autojornal 19/06/2010

20
A entrevista é com o empresário Sérgio Neves Baptista diretor da SEGSAT Maceió, sábado, 19 de junho de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] ou [email protected] Página 2 Página 2 Fotos: [email protected] Audi RS 5 agressividade no torque com uma aparência sublime. Novidades na linha 2011 da Fiat

Upload: eduardo-vasconcelos

Post on 05-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

AUTOJORNAL 19/06/2010

TRANSCRIPT

Page 1: AUTOJORNAL 19/06/2010

A entrevista é com o empresário Sérgio Neves Baptista diretor da SEGSAT

Maceió, sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] ou [email protected]

Página 2Página 2

Fo

tos: ig

or93279039@

ho

tmail.co

m

Audi RS 5 agressividade notorque com uma aparência sublime.

Novidades nalinha 2011 da Fiat

Page 2: AUTOJORNAL 19/06/2010

22

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] F

oto

s: Igo

r PereiraO Pequeno notavel da

SuzukiO Pequeno notavel daSuzukiO Pequeno notável daSuzukiO Pequeno notável daSuzuki

versátil, enfrenta desafiosoff-road, é um carro bom detrilha com economia e diversão

Page 3: AUTOJORNAL 19/06/2010

33

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junhode 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Fotos: igor93279039@hotm

ail.com

JORNALO LO JORNA

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600,Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1970

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected] / [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoPetronio [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Editores Igor [email protected]@ojornal-al.com.brGabriel [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

Colaboradora editorialJakeline Siqueira

O novo carro da Suzuki, o Jimny, ésinônimo de versatilidade, além de serbom de trilha, o veículo traz a marcade aventureiro e, já é consagrado pelosfãs de off-road, mas também garanteagilidade no asfalto. O Jimny é o se-gundo produto da Suzuki no segmen-to dos 4x4, no Brasil. O modelo já foicomercializado durante a primeira pas-sagem da Suzuki no país, mesmo assimé um SUV compacto pouco conheci-do por aqui. Equipado com um motor1.3 16V a gasolina com comando deválvulas variável, o carro desenvolve84 cv e possui um torque de 11,2 mkgf.

Mas, a grande vocação doJimny está em ser um fora-de-estrada.A boa altura livre em relação ao soloe os ângulos de ataque e saída - 37º e46º respectivamente - foram projeta-dos para encarar as trilhas. Segundo aSuzuki, a tração nas quatro rodas podeser acionada a uma velocidade de até100 km/h e o motorista ainda pode usaro auxílio da reduzida para transpordescidas íngremes. Nos itens de série,existem as barras de proteção laterais,freios a disco na dianteira e assistên-cia de frenagem (BAS), ar-condiciona-do, direção hidráulica e trio elétrico.

Page 4: AUTOJORNAL 19/06/2010

JORNALO LO JORNAFo

tos:

igor

9327

9039

@ho

tmai

l.com

44 Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

O Jimny é um carro bom de trilhae de diversão, e, o melhor, muitoeconômico, segundo o gerente com-ercial da Suzuki, Charles Cabral, comapenas um litro de combustível ocarro percorre de 16 a 17 quilômetros.Mesmo com um tamanho compacto,o carro tem bastante espaço paraguardar objetos, e um design bastanteatrativo. Forte, o Jimny enfrenta lamaspesadas, ambientes íngremes comoladeiras, e, o interessante, o veículotem uma diferença fundamental, osistema de freios é bastante protegi-do, e tem uma durabilidade muitogrande das pastilhas.

Outro diferencial é que todo omotor do Jimny é de alumínio e o mo-torista tem o máximo de potência àdisposição. O Jimny consegue se en-caixar em lugares pequenos, sendoum grande carro nas estradas. Essasqualidades do veículo garantem aosque gostam de aventura um carropronto para novos desafios, e tam-bém tem conforto e agilidade nacidade. É um carro para enfrentarqualquer tipo de desafios, e chegoupara conquistar os apaixonados quegostam de off-road mas não dispen-sam a beleza e a qualidade que seprocura num ótimo carro.

Page 5: AUTOJORNAL 19/06/2010

55

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010|| wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

NÃODEIXE SUASEGURANÇATIRAR FÉRIAS*Cirilo Moscatelli

A chegada de julho é motivo de comemo-ração para muitos brasileiros, que terão o tão es-perado momento de descanso proporcionadopelas férias. Para quem está programando via-jar de carro fica uma pergunta: como está o sis-tema de iluminação do seu automóvel? Muitasvezes esquecido ou tido apenas como item deestética, os componentes que geram luz em umcarro são, na verdade, itens de segurança emerecem atenção especial nesse período doano.

Fazer a revisão completa de lâmpadas, fiaçãoe regulagem dos faróis é essencial para quemdeseja aproveitar ao máximo as férias sem cor-rer riscos nas rodovias. Mais do que isso, semoferecer risco às demais pessoas, já que asestradas são vias públicas. Destaco que essaprática é simples, barata e garante as condiçõesde dirigibilidade exigidas para um passeio tran-quilo, principalmente em condições adversascomo chuva e neblina.

Para verificar o funcionamento das lâm-padas você pode ir até uma oficina mecânica ourealizar alguns procedimentos básicos em casa,algo que aconselho ser feito periodicamente.Contudo, acredito que no período das fériasvale procurar a ajuda de um profissional, prin-cipalmente se o motorista não tem o costumede avaliar a iluminação do carro por contaprópria. Entre algumas das vantagens dessa in-dicação, está o fato de que se algo estiver erra-do é possível realizar substituições ou regula-gens de forma imediata.

Caso precise efetuar a troca de lâmpadas,procure por produtos de marcas que respeitamàs normas de segurança e possuam certifica-dos de qualidade. Esse cuidado evita o uso deitens que geram insegurança no seu carro, poisé isso que acontece quando uma lâmpada depouca qualidade é instalada em um veículo.Além da quantidade correta de luz, os produ-tos certificados passaram por testes rigorosos emlaboratórios e não geram efeitos negativos comoofuscamento ou queima precoce.

Arrume as malas e ponha o pé na estrada,mas tome todas as precauções para não tornarsuas férias um pesadelo. Lembre-se: os deta-lhes fazem a diferença e quando o assunto é se-gurança a regra não é diferente.

Page 6: AUTOJORNAL 19/06/2010

66

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010|| wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

De veículo pioneiro para campeão devendas. Em apenas onze anos, um mi-lhão de modelos BMW X5 foram vendi-dos. A edição de aniversário, um BMWX5 xDrive35i preto safira metálico comacabamentos em couro Nevada na cormarrom canela, saiu hoje da linha de mon-tagem na fábrica da BMW emSpartanburg/Carolina do Sul e logo seráentregue a um cliente na China. Alcançaruma produção de sete dígitos é mais ummarco na história de sucesso do primei-ro SAV (Sports Activity Vehicle). Quandoele estreou em 1999, o BMW X5 com tra-ção nas quatro rodas era o primeiro veí-culo de sua categoria. Desde então, o con-ceito de combinar um dinamismo supe-rior no asfalto com uma tração incrível emterreno offroad tem sido um sucesso emtodo o mundo, e ao mesmo tempo vemgerando impulsos cruciais para o portfó-lio de modelos BMW. Com a família de

modelos BMW X, que neste período cres-ceu e agora conta com um total de qua-tro membros, a empresa registrou umcontínuo crescimento das vendas, algoúnico entre os fabricantes de veículoscomparáveis.

O BMW X5 continua sendo o símbo-lo e o inovador mais importante para osucesso do conceito SAV. O espaçoso carrode cinco portas oferece até sete assentos,seu inteligente sistema BMW xDrive detração nas quatro rodas garante uma in-crível aceleração tanto no asfalto quantoem terreno offroad. A tecnologia de tra-ção nas quatro rodas permanente e ele-tronicamente controlada distribui a forçaentre as rodas dianteiras e traseiras deforma variável de acordo com cada situa-ção específica. Além disso, um ambienteinterno luxuoso e uma ampla gama de op-ções de inovadores sistemas de assistên-cia ao motorista contribuem para a ma-

nifestação característica do prazer de di-rigir tão típica de um BMW.

Além disso, numerosos prêmios con-firmam a notável qualidade do produtoem termos de design, prazer de dirigir, se-gurança e confiabilidade. Em 2007, oBMW X5 recebeu, entre outros, o prêmiode design "autonis", concedido pela pu-blicação especializada "auto motor undsport" para o design mais atraente, assimcomo a premiação Gold do estudo J.D.Power sobre satisfação dos clientes naAmérica do Norte. O Instituto Americanopara Segurança em Auto-estradas (IIHS)considerou este SAV como a "MelhorEscolha em Segurança" por seu compor-tamento exemplar no teste de impactotanto em 2007 quanto em 2008. Umaprova atual da excepcional confiabilida-de do veículo foi dada pelas mais recen-tes estatísticas publicadas pelo maior au-tomóvel clube da Europa, o ADAC, nas

quais o BMW X5 aparece em segundolugar atrás do BMW X3 na categoria deveículos para todo tipo de terreno.

Novamente em 2010, o BMW X5 émais do que nunca um modelo e umareferência em sua categoria em termosde dinamismo de condução, eficiência,variabilidade, qualidade premium e segu-rança. Com um design ligeiramente mo-dificado, um conjunto de motores total-mente revisados e equipamentos adicio-nais inovadores, ele continua a ampliarsua liderança em relação aos concorren-tes. Suas qualidades pioneiras incluemuma eficiência notável e sem igual nestesegmento particular. Um exemplo clarodisto é o BMW X5 xDrive30d, que é equi-pado com um motor a diesel de seis ci-lindros em linha e potência de 180 kW/245bhp e exibe um consumo médio de com-bustível de 7,4 l/100 km no ciclo de testeEU.

BMW X5: um tipo especial de prazer dedirigir multiplicado por um milhão.

Page 7: AUTOJORNAL 19/06/2010

77

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 8: AUTOJORNAL 19/06/2010

O Suzuki Swift acaba de receber umbanho de loja na Europa. As mudanças noexterior são discretas em relação à versãovendida atualmente eincluem as pontas docapô e os faróis. Omodelo dispõe de doispropulsores: um agasolina de 1.2 litrocom 94 cv e 12,03 kgfmde torque e outro tur-bodiesel 1.3 de 75 cvque, segundo a marca,chega a fazer 26,9 km/l.Como há plano dos

representantes da Suzuki de voltar a vendero compacto por aqui, ele deve ser exibido noSalão de São Paulo, em outubro.

88

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

por Augusto Paladino

Novatonas ruas

Charme discreto

O Porsche Cayenne 2011 já chegou aoBrasil de cara nova. As versões S e Turbodo SUV de luxo foram as primeiras a de-sembarcar e custam R$ 379 mil e R$ 555 mil,respectivamente. Responsável por 60% dasvendas da marca alemã no Brasil, o Cayenneganhou 15 cv na versão S, que agora de-

senvolve 400 cv a partir de seu motor V8 de4.8 litros. Já a versão Turbo mantém seupropulsor V8 biturbo capaz de gerar 500 cv.Para o Salão de São Paulo, a Porsche prometetrazer a versão S Hybrid, equipada com mo-tores V6 e elétrico. Esta versão pode até sercomercializada futuramente no Brasil.

Começar de novo

A recuperação da Saab parece estar indo bem, após ter sidovendida oficialmente para a holandesa Spyker. Ainda mais de-pois do acordo que fez com a BMW para a produção de um mo-delo compacto, baseado no Saab 9-2, produzido entre 1949 e1956. A marca alemã vai contribuir com motores, transmissão eplataforma. O acordo ainda poderá se estender a um motor adiesel para impulsionar o crossover 9-4X, que começa a ser fa-bricado em abril de 2011.

Pimentinha ainda sem nome

ABMW confirmou a produção de uma versão preparada pelaMotorsport, divisão esportiva da marca, para a variante cupê doSérie 1. Mas, contrariando a tradição, o modelo não vai se chamarM1, por esse ser o nome de um esportivo já feito pela marca nofim dos anos 70. O propulsor usado deve ser uma variação maispotente do 3.0 litros de seis cilindros em linha - já usado no 135Ci-, que geraria cerca de 400 cv. A apresentação oficial do esporti-vo deve acontecer no Salão de Paris, em setembro.

Nas rodas do passado

Os nostálgicos de plantão têm mais uma opção. A EditoraAlaúde acaba de lançar o livro "Karmann-Ghia - O Design QueVirou História". Aobra, escrita pelo médico Paulo Cesar Sandler,relata a trajetória do modelo que conquistou o mercado brasileirocom linhas esportivas e preço de carro de passeio. Fabricadoapenas no Brasil e na Alemanha a partir da plataforma do Fusca,o cupê da Volkswagen foi produzido por 19 anos e teve mais de400 mil unidades comercializadas. O livro tem preço sugeridode R$ 52,50.

Olho no lance

Em tempos de Copa, tevê digital portátil virou objeto de de-sejo. Daí a Unicoba lançar um navegador com receptor de sinaldigital. O GPS Apontador Slimway TV tem tela de 5 polegadas,procura automática de canais e guia eletrônico de tevê, denom-inado EPG, que promete acesso a informações sobre a grade deprogramação: horário de programas, tempo de duração, nome,descrição, gênero e classificação etária. O aparelho custa R$ 699.

Page 9: AUTOJORNAL 19/06/2010

99

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 10: AUTOJORNAL 19/06/2010

1100 Sábado, 19 de junho de 2010| www.ojornalweb.

Sérgio Baptista com o mais novo rastreado lançado pela SEGSAT

Sérgio Baptista ao centro com sua equipe da SEGSAT

O AUTOJORNAL desta semanaentrevistou o diretor da SEGSAT,uma empresa que tem dois produtosinéditos de rastreamento, o rastreadorGPS e o rastreador RS. O empresárioSérgio Neves Baptista. Na entrevista,ele fala um pouco da sua história pes-soal, e como os novos produtos irãorevolucionar o mercado automotivo,principalmente para evitar roubos efurtos de veículos. A partir desta se-mana, os proprietários de veículosem Alagoas, já podem contar com osprodutos no mercado automotivo,com preço acessível e alta tecnolo-gia. Vale a pena conferir a entrevista.

AJ - Como você iniciou sua vidaprofissional?

SB - Tenho 37 anos, sou pernam-bucano, da cidade de Recife. Minhavida profissional começou muitocedo, porque me casei com 18 anose fui pai aos 19 anos. Como as coisasaconteceram muito rápido, eu tiveque buscar o sustento da minhafamília. Meu primeiro negócio foiuma boutique de carne. Com poucodinheiro que eu tinha na época, euma dedicação muito forte, a em-

presa cresceu, evoluiu e eu a trans-formei numa distribuidora frigorífi-ca. Com cinco anos, a empresa fatu-rava em torno de um milhão por mês,e já contava com mais de cem fun-cionários. Na época, o meu sóciocomprou a minha parte na empresa,e eu fui tentar enxergar o mercado,observar quais as opções de investi-mento. Tenho um sangue em-preendedor correndo em minhasveias, e enxerguei essa nova opção,o mercado de rastreamento de veícu-los.

AJ - Como surgiu a SegSat e quaisos principais marcos na sua história?

SB - No final de 1999, eu monteia empresa SegSat em um escritório,e a empresa cresceu e evoluiu. Já fazdez anos, que focamos os produtosem rastreamento de cargas. O obje-tivo é monitorar a carga para garan-tir ao cliente que a carga ia sair e iachegar ao destino de forma segura.O Brasil tem um volume muitogrande de roubo de cargas. Só parater uma idéia, no ano de 2009, tive-mos mais de um bilhão de reais emprejuízos de cargas roubadas no país.

Com o passar do tepresa evoluiu e eu percebguradoras tinham ummuito grande, como o rcapes, e a situação estavdo para as seguradorasum mercado inviável. Elmuito o preço do segucom que este mercado qtinguisse. A partir destadesenvolvemos uma solutreador mais acessível pradoras. E eles começarpara fazer o seguro das po proprietário colocasserastreador, em contrapdavam 30% de descontogurado. Ou seja, em váriomais barato fazer o segurcom o nosso rastreador o rastreador. Então, instade seis mil equipamentodas seguradoras.

Em 2007, a empresfocar muito no mercadDiferente do que existe no nosso foco foi gerar ree receita para o empresádos softwares que nós d

mos qudar irápidadadeiresse possacisõesconseatamepara eestá cmais cpor ex

AJsistem

SBsistemque nóos nofrotisttambécado

"A SEGSAT tem como opara dar mais tranqüilid

Page 11: AUTOJORNAL 19/06/2010

1111

JORNALO LO JORNA

[email protected]

físicas. No mercado frotista, o foco égerar receita para esse empresárioatravés do controle das informaçõese do controle desta frota possa con-hecer o que se passa com seu veícu-lo.

AJ - Detalhadamente quais seri-am os benefícios deste equipamento?

SB - O empresário observa que,com a instalação desse equipamen-to, ele tem uma redução drástica doconsumo de combustível, pagamen-to de horas extras, redução dos cus-tos de manutenção do veículo compneus e óleo lubrificante. Enfim, oequipamento mais do que se paga. Sepaga e sobra dinheiro para o em-presário, além de ele ter todo o con-trole e eficiência na prestação deserviços com sua frota, vai ter umaproveitamento bem melhor do seuveículo.

AJ - A SegSat atua em quantasregiões no Brasil?

SB - Comercialmente atuamos emtoda a região Nordeste, do Ceará atéa Bahia. Estamos entrando no mer-cado alagoano esta semana, no seg-mento de varejo e no segmento fro-tista com o lançamento do novo pro-duto.

AJ - Entre seus clientes, quais osque se destacam como referenciais nautilização do seu produto?

SB - Temos muitos clientes fro-tistas, como a Rede Globo Nordeste,a rede Globo Ceará, o Grupo EdsonQueiroz, Águas Indaiá, a empresaEsmaltec, Ferreira Costa, a Petrobrás,a Vale do Rio Doce, a Nacional GásButano entre outras de grande ex-pressividade, temos uma carteirabastante forte nesse segmento fro-tista.

AJ - Você está lançando o sistemaRS, este sistema foi lançado tambémem outros Estados?

SB - Nós lançamos simultanea-mente em Alagoas, Recife, Salvador,Aracaju e estamos lançando emtodas as capitais nordestinas. É um

produto que a gente acredita que vaimudar muito o mercado de rastrea-mento no Brasil, começando peloNordeste, porque ele possibilita aqualquer proprietário de veículo aequipar seu carro com rastreador eassim proteger seu veículo contraroubos e furtos.

AJ - Qual o diferencial deste novoproduto?

SB - É o preço, é a alta tecnologia,é um equipamento muito acessível.O proprietário paga apenas R$ 29reais mensais, ou seja, ele é umequipamento completamenteacessível a qualquer proprietário deveículo.

AJ - A partir de quando o pro-duto estará disponível em Alagoas?

SB - Apartir desta semana. O pro-duto pode ser encontrado através denossa central telefônica. O clienteliga para o nosso 0800 - 7262066 eentra em contato com o nosso atendi-mento. A partir daí, a gente faz umcontrato de prestação de serviços,onde o cliente paga o valor mensalde R$ 29,00 reais, e também pagauma única taxa de mão de obra paraa instalação do equipamento noveículo, uma taxa de R$ 50,00 umaúnica vez. Apartir de então, o clientepassa a contar com uma central deoperações que funciona 24 horas,durante os sete dias da semana. Casoo veículo seja roubado ou furtado, ocliente aciona a central de operaçõese a gente vai promover todo oprocesso de resgate e devolução doveículo.

AJ - Qual a diferença desse sis-tema para o GPS?

SB - O sistema GPS utiliza ossatélites para localização do veículoe a telefonia celular para transmitiressas informações de localização. Eleé um equipamento que permite aocliente localizar seu veículo pela in-ternet ou pelo celular, também per-mite estabelecer controles de veloci-dade e região de circulação do veícu-

lo. É um equipamento que além depromover segurança, previne aci-dentes ou detecta previamente umasituação de risco. No caso do ras-treador RS, é um equipamento foca-do apenas e exclusivamente no res-gate de veículos roubados ou furta-dos.

AJ - Atualmente a SegSat temquantos produtos disponíveis nomercado automotivo?

SB - Nós contamos com estes doisprodutos, o rastreador GPS e o ras-treador RS. Porém, o rastreador GPStem várias aplicações, ele tem apli-cações para o mercado frotista, parao mercado segurador e tem aplicaçãopara o mercado pessoa física.

AJ - O rastreador GPS já estádisponível no mercado?

SB - Já está disponível, o clientepaga R$ 100,00 reais para instalar oequipamento no seu veículo, e ficapagando uma mensalidade de R$75,00 reais por mês. Ele conta tam-bém com toda a infra-estrutura dacentral de operações e consegue lo-calizar seu veículo pela internet, pelocelular assim como os outros con-troles disponíveis.

AJ - A SegSat tem um plano deexpansão para outras localidades doNordeste do Brasil?

SB - Com o rastreador GPS, at-ualmente já contamos com 74 insta-ladoras em todo o Nordeste. Com orastreador RS vamos trabalhar ex-clusivamente nas principais capitais.

AJ - Se eu tenho um veículo rou-bado em Alagoas, posso localizar ocarro que estiver em Recife, por ex-emplo, com o rastreador RS?

SB - É preciso lembrar que oveículo é rastreado quando ele é rou-bado ou furtado, nós temos uma áreade cobertura para o rastreador RS. Aárea de cobertura é ao redor das cap-itais. É preciso lembrar que, se ocliente é um cliente que viaja muito,ele deve optar pelo rastreador GPS,que tem cobertura em todo o Brasil.

etivo a excelência em rastreamento,de aos seus clientes"

Page 12: AUTOJORNAL 19/06/2010

O Banco Mercedes-Benz acaba de apresentar seunovo diretor comercial. Angel Martínez, que com-pletou 15 anos de atuação na Mercedes-Benz, assu-me o cargo.

Norte-americano, mas criado no Brasil, Martínezcomeçou sua trajetória profissional no Grupo Daimler,em 1995, nos Estados Unidos. O executivo tambémpassou pela Bélgica, Itália, Argentina e voltou aoBrasil em 2000 para trabalhar na Mercedes-Benz.Durante todos esses anos, atuou nas áreas deMarketing, Vendas, Finanças, Pós-Venda, NovosNegócios e Produção. Martínez também foi respon-sável pelo gerenciamento dos concessionários naAmérica Latina e atuou como concessionário damarca. Em 2008, foi nomeado presidente e CEO dasoperações da Daimler da Costa Rica e Nicarágua.

A partir de agora, Martínez é responsável portoda a área Comercial do Banco Mercedes-Benz noBrasil. Martínez focará suas atividades no relaciona-mento com os concessionários, comunicação e mar-keting. "Meus objetivos principais consistem em apro-ximar ainda mais o Banco Mercedes-Benz dos con-cessionários da marca, garantindo bons negócios e as-segurando a satisfação de nossos clientes", afirmaAngel Martínez.

R$ 369,4 milhões financiados em maio O Banco Mercedes-Benz atingiu novo recorde em

maio. Somente neste período, a instituição financei-ra liberou R$ 369,4 milhões, um incremento de 27%na comparação com maio do ano passado, quandoforam negociados R$ 289,8 milhões. Com este resul-tado, o Banco Mercedes-Benz comprova o momentofavorável do mercado de veículos comerciais. "Asvendas de caminhões e ônibus vêm aumentando de-vido ao crescimento da economia brasileira. O traba-lho contínuo do Banco Mercedes-Benz e as taxas dejuros praticadas pelo BNDES (Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social) são os princi-pais responsáveis por mais esse recorde em novos ne-gócios", explica Angel Martínez, diretor comercial doBanco Mercedes-Benz.

Apenas em maio, foram financiados 2.954 veícu-los pelo Banco, sendo 2.040 zero-quilômetro Mercedes-Benz. No mesmo mês de 2009, foram 2.497 veículos,sendo 1.463 zero-quilômetro Mercedes-Benz.

O Finame foi o produto mais utilizado, responden-do por 91% dos negócios. O CDC (Crédito Direto aoConsumidor) foi responsável por 7% dos financiamen-tos, enquanto o Leasing foi utilizado em 2% do vo-lume total negociado. No período, o CDC foi o pro-duto com maior crescimento, 144%. Foram financia-dos R$ 27,1 milhões contra R$ 11,1 milhões no mesmo

mês de 2009. O Finame foi responsávelpor R$ 335,2 milhões, uma alta de 35%na comparação com o mesmo períododo ano passado, quando o produto fi-nanciou R$ 248,3 milhões. O Leasing,por outro lado, registrou queda de 77%.Em maio deste ano, foram negociadosR$ 7,1 milhões ante R$ 30,4 milhões nomesmo mês de 2009.

Com este recorde em novos finan-ciamentos, a carteira do BancoMercedes-Benz alcançou a marca deR$ 6,2 bilhões, registrando um cresci-mento de 22%. Em maio do ano pas-sado, seu valor era de R$ 5,1 bilhões.Do total registrado este ano, o Finamerepresenta 76%; o Leasing, 17%; o CDC,4%; o Floorplan, 2%; e CDC Serviços,Capital de Giro e Empréstimo Pessoal,1%.

Crescimento no acumulado O Banco Mercedes-Benz também

registrou crescimento no acumuladodo ano. De janeiro a maio de 2010,foram negociados R$ 1,27 bilhão anteR$ 1,22 bilhão liberados no mesmo pe-ríodo do ano passado. "Os resultadosatingidos pelo Banco refletem o bommomento vivido por nossa economia.Após um período de incertezas, as pes-soas voltaram a acreditar no crescimen-to do País e retomaram seus investi-mentos", analisa o diretor comercial.

Do total financiado, o Finame foiresponsável por 87% dos financiamen-tos; o CDC, por 9%; e o Leasing, 4%. OCDC registrou alta de 64%, passandode R$ 65,6 milhões nos primeiros cincomeses de 2009 para R$ 107,5 milhõesno mesmo período deste ano. O Finamecresceu 20%. Foram liberados R$ 1,1 bilhão de janei-ro a maio de 2010 contra R$ 933,4 milhões em igualperíodo de 2009. Já o Leasing registrou queda de78%. Foram R$ 224,6 milhões negociados entre janei-ro e maio de 2009 ante R$ 49,7 milhões em 2010.

O Banco Mercedes-Benz

O Banco Mercedes-Benz, desde 1996 no Brasil,atua no segmento de veículos comerciais (caminhões,ônibus e Sprinter) e de automóveis de passeioMercedes-Benz e smart. O Banco Mercedes-Benz

ainda negocia o Seguro Integrado ao financiamentopara seus clientes. Além disso, financia os estoquesde seus Concessionários. O Banco Mercedes-Benzestá presente no Brasil por meio de suas regionais emSão Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e PortoAlegre (RS). A sede fica na cidade de São Paulo, noCentro Empresarial do Aço. No total, emprega 260funcionários e atende 196 Concessionários da marca.Em 14 anos de atuação no País, o Banco Mercedes-Benz alcançou uma carteira de R$ 6,2 bilhões, commais de 39 mil contratos ativos e 78 mil unidades fi-nanciadas.

1122

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Banco Mercedes-Benz anuncia novo diretor

comercial e atinge mais um recorde em financiamentos

Angel Martínez assume a diretoria comercial da instituição financeira

Angel Martínez assume diretoria comercial do Banco Mercedes-Benz

Page 13: AUTOJORNAL 19/06/2010

1133

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 14: AUTOJORNAL 19/06/2010

1144

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Fiat Automóveis traz novidades

em sua linha 2011

Para aumentar ainda mais a suacompetitividade no mercado, a FiatAutomóveis lança novas versõesAttractive 1.4 Flex nos veículos Palio,Palio Weekend e Punto, já como mo-delo 2011.

Esta nova versão oferece novos de-talhes de acabamento que deixam ocarro ainda mais confortável e sofisti-cado. A Attractive 1.4 ganha na partecentral do painel de instrumento umanova cor, agora cinza, e também novascalotas, além das novas siglas. Osmodelos Palio e Palio Weekend trazemainda novo tecido nos bancos.

Bem equipadas e oferecendo ex-celente relação custo-benefício, todasas versões Attractive 1.4 dos mode-los Palio, Palio Weekend e Puntotrazem de série itens importantes e

bastante procurados como direçãohidráulica, brake light, follow mehome, My Car Fiat, porta-luvas duploe para-choque na cor do veículo, entreoutros.

Com a versão Attractive 1.4, vejacomo ficam a nova gama dos mode-los:

Fiat Palio: Fire Economy 1.0 Flex2p, Fire Economy 1.0 Flex 4p, ELX 1.0Flex 2p, ELX 1.0 Flex 4p, Attractive1.4, ELX 1.8 Flex, ELX 1.8 FlexDualogic, 1.8R 2p e 1.8R 4p.

Fiat Palio Weekend: Attractive 1.4Flex, Trekking 1.4 Flex, Trekking 1.8Flex, Adventure Locker 1.8 Flex eAdventure Locker 1.8 Flex Dualogic.

Fiat Punto: Attractive 1.4 Flex, HLX1.8 Flex, Sporting 1.8 Flex e T-Jet 1.416V.

Preços das versões Attractive:Palio Attractive 1.4 Flex - R$

33.320,00Palio Weekend Attractive 1.4

Flex - R$ 40.960,00Punto Attractive 1.4 Flex - R$

38.940,00

Mais linha 2011

Outra boa novidade é que oPalio ELX 1.0, 2 e 4 portas, agoramodelo 2011, ganha direçãohidráulica de série - um item bemprestigiado que chega para ampli-ar a bem equipada lista de sériedeste modelo, com um aumento deapenas 1% comparado ao modeloanterior.

As versões do Fiat Strada

Working 1.4 cabines simples, es-tendida e dupla e as Trekking 1.4cabines simples e estendida tam-bém passam a ser modelo 2011. Jáa versão de entrada do modelo,Strada Fire 1.4, cabines simples eestendida, ganham em sua linha2011 uma nova grade dianteira,agora pintada na cor do veículo,mas com sua parte central na corprata acetinado, o que confere aoveículo mais elegância. O preçocontinua o mesmo em todas as ver-sões do Fiat Strada.

Também as versões Doblò 1.4,Doblò ELX 1.4, Doblò Cargo 1.4,Siena Tretafuel 1.4, Palio WeekendTrekking 1.4 e Siena EL já chegamao mercado como modelos 2011 esem alteração de preços.

Page 15: AUTOJORNAL 19/06/2010

1155

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010|| wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 16: AUTOJORNAL 19/06/2010

A saga dos Audi RS começou em1994, com o lançamento do 80 Avant RS2, de 315 cv, desenvolvido em colabora-ção com a Porsche. Na sequência surgi-ram a RS 4 Avant de 380 cv no ano 2000- o primeiro modelo criado pela divisãoQuattro -, o RS 6 de 450 cv, em 2002 - sedãe Avant -, a segunda geração do RS 4 de420 cv, em 2005 - sedã, Avant e cabriolet- e, já em 2008, a segunda geração do RS6 de 580 cv - sedã e Avant. Agora, é a vezdo RS 5. Disponível apenas na versãocupê - pelo menos por enquanto -, elepode ser considerado um dos melhoresesportivos da atualidade. Com seu motorV8 de 450 cv e câmbio STronic de sete ve-locidades e dupla embreagem, o RS 5 éo verdadeiro rival do BMW M3 Coupé.

Existem automóveis que "pren-dem" a vista das pessoas. Pelaelegância que exibem, pelaimponência que ostentam,pelo poder de sedução quedesencadeiam. O RS 5 é umdestes. As proporções salien-tes da carroceria juntam-seao extremo bom gosto na ela-boração de cada detalhe.Agressivo sem ser espalha-fatoso, é dos cupês que maisse destacam no quesito bele-za na atualidade. No exterior,a grade "single frame" cinzatraz contornos cromados dotipo colmeia. O conjunto óticoé composto por LEDs, en-quanto os pneus 265/35 "cal-çam" rodas de liga leve de 19polegadas - pneus 275/30com rodas de alumínio de 20polegadas estão entre os opcionais. Os re-trovisores são em alumínio acetinado,tem molduras dos vidros cromadas epinças do freio da cor titânio.

Disponível em oito cores, o RS5 conta com dois pacotes estéticos. Uminclui acabamento preto na grade e namoldura das janelas. Outro é compostopor inserções em alumínio na base dospara-choques. Entre os opcionais, estádisponível o kit que traz capô em fibrade carbono. O modelo também é equi-pado com um aerofólio colocado natampa do porta-mala que se ergue aos120 km/h e recolhe abaixo dos 80 km/h

- há um botão no interior que lhe permi-te ficar sempre acionado. O RS 5 podeoferecer, ainda, ponteiras de escapamen-to cromadas ou pretas, estas últimas res-saltando ainda mais o espírito esportivodo carro. Em relação ao Audi A5 cupê"normal", este modelo é 2,4 cm mais com-prido, 0,6 cm mais largo e 0,6 cm maisbaixo.

No interior, como não poderiadeixar de ser, a palavra-chave é esporti-vidade. Estão presentes volante de trêsraios revestido a couro, quadro de ins-trumentos com fundo escuro, grafismosbrancos e aros cromados, bancos reves-tidos em couro. Os assentos ainda dis-

põem de regulagem elétri-ca, quatro opções de ajustelombar e suporte lateral. AAudi oferece como opcionalbancos mais esportivos, comvárias cores à escolha e di-versos tipos de couro. Aomesmo tempo, pedais, apoiopara o pé esquerdo, saídasdo sistema de climatização,botões do sistema MMI e ou-tros pequenos detalhes tra-zem revestimento em alu-mínio.

Primeiras impressões

Marbella/Espanha - Se existe algoque o RS 5 faz com maestria é massa-gear o ego de quem o conduz. Isso por-que seu desempenho dinâmico é segu-ro, preciso, fácil e, principalmente, pro-vocante. As cinco voltas no circuitoAscari Race Resort, nos arredores deMarbella, Espanha, revelaram toda po-tência do excelente motor 4.2 V8 FSI.Capaz de gerar 450 cv com torque má-ximo de 43,8 kgfm, o propulsor é assis-tido pela caixa de marcha S Tronic dedupla embreagem e sete marchas,sendo este modelo o primeiro RS a uti-lizá-la.

As performances são explosi-vas e a sonoridade do motor é um en-canto. A transmissão é extremamenterápida e inteligente na forma como in-terpreta as solicitações do condutor. Aversão testada contava com pneus op-cionais de medida 275/30ZR20, que tam-bém contribuem para um nível de tra-ção e estabilidade fora do comum. OAudi RS 5 dispõe, de série, do AudiDrive Select, que oferece para o moto-rista as seguintes características de con-dução: Comfort, Auto, Dynamic eIndividual - esta última disponível ape-nas caso esteja instalado o opcional sis-tema de navegação. Estas opções permi-tem adaptar direção, suspensão, motor,atuação da caixa de marchas e sistemade escapamento em função das neces-sidades ou estilo de condução do con-dutor.

Por sua vez, o sistema de es-tabilidade oferece a opção de ummodo mais permissivo, podendo atémesmo ser totalmente desativado. Porser 1 cm mais baixo que a versão S5 -e 2 cm comparado com o A5 Coupê"normal" -, o RS 5 dispõe de amorte-cedores mais firmes em relação à ver-são convencional, sendo as molas tam-bém mais enrijecidas e as barras esta-bilizadoras mais grossas.

1166

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010|| wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Audi RS 5 tem objetivo de uniraparência sublime e desempenho explosivo

Page 17: AUTOJORNAL 19/06/2010

JORNALO LO JORNA

1177Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Um dos destaques deste esportivo está na nova ge-ração do sistema Quattro. Aplicável apenas nos mode-los dotados de motor longitudinal com caixa de trans-missão S Tronic, a grande novidade está no diferencialcentral autoblocante "crown gear". O sistema contem-pla dois conjuntos de engrenagens. O dianteiro trans-mite torque ao eixo da frente, enquanto o traseiro en-carrega-se de fazer o mesmo para o eixo posterior. Emcondições normais, a distribuição do torque é de 60/40.Sempre que acontecem diferenças na tração entre oseixos, esta relação é modificada, indo a maior porcen-tagem de torque para o eixo que tiver as melhores con-dições de motricidade. Até 85% para a traseira, se foro eixo dianteiro o com pior tração. Até 70% para a dian-teira, caso seja o eixo traseiro o de pior tração.

O RS 5 testado no circuito espanhol tambémcontava com o opcional de diferencial traseiro esporti-vo, encarregado de distribuir torque entre as rodas tra-seiras. Além deste, também equipavam o esportivo ou-tros opcionais, como discos de cerâmica nos freios e sus-pensão esportiva. Com todos estes ingredientes, o re-sultado não poderia deixar de ser excelente.

Ficha TécnicaAudi RS 5 Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 4.163 cm³,

com oito cilindros em "V", quatro válvulas por cilindro.Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.

Transmissão: Câmbio automático STronic com setevelocidades à frente e uma a ré, sistema de dupla em-breagem e opção de mudanças sequenciais. Tração in-tegral e diferencial central autoblocante. Controle ele-trônico de tração.

Potência máxima: 450 cv a 8.250 rpm.Torque máximo: 43,8 kgfm entre 4 mil rpm e 6 mil

rpm. Diâmetro e curso: 84,5 mm X 98,8 mm. Taxa de com-

pressão: 12,3:1.Suspensão: Dianteira independente, com cinco bra-

ços, amortecedores a gás, molas helicoidais e barra es-tabilizadora. Traseira independente, com braços trape-zoidais, amortecedores a gás e molas helicoidais e barraestabilizadora. Controle eletrônico de estabilidade ajus-tável.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás. ABS, EBDe assistente de frenagem de emergência.

Carroceria: Cupê em monobloco com duas portase quatro lugares. Com 4,65 metros de comprimento, 1,86m de largura, 1,37 m de altura e 2,75 m de distânciaentre-eixos.

Peso: 1.800 kg, com 452 kg de carga útil.Capacidade do porta-malas: 455 litros.Tanque de combustível: 64 litros.

Page 18: AUTOJORNAL 19/06/2010

1188

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

TMD FRICTION:DOIS ANOS NODESENVOLVIMENTODE PASTILHAS ELONAS DE FREIOPARA O NOVO UNO

A TMD Friction do Brasil é a fornecedora de100% das pastilhas e lonas de freio Cobreq doNovo Uno, veículo recentemente lançado pelaFiat, no mercado nacional, em substituição à ver-são anterior, da qual só restou o nome. Foramdois anos em desenvolvimento, com testes delaboratório e campo.

Para o fornecimento do Novo Uno atendeu-se às exigências da montadora em termos de per-formance e conforto do sistema de freio, as quaisrepresentam vários passos à frente do se faz, a-tualmente, no mercado. Ou seja: as pastilhas defreio do eixo dianteiro e as lonas de freio, inte-gralmente moldadas, do eixo traseiro, tiveram deatender a requisitos extremos de desempenho.

Nestes dois anos, os veículos foram submeti-dos a testes sob diversas temperaturas, veloci-dades e condições de carga. E sem perder per-formance ou apresentar ruídos. Também foramalcançados níveis inéditos de durabilidade.

Neste desenvolvimento, a TMD Friction, alémde seus modernos laboratórios no Brasil(Indaiatuba – SP), ainda contou com o apoio domais conceituado Centro de Pesquisa eDesenvolvimento para Materiais de Atrito doplaneta – localizado na planta da TMD Frictionem Leverkusen, Alemanha.

“Para o lançamento de novos produtos, nummercado brasileiro cada vez mais exigente, asmontadoras estão investindo significativamenteem design e tecnologia. Neste processo, aosfornecedores são requeridos investimentos emdesenvolvimento de tecnologias avançadas e ino-vadoras” – afirma Feres Macul Neto, presidenteda TMD Friction do Brasil.

“É a única forma de atender cada cliente nosseu objetivo de posicionamento de produtos nomercado. E a TMD se orgulha por ter participa-do deste importante lançamento que, sem dúvi-da alguma, confirma a capacidade da engenhariaautomotiva brasileira” – finaliza Feres.

Page 19: AUTOJORNAL 19/06/2010

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010|| wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] 1199

Page 20: AUTOJORNAL 19/06/2010

2200

JORNALO LO JORNA

Sábado, 19 de junho de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaall--aall..ccoomm..bbrr || e-mail: [email protected]