autojornal 16/07/2011

12
Volkswagen do Brasil promove a 2 ª edição do Gol Fest Maceió, sábado, 16 de julho de 2011 | www.ojornalweb.com.br | e-mail: [email protected] Página 2 Páginas 6 e 7 Página 4 Williames Conserva fala sobre a chegada da Aliança Motos ao mercado alagoano A RENAULT ANTECIPA O FUTURO COM O LANÇAMENTO DO FRENDZY

Upload: ojornal-sistema-de-comunicacao

Post on 09-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

AUTOJORNAL 16/07/2011

TRANSCRIPT

Page 1: AUTOJORNAL 16/07/2011

Volkswagen do Brasil promove a 2ª

edição do Gol FestC

MY

K

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Maceió, sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Página 2

Páginas 6 e 7

Página 4

Williames Conserva fala sobre a chegada da Aliança Motos ao mercado alagoano

A RENAULT ANTECIPA O FUTURO COM O

LANÇAMENTO DO FRENDZY

Page 2: AUTOJORNAL 16/07/2011

CM

YK

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 1111

RENAULT FRENDZY: PARA TRABALHAR OU

CURTIR A VIDA COM A FAMÍLIA - É VOCÊ QUEM DECIDE!!!FRENDZY, um colega que vale por dois

A Renault está apresentando um veículo comdupla personalidade. Hoje em dia, a vida profis-sional e a vida pessoal estão intimamente ligadase o condutor transita o tempo todo entre um uni-verso e outro. O FRENDZY chegou para fazer opapel de colega facilitador.

"O FRENDZY é uma superferramenta, quereflete uma forte tendência: a necessidade de serflexível e multifuncional. Eficaz e moderno parao trabalho, esportivo e aconchegante com a famí-lia." - Axel Breun - Diretor do Design de Carros-Conceito e Show Cars.

Do lado de fora...

Do lado do passageiro,em vez de coluna cen-tral, uma porta"clássica" euma porta

lateral deslizante, com uma grande tela de 37 po-legadas integrada - é o universo do trabalho. Dolado do motorista, também não há coluna central,mas sim duas portas envidraçadas antagonistas:é o universo da família. Nestes dois universos,garantia de facilidade de carga e acesso ao veícu-lo!

Como explica Deyan Denkov, Designer deExteriores, "desenvolver uma carroceria assimé-trica era o meio mais lógico de expressar a duplautilização do veículo. Desde o início, eu queria melibertar do design tradicional dos veículos utili-

tários e, desta forma, mostrar que estes veículospodem ser mais emocionais, dinâmicos e atraen-tes. Eu me inspirei em diversas fontes, como ados aviões de formatos inusitados, como o AirbusBeluga e o Antonov 224".

Buscando oferecer um atendimento ainda mais diferenciado e ex-clusivo, a Citroën acaba de evoluir seu Serviço de Atendimento aoCliente (SAC), tornando-o mais prático, moderno e simpático. Agora,quem liga para o call center da marca (0800-011-8088) encontra deforma clara e rápida o encaminhamento para suas necessidades e ques-tionamentos (ou, em casos específicos, é imediatamente direcionadopara um setor que possa ajudá-lo).

Por meio do início de operação de uma Unidade de Resposta AudívelInteligente (URA), a marca dá continuidade a sua filosofia de atendi-mento personalizado e diferenciado, tão valorizada por sua clientela.

"O novo sistema foi totalmente baseado nas reais necessidades denossos clientes, que buscam um serviço ágil e preciso, mas sem abrirmão da exclusividade", afirma Raquel Pina, Gerente de Promoções eRelacionamento com Clientes.

Bonjour, bienvenu a Citroën...

Com uma aprazível trilha sonora e um "clima francês" (a primeirasaudação é feita com um simpático "bom dia, bem-vindo a Citroën",em francês), o novo sistema se aproxima do cliente com uma linguagemmais intimista, melhorando a comunicabilidade e a qualidade de atendi-mento. Além disso, o novo SAC tira a "robotização" dos atendimentoseletrônicos convencionais.

Agora, por exemplo, pode-se saber o telefone da concessionáriamais próxima por meio da digitação do CEP (Código de EndereçamentoPostal) de onde se encontra, já que o sistema faz uma busca instantâneaa partir da zona geográfica que o cliente se encontra.

Além disso, como a URApermite a identificação do CPF (Cadastrode Pessoas Físicas) dos clientes e a escolha do motivo do seu contato(informação, reclamação, telefone de concessionárias, elogios, sug-estões, outros assuntos), o operador já sabe, ao atender a ligação, quemé o cliente e qual é seu histórico de relacionamento com a marca. Pode,assim, atendê-lo de forma rápida e personalizada.

"Recebemos contatos de clientes em nosso SAC que, muitas vezes,são para a obtenção de informações simples, como o número de tele-fone de uma concessionária. Com a implantação do novo sistema,poderemos aperfeiçoar os fluxos internos de informação, oferecendoum atendimento sob medida", explica a executiva.

O "0800" da Citroën é divulgado em todas as peças publicitárias damarca, informando e facilitando a memorização do número do serviço.

Serviço de AtendimentoCitroën evolui e adotalinguagem mais direta eintimista

Page 3: AUTOJORNAL 16/07/2011

JORNALO LO JORNA

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte Km 06, 3600Jacarecica Maceió AL CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1970

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected] / [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoLuciano [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Diretora Administrativo-FinanceiraSilvia Sacuno

Coordenador EditorialVoney [email protected]

Diretora ComercialKaline Lages (interina)[email protected]

EditorIgor [email protected]@ojornal-al.com.brGabriel Mousinho

CM

YK

1100 33

JORNALO LO JORNA JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]ábado, 16 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Durante a semana, o FRENDZY é umveículo adaptado às necessidades profissio-nais, com uma grande tela do lado de fora,que pode divulgar mensagens com informa-ções úteis ("entrega em 5 minutos", em modoou nível de carga elétrica...) ou publicitá-rias, tanto com o veículo parado como emmovimento. Durante o fim de semana, ocarro se metamorfoseia em veículo para afamília, com um banco do passageiro con-fortável e seu grande banco traseiro. Ascrianças podem tanto assistir a um filmecomo jogar com o tablet tátil, que deslizapara fora do encosto do motorista. Elas tam-bém podem desenhar em uma "lousa", in-tegrada na porta deslizante.

Assim, o condutor adapta o seu veículoàs suas necessidades: no modo "trabalho",os retrovisores são verticais e a iluminaçãointerna é verde; no modo "família", os retro-visores giram para a posição horizontal, eo interior recebe efeitos de luz na cor laran-ja. Do lado de fora, os faróis dianteiros etraseiros piscam em cores diferentes paralembrar o modo de utilização.

Líder em veículos utilitários na Europahá 13 anos, a Renault mostra novamentecom o FRENDZY a funcionalidade, modu-laridade e multifuncionalidade que já são ca-racterísticas do Kangoo, Trafic e Master.

Do lado de dentro…

O lado do motorista tem um cockpit cria-do como uma "bancada" futurista, feita demetal líquido. Para dar movimento a esta ar-quitetura orgânica e lisa,luzes verdes emergem dopainel de bordo. Elas dãoinformações no modo "tra-balho" e remetem à cor ex-terna do veículo.

No modo "família", umaatmosfera mais aconchegan-te: as luzes verdes se tornamlaranja, revisitando um as-pecto do carro-conceito R-Space, dedicado à família.

A atmosfera de "cabana"e a simplicidade funcionaldo camping se destacam,por isso a utilização eviden-

te da madeira. Símbolo tanto de calor, comode durabilidade e atemporalidade, ela servede ligação entre os dois modos. Os bancosem couro trançado e os acessórios portáteistambém são uma alusão ao camping.

De acordo com Antoine Génin, Diretordo Design de Interiores e Cores / Materiais,"as pesquisas de materiais são focadas noscontrastes entre o industrial técnico e a sua-vidade do aconchego da família. Moderna,esta mistura entre madeira e metal reflete aestratégia de design da Renault: simples,sensual e calorosa".

Do ponto de vista prático, um teto em te-cido se adapta ao formato dos objetos vo-lumosos, ímãs permitem fixar a carga nopiso e sistemas de organização modular fa-cilitam a vida do profissional. O banco tra-seiro inteiriço é integrado ao assoalho, en-quanto que o banco do passageiro deslizapara frente para liberar espaço. Sua pratici-dade e modularidade fazem do FRENDZYum veículo perfeitamente adaptado às ati-vidades profissionais do pequeno empre-sário.

Ana Zadnik, Designer de Interiores, ex-plica: "o lado de dentro do veículo mostrasua dupla identidade - de um lado, um am-biente espaçoso, aberto e básico, pronto paraser usado com carga; do outro, um espaçopara quatro lugares de diversão e interati-vidade. Partes do painel frontal e dos pai-néis das portas são extrudados e formam su-portes, que podem fazer as vezes de recep-táculos para diversos acessórios, facilitandoa vida do usuário".

Kia Motorsanuncia crescimentode 17,4% nas vendas

globais de junho

216.106 veículos Kia vendidosglobalmente em junho; crescimento

de 17,4% em relação a igualperíodo do ano anterior

A Kia Motors Corporation anunciou seus númerosde vendas globais de carros de passageiros (exporta-ções, vendas domésticas e vendas de plantas fora daCoreia do Sul), veículos de lazer (RVs) e veículos co-merciais em junho de 2011, atingindo um total de216.106 unidades vendidas. Esse total significa cresci-mento de 17,4% sobre junho de 2010.

Em junho, a Kia obteve forte crescimento nas ven-das em relação a igual período do ano anterior emtodas as regiões: 38% na América do Norte (52.121 uni-dades vendidas), 26,6% na China (33.749 unidades),24,8% na Europa (42.422 unidades) e 10% nos merca-dos gerais, que incluem as regiões da América Centrale do Sul, Caribe, Ásia (excluindo China e Coreia),Pacífico, Oriente Médio e África (43.614 unidades), en-quanto as vendas no mercado local da Coreia dimi-nuíram 5% (42.200 unidades).

No acumulado dos seis primeiros meses de 2011,as vendas globais da Kia aumentaram 19,8% em rela-ção ao mesmo período do ano anterior, num total de1.204.117 unidades. A América do Norte obteve o maiorganho nesse período, com crescimento de 41,5%(278.199 unidades vendidas), enquanto as outras re-giões também apresentaram crescimento de dois dígi-tos no acumulado: 19% na China (203.440 unidades),17,2% na Europa (228.130 unidades), 14,8% nos mer-cados gerais (246.003 unidades), e 8,8% na Coreia(248.345 unidades).

O modelo mais vendido da Kia nos mercados doexterior no mês de junho foi o Kia Cerato, com 38.119unidades vendidas. O Kia Sportage foi o segundo mo-delo mais vendido, com 30.226 unidades, enquanto oKia Rio, o KiaSoul e o Kia Sorento vieram em segui-da, com 19.520, 18.054 e 17.886 unidades vendidas,respectivamente.

"Nossas vendas até junho, acima de 1 milhão de uni-dades, em todo o mundo, nos indicam atender a nossaprojeção de 2.345.000 veículos em 2011. No segundo se-mestre, teremos o Picanto no segmento A e o Rio nosegmento B nos showrooms de todos os mercados in-ternacionais, além de darmos início à produção doOptima em nossa nova planta industrial da Georgia",afirmou Thomas Oh, vice presidente Executivo Sêniore COO da Kia Motors Corporation.

Page 4: AUTOJORNAL 16/07/2011

44 99

JORNALO LO JORNA JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]ábado, 16 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Volkswagen promove segunda edição doGol Fest em São Paulo

Com tema "5 gerações. Amesma pai-xão", a Volkswagen do Brasil promovea 2ª edição do Gol Fest hoje (sábado),das 10h às 20h, no Sambódromo doAnhembi, em São Paulo. O evento, quetem entrada gratuita, celebra o sucessodo Gol, o automóvel mais vendido noBrasil há 24 anos consecutivos.

O Gol Fest também terá exposiçãode colecionadores com cerca de 150 veí-culos Gol, em suas cinco gerações. AEquipe Steves fará shows de acrobaciasem um Novo Gol. Serão montados espa-ços para todos os tipos de público. Asmulheres, por exemplo, terão área ex-clusiva com direito a pintura de unhasnas cores do Gol. Já as crianças contarãocom oficinas de leitura e esculturas embalões.

Brindes serão distribuídos a vencedo-res de dois jogos. Um deles, com per-guntas sobre sustentabilidade, oferecerá

uma ecobag. No outro, sobre aVolkswagen do Brasil e o Gol, um robôentregará os prêmios. E mais: ao longodo evento serão sorteados duas unida-des Novo Gol 1.0.

O Show musical que marcará o en-cerramento do evento ficará a cargo doKid Abelha, que viaja com a turnê Glitterde Principiante, antecipando os 30 anosde carreira, que serão completados noano que vem. O repertório inclui can-ções novas e diversos hits dos anos 80 emseus arranjos originais. Outra atraçãomusical do Gol Fest será o DJ Igor Cunha,que tocará ritmos variados em uma mesade som montada no porta-malas de umNovo Gol. O DJ contará com interven-ções do performer Fernandinho Beat Box.

Aentrada para o Gol Fest, para quemnão estiver conduzindo um modelo Gol,será pelo portão 30, onde o visitante faráo cadastro e receberá a pulseira de aces-

so. Também é possível se cadastrar an-tecipadamente pelo hotsite www.volks-wagen.com.br/golfest.

Um marco na indústria

Lançado em maio de 1980, o Gol es-tabeleceu vários recordes na indústriaautomobilística nacional, superando atémesmo o lendário Fusca, que totalizou3,2 milhões de unidades no País. No acu-mulado desde o seu lançamento atéjunho de 2011, foram produzidas6.604.456 unidades do Gol.

O Gol assumiu a liderança do mer-cado brasileiro em 1987 e nunca maisdeixou o posto. São 24 anos de lideran-ça ininterruptos, marca jamais conquis-tada por outro modelo disponível nomercado brasileiro. O Fusca foi o carromais vendido no país por 23 anos.

Quando chegou às concessionárias

brasileiras, em 1980, o Gol trazia motor1.3 refrigerado a ar. Ele desenvolvia 18,9quilômetros por litro de combustível à ve-locidade de 40 km/h, 18,1 km/l a 60 km/hou 15,8 km/l a 80 km/h. Além de econô-mico, o Gol era o carro com maior auto-nomia do mercado brasileiro (870 quilô-metros). Isto porque seu reservatóriotinha capacidade para 55 litros. O NovoGol (G5), que tem elementos inspiradosna sua primeira geração, reeditou estesucesso e apresenta os mesmos 55 litrosno tanque de combustível, só que agora,com motor Total Flex.

O hatch Volkswagen foi pioneiro pordiversas inovações tecnológicas que re-volucionaram a indústria, como a injeçãoeletrônica em 1989 (Gol GTI) e o primei-ro bicombustível, o Gol Total Flex (lan-çado em março de 2003). Pioneiro tam-bém no motor brasileiro 1.0 de 16V e, naseqüência, o motor turbo 1.0 de 16V.

Era uma vez... "Histórias da Boleia",novo livro da TT Editora

Com apoio da Mercedes-Benzdo Brasil, está saindo do forno maisum projeto cultural da Tudo emTransporte Editora: o livro"Histórias da Boléia". O livro traz16 histórias narradas por AntonioCarlos Padilha - que foi cami-nhoneiro, somando quase 35 anosde profissão - todas de sua auto-ria, que traçam as experiências vivi-das por um herói da estrada, comcausos inusitados, como O Ca-minhoneiro e o Lobisomem Azul, OHomem Que Não Usava Sapatos eTerezinha, a querida assombração.

São 120 páginas de histórias rica-mente ilustradas para facilitar acompreensão e o envolvimento comos fatos. Aliás, o livro contemplatambém um CD, que traz ashistórias contadas por um narrador,acompanhada de trilha sonora e ar-ranjos especiais, para embalar asviagens estrada afora.

Com tiragem inicial de três milexemplares, o livro "Histórias daBoléia" recebe incentivo da LeiRouanet e terá distribuição gratui-ta ao público de interesse. O lança-mento oficial será no próximo dia

25 de julho, data em que se comem-ora o Dia de São Cristóvão(padroeiro dos motoristas) emplena 22ª Feira do Caminhoneiro,um grande encontro de trans-portadores de carga.

Palavra dopatrocinador

Para homenagear os contadoresde estórias das estradas, e incenti-var a leitura, a Mercedes-Benz tema honra de patrocinar o livro"Histórias da Boléia", de autoria de

Antonio Carlos Padilha. "Esta obrareúne passagens muito interes-santes, emolduradas por divertidasilustrações. Histórias que ganhamainda mais vida na voz do nar-rador, no CD que acompanha olivro", diz Mario Laffitte, diretorde Comunicação da Mercedes-Benzdo Brasil. "Com essa ferramenta,buscamos colocar em evidência atradição secular de contar e ouvirestórias, incentivando a cultura evalorizando o profissional que, háanos, leva nossa estrela por todosos caminhos", complementa.

Livro assinado por Antonio Carlos Padilha vem com um CD, para que caminhoneirospossam seguir viagem embalados por histórias das estradas

Page 5: AUTOJORNAL 16/07/2011

A empresa brasileira Chamonix, especializadana fabricação de réplicas de modelos clássicos dePorsche e Shelby com mecânica simplificada, deveretornar ao mercado brasileiro no segundo semes-tre. A fabricante, fundada em 1987, encerrou suaprodução no ano passado, e foi adquirida pelo em-presário do setor de restaurações automotivas Carlos Machado. Rebatizada de Chamonix NewGeneration, a empresa pretende focar o mercado interno, com a produção de réplicas como 550Spyder e 356 Speedster. Ao longo de sua história, a Chamonix já fabricou 1.700 réplicas - 90%das quais enviadas para outros países.

A Peugeot quer romper com o passado. E o futuro tem a ver com o conceito SR1, de onde aempresa quer extrair sua nova identidade visual. O primeiro modelo a receber as linhas inspi-radas no protótipo será o hatchback compacto 208 - o substituto do 207. O modelo será apre-sentado pela primeira vez no Salão de Genebra, em 2012. A mecânica ainda não foi confirmada.

Ao perceber a dificuldade de seus vende-dores em falar do Fusion híbrido - um dosraros modelos com esta tecnologia no Brasil- a Ford resolveu lançar um programa detreinamento voltado para esta tecnologia.A primeira etapa reuniu engenheiros damarca e técnicos da rede de distribuidores,com o objetivo de garantir que os vende-dores saibam explicar o funcionamento dosistema. Um dos módulos do programa contou com a desmontagem de um Fusion híbrido, paradetalhar as especificidades mecânicas do modelo. O Fusion Hybrid é vendido por R$ 134 mil, commotor 2.5 de 193 cv em uso combinado dos propulsores a combustão e elétrico.

por Augusto Paladino

Ousadia estética

Silhueta revelada

Enquanto não faz sua estreia no Salão de Frankfurt, em se-tembro, a nova geração do Mercedes-Benz Classe B já pode servislumbrada no primeiro teaser, que mostra apenas a silhuetado monovolume. Mesmo assim, é possível notar que o mode-lo não vai mudar de categoria. O desenho será praticamente umaevolução do carro que é vendido atualmente, mais próximo doperfil do BMW X1. Na parte mecânica, são esperados novos mo-tores, mais eficientes, com potência na faixa entre 100 e 150 cv.

Kangoo do futuro

O conceito futurista Renault Frendzy será o provável subs-tituto da atual van Kangoo. O modelo, que fará sua estreia noSalão de Frankfurt, em setembro, traz no lado esquerdo umaporta suicida - que abre na direção contrária. E no direito umaporta corrediça. A intenção da fabricante é garantir que o mo-delo se preste tanto ao uso familiar como ao profissional. Omotor será elétrico e capaz de gerar 60 cv e 23 kgfm de tor-que. A velocidade máxima é de 130 km/h, de acordo com afabricante.

Ruído de comunicação

O silêncio absoluto dos carros elétricos nunca fez tanto ba-rulho. É que o NHTSA, principal órgão de segurança viáriados Estados Unidos, quer tornar obrigatório que estes mode-los sem motor a combustão emitam algum tipo de ruído. O sis-tema de som artificial seria útil para alertar os pedestres daaproximação do veículo, que até então pode passar desaperce-bido tamanho seu silêncio. A iniciativa vai ser publicada no re-gistro federal norte-americano, mas ainda não há qualquer datapara aplicação ou regulamentação.

Touro automático

Já se foi o tempo em que o câmbio manual era sinal de es-portividade latente. Pelo menos para a Lamborghini. É queseus carros agora serão equipados apenas com a caixa de mar-chas automática, em função da surpreendente baixa procura pelaopção manual. Hoje, estima-se que 98% dos Lamborghini saiamde fábrica na configuração automática. O substituto do Gallardo,programado para 2012, já deve vir somente com a opção de câm-bio automático.

Moda dos pequenos

A Lotus é a mais nova fabricante a anunciar que vai pro-duzir um minicarro. O chamado Ethos chega ao mercados nosegundo semestre de 2013 com desenho do italiano GiorgettoGiugiaro. A novidade será voltada para o mercado europeu emuito provavelmente levará sob o capô uma motorização hí-brida ou elétrica. O minicarro sofisticado vai mirar diretamen-te no Smart Fortwo, mas também quer atacar Fiat 500, MiniCooper e Aston Martin Cygnet.

Gama verde

Depois do híbrido i-MiEV, a Mitsubishi trabalha em novasversões "verdes" de seus modelos. Os próximos da lista damarca japonesa são o crossover ASX e o utilitário esportivoOutlander, que vão estrear na Nova Zelândia até 2013. Ambosdeverão ser equipados com um motor 1.6 litro a gasolina emconjunto com um propulsor elétrico. Inicialmente o plano damarca era lançar primeiro o Outlander híbrido, mas o sucessoque o ASX tem feito deve ser decisivo para que seu desenvol-vimento aconteça primeiro. A Mitsubishi espera ter oito veícu-los híbridos até 2015.

Dia de treinamento

A réplica da fênix

88 55

JORNALO LO JORNA JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Volkswagen, a maior indústriaautomotiva do País, é destaque no rankingExame Melhores & Maiores

A Volkswagen do Brasil, a maior indústria automotiva do País, é desta-que na Edição Especial da revista Exame Melhores & Maiores - As 1.000Maiores Empresas do Brasil, da Editora Abril, deste mês. A Volkswagen doBrasil é a 3ª maior empresa privada por vendas do País, sendo líder mais umavez entre as montadoras. Maior empresa alemã presente no Brasil, aVolkswagen também é a 3ª maior indústria por vendas do País, sendo a pri-meira do setor automotivo.

No ranking das 500 maiores companhias do País por volume de vendas,a Volkswagen do Brasil está em 5º lugar, sendo a primeira do setor de auto-móveis. O volume de vendas da empresa no ano passado foi de R$ 30.883milhões.

Maior exportadora do setor automotivo no Brasil, a Volkswagen figurana 16ª posição no ranking geral brasileiro de vendas externas. Em 2010, a mon-tadora registrou US$ 1.822,8 milhão em vendas para o Exterior, sendo queas exportações representaram 9,8% das comercializações da empresa.

Entre os indicadores de desempenho, a Volkswagen está em 4º lugar noranking das empresas que mais pagaram salários, com R$ 2.655 milhões dis-ponibilizados em 2010. No País, a empresa tem 23.185 empregados.

Page 6: AUTOJORNAL 16/07/2011

CM

YK

77

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011| www.ojornal-al.com.br | e-mail: [email protected]

Nova concessionária Honda em Maceió promete sacudir o mercado de duas rodasEsta semana, a entrevista do AutoJornal é com o diretor de negócios

do Grupo Aliança Motos, Williames Conserva. Ele explica o bom desem-penho da equipe de colaboradores, os planos e projetos de expansão.Além de ressaltar suas expectativas quanto ao futuro da concessionáriaem Alagoas.

Amatriz em Maceió é considerada uma das melhores concessionáriasdo Estado, tanto pelo tamanho quanto pela beleza e qualidade. Com o slo-gan "Venha fazer parte dessa Aliança você também", o diretor explica quedeseja fazer uma verdadeira aliança e os melhores negócios com os ala-goanos. Com um plano de expansão para mais 42 cidades além de Maceió,Williames Conserva garante que o sucesso será garantido. Confira a en-trevista!

AJ - Como foi a sua trajetória até chegar ao Grupo?WC - Iniciei no mundo Honda aos 19 anos, trabalhando nas conces-

sionárias Honda. Em 2000, tive a oportunidade de vir ao Grupo AliançaMotos, onde iniciei como gerente de consórcios. Sempre com comprome-timento, ousadia e criatividade, isso fez com que nosso trabalho fosse re-conhecido. Atualmente sou diretor de negócios do Grupo, onde estou háonze anos. O ano passado a Honda nos deu a oportunidade de vir paraAlagoas.

AJ - De onde vem o grupo Aliança,que é tão forte, e como surgiu emAlagoas?

WC - O Grupo Aliança Motos iniciouhá 29 anos as suas atividades. O nosso di-retor-proprietário, Eurico Filho, recebeua loja como presente do pai quando tinha23 anos, e estava recém-formado emAdministração. Na época, o negócio nãodava lucro, era a "ovelha negra da famí-lia". Ele até brincou que "presente é este?".

Mas, recém-formado e com um per-fil ousado, garra e determinação, ele co-locou como propósito fazer com que aAliança Motos se destacasse no cenáriobrasileiro. Que antes era considerada apior revenda do país, para ser uma dasmais respeitadas.

Ele chegou a Salgueiro, em Per-nambuco, com o foco de fazer com quea Aliança Motos se destacasse. Agestão dele iniciou em 1995, na época tinhaapenas uma matriz, com quatro funcionários. Hoje, o Grupo Aliança Motostem 22 lojas, uma em cada cidade, sendo a matriz na cidade de Salgueiro, emais 15 pontos de vendas na região. Eurico Filho sempre teve perseveran-ça, criatividade e ousadia para fazer com que a empresa se destacasse. E tam-bém graças ao trabalho conjunto, hoje são mais de 350 colaboradores no ser-tão de Pernambuco, a empresa cresceu.

O Grupo Aliança é referência no setor de Consórcio, já tem mais de cincoanos consecutivos que todas as campanhas nacionais e regionais, a gente ganha.Somos referência na parte de serviços. Já fomos a primeira concessionáriado Brasil na avaliação de pós venda a tirar nota de 100%. Até hoje só teveduas concessionárias a terem esta nota.

A Honda tem uma avaliação chamada "Cinco Asas", que avalia, atendi-mento, experiência, capacitação de mecânico, estrutura, enfim vários itenssão avaliados, conseguimos ter esta avaliação acima de 92%. Somos referên-cia na parte de serviços, com todos os indicadores. Na avaliação da Hondaestamos entre as 25 melhores concessionárias do Brasil. Foi esse contexto quefez a Honda ter motivos para nos dá a oportunidade de vir para Alagoas.Participamos de um processo de licitação com mais de 60 concessionárias.Hoje chegamos ao mercado de Alagoas.

AJ - Qual a expectativa do Grupo Aliança paraAlagoas?

WC - Maceió é a primeira capital que a AliançaMotos está investindo, até então estávamos em mu-nicípios menores, onde somos soberanos. Por isso,foi um desafio investir em Maceió, onde já existemoutras concessionárias Honda. Na avaliação feitapela Honda, passamos por todas as etapas.

Foram três etapas de seleção, quando o diretorda Honda, Akiama, telefonou para Eurico para-benizando-o pelo resultado, ele se emocionou, real-mente foi um reconhecimento pela excelência donosso trabalho.

Estar em Maceió é um sonho para o Grupo, poishá 29 anos fazemos um trabalho com eficiência, ex-celência acima de tudo. Por que o importante não ésó vender, mas vender com resultado bem feito, semperder mercado, ter participação ativa no mercado.

No momento, no sertão de Pernambuco tem vá-rias concessionárias de outras marcas. E, 93% das ven-

das é da marca Honda, ou seja, apenas 7% são dasoutras marcas. Ou seja, a gente consegue venderuma moto a cada 700 habitantes. Temos eficiência eexcelência, foi através dos nossos resultados positi-vos, que a Honda nos concedeu estar em Maceió. Nóscomercializamos em Pernambuco, uma moto a cada700 habitantes, queremos também ser líderes emAlagoas.

Quando Eurico veio para Maceió, resolveu cons-truir a maior concessionária de motos Honda da ci-dade. É a maior estrutura de área, são mais de 3400metros de área construída, dois pisos com mais demil metros por piso, além de área para expansão.

A Aliança Motos em Maceió foi a concessioná-ria no Brasil até hoje que inaugurou com a maior es-trutura de área. Iniciamos com quatro boxes expres-sos (serviços rápidos), oito boxes de atendimento(re-visões periódicas) e temos uma área de expansão para18 boxes. Não queremos dizer que somos a maiorconcessionária, mas queremos provar que somos a

maior e a melhor, através de atendimento, da estru-tura, de resultados. Começamos grande e queremoscrescer cada vez mais.

A missão do Grupo Aliança Motos é proporcio-nar a todos o prazer que é comprar, usar, manter umamoto Honda, através de todos os serviços que cha-mamos de satisfação plena em todas as etapas deatendimento na concessionária. Para isso, nossamaior preocupação foi com a excelência dos nossoscolaboradores. Os mecânicos de Maceió tiveram ca-pacitação de um ano e meio na matriz de Salgueiro,o primeiro passo foi esse, porque a nossa preocupa-ção é ter a melhor equipe. Nenhum mecânico aquié aprendiz, queremos ser referência em todas asáreas.

O objetivo maior de Eurico Filho é que os clien-tes se sintam privilegiados em está numa concessio-nária do Grupo Aliança Motos. Ele tem um "PadrãoEurico", bem exigente, e vale à pena, pois todos sesentem bem com esta qualidade.

AJ - Como funcionará o setor de vendas externo?WC - AAliança Motos tem estrutura interna, com

seis colaboradores para fazer os melhores negócios.Mas a nossa força sempre foi as ações externas, no mo-mento temos 35 vendedores externos, e vamos ampliareste quadro. Ao todo iniciamos com 70 profissionaissó em Maceió. Começamos com dez carros de som edesejamos ter uma frota mínima de 20 carros. EmMaceió ficaremos com 60 vendedores só em Maceió,depois iremos ampliar para o interior de Alagoas,para proporcionar a todos o prazer de comprar umamoto Honda. O nosso objetivo é fazer com que umvendedor faça parte da comunidade. AAliança Motorstem uma área de atuação nas cidades.

Nos próximos dois meses começaremos a insta-lar os pontos de vendas. O nosso slogan é "AliançaMotos, uma Honda sempre perto de você". Em breve,a Aliança Motors estará em 42 cidades do interior deAlagoas, ou seja, metade do Estado. Vamos crescer, am-pliar e oferecer também serviços, e ter sempre umponto da Aliança Motos perto do cliente.

AJ - Qual o recado que você dá ao cliente queainda está em dúvida em vir à Aliança Motos?

WC - Para aquele cliente que sonha em ter uma mo-tocicleta, que sonha em fugir do trânsito engarrafadoe ter o direito de ir e vir para atender as necessidadesdo dia-a-dia, do cotidiano, além do lazer, a motoHonda é o diferencial. A Honda realmente é a moto-

cicleta que tem um verdadeiro custo/benefício. Existemvários modelos e marcas, mas a Honda é a grande di-ferença, por isso é importante investir em um produ-to de qualidade. Quando se sonha em comprar umamoto, o primeiro pensamento que vem é: "Compraruma Honda". São três alegrias com uma motocicletaHonda: Comprar, Usar e Vender.

A Aliança Motos faz o diferencial, proporciona-mos o melhor para todos, para atender com qualida-de, com as melhores campanhas promocionais. Temosuma campanha chamada "Financiamento TurbinadoAliança". Onde o cliente compra a motocicleta, dá10% de entrada, divide o restante em 48 vezes eganha três presentes sensacionais: uma jaqueta es-portiva, um capacete e uma câmara digital (paraele revelar os melhores momentos na sua Honda).Além dessa, temos várias outras promoções.

Para aquele cliente que deseja programar a com-pra, ele pode fazer um consórcio, onde ele ganhauma camisa e um boné. Quero convidar as pessoaspara conhecer a nossa estrutura de oficina, de aten-dimento, porque aqui ele vai encontrar uma ofici-na de padrão acima para oferecer o melhor. Por issosomos uma das melhores concessionárias. "Venhafazer parte dessa Aliança você também" é o nossoslogan, queremos fazer uma aliança com os alagoa-nos, com raízes alagoanas, com a nossa loja matrizem Maceió. Com certeza temos os melhores negó-cios.

Page 7: AUTOJORNAL 16/07/2011

CM

YK

77

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011| www.ojornal-al.com.br | e-mail: [email protected]

Nova concessionária Honda em Maceió promete sacudir o mercado de duas rodasEsta semana, a entrevista do AutoJornal é com o diretor de negócios

do Grupo Aliança Motos, Williames Conserva. Ele explica o bom desem-penho da equipe de colaboradores, os planos e projetos de expansão.Além de ressaltar suas expectativas quanto ao futuro da concessionáriaem Alagoas.

Amatriz em Maceió é considerada uma das melhores concessionáriasdo Estado, tanto pelo tamanho quanto pela beleza e qualidade. Com o slo-gan "Venha fazer parte dessa Aliança você também", o diretor explica quedeseja fazer uma verdadeira aliança e os melhores negócios com os ala-goanos. Com um plano de expansão para mais 42 cidades além de Maceió,Williames Conserva garante que o sucesso será garantido. Confira a en-trevista!

AJ - Como foi a sua trajetória até chegar ao Grupo?WC - Iniciei no mundo Honda aos 19 anos, trabalhando nas conces-

sionárias Honda. Em 2000, tive a oportunidade de vir ao Grupo AliançaMotos, onde iniciei como gerente de consórcios. Sempre com comprome-timento, ousadia e criatividade, isso fez com que nosso trabalho fosse re-conhecido. Atualmente sou diretor de negócios do Grupo, onde estou háonze anos. O ano passado a Honda nos deu a oportunidade de vir paraAlagoas.

AJ - De onde vem o grupo Aliança,que é tão forte, e como surgiu emAlagoas?

WC - O Grupo Aliança Motos iniciouhá 29 anos as suas atividades. O nosso di-retor-proprietário, Eurico Filho, recebeua loja como presente do pai quando tinha23 anos, e estava recém-formado emAdministração. Na época, o negócio nãodava lucro, era a "ovelha negra da famí-lia". Ele até brincou que "presente é este?".

Mas, recém-formado e com um per-fil ousado, garra e determinação, ele co-locou como propósito fazer com que aAliança Motos se destacasse no cenáriobrasileiro. Que antes era considerada apior revenda do país, para ser uma dasmais respeitadas.

Ele chegou a Salgueiro, em Per-nambuco, com o foco de fazer com quea Aliança Motos se destacasse. Agestão dele iniciou em 1995, na época tinhaapenas uma matriz, com quatro funcionários. Hoje, o Grupo Aliança Motostem 22 lojas, uma em cada cidade, sendo a matriz na cidade de Salgueiro, emais 15 pontos de vendas na região. Eurico Filho sempre teve perseveran-ça, criatividade e ousadia para fazer com que a empresa se destacasse. E tam-bém graças ao trabalho conjunto, hoje são mais de 350 colaboradores no ser-tão de Pernambuco, a empresa cresceu.

O Grupo Aliança é referência no setor de Consórcio, já tem mais de cincoanos consecutivos que todas as campanhas nacionais e regionais, a gente ganha.Somos referência na parte de serviços. Já fomos a primeira concessionáriado Brasil na avaliação de pós venda a tirar nota de 100%. Até hoje só teveduas concessionárias a terem esta nota.

A Honda tem uma avaliação chamada "Cinco Asas", que avalia, atendi-mento, experiência, capacitação de mecânico, estrutura, enfim vários itenssão avaliados, conseguimos ter esta avaliação acima de 92%. Somos referên-cia na parte de serviços, com todos os indicadores. Na avaliação da Hondaestamos entre as 25 melhores concessionárias do Brasil. Foi esse contexto quefez a Honda ter motivos para nos dá a oportunidade de vir para Alagoas.Participamos de um processo de licitação com mais de 60 concessionárias.Hoje chegamos ao mercado de Alagoas.

AJ - Qual a expectativa do Grupo Aliança paraAlagoas?

WC - Maceió é a primeira capital que a AliançaMotos está investindo, até então estávamos em mu-nicípios menores, onde somos soberanos. Por isso,foi um desafio investir em Maceió, onde já existemoutras concessionárias Honda. Na avaliação feitapela Honda, passamos por todas as etapas.

Foram três etapas de seleção, quando o diretorda Honda, Akiama, telefonou para Eurico para-benizando-o pelo resultado, ele se emocionou, real-mente foi um reconhecimento pela excelência donosso trabalho.

Estar em Maceió é um sonho para o Grupo, poishá 29 anos fazemos um trabalho com eficiência, ex-celência acima de tudo. Por que o importante não ésó vender, mas vender com resultado bem feito, semperder mercado, ter participação ativa no mercado.

No momento, no sertão de Pernambuco tem vá-rias concessionárias de outras marcas. E, 93% das ven-

das é da marca Honda, ou seja, apenas 7% são dasoutras marcas. Ou seja, a gente consegue venderuma moto a cada 700 habitantes. Temos eficiência eexcelência, foi através dos nossos resultados positi-vos, que a Honda nos concedeu estar em Maceió. Nóscomercializamos em Pernambuco, uma moto a cada700 habitantes, queremos também ser líderes emAlagoas.

Quando Eurico veio para Maceió, resolveu cons-truir a maior concessionária de motos Honda da ci-dade. É a maior estrutura de área, são mais de 3400metros de área construída, dois pisos com mais demil metros por piso, além de área para expansão.

A Aliança Motos em Maceió foi a concessioná-ria no Brasil até hoje que inaugurou com a maior es-trutura de área. Iniciamos com quatro boxes expres-sos (serviços rápidos), oito boxes de atendimento(re-visões periódicas) e temos uma área de expansão para18 boxes. Não queremos dizer que somos a maiorconcessionária, mas queremos provar que somos a

maior e a melhor, através de atendimento, da estru-tura, de resultados. Começamos grande e queremoscrescer cada vez mais.

A missão do Grupo Aliança Motos é proporcio-nar a todos o prazer que é comprar, usar, manter umamoto Honda, através de todos os serviços que cha-mamos de satisfação plena em todas as etapas deatendimento na concessionária. Para isso, nossamaior preocupação foi com a excelência dos nossoscolaboradores. Os mecânicos de Maceió tiveram ca-pacitação de um ano e meio na matriz de Salgueiro,o primeiro passo foi esse, porque a nossa preocupa-ção é ter a melhor equipe. Nenhum mecânico aquié aprendiz, queremos ser referência em todas asáreas.

O objetivo maior de Eurico Filho é que os clien-tes se sintam privilegiados em está numa concessio-nária do Grupo Aliança Motos. Ele tem um "PadrãoEurico", bem exigente, e vale à pena, pois todos sesentem bem com esta qualidade.

AJ - Como funcionará o setor de vendas externo?WC - AAliança Motos tem estrutura interna, com

seis colaboradores para fazer os melhores negócios.Mas a nossa força sempre foi as ações externas, no mo-mento temos 35 vendedores externos, e vamos ampliareste quadro. Ao todo iniciamos com 70 profissionaissó em Maceió. Começamos com dez carros de som edesejamos ter uma frota mínima de 20 carros. EmMaceió ficaremos com 60 vendedores só em Maceió,depois iremos ampliar para o interior de Alagoas,para proporcionar a todos o prazer de comprar umamoto Honda. O nosso objetivo é fazer com que umvendedor faça parte da comunidade. AAliança Motorstem uma área de atuação nas cidades.

Nos próximos dois meses começaremos a insta-lar os pontos de vendas. O nosso slogan é "AliançaMotos, uma Honda sempre perto de você". Em breve,a Aliança Motors estará em 42 cidades do interior deAlagoas, ou seja, metade do Estado. Vamos crescer, am-pliar e oferecer também serviços, e ter sempre umponto da Aliança Motos perto do cliente.

AJ - Qual o recado que você dá ao cliente queainda está em dúvida em vir à Aliança Motos?

WC - Para aquele cliente que sonha em ter uma mo-tocicleta, que sonha em fugir do trânsito engarrafadoe ter o direito de ir e vir para atender as necessidadesdo dia-a-dia, do cotidiano, além do lazer, a motoHonda é o diferencial. A Honda realmente é a moto-

cicleta que tem um verdadeiro custo/benefício. Existemvários modelos e marcas, mas a Honda é a grande di-ferença, por isso é importante investir em um produ-to de qualidade. Quando se sonha em comprar umamoto, o primeiro pensamento que vem é: "Compraruma Honda". São três alegrias com uma motocicletaHonda: Comprar, Usar e Vender.

A Aliança Motos faz o diferencial, proporciona-mos o melhor para todos, para atender com qualida-de, com as melhores campanhas promocionais. Temosuma campanha chamada "Financiamento TurbinadoAliança". Onde o cliente compra a motocicleta, dá10% de entrada, divide o restante em 48 vezes eganha três presentes sensacionais: uma jaqueta es-portiva, um capacete e uma câmara digital (paraele revelar os melhores momentos na sua Honda).Além dessa, temos várias outras promoções.

Para aquele cliente que deseja programar a com-pra, ele pode fazer um consórcio, onde ele ganhauma camisa e um boné. Quero convidar as pessoaspara conhecer a nossa estrutura de oficina, de aten-dimento, porque aqui ele vai encontrar uma ofici-na de padrão acima para oferecer o melhor. Por issosomos uma das melhores concessionárias. "Venhafazer parte dessa Aliança você também" é o nossoslogan, queremos fazer uma aliança com os alagoa-nos, com raízes alagoanas, com a nossa loja matrizem Maceió. Com certeza temos os melhores negó-cios.

Page 8: AUTOJORNAL 16/07/2011

A empresa brasileira Chamonix, especializadana fabricação de réplicas de modelos clássicos dePorsche e Shelby com mecânica simplificada, deveretornar ao mercado brasileiro no segundo semes-tre. A fabricante, fundada em 1987, encerrou suaprodução no ano passado, e foi adquirida pelo em-presário do setor de restaurações automotivas Carlos Machado. Rebatizada de Chamonix NewGeneration, a empresa pretende focar o mercado interno, com a produção de réplicas como 550Spyder e 356 Speedster. Ao longo de sua história, a Chamonix já fabricou 1.700 réplicas - 90%das quais enviadas para outros países.

A Peugeot quer romper com o passado. E o futuro tem a ver com o conceito SR1, de onde aempresa quer extrair sua nova identidade visual. O primeiro modelo a receber as linhas inspi-radas no protótipo será o hatchback compacto 208 - o substituto do 207. O modelo será apre-sentado pela primeira vez no Salão de Genebra, em 2012. A mecânica ainda não foi confirmada.

Ao perceber a dificuldade de seus vende-dores em falar do Fusion híbrido - um dosraros modelos com esta tecnologia no Brasil- a Ford resolveu lançar um programa detreinamento voltado para esta tecnologia.A primeira etapa reuniu engenheiros damarca e técnicos da rede de distribuidores,com o objetivo de garantir que os vende-dores saibam explicar o funcionamento dosistema. Um dos módulos do programa contou com a desmontagem de um Fusion híbrido, paradetalhar as especificidades mecânicas do modelo. O Fusion Hybrid é vendido por R$ 134 mil, commotor 2.5 de 193 cv em uso combinado dos propulsores a combustão e elétrico.

por Augusto Paladino

Ousadia estética

Silhueta revelada

Enquanto não faz sua estreia no Salão de Frankfurt, em se-tembro, a nova geração do Mercedes-Benz Classe B já pode servislumbrada no primeiro teaser, que mostra apenas a silhuetado monovolume. Mesmo assim, é possível notar que o mode-lo não vai mudar de categoria. O desenho será praticamente umaevolução do carro que é vendido atualmente, mais próximo doperfil do BMW X1. Na parte mecânica, são esperados novos mo-tores, mais eficientes, com potência na faixa entre 100 e 150 cv.

Kangoo do futuro

O conceito futurista Renault Frendzy será o provável subs-tituto da atual van Kangoo. O modelo, que fará sua estreia noSalão de Frankfurt, em setembro, traz no lado esquerdo umaporta suicida - que abre na direção contrária. E no direito umaporta corrediça. A intenção da fabricante é garantir que o mo-delo se preste tanto ao uso familiar como ao profissional. Omotor será elétrico e capaz de gerar 60 cv e 23 kgfm de tor-que. A velocidade máxima é de 130 km/h, de acordo com afabricante.

Ruído de comunicação

O silêncio absoluto dos carros elétricos nunca fez tanto ba-rulho. É que o NHTSA, principal órgão de segurança viáriados Estados Unidos, quer tornar obrigatório que estes mode-los sem motor a combustão emitam algum tipo de ruído. O sis-tema de som artificial seria útil para alertar os pedestres daaproximação do veículo, que até então pode passar desaperce-bido tamanho seu silêncio. A iniciativa vai ser publicada no re-gistro federal norte-americano, mas ainda não há qualquer datapara aplicação ou regulamentação.

Touro automático

Já se foi o tempo em que o câmbio manual era sinal de es-portividade latente. Pelo menos para a Lamborghini. É queseus carros agora serão equipados apenas com a caixa de mar-chas automática, em função da surpreendente baixa procura pelaopção manual. Hoje, estima-se que 98% dos Lamborghini saiamde fábrica na configuração automática. O substituto do Gallardo,programado para 2012, já deve vir somente com a opção de câm-bio automático.

Moda dos pequenos

A Lotus é a mais nova fabricante a anunciar que vai pro-duzir um minicarro. O chamado Ethos chega ao mercados nosegundo semestre de 2013 com desenho do italiano GiorgettoGiugiaro. A novidade será voltada para o mercado europeu emuito provavelmente levará sob o capô uma motorização hí-brida ou elétrica. O minicarro sofisticado vai mirar diretamen-te no Smart Fortwo, mas também quer atacar Fiat 500, MiniCooper e Aston Martin Cygnet.

Gama verde

Depois do híbrido i-MiEV, a Mitsubishi trabalha em novasversões "verdes" de seus modelos. Os próximos da lista damarca japonesa são o crossover ASX e o utilitário esportivoOutlander, que vão estrear na Nova Zelândia até 2013. Ambosdeverão ser equipados com um motor 1.6 litro a gasolina emconjunto com um propulsor elétrico. Inicialmente o plano damarca era lançar primeiro o Outlander híbrido, mas o sucessoque o ASX tem feito deve ser decisivo para que seu desenvol-vimento aconteça primeiro. A Mitsubishi espera ter oito veícu-los híbridos até 2015.

Dia de treinamento

A réplica da fênix

88 55

JORNALO LO JORNA JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Volkswagen, a maior indústriaautomotiva do País, é destaque no rankingExame Melhores & Maiores

A Volkswagen do Brasil, a maior indústria automotiva do País, é desta-que na Edição Especial da revista Exame Melhores & Maiores - As 1.000Maiores Empresas do Brasil, da Editora Abril, deste mês. A Volkswagen doBrasil é a 3ª maior empresa privada por vendas do País, sendo líder mais umavez entre as montadoras. Maior empresa alemã presente no Brasil, aVolkswagen também é a 3ª maior indústria por vendas do País, sendo a pri-meira do setor automotivo.

No ranking das 500 maiores companhias do País por volume de vendas,a Volkswagen do Brasil está em 5º lugar, sendo a primeira do setor de auto-móveis. O volume de vendas da empresa no ano passado foi de R$ 30.883milhões.

Maior exportadora do setor automotivo no Brasil, a Volkswagen figurana 16ª posição no ranking geral brasileiro de vendas externas. Em 2010, a mon-tadora registrou US$ 1.822,8 milhão em vendas para o Exterior, sendo queas exportações representaram 9,8% das comercializações da empresa.

Entre os indicadores de desempenho, a Volkswagen está em 4º lugar noranking das empresas que mais pagaram salários, com R$ 2.655 milhões dis-ponibilizados em 2010. No País, a empresa tem 23.185 empregados.

Page 9: AUTOJORNAL 16/07/2011

44 99

JORNALO LO JORNA JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]ábado, 16 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Volkswagen promove segunda edição doGol Fest em São Paulo

Com tema "5 gerações. Amesma pai-xão", a Volkswagen do Brasil promovea 2ª edição do Gol Fest hoje (sábado),das 10h às 20h, no Sambódromo doAnhembi, em São Paulo. O evento, quetem entrada gratuita, celebra o sucessodo Gol, o automóvel mais vendido noBrasil há 24 anos consecutivos.

O Gol Fest também terá exposiçãode colecionadores com cerca de 150 veí-culos Gol, em suas cinco gerações. AEquipe Steves fará shows de acrobaciasem um Novo Gol. Serão montados espa-ços para todos os tipos de público. Asmulheres, por exemplo, terão área ex-clusiva com direito a pintura de unhasnas cores do Gol. Já as crianças contarãocom oficinas de leitura e esculturas embalões.

Brindes serão distribuídos a vencedo-res de dois jogos. Um deles, com per-guntas sobre sustentabilidade, oferecerá

uma ecobag. No outro, sobre aVolkswagen do Brasil e o Gol, um robôentregará os prêmios. E mais: ao longodo evento serão sorteados duas unida-des Novo Gol 1.0.

O Show musical que marcará o en-cerramento do evento ficará a cargo doKid Abelha, que viaja com a turnê Glitterde Principiante, antecipando os 30 anosde carreira, que serão completados noano que vem. O repertório inclui can-ções novas e diversos hits dos anos 80 emseus arranjos originais. Outra atraçãomusical do Gol Fest será o DJ Igor Cunha,que tocará ritmos variados em uma mesade som montada no porta-malas de umNovo Gol. O DJ contará com interven-ções do performer Fernandinho Beat Box.

Aentrada para o Gol Fest, para quemnão estiver conduzindo um modelo Gol,será pelo portão 30, onde o visitante faráo cadastro e receberá a pulseira de aces-

so. Também é possível se cadastrar an-tecipadamente pelo hotsite www.volks-wagen.com.br/golfest.

Um marco na indústria

Lançado em maio de 1980, o Gol es-tabeleceu vários recordes na indústriaautomobilística nacional, superando atémesmo o lendário Fusca, que totalizou3,2 milhões de unidades no País. No acu-mulado desde o seu lançamento atéjunho de 2011, foram produzidas6.604.456 unidades do Gol.

O Gol assumiu a liderança do mer-cado brasileiro em 1987 e nunca maisdeixou o posto. São 24 anos de lideran-ça ininterruptos, marca jamais conquis-tada por outro modelo disponível nomercado brasileiro. O Fusca foi o carromais vendido no país por 23 anos.

Quando chegou às concessionárias

brasileiras, em 1980, o Gol trazia motor1.3 refrigerado a ar. Ele desenvolvia 18,9quilômetros por litro de combustível à ve-locidade de 40 km/h, 18,1 km/l a 60 km/hou 15,8 km/l a 80 km/h. Além de econô-mico, o Gol era o carro com maior auto-nomia do mercado brasileiro (870 quilô-metros). Isto porque seu reservatóriotinha capacidade para 55 litros. O NovoGol (G5), que tem elementos inspiradosna sua primeira geração, reeditou estesucesso e apresenta os mesmos 55 litrosno tanque de combustível, só que agora,com motor Total Flex.

O hatch Volkswagen foi pioneiro pordiversas inovações tecnológicas que re-volucionaram a indústria, como a injeçãoeletrônica em 1989 (Gol GTI) e o primei-ro bicombustível, o Gol Total Flex (lan-çado em março de 2003). Pioneiro tam-bém no motor brasileiro 1.0 de 16V e, naseqüência, o motor turbo 1.0 de 16V.

Era uma vez... "Histórias da Boleia",novo livro da TT Editora

Com apoio da Mercedes-Benzdo Brasil, está saindo do forno maisum projeto cultural da Tudo emTransporte Editora: o livro"Histórias da Boléia". O livro traz16 histórias narradas por AntonioCarlos Padilha - que foi cami-nhoneiro, somando quase 35 anosde profissão - todas de sua auto-ria, que traçam as experiências vivi-das por um herói da estrada, comcausos inusitados, como O Ca-minhoneiro e o Lobisomem Azul, OHomem Que Não Usava Sapatos eTerezinha, a querida assombração.

São 120 páginas de histórias rica-mente ilustradas para facilitar acompreensão e o envolvimento comos fatos. Aliás, o livro contemplatambém um CD, que traz ashistórias contadas por um narrador,acompanhada de trilha sonora e ar-ranjos especiais, para embalar asviagens estrada afora.

Com tiragem inicial de três milexemplares, o livro "Histórias daBoléia" recebe incentivo da LeiRouanet e terá distribuição gratui-ta ao público de interesse. O lança-mento oficial será no próximo dia

25 de julho, data em que se comem-ora o Dia de São Cristóvão(padroeiro dos motoristas) emplena 22ª Feira do Caminhoneiro,um grande encontro de trans-portadores de carga.

Palavra dopatrocinador

Para homenagear os contadoresde estórias das estradas, e incenti-var a leitura, a Mercedes-Benz tema honra de patrocinar o livro"Histórias da Boléia", de autoria de

Antonio Carlos Padilha. "Esta obrareúne passagens muito interes-santes, emolduradas por divertidasilustrações. Histórias que ganhamainda mais vida na voz do nar-rador, no CD que acompanha olivro", diz Mario Laffitte, diretorde Comunicação da Mercedes-Benzdo Brasil. "Com essa ferramenta,buscamos colocar em evidência atradição secular de contar e ouvirestórias, incentivando a cultura evalorizando o profissional que, háanos, leva nossa estrela por todosos caminhos", complementa.

Livro assinado por Antonio Carlos Padilha vem com um CD, para que caminhoneirospossam seguir viagem embalados por histórias das estradas

Page 10: AUTOJORNAL 16/07/2011

JORNALO LO JORNA

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte Km 06, 3600Jacarecica Maceió AL CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1970

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected] / [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoLuciano [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Diretora Administrativo-FinanceiraSilvia Sacuno

Coordenador EditorialVoney [email protected]

Diretora ComercialKaline Lages (interina)[email protected]

EditorIgor [email protected]@ojornal-al.com.brGabriel Mousinho

CM

YK

1100 33

JORNALO LO JORNA JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]ábado, 16 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Durante a semana, o FRENDZY é umveículo adaptado às necessidades profissio-nais, com uma grande tela do lado de fora,que pode divulgar mensagens com informa-ções úteis ("entrega em 5 minutos", em modoou nível de carga elétrica...) ou publicitá-rias, tanto com o veículo parado como emmovimento. Durante o fim de semana, ocarro se metamorfoseia em veículo para afamília, com um banco do passageiro con-fortável e seu grande banco traseiro. Ascrianças podem tanto assistir a um filmecomo jogar com o tablet tátil, que deslizapara fora do encosto do motorista. Elas tam-bém podem desenhar em uma "lousa", in-tegrada na porta deslizante.

Assim, o condutor adapta o seu veículoàs suas necessidades: no modo "trabalho",os retrovisores são verticais e a iluminaçãointerna é verde; no modo "família", os retro-visores giram para a posição horizontal, eo interior recebe efeitos de luz na cor laran-ja. Do lado de fora, os faróis dianteiros etraseiros piscam em cores diferentes paralembrar o modo de utilização.

Líder em veículos utilitários na Europahá 13 anos, a Renault mostra novamentecom o FRENDZY a funcionalidade, modu-laridade e multifuncionalidade que já são ca-racterísticas do Kangoo, Trafic e Master.

Do lado de dentro…

O lado do motorista tem um cockpit cria-do como uma "bancada" futurista, feita demetal líquido. Para dar movimento a esta ar-quitetura orgânica e lisa,luzes verdes emergem dopainel de bordo. Elas dãoinformações no modo "tra-balho" e remetem à cor ex-terna do veículo.

No modo "família", umaatmosfera mais aconchegan-te: as luzes verdes se tornamlaranja, revisitando um as-pecto do carro-conceito R-Space, dedicado à família.

A atmosfera de "cabana"e a simplicidade funcionaldo camping se destacam,por isso a utilização eviden-

te da madeira. Símbolo tanto de calor, comode durabilidade e atemporalidade, ela servede ligação entre os dois modos. Os bancosem couro trançado e os acessórios portáteistambém são uma alusão ao camping.

De acordo com Antoine Génin, Diretordo Design de Interiores e Cores / Materiais,"as pesquisas de materiais são focadas noscontrastes entre o industrial técnico e a sua-vidade do aconchego da família. Moderna,esta mistura entre madeira e metal reflete aestratégia de design da Renault: simples,sensual e calorosa".

Do ponto de vista prático, um teto em te-cido se adapta ao formato dos objetos vo-lumosos, ímãs permitem fixar a carga nopiso e sistemas de organização modular fa-cilitam a vida do profissional. O banco tra-seiro inteiriço é integrado ao assoalho, en-quanto que o banco do passageiro deslizapara frente para liberar espaço. Sua pratici-dade e modularidade fazem do FRENDZYum veículo perfeitamente adaptado às ati-vidades profissionais do pequeno empre-sário.

Ana Zadnik, Designer de Interiores, ex-plica: "o lado de dentro do veículo mostrasua dupla identidade - de um lado, um am-biente espaçoso, aberto e básico, pronto paraser usado com carga; do outro, um espaçopara quatro lugares de diversão e interati-vidade. Partes do painel frontal e dos pai-néis das portas são extrudados e formam su-portes, que podem fazer as vezes de recep-táculos para diversos acessórios, facilitandoa vida do usuário".

Kia Motorsanuncia crescimentode 17,4% nas vendas

globais de junho

216.106 veículos Kia vendidosglobalmente em junho; crescimento

de 17,4% em relação a igualperíodo do ano anterior

A Kia Motors Corporation anunciou seus númerosde vendas globais de carros de passageiros (exporta-ções, vendas domésticas e vendas de plantas fora daCoreia do Sul), veículos de lazer (RVs) e veículos co-merciais em junho de 2011, atingindo um total de216.106 unidades vendidas. Esse total significa cresci-mento de 17,4% sobre junho de 2010.

Em junho, a Kia obteve forte crescimento nas ven-das em relação a igual período do ano anterior emtodas as regiões: 38% na América do Norte (52.121 uni-dades vendidas), 26,6% na China (33.749 unidades),24,8% na Europa (42.422 unidades) e 10% nos merca-dos gerais, que incluem as regiões da América Centrale do Sul, Caribe, Ásia (excluindo China e Coreia),Pacífico, Oriente Médio e África (43.614 unidades), en-quanto as vendas no mercado local da Coreia dimi-nuíram 5% (42.200 unidades).

No acumulado dos seis primeiros meses de 2011,as vendas globais da Kia aumentaram 19,8% em rela-ção ao mesmo período do ano anterior, num total de1.204.117 unidades. A América do Norte obteve o maiorganho nesse período, com crescimento de 41,5%(278.199 unidades vendidas), enquanto as outras re-giões também apresentaram crescimento de dois dígi-tos no acumulado: 19% na China (203.440 unidades),17,2% na Europa (228.130 unidades), 14,8% nos mer-cados gerais (246.003 unidades), e 8,8% na Coreia(248.345 unidades).

O modelo mais vendido da Kia nos mercados doexterior no mês de junho foi o Kia Cerato, com 38.119unidades vendidas. O Kia Sportage foi o segundo mo-delo mais vendido, com 30.226 unidades, enquanto oKia Rio, o KiaSoul e o Kia Sorento vieram em segui-da, com 19.520, 18.054 e 17.886 unidades vendidas,respectivamente.

"Nossas vendas até junho, acima de 1 milhão de uni-dades, em todo o mundo, nos indicam atender a nossaprojeção de 2.345.000 veículos em 2011. No segundo se-mestre, teremos o Picanto no segmento A e o Rio nosegmento B nos showrooms de todos os mercados in-ternacionais, além de darmos início à produção doOptima em nossa nova planta industrial da Georgia",afirmou Thomas Oh, vice presidente Executivo Sêniore COO da Kia Motors Corporation.

Page 11: AUTOJORNAL 16/07/2011

CM

YK

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected] 1111

RENAULT FRENDZY: PARA TRABALHAR OU

CURTIR A VIDA COM A FAMÍLIA - É VOCÊ QUEM DECIDE!!!FRENDZY, um colega que vale por dois

A Renault está apresentando um veículo comdupla personalidade. Hoje em dia, a vida profis-sional e a vida pessoal estão intimamente ligadase o condutor transita o tempo todo entre um uni-verso e outro. O FRENDZY chegou para fazer opapel de colega facilitador.

"O FRENDZY é uma superferramenta, quereflete uma forte tendência: a necessidade de serflexível e multifuncional. Eficaz e moderno parao trabalho, esportivo e aconchegante com a famí-lia." - Axel Breun - Diretor do Design de Carros-Conceito e Show Cars.

Do lado de fora...

Do lado do passageiro,em vez de coluna cen-tral, uma porta"clássica" euma porta

lateral deslizante, com uma grande tela de 37 po-legadas integrada - é o universo do trabalho. Dolado do motorista, também não há coluna central,mas sim duas portas envidraçadas antagonistas:é o universo da família. Nestes dois universos,garantia de facilidade de carga e acesso ao veícu-lo!

Como explica Deyan Denkov, Designer deExteriores, "desenvolver uma carroceria assimé-trica era o meio mais lógico de expressar a duplautilização do veículo. Desde o início, eu queria melibertar do design tradicional dos veículos utili-

tários e, desta forma, mostrar que estes veículospodem ser mais emocionais, dinâmicos e atraen-tes. Eu me inspirei em diversas fontes, como ados aviões de formatos inusitados, como o AirbusBeluga e o Antonov 224".

Buscando oferecer um atendimento ainda mais diferenciado e ex-clusivo, a Citroën acaba de evoluir seu Serviço de Atendimento aoCliente (SAC), tornando-o mais prático, moderno e simpático. Agora,quem liga para o call center da marca (0800-011-8088) encontra deforma clara e rápida o encaminhamento para suas necessidades e ques-tionamentos (ou, em casos específicos, é imediatamente direcionadopara um setor que possa ajudá-lo).

Por meio do início de operação de uma Unidade de Resposta AudívelInteligente (URA), a marca dá continuidade a sua filosofia de atendi-mento personalizado e diferenciado, tão valorizada por sua clientela.

"O novo sistema foi totalmente baseado nas reais necessidades denossos clientes, que buscam um serviço ágil e preciso, mas sem abrirmão da exclusividade", afirma Raquel Pina, Gerente de Promoções eRelacionamento com Clientes.

Bonjour, bienvenu a Citroën...

Com uma aprazível trilha sonora e um "clima francês" (a primeirasaudação é feita com um simpático "bom dia, bem-vindo a Citroën",em francês), o novo sistema se aproxima do cliente com uma linguagemmais intimista, melhorando a comunicabilidade e a qualidade de atendi-mento. Além disso, o novo SAC tira a "robotização" dos atendimentoseletrônicos convencionais.

Agora, por exemplo, pode-se saber o telefone da concessionáriamais próxima por meio da digitação do CEP (Código de EndereçamentoPostal) de onde se encontra, já que o sistema faz uma busca instantâneaa partir da zona geográfica que o cliente se encontra.

Além disso, como a URApermite a identificação do CPF (Cadastrode Pessoas Físicas) dos clientes e a escolha do motivo do seu contato(informação, reclamação, telefone de concessionárias, elogios, sug-estões, outros assuntos), o operador já sabe, ao atender a ligação, quemé o cliente e qual é seu histórico de relacionamento com a marca. Pode,assim, atendê-lo de forma rápida e personalizada.

"Recebemos contatos de clientes em nosso SAC que, muitas vezes,são para a obtenção de informações simples, como o número de tele-fone de uma concessionária. Com a implantação do novo sistema,poderemos aperfeiçoar os fluxos internos de informação, oferecendoum atendimento sob medida", explica a executiva.

O "0800" da Citroën é divulgado em todas as peças publicitárias damarca, informando e facilitando a memorização do número do serviço.

Serviço de AtendimentoCitroën evolui e adotalinguagem mais direta eintimista

Page 12: AUTOJORNAL 16/07/2011

Volkswagen do Brasil promove a 2ª

edição do Gol Fest

CM

YK

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 16 de julho de 2011|| wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Maceió, sábado, 16 de julho de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]

Página 2

Páginas 6 e 7

Página 4

Williames Conserva fala sobre a chegada da Aliança Motos ao mercado alagoano

A RENAULT ANTECIPA O FUTURO COM O

LANÇAMENTO DO FRENDZY