salavip 19/12/2010

8
CMYK Domingo, 19 de dezembro de 2010 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] | Edição: 43 JORNA L O JORNA L O Mundo Afora Uma viagem ao Peru Mundo Afora Top News Top News Maria Amélia e Dalton Costa No balanço das águas do Rio São Francisco Box Giro Box Giro Dicas de Presentes Dicas de Presentes

Upload: eduardo-vasconcelos

Post on 06-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Box Giro Box Giro Dicas de Presentes Dicas de Presentes Top News Top News No balanço das águas do Rio São Francisco Uma viagem ao Peru JORNAL O JORNA L O CMYK Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] || Edição: 43

TRANSCRIPT

Page 1: SALAVIP 19/12/2010

CMYK

Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] || Edição: 43

JORNALO JORNALO

MundoAforaUma viagem

ao Peru

MundoAfora

Top NewsTop NewsMaria Amélia e

Dalton Costa No balanço das águas do Rio São Francisco

Box GiroBox Giro Dicas de PresentesDicas de Presentes

Page 2: SALAVIP 19/12/2010

CMYK

REPRESENTANTE NACIONAL

SSÃÃOO PPAAUULLOO:: (11) 2178-8700

RRIIOO DDEE JJAANNEEIIRROO:: (21) 3852-1588

BBRRAASSÍÍLLIIAA:: (61) 3326-3650

RREECCIIFFEE:: (81) 3446-5832

www.ftpi.com.br

FFTTPPII

ENDEREÇORodovia AL 101 Norte, Km 06, 3600,Jacarecica - Maceió/AL - CEP: 57038-800

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (82) 4009-1919

CLASSIFICADOS(82) 4009-1961

EDITORA DE JORNAIS DE ALAGOAS [email protected]

OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÂO REFLETEM A OPINIÃO DE O JORNAL

Diretor-ExecutivoSálvio de Taine [email protected]

Editor-GeralDeraldo [email protected]

Diretora ComercialEliane [email protected]

EditoraFlávia [email protected]

Sub-editoraAurea [email protected]

Arte e Design GráficoBenedito Lima (Biu)[email protected]

CC22

Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO JORNALO

�Estou eu de volta, em chão firme. Depois de quatro diasna terra da garoa, que por sinal quando cheguei São Paulo es-tava pegando "fogo", que calor minha gente, 35 graus naquelacidade, que tenho paixão, é demais, sem vento nem umidade.Interessante foi que no dia seguinte a maior chuva e até heli-cóptero espatifado no meio da Tiradentes!!! Um trânsito de pararas avenidas. Mas, deu tudo certo por lá! Fui assistir Amanda,minha enteada mais nova, em mais uma etapa no Teatro CéliaHelena, onde ela faz curso de teatro. Lá estava também dividin-do o palco com ela Daniela Albuquerque da rede TV. Tambémestavam tietando ao nosso lado o marido dela e as câmeras daTV! Foi bem bacana!!!! A Renata tá super bem (amiga da Amanda)que também atua na peça. Amanda? Claro, deu showwwww...Parabéns gatinha... vc vai longe heinnnnn... Até escreveu a pró-pria cena!

�Ahhhh... depois disso um restaurante mexicano, nos entu-pimos de pimenta... Delíciaaaa...

�No dia seguinte fui resolver algumas pendências particu-lares, provar um certo vestido, comprar umas forminhas dedoce... hummmm meus pés estão "roxos". E claro dar umas olha-dinhas nas vitrines de moda, depois eu conto tudo que vi porlá!

� Para voltar, o aeroporto parecia um formigueiro!!! Gentepor todo lado! Que movimentação... Por lá encontramos BrunaTenório numa parada para as festas de final de ano com a famí-lia, aqui em Maceió! Dormiu o vôo quase todo. Na cabine de co-mando, meu pai!!! Que maravilhaaaaaa, uma tranqüilidade quan-do vôo é dele, afinal é meu paiiiiiii!!!!

�De volta aos afazeres, estou eu aqui mais uma vez, muitoagradecida a equipe e aos clientes do Sala Vip, está ficando cadadia melhor de fazer!!! Estamos preparando novidades para 2011viu, aguardem! Aurea dando conta do recado e Janderson pracima e pra baixo! Eliane e Kaline se virando com tudo a tempoe a hora da gente... xiiiiiiiiii Muito obrigada também! É uma cor-reria toda semana, correria boa é bem verdade!

� Espero que gostem do que estamos produzindo. É tudopensando em você!

Por Marcos Leã[email protected]

BOX GIRO

VOGA

Casal de poder VaninhaNutels e Daniel em climalove total nesse verão

Faltando apenas poucos dias para o Natal, alguns ba-canas ainda não conseguiram decidir o visual das fes-tas. Acoluna lembra que ainda dá tempo de escolher

o look para a noite da ceia. E sabe quem está entre os des-taques? Aloja Areia da Praia, com um vestido da estilistaElisabeth Lima, rosa flúor superdescolado. A dica é sejogar na Richard´s by Club Lyon, já pela vitrine você ficaenlouquecido pelos os topsiders, sapatinhos que são acara do verão, tem versão masculina e feminina por ape-nas R$239. Ta dominado! Assim a Ellus conquista os'manos' e as 'minas' com uma coleção tipo arrasar quar-teirão. Quem se deu melhor foram os homens, com umamoda bem mais confortável, aparecem os jeans coloridosdesenvolvidos pela marca. As camisas jeans continuam,em delavê ou black. Mas o destaque maior fica para a es-tamparia masculina. AEllus é outra marca que aposta nofloral para os rapazes (viva!). Então, anote aí, finos!

Segurem-se nas cadeiras, finos, porque Box Giro estárecheada de festas e babados fortíssimos: a Loop LoungeClub lançou seu verão, com uma programação mais ani-mada. Acasa recebeu um upgrade, recebendo na sua pistade dança, um palco, onde rolará shows de bandas de poprock e por aí vai... Acabine do DJ continua bombando, fren-te a frente ao palco. Boa! Notícia pra deixar o mundo dosbaladeiros em polvorosa. O top Dj Peixe é o novo sócioda Loop. Ta meu bem. Boa sorte!

To nude, porque bege, meus queridos, já está fora demoda. Tudo por conta das megas festas de réveillons queMaceió vem recebendo. Os responsáveis? O RéveillonEnchanté Celebration terá uma estrutura das melhoresdos últimos anos. A festa acaba de afirmar parceria comchampanhe Veuve Clicquot, onde terá um espaço cincoestrelas para receber gente de fino trato, tendo comes as-sinado pelo Wanchako. O espaço receberá ainda loungeexclusivo para10 pessoas, com direito a uma champa ge-lada, além de garçom e segurança exclusivos. Tudo orques-trado por nada mais nada menos que Banda Eva. Sim, adécor leva assinatura do hype arquiteto Lúcio Moura e VeraGamma. Interessou? Vendas na Flu Look. Puro glam!

*Já para o Réveillon Absoluto poder e luxo não falta-

rão. O motivo? A festa acaba de esgotar seus convites,onde receberá gente do mundo todo para assistir uma se-leção de consagradas atrações tupiniquins: Alceu Valença,Márcia Freire, o axé pop das Bandas Cannibal e Affarra ea Banda Sabaki, revelação do verão. Além do conforto ga-rantido por detalhes como um garçom por mesa, servi-ços de massagem, hair stylist e make up para embelezaras bonitas. Ah, sim, o sistema all-inclusive será outro pontoforte, com a exclusividade de marcas como a vodca Ciroc,uísque Johnnie Walker Black 12 anos e Johnnie WalkerGreen 15 anos - tudo acompanhado pelo buffetGourmeteria e de 25 mil peças das delicias japonesas dorestô Takê. E aí, vai encarar?

3, 2, 1... Vamos voltar ao nosso giro social? Pois bem,a Multidoor lançou a sua primeira loja-conceito deEsquadrias Premium no Brasil, a Multidoor Store, mais pre-cisamente na Galeria Lucarini, na Jatiúca. O abre foi dosmelhores, tendo pocket show da diva Marina Elali. Estecolunista que vos fala é fã da moça. Amei a surpresa.Pronto falei. Recado: a loja será o mais novo ponto de en-contro para quem projeta, constrói e reforma com quali-dade. Ok?

Mesmo com várias festas de verão, no fim de tarde, ecom trânsito carregado - novidade em Maceió - os convi-dados de um evento surpresa na Mammoth, em torno doempresário Mauricio Vasconcelos marcaram presença. Oauê foi para lançar a festa bacanérrima Tamo Junto (leia-se TJ), que acontece no dia 30, na paradisíaca Ilha Carlito.As atrações? Os DJs Renato Cordista, Jun Honda, CaioOgura, Tim Rostow(from Inglaterra). Anotou?

O 'the end' fica por conta do recadinho desse colu-nista para a nossa editora do Sala Vip (ai que luxo!)Flávia Barros: que você esteja, nesta segundona no seucasório com o queridão Omar Côelho, linda e ilumi-nada, ostentando o seu Martha Medeiros, claro, com gló-ria. Você merece! Ah, Omar que Deus te abençoe, jáque também será celebrado seu aniversário. Palmaspara esse casal do bem. É nesse clima de 'love story' quedesejo um domingo recheado de paz... Fui, mas pra láde feliz... Ueba!

Flávia Barros - Editora

Rogério Pontes e SergioMedeiros presenças vip dasbadalações da temporada

Trio fashionista Ramon, Fernanda Dorigon e Fellipe Jhonatas nas melhores baladas do verão. Arrasa!

Tatiane Senati, a top Wanessa de Assis, a estilista PaolaRobba e o top designer Fernando Pires estiveram poraqui gravando o Programa Mundo Fashion da Band

O mais novocasal luxo dacity, ZeliaMaciel eSauloBittencourtpresenças in-dispensáveisnos melhoreseventos datemporada

FashionistasJuliana Omena eCeci Herrmannem badalaçãode verão

Brunna Leitepresença dasmais bonitasnas festasdesta estaçãos

Casal luxoe do bemAlberico eGeneildesCarvalhoem tempo-rada deférias nacidade

Maneka é uma loja onde encontra-se todo tipo de roupa, desde o clás-sico até a lingerie mais transada

para modelos plus size, full figure, acimado peso ou simplesmente mulheres reaisque assumem seus quilos extras ...

Confira as novidades da Maneka,manequins acima do 42 podem e devem sersensuais e coloridos.

MMAANNEEKKAA - 3327-7536Avenida Engº Mário de Gusmão, 737,

Ponta Verde.

OFF

Di Moraes, hair stylis dos bons, promoter Cristiano de Barros e Matheus Sampaioem badalação de verão

ManekaEmpresários Rodrigo Montenegro,Matheus Vilela e o mais novo sócio da Loop, o dj Peixe

Linda de viver,Bia Nunes co-mandou e arrasou na co-letiva doEnchantéCelebration

Empresário Neto Feitosa anfitrião maisque perfeito doRéveillon EnchantéCelebration armou coletiva, ao lado do seu amigo Gustavo Alf

MauricioVasconcelos an-fitrião perfeitoda Tamo Junto,que rola dia 30

Este colunistacom a gatissimaEduarda Omenaem cena fashionde verão na Loop

Plus Size

Page 3: SALAVIP 19/12/2010

CMYK

CC33

Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO JORNALO

Barco O Museu no Balanço das Águas

O casal Dalton Costa e Maria Amélia

Unidos pela arte Maria Amélia e DaltonCosta são artistas plásticos, casados etem uma única filha chamada Joana, o

dia a dia do casal começa cedo com uma boacaminhada, depois o destino é a Galeria Karan-dash, Dalton fica no atelier desenvolvendo seutrabalho autoral, Maria Amélia cria sua peças epromove a arte.

Os dois se descobriram artistas muito cedo,Maria Amélia aos treze anos ficava no atelier dasua tia, e quando se viu em meio a pincéis e tin-tas não teve dúvida, já sabia o seu destino pro-fissional, Dalton sempre teve habilidade e de-sejo pela arte.

Nos dias de folga, Maria Amélia e Daltongostam de ir para Fernão velho, onde fica o sítioe o outro atelier da família. "Lá é um pequenoparaíso de mata atlântica, povoado de pássaros,árvores, plantas, frutos. Ali, podemos pensar anossa obra, receber os nossos amigos e ouvir osnossos corações", nos conta Maria Amélia.

Em uma das viagens do casal para o sertãoalagoano eles descobriram o Rio São Francisco,e perceberam que o rio revelava em suas mar-gens muito mais do que os seus olhos podiamalcançar, e a partir daí, surgiu o projeto 'O Museuno Balanço das Águas / Coleção Karandash,mas os projetos não param por aí, mais uma vezeles foram contemplados no Programa BNB decultura 2011- Parceria BNDES, com o projeto'CINEMA NO BALANÇO DAS ÁGUAS'."Desta vez faremos oficinas de fotografia e vídeonas comunidades de Pão de Açucar (Ilha doFerro) e Piranhas (Entremontes)", revela Dalton.

As ações culturais realizadas ao longo dorio é uma forma muito fácil de tirar as comuni-dades ribeirinhas do isolamento. "Queremosum diálogo profundo entre a arte contemporâ-nea e popular, entre as grandes cidades e os po-voados quase esquecidos. Queremos o encon-tro de todas as artes no balanço das águas", afir-ma Maria Amélia.

GGaalleerriiaa KKaarraannddaasshh -- 33222211--00888833

Por Aurea Dantas

CAPA

Page 4: SALAVIP 19/12/2010

CMYK

D I C A S D E P R E S E N T E S

Chaveiros CoresMetalizadas - R$ 12,90

Eco Jóias - colar 5 voltas em tricouro e Açai Branco. R$ 129.00

Rasteirinhas de couro - R$ 79,90

Porta JóiasR$ 49,90

CC44

Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO JORNALO

Olugar certo da suabeleza, a franquiachegou há pouco

mais de 6 meses aqui emMaceió, mas já está fazen-do sucesso, localizada nosegundo piso da expan-são do Maceió Shopping.

A Mahogany temcomo missão proporcio-nar um conjunto de exce-lência para os consumi-dores na hora da comprae no uso dos produtos,afirma o proprietário daloja David Pereira.

Aloja tem uma linhacompleta em todas as ca-tegorias: cabelo, corpo,home, infantil, perfuma-ria e maquiagem.

MMaahhooggaannyy33223355--11332266

KIT KEEN - PERFUME E DESODORANTE

CORPORAL. R$ 79,00

CintosR$ 59,90

Porta-níquel e Porta-do-cumentos

R$ 24,90

Bolsas apartir deR$ 99,00

ConjuntoCoração - R$ 149,00

BLUE OCEAN -LANÇAMENTO SABONETE

LÍQUIDO. R$ 38,00

ESPAÇO BELEZA

SANTA LOLLA

SPATIFILUS

MO

RAN

A

MAHOGANY

RIQUEZAS DA AMAZÔNIA

Page 5: SALAVIP 19/12/2010

As personalidades que pas-saram pelo lançamento 2011 da

Maison M.Com estilo e glamour o lan-

çameto da coleção da estilistaMartha Medeiros foi aplaudidopelas VIP’S da sociedade alagoa-na.

A festa que também antecipouo Natal foi comemorada em grandeestilo com a presença da top Raicade Oliveira da atriz Ildi Silva e daRevista Caras.

CMYK

CC55

Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO JORNALO

Andrea e Paulinha Cunha

MariaFernanda

>>>Por Flávia Barros l [email protected]

Gabriela Cabús e Carmosina Pereira Leite

Rute e Renata Araújo Martinha Lopes

Milene Hora, MarthaMedeiros e ClaudinhaAlbuquerque Silvana Vasconcelos

Enilde Soares e Ana Gabriela

Martha Medeiros Ildi Silva, Rosangela e Mirela Coelho

Vandinha Coutinho eClaudia Sampaio

BrunaMelo

Lançamento

Maison M

FILÓ

Page 6: SALAVIP 19/12/2010

CMYK

JORNALO JORNALOCC66

Fotos by Chico Brandão

Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Rita e Wilson Barreto, presidente da CDLAlice Pereira Leite e Deusa FariasLívia e Gustavo Acioly,leia-se Pecatto Gourmet

Luciene e Alexandre Moraes, da Evivva Bertolini

Simone e Márcio Gouveia Lins, AquiTeto

Lívia e Davi Pereira, leia-se MahoganyYara Cassar, leia-se Academia AquativMaria Luísa de Mello e Ana Dórea, da Dry Clean USA

Isabel Pinheiro, responsável por uma das delícias servidas na festa

Alice e Ceres Vasconcelos

Pecatto Gourmet especialmente decorado, assinado por Walmy Bechó, para a homenagem a Elenilson Gomes na última terça-feira, dia 14

Elenilson Gomes recebeu convidados ao som de trio de violinos Uma das peças da decoração, o coringaitaliano do acervo de Walmy Bechó

Obra natalina assinada pelas amigas Marli e Raquel Brizeno

Bolo natalino, criação de Sandra Pinheiro

Mesa montada by Buffet Isabel Pinheiro com décor de Walmy Bechó

Doces finos by Ana Maria Doces natalinos assinados por Fabiane Malta

Bacalhau a La Pecatto criado pelo chef João Almeida do Pecatto Gourmet

Walmy Bechó, idealizador da ambientação na noite de amigos

Chico Brandão assina os clicks feitos nessa bela noite

Foi uma noite cheia de requinte eglamour a homenagem prestada por umgrupo de 100 amigos a Elenilson Gomes.Com bolos assinados por Marli e RaquelBrizeno e Sandra Pinheiro, bem-casadosde Beto Soares, doces finos de Fabiane Malta eAna Maria, buffets de Isabel Pinheiro, Favo de Mel, SanMartin, Márcia Vasconcelos, Ana Costa, Chez Marie,Goumeteria e Alecrim P. Verde, além do prato quente assinado pelochef João Almeida, do Pecatto Goumert. Destaque, também, para a ambientaçãoassinada por Walmy Bechó e pelos clicks do ‘papa’Chico Brandão. Iluminaçãoe vídeo, por Léo Guimarães, da VídeoMachine, segurança Apoio, de Ana eFerreira Hora, cemironial de Felipe Lyra e Uliana Cerqueira, móveis da Living,de Ricardo Cintra Filho. O emprenho e o talento desses profissionais tornou pos-sível a realização de uma noite de sonhos, marcada pelo glamou e requinte, masacima de tudo pela amizade, companheiro e alegria, marcas registradas de todosos nossos eventos. Aos nosso amigos, o nosso carinho e a nossa eterna gratidão.

UMA NOITE DE AMIGOS, REQUINTE E GLAMOUR

Bem-casa-dos byBetoSoares

Page 7: SALAVIP 19/12/2010

CMYK

Marlene e Gilvan Leite e Márcia Marques

CC77

José e Maridalva Nunes e Alessandra Nutels Nunes Flávi Coutinho e Mário Marroquim

Irene Cavalcante e Maria Luíza Torres Zilma Tenório e Neide Cavalcante Elvira Ribeiro e Babi Farias Cláudia Toledo

Nadejane Madeiros

Larissa Borsato, diretora de mar-keting da Transamérica Turismo

Marcel e Sandra Pinheiro Albérico e Geneíldes Carvalho de Oliveira Patrícia Cartacho e Danilo Dantas

Luana Leite e Léo Guimarães Uliana Cerqueira e Felipe Lyra: cerimonialistas Kátia e Biaggio Faraco Carlos Méro

Sterpaula e Antonio Paulo Coutinho Karol Azevedo, o homenageado da noite e Marta Azevedo José Alfredo Gaspar de Mendonça e Sálvio Maciel

Mirna Dórea e Tânia Albuquerque Williams e Cesar Oliveira Tiago Daniel e Tatiana Brasil José Leite e Eliane Tenório

Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO JORNALO

Social

O nosso fax e e-mail paraenvio de notícias: 4009-1960 [email protected]

FAX & E-MAIL

Fotos by Chico Brandão

Page 8: SALAVIP 19/12/2010

CMYK

A PlazaSanMartín,uma dasmais famosasdacidade,foi con-struídaem 1921

CC88

Domingo, 19 de dezembro de 2010 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO JORNALO

Por Adriane Mello e Ivan Correiawww.twitter.com/mundoafora_al

Fique Ligado!Para aproveitar melhor sua estada em Lima, fique atento

as nossas dicas e boa viagem!

ClimaO clima em Lima é bem ameno. Dificilmente chove (no

máximo caem alguns pingos de chuva), mas o sol também di-ficilmente aparece. Há uma névoa cinza constante sobre a ci-dade, resultado da grande concentração de nuvens que ficamestacionadas sobre a cidade por não conseguirem atravessara Cordilheira dos Andes. Isso funciona como um ar condicio-nado natural. Atemperatura anual média varia entre 21ºC e17ºC.

MoedaAmoeda oficial do Peru é o Nuevo Sol (S/.). Muitos esta-

belecimentos aceitam dólar americano. O câmbio pode serfeito nos hotéis, bancos ou casas de câmbio. Apesar de algunspoucos estabelecimentos fazerem a troca de real para soles, éuma conversão complicada. Assim, é melhor levar dólaresamericanos para o país. (US$ 1 = S/. 2,7)

IdiomaO Castellano (espanhol) é o idioma oficial, mas na região

dos Andes e do Altiplano existem perto de 50 línguas nativas.

VistoPara brasileiros, não é necessário ter visto para visitar o Peru

por até 90 dias, bastando apresentar carteira de identidade re-cente ou passaporte. Para entrar no Peru, é preciso portar ocertificado de vacina contra a febre amarela. Apesar de não ocontrole não ser rigoroso, é melhor prevenir do que remediar.Para ser eficaz, a vacina deve ser tomada ao menos 10 dias antesdo início da viagem.

EletricidadeAcorrente elétrica é de 220 volts e as tomadas, geralmen-

te, de dois pinos redondos.

HoráriosGMT -5 horas, o que significa que há diferença de menos

duas hora com relação ao horário de Brasília. A Bolívia nãoadota horário de verão.

HoráriosHorário de bancos: de 9:00h às 17:30h .

Horário Comercial: de 2ª a sábado, das 9h às 20h. É bom notar que o hábito de fechar para a siesta é manti-

do em alguns locais.

AeroportoO aeroporto internacional Jorge Chávez fica no município

de Callao, na Grande Lima, a 12km de centro da cidade (cercade 45 minutos de carro do Bairro de Miraflores, dependendodo trânsito). As instalações são modernas, mas costuma haverlongas filas no check in das companhias aéreas, diante dagrande quantidade de turistas.

AlfândegaAs compras devem limitar-se a US$500.00 por pessoa.

Artigos adquiridos no Free Shop ao deixar o Brasil são consi-derados como compras feitas no exterior e já entram nessa cota.Para informações sobre a lista de equipagem exonerada do pa-gamento de direitos de aduana, consulte www.aduanet.gob.peou www.peru.info

Telefones úteisCentro de informações turísticas iPeru: (511) 574.8000Policia: 105 | Bombeiros: 116Embaixada brasileira em Lima: 9348.2042

Eu Fui e Indico!"Aprimeira vez que estive no Peru foi em 1990, influenciada pela minha

sogra que é peruana. Não deu outra, me apaixonei e desde então já estiveno país por mais de trinta vezes. O Peru é encantador, cada cidade tem suaparticularidade e cada viagem é uma nova descoberta; Lima com seus res-taurantes gourmet, Cusco e o espetacular Machu Picchu, Wanchako que memarcou muito, mas o que realmente me encantou foi uma viagem que fizaté Mancora, uma cidade litorânea no norte do Peru. O percurso de ônibusdurou cerca de dezesseis horas, mas valeu muito a pena, pois o lugar é ma-ravilhoso. Todos os anos vou ao Peru ao menos duas vezes. adoro aquelelugar."

"Uma viagem de sonhos, um mergulho na cultura e na ancestralidade,um encontro com o passado, a grandiosidade de um povo. Uma visita aoPeru é tudo isso e muito mais. Chegamos ao país através de sua capital Lima- uma metrópole de contrastes. Lima é uma festa para os olhos. Um passeiopelo bairro de Miraflores é um deslumbramento. Não muito afastado dalífica a boêmia Barranco onde a diversão é garantia. A cidade tem museusdos mais diversos e parque que, com certeza, merecem uma visita. O Perué assim um lugar idilico e cheio de contradições, vale a pena visita-lo e sedeslumbrar com todas as suas histórias, suas culturas e seu povo hospita-leiro. Me senti em casa nos 15 dias que passei por lá."

Para AgitarLima tem uma vida cultural intensa. Em seus museus, salas

de exposições e cinemas há sempre algo novo e interessante parase ver. Sendo uma das maiores cidades da América do Sul, a ca-pital peruana também já entrou na rota de músicos de fama in-ternacional, que geralmente incluem a cidade na agenda de suasturnês. Vale a pena checar o site www.teleticket.com.pe e confe-rir as peças teatrais, shows e outras atrações que acontecem nacidade. Para ouvir a típica música criolla, um estilo peruano deinfluências andinas, africanas e espanholas, basta seguir para aPeña Del Carajo!. Não se deixe enganar pelo nome: o ritmo pe-ruano atrai tanto turistas quanto locais e você pode ser surpreen-dido com uma das noites mais divertidas de Lima. A casa estáno distrito de Barranco que, junto aos de Miraflores e San Isidro,é onde se concentra a melhor noite limenha. Nesses locais, porum momento, esquece-se que está no Peru: as áreas ricas da ci-dade mais parecem partes de cidades européias. O povo maisbonito, os bares mais movimentados e as baladas mais procura-das estão por ali. De salsa a eletrônica, é nesses distritos que anoite ferve. A dica é o site www.enli-ma.com/nocturno/nocturno-en-lima-peru.html, muito útil na escolha de um bomlocal para agitar!

Para GastarHá muitos lugares em Lima que farão

seus soles quererem sair da carteira! Para pro-dutos típicos, uma boa pedida é o MercadoArtesanal Indio e a feira da Plaza Keneddy,ambos em Miraflores. No entanto, pode-seencontrar artesanato mais baratos no centro deLima. Uma das áreas comerciais mais agitadas da cidade é a ruade pedestres Jirón de La Unión, no centro. Antes uma rua aris-tocrática, hoje é cercada de lojas. Bom lugar para passear - e gas-tar! Outra rua comercial é a Avenida La Marina, com os shop-pings - conhecidos como centros comerciais - Plaza San Miguele o Marina Park. E estes não são os únicos da cidade: os bairroslimenhos estão repletos de shopping centers. Talvez o mais in-teressante (e um dos mais caros) seja o Larcomar (www.larco-mar.com). Localizado no topo de um rochedo de frente para oPacífico, o shopping tem 160 lojas, além de bancos, cinemas,bares, restaurantes e boliche. Mesmo se você está em contençãode despesas, é imprescindível uma visita ao Larcomar: além deser um bom centro de entretenimento, o local já virou atração tu-rística! Para os que querem economizar na hora de colocar a mãono bolso, há ainda os Polvos Azules e Polvos Rosados, zonas demercado com barraquinhas quee vendem praticamente tudo, deroupas até eletrônicos e DVDs. Faz o tipo da rua paulistana 25de Março. É bom ficar atento tanto a sua carteira quanto a suacompra, muitos produtos são de origem duvidosa.

Para DegustarMisturando ingredientes vindos de todas as partes do país -

do mar aos Andes - e adicionando-os a elementos próprios dasculturas que serviram de base para formar o povo peruano - in-dígenas, europeus, africanos e asiáticos -, a culinária peruanavem alcançando fama internacional, podendo ser consideradauma das mais saborosas do mundo. Com mais de 450 pratos tí-picos, entre eles o ceviche e o lomo saltado, é impossível provare não gostar de nenhum deles! Para degustar a alta gastronomiaperuana em Lima - e gastar vários soles -, vá para o Astrid & Gaston(www.astridygaston.com). Com franquias em outros países daAmérica do Sul, já foi eleito um dos 100 melhores restaurantesde mundo. Quem quer comer muito bem e gastar um poucomenos pode seguir para o Brujas de Cachiche (www.brujasde-cachiche.com.pe), El Señorio de Sulco (www.senoriodesulco.com)ou Pescado Capitales (www.pescadocapitales.com). No quesitofast-food, além das redes internacionais McDonad's, Burger King,Pizza Hut, KFC, etc., as lanchonetes nacionais são muito apre-ciadas pelos limenhos. Apollería Norky's tem mais de 40 lojas eé febre nacional, tendo como carro-chefe o frango assado combatatas fritas. Encontrados principalmente em Chinatown, aschifas são bastante populares: restaurantes chineses que agrega-ram um toque peruano. Dica: a culinária peruana é um poucoapimentada e pode não agradar os paladares mais sensíveis.Para não reclamar, é bom pedir sem ají, o pimentão miúdo e pi-cante, bastante usado como tempero.

Para PassearCom áreas bastante distintas e até mesmo um pouco distan-

tes, a caminhada fica um pouco restritapara dentro dos bairros. Vai se locomoverde Lima Centro até Miraflores e Barranco?É recomendável tomar um ônibus ou táxi.Há linhas de ônibus para todos os lugaresda cidade, mas os táxis não são caros - é pre-ciso combinar a tarifa antes, já que eles nãotêm taxímetro. Para começar o tour, esco-lha a Plaza Mayor (também conhecida comoPlaza de Armas) como ponto inicial. Foinessa praça que nasceu Lima, em 1535.

Nela estão o Palacio de Gobierno, a Catedrale o Palacio do Arcebispo. Seguindo pelo Jirón

de la Unión chega-se a Plaza San Martín, uma das principais dacidade. A Iglesia y Convento de San Francisco, que funcionoucomo cemitério em 1821, guarda, em seu subsolo, catacumbascom vários ossos e caveiras. O Parque de la Reserva, também co-nhecido como Parque dos Chafarizes, tem 13 fontes: suas águasdão um show com música e luzes, melhor visível a noite. OMuseu de Arte de Lima, prédio neo-renascentista construídoem ferro, tem desde cerâmicas pré-colombianas à obras de artecontemporâneas. Visite ainda a Chinatown limenha, uma dasmaiores do continente, e o Cerro San Cristóbal, o melhor pontopara observar a imensidão da capital peruana. Em Miraflores, valepercorrer todo o bairro a pé, apreciando os parques Kennedy eSalazar, o shopping Larcomar e as praias limenhas. No centrodesta área está Huaca Pucllana, um sítio arqueológico pré-incaicodo séc. V. Outros bairros que merecem um passeio são Barrancose San Isidro. Um método divertido de conhecer a história e ospontos turísticos de Lima é subir a bordo de um ônibus de tu-rismo. O site www.urbanito.com.pe oferece vários roteiros dife-rentes, vale a pena conferir.

Bienvenido a Lima, Peru

Banhada pelo Oceano Pacífico e pelo rio Rimác, a capital do

Peru é uma das maiores metrópoles da América Latina, com mais

de 8 milhões de habitantes. Fundada em 1535 e conhecida como

Cidade dos Reis, Lima logo foi declarada capital do vice-reinado

do império espanhol, em 1542. Mas, antes dos colonizadores che-

garem ao país, uma das civilizações pré-colombianas mais desen-

volvidas já vivia por lá: os Incas. E muitos viajantes chegam em

Lima e seguem viagem direto para visitar a antiga capital do im-

pério incaica (Cusco) e suas ruínas (Machu Picchu, no Vale Sagrado,

é o exemplo maior dessa cultura). Outros seguem para a Cordilheira

dos Andes, para ver de perto o Lago Titicaca e suas ilhas flutuan-

tes. Há ainda os que prefiram desvendar os segredos das linhas

de Nazca ou até mesmo desbravar a floresta amazônica. Seja qual

for o motivo da ida ao Peru, é imprescindível reservar alguns dias

para conhecer sua capital. Declarada Patrimônio Cultural da

Humanidade pela UNESCO, em 1991, Lima parece duas, três ci-

dades em uma só - é repleta de contrastes: das ruínas de sítios ar-

queológicos urbanos a bairros extremamente desenvolvidos; de

museus repletos de ouro e prata a cortiços e favelas; de tráfego

bagunçado a elegantes restaurantes gourmets. Nada melhor do

que desembarcar em uma cidade e conhecer vários mun-

dos. Assim é Lima, mais um destino imperdível do Mundo

Afora!

Ê MUNDO AFORA

SimoneBert, aolado daChef peruanaGladysBacigalupo

A Catedralde Lima jáfoi recons-truída e res-taurada di-versasvezes, gra-ças aos ter-remotos queassolam opaís

BetoSouza,psicólogo

Você já esteve no Equador e gostaria deindicar? Mande um e-mail para

[email protected]. Você pode sair na próxima edição do Mundo Afora!A Plaza Mayor, ou Plaza de Armas, onde foi fundada a cidade de Lima,

é cercada pela Catedral, pelo Palacio de Gobierno e pelo Palacio do Arcebispo

O bairrode SanIsidro éum dosmaismodernosda capitalperuana

Bandeira do Peru