ed. 16 - mar/2009

4
Órgão de divulgação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso Ano IV - Nº 16 Cuiabá - Março/2009 FILIADO À e CONDSEF Começa Campanha Salarial de 2009 inte representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT) irão a Brasília nos próximos dias junto entidades filiadas à Condsef, para par- ticiparem da Campanha Salarial de 2009, que desse vez tem uma proposta diferente de unificar a luta dos servidores dos três pode- res: Executivo, Legislativo e Judiciário. (Página 3) Sindsep-MT cobra fim de imposto sindical O Sindicato dos Servidores Públicos Fede- rais de Mato Grosso (Sindsep-MT), junto com a Central Única dos Trabalhadores e a Confedera- ção dos Trabalhadores no Serviço Público Fede- ral (Condsef), entrará com mandato de seguran- ça contra o Ministério do Trabalho caso descon- te em março o imposto sindical compulsório dos trabalhadores da União. (Página 2) Casai de Cuiabá recebe presidente do sindicato Servidores da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá receberam na manhã de quinta-feira (5 de março) o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso, Carlos Alberto de Almeida. (Página 2) Mais cursos no Sindsep-MT (Página 2) Emoção marca evento de servidores no Sindsep-MT Muita emoção marcou o encontro do Sindicato dos Servi- dores Públicos Fede- rais de Mato Grosso (Sindsep-MT) no mês de fevereiro. Foram quatro dias de ativi- dades. Começou na quinta-feira (12), com a reunião da di- retoria e terminou no domingo (15) com a conclusão do Curso de Oratória ministra- do pelo professor da Uerj, Helder Molina, da CUT do Rio de Ja- neiro. (Página 4) Deputado Valtenir participa de encontro do Sindsep-MT “Forças de esquerda precisam estar unidas para somarem e garantirem seu espaço. Vim me colocar à disposição dos trabalhadores de um modo em ge- ral, já que estamos vivendo hoje uma crise na exis- tência do capitalismo e os trabalhadores não podem pagar por isso”, disse o deputado Valtenir Pereira durante a abertura do encontro do Sindicato dos Ser- vidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sind- sep-MT) na sede do Sintep. (Página 4) Jornal Sind.pmd 7/3/2009, 08:28 1

Upload: sindsep-mt

Post on 07-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Órgão de divulgação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Mato Grosso

TRANSCRIPT

Page 1: Ed. 16 - Mar/2009

Órgão de divulgação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso

Ano IV - Nº 16Cuiabá - Março/2009

FILIADO À

e CONDSEF

Começa Campanha Salarial de 2009inte representantes do Sindicatodos Servidores Públicos Federaisde Mato Grosso (Sindsep-MT)irão a Brasília nos próximos dias

junto entidades filiadas à Condsef, para par-ticiparem da Campanha Salarial de 2009, quedesse vez tem uma proposta diferente deunificar a luta dos servidores dos três pode-res: Executivo, Legislativo e Judiciário.

(Página 3)

Sindsep-MT cobra fimde imposto sindical

O Sindicato dos Servidores Públicos Fede-rais de Mato Grosso (Sindsep-MT), junto com aCentral Única dos Trabalhadores e a Confedera-ção dos Trabalhadores no Serviço Público Fede-ral (Condsef), entrará com mandato de seguran-ça contra o Ministério do Trabalho caso descon-te em março o imposto sindical compulsório dostrabalhadores da União. (Página 2)

Casai de Cuiabá recebepresidente do sindicato

Servidores da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Cuiabá receberam na manhã dequinta-feira (5 de março) o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais

de Mato Grosso, Carlos Alberto de Almeida. (Página 2)

Mais cursos no Sindsep-MT(Página 2)

Emoção marca evento deservidores no Sindsep-MT

Muita emoçãomarcou o encontro doSindicato dos Servi-dores Públicos Fede-rais de Mato Grosso(Sindsep-MT) no mêsde fevereiro. Foramquatro dias de ativi-dades. Começou naquinta-feira (12),com a reunião da di-retoria e terminou nodomingo (15) com aconclusão do Cursode Oratória ministra-do pelo professor daUerj, Helder Molina,da CUT do Rio de Ja-neiro. (Página 4)

Deputado Valtenirparticipa de encontro

do Sindsep-MT

“Forças de esquerda precisam estar unidas parasomarem e garantirem seu espaço. Vim me colocarà disposição dos trabalhadores de um modo em ge-ral, já que estamos vivendo hoje uma crise na exis-tência do capitalismo e os trabalhadores não podempagar por isso”, disse o deputado Valtenir Pereiradurante a abertura do encontro do Sindicato dos Ser-vidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sind-sep-MT) na sede do Sintep. (Página 4)

Jornal Sind.pmd 7/3/2009, 08:281

Page 2: Ed. 16 - Mar/2009

O COMPROMISSO Ano IV - N º 16 - Março/2009 - 2

E X P E D I E N T EBoletim Informativo do SINDSEP-MT

Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato GrossoRua Dr. Carlos Borralho, nº 82, bairro Poção. CEP: 78 015-630, Cuiabá/MT

Telefones: (65) 3023 6617 / 3023 9338 - e-mail: [email protected] Responsável: Thaís Raeli – DRT 26 645/RJ

Tel.: (65) 8126-0123 E-mail: [email protected]ção/Edição de Arte: Mario Pulcherio Filho - 9214-8099

DIRETORIA EXECUTIVA: CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA (PRESIDENTE), ROOSEVEL MOTTA (VICE – PRESIDENTE), DAMASIO DESOUZA PEREIRA (1º SECRETÁRIO), LUIZ MAURO EVANGELISTA (2º SECRETÁRIO), EDSON LUIZ DOS SANTOS (1º TESOUREIRO) ,IDIO NEMÉSIO DE BARROS NETO (2º TESOUREIRO), ADERBAL CASTRO QUEIROZ (1º SEC. ADM), ADELINO FERREIRA CAMPOS(2º SEC. ADM), MAURÍCIO ALVES RATTACASO JÚNIOR (1º SEC. FORM. SIND), IRACY OLIVEIRA FERREIRA (2º SEC. FORM. SIND),JAMIL OURIVES JÚNIOR (1º SEC. JURÍDICO), AMÉLIA ALVES SANTANA (2º SEC. JURÍDICO), IDEVALDO BERNARDES DE OLIVEIRA(1º SEC. INTERIOR), ADELIO DA SILVA JÚNIOR (2º SEC. INTERIOR), MARINÉZIO SOARES DE MAGALHÃES (1º SEC. IMPRENSA),ELIETE DOMINGOS DA COSTA (2º SEC. IMPRENSA), IZAEL SANTANA DA SILVA (1º SEC. APÓS. E PENS), ENILDO GOMES (2º SEC.APÓS. E PENS.), EDIVAN DA SILVA CAMPOS (1º SEC. ANIST. E DEMIT.), MANOEL ARNALDO DAS CHAGAS (2º SEC. ANIST. E DEMIT.),ROSINA DE ALMEIDA PAIVA (1º SEC. CULTURA), PATRÍCIO FERREIRA ORTIZ (2º SEC. CULTURA); SUPLENTES PARA DIRETORIAEXECUTIVA: SEBASTIÃO DE JESUS (1º), SAMUEL FERNANDES DE SOUZA (2º), FRANCISCO ROBERTO DIAS NETO (3º), MIRTESBENEDITA RONDON (4º), FRED CEBALHO (5º), DONATO FERREIRA DA SILVA (6º); CONSELHO FISCAL: VALDEMAR RODRIGUESSILVA (1º), MANOEL JOÃO DA SILVA (2º), JUAREZ JUSTINO DE BARROS (3º); SUPLENTES: JOÃO GALDINO (1º), ARCILIO DEBARROS FILHO (2º), JOSÉ GONZAGA DE FREITAS (3º)

Mulher

A assessoria jurídica da Condsef entrará comação para garantir na Justiça a anulação dos aumen-tos anunciados pela GEAP para planos de saúde queatendem os servidores do Executivo. As novas re-gras aprovadas no conselho administrativo da GEAPsão aplicadas no momento da renovação do contra-to com os ministérios. O aumento abusivo é, emmuitos casos, superior a 100%. Planos onde um ser-vidor paga em média R$ 200 passariam para R$ 700,por exemplo.

Fonte: EG 317

ANSAC levou 1.820dias tentando negociar, ami-gavelmente, com a Compa-nhia junto ao MINISTÉRIOPÚBLICO DO TRABA-LHO, com MAPA, Planeja-mento, tendo em vista a re-cuperação de todos nossosdireitos perdidos durante es-tes 18 anos pela demissão doGoverno Collor de Mello.Agora, graças à competênciado Ministério Público doTrabalho, que tem a funçãode interpretação das leis e asua efetiva aplicação, conse-guimos alguns direitos, po-rém, ainda faltam outroscomo, por exemplo, os 5 NÍ-

ANSAC AJUIZA AÇÃO CONTRA CONABVEIS A TÍTULO DE ME-RECIMENTO, que foidado a todos que continua-ram na empresa.

A falta de acordo levouao ajuizamento da Ação Ci-vil Pública contra a CONAB- no dia 27 de fevereiro - peloMinistério Público do Traba-lho da 10ª Região. Pela Drª.Ludmila Reis Brito Lopes -Procuradora Federal do Tra-balho da 10ª região, atenden-do à denuncia da ANSAC –Associação Nacional dosServidores Anistiados daCONAB.

A injustiça é em relaçãoaos que estiveram fora, fi-

cando indevidamente, sem aconcessão das 5 promoçõesque foram concedidas, deforma linear, a todos os fun-cionários que permaneceramtrabalhando. Ressalta-se quetais promoções foram conce-didas sem nenhum tipo deavaliação de desempenho,com o objetivo de recompo-sição salarial.

Que a justiça, ainda quetardia, seja feita. Fonte: Asnab

Ação para impedirreajuste de planos

Sindsep-MT cobra fim de imposto sindicalO Sindicato dos Servi-

dores Públicos Federais deMato Grosso (Sindsep-MT),junto com a Central Únicados Trabalhadores e a Con-federação dos Trabalhadoresno Serviço Público Federal(Condsef), entrará com man-dato de segurança contra oMinistério do Trabalho casodesconte em março o impos-to sindical compulsório dostrabalhadores da União.

Segundo Carlos Albertode Almeida, presidente doSindsep-MT, os sindicatosdevem ter seu sustento a par-tir de contribuições voluntá-rias. “Há entidades que têmcomo única fonte de rendaesse dinheiro. É uma relaçãoviciada com o governo que

desvirtua o verdadeiro pro-pósito dos sindicatos e ma-tem muito sindicato pelego,que não tem atuação”, afir-ma o presidente.

Além de receber impos-to, a maioria dos sindicatoscobra mensalidade dos asso-ciados, em troca de serviçose assistência. No início des-ta semana, o Conselho Deli-berativo de Entidades se reu-niu em Brasília e foi defen-dida pelo grupo a livre orga-nização sindical e cobroucom mais ênfase o fim daInstrução Normativa nº1,que foi publicada no DiárioOficial da União e determi-na que seja feita a cobrançade imposto sindical a todosos servidores públicos brasi-

leiros. Na ocasião as entida-des argumentaram que ossindicatos são mantidos como pagamento voluntário so-mente de servidores que que-rem se sindicalizar.

Sindsep-MT, CUT,Condsef e demais entidadesfazem coro a favor que asorganizações sindicais per-maneçam no controle dospróprios servidores e pos-sam decidir o que é melhorpara a categoria. Para JoséMilton Maurício da Costa,Secretario Geral da Cond-sef, nesse momento é im-portante pressionar o Mi-nistério do Trabalho atravésde vias jurídicas.

O presidente Carlos Al-berto ainda acrescentou que

está estudando uma formade ressarcir os filiados doSindsep-MT que tiverem ovalor anual descontado nafolha de pagamento. “ O sin-

dicato recebe 60% dessevalor enquanto o restantefica para as centrais sindi-cais e as confederações”,explicou Almeida.

Ela é o sexo frágil

Será que o nome combina?

É mais forte do que pensam

Ela é uma heroína

É a fonte do amor

É inspiração divina.

No trabalho se destaca

Com coragem e bravura

No lar ela é a rainha

De amor e de ternura

Deus fez deste ser completo

A mais doce criatura.

Quer na força das idéias

Quer na força do braço

No trabalho ela conquista

Com bravura seu espaço

Com luta e persistência

Ela avança passo a passo.

Mesmo na adversidade

Ela nunca desanima

Uma palavra amiga

Eleva sua alta estima

Pronta para recomeçar

E dar a volta por cima.

A vida pública para ela

Já se tornou rotineira.

Na hierarquia política

Ela é a dama primeira

É a base da família

Essa grande companheira

Parabéns pelo seu dia

E também pela conquista

Busque seu objetivo

Se mantenha otimista

O caminha está aberto

Vá em frente não desista.

Adisio AraújoPlanaltina - DF - por

correio eletrônicoParabéns pelo seu dia!

Diretoria do Sindsep-MT

Fot

o: S

hark

Casai de Cuiabá recebe presidente do sindicatoervidores daCasa de SaúdeIndígena (Ca-sai) de Cuiabáreceberam na

manhã de quinta-feira (5de março) o presidente doSindicato dos ServidoresPúblicos Federais deMato Grosso, Carlos Al-berto de Almeida, parauma reunião com a cate-goria e também com aequipe terceirizada.

Na ocasião, o caciquexavante, Josué de JericóTsihoridzadasu, da aldeiaSanta Luzia em Campiná-polis fez questão de pro-curar o sindicato para elo-giar o atendimento dostrabalhadores da Casai

com a comunidade indí-gena. O líder está em tra-tamento há 15 dias e dis-se que o que ele tem vistoé diferente de outros lu-gares onde procurou oscuidados com a saúde.

“Aqui tem médico es-pecialista. O administra-dor, Eurico de Arruda, asenfermeiras e os funcioná-rios em geral são carido-sos e trabalham mesmopara melhorar a vida dopróximo. A alimentação éboa e além da refeição te-mos as vitaminas que ser-vem para nós. Aqui elesnão deixam o pacienteabandonado”, disse Josué.

O líder também desa-bafou sobre o abandono

de sua aldeia elamenta quehá pelo menosdez anos este-ja acontecen-do esse desca-so. “Precisa-mos de agen-tes de saúde,engenharia desaneamento eum carro pe-queno paraatender os ín-dios de lá”,completou.

A aldeiafica numa dis-tância de 40 quilômetrosdo centro da cidade numpercurso difícil em estra-da de chão em condições

precárias. Para o transpor-te, eles contam com a ca-rona do veículo da aldeiaxavante vizinha a deles,

mas que fica numa distân-cia de cinco quilômetrosa pé. Ao todo, 300 índiosmoram na aldeia.

Mais cursos no Sindsep-MTA diretoria do Sindsep-

MT, comprometida com acategoria e com seus fun-cionários, dará continuida-de aos cursos de qualifica-ção. Nos meses de maio,junho, julho e agosto, ha-verá o Curso de Formação

de Multiplicadores, emquatro módulos, que serãoministrados num final desemana de cada mês.

Para participar do cur-so, o interessado deverá fa-zer um teste de avaliaçãoque será disponibilizado

em nossa página da inter-net e será corrigido peloprofessor da faculdade deEducação da UERJ, HelderMolina que é historiador,educador sindical e asses-sor de formação da CUT/RJ. Helder também será o

responsável por ministrar ocurso.

Os aprovados terão asdespesas do curso bancadaspelo sindicato. O objetivodo Sindsep-MT é uma basesólida com conhecimentopara se engajarem na luta

da categoria e para propa-garem seus conhecimentospara os companheiros declasse na Capital e no inte-rior. A diretoria do Sindsep-MT acredita que a educaçãoé o primeiro passo paraqualquer transformação.

Jornal Sind.pmd 7/3/2009, 08:282

Page 3: Ed. 16 - Mar/2009

O COMPROMISSO Ano IV - N º 16 - Março/2009 - 3

Mensagem do presidente

Nesses últimos dias a estrutura física da sede do Sindsep-MT sofreu algumas transformações.Para melhor! Compramos alguns móveis que faltavam, reformamos a cozinha, a área de serviço epintamos a casa. O custo da reforma totalizou R$ 5945,05. O objetivo da diretoria é receber bemseu filiado para que além do atendimento técnico que ele pode recorrer no sindicato, ele passe a sesentir confortável no ambiente, como se tivesse na casa de amigos.

É com esse espírito de humanização que queremos ampliar nossa base e encarar as lutas dacategoria. As lutas fora daqui são árduas e por isso, que cada cidadão que passar pelo sindicato devesentir leveza no ambiente, porque para brigar pelos seus direitos ele precisará de muita força.

Esse mês também foi marcado pelo encontro do sistema diretivo e pelo curso de Oratória ePlanejamento Estratégico que vocês poderão acompanhar nas próximas matérias. Mais uma vez, éa forma que a diretoria do sindicato encontrou para valorizar o servidor, oferecendo discussão eaprimoramento de seus conhecimentos.

Desde a primeira edição do jornal, estamos disponibilizando a prestação de contas. Excepcio-nalmente, por problemas com o software, não haverá a planilha desse mês, que será reproduzi na nopróximo jornal com os custos também do mês seguinte. Serão duas prestações de contas. Contocom a compreensão de vocês.

Para todos, a diretoria do sindicato deseja ótimo mês de março, quando iniciamos nossa campa-nha salarial. Em especial felicitamos as mulheres, pelo seu merecedor dia. O Dia Internacional dasMulheres é lembrado pela luta de operárias americanas que morreram na busca de mais dignidade.Para elas e para nossas mulheres de luta, nossos PARABÉNS!

Obrigado,Carlos Alberto de Almeida

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT)

Começa Campanha Salarial de 2009inte represen-tantes do Sin-dicato dosServ idoresPúblicos Fe-derais de

Mato Grosso (Sindsep-MT)irão a Brasília nos próximosdias junto entidades filiadasà Condsef, para participa-rem da Campanha Salarialde 2009, que desse vez temuma proposta diferente deunificar a luta dos servido-res dos três poderes: Exe-cutivo, Legislativo e Judi-ciário.

No dia 17, a expectati-va é reunir milhares de ser-vidores na Esplanada dosMinistérios em defesa daparidade com integralidadepara ativos e aposentados.Dia 18 acontece lançamen-to oficial da Campanha Sa-larial 2009. Entre os eixosestá a defesa de reajuste nosauxílios-alimentação, cre-che e contrapartida em pla-nos de saúde. No dia 19, aCondsef realiza PlenáriaNacional onde representan-tes de 80% dos servidoresdo Executivo Federal defi-nem estratégias de açãopara cobrar do governoatendimento de suas de-mandas. Veja a seguir ca-

rada dos servidores por meiode mecanismos utilizadospelo governo ao longo dosanos. A era das gratificaçõessurgiu para driblar esse di-reito. Recentemente, o pró-prio Supremo Tribunal Fe-deral (STF) apresentou en-tendimento que a paridadedeve ser reconhecida noscasos em que gratificaçõesnão tenham sido regulamen-

tadas. Como a questão é po-lêmica e não possui apoio damaioria no governo, a mo-bilização de ativos e aposen-tados é essencial para bus-car avanços na discussão.

Outro tema envolvendoaposentados está tramitan-do no Congresso Nacional.A PEC 270, de autoria dadeputada Andreia Zito, res-gata o direito a proventos

integrais a servidores que seaposentaram por invalidez.A Condsef se encontra nes-ta quarta com a deputadapara discutir ações necessá-rias em busca da aprovaçãoda PEC. A entidade avaliacomo absurda a situação emque se encontram milharesde servidores que, quandomais precisam de cuidadoscom a saúde, se viram apo-

lendário completo e outrositens que fazem parte doeixo de lutas defendido pelaConfederação.

No início do mês demarço, na reunião do Con-selho Deliberativo de Enti-dades (CDE) foi cobradaparticipação da CentralÚnica dos Trabalhadores(CUT) nas atividades pro-gramadas pela Condsef. AConfederação espera oapoio da Central para con-seguir audiências com oministro do Planejamento,Paulo Bernardo, represen-tantes da Casa Civil e como presidente Lula. As audi-ências são de fundamentalimportância. O objetivo édialogar com o Executivosobre a necessidade deatender as demandas urgen-tes dos servidores para evi-tar uma crise entre governoe setor público.

Paridade eaposentadoriapor invalidez

Entre essas demandasestá defender com intensida-de o direito à paridade entreativos e aposentados. Ga-rantido pela ConstituiçãoFederal, a paridade foi reti-

sentados com cerca de 70%menos do valor de seus sa-lários quando estavam naativa. “Corrigir esse erro dogoverno é resgatar a digni-dade desses servidores in-justiçados”, declarou Jose-milton Costa, secretário-geral da Condsef.

Mobilizaçõesintensificadas

Aproveitando o calen-dário de atividades em Bra-sília, servidores irão inten-sificar a mobilização em tor-no de suas demandas. Nodia 17, servidores da Funda-ção Nacional de Saúde rea-lizam ato em frente ao Mi-nistério da Saúde em defesado retorno para os quadrosda União de cedidos e des-centralizados a estados emunicípios. No dia 18, ser-vidores da Conab vão cobrara implantação imediata doplano de cargos e saláriosnegociado entre a empresa,a Condsef e Asnab.

Não fique de fora dasatividades em defesa deseus direitos. Acompanhe ocalendário de atividades econheça os eixos de lutadefendidos pela Condsef epelo Sindseo-MT:

CALENDÁRIODE ATIVIDADES

17/03 :: A partir das 10 horas• Marcha Esplanada dos Ministé-rios em defesa da Paridade com integralidade• Às 14h - Ato em fren-te ao Ministério da Saúde em defesa dos servidores da Funasa

18/03 :: A partir das 9 horas• Lançamento da Campanha Salari-al 2009/ Espaço do Servidor (veja abaixo eixos de luta)• Logo apósencerramento da Campanha Salarial, ato dos servidores da Conabem frente ao Bloco K Ministério do Planejamento em defesa da im-plantação do plano de cargos e salários

19/03:: A partir das 9 horas• Plenária Nacional da CondsefLo-cal a definir

Fonte: Condsef

BANDEIRAS DE LUTA DE 2009· Tabela única do setor público· Plano de carreira para os que ainda não tem· Cumprimento integral dos acordos já firmados· Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas· Não ao PLP-01: Congelamento salarial é inaceitável· Pelo fortalecimento das instituições públicas· Não ao PLP 92 e as Fundações Estatais de Direito Privado· Pela regulamentação da negociação coletiva do setor público· Contra a restrição ao direito de greve· Contra a Instrução Normativa 1 que impõe cobrança do imposto sindical· Pelo reconhecimento do livre direito de organização sindical· Reajuste nos auxílios-alimentação, creche, transporte e planos de saúde· Diretrizes, Plano de Carreira e Política Salarial atrelada à inflação· Correção das distorções salariais· Não ao PLP 248 que autoriza a demissão involuntária· Fim das terceirizações e contratos temporários· Abertura de concursos públicos· Retorno imediata dos demitidos e anistiados do governo Collor

Respeito ao próximo

Jornal Sind.pmd 7/3/2009, 08:283

Page 4: Ed. 16 - Mar/2009

O COMPROMISSO Ano IV - N º 16 - Março/2009 - 4

Thaís RaeliDa Reportagem

“Forças de esquerdaprecisam estar unidaspara somarem e garanti-rem seu espaço. Vim mecolocar à disposição dostrabalhadores de ummodo em geral, já queestamos vivendo hojeuma crise na existênciado capitalismo e os tra-balhadores não podempagar por isso”, disse odeputado Valtenir Perei-ra durante a abertura doencontro do Sindicatodos Servidores PúblicosFederais de Mato Gros-so (Sindsep-MT) na sededo Sintep.

O evento iniciou nasexta-feira (13) pela ma-

Emoção marca evento deservidores no Sindsep-MT

Helder Molina (CUT), Carlos Alberto (Sindsep-MT) e Sérgio Ronaldo (Condsef)

Momentos

uita emoçãomarcou o en-contro doSindicato dos

Servidores Públicos Fede-rais de Mato Grosso (Sin-dsep-MT) no mês de feve-reiro. Foram quatro dias deatividades. Começou naquinta-feira (12), com areunião da diretoria e ter-minou no domingo (15)com a conclusão do Cursode Oratória ministradopelo professor da Uerj,Helder Molina, da CUT doRio de Janeiro.

Cerca de cem servido-res estiveram presentes. Opresidente do Sindsep-MT,Carlos Alberto de Almei-da, encerrou as atividadesmuito emocionado com arealização de mais esseevento e se comprometeuem dar continuidade emoutros cursos de qualifica-ção profissional. “É impor-tante que haja a descober-ta de novas lideranças atra-vés desses cursos”, disseCarlos.

Fot

o: L

uiz

Alv

es

Além de Molina, o cur-so também teve a participa-ção de Sérgio Ronaldo, di-retor da Condsef e de auto-ridades do Estado que pas-saram pelo evento paraprestigiar a categoria. Osalunos, que no último dia ti-veram oportunidade de ex-planar suas idéias, se mos-traram satisfeitos com o quepuderam aprender duranteesses dias.

“O movimento sindicalestá envelhecendo e porisso é importante que hajanovas lideranças, na juven-tude, nos novos concursa-dos. Isso significa oxigenare é fundamental para forta-lecer a unidade dos traba-lhadores. Para fortalecer oplano de lutas, é importan-te a participação do sindi-cato e ter uma categoria or-ganizada com o mesmo

sentimento coletivo”, disseHelder.

A diretoria se reuniupara o primeiro encontro de2009 na sede do sindicato.Os cursos de sexta, sábadoe domingo aconteceram noSintep-MT e abordaramPlanejamento Estratégico eOratória. Além disso, nodomingo de manhã a Con-dsef passou informes aosservidores da Funasa.

Deputado Valtenir participade encontro do Sindsep-MT

Fot

o: L

uiz

Alv

es

Deputado Valtenir atua na defesa dos servidores públicos

nhã e contou com a pre-sença de servidores fede-rais de todo o Estado deMato Grosso. O presi-dente do Sindsep-MT,Carlos Alberto de Almei-da, agradeceu a constan-te participação de Valte-nir Pereira, já que sem-pre marca presença emlutas da categoria e emeventos realizados pelosindicato.

Para Carlos, é impor-tante que os políticos es-tejam atentos e engaja-dos junto com os traba-lhadores, já que as con-quistas na caminhada sãodifíceis sem a união deforças.

atenção da categoria. “Acrise não é nossa”, enfa-tizou o professor da Uerj,Helder Molina, da CUTdo Rio de Janeiro, aopontuar que os trabalha-dores da União não po-dem arcar com as conse-qüências no corte do or-çamento.

Para Helder, esse tipode encontro é importan-te para fortalecer a uni-dade dos trabalhadores epara organizar os planosde lutas. “A CUT vai atu-ar fundamentalmente naquestão dos direitos. Nãovai aceitar nada de dife-rente daquilo que foi ne-gociado em 2008. Os tra-balhadores não vão pagarpelo preço da bolha quefoi criada. A chantagemda crise não pode atingiros trabalhadores”, afir-mou.

Na mesma ótica, odiretor da Condsef, Sér-gio Ronaldo também de-fende que o servidor nãopode ser vítima e aindaacrescentou: “Esse en-contro que o Sindsep-MTestá promovendo é im-portante porque o movi-mento sindical precisa daformação de novas lide-ranças. Tem que aconte-cer a rotatividade de pes-soas na frente das lutas,mas com organização equalificação. A nova ges-tão do sindicato está par-ticipando bem”.

Além do deputadoValtenir, o vereador deCuiabá, Lúdio Cabral, opresidente da CUT-MT,Júlio César Viana, a ex-deputada estadual VeraAraújo e a professoraIvanildes Ferreira dosSantos (representante dodeputado federal CarlosAbicalil) também estive-ram presentes.

“A crise não

é nossa”

Entre as discussõescom os servidores pre-sentes no encontro doSindsep-MT, a crise eco-nômica de 2009 atraiu a

Jornal Sind.pmd 7/3/2009, 08:284