autojornal 03/09/2011

12
Maceió, sábado, 3 de setembro de 2011 | www.ojornalweb.com.br | e-mail do editor: [email protected] Nissan Leaf é a aposta da montadora para o mercado de carros elétricos A Ford antecipa algumas novidades para o salão de Frankfurt geração do modelo Korando é lançada no mercado brasileiro Páginas 2 e 3 Página 4 Páginas 6 e 7

Upload: ojornal-sistema-de-comunicacao

Post on 28-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

AUTOJORNAL 03/09/2011

TRANSCRIPT

Page 1: AUTOJORNAL 03/09/2011

CM

YK

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Maceió, sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail do editor: [email protected]

Nissan Leaf é a aposta damontadora para o mercado de carros

elétricos

A Ford antecipa algumas novidades para o salão de Frankfurt

4ª geração do modelo Korando élançada no mercado

brasileiro

Páginas 2 e 3

Página 4

Páginas 6 e 7

Page 2: AUTOJORNAL 03/09/2011

Mesmo com a falta de ruídodo motor a combustão, o NissanLeaf chegou fazendo bastante ba-rulho. O primeiro veículo elétricoa ser fabricado e vendido emmassa foi apresentado mundial-mente como versão de produçãono final de 2010, e logo em segui-da, começou a ser vendido noJapão e nos Estados Unidos. Em2011, foi a vez da Europa recebero médio da marca japonesa.Apesar do pioneirismo, o desem-penho de vendas do Leaf não foi

dos melhores. Até julho deste ano,foram vendidas pouco mais de10 mil unidades em todo omundo. Mas grande parte da re-cepção do mercado pode ser ex-plicada pela dificuldade que osconsumidores têm em conseguiruma infraestrutura decente paraa utilização diária dos elétricos.

Agrande maioria da popula-ção não possui uma garagemcom boas condições para o pro-cesso de recarga da bateria, enão tem condições de comprar

um outro veículo para ser usadono lugar do Leaf para percursosmais longos. A única condiçãoda "vida elétrica" que é comuma grande parte da população éa de efetuar percursos diáriosdentro da autonomia de 160 kmproposta pela Nissan. Mas, paraser um cliente ideal do Leaf, énecessário comprar os cabosde recarga específicos da em-presa japonesa, que custamcerca de 400 euros, algo emtorno de R$ 750.

Mesmo sendo atualmente umcarro que, pelo menos por enquan-to, seja destinado a uma clientelaexclusiva, o Leaf é um veículo comgrande potencial. Ao contrário deoutros automóveis elétricos já dis-poníveis no mercado, o Leaf é umcarro para família, permitindo aco-modar, com vontade, cinco ocu-pantes. Atrás, o espaço para aspernas dos passageiros é genero-so e até mesmo o lugar do meioque tem espaço suficiente para umquinto ocupante.

CM

YK

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 1111

No ritmo da bateriaApesar de ser prático, Nissan Leaf ainda é um carro de poucos

POR NELSON OLIVEIRA

DA AUTO MOTOR/PORTUGAL

A única condição da "vida elétrica" que écomum à grande parte da população é a deefetuar percursos diários dentro da autonomia de 160 km proposta pela Nissan.

Traxx concorre ao prêmio Motodo Ano em duas categorias

A cada ano, a Traxx ganha mais es-paço no disputado setor de duas rodascom a qualidade e os diferenciais de suasmotos, conhecidas internacionalmentepor meio do China South IndustriesGroup (CSIG), um dos maiores fabri-cantes mundiais de motocicletas e umadas maiores multinacionais do planeta.Prova desse reconhecimento é que amontadora está classificada para a pre-miação Moto do Ano, que acontecerádurante o Salão Duas Rodas, de 04 a 09de outubro, em São Paulo. A Traxx con-corre em duas categorias: Street até 150cc,com a Joto 135; e Motoneta Trail, com aSky 125.

Dez jurados avaliarão seis itens,sendo eles design, motor, suspensões,conforto, freios e manobrabilidade. Ascinco motos de cada categoria disputa-rão votos dos leitores. A votação acon-

tecerá no site da revista Duas Rodas(www.revistaduasrodas.com.br) duran-te o mês de setembro. O resultado serádivulgado no dia 05 de outubro, noHotel Holiday Inn, ao lado Salão DuasRodas, e reunirá as maiores marcas demotos do mundo.

Sky 125Novo modelo cub da marca, a Sky

125 é completa, com muitos ítens que, emoutras marcas, são opcionais. O painelconta com mostrador de marcha digital,hodômetro, marcador de combustível eindicadores de luz alta e neutro. A Sky125 tem design moderno e aparência ro-busta, com motor de 125cc, câmbio rota-tivo e embreagem semiautomática, é ar-refecida a ar, e com propulsor OHC (OverHead Camshaft). Apotência máxima de

8,8 cv a 7.500 rpm e o torque de 0,96kgf.m a 5.500 rpm comprovam a força nasladeiras e o ótimo desempenho no trân-sito urbano, mesmo com o carona. Ocâmbio rotativo e semiautomático - quenão utiliza embreagem - facilita na horade trocar as marchas. Já as rodas de ligaleve e o freio a disco proporcionam se-gurança e estabilidade nas curvas.

O novo modelo da Traxx está de acor-do com os padrões rigorosos estabeleci-dos pelo Promot (Programa de Controleda Poluição do Ar por Motociclos eVeículos Similares), executando níveisde emissões abaixo do limite que a legis-lação permite.

Joto 135A Joto 135 é o único modelo da cate-

goria com suspensão traseira monoa-

mortecida com sistema de link, o queproporciona mais conforto, estabilidade,segurança e dirigibilidade. O ousado de-sign da Joto 135, caracterizado por umamoderna carenagem frontal, ganhou li-nhas leves deixando-o mais moderno eharmonizado com o conjunto óptico dosfaróis e lanternas integradas. A Joto temainda um semiguidom esportivo, que éoutro diferencial, pois é encontrado nor-malmente apenas em modelos de cilin-dradas mais altas. Já o painel é comple-to. Com fundo branco e visual moderno,vem equipado com conta-giros, hodô-metro total e parcial, marcador de com-bustível e indicador de marchas.

Disponível nas cores preta, verme-lha, prata e azul, a Joto tem buzina duplae possui ainda sensor de embreagempara impedir que a moto seja ligada semque o manete esteja apertado.

Page 3: AUTOJORNAL 03/09/2011

CM

YK

1100

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 33

Outra arma de sedução do Leaf é sua lista de equipa-mentos de série. Particularmente os dispositivos tecnológi-cos, como a tela touchscreen de sete polegadas, na qual épossível supervisionar e ajustar algumas das funções elé-tricas. No sistema de navegação, é possível conferir umponto de recarga mais próximo, ao simples toque de umbotão. Fator importante para quem se torna um proprietá-rio desses dois volumes.

O cliente deste Nissan vanguardista tem ainda direitoa um sistema exclusivo, chamado CarWings, que conectao carro a um computador ou Iphone para que, remotamen-te, o motorista possa conferir a duração de recarga de ba-teria ou ativar o ar condicionado antes mesmo de chegarao veículo.

Eletricidadesuave

LISBOA/PORTUGAL - A primeiraimpressão do Leaf na estrada é bas-tante positiva. Graças, principalmente,a um fenômeno típico dos motores elé-tricos: a rápida descarga de energialogo que se pisa no acelerador, fruto doseu torque constante, disponível desdeo arranque. "Motivado" por essa en-trega enérgica, o condutor se sente ten-tado a imprimir um ritmo bastante rá-pido até uma rápida olhada no painel.Lá fica um medidor que supervisionao uso de energia e o consumo do Leaf.Sempre que se pisa fundo no pedal dadireita ou se encara subida íngremes,o valor da autonomia cai de forma dra-mática e inibe o ímpeto gastador.Especialmente se não existir um localde recarga próximo.

A Nissan anuncia que o Leaf anda

cerca de 170 km, com carga completa,o que parece suficiente para o uso diá-rio. Entretanto, devido ao extensotempo de recarga numa tomada de 110volts, e o reduzido número de postosde carga rápida, esta limitação impe-de a realização de grandes viagens. Oque obriga que todos os itineráriossejam cuidadosamente calculados.

Para ajudar a economizar, é possí-vel acionar o modo ECO que restrin-ge substancialmente a sensibilidadedo pedal do acelerador e retira toda avivacidade do Leaf. Outro "truque"para estender a autonomia é desligaro ar-condicionado - o painel mostraimediatamente quantos quilômetro ex-tras se ganha com a ação.

Como ainda são poucos os pontosde recarga na Europa, a opção foi por

usar o modo ECO durante o teste, soba ameaça de ficar a pé. Neste ritmomais tranquilo, é possível adotar umaatitude praticamente "zen" no interiorgraças a suavidade do Leaf e do silên-cio a bordo. No entan-to, caso o motoristatenha o seu percursobem definido e as con-dições necessárias paraa a recarga da bateria,o ideal é usar o carrono modo "natural" eapreciar a agradávelexperiência de condu-ção que o Leaf propor-ciona.

Além do compor-tamento dinâmico, oLeaf é um carro com

design muito interessante, dotado delinhas irreverentes. O interior tem umtoque glamouroso, com bastante espa-ço interno, deixando os ocupantes bemconfortáveis.

Sempreque se pisafundo nopedal da direita ou

se encarasubidas

íngremes, ovalor da autonomia

cai de formadramática e

inibe o ímpeto

gastador.

MG6 entra na lista dos carros britânicos mais bonitos de 2011

O MG6 está na lista dos carros britânicos mais bonitos do ano.A pesquisa é feita com o público da Inglaterra e divulgada pelosite "The Richest People", que também divulga o ranking anualdas personalidades mais ricas e poderosas do mundo. O carrolançado oficialmente em junho no Brasil se destaca, segundo osite, pelo seu estilo único entre os modelos disponíveis no mer-cado, e por isso figura entre os modelos com apelo esportivo noReino Unido.

O fastback integra a lista dos "carros britânicos mais boni-tos" junto com os modelos Range Rover Evoque, McLaren MP412C, Jaguar XF, Mini Cooper Coupe, Noble M600, entre outros.

Oferecido em versão única ao preço de R$ 99.789,00 , o MG6tem 7 anos de garantia (conforme plano de revisões) no Brasile oferece o mesmo pacote completo de equipamentos que osedan MG550: motor de quatro cilindros 16 válvulas turbo, for-jado em alumínio, com 1.796cc, potência de 170cv. O câmbio éautomático de 5 velocidades com comando tiptronic na alavan-ca e paddle shift (estilo F1). A suspensão dianteira é indepen-dente (Mac Pherson) e traseira do tipo Multi-link, com rodas aro17´´ e pneus Goodyear Excellence 215/50 R17. Na lista estão deitens de série estão seis airbags, freios ABS, sensor monitora-mento de pressão dos pneus (TPMS); chave eletrônica inteligen-te, sensor crepuscular e de chuva; e sistema anti-furto Euro-TCI.O destaque fica por conta da segurança, uma vez que o MG6obteve cinco estrelas (pontuação máxima) no teste de colisão N-CAP.

CONCURSO CULTURAL DO SALÃODUAS RODAS

O Concurso Cultural "Meu Estilo é DuasRodas" é uma das novidades da 11ª ediçãodo Salão Duas Rodas (Feira Internacionalde Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equi-pamentos e Acessórios), que acontece de 4a 9 de outubro, no Pavilhão de Exposiçõesdo Anhembi, em São Paulo.

A ação tem como objetivo interagir como grande público, especialmente os amantesde veículos sob duas rodas, dentro de umambiente virtual. Depois de cadastrar o nú-mero do pedido do ingresso e e-mail no hot-site oficial do concurso, o participante teráque customizar uma moto. Os três traba-lhos mais criativos e originais concorrerãoa prêmios.

Para participar do concurso, os interes-

sados devem adquirir o ingresso antecipa-damente. A venda antecipada é realizadaexclusivamente pelo site www.salaoduas-rodas.com.br. O concurso encerra no dia 26de setembro e a entrega dos prêmios estámarcada o dia 6 de outubro, durante o SalãoDuas Rodas.

SALÃO DUASRODAS

Data: 4 a 9 de outubro de 2011Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi,Parque Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo - SPwww.salaoduasrodas.com.br

Page 4: AUTOJORNAL 03/09/2011

CM

YK

44

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 99

Estabelece novo padrão à

SsangYong

Do antigo SUV da SsangYong ficouapenas o seu nome: Korando. Inovador,o modelo mescla o baixo custo de opera-ção e a capacidade dinâmica de um hatch-back, com o apelo visual, espírito aven-tureiro e capacidade de enfrentar estradasmais acidentadas de um SUV.

Com motor Diesel de 4 cilindros, 16válvulas, 2.0 litros, 175 cavalos de potên-cia a 4.000 rpm, que já atende à nova le-gislação de emissão do Euro 5 / ProconveL6, o Korando passa a ser disponibiliza-do ao mercado brasileiro, a partir de 15de agosto, nas versões com câmbio mecâ-nico de 6 marchas e automático de 6 ve-locidades, com preços sugeridos: KorandoMec GL R$ 89.900,00, Korando Mec GLSR$ 94.900,00, Korando Aut GL R$102.900,00, Korando Aut GLS R$109.900,00 e Korando Aut GLS ExecutivoR$ 119.900,00.

Com foco na qualidade e conveniên-cia, o Korando foi projetado e desenvol-vido pelo renomado estilista italianoGiorgetto Giugiaro, um dos mais presti-giados designers automotivos. O Korandofaz parte da nova tendência, mais con-temporânea, dos SUVs. Elegante, refleteo apelo robusto que está no DNA daSsangYong Motor Company.

Projetado em 1974, o Korando iniciouum novo capítulo na história automotivacoreana, em 1983, quando a sua primei-ra unidade foi lançada no mercado. Aevolução seguinte mais significativa ocor-

reu em 1996 quando o modelo adotoua tecnologia Diesel da Mercedes-

Benz. Naquela ocasião, o veículojá se encontrava em sua 3ª ge-

ração.Econômico e preservan-

do qualidade, o Korandoestá perfeitamente posi-cionado para atender àsnecessidades dos moto-ristas mais exigentes.Projetado e desenvolvi-do ao longo dos últimoscinco anos para entregareficiência ambientalconsciente, o Korandooferece elevada econo-mia de combustível ebaixa emissão de CO²

para rivalizar com o me-lhor de sua categoria.Acrescente força e segurança

que vem do DNA de um fabricanteespecializado em veículos 4x4. Materiaisde alta qualidade no interior do veículo,conforto, requinte, praticidade e versati-lidade fazem do Korando um SUV quechega para se destacar no mercado.

FIESTA METAL ESPORTIVO A Ford acaba de apresentar,

no mercado europeu, o FiestaMetal, opção esportiva equipa-da com motor 1.6 turbinado einjeção direta com 134 cv de po-tência, que segundo a montado-ra vai de 0 a 100 km/h em 8.7segundos e alcança máxima de195 km/h por 18.995 Euros.

O motor é o Duratec Ti-VCT,a gasolina, que além de pode-roso é também econômico den-tro da nova filosofia da empre-sa de oferecer menores índicesde poluição. O design esporti-vo se completa com spoilers nospara-choques, rodas de 17 po-legadas e faróis com molduraprateada. Inicialmente será ven-dido na Holanda

Para Roelant de Waard,Vice-Presidente de Marketing,Vendas e Serviço da FordEuropa, o pacote de estilo en-

fatiza a arte kinetic design doFiesta Metal que só estará dis-ponível na versão hatchback detrês portas cujo conjunto se en-caixa na rica história desporti-va da companhia.

No momento, a Ford come-mora a produção de um milhãode unidades do New Fiesta naEuropa desde quando o primei-ro veículo foi fabricado na plan-ta de Colônia, na Alemanha cujacapacidade de produção é de400.000 carros por ano e, atual-mente conta com a força de tra-balho de 4.200 empregados.

O New Fiesta é um doscompactos mais vendidos daEuropa e se tornou um dos veí-culos de maior sucesso da his-tória da Ford, A atual geraçãodo Fiesta, além de Colônia, tam-bém é produzida na fábrica deValência, na Espanha.

Page 5: AUTOJORNAL 03/09/2011

A Honda anuncia queda nopreço sugerido da versão EXL do utilitário esportivo CR-V. Passa a ser comercializado a partirde R$ 97.380 - que antes custava R$ 99.880. A versão de entrada, a LX 4X2, continua sendo ven-dida por R$ 85.700. Segundo a marca, a alteração no preço do modelo topo de linha, importa-do do México, se deve a um volume ainda maior de unidades disponíveis para o mercado bra-sileiro. Nos primeiros sete meses de 2011, foram emplacadas 4.292 unidades da versão EXL,representado um acréscimo de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O híbrido compacto Lexus CT 200h liderou o ranking dos veículos que mais respeitam omeio ambiente, de acordo com o levantamento organizado pela ONG alemã VerkehrsclubDeutschland (VCD). Foram avaliados aspectos como a emissão de gases poluentes e a pre-servação de recursos naturais. O modelo japonês ficou no topo da pesquisa principalmentepor causa das baixas emissões de gás carbônico, de apenas 87 g/km. A lista também conside-ra fatores como poluição sonora, emissões de NO2 e NOx e impacto ambiental.

Além da versão híbrida plug-in para a próxima ge-ração do sedã médio A4, a Audi terá uma configuraçãohíbrida para o seu topo de linha, o sedã grande A8. O mo-delo com motor 2.0 litros TFSI de 211 cv funcionará as-sociado a um motor elétrico de 40 kW, capaz de desen-volver 54 cv. De acordo com a marca alemã, o rendimen-to combinado dos motores é de 245 cv e 48,94 kgfm detorque máximo. O A8 será capaz de acelerar até 100 km/h ou percorrer cerca de 3 km, a 60km/h, em modo 100% elétrico. O consumo médio anunciado pela fabricante é de 15,6 km/l.Apresentado inicialmente como conceito no Salão de Genebra em 2010, sua versão de produ-ção será mostrada oficialmente no próximo Salão de Frankfurt, em setembro.

por Augusto Paladino

Marketing verde

Toque de campeão

A parceria entre a Infiniti e a equipe de Fórmula1 Red Bull está rendendo frutos. Para o Salão deFrankfurt, a divisão de luxo da Nissan está prepa-rando uma edição especial do crossover FX 50 compitacos do atual campeão e líder do campeonatode F1 Sebastian Vettel. O piloto auxiliou em deta-lhes do carro, como no para-choque dianteiro, quefoi redesenhado e ganhou apliques em fibra decarbono. O material também é encontrado nas saiaslaterais, no spoiler de teto e no para-choque tra-seiro. Emblemas com a assinatura de Vettel estãonos paralamas dianteiros e nas rodas de liga leveestilizadas e calçadas em pneus esportivos.

Impactante

A LatinNCAP, órgão internacional de seguran-ça veicular, divulgou que irá apresentar no dia 24de novembro, no Brasil, os resultados da segundafase de "crash tests" feitos com os modelos dispo-níveis no mercado brasileiro. A data foi escolhidapara coincidir com o Grande Prêmio do Brasil deFórmula 1. Mas os dados produzidos pelaLatinNCAP não deverão agradar muito às fabrican-tes brasileiras. O fundador da entidade, CarlosMacaya, declarou que os resultados foram decep-cionantes nas duas fases de testes.

Mudanças inglesas

O CEO da Bentley, Wolfgang Durheimer, con-firmou o desenvolvimento de uma tecnologia hí-brida para ser aplicada em alguns modelos damarca destinados para mercado norte-americano,onde os híbridos são mais aceitos que na Europa.Além disso, Durheimer adiantou que os Bentley hí-bridos já serão plug-in. A marca inglesa tambémdeverá fabricar o seu primeiro SUV da história,que vai ser feito em alguma plataforma do GrupoVolkswagen - do qual faz parte. Nem o SUV nemos híbridos deverão chegar às ruas antes de 2013.

Japonesa nervosa

A Kawasaki quer dar uma pitada ainda maiorde "pimenta" para a sua superesportiva Ninja ZX-14. A marca japonesa deverá apresentar no anoque vem o modelo renovado com uma potênciamáxima de 250 cv. Para isso, a moto utilizará umsobrealimentador no propulsor de 1.352 cc e qua-tro cilindros em linha. Prova disso são as paten-tes do dispositivo registrados em nome da marcana Europa.

Medidas pós-tsunami

A Honda está investindo cerca de R$ 566 mi-lhões em melhorias nas unidades que possui no es-tado de Ohio, nos Estados Unidos. Além de refor-mular as instalações, a marca japonesa irá construirseu primeiro túnel de vento em solo norte-ameri-cano, e também realizar melhorias técnicas noCentro de Engenharia. O objetivo é retomar a ca-pacidade plena após a escassez de peças decor-rente do tsunami que devastou o Noroeste do Japãoem março.

Grande e ecológico

CM

YK

88

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 55

Honda Automóveis divulgarealinhamento de preço da versão EXL do Honda CR-V

Alteração se deve a um volume maior de unidades disponíveis e busca alcançar fatiaainda mais significativa na categoria

A Honda Automóveisanunciou realinhamento novalor da versão EXL (4x4) doHonda CR-V, que passa a sercomercializado em condi-ções mais acessíveis: a par-tir de R$ 97.380,00. A versãode entrada, a LX (4x2), con-tinua sendo vendida por R$85.700,00.

A alteração no preço daversão top de linha do mo-delo importado do Méxicose deve a um volume aindamaior de unidades disponí-veis para o mercado brasi-leiro.

A mudança também visaconquistar uma fatia maissignificativa em sua catego-ria. Foram emplacadas 4.292unidades da versão EXL nosprimeiros sete meses de2011, o que representouacréscimo de 15% em com-paração com o mesmo pe-ríodo do ano passado.

Menos caro

Page 6: AUTOJORNAL 03/09/2011

Além de quatro lançamentosglobais, no próximo Salão deFrankfurt, a Ford também vai exi-bir, na maior exposição interna-cional do automóvel, o carro-con-ceito Evos, que aponta tendên-cias que a empresa poderá ado-tar no futuro. O Evos representaa última expressão da linguagemde design da nova Ford globalque impulsiona a estratégia da"One Ford" que a companhia con-tinua a construir.

O novo Conceito esta dentroda filosofia de design de ponta,tecnologias inteligentes e lideran-ça na oferta de veículos que eco-nomizam combustível além depreservar o meio ambiente.

Ainda dentro das modernastecnologias desenvolvidas pelaFord incluem-se a exploração daconectividade, onde a intençãoda empresa não é converter oveículo em um smarphone, massim para fornecer conexão per-sonalizada e segura para omundo exterior de forma enri-quecedora, concebida totalmen-

te para o contexto do veículo,com ainda maior impulso ao sis-tema Sync.

Para a Ford, as possibilidadesde se explorar e ativar uma co-nectividade perfeita entre o es-critório, a casa e o carro são fas-cinantes e ajudarão o estilo e qua-lidade de vida dos cidadãos.

O DNA do novo design globalfornece às equipes de design dacompanhia em todo o mundouma orientação para a criação denovos produtos, permitindo-lhesformar uma família coerente deveículos sob a visão do estilo.

O Evos Conceito foi construí-do especificamente para mostrara idéia de desing global, uma si-nalização que evidencia umamensagem clara sobre para ondecaminham os próximos projetosda Ford que cada vez mais terãoum forte apelo visual.

O carro conceito tem as se-guintes medidas: 4.50m de com-primento, 1.97m de largura e1.36m de altura, com uma distân-cia entre eixos de 2,74 m.

CM

YK

66 Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

77

O SEGREDO DA FORD PARA O SALÃO DEFRANKFURT

Page 7: AUTOJORNAL 03/09/2011

Além de quatro lançamentosglobais, no próximo Salão deFrankfurt, a Ford também vai exi-bir, na maior exposição interna-cional do automóvel, o carro-con-ceito Evos, que aponta tendên-cias que a empresa poderá ado-tar no futuro. O Evos representaa última expressão da linguagemde design da nova Ford globalque impulsiona a estratégia da"One Ford" que a companhia con-tinua a construir.

O novo Conceito esta dentroda filosofia de design de ponta,tecnologias inteligentes e lideran-ça na oferta de veículos que eco-nomizam combustível além depreservar o meio ambiente.

Ainda dentro das modernastecnologias desenvolvidas pelaFord incluem-se a exploração daconectividade, onde a intençãoda empresa não é converter oveículo em um smarphone, massim para fornecer conexão per-sonalizada e segura para omundo exterior de forma enri-quecedora, concebida totalmen-

te para o contexto do veículo,com ainda maior impulso ao sis-tema Sync.

Para a Ford, as possibilidadesde se explorar e ativar uma co-nectividade perfeita entre o es-critório, a casa e o carro são fas-cinantes e ajudarão o estilo e qua-lidade de vida dos cidadãos.

O DNA do novo design globalfornece às equipes de design dacompanhia em todo o mundouma orientação para a criação denovos produtos, permitindo-lhesformar uma família coerente deveículos sob a visão do estilo.

O Evos Conceito foi construí-do especificamente para mostrara idéia de desing global, uma si-nalização que evidencia umamensagem clara sobre para ondecaminham os próximos projetosda Ford que cada vez mais terãoum forte apelo visual.

O carro conceito tem as se-guintes medidas: 4.50m de com-primento, 1.97m de largura e1.36m de altura, com uma distân-cia entre eixos de 2,74 m.

CM

YK

66 Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

77

O SEGREDO DA FORD PARA O SALÃO DEFRANKFURT

Page 8: AUTOJORNAL 03/09/2011

A Honda anuncia queda nopreço sugerido da versão EXL do utilitário esportivo CR-V. Passa a ser comercializado a partirde R$ 97.380 - que antes custava R$ 99.880. A versão de entrada, a LX 4X2, continua sendo ven-dida por R$ 85.700. Segundo a marca, a alteração no preço do modelo topo de linha, importa-do do México, se deve a um volume ainda maior de unidades disponíveis para o mercado bra-sileiro. Nos primeiros sete meses de 2011, foram emplacadas 4.292 unidades da versão EXL,representado um acréscimo de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O híbrido compacto Lexus CT 200h liderou o ranking dos veículos que mais respeitam omeio ambiente, de acordo com o levantamento organizado pela ONG alemã VerkehrsclubDeutschland (VCD). Foram avaliados aspectos como a emissão de gases poluentes e a pre-servação de recursos naturais. O modelo japonês ficou no topo da pesquisa principalmentepor causa das baixas emissões de gás carbônico, de apenas 87 g/km. A lista também conside-ra fatores como poluição sonora, emissões de NO2 e NOx e impacto ambiental.

Além da versão híbrida plug-in para a próxima ge-ração do sedã médio A4, a Audi terá uma configuraçãohíbrida para o seu topo de linha, o sedã grande A8. O mo-delo com motor 2.0 litros TFSI de 211 cv funcionará as-sociado a um motor elétrico de 40 kW, capaz de desen-volver 54 cv. De acordo com a marca alemã, o rendimen-to combinado dos motores é de 245 cv e 48,94 kgfm detorque máximo. O A8 será capaz de acelerar até 100 km/h ou percorrer cerca de 3 km, a 60km/h, em modo 100% elétrico. O consumo médio anunciado pela fabricante é de 15,6 km/l.Apresentado inicialmente como conceito no Salão de Genebra em 2010, sua versão de produ-ção será mostrada oficialmente no próximo Salão de Frankfurt, em setembro.

por Augusto Paladino

Marketing verde

Toque de campeão

A parceria entre a Infiniti e a equipe de Fórmula1 Red Bull está rendendo frutos. Para o Salão deFrankfurt, a divisão de luxo da Nissan está prepa-rando uma edição especial do crossover FX 50 compitacos do atual campeão e líder do campeonatode F1 Sebastian Vettel. O piloto auxiliou em deta-lhes do carro, como no para-choque dianteiro, quefoi redesenhado e ganhou apliques em fibra decarbono. O material também é encontrado nas saiaslaterais, no spoiler de teto e no para-choque tra-seiro. Emblemas com a assinatura de Vettel estãonos paralamas dianteiros e nas rodas de liga leveestilizadas e calçadas em pneus esportivos.

Impactante

A LatinNCAP, órgão internacional de seguran-ça veicular, divulgou que irá apresentar no dia 24de novembro, no Brasil, os resultados da segundafase de "crash tests" feitos com os modelos dispo-níveis no mercado brasileiro. A data foi escolhidapara coincidir com o Grande Prêmio do Brasil deFórmula 1. Mas os dados produzidos pelaLatinNCAP não deverão agradar muito às fabrican-tes brasileiras. O fundador da entidade, CarlosMacaya, declarou que os resultados foram decep-cionantes nas duas fases de testes.

Mudanças inglesas

O CEO da Bentley, Wolfgang Durheimer, con-firmou o desenvolvimento de uma tecnologia hí-brida para ser aplicada em alguns modelos damarca destinados para mercado norte-americano,onde os híbridos são mais aceitos que na Europa.Além disso, Durheimer adiantou que os Bentley hí-bridos já serão plug-in. A marca inglesa tambémdeverá fabricar o seu primeiro SUV da história,que vai ser feito em alguma plataforma do GrupoVolkswagen - do qual faz parte. Nem o SUV nemos híbridos deverão chegar às ruas antes de 2013.

Japonesa nervosa

A Kawasaki quer dar uma pitada ainda maiorde "pimenta" para a sua superesportiva Ninja ZX-14. A marca japonesa deverá apresentar no anoque vem o modelo renovado com uma potênciamáxima de 250 cv. Para isso, a moto utilizará umsobrealimentador no propulsor de 1.352 cc e qua-tro cilindros em linha. Prova disso são as paten-tes do dispositivo registrados em nome da marcana Europa.

Medidas pós-tsunami

A Honda está investindo cerca de R$ 566 mi-lhões em melhorias nas unidades que possui no es-tado de Ohio, nos Estados Unidos. Além de refor-mular as instalações, a marca japonesa irá construirseu primeiro túnel de vento em solo norte-ameri-cano, e também realizar melhorias técnicas noCentro de Engenharia. O objetivo é retomar a ca-pacidade plena após a escassez de peças decor-rente do tsunami que devastou o Noroeste do Japãoem março.

Grande e ecológico

CM

YK

88

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 55

Honda Automóveis divulgarealinhamento de preço da versão EXL do Honda CR-V

Alteração se deve a um volume maior de unidades disponíveis e busca alcançar fatiaainda mais significativa na categoria

A Honda Automóveisanunciou realinhamento novalor da versão EXL (4x4) doHonda CR-V, que passa a sercomercializado em condi-ções mais acessíveis: a par-tir de R$ 97.380,00. A versãode entrada, a LX (4x2), con-tinua sendo vendida por R$85.700,00.

A alteração no preço daversão top de linha do mo-delo importado do Méxicose deve a um volume aindamaior de unidades disponí-veis para o mercado brasi-leiro.

A mudança também visaconquistar uma fatia maissignificativa em sua catego-ria. Foram emplacadas 4.292unidades da versão EXL nosprimeiros sete meses de2011, o que representouacréscimo de 15% em com-paração com o mesmo pe-ríodo do ano passado.

Menos caro

Page 9: AUTOJORNAL 03/09/2011

CM

YK

44

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 99

Estabelece novo padrão à

SsangYong

Do antigo SUV da SsangYong ficouapenas o seu nome: Korando. Inovador,o modelo mescla o baixo custo de opera-ção e a capacidade dinâmica de um hatch-back, com o apelo visual, espírito aven-tureiro e capacidade de enfrentar estradasmais acidentadas de um SUV.

Com motor Diesel de 4 cilindros, 16válvulas, 2.0 litros, 175 cavalos de potên-cia a 4.000 rpm, que já atende à nova le-gislação de emissão do Euro 5 / ProconveL6, o Korando passa a ser disponibiliza-do ao mercado brasileiro, a partir de 15de agosto, nas versões com câmbio mecâ-nico de 6 marchas e automático de 6 ve-locidades, com preços sugeridos: KorandoMec GL R$ 89.900,00, Korando Mec GLSR$ 94.900,00, Korando Aut GL R$102.900,00, Korando Aut GLS R$109.900,00 e Korando Aut GLS ExecutivoR$ 119.900,00.

Com foco na qualidade e conveniên-cia, o Korando foi projetado e desenvol-vido pelo renomado estilista italianoGiorgetto Giugiaro, um dos mais presti-giados designers automotivos. O Korandofaz parte da nova tendência, mais con-temporânea, dos SUVs. Elegante, refleteo apelo robusto que está no DNA daSsangYong Motor Company.

Projetado em 1974, o Korando iniciouum novo capítulo na história automotivacoreana, em 1983, quando a sua primei-ra unidade foi lançada no mercado. Aevolução seguinte mais significativa ocor-

reu em 1996 quando o modelo adotoua tecnologia Diesel da Mercedes-

Benz. Naquela ocasião, o veículojá se encontrava em sua 3ª ge-

ração.Econômico e preservan-

do qualidade, o Korandoestá perfeitamente posi-cionado para atender àsnecessidades dos moto-ristas mais exigentes.Projetado e desenvolvi-do ao longo dos últimoscinco anos para entregareficiência ambientalconsciente, o Korandooferece elevada econo-mia de combustível ebaixa emissão de CO²

para rivalizar com o me-lhor de sua categoria.Acrescente força e segurança

que vem do DNA de um fabricanteespecializado em veículos 4x4. Materiaisde alta qualidade no interior do veículo,conforto, requinte, praticidade e versati-lidade fazem do Korando um SUV quechega para se destacar no mercado.

FIESTA METAL ESPORTIVO A Ford acaba de apresentar,

no mercado europeu, o FiestaMetal, opção esportiva equipa-da com motor 1.6 turbinado einjeção direta com 134 cv de po-tência, que segundo a montado-ra vai de 0 a 100 km/h em 8.7segundos e alcança máxima de195 km/h por 18.995 Euros.

O motor é o Duratec Ti-VCT,a gasolina, que além de pode-roso é também econômico den-tro da nova filosofia da empre-sa de oferecer menores índicesde poluição. O design esporti-vo se completa com spoilers nospara-choques, rodas de 17 po-legadas e faróis com molduraprateada. Inicialmente será ven-dido na Holanda

Para Roelant de Waard,Vice-Presidente de Marketing,Vendas e Serviço da FordEuropa, o pacote de estilo en-

fatiza a arte kinetic design doFiesta Metal que só estará dis-ponível na versão hatchback detrês portas cujo conjunto se en-caixa na rica história desporti-va da companhia.

No momento, a Ford come-mora a produção de um milhãode unidades do New Fiesta naEuropa desde quando o primei-ro veículo foi fabricado na plan-ta de Colônia, na Alemanha cujacapacidade de produção é de400.000 carros por ano e, atual-mente conta com a força de tra-balho de 4.200 empregados.

O New Fiesta é um doscompactos mais vendidos daEuropa e se tornou um dos veí-culos de maior sucesso da his-tória da Ford, A atual geraçãodo Fiesta, além de Colônia, tam-bém é produzida na fábrica deValência, na Espanha.

Page 10: AUTOJORNAL 03/09/2011

CM

YK

1100

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 33

Outra arma de sedução do Leaf é sua lista de equipa-mentos de série. Particularmente os dispositivos tecnológi-cos, como a tela touchscreen de sete polegadas, na qual épossível supervisionar e ajustar algumas das funções elé-tricas. No sistema de navegação, é possível conferir umponto de recarga mais próximo, ao simples toque de umbotão. Fator importante para quem se torna um proprietá-rio desses dois volumes.

O cliente deste Nissan vanguardista tem ainda direitoa um sistema exclusivo, chamado CarWings, que conectao carro a um computador ou Iphone para que, remotamen-te, o motorista possa conferir a duração de recarga de ba-teria ou ativar o ar condicionado antes mesmo de chegarao veículo.

Eletricidadesuave

LISBOA/PORTUGAL - A primeiraimpressão do Leaf na estrada é bas-tante positiva. Graças, principalmente,a um fenômeno típico dos motores elé-tricos: a rápida descarga de energialogo que se pisa no acelerador, fruto doseu torque constante, disponível desdeo arranque. "Motivado" por essa en-trega enérgica, o condutor se sente ten-tado a imprimir um ritmo bastante rá-pido até uma rápida olhada no painel.Lá fica um medidor que supervisionao uso de energia e o consumo do Leaf.Sempre que se pisa fundo no pedal dadireita ou se encara subida íngremes,o valor da autonomia cai de forma dra-mática e inibe o ímpeto gastador.Especialmente se não existir um localde recarga próximo.

A Nissan anuncia que o Leaf anda

cerca de 170 km, com carga completa,o que parece suficiente para o uso diá-rio. Entretanto, devido ao extensotempo de recarga numa tomada de 110volts, e o reduzido número de postosde carga rápida, esta limitação impe-de a realização de grandes viagens. Oque obriga que todos os itineráriossejam cuidadosamente calculados.

Para ajudar a economizar, é possí-vel acionar o modo ECO que restrin-ge substancialmente a sensibilidadedo pedal do acelerador e retira toda avivacidade do Leaf. Outro "truque"para estender a autonomia é desligaro ar-condicionado - o painel mostraimediatamente quantos quilômetro ex-tras se ganha com a ação.

Como ainda são poucos os pontosde recarga na Europa, a opção foi por

usar o modo ECO durante o teste, soba ameaça de ficar a pé. Neste ritmomais tranquilo, é possível adotar umaatitude praticamente "zen" no interiorgraças a suavidade do Leaf e do silên-cio a bordo. No entan-to, caso o motoristatenha o seu percursobem definido e as con-dições necessárias paraa a recarga da bateria,o ideal é usar o carrono modo "natural" eapreciar a agradávelexperiência de condu-ção que o Leaf propor-ciona.

Além do compor-tamento dinâmico, oLeaf é um carro com

design muito interessante, dotado delinhas irreverentes. O interior tem umtoque glamouroso, com bastante espa-ço interno, deixando os ocupantes bemconfortáveis.

Sempreque se pisafundo nopedal da direita ou

se encarasubidas

íngremes, ovalor da autonomia

cai de formadramática e

inibe o ímpeto

gastador.

MG6 entra na lista dos carros britânicos mais bonitos de 2011

O MG6 está na lista dos carros britânicos mais bonitos do ano.A pesquisa é feita com o público da Inglaterra e divulgada pelosite "The Richest People", que também divulga o ranking anualdas personalidades mais ricas e poderosas do mundo. O carrolançado oficialmente em junho no Brasil se destaca, segundo osite, pelo seu estilo único entre os modelos disponíveis no mer-cado, e por isso figura entre os modelos com apelo esportivo noReino Unido.

O fastback integra a lista dos "carros britânicos mais boni-tos" junto com os modelos Range Rover Evoque, McLaren MP412C, Jaguar XF, Mini Cooper Coupe, Noble M600, entre outros.

Oferecido em versão única ao preço de R$ 99.789,00 , o MG6tem 7 anos de garantia (conforme plano de revisões) no Brasile oferece o mesmo pacote completo de equipamentos que osedan MG550: motor de quatro cilindros 16 válvulas turbo, for-jado em alumínio, com 1.796cc, potência de 170cv. O câmbio éautomático de 5 velocidades com comando tiptronic na alavan-ca e paddle shift (estilo F1). A suspensão dianteira é indepen-dente (Mac Pherson) e traseira do tipo Multi-link, com rodas aro17´´ e pneus Goodyear Excellence 215/50 R17. Na lista estão deitens de série estão seis airbags, freios ABS, sensor monitora-mento de pressão dos pneus (TPMS); chave eletrônica inteligen-te, sensor crepuscular e de chuva; e sistema anti-furto Euro-TCI.O destaque fica por conta da segurança, uma vez que o MG6obteve cinco estrelas (pontuação máxima) no teste de colisão N-CAP.

CONCURSO CULTURAL DO SALÃODUAS RODAS

O Concurso Cultural "Meu Estilo é DuasRodas" é uma das novidades da 11ª ediçãodo Salão Duas Rodas (Feira Internacionalde Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equi-pamentos e Acessórios), que acontece de 4a 9 de outubro, no Pavilhão de Exposiçõesdo Anhembi, em São Paulo.

A ação tem como objetivo interagir como grande público, especialmente os amantesde veículos sob duas rodas, dentro de umambiente virtual. Depois de cadastrar o nú-mero do pedido do ingresso e e-mail no hot-site oficial do concurso, o participante teráque customizar uma moto. Os três traba-lhos mais criativos e originais concorrerãoa prêmios.

Para participar do concurso, os interes-

sados devem adquirir o ingresso antecipa-damente. A venda antecipada é realizadaexclusivamente pelo site www.salaoduas-rodas.com.br. O concurso encerra no dia 26de setembro e a entrega dos prêmios estámarcada o dia 6 de outubro, durante o SalãoDuas Rodas.

SALÃO DUASRODAS

Data: 4 a 9 de outubro de 2011Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi,Parque Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo - SPwww.salaoduasrodas.com.br

Page 11: AUTOJORNAL 03/09/2011

Mesmo com a falta de ruídodo motor a combustão, o NissanLeaf chegou fazendo bastante ba-rulho. O primeiro veículo elétricoa ser fabricado e vendido emmassa foi apresentado mundial-mente como versão de produçãono final de 2010, e logo em segui-da, começou a ser vendido noJapão e nos Estados Unidos. Em2011, foi a vez da Europa recebero médio da marca japonesa.Apesar do pioneirismo, o desem-penho de vendas do Leaf não foi

dos melhores. Até julho deste ano,foram vendidas pouco mais de10 mil unidades em todo omundo. Mas grande parte da re-cepção do mercado pode ser ex-plicada pela dificuldade que osconsumidores têm em conseguiruma infraestrutura decente paraa utilização diária dos elétricos.

Agrande maioria da popula-ção não possui uma garagemcom boas condições para o pro-cesso de recarga da bateria, enão tem condições de comprar

um outro veículo para ser usadono lugar do Leaf para percursosmais longos. A única condiçãoda "vida elétrica" que é comuma grande parte da população éa de efetuar percursos diáriosdentro da autonomia de 160 kmproposta pela Nissan. Mas, paraser um cliente ideal do Leaf, énecessário comprar os cabosde recarga específicos da em-presa japonesa, que custamcerca de 400 euros, algo emtorno de R$ 750.

Mesmo sendo atualmente umcarro que, pelo menos por enquan-to, seja destinado a uma clientelaexclusiva, o Leaf é um veículo comgrande potencial. Ao contrário deoutros automóveis elétricos já dis-poníveis no mercado, o Leaf é umcarro para família, permitindo aco-modar, com vontade, cinco ocu-pantes. Atrás, o espaço para aspernas dos passageiros é genero-so e até mesmo o lugar do meioque tem espaço suficiente para umquinto ocupante.

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

No ritmo da bateriaApesar de ser prático, Nissan Leaf ainda é um carro de poucos

POR NELSON OLIVEIRA

DA AUTO MOTOR/PORTUGAL

A única condição da "vida elétrica" que écomum à grande parte da população é a deefetuar percursos diários dentro da autonomia de 160 km proposta pela Nissan.

CM

YKJORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 1111

Traxx concorre ao prêmio Motodo Ano em duas categorias

A cada ano, a Traxx ganha mais es-paço no disputado setor de duas rodascom a qualidade e os diferenciais de suasmotos, conhecidas internacionalmentepor meio do China South IndustriesGroup (CSIG), um dos maiores fabri-cantes mundiais de motocicletas e umadas maiores multinacionais do planeta.Prova desse reconhecimento é que amontadora está classificada para a pre-miação Moto do Ano, que acontecerádurante o Salão Duas Rodas, de 04 a 09de outubro, em São Paulo. A Traxx con-corre em duas categorias: Street até 150cc,com a Joto 135; e Motoneta Trail, com aSky 125.

Dez jurados avaliarão seis itens,sendo eles design, motor, suspensões,conforto, freios e manobrabilidade. Ascinco motos de cada categoria disputa-rão votos dos leitores. A votação acon-

tecerá no site da revista Duas Rodas(www.revistaduasrodas.com.br) duran-te o mês de setembro. O resultado serádivulgado no dia 05 de outubro, noHotel Holiday Inn, ao lado Salão DuasRodas, e reunirá as maiores marcas demotos do mundo.

Sky 125Novo modelo cub da marca, a Sky

125 é completa, com muitos ítens que, emoutras marcas, são opcionais. O painelconta com mostrador de marcha digital,hodômetro, marcador de combustível eindicadores de luz alta e neutro. A Sky125 tem design moderno e aparência ro-busta, com motor de 125cc, câmbio rota-tivo e embreagem semiautomática, é ar-refecida a ar, e com propulsor OHC (OverHead Camshaft). Apotência máxima de

8,8 cv a 7.500 rpm e o torque de 0,96kgf.m a 5.500 rpm comprovam a força nasladeiras e o ótimo desempenho no trân-sito urbano, mesmo com o carona. Ocâmbio rotativo e semiautomático - quenão utiliza embreagem - facilita na horade trocar as marchas. Já as rodas de ligaleve e o freio a disco proporcionam se-gurança e estabilidade nas curvas.

O novo modelo da Traxx está de acor-do com os padrões rigorosos estabeleci-dos pelo Promot (Programa de Controleda Poluição do Ar por Motociclos eVeículos Similares), executando níveisde emissões abaixo do limite que a legis-lação permite.

Joto 135A Joto 135 é o único modelo da cate-

goria com suspensão traseira monoa-

mortecida com sistema de link, o queproporciona mais conforto, estabilidade,segurança e dirigibilidade. O ousado de-sign da Joto 135, caracterizado por umamoderna carenagem frontal, ganhou li-nhas leves deixando-o mais moderno eharmonizado com o conjunto óptico dosfaróis e lanternas integradas. A Joto temainda um semiguidom esportivo, que éoutro diferencial, pois é encontrado nor-malmente apenas em modelos de cilin-dradas mais altas. Já o painel é comple-to. Com fundo branco e visual moderno,vem equipado com conta-giros, hodô-metro total e parcial, marcador de com-bustível e indicador de marchas.

Disponível nas cores preta, verme-lha, prata e azul, a Joto tem buzina duplae possui ainda sensor de embreagempara impedir que a moto seja ligada semque o manete esteja apertado.

Page 12: AUTOJORNAL 03/09/2011

CM

YK

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de setembro de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Maceió, sábado, 3 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail do editor: [email protected]

Nissan Leaf é a aposta damontadora para o mercado de carros

elétricos

A Ford antecipa algumas novidades para o salão de Frankfurt

4ª geração do modelo Korando élançada no mercado

brasileiro

Páginas 2 e 3

Página 4

Páginas 6 e 7