre João foi para nós um grandepresente naqueles dias! Com sua simplicidadee alegria, nos conduziu ao encontro com Deus.

Nossas amadas cozinheiras transborda-vam uma alegria contagiante. Embora não se

conhecessem até então, pareciam ter laçosde amizade há anos! (“Você não é cozinheiranão, bem?” – diziam em clima de brincadeiraumas com as outras). Nice (nossa chefe!),Linda, Gilza (ou Maitê...) e Patrícia: muito obri-gado!

Alguns irmãos, com força e disposição,cuidaram com afinco da estrutura do acam-pamento. Trabalharam pesado, mas com ocoração leve e olhar terno. Foram eles quenos ajudaram a enfrentar o desafio da chuvaque caiu muito forte quando aprouve ao Se-nhor! Adel, João Elias e equipe: também avocês, nosso muito obrigado!

Nosso irmão Thiago, “babá” de duas cri-anças lindas, com a simplicidade de coraçãoque lhe é tão própria, dedicou-se aospequeninos com grande generosidade.

Irmãos de Itaúna, Divinópolis, Perdigãoe Lagoa da Prata estiveram conosco traba-lhando e participando do acampamento. Ostestemunhos, ao finalizarmos o encontro, fo-ram belíssimos! Ficamos todos muito emocio-nados e rendemos graças a Deus por suasimensas maravilhas!

Obrigado, bom Deus, por desejar acam-par conosco! Obrigado a todos os que traba-lharam com tanto empenho e generosidade!Obrigado a você, campista, que aceitou oconvite de partilhar conosco um pouco da suavida e da sua história!

Ludmila Rocha DorellaComunidade Árvore da Vida

Com. de Católica Árvore da Vida

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DAS DORESE SEMANA SANTA

Semana das Dores: Refletir nas comunidades.11/04 segunda-feira - Celebração da Palavra e reflexão da primeira dor de Nossa Senhora:

Profecia de Simeão (e reflexão do tema: Ver - Campanha da Fraternidade).12/04 terça-feira - Reflexão da segunda dor de Nossa Senhora: Fuga para o Egito (e reflexão

do tema: Julgar - Campanha da Fraternidade).13/04 quarta-feira - Reflexão da terceira dor de Nossa Senhora: A perda do menino Jesus (e

reflexão do tema: Agir - Campanha da Fraternidade).Quinta-feira a sábado - Preparação para a Semana Santa nas comunidades.

Semana Santa:16/04 sábado - Visita de D. Félix à Região Pastoral São Francisco de Assis e encontro com

lideranças.17/04 Domingo de Ramos – 08:00 h: Início da celebração no lote da Paróquia. Em seguida,

procissão de Ramos com destino à quadra do Bom Pastor e término da celebração. Responsável:Comunidade Bom Pastor.

19:30 h - Missa no lote da Paróquia.18/04 segunda-feira – 19:30 h: Missa no lote da Paróquia. Em seguida, procissão com o

Senhor dos Passos para o salão da comunidade São Francisco de Assis. Responsável: ComunidadeSão Francisco de Assis.

19/04 terça-feira – 19:30 h: Missa no lote da Paróquia. Em seguida, procissão com NossaSenhora das Dores para o Salão da comunidade Santa Clara. Responsável: Comunidade Santa Clara.

20/04 quarta-feira – 19:30 h: Início da celebração nas comunidades São Francisco de Assise Santa Clara, até o evangelho. Em seguida, procissão com Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhoradas Dores com destino ao lote da Paróquia. No lote, encenação do encontro, reflexão e liturgiaeucarística. Responsável: Comunidade Santa Rita de Cássia.

21/04 quinta-feira – 19:30 h: Missa no lote da Paróquia. Em seguida, Vigília Eucarística até as00:00 h. Responsável: Comunidade Nossa Sra do Carmo

*Vigília Eucarística:. 22:00 h: Comunidades Bom Pastor, São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora do Carmo;. 23:00 h: Comunidades São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Graças, Santa Clara e Santa

Rita. 22/04 sexta-feira – 05:30 h: Via-sacra encenada, saindo da APAC com destino a ASCALP.

Encenação até a décima segunda estação com reflexões voltadas para a Campanha da Fraternidade. *15:00 h - Celebração da cruz no salão da comunidade Santa Clara e Quadra do bairro Gomes.

Responsáveis: Ministros.*19:30 h - Encenação da crucifixão e morte de Jesus (no lote da Paróquia). Em seguida, reflexão

e procissão. Trajeto pelas ruas das comunidades Santa Rita e Santa Clara. Responsáveis: ComunidadeSão Paulo Apóstolo.

23/04 sábado – 19:30 h: Missa com encenação da Ressurreição (no lote da Paróquia).Responsável: Comunidade Nossa Senhora das Graças.

24/04 domingo – 19:30 h: Missa e coroação de Nossa Senhora (no lote da Paróquia).Responsável: Terço dos Homens.

Região Pastoral São Francisco de Assis

Page 11: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 11O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Dia 17/04 - DOMINGO DE RAMOS *Dia da Coleta da Solidariedade07:00, 09:00 horas: Missa na Matriz17:00 horas: Início da Celebração com Bênção

de Ramos no Salão da Comunidade São Pedro – R.Manoel Pena, 632

Procissão e encenação com Missa na Praça daMatriz

Trajeto: Rua Manoel Pena, Rua Bom Despacho,Rua Joaquim Gomes Pereira, Praça da Matriz

Coordenação: Comunidades São Vicente dePaulo, São Pedro e São Judas Tadeu

DIA 18/04 - SEGUNDA-FEIRA SANTA05:00 horas: Via Sacra (Setor Nossa Senhora

de Fátima – Missa: Salão Nossa Senhora de Fátima)09:00 às 11:00 e das 15:00 às 17:00 horas:

Confissão Individual na Igreja Matriz19:30 horas: Missa na Praça da Matriz

(Responsável: Comunidade São Cristóvão) - Procissãocom Nosso Senhor dos Passos

Trajeto: Praça da Matriz, Rua Joaquim GomesPereira, Rua Olegário Maciel, Rua São Paulo

Local Depósito: Salão Comunitário São Cristóvão– Rua Alagoas, 640

Coordenação: Comunidade São Cristóvão

DIA 19/04 - TERÇA-FEIRA SANTA05:00 horas: Via Sacra (Setor N. Sra do

Rosário. – Missa: Salão Comunidade São Pedro – R.Manoel Pena,. 632)

09:00 às 11:00 e das 15:00 às 17:00 horas:Confissão Individual na Igreja Matriz

19:30 horas: Missa na Praça da Matriz(Responsável: Com. Imaculada Conceição) - Procissãocom Nossa Senhora das Dores

Trajeto: Praça da Matriz, Rua 27 de Dezembro,Rua Ângelo Perilo, Rua Alagoas

Local Depósito: Salão da Comunidade ImaculadaConceição

Coordenação: Comunidade Imaculada Conceição

DIA 20/04 - QUARTA-FEIRA SANTA(Coordenação: Comunidades São Cristóvão,

Imaculada Conceição e Setor Juventude – EJC, MLC,EAC, MAC)

05:00 horas: Via Sacra (Setor São Cristóvão– Missa: Salão do SOS – Rua Rio de Janeiro)

09:00 às 11:00 e das 15:00 às 16:00 horas:Confissão Individual na Igreja Matriz

16:30 horas: Celebração com Unção dosEnfermos na Igreja Matriz

19:00 horas: Saída da procissão com imagemde Nosso Senhor dos Passos da ComunidadeImaculada Conceição para a Igreja Matriz (Trajeto:Rua São Paulo, Rua Olegário Maciel, Rua JoaquimGomes Pereira, Praça da Matriz)

19:00 horas: Saída da procissão com imagemde Nossa Senhora das Dores da Comunidade SãoCristóvão para a Igreja Matriz (Trajeto: Rua Alagoas,

PROGRAMA SEMANA SANTARua Santa Catarina, Rua Ângelo Perilo, Rua Prof. JacintoRibeiro, Praça da Matriz)

ENCONTRO DE JESUS E SUA MÃE - Praça daMatriz – Missa e Encenação - Preparação do ambientee Coordenação: Setor Juventude – EJC, MLC, EAC eMAC

DIA 21/04 - QUINTA-FEIRA SANTA(Coordenação: Com. São Carlos Borromeu e

Cursilho)09:00 às 11:00 e das 15:00 às 17:00 horas:

Confissão Individual na Igreja Matriz20:00 horas: Celebração da Instituição da

Eucaristia e Ministérios na Praça da Matriz

Horário da Vigília: QUINTA E SEXTA-FEIRA SANTA22:00 horas – Comunidade Nossa Senhora de

Fátima23:00 horas – Comunidade São José Operário00:00 horas – Comunidade Santa Teresinha do

Menino Jesus01:00 horas – Comunidade Imaculada Conceição02:00 horas – Comunidade Sagrado Coração de

Jesus03:00 horas – Comunidade São Judas Tadeu04:00 horas – Comunidade Nossa Senhora do

Rosário05:00 horas – Comunidade São Pedro06:00 horas – Comunidade São Vicente de Paulo07:00 horas – Comunidade São Cristóvão08:00 horas – Pastoral da Família e ECC09:00 horas – RCC e Pastoral Carcerária10:00 horas – Pastoral Catequética (1ª Eucaristia)11:00 horas – Setor Juventude (EJC, MLC, EAC,

MAC, Catequese da Crisma)12:00 horas – Pia União de Santo Antônio e

Apostolado da Oração13:00 horas – Projeto Divina Misericórdia e Terço

dos Homens14:00 horas – Comunidade São Carlos Borromeu

DIA 22/04 - SEXTA-FEIRA SANTA* Dia da Coleta para Lugares Santos06:00 às 15:00 horas: Programação ao vivo pela

Rádio Tropical15:00 horas: Solene Ação LitúrgicaLocais: Igreja Matriz / Igreja Nossa Senhora do

Rosário19:30 horas: SERMÃO DO DESCIMENTO DA CRUZ

– EncenaçãoCoordenação: Comunidades Nossa Senhora de

Fátima, São José e Santa Teresinha do Menino JesusProcissão do enterro (Trajeto: Praça da Matriz,

Rua Cirilo Maciel, Av. Getúlio Vargas, Rua ModestoGomes, Rua Joaquim Gomes Pereira, Praça da Matriz)

Coordenação: Ministros Extraordinários da SagradaComunhão

DIA 23/04 - SÁBADO SANTO20:00 horas: Celebração da Luz e Bênção do Fogo

Novo - Ressurreição do SenhorCoordenação: Comunidades Nossa Senhora do

Rosário e Sagrado Coração de JesusProcissão da Ressurreição: Praça da Matriz, Rua

Prof. Jacinto Ribeiro, Rua Ângelo Perilo, Rua 27 deDezembro, Praça da Matriz

DIA 24/04 - DOMINGO DA RESSURREIÇÃO07:00 e 09:00 horas: Missa na Igreja Matriz10:00: Celebração de Batizados na Igreja Matriz

– Com. Responsável: São Carlos Borromeu19:30 horas: Missa e Coroação de Nossa Senhora

na Praça da MatrizCoordenação: Terço dos HomensProcissão do Triunfo: Praça da Matriz, Rua Cirilo

Maciel, Av. Getúlio Vargas, Rua Ângelo Perilo, RuaProf. Jacinto Ribeiro, Praça da Matriz

OBS.: Todos têm capacidade de fazer aconteceras celebrações. Pedimos aos responsáveis por cadadia, que as tarefas sejam realizadas com simplicidade,mas com muito carinho, criatividade e seriedade. Nãose esqueçam de que qualquer exagero prejudica aespiritualidade da Semana Santa.

Pe João Bosco da SilvaPároco

Semana das Dores

Conforme avaliações feitas no ano passado sobrea Semana das Dores e Semana Santa, as comunidadesficaram muito sobrecarregadas com a responsabilidadede organizar e participar de duas semanas deatividades. Além disso, por causa da divisão dasparóquias, a Paróquia São Carlos conta agora com 11comunidades urbanas e 01 rural. Temos, então, ummenor número de pessoas para distribuir os trabalhos.Considerando tudo isso, a Semana das Dores serácelebrada de acordo com o que cada comunidadeprogramar.

Algumas sugestões para a Semana dasDores:

1) fazer uma via sacra na comunidade, ao longoda semana, com as sete Dores de Maria, e encerrarno sábado à noite, na Igreja Matriz, com a participaçãode todas as comunidades juntas;

2) deixar que os segmentos (catequese,pastorais, movimentos) celebrem, cada dia um, nasua própria comunidade, de forma simples, durantetoda a semana;

3) celebrar as sete Dores de Maria na segunda-feira, da forma que a

comunidade considerar mais conveniente (estaopção foi a mais escolhida pelas lideranças comunitáriasna reunião do CPE).

OBS.: Durante a Semana das Dores, teremos aSanta Missa na Matriz São Carlos Borromeu, de terça-feira a sábado, às 07:00 horas.

Page 12: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 12O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Calendário ParoquialMarço

19 e 20 EJC - Centro Catequético20/03 08:00h - Encontro Forâneo de Formação Litúrgica – Centro

Catequético17:00h - Missa na Com. N. Sra das Vitórias - Capetinga

21/03 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nasComunidades20:30h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

22/03 19:00h - Missa na Comunidade São Vicente20:00h - Reunião do CPE - C. Catequético – Resp. Com.Sagrado Cor. Jesus

23/03 09:30h – Celebração da Palavra - Hospital São Carlos20:00h - Ultreya Cursilho - Centro Catequético

24/03 Vigilia Eucarística o dia todo – Resp. Com. N. Sra de Fátima15:00h - Celebração da Palavra - SOS18:00h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00h - Bênção do Santíssimo e Celebração da Palavra -Igreja Matriz

25/03 Anunciação do Senhor19:00h - Celebração da Palavra na APAC20:00h - Missa de Entrega do EAC - Centro Catequético

26 e 27 EAC - Centro Catequético27/03 10:00h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz – Resp.

Com. Imaculada Conceição28/03 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas

Comunidades20:30h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

30/03 18:00h - Celebração da Palavra - Comunidade Árvore daVida

31/03 Vigilia Eucarística o dia todo – Resp. Com. N. Sra de Fátima18:00h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00h - Bênção do Santíssimo e Celebração da Palavra -Igreja Matriz20:00h – Formação para servos – RCC – Salão Com. SãoCarlos Borromeu

Abril01/04 18:00h - Reunião do Apostolado da Oração - Igreja Matriz

19:00h - Missa na Igreja Matriz19:00 Celebração da Palavra na APAC19:30h - Avaliação do EAC - Centro Catequético

01 e 02 Encontro Diocesano da RCC02 e 03 MLC - Centro Catequético02/04 13:30h - Encontro de Pais e Padrinhos em Preparação p/

Batismo - Salão São Cristóvão04/04 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas

Comunidades20:30h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

05/04 19:00h - Missa da Pia União de Santo Antônio - IgrejaMatriz19:30h - Reunião dos Ministros da Palavra - CentroCatequético20:00h - Reunião dos Ministros da Comunhão - CentroCatequético

06/04 18:00h - Missa na Comunidade Árvore da Vida19:00h- Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus19:30h - Escola Vivencial do Cursilho

07/04 Vigilia Eucarística o dia todo – Resp. Com. São Judas Tadeu18:00h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

08/04 19:00h - Missa na Comunidade Imaculada Conceição19:00h - Celebração da Palavra na APAC

09 e 10 Encontro de Noivos - Centro Catequético10 a 16 Semana Das Dores (ver programação específica de cada

comunidade)10/04 10:00h - Celebração de Batizados - Igreja Matriz – Resp.

Com. São Carlos11/04 Dia da Comunidade - Celebração da Palavra nas

Comunidades20:30h - Terço dos Homens - Igreja Matriz

14/04 Vigilia Eucarística o dia todo – Resp. Com. São Judas Tadeu18:00h - Adoração das Comunidades na Igreja Matriz19:00h - Bênção do Santíssimo e Missa - Igreja Matriz

15/04 15:00h - Reunião da Coordenação Diocesana com VigáriosForâneos - Luz11:00h - Celebração da Palavra na APAC19:00h - Missa solene dos Santos Óleos e da Unidade -Luz

16/04 13:30h - Encontro de Pais e Padrinhos em Preparação p/Batismo – Salão N.Sra. do Carmo (Região Pastoral SãoFrancisco de Assis)

17 a 24 Semana Santa (ver programação específica)OBS.: Todos os dias, às 07:00h, Celebração da SantaMissa na Igreja Matriz (nas segundas-feiras, temos aCelebração da Palavra).

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial,

demonstra consciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três

grandes dimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidosna fé, conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantaro Reino de Deus. Com carinho e comprometido com você,apresentamos a prestação de contas da nossa Paróquia e a formacomo é aplicado o dízimo que você entregaPlano Financeiro Paroquial

MÊS de FEVEREIRO / 2011

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 1.703,881 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 26.071,10

1.1 Dízimo R$ 17.056,091.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 1.015,001.3 Coletas ordinárias R$ 6.124,761.4 Donativos diversos R$ 685,001.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Missões)1.7 Contribuição das Comunidades1.8 Outras receitas R$ 1.190,25

SOMA (0 + 1) R$ 27.774,98 2 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 21.708,672.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 15.488,932.1.1 Manutenção do culto R$ 68,502.1.2 Evangelização R$ 466,102.1.3 Manutenção de veículos R$ 1.212,282.1.4 Côngruas, Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 3.854,662.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 1.927,092.1.6 Casa paroquial R$ 663,322.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 578,222.1.8 Despesas com pessoal R$ 6.718,762.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 634,122.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes,

enfermos, encarcerados) R$ 634,122.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 5.008,622.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 3.146,622.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades,

cursos de formação, transporte,aluguéis,etc). R$ 1.862,00 2.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 577,002.4.1 Despesas financeiras e tributárias2.4.2 Despesas gerais R$ 577,002.4.3 Retirada para aplicação2.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético2.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 6.066,31

SOMA (2 + 3) R$ 27.774,98Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 6.066,31

Pe. João Bosco da Silva Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

Page 13: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 13O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

DECOLORES por Laura Resende

AniversariantesA família Decolores abraça os aniversariantes do mês de Fevereiro com

muito carinho e desejando muita saúde, paz e felicidade:

Saiba mais sobre as notícias do Movimento de Cursilho.

Estamos no mês demarço e nãopoderíamos nosesquecer de São José,modelo de esposo e pai.Ah, se em todas asfamílias, os paisolhassem para São Josée, a seu exemplo, sedeixassem guiar...

Assumindo o papelde pai adotivo de Jesus,formou o Menino-Deusdentro dos preceitosreligiosos de seu povo(Lc 2,21-52) com omesmo carinho que oensinou na sua profissãode carpinteiro. Sob oolhar da fé, podemosimaginar São Josécuidando e protegendosua família (Mt 2,13-23),e todo clima de paz erespeito a dominar neste

Santos e Santas de DeusSão José, Modelo de esposo e pai

Quarta-Feira de CinzasApós a folia, chega o tempo de reflexão.É Quaresma.Na Celebração da Quarta-Feira de Cinzas, os fiéis católicos

participaram da Eucaristia e receberam, em suas cabeças, ascinzas acompanhadas das palavras: “Convertei-vos e crede no evangelho”.

Nesta ocasião, no Centro de Eventos da Paróquia São Carlos Borromeu,fez-se o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011. O Cursilho preparouo local, apresentando um cenário de destruição da vida, obscuro, seco,ocorrendo um diálogo entre o homem e Deus.

Todos os presentes ainda analisaram imagens de devastação provocadaspor nós mesmos aqui, emnossa cidade e no planeta,sugando a vida existente.

No ventre de uma mulherque está grávida, preparandouma vida, foi pintado o globoterrestre, incentivando arefletir sobre o que estamosfazendo contra a criação, queinsiste em renascer.

Que nesta Quaresmapossamos assumir atitudesconcretas para reverter estecenário de tr isteza edestruição, que insiste emcrescer.

Marinês (GJ), Luiz (Tiêta), Claudinei (Aline), Íris (Silma), Marli (JoãoPaulo), Natinho, Hérica (GJ), José Antônio (Marlene), Marcos (Mirian),Iraci (Maria Helena), Letícia, Vanessa (GJ), Inês Prado, Renato (Isabel),Davi, Ivana, João Paulo Dôco, Rubinho, Daniela (GJ), Sélio, Juliano (GJ).

Nossos pedidos de oração (Alavancas)Este mês, estamos orando para a Ultreya do Grupo Nossa Senhora do

Perpétuo Socorro, que será realizada no dia 23 de março.Desde já, estamos em oração para o Cursilho que será realizado em

maio, para que Deus ilumine e dê forças a todos os envolvidos: os que vãotrabalhar e, especialmente, os que vão fazer o encontro.

Continuamos a rezar pela Ultreya Diocesana que vai acontecer no dia 06de novembro, aqui em Lagoa da Prata, para que todas as pessoas envolvidasnesta tarefa sejam iluminadas pelo Espírito Santo.

santo lar. As dificuldadesenfrentadas foramvencidas na fé de queDeus estava com eles.Certamente, Jesus, aoolhar seu pai adotivo,podia contemplar ohomem justo.

Olhando para nossafamília, será queencontramos a verdadeirapresença paterna? Qual opapel do pai na suafamília? No que ele seassemelha a São José?Infelizmente, muitoshomens têm vergonha deexpressar sua fé; outrosestão tão preocupadoscom os bens e valoresmateriais, que se afastamde Deus e de sua família.Sua presença se tornaapenas uma sombra. Esabemos que a ausênciapaterna é causa de

muitos problemas dosfilhos.

Precisamos rever osvalores que regemnossa família e nosespelhar na vidadaqueles que, comoSão José, souberamviver sua missão de paise educadores de seusfi lhos. Que beloexemplo para os filhosver um pai que reza, lêa Palavra de Deus edela faz direção para suavida. Nos dias de hoje,mais do que nunca,devemos dar exemplode coerência com a féque dizemos ter. Aqueleque educa seu filho nocaminho do Senhorterá sua recompensa,pois todo ensinamentoe todo exemplodeixarão marcas nocoração, isto é, todasemente plantada emterra boa e preparada,produzirá, a seu tempo,o fruto esperado.

Roguemos para queSão José interceda peloshomens, a quem oSenhor nosso Deusconfiou a sublimemissão de serem pais.

Iraídes Vidal e ElviraCastro

(Extraído da RevistaBrasil Cristão – Março/2011)

Elvira Castroe Iraídes Vidal

Em 19 de março a Igreja comemora o dia deSão José. Peça que ele proteja toda sua família, oseu trabalho, os seus estudos e os seus projetos.Que ele interceda, junto a Deus Pai, pelas suasnecessidades, pela graça que você tanto espera,pois, nunca se ouviu dizer que aquele que pediusua intercessão não fosse ouvido e atendido.

Page 14: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 14O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Para todas as mulheres GrandesmulheresA todas as mulheres, mães, solteiras, sofridas ou não,

batalhadoras, guerreiras, distantes, presentes,felizes, desiludidas...As que trabalham, ganham seu sustento,as mendigas, prostitutas, condenadas à prisão,talvez por roubar um pão...As que cuidam da sua casa e da casa dos outros também,as humildes do campo, as sem um vintém,as que educam nas escolas, sem remuneração,as que estão nos hospitais sofrendo,ou temendo a sorte de quem se quer bem...As que estão com os filhos nos braços, com fome, frio...As que estão dando à luz e acreditam que o filho,apesar de tudo, vai ser feliz.

A todas as mulheres que precisam de amparoe as que podem amparar,as que estão velhinhas sozinhas, as jovens cheiasde ilusões, as que brilham em sua profissão,as desesperadas que têm um diploma e nãoconseguem trabalhar,as que querem estudar e crescer, mas não têm poder...As que são exploradas pelo sistema ou pelo patrão,as que foram abusadas, ainda tão jovens,e não sabem que o amor é bom!

As que são felizes, apaixonadas, remuneradas,sem problemas nesseInstante, que seja infinita sua alegria.

As amigas inesquecíveis de infância, juventude,as aliadas, que sempre me quiseram bem...A todas as mulheres com quem cruzei um dia,e nem olhei, as indiferentes, por quem daria a vida,mas, não me amaram, não meolharam, não me ouviram, nem me acreditaram...As que, sem querer, magoei, as que não perdoei.

O MEU CARINHO E ABRAÇO.A todas eu perdoo e peço perdão,porque em março comemoramos o nosso diae, junto, veio a conscientização.

Rosângela Brasil Gontijo

Mulher, um ser humanosensível e, ao mesmo tempo,forte. Sofre preconceitos dehomens e, às vezes, até deoutras mulheres. Ah! Se nãofossem tão fortes... coraçãovalente e de garra, luta pelosseus direitos (mais quemerecidos).

Atualmente, a mulher vemganhando mais espaço nasociedade. Seu papel, suashabilidades são de sumaimportância na construção deum mundo melhor. Sua amplavisão muito tem contribuídopara isso.

As mulheres, antes tão malrespeitadas, cada vez mais semostram eficientes e igualitárias.Tanto é que, a partir de 2011,temos em nosso governo, pelaprimeira vez na história, no cargomais elevado, uma mulherdirigindo este País. É ela quemvai batalhar pelos direitos detodos nós. Foi em uma mulherque o Brasil deixou seu voto deconfiança para lutar em prol dapopulação.

Mulher, sensível, capaz,batalhadora. Alguém que sabecumprir seu papel na sociedademoderna e que nunca deixaráde clamar pelos seus direitos.

Que ela possa usufruir deseu saber, transformar o lugarem que vivemos e serreconhecida na sociedade.

Inversão de valores

“Podemos julgar o coração de um homem pela forma comoele trata os animais.” Immanuel Kant

Antônio Carlos DayrellPara distinguir os homens dos animais,

Deus resolveu dotar um, de inteligência; eo outro, de astúcia.

Antes de terminar o seu propósito, ohomem rogou para s i a virtude dainteligência, posto que, no tempo dacriação do mundo, Deus o fez à suaimagem e semelhança. Também, queastúcia era coisa dos ímpios, que mais seaproximavam dos animais.

O Criador, ouvindo aquilo, nãoconcordou, nem discordou. Preferiu nãose envolver. Uma decisão sensata, afinal estava caminhando emterreno movediço. Sabia que, na hora certa, a verdade surgiria.

Fez-se, então, cumprir a lógica humana. A partir daquele dia,para sobreviver, o homem recorreria à sua própria vontade einteligência. Porém, não poderia ir além dos limites morais e naturaisque regem o universo. Por mais racional que possa parecer, amariae respeitaria Deus e o próximo, como a ele mesmo.

O tempo foi passando e, ao ver que o homem havia rompidocom a palavra e desafiado o seu poder, o Criador se decepcionou.

Ele irritou-se quando o homem se viu alijado do paraíso, aságuas encobriram a terra em um dilúvio e os construtores da torrede Babel se desentenderam antes de alcançar o céu.

Deus esperou, pacientemente, para tomar uma decisão, atéque os homens fossem transformados, pela ciência, exatamentenaquilo que eles mais recriminaram nos animais: seres desprovidosde fé e alma.

Projeto Divina MisericórdiaEstá se aproximando a Festa Universal da Divina Misericórdia: primeiro

domingo após a Páscoa, que este ano, por providência divina, será no dia 1ºde maio. Também no dia 1º comemora-se a beatificação do nosso querido esaudoso Papa João Paulo II, que foi grande devoto da Divina Misericórdia.Foi ele quem instituiu esta linda missão vinda da Polônia, na intenção de levá-la ao mundo inteiro. Foi ele também que elevou aos altares de Deus a beatificaçãode Santa Faustina, grande e confidente apóstola de Jesus Misericordioso.

Convidamos a todos para juntarem-se a nós na preparação desta festa.Estaremos iniciando na Sexta-Feira Santa, com término previsto para o dia 30de abril.

Disse Jesus: “Peça a meu servo fiel que nesse dia fale ao mundo inteirodesta minha grande misericórdia, que aquele que, nesse dia, se aproximar dafonte da vida, alcançará o perdão total das culpas e penas. Faça uma boaconfissão e a novena e terá indulgência plenária. Não desperdice tantas graças”– Diário Santa Faustina – nº 300.

Divulgue, reze, confesse. É a misericórdia nas famílias e no mundo inteiro.JESUS, EU CONFIO EM VÓS

Coordenadora Corina

Por LucasNogueiraRezende

Page 15: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

ACONTECEUFormação para Monitores da

CF 2011No dia 06 de fevereiro, aconteceu

o Encontro Forâneo de Formação paraMonitores da CF 2011, na ParóquiaNossa Senhora do Bom Despacho. Foium encontro muito bom e foi dirigidoàs pessoas que queiram assumir deverdade a luta pela causa. Esteencontro foi repassado pela equipeque participou para a Paróquia SãoCarlos Borromeu nos dias 24 e 25/02,no Centro Catequético.

Os l ivros da Campanha daFraternidade em Família já foramdistribuídos para serem trabalhados nascomunidades. O bom resultadodepende da vontade de cada um.Esperamos que cada comunidadeforme 10 ou mais grupos para refletirsobre o tema da Campanha daFraternidade. O importante é envolvero maior número de pessoas.

Visita Pastoral

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, nossoBispo Diocesano, Dom Félix, esteve naParóquia São Carlos Borromeu para umaVisita Pastoral. Esta visita é parte doprojeto diocesano de evangelização.Houve um encontro com as liderançasda Paróquia no Centro Catequético.Foi distribuído um texto para cadamembro do Conselho Paroquial deEvangelização– CPE, explicando osignificado da Visita Pastoral.

Dom Félix celebrou três missas: umano sábado, às 19:00 horas, na Igrejado Rosário; outras duas no domingode manhã, às 07:00 e 09:00 horas, naIgreja Matriz.

MARÇO / 2011 - Página 15O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

LIVRARIA PAROQUIALPraça Cel. CarlosBernardes, 141.

Fone (37) 3261-1247São oferecidos:

livros, CDs,imagens, cartõesdiversos, artigos

religiosos em geral,papelaria em geral.

Não entre na fila,pague suas contas

aqui.

Eduque sua família na fé.Assine a revistaFamília Cristã

Representante paraassinaturas emLagoa da Prata:

Jair ResendeRua Acácio Mendes, 498 – A. SilvaFone 37 3261-4372

Rebanhão

O Rebanhão da RenovaçãoCarismática Católica aconteceu nos dias05, 06, 07 e 08 de março, no CentroCatequético, com uma boa participação.

As pregações, celebrações eanimação ficaram por conta dosconvidados, que fizeram um belotrabalho.

Os participantes viveram momentosde muita alegria e oração. O evento foium sucesso!

MaanainA Comunidade Árvore da Vida

também promoveu atividades duranteo feriado do carnaval: realizou mais umacampamento – Maanain – num sítiopróximo ao Rio São Francisco.

Os participantes viveram momentosemocionantes desde a saída de Lagoada Prata até o último dia. Acontecerammuitas dinâmicas programadas pelosorganizadores e algumas que foramsurgindo no decorrer do encontro. Todosviveram a verdadeira solidariedade nosmomentos críticos do acampamento.Usamos a expressão “crítico” porquetodos enfrentaram dias chuvosos,estrada com muito barro e outrasdificuldades. E foi aí que houve muitasolidariedade.

Mas foi um encontro que contou commuita oração, reflexões, celebração damissa e muita alegria.

Quarta-Feira de CinzasNa Quarta-Feira de Cinzas, dia 09 de

março, houve duas celebrações: uma às07:00 horas, na Igreja Matriz, e outra às19:30 horas, no Centro de Eventos.com participação significativa de nossascomunidades e famílias.

Notícias da Paróquia São Carlos BorromeuHouve também a abertura da

Campanha da Fraternidade 2011, muitobem preparada pela Equipe de Liturgiae Movimento do Cursilho.

Catequese ParoquialEm 19 de fevereiro aconteceu a

primeiro dia de formação paracatequistas de 2011. A participação foirazoável, aproximadamente 35catequistas.

Foi um encontro muito bom. Quemparticipou levou para si e para e para oexercício do ministério catequético,muitas orientações.

No dia 15 de fevereiro foi realizadoum encontro com os pais doscatequizandos. A participação foi muitoboa, e o resultado muito positivo.

Formação e EspiritualidadeMotivado pelas propostas da III

Assembleia Diocesana, aconteceu, nodia 12 de março, no CentroCatequético, o Encontro de Formaçãoe Espiritualidade, com temas referentesao Projeto Diocesano de Evangelização.Tivemos uma boa participação denossas lideranças. O encontro tratoude assuntos como evangelização dasfamílias através de visitas aos lares.

VAI ACONTECEREncontro Forâneo de LiturgiaNeste final de semana, dia 20 de

março, está acontecendo o EncontroForâneo para Formação Litúrgica, comparticipação dos Ministros da Palavra eequipe de liturgia paroquial e dascomunidades da Paróquia São CarlosBorromeu.

Encontro de Adolescentes comCristo

Dia 25 de março, Pe João vaicelebrar a Missa de Entrega doEncontro de Adolescentes com Cristo– EAC, que vai acontecer nos dias 26e 27 de março.

Encontro de Formação de Monitoresda Campanha da Fraternidade 2011,realizado dia 27 de fevereiro, no salãoda Comunidade Nossa Senhora doCarmo.

Celebração da Santa Missa naComunidade São Lucas, na fazenda doSr Iraci Santos e D.Maria Helena, dia 15/03/2011. Neste dia, o Sr Iraci completou66 anos de vida. A ele os nossosparabéns! Que Deus lhe conceda muitasbênçãos!

Notícias da Regiãopastoral São

Francisco Assis

Acompanhamento da obra dafutura Matriz.

Page 16: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 16O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Santo de casa não faz milagreNão consigo entender como, até os

dias de hoje, os filhos da terra não têmo seu real e devido valor reconhecido.Ao longo dos anos, isso tem sidoevidente em nossa comunidade, muitasvezes seletista. Este quadro precisa serrevertido, pois senão perderemos, aospoucos, os nossos cidadãoslagopratenses. Fala-se muito sobre oassunto em nossa comunidade, mas, asatitudes para mudar quase não existem,e ainda tem os oportunistas políticos.Lagoa da Prata tem filhos capacitados ecompetentes. Precisamos valorizá-los,pois senão a desmotivação será cada vezmais eminente. Em outras cidades, estequadro complicado também acontece,por isso fico preocupado e sensibilizadocom esta questão.

Fazendo uma breve comparação como futebol, em relação ao Clube AtléticoMineiro, no que diz respeito às pessoasagraciadas com o troféu Galo de Prata,é uma injustiça atrás da outra. NoAtlético, a escolha quase sempre épolítica, e os verdadeiros símbolos, quesão os torcedores do Galo, são deixadosde lado.

Clube Atlético MineiroNo dia 25 de março, o Atlético irá

completar 103 anos de lutas e vitóriasno cenário esportivo estadual, nacionale mundial.

Falar e escrever de um clube que jápassou do centenário, é gratificante,pois não é fácil sobreviver no Brasil, comtantas dificuldades estruturais efinanceiras. Parabéns ao Galo forte peloseu aniversário e por ter a torcida maisfiel e apaixonada do mundo, presenteem todos os momentos de glórias edificuldades vividas pelo clube.

Em Minas Gerais, o Atlético é o maiorvencedor em se tratando de títulosestaduais e no confronto direto contrao América e o Cruzeiro.

Muitos falam e escrevem que torcidanão ganha jogo. Mas, em se tratandoda mais fiel do mundo, é ela quemantém o Galo cada vez mais vivo nocenário esportivo. O hino expressa muitobem o que é ser atleticano: "Lutar, lutar,

Esportes por esportes Waldir Ribeiro

lutar, este é o nosso ideal".Hoje, o clube está muito bem

comandado pelo presidente AlexandreKalil, que conseguiu estabilizá-lo. Eu quejá fui crítico ferrenho do Presidente Kalil,hoje reconheço que ele foi a maiorconquista do Galo nos últimos tempos.No ano passado, o CT de Vespasiano,mais conhecido como a Cidade do Galo,foi considerado o melhor CT do Brasil.

Parabéns, Galo, que você tenha nãosó um ano de vitórias, mas, sim, um belofuturo pela frente, pois a suaincomparável torcida estará sempre comvocê nos momentos bons e ruins.

A arbitragem e oCampeonato Mineiro

O Campeonato Mineiro é aguardadocom grandee x p e c t a t i v apelos clubes dointerior doestado. Mas, aa r b i t r a g e m ,muitas vezes

tendenciosa, desanima os dirigentes eos torcedores. Esse quadro écomplicado, pois os interesses dosgrandes clubes da capital costumam sermaiores em todos os sentidos. E aarbitragem, na dúvida, marca a favor dadupla RapoGalo.

A arbitragem precisa serprofissionalizada para que os árbitrostenham mais autonomia e não fiquematrelados à dupla RapoGalo e àFederação Mineira de Futebol.Infelizmente, os clubes maiores têmmuita força política junto à Federação.Assim, na dúvida, quase tudo corre afavor dos grandes da capital mineira.

Manter uma equipe profissional nointerior do estado, não é fácil. Por isso,o quadro atual precisa ser revisto pelasautoridades competentes. Mesmo comos problemas de arbitragem, os clubesdo interior não desanimam e continuamdando muito trabalho para os grandesde BH.

Os árbitros precisam serindependentes e imparciais com relaçãoao seu trabalho, pois o futebol é paixãonão só na capital, mas também em nossointerior mineiro.

Não fique de fora do portão!!!Certa manhã, saí para levar minha filha à escola. Minha mulher me disse

que fecharia o portão e que, quando eu chegasse, chamasse e ela viria abrir. Pois bem, levei minha filha e, quando voltei, minha esposa estava lavando

roupa e ouvindo som com o volume um pouco alto. Eu chamei, assoviei , batino portão, mas, ela não me ouvia.

Fiquei ali uns cinco minutos tentando chamar sua atenção quando, porimpulso, levei a mão na maçaneta e vi que o portão estava aberto. Isso me fezpensar em quantas vezes eu fiquei do lado de fora, implorando a Deus umasolução. E Ele esperando que eu levasse a mão na maçaneta e abrisse o portão.

A cura para muitos problemas e doenças tem ligação direta com o nossopecado, que acaba se tornando uma porta, a nos manter do lado de fora.Estamos sempre clamando e implorando a Deus que nos ajude, mas nãoestendemos a mão para a maçaneta e ficamos com a impressão de que afechadura está trancada.

Nas muitas curas que Jesus realizou, Ele sempre dizia: “Seus pecados estãoperdoados”. O fardo do pecado nos aprisiona e nos faz acreditar que nuncaseremos melhores. É preciso ter a coragem de abrir o portão e ver o que existedo outro lado. Viver do lado de fora do Reino de Deus, aprisionado pelas drogas,pela prostituição, pela criminalidade, pelo consumismo, inveja, orgulho, ódio...não nos proporcionará vida plena. Jesus já abriu a fechadura com seu sanguee seu amor. É só querer girar a maçaneta e entrar.

Talvez tenhamos medo da mudança; talvez nossa fé seja muito pequena,mas Cristo não nos abandona. Ele está sempre do nosso lado, pronto paratambém nos dizer: “Seus pecados estão perdoados. Vai e não peques mais”.

Nunca estamos sozinhos com nossas cruzes. Jesus disse: “Tome a sua cruze me siga”. Ele não disse que seria fácil seguir os seus passos. Muitos desistem.Não querem enfrentar o peso de sua cruz e se entregam ao pecado (que, àprimeira vista, pode se apresentar como uma saída, mas, com o tempo, nostrazem problemas bem maiores).

Lembremo-nos de que, depois do calvário, existe um paraíso. A cruzrealmente pesa nos ombros, chega até mesmo a machucar. Mas, é precisoseguir em frente, lado a lado com o Senhor. Ele nos dá forças para levantarapós as quedas, sabedoria para escolher o caminho, humildade para suportaras humilhações e indiferenças.

Eu não quero ficar do lado de fora do portão ...Luiz Espedito Calazans - Paróquia São Sebastião

Comunicado

A Banda de Música Lira São Carlos está oferecendo um cursogratuito de iniciação à teoria musical, para as pessoas que dese-jam ingressar na corporação. Os interessados devem ter acimade nove anos de idade e podem entrar em contato com VicenteAmorim. Fone 37 3261 9111, 3261 1879 ou 8414 2146.

Page 17: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 17O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

A C.F. de 2011 tem comotema: “FRATERNIDADE E A VIDANO PLANETA”, e como lema: “ACRIAÇÃO GEME EM DORES DEPARTO”. A Igreja quer nos levara refletir sobre o aquecimentoglobal que tem causadomudanças climáticas em todo

planeta terra.Este aquecimento global possui causas externas

ou internas, que podem ser naturais ouconsequência da ação humana. Há um debate entrecientistas que tentam justificar suas posições.Contudo, é de se levar em conta que as causasnaturais, como a variabilidade do sol, como tambéma ação humana, como a queima dos combustíveisfósseis, têm causado grandes mudanças climáticas.Surgem, em regiões diferentes do mundo, chuvastorrenciais (violentas), muitas secas, inundações,incêndios florestais, ondas de calor,desmoronamentos de encostas, fome e doenças.

Por isso a Igreja nos convoca, neste tempoquaresmal e com a Campanha da Fraternidadedeste ano, a uma discussão madura, fundada emargumentos que se justificam e que obedeçam aprincípios éticos e democráticos. Para que issoaconteça, exige-se uma ação conjunta, ou seja, oenvolvimento de todas as áreas do conhecimentona discussão, visto que o problema é complexo eimpossibilita ações particulares. Também tem queser levada em consideração, a sabedoria popularque, embora não seja homologada cientificamente,é importante.

Não podemos andar em círculo, quando o idealé ir à frente aprofundando a reflexão. “Não podemosser efeito: precisamos ser causa; não podemos sóresponder às necessidades: precisamos nosantecipar a elas, para que possamos controlá-las,ao invés de sermos por elas controlados, dominá-las e não sermos dominados”.

A Igreja adota alguns critérios para a reflexão erealização de nossa quaresma, juntamente com aC.F. deste ano. Segundo a Igreja, tem que se levarem conta alguns aspectos:

1º) TEOLOGIA DA CRIAÇÃO.No livro do Gênesis e na literatura sapiencial, a

Bíblia nos apresenta um Deus amoroso que cria todasas coisas, possibilita seu crescimento e evolução eabençoa a sua obra. Deus confia toda a criação ànossa humanidade, e nós devemos dar continuidadeà obra criadora de Deus.

2º) O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO.Deus une o divino e a natureza na pessoa de

Jesus, de forma que nada é estranho ao reino deDeus, nem mesmo a natureza.

3º) A MORAL DA NOVA ALIANÇA.É algo que implica novas relações entre os seres

humanos e Deus, entre eles mesmos, e entre elese a natureza, na construção de um mundoharmonioso, cheio de paz e prosperidade para todasas pessoas.

4º) A RESTAURAÇÂO DE TODAS AS COISASEM CRISTO.

Jesus é o primogênito da criação. Ele reconciliaem si as coisas do céu e da terra e possibilita quetoda criação gema em dores de parto è espera doreino do céu.

Aqui estão alguns fundamentos para o nossopensar e o nosso agir em relação ao meio ambiente,nesta quaresma, nesta Campanha da Fraternidadee para todos os dias de nossa vida.

Que Deus nos ajude e que nós façamos jus aoque Deus nos confiou, como obra prima da Suacriação.

Padre José de Castro LimaParóquia São Sebastião

Campanha daFraternidade – 2011 A palavra

fraternidade significaparentesco entreirmãos. Para oscristãos, ser fraterno étratar o outro comoirmão, como alguémde casa. Nestesentido, a fraternidadedeve caracterizar oscristãos de todos ostempos e lugares.

Ao anunciar apresença de Deus nomundo, Jesus revelouque o amor do Pai seestende a todas aspessoas, semexceção. Sendo Deuso Pai de todos os sereshumanos, nós somostodos irmãos e irmãs.Por isso, a pessoa sóse realiza plenamentena medida em que vaise descobrindo irmãde todas e de tudo.

A partir de Jesus,não existem maisestranhos entre nós.Os judeus esperavamque o Messias sótivesse tempo eatenção para eles.Porém, ao anunciar oReino, Jesus o faz para

A CRIAÇÃO GEME EMDORES DE PARTO

Campanha daFraternidade

2011Acróstico

A - A Campanha da Fraternidade 2011

C - Chama a atenção para a obra da criação,R - Respeita o planeta, exige renascimento.I - Irradia o novo planejamento mundial:A - A mudança de mentalidade e atitude,Ç - Com certeza, fazem o plano do amorà - A partir dos princípios do EvangelhoO - O valor maior à ação e à Palavra do Senhor.

G - Garantidas pela NASA, o Governo AmericanoE - Está alertando à humanidade paraM - Mudanças climáticas e catástrofes globais.E - Estamos de luto, no Brasil, pelos mortos

E - E desabrigados em Minas, Rio e São Paulo,M - Mais precisamente em Minas Gerais.

D - Dos distúrbios físicos de grandes proporções,O - Os maremotos, tantas erupções vulcânicas,R - Recentes terremotos, ondas gigantes na ÁsiaE - E furacões nas Américas. Tantas inundações,S - Sobretudo na Europa, dão sinais à Terra.

D - Das profecias bíblicas, grandes lições!E – E o documento escrito por Nostradamus.

P - Por ignorância, a catástrofe humanaA - Aumenta pela violência e falta de Amor.R - Resta ainda, a fé e a esperança de PAZ!T - Todos unidos, evitaremos guerras mundiais.O - O Planeta geme. Como poderemos socorrê-lo?

Sílvia Araújo Motta

A fraternidade supera a exclusão ecria comunhão

todas as pessoas, semexcluir ninguém. Apessoa foi criada para acomunhão com ossemelhantes, com anatureza e com Deus.Ela se realizaplenamente quando doae compartilha sua vidacom os outros sereshumanos.

Ora, se somos todosirmãos e irmãs,independentemente deraça, cor, religião ecultura, por que e paraque é realizada, todos osanos, a Campanha daFraternidade? Isso querdizer que devemos serfraternos, isto é, irmãose irmãs, somentedurante o tempo daQuaresma?

Claro que não! ACampanha daFraternidade é umtempo forte que noslembra e incentiva paraque sejamos fraternosdurante todo o ano, enão só ocasionalmente.Assim como somosirmãos vinte e quatrohoras por dia, tambémdevemos ser fraternos

em tempo integral.A fraternidade cristã

é aberta e quer acolhertodos os seres humanos,sem fazer discriminação.Mesmo que eu nãoconheça alguém quemora em outra região,ainda assim eu sou seuirmão. Onde está umapessoa, lá está alguémda “minha família”, dafamília humana.

Nós, cristãos, temoso dever de auxiliar omundo a triunfar doegoísmo, do orgulho edas rivalidades, aultrapassar as ambiçõese injustiças, a permitir atodos o acesso a umavida mais humana, naqual cada um sejaamado e ajudado comopróximo, como irmão.

Tendo consciênciade que a fraternidade éuniversal, por onde e porquem devemoscomeçar? Jesusrespondeu a essaquestão ao ensinar quea fraternidade começasempre pelo próximo,por aquela pessoa quevive ao meu lado. Ao ser

questionado sobrequem seria o próximo,Jesus contou aparábola doSamaritano que ajudaa pessoa ferida semsaber quem ela é.

O olhar cristãosobre o ser humanopermite perceber seuvalor que transcendetodo o universo. Porisso, não podemoscalar diante doindividualismo, doendeusamento do ter,poder e prazer, daviolência, damarginalização, daexclusão, dopreconceito, da morteprovocada, donarcotráfico, dapoliticagem, doabandono, do lucroabusivo, dos u b j e t i v i s m orelativista, de todainjustiça. Somoschamados a umaruptura com todaforma de egoísmo nummundo marcado pelopecado.

Dom FélixBispo da

Diocese de LuzNossas lagoas gemem

em dores de partoA Campanha da Fraternidade chega num momento em que o

planeta passa por situações difíceis. Aqui, em Lagoa da Prata, cabea cada um de nós assumir, com mais responsabilidade, as questõesambientais e cobrar de nossas autoridades maior rigor com relaçãoa elas, especialmente quando envolve nossas lagoas e rios.

Na década de 50, teve início a drenagem das lagoas marginaisdo rio São Francisco, a fim de utilizar aquelas áreas para o cultivode cana-de-açúcar. Ao longo dos anos 1960, 1970 e 1980, cerca de60 lagoas marginais da região de Lagoa da Prata foram drenadas.A AAPA (Associação Ambientalista dos Pescadores Amadores)luta pela revitalização dessas lagoas que, segundo um estudorealizado em 1982 por um pesquisador da CODEVASF, ficouconstatado que nossas lagoas são o maior berçário de peixes dorio São Francisco.

Até o ano de 2006, a Louis Dreyfus Commodities, antigaCIAOM, plantava cana nas áreas das lagoas marginais. Em 2007 foifirmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com oMinistério Público, através do qual os proprietários da terra secomprometeram em não permitir o plantio de cana nas áreas daslagoas marginais. Em decorrência do TAC, atualmente essas áreasnão são mais cultivadas com cana-de-açúcar. Entretanto, houveuma falha em relação ao TAC, pois não foi exigido que os donos daterra fechassem os canais que foram abertos a fim de drenar aslagoas. O fato é que, no período de cheia do São Francisco, aságuas das lagoas enchem e atingem áreas próximas à monoculturada Louis Dreyfus Commodities. Logo, a empresa seria obrigada aacabar com as suas plantações na área, por se tratar de Área dePreservação Permanente. Pior é o que está acontecendo agora:essas áreas estão sendo utilizadas como pastagem para engorda degado. Segundo o Prof. Saulo de Castro, o desmatamento dasmatas ciliares, o uso de agrotóxicos e a poluição do São Franciscocontribuíram para o desaparecimento dos peixes, mas o fim daslagoas marginais foi o fator decisivo para tal.

O objetivo da AAPA é a recuperação das lagoas marginaisdrenadas em cinco municípios da região: Lagoa da Prata, Iguatama,Luz, Japaraíba e Arcos. A Louis Dreyfus utiliza bombas de sucçãopara retirar água do São Francisco e outros corpos d'água a fim deirrigar os seus canaviais. Algumas dessas bombas funcionam 24horas por dia, e têm a capacidade de bombear 1.000m³ de águapor hora. Elas funcionam de julho a outubro, nos meses de seca,em que o rio mais precisa de água.

A Louis Dreyfus consome mais água que todas as edificaçõesde Lagoa da Prata juntas. Ela tem 28 outorgas para o uso da água,e não há retorno algum para os municípios. O Estado fica comtodo o bônus, e os municípios com o ônus. Nossos governantesnão têm a coragem de cobrar essa conta. Afinal, esse recursoprimordial para a produção de açúcar e álcool deveria estarrendendo, aos cofres do município, dividendos para ajudar,principalmente, na área da saúde, que é tão agravada no períododa safra, com inúmeros focos de queimadas que tornam nosso arirrespirável.

É preciso promover discussões sobre os problemas do meioambiente e criar meios para resolvê-los. Para que o nosso planetafique melhor, vamos começar aqui, em Lagoa da Prata.

“A natureza é perfeita, é divina. Olhar e entender a natureza éver Deus o tempo inteiro”.

Geraldo Diniz Borges - Comunidade N.Sra. de Fátima

Page 18: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 18O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Catecismo Católico da Igreja

IntroduçãoNo dia 11 de

outubro de 1992, oPapa João Paulo IIentregou aos fiéisde todo o mundo oCatecismo daIgreja Católica,apresentando-ocomo “texto dereferência” parauma catequese

renovada nas fontes da fé. Trintaanos depois do Concílio Vaticano II(1962-1965), era assim levado auma feliz realização o desejoexpresso, em 1985, pela AssembleiaExtraordinária do Sínodo dos Bispos,para que fosse composto umcatecismo de toda a doutrina católica,quer para a fé, quer para a moral.

O Catecismo da Igreja Católica searticula em quatro partes, emcorrespondência com as leisfundamentais da vida em Cristo.

A primeira parte, intitulada “Aprofissão da fé”, contém umaoportuna síntese da lex credendi, istoé, da fé professada pela IgrejaCatólica, retirada do SímboloApostólico ilustrado com o SímboloNiceno-Constantinopolitano, cujaconstante proclamação nasassembleias cristãs mantém viva amemória das principais verdades dafé.

A segunda parte, intitulada “Acelebração do mistério cristão”,apresenta os elementos essenciaisda lex celebrandi. O anúncio doEvangelho encontra, de fato, a suaresposta privilegiada na vidasacramental. Nela, os fiéisexperimentam e testemunham, emcada momento de sua existência, aeficácia salvífica do mistério pascal,por meio do qual Cristo realizou aobra da nossa redenção.

A terceira parte, intitulada “A vidaem Cristo”, evoca a lex vivendi, istoé, o esforço que os batizados fazempara manifestar nos seuscomportamentos e nas suas escolhaséticas a fidelidade à fé professada ecelebrada. Os fiéis, de fato, sãochamados pelo Senhor Jesus arealizar as obras próprias de suadignidade de filhos do Pai na caridadedo Espírito Santo.

A quarta parte, intitulada “Aoração cristã”, oferece uma sínteseda lex orandi, isto é, da vida deoração. A exemplo de Jesus, omodelo perfeito de orante, tambémo cristão é chamado ao diálogo comDeus na oração, cuja expressãoprivilegiada é o Pai Nosso, a oraçãoensinada pelo próprio Jesus.

A revelação divina e suatransmissão

Por amor, Deus revelou-Se e deu-Se ao homem. Dá assim umaresposta definitiva e superabundanteàs questões que o homem se põe asi próprio sobre o sentido e o fim dasua vida. Deus revelou-Se ao homem,comunicando-lhe gradualmente o seupróprio mistério, por ações e porpalavras.

Além do testemunho que dá deSi mesmo através das coisas criadas,Deus manifestou-Se a Si próprio aosnossos primeiros pais. Falou-lhes e,

— Oi, dona Mariinha! Dia bonito,sol lindo, hein? ...

—Sol lindo, nada... Um calorão,isso sim! Credo!

— Bom, mas a senhora tá bem,né?

— Tô nada, umas doraiada quesó veno! Nas perna, nos braço, acabeça nein si fala...

— Coisas da vida, né? Vai selevando...

— Levano coisa ninhuma... Gentivéio tein é qui morrê memo...

— Mas me conta, e a festa deaniversário? Que filhão, o Beto,hein?

—Tava mais ou meno. Eu numligo prêssis trein, sabe? Num gostode surpresa...

— Mas é bom dona Mariinha!Sinal que seu filho lhe quer bem...

— Nada... Isso é consciênçapesada. O Beto se envorve cumnamorada, esqueci de mim, dispoisfica querendo me agradá...

—Pois é... E a casa, vai fazer areforma?

— Cá o quê? Cum quê dinhêro?Essa miséra de pusentaduria num dápra nada!

.— Mas tá bom, né? Tem genteque não tem nem o que comer...

— Tá bão nada, sá! Êssi guvêrnoé um safado, sem vergonha... Pisanus véio que nein nóis...

— Bom, pelo menos a senhoratem um lugarzinho bom pra morar...

—O quê? Isso aqui já foi bão...Agora tá valeno nada. Ninguémprega ôio de noite! Pura zuêra!

— Sim, mas tem bons vizinhos,gente amiga, de confiança...

— Ah, né assim não, minha fia!Cê querdita que a danada da Luzia

andô fazeno umas fofoca no meunome?

— É? Não é possível!— Memo, minina! A Arzira me

contô tudim, tudim!—Ah, mas deixa isso pra lá! Reza

por ela...— Eu? Rezá? Di jei ninhum! Parei

quisso! Rezá... Capaiz!— Chi! Mas mudando de assunto.

Que beleza da sua hortinha, hein?— Beleza nada! Era pra tá munto

mió! Mái os ôio gordo num dêxa, né?— Ôio gordo, dona Mariinha?— É minha fia. Tá assim de gente

puraí que só pensa trein ruim...— É... E tá mesmo! Ainda bem

que a senhora não é assim né, donaMariinha?

Para pensar: tantas vezes nosperdemos a reclamar tanto dascoisas que ficamos cegos para ascoisas boas que nos cercam. Se emvez de abrir tanto a boca paramaldizer os pequenosaborrecimentos do dia a dia,abríssemos os olhos para as coisasimportantes que nos são dadasgratuitamente, certamenteencontraríamos motivos parasermos mais felizes.

O grande poeta Mario Quintanafoi sábio quando afirmou: “Afelicidade é um sentimento simples,você pode encontrá-la e deixá-la irembora por não perceber suasimplicidade”. Que tal procurarmosa felicidade nas coisas mais simples?Esse pode ser um bom começo pravalorizar nossos pequenos grandestesouros e poder ver a vida deforma diferente...

Marina Alves

Que tal ser feliz?A partir desta edição, Dom Antônio Carlos Félix, Bispo da Diocese de

Luz, estará responsável por esta coluna do Jornal Informação. Caso o leitorqueira tirar alguma dúvida sobre o Catecismo da Igreja Católica, poderáenviá-la para o e'mail do Jornal, que encaminharemos para nosso Bispo:

[email protected]

VISÃO GERAL DO CATECISMO DAIGREJA CATÓLICA

depois da queda, prometeu-lhes asalvação e ofereceu-lhes a suaaliança. Deus concluiu com Noé umaaliança eterna entre Si e todos osseres vivos. Essa aliança duraráenquanto durar o mundo. Deusescolheu Abraão e concluiu umaaliança com ele e os seusdescendentes. Fez deles o seu povo,ao qual revelou a sua Lei por meiode Moisés. E preparou-o, pelosprofetas, a acolher a salvaçãodestinada a toda a humanidade. Deusrevelou-Se plenamente enviando oseu próprio Filho, no qual estabeleceusua aliança para sempre. O Filho éa Palavra definitiva do Pai, de modoque, depois d'Ele, não haverá outraRevelação.

O que Cristo confiou aosApóstolos, estes o transmitiram, pelasua pregação e por escrito, sob ainspiração do Espírito Santo, a todasas gerações, até à vinda gloriosa deCristo.

A Sagrada Tradição e a SagradaEscritura constituem um únicodepósito sagrado da Palavra deDeus, no qual, como num espelho, aIgreja peregrina contempla Deus,fonte de todas as suas riquezas. Nasua doutrina, vida e culto, a Igrejaperpetua e transmite a todas asgerações tudo aquilo que ela é, tudoaquilo em que acredita.

Graças ao sentido sobrenaturalda fé, o povo de Deus não cessa deacolher o dom da Revelação divina,de nele penetrar maisprofundamente e viver dele maisplenamente. O encargo deinterpretar autenticamente a Palavrade Deus foi confiado unicamente aoMagistério da Igreja, ao Papa e aosbispos em comunhão com ele.

Toda Escritura divina é um sólivro, e esse livro único é Cristo,porque toda ela fala de Cristo e todaela se cumpre em Cristo. Ela contéma Palavra de Deus; e, pelo fato deser inspirada, é verdadeiramente aPalavra de Deus. Deus é seu autor,ao inspirar os seus autoreshumanos: age neles e por eles. Eassim nos dá a garantia de que osseus escritos ensinam, sem erro, averdade da salvação.

A interpretação da Escriturainspirada deve, antes de mais nada,estar atenta ao que Deus querrevelar, por meio dos autoressagrados, para nossa salvação. Oque vem do Espírito não éplenamente entendido senão pelaação do Espírito.

A Igreja recebe e venera, comoinspirados, os 46 livros do Antigo eos 27 do Novo Testamento. Osevangelhos ocupam um lugarcentral, dado que Jesus Cristo é oseu centro. A unidade dos doisTestamentos deriva da unidade doplano de Deus e da sua Revelação.O Antigo Testamento prepara oNovo, ao passo que o Novo dácumprimento ao Antigo. Os doisesclarecem-se mutuamente; ambossão verdadeira Palavra de Deus. AIgreja sempre venerou as DivinasEscrituras, tal como o próprio Corpodo Senhor; ambos alimentam eregem toda a vida cristã.

Dom FélixBispo Diocesano

Page 19: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 19O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus

Por Juliana Lacerda

Olá amigos! Espero que tenham curtidobastante o Carnaval! Depois de tanta festança,chega a Quaresma. E a Quaresma é uma épocade muita reflexão e renovação espiritual. Mas,para entender tudo, vamos partir do começo.Como foi que surgiu a Quaresma?

Jesus Cristo jejuou e rezou por um períodode quarenta dias, antes de enfrentar muitastentações no deserto. Também nós precisamosaprender a vencer as tentações do mundo atual.

A Quaresma começa na Quarta-Feira deCinzas. O sacerdote coloca um pouco de cinzassobre a cabeça de cada um de nós. Esse gestonos mostra que um dia a vida na terra termina,pois estamos de passagem por este mundo, eque a verdadeira vida começa após a morte.

Época de Quaresma

Envie uma poesia ou texto para oCantinho da Criança!

E-mail:[email protected]

Brincadeira do Mês

Alguns leitores nos mandaram lindostextos. Hoje mostramos o da Ana Luiza, naspróximas edições publicaremos textos deoutras crianças. Mande o seu texto também!

AMIGOS DO PLANETAO planeta está mudando e sofrendo com a

poluição, com o desmatamento, com asqueimadas e com muitos outros problemas queo prejudicam. Mas tudo isso pode ser evitadose cuidarmos do Planeta Terra.

As indústrias poluem os rios, criam buracosna camada de ozônio e poluem o ar. E os donosdas indústrias mal sabem que eles estãoprejudicando também a eles mesmos.

Para mudarmos essa situação, temos queagir já!

Por quê? Vocês devem estar imaginando.

Qual desses caminhos leva a abelhinha até as flores? Descubra passandopelo labirinto!

Porque a ação de hoje faz efeito amanhã.E essa ação deve ser não só dos adultos, e,sim, de nós, crianças, pois nós é que vamosviver na poluição.

Então ajude a cuidar do planeta para termosum futuro melhor.

Recicle para, no futuro, o lixo não ir pararno seu prato.

Não queime para seu ar não virar fuligem.Não desmate para não encontrar animais

selvagens no quintal.Muitos desses problemas já acontecem

atualmente e, se não agirmos, isso vai piorar.Então, cuide do planeta!

Ana Luiza Oliveira A. GonçalvesComunidade Sta Teresinha Menino Jesus

Page 20: 150 - Jornal Informação - Ed. Mar. 2013

MARÇO / 2011 - Página 20O Jornal de Informação e Formação do Povo de Deus