data: 10/03/2014 enem i - cnsg-pi.com.br · simulado/2014 cnsg 1º ano ... para a realização...

23
ENEM I Disciplinas Questões Biologia 01 a 15 Química 16 a 30 Física 31 a 45 Geografia 46 a 65 História 66 a 85 Filosofia 86 a 90 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo. Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES: Data: 10/03/2014 Horário: 13h30 às 18h Nº de questões: 90 1º Ano Ensino Médio Maneira correta de preenchimento do cartão-resposta: Maneira errada de preenchimento do cartão-resposta:

Upload: nguyennhan

Post on 09-Nov-2018

239 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 1/23 Data: 10/03/2014

ENEM I Disciplinas Questões

Biologia 01 a 15

Química 16 a 30

Física 31 a 45

Geografia 46 a 65

História 66 a 85

Filosofia 86 a 90

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você

está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente

uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao

fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você receberá um cartão-resposta. A correção

das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Data: 10/03/2014

Horário: 13h30 às 18h

Nº de questões: 90

1º Ano – Ensino Médio

Maneira correta de preenchimento do

cartão-resposta:

Maneira errada de preenchimento do

cartão-resposta:

Page 2: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 2/23 Data: 10/03/2014

BIOLOGIA– Prof°. Mário Cristiano

Leia o texto abaixo e responda a questão 01

Elefantes, Dragões de Komodo, rinocerontes, búfalos! Que nada! O adulto dos tardígradas só tem 1,5 mm, mas pode ser até menor. São conhecidos também como “ursinhos d’agua”, o nome é fofinho mesmo, mas estes têm sido considerados os bichos mais resistentes do planeta terra. Tardígrada é um Filo com animais de quatro patas articuladas com 4 unhas cada uma. Vivem presos em musgos, em locais bem úmidos. Alimentam-se da seiva de plantas e para comer usam estiletes perfuradores, que ficam dentro a abertura bucal. O mais interessante é que este bichinho microscópio tem uma resistência incrível. Quando ocorre algum problema no ambiente, perde quase toda a água do corpo e diminui o metabolismo ao mínimo. Externamente, secreta uma cutícula dupla que cobre todo o corpo e, por causa disso, supera um monte de adversidades. Acredite! Sobrevivem a falta de oxigênio, temperaturas acima de 140°C e abaixo de 270°C, resistem a vários gases tóxicos, pressão 75 mil atmosferas e radiação 570.000 grays. São capazes de sobreviver no vácuo por até 10 dias e num estado de desidratação por mais de 10 anos, reanimando-se com apenas uma gota de água.

01. De acordo com o exposto no texto, a criptobiose (“retornar” a vida após condições críticas) é uma característica típica destes animais. Sua reanimação depende de reidratação, pois a água:

a) é o composto mais abundante dos seres vivos

b) possui elevado calor específico

c) possui elevado calor latente

d) participa de inúmeras reações metabólicas

e) é a principal fonte de energia do organismo

02. Além de fazer parte da constituição dos organismos vivos, a água apresenta outras características importantes, que são vitais à manutenção dos ecossistemas do planeta.

Com relação às características da água, assinale a alternativa correta.

a) Na Terra, a água pode ser encontrada somente em dois estados físicos: líquido (água salgada e doce) e sólido (geleiras, neve e icebergs).

b) Ao resfriar, a partir de 4 0C a água diminui sua densidade, solidificando, por exemplo, em lagos e mares, apenas na superfície. Isso contribui para a manutenção da vida em regiões de alta latitude.

c) A temperatura da água do mar não varia com a profundidade e a latitude, o que garante a formação de corais.

d) Na formação das geleiras, a molécula de água ganha mais um átomo de hidrogênio.

e) Devido principalmente à sublimação, a água armazena e libera energia para o ambiente, influenciando no clima da região em que se encontra.

03. A tabela a seguir apresenta a quantidade dos minerais cálcio e ferro em alguns alimentos.

Alimento (100g) Cálcio (mg)

Ferro (mg)

Carne de boi magra assada 9 3,20

Couve manteiga 330 2,20

Milho verde em conserva 6 0,80

Pepino cru 10 0,23

Queijo prato 1023 0,78

Rosbife 16 4,20

Fonte: FROTA Pessoa, O. Os caminhos da vida - Manual do professor. Ed. Scipione, 2001, pp.37-9.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os alimentos mais importantes na prevenção de anemia e osteoporose.

a) carne de boi magra assada e couve manteiga.

b) milho verde em conserva e queijo prato.

c) queijo prato e couve manteiga.

d) rosbife e queijo prato.

e) pepino cru e rosbife.

04. Os sais minerais, encontrados nos mais variados alimentos, desempenham função importante na saúde do homem, podendo estar dissolvidos na forma de íons nos líquidos corporais, formando cristais encontrados no esqueleto, ou ainda combinados com moléculas orgânicas.

A alternativa que relaciona CORRETAMENTE o sal mineral com sua função no organismo é:

a) K - participa dos hormônios da tireoide.

b) F - constitui, juntamente com o Ca, o tecido ósseo e os dentes.

c) P - participa da constituição da hemoglobina, proteína encontrada nas hemácias.

d) Cℓ- fortalece os ossos e os dentes e previne as cáries.

e) Ca - auxilia na coagulação sanguínea.

Page 3: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 3/23 Data: 10/03/2014

05. Leia o trecho transcrito da entrevista intitulada “Fome oculta”, realizada por Maria Fernanda Elias Llanos, com a Professora Dra. Andréa Ramalho, da UFRJ, que se encontra na Revista NestIé. Bio – págs. 4-9, maio de 2011.

“Segundo o Dr. Jacques Diouf diretor-geral da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), a fome permanece a maior tragédia e o maior escândalo do mundo, sendo que o número de pessoas subnutridas encontra-se inaceitavelmente alto. A carência de micronutrientes, conhecida como fome oculta, afeta cerca de um terço da população mundial e está relacionada principalmente à deficiência de ferro, zinco, iodo e vitamina A. (...) No Brasil, as deficiências mais significativas são as de ferro e vitamina A.”

Agora analise as proposições que seguem:

I. A vitamina A, encontrada em vegetais verdes e amarelos, frutas amarelas e alaranjadas, gema de ovo, leite e derivados e ligado, é necessária à manutenção da integridade da pele, dos epitélios respiratório, intestinal e urinário, além de atuar na síntese de pigmentos da retina.

II. No Brasil a deficiência de iodo não é significativa, visto que o país já obrigou, por força de lei, a adição de iodo ao sal de cozinha. A carência deste oligoelemento gera o hipertireoidismo.

III. O ferro pode ser obtido a partir da ingestão de leguminosas, vegetais verde-escuros, fígado e carnes; assim, feijão com arroz, salada de alface com rúcula e bife é um bom caminho para evitar a carência deste microminerais, indispensável na constituição da hemoglobina e mioglobina.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)

a) II e III, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I, II e III.

d) I e III, apenas.

e) II, apenas.

06. Durante a caminhada dos escoteiros, o gasto energético foi grande. Estavam avisados de que o passeio seria cansativo, por isso muitos levaram barrinhas de cereais, mas alguns não tinham levado nada e precisaram utilizar suas próprias reservas de energia. Essa reserva estava armazenada em seu organismo, na forma de

a) glicerídeo.

b) vitamina.

c) esteroide.

d) proteína.

e) glicogênio.

07. Bebidas de diversas marcas chamadas de energético possuem substâncias estimulantes como a taurina e a cafeína. A cafeína também está presente em vários refrigerantes, como, por exemplo, os de cola. O quadro abaixo mostra alguns valores da concentração de algumas substâncias presentes em duas marcas de energéticos e em dois refrigerantes de cola. Os valores em gramas, referentes a porções de 200 ml, são todos hipotéticos, assim como as bebidas.

Se colocarmos as bebidas em ordem da que confere mais energia para a que confere menos energia, teremos:

a) refrigerante de cola, energético 2, energético 1, refrigerante de cola dietético.

b) energético 1, energético 2, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético.

c) energético 2, energético 1, refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético.

d) refrigerante de cola dietético, refrigerante de cola, energético 2, energético 1.

e) refrigerante de cola, refrigerante de cola dietético, energético 1, energético 2.

Leia o texto abaixo e responda a questão 8

História e variações do cuscuz

O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, sendo feito com milho americano. No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses na fase Colonial. Estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial, recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar.

Fonte: www.mundolusiada.com.br/.../gas015_jun08.

08. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Delícias da culinária da nossa terra, o cuscuz feito de milho é rico em:

a) amido. d) glicogênio.

b) carotenoide. e) lipídio.

c) cera.

BEBIDA CARBOIDRATO SÓDIO CAFEÍNA

Energético 1 18,4 100 500

Energético 2 20 60 350

Refrigerante de cola

21 28 3

Refrigerante de cola dietético

0 100 3

Page 4: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 4/23 Data: 10/03/2014

09. Acredita-se que 75% das mortes no mundo são causadas por doenças crônicas, como diabetes, câncer e complicações cardíacas (Diet, nutrition and the prevention of cronic diseases). A comida, sobretudo a industrializada, tem sido apontada como a principal causa dessas enfermidades. A molécula de colesterol, considerada prejudicial em grandes quantidades, e as moléculas constituintes dos lipídios considerados “bons” para a saúde, são, respectivamente,

a) colesterol HDL; ácidos graxos insaturados.

b) colesterol HDL; ácidos graxos saturados.

c) colesterol HDL; ácidos graxos poli-insaturados.

d) colesterol LDL; ácidos graxos saturados.

e) colesterol LDL; ácidos graxos linoleico e oleico.

10. O aumento da atividade industrial, embora tenha trazido melhorias na qualidade de vida, agravou os níveis de poluição do planeta, resultantes, principalmente, da liberação de agentes químicos no ambiente. Na tentativa de minimizar tais efeitos, diversas abordagens vêm sendo desenvolvidas, entre elas a substituição de agentes químicos por agentes biológicos. Um exemplo é o uso, na indústria têxtil, da enzima celulase no processo de amaciamento dos tecidos, em substituição aos agentes químicos.

Considerando os conhecimentos sobre estrutura e função de proteínas, é correto afirmar que essas moléculas biológicas são úteis no processo industrial citado devido à sua:

a) insensibilidade a mudanças ambientais.

b) capacidade de diminuir a velocidade das reações.

c) alta especificidade com o substrato.

d) capacidade de não se reciclar no ambiente.

e) capacidade de uma única enzima reagir, simultaneamente, com diversos substratos.

11. O leite materno é o único alimento que contém todos os nutrientes necessários ao bebê durante os primeiros meses de vida, pois, além de fornecer os compostos químicos necessários ao desenvolvimento, ele contém anticorpos que ajudam a prevenir doenças. Essas macromoléculas são classificadas como

a) carboidratos de defesa que desempenham funções biológicas importantes.

b) lipídios protetores que participam da formação de estruturas celulares.

c) proteínas especiais encontradas nos seres vivos.

d) vitaminas fundamentais à nossa saúde que produzem imunidade ativa.

e) ácidos nucleicos constituídos por nucleotídeos.

Leia o texto abaixo e responda a questão 12

Bebê anencéfalo completa nove meses e está bem de saúde.

(...) Superando todas as expectativas médicas, a menina M. de J.F. chegou ao seu nono mês de vida. Ela nasceu portadora de anencefalia. Ao nascer, segundo os médicos, a garotinha teria apenas algumas horas de vida, mas ela continua crescendo e se desenvolvendo (...)

Fonte: CN Notícias - Patrocínio Paulista, SP noticias.cancaonova.com/noticia LucianoBatista

(...) Anencefalia é uma desordem cerebral, que resulta de defeito no tubo neural... Acredita-se que a dieta da mãe e sua ingestão de vitaminas possam ter alguma influência. Estudos recentes têm mostrado que a suplementação de vitamina _____________ ou _______________ na dieta da mulher em idade reprodutiva possa reduzir significativamente a incidência de defeitos no tubo neural (...).

Fonte: www.revistaneurociencias.com.br/edições/2010.

12. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas que contêm a vitamina envolvida na formação do tubo neural.

a) Vitamina A ou retinol.

b) Vitamina B3 ou niacina.

c) Vitamina B5 ou ácido pantotênico.

d) Vitamina B9 ou ácido fólico.

e) Vitamina C ou ácido ascórbico.

13. Na saga cinematográfica crepúsculo, o vampiro Edward encontra-se com a humana Bella à luz do dia, o que seria fatal para vampiros de outros filmes.

Edward é uma personagem de ficção, mas, na vida real, se uma pessoa não se expuser periodicamente à luz do sol, ela:

a) teria maior chance de desenvolver raquitismo e dificilmente teria câncer de pele.

b) provavelmente teria xeroftalmia e posteriormente ficaria cega.

c) teria maior chance de desenvolver escorbuto e menor de câncer de pele.

d) poderia ter descamações na pele e grande chance de ter quadros hemorrágicos.

e) não teria câncer de pele, porém desenvolveria beribéri.

Page 5: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 5/23 Data: 10/03/2014

14. Milhares de anos após o último mamute lanoso caminhar sobre a tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% do genoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seu material genético.

Sobre o DNA, é possível afirmar:

I. Na molécula do DNA, são encontradas as quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina.

II. A ligação entre as bases complementares da dupla fita do DNA é feita através de pontes de hidrogênio.

III. Se, no filamento de DNA, houver a sequência TTTCCATGT, haverá, no seu filamento complementar, a sequência AAAGGUACA.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas I e II.

c) apenas II.

d) apenas I e III.

e) apenas II e III.

15. Os nucleotídeos são constituídos por uma molécula de desoxirribose (D), uma molécula de ácido fosfórico (P) e uma base nitrogenada (adenina, guanina, timina ou citosina). A ligação entre os nucleotídeos ocorre pela interação entre as bases nitrogenadas específicas, resultando em uma molécula ordenada e bem definida, o DNA. De acordo com essas informações, a estrutura plana que representa um fragmento de DNA e o tipo de ligação química responsável pela interação entre as bases nitrogenadas são, respectivamente,

a)

b)

c)

d)

e)

QUÍMICA – Prof°. Edson/Juniel

16. Um elétron se encontra em um estado de energia

menor possível (estado fundamental) e não altera esse estado (estado estacionário), a não ser que uma energia seja aplicada a esse elétron. Quando se fornece energia para o elétron, este salta de um nível mais interno para um mais externo e libera energia sob forma de luz. Essa luz é devida:

a) À saída do elétron da eletrosfera. b) À volta do elétron a seu estado estacionário. c) Ao salto para níveis mais externos. d) À não alteração do estado de energia de um átomo.

e) À formação de um íon

17. (UEL-PR) A teoria corpuscular da matéria é fundamental dentro do pensamento científico; suas origens remontam à Grécia do século V a. C., quando Leucipo e Demócrito formularam algumas proposições sobre a natureza da matéria, resumidas a seguir:

Page 6: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 6/23 Data: 10/03/2014

– A matéria é constituída de “átomos”, pequenas partículas (corpúsculos) indivisíveis, não constituídos de partes.

– Os átomos podem variar quanto à forma. – Os átomos estão em movimento desordenado,

constante e eterno.

Tais proposições tinham por objetivo fornecer elementos para uma explicação lógica do funcionamento do mundo. Por exemplo, de acordo com os filósofos gregos, a água espalha-se sobre uma superfície plana porque seus átomos seriam esféricos e lisos, rolando uns sobre os outros; os átomos dos corpos sólidos seriam ásperos, ou dotados de pontas e ganchos que os prenderiam uns aos outros. Como toda teoria científica, a teoria corpuscular evoluiu com o tempo, à medida que novos conhecimentos eram adicionados ao pensamento científico.

Comparando as ideias formuladas pelos gregos com as ideias atuais a respeito da constituição da matéria, qual das afirmações é incorreta?

a) A palavra “átomo” é ainda hoje apropriadamente utilizada para designar uma partícula indivisível, não constituída de partes.

b) Atualmente a noção de carga elétrica está associada à ideia de partículas eletricamente positivas, negativas e neutras.

c) O átomo de água, conforme proposto pelos gregos, corresponde hoje à molécula de água.

d) As moléculas são constituídas por átomos. e) Atualmente é conhecida uma grande variedade de

partículas subatômicas, tais como prótons, elétrons e nêutrons, entre outras.

18. FGV-SP Um certo íon negativo, X3–, tem carga negativa –3, sendo seu número total de elétrons 36 e seu número de massa 75. Podemos dizer que seu número atômico e número de nêutrons são, respectivamente:

a) 36 e 39 b) 36 e 42 c) 33 e 42 d) 33 e 39

e) 36 e 75

19. (Cesgranrio-RJ) As torcidas vêm colorindo cada vez mais os estádios de futebol com fogos de artifício. Sabemos que as cores desses fogos são devidas à presença de certos elementos químicos. Um dos mais usados para obter a cor vermelha é o estrôncio (Z = 38), que, na forma do íon Sr2+, tem a seguinte configuração eletrônica:

a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 b) 1s2 2s22p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 5p2 d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 4d2 e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p4 5s2

20. (ITA-SP) No esquema a seguir, encontramos duas distribuições eletrônicas de um mesmo átomo neutro: A B 1s2 2s2 1s2 2s1 2p1

A seu respeito, é correto afirmar que:

a) A é a configuração ativada. b) B é a configuração normal (fundamental). c) A passagem de A para B libera energia na forma de

ondas eletromagnéticas. d) A passagem de A para B absorve energia. e) A passagem de A para B envolve a perda de um

elétron.

21. (FEI-SP) Sendo o subnível 4s1(com um elétron) o mais energético de um átomo, podemos afirmar que:

I. O número total de elétrons desse átomo é igual a 19. II. Esse átomo apresenta quatro camadas eletrônicas. III. Sua configuração eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s1.

a) Apenas a afirmação I é correta. b) Apenas a afirmação II é correta. c) Apenas a afirmação III é correta. d) As afirmações I e II são corretas. e) As afirmações I e III são corretas

22. As configurações eletrônicas ns2 (n – 1)d9 sofrem alterações, se transformando em configurações mais estáveis, com a promoção de 1 elétron do subnível s para o d: ns1 (n – 1)d10; portanto, o elemento cobre (29Cu64) possui na camada de valência (configuração mais estável):

a) 1 elétron. b) 2 elétrons. c) 3 elétrons. d) 9 elétrons.

e) 10 elétrons.

23. (Unirio-RJ) “Um grupo de defesa do meio ambiente afirma que as barbatanas de tubarão – consideradas uma iguaria na Ásia – podem conter quantidades perigosas de mercúrio. O WildAid dos EUA afirma que testes independentes feitos com barbatanas comparadas em Bangcoc revelaram quantidades de mercúrio até 42 vezes maiores do que os limites considerados seguros para consumo humano.” (www.bbc.co.uk) Uma das formas iônicas do mercúrio metabolizado pelo organismo animal é o cátion Hg2+. Nesse sentido, a opção que contém a configuração eletrônica correta deste cátion é.

Dados: 80Hg; 56Xe

Page 7: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 7/23 Data: 10/03/2014

a) [Xe] 4f14 5d10 6s2 b) [Xe] 4f14 5d10 c) [Xe] 4f12 5d10 6s2 d) [Xe] 4f12 5d9 e) [Xe] 4f14 5d8 6s2

24. UFU-MG (modificado)

Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr são cientistas que contribuíram, significativamente, para o desenvolvimento da teoria atômica. Em relação à estrutura atômica, assinale com (V) a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) falsa(s).

( ) Dalton postulou, baseado em evidências experimentais, que o átomo era uma “bolinha” extremamente pequena, maciça e indivisível.

( ) Os resultados dos experimentos de descargas elétricas em gases rarefeitos permitiram a Thomson propor um modelo atômico constituído de cargas negativas e positivas.

( ) Experimentos de bombardeamento de uma placa de ouro com partículas αlevaram Rutherford a propor um modelo atômico em que o átomo era constituído de um núcleo e uma eletrosfera de iguais tamanhos.

( ) A interpretação dos estudos com espectros do hidrogênio levou Bohr a propor que o átomo possui órbitas definidas por determinadas energias.

( ) No modelo atômico de Bohr, os diversos estados energéticos, para os elétrons, foram chamados camadas ou níveis de energia.

a) V, F, V, F, V d) V, F, V, F, F

b) V, V, F, F, V e) V, F, F, V, V

c) F, F, V, V, F

25. (Uni-DF) As partículas fundamentais do átomo são

o próton, o nêutron e o elétron. O número de prótons caracteriza o elemento químico e é chamado de número atômico (Z). O número de massa (A) de um átomo corresponde ao total de prótons e nêutrons que o mesmo possui no seu núcleo. O elétron possui carga negativa, o próton positiva e o nêutron não possui carga elétrica. Com base nessas informações e nos seus conhecimentos sobre o modelo atômico atual, julgue as afirmações a seguir.

( ) Uma partícula que possui 12 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons é eletricamente neutra.

( ) Dois átomos neutros que possuem o mesmo número de elétrons pertencem ao mesmo elemento químico.

( ) O trítio possui 1 próton e 2 nêutrons. O deutério possui 1 próton e 1 nêutron. Estas partículas pertencem a um mesmo elemento químico, apesar de o trítio ser mais pesado do que o deutério.

( ) O átomo de ferro possui número de massa 56 e 30 nêutrons. Um átomo neutro de ferro possui 26 elétrons.

( ) Uma partícula positiva que possui 33 prótons e 36 elétrons possui carga positiva e é chamada de cátion.

a) F, V, F, V, F b) F, F, V, V, F c) F, V, V, V, F d) V, F, F, V, V e) V, V, V, F, F

26. (Fuvest-2002) O aspartame, um adoçante artificial, pode ser utilizado para substituir o açúcar de cana. Bastam 42 miligramas de aspartame para produzir a mesma sensação de doçura que 6,8 gramas de açúcar de cana. Sendo assim, quantas vezes, aproximadamente, o número de moléculas de açúcar de cana deve ser maior do que o número de moléculas de aspartame para que se tenha o mesmo efeito sobre o paladar? Dados: massas molares aproximadas (g/mol).

açúcar de cana: 340

adoçante artificial: 300

a) 30 d) 140

b) 50 e) 20

c) 100

27. (UFLA-2001) Uma solução foi preparada dissolvendo-se m gramas de uma substância de massa molar M em água, completando-se o volume da solução para 500 mL. Se a substância possui grau de pureza igual a 50%, a concentração real da substância na solução, expressa em mol/L, é igual a:

a)M

m d)

4

1 x

M

m

b) 2 x M

m e) 4 x

M

m

c) 2

1 x

M

m

28. (Vunesp-2003) Os frascos utilizados no acondicionamento de soluções de ácido clorídrico comercial, também conhecido como ácido muriático, apresentam as seguintes informações em seus rótulos:

solução 20% m/m (massa percentual); densidade = 1,10g/mL; massa molar = 36,50g/mol.

Com base nessas informações, a concentração da solução comercial desse ácido será:

a) 7mol/L

b) 6mol/L

c) 5mol/L.

d) 4mol/L.

e) 3mol/L.

Page 8: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 8/23 Data: 10/03/2014

29. (UFF-RJ) Uma solução contém18, 0g de glicose (C6 H12O6), 24,0g de ácido acético (C2 H4 O2) e 81,0 g de água (H2O). Qual a fração molar de ácido acético na solução? Dado: (Massas molares do átomo de C, H e O, são respectivamente 12, 1 e 16).

a) 0,04

b) 0,08

c) 0,8

d) 0,40

e) 1,00

30. (UEM-PR) A fluoretação de águas é utilizada para diminuir a incidência de cáries na população. Um dos compostos utilizados para esse fim é o fluoreto de sódio. Qual é a massa necessária, em gramas, de fluoreto de sódio puro para se fluoretar 38.000 litros de água para consumo, de tal modo que a concentração de íons fluoreto seja de 1 ppm? (Dados: Na = 23, F =19 e 1 ppm = 1 mg/L).

a) 94g

b) 38g

c) 94 mg

d) 42g

e) 19g

FÍSICA – Prof°. Joel

31. (Enem 2011) As frutas que antes se compravam por dúzias, hoje em dia, podem ser compradas por quilogramas, existindo também a variação dos preços de acordo com a época de produção. Considere que, independente da época ou variação de preço, certa fruta custa R$ 1,75 o quilograma.

Dos gráficos a seguir, o que representa o preço m pago em reais pela compra de n quilogramas desse produto é:

a)

b)

c)

d)

e)

32. (Enem 2012) A resistência mecânica S do uma viga de madeira, em forma de um paralelepípedo retângulo, é diretamente proporcional à sua largura (b) e ao quadrado de sua altura (d) e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os suportes da viga, que coincide com o seu comprimento (x), conforme ilustra a figura. A constante de proporcionalidade k e chamada de resistência da viga.

A expressão que traduz a resistência S dessa viga de madeira é

a) 2

2

k.b.dS

x

b) 2

k.b.dS

x

c) 2k.b.d

Sx

d) 2k.b .d

Sx

e) k.b.2d

S2x

Page 9: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 9/23 Data: 10/03/2014

33. (UNESP-SP) No primeiro trecho de uma viagem, um carro percorre uma distância de 500m, com velocidade escalar média de 90km/h. O trecho seguinte, de 100m, foi percorrido com velocidade escalar média de 72km/h. A sua velocidade escalar média no percurso total foi, em m/s, de:

a) 20

b) 22

c) 24

d) 25

e) 30

34. Um trem carregado de combustível, de 120m de comprimento, fez o percurso de Campinas até Marília, com velocidade constante de 50km/h.Esse trem gasta 15s para atravessar completamente a ponte sobre o rio Tietê. O comprimento da ponte é:

a) 100,0 m d) 75,5 m

b) 88,5 m e) 70,0 m

c) 80,0 m

35. Furacões são ciclones tropicais que ocorrem no Oceano Atlântico e a leste do oceano Pacífico Central. Um desses furacões, o Katrina, foi o pior que atingiu os Estados Unidos nos últimos anos. Admita que o Katrina se movia em direção ao continente a uma velocidade constante de 24 km/h, com ventos de até 120 km/h. Nestas condições, quando o Katrina se encontrava a uma distância de 1.200 km de uma cidade, foi acionado o sistema de alerta e vigilância de furacões do governo americano.

Contado a partir desse instante, o tempo, em horas, que a população teve para se prevenir do furacão foi:

a) 10

b) 20

c) 30

d) 40

e) 50

36. (UFSM-RS) No instante em que um índio dispara uma flecha contra a sua presa, que se encontra a 14m de distância, ela corre, tentando fugir.

Se a flecha e a presa se deslocam na mesma direção e no mesmo sentido, com velocidades de módulos 24m/s e 10 m/s, respectivamente, o intervalo de tempo levado pela flecha para atingir a caça, em segundos, é:

a) 0,5

b) 1

c) 1,5

d) 2

e) 2,5

37. (UFGRS-RS) Um caminhoneiro parte de São Paulo com velocidade escalar constante de módulo igual a 74km/h. No mesmo instante parte outro de Camaquã, no Rio Grande do Sul, com velocidade escalar constante de 56km/h.

Em que cidade eles se encontrarão?

a) Camboriú

b) Garopaba

c) Laguna

d) Araranguá

e) Torres

38. (FUVEST-SP-2009) Marta e Pedro combinaram encontrar-se em um certo ponto de uma auto-estrada plana, para seguirem viagem juntos. Marta, ao passar pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo uma velocidade média de 80 km/h, chegaria na hora certa ao ponto de encontro combinado. No entanto, quando ela já estava no marco do quilômetro 10, ficou sabendo que Pedro tinha se atrasado e, só então, estava passando pelo marco zero, pretendendo continuar sua viagem a uma velocidade média de 100 km/h.

Mantendo essas velocidades, seria previsível que os dois amigos se encontrassem próximos a um marco da estrada com indicação de:

Page 10: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 10/23 Data: 10/03/2014

a) km 20 d) km 50

b) km 30 e) km 60

c) km 40

39. Um cão persegue uma lebre de forma que enquanto ele dá 3 saltos ela dá 7 saltos.

Dois saltos do cão equivalem a cinco saltos da lebre. A perseguição inicia-se em um instante em que a lebre está a 25 saltos à frente do cão.

Considerando-se que ambos deslocam-se em linha reta, é correto afirmar que o cão alcança a lebre após ele ter:

a) Percorrido 30m e a lebre 70m.

b) Percorrido 60m e a lebre 140m.

c) Dado 70 saltos.

d) Percorrido 50m.

e) Dado 150 saltos.

40. (ENEM) Em uma prova de 100m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:

Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a VELOCIDADE do corredor é aproximadamente constante?

a) Entre 0 e 1 segundo.

b) Entre 1 e 5 segundos.

c) Entre 5 e 8 segundos.

d) Entre 8 e 11 segundos.

e) Entre 12 e 15 segundos.

41. (ENEM-2008) O gráfico a seguir modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca.

Qual é a opção que apresenta a melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando são percorridos 10 km?

a) carroça – semana

b) carro – dia

c) caminhada – hora

d) bicicleta – minuto

e) avião - segundo

42. Verifique quais são as grandezas escalares e vetoriais nas afirmações abaixo.

1) O deslocamento de um avião foi de 100 km, na direção Norte do Brasil.

2) A área da residência a ser construída é de 120,00 m2.

3) A força necessária para colocar uma caixa de 10 kg em uma prateleira é de 100 N.

4) A velocidade marcada no velocímetro de um automóvel é de 80 km/h.

5) Um jogo de futebol tem um tempo de duração de 90 minutos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) vetorial, vetorial, escalar, vetorial, escalar.

b) vetorial, escalar, escalar, vetorial, escalar.

c) escalar, escalar, vetorial, vetorial, escalar.

d) vetorial, escalar, vetorial, vetorial, escalar.

e) escalar, escalar, vetorial, escalar, escalar.

43. (FATEC-SP) Duas forças têm intensidades F1=10N e F2=15N. O módulo da resultante da soma vetorial desses dois vetores, não pode ser:

a) 4N

b) 10N

c) 15N

d) 20N

e) 25N

Page 11: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 11/23 Data: 10/03/2014

44. (UNEB-BA) Um jogador de golfe necessita de quatro tacadas para colocar a bola no buraco. Os quatro deslocamentos estão representados na figura abaixo.

Sendo d1 = 15 m, d2 = 6,0 m, d3 = 3,0 m e d4 = 1,0 m, a distância inicial da bola ao buraco era, em metros, igual a:

a) 5,0

b) 11

c) 13

d) 17

e) 25

45. (UNESP-SP) Mapas topográficos da Terra são de grande importância para as mais diferentes atividades, tais como navegação, desenvolvimento de pesquisas ou uso adequado do solo. Recentemente, a preocupação com o aquecimento global fez dos mapas topográficos das geleiras o foco de atenção de ambientalistas e pesquisadores.

O levantamento topográfico pode ser feito com grande precisão utilizando os dados coletados por altímetros em satélites.

O princípio é simples e consiste em registrar o tempo decorrido entre o instante em que um pulso de laser é emitido em direção à superfície da Terra e o instante em que ele retorna ao satélite, depois de refletido pela superfície na Terra. Considere que o tempo decorrido entre a emissão e a recepção do pulso de laser, quando emitido sobre uma região ao nível do mar, seja de 18 × 10-4 s.

Se a velocidade do laser for igual a 3×108 m/s, calcule a altura, em relação ao nível do mar, de uma montanha de gelo sobre a qual um pulso de laser incide e retorna ao satélite após 17,8×10-4 segundos.

a) 1.000m

b) 2.000m

c) 3.000m

d) 4.000m

e) 5.000m

GEOGRAFIA – Prof°. Giovani

46. (UFRN/2013) Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente americano.

Mapa 1

Mapa 2

MARTINS, D. et.al. Geografia: Sociedade e cotidiano. v. 3. São Paulo: Educacional, 2010. p. 81. [Adaptado]

Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente representada no:

Page 12: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 12/23 Data: 10/03/2014

a) mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais.

b) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais.

c) mapa 1 está definida a partir de aspectos socioeconômicos.

d) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais.

47. (UFRN/2012) O Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e, na cidade do Rio de Janeiro, serão disputados importantes jogos. Um torcedor que decidir permanecer na cidade do Rio de Janeiro visando a assistir aos jogos precisará de uma representação cartográfica que lhe permita localizar as principais vias de acesso ao estádio, como ruas e avenidas. Para atingir este objetivo, terá à sua disposição os dois tipos de representação cartográfica com escalas diferentes, mostrados a seguir:

Figura 1

Figura 2

FERRREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas

geográfico. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2003.[Adaptado]

Para que o torcedor possa se locomover na cidade com mais facilidade, o tipo de representação cartográfica que melhor o orientará é o apresentado na:

a) Figura 1, porque tem uma escala pequena, expressando uma área maior, com menor número de detalhes.

b) Figura 1, que possui uma escala grande, representando uma área menor, com maior grau de detalhamento.

c) Figura 2, que possui uma escala grande, representando uma área maior, com menor grau de detalhamento.

d) Figura 2, porque tem uma escala pequena, expressando uma área menor, com maior número de detalhes.

48. (UERJ/2012)

WATTERSON, Bill. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, 2008.

Na tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua viagem da Califórnia, nos Estados Unidos, para o território do Yukon, no extremo norte do Canadá. Considerando as áreas de origem e destino da viagem pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretação no último quadrinho.

Esse erro mostra que Haroldo não sabe que o globo terrestre é elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartográfica:

a) escala pequena

b) projeção azimutal

c) técnica de anamorfose

d) convenção equidistante

Page 13: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 13/23 Data: 10/03/2014

49. (FUVEST SP/2013)

São Paulo gigante, torrão adorado:

Estou abraçado com meu violão

Feito de pinheiro da mata selvagem

Que enfeita a paisagem lá do meu sertão

Tonico e Tinoco, São Paulo Gigante.

Nos versos da canção dos paulistas Tonico e Tinoco, o termo “sertão” deve ser compreendido como:

a) descritivo da paisagem e da vegetação típicas do sertão existente na região Nordeste do país.

b) contraposição ao litoral, na concepção dada pelos caiçaras, que identificam o sertão com a presença dos pinheiros.

c) analogia à paisagem predominante no Centro-Oeste brasileiro, tal como foi encontrada pelos bandeirantes no século XVII.

d) metáfora da cidade-metrópole, referindo-se à aridez do concreto e das construções.

e) generalização do ambiente rural, independentemente das características de sua vegetação.

50. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2013) Leia o texto:

(...) é um estado muito rico em minérios. Essas duas propostas de divisão são, na verdade, províncias minerais. Está evidente que as elites locais querem controlar os recursos minerais e essa divisão facilitaria esse controle. O dinheiro não iria mais para a capital, ficaria em cada um desses novos estados.

(http://www.comciencia.br/comciencia/?s ection=8&tipo=entrevista&edicao=72. Adaptado.)

O conteúdo do texto refere-se aos interesses que estariam na base do plebiscito ocorrido em 2011 e que previa a divisão do estado:

a) de São Paulo.

b) do Amazonas.

c) da Bahia.

d) do Pará.

e) do Mato Grosso.

51. (UEFS BA/2012) A análise dos mapas e os conhecimentos acerca da evolução da divisão regional do Brasil permitem afirmar:

EVOLUÇÃO da divisão regional brasileira. Geografia e Vestibular+ENEM.

São Paulo: Abril, ed. 3, 2011, p. 134.

a) I corresponde à primeira proposta de divisão regional realizada pelo IBGE, que se baseava nos aspectos socioeconômicos, com o objetivo de inserir o país no capitalismo monopolista nascente.

b) II levou em consideração apenas os aspectos físicos, visto que os estados sem fronteiras oceânicas fazem parte do Centro, o Maranhão e o Piauí, da atual Amazônia e a Bahia, da Região Leste.

c) III baseou-se no conceito de regiões homogêneas, definidas pela combinação e pela predominância de aspectos ambientais sobre os culturais e econômicos.

d) IV representa a atual divisão regional, que entrou em vigor em 1970, quando o território do Estado de Goiás ainda não havia sido dividido e os atuais estados de Rondônia, Roraima e Amapá pertenciam à categoria de territórios.

e) V corresponde à última alteração na divisão regional brasileira, que aconteceu na década de 90 do século passado, quando foram criados os estados de Tocantins e Mato Grosso do Sul, ambos incorporados à Região Centro-Oeste.

Page 14: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 14/23 Data: 10/03/2014

52. (UFPB/2012) O mapa abaixo representa, hipoteticamente, uma nova divisão territorial brasileira, a partir da formação de novos estados e territórios federais:

Adaptado de: <http://amigos.mdig.com.br/index.php?itemid=19159>.

Acesso em: 28 jun. 2011.

Considerando a proposta de divisão territorial, representada no mapa, e o conhecimento sobre a divisão político-administrativa do Brasil, é correto afirmar:

a) As propostas de formação de novos estados visam descentralizar a administração territorial brasileira e centralizar o poder político no Governo Federal.

b) A fragmentação do Pará em mais dois novos estados, Tapajós e Carajás, resulta da pressão de sociedades indígenas e de ambientalistas, preocupados com a preservação dos recursos naturais.

c) A divisão político-administrativa do Brasil, representada por divisas territoriais, é historicamente dinâmica e muda com o passar do tempo, desde o período colonial.

d) O Brasil é um país muito extenso territorialmente, portanto sua fragmentação melhorará a sua administração e gestão, sem trazer ônus às contas públicas.

e) As propostas de criação de novos estados foram impulsionadas pelo processo de descentralização industrial de São Paulo para outras regiões, diferentemente da expansão do agronegócio.

53. (UNICAMP SP/2012) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

(Adaptado de http://www.geog.ubc.ca/courses/geob370/notes/georeferencin

g/Rect_CoordsLect.html.)

É possível afirmar que, nesta projeção,

a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

54. (UFRN/2011) O mapa é um instrumento de comunicação e de conhecimento que traz uma série de informações sobre a área representada, tornando-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento de algumas atividades existentes na sociedade. Um exemplo dessas atividades que precisam de informações cartográficas para o seu funcionamento diário é a navegação aérea.

Observe os mapas do Brasil a seguir.

Tipo 1

SMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2007, p. 108.

Tipo 2

Disponível em: <http://cptec.inpe.br> Acesso em: 20 jun. 2010

Para oferecer um serviço eficiente e seguro, a navegação aérea precisa considerar informações contidas no mapa:

Page 15: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 15/23 Data: 10/03/2014

a) do tipo 2, por representar dados sobre o clima que dizem respeito às características da atmosfera em um determinado momento.

b) do tipo 1, por demonstrar elementos vinculados ao clima que revelam o conjunto de variações do tempo no decurso de um longo período.

c) do tipo 2, por evidenciar dados referentes ao tempo que mostram as condições momentâneas da atmosfera, portanto, sujeitas a variações.

d) do tipo 1, por mostrar elementos vinculados ao tempo que apresentam as condições da atmosfera no decorrer de um longo período.

55. (UNESP SP/2010) Espaço, território e rede geográfica são palavras-chaves na Geografia. A rede geográfica tem o poder de ultrapassar as fronteiras nacionais através da internet.

Analise o mapa com os usuários da internet no mundo.

(Secretaria da Educação, Geografia, Ensino Médio, São Paulo,

2008.)

A partir dessa análise, pode-se afirmar que

a) os EUA, o Reino Unido e a Índia lideram os índices de usuários da internet.

b) o Brasil e o Canadá apresentam número semelhante de internautas.

c) a África Subsaariana tem o número total de internautas superior ao da América Latina.

d) a China, a Coreia do Sul e o Japão têm o mesmo número de internautas.

e) o número de usuários da internet da Austrália supera o do Mercosul.

56. (MACK SP/2010) Projeção Geopolítica

“A cartografia oferece, de modo geral, uma imagem do planeta focalizada no Equador e centrada na Europa e África. Essa imagem, reproduzida à exaustão nos planisférios, tende a incutir ou a perpetuar algumas noções enganosas a respeito da configuração das massas continentais e das relações de distância entre os países.

A Geopolítica opera com projeções cartográficas menos usuais, capazes de evidenciar realidades geralmente pouco enfatizadas. Entre elas, está a projeção azimutal equidistante.”

“O mundo contemporâneo” da Guerra Fria aos nossos dias – Demétrio Magnoli

A respeito da projeção cartográfica citada, assinale a alternativa correta.

a) Apresenta direções e distâncias verdadeiras a partir de seu centro. Os mapas, confeccionados com base nessa projeção, têm por centro qualquer ponto escolhido. Eles proporcionam, a cada Espaço, uma visão de mundo centrada no seu próprio território.

b) Apresenta direções e distâncias verdadeiras a partir das suas periferias, havendo proporcionalidade de áreas em todo o mapa e favorecendo a visão do mundo subdesenvolvido.

c) Apresenta direções e distâncias alteradas, não havendo proporcionalidade de formas e favorecendo a visão do mundo desenvolvido.

d) Também conhecida como transmutal, na qual os ângulos são idênticos, não apresentando distorções evidentes.

e) Apresenta as áreas proporcionalmente idênticas às da esfera terrestre, embora os ângulos possam estar deformados em comparação com a realidade.

57. (G1 - utfpr 2012) A primeira divisão regional oficial do Brasil foi estabelecida em 1942 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde então diferentes classificações foram elaboradas com base em diferentes aspectos naturais e sociais do país. Sobre as propostas para a regionalização do país é correto afirmar apenas que:

a) em 2007, o IBGE instituiu nova classificação, criando uma região além das cinco existentes, desmembrando o estado de Minas Gerais da região Sudeste, que juntamente com Espírito Santo e Bahia passaram a formar a região Leste.

b) em 1969, o IBGE estabeleceu uma nova forma de divisão regional, baseado apenas nos aspectos naturais brasileiros, resultando em cinco regiões: Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte.

c) em 1987, o IBGE propôs uma nova regionalização, desta vez baseado somente nos aspectos socioeconômicos brasileiros, não levando em consideração os aspectos naturais ou de ocupação do território.

d) em 2000, o geógrafo Milton Santos propôs outra regionalização, dividindo o Brasil em quatro regiões, onde as atuais regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste formariam a região Concentrada.

e) em 1967, o geógrafo Pedro Geiger propôs uma nova regionalização, não oficial, onde o espaço geográfico brasileiro está dividido em três áreas, denominadas complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Page 16: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 16/23 Data: 10/03/2014

58. (Enem 2002) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova York, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.

Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa:

a) Pequim (20:00 horas), Nova York (07:00 horas) e Londres (12:00 horas).

b) Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas).

c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova York (07:00 horas).

d) Nova York (09:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (22:00 horas).

e) Nova York (10:00 horas), Pequim (22:00 horas), Londres (12:00 horas).

59. (MACK SP/2011)

A maneira como imaginamos o mundo será diferente em 2020. Agrupamentos geográficos tradicionais terão cada vez menos importância nas relações internacionais. Desde o final da Guerra Fria, os estudiosos vêm questionando a utilidade do conceito Oriente versus Ocidente.

O relatório da CIA: como será o mundo em 2020

Diante de tantas análises e questionamentos geopolíticos de um mundo em permanente transformação, a cartografia continua, como há séculos, sendo essencial. Refletindo a respeito, identifique, dentre as alternativas, o tipo de Projeção Cartográfica que melhor evidencia os temas geopolíticos e regionais.

a) Cilíndrica

b) Cônica

c) Mollweide

d) Azimutal Equidistante

e) Holzel

60. (UECE/2011)

As regiões brasileiras são agrupamentos das unidades da federação com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. Há também outra forma de regionalização não-oficial, criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos. Assinale, nas opções abaixo, aquela que apresenta, de forma correta, os três complexos geoeconômicos.

a) Amazônia, Centro-Sul e Pantanal

b) Centro-Sul, Nordeste e Pantanal

c) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul

d) Nordeste, Sudeste e Centro-Sul

Page 17: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 17/23 Data: 10/03/2014

61. (UEFS BA/2012)

A atual divisão regional brasileira está em vigor desde a década de 70 do século passado, todavia sofreu algumas alterações introduzidas pela Constituição de 1988.

Sobre essas alterações, é correto afirmar:

a) O Estado do Mato Grosso foi desmembrado, em sua porção meridional, dando origem ao Estado do Mato Grosso do Sul.

b) O Estado do Tocantins foi criado com a divisão do Estado de Goiás e incorporado à Região Centro-Oeste.

c) O arquipélago de Fernando de Noronha passou à categoria de território federal, sendo anexado ao Estado do Rio Grande do Norte.

d) Os territórios do Acre e do Amapá tornaram-se estados, porém Rondônia e Roraima permaneceram como territórios federais.

e) Os vinte e seis estados que passaram a constituir o território brasileiro se apresentam como as unidades de maior hierarquia na organização político-administrativa do país.

62. (FGV/2011)

Analise os mapas.

Distribuição de cursos de pós-graduação no Brasil

(Geocapes, 2010. Adaptado.)

A partir desses documentos cartográficos, está correto afirmar que, entre 2000 e 2009, na região:

a) Norte, verificou-se uma estagnação no número de cursos de pós-graduação.

b) Nordeste, verificou-se um aumento equilibrado em todos os estados.

c) Centro-Oeste, verificou-se um aumento em todas as suas unidades da Federação.

d) Sudeste, verificou-se uma estagnação do crescimento.

e) Sul, verificou-se uma queda no crescimento dos cursos de pós-graduação.

63. (UEFS BA/2010)

A partir da observação do mapa e dos conhecimentos sobre o Nordeste brasileiro, é correto afirmar:

Page 18: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 18/23 Data: 10/03/2014

a) O Sertão semiárido é uma sub-região de ocupação recente, baseada no pastoreio intensivo.

b) O Meio-Norte é a sub-região mais integrada no contexto econômico regional, porque sua estrutura de produção é muito dependente da agropecuária.

c) O Sertão semiárido subequatorial e tropical apresenta as mais bizarras e rústicas paisagens morfológicas e fitogeográficas, com drenagens intermitentes, relacionadas com o ritmo pouco frequente das precipitações.

d) A Zona da Mata se caracteriza por uma estrutura agrária com base nas pequenas propriedades policultoras, com aplicação do trabalho familiar, e por um grande equilíbrio social.

e) O Agreste, localizado na extremidade ocidental do Nordeste, corresponde a uma faixa de terra que se estende paralelamente à Zona da Mata, sendo uma área de transição entre o Sertão árido e a floresta Amazônica superúmida.

64. (Enem 2001) Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério).

Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados.

Apesar de usarem projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeção o modelo:

a) d)

b) e)

c)

65. (UNIR RO/2010) Suponha que, na Copa do Mundo de futebol de 2014, o jogo final seja entre Brasil e França no estádio do Maracanã/RJ. O jogo terá início às 20h (3 fusos a oeste de Greenwich). A que horas os moradores de Los Angeles (8 fusos a oeste de Greenwich) e Paris (1 fuso a leste de Greenwich) assistirão, respectivamente, ao início do jogo, em suas cidades?

a) 15h e 24h

b) 11h e 23h

c) 12h e 01h

d) 14h e 22h

e) 13h e 21h

HISTÓRIA – Prof°. Quixaba

66. (Fuvest) Na Antiguidade, a Europa mediterrânea e o Oriente Próximo viram o surgimento e o esfacelamento de diversos impérios. Sobre eles pode-se afirmar que

a) a unidade política acabou depois de algum tempo por se fazer acompanhar de uma unidade religiosa.

b) a diversidade racial e cultural enfraquecia-os, apesar da existência de mecanismos que pretendiam estabelecer uma real unidade.

c) os centros políticos coincidiam sempre com os centros econômicos.

d) com exceção do Império Romano, todos nasceram de confederações de cidades-Estado em constante luta interna.

e) seus centros dinâmicos localizavam-se nas zonas litorâneas, por terem economias essencialmente mercantis.

67. (Fuvest) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é:

a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição dos governos autoritários.

b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.

c) a influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.

d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.

e) a introdução de instrumentos de ferro e a consequente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à centralização do poder.

Page 19: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 19/23 Data: 10/03/2014

68. (Ufc) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:

a) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.

b) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos nomarcas.

c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.

d) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.

e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.

69. (Ufrn) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:

a) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.

b) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.

c) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.

d) possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.

70. (Ufrs) A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia e no Egito.

Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a transformações ocorridas nesse período.

a) Diversificação social: ocorreu o surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas, diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir alimentos.

b) Expansão populacional: verificou-se o surgimento de grandes cidades, densamente povoadas, especialmente na região mesopotâmica.

c) Desenvolvimento econômico: a economia deixou de estar baseada somente na produção auto-suficiente de alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de matérias-primas ou de manufaturados.

d) Descentralização político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes locais, sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de redistribuição da produção.

e) Surgimento da escrita: foi uma decorrência do aumento da complexidade contábil. Serviu inicialmente para controlar as atividades econômicas dos templos e palácios, mas depois teve profundas implicações culturais, como o surgimento da literatura.

71. (Ufsm) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:

a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.

b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.

c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.

d) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.

e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

72. (ENEM 2009) O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo. O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois:

a) significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos.

b) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.

c) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.

d) representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito.

e) significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.

Page 20: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 20/23 Data: 10/03/2014

73. (UFRS 2011) Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse império

a) legou a humanidade códigos e compilações de leis.

b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade.

c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível.

d) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna.

e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura.

74. (ENEM 2008)

Ao visitar o Egito do seu tempo, o historiador grego Heródoto (484 – 420/30 a.C.) interessou-se por fenômenos que lhe pareceram incomuns, como as cheias regulares do rio Nilo. A propósito do assunto, escreveu o seguinte: “Eu queria saber por que o Nilo sobe no começo do verão e subindo continua durante cem dias; por que ele se retrai e a sua corrente baixa, assim que termina esse número de dias, sendo que permanece baixo o inverno inteiro, até um novo verão. Alguns gregos apresentam explicações para os fenômenos do rio Nilo. Eles afirmam que os ventos do noroeste provocam a subida do rio, ao impedir que suas águas corram para o mar. Não obstante, com certa frequência, esses ventos deixam de soprar, sem que o rio pare de subir da forma habitual. Além disso, se os ventos do noroeste produzissem esse efeito, os outros rios que correm na direção contrária aos ventos deveriam apresentar os mesmos efeitos que o Nilo, mesmo porque eles todos são pequenos, de menor corrente.”

(Heródoto. História (trad.). livro II, 19-23. Chicago: Encyclopaedia Britannica Inc. 2.ª ed. 1990, p. 52-3 (com adaptações)).

Nessa passagem, Heródoto critica a explicação de alguns gregos para os fenômenos do rio Nilo. De acordo com o texto, julgue as afirmativas abaixo.

I. Para alguns gregos, as cheias do Nilo devem-se ao fato de que suas águas são impedidas de correr para o mar pela força dos ventos do noroeste.

II. O argumento embasado na influência dos ventos do noroeste nas cheias do Nilo sustenta-se no fato de que, quando os ventos param, o rio Nilo não sobe.

III. A explicação de alguns gregos para as cheias do Nilo baseava-se no fato de que fenômeno igual ocorria com rios de menor porte que seguiam na mesma direção dos ventos.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

75. (UFES) O surgimento do Estado no Oriente Próximo, no decorrer da segunda metade do IV milênio a.C., foi marcado por um conjunto de transformações tecnológicas, entre as quais não se inclui:

a) a construção de templos e palácios, a exemplo dos zigurantes mesopotâmicos e das pirâmides egípcias;

b) a agricultura irrigada, baseada na exploração das águas do Tigre, do Eufrates e do Nilo;

c) a utilização da escrita hieroglífica, no Egito, e da escrita cuneiforme, na Mesopotâmia;

d) o advento da metalurgia do bronze, na Mesopotâmia, e do cobre, no Egito;

e) o predomínio da economia pastoril, na Mesopotâmia, e da cultura da oliveira, no Egito.

76. (UFAM) “Se um homem alugar um boi ou um asno, e se nos campos o leão matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas. Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado o olho”. Sendo um dos primeiros códigos de lei de que se tem conhecimento, este texto está associado:

a) Ao Império Babilônico sob o reinado de Hamurabi.

b) Ao Império Persa sob a dinastia de Talião.

c) Ao Império Persa sob o reinado de Cambises ll.

d) Ao Egito sob o reinado de Amenófis l.

e) A Sociedade ateniense sob a direção de Péricles.

77. (UEL/PR) Deu-se nome de Revolução Urbana à grande transformação da Idade do Bronze, que teve como palco o Egito e a Mesopotâmia. Conquanto esse processo tenha ocasionado a passagem das comunidades agrícolas auto-suficientes para cidades com comércio e artesanato especializado, pode-se ainda afirmar que:

a) a agricultura continuou sendo a base econômica;

b) o comércio tomou o lugar da coleta enquanto atividade econômica;

c) o pastoreio continuou sendo a base econômica;

d) a revolução urbana não se associou a nenhuma atividade econômica;

e) não houve qualquer alteração no processo econômico.

78. Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico), modo de produção significou a forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras.

(Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione,

2001.p, 40.)

Page 21: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 21/23 Data: 10/03/2014

O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Marque a alternativa correta sobre essa relação de trabalho no Egito Antigo.

a) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado que era o maior proprietário de riquezas.

b) Modelo de trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do sistema de produção.

c) Relação de trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição igualitária da produção para a população egípcia.

d) Foi um modelo de trabalho articulado pelo Estado que monopolizou as riquezas da região. Todavia, os trabalhadores recebiam pagamentos em mercadorias e não pagavam tributos para o governo, pois camponeses e artesões possuíam uma posição privilegiada no Egito Antigo.

79. A sociedade egípcia estava dividida em dois grandes grupos sociais: os privilegiados (nobres, sacerdotes e funcionários administrativos) e os não-privilegiados (soldados, artesãos, camponeses e escravos).

Em relação à sociedade egípcia, a alternativa CORRETA: é:

a) Como a religiosidade no Egito Antigo era pequena, os sacerdotes possuíam pouca influência sobre a sociedade.

b) Os escribas atuavam em todos os níveis da administração, fiscalizavam o controle das despesas do Estado e a arrecadação dos impostos.

c) Os camponeses eram minoria na sociedade egípcia, eram muitos respeitados, já que forneciam alimentos para a população.

d) Os vizires e os nomarcas eram muito explorados, já que pagavam impostos altíssimos.

80. (UFCSPA/RS) A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso=meio e potamos=água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.

Sobre a civilização mesopotâmia, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:

I. A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.

II. O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.

III. Na religião mesopotâmia, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.

IV. Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.

Está(ão) CORRETO(S):

a) Somente o item I

b) Somente os itens I e II

c) Somente os itens I, III e IV

d) Somente os itens II e IV

e) Todos os itens

81. (Ueg - 2012) Artigo 200: Se um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente.

Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar pagará um terço de uma mina de prata.

Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembleia com um chicote de couro de boi.

CÓDIGO DE HAMURÁBI. In: VICENTINO; DORIGO. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001. p. 47.

Estes artigos pertencem ao célebre Código de Hamurábi, primeiro registro escrito de leis de que se tem notícia.

Com base na leitura dos exemplos apresentados, conclui-se que:

a) a pena pelo delito cometido pode variar de acordo com a posição social da vítima e do agressor.

b) para a legislação de Hamurábi, a Lei de Talião era absoluta, sempre “olho por olho, dente por dente”.

c) Hamurábi conseguiu unificar a Babilônia a partir da implantação de um só código de leis para todo o território.

d) os antigos babilônios consideravam que agredir a face de um homem era mais grave do que arrancar seu dente.

Page 22: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 22/23 Data: 10/03/2014

82. (FUND. CARLOS CHAGAS) No Novo Império Egípcio (1580 - 525 a. C.), a revolução promovida por Amenófis IV (também chamado Akhnaton) teve grande significado porque consistiu na:

a) expulsão dos hicsos, povo semita que dominava o Egito desde o Antigo Império;

b) unificação das diferentes províncias - nomos - evitando assim a fragmentação do Estado;

c) realização de modificações na estrutura social do Egito, para eliminar as oligarquias agrárias;

d) promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses;

e) introdução de uma religião monoteísta, a fim de limitar a influência política dos sacerdotes.

83. (OSEC)

I. "Estes nomos eram cidades-Estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras."

II. "Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades."

III. "Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários."

IV. "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon, que representavam um perigo para a Monarquia."

Os textos acima estão ligados, respectivamente:

a) a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; ao reinado de Ramsés II; à unificação política do Egito;

b) à formação do Império Assírio; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; Amenófis IV; à formação do Novo Império Egípcio;

c) à formação do Império Egípcio; a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à conquista do Egito pelos hicsos;

d) à formação dos reinos egípcios; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV;

e) ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à formação do império egípcio; Amenófis IV; à implantação do monoteísmo judaico no Egito.

84. (Fuvest-SP) O modo de produção asiático pode ser caracterizado exceto por:

a) poder político centralizado, teocrático e sociedade estamental.

b) economia agropastoril, sujeitas às condições geoclimáticas, incluindo o chamado Crescente Fértil.

c) organização fortemente marcada pela religiosidade que, por vezes, contribuiu até mesmo para a centralização política.

d) domínio da religião monoteísta na constituição do Império Persa.

e) traços de originalidade fenícia, pela descentralização política das cidades-estados e economia voltada para o comércio marítimo.

85. (Fuvest 2012)

Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.

André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49.

Adaptado.

O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura

a) favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani.

b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.

c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.

d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.

e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América.

Page 23: Data: 10/03/2014 ENEM I - cnsg-pi.com.br · Simulado/2014 CNSG 1º Ano ... Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido

Simulado/2014 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco II – 1ª Etapa Pág. 23/23 Data: 10/03/2014

FILOSOFIA – Profª. Kelly Vaz

86. A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que:

a) O mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir ideias fantasiosas e irracionais.

b) A filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, pautando-se nas experiências, nas vivencias.

c) A filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são absolutamente ilógicas ou inconsequentes.

d) Tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais, teleológicos e especificamente fantasiosos.

87. Tendo em vista a contribuição das aulas de filosofia para o desenvolvimento do senso crítico do aluno, assinale a opção correta.

a) Apenas o conhecimento dos filósofos europeus e a repetição das ideias dos filósofos para o seu correto entendimento são importantes.

b) A inteligência crítica dos problemas filosóficos deve ser o único objetivo a ser perseguido pelos professores de filosofia do ensino médio.

c) A filosofia é um saber ornamental, pois é o conhecimento que com o qual ou sem o qual se torna tal e qual apenas, sem reflexões.

d) A história da filosofia, inclusive a história da filosofia no Brasil, deve ser estudada para que, conhecendo-se os principais problemas filosóficos, possam ser elaborados novos questionamentos e soluções originais.

88. Para melhor entender o campo da experiência filosófica, o filósofo espanhol Fernando Savater faz uma distinção entre informação, conhecimento e sabedoria. Analise as questões abaixo e assinale a correta:

a) Informação: fato ocorrido; Conhecimento: reflexão, conclusão sobre o tema; Sabedoria: aprofundamento, cientificidade.

b) Informação: ciência; Conhecimento: fato ocorrido; Sabedoria: reflexão.

c) Informação: fato ocorrido; Conhecimento: cientificidade- ciência; Sabedoria: reflexão – conclusões sobre o tema.

d) Informação: reflexão; Conhecimento: conclusões; Sabedoria: ciência.

e) Informação: fato que ocorreu dentro da ciência; Conhecimento: conclusões sobre o tema; Sabedoria: áreas da ciência.

89. O filósofo brasileiro Demerval Saviani, ao aproximar-se de uma definição possível, conceitua a filosofia como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Desta forma analise as alternativas e assinale a correta:

a) Radical: relação das ciências ao tema proposto; Rigorosa: o inicio de tudo – raiz do problema; De conjunto: explicação crítica.

b) Radical: explicação vazia; Rigorosa: explicação crítica; De conjunto: grupo de pessoas em discussão.

c) Radical: assunto contraditório; Rigorosa: busca da razão; De conjunto: ciências.

d) Radical: inicio – raíz do problema; Rigorosa: aprofundamento- explicação; De conjunto: relação das ciências ao tema proposto, relevância para o grupo.

90. O conceito de cultura é bastante complexo e comportou inúmeras interpretações ao longo do tempo. Porém a mesma se baseia e dois aspectos diferentes:

a) Sentido restrito, onde afirma que todos os seres são seres culturais, produtores de obras materiais e específico que todos os seres são puros;

b) Sentido amplo ou antropológico, onde afirma que todos os seres são seres culturais, produtores de obras materiais e de pensamento e sentido restrito refere-se especificamente à produção intelectual das artes, das letras e de outras manifestações intelectuais;

c) Sentido antropológico refere-se especificamente à produção intelectual das artes, das letras e de outras manifestações intelectuais e amplo, afirma que todos os seres são seres culturais, produtores de obras materiais isolados;

d) Sentido restrito afirma que todos os seres são seres culturais, produtores de obras materiais isolados e casual afirma que todos os seres são seres culturais por afinidade;

e) Sentido amplo todos os seres são seres culturais, produtores de obras materiais e fantasioso, não passando de frutos da imaginação do homem.