195 - jornal informação - ed. dez. 2014

24
PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlos.com NÚMERO 195 - ANO XV I- DEZEMBRO DE 2014

Upload: paroquia-sao-carlos-borromeu

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O jornal de informação e formação do Povo de Deus

TRANSCRIPT

Page 1: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

PARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEU LAGOA DA PRATA - MG - DIOCESE DE LUZ www.paroquiasaocarlos.com

NÚMERO 195 - ANO XV I- DEZEMBRO DE 2014

Page 2: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

Diretor Espiritual: Pe. PatrikyJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: TatyPublicidade: Laura Resende e Christian:3261-8619, 3261-4372,Regina: 3261-4139Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, Simone, ZarinhaPároco: Pe. Patriky Samuel BatistaAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 3.000Previsão para próxima Edição: 24 e 25/01

EXPEDIENTE

Apóstolo São Judas TadeuJudas é chamado também

de Tadeu (Mt. 10,4 e Mc 3,18).Na última ceia foi ele quemperguntou a Jesus: “Senhor, porque te manifestaria a nós, e nãoao mundo?” Jesus respondeu-lhe que “a manifestação deDeus está reservada a quemama e observa sua palavra” (Jo14,22-24).

Não há dados mais precisossobre sua vida. Evangelizou na Mesopotâmia e naPérsia. Foi martirizado com pauladas e pedradas.Era primo de Jesus.

O povo cristão até hoje o reverencia com muitapiedade, buscando nele a força para resolversituações difíceis. Seguindo seu exemplo, queremostambém ser fiéis a Deus e solidários com os irmãos.

ORAÇÃOSenhor Jesus, fico pensando naqueles primeiros

que vós chamastes. Eram tão simples... e nemsabiam direito o que era vos seguir. Mas, vossavoz ressoou no coração de cada um deles, e elesnão hesitaram em vos seguir bem de perto. Vósos transformastes pouco a pouco, e elescompreenderam a missão que lhes foi confiada.Foram fiéis até o martírio; não pouparam suasvidas por amor a vós.

Somos hoje, Senhor, os continuadores daherança de fé que recebemos dos apóstolos.Iluminai nossa mente e nosso coração para quesejamos seus novos apóstolos.

Dona Zé

O Terço dos HomensFim de Ano

Dia após dia, semana apóssemana, mês após mês e, demansinho, chega o fim de ano. E avida tem de continuar... Janeiro nadamais é do que a continuação dedezembro. É assim que segue avida, que segue a história.

Cada ano é um ciclo da vida. Etodos queremos que o próximo ciclo,o ano seguinte, o ano novo, sejamelhor que o ano que terminou. Epara isso fazemos muitos planos,

com a esperança de dias melhores, dias de prosperidadee de paz.

Na verdade, os meses se sucedem e podem ser iguaisna forma e no espaço. E que o janeiro seja continuaçãodo dezembro sim, mas com a observância dos novosplanos traçados para a conquista dos ideais de felicidade,paz, fraternidade. Ideais inerentes a todas as pessoas, atodos nós.

Para nós, cristãos, sobretudo para nós, católicos, odezembro tem um outro significado que vai além daspropostas planejadas em função do novo ano civil, comose tratasse apenas de um outro ciclo da vida: Dezembroé o mês de preparação para o natal, é o mês em quecelebramos o natal, o nascimento de Jesus, que veio aomundo para devolver-nos a graça de Deus, perdida como pecado de Adão e Eva.

E nós, católicos, precisamos nos preparar para acelebração deste grande acontecimento, o nascimentode Jesus, de uma maneira que vai além das preocupaçõescom que as pessoas se preparam para as festas do anonovo.

Para isso o calendário da Igreja Católica nos apresentao ADVENTO, um período de conversão, através de oraçãoe de exercícios de virtude.

O ADVENTO antecede o natal. É um período dareflexão que precisamos fazer sobre o cristão que somose o cristão que devemos ser, no novo ciclo da vida, nonovo ano que está prestes a começar.

Vivenciando o Advento, como nos pede a Igreja, aspessoas com quem convivemos irão sentir-nos melhorese poderemos ser sinal de paz, de esperança para estemundo de tanta violência.

Com este pensamento, vivenciemos o Advento e nosesforcemos em ser luz, uma luz que renove a esperançade um novo tempo, um novo mundo, um mundo defraternidade, o mundo desejado por Deus.

E assim possamos dizer a todos vocês , leitores destejornal:

FELIZ NATAL!Esta é uma mensagem dos

homens em oração, os homens doTerço dos Homens da Paróquia SãoCarlos Borromeu.

(ABR)

O Sacramento do MatrimônioA família se constitui o fundamento da sociedade

“Jesus habita de maneira muito especial na família cristã nascida e vivenciada no Sacramento doMatrimônio. Ele revela muito bem sua presença no evangelho das Bodas de Caná da Galileia. Quer estarcom a família ajudando-a a vencer todos os desafios de falta de vinho, isto é, o que faltar para a alegria ea felicidade plena de um casal.

Deus quando os criou homem e mulher à sua imagem e semelhança, os quis em família onde impera oamor."

Parabéns e felicidades aos noivos que irão celebrar seu casamento na Igreja Matriz São Carlos Borromeu:

03/01 Hugo e Cristina09/01 Wellington e Daiana10/01 Renato e Mariana17/01 Edson e Ana Luiza24/01 Allyson e Tassiana31/01 João Lucas e Bruna

Secretaria Paroquial

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 02Formando e Informando o Povo de Deus

Natal de CriançaA chuva não parava de cair! Passávamos horas na

nova estrada, que ainda não tinha sido asfaltada. OJeep atolava, deslizando no barro! Íamos calados,rezando. Muitas vezes, quase desistíamos. O carrosaía da estrada, girava, quase voltava... Mas,chegávamos! Meu pai dizia para minha mãe:

- Vamos pela estrada velha ou pela nova?Minha mãe sempre escolhia:- Meu coração está pedindo...Se desse errado, meu pai dizia: Ah! Coração!De todo lado era só lama, mas, nada importava!

Nem a canseira, nem a tensão! A alegria do reencontrosuperava tudo...

Meus pais contavam da aventura da viagem semprecom exagero. Ríamos muito, e a escolha virou refrão:

- Meu coração está pedindo...A árvore de natal pequenina, sobre a cristaleira,

enfeitada de bolas coloridas, me encantava! Meus pais,apressados, saíam para comprar os presentes. Asruas da cidade, com músicas natalinas, chamandopara o consumo. Saíam e chegavam debaixo de chuva.Depois iam para o quarto guardar os presentes.

Mas, para nós, nada ficava escondido. Escalávamoso armário, rasgávamos um pedacinho do papel úmidodo embrulho, e a surpresa acabava. Às vezesexcitação, outras, decepção. Conforme o dinheiro quetinham, era o presente que ganhávamos. Imagino,hoje, com que sacrifício compravam... Tantos filhospara agradar.

Mas, do que mais gostávamos era da reunião:avós, tios, tias, primos, todos ainda presentes.Nenhum faltava! Aí começava o ritual: a reza, o Terço,músicas natalinas, a chuva caindo...

E Jesus, tão esperado, chegando, de novonascendo em cada coração.

Tudo era tão mágico, parecia sonho... Depois aceia feita com esmero. Abraços, alegria e o começode novas promessas...

Rosângela Brasil Gontijo

Medicina NaturalPé-de-perdiz

T a m b é mchamada decurraleira, é umap l a n t apequenina, defolhas ásperas,que vegeta emdiversos estadosdo Brasi l . Essaplantinha tem umforte poderd e p u r a t i v o .

Emprega-se nas afecções sifilíticas, cancros venéreos,erupções da pele, úlceras, desinteria etc. O pé-de-perdiz também tem bom efeito no tratamento dahanseníase.

Parte usada: folhas e raizDose: 10 gramas para 01 litro de água, 04 a 05

xícaras por dia.

Fonte: As plantas curamOtaviana de Moraes Ferreira

EfemérideAntônio Carlos Dayrell Gontijo

Hoje acordei.Fazia um friozinho,não havia sol.A chuva tinha dado um tempo.

As flores começavam a querer a primavera,ocupavam o chão, as paredese as cascas das árvores.Sorriam lindamente para qualquer sanhaço.

Uma luz maior,cheia de amor e felicidade,iluminava os corações rancorosos.

Era apenas uma manhã de dezembro,saída do opúsculo da noitepara as páginas do Jornal InFORMAÇÃO...

Obrigado, fiquem com Deus.

Feliz Natal e Feliz Ano Novocom muita luz e paz para todos!

Page 3: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 03Formando e Informando o Povo de Deus

Page 4: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 04Formando e Informando o Povo de Deus

Dizimistas aniversariantes do mês de DEZEMBROA decisão do coração é uma

decisão de amor, de alegria.A boca fala aquilo que o

coração está cheio, nos dizJesus, (Mt 12,34).

O Dízimo é reflexo docoração.

A razão norteia, mas é ocoração que dá o impulso à açãode caridade.

"Para a Igreja, o serviço dacaridade, assim como o anúncioda Palavra, a celebração dossacramentos, é expressãoirrenunciável da própriaessência." (DA399)

Podemos concluir com opensamento de Santo Agostinho:"Aquele que tem caridade nocoração tem sempre qualquercoisa para dar."

Parabéns aos diz imistasaniversariantes em dezembro!

Deus os abençoe!

01/12Edmar Antônio MoreiraAntônio Lúcio MirelesAlvina das Graças L.Campos

Kátia Maria de Jesus Santos

Luciene Lina Moreira Souza

Sebastião José de Moura02/12Ednaldo Alexandre Miranda

Ernani Alves da SilvaHelena Aparecida SantosMarilene Aparecida B.Oliveira03/12Edelyn Moura AlvesAmbrosina da Silva NevesCélia Teixeira AmaralMaria de Lourdes T.RodriguesMaria Elzi Gontijo Tavares04/12Cláudia Lacerda de CastroLina Correia RamosLúcia B. das GraçasMaria das Graças de Oliveira

Otacília Sivelli de LimaWaldez Antônio XavierZébio Fernandes Andreola05/12Edlene F.Siveli RezendeJosé Zacarias de SouzaMaria Filomena de OliveiraRenato José de AzevedoVagner de Oliveira Borges06/12Ana Paula de OliveiraElias ResendeÁurea A. Neves SantosMaria Otoni07/12Elizabeth C.Pinto NascimentoMaria Angélica D.BarbosaMaria Conceição C.FreitasTeixeira08/12Maria da Conceição Batista

Maria Eurípides LopesSilmara Alves Costa MenezesZelita Alves de Oliveira09/12Geraldo Donizete da SilvaJanaína Rosa R.SantosMaria SilvaRaquel Teixeira A. Leonel10/12Maria Borges BragaMaria da Conceição SilvaRonaldo Leonel Sobrinho11/12Amélia Bdes Ramos Pereira

Bárbara Gandla OliveiraIvã Ângelo SilvaLorena Ferreira CastroMaria Antônia de CastroNeiva Maria Tavares FreitasVera Lúcia Duarte BorgesVicente Teixeira AmorimYan Roha Borges12/12Antônio Luiz de OliveiraInez Teixeira de AmorimLuzia Gabriela Resende13/12Angélica Camila da SilvaDaniela Luzia Melo Silva

Luzia Angélica C. AlmeidaMaria Helena PereiraMaria Luíza da SilvaNeli Borges GarciaTerezinha Maria da Silva14/12Ciro Carlos BragaFranciele Oliveira MendesGeralda Catarina PintoJosé Antônio de AlmeidaMaria Concebida T.GomesOlíria de OliveiraTereza de Jesus Silva15/12Ana Aparecida Silva LopesAfrânio da Silva NevesIeda HandanMagda Helena AzevedoMaria do Rosário BeloRosilene Vilela BernardesValdete Inácia da FonsecaVilma Aparecida Vargas Pereira16/12Daniela B.Martins Carvalho

Jadir Bento CorreaMaria Adelaide Reis OliveiraRita Maria Pinto17/12Adeir José da SilvaMaria Vanda de SouzaSuzana Marques dos SantosVânia Geralda Alves F.Couto18/12Aparecida Maria RodriguesGlorestina Maria R.OtavianaInez Aparecida Silva MirandaJoão Dias da SilvaLidiane Alves do CoutoMaraísa Ap.Alves FonsecaMaria Helena Dorjó Giordani

Roberta Cristina M. Soares19/12Elenice Ap. Miranda PintoEdmar Teixeira MendonçaMaria Castro TeixeiraMaria Marta O. AzevedoMarly do Carmo Machado Silva20/12Danúbia Lorena da PaixãoEder Carvalho de Castro

Marcos Aurélio de ResendeMaria Amélia da LuzMaria Helena Félix BarbosaMaria Teixeira BorgesZuleica Machado Malta21/12Anorica de Oliveira BorgesEunice Maria de MirandaHemerson Kenedy da Silva

Maria Ap. de Paula Oliveira22/12Márcia Maria da SilvaMaria Ilma Oliveira SilvaNádia de Paula F.GonçalvesRosilene Martins Teixeira23/12Antônio Teixeira RamosCélia Marins de MenezesEroir Maria Melo CabriniGeraldo Diniz BorgesGeraldo Ferreira SobrinhoHilda Ferreira TimoteoJaine Ribeiro RezendeJoaquim Semedo OliveiraJosé Ferreira da CostaKênia Carla GontijoMaria Antônia de AmorimMaria da Conceição SilvaNestor de OliveiraNilza Marta RosaVera Lúcia Teixeira SouzaZenita Pereira Rabelo24/12Ângela F.Rezende Mesquita

Maria das Dores Brandão25/12Edwirges da SilvaCeli SilvaLaura Maria de MouraNatália Costa XavierRonam Raquel dos Santos26/12Clechirlane Ferreira de SouzaLaura Ap. Oliveira Resende

Maura da Silva Fonseca27/12Ana Maria N.FonsecaBeatriz Machado AlmeidaMaria das Graças Rodrigues

Maria Elena de MeloMaria Margarida CarvalhoNeusa Maria P. MachadoRosângela M.S.Miranda AfonsoSalete Maria Rezende FloresSeila Pereira da Silva28/12Denize das Chagas SoaresDirceu Vicente do CoutoAna Lúcia de SantanaJaqueline Aparecida FernandesMagda Ap.Ferreira GuimaraesMaria de Lourdes Rezende

29/12Beraldino Lúcio F.OliveiraAparecida Maria BorgesAdélia Miranda BorgesJoão NascimentoMarcia de Fatima Salvador

Maria das Graças B.SilveiraMaria Lúcia Borges Ferreira

Maria Vicentina PintoMarly A.Ribeiro PerilloMyrian Resende OliveiraRonaldo SilvaZilda Aparecida Pimenta30/12Antenor de Castro MacielAntônio José de CastroIzabel Cristina Alves CabralSelmara do Carmo M.Rezende31/12Andrisa Ap. dos Santos VazJohanna Maria W.Van DoormalenJosé dos Reis Fonseca

Page 5: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 05Formando e Informando o Povo de Deus

Page 6: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 06Formando e Informando o Povo de Deus

Sempre que o fim do ano se aproxima ejá começam a surgir as primeiras luzes deNatal, todos nós ficamos assustados com avelocidade do passar do tempo. Parece quefoi ontem que celebrávamos o último Natal.E aqui estamos, novamente, no começo deoutro ano litúrgico.

É tempo de refletir e de se perguntar:Eu fiz tudo o que me comprometi a fazer nocomeço deste ano? Fui um bom filho, irmãoe amigo? Cumpri minha promessa de estudar mais e tirar melhores notas? Deixei-medesviar do caminho de Deus? Fui um bom cristão?

O ano de 2015 surge como uma nova chance para sermos tudo aquilo que nãoconseguimos ser neste ano que está chegando ao fim. Novos sonhos, planos,esperanças. E, neste contexto de expectativas e novos horizontes, celebramos onascimento de Jesus Cristo.

Natal é tempo de oferecer o que temos de melhor, de cultivar alegria, simplicidadee pureza, de abrir as portas de nosso coração para que o Filho de Deus renasça emnós e, assim, renove a nossa fé. É preciso aproveitar este tempo natalino para nosaproximarmos ainda mais de Cristo, pois, segundo as palavras do papa Francisco:"Com Cristo, o coração não envelhece nunca!"

No Ano da Graça, dai graças ao Senhor Deus!Com a proposta de unidade e fraternidade, os adolescentes do EAC encerram o

ano como fiéis aos planos de Deus. Foram várias oportunidades de confraternizaçãocom os irmãos na caminhada de fé, sem determinação de limites territoriais ou delimites de missões.

Estivemos juntos em atividades com os movimentos jovens JUPAC, MAC, MinistérioJovem. E foi uma satisfação muito grande estar juntos, trabalhando e orando.

Atendemos aos chamados das Paróquias São Carlos Borromeu, São Francisco deAssis e, como não podia deixar de ser, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe,participando da Novena em honra à Santa Luzia. E no dia da Padroeira do EAC,coroamos Maria Santíssima, a Virgem de Guadalupe, ao lado dos amigos do MAC edas empresas Crediprata, Combrita e Lagoacred.

Encerramos o ano agradecendo a Deus pela presença de todos os amigos que,de uma forma ou de outra, passaram por nosso caminho. Juntos, somando esforços,unindo nossas orações efortalecendo os laços deamizades, pudemos estar,aqui mesmo na terra, umpouquinho mais próximosdo Reino dos Céus.

Um grande abraço atodos e que, neste Natal,Cristo renasça tambémem nossas vidas.

TiosCoordenadores

do EAC

NOTÍCIAS DO EAC

Tempo de refletir

“Feitos para sermos livres, não escravos.”1º Luau

com Brais OssCanção Nova

Dia: 21/01/2015(sexta-feira)

Horário: 19:30 hLocal: PoliesportivoFrancelino Pereira

Entrada Franca

“Jovensevangelizando

jovens”

Page 7: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 07Formando e Informando o Povo de Deus

Page 8: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 08Formando e Informando o Povo de Deus

SANTOS E SANTAS DE DEUSSão Juan Diego

Iraídes Vidal e Elvira Castro“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra,

porque escondeste estas coisas aos sábios einteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim,Pai, porque assim foi do teu agrado” (Mt 11,25-26).

A estes pequeninos amados e escolhidos porDeus, pertence o índio São Juan Diego,canonizado pelo Papa João Paulo II no dia 31/07/2002. Trata-se do 1º santo indígena docontinente americano.

Juan Diego nasceu em Cuauhtitlan (México),no ano de 1474. O seu nome indígena eraCuauhtlatoatzin. Foi batizado com 50 anos deidade e mudou o nome para Juan DiegoCuauhtlatoatzin. A partir do Batismo, a sua vidafoi transformada, e ele assumiu com seriedadee convicção a sua identidade cristã. Distinguiu-

se pela profundidade da sua fé, pela piedade, intensa espiritualidade, espírito deoração, humildade, pureza de vida, fervor e retidão. Para participar da Santa Missana localidade de Tlatelolco e aumentar a sua instrução religiosa, percorria a distânciade 20 quilômetros na ida e volta, a pé.

Em dezembro de 1531, a Virgem Maria apareceu-lhe algumas vezes,manifestando o seu amor e solicitude maternos em favor dos homens e fazendo deJuan Diego o seu mensageiro para dar a conhecer a sua vontade. Entre os dois, osdiálogos foram cheios de ternura. Como sinal da autenticidade das aparições e damensagem, a Virgem imprimiu no manto (“tilma”) de Juan Diego, a sua imagem,ainda hoje venerada no Santuário de Guadalupe.

Após o milagre de Guadalupe, o índio foi morar em uma sala ao lado da capelaque acolheu a sagrada imagem. Dedicou o resto de sua vida propagando as apariçõesaos seus conterrâneos nativos, que se convertiam. Ele amou profundamente a SantaEucaristia e obteve uma especial permissão do Bispo para receber a comunhão trêsvezes na semana, um acontecimento bastante raro naqueles dias.

Juan Diego faleceu no dia 30/05/1548, aos 74 anos, de morte natural. O PapaJoão Paulo II, durante sua canonização, designou a festa litúrgica para 09 dedezembro, dia da 1ª aparição.

Maria Santíssima também “gravou” a sua imagem na alma deste seu pequenofilho. Ele viveu como propriedade de Maria e, com Ela, percorreu os caminhos dasantidade.

O coração do Deus Menino pulsa emnossa história

Este Natal será mais um em nossa vidacomo tantos outros? Será só mais umarecordação do que se passou em Belém?Será, de novo, só um momento repletode presentes, cartões e votos de “FelizNatal”? Ou será diferente?

Sinto-me constrangida em desejarum “Feliz Natal”. Talvez pela minha fé tãopequena... ou porque a essência do Natalanda tão escondida que desejamos o quenão sentimos. Talvez porque é tempo deabrir o coração e acolher o coração doDeus-menino, que é o maior presente, ouse é apenas tempo de preparar aschaminés de uma “ vida enfumaçada”,para acolher o velhinho barbudo?! Eugosto do Papai Noel, mas penso que acada ano ele é mais valorizado epresente, embora nunca seja “presença“ . Parece que estamos trocando a “gruta”pelo comércio.

Sinto-me constrangida porque dizer“Feliz Natal”, hoje, parece apenas umdesejo vazio a serviço de uma sociedadeque ainda não entendeu que Natal écelebrar o “Deus Amor” que se tornouhumano.

Mas alegro-me quando sinto uma vozno meu coração dizendo que quanto mais

humanos formos, mais perto de Deusestaremos. Quem sabe esteja aí osegredo do Natal? Deixar que nossocoração seja humanizado pelo Amor!

Assim teremos coragem de dizer“Feliz Natal”! Pois, no Natal celebramoso pulsar do coração de Deus na históriahumana. Em Jesus menino, o humanoe o divino se abraçam! Eis o sentido doNatal: O ENCONTRO! De um lado, Deusmisericordioso que deseja encontrarnosso coração. De outro, homens emulheres miseráveis, sedentos doencontro definitivo com o Amor, que nosdá o sentido da vida, a “saúde do ser”,a Salvação.

Há tanta gente apressada paracomprar presentes de todos ostamanhos e preços. Parece que as lojassão mais frequentadas do que asigrejas. Comércio cheio, igrejas vazias!Tantos preços; poucas preces!

Presentes são bons e bem-vindos.Só não podemos esquecer que Natal épresença! Que Deus é o presente! O“Emanuel”, Deus conosco! Presença quenão se des faz, mesmo se noscomportamos como pessoas distraídas.

Ao lembrar que Jesus nasceu nasimplicidade da noite mais iluminada dahistória (e sem pisca-piscas), que foianunciado primeiramente aosdeserdados de Israel – que continuasendo todos nós – homens de poucafé, renovo a minha esperança e querodizer sinceramente: “Feliz Natal!” E queo Ano Novo seja tempo de graça, depresença, de encontros, de vida e dehumanização, sendo assim de muitoAMOR!!!

Maria Elza R.Lacerda

Page 9: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 09Formando e Informando o Povo de Deus

Page 10: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 10Formando e Informando o Povo de Deus

Praça Cel. Carlos Bernardes, 141.Fone (37) 3261-1247

São oferecidos:livros, CDs, imagens, cartões

diversos, artigos religiosos emgeral, papelaria em geral.

LIVRARIA PAROQUIAL

Formação e Investidura deMinistros da Palavra

Pe Patriky (Paróquia São Carlos) e Pe João Veloso (Paróquia São Sebastião –Capitólio) durante Dia de Formação dos Ministros da Palavra.

No dia 23/11/2014, no “Sítio Aguada do Xande Félix”, os Ministros da Palavrativeram um Dia de Formação. Pe João Veloso (Paróquia São Sebastião – Capitólio)fez as pregações.

Foi um dia de muita interiorização, alegria e confraternização.Legenda fotoÀ noite, durante a missa das 19:30 h, na Matriz São Carlos Borromeu, Pe Patriky

realizou a Cerimônia de Investidura dos atuais e dos novos ministros.A Paróquia São Carlos conta agora com 62 ministros (dos quais, 27 são novos).

Eles permanecerão por dois anos nesta função. E são coordenados por Arnaldo BaiaLobato.

Festa de Santa LuziaParóquia N.Sra. de Guadalupe

Com o apoio dos moradores da Paróquia N.Sra. de Guadalupe e das outrasparóquias de nossa cidade, dos comerciantes e de diversos movimentos de Lagoada Prata, de nossos sacerdotes e, especialmente, de Pe Marcus Vinícius, foi realizadauma linda festa em honra à Santa Luzia.

A Festa de Santa Luzia é uma festa religiosa católica, tradicional e popular, queocorre a 13 de dezembro, dia consagrado a esta Santa.

Na Paróquia N.Sra. de Guadalupe, as homenagens em honra à Santa seestenderam de 1º a 13 de dezembro, e foram marcadas pela devoção dos fieis.

Page 11: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO/ 2014 - Pág.: 11Formando e Informando o Povo de Deus

Page 12: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 12Formando e Informando o Povo de Deus

Calendário ParoquialDEZEMBRO / 2014

21/12 16:00 h - Missa na Comunidade N. Sra. das Vitórias22/12 Dia da Comunidade – Celebração da Palavra nas Comunidades

19:00 h - Santa Missa c/os viajantes e seus familiares – C.Catequético20:30 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos

23/12 19:00 h – Missa na Comunidade São Vicente24/12 Véspera do Natal

16:00 h – Missa no Hospital São Carlos19:00 h - Missa na Igreja do Rosário20:00 h - Missa do Galo – Matriz São Carlos

25/12 Natal09:00 h - Missa na Matriz São Carlos15:00 h - Missa no SOS19:30 h - Missa de Natal – Matriz São Carlos

26/12 07:00 h - Missa da Fraternidade – Matriz São Carlos19:00 h – Missa na Comunidade Sagrado Coração

27/12 Aniversário.de Lagoa da Prata28/12 10:00 h – Celebração de Batizados – Matriz São Carlos

14:00 h – Missa na Fazenda Novo Caminho29/12 Dia da Comunidade – Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos31/12 Véspera do Ano Novo19:00 h – Missa na Igreja do Rosário20:00 h - Missa de Ação de Graças pelo ano – Matriz São Carlos

JANEIRO/201501/01 Ano Novo

09:00 h – Missa na Matriz São Carlos19:00 h - Missa na Matriz São Carlos

02/01 18:00 h - Reunião Apostolado da Oração - Matriz19:00 h – Missa na Matriz São Carlos

05/01 Dia da Comunidade – Celebração da Palavra nas Comunidades20:30 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos

06/01 19:00 h - Missa Pia União Santo Antônio - Igreja Matriz19:30 h - Reunião Ministros Palavra - Salão São Carlos20:00 h - Reunião MESC - Centro Catequético

07/01 18:00 h – Missa na Comunidade Árvore da Vida08/01 07:00 h – Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa com as Famílias

09/01 19:00 h – Missa na Comunidade Imaculada Conceição11/01 Renovação das promessas de compromisso e fidelidade à RCC

e à Igreja – Casa de Betânia12/01 Dia da Comunidade – Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos13/01 19:30 h – Missa na Comunidade N. Sra. de Fátima

19:30 h – Missa na Comunidade Santa Teresinha14/01 19:30 h – Missa na Comunidade São Judas Tadeu15/01 07:00 h – Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa com as Famílias

16/01 19:00 h – Missa na Comunidade São Pedro19:00 h – Missa na Comunidade São Cristóvão

18/01 17:00 h – Missa na Comunidade N. Sra. das Vitórias19/01 Dia da Comunidade – Celebração da Palavra nas Comunidades

20:30 h - Terço dos Homens – Matriz São Carlos20/01 19:00 h – Missa na Comunidade São João Paulo II

19:00 h – Missa na Comunidade São Carlos20:30 h - Reunião EAP / ECAP - Casa Paroquial

21/01 19:00 h – Missa na Comunidade São José Operário22/01 07:00 h – Missa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo15:00 h – Missa no SOS - Asilo Nosso Lar19:00 h – Bênção do Santíssimo e Missa com as Famílias20:00 h - Reunião do CPAE - Casa Paroquial

23/01 19:00 h – Missa na Comunidade Sagrado Coração25/01 10:00 h - Celebração de Batizados – Matriz São Carlos

14:00 h - Missa na Fazenda Novo Caminho

OBS.:Domingo: 07:00, 09:00, 18:00 e 19:30 h – Missa na Matriz São Carlos

08:30 h – Missa na Paróquia N. Sra de GuadalupeSegunda-Feira: 07:00 h – Celebração da Palavra – Matriz São CarlosTerça à Sexta-Feira: 07:00 h – Missa na Matriz São CarlosSábado: 07:00 e 19:00 h – Missa na Matriz São Carlos

19:00 h – Missa na Igreja do Rosário

Helder de Almeida Pedrosa, aluno da Escola Monsenhor AlfredoDohr, e a professora Adriana Eugênia Silva Juscelino, semifinalistasda Olímpiada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro – Edição2014. Foram homenageados em Porto Alegre, no dia 10/11/2014.

Pedido de DesculpasQuanto vale um pedido de

desculpas? Vale a admissão de saberque errou e se reconhecer culpado pelomal que causou. “Desculpas, assimcomo o perdão, foram feitas pra serempedidas”. Senão, a que outro fimserviriam? — a propósito, há diferençaentre desculpas e perdão? — talvez não,mas dá a impressão que tem a ver coma gravidade da infração: a desculpa épedida em casos mais leves, o perdãonos mais drásticos, aqueles queliquidaram, ou quase, com a vida davítima.

Pedir desculpas ou perdão é fácil?Depende. Para algumas pessoas pareceser facílimo, pois elas o fazem na maiortranquilidade, como quem diz um bomdia ou uma boa noite. E o pior, com amesma frequência com que dizem essasmesmas saudações ao início ou fim dodia. Nesse caso, é quando a coisacomeça a pender para um campoperigoso. A rotina de se desculpardenuncia também a facilidade com quese incorre no erro. E muitas vezes, omesmo erro.

Vale assim pedir remissão pelaspróprias falhas? A todo instante ouvimosque sim, mas que sentido há emdesculpar alguém que imediatamenterecai no mesmo erro e, antes que aofensa seja esquecida, já a cometenovamente? As desculpas e o perdãodevem servir como uma nova chancepara o crescimento, mas jamais paraencorajar o infrator a se tornar umeterno reincidente nos próprios vacilos.E vacilo aqui é só pra ficar mais leve.Porque na verdade, às vezes, éescorregão mesmo, é dos “brabos”! Elá vem pedido de desculpas, mais umavez!

Li que já existem no Japão agências

especializadas em pedidos de desculpae perdão. E pasmem! O mercado é umsucesso e vem crescendo muito. Quantovale um pedido de desculpa? Bem, nessecaso, vale cifras mesmo! Contratar oserviço de um pedido cara a cara sai porvolta de 540 reais. Se for por e-mail,portanto um pouquinho mais fácil, sai porvolta de 216 reais. Lembrando que oserviço existe também na modalidade“por hora”. Nesse caso, a cada 60minutos empreendidos na árdua tarefade fazer alguém perdoar seu ofensorpode sair na média de 75 reais. Deixandoregistrado que, em nenhuma modalidadea coisa é fácil, não... Os rancorososcostumam cobrar caro pelos ultrajessofridos. Parece piada, mas não é.

Algo curioso para ser pensado: aspessoas estão vendendo até a remissãodas próprias culpas, ou realmente estaé só uma alternativa a mais, digna dereconhecimento, para quem não temjeito com as palavras, os olhos molhadose os joelhos no chão? Aqui não cabejulgamento, cada um sabe de si. O certoé que as desculpas e o perdão nãodeveriam jamais se tornar atitudesrotineiras, pois nesse caso perdem o seuverdadeiro sentido. E já que errar éhumano, e todos nós estamos sujeitos aessa condição, o importante é nãoabusar da boa vontade de quemdesculpou ou perdoou nossa falta.

Que em tempos natalinos o sentidomais profundo do perdão e do pedidode desculpas representem, de formasubstancial, nossa capacidade de sermoshumildes perante aqueles com quemerramos. Vejamos, pois, nosso errocomo marca para o crescimento pessoal.Só assim faremos valer verdadeiramenteo sentido de um pedido de desculpas oude perdão...

Marina Alves

Page 13: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.:13Formando e Informando o Povo de Deus

Page 14: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 14Formando e Informando o Povo de Deus

“Todo chamado de Deus é uma históriade amor, única e irrepetivel!” (São JoãoPaulo II)

Advento é o tempo em que se restituia esperança. É o tempo dos sorrisos queretornaram, dos abraços esperados que,antes, estavam atrelados a dores erancores, do Amor Maior que nos empurra,quase involuntariamente, para os braçosdo amor humano. É tempo que não seexplica, faz-se entender simplesmente pelanobre recordação que carrega. É genteque convive, mas também é gente queanda por outros caminhos para celebraroutras amizades. Às vezes, chega fazendobarulho, mas também sabe chegar demansinho, ocupando pequenos espaçosaté tornar-se parte, quase que inseparável,daquele meio. Tentando, semelhante aospais “daquela fria noite em Belém”,encontrar acolhimento, buscandodesenhar o seu retrato de famíliaverdadeiramente cristã e feliz.

Fica mais fácil entender a sutileza dotempo das esperas e das buscas quandoconhecemos a peregrina história do casalReynaldo e Rosana. Naturais de Formiga-MG, casaram em 1994, e são pais de Rafael,17, e Renata, 14. Foram adotados pornosso povo, tanto pelo profissionalismocomo pelo importante trabalho em nossaIgreja.

Reynaldo, 43, é o primeiro dos três

LIÇÕES DE VIDA

REYNALDO E ROSANA: “APONTA-NOS O CAMINHO, SENHOR, E ENTÃO IREMOS!”filhos (Stênio e Meire) do Sr. José e D.MariaAparecida. E Rosana, 43, é filha de umatradicional família de Formiga: Sr. Ronaldo(já falecido) e D.Vera Braga. Ela possui trêsirmãos: Cristina, Ana Rosa (irmã gêmea deRosana) e Reinaldo, que é sacerdote.Mesmo antes do casamento, já andavampor aqui procurando uma forma de sustentopara sua família. O pai de Reynaldo haviamontado um depósito de revenda de gásem nossa cidade, e ele então veio paraajudar. “Fomos acolhidos como filhos pelocasal Sr. Joaquim Xavier (falecido) e D.Maria.Temos grande admiração por eles, poisforam os nossos pais aqui em Lagoa”, contaRosana. No entanto, mesmo sendo bemacolhidos, a parceria acabou não dandocerto. Tempos depois, Reynaldo conseguiuum emprego em Varginha-MG, e para láforam para tentar a vida. Ele se lembradeste tempo como um momento difícil,tendo de lidar com uma distância maior dosfamiliares, dos filhos. E afetividade semprefoi o ponto alto desta família. A filha Renataexplica bem este sentido: “Família é o amoronde o pai, por vezes, não consegue dizerao filho o quanto o ama, e o filho nãoconsegue falar ao pai. Então todos sedemonstram, entre gestos e abraços.” Éamor que conhece bem a linguagem dosolhos.

O tempo passou, até que, certo dia,ao retornar a nossa cidade para visitar algunsamigos, perceberam a oportunidade demontarem por aqui um novo negócio, agorasó deles. E assim foi feito. Ele pediudemissão do emprego em que estava e,em meados de 2002, retornaram a Lagoada Prata para, agora, abrirem uma revendade gás e água mineral. A mudança, enfim,deu certo. Hoje são merecidamentereconhecidos como bons profissionais nestesegmento.

E como Deus foi sempre o condutor dosdestinos do casal, viram a necessidade emser parte integrante também de nossa

Igreja. Ainda solteiros, haviam feito oCursilho para jovens em 1991, em Formiga,e então manifestaram interesse emparticipar do Movimento. “Não temos famíliapor aqui, então, a Igreja é a nossa família.Já fizemos daqui a nossa terra”, contaReynaldo.

Servir o próximo certamente ajudou, emuito, a superar a distância dos familiares.Abraçaram com entusiasmo os serviços daparóquia São Francisco de Assis, fazendoparte, inclusive, do CPAE dessa paróquia.Pelo Cursilho, sempre demonstraram umgrande amor, que culminou em outubrodeste ano, ao se colocarem à disposiçãopara coordenar o Movimento em 2015. E ocasal foi enfático ao justificar o compromissoassumido: “Sentimos que esta era a nossahora de servir ao Movimento. É o momentode retribuir, em trabalho, todo o carinhorecebido nestes anos”.

É louvável ainda perceber comoconseguem conciliar bem a vida profissionalcom a Igreja e a família. “Fica até difícil falarda importância dos dois em minha vida. Sãopara mim exemplos de cristãos, de caráter,de família e de amor ao próximo. Tudo oque sou e ainda vou ser, eu devo a eles,pois aprendi e aprendo com esta família acada dia,” define o filho Rafael.

Assim é a vida! Se você quer encontrara nascente de um rio, tem que subir contraa correnteza, tem que sair em busca doque acredita. Tem que agarrar-sefirmemente à Esperança Maior. Reynaldo eRosana representam bem esta busca, poisestão sempre ousando, desafiando ospróprios limites, mostrando que exatamenteem nossas fraquezas, aprendemos a nosapoiar na força de Deus. São especiais pelamissão que assumem e, especialmente,pelos olhares de amizade que encantamnossa terra. E para quem valoriza tanto ahumanidade presente no outro, fica bemmais fácil servir.

Claudinei Rezende

A EUCARISTIA ENOSSA SENHORA

Quando meditamossobre a Eucaristia eNossa Senhora, aprimeira imagem quenos vem à mente éMaria grávida de Jesus.Nela reconhecemos oprimeiro sacrário ondeo Verbo divino veiohabitar para se fazerpróximo de todos nós.É uma imagem

belíssima, principalmente quando noslembramos da cena de alegria que NossaSenhora provoca ao encontrar-se com suaprimal. João Batista, ainda no ventre deIsabel, salta de alegria pela presença deJesus no ventre de Maria. Maisimpressionante ainda é a revelação deque, com o mistério da encarnação, Deusinicia um novo modo de estar presente.Mais do que através de lugares ou objetossagrados, como o Templo ou a Arca daAliança, assim como em Maria, Deus farásua morada no coração das pessoas,especialmente quando unidas e reunidaspelo mandamento do amor. Por isso, arelação de Maria com a Eucaristia é bemmais profunda do que a sua gravidez.

Maria é totalmente Eucarística antes,durante e depois do parto. Ela é maiseucaríst ica do que todos os sereshumanos, porque viveu sempre emprofunda comunhão com seu Filho e como reino que ele anunciava, desde aAnunciação até a cruz e ressurreição. Elaseguiu os passos de Jesus. Ela o orientouem sua missão, estimulando-o a realizarseus sinais, como nas Bodas de Caná. Elaesteve firme aos pés da cruz. Ainda queimpotente, mas, sempre solidária. Elareuniu os discípulos dispersos para querecebessem o Espírito do Ressuscitado ese transformassem em missionários da BoaNova. Enfim, Maria viveu a Eucaristia emsua essência, que é comunhão de vidacom Jesus e com seu reino. E, junto comEle, mantém sua entrega total ao Pai, emfavor da redenção da humanidade.

Dona Zé

Page 15: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 15Formando e Informando o Povo de Deus

IMPOSTO DE RENDA – PREVIDÊNCIA PRIVADA

Os contribuintes já devem começara preparar os documentos para apróxima declaração do imposto derenda, sendo que a data de entregaserá até o final do mês de abril.

Chegando o final do ano, e para oscontribuintes que ainda desejaremaumentar as despesas dedutíveis parao imposto de renda, uma das opçõesé a previdência privada, pois é umadespesa dedutível para o imposto derenda.

É importante ficar atento, poisgeralmente são oferecidos planos VGBLe PGBL de previdência privada, sendoque o plano dedutível para o impostode renda é o plano PBGL.

O plano de previdência privada VGBLfunciona de forma bem parecida comuma aplicação financeira, sendo que ovalor investido é remunerado, e o

imposto de renda incide no resgateapenas sobre o valor dorendimento.

O plano de previdência PGBLpermite a dedução do gasto comodespesa para o imposto de renda,desde que o valor da despesa comprevidência privada não exceda a12% do valor da receita tributáveldo contribuinte.

A incidência do imposto de rendano plano de previdência PGBLocorre sobre o valor total doresgate, de forma que, para servantajoso o planejamentotributário, é importante que ocontribuinte possa ter condições deefetuar o resgate de formaplanejada e parcelada, pois casocontrário pode ser apenas umapostergação do pagamento doimposto de renda.

Também é importante verificar a taxacobrada pela instituição financeira parao aporte no plano de previdência PGBL,sendo que essa taxa é um custo e reduzo ganho com o investimento.

Desejamos a todos um Natalabençoado

e um Ano de 2015 repleto de paz,saúde e muitas realizações!

Equipe ESPAÇO CONTÁBIL

DEZEMBRO É O MÊS DE FECHAMENTO DO ANO E CONSEQUENTEMENTE JÁ COMEÇAM OSPREPARATIVOS PARA A PRÓXIMA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Page 16: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 16Formando e Informando o Povo de Deus

No último dia 13, durante a missa das 19:00 h, com muitaalegria, a Paróquia São Carlos celebrou os 42 anos deSacerdócio de Pe Ferreira. E neste final de semana (20/12),é a vez de louvarmos a Deus pelos 06 anos de sacerdócio dePe Patriky.

Pe. PatrikySamuel Batista

Filho de Ana Maria e JoséSebastião Batista, Pe Patriky nasceuem 28/04/1983, na cidade de Piumhi-MG. É o mais velho em uma família dequatro irmãos.

Desde cedo sentiu o chamadopara a vida sacerdotal. Aindacriança, participou do Apostolado daOração e da Sociedade São Vicentede Paulo. Foi catequista e iniciou seucaminho vocacional com os

missionários Redentoristas aos 14 anos. Após um ano deacompanhamento, ingressou no seminário menor dosMissionários Redentoristas, na cidade de Aparecida - SP. Láterminou o ensino médio no ano 2000.

Em 2001, fez o curso “Propedêutico” na cidade deSacramento-MG. De 2002 a 2004 fez seus estudos filosóficosna “Pontifícia Universidade Católica de Campinas”, ondeformou-se como Bacharel. Neste período, fez seu estágioPastoral na Paróquia Jesus Cristo Libertador, localizada naregião Campo Grande.

No decorrer do ano de 2004, após um período deacompanhamento e discernimento, retorna à Diocese de Luz,onde foi enviado para a “Casa dos Seminaristas de Luz”, emBelo Horizonte. Lá fez seus estudos teológicos de 2005 a2008. Durante a teologia, fez estágio pastoral na ParóquiaSão Rafael Arcanjo (Paineiras) e na Paróquia São Antônio(Arcos), onde exerceu seu diaconato.

Foi ordenado diácono no dia 05 de julho de 2008, naCatedral Diocesana de Nossa Senhora da Luz (Luz).

Foi ordenado Presbítero em 20/12/2008, na ParóquiaNossa Senhora do Livramento (Piumhi). Escolheu como lemapara o seu Ministério Presbiteral: “Servi ao Senhor com alegria”(Sl 99,2).

No dia 23/10/2008 foi designado vigário paroquial daParóquia Nossa Senhora do Patrocínio (Abaeté), cidade ondeiniciou seu ministério presbiteral a partir de janeiro de 2009.

Em janeiro de 2010 foi enviado como missionário para aIgreja Irmã de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia. Lá foivigário paroquial e, depois, pároco da Paróquia São Franciscode Assis (Nova Mamoré – RO).

Retornando para a Diocese de Luz, foi designado Párocoda Paróquia São Carlos Borromeu (Lagoa da Prata). Assumiusua nova missão no dia 11 de janeiro de 2014. Atualmente,

além de Pároco, Pe. Patriky é osecretár io da CoordenaçãoDiocesana de Evangelização emembro do Conselho Presbiteral.

Pe José Ferreirada Silva

Uma história é feita de muitashistórias. Na vida, somos apenaspersonagens de um escritor divinochamado Deus. E quem permite ser

Parabéns, Pe PatrikyParabéns, Pe Ferreira

12º Princípio: Amor

O que é virtude? É uma predisposição doespírito para a prática do bem.

O que é caridade? É o contrário decrueldade.

É a caridade uma virtude? Claro que Sim.Qual é a expressão máxima da caridade? O

AMOR.Ao falar em amor, nos lembramos de várias pessoas: Madre Tereza

de Calcutá, São Francisco, Nelson Mandela, Papa João Paulo II e tantosoutros.

Mas, o que é o amor?É o exemplo deixado por Jesus Cristo. É O AMOR DE JESUS CRISTO.Jesus nos ensina com seu exemplo. O mais extraordinário em sua

vida é a mensagem daquilo que Ele não disse. Ninguém falou como Ele ofez na terra. Jamais alguém pronunciou palavras como Ele. Porém, omais importante foi o que Ele deixou de dizer, foi o seu silêncio diante datraição de Judas, da negação de Pedro, da ingratidão dos amigos...

Apenas uma vez, Ele se queixou: quando os dez doentes, portadoresde lepra, foram curados, mas somente um voltou para agradecer. Eleolhou para esse, que não era judeu, e com o coração dolorido,perguntou: “Mas não foram dez aqueles a quem curei? Por que só esteestrangeiro voltou para agradecer?”

Teve, então, compaixão da nossa ingratidão.A criatura humana é muito ingrata. Enquanto recebe favores e

carinho de alguém, esse doador é tido como muito bom. Porém, a partirdo momento em que ele lhe nega qualquer coisa, não serve mais.

O que mais Jesus experimentou no seu silêncio foi a ingratidãohumana. Ingratidão que dura mais de dois mil anos, pois até hojecontinuamos ingratos.

Quantas vezes temos a oportunidade de sermos bons, e não somos?!Por capricho, por rebeldia, pelo sentimento de inferioridade... Quantasvezes somos chamados a perdoar, por estar o outro em situação pior doque a nossa, e não perdoamos?!

Não há amor que se compare ao Daquele que deu sua vida, no augedas suas forças, na plenitude de seus 33 anos. E a doou em sacrifício deamor. Um amor tão extraordinário que está na intimidade do ar querespiramos porque dá vida. Um amor tão eloquente que, depois detantos séculos, consegue nos unir.

Amar implica não reagir às agressões do mal, nem dos maus. Quandoalguém nos ofender, devemos sorrir e desculpar. O ofensor é umdesequilibrado.

O amor é, na vida, o que o sal representa para o alimento. E se o salperde o sabor, para que serve? Se a vida perde o toque do amor, paraque serve a vida?

Quem pode dispensar a companhia de um amigo? Quem não desejater alguém? Ouvir uma voz, ter um toque de mão, receber um abraço?Pode haver algo melhor que um olhar de ternura? Jesus assim faz.

Nas horas em que os problemas, as dores, se fizerem mais difíceis,lembremo-nos Dele, que nunca nos abandona.

Jesus, o homem luz, desbancando a sombra, quebrando opreconceito de falar em público com mulheres, leprosos, excluídos, oque não era permitido fazer naquela época.

Ele nos ajuda a quebrar os preconceitos: não há raça inferior; nãohá raça indigna; não há pessoas que devamos vê-las como desgraçadas,como perversas.

Jesus é o companheiro de nossas dores ocultas. É o amigo ativo denossas necessidades e convida-nos para que sejamos a sua voz, osseus braços, nessa autoestima terapêutica que devemos ter para melhorajudar os outros.

Saiamos do nosso pequeno e acomodado “mundo” para cuidar dosnossos irmãos confundidos na grande família espiritual. Essa autoestimaprojeta-nos como um perfume que aromatiza as vidas, tornando nossaexistência pródiga e abençoada.

Isso é amor, é o Amor Exigente que nós praticamos.Janayna Amorim Souza

Amor Exigente

personagem, se reinventa, renova e se transforma. Dobarro ao jarro, do trigo ao pão, da uva ao vinho. A cadanovo capitulo somos recriados. E nessa história sagrada, oprotagonista se deixou levar. E, hoje, é personagem deuma história escrita na caligrafia de Deus.

Pe Ferreira nasceu em 12/04/1942, na pequena cidadede Lassamce, interior de Minas. E como toda boa história érecheada de momentos bons, ruins, alegres e dramáticos,com essa não foi diferente. Assim que nasceu, José Ferreirajá era órfão de pai, que havia morrido um mês antes de seunascimento. Caçula de oito irmãos, aos três anos de idade,mudou-se para Corinto. E, aos 17, mudou-se para BeloHorizonte. Trabalhou com publicidade e era independentefinanceiramente. Porém, sentia seu coração inquieto edescompassado. Algo em seu interior não se conformavacom aquela vida. Algo em seu coração sentia sede em beberde uma fonte inesgotável de água viva. Foi então que decidiubuscar em Cristo o sentido para sua vida. Não só buscarnele o sentido, mas, fazer dele o sentido, o propósito desua existência. Entregar sua vida a Ele e viver conforme oseu coração. E assim, aos 20 anos, ingressou no seminárioem Belo Horizonte.

E como toda história é repleta de reviravoltas, asreviravoltas nessa não foram poucas. O seminário em BHfechou, e ele teve que buscar outro que o acolhesse. Foiaté Diamantina, onde deu continuidade aos seus estudos.Mas, eis mais uma surpresa: o seminário de Diamantinatambém fechou. Então, mais do que nunca, ele teve queconfiar arduamente na providência divina.

Foi indicado para vir até Luz para ser acompanhado porDom Belchior. Esperou uma resposta até ser aceito parainiciar seu 4° ano de teologia em Mariana. E as provaçõesnão pararam por aí: o seminário de Mariana também fechou.E lá se viu nosso protagonista no clímax de uma história quetinha tudo para dar errado. Mas, a confiança na palavraque fala: "Eis que eu estou convosco todos os dias”, omanteve inabalável. Os desígnios de Deus na vida dessesonhador já haviam preparado um futuro de muitasconquistas e realizações. Retornou para Luz onde, durantedois anos, fez trabalho pastoral na diocese. Trabalhou noseminário e como professor no colégio estadual. Concluiuseus estudos nessa cidade. E em 17/12/1972, na catedralde Luz, ele se ordenou padre. O vazio em seu peito haviacessado. O mundo, que antes era visto por ele em escala decinza, ganhara cor, forma e contorno. Todo esforço foicompensado no dia em que, conforme ele mesmo diz, foi omais feliz da sua vida.

Como Sacerdote, trabalho no Brasil e no exterior. Eentre uma paróquia e outra, deixou marcas por onde passou.Construiu igrejas, fundou paróquias, assistiu comunidadese fez surgir inúmeras transformações. E sempre foi muitoquerido por onde passou: Arcos, Bruxelas (Bélgica), SãoGotardo, Pains, Belo Horizonte, Contagem, Luz, CamposAltos, Tiros, Arcos, Japaraíba, Long Branch e Newark(Estados Unidos), Moema, Santo Antônio do Monte, Lagoada Prata.

Em 11 de janeiro de 2014, juntamente com os PadresPratriky e Marcus Vinicius, assumiu o serviço na Paróquia deSão Carlos Borromeu. Segundo ele, estar em Lagoa da Prataé ter mais do que pediu a Deus.

A Pe Patriky e a Pe Ferreira, os nossos parabénse votos de muita saúde, paz e sabedoria nacondução do rebanho que o Senhor lhes confiou!

Page 17: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 17Formando e Informando o Povo de Deus

Estimado irmão, querida irmã,Paz e alegria!Era noite. Os pastores que

apascentavam seus rebanhos tinhamacabado de ouvir o anúncio da Boa Novaque o Anjo lhes fizera, e disseram entresi:

"Vamos até Belém e vejamos o quese realizou e o que o Senhor nosmanifestou" (Lc 2, 15).

Aí está o Deus Menino que se fezigual a nós! Veio disposto a dar sua

própria vida e, assim, fazer-nos participar de sua vida divina.De joelhos, roguemos ao Menino Jesus, neste Santo Natal, pelapoderosa intercessão de São José e da Virgem Maria, asmelhores graças para alcançarmos a santidade que nos vem dopresépio.

Ouçamos a voz de Isaías: "Como são belos sobre asmontanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, quetraz as boas novas e anuncia a libertação, que diz a Sião: TeuDeus reina!" (Is 52,7).

Desejo a você, sua família e sua comunidade, um feliz esanto Natal, repleto das bênçãos do Senhor!

FraternalmentePe. Patriky Samuel Batista

MensagemOURO, INCENSO E MIRRAÉ interessante a figura

dos Reis Magos que visitaramJesus, em Belém. Segundoos estudiosos, elesrepresentam todos os reis daterra, que se curvam diantedo Rei dos reis. Eles podemrepresentar, também, cada um de nós, oferecendo de presentea Jesus o que temos de mais valioso em nossa vida.

Belchior, Gaspar e Baltazar deram de presente a Jesus,ouro, incenso e mirra. O ouro simboliza a realeza, o incensosimboliza a divindade, e a mirra simboliza a humanidade de Jesus.Eles viajaram dias, talvez meses, com grande sacrifício, seguindoa estrela, pois sabiam, pelos estudos e profecias, que nasceriaum rei, diferente de todos os reis da terra. E chegaram atéJesus, em Belém, onde O adoraram.

Nossa vida também deve ser assim: uma viagem até ocoração de Jesus para entregar-lhe nosso maior presente, oque temos de mais valioso nesse mundo: a nossa vida, com todaa nossa história, com todas as nossas conquistas, com toda anossa luta.

O que seria o ouro para você? E o que pode representar oincenso e a mirra em sua vida, para você ofertar a Jesus?

Não sabemos muita coisa sobre os Reis Magos, mas sabemossobre nós, nossos talentos, nossas qualidades, nossaespiritualidade. Sabemos, também, de nossas fraquezas,limitações e pecados. Assim, precisamos nos reconhecerpecadores e, ao mesmo tempo, filhos amados de Deus, herdeirosdo Reino dos Céus.

Imagino que a vida dos Reis Magos mudou radicalmentedepois do encontro com Jesus, Maria e José. E Jesus, ainda quefosse apenas um bebê recém-nascido (mas já sendo Deus),aceitou carinhosamente a oferta dos três. Esse gesto deentregar o que lhes era mais valioso abriu seus corações aoverdadeiro amor, e suas vidas foram transformadas. Para Deus,não importava mais o passado, mas o que eles viveriam dali parafrente.

E conosco acontece o mesmo.Como está a sua vida até este momento? O que você vai

oferecer a Jesus? Que tipo de ouro, de incenso e de mirra vocêquer e precisa oferecer a Jesus?

Entregue não só seus bens mais valiosos, mas também suasdores e sofrimentos, para que Ele faça um milagre em sua vida.Deixe Jesus tomar conta do seu “ouro“, ou seja, da sua vida, davida de seus familiares, de seus bens materiais, de toda a suariqueza ou pobreza. Deixe Jesus nascer, hoje e agora em seucoração! Peça a Ele! Tenho certeza de que a sua vida, como ados Reis Magos, não será mais a mesma. Coragem! Tenha fé!

Catequese

O lugar onde vivoVivo em Lagoa da Prata.Uma cidade bonitae cheia de graça.Eu adoro esse lugar e sou muito grata.

Ela não é grande e nem pequena,mas dá pra viverum mundo mágico de alegria,harmonia e bem querer.

Tem riquezas culturais e naturaisque valem mais que dinheiro.Tem uma praia que encantaturistas do mundo inteiro.

Tem lugares que parecem uma aquarelade tanta alegria e inspiração.Tem rios e lagoas, cachoeiras e floresque encantam o coração.

Quando chega o pôr-do-sol,de prata se pinta a nossa lagoacom seus peixinhos a pularbrincando numa boa.

Tem craques que dão show de bola e atletismotem grandes empresas e fábrica de caramelosque dão ao trabalhador o sustento de cada dianesse lugar tão belo.

Tem pássaros lindos a voarpelo céu azul ao entardecerlivres como livre é o seu cantar.

Lagoa da Prata de encantos mil!Esse é o lugar onde vivo.Aqui é o melhor lugar do Brasil.

katiane Estefane V.SantosE.M. Monteiro Lobato

SOCIEDADE SÃO

VICENTE DE PAULOAo findar mais um ano, agradecidos por tantas bênçãos recebidas de

Deus, agradecemos também a todos os confrades, consócias, colaborese doadores. Que Deus abençoe a todos.

Visite nossas obras, participe de nossas promoções, informe-se sobrenossas reuniões e seja um vicentino. Ajude-nos a realizar o que Cristonos ensinou: ser solidários.

Page 18: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 18Formando e Informando o Povo de Deus

“Ó profundidade da riqueza da sabedoria e doconhecimento de Deus!

Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveisos seus caminhos!”

(Rm 11, 33)Em nosso desejo humano - tantas vezes presente - de

dominar as realidades que nos cercam, como é difícilcompreender que há realidades inescrutáveis, ou seja,que não podem ser investigadas, inquiridas, pesquisadasde maneira tão rigorosa que se possam desvendar-lhe omistério.

O versículo da carta aos Romanos, citado acima,exclama com entusiasmo que os caminhos de Deus sãoinescrutáveis. Considerar que não somos capazes deescrutar os caminhos de Deus nos recorda outro trechoda Escritura, a palavra de Isaías 55, 8:

“Meus caminhos estão acima dos vossos caminhos emeus pensamentos acima dos vossos pensamentos”

Os caminhos de Deus são bem mais altos que osnossos, e não podemos alcançá-los apenas com nossaspesquisas e investigações. Quantas vezes que nãocompreendemos os 'porquês' de Deus? Quantas vezescontemplamos Seu mistério sem poder desvendá-lo?Quantas vezes não somos capazes de compreender ascircunstâncias que nos cercam, mesmo estando certosde que Deus sabe de todas as coisas e não perde o controlede nada? Mesmo as pessoas mais inteligentes, os maiorese mais gabaritados pesquisadores das ciências naturais,por mais que avancem, tocam o limite da compreensãohumana. A tendência soberba que habita nos coraçõesinstiga a construção de novas torres de Babel. Com aspróprias mãos, os homens querem ser capazes de subiraté Deus. Com a humildade dos santos, aprendemos queé Deus quem se curva até a criatura humana para alcançá-la em sua baixeza e elevá-la. Mais uma vez, podemosfazer uso do grande segredo de Teresinha do Menino Jesuspara nos lançar na experiência dos santos: é precisodescobrir-se pequeno. Só assim reconheceremos, deforma humilde e experiencial, que os caminhos de Deussão muito altos e que não podemos alcançá-los sem queEle nos eleve com Suas próprias mãos.

É preciso ser bastante maduro para compreender oque é ser pequeno. Algumas vezes podemos correr o riscode sentir que ser pequeno é ser bobo, é não saberargumentar, não ser capaz de se posicionar. Temos medode sermos pequenos. Teresinha não tinha esse medo,

Curiosidades dotempo do Advento

Advento é o tempo em que nospreparamos para receber o SalvadorJesus. São quatro semanas até o Natal,simbolizadas pela Coroa do Advento epelas quatro velas, que são acesas emsequência, a cada domingo.

A coroa não é circular sem motivos:ela é um sinal do amor de Deus que éeterno, sem princípio e muito menos semfim. A coroa deve ser colocada em localvisível dentro da Igreja. As cores das velassão roxa, vermelha, rosa e verde; ou roxaescura, roxa clara, rosa e branca. Noinício, a coroa está sem luz e sem brilho,representando a experiência da escuridãodo pecado.

A coroa ainda é enfeitada com umafita vermelha, que simboliza o amor deDeus, e com bolas que simbolizam osfrutos do Espírito Santo.

1ª vela – simboliza a chegada deJesus, luz do mundo, aquele que dissipatoda escuridão, trazendo a reconciliaçãoaos nossos corações.

2ª vela: simboliza a nossa fé, a fé detodos aqueles que acreditam naspromessas de Jesus.

3ª vela: simboliza a alegria do reiDavi, que recebeu de Deus a promessada eterna aliança. E também a alegria detodos nós.

4ª vela: simboliza os profetas queanunciaram a chegada do nosso SalvadorJesus.

Procure viver intensamente cadamomento deste tempo tão maravilhoso.

Que a luz do Advento esteja sempreacesa em você.

Catequese

Ser pequeno para subir bem altopois, sabendo o quanto era pequena, reconhecia um Pai que égrande e forte e que em Seus braços nada pode dar errado.Considerando o tamanho dos mistérios de Deus e seu própriotamanho, Teresinha compreendeu que precisaria de um elevador.Mulher inteligente e atualizada quanto à realidade do mundo emque vivia, soube fazer com que sua inteligência fosse servidorade uma fé profunda e ousada:

“Vivemos num século de invenções. Agora, já não se tem otrabalho de subir os degraus de uma escada. Em casa de genteabastada, um elevador a substitui com vantagem. Por mim,gostaria de encontrar um elevador para me erguer até Jesus,porque sou pequenina demais para subir a dura escada daperfeição. Busquei, então, nos Sagrados Livros uma indicação doelevador, objeto dos meus desejos, e li estas palavras, saídas daboca da Eterna Sabedoria: "Se alguém é pequenino, venha amim". Fui, então, com o pressentimento de ter achado o queprocurava. E com a vontade de saber, ó meu Deus, o que faríeisao pequenino que respondesse ao vosso chamado. Continuandominhas reflexões, eis o que encontrei: 'Como uma mãe acariciao filhinho, assim vos consolarei e vos acalentarei em meu regaço!'Oh! nunca vieram alegrar minha alma palavras mais ternas emais melodiosas! O elevador que me conduzirá até ao céu sãovossos braços, ó Jesus! Por isso, não precisarei ficar grande.Devo, pelo contrário, conservar-me pequenina, que venha a sersempre mais. Ó meu Deus, fostes além da minha expectativa, epor mim quero cantar vossas misericórdias.”

Se quisermos voar sob as asinhas deste pequenino passarinho,precisamos ousar viver de fé em fé. Só a fé nos faz encontrar oselevadores dos quais precisamos para andar pelos caminhos deDeus com toda alegria e confiança, ainda que eles nos pareçammisteriosos. Se não podemos escrutar os caminhos de Deus,restam-nos muitas alternativas: confiar, amar, admirar, adorar,nos lançar... São inescrutáveis, mas são sempre perfeitos!

Falando à Santa Faustina sobre os segredos do Seu coração,Jesus diz a ela sobre o que mais lhe faz sofrer: a falta de confiança,das almas escolhidas, em Sua bondade. E assim pediu a estaSua Esposa que falasse a todo o mundo da Sua bondade paraconsolar-Lhe o coração.

Amados irmãos, confiemos na bondade de Deus e nosapoiemos nela com toda a firmeza! Lancemo-nos na profundidadede Sua riqueza e em Seus caminhos, que estão acima de nós!Ainda que incompreensíveis, inescrutáveis, são belos, seguros emaravilhosos! Temos um elevador: não nos esqueçamos disso!

Ludmila Rocha Dorella

Page 19: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 19Formando e Informando o Povo de Deus

Page 20: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 20Formando e Informando o Povo de Deus

Ano da Graça: é tempo de agradecer os frutos colhidosToda semente bem cuidada pressupõe colheita farta e frutos saborosos!

Não foi diferente com relação às atividades propostas em nossa Paróquiadurante todo este ano:

. Comunidades SolidáriasO Projeto Comunidades Solidárias foi bem acolhido por todos. E, pelo esforço

de cada um, todas as comunidades reescreveram sua história, recordandodetalhes riquíssimos, essenciais para a construção da história de nossa Paróquiacomo um todo.

. Coral ParoquialNossas celebrações a nível paroquial foram animadas por membros de todas

as equipes de música, que formaram um grande e harmonioso coral.. Retiro para LiderançasAlgo que nos marcou muito este ano foi nosso Retiro Espiritual. Tivemos

momentos de formação, partilha, adoração ao Santíssimo, deserto... Um diainteiro para restaurar nossas forças e alimentar nossa espiritualidade.

. Acolhida de Monsenhor EustáquioEm setembro, acolhemos Monsenhor Eustáquio, que veio somar forças

com Padre Marcos Tiago para dinamizar mais as nossas celebrações eencontros.

. Caminhada da FéMomento marcante foi a grande caminhada que fizemos dia 04 de outubro.

Tivemos a participação de crianças, jovens e adultos rezando e cantando paracelebrarmos nosso Padroeiro. Encerramos este momento especial com acelebração da Missa e confraternização na ponte do Rio São Francisco.

. PromoçõesAs promoções realizadas, Jantar Dançante, aniversário do Terço dos

Homens, Cavalgada de São Francisco contaram com o apoio de nossaslideranças e amigos de São Francisco. E muito contribuíram para a manutençãoe obras de nossa Paróquia. Hoje, nossa matriz já está prontinha para acolher atodos que vêm render graças a Deus por tudo que Ele nos proporciona, bemcomo confiar a Ele as nossas vidas e projetos.

. Assembleia ParoquialNossa Assembleia Paroquial contou com a participação de,

aproximadamente, 100 pessoas, que representaram todas as comunidades,pastorais e movimentos atuantes na paróquia. Na ocasião, foi eleita acoordenação de todas as comunidades.

. Aniversário de Ordenação de Pe TiagoSão cinco anos cuidando da porção do rebanho a ele confiado e ensinando

que só quem ama e promove a paz, mesmo diante das adversidades, alcançaseus objetivos.

ACONTECEU AGRADECIMENTOAo nos

aproximarmos dacelebração do Nataldo Senhor,agradecemos aDeus. É Ele nossarazão de viver, amare servir com tantadisponibilidade e

desprendimento. Tudo o quefazemos é por Ele e para Ele. Por isso,tudo o que acontece em nossaParóquia é realizado com tantoamor, e o resultado, pela graça deDeus, é sempre positivo. Claro quetemos muitos desafios a seremvencidos, mas sabemos que Ele nosdará disposição, sabedoria e saúde afim de superarmos os problemas quesurgirem.

Que o Menino Deus renasça emcada coração e revigore as nossasforças para que, também em 2015,possamos caminhar unidos naconstrução de uma Paróquia,Comunidade de Comunidades, cadavez mais enraizada em Deus, nossaforça, nosso ideal.e fiéis ao projetode Deus em nossa Igreja. Nãodeixemos a chama que arde emnosso peito ser apagada. E quandoa ventania for forte por demasiado,acreditemos que ainda existesuficiente fogo debaixo das cinzaspara suscitar a energia necessária afim de tornar nossa vivência cristãmais autêntica.

Força, coragem e gratidão...Pe. Marcos Thiago da Silva

Pároco daParóquia São Francisco

Page 21: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 21Formando e Informando o Povo de Deus

Page 22: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 22Formando e Informando o Povo de Deus

DECOLORES

O que é sagrado pra você?Com o objetivo de despertar as pessoas para a

sacralidade dos momentos cotidianos da vida (nafamília, na vida do jovem, no trabalho, no serviçomissionário e, principalmente, na Eucaristia), oCanteiro das Margaridas (Grupo Jovem) realizou,no dia 03/12, a última Ultreyado Movimento de Cursilhosdeste ano.

Para instigar a reflexãosobre o assunto, o grupo,durante os últimos meses,circulou pelas atividades doMovimento trajando umacamiseta com a pergunta: “Oque é sagrado pra você?”, oque acabou despertandouma curiosidade sobre oassunto. E o resultado foi melhor que o esperado: a casa cheia,mais de 200 pessoas, entre cursilhistas, familiares e visitantes. Eainda a presença “sagrada” dos sacerdotes Pe. Marcos Tiago, Pe.Marcus Vinicius, Pe. José de Castro, Monsenhor Eustáquio e Pe.Patrick, que presidiu a celebração e foi o mensageiro, em parceriacom o seminarista Marco Túlio.

Parabéns aos jovens pela organização e pela maturidade aodespertar todos para este tema.

Na oportunidade, ao finalda celebração, aconteceuainda a posse da novacoordenação para 2015:Reynaldo e Rosana, queapresentaram suas equipesde trabalho para o próximoano. A eles, todas as bênçãosde Deus para que seja umano de muito compromisso,paz e serviço à Igreja.

Claudinei Rezendede Oliveira

AniversariantesQue Deus abençoe a todos os aniversariantes do mêsde DEZEMBRO. Com muita alegria, desejamos a eles

saúde, paz e felicidade:4- Graça, Lina, Waldez, 5 - D. Félix (Natalicio), 7 - Salin, 8 - Pe. J. Castro Ord.,9 - Josiane (M. Luide), Pe. Marcus Ord., 12 - Pe. Thiago Ord., 14 - Cristina(Rubinho), 15 - Ana (Sebastião), 16 - Maria Adelaide, 17 - Aline (Claudinei), 19- Donizete, 20 - D. Félix (Ord.), Pe. Patriky Ord., 22 - João Paulo (Júnia), 23 -Zetinho, 25 - Anderson (Patrícia), 26 - Laura (Jair), 28 - Daiany, 28 - Jaqueline(GJ), 29 - João (Nair), 29 - Sebastião (Dulce)

É um orgulho muito grande para a cidade de Lagoa da Prata tero casal José Osvander e Edna ocupando um cargo desta importância:estar à frente do Encontro de Casais com Cristo - ECC - no RegionalLeste II e, agora, no Conselho Nacional, colocando-se em missãopara evangelizar as famílias.

O casal José Osvander e Edna, da Paróquia São Carlos Borromeu(Lagoa da Prata), depois de assumir a coordenação do Encontro deCasais com Cristo – ECC - no Regional Leste II, que corresponde aosestados de Minas Gerais e Espírito Santo, tomou posse também noConselho Nacional do ECC. A cerimônia de posse aconteceu durantea 65ª Reunião do Conselho Nacional, realizada no Santuário doSantíssimo Sacramento, em Brasília-DF, nos dias 07 a 09/11/2014.

A primeira reunião e posse dos novos conselheiros sempreacontece em Brasília por ser a sede da CNBB. E conta com a presençado presidente da CNBB, porém, como ele estava em viagem a Roma,foi representado por D. Valdir Mamede, Bispo Auxiliar de Brasília,que presidiu a celebração da Missa de Abertura.

A cerimônia de posse foi presidida pelo Assistente EclesiásticoNacional do ECC, D. Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo dePresidente Prudente (SP). Participaram da reunião, todo o ConselhoNacional, que é composto pelo representante da CNBB, o AssistenteEclesiástico Nacional do ECC, os casais da Secretaria Nacional, os

CASAL DE LAGOA DA PRATA É EMPOSSADO NOCONSELHO NACIONAL DO ECC

Ultreia do CursilhoDiretores Espirituais e os CasaisRegionais do ECC. Conformedivisão eclesiástica da CNBB,são 17 Regionais no Brasil.Estavam também presentes, ocasal José Osvander e Edna,juntamente com Pe. GeraldoMarcone, de Paracatu, queagora fazem parte do ConselhoNacional por estarem nacoordenação do Regional LesteII.

Regional Leste IIA escolha para o cargo

aconteceu depois de umprocesso de eleição entre oscasais membros do ConselhoRegional, do qual fazem parte,em reunião realizada emJaguaré, Diocese de São Mateus– ES. A posse aconteceu naAssembleia da Região Lestedurante a realização do XVICongresso da Região Leste doECC, em Colatina (ES), emjulho/2014.

A indicação para concorrer aesta eleição ocorreu apósaprovação e aval do então Bispoda Diocese de Luz, Dom AntônioCarlos Félix, que levou emconsideração a caminhada e aexperiência de mais de 30 anosde ECC do casal, atuando naParóquia, na Diocese e naProvíncia.

José Osvander e Edna terãoum mandato de 04 anos, ouseja, 2014/2018, tendo comomissão a coordenação do ECCdas 35 Dioceses, sendo 31 emMinas Gerais e 04 no EspíritoSanto, que estão divididas em09 Províncias e mais de 700Paróquias.

D. Benedito, José Osvander, Edna e Pe. Geraldo

Page 23: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 23Formando e Informando o Povo de Deus

A decisão históricae o título inédito do Galo

Waldir RibeiroEsportes por esportes

Ao longo da história da dupla RapoGalo, estasduas agremiações travaram grandes embates. Oconfronto sempre mostrou grande equilíbrio entreos rivais. Em se tratando de clássico, podemos dizerque esse é o mais quente do futebol brasileiro.

Neste ano de 2014, na decisão da Copa do Brasil,a dupla travou o maior embate da história dos clubes.Mas, antes de chegarem à grande final, eles passarampor fases preliminares. Enquanto o Cruzeiro teve umatrajetória mais tranquila, o Atlético foi no “euacredito” até chegar à grande final. E com isso osdois, enfim, chegaram ao topo da Copa do Brasil.

O Cruzeiro, que estava muito focado no Brasileirão,teve uma trajetória mais tranquila até chegar àsemifinal contra o Santos. Enfrentou adversários beminferiores tecnicamente e só na semifinal teve oSantos pela frente, o qual deu muito trabalho. Emdois jogos emocionantes, o Cruzeiro suplantou oSantos e chegou à final para encarar o Galo.

Já o Atlético, desde o início de sua participação na Copa do Brasil teve adversáriossempre de grande porte. Nas oitavas de finais, o Galo pegou o Palmeiras e venceu osdois jogos. Nas quartas, enfrentou o Corinthians e o ultrapassou em dois jogossensacionais. Nas semifinais, veio um dos maiores rivais: o Flamengo. E, mais uma vez, oGalo foi cirúrgico e chegou, enfim, à grande final.

A tão aguardada decisão chegou. Frentea frente estavam a dupla RapoGalo. Noprimeiro jogo, no caldeirão do Horto, o Galosimplesmente passeou e venceu por 2 a 0,mas poderia ter vencido mais tranquilamente.No jogo de volta, no Mineirão, o Galo foimuito superior e venceu por 1 a 0. E o placarsó não foi mais tranquilo porque o timealvinegro esbarrou no paredão Fábio.

Essa decisão vai entrar para a históriacentenária do Galo e quase centenária daRaposa. Essa é, com certeza, a maior decisãoda grande história da dupla RapoGalo. E oGalo, merecidamente e com autoridade,venceu os dois jogos e conquistou um dostítulos mais importantes da trajetóriaalvinegra.

Parabéns, Galo!Parabéns, Clube Atlético Mineiro por

ter vencido sua primeira Copa do Brasil.

Cruzeiro e o Tetracampeonato BrasileiroO Cruzeiro pode ser

considerado um dosclubes mais importantesdo Brasil. Sua história vemcontando isso. O timeceleste, que já tinha ostítulos de CampeãoBrasileiro, em 1966, 2003e 2013, conquistou otetra em 2014 e commuita autoridade.

Desde o início dacompetição, o timemostrou autoridade tantodentro, como fora decasa. E dentro de casa teve um fator preponderante: mais uma vez, a china azul ao seulado.

Durante as 38 rodadas, o Cruzeiro, na maioria delas, apresentou um futebol maisregular do que o de seus oponentes. Portanto, merecidamente, tornou-se campeãobrasileiro mais uma vez, mesmo perdendo um pouco de fôlego no final da competição.

Para muitos, o Campeonato Brasileiro de pontos corridos não é emocionante, e eleslutam pelo “mata-mata”. Mas, o campeonato de pontos corridos é mais justo e,normalmente, a equipe mais regular chega ao título. O Cruzeiro, que tinha um elencomais recheado de bons jogadores, chegou ao tetracampeonato do Brasileirão. Na maioriadas rodadas esteve no topo da tabela, e poucas vezes foi ameaçado pelos concorrentes.

O 2015 promete muitas emoções para a torcida celeste, com a disputa de váriascompetições a nível estadual, nacional e internacional. E, com certeza, a diretoria celeste

deve montar um elenco à altura dastradições do clube. O presidenteGilvan de Pinho Tavares está atentoao mercado e deve contratar bonsjogadores.

Ser tetracampeão não é fácil. OCruzeiro fez por onde e mereceumais esta grande conquista. Para anação azul cinco estrelas, está sendoo ápice, ainda mais tendoconquistado dois campeonatosseguidos.

Parabéns, Cruzeiro EsporteClube, por ter escrito mais umapágina heroica e imortal.

Que o ano de 2015 sejarepleto de conquistas erealizações!

Page 24: 195 - Jornal Informação - Ed. Dez. 2014

DEZEMBRO / 2014 - Pág.: 24Formando e Informando o Povo de Deus