boletim nº1 - fev/mar - 2013

4
BOLETIM DO MANDATO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO FEV/MAR-2013 ANO I - Nº 1 Alcides Amazonas A VOZ DOS TRABALHADORES E MOVIMENTOS SOCIAIS NA ALESP Alcides Amazonas chega ao parlamento paulista com o compromisso de continuar sua luta em defesa do povo, dos serviços públicos de qualidade e do desenvolvimento do estado. PÁG. 2 A mazona s DEPUTADO ESTADUAL Alcides A mazona s boletim numero 1.indd 1 15/02/2013 11:11:47

Upload: alcides-amazonas

Post on 23-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Primeiro boletim do deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB), a publicação aborda a biografia do parlamentar, suas primeiras ações e suas principais bandeiras.

TRANSCRIPT

BOLETIM DO MANDATO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO

FEV/MAR-2013ANO I - Nº 1

Alcides Amazonas

A VOz DOs TRABALhADOREs E MOVIMENTOs sOcIAIs NA ALEspAlcides Amazonas chega ao parlamento paulista com o compromisso de continuar sua luta em defesa do povo, dos serviços públicos de qualidade e do desenvolvimento do estado. pÁG. 2

AmazonasDEPUTADO ESTADUAL

Alcides

Amazonas

boletim numero 1.indd 1 15/02/2013 11:11:47

AmazonasDEPUTADO ESTADUAL

Alcides

Amazonas

TRANspORTE E TRABALhADOREs

O dia 3 de janeiro marcou um novo capítulo na vida do paranaense radi-

cado em São Paulo Alcides Amazonas. A partir dessa data, ele passou a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo – deixada por Pedro Bigardi, empossado prefeito em Jundiaí – com o compromisso de se dedicar especialmente aos trabalhadores, aos movimentos so-ciais e populares, ao transporte, à mobili-dade urbana, aos direitos do consumidor e à questão dos combustíveis. Além disso, Amazonas vai lutar pela qualidade nos serviços públicos, favorecendo assim a população mais carente.

“Sempre tive consciência de que, como militante do PCdoB e homem do povo, deveria ir ao encontro do que a popu lação precisa, do que os trabalhadores querem. Por isso, sempre me dediquei com afinco a ouvir as ruas, a lutar por bandeiras que melhorem a vida das pessoas mais sim-ples”, explica o deputado.

Sua trajetória justifica isso. Amazonas foi cobrador e motorista; construiu sua vida política no meio sindical. Anos de-pois, foi eleito vereador na gestão de Marta

Suplicy, tendo sido autor de importantes proposições (veja mais abaixo) e relator, na Câmara Municipal, dos projetos que criaram o Bilhete Único e a Secre taria Mu-nicipal de Segurança Urbana.

Posteriormente, na função de coorde-nador-geral do escritório da Agência Na-cional do Petróleo, Gás Natural e Biocom-bustíveis (ANP) no estado de São Paulo, Amazonas liderou a força-tarefa de com-bate à adulteração de combustíveis, dando proteção aos consumidores, preservando o meio ambiente e garantindo a leal concor-rência no mercado.

No que diz respeito à mobilidade urbana, uma de suas principais preocu-pações, Amazonas diz que trabalhará pela ampliação da rede de transporte público, o que envolve principalmente mais inves-timentos no metrô, trens e nos corredores de ônibus. “Ao longo de todos esses anos em que ocuparam o governo estadual, os tucanos investiram muito pouco no transporte metroferroviário. Na Alesp, vou cobrar mais investimentos e maior rapidez porque São Paulo realmente não pode parar”.

1962: Nasce em Cidade Gaúcha (PR)

1963: Com sua família, vem para a zona leste de São Paulo

1993-1995: Ocupa a diretoria da CMTC/SPTrans

1997-2000: Assume a secretaria-geral do Sindicato dos Condutores

2001-2004: Exerce o mandato de vereador na cidade de São Paulo

2005-2012: Dirige a ANP no estado de São Paulo

2010: Concorre à Assembleia, obtendo quase 28 mil votos

2013: Assume como deputado estadual

pRIORIDADEs

Na Assembleia, Amazonas quer dar continuidade às ações que iniciou como sindicalista, vereador e dirigente da ANP

MOTOR TRAsEIRO E FIscALIzAçãO

EM sp, TROcA DE cOMANDO NA ANp

EM DEFEsA DA MORADIA

GARANTIA AOs cOBRADOREs

Na Câmara de São Paulo, Ama­zonas criou a lei 13.542/03. Ela obriga as empresas de ônibus que atuam no sistema de transporte coletivo municipal a renovarem sua frota adquirindo veículos com motor traseiro, medida que resguarda a saúde dos trabal­hadores e o conforto dos usuários. Amazonas também quer que a medida valha para todo o estado. Além disso, ele vai propor que a fiscalização nos pontos finais e iniciais dos ônibus seja feita por funcionários da administração pública e não das empresas. Os atuais fiscais, no entanto, teriam preferência no preenchi­mento dessas vagas como forma de garantir seus empregos.

No final de 2012, ao deixar a coordenação estadual da ANP, Alcides Amazonas passou o bastão para o companheiro baiano Francisco Nelson Castro Neves. “Foi uma grande satis­fação ocupar essa função e contribuir para o combate à adulteração de combustíveis. Tenho certeza de que Chico Nel­son continuará com maestria essa missão”, disse Amazonas.

Em uma de suas primeiras ações como deputado estadual, Amazo­nas visitou as recentes ocupações dos movimentos de moradia na Rua 7 de Abril, no centro da capital. O parlamentar ajudou nas articulações que impediram a reintegração de posse. Quando foi vereador, Amazonas dedicou boa parte de seu mandato à questão habitacional, o que continuará fazendo com o deputado. Para ele, é fundamental que haja políticas de moradia popular especialmente na região central, onde há diversos prédios prontos para serem utilizados e uma boa infraestrutura. Estima­se que existam em São Paulo 130 mil famílias sem moradia. E, conforme dados do IBGE, cerca de 13% dos prédios e casas da região central estão desocupados.

Quando vereador, Amazonas foi autor da lei 13.207/01, que garantiu a manutenção dos cobradores nos ônibus, as­segurando milhares de postos de emprego em toda a cidade. Agora, ele quer ampliá­la para todo o estado. “Os cobradores não são meros passadores de troco, mas agentes sociais prontos a auxiliar o motorista e o passageiro”, argumenta. Além disso, a medida evita que o motorista exerça dupla função, como acontece em algumas cidades, aumentando também a segurança no trânsito.2 Boletim do Mandato

Fev­Mar/2013

CURTAS

vv q H

FOTO

: CES

AR

OG

ATA

TRAJETÓRIA

AMAzONAS De olho nas demandas do povo

boletim numero 1.indd 2 15/02/2013 11:11:54

AmazonasDEPUTADO ESTADUAL

Alcides

Amazonas3Boletim do Mandato

Fev­Mar/2013

Nesta entrevista, a vice-prefeita Nádia Campeão fala sobre a missão de transfor-mar a cidade dando respostas aos prin-cipais problemas sociais que há tempos afl igem os paulistanos.

Qual o signi� cado e as perspectivas que se abrem com a chegada de Haddad e Ná-dia à Prefeitura de São Paulo?Nosso governo trará uma nova cara à ci-dade porque nosso foco é diferente: quere-mos fazer uma gestão popular, que garanta uma vida melhor a todos os paulistanos, mas especialmente aos de baixa renda, que mais necessitam da atenção do poder público. Vamos enfrentar os problemas da cidade de maneira democrática, ouvindo as pessoas. Nosso objetivo é traçar um novo eixo de desenvolvimento econômico, ur-bano e social para a cidade. Teremos, por-tanto, quatro anos de muito trabalho e de muitas realizações.

O que esse cenário representa para o PCdoB?O PCdoB teve um resultado vitorioso nas eleições em São Paulo. De fato, perdeu uma vaga na Câmara Municipal, mas em com-pensação compõe o governo municipal em posições de destaque. Essa nova confi gu-ração, claro, dá ao partido mais condições de atuar e de levar a sua visão de gestão pública para a cidade. Ao mesmo tempo, fortalece sua militância. Mas o mais impor-tante é poder contribuir para a melhoria de nossa cidade.

Que papel pode ter um deputado esta-dual, como Alcides Amazonas, no pro-jeto administrativo de uma cidade como São Paulo?A parceria entre o Executivo e o Legislativo é sempre importante para a gestão de uma cidade, especialmente como São Paulo, tão grande e complexa. O diálogo deve ser per-manente, de maneira que possam ser viabi-lizados projetos e emendas que benefi ciem o nosso povo, que melhorem as condições dos equipamentos públicos, a infraestrutura etc. E ter um parceiro como Alcides Ama-zonas é fundamental. Ele entende bem as necessidades dos trabalhadores e tem uma visão avançada sobre áreas estratégicas para a cidade. Juntamente com a deputada Leci Brandão, forma uma bancada popular e combativa.

UM NOVO TEMpO pARA sãO pAULOSegundo Nádia Campeão, o desafio agora é estabelecer um novo eixo de desenvolvimento econômico, urbano e social para a cidade

Entrevista

NOVO TEMpO Haddad, Nádia e Lula em ativi­dade da campanha eleitoral de 2012

DIÁLOGO EsTRATÉGIcOEm fevereiro, o deputado es­tadual Alcides Amazonas se reuniu com a vice­prefeita Nádia Campeão. Na ocasião, o deputado enfatizou seu compromisso com São Paulo e sua disposição em ajudar a nova gestão a colocar a metrópole nos rumos do país. “Nossa cidade é rica, pujante, mas ainda precisa incluir boa parte de sua população, precisa também de mais investimentos em saúde, educação e transporte. Os ci­dadãos paulistanos podem contar com o nosso mandato”, destacou Amazonas.

Ter um parceiro como Alcides Amazonas é

fundamental. Ele entende bem as

necessidades dos trabalhadores e

tem uma visão avançada sobre

áreas estratégicas para a cidade”.

Nádia Campeão

boletim numero 1.indd 3 15/02/2013 11:12:01

AmazonasDEPUTADO ESTADUAL

Alcides

Amazonas4 Boletim do Mandato

Fev­Mar/2013

ExpEdiEntE

Esta é uma publicação do mandato do deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB)Chefe de gabinete: Fernando Henrique Borgonovi Ass. imprensa: Priscila Lobregatte Projeto gráfico e diagramação: Cláudio Gonzalez Tiragem: 10 mil exemplares

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Palácio 9 de Julho - Av. Pedro Álvares Cabral, 201, gabinete 2039, 2º andar Ibirapuera - São Paulo - SP CEP 04097-900

MANDATO DE AMAzONAs cOMEçA cOM AGENDA INTENsA

Atividades

JUNDIAÍ No final de janeiro, o deputado Alcides Amazonas foi recebido pelo prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi. Durante o bate­papo, Amazonas reforçou sua disposição de continuar o trabalho que Bigardi iniciou na Alesp em favor da cidade.

pOÁ Amazonas também visitou a cidade de Poá e foi recebido pelo prefeito Testinha. Conhecedor da região do Alto Tietê, Amazonas conversou sobre as principais demandas da população local.

NIEMEYER Nos 459 anos de São Paulo, Amazonas participou de homenagem ao saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. Na foto, a viúva Vera Lúcia, o vereador Orlando Silva e o presidente do Comitê Municipal, Jamil Murad.

JABAQUARA Em companhia do vereador Orlando Silva e do chefe de gabinete da

Subprefeitura do Jabaquara, Wander Geraldo, Amazonas se reúne com o subprefeito

Dirceu Mendes, discutindo as prioridades da região.

Entre janeiro e fevereiro, deputado visitou e recebeu lideran-ças, discutiu temas estratégicos e definiu linhas gerais de seu mandato. Confira algumas dessas atividades

CONTATOS: [email protected] Telefone: (11) 3886-6738

Acompanhe dia a dia as atividades do deputado Amazonas. Acesse www.facebook.com/deputadoalcidesamazonas e siga o @DepAmazonas no Twitter

O MANDATO ESTÁ NAS REDES

seja um representante voluntário do deputado Amazonas

Entre em contato com o nosso gabinete e saiba como fazer.Ligue (11) 3886-6738/6719 e fale com Andreia

Ou escreva para: [email protected]

TRABALhADOREs Dirigentes sindicais do Sintaema e do Sindicato dos Eletricitários estiveram com Amazonas discutindo as bandeiras dos trabalhadores. Na foto, José Bitelli (Eletricitários), Jeremias Santos, René Vicente (presidente) e Hilton dos Santos, todos do Sintaema.

boletim numero 1.indd 4 15/02/2013 11:12:10