243483204 atps instrumentos e tecnicas da atuaccao profissional docx

12
Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância ATPS Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional CURSO: SERVIÇO SOCIALSÉRIE 5 SIMONE DA SILVA BATISTA CAMARGO RA: 1102000764 ROSANGELA APARECIDA RAMOS PEREIRA RA: 4300066267 MARIA APARECIDA DA SILVARA: 2327413799 REGINA DE CASSIA OLIVEIRA RA: 2306308552 MARIALVA SAVIETTO RA: 2340447141 PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIA: Sabrina Simielli Lira

Upload: luciana

Post on 09-Nov-2015

9 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ATPS

TRANSCRIPT

Universidade Anhanguera - UniderpCentro de Educao a Distncia

ATPS

Instrumentos e Tcnicas da Atuao Profissional

CURSO: SERVIO SOCIALSRIE 5SIMONE DA SILVA BATISTA CAMARGO RA: 1102000764ROSANGELA APARECIDA RAMOS PEREIRA RA: 4300066267 MARIA APARECIDA DA SILVARA: 2327413799REGINA DE CASSIA OLIVEIRA RA: 2306308552MARIALVA SAVIETTO RA: 2340447141

PROFESSOR TUTOR A DISTNCIA: Sabrina Simielli Lira PROFESSOR Presencial : Ana Iza G. Bianchini

JUNDIA2013Introduo

A instrumentalidade do Servio Social expressa o exerccio profissional demarcado por suas dimenses tcnico-operativa, terico-metodolgica e tico-politca, constitui-se com o objetivo de discusso e analise do estudo que se apresenta.O Servio Social no Brasil se institucionalizou como uma profisso estratgica no processo de controle racional dos conflitos entre capital e trabalho e com as consequncias da questo social.Desde seu surgimento a profisso se orientou por uma racionalidade conservadora, prpria da sociedade capitalista. Porem, a profisso se aprofundou num processo de rompimento com um pacto conservador estabelecido entre a profisso e o projeto burgus, se tornando mas critico e substancial.

Etapa 1Passo 1

O processo da Instrumentalidade a pratica de criar os instrumentos para a metodologia ao tcnico, o momento que sai do processo ideolgico e comea a se materializar, a inteno da atividade elaborar os instrumentos para discutir o fazer na prtica. Esse momento da forma ao concreto, ao objetivo e subjetivo, a interpretao da realidade do individuo.O Assistente Social vem com a inteno de ruptura com o conservadorismo da profisso, e com o conhecimento mais critico da realidade social.Segundo Iamamoto (2004), nos dias atuais existe trs dimenses que devem ser de domnio do Assistente Social: Competncia tica-poltica - O Assistente Social no neutro ele se posiciona politicamente frente as questes que aparece na realidade social. Competncia terico-metodolgica - o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, poltica, econmica e cultural, com isso construir novas oportunidades.Competncia terico-metodolgica Conhecer e se aprimorar e criar um conjunto de habilidade tcnica que permita o desenvolvimento na sua profisso.Essas dimenses devem andar juntas, mais ainda um desafio entre os profissionais e estudantes na rea do Servio Social. O carter instrumental que constitui a funcionalidade o mesmo que possibilita a passagem das teorias pratica dentro da sociedade , incorporando padres de racionalidade s teorias, processando entre elas suas aes.

Passo 2

O Servio social como profisso na diviso social do trabalho tem algumas singularidades no seu fazer profissional. Em destaque a excusso de polticas publicas no enfrentamento da questo social.A inteno em debater sobre o Servio Social na contemporaneidade contribuir com uma reflexo critica sobre o modo pensar e agir do profissional numa perspectiva teorico-metodologica. A relao entre teoria e pratica no uma proposta inusitada e nem exclusiva do Assistente Social, mas se faz necessria diante de contradies existente na profisso e na possibilidade de influenciar a atuao profissional.O profissional de Servio Social marcado por embates de ordem teorico-metodologica e que tem refletido no cotidiano da atuao profissional. Existe Contradies que tem provocado angustias entre os profissionais,e tem contribudo para uma diviso no interior da categoria, que a do profissional que pensa e o profissional que faz.

Passo 3

Correlacionando as perguntas do presente trabalho, chegamos as seguintes respostas:

a) Qual o instrumental tcnico da minha pratica ?R: So conversas informais, documentao, reunio, observao, entrevistas, cadastro, encaminhamentos, registros, acompanhamento social, relatrios e visitas domiciliares etc....Segundo MARTINELLI, 1994 p. 137 um conjunto articulado de instrumentos e tcnicas que permitem a operacionalizao da ao profissional.

b) Que relao estou estabelecendo entre teoria e a pratica, discurso e atuao ?R: Teoria e pratica andam juntas. O contedo bom das tele aulas e de grande valia em nossas prticas profissionais.

c) Quais as limitaes que estou encontrando ?R: Chegamos a concluso que a maior limitao encontrada at o presente momento o mercado de trabalho, que esta resistente com relao aos novos profissionais.

Passo 41) Quais instrumentos so utilizados com maior frequncia ?R: O instrumental de trabalho no contexto social e socioassistencial so amplos e por vezes pode se caracterizar de forma distinta de um campo de atuao para outro, por meio de: entrevista, observao, visita domiciliar, encaminhamentos, orientaes individuais e ou familiares, estudos de caso entre outros.

2) Qual o critrio para uso deste instrumento ?R: Os critrios para seleo de uso dos instrumentos socioassistenciais so obtidos a partir da urgncia, necessidade e avaliao de cada caso relatado pelo usurio.

3 Com relao ao usurio, qual a aceitao dele ao uso deste instrumento?Resposta: Em geral, de modo tranquilo que aceita o uso de todo instrumental tcnico, que um profissional precisa utilizar, para intervir em sua causa.

4 O que esses instrumentos contribuem para a melhor execuo prtica?Resposta: Contribuem no sentido de um melhor entendimento da realidade socioassistencial e tem como objetivos, acelerar a identificao da veracidade dos casos relatados pelo usurio, assim como a assistncia por direito.

5 Qual a relao prtica/teoria na aplicao deste instrumento no exerccio profissional?Resposta: Tudo que foi aprendido em sala de aula (teoria) utilizado ao longo de uma interveno (prtica).

6 Com o uso deste instrumento, qual o resultado esperado em curto, mdio e longo prazo?

Resposta: Em curto prazo espera-se uma avaliao precisa e suporte assistencial com recursos ( financeiros, materiais, de habitao, psicolgicos, etc ). Em mdio prazo espera-se uma aderncia do usurio atravs dos recursos fornecidos, e em longo prazo, espera-se que a qualidade de vida desse usurio seja restaurada assim comoa diminuio de queixas, denuncias entre outras.

7 orientado ao usurio de que as diretrizes do servio social pontuam uma abordagem no caritativa e assistencialista?Resposta: Sim, embora muitas vezes o usurio espere uma prtica caritativa, creio que devido ao longo do tempo que esta profisso ficou conhecida, ele deve aderir aos recursos que proporcionem a ele uma independncia da assistncia, ainda que seja ao longo prazo.

8 - Em sua experincia profissional, como voc avalia o instrumental utilizado nas demandas de sua atuao profissional?Resposta: Como sendo de grande utilidade para implementao de critrios e fornecimento de recursos aos usurios.

9 Como feita a avaliao de atendimento a longo prazo?Resposta: A avaliao feita de forma continuada e sistematizada para que se faa um acompanhamento da aderncia do usurio ao servio e alcance dos objetivos e metas estabelecidos na avaliao.

10 Qual seu maior desafio profissional em seu campo de atuao?Resposta: Vencer o estigma da prtica caritativa\assistencialista, um dos maiores obstculos da nossa profisso e tambm conseguir fornecer e realizar orientaes e capacitaes para que ele busque seus prprios recursos atravs da melhora de qualidade de vida proporcionada a ele durante o atendimento.

Concluso

Ao participar e elaborar esse trabalho foi adquirido um conhecimento tanto terico como prtico no campo de estgio, juntamente com profissionais supervisores atuantes, percebemos que a utilizao do instrumental adequado de suma importncia. Salientamos que, o conhecimento de diversos instrumentos, possibilita uma atuao mais dinmica, eficaz, propositiva e positiva de resultados, j que permite que tenhamos a opo de escolha de qual ferramenta utilizar de acordo com as demandas e problemticas que venham a fazer parte do cotidiano profissional.

Bibliografia:

Claudia Monica dos Santos - Na Pratica a Teoria Outra - Lumem Juris EditoraSUGUIMIRO, Vera Lucia Tieko et al. O Servio Social em debate: Fundamentos Tericos-Metodologicos na Contemporanidade. Saber Academico, n 07 - jun. 2009.Disponivel emAcesso em : 12 maio. 2013