autojornal 03/07/2010

16
Marcos Morais abre um espaço na sua agenda, para uma entrevista exclusiva ao Auto Jornal. Maceió, sábado, 3 de julho de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] ou [email protected] Página 2 Fotos: [email protected] Logan Expression Um sedã que vai além das aparências Agora a família esta completa Agora a família está completa

Upload: eduardo-vasconcelos

Post on 08-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

AUTOJORNAL 03/07/2010

TRANSCRIPT

Page 1: AUTOJORNAL 03/07/2010

Marcos Morais abre um espaço na sua agenda, para uma entrevista exclusiva ao Auto Jornal.

Maceió, sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] ou [email protected]

Página 2

Fo

tos:

ig

or9

3279

039@

ho

tmai

l.co

m

Logan Expression Um sedã que vai

além das aparências

Agora a família esta

completa

Agora a família está

completa

Page 2: AUTOJORNAL 03/07/2010

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] F

oto

s: Igo

r Pereira

Novo Spacefox, design com DNA de estiloe conforto que reúne qualidade e segurança

Com o novo Spa-cefox, a família Fox daVolkswagen está com-pleta. O veículo repre-senta o conceito deSportvan, que reúne aesportividade das sta-tion wagons e a versa-tilidade e espaço inter-no dos veículos multiu-so. Essas características,aliadas às qualidadesprovenientes do DNAFox Solutions - espaçogeneroso, banco trasei-ro corrediço e grandequantidade de porta-objetos, entre outrositens - colaboraram pa-ra a aceitação doSpacefox por uma va-riada gama de consu-midores, que inclui che-fes de família, jovensexecutivos e esportis-tas.

Equipado com oconsagrado motor 1.6VHT Total Flex , o veí-culo é oferecido emduas versões, 1.6 e 1.6Sportline, com nove op-ções de cores, quatrodelas novas: prata Ve-gas, azul Island, cinzaIron e pretoMystic.

Entre outras novidadesdo novo Spacefox,destaca-se o design ex-terior que traz o novoDNAmundial de estiloda marca Volkswagenque proporciona umaaparência elegante edestaca a personalida-de do veículo. O acaba-mento interno é outranovidade, pois é ressal-tado o conforto aosocupantes, fruto demudanças visuais e daadoção de materiais dealta qualidade, maisagradável ao toque.

Com uma maiorgama de itens de altatecnologia de sua cate-goria, o novo Spacefoxoferece: sistema com-ing-leaving home, sen-sores crepuscular e dechuva, retrovisor inter-no antiofuscante, retro-visor lateral tilt-down,sensor de estaciona-mento e computadorde bordo com I-Sys-tem. Além disso, vemequipado de série comtrio elétrico, ar condi-cionado e direção hi-dráulica.

Page 3: AUTOJORNAL 03/07/2010

O gerente executivo de Planejamento deMarketing da Volkswagen do Brasil, FabrícioBiondo, ressalta que o Spacefox se caracterizapela versatilidade e jovialidade. "O novoSpacefox consegue satisfazer a diferentes tiposde usuários, sem comprometimento de uma im-agem que reúne o dinamismo à elegância",salienta.

Para aumentar o conforto do motorista,o novo Spacefox é oferecido também na versãoI-Motion, com a transmissão automatizada ASG

(Automated Sequential Gearbox), que propor-ciona a conveniência da troca automática demarchas dos câmbios automáticos tradicionaise a possibilidade do comando manual, sem pedalde embreagem, por um custo consideravelmentemenor.

Numa mistura de elegância e per-sonalidade, juntamente com as linhas que car-acterizam a marca Volkswagen, o novo Spacefoxtraz inovações de estilo mais requintadas, queressaltam a impressão de largura e estabilidade.

Na dianteira, este efeito é resul-tado do novo design da grade,onde se destaca os dois filetescromados. O Cromo tambémestá presente de lado a lado naparte inferior, na altura dosfaróis de neblina, reforçando orequinte do modelo.

A aerodinâmica in-fluenciou bastante as mudançasna dianteira do novo Spacefox.Por afetar o desempenho e oconsumo - mesmo em veloci-

dades moderadas - este é um aspecto muito im-portante na concepção dos novo modelos daVolkswagen. O coeficiente aerodinâmico(Cx) doveículo, de 0,336, é de 6% menor que o do mod-elo anterior. Além das alterações facilmente per-ceptíveis, o carro ganhou um novofront end,que melhora também a refrigeração do motor.

O interior do veículo também sedestaca em todos os detalhes. O amplo espaçointerno e sua flexibilidade unem o máximo con-forto com capacidade de transporte. O novo de-sign do habitáculo traz um ambiente funcionale descontraído. As duas versões oferecem bancodo motorista com regulagem milimétrica de al-tura com porta-objetos na parte inferior, bolsasporta-revistas nos encostos dos bancos e umtratamento especial nas peças aplicadas. O painelprioriza a funcionalidade, o acesso otimizadoaos comandos e a facilidade de leitura de infor-mações do instrumento combinado, desen-volvido com display LCD, mostradores duplosde quatro agulhas e iluminação azul. O designdos instrumentos privilegia a compreensão in-stantânea das informações pelo motorista.

33

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Fo

tos: ig

or93279039@

ho

tmail.co

m

JORNALO LO JORNA

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600,Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1970

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected] / [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Editores Igor [email protected]@ojornal-al.com.brGabriel [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

Colaboradora editorialJakeline Siqueira

Page 4: AUTOJORNAL 03/07/2010

44

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Foto

s: ig

or93

2790

39@

hotm

ail.c

om

O desenvolvimento do novoSpacefox é fruto, em grande parte, deuma série de pesquisas sobre desejose necessidades dos consumidores emclínicas e do programa "Converse como Marketing", em que essas aspirações,captadas pelos concessionários no con-tato direto com os clientes, são trans-mitidas à fábrica. O resultado destacontribuição é uma extensa lista deitens novos e aperfeiçoados, a exem-plo de: faróis duplos com detalhes cro-mados de série, novo painel, consolecentral e laterais de portas, novosvolantes com comandos de computa-dor de bordo e I-System entre outrosdetalhes que fazem uma grande difer-ença na hora de escolher um carro naconcessionária.

Enfim, o novo Spacefox temdiferenciais para agradar a muitosconsumidores, e veio garantir sua en-trada definitiva no segmento, com-pletando a família Fox da Volkswagen,com estilo, beleza e elegância.

Page 5: AUTOJORNAL 03/07/2010

55

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

O novo Crossfox também traz oestilo global da marca alemã. O in-terior do veículo foi totalmente re-modelado, e externamente, ele rece-beu um exclusivo pára-choque di-anteiro. A grade possui ampla aber-tura de ventilação e faróis auxiliaresde longo alcance e neblina integra-dos. Segundo o gerente executivo deEngenharia, José Luiz Loureiro, estajunção, facilita a visibilidade do mo-torista nas mais adversas condiçõesde utilização.

Com uma elevação na suspensãodo carro e uma grande mudança no

suporte do estepe, que agora se in-tegra a parte de dentro do pára-choque, o carro inaugura um novoestilo. A novidade do suporte do es-tepe externo, é que o carro ganhouum sistema elétrico onde permite aabertura do porta-malas automati-camente após a abertura completado suporte. O sistema também gan-hou uma mola a gás para que o su-porte permaneça aberto.

O teto continua alto, uma carac-terística do veículo. E, a aerodinâmi-ca está melhor, foram eliminados osruídos de vento, o que tornou um

carro mais silencioso. No painel, asmudanças se fazem presentes; ele vemcom ilustrador analógico. No interior,os bancos receberam tecidos person-alizados, com a imagem da raposa, eo espaço vem com itens de organiza-ção como porta objetos espalhadospelo interior do veículo. Como itensopcionais,o carro pode vir com sen-sor de estacionamento e, também tetosolar. As cores são diferenciais à parte,o veículo está disponível em onzecores diferentes, onde o destaque é omarrom atacama, desenvolvido comexclusividade.

A sofisticação também está pre-sente na pintura dos pára-choques,que é a mesma do carro, nos retrovi-sores laterais prateados, e no estribolateral que ganhou desenho "clean". Orack fica fixo, com barras retas, e osfaróis têm máscara negra, com de-senho igual aos dos faróis do NovoPolo europeu. O Novo CrossFox temtudo para agradar a todos: seu públi-co fiel, admiradores e seus novos pre-tendentes donos. Ou seja, o carro temtudo para integrar a família Fox comoopções incontestáveis de conforto,qualidade e segurança nas estradas.

Inovação no Crossfox2011, versatilidadee sofisticação

Foto

s: ig

or93

2790

39@

hotm

ail.c

om

Page 6: AUTOJORNAL 03/07/2010

66

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Volkswagen alcança marco histórico deum milhão de Fox produzidos

A Volkswagen do Brasil comemorou na fábri-ca de São José dos Pinhais (PR), o marco de um mi-lhão de unidades do Volkswagen Fox produzidasno País. O evento histórico contou com a presen-ça do presidente da Volkswagen do Brasil, ThomasSchmall, e do ministro do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Desde o lançamento do modelo, em 2003, cercade 70% da produção do Fox foi destinada ao mer-cado interno e o restante para a exportação. Ele éo quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultra-passar a marca de um milhão de unidades fabri-cadas - os anteriores foram o Fusca, Brasília, Kombie Gol.

Projeto inteiramente nacional, o Fox segue oconceito de "design around the passengers" (desen-volvido em torno dos passageiros), caracterizando-se pelo amplo espaço interno. Voltado para o usofamiliar, apesar de suas pequenas dimensões ex-ternas proporciona conforto para até cinco ocu-pantes e muita versatilidade, com destaque para ogrande número de porta objetos e o banco trasei-ro deslizante, que possibilita aumentar o volumedo portamalas.

O Fox foi o introdutor no Brasil de uma novacategoria de automóveis, os "high roof", veículosque têm o teto elevado em relação aos carros com-

pactos. Esta característica resulta num posiciona-mento do motorista mais elevado, proporcionan-do excelente visibilidade no trânsito urbano, qua-lidade que contribui para maior segurança ao di-rigir e é apontada como um dos pontos mais apre-ciados do Fox. Além da versão inicial, com duas ouquatro portas, a família Fox conta com o off roadCrossFox e a sport van SpaceFox, produzida naArgentina.

No Brasil, a linha Fox é equipada com os mo-tores Volkswagen TotalFlex 1.6 e 1.0, reconhecidospor sua resistência, confiabilidade e economia,além do bom desempenho. O carro também se ca-racteriza pela excelente estabilidade e pela dirigi-bilidade, combinando o conforto de rodagem à se-gurança e o prazer de dirigir. A renovação da linhaFox continuou com o lançamento do NovoCrossFox, em novembro de 2009, trazendo tam-bém importantes alterações de estilo e importan-tes mudanças, como o novo suporte do estepe tra-seiro, que facilitou e diminuiu o esforço necessá-rio para a abertura do portamalas. Da mesma formaque o Novo Fox, o Novo CrossFox ganhou linhasmais elegantes, sem perder o caráter esportivo queo caracteriza. Seguindo a mesma linha de evolu-ção, o interior mereceu atenção especial, ganhan-do em conforto e funcionalidade.

O Novo Fox conta, opcionalmente, com a trans-missão automática ASG (Automated SequentialGearbox), oferecendo maior conforto ao condu-tor, principalmente no para-e-anda dos grandescentros urbanos. Com cinco marchas, o câmbioautomatizado permite trocas manuais ou automá-ticas, proporcionando o mesmo conforto e prati-cidade das transmissões automáticas tradicionais,com a vantagem de não aumentar o consumo decombustível nem prejudicar o desempenho, alémde ter custo substancialmente menor.

A renovação da família Fox se completa estemês com o lançamento do Novo SpaceFox, seguin-do os mesmos parâmetros de inovação do NovoFox e Novo CrossFox.

Sucesso no exteriorConcebido "por brasileiros para brasileiros", o

design do Fox mostrou ter qualidades universal-mente apreciadas. O veículo foi o primeiro carrototalmente desenvolvido no Brasil a ser exporta-do para a Europa, onde foi lançado em 2005, echegou a ser o carro pequeno mais vendido naAlemanha.

Atualmente, o Fox é exportado para vinte paí-ses na Europa, África e América Latina. No total,até o final do mês de maio deste ano, foram expor-tadas mais de 300 mil unidades.

Na imagem, da direita para a esquerda:Thomas Schmall - Presidente da Volkswagen do Brasil / Miguel Jorge - Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior / Rodrigo da Costa Rocha Loures -

Presidente do Sistema Federação das Ind. Estado do Paraná - FIEP / Antônio Pires - Diretor da Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais Prefeito Ivan Rodrigues - Prefeito de S. J. Pinhais / Virgílio Moreira Filho - Secretário Estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná

Antônio Megale - Diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil

Page 7: AUTOJORNAL 03/07/2010

CM

YK

77

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 8: AUTOJORNAL 03/07/2010

A entrevista da semana do AUTOJORNAL écom o sócio-diretor da Blumare Motos - revende-dora Dafra em Alagoas, Marcos Morais.Trabalhando há vinte e cinco anos no ramo auto-motivo, ele é um dos profissionais mais experien-tes da área, e trabalha no Grupo Blumare desde 1997.Em 2001, o Grupo criou a Blumare Motos, ondeMorais ficou como gerente. Em 2008, ele foi para arevendedora Dafra, que hoje são duas concessioná-rias, em Maceió e Arapiraca. De olho no futuro,Morais informa que o objetivo da marca no Estadoé ampliar o número de concessionárias. Entre as no-vidades, a marca pretende lançar três modelos demotos. Confira a entrevista e conheça mais sobre amarca Dafra em Alagoas.

AJ – O que representa a marca Dafra paraAlagoas?

MM – A Dafra é uma marca nova no Estado,estamos fazendo dois anos, com concessioná-rias em Maceió e Arapiraca. Temos uma gran-de gama de produtos, produtos na faixa po-pular com preços acessíveis e de qualidade.Temos parcerias internacionais com montado-ras na China, na Inglaterra, Itália, Taiwan.Estamos aqui desde 2008, e até hoje somos osegundo colocado. Em Arapiraca, a recepçãotambém foi muito boa. E, a nossa expectativaé de crescer cada vez mais. A Dafra represen-ta qualidade, crescimento, organização e, prin-cipalmente tem a tradição de um grupo forte,

o Grupo Blumare.AJ - O que o cliente da marca Dafra

pode esperar para este ano?MM – No começo do ano foi lan-

çada a motocicleta Apache 150, é umamotocicleta com muita aceitação, estána faixa do segmento dela, que é de150 Premium, tem certificações que oconcorrente não tem. É um produtode excelente qualidade, está venden-do bem e a produção está em alta.Outra novidade é a motocicletaCinquentinha, que foi lançada emMaceió no dia 22 de junho e chegaráas concessionárias agora em Julho,éuma novidade porque não tínhamosproduto neste segmento. Está chegan-do uma Scooter, de 300 cilindradas,

um produto bem conceituado na Europa. E,está chegando outra novidade que não possoadiantar agora, para o final do ano. E, temmais três lançamentos para o ano que vem,2011.

AJ - Como funciona a parceria da Dafracom as outras montadoras internacionais?

MM – É um trabalho de coolbrend, o pes-soal tem a tecnologia e o desenvolvimento,mas não tem a estatura comercial e a distribui-ção, aí eles criam a marca para ser fabricadano Brasil com o nome Dafra. Além disso, tema terceirização de produção. A Dafra tem umadas fábricas mais modernas da América Latina,atualmente com 8 mil metros de área cons-

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm | e-mail: veiculos@88

Foto

s: I

gor

Pere

ira

De olho no fda marca no

Socio-diretor da Blumare Motos - revendedora Dafra em Alagoas, Marcos Morais

Page 9: AUTOJORNAL 03/07/2010

truída, com muita modernidade. Que é o casoda BMW, não vendemos BMW, mais a fábricaDafra fabrica as BMW do Brasil, sendo a pri-meira fábrica da BMW fora da Alemanha.

AJ – Atualmente, a fábrica da Dafra fica lo-calizada em que local?

MM – Em Manaus, todas as fábricas demotos ficam localizadas lá, por conta dos in-centivos fiscais.

AJ – Quantos modelos de motos são co-mercializados pela Dafra?

MM – São oito produtos que comercializa-mos, como a Supercinquenta, a Supercem, Zig,Spider, Apache, Scutter , a Laser 150 e a Laser.Iniciamos com quatro, já temos oito produtos,o nosso objetivo é chegar a 13 modelos até ofinal do ano que vem.

AJ – Quais desses modelos são os mais ven-didos?

MM – A Spider 150, que é o nosso produ-to carro-chefe, a Apache também vendemuito bem. E a Zig também.

AJ – Quais os próximos modelos queserão lançados esse ano e qual a previsão delançamento?

MM – Já estão sendo fabricadas aSupercinqüenta - a Cinquentinha, a Scutterde 300 cilindradas e a Laser 150.

AJ – O que poderíamos falar da BlumareMotos e porque o cliente escolhe a loja?

MM – Temos a tradição dos melhores ne-gócios, atendimento especializado, e busca-mos sempre satisfazer o cliente de acordo

com suas necessidades, trabalhamos com vá-rios bancos, temos muitos tipos de financia-mento e o nosso pós-venda tem bons mecâni-cos capacitados na fábrica e oficina bem equi-pada.

AJ – Em questão de manutenção, tem mãode obra especializada, e toda assistência téc-nica necessária?

MM – Temos duas oficinas, em Maceió,com seis mecânicos, e, em Arapiraca com trêsprofissionais. Temos equipes treinadas na fá-brica, manutenção barata e todo tipo de peças,são concessionárias plenas, completas. Além damoto Dafra ser barata, a manutenção tambémé muito acessível.

AJ – Tem perspectiva para abertura de outraconcessionária no Estado?

MM – O nosso plano é a expansão. Os nos-sos planos seria União dos Palmares, mas apósa tragédia das enchentes, estamos aguardan-

do para verificar como vai ficar a cidade. Anossaidéia é expandir por pelo menos outros seis mu-nicípios.

AJ – O vasto estoque da Dafra também seestenderá para os novos lançamentos?

MM – Não temos dificuldade com estoque, aprodução da Dafra é adequada a demanda, se omercado está comprando não faltam motos.

AJ – Qual seria a grande promoção para ocliente comprar uma Dafra?

MM – Temos todos os tipos de promoções,com entrada e sem entrada, com emplacamentoou sem, dividimos no cartão, o cliente é que ditacomo quer pagar.

AJ – Qual o diferencial da Apache?MM – Essa moto tem acessórios e tecnologia

que só é encontrada em motos maiores. Ela tempainel digital com vários tipos de marcadores, ve-locidade máxima, tecnologia de carburação avan-çada, ela é econômica, tem tanque com tampa ae-

ronáutica de 16 litros, possui umdesign de moto esportiva, suspen-são traseira com gás Nitrogênio,lanterna traseira de Led. E, todaessa tecnologia por um preço bemacessível, R$ 6. 800 reais e o clien-te sai satisfeito.

@ojornal-al.com.br CM

YK

99

JORNALO LO JORNA

futuro, Marcos Morais informa que o objetivo Estado é ampliar o número de concessionárias

Page 10: AUTOJORNAL 03/07/2010

Na tendência do segmento, a Hondalançou uma versão da CBR 600RR comfreios ABS. Por R$ 50 mil - um aumentode R$ 3 mil sobre a versão sem o equipa-mento -, a motocicleta oferece melhorcontrole e evita o mergulho da suspen-são dianteira, perda da estabilidade, ouainda levantamento da roda dianteira em frenagens mais fortes. A moto de 599 cm³ desenvolve 120cv de potência, 6,7 kgfm de torque e só estará disponível com o ABS na cor preta.

O recém-lançado Audi A1 mal está sendo vendido e jávirou tela para o artista plástico britânico Damien Hirst. O"art car" pintado por Hirst teve uma causa nobre. O mo-delo foi leiloado no evento "Gravata Branca e Tiara", quearrecada fundos para a Elton John AIDS Foundation. Noevento, foram pagos US$ 524 mil, o equivalente a R$ 940 mil, pelo compacto que, em sua versãomais cara, a Ambition 1.4 com câmbio S tronic, não passa de 21,3 mil euros, cerca de R$ 46,5 mil.

Assim como já acontecia comLogan e Sandero, o Renault Cliopassa a oferecer garantia por 3 anosou até 100 mil km. É a primeira vezque um hatch compacto de entradaoferece este benefício. Uma dasrazões para adotar a garantia exten-dida, segundo a Renault, foi mantero bom valor de revenda de modeloscom até três anos de uso. Segundodados da marca, o Clio desvalorizaem média 23% neste período.Disponível em versões duas e qua-tro portas, o modelo é equipado como motor 1.0 16V Hi-Flex capaz de de-senvolver 77 cv com etanol e 76 cvabastecido a gasolina. Desde no-vembro de 1999 foram vendidos 250mil unidades do modelo no Brasil.

por Augusto Paladino

JORNALO LO JORNA

1100 Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Sem travar

Se garante

A1 solidário

Revelada no Salão de Genebra, aminivan Mazda 5 estreia a nova mo-torização MZR 2.0 DISI. Segundo ofabricante, este propulsor de 150 cve 19,47 kgfm de torque reduz em 13% o consumode combustível em comparação ao anterior. Emrelação às emissões de CO2, os números seriam

15% inferiores. Omodelo ainda rece-beu radiador comdimensão maior,

nova localização do sistema de admissão de are indicador de mudança de marchas com o in-tuito de garantir a máxima economia.

Motor verde

Bicampeão

Pelo segundo ano consecutivo o motor 1.4 TSITwincharger, da Volkswagen, venceu a competição de"Melhor Motor de 2010" na premiação international Engineof the Year Awards, espécie de Oscar da motorização. Opropulsor alemão se destacou pela utilização de compres-sores capaz de fazer o pequeno motor desenvolver 182 cv.O 1.4 TSI equipa os modelos Golf, Scirocco, Jetta, Touran,Tiguan e ainda o Seat Ibiza Cupra. Na mesma premiação,o propulsor 1.4 litro da FPT, Fiat Powertrain Technologies,venceu o prêmio "Novo Motor do Ano". Aunidade de forçade quatro cilindros equipa Alfa Romeo Mito e Giulietta, FiatPunto Evo e Abarth Punto Evo.

Investimento bem-vindo

A Marcopolo está investindo R$ 60 milhões em suasplantas de Ana Rech e Planalto, em Caxias do Sul, no RioGrande do Sul, e na fábrica da Ciferal, no Rio de Janeiro. Aindaeste ano, a empresa pretende inaugurar uma nova unidadepara produzir componentes plásticos no Sul e uma novaárea de pintura no Rio de Janeiro. Os investimentos fazemparte de um programa que, desde 2008, investe R$ 330 mi-lhões no Brasil, para aumentar a capacidade de produção ea qualidade dos ônibus produzidos pela empresa.

Propulsor verde

A Lotus e a empresa Fagor Ederland anunciaram umaparceria para desenvolver um novo motor somente paracarros híbridos. Chamado de Range Extender, o propulsora combustão terá três cilindros em linha e 1.2 litro de ca-pacidade. Este motor será utilizado apenas para alimentaras baterias dos híbridos. Revelados no Salão de Genebra, oprotótipo esportivo Lotus Evora 414E Hybrid e o compactoProton Emas - este projetado por Giugiaro -, serão os primeirosa receber a unidade de força.

Dívida indiana

ATata Motors revelou que pretende captar US$ 1 bilhão,algo em torno de R$ 1,8 bilhão. Conhecida mundialmentepor fabricar o Nano, modelo mais barato do mundo, e porter comprado as marcas britânicas Jaguar e Land Rover, afabricante indiana quer se capitalizar para expandir as suasoperações e sanar parte da dívida contraída quando com-prou a marca britânica. Segundo analistas indianos, a Tatadeverá demorar entre seis meses e um ano para conseguirlevantar a totalidade do dinheiro, já que o mercado do se-gundo país mais populoso do mundo apresenta um panora-ma favorável.

Rapidinha

A Bentley quer mais agilidade nas vendas. Pouco mais,é verdade. Amarca de luxo britânica, que faz parte do GrupoVolkswagen, anunciou que vai lançar um novo veículo a cada18 meses. Adecisão tem como base uma pesquisa feita pelamontadora que revelou que seus clientes trocam de carro den-tro deste período.

Page 11: AUTOJORNAL 03/07/2010

1111

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Novo BMW Série 5 Em sua sexta geração, o novo

BMW Série 5 chega ao mercadobrasileiro representando a máximaexpressão de esportividade e elegân-cia, tecnologia inovadora e ergonomiaem um automóvel de grande de-sempenho.

Irresistível, o sedan executivo es-banja luxo, conforto e praticidade aosseus ocupantes, para o motorista umtoque especial. A BMW estréia o sis-tema de estacionamento automático,em que sensores medem o espaço davaga e esterçam o volante. Ao mo-torista, cabe apenas frear e acelerar.Ele está contido no sistema ConnectedDrive, também responsável por man-ter o carro a uma distância segura dequem vai à frente, pela câmera queprojeta o exterior em manobras de rée informações sobre o tráfego, e out-ras funções.

O novo BMW Série 5 sedã chegaao mercado com um motor a gasoli-na de oito cilindros, três motores agasolina de seis cilindros e dois mo-tores a diesel de seis cilindros.

Com a tecnologia BMWEfficientDynamics, o novo BMWSérie 5 chega com o sistema de recu-peração da energia frenagem, o in-dicador do momento ideal paramudar de marchas, a regulagem ativadas borboletas das entradas de ar ediversos grupos secundários, que sósão ativados em caso de necessidade,incluindo o desacoplamento au-tomático do compressor do sistemade climatização.

O novo BMW Série 5 é o reflexofiel da competência do fabricantemais bem sucedido do mundo de car-ros premium em termos de desen-volvimento.

A máxima expressão de esportividade e elegância chega ao Brasil

Page 12: AUTOJORNAL 03/07/2010

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

GRAND C4 PICASSO E C4 HATCH GANHAM PRÊMIO"MELHOR COMPRA 2010" DE QUATRO RODAS

O Grand C4 Picasso Exclusi-ve 2.0 16V acaba de ser eleito pelarevista Quatro Rodas como a"Melhor Compra 2010" no seg-mento de monovolumes gran-des, à frente do Kia Carnival 2.8V6 e do Dodge Journey SXT 2.7V6. Segundo a publicação, a es-colha do modelo top de linha daCitroën se justifica, principalmen-te, pela "entrega de muitos itensde luxo, conforto e segurança,como ar condicionado com re-gulagem independente para osocupantes da primeira e da se-gunda fila de bancos, para-sóisdianteiros deslizantes e airbagsfrontais, laterais e tipo cortina".Além dessa conquista, a Citroëntambém emplacou o C4 PallasExclusive 2.0 16V Flex no segun-do lugar do ranking dos carrosnovos na faixa de 60.000 a 70.000reais.

Além da melhor compra de2010 para o Grande C4 Picasso,a família de monovolumes daCitroën já havia ganhado recen-te destaque no guia QualComprar 2010, organizado e pu-blicado pela Revista Autoesporte(Editora Globo), edição junho de2010, com a escolha do C4

Picasso como a melhor opçãode compra na categoria Familiarde Luxo. "Estes prêmios mos-tram que a Citroën vai ao encon-tro das necessidades do consu-midor quando oferece ao mer-cado uma família completa demonovolumes que vai do XsaraPicasso - (destacado tambémpela redação entre os três mo-novolumes médios zero-quilômetro) como entrada degama, aos sofisticados e muitobem aceitos C4 Picasso e GrandC4 Picasso", comemora Domin-gos Boragina Neto, diretor co-mercial da Citroën do Brasil.

Ranking Quatro Rodastambém valoriza semi-novos

Citroën

No ranking dos melhorescarros semi-novos, a revistaQuatro Rodas classificou tam-bém mais dois produtos damarca como entre as opçõesmais interessantes de compra.O C4 Hatch 1.6 16V Flex 2009,lançado em abril do ano pas-sado, figura na liderança dosautomóveis Hatches acima de27.000 reais. "Embora não seja

uma presença comum nomercado de usados, essa ver-são de entrada do Citroën C4Hatch oferece excelente custo-benefício. Com o mesmomotor 1.6 Flex do C3, dispõede um belo pacote de itens desérie", diz a revista. Outroponto destacado na matériaé "o acabamento mais sofisti-cado, o que o torna, sem dú-vida, um dos Hatches maissofisticados do mercado".

O compacto-premium C3

1.6 16V Exclusive 2003/2004venceu a disputa na faixa depreços de 18.000 a 22.000 reaiscontra o Pólo 1.6 do mesmoano-modelo e o Corsa 1.8Flexpower 2004/2005. A revis-ta destaca que o C3 foi lança-do para ser um compacto-pre-mium e, assim, todos os C3vêm equipadinhos... e seu vi-sual é quase igual ao dos zero-quilômetro". Boragina argu-menta que "o C3 é o carro-chefe das vendas da Citroën

desde o seu lançamento noBrasil em 2003 e já acumulamais de 160 mil unidades co-mercializadas no mercadobrasileiro". O Xsara Picasso,outro produto Citroën bemposicionado no ranking darevista, ficou entre os três me-lhores da categoria Peruas eMinivans semi-novos por suagrande flexibilidade interna,posição elevada de dirigir eboa lista de equipamentos desérie.

Page 13: AUTOJORNAL 03/07/2010

1133

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

NOVO FORD MONDEO ESTREIA NOSALÃO DE MOSCOU

A Ford Motor Company escolheuo Salão de Moscou, a partir de 25 deagosto, para a estréia mundial do mo-delo Mondeo que evoluiu para o es-tilo "kinetic design", com tecnologiamais avançada, em três diferentes ver-sões: quatro e cinco portas e station

wagon, com previsão de início de ven-das em setembro.

O Ford Mondeo', segundo o pre-sidente da Ford Europa, John Fleming,já se tornou um produto muito po-pular, principalmente pelas altera-ções introduzidas no projeto, com des-

taque paraas novastecnologiase m b a r c a -das que re-forçarão aposição decarro-chefeda empresano segmen-to D.

Quantoao novo de-sign do Mondeo, a principal novidadeé a grade frontal trapezoidal que in-clui inéditos aperfeiçoamentos no per-fil inferior do capô, reestilização do ex-terior e interior do veículo, novo pára-choques dianteiro com luzes diurnasem LED e luzes traseiras, também comtecnologia LED.

O novo Mondeo vem equipado como motor EcoBoost de 2.0 litros turbo

com 240 cv que proporciona limitadasemissões de CO2 e consumo de com-bustível reduzido em 20% em relaçãoaos motores convencionais a gasolina.

Outra novidade é a opção do motorFord Duratorq TDCi de 2.2 litros, 200cv, a diesel. Há, também, uma versãoque oferece um motor 2.0 TDCI de 115cv combinado com uma transmissãomanual com seis velocidadesPowershift.

Page 14: AUTOJORNAL 03/07/2010

1144

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Em Rio Verde, Curso de Mecânica para mulheresatraiu fãs de Helena Deyama no Rally dos Sertões

Conhecida da pilotoHelena Deyama, por receberetapas do Rally dos Sertõesnos último anos, a cidade deRio Verde, em Goiás, foipalco da quinta etapa doCurso de Mecânica paraMulheres, oferecido pelaGoodyear e ministrado pelaexperiente piloto de ralis.Famosa na região, muitasmulheres se inscreverampara participar do curso,tendo conhecimento do de-sempenho de Helena nas pis-tas off-road do país.

Segundo Helena, o méto-do das aulas foi aprovadopelas alunas. "O curso foimuito legal, até pelo fato doRally dos Sertões passar porRio Verde nos últimos doisanos, é uma cidade em que asalunas tinham essa expecta-tiva de ver uma piloto deperto, a receptividade foigrande. Além disso, muitasmulheres vieram me falarque adoraram o curso, pelamaneira simples que abordeio tema, assim elas passarama entender que mecânica nãoé tão complicado como podeparecer", explicou Helena.

Mais uma vez, Helenaprovou através da aula, queo conceito que muitas mul-heres tinham sobre o assun-to estava errado. "Uma dasalunas me disse que o pai

tem uma oficina mecânica, eque a incentivou a participardo curso, e a partir de agoraela está vendo a partemecânica de uma outraforma, passou a se interessarpelo assunto. Então, tive essefeedback muito bacana emRio Verde, com muitas per-guntas práticas, que elas irãoutilizar no dia-a-dia", disse.

Para Lorena Leão, daRevista Ella, o aprendizadodo curso será levado para avida toda. "Gostei muito docurso de mecânica básicaministrado pela Helena, poisela usou termos bem fáceisde serem compreendidos por

nós mulheres, assim ficoufácil de aprender. Agoraquando eu levar meu carropara revisão, não vou ficarmais 'boiando' quando omecânico disser o que o meucarro precisa. O Brasil pre-cisa de mais mulheres cora-josas assim como a Helenaque está de parabéns", afir-mou Lorena.

Para a jornalista KeilaCândido, que esteve emAmericana, na quarta etapada temporada, a Helena éum exemplo para todas asmulheres, já que mostra naprática que o sexo femininoé capaz de realizar muitas

coisas que até então eramexclusivas dos homens. "Elarealmente surpreende porconseguir se destacar em umambiente masculino. Aliás,aposto que muitos homensnão sabem exatamente o quesão e onde estão todas aspeças do carro", explicou

Keila que aprovou tambéma maneira como Helena con-duz as aulas. "Ela entendenossas dificuldades, e nosensina de um jeito muitonatural, para não nos sen-tirmos constrangidas pornão saber disso ou daquilo",completou.

Evento que está em sua segunda temporada é oferecido pela Goodyear em parceria com a experiente piloto de ralis

Em Rio Verde Helena Deyama

Page 15: AUTOJORNAL 03/07/2010

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

1155

Page 16: AUTOJORNAL 03/07/2010

1166

JORNALO LO JORNA

Sábado, 3 de julho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]