autojornal 23/07/2011

12
Maceió, sábado, 23 de julho de 2011 | www.ojornalweb.com.br | e-mail: [email protected] Páginas 2 e 3 Páginas 6 e 7 Página 4 Concessionária Honda em Maceió expõe carro híbrido, que faz 65 km com um litro de combustível Honda City 2012 Insight Carro premiado chega às revendas respaldado por um histórico de sucesso Gol e Fox Rock in Rio: exclusividade e sonoridade são os principais atrativos

Upload: ojornal-sistema-de-comunicacao

Post on 22-Feb-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

AUTOJORNAL 23/07/2011

TRANSCRIPT

Page 1: AUTOJORNAL 23/07/2011

CM

YK

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Maceió, sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Páginas 2 e 3

Páginas 6 e 7

Página 4

Concessionária Honda emMaceió expõe carro híbrido,

que faz 65 km com um litrode combustível

Honda City 2012

Insight

Carro premiado chega às revendas respaldadopor um histórico de sucesso

Gol e Fox Rock in Rio: exclusividade e sonoridade são os principais atrativos

Page 2: AUTOJORNAL 23/07/2011

CM

YK

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 1111

Concessionária expõe

carro híbrido da Honda

Maceió é a primeira capital do Nordeste a receber o modelo; carro fica até hoje

A loja Taiyo, concessionária Honda em Alagoas, está expondo em sua loja, umdos veículos híbridos da marca, o Honda Insight. O carro chegou a Maceió naterça-feira (19), após passar por grandes capitais como Curitiba e São Paulo. Maceióé a primeira cidade do Nordeste a receber a visita do carro, que possui fabricaçãono Japão, Europa e América do Norte e comercialização em dois países da Américado Sul: Chile e Argentina.

OS GIGANTES

DA FORD As picapes gigantes Ford Super Duty F-650/F-750

atingem um segmento de compradores ligados aotrabalho pesado, mas, também, de proprietários cominstinto de superioridade e até de exibicionismo.Quem guia um veículo desse porte não passa desa-percebido aonde quer que esteja.

O inicio da produção aconteceu no ano 2000, parasubstituir as gerações anteriores dos F-600, F-700 e F-800, que estavam no mercado desde 1980. As gigan-tes Super Duty atuais destinam-se ao mercado de uti-litários para a construção civil, reboque, empresas detransporte, diversão off-road e como pau-pra-toda-a-obra de prefeituras.

As modernas F-650 e F-750 são produzidas pelaFord Motor Company em "joint venture" com aNavistar International, na fábrica de Escobedo, noMéxico. As picapes Ford utilizam chassi do caminhãoInternational e são equipadas com motores CumminsDiesel e gasolina Ford V-10, 6.8 litros com 362 cv depotência.

Para 2012, a Ford já anunciou um novo "facelift"da cabine que receberá um interior mais atualizado,dentro da moderna linha Super Duty, com ampla tec-nologia de eletrônica embarcada, além de um novomotor a gás natural comprimido.

A gama de versões é grande e inclui modelos comtração 4x4 e câmbio de 6 velocidades com transmis-são automática.

Page 3: AUTOJORNAL 23/07/2011

CM

YK

1100

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 33

O carro vai ficar com visitação aberta ao pú-blico e a ação faz parte de um projeto que visasensibilizar o governo na diminuição da alíquo-ta para importação deste tipo de veículo au-tomotivo. Atualmente, o governo trabalha comuma taxa de 22% de imposto, em exceção paraos veículos vindos do México, onde o acordoBrasil México permite que a taxa de importa-ção seja zerada.

Para os demais carros, a taxa de importa-ção fica em 50% do valor do carro. O mesmoaconteceria com o Honda, caso o governo re-gulamente sua comercialização de carros híbri-dos aqui no Brasil. Estes tipos de carro, assimcomo o Insight, possuem dois tipos de moto-res: um a combustão - como nos demais car-ros - e um motor elétrico.

O motor elétrico é acoplado em bateriasque ficam próximas ao motor a combustão.Ao ser dirigido em baixa rotação, o motor elé-trico logo é acionado, automaticamente. Apesarde possuir o nome "híbrido", ele também fun-ciona a combustível, principalmente em estra-das. Uma das maiores vantagens é o seu des-ligamento automático, quando o carro fica pa-rado por um tempo considerável, como acon-tece nos sinais de trânsito.

De acordo com Chicuta, gerente de ven-das da Taiyo, o carro apresenta uma econo-mia superior a qualquer carro comercializadoatualmente. "O carro híbrido, apesar de tam-bém funcionar com combustível, chega a rodar65 km com um litro de combustível dentro dacidade. Ele é, inclusive, menos poluente, agri-de menos o meio ambiente", explica.

O funcionamentoO Meio Ambiente é outro ponto forte dos

modelos híbridos, pois são veículos com sus-tentabilidade. O carro híbrido, a exemplo doHonda Insight, é abastecido com gasolina e aqueima dos resíduos é reaproveitada para

abastecer as baterias que colocam o carro emfuncionamento com o motor elétrico. Alémdisso, são carros extremamente modernos,mais leves e eliminam menos gases poluentes.

"Todos os modelos que são comercializadoshoje são com câmbio automático. Esta é umatendência mundial. Em 2012, 2013, por exem-plo, apenas carros híbridos serão fabricadosnos Estados Unidos, justamente por serem sus-tentáveis, econômicos e ecologicamente cor-retos", afirma o gerente Chicuta.

A partir do dia 24, o Honda Insight volta apercorrer o Brasil. Saindo de Alagoas, o carropassará ainda pelos Estados de São Paulo,Minas Gerais, além de outros estados doSudeste, Norte, das cidades de Recife eFortaleza, Região Sul e Brasília, onde aconte-cerá estrategicamente a última parada. Lá, re-presentantes da Honda vão ter encontro compolíticos e um dos assuntos da pauta será ovalor da alíquota para importação do veículono Brasil.

"A ideia da Honda é fazer com que o mo-delo chegue ao Brasil com um preço acessível.Este é um modelo de carro que deve ser incen-tivado para importação, por se tratar de um veí-culo com qualidades diferenciadas. Nós que fa-zemos parte da rede de concessionárias Hondano Brasil, torcemos para que a resposta do go-verno seja positiva", finaliza.

PromoçãoParalelo à visita do Honda Insight em

Maceió, a Taiyo lança uma promoção especial.Durante o período de exposição do carro hí-brido, toda a linha Honda estará com taxas definanciamento reduzidas e os clientes que ad-quirirem o New Civic ganham, automatica-mente, uma TV de plasma de 42". Já para osclientes do Honda City, os carros de modeloautomático serão vendidos pelo preço de me-cânicos.

Depois de meses e atéanos a fio incrementan-do seus carros, o maior

desejo de proprietários de veí-culos modificados é expor suascriações. Com o portal interati-vo [SpecialCars] (www.special-cars.com.br) agora é possível iralém dos tradicionais encontrose exibir veículos através de fotose vídeos pela internet, além deinteragir com outros usuários.Lojistas e clubes tambémpodem mostrar seus carros gra-tuitamente. O diferencial doportal é a possibilidade de en-contrar informações sobre aspeças utilizadas nos veículos.

O [SpecialCars], criação doespecialista em tecnologia eapaixonado por carros modifi-cados Marcelo Hayashi, é umamistura de blog e redes sociaise permite uma intensa intera-ção entre os usuários. "Há maisde dez anos participo de fórunse clubes de automóveis. E per-cebi que, além de trocar infor-mações, quem é aficionado de-seja ver os carros em todos osseus detalhes", diz Hayashi.

"Antes, a única opção eram osencontros. Com a internet, a bar-reira da distância foi quebrada,mas sentia falta de um lugar emque todos pudessem mostrarsuas criações e peças usadas nosveículos, além de interagir. Daísurgiu o conceito do

[SpecialCars]", explica.Em menos de um ano, o por-

tal conquistou o público e já temmais de 100 mil visitantes pormês, audiência conquistada cominformações de carros modifi-cados do mundo inteiro. Agorao [SpecialCars] entra em uma

nova fase e inaugurou a seção"Vitrine", espaço para consumi-dores e lojistas mostrarem seuscarros e detalhar os produtosque foram utilizados.

"Nos fóruns era comum fi-carmos discutindo quais eramos equipamentos utilizados eonde encontrá-los. E as lojastambém dependiam apenas doscatálogos oferecidos pelos fa-bricantes para mostrar seus pro-dutos instalados", contaHayashi. "Agora os lojistaspodem gratuitamente mostrarseus carros e de seus clientesno site. Ao mesmo tempo, oportal dá a opção ao comercian-te, fabricante ou distribuidor dedetalhar os equipamentos utili-zados, trazer informações sobrepreços, contatos das lojas e atévender pela internet. Uma gran-de ajuda para quem quer mon-tar seu carro", destaca.

Suporte ao usuário e interação

Outro diferencial do[SpecialCars] é o suporte ao

usuário que deseja publicarfotos de seu veículo. O portaltrata as imagens e edita infor-mações como a placa dos veí-culos. "Além de zelar pelaqualidade do conteúdo, pen-samos na segurança do usuá-rio", afirma Hayashi, que ava-lia também os critérios parapublicação. "A ideia é de queo espaço seja democrático, ouseja, todos podem exibir suascriações, independente se a al-teração for estética ou mecâ-nica. Somente pedimos que oscarros estejam em bom estadode conservação - sem amas-sados, por exemplo - e que asfotos e vídeos tragam deta-lhes das modificações".

A visibilidade é garantidapela intensa movimentaçãono site e integração com redessociais como Twitter, Face-book e Orkut. O portal dispo-nibiliza ainda códigos parapublicação em blogs e fóruns.Fotos e vídeos tambémpodem ser compartilhados emsites como You Tube, Flickr eVimeo.

Portal interativo abre espaço para lojistas,clubes e proprietários mostrarem suas criações

Page 4: AUTOJORNAL 23/07/2011

No início do ano, o HondaCity foi eleito pelo segundo anoconsecutivo "O Melhor Carropara a Pessoa com Deficiência",em pesquisa promovida pelaRevista Nacional de Rea-bilitação. Recentemente, outrobicampeonato. Conquistou otítulo de "A Melhor Compra"do ano na categoria "carros deR$ 50 mil a R$ 60 mil", em pes-quisa realizada pela revistaQuatro Rodas. Não bastasseisso, já ultrapassou a casa das50 mil unidades emplacadasem apenas dois anos de exis-tência. Ou seja, um veículo pre-miado e o mais vendido emsua categoria. Com esse privi-legiado cenário, a HondaAutomóveis anuncia a chega-da da linha 2012 do sedan àrede de concessionárias.

Ele mantém tudo o que umconsumidor almeja em um veí-culo: conforto, espaço, comodi-dade e potência. Comer-cializado em quatro versões(DX, LX, EX e EXL), o HondaCity proporciona, acima detudo, bem estar aos ocupan-tes. A começar pelo fato de tersido desenvolvido sob o con-ceito cool lounge, que visa ofe-recer o máximo de soluções in-teligentes que privilegiam fun-cionalidade e ergonomia.Todas as versões têm um con-fortável sistema de reclinaçãodos bancos traseiros com doisestágios. Isso permite que ospassageiros relaxem e se sin-tam confortáveis durante lon-gas viagens.

O espaço de seu porta-malas supera a expectativa doconsumidor ---capacidade para506l. O volante tem ajuste deprofundidade e altura, ofere-cendo uma posição natural dedireção. Para completar, oHonda City possui painel blac-kout com acesso às informa-ções claras e precisas sobre au-tonomia, consumo instantâ-neo, consumo médio, hodô-metro parcial e hodômetrototal.

O motor i-VTEC Flex(Controle Eletrônico Variávelde Sincronização e Abertura de

Válvulas) de 1.5l está em todasas versões do City. O propul-sor gera 115 cv a 6.000 rpm, nautilização de gasolina, e 116 cva 6.000 rpm, quando for apenasálcool. O motor possui torquede 14,8 kgf.m a 4.800 rpm. Ouseja, excelente potência e torquecom baixo consumo de com-bustível. Todas as versões, ex-ceto a EXL, possuem transmis-são automática ou manual, decinco velocidades. Aversão topde linha está disponível ape-nas com transmissão automá-tica. Para uma resposta maiseficiente e precisa da direção,o modelo conta com o sistemade direção eletricamente assis-tida EPS (Electric Power

Steering), que o torna mais leveem baixas velocidades e firmeem altas.

Não bastasse isso, o HondaCity 2012 se mostra um mode-lo muito seguro. Todas as ver-sões possuem airbag frontalduplo (motorista e passagei-ro), apoio de cabeça e cinto desegurança de três pontos paraos cinco ocupantes e paramaior conforto, todas as ver-sões contam de série com arcondicionado e trio elétrico (vi-dros, travas e retrovisores). Osedan foi projetado com oAdvanced CompatibilityEngineering (ACE), que incor-pora uma estrutura frontal in-terna para auxiliar na absorção

e na dispersão de impactos emuma grande área. Há um com-promisso com a segurança dospedestres e, para isso, a super-fície do capô foi desenvolvidapara se deformar, assim comoo para-choque, e minimizar im-pactos de um eventual atrope-lamento.

As versões DX e LX têmfreios dianteiros a disco e tra-seiros a tambor. Já as versõesEX e EXL vêm equipadas comfreios a disco nas quatro rodas,ABS e EBD (Electronic BrakeDistribution), sistema que cal-cula e distribui a pressão apro-priada a cada roda em frena-gens bruscas, evitando seu tra-vamento e mantendo a dirigi-

bilidade. Todas as versões con-tam com rodas de liga leve.

O Honda City 2012 tem trêsanos de garantia, sem limite dequilometragem, e estará dispo-nível nas cores Branco TaffetaSólido, Dourado Poente Metá-lico, Prata Global Metálico, Gra-fite Magnesium Metálico, CinzaPaladium Metálico, Preto Cris-tal Perolizado e Verde DeepPerolizado.

Seus preços públicos suge-ridos são de R$ 53.620 (DX MT),R$ 57.500 (DX AT), R$ 57.420,00(LX MT), R$ 61.300,00 (LX AT),R$ 62.975,00 (EX MT), R$66.855,00 (EX AT) e R$ 72.625,00(EXL AT) com frete incluso(base Estado de São Paulo).

CM

YK

44

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 99

Honda City 2012 chega às concessionárias CHINESES NO BRASIL Novas marcas para a próxima década*Stephan Keese

Chery, Geely, JAC, Changan, Great Wall - Nuncaouviu falar? Bem, é melhor você se acostumar comessas marcas rapidamente porque, em pouco tempo,você pode encontrar-se comprando uma delas.

Fabricantes chineses são a força emergente daindústria automotiva para a próxima década. Aprincipal força motriz deles é o próprio mercadointerno: as vendas de carros na China devem cres-cer de aproximadamente 16 milhões de veículosno ano passado para mais de 25 milhões até 2015.Com este forte vento em popa, as marcas chinesasestão lentamente se tornando uma séria ameaçapara as montadoras ocidentais, coreanas e japone-sas, já estabelecidas no mercado.

Mais importante ainda, os chineses estão apren-dendo rapidamente como desenvolver e construircarros. Apenas cinco anos atrás, os primeiros car-ros chineses exportados falharam miseravelmente

em testes europeus de qualidade e segurança. Oscarros de hoje, no entanto, já atingiram um nívelem que, embora não os permita competir com umVolkswagen ou Chevrolet em termos de qualida-de, oferecem uma alternativa interessante ao con-sumidor.

Desenhados por empresas européias de design(muitas vezes italianas), equipados com fornece-dores globais, e montados sob a supervisão de ex-perientes ex-administradores dos concorrentes oci-dentais, estes carros estão se tornando cada vezmais atraentes. E a possível falta em termos de qua-lidade e desempenho é muitas vezes compensadapor uma garantia estendida, mais itens de série eo preço.

A maioria desses carros são totalmente equipa-dos com itens que são difíceis de encontrar em car-ros brasileiros comparáveis. E, com um preço fre-quentemente inferior a R$ 40.000 (incluindo im-postos e custos de importação), já oferecem uma es-

colha atraente para o consumidor.No futuro, estou convencido que veremos mui-

tos mais desses carros nas ruas brasileiras. É um ob-jetivo declarado do governo chinês para globali-zar "heróis locais". E, em termos de mercado, umaeconomia em expansão como a do Brasil ofereceuma base de clientes emergente que está altamen-te interessada em carros de baixo custo, bem pla-nejados e bem equipados.

No entanto, as marcas chinesas no Brasil aindatêm um longo caminho a percorrer. Eles precisamdesenvolver sua marca, reforçar a sua rede de ven-das e de serviços, localizar a produção e adaptar-se às necessidades do consumidor brasileiro. No en-tanto, pense em marcas como a Hyundai e Kia 10anos atrás e compare com o ponto em que estãohoje. Agora extrapole esse desenvolvimento paramarcas chinesas e você verá que daqui a 10 anos,a maioria de nós pode ter um carro chinês na nossagaragem.

Page 5: AUTOJORNAL 23/07/2011

Enquanto não ganha uma nova geração, aToyota Hilux passará por mais um face-liftpara segurar a briga com as pick-ups médias,como Chevrolet S10 e Ford Ranger. A atuali-zação deixará o visual do modelo da marca japonesa mais próximo ao do SUV Highlander. Aprodução da Hilux 2012 começa em outubro, na fábrica argentina de Zárate. No Brasil, as ven-das do novo modelo devem ser iniciadas apenas no início de 2012.

por Augusto Paladino

Bagageiro sobre duas rodas

Amotocicleta Maxi Trail Versys 650 chega ao Brasil na ver-são Tourer. O modelo será fabricado pela Kawasaki Motoresdo Brasil na planta de Manaus. O preço parte de R$ 32.990 eatinge os R$ 35.990 na versão topo de linha, equipada comfreios ABS. O motor é um bicilíndrico de 649 cc capaz degerar 64 cv de potência.

Maternidade de besouros

A produção da nova geração do Beetle já começou naplanta da marca alemã na cidade mexicana de Puebla. Asprimeiras unidades fabricadas serão destinadas à Alemanhae aos Estados Unidos, com entrega prevista para setembro.A nova releitura do famoso besouro impulsionou investi-mentos de US$ 400 milhões e gerou 2 mil novos empregosna unidade fabril mexicana. O novo Fusca deve chegar aoBrasil em 2012.

Borracha estreante

O pneu radial Multihawk foi apresentado pela Firestone,subsidiária norte-americana da Bridgestone, como o novoproduto principal da marca para veículos de passeio no Brasil.O novo pneumático substitui as linhas F-570 e F-590, masmantém os preços dos antecessores - em média R$ 280. Umadas principais novidades é a resistência ao rolamento 10%menor, conseguida graças à utilização de uma borracha maisrígida na área da banda de rodagem.

Retoque transitório

CM

YK

88

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 55

Simpatia ao ar livreA oferta de opções de modelos da Mini

para o Brasil ganhou mais um reforço. Depoisda versão de entrada - o Mini One, vendidapor R$ 69.950 -, a marca aposta na outra pontada tabela, com o Cooper S John Cooper WorksCabriolet, que desembarca no Brasil por R$149.500. A configuração conversível do hatchesportivo também vem equipada com o motor1.6 16V turbo de 211 cv - o mesmo da versão

com teto. OMini JCWconversívelatinge os 235km/h e leva6,9 segundospara ir dezero e 100km/h. Entre

as soluções específicas para esta configuração,estão a capota com acionamento elétrico ebarra anticapotagem.

Page 6: AUTOJORNAL 23/07/2011

Uma inédita série especial, envolven-do dois modelos distintos, foi desenvolvi-da pela Volkswagen para celebrar a déci-ma edição do Rock in Rio, um dos maio-res eventos musicais do mundo. O Gol e oFox Rock in Rio, além de contarem comacabamento inspirado pelo festival queacontecerá em Setembro e Outubro próxi-mos, com patrocínio da Volkswagen, tra-zem de série ampla gama de equipamen-tos que os tornam uma atraente opção decompra.

Voltados para o público jovem, os doismodelos especiais foram desenvolvidospelo departamento de design da Volks-wagen do Brasil, coordenado por LuizAlberto Veiga. O gerente-executivo da área,além de designer, é um incondicional fã derock e guitarrista em suas horas vagas -gosto revelado, no ano passado, na apre-sentação de outro veículo especial com ins-piração musical, o Gol Vintage, criado paracomemorar os 30 anos do VW Gol.

O diferencial dos dois carros da sérieestá no marcante acabamento customizadonas partes interna e externa. Em alusão àscores do evento, Gol e Fox Rock in Rio serãooferecidos nas tonalidades Azul Boreal eBranco Cristal, e matizes diferenciadas devermelho para cada um dos modelos: Flashpara o Gol e Tornado para o Fox.

O Gol Rock in Rio tem motor 1,0 TotalFlex, com 76 cv e vem equipado com rodasde liga leve de 14 polegadas com designAlameda, na cor Cinza Ubatuba. Já o FoxRock in Rio é impulsionado pelo motorTotal Flex 1,6 litro, com 104 cv, e utilizarodas de liga leve com 15 polegadas e de-sign Tribal, também Cinza Ubatuba. O aca-bamento levemente escurecido dos arosreforça a esportividade do conjunto.

Visual exclusivoO destaque maior na lateral dos dois

modelos é o largo adesivo que corre aolongo das duas portas, na parte inferior.Original, além do logotipo Rock in Rio, o

friso ousa ao incluir uma inédita cena emsilhueta, típica de um show de rock, mos-trando o envolvimento do público. Acolu-na B dos carros é recoberta por um adesi-vo preto e, no Gol, a banda inferior sob asportas tem acabamento em preto fosco.

Adianteira do Gol Rock in Rio traz umfriso cromado no para-choque, além de fa-róis escurecidos, como ocorre também noFox. Na traseira, destacam-se as lanternas,também escurecidas, e uma faixa pretaentre os refletores, na parte inferior. Outrosadesivos pretos são usados na tampa tra-seira e no local da placa.

InteriorA série Rock in Rio se destaca inte-

riormente pelos bancos exclusivos, emtecido malharia Rock cinza. Os assentosdianteiros têm logotipos vermelhos bor-dados no encosto e, na lateral, a silhue-ta de uma guitarra, em azul.

O teto e as colunas são escurecidos,em cinza Antracite, tornando o am-biente mais acolhedor e simultanea-mente esportivo. Detalhes internos,como os aros das entradas de ar e amoldura em torno da alavanca de câm-bio são vermelhos e o cinzeiro remo-

vível conta com logotipo na tampa -uma peça que não fumantes poderão,eventualmente, preferir usar fora docarro, como porta-lápis ou objeto dedecoração.

As soleiras das portas, em alumínio,também trazem o logotipo exclusivo dasérie. O volante multifuncional é omesmo que equipa o Passat, e o siste-ma de som - fundamental para o espí-rito da série - tem quatro alto-falantese dois tweeters e conta com CD Playercom Bluetooth, MP3, entradas USB ecartões SD e I-Pod.

Produção limitadaA série especial Rock in Rio será ofere-

cida durante apenas três meses, a partir dejulho, e terá produção limitada, o que garan-tirá sua exclusividade. No período, serãofeitos apenas 900 exemplares mensais doGol e 350 do Fox Rock in Rio.

Além de contarem com um veículo di-ferenciado, os compradores da série Rockin Rio terão um benefício extra, que certa-mente irá agradar a quem é fã do rock'n roll:receberão uma senha exclusiva, que darádireito a baixar através da Internet músi-cas gravadas ao vivo durante o evento.

CM

YK

66 Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

77

Série especial celebra a participação da marca no evento

Volkswagen lança Gol e Fox Rock in Rio

A Volkswagen submeteu a linhaPolo a uma atualização no design ex-terno, dando ao Hatch e ao Sedan apa-rência mais esportiva e moderna, ali-nhada com as tendências adotadas pelamarca. Ambos os modelos passarampor várias mudanças estéticas, masmantêm inalteradas suas característi-cas básicas de conforto, desempenhoe dirigibilidade.

Lançado no Brasil em 2002, o Polose destacou por trazer para o país tec-nologias inovadoras e um vasto paco-te de itens de conforto e conveniência,tornando-se referência do segmentodos compactos pela excelência de seuprojeto.

Com exceção do Bluemotion, porsuas características especiais, todas asoutras versões do Polo Sedan e doHatch oferecem, de série, direção hi-dráulica, ar-condicionado e destrava-mento interno da tampa traseira.Airbags dianteiros e freios ABS equi-pam toda a linha Polo, assim comosensores de aproximação na traseira,que facilitam o estacionamento.

Pioneiro no segmentoO Polo foi o introdutor, no Brasil,

da classe dos compactos premium.Desde o início de sua fabricação, em2002, o Polo brasileiro foi exportadopara inúmeros países, iniciando pelaAmérica Latina - Colômbia, Equador,

Peru, Guatemala, Venezuela e México.No ano seguinte, passou a disputar osmercados da Alemanha e da Áustria.No total, o Polo brasileiro já foi expor-tado para mais de 20 países.

O prazer ao dirigir é uma caracte-rística marcante do Polo, resultado deum aprimorado acerto de suspensão eda excelente rigidez torcional da car-roceria, garantindo maior estabilida-de e segurança. Ele é o único compac-to no Brasil confeccionado com cha-pas de espessura variável (tailoredblank), mais leves e resistentes, dupla-mente zincadas para proteção contraa ferrugem. Também é o único fabri-cado com solda a laser de alta precisão,em uma linha automatizada com 400robôs.

RealinhamentoPara adequação ao mercado, houve

um realinhamento na oferta do PoloHatch. Aversão 2.0 GT foi substituídapela 2.0 Sportline, e a 1.6 E-Flex deixade ser ofertada. O sistema de partidaa frio do 1.6 E-Flex, que dispensa o tan-que auxiliar de gasolina, passa a inte-grar o 1.6 Bluemotion. A gama doSedan permanece inalterada.

Design - principais alteraçõesA dianteira do Polo passa a con-

tar com faróis de maior impacto vi-sual e interior negro. A grade tem

acabamento em preto brilhante e opara-choque dianteiro passa a sertotalmente liso, proporcionandouma impressão de maior "limpe-za" na face do veículo. O PoloSportline tem faróis de neblina commolduras em cinza Ciclone. A ver-são Comfortline traz molduras cro-madas.

Nas laterais, o friso que corre ameia-altura das portas é mais fino eelegante. Nas versões Sportline, elessão pintados em cinza Ciclone e comfaixas laterais em cinza Ciclone ouprata, combinando com a pinturado carro. Os espelhos retrovisoresexternos e o spoiler são maiores emtodas as versões e, no Sportline, sãopintados de preto brilhante. As rodasde liga leve das versões esportivase do Sedan, com 15 polegadas, sãointeiramente novas, na cor cinzaCiclone para o Sportline e em pratapara a versão Comforline.

O Polo Sedan pode ser equipadoopcionalmente com teto solar emtodas as suas versões. Na traseira, oSedan ganhou o tom cereja nas lan-ternas, e o Hatch, lanternas escure-cidas. Os para-choques traseirostanto no hatch quanto no Sedan pas-sam a ter design mais limpo comretro-refletores na parte inferior. OHatch 2.0 Sportline tem ponteiradupla no escapamento.

Volkswagen Polo tem versãoatualizada Dirigibilidade e desempenho são destaques da linha Polo

Page 7: AUTOJORNAL 23/07/2011

Uma inédita série especial, envolven-do dois modelos distintos, foi desenvolvi-da pela Volkswagen para celebrar a déci-ma edição do Rock in Rio, um dos maio-res eventos musicais do mundo. O Gol e oFox Rock in Rio, além de contarem comacabamento inspirado pelo festival queacontecerá em Setembro e Outubro próxi-mos, com patrocínio da Volkswagen, tra-zem de série ampla gama de equipamen-tos que os tornam uma atraente opção decompra.

Voltados para o público jovem, os doismodelos especiais foram desenvolvidospelo departamento de design da Volks-wagen do Brasil, coordenado por LuizAlberto Veiga. O gerente-executivo da área,além de designer, é um incondicional fã derock e guitarrista em suas horas vagas -gosto revelado, no ano passado, na apre-sentação de outro veículo especial com ins-piração musical, o Gol Vintage, criado paracomemorar os 30 anos do VW Gol.

O diferencial dos dois carros da sérieestá no marcante acabamento customizadonas partes interna e externa. Em alusão àscores do evento, Gol e Fox Rock in Rio serãooferecidos nas tonalidades Azul Boreal eBranco Cristal, e matizes diferenciadas devermelho para cada um dos modelos: Flashpara o Gol e Tornado para o Fox.

O Gol Rock in Rio tem motor 1,0 TotalFlex, com 76 cv e vem equipado com rodasde liga leve de 14 polegadas com designAlameda, na cor Cinza Ubatuba. Já o FoxRock in Rio é impulsionado pelo motorTotal Flex 1,6 litro, com 104 cv, e utilizarodas de liga leve com 15 polegadas e de-sign Tribal, também Cinza Ubatuba. O aca-bamento levemente escurecido dos arosreforça a esportividade do conjunto.

Visual exclusivoO destaque maior na lateral dos dois

modelos é o largo adesivo que corre aolongo das duas portas, na parte inferior.Original, além do logotipo Rock in Rio, o

friso ousa ao incluir uma inédita cena emsilhueta, típica de um show de rock, mos-trando o envolvimento do público. Acolu-na B dos carros é recoberta por um adesi-vo preto e, no Gol, a banda inferior sob asportas tem acabamento em preto fosco.

Adianteira do Gol Rock in Rio traz umfriso cromado no para-choque, além de fa-róis escurecidos, como ocorre também noFox. Na traseira, destacam-se as lanternas,também escurecidas, e uma faixa pretaentre os refletores, na parte inferior. Outrosadesivos pretos são usados na tampa tra-seira e no local da placa.

InteriorA série Rock in Rio se destaca inte-

riormente pelos bancos exclusivos, emtecido malharia Rock cinza. Os assentosdianteiros têm logotipos vermelhos bor-dados no encosto e, na lateral, a silhue-ta de uma guitarra, em azul.

O teto e as colunas são escurecidos,em cinza Antracite, tornando o am-biente mais acolhedor e simultanea-mente esportivo. Detalhes internos,como os aros das entradas de ar e amoldura em torno da alavanca de câm-bio são vermelhos e o cinzeiro remo-

vível conta com logotipo na tampa -uma peça que não fumantes poderão,eventualmente, preferir usar fora docarro, como porta-lápis ou objeto dedecoração.

As soleiras das portas, em alumínio,também trazem o logotipo exclusivo dasérie. O volante multifuncional é omesmo que equipa o Passat, e o siste-ma de som - fundamental para o espí-rito da série - tem quatro alto-falantese dois tweeters e conta com CD Playercom Bluetooth, MP3, entradas USB ecartões SD e I-Pod.

Produção limitadaA série especial Rock in Rio será ofere-

cida durante apenas três meses, a partir dejulho, e terá produção limitada, o que garan-tirá sua exclusividade. No período, serãofeitos apenas 900 exemplares mensais doGol e 350 do Fox Rock in Rio.

Além de contarem com um veículo di-ferenciado, os compradores da série Rockin Rio terão um benefício extra, que certa-mente irá agradar a quem é fã do rock'n roll:receberão uma senha exclusiva, que darádireito a baixar através da Internet músi-cas gravadas ao vivo durante o evento.

CM

YK

66 Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

77

Série especial celebra a participação da marca no evento

Volkswagen lança Gol e Fox Rock in Rio

A Volkswagen submeteu a linhaPolo a uma atualização no design ex-terno, dando ao Hatch e ao Sedan apa-rência mais esportiva e moderna, ali-nhada com as tendências adotadas pelamarca. Ambos os modelos passarampor várias mudanças estéticas, masmantêm inalteradas suas característi-cas básicas de conforto, desempenhoe dirigibilidade.

Lançado no Brasil em 2002, o Polose destacou por trazer para o país tec-nologias inovadoras e um vasto paco-te de itens de conforto e conveniência,tornando-se referência do segmentodos compactos pela excelência de seuprojeto.

Com exceção do Bluemotion, porsuas características especiais, todas asoutras versões do Polo Sedan e doHatch oferecem, de série, direção hi-dráulica, ar-condicionado e destrava-mento interno da tampa traseira.Airbags dianteiros e freios ABS equi-pam toda a linha Polo, assim comosensores de aproximação na traseira,que facilitam o estacionamento.

Pioneiro no segmentoO Polo foi o introdutor, no Brasil,

da classe dos compactos premium.Desde o início de sua fabricação, em2002, o Polo brasileiro foi exportadopara inúmeros países, iniciando pelaAmérica Latina - Colômbia, Equador,

Peru, Guatemala, Venezuela e México.No ano seguinte, passou a disputar osmercados da Alemanha e da Áustria.No total, o Polo brasileiro já foi expor-tado para mais de 20 países.

O prazer ao dirigir é uma caracte-rística marcante do Polo, resultado deum aprimorado acerto de suspensão eda excelente rigidez torcional da car-roceria, garantindo maior estabilida-de e segurança. Ele é o único compac-to no Brasil confeccionado com cha-pas de espessura variável (tailoredblank), mais leves e resistentes, dupla-mente zincadas para proteção contraa ferrugem. Também é o único fabri-cado com solda a laser de alta precisão,em uma linha automatizada com 400robôs.

RealinhamentoPara adequação ao mercado, houve

um realinhamento na oferta do PoloHatch. Aversão 2.0 GT foi substituídapela 2.0 Sportline, e a 1.6 E-Flex deixade ser ofertada. O sistema de partidaa frio do 1.6 E-Flex, que dispensa o tan-que auxiliar de gasolina, passa a inte-grar o 1.6 Bluemotion. A gama doSedan permanece inalterada.

Design - principais alteraçõesA dianteira do Polo passa a con-

tar com faróis de maior impacto vi-sual e interior negro. A grade tem

acabamento em preto brilhante e opara-choque dianteiro passa a sertotalmente liso, proporcionandouma impressão de maior "limpe-za" na face do veículo. O PoloSportline tem faróis de neblina commolduras em cinza Ciclone. A ver-são Comfortline traz molduras cro-madas.

Nas laterais, o friso que corre ameia-altura das portas é mais fino eelegante. Nas versões Sportline, elessão pintados em cinza Ciclone e comfaixas laterais em cinza Ciclone ouprata, combinando com a pinturado carro. Os espelhos retrovisoresexternos e o spoiler são maiores emtodas as versões e, no Sportline, sãopintados de preto brilhante. As rodasde liga leve das versões esportivase do Sedan, com 15 polegadas, sãointeiramente novas, na cor cinzaCiclone para o Sportline e em pratapara a versão Comforline.

O Polo Sedan pode ser equipadoopcionalmente com teto solar emtodas as suas versões. Na traseira, oSedan ganhou o tom cereja nas lan-ternas, e o Hatch, lanternas escure-cidas. Os para-choques traseirostanto no hatch quanto no Sedan pas-sam a ter design mais limpo comretro-refletores na parte inferior. OHatch 2.0 Sportline tem ponteiradupla no escapamento.

Volkswagen Polo tem versãoatualizada Dirigibilidade e desempenho são destaques da linha Polo

Page 8: AUTOJORNAL 23/07/2011

Enquanto não ganha uma nova geração, aToyota Hilux passará por mais um face-liftpara segurar a briga com as pick-ups médias,como Chevrolet S10 e Ford Ranger. A atuali-zação deixará o visual do modelo da marca japonesa mais próximo ao do SUV Highlander. Aprodução da Hilux 2012 começa em outubro, na fábrica argentina de Zárate. No Brasil, as ven-das do novo modelo devem ser iniciadas apenas no início de 2012.

por Augusto Paladino

Bagageiro sobre duas rodas

Amotocicleta Maxi Trail Versys 650 chega ao Brasil na ver-são Tourer. O modelo será fabricado pela Kawasaki Motoresdo Brasil na planta de Manaus. O preço parte de R$ 32.990 eatinge os R$ 35.990 na versão topo de linha, equipada comfreios ABS. O motor é um bicilíndrico de 649 cc capaz degerar 64 cv de potência.

Maternidade de besouros

A produção da nova geração do Beetle já começou naplanta da marca alemã na cidade mexicana de Puebla. Asprimeiras unidades fabricadas serão destinadas à Alemanhae aos Estados Unidos, com entrega prevista para setembro.A nova releitura do famoso besouro impulsionou investi-mentos de US$ 400 milhões e gerou 2 mil novos empregosna unidade fabril mexicana. O novo Fusca deve chegar aoBrasil em 2012.

Borracha estreante

O pneu radial Multihawk foi apresentado pela Firestone,subsidiária norte-americana da Bridgestone, como o novoproduto principal da marca para veículos de passeio no Brasil.O novo pneumático substitui as linhas F-570 e F-590, masmantém os preços dos antecessores - em média R$ 280. Umadas principais novidades é a resistência ao rolamento 10%menor, conseguida graças à utilização de uma borracha maisrígida na área da banda de rodagem.

Retoque transitório

CM

YK

88

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 55

Simpatia ao ar livreA oferta de opções de modelos da Mini

para o Brasil ganhou mais um reforço. Depoisda versão de entrada - o Mini One, vendidapor R$ 69.950 -, a marca aposta na outra pontada tabela, com o Cooper S John Cooper WorksCabriolet, que desembarca no Brasil por R$149.500. A configuração conversível do hatchesportivo também vem equipada com o motor1.6 16V turbo de 211 cv - o mesmo da versão

com teto. OMini JCWconversívelatinge os 235km/h e leva6,9 segundospara ir dezero e 100km/h. Entre

as soluções específicas para esta configuração,estão a capota com acionamento elétrico ebarra anticapotagem.

Page 9: AUTOJORNAL 23/07/2011

No início do ano, o HondaCity foi eleito pelo segundo anoconsecutivo "O Melhor Carropara a Pessoa com Deficiência",em pesquisa promovida pelaRevista Nacional de Rea-bilitação. Recentemente, outrobicampeonato. Conquistou otítulo de "A Melhor Compra"do ano na categoria "carros deR$ 50 mil a R$ 60 mil", em pes-quisa realizada pela revistaQuatro Rodas. Não bastasseisso, já ultrapassou a casa das50 mil unidades emplacadasem apenas dois anos de exis-tência. Ou seja, um veículo pre-miado e o mais vendido emsua categoria. Com esse privi-legiado cenário, a HondaAutomóveis anuncia a chega-da da linha 2012 do sedan àrede de concessionárias.

Ele mantém tudo o que umconsumidor almeja em um veí-culo: conforto, espaço, comodi-dade e potência. Comer-cializado em quatro versões(DX, LX, EX e EXL), o HondaCity proporciona, acima detudo, bem estar aos ocupan-tes. A começar pelo fato de tersido desenvolvido sob o con-ceito cool lounge, que visa ofe-recer o máximo de soluções in-teligentes que privilegiam fun-cionalidade e ergonomia.Todas as versões têm um con-fortável sistema de reclinaçãodos bancos traseiros com doisestágios. Isso permite que ospassageiros relaxem e se sin-tam confortáveis durante lon-gas viagens.

O espaço de seu porta-malas supera a expectativa doconsumidor ---capacidade para506l. O volante tem ajuste deprofundidade e altura, ofere-cendo uma posição natural dedireção. Para completar, oHonda City possui painel blac-kout com acesso às informa-ções claras e precisas sobre au-tonomia, consumo instantâ-neo, consumo médio, hodô-metro parcial e hodômetrototal.

O motor i-VTEC Flex(Controle Eletrônico Variávelde Sincronização e Abertura de

Válvulas) de 1.5l está em todasas versões do City. O propul-sor gera 115 cv a 6.000 rpm, nautilização de gasolina, e 116 cva 6.000 rpm, quando for apenasálcool. O motor possui torquede 14,8 kgf.m a 4.800 rpm. Ouseja, excelente potência e torquecom baixo consumo de com-bustível. Todas as versões, ex-ceto a EXL, possuem transmis-são automática ou manual, decinco velocidades. Aversão topde linha está disponível ape-nas com transmissão automá-tica. Para uma resposta maiseficiente e precisa da direção,o modelo conta com o sistemade direção eletricamente assis-tida EPS (Electric Power

Steering), que o torna mais leveem baixas velocidades e firmeem altas.

Não bastasse isso, o HondaCity 2012 se mostra um mode-lo muito seguro. Todas as ver-sões possuem airbag frontalduplo (motorista e passagei-ro), apoio de cabeça e cinto desegurança de três pontos paraos cinco ocupantes e paramaior conforto, todas as ver-sões contam de série com arcondicionado e trio elétrico (vi-dros, travas e retrovisores). Osedan foi projetado com oAdvanced CompatibilityEngineering (ACE), que incor-pora uma estrutura frontal in-terna para auxiliar na absorção

e na dispersão de impactos emuma grande área. Há um com-promisso com a segurança dospedestres e, para isso, a super-fície do capô foi desenvolvidapara se deformar, assim comoo para-choque, e minimizar im-pactos de um eventual atrope-lamento.

As versões DX e LX têmfreios dianteiros a disco e tra-seiros a tambor. Já as versõesEX e EXL vêm equipadas comfreios a disco nas quatro rodas,ABS e EBD (Electronic BrakeDistribution), sistema que cal-cula e distribui a pressão apro-priada a cada roda em frena-gens bruscas, evitando seu tra-vamento e mantendo a dirigi-

bilidade. Todas as versões con-tam com rodas de liga leve.

O Honda City 2012 tem trêsanos de garantia, sem limite dequilometragem, e estará dispo-nível nas cores Branco TaffetaSólido, Dourado Poente Metá-lico, Prata Global Metálico, Gra-fite Magnesium Metálico, CinzaPaladium Metálico, Preto Cris-tal Perolizado e Verde DeepPerolizado.

Seus preços públicos suge-ridos são de R$ 53.620 (DX MT),R$ 57.500 (DX AT), R$ 57.420,00(LX MT), R$ 61.300,00 (LX AT),R$ 62.975,00 (EX MT), R$66.855,00 (EX AT) e R$ 72.625,00(EXL AT) com frete incluso(base Estado de São Paulo).

CM

YK

44

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 99

Honda City 2012 chega às concessionárias CHINESES NO BRASIL Novas marcas para a próxima década*Stephan Keese

Chery, Geely, JAC, Changan, Great Wall - Nuncaouviu falar? Bem, é melhor você se acostumar comessas marcas rapidamente porque, em pouco tempo,você pode encontrar-se comprando uma delas.

Fabricantes chineses são a força emergente daindústria automotiva para a próxima década. Aprincipal força motriz deles é o próprio mercadointerno: as vendas de carros na China devem cres-cer de aproximadamente 16 milhões de veículosno ano passado para mais de 25 milhões até 2015.Com este forte vento em popa, as marcas chinesasestão lentamente se tornando uma séria ameaçapara as montadoras ocidentais, coreanas e japone-sas, já estabelecidas no mercado.

Mais importante ainda, os chineses estão apren-dendo rapidamente como desenvolver e construircarros. Apenas cinco anos atrás, os primeiros car-ros chineses exportados falharam miseravelmente

em testes europeus de qualidade e segurança. Oscarros de hoje, no entanto, já atingiram um nívelem que, embora não os permita competir com umVolkswagen ou Chevrolet em termos de qualida-de, oferecem uma alternativa interessante ao con-sumidor.

Desenhados por empresas européias de design(muitas vezes italianas), equipados com fornece-dores globais, e montados sob a supervisão de ex-perientes ex-administradores dos concorrentes oci-dentais, estes carros estão se tornando cada vezmais atraentes. E a possível falta em termos de qua-lidade e desempenho é muitas vezes compensadapor uma garantia estendida, mais itens de série eo preço.

A maioria desses carros são totalmente equipa-dos com itens que são difíceis de encontrar em car-ros brasileiros comparáveis. E, com um preço fre-quentemente inferior a R$ 40.000 (incluindo im-postos e custos de importação), já oferecem uma es-

colha atraente para o consumidor.No futuro, estou convencido que veremos mui-

tos mais desses carros nas ruas brasileiras. É um ob-jetivo declarado do governo chinês para globali-zar "heróis locais". E, em termos de mercado, umaeconomia em expansão como a do Brasil ofereceuma base de clientes emergente que está altamen-te interessada em carros de baixo custo, bem pla-nejados e bem equipados.

No entanto, as marcas chinesas no Brasil aindatêm um longo caminho a percorrer. Eles precisamdesenvolver sua marca, reforçar a sua rede de ven-das e de serviços, localizar a produção e adaptar-se às necessidades do consumidor brasileiro. No en-tanto, pense em marcas como a Hyundai e Kia 10anos atrás e compare com o ponto em que estãohoje. Agora extrapole esse desenvolvimento paramarcas chinesas e você verá que daqui a 10 anos,a maioria de nós pode ter um carro chinês na nossagaragem.

Page 10: AUTOJORNAL 23/07/2011

CM

YK

1100

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 33

O carro vai ficar com visitação aberta ao pú-blico e a ação faz parte de um projeto que visasensibilizar o governo na diminuição da alíquo-ta para importação deste tipo de veículo au-tomotivo. Atualmente, o governo trabalha comuma taxa de 22% de imposto, em exceção paraos veículos vindos do México, onde o acordoBrasil México permite que a taxa de importa-ção seja zerada.

Para os demais carros, a taxa de importa-ção fica em 50% do valor do carro. O mesmoaconteceria com o Honda, caso o governo re-gulamente sua comercialização de carros híbri-dos aqui no Brasil. Estes tipos de carro, assimcomo o Insight, possuem dois tipos de moto-res: um a combustão - como nos demais car-ros - e um motor elétrico.

O motor elétrico é acoplado em bateriasque ficam próximas ao motor a combustão.Ao ser dirigido em baixa rotação, o motor elé-trico logo é acionado, automaticamente. Apesarde possuir o nome "híbrido", ele também fun-ciona a combustível, principalmente em estra-das. Uma das maiores vantagens é o seu des-ligamento automático, quando o carro fica pa-rado por um tempo considerável, como acon-tece nos sinais de trânsito.

De acordo com Chicuta, gerente de ven-das da Taiyo, o carro apresenta uma econo-mia superior a qualquer carro comercializadoatualmente. "O carro híbrido, apesar de tam-bém funcionar com combustível, chega a rodar65 km com um litro de combustível dentro dacidade. Ele é, inclusive, menos poluente, agri-de menos o meio ambiente", explica.

O funcionamentoO Meio Ambiente é outro ponto forte dos

modelos híbridos, pois são veículos com sus-tentabilidade. O carro híbrido, a exemplo doHonda Insight, é abastecido com gasolina e aqueima dos resíduos é reaproveitada para

abastecer as baterias que colocam o carro emfuncionamento com o motor elétrico. Alémdisso, são carros extremamente modernos,mais leves e eliminam menos gases poluentes.

"Todos os modelos que são comercializadoshoje são com câmbio automático. Esta é umatendência mundial. Em 2012, 2013, por exem-plo, apenas carros híbridos serão fabricadosnos Estados Unidos, justamente por serem sus-tentáveis, econômicos e ecologicamente cor-retos", afirma o gerente Chicuta.

A partir do dia 24, o Honda Insight volta apercorrer o Brasil. Saindo de Alagoas, o carropassará ainda pelos Estados de São Paulo,Minas Gerais, além de outros estados doSudeste, Norte, das cidades de Recife eFortaleza, Região Sul e Brasília, onde aconte-cerá estrategicamente a última parada. Lá, re-presentantes da Honda vão ter encontro compolíticos e um dos assuntos da pauta será ovalor da alíquota para importação do veículono Brasil.

"A ideia da Honda é fazer com que o mo-delo chegue ao Brasil com um preço acessível.Este é um modelo de carro que deve ser incen-tivado para importação, por se tratar de um veí-culo com qualidades diferenciadas. Nós que fa-zemos parte da rede de concessionárias Hondano Brasil, torcemos para que a resposta do go-verno seja positiva", finaliza.

PromoçãoParalelo à visita do Honda Insight em

Maceió, a Taiyo lança uma promoção especial.Durante o período de exposição do carro hí-brido, toda a linha Honda estará com taxas definanciamento reduzidas e os clientes que ad-quirirem o New Civic ganham, automatica-mente, uma TV de plasma de 42". Já para osclientes do Honda City, os carros de modeloautomático serão vendidos pelo preço de me-cânicos.

Depois de meses e atéanos a fio incrementan-do seus carros, o maior

desejo de proprietários de veí-culos modificados é expor suascriações. Com o portal interati-vo [SpecialCars] (www.special-cars.com.br) agora é possível iralém dos tradicionais encontrose exibir veículos através de fotose vídeos pela internet, além deinteragir com outros usuários.Lojistas e clubes tambémpodem mostrar seus carros gra-tuitamente. O diferencial doportal é a possibilidade de en-contrar informações sobre aspeças utilizadas nos veículos.

O [SpecialCars], criação doespecialista em tecnologia eapaixonado por carros modifi-cados Marcelo Hayashi, é umamistura de blog e redes sociaise permite uma intensa intera-ção entre os usuários. "Há maisde dez anos participo de fórunse clubes de automóveis. E per-cebi que, além de trocar infor-mações, quem é aficionado de-seja ver os carros em todos osseus detalhes", diz Hayashi.

"Antes, a única opção eram osencontros. Com a internet, a bar-reira da distância foi quebrada,mas sentia falta de um lugar emque todos pudessem mostrarsuas criações e peças usadas nosveículos, além de interagir. Daísurgiu o conceito do

[SpecialCars]", explica.Em menos de um ano, o por-

tal conquistou o público e já temmais de 100 mil visitantes pormês, audiência conquistada cominformações de carros modifi-cados do mundo inteiro. Agorao [SpecialCars] entra em uma

nova fase e inaugurou a seção"Vitrine", espaço para consumi-dores e lojistas mostrarem seuscarros e detalhar os produtosque foram utilizados.

"Nos fóruns era comum fi-carmos discutindo quais eramos equipamentos utilizados eonde encontrá-los. E as lojastambém dependiam apenas doscatálogos oferecidos pelos fa-bricantes para mostrar seus pro-dutos instalados", contaHayashi. "Agora os lojistaspodem gratuitamente mostrarseus carros e de seus clientesno site. Ao mesmo tempo, oportal dá a opção ao comercian-te, fabricante ou distribuidor dedetalhar os equipamentos utili-zados, trazer informações sobrepreços, contatos das lojas e atévender pela internet. Uma gran-de ajuda para quem quer mon-tar seu carro", destaca.

Suporte ao usuário e interação

Outro diferencial do[SpecialCars] é o suporte ao

usuário que deseja publicarfotos de seu veículo. O portaltrata as imagens e edita infor-mações como a placa dos veí-culos. "Além de zelar pelaqualidade do conteúdo, pen-samos na segurança do usuá-rio", afirma Hayashi, que ava-lia também os critérios parapublicação. "A ideia é de queo espaço seja democrático, ouseja, todos podem exibir suascriações, independente se a al-teração for estética ou mecâ-nica. Somente pedimos que oscarros estejam em bom estadode conservação - sem amas-sados, por exemplo - e que asfotos e vídeos tragam deta-lhes das modificações".

A visibilidade é garantidapela intensa movimentaçãono site e integração com redessociais como Twitter, Face-book e Orkut. O portal dispo-nibiliza ainda códigos parapublicação em blogs e fóruns.Fotos e vídeos tambémpodem ser compartilhados emsites como You Tube, Flickr eVimeo.

Portal interativo abre espaço para lojistas,clubes e proprietários mostrarem suas criações

Page 11: AUTOJORNAL 23/07/2011

CM

YK

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 1111

Concessionária expõe

carro híbrido da Honda

Maceió é a primeira capital do Nordeste a receber o modelo; carro fica até hoje

A loja Taiyo, concessionária Honda em Alagoas, está expondo em sua loja, umdos veículos híbridos da marca, o Honda Insight. O carro chegou a Maceió naterça-feira (19), após passar por grandes capitais como Curitiba e São Paulo. Maceióé a primeira cidade do Nordeste a receber a visita do carro, que possui fabricaçãono Japão, Europa e América do Norte e comercialização em dois países da Américado Sul: Chile e Argentina.

OS GIGANTES

DA FORD As picapes gigantes Ford Super Duty F-650/F-750

atingem um segmento de compradores ligados aotrabalho pesado, mas, também, de proprietários cominstinto de superioridade e até de exibicionismo.Quem guia um veículo desse porte não passa desa-percebido aonde quer que esteja.

O inicio da produção aconteceu no ano 2000, parasubstituir as gerações anteriores dos F-600, F-700 e F-800, que estavam no mercado desde 1980. As gigan-tes Super Duty atuais destinam-se ao mercado de uti-litários para a construção civil, reboque, empresas detransporte, diversão off-road e como pau-pra-toda-a-obra de prefeituras.

As modernas F-650 e F-750 são produzidas pelaFord Motor Company em "joint venture" com aNavistar International, na fábrica de Escobedo, noMéxico. As picapes Ford utilizam chassi do caminhãoInternational e são equipadas com motores CumminsDiesel e gasolina Ford V-10, 6.8 litros com 362 cv depotência.

Para 2012, a Ford já anunciou um novo "facelift"da cabine que receberá um interior mais atualizado,dentro da moderna linha Super Duty, com ampla tec-nologia de eletrônica embarcada, além de um novomotor a gás natural comprimido.

A gama de versões é grande e inclui modelos comtração 4x4 e câmbio de 6 velocidades com transmis-são automática.

Page 12: AUTOJORNAL 23/07/2011

CM

YK

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 23 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Maceió, sábado, 23 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Páginas 2 e 3

Páginas 6 e 7

Página 4

Concessionária Honda emMaceió expõe carro híbrido,

que faz 65 km com um litrode combustível

Honda City 2012

Insight

Carro premiado chega às revendas respaldadopor um histórico de sucesso

Gol e Fox Rock in Rio: exclusividade e sonoridade são os principais atrativos