autojornal 16/10/2010

16
A Porsche trás como grande atração para o salão o Boxster Spyder Maceió, sábado, 16 de outubro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] Página 2 [email protected] Gol Rallye um carro com espírito aventureiro Motociclismo e muita aventura nos 10 anos de Maceió Cycle Motociclismo e muita aventura nos 10 anos de Maceió Cycle

Upload: eduardo-vasconcelos

Post on 17-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A Porsche trás como grande atração para o salão o Boxster Spyder Página 2 Maceió, sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] [email protected] robustez e espírito aventureiro JORNALO LOJORNA Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] 22

TRANSCRIPT

Page 1: AUTOJORNAL 16/10/2010

A Porsche trás como grande atração para o salão o Boxster Spyder

Maceió, sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Página 2

igo

r932

7903

9@h

otm

ail.

com

Gol Rallye um carro comespírito aventureiro

Motociclismo e muita aventura nos10 anos de Maceió CycleMotociclismo e muita aventura nos10 anos de Maceió Cycle

Page 2: AUTOJORNAL 16/10/2010

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Gol ganha versão Rallye,que reúne esportividade,robustez e espírito aventureiro

Page 3: AUTOJORNAL 16/10/2010

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

33

JORNALO LO JORNA

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600,Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1970

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected] / [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoSálvio de Taine [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Editores Igor [email protected]@ojornal-al.com.brGabriel [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

Colaboradora editorialJakeline Siqueira

Destinado a um público de espíritojovem e esportivo, que gosta de dirigir, aVolkswagen está apresentando o Novo GolRallye, a mais nova versão do modelo demaior sucesso no mercado brasileiro. Commaior altura livre em relação ao solo, novospneus 205/55 R15, design diferenciado eacabamento interior exclusivo, o Gol Rallyecombina jovialidade e dinamismo, numanova opção para os clientes da marca.

Além de suas características exclusivas,o Gol Rallye tem equipamento topo de linha,trazendo de série itens como sensor de esta-cionamento, abertura elétrica da tampa tra-seira e espelhos retrovisores externos comsinalizadores de direção. Uma novidade im-portante é a disponibilidade, como opcional,da transmissão automatizada I-Motion, umimportante item de conforto cada vez maissolicitado pelos consumidores brasileiros,principalmente nas grandes cidades.

Esta é a terceira versão Rallye da históriado Gol. Aprimeira foi lançada em 2004 (G3)e a segunda em 2007 (G4). Como as ante-cessoras, o Gol Rallye da quinta geração éfruto de um extenso trabalho de desen-volvimento, realizado ao longo de dezoitomeses por designers, engenheiros e técnicosda Volkswagen.

Page 4: AUTOJORNAL 16/10/2010

44

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

DesignInspirado nos modelos off road da

marca, o visual do Gol Rallye vai além da

aparência de robustez característica das ver-

sões cross tradicionais, agregando elemen-

tos dinâmicos que passam uma idéia de

agilidade e rapidez. Essa característica é

marcante na parte dianteira, onde se desta-

cam a grade em preto com a designação

"Rallye" numa faixa em Prata Cyclone e o

agressivo para-choques com faróis auxilia-

res de dupla função (neblina e longo al-

cance) integrados, sublinhado por um rock-

er panel também em preto com detalhe em

Prata Cyclone."O Gol Rallye foge do formato tradi-

cional dos veículos cross, procuramos dara ele uma "forma" mais rápida. A veloci-dade predomina, mas ele mantém o aspectode força e resistência", explica Luiz Veiga,gerente executivo de Design da Volkswagen.

Nas laterais, o modelo traz faixas ex-clusivas, criando um efeito de cunha, coma designação do modelo, combinando comas molduras das caixas de rodas, maçane-tas e a coluna central em preto fosco. Sobas portas, a soleira também tem acabamentopreto, com uma faixa inferior central prata.

A sensação de velocidade é acentuadapelas rodas especiais de liga leve, com pneus205/55 R15, conjugada à maior altura dasuspensão. Os espelhos retrovisores exter-nos têm a mesma cor da carroceria na partesuperior, com a inferior em prata, e incor-poram sinalizadores luminosos de direção(side blinkers).

Na traseira se destacam o aerofólio su-perior, na cor preta, e o para-choque trazen-do na parte central inferior, um difusor emPrata Cyclone. Aponteira do escapamentocromada e as lanternas escurecidas com-põem um conjunto que transmite forte im-pressão de volume e robustez e o logotipoaparece do lado direito, também em preto.

InteriorUm acabamento exclusivo, em tonalidades escuras, dá uma iden-

tidade especial ao interior do Gol Rallye, criando um ambiente aomesmo tempo dinâmico e acolhedor. O revestimento do teto e dascolunas são escurecidos, realçando as principais superfícies dohabitáculo, como painel, console, bancos e tapeçaria das portas.

O painel tem pintura especial texturizada na parte superior e nelese destacam as aberturas de ventilação com molduras metálicas eiluminação com Leds. O velocímetro e conta-giros circulares, comfundo preto, têm grafismo em cor branca, enquanto o mostradordigital retangular ao centro do conjunto utiliza caracteres verme-lhos. No console, o CD player e os comandos do ar-condicionado(opcional) também se harmonizam com o conjunto.

A designação Rallye está presente no pomo da alavanca do câm-bio, assim como na parte superior dos assentos dianteiros, quetrazem uma faixa quadriculada aplicada com tecnologia emboss-ing no tecido em exclusiva malharia Havana. Os passageiros detrás contam com luzes de leitura individuais, posicionadas no teto.

Como em todos os veículos produzidos pela Volkswagen, o in-terior do Gol Rallye se caracteriza pelo alto padrão de acabamen-to, proporcionado pela qualidade dos materiais empregados e pelocuidado na execução de seus componentes. O objetivo é proporcionaraos ocupantes um ambiente funcional e confortável, tornando maisagradáveis os momentos passados dentro do carro.

Page 5: AUTOJORNAL 16/10/2010

55

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 6: AUTOJORNAL 16/10/2010

66

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Moto Honda da Amazônia inauguranova linha de produção em seu complexo

industrial de Manaus

Com investimentos da ordem de R$ 90 milhões, linha de produção exclusiva para motonetas tem capacidade produtiva anual de 500 mil unidades

A Moto Honda da Amazônia élíder absoluta em vendas no mer-cado brasileiro de motocicletas.Desde o início de suas atividadesno País, em 1976, já produziu maisde 14 milhões de unidades e, a-tualmente, detém 77% de partici-pação nas vendas. Em 2009, foramproduzidas 1.241.543 unidades(mercado interno e exportação) ea previsão para 2010 é que estenúmero salte para 1.430.000.

Reafirmando sua crença no po-tencial do mercado brasileiro e como objetivo de se preparar para de-mandas futuras, a Moto Hondaampliou sua fábrica. As instalaçõesda nova linha integram o complexoindustrial da empresa em Manaus(AM), que ocupa um terreno de661 mil m². Com 21.750 m² de áreaconstruída, a unidade recebeu in-vestimento de R$ 90 milhões e temcapacidade produtiva de 500 milmotocicletas por ano. Em 2011, aexpectativa de produção é de 300mil unidades, número deverá serelevado para 415 mil até 2013.

A nova linha foi criada com o

conceito de fluxo contínuo de pro-dução e otimização da eficiênciaprodutiva. Sua construção levouaproximadamente dois anos e con-tou com o envolvimento direto decerca de 40 pessoas, desde a con-cepção do projeto até a finalizaçãodas obras e a instalação dosequipamentos.

Tecnologia aplicada aosprocessos produtivos

Responsável pela produção dosmodelos Biz 125, Pop 100 e Lead110, na nova linha o tempo para afabricação de cada unidade é de39 segundos para a Biz 125 e a Pop100 e de 49 segundos para o Lead110.

Este novo empreendimentoconta com 760 colaboradores eopera em dois turnos, com oito se-tores produtivos interligados pormeio de transportadores aéreos.São eles: solda do tanque de com-bustível, solda do chassi, pinturaa pó do chassi e do tanque de com-bustível, pintura de peças plásticas,

fabricação do assento, montagemde componentes, montagem demotores e linha de montagem demotocicletas acabadas. Há aindaa inspeção final, embalagem e ex-pedição das motocicletas, todastrabalhando com a mesma veloci-dade e de maneira sincronizada.

Dentre as inovações tecnológ-icas aplicadas aos processos pro-dutivos, vale ressaltar o pré-trata-mento sem contato com o ambi-ente nas cabines de pintura; o en-clausuramento total contra suji-dades nas pinturas; a esteira au-tomática para inspeção final; a es-teira única na linha de montagemde motores; o sistema de ar com-primido com tecnologia desecagem por adsorção; a utiliza-ção de chiller centrífugo com altorendimento e eficiência energética;o uso de caldeiras com reaproveita-mento do calor das chaminés; otrabalho sincronizado entre os se-tores de embalagem e expedição;e a movimentação dos conjuntosrealizada totalmente por trans-portadores aéreos.

Page 7: AUTOJORNAL 16/10/2010

77

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 8: AUTOJORNAL 16/10/2010

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoo88

Programação O Maceió Cycle teve início na noite de quinta-feira, dia 14, com a abertura dos estandes e apresentação das bandas Plataforma e Casa de Noz. Ontem,

sexta-feira, dia 15, o dia foi dedicado a recepção dos motoqueiros de todo o Brasil, e, no período da noite aconteceram às apresentações das bandas JardimElétrico, Cachorro Urubu e Barba de Gato.

A programação segue neste sábado, dia 16, com um café da manhã na Federação dos Motoclubes de Alagoas para os participantes. A abertura dos es-tandes acontece às 10horas da manhã, logo à tarde, as 13:30hs tem o passeio motociclístico, e à noite as apresentações com as bandas Musique, MIB e Almade Borracha. A entrega dos troféus acontecerá as 21:30hs.

Amanhã, domingo, dia 17, a abertura dos estandes será as 8hs, e, durante todo o dia haverá expositores e som mecânico. O Maceió Cycle será encerra-do as 22hs.

Uma grande festividade aberta aopúblico acontece este final de semana emMaceió, no estacionamento de Jaraguá, éo Maceió Cycle, evento de motociclismoque reúne participantes de todo o paísnuma confraternização, para conheceremdesde raridades as últimas novidades dosetor. A festa é aberta ao público e rea-lizada na maioria dos Estados brasileiros.Em 2010, Alagoas terá três eventos destetipo: o Maceió Cycle em Maceió, e nosmunicípios de Arapiraca (ainda para acon-tecer), e Santana do Ipanema, que está noterceiro ano.

Este ano, o Maceió Cycle é comemo-

rativo, pois, completa dez anos de rea-lizações contínuas. O início foi em 2001,na casa de shows Space. De acordo como organizador do evento, Neno Moreira,esta grande festa foi possível graças aoapoio dos empresários locais do setor mo-tociclístico e a visão do poder público.“Estamos numa grande comemoração,afinal são dez anos de um evento contí-nuo que traz muitas alegrias, pois além decontarmos com a participação de moto-queiros, temos uma participação massivado público alagoano, e, isso nos deixamuito feliz”, ressalta.

Moreira explica que além dos shows

com as bandas mais pedidas pelos moto-queiros, a segurança é um dos pontosfortes. Assim como as raridades e novi-dades do setor de motocicletas. “A maioratração são as motocicletas. Aqui, o par-ticipante, conhece desde antiguidadesaté as últimas novidades, ou seja, en-contra-se raridades e o que existe demais atual no mercado”, observa.

Com o patrocínio de quatro fabri-cantes diferentes, da prefeitura e daPetrobrás, o evento é aberto ao público,e tem uma programação cultural e artís-tica de alto nível, com bandas que seconsagraram no Maceió Cycle. “É uma

festa segura e tranqüila. Convidamostoda a sociedade para participar destagrande festividade”.

Além das atrações artísticas, duranteo evento, o participante tem a oportu-nidade de conhecer expositores de todoo país, numa feira motivada comacessórios, adereços e utensílios paraos motoqueiros. Por isso, é que a festaatrai tantas caravanas,” de todos os lu-gares do Brasil. A expectativa é que, porser dez anos de comemoração, teremoso maior público de todos os tempos. Éuma verdadeira confraria”, comemoraNeno Moreira.

10 anos de uma história de sucesso, const

Page 9: AUTOJORNAL 16/10/2010

oorrnnaallwweebb..ccoomm | e-mail: [email protected] CM

YK

99

JORNALO LO JORNA

O participante Manuel Júnior, veio do Rio Grande do Norte para prestigiar o MaceióCycle. Proprietário de uma moto XT660, ele percorreu 530 quilômetros. Esta já é sua se-gunda participação, e, segundo ele, a adrenalina de está na estrada é incrível e, vale a penaparticipar. “O evento é uma excelente oportunidade de rever os amigos e verificar as novi-dades. Temos um bom evento no Rio Grande do Norte, hoje temos este em Macéió, estoumuito feliz é um grande evento, bonito e interessante”, salienta.

ruída com bravos lutadores aventureiros

Page 10: AUTOJORNAL 16/10/2010

APeugeot resolveu dar mesmo maisatenção ao 307. Depois da série espe-cial Millesim 200, a linha 2011 do hatchmédio produzido na Argentina gan-hou novos equipamentos. As versõesPresence Pack e Feline agora contamcom sistema de som com entrada USBe conexão Bluetooth. Os modelos mantêm as motorizações 1.6 16V de 110/113 cv e 2.0 16V de143/151 cv e têm preços entre R$ 52.800 - Presence 1.6 16V - e R$ 68.300 - Feline 2.0 16V automático.

A Volkswagen continua a expandir sua nova identi-dade visual. Agora é a vez do Eos, que passou por umface-lift. O conversível da marca alemã recebeu novosfaróis bixênon rodeados por pequenas luzes em leds, emum estilo bem parecido com o adotado pela Audi, marcaque faz parte do Grupo Volkswagen. Além disso, o mod-elo conta com nova grade dianteira, parachoque redesenhado com novas entradas de ar e novosfaróis de neblina. A traseira remete ao Golf VI, com lanternas horizontalizadas e parachoquemodificado. O Eos reestilizado deve chegar ao Brasil no início de 2011.

Com as boas vendas da versão flexda NXR 150 Bros - 73% dos emplaca-mentos do modelo -, a Honda resolveuproduzir apenas a versão bicom-bustível da moto. Além disso, na linha2011 da Bros conta com um indicadorluminoso no quadro de instrumentosque se acenderá sempre que houvermais de 80% de etanol no tanque e emcondições de temperatura abaixo de15°C. O motor é o mesmo OHC de149,2 cm³, quatro tempos, monocilín-drico, com injeção eletrônica. A NXR150 Bros chega por R$ 7.890 na versãoKS - com partida a pedal -, por R$ 8.290para a ES - partida elétrica - e R$ 8.690na ESD - com partida elétrica e freio di-anteiro a disco.

por Augusto Paladino

JORNALO LO JORNA

1100 Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Conectado

Só flex

Rosto conhecido

A Kawasaki descobriu que nacionalizar é um bom atalho paraconseguir mais volume no mercado brasileiro. A marca japonesavai montar três motocicletas da linha Vulcan 900 em sua unidadena Zona Franca de Manaus. Os modelos Vulcan Classic, Custom- que eram importadas anteriormente - e Classic LT - que estreiano Brasil - usam o mesmo motor de 903 cm³. Na fábrica amazo-nense, a Kawasaki já monta os modelos Z750, ER-6n e Ninja 250.A montadora não informou o preço das motos nacionalizadas.

Tempero brasileiro

Atração confirmada

O Boxster Spyder será a principal atração da Porschedurante o Salão de São Paulo, que acontece no final deoutubro. O modelo, que é uma versão mais "descolada"do roadster, será apresentado pela primeira vez no país,ao lado do Boxster, Boxster S e do 911 GT2 RS. Equipadocom propulsor 3.4 litros de 320 cv e assistido pelo câm-bio PDK - automatizado com embreagem dupla -, oSpyder cumpre a marca de zero a 100 km/h em 4,8 se-gundos, enquanto a máxima com a capota aberta é de 267km/h. A Porsche anuncia ainda um consumo de com-bustível de 10,7 km/l.

Gás no verde

A joint venture formada pela indiana Tata Motors epela encarroçadora brasileira Marcopolo entregou aprimeira leva de ônibus híbridos na Índia. As primeirasquatro unidades foram compradas pela Delhi Transport,maior empresa de transporte de Nova Delhi. Os mode-los adquiridos são equipados por um motor a combustão,movido a GNV, e outro elétrico recarregado através darecuperação da energia cinética liberada em frenagens.

Boas novas

AAmérica Latina e o Caribe finalmente terão um pro-grama de avaliação de segurança dos veículos comer-cializados na região. Trata-se do Latin NCAP, entidadeque será lançada oficialmente no próximo dia 18 e queseguirá os moldes do Euro NCAP. A nova organizaçãovai promover testes de colisão e classificar a segurançados modelos avaliados. ALatin NCAP, inclusive, já testounove carros e os resultados serão divulgados durante olançamento da entidade, que ocorrerá em Montevideo,capital do Uruguai.

Até debaixo d'água

A Tracker, empresa especializada no rastreamento ena recuperação de veículos, lançou um equipamento es-pecífico para motocicletas. O rastreador pode ser insta-lado em qualquer ponto da moto, é a prova d'água e con-some apenas 1 mA/h, equivalente a uma lâmpada deled. O dispositivo custa R$ 609 a adesão e a mensalidadeé R$ 75.

Recall de luxo

A Mercedes-Benz convoca mais de 85 mil veículosnos Estados Unidos. O recall envolve modelos das linhasClasse C e Classe E produzidos entre 2010 e 2011. O mo-tivo do chamado é um possível vazamento de fluido dosistema de assistência de direção, que pode parar de fun-cionar. A montadora alemã ainda não informou se o re-call atinge modelos comercializados no Brasil.

Page 11: AUTOJORNAL 16/10/2010

1111

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 12: AUTOJORNAL 16/10/2010

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado,16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Tata Marcopolo fornece primeiro ônibushóbrido para transporte público da ÍndiaForam entregues quatro unidades do modelo Starbus Elétrico/GNV

A Tata Marcopolo Motors Ltd., jointventure da Marcopolo e Tata Motors,fez a entrega dos primeiros ônibushíbridos Elétrico/GNV desenvolvidospara transporte público de Nova Delhi,na Índia. A Delhi Transport Cor-poration (DTC), maior empresa deônibus da cidade, adquiriu quatrounidades do modelo Starbus quecomeçaram a operar durante a reali-zação do evento esportivo Com-monwealth Games 2010, que se reali-zam entre 4 e 10 de outubro.

A entrega dos ônibus aconteceuno final de setembro e contou com apresença da ministra-chefe da Delhi,Sheila Dikshit; do presidente de veícu-los comerciais da Tata Motors, RaviPisharody; do presidente da TataMotors Índia, PM Telang, e de repre-sentantes do governo e da DTC.

"O Starbus Híbrido Elétrico/GNVé resultado dos avanços obtidos emtecnologias de combustíveis alterna-tivos pela Tata Motors. Somos gratosao Governo de Nova Delhi e à DTC pornos oferecer essa oportunidade de tes-tar os ônibus durante o Com-monwealth Games 2010. Estamosaguardando ansiosamente as primeirasavaliações e comentários da DTC etambém dos passageiros", disse PMTelang.

O Starbus possui motorizaçãohíbrida paralela composta por um

motor de combustão interna,movido a GNV, e outro elétrico,com sistema de armazenamen-to de energia regenerativa. Essatecnologia utiliza a geração deenergia elétrica de forma si-multânea, por intermédio dosdois motores para o desloca-mento do veículo. O sistematambém reutiliza a energia gera-da nas frenagem para recarregara bateria.

O híbrido da Tata Marcopoloproporciona maior economia decombustível comparado a umônibus convencional. Como re-sultado, o uso desta tecnologialeva à redução das emissões e àsustentabilidade.

O Starbus de piso baixo (400mm de altura do chão) possuicapacidade para 32 passageirose equipamentos para acessibili-dade. As portas pneumáticas e orebaixamento facilitam as opera-ções de entrada e saída, re-duzindo o tempo de parada etotal da viagem. É equipado com sis-tema de ar-condicionado e suspen-são a ar. Devido à motorização híbri-da elétrica, possui maior aceleraçãoem comparação a um modelo con-vencional, atinge velocidade máximalimitada a 70 km/h, e é uma soluçãoinovadora para transporte rápido e

confortável de passageiros urbanosde forma sustentável.

Durante o CommonwealthGames 2010, a DTC também operauma frota de 1.000 ônibus fabrica-dos pela Tata Morcopolo MotorsLtd., movidos a GNV, com piso baixoe ar-condicionado, para uso exclu-

sivo dos atletas e delegações. Comuma equipe dedicada de mais de 500integrantes, entre engenheiros,mecânicos e outros funcionários, aTata Marcopolo fornece toda a es-trutura de manutenção no MilleniumPark Depot, criado especialmentepara o evento.

Page 13: AUTOJORNAL 16/10/2010

1133

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Pioneer fecha patrocínio com Salãodo Automóvel 2010Líder do mercado em som automotivo confirma participação e apoio ao principal eventoda indústria automobilística no Brasil

APioneer, líder mundial no segmentode som automotivo, irá participar pela4ª edição consecutiva do Salão Inter-nacional do Automóvel. A empresa fe-chou patrocínio para a 26ª edição daque-le que é o principal evento do setor emtoda a América Latina.

Durante o evento, a Pioneer irá apre-sentar seus lançamentos de 2010 no seg-mento de som automotivo como a novalinha de DVD Players, o novo conceito

do Car Media Receiver, além de outrasnovidades, em um estande com muitoentretenimento.

"Como principal evento do setor au-tomotivo, o Salão Internacional doAutomóvel é também o maior momen-to da nossa comunicação, onde nospreparamos para interagir com o mer-cado automotivo, o varejo, formadoresde opinião, consumidores e apaixona-dos pela marca" comenta André Ricardo

Andrade, responsável por marketing ecomunicação da Pioneer no Brasil.

"Aparceria, estabelecida entre o SalãoInternacional do Automóvel e a Pioneer,ratifica o foco que ambas tem ao ofere-cer para seu público o que há de melhore mais inovador disponível no mercadobrasileiro.", comenta Paulo Rezende, di-retor de patrocínios da Reed ExhibitionsAlcantara Machado que organiza e pro-move o evento.

O 26º Salão Internacional doAutomóvel acontece de 27 de outubro a7 de novembro de 2010, no Pavilhão deExposições do Anhembi, e espera rece-ber 600 mil visitantes que terão a opor-tunidade de ver de perto 42 diferentesmarcas, entre nacionais e importadas,quantidade superior às 36 apresentadasna edição de 2008. Ao todo, estarão ex-postos no evento 450 modelos de veícu-los, ante os 400 do Salão anterior.

Honda convoca proprietáriosdo Honda City e do New Fit

Esta campanha se estenderá até 18 de abril de 2011 e abrangerá os veículos abaixo:

Modelo: New Fit (ano/modelo 2009 em diante)Chassis: 93HGE87709Z100001 a 93HGE6760BZ103544

Modelo: Honda City (ano/modelo 2010 em diante)Chassis: 93HGM2660AZ100032 a 93HGM2620BZ110022

Mais informações também podem ser obtidas através destes serviços:o Agendamento on-line: www.honda.com.br/recallo Central exclusiva: 0800-775-5346

Esclarecemos que demais versões da linha Fit, bem como outros modelos da marca, não estão envolvidas na campanha.

A Honda Automóveis do Brasil convocaos proprietários dos modelos Honda City eNew Fit, com os chassis abaixo relacionados,a comparecerem a partir do dia 18 de outu-bro a qualquer concessionária autorizada damarca para a aplicação gratuita de uma pro-

teção suplementar no sensor do pedal do ace-lerador.

Em função do modo de limpeza internado veículo, poderá ocorrer a transferência desujeira e detritos presentes no assoalho paraa parte interna do sensor do acelerador.

Em casos extremos, poderá haver dificul-dade em reduzir a rotação do motor, levan-do a risco de acidente. Trata-se de um proce-dimento simples, porém, visando o confortoe a conveniência dos proprietários, a Hondarecomenda o agendamento prévio.

Page 14: AUTOJORNAL 16/10/2010

1144

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

O Boxster Spyder pode ser facilmente diferenciado dosdemais modelos por ser concebido com a intenção de deixaro motorista guiá-lo "com o vento no rosto". Ele foi concebidopara conciliar alto desempenho com a sensação de dirigirum carro de corrida ou mesmo uma motocicleta. Com acapota de lona abaixada, a ligeira elevação na traseira pro-tege o motorista e o passageiro de sol intenso, vento e chuva.Quando a capota é fechada, a silhueta do Boxster adquirecontornos semelhantes aos do Carrera GT. Por dentro, oBoxster Spyder remete aos carros de corrida, sem abrir mãodo conforto e do bom acabamento. Entre as medidas ado-tadas para diminuir peso, estão a substituição das maçane-tas internas por alças de tecido vermelho - o mesmo uti-lizado nos cintos de segurança. A moldura do conjunto deinstrumentos do painel foi removida, dando um aspectoainda mais semelhante ao de um cockpit de carro de corri-da. Também foram removidos o acionamento elétrico dacapota e os sistemas de som e ar condicionado (estes últi-mos podem ser solicitados pelo cliente como opcional semcusto).

Equipado com motor de de 3,4 litros e 6 cilindros com 320cv (10 a mais que na versão Boxster S), o Spyder equipadocom o câmbio PDK e Sport Chrono acelera de 0 a 100 km/hem 4,8 segundos quando o Launch Control (controle delargada) é acionado. A velocidade máxima com a capotaaberta é de 267 km/h e o consumo de combustível é de 10,7km/l pelas normas NEDC (New European Driving Cycle).A suspensão esportiva e a menor altura em relação ao solo(comparado com o Boxster S) garantem ao Spyder um com-portamento dinâmico idêntico ao de um carro de corrida.

A Porsche vai expor no Salão do Automóvel o BoxsterSpyder, versão "fun to drive" do roadster da marca. O Spyderse junta às duas versões já conhecidas, denominadas Boxstere Boxster S, que igualmente estarão pela primeira vez emexposição pública no Brasil após a evolução da linha efetua-da em 2009. Outros destaques são o 911 GT2 RS, o mais po-tente carro de rua já construído pela Porsche, e o CayenneS Hybrid, primeiro carro híbrido produzido em série pelamarca alemã.

Pesando apenas 1.275 kg, o Boxster Spyder é o modelomais leve do catálogo da Porsche, representando a forma maispura dos modelos de corrida da marca: leveza, potência,consistência e eficiência. Esta combinação é a receita desucesso que tornou a Porsche a mais bem sucedida marcade carros esportivos e de corrida. Modelos como o lendário550 Spyder da década de 1950 e o atual RS Spyder tornaram-se extremamente bem sucedidos nas pistas. O Boxster Spyderleva esta filosofia às ruas, refletindo um desejo comumenteexpressado pelos clientes Porsche.

Boxster Spyder será mais uma atração daPorsche no Salão do AutomóvelEle se junta ao 911 GT2 RS e à Cayenne S Hybrid na lista de novidades da marca na exposição

Page 15: AUTOJORNAL 16/10/2010

QUE em 2006, o Salão teve comotema "Paixão, Emoção e Evolução". A24ª edição comparou-se a duasmostras memoráveis: a de 1976, quan-do o Brasil recebeu a Fiat, quarta mon-tadora a instalar-se em solo nacional;

e a de 1990, ano da abertura do mer-cado brasileiro, quando os modelosimportados começaram a freqüentaras ruas do País de forma mais inten-sa. Os destaques dessa edição ficarampor conta dos modelos superes-portivos e os carros-conceito.

QUE a 13ª edição Salão, em 1984,comemorou a produção de 15 milhõesde automóveis - desde o início da fa-

bricação no País. Foram apresentadoso Lean Machine, da GM, e o Probe 4,da Ford. Outros lançamentos: o VWSantana Tecno II, e a linha Fiat Uno.Pela primeira vez, a Gurgel passou aexpor na área das montadorasgrandes, lançando a Carajás e a VanMC-1000.

QUE em 1994, a grande novidadedo 18º Salão foi a confirmação do

Mercosul como um dos maiores mer-cados mundiais para a indústria au-tomobilística. Já se consolidava a épocade ouro dos "populares" (carros commotor 1.0), iniciada com o Uno Mille,da Fiat. Foi nesta edição que aVolkswagen mostrou o Gol 1.0 Plus.Representando os importados estrea-vam no mercado os Bughatti,Lamborghini, Jaguar e Lótus.

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

1155

BMW e MINI terão stands de grife noSalão do Automóvel 2010 As grandes novidades das marcas para este ano serão expostas em stands à altura dos veículos.

O Salão do Automóvel é umdos eventos mais esperados domundo por onde passa, e aquino Brasil não é diferente. Osamantes das quatro rodas aguar-dam avidamente por ter conta-to com as novidades do univer-so automotivo. Um verdadeiroshow de design e tecnologia,uma oportunidade única paraas montadoras apresentaremveículos que aquecerão o mer-cado.

A BMW participa do salãodesde a sua chegada ao Brasil há15 anos e é, certamente, um dosespaços mais visitados do even-to. Este ano não será diferente.Pela primeira vez, o BMWGroup Brasil deixa o projeto dostand nas mãos de um cenógra-fo, sendo um dos grandes atra-tivos da marca para esta ediçãodo Salão do Automóvel. Amon-tadora propôs à renomada ce-nógrafa Chris Ayrosa um espa-ço que respire a identidade dasmarcas MINI e BMW. O resulta-do foi surpreendente.

Inovação, um novo ideal dearquitetura e design para a exi-bição dos produtos são as prin-cipais características dos stands,

que serão tão exclusivos quantoa BMW e a MINI. Eles foramcriados a partir do "guide line"das marcas, com referência nosprincipais salões do mundo,como o de Frankfurt; e inspira-dos também pela arquiteturaempregada em suas lojas e sedes.O resultado são espaços moder-nos que respiram design e, aomesmo tempo, são intimistas econvidativos para o conforto dosvisitantes no momento de apre-ciação dos veículos.

Além da estética, a preocupa-ção com métodos construtivossustentáveis também fazemparte das solicitações da monta-dora para a elaboração dosstands. Materiais ecologicamen-te corretos - como madeira dedemolição, vidro e metais quesão perfeitamente recicláveis euma parede viva com 10 metrosde vegetação. Belíssimas árvo-res brancas confeccionadas empapel reciclado por artesãs -foram base para a construção deum dos espaços.

Os espaços BMW e MINIsomam um total de 1.000 m² eproporcionarão aos visitantesdo Salão do Automóvel 2010 a

convivência com tecnologia deponta, arte e design em cadadetalhe dos veículos e nos espa-ços que os abrigam.

O stand da MINI, assimcomo a marca, é ousado, inova-dor e divertido. Tem como corpredominante, o preto com de-talhes de cores cítricas e retro-iluminadas que também são ca-racterísticos da irreverência ejovialidade que identificam amarca. O espaço tem caracterís-ticas para atrair, principalmen-te, o público masculino ejovem, e contará com uma lojaboutique e um bar com DJ.

Já o stand da BMW fazmenção ao novo conceito damarca "BMW Efficient Dyna-mics", e ao seu novo posicio-namento de marca " Prazer"Sua cor predominante é obranco que faz referência aotom mais sofisticado da marcae à Clean Energy. Detalhes emazul, que remetem ao prazerde ver um céu azul de um diaensolarado, e grafite alinhame demarcam o design dandoao clássico branco um toquede modernidade, forte caracte-rística da marca.

Salão internacional do automovelVOCÊ SABIA?

Page 16: AUTOJORNAL 16/10/2010

1166

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de outubro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]