nosso jornal ed. janeiro - fevereiro 2015

8
Novo departamento vai aprimorar os processos de atendimento do hospital visando à melhoria nos serviços prestados informativo próvisão | janeiro/fevereiro 2015 | ano 3 • nº13 | www.hospitalprovisao.org.br “A grande ciência da vida é aprender a recomeçar. Recomeçar com confiança e entusiasmo” Dorina Gouveia Nowill Em mais uma ação inovadora, buscando ampliar a melhoria dos serviços oferecidos, o Hospital Próvisão inaugurou em janeiro o NEPP (Núcleo de Ensino e Pes- quisa Próvisão). Embora a inau- guração oficial tenha acontecido só no início de 2015, o departa- mento já atua no desenvolvimento de conteúdo desde o fim do ano passado. O Núcleo de Ensino e Pesqui- sa Provisão (NEPP) foi constituído para coordenar, avaliar e imple- mentar projetos de pesquisa, bem como promover o ensino por meio Próvisão inaugura Núcleo de Ensino e Pesquisa capacitação da capacitação dos servidores e alunos das unidades que inte- gram o Provisão. O objetivo do núcleo é promo- ver a educação continuada para todos os trabalhadores do hospi- tal, administrativos e profissionais de saúde. Além de organizar e sistematizar a prática de estágio curricular, extracurricular e vo- luntariado, incentivando os pro- fissionais na busca do ensino e pesquisa. A equipe que compõe o NEPP é multidisciplinar e conta com uma médica, uma gestora de assistên- cia, uma assistente administrati- va, uma pedagoga e profissionais do departamento de qualidade. Segundo a especialista em educação e mídia, Camila Pimen- tel, que integra a equipe, outros hospitais da região já possuem núcleos de ensino e pesquisa, mas para o Próvisão é uma novi- dade que terá como foco comple- mentar os processos de trabalhos de cada setor. “De uma forma contínua, a educação contribuirá para a me- lhoria dos processos internos, para a capacitação dos profis- sionais visando um serviço mais eficiente e de melhor qualidade”, afirmou. Esse novo serviço beneficiará os funcionários e os pacientes de todas as unidades administradas pelo Próvisão. A expectativa é que todos os funcionários estejam ca- pacitados para desenvolver um trabalho de qualidade, aprimo- rando o atendimento e oferecendo um serviço de excelência aos pa- cientes. PARA MAIS INFORMAçõES SOBRE O SERVIçO FAçA CONTATO PELO TELEFONE (12) 3919-3222 A EDUCAçãO CONTRIBUIRá PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS INTERNOS, PARA A CAPACITAçãO DOS PROFISSIONAIS VISANDO UM SERVIçO MAIS EFICIENTE E DE MELHOR QUALIDADE CAMILA PIMENTEL especialista em educação e mídia FUNCIONÁRIOS ACOMPANHAM PALESTRA DE ABERTURA DAS ATIVIDADES DO NEPP

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Acesse nossos informativos e fique por dentro das novidades e acontecimentos do Hospital Próvisão

TRANSCRIPT

Page 1: Nosso Jornal Ed. Janeiro - Fevereiro 2015

Novo departamento vai aprimorar os processos de atendimento do hospital visando à melhoria nos serviços prestados

i n f o r m a t i v o p r ó v i s ã o | j a n e i r o / f e v e r e i r o 2 0 1 5 | a n o 3 • n º 1 3 | w w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b r

“A grande ciência da vida é aprender a recomeçar. Recomeçar com confiança e entusiasmo”Dorina Gouveia Nowill

Em mais uma ação inovadora, buscando ampliar a melhoria dos serviços oferecidos, o Hospital Próvisão inaugurou em janeiro o NEPP (Núcleo de Ensino e Pes-quisa Próvisão). Embora a inau-guração oficial tenha acontecido só no início de 2015, o departa-mento já atua no desenvolvimento de conteúdo desde o fim do ano passado.

O Núcleo de Ensino e Pesqui-sa Provisão (NEPP) foi constituído para coordenar, avaliar e imple-mentar projetos de pesquisa, bem como promover o ensino por meio

Próvisão inaugura Núcleo de Ensino e Pesquisa

capacitação

da capacitação dos servidores e alunos das unidades que inte-gram o Provisão.

O objetivo do núcleo é promo-ver a educação continuada para todos os trabalhadores do hospi-tal, administrativos e profissionais de saúde. Além de organizar e sistematizar a prática de estágio curricular, extracurricular e vo-luntariado, incentivando os pro-fissionais na busca do ensino e pesquisa.

A equipe que compõe o NEPP é multidisciplinar e conta com uma médica, uma gestora de assistên-

cia, uma assistente administrati-va, uma pedagoga e profissionais do departamento de qualidade.

Segundo a especialista em educação e mídia, Camila Pimen-tel, que integra a equipe, outros hospitais da região já possuem núcleos de ensino e pesquisa, mas para o Próvisão é uma novi-dade que terá como foco comple-mentar os processos de trabalhos de cada setor.

“De uma forma contínua, a educação contribuirá para a me-lhoria dos processos internos, para a capacitação dos profis-sionais visando um serviço mais eficiente e de melhor qualidade”, afirmou.

Esse novo serviço beneficiará os funcionários e os pacientes de todas as unidades administradas pelo Próvisão. A expectativa é que todos os funcionários estejam ca-pacitados para desenvolver um trabalho de qualidade, aprimo-rando o atendimento e oferecendo um serviço de excelência aos pa-cientes.

para mais iNformações sobre o serviço faça coNtato pelo telefoNe (12) 3919-3222

a educação coNtribuirá para a melhoria dos processos iNterNos, para a capacitação dos profissioNais visaNdo um serviço mais eficieNte e de melhor qualidade

Camila PimENtElespecialista em educação e mídia

FuNCiONáriOS ACOmPANHAm PAlEStrA DE AbErturA DAS AtiviDADES DO NEPP

Page 2: Nosso Jornal Ed. Janeiro - Fevereiro 2015

2 •• NOSSO JOrNAl JaN/FEV/2015 w w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b rw w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b r

PróVisão• diretoria executiva: presidente: João Hildebrando rodrigues • Vice-Presidente: Dalvi rosa moreira • Diretor Secretário: Sergio marcondes • Diretor Tesoureiro: Gio Batta Cucchiaro • 1º Vice - Tesoureiro: Azaury Ribeiro • 2º vice – tesoureiro: Edson Paulo Carlésimo • diretor de patrimônio: João Carlos Teixeira Pinto • diretor vogal: Wagner Aguiar de Oliveira • conselho fiscal: valdir Pereira lima, Nilza Helena Kliemann Silva, Edson rodrigues Pinheiro • 1º Suplente: Antonio Carlos de Oliveira • 2º Suplente: Rogério Osvaldo Scavacini • presidente de honra: Waldir Silva • superintendente: Meire Cristina N. V. R. Ghilarducci • conselho vitalício: Azaury ribeiro, benedito vieira da Silva, Cleusa de Carvalho lima, Dalvi rosa moreira, Edson Paulo Car-lésimo, Eduvaldo Santos bertti, Gio batta Cucchiaro, João batista Silvério da Silva, José Jorley do Amaral, João Hildebrando, meire Cristina N. v. r. Ghilarducci, moacir Gerônimo, Nilza Helena K. Silva, tércio Dias lima, umberto Ghilarducci Neto, valter molina koyanagi, Waldir Silva • Conselho Deliberativo: Cláudio Figueira de Carvalho, Carlos Ortunho Serra, Flávio Gottardo de Oli-veira, Paulo miragaia, Osvaldo da Silva Quintino, benedicto roberto rodrigues, Divanir Fernando Neves Fernandes Gonçalves Pires • Conselho Editorial: Carla Paes de mattos, Dra. Fernanda takay, Dr. José Claudio mancilha barbosa, meire Cristina Ghilarducci, Sergio marcondes • Produção: Alameda Comunicação • Jornalista Responsável: Pasquarelli Junior (mtb 23.081) • Edi-tor: Enio machado • Textos: Elizânio Silva (mtb 59.369) • Projeto gráfico: Alameda Comunicação • Edição das artes: bruna Santana fotos: rodrigo roveri e Avner Caserta • Impressão: Gráfica CopCentro • Tiragem: 5.000 exemplares. Av. Andrômeda, 3061 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos - SP • PABX: (12) 3919-3214 / [email protected]

Próvisão e Fadenp fecham parceriaAcordo prevê a ampliação das atividades do time de goalball feminino

parceria

O Hospital Próvisão e o Fadenp (Fun-do de Apoio ao Desporto não Profissio-nal) fecharam uma importante parceria que visa ampliar as atividades do time de goalball feminino da instituição. O projeto, que terá duração de um ano, prevê incremento da equipe técnica incluindo a participação de uma pro-fissional da área da saúde para apoiar os treinamentos e competições, bem como a disponibilização de uma ajuda de custo para as atletas.

A aprovação do projeto destinou por meio da lei de incentivo Fiscal r$ 30.000,00 para o projeto. Além do Fa-denp, o Próvisão está em busca de em-presas interessadas em patrocinar o time de goalball.

Com essa nova parceria, a modali-dade esportiva desenvolvida no Próvi-são pode atender até 30 pessoas. Nas competições oficiais, o time principal pode contar com até seis atletas.

Goall No PróVisãoAs atividades esportivas oferecidas

pelo Próvisão tiveram início em 2005 após a construção do Centro Esportivo. inicialmente foi montado um time mas-culino e, pouco tempo depois, as mu-lheres começaram a se identificar com a modalidade.

Dizem que no Brasil o ano só começa após o carnaval pode até ser, mas aqui no Próvisão 2015 já começou faz tempo. Estamos a todo vapor com os nossos projetos e ações que devem fazer de 2015 um ano de grandes desafios para a ‘Família Próvisão’.

Nas páginas a seguir vocês poderão conhecer um pouco do novo serviço implantado pela instituição. inauguramos o nosso Núcleo de Ensino e Pesquisa, que pretende ampliar e melhorar os procedimentos do hospital, visando sempre a excelência no nosso atendimento.

também firmamos uma nova parceria com o Fadenp que vai nos permitir a ampliação das atividades do time feminino de goalball, serviço complementar do processo reabilitacional oferecido pelo Próvisão.

além disso, continuamos dando dicas de saúde importantes com o objetivo de alertar nosso pacientes e parceiros sobre a prevenção de vários tipos de doenças.

Nossa agenda de eventos para 2015 já está definida, veja quais são eles e quando irão acontecer e coloque na sua agenda. Queremos muito poder contar com a sua participação.

Boa leitura!

JOGADOrAS PArtiCiPAm DE trEiNAmENtO ANtES DE COmPEtiçãO

De acordo com a gerente técnica do Próvisão, Carla Paes, o objetivo da prá-tica do goalball é ‘promover o incen-tivo ao desenvolvimento e prática de esporte e lazer, como instrumento de inserção social, intercâmbio cultural e profissionalização promovendo a ética, a cidadania, respeitando os interesses e potencialidades do cidadão’.

O goalball é uma modalidade cria-da exclusivamente para atletas cegos e com baixa visão. Segundo as normas de classificação da Federação interna-cional de Esportes para Cegos (ibSA), podem competir na mesma equipe atletas das classes b1(cego), b2 e b3 (pessoa com baixa visão) e para que a condição visual seja equiparada todos devem utilizar vendas nos olhos. Os participantes se orientam em quadra por meio de marcações em relevo no solo, pelo som emitido pela bola e por meio dos comandos verbais emitidos pelos árbitros.

O time feminino do Próvisão é o úni-co do município e está filiado à CbDv (Confederação brasileira de Desportos para Cegos) e FPDC (Federação Pau-lista de Desportos para Cegos).

Para participar da atividade no Pró-visão, basta ser pessoa com deficiência visual (baixa visão ou cega) e ter mais de 14 anos. As interessadas podem agendar uma aula experimental para conhecer a modalidade. Após a adesão, são realizadas avaliações físicas e a participante precisa apresentar exame médico anualmente. mais informações pelo telefone (12) 3919-3200.

João Hildebrando Rodrigues• Presidente do Próvisão

Page 3: Nosso Jornal Ed. Janeiro - Fevereiro 2015

JaN/FEV/2015 NOSSO JOrNAl •• 3h o s p i t a l o f t a l m o l ó g i c o e c e n t r o d e r e a b i l i t a ç ã o

Cuidados simples podem evitar o câncer de pele

saúde

Sol em excesso, muita lu-minosidade, falta de protetor solar. Esses são alguns dos fatores quem podem levar ao câncer de pele. E você sabe o que é o câncer de pele? Como ele é causado? Nós conversa-mos com uma médica derma-tologista que deu várias dicas de como se proteger para evi-tar a doença.

O câncer de pele é a proli-feração desordenada de ca-madas ou células específicas que compõem a pele. Ou seja, as células deixam de obedecer a renovação natural e o ritmo de crescimento da pele. Há cânceres menos agressivos e mais comuns, chamados con-forme a camada da pele aco-metida de carcinoma basoce-lular e espinocelular.

O tipo de câncer de pele mais agressivo é chamado melanoma e é proveniente de alteração nos melanócitos, cé-lulas que produzem pigmento na pele e que também estão presentes no ouvido interno, nas meninges, nos ossos e no coração.

FatorEs DE risCoSegundo a dermatologista

tarsila Silva, são fatores de risco importantes a exposição ao raio ultravioleta, qualquer tipo de luminosidade, em to-dos os horários do dia, em todas as estações do ano, lo-cais abertos ou fechados. “A hereditariedade também é um fator muito importante, histó-ria de câncer de pele nos pais, irmãos, tios e avós” disse.

As pessoas que têm fami-liares que já tiveram câncer de pele, pessoas que tem pele clara, que ficam vermelhas e pouco bronzeadas quando se expõem à luminosidade, estão mais sujeitas a desenvolver a doença.

“também aqueles que têm cabelos e olhos claros, sar-das, muitas pintas pelo cor-po, aquelas que já tiveram queimaduras solares e se ex-puseram a fontes de luz sem proteção ao longo da vida. Não esquecendo aqueles que tra-balham em locais fechados com luminosidade artificial e que se expõem à luz solar in-

tensa nos finais de semana”, afirmou.

PrEVENção A melhor forma de se pre-

venir do câncer de pele é evitar a exposição excessiva ao sol e qualquer outro tipo de lumino-sidade artificial, além do uso regular de fotoprotetores.

O câncer de pele demora a aparecer, pois para que acon-teça a alteração das camadas da pele é necessário um tem-po prolongado de exposição, desde a infância. “Alguns tipos de câncer de pele tem lesões na antes da doença se esta-belecer. É necessário que a pele perca a capacidade de transformar a luz que recebe em calor quando penetra na pele. A partir deste momento, o câncer se instala”, destaca a dermatologista.

O principal tratamento para o câncer de pele é a cirurgia. Porém, é importante procurar um médico para determinar o melhor tratamento de acordo com a história de vida de cada pessoa.

Veja algumas dicas de prevenção e alguns fatores de risco causadores da doença

cuidados com a pele

• Usar chapéus, camisetas e protetores solares;

• Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h;

• Na praia ou na pisci-na, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta;

• Usar filtros solares dia-riamente, e não somente em horários de lazer ou di-versão. utilizar um produto que proteja contra radiação uvA e uvb e tenha um fa-tor de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre;

• Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;

• Consultar um dermato-logista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo;

• Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.fonte: sociedade brasileira de dermatologia

O não tratamento da doen-ça, de acordo com o tipo, pode aumentar a área de pele aco-metida, a profundidade e em alguns tipos mais agressivos pode gerar metástases e atin-gir outros órgãos.

Page 4: Nosso Jornal Ed. Janeiro - Fevereiro 2015

4 •• NOSSO JOrNAl JaN/FEV/2015 w w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b r

a meta do Núcleo de empregabilidade para este aNo de 2015 é de propiciar o coNhecimeNto e a utilização da tecNologia assistiva, teNdo como oBJETIVo o uSo DESTA tecNologia afim de possibilitar, facilitar ou poteNcializar determiNadas habilidades dos profissioNais com deficiêNcia Nos seus postos de trabalho.

Núcleo de empregabilidade pretende ampliar serviços oferecidos

desenvolvimento

Em 2015, a lei de Cotas completa 24 anos. Ela defi-ne que todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preen-cher entre 2% e 5% de suas vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência. As empresas que têm de 100 a 200 fun-cionários devem reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com deficiência; entre 201 e 500 funcionários, 3%; en-tre 501 e 1000 funcionários, 4%; empresas com mais de 1001 funcionários, 5% das suas vagas.

Com o objetivo de contri-buir com as empresas que buscam pessoas com de-ficiência qualificadas para ocuparem as vagas des-tinadas, o Próvisão conta, desde 2004 com um Núcleo

Mais de 60 pessoas com deficiência capacitadas no Próvisão atuam em várias empresas da região

de empregabilidade que vem implementando esfor-ços no sentido de atuar em todos os fatores envolvidos no processo de inclusão profissional da pessoa com deficiência, desde o proces-so de reabilitação e capaci-tações eficazes até a orien-tação e conscientização das famílias e empresas quanto ao potencial da pessoa com deficiência.

De acordo com carlos eduardo vieira, coordena-dor de empregabilidade do Próvisão, além de oferecer o serviço de consultoria a entidade vem buscando participar de grupos de dis-cussão junto aos Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência a fim de provo-car mudanças na legislação que favoreçam este proces-so de inclusão.

Ao longo desses dez anos de serviços prestados, diver-sas empresas têm procurado os serviços de consultoria do Próvisão. Dentre as empre-

sas que contrataram o servi-ço é possível destacar a Em-braer, Cabletech, libbero, Colégio Anglo, Friulli, entre outras.

os últimos Dois aNos Nos últimos dois anos fo-

ram engajados 60 profissio-nais com deficiência visual no mercado de trabalho e o serviço de consultoria es-pecializada apresentou um crescimento bastante sig-nificativo. Cerca de 40 em-presas, de seis municípios, ofereceram quase 70 vagas entre 2013 e 2014.

Ainda segundo Carlos Eduardo, 2015 será um ano de ampliação de serviços oferecidos. “Neste ano pre-tendemos estender a consul-toria especializada para o en-gajamento de pessoas com outras deficiências, embora nossa expertise maior seja a deficiência visual”, concluiu.

o sErViço O Núcleo de Empregabi-

lidade atua com o conceito de inclusão Socioeconômica Sustentável de Pessoas com Deficiência, utilizando uma metodologia de trabalho que contempla ações voltadas a inclusão profissional, desen-volvimento, crescimento e retenção destes profissionais nas organizações. Cada pro-grama é elaborado conforme a necessidade da empresa e suas particularidades, sendo os resultados diferenciados, já que os programas são customizados, únicos e ade-quados à realidade de cada empresa.

As empresas interessadas em conhecer e contratar o serviço de consultoria espe-cializada, podem obter mais informações pelo telefone (12)3919-3202 ou pelo e-mail [email protected].

Page 5: Nosso Jornal Ed. Janeiro - Fevereiro 2015

JaN/FEV/2015 NOSSO JOrNAl •• 5h o s p i t a l o f t a l m o l ó g i c o e c e n t r o d e r e a b i l i t a ç ã o

Bingo Beneficente

11 de abril

12ª Feijoada solidária 28 de julho

arraiá da Família Próvisão

8 e 9 de agosto

3º Baile Próvisão

26 de setembro

agenda de eventos do Próvisão já está definida

agenda

imAGENS DE EDiçõES ANtEriOrES DOS EvENtOS AGENDADOS PArA EStE ANO

Bingo beneficente, feijoada solidária, arraiá e baile estão entre as ações para 2015

O Próvisão já definiu a sua agenda de eventos para 2015. Além de reunir parcei-ros e comemorar as conquistas que virão ao longo desse ano, objetivo das atividades programadas é arrecadar recursos para os projetos desenvolvidos pelo Hospital e pelo Centro de reabilitação da entidade, que atende mais de 232 pessoas com deficiên-cia visual e suas famílias todo mês.

um dos mais tradicionais eventos do Provisão, o bingo beneficente, será reali-zado no dia 11 de abril, das 16h às 20h. Na edição de 2014, mais de 300 pessoas parti-ciparam e contribuíram para as atividades da instituição.

No mês em que o Hospital Próvisão co-memora 33 anos de atuação na região, a 12ª da Feijoada Solidária vai acontecer no dia 28 de julho, em local ainda a ser defi-nido. Essa será mais uma oportunidade de contribuir com as ações da instituição.

um evento que voltou a fazer parte da

agenda do Próvisão foi o ‘Arraiá da Família Próvisão’, que no ano passado reuniu mais de 2.000 pessoas num só fim de sema-na. Em 2015, a festa será nos dias 8 e 9 de agosto, na quadra de esportes do hospital.

Para encerrar os eventos do ano, o 3º baile Próvisão já tem data definida. Será no dia 26 de setembro, é o grande momento onde a instituição reconhece e valoriza os parceiros que colaboraram durante todo ano.

O baile já se tornou uma festa tradicional na cidade e reúne autoridades do cenário político, empresários, imprensa e forma-dores de opinião de toda a região, o evento se tornou um momento de celebração das conquistas realizadas ao longo dos anos.

todas as informações referentes aos eventos será divulgadas conforme a proxi-midade de cada um deles. Possíveis parcei-ros podem entrar em contato por meio do telefone (12) 3919-214.

Page 6: Nosso Jornal Ed. Janeiro - Fevereiro 2015

ADOTE UM PROJETO E INCLUA SUA EMPRESA NAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:

- SAÚDE, EDUCAÇÃO E ESPORTE- ASSISTÊNCIA SOCIAL- EMPREGABILIDADE

OUTRAS FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO:

- NOTA FISCAL PAULISTA- EVENTOS SOCIAIS- VOLUNTARIADO- IMPOSTO DE RENDA (PF/PJ)

Manter uma instituição filantrópica de referência por mais de 33 anos é uma tarefa árdua que exige compro-metimento de toda comunidade. O Provisão disponibiliza uma série de ações e alternativas para que a ajuda de pessoas, empresas, instituições públicas e privadas garantam a con-tinuidade do nosso projeto de servir cada vez mais e melhor a comunida-de de toda a nossa região.

SEJA UM ASSOCIADOCOLABORADOR

CONTRIBIÇÕES MENSAIS:

R$ 10R$ 30R$ 50

EMPRESA PARCERIA

CONHEÇA NOSSO CADERNO DEPATROCÍNIO E SEJA UMAEMPRESA PARCEIRA PRÓVISÃO!

DO PRÓVISÃO

Contato: (12) 3919-3214

Contato para doações:(12) [email protected]

2.000 PESSOAS SÃO ATENDIDAS GRATUITAMENTETODOS OS DIAS

MAIS DE 580 FUNCIONÁRIOSE 200 MÉDICOS OFERECEM ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

PRECISAMOS DE SUA AJUDA PARA CONTINUARMOSCOM NOSSA MISSÃO!

COMO AJUDAR?

Page 7: Nosso Jornal Ed. Janeiro - Fevereiro 2015

JaN/FEV/2015 NOSSO JOrNAl •• 7h o s p i t a l o f t a l m o l ó g i c o e c e n t r o d e r e a b i l i t a ç ã o

rápidas do pró

Curso iBm

Palestra senac

Homenagem atletas judô

Evento – Equador

mo último dia 15 de janeiro, representantes do setor de ti e Co-municação do Hospital Próvisão participaram do 1° treinamento da rede Social da Saúde, promovido pelo Grupo taisei, ibm e Fehosp. O evento aconteceu na sede da ibm, em Hortolância. A rede Social da Saúde é uma ferramenta que será utilizada pelos hospitais do Estado para a troca de informações, projetos e divulgação de ações que podem contribuir para ações comuns.

O Centro de reabilitação do Próvisão, em parceria com o SENAC, re-alizou no dia 22 e dezembro, a palestra ministrada por Jair torres, com o tema “O perfil do profissional competente”. A atividade foi destinada tanto aos que iniciam no mercado de trabalho como para profissionais já engajados que quiseram passar por uma reciclagem, visando auxiliar profissional a ter melhor desempenho na entrevista de emprego, além de contribuir na qualificação de candidatos para as vagas de emprego.

No dia 24 de janeiro, paratletas judocas do Hospital Próvisão que representam São José dos Campos em competições oficiais, parti-ciparam de um treinamento especial em Campinas. O evento que contou com a participação dos judocas Flávio Canto e Antonio te-nório foi organizado pela Federação brasileira de Desporto de De-ficientes visuais. Por ser atualmente a equipe campeã paulista de judô na categoria de deficientes visuais, os paratletas do Próvisão foram convidados a participar do evento. São eles: Cícero Fabiano Santos Damiano, JhaneAparecida Pereira Andrade, luma Kamilla Nunes e Silva, marcos rodolfo de brito, manoel Elena veigas Silva, Paulo Alberto da Costa, Ane Kathellyn Dias Conceição, Yasmin thais Cardoso leite, Yago tossani monteiro de matos e Débora Diane da Silva Soares.

A coordenadora educacional do Centro de reabilitação do Próvi-são, maria Gorete Cortez de Assis, participou nos dias 2 e 3 de fe-vereiro do ‘Encontro internacional de inclusão Produtiva’, realizado em Guayaquil no Equador. O encontro discutiu políticas públicas da pessoa com deficiência e contou com a participação de represen-tantes de diversos países. No encontro, Gorete ministrou a palestra ‘Pessoas com deficiência: a nova geração de clientes do microfinan-ciamento’. Na ocasião, ela também falou do trabalho desenvolvido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo.

Page 8: Nosso Jornal Ed. Janeiro - Fevereiro 2015

As informações deste material estãodisponíveis em formato acessível no site

http://www.hospitalprovisao.org.br/nossojornal/janfev2015

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição: