panorama 43 fev/mar 2013

16
facebook/nsperpetuosocorro Informativo da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro / Praia da Costa - Vila Velha Ano 5 - Nº 43 - Fevereiro/Março de 2013 Ano da Fé pág. 9 Palavra do Pe. Pedro Camilo / Entrevista pág. 11 A Infância de Jesus pág. 12 A Igreja e as novas mídias

Upload: paroquia-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro

Post on 28-Jul-2016

249 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Revista mensal da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa, Vila Velha/ES, Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 43 fev/mar 2013

facebook/nsperpetuosocorro

Informativo da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro / Praia da Costa - Vila Velha

Ano 5 - Nº 43 - Fevereiro/Março de 2013

Ano da Fépág. 9

Palavra do Pe. Pedro Camilo / Entrevistapág. 11

A Infância de Jesuspág. 12

A Igrejae as novas mídias

Page 2: Panorama 43 fev/mar 2013

2 - panorama2 - panorama

Secretaria Paroquial: atendimento ao público de segunda a sexta, das 9h às 12he das 13h às 18h, ou pelo telefone 3329-4282.

Atendimento do Padre na Paróquia: terças - 14h30 às 17h30 e sextas - 8h às 12h.

INForMAtIVo dA PAróquIA NoSSA SENhorA do PErPétuo [email protected] / facebook/nsperpetuosocorro

Pároco: Padre Pedro CamiloSecretárias Paroquiais Cássia Regina Menezes Ferreira, Hilda de Jesus CardosoEquipe Responsável: Edson Vilela, Emmanuelle Braga Magalhães, JPaulo, Leide Fassarella, Maria Claudia Pinho, Marta

Cristina Ribeiro Oliveira Arpini, Mauro Ottoboni Pinho, Ronaldo Amaral, Tatiana Maria Oliveira da Costa e Wanda Tavares.

Jornalista Responsável: Angèle Murad - MTB/ES 442/89Projeto Gráfico e Editoração: Comunicação Impressa - Tel.: (27) 3319-9062Impressão: Gráfica GSA - Tel.: (27) 3232-1266 - Quantidade de exemplares: 1.700

cotidiano

editorial

Comunidade Nossa Senhorado Perpétuo Socorro

Av. São Paulo, s/nº

Comunidade Santa LuziaRua Santa Leocádia,Prainha do Ribeiro

Comunidade Santo AntônioRua Rio Branco, nº 37

Terço dos Homens: Segundas-feiras 20h

Em tempos de Quaresma, Se-mana Santa, renúncia e novo Papa, a equipe do Panorama recebeu uma madura delegação: construir seu pró-prio editorial.

Convidados a mergulhar em águas mais profundas (cf. Mt 14,28), visuali-zamos, nessa delegação, o reflexo da Igreja de liberdade e alegria. É claro que gostamos; afinal, todo ser vivo quer crescer e desabrochar...

Mergulharemos com fé, sabendo que as mãos do Mestre e as mãos de nosso pároco, padre Pedro Camilo, estarão prontas e abertas para nos al-çar em tempos ou maré encrespados.

Este número traz como tema principal a Igreja e as novas mídias, assunto atual, oportuno e desafiador, uma vez que a nossa existência e a missão de evangelizar deixada por Jesus estão permeadas por processos comunicacionais.

Nessa edição, vamos conhecer um pouco mais nosso pároco. Também

continuamos com a seção sobre a vida de Jesus e com uma página específica para o Ano da Fé. Afinal, “a fé da Igreja precede, gera, apoia e nutre a nossa fé”. Há ainda a Programação da Sema-na Santa e textos sobre a Campanha da Fraternidade 2013/JMJ e o Santo do Mês, São José, esposo da bem--aventurada Virgem Maria, padroeiro da Igreja universal.

Leiam o Panorama com espírito crítico. Nosso informativo é fruto real dos eventos das comunidades, seu objetivo é retratar nossas atividades e evangelizar. Se sua equipe gerou um evento, fotografe, faça um pequeno texto e nos envie.

Sabemos que criamos significado, apesar da nossa pequenez, sonhos e sombras. Aos nossos leitores, com amor e infinita misericórdia do Pai desejamos, repletos de esperança, alegre ressurreição!

Equipe do Panorama

Padre Pedro Camilo

Page 3: Panorama 43 fev/mar 2013

panorama - 3Adoração ao Santíssimo – Matriz: Segundas-feiras 19h

aconteceu

Em solenidade presidida por Dom Sevilha, tomou posse o novo pá-roco, padre Pedro Camilo. A exemplo de São Pedro, ele recebeu as chaves da Paróquia Nossa Senhora do Perpé-tuo Socorro.

A primeira edição do projeto Em Foco, organizado pelos jo-vens da paróquia, teve como tema “Consumismo em Foco”. Os paroquianos fizeram um debate muito rico e consciente com a procuradora e profes-sora de Direito Ambiental e Urbanístico Flávia Marchezini, os irmãos Davi e Cléofas, da Fraternidade de Itapuã, e o ve-reador Zé Nilton.

Vicentinos em ação: suor na camisa, amor no co-ração.

Domingo

Sábado

Domingo

MiSSa De PoSSe Do PaDre PeDro CaMilo

Bazar DoS ViCentinoS

Projeto eM FoCo

30

02

27

12

02

01

12

13

13

Page 4: Panorama 43 fev/mar 2013

4 - panorama Adoração ao Santíssimo – Santo Antônio: Segundas-feiras 15h

aconteceu

Apostolado da Ora-ção, servos do co-ração de Jesus e da Igreja.

Durante cinco semanas, às sextas-feiras, os participantes percorrem as 15 es-tações da Via-Sacra, desde a condenação de Jesus até a ressurreição.

Rito da imposição das cinzas, sinal de peni-tência no sentido da conversão. “Convertei--vos e crede no Evan-gelho”.

Domingo

Quarta-feira

Sexta-feira

Cantina Do aPoStolaDo Da oração

MiSSa Da Quarta-Feira De CinzaS

Via SaCra

03

13

22

02

02

02

13

13

13

Page 5: Panorama 43 fev/mar 2013

panorama - 5panorama - 5Adoração ao Santíssimo – Santa Luzia: Quintas-feiras 15h

aconteceu

A Oficina de Oração e Vida é um método para aprender a unificar oração e vida.Passo a passo entra-se em uma relação afetiva e dinâmica com Deus, recupe-rando-se a estabilidade emocional e a alegria de viver. É um processo de san-tificação em Cristo: “O que faria Jesus em meu lugar?”

Homens em oração meditam sobre os mistérios de Cristo.

“Verdadeiro veículo de evange-lização sob os olhos de Maria, aquela que mais próxima este-ve de Jesus”. (Dom Gil Antônio Moreira)

O curso Bíblico recomeçou dia 12 de março, às 19h30, com o Evangelho de São João. A alegria da nova etapa é o conhecimento da Palavra de Deus, na literatura joanina. Isso não é um con-vite, é mais do que um convite, talvez um lembrete, porque seu “coração já está em Deus”, conforme rezamos na liturgia da missa. E quem se acha diante da graça de Deus, tudo concorre para seu bem.

Quarta-feira

oFiCina De oração

terço DoS HoMenS

CurSo BíBliCo

27 02 13

Page 6: Panorama 43 fev/mar 2013

6 - panoramaMissa com Novena – Matriz:

Quintas-feiras 19h306 - panorama

O projeto de salvação de Jesus Cristo para a humanidade encontra-se amparado nos pilares da fé, da ação e do testemunho. Além de conhecer a Palavra de Deus, de realizar a vontade do Pai, somos designados a externar o amor com que Ele nos envolve e a transformação que Ele traz para a nossa vida. Assim, ousamos dizer que o chamado de Jesus envolve um pro-jeto de comunicação, pois Deus quer a salvação para todos, sem distinção.

Ao constituírem a Igreja, os dis-cípulos receberam de seu fundador a missão de dar testemunho, que é uma tarefa de comunicação, hoje assumida por nós: “Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir todas as coisas que vos mandei. Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (cf. Mt 28, 19-20).

Desde a sua fundação e ao longo de sua história, a Igreja estabeleceu sistemas para se comunicar com o povo: as reuniões dos apóstolos com as multidões, as cartas de Paulo às primeiras comunidades cristãs, os do-cumentos oficiais, os meios de comuni-cação de massa e, mais recentemente, as mídias digitais.

A Igreja e as novas mídias

atualidades

A década de 60 do século XX re-presentou, com a realização do Con-cílio Vaticano II, uma nova forma de a Igreja se comunicar com o mundo. Como registrou o papa Paulo VI, o Concílio foi o momento em que a Igreja “desceu para dialogar com o homem; e conservando sempre a sua autoridade e a sua virtude, adotou a maneira de falar acessível e amiga que é própria da caridade pastoral. Quis fazer-se ouvir e entender por todos. Por isso, não se preocupou em falar à inteligência, mas exprimiu-se no modo hoje usado na conversão corrente, em recurso à experiência da vida e o emprego dos sentimentos cordiais dá mais força para atrair e para convencer. Isto é, falou aos homens de hoje, tais quais são”.

Segundo Joana T. Puntel, irmã paulina, o decreto “Inter mirifica” é o segundo dos 16 documentos publica-dos pelo Vaticano II. Aprovado em 4 de dezembro de 1963, assinala a primeira vez que um concílio geral da Igreja se volta para a questão da comunicação. De fato, esse documento tem grande importância, muito mais por sua for-ma do que por seu conteúdo. Pela primeira vez, um documento universal da Igreja assegura a obrigação e o direito de ela utilizar os instrumentos de comunicação social. Além disso, o “Inter mirifica” também apresenta

a primeira orientação geral da Igreja para o clero e para os leigos sobre o emprego dos meios de comunicação social. Representou, assim, uma posi-ção oficial da Igreja sobre o assunto.

A perspectiva de enxergar os meios de comunicação como processo de diálogo com o povo e não apenas como instrumentos de transmissão ganhou força com a emergência, na década de 90, da internet. Em men-sagem para o 24ª Dia Mundial das Comunicações Sociais, publicada no dia 24 de janeiro de 1990, o papa João Paulo II destacou a importância das mídias digitais para a ampliação do trabalho de evangelização:

“Embora o espaço virtual cria-do na internet não possa substituir a comunidade interpessoal concreta, o mesmo é dizer, os sacramentos, a liturgia e a proclamação direta do Evangelho, pode completá-las, atrain-do as pessoas e fazendo com que estas possam enriquecer a sua vida religiosa. Ao mesmo tempo, oferece à Igreja formas de comunicação com grupos específicos, adolescentes, jovens e idosos e pessoas que vivem em regiões remotas que de outra forma seria difí-cil alcançá-las”, afirmou João Paulo II.

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, por meio da Instrução Igreja e Internet, reforçou, em 2002, a percepção de João Paulo II. O documento reafirma convicção da Igreja de que, em conformidade

Page 7: Panorama 43 fev/mar 2013

panorama - 7panorama - 7

e as novas mídiascom o Concílio Vaticano II, a internet é uma invenção técnica que contribui em grande medida para ir ao encontro das necessidades humanas. O papa Bento XVI, em mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações So-ciais, comemorado em 5 de junho de 2011, conclamou os cristãos a se unirem “com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível”.

Em vários documentos, a Igreja alerta, no entanto, para a necessidade de se utilizar os meios de comunicação para a promoção do bem, respeitando--se o indivíduo e elevando-se os va-lores cristãos. “Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano”, afirmou Bento XVI na 45ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, em 2011.

Qualquer que seja a forma ou meio utilizado, não podemos esquecer que a comunicação é uma necessidade evangélica e um serviço a Deus e aos

irmãos, atendendo ao chamado de Jesus: “Publicai de cima dos telhados” (cf. Mt.10,27b).

Comunicação na ParóquiaNa Paróquia Nossa Senhora do

Perpétuo Socorro, as primeiras ini-ciativas de comunicação datam do início de 2009, alguns meses após a sua criação. O convite para pensar a proposta de comunicação partiu do pároco à época, Pe. Renato, que pro-pôs a criação de um grupo. O primeiro fruto desse grupo foi este informativo (Panorama), que circulou pela primeira vez em abril de 2009.

Quatro anos depois, o veículo fir-ma-se como importante instrumento para integrar as três comunidades da paróquia, difundir a doutrina da Igreja e divulgar o trabalho das pastorais. O Panorama contribui para o trabalho de evangelização à medida que alimenta a ação pela fé. Pelo testemunho ou pelo relato das atividades realizadas, contribui para que mais pessoas sin-tam o verdadeiro sentido de colocar--se a serviço da Igreja e dos irmãos: a construção possível e desejada do Reino de Deus.

Há aproximadamente um ano, outro passo importante foi dado com a criação de uma página no Facebook

(www.facebook.com/nsperpetuoso-corro). “A ideia é ter uma interação mais dinâmica, já que muitos irmãos de nossa paróquia utilizam a rede social constantemente”, explica Pa-blo Vieira, responsável pelo trabalho de mediação na mídia digital. Além de acolher informações importantes da paróquia, a página no Face é um espaço no qual todos podem con-tribuir, enviando fotos de eventos e comentários.

Dessas iniciativas nasceu a Pasto-ral de Comunicação da Paróquia, que se depara com novos desafios. Um deles é organizar e manter um site que abrigue informações e serviços aos fiéis, que estimule o acesso aos canais disponíveis e aos que porventu-ra surjam, promovendo a unidade de comunicação entre eles. “Quem gosta de Internet e sabe trabalhar com fotos, texto jornalístico e tem conhecimentos em linguagem html pode contribuir bastante com nossos canais na inter-net”, convida Pablo Veira.

Angèle Murad

Page 8: Panorama 43 fev/mar 2013

santo do mês

São Joséo calendário litúrgico registra 19 de março dia dedicado a São José, esposo da Virgem Maria. Apesar da quaresma, a Igreja substitui a cor roxa pela branca, dada a importância desse grande santo para a igreja. Já há algum tempo, vem se estudando os escritos antigos com o intuito de descobrir mais sobre a pessoa mais enigmática da Sagrada Família: José, o pai adotivo de Jesus na terra.

LABORATÓRIO JOSÉ FURTADOANÁLISES CLÍNICAS

Rua Henrique Moscoso, 833 - s/ 105 - Ed. Nova York - Vila Velha - ESe-mail: [email protected]

3200-4114

UNIMED - SMS - CHOCOLATES GAROTO - SAMP - ASSEFAZ - MEDIAL SAÚDE CASSI (Banco do Brasil) - SAÚDE CAIXA (CEF) - ASSINANTES DE A GAZETA

LABORATÓRIOJOSÉ FURTADO

ANÁLISES CLÍNICASC O N V Ê N I O S:

anos39

Grupo de Oração – Matriz: Quartas-feiras 19h

José nasceu provavelmente em Belém, terra de Davi e seus descendentes, seu pai chamava-se Jacó e sua mãe, Raquel (cf. Mt 1, 16). Era carpinteiro por profissão e morava em Nazaré.

Foi em Nazaré que Jose conheceu e se casou com Maria, que à época da Anunciação era ainda sua noiva.

Maria, com a idade de 14 anos, foi dada em casamento a José, mas continuou a morar com a família em Nazaré da Galileia ainda por um ano, cumprindo o tempo determina-do pelos hebreus, período entre o casamento e a entrada da casa do esposo. Foi ali que recebeu o anúncio do anjo Gabriel. Como o anjo havia também anunciado a gravidez de sua prima Isabel, Maria foi visitá-la.

Voltando da Judeia, Maria colocou José diante de uma maternidade que ela não podia explicar. Muito inquieto José ficou angustiado e pensou até em deixar Maria e fugir secretamente (cf. Mt 1, 18) para que não fosse condenada em público, conforme previa a lei.

José estava para pôr em prática sua ideia, quando um anjo apareceu em sonho a fim de dissipar os seus temores e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas em casar com Maria, porque aquele que foi gerado nela vem do Espírito Santo (cf. Mt 1, 20). Assim todos os tormentos de José foram dissipados e ele antecipou a cerimônia da festa de ingresso na sua casa com sua esposa.

Ele tomou Maria e a levou para Belém e estava presen-te no nascimento de Jesus. Avisado de novo por um anjo das intenções do Rei Herodes, José levou Maria e Jesus para o Egito. Eles só voltaram a Nazaré quando outro anjo apareceu de novo a José, avisando da morte de Herodes.

José devotou sua vida a criar Jesus e estava cuidando de Maria e de Jesus, quando os Reis Magos chegaram.

Defendeu o bom nome da Virgem Maria e Jesus Deus o chamava de pai e queria ser conhecido como filho de José.

Ele levou Maria e Jesus para visitar o templo e apre-sentar o menino Jesus a Deus. E juntamente com Maria

ficou preocupado quando Jesus se perdeu no templo, aos 12 anos de idade.

A última menção feita a São José nas sagradas escri-turas é quando procura por Jesus no templo de Jerusalém. Os estudiosos das escrituras acreditam que ele já era idoso e morreu antes da Paixão de Jesus Cristo.

A veneração especial a São José começou na Igreja moderna, quando os escritos apócrifos passaram a relatar a sua história, espalhando-se no século XV. Em 1479 ele passou a integrar o Calendário Romano, que fixou 19 de março como data para a celebração de sua festa.

São Francisco de Assis e Santa Teresa Davila ajudaram a espalhar essa devoção e, em 1870, São José foi declarado patrono universal da Igreja pelo papa Pio IX. Em 1889, o papa Leão XIII o elevou a bem próximo da Virgem Maria e o papa Benedito XV o declarou patrono da justiça social.

Pio XII estabeleceu uma segunda festa para São José, a festa de “São José, o trabalhador” em 1º de maio. Nesse dia ele é considerado pelos devotos como padroeiro dos carpinteiros.

Leide Fassarela

8 - panorama

Page 9: Panorama 43 fev/mar 2013

panorama - 9panorama - 9Grupo de Oração – Santo Antônio: Segundas-feiras 19h

A profissão da fé – Introdução

Catequese

Ano dA Fé

“A fé é um modo de já possuir aquilo que se espera, é um meio de conhecer realidades que não se veem” (Hebreus 11, 1).

Vivemos o Ano da Fé; e ele já vai bem adiantado. Em 24 de novembro próximo se encerra e com ele esse período propício para reafirmarmos a nossa disposição de seguir Jesus. O querido papa emérito Bento XVI nos deixou esse legado e ao mesmo tempo uma tarefa, pois devemos reafirmar a exemplo dos santos apóstolos:

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Agora nós acre-ditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus” (João 6, 68-69).

Porque a aparência deste mundo é passageira (cf. I Coríntios 7, 31); tudo o que vemos é fugaz (cf. Eclesiastes 1, 14). Nossos dias aqui são limitados; as riquezas um dia se desfazem em pó e toda vaidade encontra seu fim. De certa forma, tudo que vemos e tocamos com nossos sentidos são tão duráveis como uma miragem no deserto. A diferença para quem tem fé é justamente não desesperar ao atravessar essa região árida:

“Felizes os que encontram em ti a sua força ao preparar sua peregrinação: quando atravessam vales áridos, eles os transformam em oásis, como se a primeira chuva os cobrisse de bênção (Salmo 84(83), 6-7).

A fé sempre será um mistério, pois pressupõe vivermos mergulhados em Alguém a quem não podemos ver, mas que é real: “Ele não está longe de cada um de nós, pois nele vivemos, nos mo-vemos e existimos”(Atos 17, 27-28).

Ninguém nunca viu a Deus (cf. I João 4,12), mas somente Ele permane-ce. Sendo invisível aos olhos do corpo, Deus se deixa antever com os olhos da fé. Revela-se, então, como presença invisível, porém real; silenciosa, mas atuante.

A fé parece escolher os que menos a merecem. Não precisam necessaria-mente ser membros de um povo em especial, nem tampouco muito ins-truídos e cultos. Como dom gratuito de Deus, a fé encontra seu “habitat” nos simples de coração: “Eu garanto a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele” (cf. Marcos 10, 15).

A fé é paradoxal, pois sendo di-nâmica e jovem, é sempre a mesma: “Embora seja única, ela tudo pode. Per-manece sempre a mesma, mas renova tudo, e, entrando nas almas santas, através das gerações, forma os amigos de Deus e os profetas” (Sabedoria 7, 27).

Como expressão de nosso rela-cionamento com Deus, a fé tem mui-tos matizes, mas uma só finalidade: o Amor. A fé é dada por Deus para fruti-ficar, como na parábola do semeador:

“Aqueles que receberam a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um” (cf. Marcos 4, 20).

Há quem diga que a fé é um salto no escuro, mas não é bem assim. Se Deus nos prometeu fazer de nós sua morada (cf. João 14,23), Ele só poderá significar luz para nossas vidas e não trevas. E sendo luz, traz conhecimen-to, que podemos compreender com a razão e a inteligência que Ele próprio nos deu.

Sabendo disso, A Santa Igreja quis nos dar um guia seguro do depósito de nossa fé ao preparar o Catecismo da Igreja Católica há 20 anos.

“O Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da re-descoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Cate-cismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica. Nele, de fato, sobressai a riqueza de doutrina que a Igreja acolheu, guardou e ofereceu du-rante os seus dois mil anos de história” (Carta Apostólica Porta Fidei, N.º 11).

É o que pretendemos fazer durante os próximos números do nosso Infor-mativo. Vamos, como um mestre da lei que se converte, redescobrir juntos coisas novas e velhas (cf. Mateus 13,52).

Mauro Ottoboni

Iniciamos os encontros da catequese, com a apresentação do Time de Jesus. Venha fazer parte desse time. Vamos jogar com soli-dariedade, fazer gols de partilha, pontos de amor e perdão, apren-dendo como construir o Reino de amor e paz anunciado por Jesus.

Não se esqueça que no nosso time sempre haverá lugar para todos. Contamos com vocês, crianças, pais, avós, tios para compor nossa equipe. Se você gosta de ler, cantar, tocar ou fazer teatros, procure uma catequista e entre no nosso time.

Se você for pequenino(a), venha para pré-catequese e aprenda a conhecer nosso melhor amigo, Jesus.

Nossa celebração com crianças já tem mais de 30 anos e muitos catequizandos daquele tempo cresceram e hoje trazem seus filhos. Como é bonita a perseverança de nossas famílias!

Page 10: Panorama 43 fev/mar 2013

equipe

Missa da Saúde – Santo Antônio: 3ª Sexta-feira do mês 16h

“Precisamos evangelizar os nossos jovens hoje, para que não se puna o adulto amanhã”.

Os nossos jovens se fazem mais presentes na nossa igreja, atuando nas missas e equipes. Desen-volvem vários projetos, como o Em Foco, o Encontro de Jovens com Cristo (EJC), que acontece uma vez por ano, no Projeto Santa Clara, com um simples objetivo: evangelizar mais jovens. O EJC é para alguém que se arriscou, abandonou-se, entregou-se a Cristo.

Queremos que esses jovens deixem a vida ser transformada, curada e alimentada por Aquele que transformou a água em vinho, curou e alimentou multidão e, acima de tudo, ensinou e viveu o perdão, a paciência e a oração: Jesus, o caminho, a verdade e a vida.

Teremos a honra de sediar no País a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, com o tema “Ide

Pela segunda vez consecutiva, em 21 anos, a CNBB repete o tema Juven-tude na Campanha da Fraternidade. O objetivo geral da CF 2013 é “acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”.

Nosso desafio é realizar essa acolhida no contexto de mudança de época. Como desempenhar essa tarefa se poucos percebem o que é mudança de época? É certo que em todas as épocas há mudanças, todas as novas gerações trouxeram algumas delas nas últimas décadas, porém a

e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28, 19). O evento acontecerá no Rio de Janeiro dias 22 e 28 de julho.

A expectativa para a JMJ é grande em nossa paróquia e nossos jovens já estão organizando uma caravana com destino ao Rio. Para mais informações sobre a viagem, entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (27) 9234-3517 e falar com Carla.

Importante também é lembrar aos jovens sobre a Semana Missionária (18 a 21/07/2013), que antecede a Jornada Mundial da Juventude e faz parte da cha-mada “Pré-Jornada”. Nesse período, os jovens vindos de outros países terão a possibilidade de passar um tempo de convivência conosco, jovens brasileiros, em preparação à JMJ.

Carla Gabrielle Nunes

Jovens em ação

Campanha da Fraternidade2013: Eis-me aqui, Senhor

mudança na qual estamos imersos é bem mais intensa, como mostra o Manual da CNBB para a CF de 2013, nas páginas 12 e 13.

Para refletir o tema, três jovens foram convidados para apresentar um painel sobre a Campanha da Frater-nidade 2013, em evento realizado no Centro Pastoral, no último dia 6 de mar-ço. Participaram Vinicius, da Pastoral Universitária; Camila, do Observatório Capixaba da Juventude; e Jorge Abrahão, do Grupo de Jovens de Santo Antô-nio. Eles discorreram sobre diversas situações que afetam nossos jovens, como a violência, a falta de políticas públicas para a juventude, os refle-xos da crise econômica mundial e o preconceito que discrimina os jovens.

Nos debates ficou evidente a ne-cessidade de empoderamento dos jovens, para que possam construir seus caminhos em todos os setores políticos e sociais, fato que demanda organização dos grupos e apoio de assessores especializados. Tratou-se também do lugar que o jovem ocupa na Igreja. Ele deve ser protagonista, ser convidado a opinar, ajudar a decidir, e não simplesmente cumprir tarefas.

É nossa tarefa transmitir expe-riências, acompanhar e apoiar os jovem em sua descoberta, mas temos muito o que aprender com eles. Para admitir seu protagonismo, precisamos de conversão.

Maria José Oliveira Lima Roque (Equipe Catequese – Grupo Fraternidade e Vida no Planeta)

10 - panorama

Page 11: Panorama 43 fev/mar 2013

panorama - 11panorama - 11

espaço do pároco

Novo horário: Missa com novena na Matriz 19h30

Acredito no mal em Santo Tomás de Aquino

Entrevista com Pe. Pedro Camilo

O mal em Tomás de Aquino não é um conceito ontológico, ou seja, “o mal não é um ser, uma coisa”. Pode-mos dizer que o mal é uma condição, isto é, uma falta, uma privação, um limite.

Em termos metafísicos o mal se caracteriza em termos de graus infe-riores de bondade. Existem realidades mais ou menos boas, a carência de bem, a falta, é exatamente um mal.

Tomás de Aquino toma uma refle-xão de Santo Agostinho, que diz que “o mal não é uma substância, porque se fosse uma substância seria bem”. “Tudo aquilo que é, na medida em que é, é um bem; o mal para Agostinho

não representa nenhuma natureza ; significa a privação do bem”.

O mal em Agostinho e em Tomás de Aquino é “privatio boni”, ou seja, “privação do bem”. O mal em si não existe; o que existe são graus inferiores ou maiores de bem. Essa graduação não contradiz a realidade da Providen-cia Divina. Diz Santo Tomás de Aquino: “Nada vincula a Providencia de Deus a conceder a um ente particular tanta bondade quanta a todo universo, ou a dar a uma coisa situada em um grau inferior a perfeição própria de um grau superior”. “O mal, de fato, não pertence à perfeição do Universo, mas faz parte dele enquanto a ordem natural é contingente e complexa“.

Escreve Santo Tomás: “Deus e a

natureza, assim como qualquer causa agente, fazem o melhor no conjunto, não o melhor em toda parte, mas em ordem ao todo (...) E é melhor e mais perfeito que em toda a univer-salidade das criaturas sejam contidos alguns entes que possam declinar do bem, e que, por isto, às vezes o façam. Isto, Deus não o impede, porque não é próprio da Providencia destruir a natureza, mas sim conservá-la”.

Se pudermos olhar de forma ele-vada, o mal se enquadra na Ordem, mesmo que somente “per accidens”, ou seja por um acidente. É uma verda-de que o mal diretamente gera somen-te o mal. No entanto, indiretamente pode contribuir para um bem. Um exemplo é o Japão. O país somente chegou ao que é , tecnologicamen-te falando, salvando vidas diante de terremotos, a partir do mal que se apresentou, que são os terremotos. Os eventos difíceis e dolorosos (“mal”) podem ser causa de melhoramento moral na vida de uma pessoa.

Vemos como Tomás de Aquino mostra eficazmente a relação entre o mal particular e o bem universal: “Um universo no qual não existisse nenhum mal não conteria tanta bon-dade como este universo, porque não existiriam nele tantas naturezas boas como nele, no qual existem algumas naturezas boas às quais não adere o mal, e outras às quais adere. E é me-lhor que existam ambas as criaturas, antes que uma só delas”.

Deus os abençoe.

Pe. Pedro Camilo

O mal existe. Mas o que é o mal? Dessa pergunta podem nascer muitas respostas, oriundas ou não do senso comum. Mas, em todos os níveis de consciência, será constatada uma noção do mal. O mal é uma dimensão da ordem natural e muito diverso. O mal pode ser casual ou não casual.

PanOraMa: Quem é Pedro Cami-lo? Homem e sacerdote?R: Sou uma pessoa que estou me construindo em todos os aspectos de minha existência diariamente.

PanOraMa: O que o senhor define como a sua missão?R: Defino como estar atento aos sinais dos tempos que faz ecoar a voz de Deus sobre o meu verdadeiro existir.

PanOraMa: O que o senhor faz com o que escuta?R: Reflito.

PanOraMa: O que o motiva a se-guir nessa missão de evangelizar?R: Meu contato pessoal com meu Mestre e Senhor Jesus Cristo.

PanOraMa: Qual o papel da fé no mundo atual?R: A fé é a força motriz de ações de solidariedade e de se reinventar com os novos desafios.

PanOraMa: Padre, que benefícios recebemos ao assistir à Santa Missa?R: A Eucaristia é fonte de toda ação do cristão católico.

Page 12: Panorama 43 fev/mar 2013

A infância de Jesus

CiRCuNCiSãO

De acordo com a lei judaica, os meninos deveriam submeter-se à circuncisão aos oito dias de nascimento, cerimônia figurativa do Batismo. Na oportunidade recebiam um nome.

Obediente à lei, Jesus - o Senhor, acima de toda a lei - foi, tam-bém, como qualquer judeu, circuncidado, pois Ele veio para ensinar e, por isso, em tudo, nos deu exemplo.

Toda a sua vida é uma lição de amor. Ao ser circuncidado - obe-diente à lei judaica - derramou uma gota de sangue. No fim de sua vida - obediente até a morte - até à última gota, derramou todo o Seu sangue, por causa de nosso orgulho e de nosso desamor.

O nOME DE JESuS

Na hora da circuncisão, “foi-lhe posto o nome de Jesus, como o havia chamado o anjo, antes de ser concebi-do”. Jesus quer dizer Salvador. Por isso escreveu São Paulo: “Que ao nome de Jesus todo o joelho se dobre no céu, na terra e no inferno” (cf. Fl 2, 10).

Antes, já escrevera o salmista: “Eu vos louvarei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o vosso nome eternamente, porque vós, Senhor, sois suave e manso e de muita misericórdia para todos os que vos invocam” (cf. Sl 85, 12 e 5).

PurIfIcaçãO DE MarIa E aPrESEntaçãO DE JESuS nO tEMPlO

Segundo as rígidas leis judaicas, a mãe deveria apresentar-se ao Templo, para a cerimônia de purificação. Então seguiram para Jerusalém para se apresentarem ao Senhor. Também, nessa ocasião, em que os pais deveriam oferecer para o sacrifício “um par de rolas ou dois pombinhos”, o primogênito era con-sagrado a Deus. É, ainda, nessa oportunidade, que se dá o episódio com o velho Si-meão. Fora-lhe revelado (pelo Espírito Santo) que não morreria sem ver, antes, o Salvador. Por inspiração divina, foi ao Templo. E, por inspiração divina, reconheceu no Menino Aquele por quem esperava. Tomando-O, então, nos braços, exclamou: “Agora, sim, Senhor, podeis deixar morrer em paz o vosso servo, conforme dissestes, porque já viram os meus olhos o Salvador que prometestes enviar-nos” (cf. Lc 2, 29).

Matança DOS InOcEntES

É relatada por São Mateus, no ca-pítulo 2. Pelos Magos, Herodes soube que nascera o “Rei dos Judeus”. Pediu--lhes, então, que lhe ensinassem o lugar onde se encontrava o Menino, “para, também, adorá-lo”. Avisados por um anjo, os bons reis, “por outro caminho, voltaram para a sua região” (cf. Mt 2, 1-12).

Herodes pedira-lhes que voltas-sem para informá-lo quando tivessem encontrado o menino, mas eles não fizeram isso. Herodes tomou-se de fúria e, com medo desse novo rei dos judeus, mandou que fossem mortos todos os meninos de Belém que tivessem dois anos de idade ou menos.

Como tantos ainda hoje, Herodes não entendia que “o reino de Deus não é deste mundo”. E, temendo a concor-rência, mandou matar os inocentes.

A festa aos Santos Inocentes acon-tece desde o século IV. O culto foi con-firmado pelo papa Pio V, agora Santo, para marcar o cumprimento de uma das mais antigas profecias, revelada pelo profeta Jeremias: a de que “Raquel choraria a morte de seus filhos” quando o Messias chegasse. Esses pequeninos inocentes de tenra idade, de alma pura, escreveram a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e merece-ram a glória eterna segundo a promessa de Jesus. A Igreja preferiu indicar a festa dos Santos Inocentes para o dia 28 de dezembro por ser uma data próxima à Natividade de Jesus, uma vez que tudo aconteceu após visita dos reis magos. A escolha foi proposital, para que os santinhos inocentes alegrassem com sua presença a manjedoura do Menino Jesus.

Jesus é, também, o Cristo, o Ungi-do, o Sacerdote, a Vítima e o Salvador. Salvador será sempre o Seu nome. E a cruz, o seu símbolo mais perfeito. Mas o peixe também O simboliza.

Na Igreja primitiva, o título com-pleto de Jesus, em grego, era Jesus Cristo Deus Filho Salvador, cujas ini-ciais (em grego) formam a palavra peixe. Por esse motivo, no ano 200, referindo-se ao Batismo, Tertuliano escreveu: “Nós (os cristãos), a exemplo de nosso Jesus Cristo, nascemos na água, como pequenos peixes”.

Novo horário: Missa da 1ª sexta-feira do mês na Matriz 8h12 - panorama

liturgia

12 - panorama

Page 13: Panorama 43 fev/mar 2013

panorama - 13

FugA PARA O EgitO

Prosseguindo a leitura do livro de Mateus, mais adiante o evangelista informa que José, avisado em sonhos a respeito de um plano de Herodes para matar Jesus, foge com Maria e o menino para o Egito.

O momento em que a fa-mília de Jesus foge para o Egito também não é suficientemen-te preciso na Bíblia. O fato de Herodes ter mandado matar todas as crianças de Belém do sexo masculino e menores de dois anos pode significar que, depois do nascimento de Jesus na manjedoura, José ainda teria permanecido por algum tem-po na cidade, esperando que o menino estivesse em condições

Vejamos o Evangelho de São Lu-cas (cf. Lc 2, 42-51) : Aos 12 anos, no Templo de Jerusalém, o Menino Jesus confunde os doutores da lei que o ouviam “pasmados de sua sabedoria e das suas respostas”. E, à mãe aflita que o procurava, Ele responde que era preciso cuidar das coisas de Seu Pai. Em Sua missão divina, cumpria a vontade do Pai Eterno.

O jovem Jesus, então com 12 anos, acompanha Maria e José a Je-rusalém numa peregrinação, segundo o costume da festa, ou seja, a Páscoa judaica. No dia de voltar, ficou em Jerusalém e seus pais, acreditando que ele estivesse à frente com pa-

para suportar uma viagem de volta à Galiléia.

Igualmente, não se sabe ao certo por quanto tempo a família de Jesus teria morado no Egito. Sabe-se apenas que Jesus permaneceu no Egito até a morte de Herodes, quando então José, após ser avisado por um anjo em seus sonhos, retorna para a cidade de Nazaré, para se cumprir o que proferira o Senhor pelo profeta, dizendo: “Do Egito chamei meu Filho”. “Retirou-se para as partes da Galileia. Vindo para ai, habitou na cidade que se chama Nazaré, para mais uma vez, cumprir-se o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno” (cf. Mt 2, 14 e 23).

rentes, iniciaram a viagem de volta para Nazaré. Notando o erro, eles voltaram para Jerusalém, encontran-do Jesus três dias depois. Ele foi en-contrado no Templo, discutindo com os anciãos, que estavam admirados com sua sabedoria e inteligência, especialmente por sua pouca idade. Quando foi finalmente repreendido por Maria, Jesus respondeu “Por que me procuravam? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?” (cf. Lc 2, 49).

Depois, voltou para casa com Maria e José. E lhes era submisso. Ele crescia em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. Jesus

crescia realmente quanto ao corpo e ao espírito, pela ciência adquirida. Mas só aparentemente crescia na graça, cuja plenitude, já possuída, manifestava-se progressivamente.

Fazendo-se criança, Jesus quis percorrer todas as etapas da vida humana. Por isso, como um menino, crescia em sabedoria e graça. E, como um menino, era submisso a seus pais.

Depois desses fatos, até a idade de 30 anos, nada mais se conhece a respeito de Jesus. Modestamente, obscuramente, até essa idade, Ele viveu em família, santificando a vida em comum, dignificando as tarefas mais simples.

O MEnInO JESuS nO tEMPlO

JPauloFontes pesquisadas: Bíblia Ave Maria e artigos religiososContinua na próxima edição: O MiNistériO de Jesus.

Celebração da Palavra – Matriz: Quartas-feiras 7h

VILA VELHA: .......(27) 3340-1400 ......... (Praia da Costa)CARIACICA: ........(27) 3386-3260 ......... (Campo Grande)CARIACICA: ........(27) 3346-2000 ......... (Hospital Meridional)

Dra. Patrícia GasparDERMATOLOGIA

CRM 5845/ES - Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

panorama - 13

ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADEContratos Sociais, Registro de Firmas,

Declarações, Imposto de Renda,Serviços Contábeis em Geral

Rua Henrique Moscoso, 1019 - S/615 - Ed. Centro daVila Shopping - Centro - CEP: 29100-907 - Vila Velha - ES

Tel.: (27) 3229-8616 / 3229-7792Fax: (27) 3229-8157

Flávia Brugnara eLucimar Maria Brugnara

Page 14: Panorama 43 fev/mar 2013

14 - panorama

Eleito como Papa Cardeal Jorge Mario Bergoglio SJ - Papa Francisco, argentino de Buenos Aires, religioso da Companhia de Jesus .

Nascido em 17/12/1936 , Primei-ro Papa Sul Americano, caracteriza--se pela humildade , simplicidade e serviço.

igreja hoje

O papa renunciou.E nós somos testemunhasdiante do acontecimento, podemos seguir pelo caminho da negação ou da mera aceitação.

Ah, sim, o papa renunciou: um acontecimento inusitado, inesperado, surpreendente. Sim, aconteceu ... e somos testemunhas. Diante dele pode-mos seguir pelo caminho da negação, como se ele não nos dissesse respeito, ou pelo da mera aceitação, com resig-nações de descomprometimento com o que se vai pela vida e pelo mundo afora. Também não optaremos por fáceis avaliações binárias, ser contra ou a favor. Podemos até transitar por estes pontos, mas antes o que se nos apresenta é a possibilidade de afirmar o acontecimento.

Sim, sou chamado à afirmação do acontecimento. E afirmá-lo é dese-

jar algo nele, algo que ainda não sei, que não senti, que não experimentei. Talvez algo que me faça outro, que me faça ainda mais ético, estético, humano. Há algo que está nele, que não é da ordem cronológica, mas que pode ser da ordem Kairológica.

A própria palavra acontecimento - que vem de “contigere” e de “tangere” - diz de algo que resulta de, que me toca, que me afeta. Não existo sem os acontecimentos. As coisas existem e os acontecimentos insistem. Não me deixam quieto, me pedem ações, me impelem a ações, me temperam de cicatrizes e poesias.

Eles me atualizam. Sem eles fico estagnado, corrompido pelo tempo cronos, impedido de eternidades. O acontecimento me atualiza num agora de responsabilidades, de respostas que posso ser e descobrir com aqueles que comigo se indagam sobre a exis-tência, as dores, as lutas, o mundo.

Impossível se dar com acontecimen-tos sem exigir de si, eticamente, a dignidade de estar nele, como diria Gilles Deleuze.

Estou no mundo, sou daqui, tenho vida aqui. Ou seja, atravessado de mundo sou remetido, indiscutivelmen-te , à análise. E o acontecimento é o que vai, salutarmente, me por nesse processo. E este pôr-se em análise não é uma atitude reflexiva apenas, ou contemplativa, ou meramente uma atitude pessoal.

Este pôr-se em análise nos pos-sibilita seguir pelos passos do pensa-mento de outro modo. Se sigo com a marcha de um soldado não posso negar que os pés são capazes de inven-tar muitos passos de dança. E é bom que se diga, importa que se inventem danças como diferentes coreografias do pensamento.

Fonte: dauri Batisti – é padre e psicólogo texto publicado no jornal A Gazeta

Em tempo: HABEMUS PAPAM - FRANCISCUM

Recomendamos: Sites católicosA internet é uma grande fonte de pesquisa. Vamos nos abastecer da Palavra de Deus utilizando esse instrumento de forma segura para nos formar e informar. Vejam alguns sites católicos:http://pt.radiovaticana.va/ – Rádio Vaticano (A voz do Papa e da Igreja em diálogo com o mundo)http://www.cnbb.org.br/site/ – Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB)http://www.celam.org/ – Conselho Episcopal Latino Americanohttp://www.vatican.va/ – A Santa Séhttp://www.aves.org.br/ – Arquidiocese de Vitóriahttp://www.portalcatolico.org.br/ – Portal Católico (A realidade da evangelização pela internet)http://www.catolico.org.br/ – “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” http://www.salverainha.com.br/ – “Sobre Maria nunca se falará o bastante”http://www.rio2013.com/pt – Jornada Mundial da Juventudehttp://www.facebook.com/nsperpetuosocorro – Facebook para acompanhar os acontecimentos em nossa Paróquia.

Clique aqui.Siga a Paróquia no facebook.

Seminário de Vida no Espírito Santo

Com início em 19 de março de 2013, terá duração de nove terças-feiras, na Matriz, das 19h30 às 21 horas. Venha com o coração e a mente abertos, e o milagre acontecerá.

Celebração da Palavra – Santa Luzia: Quartas-feiras 19h30

Page 15: Panorama 43 fev/mar 2013

panorama - 15

cOMunIDaDESANtA LuziA

cOMunIDaDESANtA LuziA

cOMunIDaDEPERPétuO SOCORRO

cOMunIDaDEPERPétuO SOCORRO

cOMunIDaDEPERPétuO SOCORRO

cOMunIDaDESANtO ANtôNiO

cOMunIDaDESANtO ANtôNiO

dizimistasaniversariantes do mês

de fevereiro e março02. Maria candida ramos Donatelli03. Denise Maria Pereira11. Elizabeth de assis Puppim14. Ângelo Villaschi15. cleto Edsel leanque Miranda15. nilza follador chiappane19. célia candida da rocha20. Graciana Maria Magnago21. lorrayne Serafim Moro23. Solange Maria Batista de Souza25. carolina Zucolotto Pereira25. fabrício Pereira e Sales

08. Hercília Bringhenti corrêa costa08. Gladiston José franco15. José renato Gomes Vieira18. Marcos José Varejão fassarella19. Ositha Josepha Vandekoken abreu19. Eunice de Jesus natal21. cleide S. Schneider22. carla renata natali Machado25. Maria alba Martinelli26. rosangela cristina Moreira29. Vanja Maria M. rosa30. Juracy ribeiro da Vitória

03. creusa chamon04. leopoldina amelia Barth04. andréa Peron aguiar e Sales04. Ângela Maria Vellozo taddei06. Selma Maria nonato de Souza teixeira06. Daniele arrivabene06. ana cláudia aquino Santos Pella08. rosângela rodrigues08. Miranda corona loss09. Mauro arpini09. rafael cotelho de aguiar10. ana lúcia Silva coutinho Pin10. Maria amâncio da Silva11. Maria de fátima Oliveira costa11. Maria auxiliadora Gomes rangel11. luiz fantin12. José augusto Gusmão andrade13. Hedio Miranda de freitas13. antônio rodrigues costa13. Emerson José Mayer13. camila Damiani de Matos14. flávia de Souza Marchezini14. andréa Souto coutinho15. Sinaura Valadares Pessoa17. José roberto da Silveira17. Evandi américo comarella20. Izabel curry Evangelista20. Denise líbia Broseghini Kunsch21. Denise Barbosa Gomes21. Mariana Klein antoniazi22. Margarete Grazziotti Paula22. Ednalvo Marconi da cruz Severino24. Silvia aparecida Gomes da Silva25. Marília castello rosetti27. Mirian de Souza nunes28. roberta Gonçalves frizzera Barbosa28. rafaela Gonçalves frizzera Barbosa28. Mary reche Marcondes

01. Bruna Matedi Barreira Moysés01. Giovana Seabra ramalho01. antônio Zanelato coutinho02. Júlio cezar Portes04. arlê de fátima Gozzer04. Vitor cesar noronha04. Zilma Buthe casagrande04. Moiseta Vasco de freitas05. carlos Paulo Moreira coelho06. nilta Pimenta08. Margareth lira Douza08. Ilson Poton Subtil09. Salvatore cannarella11. riberto Barros araújo11. Paula Gomes da Silva Possatti11. alessandro Mateddi13. Kariny Baldan Dal col follador13. Judith Passamai frança14. Vera rodrigues lopes15. cinara regina Damiani de Matos16. Sybéria Dalcol ferreira18. agatha cannarella19. Maria José tristão de freitas19. cecilia Zanoli avance20. francisco Eugênio Dalcol Pereira23. nelson rodrigues Siqueira23. fernando da Silva23. laila cysne Barreto25. lucia Barcelo de freitas coutinho25. ademir ramaldes25. Vitor fernandes anholete25. Bernaqdete Santos S. Pinto de almeida26. tatiana Maria Oliveira da costa27. Ivan José Vinco Pessin29. Hilaria tomas tesch29. nilton Oliveira frança31. Pásqua casotti Petronetto

01. antonieta colobetti ananias01. Vitor Pina crespo01. rosa da Silva01. alessandro costa Silva02. Júlia leal avance02. Joaquim francisco Intra03. luciana Barbosa Oliveira03. Silvia de Martins regatieri04. Edson Vilela Medeiros05. Marlene Silva Oliveira nunes05. anderson de araújo fanzeres Júnior06. alexandre Barcelos carvalho06. Humberto Pena Vieira07. alberto antônio nunes08. rafael Piovesan Brunelli08. Maria natalícia dos Santos08. tiago Piovesan Brunelli10. Maria de lourdes freitas Guaitolini10. Giulliana Velasque Jesus de Oliveira11. Glória aparecida fernandes tessinare12. Helena catabriga camargo12. carla caon12. Ivaldiney da Penha Moura Piancó12. João Osvaldo fassarela12. Paulo Sampaio Viegas12. Emelini Stancini Sperandio12. amanda alves loss13. Sandro Silveira fernandes14. ana Maria Barbosa da Silva frasson14. José Guedes de Moraes14. Magna das Dores Zonta Matos15. Maria Dalva carminati amarante15. Sônia regina Gonçalvez Valfre16. Iara nascimento Viana Dias

02. terezinha Eliana Pacífico de Oliveira Martins03. Gilson carvalho Machado03. Juliana falqueto ferreira03. Décio nora ribeiro04. tiago Gular04. telma Martins Boudon04. theresinha norbim Sanches torres05. Saudemia Perim ambrozini05. telma amorim05. rosimery Morelato Vicentini05. Maria auxiliadora neves05. Julia cristina Pinto ferreira06. Marcia Meleipe Souza torres06. José carlos Dias08. rosilene aparecida t. Morelatti08. ronaldo amaral08. luciene Bermond fadini08. teresinha Balarini Queiroz08. regina célia ferreira Gomes09. Jaqueline cardoso Oliveira09. alfredo romero rodrigues de Vasconcelos09. rosa Irani nicoli Mansur11. Giulliana Moreira cabral Dias11. Zilma leal Da cruz12. thays Bianchi r. remosto12. Átila Maria de Souza Santos12. cintia Xavier Pereira Guerra12. Dalmo Pinto falcão13. ana carla Moreira Melo13. Mariana alves de lima Monjardim13. artelino carletti14. Gecimara Bandeira Marianelli14. Geni Bernabé14. João filipe campos Dell´Orto lyrio14. allan ferreira Bernardo14. cristina coelho Miranda15. nilton Sampaio15. Sônia Simpriciano cabrini15. Idomar taufner16. adriana rodrigues cunha16. flávia Gavi antunes17. Miguel luiz Henz17. Danuza de carvalho Barbirato17. renata tinoco18. Bruno Pizone Vaz18. Valéria rocha Dias lopes19. João Batista de castro fraga19. José carlos Batista19. José carlos Pin19. Maria aparecida Baraldi Oliveira19. alair nunes Barcelos19. Bruna Moreira Queiroz20. Helena cruz tamiasso20. adelson níquel cosmo20. anderson de araújo fanzeres20. aurélio cordeiro20. felipe Martins de Souza21. cláudia lúcia lamêgo Khouri21. neuza Maria Pôncio22. tatiana aparecida Magacho22. Pedro Henrique calhau teixiera22. Danielle cabrini24. amaline reche Marconi Gusman24. Joaquim Gomes Sobrinho25. Joanne Mendes Pereira25. Elizabeth furtado dos Santos27. Hercílio figueiredo27. tânia regina Intra27. roberto José favalessa27. admilses antônio Machado28. florisbela Inocência do carmo avelar28. antônio Manoel tavares dos reis29. antônio carlos Schwab29. ricardo tosi Oliveira29. ana Maria Bezerra Brasileiro29. luciana Schwan Justo30. Daniela Pasquim Zache30. amiré tauil31. alda Pinheiro ressureição31. carlos alberto Esteves nery31. Vera lúcia Monjardim de Paulma lima31. Imelde falqueto ferreira

F E V E R E I R O

M A R Ç O

F E V E R E I R O

M A R Ç O

F E V E R E I R O

M A R Ç O

F E V E R E I R O

16. Vitor Barbosa de Oliveira16. raimundo camilo da Silva Júnior18. Pedro da cunha Garcia18. Maria cristina Medeiros20. Helena das Graças costa21. rosa Ângela falqueto Giori21. flávia Brugnara Soares21. rodrigo freire Honorato22. cristina Brunoro22. thereza da costa nascimento22. Estelina Guedes teixeira23. Joselina alvina Barth23. Viviane coser Boynard23. Marilza Santos da Silva24. Valdyra Maria Bissoli roris24. lilia Maria Mameri El aouar25. Maria Perin cássaro25. conceição cristina Santos roncato da Silva27. Paola Porto câmara de freitas27. Jaider Barbosa ferraz28. Hélio Dias carneiro filho28. Vera lúcia tonetto Gonçalves28. natália Pimentel de almeida28. astrid rangel lisboa28. lauro fassarella

Novos dizimistas, é possível que a lista não

tenha sido atualizada a tempo para esta

edição, mas sintam-se carinhosamente

parabenizados também!

panorama - 15Missa com Bênção dos Pães – Santo Antônio: Terças-feiras 19h

Page 16: Panorama 43 fev/mar 2013