197 - jornal informação - ed. fev/mar 2015

24
PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlos.com NÚMERO 197 - ANO XV I- FEVEREIRO /MARÇO DE 2015

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 08-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O jornal de informação e formação do povo de Deus.

TRANSCRIPT

Page 1: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlos.com

NÚMERO 197 - ANO XV I- FEVEREIRO /MARÇO DE 2015

Page 2: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

Diretor Espiritual: Pe. PatrikyJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:3261-8619, 3261-4372,Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, Simone, ZarinhaPároco: Pe. Patriky Samuel BatistaAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 3.000Previsão para próxima Edição: 04 e 05/04

EXPEDIENTE

Para RefletirContinuamente, o nosso Deus e Pai vem nos

confirmar que nos ama imensamente, que nosabençoa com todo o seu amor. O amor de Deusé tão grande que não pode ser medido, maspode ser sentido no coração de quem tem fé.Eis um amor que nos ensina a nos esvaziarmosde nós mesmos e a mergulharmos no mistérioda salvação.

O mundo não responde ao vazio interior quetantas vezes sentimos porque, sem Deus, nossavida perde o rumo, a direção.

A vontade do Pai é que sejamos umasemente de paz e de luz na vida dos nossosirmãos. Precisamos de vida nova, diferente, cheiade amor e longe do pecado. Ser presença navida daqueles que amamos para que sintamnosso amor.

O amor jamais acabará! A gente dá, troca,só não se vende! O amor vem de Deus! Encheo coração de paz, ternura e enriquece o nossoviver. É como o sorriso: não custa nada e rendemuito. Enriquece quem recebe, sem empobrecerquem o dá. Dura somente um instante, mas,seus efeitos perduram para sempre. Ninguém étão rico que não precise dele; ninguém é tãopobre que não o possa dar. É símbolo daamizade, da boa vontade, alento para osdesanimados, repouso para os cansados, raiode sol para os tristes, ressurreição para osdesamparados. Não se compra, nem seempresta. Nenhuma moeda do mundo podepagar o seu valor. Ninguém precisa mais de umsorriso do que aquele que não sabe mais sorrir...

Dona Zé

O Terço dos HomensQuaresma

A quaresma é tempo depreparação para um grandeacontecimento. No AntigoTestamento, Deus deu ao povoda bíblia 40 anos, vagando pelodeserto, em preparação paraentrar na terra prometida. Jesuspassou 40 dias no deserto emoração, preparando-se paraanunciar o plano de Deus para asalvação da humanidade.

E hoje a Igreja, o novo povode Deus, como faz todos os anos, oferece-nos aquaresma, também de 40 dias, como tempo depreparação para a páscoa. E a páscoa é aconcretização, a sublimação deste plano de salvaçãoque Deus criou para nós.

A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e vaiaté o domingo de ramos. Na quarta-feira de cinzas,colocando cinzas em nossa cabeça, a Igreja quer noslembrar de que nossa vida neste mundo é passageirae que, após a morte, retornaremos à terra de ondeviemos: “Tu és pó, e em pó te hás de tornar” (Gn.3,19).

Com a quaresma, a Igreja quer nos preparartambém para a semana santa, onde teremosoportunidade de meditar mais profundamente sobrea paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Durante esses 40 dias, a Igreja nos pede quedediquemos com mais ardor à oração, ao jejum e àesmola. São atos de piedade que nos aproximam maisde Deus, que nos tornam mais solidários com ossofrimentos de Jesus Cristo.

Hoje vivemos num mundo consumista,materialista, hedonista. Somos orientados para os bensmateriais e, muitas vezes, abusamos deles. E por issonos sentimos vazios dos verdadeiros valores quetrazem felicidade

Durante a quaresma, um período de mais oração,de mais solidariedade às necessidades dos que sofreme com a prática do jejum como penitência, poderemosaprender a renunciar a alguma coisa, poderemosaprender a dizer não a nós mesmos, num processode aprimoramento de nossa vida espiritual.

É este o espírito da quaresma. É oportunidade quea Igreja nos oferece, todos os anos, para quemeditemos sobre a pessoa que somos e para que nostransformemos no cristão que devemos e queremosser.

Esta é uma mensagem dos homens em oração,os homens do Terço dos Homens da Paróquia SãoCarlos Borromeu.

(ABR)

O Sacramento do Matrimônio“Quando Deus criou a mulher para que o homem não vivesse só, o homem exclamou: 'Esta, sim, é osso dos

meus ossos, é carne de minha carne. Ela será chamada mulher!' “Por isso, o homem deixa seu pai e sua mãe,se une a sua mulher e eles se tornam uma só carne (Gn.2,18-24)”.

A partir da união do homem com a mulher, Deus criou a família. O homem é um ser pessoal e social. De todasas criaturas, é a única capaz de amar e estabelecer forma de relação interpessoal privilegiada.

A relação conjugal fundada no amor entre um homem e uma mulher que aceitam um projeto de vida a dois,com os desafios que este projeto carrega consigo, é uma relação harmônica.

Marido e mulher têm falhas, e um dos cônjuges deve tomar a nobre atitude de ser submisso na horatempestuosa e pedir perdão para que a calmaria volte à família. Nunca devemos permitir que o tenebrososilêncio abale uma união conjugal. O silêncio é uma tortura para o amor. Cada um é responsável para evitá-lo.A reconciliação é a “aliança de paz” após a “guerra”.

O perdão é sublime! Saber perdoar é divino!Desejamos felicidades aos noivos que receberão o Sacramento do Matrimônio

em fevereiro e março de 2015, na Igreja Matriz São Carlos Borromeu:. 28/02 Jordane e Tatiana. 14/03 Fernando e Flávia. 28/03 Jean Claudes e Luciana

Secretaria Paroquial

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 02Formando e Informando o Povo de Deus

Legião de MariaAcies

Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os legionários seconsagrarão à Nossa Senhora no dia 22 de março de 2015, numa cerimônia que tem o nome deACIES.

Essa palavra latina significa um exército em ordem de batalha, cerimônia esta em que oslegionários se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber aforça e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal.

A partir de 20 de fevereiro tem início a preparação para a consagração à Nossa Senhora,segundo São Luiz Maria de Montfort, o grande missionário.

Ele escreveu em seu livro “Tratado da verdadeira devoção”, o seguinte: “Um grande esquadrãode bravos e valorosos soldados de Jesus e de Maria, de ambos os sexos, combaterão o pecado ea natureza corrompida, nos tempos perigosos que se aproximam” (Manual cap, 24).

Esses soldados são os legionários e legionárias que atuam nas comunidades de Lagoa da Prata e pelomundo afora, onde a Legião de Maria está.

A cerimônia da solenidade ACIES deverá acontecer em 22 de março (domingo), às 18:00 h, na Igreja MatrizSão Carlos Borromeu. Às 17:30 h, faremos as orações iniciais da Tessera e rezaremos o Terço. Em seguida, aSanta missa. Após a missa, todos os legionários se consagram diante da imagem de Nossa Senhora dasGraças, dizendo: “Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo quanto tenho vos pertence.”

Curia Mater Christi

Nos passosde Jesus

Antônio Carlos Dayrell Gontijo (MTB 16.192/MG)

Sem o tradicional carnaval de rua, muitosaproveitaram o período de folia para descansar,passear pelas cidades históricas mineiras ou fazerum retiro, buscando viver momentos mais pertode Deus. O fato é que a crise hídrica, hidrelétrica ea falta de dinheiro foram decisivos para cancelar afesta em muitas cidades. Nunca a criatividadefuncionou tanto de forma a encontrar alternativassadias e seguras que proporcionassem algummomento de desconcentração e prazer, ao mesmotempo, um crescimento humano e espiritual.

Descobrimos que a falta de confetes eserpentinas não interferem em nossa vida. Somosmaiores do que a propaganda consumista das TV's,as bebidas alcoólicas que entorpecem a consciênciae o paganismo desenfreado no carnaval,bombardeando nossas cabeças com hábitosquestionáveis, modismos fugazes e ilusões inglórias;que podemos renunciar a certas coisas que nostrazem tristeza, angústia e depressão.

Sem o desperdício de água e energia elétrica,a exuberância dos carros alegóricos e as fantasiasconfeccionadas com penas de aves coloridas, nãodeixaremos de caminhar com Jesus.

A vigília quaresmal que se iniciou na quarta-feira (18/02), com a missa de cinzas, é ummomento forte para refletirmos. O tema dacampanha da fraternidade 2015 "Fraternidade:Igreja e Sociedade" e o lema "Eu vim para servir",buscará recordar a vocação e a missão dos cristãose das comunidades de fé a partir do diálogo ecolaboração entre a Igreja e a sociedade.

Os grupos que iniciaram, durante o carnaval,estudando os ensinamentos de Jesus, já podemsentir essa diferença com maior nitidez. Nemmesmo a crise econômica e a política conturbadaque atingem o País, podem abalar alguém, naspalavras do Papa Francisco, que reza, conserva afé e vive a alegria.

Sirvamos em paz e que o Senhor nosacompanhe!

Page 3: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO / 2015 - Pág.: 03Formando e Informando o Povo de Deus

Page 4: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO / 2015 - Pág.: 04Formando e Informando o Povo de Deus

Dizimistas aniversariantes do mês de MARÇOA Pastoral do Dízimo deve ser

assumida pelos fiéis comocompromisso de vida cristã, comoexpressão de fé. A experiênciatornará palpável o crescimento dacomunidade. O cristão dizimista éuma pessoa abençoada porque éaberto à comunidade, pronto paraparti lhar, para dividir com acomunidade sua vida, seu tempo,seus bens. Já vê todas as coisasneste mundo a serviço do Reino.(artigo do Pe. Domingos Nandi)

PARABÉNS aos dizimistas domês de março!

Deus os abençoe!!!Paróquia São Carlos Borromeu

01/03Edson FerreiraEunice Teixeira de AlmeidaJosé Francisco de SouzaLindomar Ribeiro SantosMaria José SilvaRonam de Moura02/03Bruno Geraldo CamargosVicente da Silva03/03Elzira Costa PereiraJúlia Maria de MesquitaPatrícia Bdes MacielPaula Teodora OliveiraRoni Orlando Rodrigues04/03Ana Cristina A. AquinoAna Lúcia de PaulaAngélica Teixeira OliveiraGisele Escobar GontijoMaria Benedita da SilvaMaria do Carmo AndradeMoacir GomesNadir Mesquita MoraesNeusa Ap. P. BernardesRafael Rezende LacerdaRita C. Araújo Azevedo05/03Alex Calixto da SilvaAlmiro Fábio FerreiraAmélia Soares VasconcelosCirlene Silva Lopes

Luiz AzevedoLuiz Azevedo JúniorMargareth Ap.Miranda SilvaNivaldo Olair DuarteRosimery R.Franco CastroSebastiã Venâncio SilvaUlli de Souza Magela06/03Avilmar Eustaquio F.PaulinoClaudilene LacerdaEcio Aparecido de MirandaJoaquim Rafael de OliveiraMaria Maura de LimaNélio Tobias de LimaSimone Aparecida Juscelino07/03Cristiano Amaral da SilvaDavi Pio da SilvaEloísa da Cunha AntunesJosé Vieira dos SantosMaria PaulinoSilvério dos Reis08/03Conceição Olinda AlvesDener Henrique FerreiraGeraldo M.Teixeira AmorimLurde Maria de MoraisMarcos Bento XavierMaria Eni VargasMarlene Lopes DomingosPedro Viana de OliveiraRui Cezar Amorim09/03Alberio Borges OliveiraAna Alexandrina XavierJoana CardosoMaria Celiza Tavares10/03Alfeu Batista dos SantosEva de Fátima S.MachadoMarileide Santos da SilvaMarlene O.Amorim Silva11/03Alice Luíza dos SantosAna Clara Vidal SilvaClara Eloísa Santana ValleMaria Elisetti da SilvaMaria José da Silva12/03Clarinda M.Oliveira Borges

Cristiana Macedo da SilvaMaria Lopes CoutinhoMaurício Soares Dias13/03José Antônio G.CastroMaglene PereiraMauricio Rodrigues FariaNiva dos Santos CamargoRemilda de Jesus Morais14/03Divina Augusta AndréJúlio Antônio TavaresMaria Célia de MouraOlímpia de AndradeRúbia Cristina R. Pedrosa15/03Antônia Maria de SouzaCarolina Glayce G.GarciaCláudia Rosana RezendeHilaria David de OliveiraJoseane MeloMarise Cristina Vaz PereiraSueli de Moura Braga16/03Carmem Maria S.SouzaMaria Alves CastroMariana C.Silva Lacerda17/03Eliana B.Gomes BorgesMaria Regina AzevedoMozair .e OliveiraPatrício de SouzaRogério Silva Bernardes18/03Alvina Leonardo OliveiraCarlos Willian LopesMaria Aparecida de Lima19/03Alvimar Rezende OliveiraJosé Tarcísio VelosoMaria da Conceição CastroMaria das Graças S.Fonseca20/03Elaine Mendes Gama SilvaJoaquim Rodrigues CastroMaria Jose SecundinoMirlene Cristina da Silva21/03Ângela Maria de MeloAntônia das Graças S.AmaralCláudia de Paula Reis

Débora A.Ferreira MachadoInês Gomes PradoMaria Cristina R. ScaglioneMaria de Lourdes C.PeriloMaria do Rosário PiresWanderlei Alves Borges22/03Clari Helena Moura CastroCornélia dos Santos SilvaFrancisco de Almeida23/03Esmeralda O.VasconcelosLenir Teixeira de AmorimMaria Rita MatosMarisa Aparecida da SilvaMeiramides Maria SilvaOlivia Rosa da SilvaTaciana A.Teixeira Cruz24/03Adir de Souza SilvaMaria Auxiliadora SilvaMaria José P.Reis OliveiraSebastiana S. Rodrigues25/03Baltazar Teodoro de MeloElza Cândida da SilvaIsaltina Rosa PintoJosé Carlos GomesSilainia de Fatima Costa26/03Ana Luíza MartinsAntônio Batista LeiteAthaide Rezende AquinoEdson C. Novaes FilhoIvete Maria de CastroMaria Helena LacerdaMaria José da Costa27/03Alessandra H. S. GonçalvesAlexandrina Castro PerilloAmanda Caroline S.RodriguesIvana Maria Borges MartinsModestino Ferreira28/03Amélia Andalecio OliveiraCleide Florêncio RochaMaria das Graças Castro29/03Ceris Teixeira BragaJosé Paulo de Souza

Maria Luíza FerreiraMaria Vitória MoraisSélio Antônio de Morais30/03Antônia de MirandaMaria José RodriguesMarilza Ap. Silva MartinsMarlúcia Vieira BarbosaRubem Gomes de FreitasSheila O.Ferreira GontijoSinara Maria Luis Silva31/03Carine Oliveira MirandaGeraldo Ângelo LacerdaMagda Berenice S.PauloMaria Miranda BorgesMaria Vitória GonçalvesOlavo Miranda Oliveira01/04Antonio Alves FerreiraMargarida Firmina De OliveiraMarlon Leyser Ap. da SilvaRosimar Teixeira Da Silva02/04Alan José Da SilvaAltair Lamounier De CarvalhoGeovani Fernandes Dos SantosJackeline Teixeira AmorimJose Antonio TeixeiraJose De Paula SilvaMaria Candida MirandaMarta De OliveiraRogerio Alves Neves03/04Carlos Jose PereiraLais Melo MoraisMaria Da Graças Amaro Ferreira

Page 5: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO / 2015 - Pág.: 05Formando e Informando o Povo de Deus

Page 6: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO / 2015 - Pág.: 06Formando e Informando o Povo de Deus

São Brás nasceu na cidade deSebaste, Armênia, no ano 264. Numcerto tempo, começou a questionarsobre sua profissão de médico, poisqueria servir a Deus, mas não sabiacomo. Resolveu, então, tornar-se umeremita e ficar em constante oração.Assim, viveu numa gruta por muitosanos.

Numa outra etapa de sua vida,ele discerniu que precisava se retirar.Para ele, o retiro era permanecer noMonte Argeu, na penitência, naoração, na intercessão para quemuitos encontrassem a verdadeirafelicidade, como ele a encontrou em Cristo e na Igreja. Mas,na verdade, o Senhor o estava preparando, porque, ao falecero bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santoeremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquelaconstante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo,não por gosto dele, mas por obediência.

Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja, era um homemcorajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéisna sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.

São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramenteperseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhadodo imperador do Ocidente, Constantino. Por motivos políticose por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos, porquesabia que Constantino era a favor do Cristianismo. O prefeitode Sebaste, dentro deste contexto e querendo agradar aoimperador, por saber da fama de santidade do bispo São Brás,enviou os soldados para o Monte Argeu, lugar onde esse grandesanto fez sua casa episcopal. Dali, ele governava a Igreja,embora não ficasse apenas naquele local.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para querenunciasse à fé. Mas, por amor a Cristo e à Igreja,permaneceu fiel a Deus. Em 316, foi degolado.

Um milagre que trouxe a bênção das gargantasUm dia, uma mãe desesperada o procurou porque o filho

estava quase morrendo com um espinho encravado nagarganta. São Brás olhou para o céu, rezou e, em seguida,fez o sinal da cruz na garganta do menino. No mesmo instante,ele ficou milagrosamente curado. Por esse milagre, até osdias de hoje, São Brás é invocado para curar os males dagarganta. Seu dia é comemorado em 03 de fevereiro.

Iraídes Vidal eElvira Castro

“Jacó prossegui o seucaminho e encontrou uns anjosde Deus. Ao vê-los, exclamou:'É aqui o acampamento de Deus!'Por isso deu àquele lugar onome de Maanaim.” Gn 32,1-2

FotosCom imensa alegria,

agradecemos a Deus pelo 6ºAcampamento Maanaimrealizado em Lagoa da Prata!Nos dias de carnaval, estivemosreunidos com cerca de cempessoas em uma fazenda nasGrotadas para vivenciar umverdadeiro “Acampamento deDeus”! A dinâmica doacampamento nos conduz àsimplicidade do encontro comDeus através da natureza, dos irmãos e do encontro conosco mesmos. De maneira muito sincera, nossashistórias vão se entrelaçando por uma partilha verdadeira e franca. Vamos compreendendo nossaspotencialidades e as possibilidades escondidas em nossas fraquezas. Em um clima alegre, descontraído edespojado, Deus vai nos curando e convidando à conversão.

Participaram conosco recuperandos da Fazenda Novo Caminho e da ASFER. É uma grande honra paranós poder participar da luta destes irmãos para vencer o vício e as dores da própria história. Suas vidasestão presentes em nossos corações e em nossas orações.

Somos imensamente gratos a todosos que colaboraram conosco! À famíliado Sr.Francisco Xavier, proprietários dafazenda, nosso muito obrigado pelabondosa acolhida; à equipe de trabalho,nossa gratidão pelo empenho (o suor eo cansaço pelo bem do irmão glorificama Deus!); aos sacerdotes que estiveramconosco - Pe. João Paulo, Pe. Wilson ePe. Patriky - agradecemos imensamentepor nos darem o Bem Maior, o próprioCristo e o perdão dos pecados!

Que o Senhor nos abençoe nestetempo novo que se abre na vida de cadaum de nós e nos ajude a dar frutos parao Reino de Deus!

Comunidade CatólicaÁrvore da Vida

Acampamento Maanaim 2015 SÃO BRÁSMédico e pastor das almas

Page 7: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 07Formando e Informando o Povo de Deus

Page 8: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 08Formando e Informando o Povo de Deus

Paróquia São Sebastião

As festividades do Padroeiro São Sebastião tiveram início coma celebração da Santa Missa no Recinto de Festas da Paróquia,no dia 09 de janeiro. Logoapós, as tradic iona isbarraquinhas, que tambémforam realizadas nos dias 10,11, 16, 17 e 18/01.

Entre os dias 12 a 20/01,foi rezada a Novena na MatrizSão Sebastião. E umdestaque especial para o dia16 de janeiro, quando foicelebrada Missa com apresença dos Padres daForania.

Bruno Carlos

SSVPHerbert Santos

Conselho Central tem nova DiretoriaNova diretoria do Conselho Central para

um mandato de quatro anos.O Conselho Central São Carlos Borromeu

tem nova diretoria. No dia 08 de fevereiroaconteceu, na Sede Central da SSVP de Lagoada Prata, a posse do confrade e novopresidente Geraldo D.Santos, que compôs asua equipe para estar à frente dos trabalhosdurante os próximos quatro anos. Ela ficouassim constituída:

Vice Presidente - Lindomar Ribeiro1º Tesoureiro - José Olímpio Pedrosa; 2º

Tesoureiro: Camilo L.Campos1ª Secretária - Janaina A. Moura ; 2º

Secretário - Geraldo AmorimCaixa Dom Belchior - José Olímpio PedrosaCCA - Maria Elena e Aparecida MirandaComissão de Jovens - Cláudio HenriqueEcafo - Vicente AmorimDecom - Herbert Santos e Sebastião CamiloConselho Fiscal - Geraldo Ângelo, Antônio Marcelo e Geraldo AmorimSuplentes - Geovane Fernandes, Gilmar Silva e Sebastião CamiloQue por intercessão de São Vicente, Deus ilumine a nova diretoria.

A SSVP está em festaDia 13/02, na Sede Central, aconteceu uma confraternização dos

vicentinos pela comemoração dos aniversários de quatro conferências.Confrades presidentes das conferências aniversariantes:. Arnaldo Lobato, conferência Santo Agostinho, que está em

atividade há 33 anos;. Brás Manuel, conferência Nossa Senhora das Graças, que está

em atividade há 24 anos;. Armando Kalks, conferência Imaculada Conceição, que está em

atividade há 27 anos;. Cláudio Castro, conferência Nossa Senhora do Rosário, que

está em atividade há 27 anos.Parabéns a todas as conferências pelo belo trabalho realizado

durante esses anos.Que São Vicente de Paulo continue

derramando suas bênçãos sobre elas.Almoço beneficente

No dia 22 de março, a SSVP promoverá um almoço beneficente. Adquira seu ingresso comqualquer Vicentino ou através do telefone 9835-1463. Os ingressos serão também vendidospelos jovens vicentinos na porta da igreja, após a missa 19:30 h.

Nova diretoria do Conselho Central para ummandato de quatro anos.

Presidentes das conferências aniversariantes:Cláudio, Armando, Brás Manuel e Arnaldo

Page 9: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 09Formando e Informando o Povo de Deus

Page 10: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 10Formando e Informando o Povo de Deus

BALANCETE FAZENDINHA NOVO CAMINHO

F A Z E N D A D E R E C U P E R A Ç Ã O N O V O C A M I N H O C N P J : 0 1 . 8 1 2 . 9 1 1 / 0 0 0 1 - 8 6

N O T A S E X P L I C A T I V A S Á S D E M O N S T R A Ç Õ E S C O N T Á B E I S E M 3 1 / 1 2 / 2 0 1 4 I - C O N T E X T O O P E R A C I O N A L : A F a z e n d a d e R e c u p e r a ç ã o N o v o C a m i n h o é u m a p e s s o a j u r í d ic a d e d i r e it o p r iv a d o , d e f i n s n ã o e c o n ô m i c o s , c o m a u t o n o m ia a d m i n is t r a t iv a e f i n a n c e ir a , a t e n d e n d o a p o p u l a ç ã o a t r a v é s d o d e s e n v o l v i m e n t o d e a t iv id a d e s d e a s s i s t ê n c i a p s ic o s s o c ia l e á s a ú d e d o s u s u á r i o s d e s u b s t â n c i a s p s i c o a t iv a s ( d e p e n d ê n c ia q u í m i c a ) . I I - A P R E S E N T A Ç Ã O D A S D E M O N S T R A Ç O E S : A s d e m o n s t r a ç õ e s C o n t á b e i s f o r a m e l a b o r a d a s e e s t ã o s e n d o a p r e s e n t a d a s e m c o n f o r m i d a d e c o m o s p r i n c í p i o s d e c o n t a b il i d a d e e m a n a d o s d a L e g is l a ç ã o S o c i e t á r ia ( L e i n º . 1 1 . 6 3 8 / 0 7 ) e N B C T 1 0 . 1 9 d o C F C . I I I - R E S U M O D A S P R Á T I C A S C O N T A B E I S

A ) D e m o n s t r a ç ã o d o R e s u l t a d o . O r e s u l t a d o é a p u r a d o p e l o r e g i m e d e c o m p e t ê n c ia . A s r e c e i t a s e d e s p e s a s d a E n t i d a d e s ã o a p r o p r ia d a s c o m b a s e e m d o c u m e n t o s q u e a t e n d e m a s e x i g ê n c i a s l e g a i s e f i s c a i s .

B ) A t iv o C ir c u la n t e e A t i v o n ã o C ir c u la n t e s ã o d e m o n s t r a d o s in c l u in d o , c o n f o r m e a p l ic á v e l , o s r e n d im e n t o s e a s v a r ia ç õ e s m o n e t á r i a s a u f e r i d a s .

C ) P a s s i v o C ir c u l a n t e e P a s s iv o n ã o C i r c u l a n t e s ã o d e m o n s t r a d o s p e lo s v a l o r e s c o n h e c id o s o u c a lc u l á v e i s , a c r e s c id o s , q u a n d o a p li c á v e l , d o s c o r r e s p o n d e n t e s e n c a r g o s e v a r i a ç õ e s m o n e t á r i a s i n c o r r i d a s .

D ) E v e n t u a l m e n t e a e n t i d a d e r e c e b e d o a ç õ e s d e p e s s o a s f í s i c a s e / o u p e s s o a s j u r í d i c a s q u e n ã o e s t ã o s e g r e g a d a s e m s u a d e m o n s t r a ç ã o d e R e s u lt a d o . N o a n o d e 2 0 1 4 a e n t i d a d e r e c e b e u e m d o n a t iv o s o v a lo r d e R $ - 1 6 . 0 4 2 , 5 8 .

E ) A E n t i d a d e r e c e b e u n o a n o d e 2 0 1 4 a s s e g u in t e s s u b v e n ç õ e s d o P o d e r P ú b li c o : C o n v ê n i o s c o m P r e f e it u r a M u n ic ip a l d e L a g o a d a P r a t a - V a lo r r e c e b i d o - R $ 4 0 . 0 7 4 , 2 9 , u t il iz a d o s p a r a c u s t e i o d o p r o j e t o “ S a lv a n d o V i d a s ” q u e r e c u p e r a 2 0 h o m e n s d e p e n d e n t e s d e s u b s t a n c ia s q u í m ic a s a t r a v é s d e r e g im e i n t e r n a t o ; C o n v ê n i o F u n a d ( F u n d o N a c io n a l A n t i d r o g a s ) R $ 1 4 3 . 0 0 0 , 0 0 , q u e a c o lh e p e s s o a s c o m t r a n s t o r n o s d e c o r r e n t e s d e d e p e n d ê n c ia d e s u b s t a n c ia p s i c o a t i v a e p a r a o m e s m o f i m o C o n v ê n i o c o m a S e c r e t a r i a E s t a d u a l d e S a ú d e a t r a v é s d o C o n t r a t o n º 0 1 1 8 / 2 0 1 4 R $ 8 . 7 7 5 , 0 0 .

F ) O s r e c u r s o s d a e n t i d a d e f o r a m a p l ic a d o s e m s u a s f in a li d a d e s i n s t it u c i o n a i s , d e c o n f o r m i d a d e c o m s e u E s t a t u t o S o c i a l , d e m o n s t r a d o s p e la s s u a s D e s p e s a s e I n v e s t i m e n t o s P a t r im o n ia i s .

G ) N o a t e n d i m e n t o a o d i s p o s t o n o in c is o V I d o a r t i g o 3 º d o D e c r e t o n º 2 . 5 3 6 / 9 8 a e n t i d a d e , n o d e c o r r e r d e 2 0 1 4 , c o n c e d e u a s s e g u i n t e s g r a t u id a d e s a p o p u la ç ã o : a ) A c o l h im e n t o d e p e s s o a s c o m t r a n s t o r n o s d e c o r r e n t e s d a d e p e n d ê n c i a d e s u b s t a n c i a p s i c o a t iv a e m r e g i m e d e in t e r n a t o ; b ) A s s is t ê n c ia s ó c i o a f e t iv a , p s i c o ló g i c a , m é d ic a a o s in t e r n o s ; c ) P a le s t r a s e e v e n t o s d e p r e v e n ç ã o a o u s o d e d r o g a s e á l c o o l; d ) A c o m p a n h a m e n t o p s ic o s s o c i a l a s f a m í l i a s d o s d e p e n d e n t e s ;

L A G O A D A P R A T A - M G , 3 1 d e D e z e m b r o d e 2 0 1 4 . _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ A U R É L I O L U C I O J U S C E L I N O E X A T A 5 C O N T A B I L I D A D E L T D A P R E S I D E N T E C N P J 1 5 . 1 7 0 . 0 6 3 / 0 0 0 1 C P F : 4 8 4 . 4 4 4 . 7 2 6 - 2 0 C R C M G 8 6 9 6

D E M O N S T R A Ç Ã O D O R E S U L T A D O D O E X E R C ÍC IO E M 3 1 /1 2 /2 0 1 4 F A Z E N D A D E R E C U P E R A C A O N O V O C A M IN H O

0 1 .8 1 2 .9 1 1 /0 0 0 1 -8 6 R u a D O N A N A N A , 4 5 3 - G O M E S , L a g o a d a P ra ta M G - C E P : 3 5 5 9 0 0 0 0

R E C E IT A S F IN A N C E IR A S R E C E IT A S F IN A N C E IR A S 3 .6 8 1 ,6 5 R E C E IT A S E X T R A O R D IN Á R IA S R E C E IT A S E X T R A O R D IN Á R IA S 7 .9 2 5 ,5 8 R E C E IT A S P O R C O N V E N IO S /S U B V E N Ç Ã O R E C E IT A S P O R C O N V E N IO S /S U B V E N Ç Ã O 1 9 9 .9 6 6 ,2 9 A D M IN IS T R A Ç Ã O G E R A L A D M IN IS T R A Ç Ã O G E R A L (5 4 .2 3 4 ,9 7 ) D E S P E S A S C O M P E S S O A L D E S P E S A S C O M P E S S O A L (6 4 .7 8 6 ,4 2 ) D E S P E S A S F IN A N C E IR A S D E S P E S A S F IN A N C E IR A S (5 4 6 ,2 3 ) D E S P E S A S C /D E P R E C IA Ç Ã O D E S P E S A S C /D E P R E C IA Ç Ã O (9 .1 9 5 ,3 8 ) D E S P E S A S T R IB U T Á R I A S D E S P E S A S T R IB U T Á R IA S F E D E R A IS E T A X A S (1 .7 0 0 ,5 7 ) R E S U L T A D O D O E X E R C ÍC IO 8 1 .1 0 9 ,9 5 R e c o n h e c e m o s a e x a t id ã o d o p re s e n te D e m o n s tra tiv o , re a liz a d o e m 3 1 d e d e z e m b ro d e 2 0 1 4 .

L a g o a d a P ra ta , 3 1 d e d e z e m b ro d e 2 0 1 4 D e c la ro , s o b a s p e n a s d a le i, q u e a s in fo rm a ç õ e s a q u i c o n tid a s , s ã o v e rd a d e i ra s e m e re s p o n sa b ili z o p o r to d a s e la s . F A Z E N D A D E R E C U P E R A C A O N O V O C A M IN H O A U R E L IO L U C IO JU S C E L IN O P R E S ID E N T E C P F : 4 8 4 .4 4 4 .7 2 6 -2 0

F A Z E N D A D E R E C U P E R A C A O N O V O C A M I N H O 0 1 .8 1 2 .9 1 1 /0 0 0 1 - 8 6

R u a D O N A N A N A , 4 5 3 - G O M E S , L a g o a d a P r a t a M G - C E P : 3 5 5 9 0 0 0 0 B A L A N Ç O P A T R IM O N IA L C O M P A R A T IV O D O S P E R ÍO D O S

A T I V O 2 0 1 3 2 0 1 4 A T I V O C I R C U L A N T E 8 8 .8 9 0 ,3 4 1 4 1 .0 1 3 ,3 4 D IS P O N IB I L ID A D E S 8 8 .8 9 0 ,3 4 1 4 1 .0 1 3 ,3 4 C A IX A E E Q U IV A L E N T E S D E C A IX A 8 8 .8 9 0 ,3 4 1 4 1 .0 1 3 ,3 4 C A IX A G E R A L 7 5 .3 1 8 ,8 2 7 2 . 9 9 1 ,4 3 B A N C O S C /M O V IM E N T O 1 .7 2 7 ,6 0 1 0 . 6 0 4 ,9 3 A P L IC A Ç Õ E S F IN A N C E IR A S 1 1 .8 4 3 ,9 2 5 7 . 4 1 6 ,9 8 A T I V O N Ã O C I R C U L A N T E 1 4 2 .3 3 8 ,6 5 1 7 3 .3 0 2 ,4 4 IM O B IL IZ A D O 1 4 2 .3 3 8 ,6 5 1 7 3 .3 0 2 ,4 4 IM Ó V E IS 1 1 5 .7 3 1 ,2 9 1 5 0 .4 6 1 ,4 6 IM Ó V E IS 1 1 5 .7 3 1 ,2 9 1 5 0 .4 6 1 ,4 6 M Ó V E IS E U T E N S ÍL IO S 1 0 .0 8 6 ,0 0 1 2 . 4 3 1 ,0 0 M Ó V E IS E U T E N S ÍL IO S 1 0 .0 8 6 ,0 0 1 2 . 4 3 1 ,0 0 V E ÍC U L O S 3 5 .1 1 8 ,4 2 3 4 . 1 1 8 ,4 2 V E ÍC U L O S 3 5 .1 1 8 ,4 2 3 4 . 1 1 8 ,4 2 D E P R E C IA Ç Õ E S , A M O R T I Z , E E X A U S T Õ E S ( 1 8 .5 9 7 ,0 6 ) ( 2 3 .7 0 8 ,4 4 ) A C U M U L A D A S D E P R E C IA Ç Õ E S A C U M U L A D A S ( 1 8 .5 9 7 ,0 6 ) ( 2 3 .7 0 8 ,4 4 ) T O T A L D O A T I V O 2 3 1 .2 2 8 ,9 9 3 1 4 . 3 1 5 ,7 8 L a g o a d a P ra t a , 3 1 d e d e z e m b ro d e 2 0 1 4

F A Z E N D A D E R E C U P E R A C A O N O V O C A M I N H O 0 1 .8 1 2 .9 1 1 /0 0 0 1 - 8 6

R u a D O N A N A N A , 4 5 3 - G O M E S , L a g o a d a P r a t a M G - C E P : 3 5 5 9 0 0 0 0 B A L A N Ç O P A T R IM O N IA L C O M P A R A T IV O D O S P E R ÍO D O S

D e c la r o , s o b a s p e n a s d a le i , q u e a s in fo r m a ç õ e s a q u i c o n t i d a s , s ã o v e r d a d e ir a s e m e r e s p o n s a b i l iz o p o r to d a s e la s .

F A Z E N D A D E R E C U P E R A C A O N O V O C A M IN H O A U R E L IO L U C IO J U S C E L IN O

P R E S ID E N T E C P F : 4 8 4 .4 4 4 . 7 2 6 - 2 0

D e c la r o , s o b a s p e n a s d a le i , q u e a s in fo r m a ç õ e s a q u i c o n t i d a s , r e f le te m a d o c u m e n ta ç ã o q u e m e fo i e n t r e g u e , s ã o v e r d a d e ir a s e m e r e s p o n s a b i l iz o p o r to d a s e la s . E X A T A 5 C O N T A B IL ID A D E L T D A M E C R C : 8 6 9 6 / M G - C N P J : 1 5 .1 7 0 . 0 6 3 /0 0 0 1 - 6 3 R u a P r o fe s s o r J A C IN T O R IB E IR O , 1 7 A N D A R T E R R E O C E N T R O ,

F A Z E N D A D E R E C U P E R A C A O N O V O C A M I N H O 0 1 .8 1 2 .9 1 1 /0 0 0 1 - 8 6

R u a D O N A N A N A , 4 5 3 - G O M E S , L a g o a d a P r a t a M G - C E P : 3 5 5 9 0 0 0 0 B A L A N Ç O P A T R IM O N IA L C O M P A R A T IV O D O S P E R ÍO D O S

P A S S I V O 2 0 1 3 2 0 1 4 P A S S I V O C I R C U L A N T E 5 .2 5 3 , 6 4 7 . 2 3 0 ,4 8 C H E Q U E S A C O M P E N S A R 3 .8 3 5 , 2 8 1 . 3 8 0 ,0 0 C H E Q U E S A C O M P E N S A R 3 .8 3 5 , 2 8 1 . 3 8 0 ,0 0 C H E Q U E S A C O M P E N S A R 3 .8 3 5 , 2 8 1 . 3 8 0 ,0 0 O B R IG A Ç Õ E S T R IB U T Á R IA S 1 .4 1 8 , 3 6 1 . 9 6 4 ,4 0 IM P O S T O S D E C O N T R IB U IÇ Õ E S A 1 .4 1 8 , 3 6 1 . 9 6 4 ,4 0 IN S S A R E C O L H E R 1 .0 5 0 , 2 6 1 . 4 4 8 ,8 3 F G T S A R E C O L H E R 3 0 0 ,9 0 4 5 0 ,7 3 C O N T R IB U IÇ Ã O S I N D IC A L E M P R E G A 2 2 , 6 0 2 2 ,6 0 P IS A R E C O L H E R 4 4 , 6 0 4 2 ,2 4 O B R IG A Ç Õ E S T R A B A L H IS T A S E 0 ,0 0 3 . 8 8 6 ,0 8 O B R IG A Ç Õ E S C O M P E S S O A L 0 ,0 0 3 . 8 8 6 ,0 8 S A L Á R I O S , O R D E N A D O S 0 ,0 0 3 . 8 8 6 ,0 8 P A T R I M O N I O S O C I A L 2 2 5 . 9 7 5 ,3 5 3 0 7 . 0 8 5 ,3 0 P A T R I M O N IO L ÍQ U ID O 1 9 1 . 8 5 1 ,3 8 2 2 5 . 9 7 5 ,3 5 F U N D O P A T R IM O N I A L 1 9 1 . 8 5 1 ,3 8 2 2 5 . 9 7 5 ,3 5 F U N D O P A T R IM O N IA L 1 9 1 . 8 5 1 ,3 8 2 2 5 . 9 7 5 ,3 5 O U T R A S C O N T A S D O P A T R IM Ô N IO 3 4 .1 2 3 , 9 7 8 1 .1 0 9 ,9 5 S U P E R A V IT A C U M U L A D O S 3 4 .1 2 3 , 9 7 8 1 .1 0 9 ,9 5 S U P E R A V IT A C U M U L A D O 3 4 .1 2 3 , 9 7 8 1 .1 0 9 ,9 5 T O T A L D O P A S S I V O 2 3 1 . 2 2 8 , 9 9 3 1 4 . 3 1 5 , 7 8 L a g o a d a P r a ta , 3 1 d e d e z e m b r o d e 2 0 1 4

F A Z E N D A D E R E C U P E R A C A O N O V O C A M I N H O 0 1 .8 1 2 .9 1 1 /0 0 0 1 - 8 6

R u a D O N A N A N A , 4 5 3 - G O M E S , L a g o a d a P r a t a M G - C E P : 3 5 5 9 0 0 0 0 B A L A N Ç O P A T R IM O N I A L C O M P A R A T IV O D O S P E R ÍO D O S

D e c l a r o , s o b a s p e n a s d a l e i , q u e a s i n fo r m a ç õ e s a q u i c o n t id a s , s ã o v e r d a d e i r a s e m e r e s p o n s a b il i z o p o r t o d a s e l a s .

F A Z E N D A D E R E C U P E R A C A O N O V O C A M IN H O A U R E L I O L U C I O J U S C E L IN O P R E S ID E N T E C P F : 4 8 4 . 4 4 4 . 7 2 6 - 2 0 D e c l a r o , s o b a s p e n a s d a l e i , q u e a s i n fo r m a ç õ e s a q u i c o n t id a s , r e f le te m a d o c u m e n ta ç ã o q u e m e f o i e n tr e g u e , s ã o v e r d a d e i r a s e m e r e s p o n s a b i li z o p o r t o d a s e l a s . E X A T A 5 C O N T A B IL ID A D E L T D A M E C R C : 8 6 9 6 / M G - C N P J : 1 5 .1 7 0 .0 6 3 /0 0 0 1 - 6 3 R u a P r o fe s s o r J A C I N T O R I B E I R O , 1 7 A N D A R T E R R E O C E N T R O ,

Pag.0 0 3 6

DESCRIÇAO SOBRAS ACUM ULADAS T OTALSALDO EM 3 1 DE DEZ EM BRO DE 2 0 11 10 9 .0 15,9 5 10 9 .0 15,9 5SUPERAVIT DO EXERCICIO DE 2012 82.835,43 82.835,43SALDO EM 3 1 DE DEZ EM BRO DE 2 0 12 19 1.8 51,3 8 19 1.8 51,3 8SUPERAVIT EM 31 DE DEZEM BRO 2013 34.123,97 34.123,97SALDO EM 3 1 DE DEZ EM BRO DE 2 0 13 2 2 5.9 75,3 5 2 2 5.9 75,3 5SUPERAVIT EM 31 DE DEZEM BRO 2014 81.113,35 81.113,35SALDO EM 3 1 DE DEZ EM BRO DE 2 0 14 3 0 7.0 8 8 ,70 3 0 7.0 8 8 ,70

F AZENDA DE RECUPERAÇÃO NOV O CAM INHO EX ATA5 CONT ABILIDADE LT DAAURÉLIO LUCIO JUSCELINO CNPJ 15.170 .0 6 3 / 0 0 0 1- 6 3CPF 4 8 4 .4 4 4 .72 6 - 2 0 CRC-M G 8 6 9 6

F AZENDA DE RECUPERAÇÃO NOV O CAM INHOCNPJ 0 1.8 12 .9 11/ 0 0 0 1-8 6

DEM ONSTRAÇAO DAS M UT AÇOES DO PATRIM ONIO LIQUIDO

LAGOA DA PRATA 31 DE DEZEMBRO DE 2014.

Repasse da CF 2015

No dia 23 de fevereiro, no Centro Catequético, a Paróquia São Calos Borromeurealizou o repasse da Campanha da Fraternidade 2015. Todas as comunidades foramconvidadas a participar e, conforme relato dos participantes, foi de muito proveito.

Page 11: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 11Formando e Informando o Povo de Deus

Page 12: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 12Formando e Informando o Povo de Deus

Calendário ParoquialFEVEREIRO / 2015

28/02 Encontro de Noivos – Centro Catequético

MARÇO01/03 Encontro de Noivos - Centro Catequético02/03 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos03/03 19:00 h – Celebração da Palavra - Pia União Sto Antônio - Igreja Matriz

19:30 h - Reunião Ministros Palavra - Salão São Carlos20:00 h - Reunião MESC - Centro Catequético

04/03 18:00 h – Celebração da Palavra na Com.Árvore da Vida19:30 h - Escola Vivencial Cursilho - Centro Catequético

05/03 07:00 h – Missa na Igreja Matriz -Vigília Eucarística o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h – Celebração da Palavra

06/03 18:00 h - Reunião Apostolado da Oração - Igreja Matriz19:00 h - Santa Missa - Igreja Matriz

07/03 08:30 h – Reunião de representantes da Forania – Paróquia S.Carlos13:30 h - Preparação Pais e Padrinhos de Batismo-Salão N.Sra.de Fátima

09/03 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades20:00 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos

12/03 07:00 h – Missa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa com as famílias

13/03 Mutirão de Confissão na Paróquia São Carlos14/03 2º Encontro Formação MESC - Centro Catequético15/03 10:00 h - Festa de Acies (Legião de Maria-Cúria N. Sra. Misericóridia) –

Missa no Salão Imaculada Conceição17:00 h – Missa na Comunidade N.Sra. das Vitórias

15 a 22 Curso de Liturgia com Irmãs Pias Discípulas16/03 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos19/03 07:00 h – Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h – Celebração da Palavra

21 e 22 Experiência de Oração – Salão N.Sra do Carmo22 a 28 Semana das Dores22/03 14:00 h – Missa na Fazenda Novo Caminho

18:00 h – Festa Acies (Legião de Maria-Cúria Mater Christi) após a Missa– Igreja Matriz

23/03 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades19:00 h – Missa no Salão Imaculada Conceição – 1º dia do Tríduo20:00 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos

24/03 19:00 h – Missa no Salão São José Operário – 2º dia do Tríduo25/03 19:00 h – Missa no Salão São Pedro – 3º dia do Tríduo26/03 07:00 h – Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo18:00 h – Vigília Eucarística das Comunidades19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa na Matriz20:00 h – Celebração Penitencial – Igreja Matriz

27/03 19:00 h - Missa dos Santos Óleos - Catedral N. Sra. da Luz28/03 3º Encontro Formação MESC - Centro Catequético29/03 a 05/04 – Semana Santa (ver programação específica)OBS.:Domingo: 07:00, 09:00, 18:00 e 19:30 h – Missa na Matriz São Carlos

08:30 h – Missa na Paróquia N. Sra de GuadalupeSegunda-Feira: 07:00 h – Celebração da Palavra – Matriz São CarlosTerça à Sexta-Feira: 07:00 h – Missa na Matriz São CarlosSábado: 07:00 e 19:00 h – Missa na Matriz São Carlos

19:00 h – Missa na Igreja do Rosário

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial, demonstraconsciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três grandesdimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidos na fé,conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com você, apresentamos aprestação de contas da nossa Paróquia e a forma como é aplicado o

dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de JANEIRO/ 2015

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 5.328,611 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 73.437,411.1 Dízimo R$ 49.237,151.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 1.085,001.3 Coletas ordinárias R$ 12.491,001.4 Donativos diversos R$ 4.203,551.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Desabrigados das Chuvas Rio de Janeiro)1.7 Festas e Promoções R$ 2.106,651.8 Outras receitas R$ 4.314,06

SOMA (0 + 1) R$ 78.766,022 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 73.750,162.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 37.095,212.1.1 Manutenção do culto R$ 1.908,872.1.2 Evangelização R$ 11.428,032.1.3 Manutenção de veículos R$ 2.751,152.1.4 Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 809,462.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 3.067,642.1.6 Casa paroquial R$ 4.894,952.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 1.051,342.1.8 Despesas com pessoal R$ 11.183,772.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 9,472.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes, enfermos, encarcerados) R$ 9,472.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 9.311,252.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 6.956,272.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades, cursos de formação,

transporte,aluguéis,etc). R$ 2.354,982.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 27.334,232.4.1 Despesas financeiras e tributárias R$ 6,332.4.2 Côngruas, Seminários, Conservação e Recuperação R$ 7.379,592.4.3 Retirada para aplicação R$ 2.948,312.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético2.4.5 Imobilizado R$ 17.000,003 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 5.015,86

SOMA (2 + 3) R$ 78.766,02Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 5.015,86

Pe. Patriky Samuel Batista Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

Page 13: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.:13Formando e Informando o Povo de Deus

Page 14: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 14Formando e Informando o Povo de Deus

“Meu espelho há de ser Maria!”(Santa Teresa dos Andes)

Há momentos em que a luz miúdanos revela mais do que mil holofotes...E se conta mais histórias costuradas nasimplicidade, na linguagem e nos gestosdo que em suntuosos textos eespetáculos. Porque vida boa é aquelaque chega com poucas explicações e semgrandes complicações. Completam-sepela singeleza dos acontecimentos,assim como a brisa da manhã pede logoo cheiro do café coado, ou “causos” defamília puxam sempre outro e outro, eainda mais outro. É vida! Simples assim.

Talvez por ter nascido na vizinhacidade de Japaraíba, Celma Márcia daSilva, 57 anos, tenha vivido intensamentetodos os encantos de uma família criadano interior, com costumes próprios dolugar, como brincadeiras em rua deterra, assistir televisão e aprendersolidariedade na casa da vizinha, talvezpor ser a possuidora de um dos poucosaparelhos da cidade. Vivia, junto aosseus nove irmãos, uma vida decomunhão ensinada pelos pais, Sr. JoséUrias (conhecido Zé Limiro) e D.Joana,

LIÇÕES DE VIDA

D.CELMA: “A SIMPLICIDADE É O TEMPERO DE TODAS AS VIRTUDES!”

já falecidos. Além de talentosaquitandeira, sua mãe também lheensinou a devoção à Nossa Senhora, queela mantém até hoje.

Para dar continuidade aos estudos,Celma mudou-se para Lagoa da Prata,morando com sua tia Merica. Viveu poraqui bons tempos de juventude. Temposestes em que conheceu o seu namorado,hoje marido, Lázaro Cândido (Lazico),com quem tiveram seus três filhos:Giorgio, 34, Carlos Augusto, 31, e DiegoFernandes, 28. Com dificuldades própriasde uma família em início de casamento,constituíram um sólido lar, ensinando aosfilhos lições de dignidade e muita fé emDeus. “Esperamos ter assimilado tudo.Nossa mãe nos ajudava com os deveresde casa e pedia sempre a intercessão daVirgem Maria para nos mostrar ocaminho a seguir,” relembram os filhos.

E mesmo tendo filhos, casa e maridopara cuidar, Celma nunca deixou deajudar também a seus pais e irmãos emJaparaíba. Conta-se que sua mãe, quefaleceu em 2004, dizia que, mesmoestando doente, era só chegar à casa dafilha Celma que melhorava rapidinho.

Ao longo da vida, Celma acabou tendoque conviver com perdas difíceis desuportar, como a de seus pais e atémesmo de alguns irmãos. Porém, elanunca perdeu a fé ou duvidou damisericórdia divina. E, claro, continuoudedicando-se à Igreja. Participouativamente em sua antiga ComunidadeSão Cristóvão e, depois de mudar deendereço, na Comunidade São JoãoBatista. Conta-se que quando estava paraser criada a região missionária, hojeparóquia Nossa Senhora de Guadalupe,

Pe João Bosco fez uma visita ao local parafalar sobre o assunto. Houve divisões deopinião, mas Celma manteve-se firme,dizendo sempre que era preciso acatar adecisão do Bispo e que, mesmo com asdificuldades que poderiam surgir,venceriam. E hoje, assistindo aosprimeiros passos da paróquia, ela sesente feliz em ser parte desta história,atuando na Liturgia e também integrandoo CPE daquela região. Por tudo isso, sealegra e comemora a cada conquista daparóquia que viu nascer, e divide comaquele povo os seus sonhos, suasangústias e seus obstáculos.

Vivendo a simplicidade de seus dias,Celma segue o seu caminho, com seuTerço diário pela televisão, cozinhandopara a família, paparicando o neto Yuri,de 07 anos, além de suas costuras. Nãodistante de outras tantas mães, ela seguecosturando a vida entre retalhos docotidiano e de fé. “Minha mãe é umapessoa sensacional e de muita fé,prestando sempre um serviço àcomunidade. Zelosa dentro de casa,contemplativa, por vezes educadora comrigor abrandado pelo amor. Sou muitofeliz por ter esta mãe na terra, paracumprir a sua tarefa materna, inclusivecom seu neto. Tudo sempre se espelhandoem nossa Mãe do céu,” define o filhoDiego Fernandes.

É, enfim, uma mulher que vivedecididamente o ofício de servir, de cuidardos que estão dentro e fora de sua casa.Experimenta com intensidade as palavrasdo poeta Mario Quintana, quando diz que“o segredo não é correr atrás dasborboletas... é cuidar do jardim para queelas venham até você”.

Claudinei Rezende

3º Princípio :Os recursos são limitados

Um dos objetivos doAmor Exigente é buscarmelhor qualidade de vida.E no mês de março, oAmor Exigente nos leva arefletir sobre “limites”.

Esse é um princípioque nos protege e nos mostra novaspossibilidades.

Naturalmente devemos reconhecer nossaslimitações e procurar encará-las de frente e demaneira criteriosa. Pensem nos problemas quecriamos todas as vezes em que ultrapassamosnossos limites. Alguns são simples e corriqueiros,outros têm consequências desastrosas.Passamos sobre nós mesmos, desrespeitandotodos os nossos limites. E o pior: percebemosque fizemos coisas que podíamos ter feitomelhor, ou coisas que não podíamos ter feito.

Limite é a linha demarcatória de parada.Respeitar nossas limitações é um ato protetor,e esse pode ser o modo ideal para ensinar nossosfilhos o sentido do limite. De fato, respeitandonossos próprios limites, estamos acenando paranossos filhos a possibilidade deles terem limitese os respeitarem também.

Apesar das limitações, pais e filhos sãopessoas feitas à imagem do Criador, portanto,nossa unicidade deve ser considerada. Nãosomos super-homens, não somos Deus, nemsomos perfeitos, mas queremos ser tratadoscom consideração e respeito, sempre agindodentro de nossos limites humanos, quer físico,financeiro ou emocional.

Se reconhecermos nossos limites eensinarmos o outro sobre o seu, podemos, àsvezes, não obter a solução que queríamos, mas,teremos paz, pois sabemos que tentamos tudoe que Deus está com cada um de nós,fortalecendo e levando-nos à aceitação do quenão podemos mudar. Amanhã será outro dia e,quem sabe, a solução pode acontecer.

Na busca pela solução de nossos problemas,precisamos de autoavaliação e da ajuda de umgrupo de apoio. Para isso existe o AmorExigente.

Venha você também participar do nossogrupo AE e descubra um jeito diferente de viver,vencendo limites e descobrindo-se capaz devencer suas dificuldades.

REUNIÕES: Todas as terças-feiras, às19:30 h , na Sede dos Vicentinos (Av.GetúlioVargas, próximo ao Restaurante Varandão).

Marlene Lopes

Amor Exigente

Page 15: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 15Formando e Informando o Povo de Deus

IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA

A Receita Federal divulgou regras, atravésda instrução normativa 1545 de 03/02/2015,para a declaração do imposto de renda pessoafísica para esse ano de 2015. O prazo paraentrega começa no dia 02/03/2015 e encerrano dia 30/04/2015.

Veja ao lado uma tabela simplificada ecomparativa entre as regras do ano anterior eas regras para esse ano.

Carnê Leão 2015Os contribuintes pessoa física nas ocupações

de médico, odontólogo, fonoaudiólogo,fis ioterapeuta, terapeuta ocupacional,advogado, psicólogo e psicanalista, nasprestações de serviços efetuadas nesse ano de2015, deverão atentar para a necessidade deidentificação, a partir de 1º de janeiro, do CPFdos seus clientes. Os contribuintes que prestam serviços à pessoa física deverão informar, na declaraçãodo IRPF de 2016, o CPF de todos os titulares dos pagamentos pelos serviços prestados.

QUEM ESTÁ OBRIGADO A DECLARAR EPROGRAMA DO CARNÊ LEÃO TERÁ NOVAS REGRAS A PARTIR DE 2015

Page 16: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 16Formando e Informando o Povo de Deus

Aconteceu nos dias 21 e 22 defevereiro, o 93º EAC - Encontro deAdolescentes com Cristo - dasParóquias São Carlos Borromeu eSão Francisco de Assis.

O EAC é um serviço de carátermissionário e evangelizador. Dentresuas várias f inalidades, estádespertar o adolescente para umaliderança cristã e apostólica nacomunidade.

A espiritualidade é a tônica doEAC, fundamentando-se em cincopontos básicos: doação, pobreza,simplicidade, alegria e oração.

A colheita é sempre farta quando as sementes dão bons frutos.O que se faz aos poucos, a cada dia, vale mais do que o muito feito em um só dia.

“Se Deus a tudo presidir e se o coração guiar cada um de seuspassos, o reino de Deus florescerá!”

A vocês tios do EAC 2013 – 2014, que apontaram caminhos,respeitaram a diversidade, compartilharam ideias, conviveram comos mais diversos comportamentos e desenvolveram valiosostrabalhos com os adolescentes, a nossa eterna gratidão!

Alegrem-se, sintam-se felizes, pois vocês são boas sementes,garantia de bons frutos, farta colheita que permanecerá além doseu tempo...

“Onde é que Deus tenha te semeado, é ai que deves florescer”...

Celinho e Vera / Fernandes e Angélica/ Igor e Bárbara / Mateus e Andrea / Ronildo e Juliana / Alexandre e Lílian/ André e Fabiana.

NOTÍCIAS DO E.A.C.“Eu vim para servir”

Como todos sabem, a Igrejade Deus é santa, porém, os quea conduzem comentem falhas,como todo ser humano. Nessesentido, é viável a compreensãode todos os jovens eparoquianos perante asturbulências que o Movimentopassou em parte do ano de2014. Período esse que foiprecioso para o amadurecimento dos valores que aIgreja prega e que devemos seguir.

Houve tempos difíceis no MAC ,mas Deus o estárestituindo pouco a pouco, e os jovens estão cada vezmais conscientes da importância que é manter afamília MAC unida. Esclarecer o que houve já não énecessário, afinal, o momento em que vivemos já éuma vitória a ser propagada.

As reuniões semanais foram desuma importância para manter osjovens atentos e presentes aosacontecimentos da Igreja. Foramtrabalhadas passagens bíblicas eabordado o tema da Campanha daFraternidade 2015, com estudossobre o cartaz da CF. Além disso,foi realizada uma reuniãoembasada na passagem do lavapés (João 13), mostrando oexemplo de Jesus que, ao lavar os

pés dos discípulos, nos ensina a servir. Há também areflexão sobre a passagem de Marcos 10,35-45, quetem os seguintes dizeres : “Pois nem mesmo o Filhodo homem veio para ser servido, mas para servir edar a sua vida em resgate por muitos".

O MAC tem se mostrado unido a Cristo. E Deus nãodesampara seus filhos... Por isso, no dia 08 de março,durante a missa das 18:00 h, será revelado o nomedos próximos tios que irão ajudar a conduzir oMovimento por alguns anos. E os jovens que já têmmais de 19 anos, não precisam se sentirdesamparados, pois,nosso querido Pe. Patriky,juntamente com ospadrinhos Pierry e Silvana,Moacir e Angélica,Anderson e Patrícia, estãotrazendo o movimentoESCALADA, que virá paracompletar o trabalhoiniciado pelo EAC e o MAC.

A você, maior de 19anos, fica nosso convite:vamos escalar até Jesus?

Jovens da ParóquiaSão Carlos Borromeu

Juventude Cristã

Em nossa caminhada na Igreja, não basta apenas participardas missas e rezar sozinho. Deus precisa do nosso serviço, danossa doação. Mas será que estamos abertos a aceitar o chamadode Deus?

A Campanha da Fraternidade deste ano tem o lema "Eu vimpara Servir" (Mc 10, 45) e nos faz refletir sobre a nossa disposiçãopara ajudar a Igreja e a nos colocarmos a serviço para cumprir avontade do Senhor. A juventude cristã, com sua alegriacontagiante, pode renovar a Igreja. Podemos nos espelhar emalguém que, muito jovem, soube servir com obediência... NossaSenhora.

Maria tinha apenas 15 anos quando o anjo apareceu a ela elhe falou sobre a vontade do Senhor. Ela era apenas umaadolescente, mas soube dizer sim prontamente: "Eis aqui a servado Senhor, cumpra-se em mim segundo a Tua Palavra" (Lc 1, 38).

Com certeza, a missão de Maria não foi fácil, e a nossa também não há de ser. Mas, ao aprendermos com Mariaa nos colocar à disposição de Deus, nossa vida terá muito mais sentido.

Jovens não podem ficar de braços cruzados: é preciso descobrir vocações e, com a alegria e o entusiasmo quetanto combinam conosco, cumprir os desígnios de Deus. E, rezando com a bela oração de São Francisco de Assis,podemos pedir: "Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz."

Servir com alegria, como Maria

Page 17: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 17Formando e Informando o Povo de Deus

Realizou-se no dia 04 defevereiro, na Paróquia SãoCarlos Borromeu, a missa deabertura das atividades para2015 do Movimento deCursilhos de Lagoa da Prata.Foi um momento único, ondereafirmou-se o compromissoda Família Decolores emestar a serviço,evangelizando os ambientes.

Presidiu a Celebração Pe.Patriky que, mais uma vez,em sua sabedoria,

conseguiu nos encher de esperança, levando-nos a refletir o quanto é necessáriocompreendermos que a serenidade é capaz de nos deixar ir além, capacitando-nos a sermissionários da Palavra de Deus.

Celebramos a oportunidade de conhecer, através das palavras do Papa João XXIII, oquanto devemos nos sentir felizes, com a certezade termos sido criados para sermos felizes nãosó no outro mundo, mas também neste, fazendoo bem e cumprimento nossa missãoevangelizadora!

Como alguém um dia nos ensinou TODO OTEMPO É TEMPO DE FAZER O BEM, essa é averdadeira missão de todos nós cursilhistas.

Que 2015 seja repleto de ações concretas, mastambém de formação e espiritualidade. Quepossamos nos encontrar todos os dias na palavrade Deus, fazendo o mundo ficar mais bonito emnossos corações ...

Celebrar é agradecer todos os dias o maior presente que nos foi dado porDeus: a VIDA! Parabéns aos nossos irmãos DECOLORES do mêsde fevereiro

1 - João (Márcia) - 2 - Renato (Sônia), Sônia (Edson ), Daiane (GJ) -3 - Juliana (J.Antônio) --5 - Carine (Eduardo), Maria Xavier, Gabriel (GJ) -7- Renato (Fátima) 8- J.Antônio (Juliana) - 11- André (Laine), Leandro(Stefânia) -12 – Reginaldo (Maria), Walter (Taty) – 13 - Laiz Calazans -14 - Célia (Waguinho), Vital - 18 - Ana Cristina (Breno), Francisco (Sônia)- 21- Elizia (Ronaldo), Amélia (Osvaldo) - 23- Maria Céla (Ivan), Ângela(Natinho) - 25 - Marcus (Síntia), Marli (Paulo) - 27- Zé Maria (Lourdes),Rosana – 28 - Luìza, Shirley, Tânia (Divino).

Kátia Margaret Giovani

Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre aIgreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II,como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

Objetivos específicos da CF – 201501 - Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade,

identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

02 - Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrinaSocial da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes.

03 - Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade eestabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

04 - Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade dacriação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural,para superar as relações desumanas eviolentas.

05 - Buscar novos métodos, atitudes elinguagens na missão da Igreja de Cristode levar a Boa Nova a cada pessoa, famíliae sociedade.

06 - Atuar profeticamente, à luz daevangélica opção preferencial pelos pobres,para o desenvolvimento integral da pessoae na construção de uma sociedade justa esolidária. Fonte: www.portalkairo

Objetivo geral daCampanha da Fraternidade - 2015

Mutirão de Confissãoem Lagoa da Prata

13/03 (sexta-feira)Paróquia São Carlos Borromeu

17/03 (terça-feira)Paróquia São Francisco de Assis

19/03 (quinta-feira)Paróquias São Sebastião e N.Sra. de Guadalupe

Page 18: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 18Formando e Informando o Povo de Deus

29 de Março - Domingo de Ramos“Entrada triunfante de Jesus em Jerusalém”07:00 h: Missa na Igreja Matriz17:00 h: Início da Celebração com Bênção de Ramos

na Escola Estadual N.Sra de Guadalupe Procissão econtinuação da Celebração na Praça da Matriz* Dia da Coleta da Solidariedade30 de Março - Segunda-Feira Santa“Jesus carregando a Cruz a caminho do Calvário”05:00 h: Via Sacra (Comunidades São Pedro / Santa

Teresinha / Imaculada Conceição e São Judas Tadeu)19:30 h: Missa na Praça da MatrizProcissão com a imagem de Nosso Senhor dos PassosTrajeto: Praça da Matriz, Rua Ciri lo Maciel, Rua

Alexandre Bernardes PrimoLocal do Depósito: Centro Catequético (R. Alexandre

Bernardes Primo, 240)31 de Março - Terça-Feira Santa“Nossa Senhora chora pela perda do filho”05:00 h: Via Sacra (Comunidades: São José Operário,

N. Sra. de Fátima, Sagrado Coração de Jesus e SãoVicente de Paulo)

19:30 h: Missa na Praça da Matriz - Procissão coma imagem de Nossa Senhora das DoresTrajeto: Pça da Matriz, R. Prof. Jacinto Ribeiro, Rua

GoiásLocal do Depósito: Salão da Com. Santa Teresinha do

Menino Jesus01 de Abril - Quarta-Feira Santa“Jesus e sua mãe se encontram no caminho do Calvário”05:00 h: Via Sacra (Comunidades: São Carlos

Borromeu, São Cristóvão e Nossa Senhora do Rosário)09:00 h: Celebração com Unção dos Enfermos na Igreja

Matriz. 19:00 h: Missa na Comunidade São Vicente de PauloProcissão com a imagem de Nosso Senhor dos PassosTrajeto: Rua Alexandre B. Primo (esq. c/ R.Bom

Despacho), Rua Joaquim Gomes Pereira, Praça da Matriz. 19:00 h: Missa na Comunidade Sta Teresinha do

Menino JesusProcissão com a imagem de Nossa Senhora das DoresTrajeto: Rua Goiás, R. Prof. Jacinto Ribeiro, Praça da

Matriz. Encontro de Jesus e sua Mãe - Praça da Matriz -

Encenação02 de Abril - Quinta-Feira Santa20:00 h: Celebração da Instituição da Eucaristia e

MinistériosLocal: Praça da Matriz

Semana SantaSemana das Dores

03 de Abril - Sexta-Feira Santa“Jesus morre na cruz e salva a todos nós”* Dia da Coleta para os lugares santos15:00 h: Solene Ação Litúrgica na Igreja Matriz

Solene Ação Litúrgica na Igreja do Rosário19:30 h: Sermão do Descimento da Cruz - EncenaçãoProcissão do Enterro - Trajeto: Praça da Matriz, R. Cirilo

Maciel, Av. Getúlio Vargas, R. Modesto Gomes, R. JoaquimGomes Pereira, Praça da Matriz04 de Abril - Sábado Santo“A vitória aparente da cruz sobre Jesus - Vida e Luz”20:00 h: Celebração da Luz e Bênção do Fogo Novo -

Vigília Pascal na Praça da Matriz05 de Abril – Domingo da Ressurreição“Jesus venceu a morte, e nele todos nós venceremos”09:00 h: Missa na Igreja Matriz19:30 h – Missa e Coroação de Nossa Senhora na

Praça da MatrizProcissão do Triunfo: Pça da Matriz, R. Cirilo Maciel,

Av Getúlio Vargas, R.Olegário Maciel, R.JoaquimG.Pereira, Pç da Matriz

Via Sacra30 de Março – Segunda-FeiraCom. N. Sra. do Rosário: Rua 7 de Setembro, 477 (Vera

e Célio)Com. Santa Teresinha: Rua Mato Grosso, 717 (Gleisson

e Lélis)Com. São João Paulo II: Rua C, 180 - Américo Siva II

(Taciane e José Fco)Com. São Cristóvão: Rua Paraíba, 720 - Fundos

(Anderson e Cida)31 de Março – Terça-FeiraCom. São José: Rua Acácio Mendes, 1086 (Gilda e

Juarez)Com. Imaculada Conceição: Rua dos Ferroviários, 228

(Luiz Fernando)Com. N. Sra. de Fátima: R. Alexandre Bernardes Primo,

1361 (Mercês)Com. São Vicente: Av. Benedito Valadares, 477 (Mª

Vanderlina Lima)1º de Abril – Quarta-FeiraCom. São Pedro: Rua Manoel Pena, 273 (Hélia Almeida)Com. Sagrado C. de Jesus: Rua B, 245 (Rita)Com. São Judas Tadeu: Al. dos Dourados, 111 (Dalva

e Edelyn)Com. São Carlos: Rua Luiz Guadalupe, 556 (Aldo e

Neuza)

23 de Março - 2ª Feira1º dia do Tríduo - As Dores da Infância07:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa no Setor São Cristóvão Local: Salão Imaculada Conceição R. Alagoas, 1882 - Bairro D.Alexandrina24 de Março - 3ª Feira2º dia do Tríduo - As Dores do Martírio07:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa no Setor Nossa Senhora de Fátima Local: Salão São José Operário Rua Dom Pedro II, 1060 - Bairro São José25 de Março - 4ª Feira3º dia do Tríduo - As Dores do Luto07:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa no Setor Nossa Senhora do Rosário Local: Salão São Pedro Rua Manoel Pena, 632 - Bairro Américo Silva26 de Março - 5ª Feira07:00 h - Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo na Igreja Matriz19:00 h - Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz20:00 h - Celebração Penitencial na Igreja Matriz

27 de Março - 6ª Feira07:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa dos Santos Óleos na Catedral de Luz

Horário de Vigília: Quintae Sexta-Feira Santa

22:00 h: Comunidade Sagrado Coração de Jesus23:00 h: Comunidade São Pedro00:00 h : Comunidade Nossa Senhora do Rosário01:00 h : Comunidade São Judas02:00 h: Comunidade São Carlos Borromeu03:00 h: Comunidade São José Operário04:00 h: Comu. Santa Teresinha do Menino Jesus05:00 h: Comunidade Nossa Senhora de Fátima06:00 h: Comunidade São Vicente de Paulo07:00 h: ECC e Pastoral Familiar08:00 h: Comunidade São João Paulo II09:00 h: Com. São Cristóvão e Pia União de Sto Antônio10:00 h: Pastoral Catequética11:00 h: Setor Juventude (MAC, EAC, Vem Pra Rua

Evangelizar, Cursilho Jovem)12:00 h: Terço dos Homens13:00 h: Comunidade Imaculada Conceição

Page 19: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 19Formando e Informando o Povo de Deus

Page 20: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 20Formando e Informando o Povo de Deus

ACONTECEU. Barraquinhas, show de prêmios e carnaval da famíliaNos dias 07 e 08

de fevereirotivemos, ao lado daMatriz São Francisco,barraquinhas e showde prêmios; e nosdias 14 e 15 defevereiro, tivemosnosso primeiro“Carnaval em Família”.Vivemos momentosagradáveis com boamúsica, deliciososcaldos e muita gente feliz, mostrando que não é necessária bebidaalcoólica para fazermos uma bela festa!

Agradecemos a todos que não mediram esforços e trabalharamcom afinco na organização destas promoções que muito nos ajudamna manutenção de nossa Paróquia. A vocês que puderam estarconosco, nosso muito obrigado! Deus abençoe e recompense a todos.

. Acolhida do Seminarista DouglasDia 20 de fevereiro, nossa Paróquia teve a graça

de acolher mais um seminarista para o início de seuestágio pastoral: Douglas Rodrigues Xavier. Ele énatural de Bom Despacho e está cursando o 3ºano de Teologia, na Casa dos Seminaristas de Luz,em Belo Horizonte.

Seja bem vindo, Douglas! Nós, padres eparoquianos de São Francisco de Assis o acolhemoscom carinho.

VAI ACONTECER. Novo horário de celebraçãoA partir do dia 22 de Fevereiro, às 18:00 h, teremos missa no lote

onde será construída a Igreja da comunidade São Paulo. Divulgue eparticipe desse novo horário de celebração.

. Mutirão de ConfissãoDia 17 de março (terça-feira), estarão em nossa paróquia vários

padres da Forania de Lagoa da Prata para o mutirão de confissões.Atenção para os locais e horários de atendimento:

- De 14:00 às 18:00 h: Setor Santa Clara - Sede dos CongadeirosSetor São Francisco - Igreja Nossa Senhora das GraçasSetor Bom Pastor - Salão Nossa Senhora do Carmo- De 19:30 às 20:30 h - Igreja Matriz São Francisco de AssisPedimos a todos que se esforcem para se confessarem nesta data,

pois não sabemos se será possível agendar novos horários deatendimento durante a Quaresma devido às intensas atividades própriasdeste tempo.

. Semana das DoresDurante a Semana das Dores, celebraremos o Tríduo. As

celebrações acontecerão nos setores, com procissões de umacomunidade para outra. No 1º dia, contemplaremos as dores da infânciade Jesus; no 2º dia, as dores do martírio; e no 3º dia, as dores do luto.

Praça Cel. Carlos Bernardes, 141.Fone (37) 3261-1247

São oferecidos:livros, CDs, imagens, cartões

diversos, artigos religiosos emgeral, papelaria em geral.

LIVRARIA PAROQUIAL

Servo fiel a serviço doReino de Deus

Além de presidir celebrações, ministrarsacramentos, visitar famílias e atender opovo, a missão de ser Padre compreendeinúmeras funções, as quais muitas vezes seestendem para além da Paróquia queassumem como Pastor. É assim a missão denosso querido Pe Tiago: além de Pároco denossa Paróquia, ele assumiu outras funções:é membro do Colégio de Consultores, (padresque estão ajudando Pe Antônio Campos aadministrar nossa diocese nesse tempo queestamos sem Bispo); é também representantedos Presbíteros da Diocese de Luz e nossoVigário Forâneo.

Pe Adelson, Pároco da Paróquia São José(Santo Antônio do Monte) está afastadotemporariamente devido a problemas desaúde. E coube ao Pe Tiago a missão de, alémde conduzir os trabalhos aqui em nossaParóquia, administrar também a Paróquia SãoJosé nesse tempo que Pe Adelson se encontraem recuperação. Por decisão do Colégio deConsultores, foi designado para auxiliar nostrabalhos da Paróquia São Francisco, o PeUbiratan Alberto de Oliveira que, desde o dia06 de fevereiro, está entre nós.

Pedimos a todos que rezem pela rápidarecuperação de Pe Adelson e para que Deuscuide da saúde de Pe Tiago e pelo bom êxitode sua nova missão, a fim de que, o maisrápido possível, ele retorne ao nosso convíviodiário.

Ao Pe Ubiratan, nosso fraterno abraço ecarinho de boas vindas. Que juntos possamostrabalhar e crescer na fé, no serviço e noamor a Deus.

Domingo de Ramos - 29/0307:00 h - Missa na Igreja Matriz17:00 h- Início da celebração com bênção dos

ramos na sede dos congadeiros, em seguida,Procissão de Ramos com destino a Igreja Matriz,onde será celebrada a Santa Missa.

Segunda-Feira Santa - 30/0319:30 h - Missa na Igreja Matriz; em seguida,

procissão com Nosso Senhor dos Passos para aIgreja Nossa Senhora das Graças.

Terça-Feira Santa - 31/0319:30 h - Missa na Igreja Matriz; em seguida,

procissão com Nossa Senhora das Dores para olote onde será construída a Igreja São PauloApóstolo.

Quarta-Feira Santa - 01/0408:00 h - Missa para os enfermos na Igreja

Matriz de São Francisco.19:30 h- Início da celebração nas

comunidades Nossa Senhora das Graças e SãoPaulo Apóstolo; em seguida, procissão com NossoSenhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores,com destino à Igreja Matriz, onde haverá aencenação do encontro, reflexão e liturgiaeucarística.

Quinta-Feira Santa - 02/0419:30 h - Missa de lava Pés na igreja Matriz;

em seguida, Vigília Eucarística até as 00:00h.- Sexta-Feira Santa – 03/0406:00 h- Via-Sacra nas comunidades15:00 h - Solene ação litúrgica - Adoração da

Santa Cruz. As celebrações acontecerãosimultaneamente na Matriz São Francisco de Assise na quadra do Bom Pastor.

19:30 h - Encenação da Paixão e Morte deNosso Senhor Jesus Cristo, na Igreja Matriz, comsermão de descendimento e, logo após,“Procissão do Enterro”.

Sábado Santo – 04/0419:30 h- Vigília Pascal, bênção do Fogo Novo

e Procissão da Ressurreição.Domingo de Páscoa – 05/0410:00 h - Missa na Igreja Matriz19:00 h - Missa na Igreja Matriz, coroação e

Procissão do Triunfo

PROGRAMAÇÃOSEMANA SANTA

Page 21: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 21Formando e Informando o Povo de Deus

Page 22: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 22Formando e Informando o Povo de Deus

“Levanta-te e fica de pé no meiode todos” (Lc 6,8b)

Jesus era um homem capaz deperceber as realidades que o cercavam.Tinha um olhar sensível e podia captaras necessidades das pessoas ainda queelas não dissessem. Foi o que aconteceumuitas vezes quando Jesus estava nasinagoga. Neste ambiente religioso, opovo judeu fazia orações e ouvia aPalavra. Aqueles que frequentavam assinagogas eram pessoas familiarizadascom a religião e com as Escrituras. Ali seencontravam os fariseus e os mestres daLei. Os primeiros eram um grupo dejudeus devotos à Torá, que surgiu algunsséculos antes de Cristo. Foram eles quecriaram as sinagogas para que o povotivesse onde se reunir em torno daPalavra. Os segundos eram os'professores', ou seja, aqueles queestavam encarregados de ensinar a Lei.Ambos conheciam as palavras de amor emisericórdia que o Senhor dirigira a seupovo. Conheciam a compaixão de Deusao suscitar Moisés para libertar o povoescravo no Egito; sua paciência ao formarum novo povo que pudesse entrar naTerra Prometida; seu modo de escolheros pequenos como fez com o rei Saul,vindo da menor das tribos de Israel, ecom Davi, o mais jovem filho de Jessé;conheciam a largueza do coração de Deusao perdoar misericordiosamente oadúltero e assassino Davi... Os mestrese fariseus conheciam tudo, mas algo lhesaconteceu... decoraram a 'letra', mas aPalavra deixou de ser um “evento” emsuas vidas. Uma espessa escama cobriuo olhar deles e já não eram capazes deenxergar ao redor com o olhar do Pai.Conheciam a Palavra do Pai, mas nãosabiam ver com o olhar do Pai. Emboravivos, padeciam em um sono de morte...

Jesus veio para revelar a face de Deus.A sensibilidade de Jesus aos sofrimentosque o cercavam manifestava o modo como

Despertar o olhara Trindade vê o homem: com verdade,ternura, misericórdia, bondade... Oconvite de Jesus para nós é aprender aver e nos envolver como Ele mesmo fez.E o que nos impede? O pecado nosintroduziu em um sono profundo, umsono de morte; adoeceu nossacapacidade de enxergar o outro e de nossensibilizamos com suas dores. Issoporque feriu frontalmente o amor emnós. E quando se fere o amor (que ésempre um sair de si pelo outro), acapacidade de amar os outros se voltapara si mesmo e vai crescendo na formade egoísmo. Com expressões maioresou menores, o egoísmo nos prende emnossos próprios interesses até nãosabermos enxergar aqueles quepadecem ao nosso redor. Quantaspessoas estão doentes em nosso bairro?Quantas pessoas passam fome emnossa cidade? Quantos idosos padecemde solidão nos arredores de nossa casa?Jesus hoje deseja nos fazer participarda sua alegria! A alegria de secompadecer, de reconhecer a fundo ecom admiração a dignidade do serhumano; de reconhecer o outro comoirmão e perceber a solidariedadeuniversal que nos une.

A graça de Deus é sempre generosa!Ele virá em nosso auxílio e, se encontrarnosso coração aberto e desejoso,poderá despertar nosso olhar pararealidades que hoje nos pareceminvisíveis.

Há escamas em seus olhos? De queespessura elas são? Depois dereconhecê-las, vale a pena se deixarconduzir pela graça de Deus para queEle conduza nosso olhar para asrealidades sobre as quais estão os seusolhos... E nada escapa a este olhar... poisseu amor abraça o mundo inteiro!

Ludmila Rocha DorellaComunidade Árvore da Vida

No dia 04/02/2015, a ONU denuncioumais barbáries contra crianças iraquianassequestradas.

Meninos iraquianos menores de 18 anosestão cada vez mais sendo usados pelosjihadistas em ataques suicidas, comofabricantes de explosivos, informantes ouescudos humanos para proteger instalaçõescontra ataques aéreos. A agência da ONUdenunciou "a matança sistemática decrianças pertencentes a minorias religiosase étnicas cometida pelo assim chamadoEstado Islâmico, incluindo vários casos deexecuções coletivas de meninos, assimcomo relatos de crianças decapitadas,crucificadas e enterradas vivas".

Crianças da minoria yazidi ou decomunidades cristãs, e também xiitas esunitas, têm sido vítimas da selvageria doEI. "Temos tido relatos de crianças,especialmente crianças com problemasmentais, que foram usadas como homens-bomba, muito provavelmente sem sequerentender a situação", declarou a especialistaà agência de notícias Reuters. "Foi publicadoum vídeo [na Internet] que mostravacrianças de muito pouca idade,aproximadamente 08 anos ou mais novas,já sendo treinadas para serem soldados."

Um grande número de crianças foi mortoou ficou seriamente ferido durante ataquesaéreos ou bombardeios das forças deseguranças iraquianas, e outras morreramde "desidratação, inanição e calor",acrescentou o comitê. Além disso, o EstadoIslâmico cometeu "violência sexualsistemática". "Crianças de minorias têm sidocapturadas em vários lugares... vendidas nomercado com etiquetas, etiquetas de preçonelas”, disse Renate Winter.

Um relatório elaborado por dezoitoespecialistas independentes pede àsautoridades iraquianas que adotem todas asmedidas necessárias para "resgatar ascrianças" sob controle do grupo terrorista eprocessar os criminosos.

Para treinarnosso olhar...

O que restouRosângela Brasil Gontijo

Na casa da esquina,onde vivi meus sonhos,minhas dores, alegrias e temores,plantaram árvores de saudadenas paredes de concreto.

E lá vivem hoje com outros sonhose outras dores que não tive.Com as minhas convivem.

Minhas alegrias e doresnão se perderam no temponem na poeira que no chão ficou.

Quando derrubaram a casa,nada terminou.Olho o presente e vejo o passadoque insiste em ficar na retinade uma eterna sonhadora.

MEDICINA NATURALErva Cidreira – Melissa

Planta de até ummetro de altura,folhas opostas,pequeninas floresde cor branca,cheiro semelhanteao de limão.

USO MEDICINALEmprega-se, com bons

resultados, nos seguintes casos:afecções gástricas e nervosas,arrotos, cãibras intestinais, dores decabeça, dores reumáticas,espasmos, flatulências, icterícia, mácirculação do sangue, palpitação docoração, resfriados, tosse...

PARTE USADAFolhas frescas em forma de chá.

Para dor de cabeça: 01 copoamericano de chá de cidreira maiscaldo de um limão. Tomar morno.

Fonte: As Plantas CuramOtaviana de Moraes Ferreir

Page 23: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO/ 2015 - Pág.: 23Formando e Informando o Povo de Deus

Jogo festivo em Lagoa da Prata:do entusiasmo à indignação

Waldir RibeiroEsportes por esportes

No final do ano de 2014, Gilberto Silva promoveu um evento esportivointitulado de solidariedade. Neste evento futebolístico, participaram váriosjogadores, cantores, autoridades e a população em geral de Lagoa daPrata e região.

Para sua realização, várias camadas sociais de nossa cidade e regiãoforam envolvidas. Alguns participaram do início ao fim; outros ficaram pelomeio do caminho.

Personalidades do futebol, do jornalismo e da música estavampresentes, como também escolas de futebol de Lagoa da Prata. Dentreelas, destaco: Rafael Moura, Piazza, Evanilson, Amanda Moura, MayraLemos e Eduardo Costa. Dentro e nas dependências do Estádio MunicipalJosé Bernardes Maciel, parece que foi tudo tranquilo.

Durante a divulgação do evento, foram trocados 02 quilos de alimentosnão perecíveis por um convite. Como muitos que tinham a intenção deajudar, fiz também parte da legião de colaboradores nas doações. Doeium montante muito bom de alimentos e peguei um total de 35 ingressos,que seriam distribuídos entre alguns amigos.

No dia do evento, ainda restavam comigo 20 convites. Eu estavatrabalhando, de manhã, no poliesportivo da quadra do bairro Gomes, emum campeonato de futsal mirim. Quando fui entregar 05 convites parauma família, perdi os outros 15. Fiquei sem saber o que fazer para atender15 pessoas às quais havia garantido os convites para o evento.

Quando terminei meu trabalho no bairro Gomes, fui até o EstádioMunicipal, confiante que conseguiria trocar mais alimentos para obter os15 convites. Encontrei com uma das organizadoras do evento, e elasimplesmente me descartou e falou que nada poderia fazer. Fiquei por aliuma meia hora indignado e fui embora.

Durante a meia hora que fiquei por ali, vi centenas de pessoas sendocolocadas para dentro do estádio, sem convites. Conversei com váriaspessoas ali e pelo whatsApp, e me foram oferecidos vários convites. Mas,a minha indignação era tanta, que preferi largar pra lá e ir embora.

Segundo informações, o Brasilproduz 260.000 toneladas de lixopor dia. Vivemos num País que estáentre os que mais produzem lixoe, de quebra, também entre oscom mais alto índice de desperdíciode alimentos, no mundo. Temos,portanto, um baita problemão a sersolucionado pelas áreasresponsáveis pelo assunto, vistoque, com o aumento da população,

esses números só tendem a aumentar. Somos um povo, por vários motivos, de vorazes e exagerados hábitos

consumistas. Mas, grande parte das pessoas não têm a menor ideia do que acontececom o lixo recolhido em suas lixeiras. Sabe-se que grande parte destes dejetostem como destinação os lixões a céu aberto — gerando aí sérios impactos ambientaise sociais — ou os aterros sanitários que estão longe ainda de ser a solução ideal.Outra fonte de tratamento do lixo são as usinas de reciclagem, sem dúvida umaboa saída, mas um processo que envolve custos muito altos.

Agora virou moda, com a propagada consciência ecológica, espalhar pela cidadeas lixeiras para coleta seletiva. É comum vermos em vários ambientes a beleza daslixeiras enfileiradas e devidamente identificadas: verde para vidro, vermelha paraplástico, azul para papel, amarela para metal. Como se vê, pensaram em tudo, ea coisa fica até decorativa criando uma ideia de organização e atitude cidadã aoslocais onde são implantadas.

Pois bem, dia destes, à procura de certo produto, entrei numa loja, em Divinópolis.Vários atendentes se dividiam entre os clientes, e como era grande o movimentono local, voltei minha atenção ao ambiente. E que legal! O que descubro? Ali, aslixeiras coloridas foram implantadas atrás dos balcões, para uso dos funcionários.

Reparei que, ao meu lado, um jovem atendente atendia a uma cliente. A moçaque comprava aparentava estar com pressa e pediu à balconista que retirasse oplástico que embalava o produto, pois ia usá-lo de imediato. A atendenterapidamente retirou a embalagem plástica e, ato contínuo, atirou-a na lixeiraamarela, a dos metais, o que gerou um comentário por parte da compradora:

—Você se enganou de lixeira, a do plástico é a vermelha. A atendente deu de ombros e respondeu com ar de pouco caso:— Ah, nem ligo pra isso. Qualquer uma serve.Assim se deu, por isso ficou. E eu ali, pensando nas milhares de pessoas por

esse Brasil afora com o mesmo pensamento daquela moça. Resumindo: no casodo lixo, não adianta investir em novidades se não houver, em primeiro lugar, umapreocupação com a educação e formação de consciência individual e coletiva.Portanto, toda vez que você der de encontro com as bonitas lixeiras coloridas poronde passar, lembre-se: acerte na lata! Mas na lata certa!

Marina Alves

Acerte na lata!

No dia 04/02/2015, a ONU denunciou mais barbáries contra criançasiraquianas sequestradas.

Meninos iraquianos menores de 18 anos estão cada vez mais sendousados pelos jihadistas em ataques suicidas, como fabricantes deexplosivos, informantes ou escudos humanos para proteger instalaçõescontra ataques aéreos. A agência da ONU denunciou "a matançasistemática de crianças pertencentes a minorias religiosas e étnicascometida pelo assim chamado Estado Islâmico, incluindo vários casos deexecuções coletivas de meninos, assim como relatos de criançasdecapitadas, crucificadas e enterradas vivas".

Crianças da minoria yazidi ou de comunidades cristãs, e também xiitase sunitas, têm sido vítimas da selvageria do EI. "Temos tido relatos decrianças, especialmente crianças com problemas mentais, que foramusadas como homens-bomba, muito provavelmente sem sequer entendera situação", declarou a especialista à agência de notícias Reuters. "Foipublicado um vídeo [na Internet] que mostrava crianças de muito poucaidade, aproximadamente 08 anos ou mais novas, já sendo treinadas paraserem soldados."

Um grande número de crianças foi morto ou ficou seriamente feridodurante ataques aéreos ou bombardeios das forças de segurançasiraquianas, e outras morreram de "desidratação, inanição e calor",acrescentou o comitê. Além disso, o Estado Islâmico cometeu "violênciasexual sistemática". "Crianças de minorias têm sido capturadas em várioslugares... vendidas no mercado com etiquetas, etiquetas de preço nelas”,disse Renate Winter.

Um relatório elaborado por dezoito especialistas independentes pedeàs autoridades iraquianas que adotem todas as medidas necessárias para"resgatar as crianças" sob controle do grupo terrorista e processar oscriminosos.

Para treinar nosso olhar...

Page 24: 197 - Jornal Informação - Ed. Fev/Mar 2015

FEVEREIRO/MARÇO / 2015 - Pág.: 24Formando e Informando o Povo de Deus