salavip 11/09/2011

8
CMYK JORNA L O JORNA L O Domingo, 11 de setembro de 2011 | www.ojornalweb.com | e-mail: [email protected] | Edição: 80 Nide Lins Senhora Para elas Pisando em cordas Inside Entrevista Tufi Duek Moda As cores do verão Felicidade Yêda Rocha, ícone da gastronomia alagoana conta os segredos dos 80 anos bem vividos

Upload: ojornal-sistema-de-comunicacao

Post on 09-Apr-2016

236 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

SALAVIP 11/09/2011

TRANSCRIPT

Page 1: SALAVIP 11/09/2011

CMYK

JORNALO JORNALO

Domingo, 11 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected] || Edição: 80Nide Lins

Senhora

Para elasPisando em cordas

InsideEntrevista Tufi Duek

ModaAs cores do verão

Felicidade

Yêda Rocha,ícone da gastronomiaalagoana contaos segredosdos 80 anosbem vividos

Page 2: SALAVIP 11/09/2011

CMYK

Por Marcos

Leão

[email protected]

Luciana Fraga,Marcela Figueirêdo eMicael Gouveia

Ana Carla Medeiros eDaniel Campos

Janina Miranda e Cassiano Moraes

Rodrigo Costa e Tarci Marques

Rosamaria eAméricoBarbosa

CC22 JORNALO JORNALO

Domingo, 11 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

BOX G

IRO

3, 2, 1... Recapitulando. O fe-riado passou voando de tão mo-vimentado que estava. Se vocênão conseguiu ver o que roloupor aqui, Box Giro conta agora.Para começar, a noite do feria-do, na quarta-feira foi de boamúsica, graças ao Feira Flimar,que a prefeitura de MarechalDeodoro preparou para promo-ver a literatura alagoana , comshow de Alceu Valença e parti-cipação pra lá de especial deNelson da Rabeca.

* Agitada também estava aboate Loop com os tantas atra-ções por lá nos últimos dias.Entre eles, destaque para aHomenagem ao Rock in Rio, nasua Sexta Mix. Ainda falando emagito, Guilherme Brandão con-vocou Sem Compromisso parasacudir sua noite de sexta-feira,com direito a muito samba.

* Quem também está com aagenda cheia é o grupo SambaRock Club, que é a banda sensa-ção do momento. Além disso, es-tiveram agitando a boate LeHotel, no sábado, acompanha-

do da banda pernambucanaNós 4, que fazia um bomtempo que não se apresen-

tava por aqui.Atualizou? Agora,

fui...

Katiuschkia Gusmão

KarinaRemigiocoman

da a empresade décor

“Fábula”, queestá arrasando

Natalia TaveiraIsabela Costa eHeitor

Evangelista

Page 3: SALAVIP 11/09/2011

CMYK

CC33

Domingo, 11 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO JORNALO

CAPA

Entre as perguntas erepostas da entre-vista com YêdaRocha, existem aspausas para sa-borear as divinas

empadinhas e pasteis de fornode camarão, com direito a so-bremesa de bolo de rolo, menuelaborado pela Yêda, ícone dagastronomia alagoana, uma dasfamosas Irmãs Rocha.

Chef de cozinha, sem nuncafrequentar qualquer escola, aalagoana chegou aos 80 anosbem vividos e com muita feli-cidade para compartilhar comamigos e família uma mesafarta da autêntica cozinhaalagoana.

"Minha rotina começa logocedo, às 6h30 vou para aula dehidroginástica e 8 horas retornopara casa e vou direto para co-

zinha fazer o que gosto maisgosto: cozinhar para família,amigos e clientes ...", contaYêda Rocha que casou aos 20anos, teve nove filhos, 19 netose em breve vai ganhar a ter-ceira bisneta.

Aos 80 anos Yêda tem saúdede sobra, e mais vitalidade quemuitos jovens, e além de cuidardo corpo, adora viver a vidasem pensar no passado e nemfuturo. "Vivo intensamentehoje", conta. Yêda adora viajare junto com sua turma da"hidro" elegeu às quintas-feiras,o dia de jogar conversa fora nosbotecos (Veja no box os 10 bote-cos da Yêda).

Os colegas da hidro tambémganham comidinhas de Yêda -"A hidro é uma festa, nada detristeza". Mas sua vida profis-sional de gourmet só começou

depois que ficou viúva, aos 70anos. A partir daí começouaceitar encomendas para fes-tas e eventos.

"Quando casei só sabia fritarovo, então comecei a pedir so-corro a minha irmã Jacyra(Mãe da Tatália) a minha mes-tra", diz.

Yêda, Jacy, Bartyra e Mariatodas se tornaram mestras dagastronomia alagoana, ecumpriram o importante papelde resgatar as receitas do en-genho Varrela (São Miguel dosCampos) no livro "Delicias dacozinha alagoana" .

Elas já eram famosas pelafesta da fraternidade que or-ganizavam um verdadeiro ban-quete de solidariedade, e comlivro ganharam a mídia, comdireito a entrevista no progra-ma do Jô Soares.

Album- Yêda Rocha com os filhos, netos, bisnetos, noras e genros na festa de 80 anos da alagoana

Por Nide Lins

OS 10 BOTECOS EBARES DE YÊDA ROCHA

(ordem alfabética)

Akuaba (Stella Maris) - Acarajé

Bar Belinho (Jatiúca) - Churrasco

Barraca da Elisa - (acarajé)

Bar do Ferreira (Santo Eduardo) - Macaxeira com

contra-flé e vinagrete

Bar do Pelado (Ponta Grossa) - Charque com faro-

fa de bolão

Caruaru - (Santo Eduardo) - Frango desossado e

costelinha de porco

Divina Gula (Stella Maris) - Todas panelinhas e o

caldinho de feijão com torresmo

Mesa de Bar (Jatiúca) - Charque com amendoim

Mr Joca - (Caruru)

Picuí (Jaraguá) - Carne de sol sertaneja

De todas as homenagens,tem uma que ela tem orgulhode contar. "Quando me liga-ram da SMTT não entendi por-que era convidada de um caféda manhã. Mas não recuso con-vites, bastam dizer "bora" quejá estou pronta. Fui sem sabero porquê. Recebi uma placaem minha homenagem por di-rigir durante 60 anos sem umamulta. Fiquei muito feliz"

Yêda Rocha teve o privilé-gio de festejar os 80 anos aolado de sua irmã Jacy de 89anos, com os amigos e famíliano restaurante MariaAntonieta.

Ela diz que sua melhor co-mida é um prato cheio, feijão,arroz, bife, farinha e pimentafresca, mas por outro lado é amaior marqueteira do netoSerginho Jucá (chef de cozinha)que terminou o curso de gas-tronomia na Espanha e retor-nou para Alagoas com muitossonhos, entre o lançamento dolivro "Cozinha Alagoana - umareleitura contemporânea" (Vejamais na página 4).

"Olhar sempre pra frente,não remoer o passado, o tempobom é hoje, é alegria", contaYêda Rocha, sobre sua receitade felicidade.

Banquete paraChacrinha

Antes da fama, Yêda eas irmãs cozinharam paramuitas celebridades e al-gumas inesquecíveis comoo Chacrinha que ela era "fãde carterinha".

"Ele chegou de Recife, equeria discrição, até dis-seram que ele estava dieta.Mas fizemos tudo bucha-da, peixada, sururu, ca-marão, caranguejo, suru-ru, caldeirada... Chacrinhacomeu tudo, e disse paraas chacretes alimentarem-se a vontade, porque elasjamais iriam comer tãobem como naquele dia emlugar nenhum, só ali (Barrade São Miguel)", lembraYêda.

"A festa de Babete" parao Chacrinha rendeu paraYêda e suas irmãs umaparticipação no do pro-grama do comunicador."Ele disse: quando vocêsforem ao Rio de Janeiro sãominhas convidadas ecumpriu a promessa foipegar a gente noAeroporto".

Na lista das irmãsRocha está ainda IvoPitangui, Romeu Tuma,entre outros famosos doBrasil e do mundo.

Viver a vidaA RECEITA DE SUCESSO DE YYÊÊDDAA RROOCCHHAA

Motorista exemplar

Colecionadoras de panelasPanelas de todos osmodelos e marcassão o fascínio deYêda Rocha. “Elastêm espaço especialna minha casa.Gosto das panelasTramontina, tipo ex-portação”, diz Yêda.Já para o boloSouza Leão (foto),ela tem uma fôrmaespecial, compradanos Estados Unidos.

Yêda Rocha com o neto Serginho Jucá, nova revelação da gastronomia alagoana

Nide Lins

Nide Lins

Page 4: SALAVIP 11/09/2011

CMYK

CC44 JORNALO JORNALO

GOURM

ET

Chef Serginho Jucá a mais novarevelação das Irmãs Rocha

Domingo, 11 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

“Aí que saudades do céu, do sal, dosol, de Maceió...”. A canção de RobertoBarbosa resume bem a nostalgia que o ala-goano Sergio Jucá, conhecido comoSerginho, viveu durante 8 anos naEspanha com saudades da família e das co-midinhas da vovô Yêda Rocha. Mas aslembranças inspiraram o chef a fazer dasua cozinha o laboratório de culinária dasIrmãs Rocha.

Foram oito meses de experiência, e acada domingo uma receita do livro“Delícias da Cozinha Alagoana” ganhavauma nova versão, sem perder as suas ori-gens, apenas acrescentando novos ingre-dientes. O bolo de rolo da vovó Yeda é odoce predileto de Serginho, para esta re-ceita ele seguiu a tradição e apostou numaapresentação de fatias redondas, quadra-das e triangulares do bolo acompanhan-do creme de leite cozido, ao invés de quei-jo do reino, suavizando o doce.

“Continuo bebendo na fonte da minha

família, utilizo a essência da receita, masfaço uma releitura acrescento alguns ingre-dientes e crio uma nova apresentação. Porexemplo, o Sururu de Capote é o mesmo,mas agreguei o Jerimum, porque ele jáestá presente no camarão na moranga. Acombinação do jerimum mais sururu deucerto”, revela o Chef Serginho Jucá.

O Chef Serginho Jucá estudou naEscola de Hostelaria de Sant Pol del Mare de doces Espai Sucre, estagiou noReastaurante ABAC (2 estrelas Michelinem Barcelona) e também passou um tempopela cozinha do D.O.M (do famoso brasi-leiro Alex Atala) em São Paulo . ParaMaceió, o alagoano trouxe o prêmio damelhor apresentação de prato no C o n cu r s o J o v em Cozinheiro da Cataluña- Espanha 2008, onde foi julgado pelo n°1 do mundo: René Redzepi ,chef de cozi-nha do Restaurante Noma, na Dinamarca.

Agora de volta a Maceió o ChefSerginho Jucá já fez sua estreia no desfile

de Marta Medeiros com menu inovadorcom destaque para o vinagrete de polvocom espuma de manga, sururu e maçu-nim ensopado com vatapá e farofa de ca-marão e pastel de carne do sol com jeri-mum, queijo de reino finalizado com melde engenho.

Recém chegado o chef Serginho Jucájá tem a sua empresa Eventos Gourmetem parceria com Felipe Lacet, a espera deconvites. E para os leitores do O jornal pre-senteou com a receita JANGADINHAALAGOANA, que é Camarão com Pinhaem substituição a batata doce para cortaracidez da receita peruana, Cebiche, numaversão bem alagoana do chef Sergipe.

Em breve o Chef Serginho Jucá lança-ra o livro Cozinha Alagoana, umaReleitura Contemporânea (fotos: JoãoNovaes e edição do livro – Manoel Araújo).

Mais informações no [email protected]. 9964.4222

Novo herdeiro das Irmãs Rocha

Por Nide Lins

JANGADINHA ALAGOANA

Chef Serginho Jucá

Ingredientes do Limão Temperado

Suco de 4 limões1 Cebola bem picadinha (usar só ostrês aros exteriores)15g de Folhas de coentro bempicadinhas1 Pimenta malagueta bem picadinha20ml de Shoyu3 Gotas de óleo de gergelim20ml de Azeite extra virgem

Preparo: Misture todos osingredientes em uma tigela e reservepor 3 horas dentro da geladeira.

Camarão com pinhaIngredientes:200g de Camarão vila franca bempicadinhoLimão temperado

100g de pinha sem sementeSal e pimenta a gostoPreparo: Misture o camarão e a pinhaem uma tigela e adicione sal epimenta; deixe descansar por cincominutos; adicionar o limãotemperado, misturar bem e deixar deum dia para o outro na geladeira.

Ingredientes da vela demacaxeira:Macaxeira crua cortada com laminaem formato de velaÓleo suficiente para fritarPreparo: Fritar as velas demacaxeira no óleo até que dourem.

Montagem: Para obter umaapresentação como a da foto,coloque o camarão em tigelinhas comformato de barco e posicione as velasde macaxeira.

Fotos: João Novaes- cortesia

Page 5: SALAVIP 11/09/2011

CMYK

CC55JORNALO JORNALO

TENDÊN

CIA Cores para o Verão

De uns tempos para cá,basta a temperaturasubir para os tons em

neon (re)aparecerem nas roupas ounos detalhes de vários aces-

sórios e maquiagem. Desta vezsão os tons cítricos queestão em alta. Essascores ácidas, mega re-frescantes, são aliadasperfeitas para quando ocalor chegar.

Se você nunca ouviufalar no chartreuse, fiqueatenta, pois essa cor, quefica entre o amarelo, mos-tarda e o verde neon, é umadas boas novidades da estação, servin-do perfeitamente para produções do

dia a dia, quanto em looks supersofisticados.

A paleta de cores não parapor aí. A cor vedete do Verão éo laranja e com ele o amarelo,

o pitanga e o turquesa, tonsque nos remetem a doses desol, luais, paraísos tropicais,mares do Caribe e afins...

Cores assim combinamcom pessoas ousadas ebom gosto apurado. Ostons marcam territórioneste Verão para iluminarqualquer produção, sejaela monocromática, con-trastando com outras

cores quentes(brincando decolor bloc-king) oum e s m o

com acessó-rios mais fe-chados (pre-tos). As produ-ções mais neutras, com tonsnude, também aceitam pitada de

cor.O Verão pede acessórios nessas

cores. A dica é usar e abusar de mate-riais rústicos, trabalhados manualmen-te. Eles podem fazer toda a diferença.

Mas nem tudo são cores, no verão2012. Outra forte tendência para a es-

tação mais quente do ano é o bran-co e off White, que veio nas

passarelas como uma dasgrandes apostas de lookspara essa temporada. Celebri-

dades internacionais e nacio-nais já fizeram aparições com

vestidos brancos e curtos, maso detalhe não ficou por conta disso,o detalhe dessas aparições foramos acessórios, nada daquele tra-dicional uso de uma bolsa bran-ca para combinar com o vestidobranco ou sapato branco paracombinar com o vestido bran-co. Na moda, branco e offWhite são os acessórios colo-ridos que tomam conta dasexpectativas para o verão

2012.Para não

errar, a dicaé usar vesti-dos bran-c o s ,m a i sc u r -tos. Vaic o l o c a rum sapato?

Coloque umcom tom diferen-

te do vestido como,amarelo, preto, rosa,

azul e laranja que vãoestar em alta na moda verão

2012. Vai sair de bolsa? Optepor bolsas carteiras grandes.Essas são as dicas das passare-las para você no verão 2012.

Domingo, 11 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Page 6: SALAVIP 11/09/2011

CMYK

CC66 JORNALO JORNALO

Domingo, 11 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

Verão lembra frescor e conforto. E umdos objetos de desejo feminino típicodesta estação, atende pelo nome de

espadrilles ou espadrilhas. Elas, junto com assaias longas e as cores fortes, virão com tudoque tem direito com várias cores, estampase formas, altas e baixas!

O que caracteriza este modelo é o saltoanabela com revestimento estilo corda (o ma-terial é um sisal trançado). Este detalhe faza espadrille um calçado feminino rústico ecom muito estilo.

O nome é diferente devido a sua con-fecção - no começo eram feitas com espartos,um tipo de planta que se assemelha à palha,trançados na sola do calçado. Hoje o salto éfeito com materiais ainda rústicos, como ráfia,palha, juta e cordas trançadas de palha.Originalmente, as espadrilles são feitas emalgodão, mas hoje já podem ser encontradasem versões com diferentes tipos de tecidocomo o couro.

As espadrilhas têm história. Foram usadaspor soldados espanhóis na Guerra Civil queocorreu no país em 1930. No final dos anos1960, Yves Saint Laurent aumentou o taman-ho do solado e fez o calçado ficar mais fem-inino com salto. Os anos 1970 foram deter-minantes para criar uma febre entre os hip-

pies.

COMO USAR ESPADRILLES:

Experimente usar a sandálias comsalto de corda para criar looks fresquinhos.Combine com vestidos soltinhos, shorts ebermudas, macaquinhos e o bom e velhojeans;

As saias de babados e as pantalonascaem muito bem com esse tipo de calçado.Aposte também nos tecidos naturais e muitobranco;

Outra forma bacana de usar es-padrilles é compor looks mais românticos ecom listras tipo "navy" a lá Audrey Hepburn.Um luxo náutico! Aposte também nas es-tampas liberty e no poá que deixam o lookbem feminino e delicado. Aproveite tambémque o look "All White" está super em alta euse com muito branco.

Dica: Cuidado com as espadrilles queamarram no tornozelo. Dependendoda altura da saia, vestido ou calçaisso pode encurtar o corpo.

Principalmente paraquem já é baixin-

ha!"

PARA E

LAS Pisandoem

cordas

Page 7: SALAVIP 11/09/2011

CMYK

CC77JORNALO JORNALO

Domingo, 11 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

BOCÃO DE KATE

Atop inglesa Kate Moss lançou um batom coma sua assinatura, em parceria com a Rimmel.A marca não vende no Brasil e mesmo quem

estiver de passagem pela Europa e EUA vai ter que cor-rer: os produtos tiveram lançamento exclusi-

vo nas farmácias da Boots, naInglaterra, onde serãovendidas até o dia 28deste mês. Depois destadata pode começar acaçar o batom da Katepelas revendedoras ofi-ciais.

ANNA SURIAnna Sui é uma designer que tem uma linha de

beuaté bem legal. As embalagens são o máximo, superelaboradas (vende na Sephora). Ela lançou uma linhade esmaltes ultra femininos com cores bem marcantes.O design das peças dela é marcado por ter bastante in-formação, apesar do caimento minimalista.

Sr N

Para atender às necessidades do homem moderno,Natura Sr N - primeira linha de produtos para homensda Natura e primeira a trazer produtos de cuidadopara o rosto do homem - relança seus produtos trazen-do novas embalagens e formulações.

Os produtos para a barba são o grande foco da re-formulação da marca. À base de ativos como óleo decafé verde (auxílio na proteção da pele), óleo de can-deia (auxílio na recuperação da pele sensibilizada),aloe vera e mentol, a nova linha traz itens que prote-gem e hidratam a pele do homem.

A colônia e o desodorante não tiveram mudançasem suas fórmulas, porém passaram por um repacking.Agora, as embalagens estão mais sofisticadas e aten-dem as necessidades do público masculino.

Natura Sr N Creme de Barbear Espumante

Cria uma camada pro-tetora que suaviza o con-tato da lâmina com a pele,proporcionando um bar-bear rente e confortável.Contém ativos naturais,como o óleo de café verdee o óleo de candeia, queauxiliam a acalmar a pelee na diminuição de irrita-ções comuns ao barbear.

POR UMA BOA CAUSA

Olivia Palermo vai criar um par de sapatos por umaboa causa. A fashionista, de acordo com a WWD, fezuma parceria com o designer Stuart Weitzman paradesenvolver calçados em prol da pesquisa de MarshaMoses sobre o câncer do ovário no Folkman Institutede Boston, nos Estados Unidos.

Além de Olivia, Scarlett Johansson, HaydenPanettiere e Michelle Trachtenberg também criarampeças para a designer. Os calçados terão toda a rendaarrecadada voltada para a pesquisa.

As peças estão disponíveis para venda no sitewww.stuartweitzman.com, assim como nas

lojas de Stuart em Nova York, BeverlyHills e Chicago. As peças terão pre-

ços entre 670 e 785 reaisNOVID

ADES

THE ALUMINUM SHOW O público de Maceió vai poder conferir no dia

17/9 em dois apresentações às 17h e 21h no teatroGustavo Leite, um espetáculo internacional quemistura circo moderno, música, performance, dançae artes visuais, tudo isso em um único show!

AGITO NO ESPORTE

Alagoas entrou para o mapa nacional de MMA(Mixed Martial Arts). No último dia 09 de setem-bro aconteceu a primeira edição do Coliseu ExtremeFight. O evento foi realizado no ginásio do Sesi, efoi transmitido pelo canal Combate, da Globo Sat.

Reunindo grandes lutadores do País, o ColiseuEF pretende entrar no destino dos apreciadores doesporte. Com um card que inclui nomes comoThiago Jambo, Daniel La Hiena, Paulo Silva"Bananada", Cassiano Tytschyo, Amilcar Alves ePé de Chumbo, o Coliseu foi visto por milhares detelespectadores, e um público presente de mais de8 mil pessoas.

1º FESTIVAL DE CINEMAUNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS

O lançamento do edital do I Festival de CinemaUniversitário conseguiu articular diversas institui-ções culturais que se preocupam com a temática doaudiovisual, tornando-se um evento mais amplo eaberto a novas contribuições. Por conta disso, aComissão Organizadora do Festival decidiu pror-rogar as inscrições do Festival, ampliando o tempopara discutir a programação cultural junto às enti-dades parceiras. Com a prorrogação, os trabalhospodem ser inscritos agora até o dia 26 de setembro.Já a realização do Festival será transferida para o pe-ríodo de 23 a 27 de novembro.

As inscrições podem ser realizadas por qualquercomponente da equipe técnica do filme que tenhavínculo com faculdade ou universidade. No casode alunos já formados, é necessário apresentar umdocumento atestando seu vínculo com a instituiçãono período de produção do filme.

Scarlet Johanson

Olívia Palermo

AGITOPor Aurea

Dantas

Hayden Panettiere

Page 8: SALAVIP 11/09/2011

InsideInside Por Marcos Leão

Com Flávia [email protected]

CMYK

CC88

Domingo, 11 de setembro de 2011 || wwwwww..oojjoorrnnaallwweebb..ccoomm || e-mail: [email protected]

JORNALO JORNALO

HOMENAGEM

Para os fãs de Carlota. O tradicional happy hour do Sesc Poço fazuma grande homenagem ao compositor. Pois bem, o show está mar-cado para o dia 30 deste mês. No palco? Estarão a cantora AndreaMoraes e o cantor e compositor Rodrigo Avelino. O melhor? As pri-meiras 300 pessoas que adquirirem ingressos ganham um CD commúsicas de Rodrigo Avelino. A música começa às 19h30. Os preçosvariam de R$ 6 a R$ 15. Mais? 0800.284.2440. Corre lá!

FEIRA

A já tradicional Feira da Reforma Agrária,chega a sua 12ª edição, onde teve sua aberturano dia 7 e vai até hoje, traz todos os anos à Praçada Faculdade, no Prado, um verdadeiro Festivalde Cultura Popular. Ponto alto do Festival, seráhoje, onde se apresenta o incrível violeiro Pereirada Viola, vindo diretamente de Minas Gerais,tendo 19 anos de carreira encantando platéiaspelo mundo afora com suas cantigas, seus sam-bas, batuques e outros ritmos de raiz. Ah, todosos dias a programação começa às 17h. E nãoacaba por aí: o público assistirá ainda apresen-tações de atrações consagradas em nível em soloalagoano, como Raffa Honorato, Seresteiros deSão Vicente, Trio Gogó da Ema, Trio Nó Cego,Demis Santana, Afoxé Oju Omi Omorewá eQuarteto Malacada. Vai perder?

ORQUESTRA

Já tem programação para a próxi-ma semana, culturettes?Pois é melhoragilizar e escolher um programa cultu-ral dos melhores, que promete. AOrquestra da Ufal, em parceria com aSecretaria Municipal de Educação(Semed), realiza uma nova edição doProjeto Concerto Didático. Desta vez, asescolas Edécio Lopes, no Pinheiro, eEulina Alencar, em Mangabeiras, serãocontempladas com uma apresentaçãode caráter pedagógico que incentivacrianças de 7 a 12 anos a apreciarem amúsica orquestral. O concerto aconte-ce próximo dia 13, às 15h, no AuditórioGuedes de Miranda, no Espaço CulturalUniversitário. E aí, vai encarar?

CASÓRIO

"Filha de peixe, peixinho é"...Como já era de se esperar, a lindanoiva Lara Carnaúba, acompa-nhada da sua finissima mamãe,Socorro Caranúba, que não brin-ca em serviço. Escolheu Miamipara comprar todo o enxoval danoiva, além do vestido, que seráassinado por nada mais nadamenos do que a top estilistaCarolina Herrera.

Oi, lulu! Inside te mostra o 'tem que ter' na estação mais quente do ano,com direito as it girls das mais fashionistas do pedaço. Aproveite!

TÊNDENCIAS DE VERÃO

Quando se pensa em moda brasileira, um dos primeiros nomes que vêemà cabeça é o de Tufi Duek. E não sem motivos. O estilista carioca foi o respon-sável pelo sucesso de nada menos do quatro das principais marcas nacionais.Lançada na década de 70, a Triton foi a primeira e hoje Karen Fuke é quemassina suas coleções. Mas foi com a Forum, de 1981, que Tufi atingiu o statusde ser um dos mais importantes criadores do país. Hoje, o estilista está pres-tes a lançar uma nova marca para os homens e mulheres de bom gosto e Maceióestá na sua rota. Vamos a entrevista!

Como é o seu processo de criação? O que normalmente te inspira?Eu me inspiro em tudo que me cerca, como museus, ruas e cinemas, para

traçar as coleções.

Como é transformar uma idéia, um sonho, em roupa?Um desafio incrivel. Começamos com desenhos, depois para o corpo e

vamos trabalhando e retrabalhando tecidos e modelagens para traduzir nos-sas idéias.

A moda brasileira segue sozinha ou tem influencia dos desfilados naEuropa?

Amoda brasileira é somente feita por brasileiros, mas é para o mundo todo.

TRÊS PERGUNTAS PARA...Tufi Duek

SAIONAS ESTAMPADAS

Algumas peças doverão já estão mostran-do sua força. Umadelas é a saia longa es-tampada. Ótima paraalongar as meninas bai-xas e para harmonizar

as altas também. E ésuper versátil: veste parao escritório e para o fimde semana, só com atroca de acessórios. Aexemplo da fashionis-ta Marília Lopes, ar-rasou. O bracelete foioutro ponto alto:chama a atenção, semexageros, para a partede cima do look.

Inspiração para odia.

PIN-UP ELEGANTE:

O LOOK

As bolinhassão mesmo um

elemento fortíssi-mo para esta tem-porada. Aindamais quandomontam uma

produção retrôbem delicada. AThayná Belo,montou um vi-

sual com uma ca-misa linda, saia plis-

sada e saiu assim parabadalar, por aqui. Sevocê quer personalidade

nas roupas que vai usarhoje, vale se inspirar nela.

Dá para ir ao trabalho, paraum passeio ou faculda-de. Inspire-se!

A TENDÊNCIADAS CLUTCHES

As bolsas carteira,também chamadas de

clutches, chegarampara ficar com di-

versos modelose formatos.Alguns tipos

aparecem em ta-manhos maiores,

com alcinha ou franjas.Mas as que farão muitosucesso na estação quechega são as clutchesde palha.

Assim como as es-padrilhes, elas trazem

um clima de descontra-ção para o look.

Vale usar com maca-cões, looks mais formaisde trabalho e, principal-mente, com peças fluidas.Renata Lapazini encon-trou um jeito perfeito deusar.Adoramos!