revista domingo 250312

15

Upload: jornal-de-fato-de-fato-rn

Post on 11-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista Domingo 250312

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Domingo 250312
Page 2: Revista Domingo 250312

2 Do min go, 25 de março de 2012 Jor nal de Fa to

Do min go é uma pu bli ca ção se ma nal do Jor nal de Fa to. não po de ser ven di da se pa ra da men te.

ao le i tor

Ar te: neto Silva

Na semana em que o Brasil realizou atividades para lembrar o dia em comemoração às pessoas com necessidades especiais, DOMINGO foi em busca das histórias destas pessoas, que ainda convivem com o preconceito tão comum na sociedade. Em cada uma das realidades presenciadas, a confirmação de que algo está mudando. Mais pela persistência e força de vontade das pessoas que têm Síndrome de Down. Cada vez mais estes jovens se inserem na sociedade, atestando suas capacidades e potenciais, seja no mercado de trabalho ou nas relações sociais.

Em outra reportagem, os segredos e potenciais das pesquisas feitas com células-tronco em hospitais brasileiros. A retirada das células para doação, em banco público ou privado, pode ajudar no tratamento e cura de doenças graves, como câncer, linfomas, diabetes anemias.

Quem gosta de animais vai se identificar com a reportagem que revela o trabalho solidário de um grupo de estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Mossoró. Os amigos se uniram com a proposta de promover entre os mossoroenses a vontade de adotar gatos e cães abandonados e doentes, encontrados nas ruas. O "Cãoternura" começou em novembro do ano passado, nas redes sociais na internet, e está ganhando mais adeptos na cidade. E você pode fazer parte desta corrente. Ainda temos a crônica de José Nicodemos e as dicas de cozinha.

Boa leitura!

Esdras MarchezanChefe de Reportagem

3 Con To Jo sé Ni co de mos

4 En TRE ViS TA Com o psicólogo e professor da UFRN Diego Sousa

6 AnimAiS Conheça o grupo Cão Ternura e seu trabalho com animais

8 ESPECiAiS Jovens com Down mostram que podem trabalhar e estudar

12 SAÚDE Os benefícios da RPG para tratar várias doenças

15 CulináRiA Um sabor especial para o seu domingo ficar ainda melhor

Um domingo especial

• Edi çãoC&S As ses so ria de Co mu ni ca ção

• Editor-geralWil liam Rob son

• Edi torIzaíra Thalita

• Dia gra ma çãoRick Weakmann

• Pro je to Grá fi coAu gus to Pai va• Im pres sãoGrá fi ca De Fa to• Re vi sãoGilcileno Amorim e Stella Sâmia• Fo tosMarcelo Bento, Car los Cos ta e Mar cos Gar cia• In fo grá fi cosNe to Sil va

Re da ção, pu bli ci da de e cor res pon dên cia

Av. Rio Bran co, 2203 – Mos so ró (RN)Fo nes: (0xx84) 3315-2307/2308Si te: www.de fa to.com/do min goE-mail: re da cao@de fa to.com

Page 3: Revista Domingo 250312

Lar gou da re da ção pe las duas da ma-dru ga da, pas sou pe lo bo te co da es qui na adian te, o co nha que do cos tu me. Ao pé do bal cão. Vi ra do pa ra a por ta da rua, demorou-se em olhar no ter cei ro an dar, em le tras lu mi no sas, o no me do jor nal. Sem pen sar em na da, can sa do, fí si ca e men tal men te.

An da va es cre ven do uma no ve la, e era ali no bo te co, em meio à gen te me nor do po vo, que ti nha tem po de tra ba lhar seus per so na gens. En tre um co nha que e ou-tro. Não po dia en ten der li te ra tu ra que não fos se a vi da em si mes ma, na da por tan to de pôr na ca be ça de les, seus per so na gens, ideias es tra nhas ao meio so cial, o que lhe apa re cia, aos olhos, fal sear a ar te. Ab sur-do mes mo.

Se a li te ra tu ra é a vi da, não ti nha que sub me ter a ima gi na ção cria do ra a con-cei tos, par tis sem de quem par tis sem, fos-se qual fos se a for mu la ção teó ri ca. O fa zer li te rá rio te ria de ser, não mais que is so, a ex pres são da ín do le de um po vo, e adulterá-la era-lhe co mo vio lar o es pí-ri to cria dor. A pró pria ar te. Que ele que-ria à fei ção do na tu ra lis mo rea lis ta. A vi da vis ta por den tro, do pon to de vis ta do co nhe ci men to in di vi dual do es cri tor. .

Ca da li te ra tu ra era a al ma de ca da po-vo, e era nis to que a ar te a ele va va à uni-ver sa li da de. Ras ga ria, pois, tu do o que es cre ve ra à dis tân cia da men ta li da de do am bien te so cial da sua no ve la. Do que não po diam pen sar e sen tir seus per so-na gens. Ideias e sen ti men tos de ou tras cul tu ras, de to do alheios, pois, à rea li da de lo cal. Fo ra o que as si mi la ra de Jo sé Ve rís-si mo.

- Te nha a bon da de de pagar-me uma cer ve ja, po de ser, meu que ri do? Des-culpe-me a in ti mi da de!

Era uma des sas mu lhe res da noi te po-bre, por trás do des gas te fí si co do in for-tú nio ain da a tei mo sia de uns tra ços e li-nhas de uma be le za per di da. Apa ren te-men te, te ria si do uma da ma. A fi nu ra dos mo dos, tu do. Apresentou-se co mo Lí-dia.

Gue des, seu no me de re da ção e de fa mí lia, man dou vir a cer ve ja, convidan-do-a pa ra a me sa ao fun do de um cor re dor

um tan to es trei to, e es cu ro. De lo go, en-con tra ra, na que la mu lher, a fi gu ra, fí si ca e psi co ló gi ca, da per so na gem cen tral da sua no ve la.

Lí dia lhe apa re cia, aos olhos, co mo a pró pria. Estabeleceu-se a con ver sa, a cer-ta al tu ra, já, sem res guar do de in ti mi da de. Eram co mo se fos sem ve lhos ami gos. De pois, Gue des lhe fa lou da no ve la que an da va es cre ven do, não que ria na da que não fos se a re cria ção da vi da a seus olhos, na da mu da do em des fa vor da ar te, co mo ex pres são das in quie ta ções in te rio res. E foi por aí.

- En tão, Gue des, me bo te no seu en-re do; mi nha vi da é uma no ve la, e já pron-ta. é só passá-la pa ra o pa pel, pe la sua vi são de mun do.

E o jor na lis ta es cri tor, ou o in ver so, viu, nas pa la vras de Lí dia, a mais jus ta com preen são de li te ra tu ra.

Jor nal de Fa to Do min go, 25 de março de 2012 3

c o n t o / j o s é n i c o d e m o s

A LIÇAO DO BOTECO

! Cada literatura era a alma de cada povo, e era nisto que a arte a elevava à universalidade. Rasgaria, pois, tudo o que escrevera à distância da mentalidade do ambiente social da sua novela.

Page 4: Revista Domingo 250312

DO MIN GO - Quan do a ti mi dez dei xa de ser al go pró prio da per so na li-da de pa ra se tor nar um pro ble ma pa ra a vi da de uma pes soa?

DIE GO SIL VEI RA - A ti mi dez pas sa a se tor nar um pro ble ma pa ra uma pes soa, pri mei ro, quan do co me ça a atra pa lhar sig-ni fi ca ti va men te a vi da des sa pes soa tan to no tra ba lho quan to nas si tua ções que en-vol vem de sem pe nho so cial em ge ral. A pes soa que tem es sa ti mi dez exa cer ba da, que pre ci sa de tra ta men to, ge ral men te apre sen ta co mo ca rac te rís ti ca a evi ta ção das si tua ções te mi das. Ela, em ou tras pa-la vras, "fo ge" das si tua ções so ciais ou su-por ta com in ten so so fri men to. Adi cio nal-men te, quan do ela pas sa a não mais con-tro lar sua an sie da de em si tua ções so ciais e re co nhe ce que tem es se me do ir ra cio nal e per sis ten te, po de mos di zer que po de es tar apre sen tan do o trans tor no de an sie da de so cial. Es sa ti mi dez ex ces si va po de se apre-sen tar de for ma pon tual com uma di fi cul-da de de fa lar em pú bli co, res tri ta a apre-sen ta ção de tra ba lhos aca dê mi cos, por exem plo, ou po de en vol ver di ver sas ou tras si tua ções da vi da da pes soa, in cluin do qual-quer si tua ção de ava lia ção do seu de sem-pe nho, co mo en tre vis tas de se le ção pa ra em pre go e até si tua ções da vi da pes soal que en vol vem ques tões de re la cio na men to com ami gos, côn ju ges e fa mi lia res.

SUA atua ção em ter mos de pes qui-sas é em Psi co bio lo gia. Que ti po de con tri bui ção a ciên cia vem dan do pa ra es ses pro ble mas que são pró prios do com por ta men to de al gu mas pes soas?

NA VER DA DE, es ses pro ble mas (se é que po de mos cha mar as sim) não são pró-

prios do com por ta men to de al gu mas pes-soas. A an sie da de é uma ca rac te rís ti ca ine-ren te a to dos os se res hu ma nos e de ve es tar pre sen te pa ra nos au xi liar a so bre vi ver em si tua ções de pe ri go. Es sa ideia de res-pos ta a uma si tua ção imi nen te de pe ri go es tá pre sen te no ho mem e nos ou tros ani-mais, daí entende-se o com por ta men to hu ma no co mo ten do ba ses bio ló gi cas, prin ci pal men te quan do se fa la em emo-

ções, co mo o me do e a an sie da de. Es sas res pos tas ocor rem de ma nei ra se me lhan te no ho mem e nos ou tros ani mais. O que vai di fe ren ciar a res pos ta es pe ra da e a ca rac-te ri za ção da an sie da de pa to ló gi ca é a in-ten si da de dos sin to mas e o quan to is so atra pa lha a vi da do in di ví duo. Exis te, de

fa to, uma gran de pre va lên cia (pro por ção de ca sos exis ten tes nu ma de ter mi na da po-pu la ção e num de ter mi na do mo men to tem po ral) de pes soas que so frem de trans-tor nos de an sie da de, tam bém é im por tan-te res sal tar que as mu lhe res ge ral men te apre sen tam maior pro pen são a apre sen tar es ses trans tor nos que os ho mens.

É POS SÍ VEL tra tar es sa ti mi dez? Co mo?

ES SE ti po de ti mi dez ex ces si va é tra-ta do de di ver sas for mas. A ma nei ra que é ofe re ci da pe lo nos so pro je to é a psi co te-ra pia em gru po na abor da gem cognitivo-comportamental. O que é is so? Mos tra re-mos ao pa cien te quais são os me ca nis mos de co mo es sa ti mi dez ocor re, ou se ja, ele pas sa rá por um pro ces so que de no mi na-mos psi coe du ca ção e apren de rá gra dual-men te a enfrentá-la com o au xí lio dos psi-co te ra peu tas e dos de mais par ti ci pan tes do gru po. Pa ra is so, faz-se uso de téc ni cas cog-ni ti vas (rees tru tu ra ção dos pen sa men tos), nas quais, atra vés de ques tio na men tos, ajuda-se as pes soas a pen sa rem de mo do di fe ren te e mais rea lis ta so bre as si tua ções que lhes pro vo cam so fri men to, e com por-ta men tais (o en fren ta men to pro pria men te di to, des sas si tua ções). Há ain da um trei-na men to em ha bi li da des so ciais (cu jo ob-je ti vo é que a pes soa li de me lhor com si-tua ções que en vol vem in te ra ção so cial), ne ces sá rio pa ra o tí mi do li dar com cer tas si tua ções co ti dia nas. Ge ral men te, os par-ti ci pan tes res pon dem mui to bem ao tra ta-men to, mos tran do mais au to no mia no en fren ta men to das si tua ções te mi das. É es pe ra do que eles pas sem a ad qui rir cer tas es tra té gias di mi nuin do a ne ces si da de de

O psicólogo Diego Silveira Sousa é formado na UFRN, mestre em Psicobiologia e atualmente é professor substituto do Departamento de Psicologia da referida universidade. Desde 2006, estuda a Ansiedade Social e desde então atua inicialmente como estagiário e posteriormente como psicoterapeuta de grupo, sempre considerando o referencial teórico-prático cognitivo-comportamental. Participa atualmente da ação de extensão, aprovada pelo Departamento de Psicologia e Pró-Reitoria de Extensão da UFRN: Avaliação e intervenção psicoterápica cognitivo-comportamental em adolescentes e adultos com o transtorno de ansiedade social, coordenado pela profa.-dra. Neuciane Gomes da Silva, do Departamento de Psicologia. Nesta entrevista, Diego Silveira explica sobre o projeto de extensão "Enfrentamento da Timidez", que fará atendimento a pessoas que sofrem devido à timidez. Sobre o projeto, ele detalha mais.

en tre vis ta/diego silveira sousa

4 Do min go, 25 de março de 2012 Jor nal de Fa to

A timidez pode atrapalhar a vida de uma pessoa

A pessoa que tem essa timidez exacerbada, que precisa de tratamento, geralmente apresenta como característica a evitação das situações temidas.

!

Page 5: Revista Domingo 250312

aju da, co mo a ofe re ci da pe lo psi co te ra peu-ta.

CO MO sur giu o pro je to En fren ta-men to da Ti mi dez?

O PRO JE TO sur giu em 2006, fru to do in te res se da te má ti ca da an sie da de so cial pe la pro fa.-dra. Neu cia ne Go mes da Sil va. Es se in te res se foi, en tão, com par ti lha do por di ver sos alu nos do cur so de Psi co lo gia da UFRN. Há de se res sal tar que ou tras te má ti cas têm si do en fo ca das em tra ba lhos com gru po e que o iní cio des ses tra ba lhos acon te ceu quan do um gru po de alu nos em 2005 se in te res sou em tra ba lhar com o te-ma ta ba gis mo e de pen dên cia quí mi ca. A par tir de en tão, te mos sem pre tra ba lho com gru pos. Em re su mo, o tra ba lho é o re sul ta do de uma con ver gên cia de in te res-ses, da pro fes so ra Neu cia ne Go mes, de seus es ta giá rios e da par ti ci pa ção con tí nua de psi có lo gos for ma dos pe la UFRN, co mo é o meu ca so. Res sal to que es sa mo da li da-de de tra ta men to em gru po na abor da gem cognitivo-comportamental ain da é pou co uti li za da no nos so Es ta do. Pre ten de mos, por tan to, dar con ti nui da de a es se ti po de pro je to que tem da do bons fru tos.

CO MO se rá o fun cio na men to do pro je to no que se re fe re ao aten di men-to pú bli co?

O PRO JE TO é aber to à par ti ci pa ção de qual quer pes soa da co mu ni da de. Bas ta mar car as en tre vis tas ini ciais (tria gens) que ocor rem em da tas es ta be le ci das e aguar dar ser cha ma do.

O PÚBLICO-ALVO são jo vens e adul tos. Es se pro ble ma não tem iní cio, em mui tos ca sos, já na in fân cia?

SIM. Ele po de ter iní cio na in fân cia. Con tu do, ofe re ce mos es se ti po de tra ta-men to em gru po só pa ra ado les cen tes e adul tos.

DE QUE for ma es se pro je to po de-rá tra zer res pos tas pa ra as pes qui sas que são rea li za das com es sa te má ti-ca?

ES SE pro je to é uma ação de ex ten são da UFRN se dia da no Ser vi ço de Psi co lo gia Apli ca da (SE PA). Ele vi sa ofe re cer a mo-da li da de de tra ta men to em gru po na abor-da gem cognitivo-comportamental. As res pos tas às pes qui sas po de rão vir da co-la bo ra ção dos pa cien tes co mo vo lun tá rios, já que o pro je to tam bém pre vê uma par te de ava lia ção psi co ló gi ca. Po de re mos iden-ti fi car me lhor e aper fei çoar as es tra té gias de tra ta men to com es sa co la bo ra ção. En-tende-se que ex ten são e pes qui sa es tão es tri ta men te re la cio na das.

CO MO as pes soas in te res sa das po-dem par ti ci par des se pro je to, com

aten di men to?AS INS CRI ÇÕES es tão aber-

tas até o fi nal des te mês. Bas ta li gar pa ra o Se pa: 3215-3603 e 3215-3604. As pes soas in te res sa das pre-ci sam ape nas fi car aten tas aos pe-río dos de mar ca ção de en tre vis ta ini cial, que ocor rem uma vez a ca-da se mes tre ge ral men te, e en tão li gar pa ra o Se pa, mar can do a sua en tre vis ta. Deve-se res sal tar que o pro je to En fren ta men to da Ti-mi dez não pro me te a "cu ra com-ple ta" dos pro ble mas re la cio na-dos ao trans tor no de an sie da de so cial, mes mo por que se sa be que um pou co de ti mi dez faz par te da vi da de to dos nós. A pes soa que par ti ci par do pro je to po de rá, sim, ter mui tos ga nhos e me lho ras, de-pen den do de vá rios fa to res, co mo seu en ga ja men to nos en fre ta men tos da si-tua ções que lhe tra zem so fri men to e nas ta re fas pro pos tas. Bus ca mos fa zer o me-lhor pa ra aju dar as pes soas que so frem com

es sa di fi cul da de a en fren tar as si tua ções so ciais, mas dei xan do bem cla ro que o ca-mi nho po de, às ve zes, não ser fá cil e sem-pre exi ge de di ca ção e em pe nho pa ra a su-pe ra ção.

Jor nal de Fa to Do min go, 25 de março de 2012 5

Buscamos fazer o melhor para ajudar as pessoas que sofrem com essa dificuldade a enfrentar as situações sociais, mas deixando bem claro que o caminho pode, às vezes, não ser fácil e sempre exige dedicação e empenho para a superação.

!

Cedida

Page 6: Revista Domingo 250312

6 Do min go, 25 de março de 2012 Jor nal de Fa to

Proteção e solidariedade

a n i m a i s

grupo Cão Ternura: Vanessa, Taciana, gessyca, Zara e Aline. Aos poucos vai crescendo a atuação na cidade ajudando na adoção de animais abandonados.

Estudantes de Veterinária criam grupo para ajudar cães e gatos abandonados nas ruas de Mossoró a encontrarem um lar

tá rias, não te mos ren da", ex pli ca Va nes sa Oli vei ra, que uniu for ças com Ta cia na Be-ne vi des, Za ra Ca ro li ne, Ali ne San ta na e Gess yca Ra quel. Jun tas, elas es tão dis pos-tas a mu dar es sa tris te rea li da de, pois elas afir mam que os maus-tratos são fre quen tes e a si tua ção pre ci sa va de uma ini cia ti va.

"É mui to tris te ver ce nas de aban do no,

cães mal tra ta dos be ben do água da la ma, ga ti nhas pre nhas men di gan do co mi da, a si tua ção dos bur ri nhos pu xan do as car ro-ças sob o sol es cal dan te de Mos so ró. Acre-di to que se ca da um fi zer a sua par te, dan-do co mi da ou água pa ra um ani mal aban-do na do, ou pa ran do de bu zi nar o car ro quan do vê uma car ro ça na fren te, a si tua ção

Fi lho tes ain da, mui tos cães e ga tos são es co lhi dos e pas sam a fa zer par te da fa mí-lia que mui tas ve zes não en ten de a im por-tân cia de cui dar des se ani mal, da ali men ta-ção, saú de, dar ca ri nho e aten ção. Nes tes ca sos, quan do os cães e ga tos cres cem, o in fe liz des ti no pas sa a ser as ruas da ci da-de.

O aban do no de ani mais é um gra ve pro-ble ma de saú de pú bli ca, mas prin ci pal men-te de des res pei to à vi da. Pe ram bu lan do sem des ti no e nem abri go, os cães e ga tos aban-do na dos são al vo de di ver sas for mas de vio lên cia, ris cos de aci den tes e de con trair doen ças que po dem ser trans mis sí veis em al guns ca sos.

Es ta rea li da de, que é uma cons tan te nas ci da des bra si lei ras, tam bém vem sen do en-con tra da com fre quên cia em Mos so ró e sen si bi li zou a um gru po de ami gas, es tu-dan tes do cur so de Me di ci na Ve te ri ná ria da Uni ver si da de Fe de ral Ru ral do Semi-árido (UFER SA), a pen sar em uma for ma de aju dar es ses ani mais a en con tra rem um do no, cria ram as sim, o "Cão ter nu ra", em no vem bro de 2011.

"Nos so tra ba lho é vo lun tá rio. Bus ca-mos aju dar ani mais aban do na dos da ci da-de de Mos so ró, na me di da dos nos sos li-mi tes por que so mos es tu dan tes uni ver si-

Page 7: Revista Domingo 250312

Jor nal de Fa to Do min go, 25 de março de 2012 7

mobilização do Cão Ternura ganhou força através de uma página na rede social Facebook.

O grupo na organização do bazar beneficente em prol de animais abandonados

irá mu dar. É uma ques tão de cons ciên cia, lu tar pe la dig ni da de dos nos sos ani mais, pois eles me re cem", en fa ti za.

Co mu ni CA çãoO tra ba lho do gru po vem dan do cer to,

prin ci pal men te, de pois que o gru po criou uma pá gi na na re de so cial Fa ce book e pas-sou a adi cio nar pes soas que sim pa ti zam e apóiam a cau sa dos ani mais ví ti mas de aban do no.

Com a pos ta gem das fo tos e os da dos dos ani mais, ra pi da men te o gru po con se-gue aju da fi nan cei ra e mes mo um lar pa ra os ani mais.

"Tem si do mui to boa a res pos ta das pes soas com as nos sas pos ta gens. Pro cu-ra mos aju dar tam bém, os pro te to res de ani mais da ci da de de Mos so ró a di vul gar seus ani mais pa ra ado ção, os de sa pa re ci dos e os en fer mos atra vés das re des so ciais", afir ma Va nes sa.

Além da re de so cial, as me ni nas do Cão-ter nu ra tam bém lan ça ram em mar ço o "Zi-ne Cão ter nu ra", um in for ma ti vo men sal, de cons cien ti za ção, pa ra ins truir e sen si bi-li zar as pes soas da ci da de so bre a im por-tân cia da cau sa ani mal e é co lo ca do em pon tos es tra té gi cos.

Ba zar O Cão ter nu ra ain da não é ONG, nem

pos sui abri gos. Os ani mais res ga ta dos são le va dos pa ra clí ni cas e la res tem po rá rios até se rem ado ta dos e o gru po sai em bus ca de doa ções pa ra man ter os cus tos de um

res ga te, por exem plo, e nem sem pre as doa-ções são su fi cien tes.

Pa ra aju dar nes tas des pe sas, o gru po vai rea li zar o I Ba zar Cão ter nu ra, no Bair-ro Mal vi nas, no dia 31 des te mês, das 8h às 12h, com o in tui to de ar re ca dar di nhei ro pa ra aju dar na cas tra ção de al guns ga tos res ga ta dos por uma pro te to ra que não tem mui tas con di ções e que es tão pro crian do in dis cri mi na da men te.

"Va mos tam bém cas trar o Billy, cão zi nho res ga ta do por nós e que já foi ado ta do, mas as su mi mos o com pro mis so de castrá-lo as sim que ti ver mos re cur sos. To dos es tão con vi da-dos a com pa re cer lá!", con vi da Va nes sa.

Pa ra en trar em con ta to com o gru po e aju dar a cau sa, po de fazê-lo por e-mail - gru po cao ter nu ra@ya hoo.com.br pe lo te-le fo ne (084) 8814-4981 ou adi cio nan do co mo ami go a pá gi na do Cão ter nu ra no Fa ce book.

O gru po sa be das di fi cul da des de se fa zer um tra ba lho nes se sen ti do, mas acre-di ta que mes mo pro mo ven do uma pe que-na mu dan ça, já é vá li do lu tar.

"E co mo diz Mar ta N. Ar ru da: 'Não con se gui re mos con ser tar o mun do, mas va le a pe na po der mu dar a vi da de al guns, is to já va le rá os es for ços... Nós acre di ta mos nis so", com ple ta Va nes sa.

Page 8: Revista Domingo 250312

8 Do min go, 25 de março de 2012 Jor nal de Fa to

e s P e c i a i s

Jovens com Síndrome de Down avançam mais na luta por cidadania plena, têm vida mais longa e mais oportuni-dades de inclusão.

Vida plena de Cidadania

Mais apoio, amor e mais opor tu ni da des de vi ver uma ci da da nia ple na nu ma so cie-da de in clu si va. Há al guns anos pen sar que is so fos se pos sí vel es ta va mais no cam po do de se jo do que da rea li za ção pa ra as crian-ças e ado les cen tes com Sín dro me de Down (SD), que aco me te um em ca da 600 be-bês.

A SD é uma al te ra ção ge né ti ca pro du-zi da pe la pre sen ça de um cro mos so mo a mais, o par 21, por is so tam bém co nhe ci da co mo tris so mia 21. A fal ta de in for ma ção alia da à fal ta de apoio e ao pre con cei to da so cie da de faz par te do co me ço de mui tas his tó rias de mães com seus fi lhos que pos-suem SD.

Mas, fe liz men te, a que bra de bar rei ras pa ra uma in clu são efe ti va, aos pou cos,

co me ça a mos trar re sul ta dos. Por pres são e po si cio na men to das fa-mí lias e dos pró prios jo vens com Down que que rem ga ran tir mais avan ços, as opor tu ni da des já es tão che gan do - ain da pa ra uma mi no ria das crian ças e jo vens com Down -

mas que ten de cres cer.Na úl ti ma se ma na, a que ce le-

brou o Dia In ter na cio nal da Sín dro-me de Down (21 de mar ço), é pos sí-vel en con trar his tó rias em que as po ten cia li da des de crian ças e jo vens com Down já po dem ser ce le bra das, mes mo quan do ain da im pe ra o dis-cur so de que as li mi ta ções os im pe-dem de se guir com uma car rei ra e com os es tu dos.

Jo vens com SD que con se guem pas sar no ves ti bu lar, que se qua li fi-cam ou que pas sam a tra ba lhar de-

mons tram o quan to a pró pria so cie da-de ain da tem a apren der com eles.

"Po de mos co me mo rar al gu mas vi-tó rias. Es sa ge ra ção de crian ças e jo-vens com Down de ho je es tá ten do es pa ços que an tes não eram opor tu-

ni za dos, as in for ma ções che gam mais ce do e a pró pria fa mí lia es tá acre di tan do mais na ca pa ci da de dos seus fi lhos de de sen vol ve rem. A so cie da de es tá ven do

e sen do for ça da tam bém a re co nhe cer que a ci da da nia ple na é um di rei to", ex pli ca Te-re sa Cris ti na, da As so cia ção de Pais e Ami-gos dos Ex cep cio nais.

VES Ti Bu lARNo iní cio des te ano, dois jo vens com

SD ga nha ram des ta que na mí dia. O po ti-guar Alys son de Aze ve do pas sou na pri-mei ra fa se do ves ti bu lar da Uni ver si da de Fe de ral do Rio Gran de do Nor te (UFRN), foi en tre vis ta do à épo ca e de mons tra va que que ria um dia ser tu ris mó lo go, mas an tes dis so, já es cre via o seu pri mei ro li vro que de ve rá ser in ti tu la do A Re ve la ção. "Vou fa lar do bull ying, do pre con cei to, do ra cis-mo que as pes soas têm", res sal ta o jo vem du ran te a en tre vis ta.

Mas a no tí cia mais des ta ca da no país foi mes mo a do jo vem Kal lil As sis Ta va res, de 21 anos, que con se guiu, por mé ri to pró-prio e sem pri vi lé gios, en trar na Uni ver si-da de Fe de ral de Goiás on de co me ça rá a es tu dar Geo gra fia.

Kal lil e Alys son são pro vas de uma mu-dan ça ra di cal no que se pro du ziu de con-cei tos e pre con cei tos so bre as pes soas com Sín dro me de Down e so bre o que po dem ou não fa zer.

Se pa ra a mí dia os exem plos ain da são co lo ca dos co mo fa tos cu rio sos ou mes mo ex ce ções à re gra, pa ra as fa mí lias não há no vi da de quan do se in ves te tem po, cui da-do e quan do se acre di ta no po ten cial.

A jo vem Ca ro li ne Cris ti na Sil va, 19 anos, tri lha seu ca mi nho ten do o apoio que pre ci sa. Atual men te, ela es tu da o pri mei ro ano no En si no Mé dio pe la ma nhã e tra ba-lha à tar de nu ma clí ni ca of tal mo ló gi ca, aju-dan do no aten di men to dos clien tes. Já es tá tra ba lhan do há cin co anos na em pre-sa, mais tem po do que mui tos fun cio ná rios con se guem per ma ne cer num úni co lo cal de tra ba lho.

"Gos to mui to do meu tra ba lho, fa lar com as pes soas. Que ro um dia tra ba lhar aten den do o te le fo ne", con ta Ca rol, co mo é ca ri nho sa men te cha ma da pe los co le gas de tra ba lho.

Caroline Cristina Silva, 19 anos, tem Down e há cinco anos trabalha em clínica realizando atendimento ao público. na segunda foto ao lado das colegas de trabalho.

Page 9: Revista Domingo 250312

Jor nal de Fa to Do min go, 25 de março de 2012 9

Os re la tos so bre Ca rol são de que ela pos sui uma so cia bi li za ção ex ce len te, por is so já pas sou por vá rias fun ções na em-pre sa e de sem pe nha as ati vi da des.

A mãe de Ca rol, Cé lia Suely, con ta que o con vi te sur giu du ran te uma das con sul tas em que a fi lha foi sub me ti da.

"Eu sem pre fa zia con sul tas com Dr. Tia no e um dia ele per gun tou se ela po de-ria tra ba lhar na em pre sa. De pois de ob ter in for ma ções com a te ra peu ta de que se ria bom pa ra ela, acei tei e gra ças a Deus ela tem se saí do bem. Ca rol tem cer ta in de-pen dên cia, nun ca ti ve di fi cul da de de acei-ta ção de la nem nas es co las e nem no tra-ba lho de la", res sal ta Suely.

A mãe de Ca rol lem bra que co me çou a bus car aju da es pe cia li za da pa ra a fi lha, quan do ela ti nha 1 ano e oi to me ses. "Acho que quan to mais ce do os pais bus ca rem es se apoio, me lhor, mais chan ces a crian ça te rá de con se guir aces so às opor tu ni da des. A in for ma ção é mui to im por tan te", ex pli-ca ela.

Ca rol con ta que tem o so nho de fa zer fa cul da de de Com pu ta ção. "Eu que ro mui-to fa zer pa ra po der me xer nos com pu ta-do res", con ta sor rin do. En quan to não rea-li za es se so nho, le va a sé rio o ex pe dien te na em pre sa pa ra con ti nuar sen do dig na de elo gios.

mu DAn çASPor en quan to, os exem plos co mo os de

Ca rol, Alys son e Kal lil não são tan tos. Te re sa Cris ti na, da Apae, ex pli ca que

ain da são pou cos os que con se guem efe ti-va men te es pa ços nos ban cos das uni ver si-da des e mes mo preen cher as va gas exis-ten tes no mer ca do de tra ba lho em que as em pre sas são obri ga das por Lei a ofe re cer - co tas pa ra pes soas com de fi ciên cia - mas, is so em bre ve dei xa rá de ser uma coi sa inu-si ta da, pa ra se tor nar ca da vez mais fre-quen te.

"Tal vez nes se mo men to ain da não se apro vei te tan to as opor tu ni da des, mas per-ce be mos que as crian ças de ho je con se gui-rão aces sar es sas opor tu ni da des com mais fa ci li da de. To dos os dias te mos exem plos dis so na APAE em Mos so ró, do po ten cial e de sen vol vi men to", res sal ta.

Um dos fa to res im por tan tes pa ra is so es tá no fa to de que a in for ma ção che ga mais fa cil men te às fa mí lias ho je do que an-tes e a pró pria Me di ci na con tri bui mui to pa ra uma lon ge vi da de dos jo vens com SD.

"An tes por fal ta de in for ma ção e pe lo pre con cei to, mui tas fa mí lias não bus ca vam aju da, as crian ças fi ca vam em ca sa, re clu sas. A fal ta de uma boa as sis tên cia à saú de de les - que re quer cui da dos es pe cí fi cos - aca ba va re du zin do o tem po de vi da. Ho je, fe liz men-te já há mui tos avan ços e eles po dem le var

uma vi da qua se nor mal", res sal ta. Os pais de Shei la Pau li ni, 14 anos, acre-

di tam que ela po de che gar lon ge. "Os pe-que nos avan ços são gran des con quis tas pa ra a gen te que acom pa nha. Qual mãe não se or gu lha em acom pa nhar? Te nho cer te za que a mãe de Shei la fi ca ria fe liz de vê-la che gar nu ma uni ver si da de", res sal ta a tia de Shei la, An to nie ta Sil va.

Dal va Ber nar do, mãe da ado les cen te

Ste la, res sal ta sua de sen vol tu ra pa ra o lú-di co, as ar tes, a dan ça. "Sei que uns de sen-vol vem mais do que ou tros. Mas acom pa-nho mi nha fi lha aon de for ne ces sá rio pa ra que ela te nha as opor tu ni da des que me re-ce", res sal ta.

O me lhor vai ser mes mo quan do es sas con quis tas se tor na rem tão co muns ao pon to de não se rem no ti cia dos co mo "ra-ri da des" do co ti dia no.

Antonieta com a sobrinha Sheila, Stela e a mãe Dalva: Apoio da família é fundamental.

Alysson passou na primeira fase do vestibular na uFRn.

Kallil passou efetivamente para o curso de

Geografia na UFGO

Page 10: Revista Domingo 250312

10 Do min go, 25 de março de 2012 Jor nal de Fa to

As células-tronco são células coringas que se transformam em qualquer tecido do corpo humano; diversas pesquisas já vêm apresentando resultados positivos, principalmente em lesões musculares e ósseas, usando células retiradas e armazenadas

Células-tronco: avanço na saúde

c i Ê n c i a

Os es tu dos com células-tronco vêm cres cen do ca da vez mais no mun do in tei ro. Ho je, já são mais de 80 doen ças que po dem ser tra ta das ou cu ra das com a aju da de las e mais de 200 es tão sen do pes qui sa das.

Pode-se re ti rar células-tronco da me-du la, da gor du ra, da pou pa den tá ria e do cor dão um bi li cal. Mas, qual é a di fe ren ça en tre elas?

Ape sar de mui tos pen sa rem que são cé-lu las em brio ná rias, as células-tronco en con-tra das no cor dão um bi li cal são cé lu las adul-tas, ou se ja, elas pos suem a mes ma ca pa ci-da de da que las en con tra das na me du la ós sea pa ra se mul ti pli car e se trans for mar em qual-quer te ci do do cor po, co mo san gue, os sos, ner vos, mús cu los, en tre ou tros.

En tre tan to, por se rem con si de ra das

vir gens, são mais efi ca zes na ho ra do tra-ta men to, pois nun ca re ce be ram in ter fe rên-cia de ra dia ção, me di ca men tos etc., di fe-ren te do que ocor re nas en con tra das na me du la ós sea, pois pos suem a mes ma ida-de de seu doa dor.

Por exem plo: se o doa dor de me du la ós sea tem 60 anos, considera-se que suas células-tronco tam bém têm a mes ma ida de, já que pas sa ram por di ver sas mo di fi ca ções e não es tão tão ap tas quan to às en con tra das no cor dão um bi li cal pa ra aju dar no tra ta-men to de doen ças.

"Pa ra aque les que que rem doar células-tronco da me du la ós sea, o ideal é fa zer is so o mais ce do pos sí vel, pois quan to mais jo-vem for o doa dor, mais sau dá veis se rão as suas cé lu las e, con se quen te men te, fun cio-

na rão me lhor na ho ra do tra ta men to, por is so in cen ti va mos as ma mães a co le tar as células-tronco do cor dão um bi li cal do seu be bê na ho ra do par to, se ja pa ra se rem ar-ma ze na das em um ban co pri va do, on de es ta rão dis po ní veis pa ra o doa dor, ou pa ra o ban co pú bli co, on de es ta rão dis po ní veis pa ra qual quer pes soa com pa tí vel. É nes te mo men to que a co le ta não ofe re ce ne nhum ris co e as cé lu las são as mais pu ras pos sí-veis", diz Adria na Ho mem, mé di ca res pon-sá vel pe lo Ban co de Cor dão Um bi li cal (BCU-Brasil).

PA RA QuE RE Ti RAR CÉ lu lAS?In de pen den te men te do lu gar em que

as cé lu las são en con tra das, o im por tan te é doá-las pa ra um ban co pú bli co ou arma-zená-las em um ban co pri va do, e is so traz es pe ran ça no tra ta men to de doen ças gra-ves, co mo cân cer, lin fo mas, dia be tes, ane-mias etc..

Além dis so, di ver sas pes qui sas já vêm apre sen tan do re sul ta dos po si ti vos, prin ci-pal men te em le sões mus cu la res e ós seas, e é cer to que, em bre ve, as células-tronco se rão o gran de trun fo da me di ci na re ge ne-ra ti va.

No tra ta men to de cân cer he ma to ló gi-

Retirada de células do cordão umbilical já é um

procedimento realizado no ato do parto

Page 11: Revista Domingo 250312

Jor nal de Fa to Do min go, 25 de março de 2012 11

Adriana Homem, do BCu, explica sobre a importância das células-tronco para a medicina e saúde dos pacientes

Saiba mais sobre os tipos de células-tronco

Saiba mais sobre os tipos de células-tronco

São células com capacidade de renovação através da mitose e podem originar tipos especializados de células, que formam os diferentes tecidos do corpo humano.

Células-tronco

São células derivadas da massa celular interna do blastócito, que é um embrião formado aproximadamente cinco dias após a fecundação. Essas células contêm uma grande capacidade de diferenciação, podendo dar origem a todos os tecidos do corpo, quando recebem o estímulo necessário. São classificadas como totipotentes ou pluripotentes. As totipotentes podem produzir, além das células embrionárias, células da placenta e dos anexos embrionários. As pluripotentes podem produzir células de todos os tecidos embrionários, exceto células extraembrionárias.

Células-tronco embrionárias

São células presentes no organismo e com grande capacidade de diferenciação. Essas células trabalham para reparar danos e repor cé-lulas do organismo. Como células-tronco adultas, podemos citar a medula óssea, fígado, cordão umbilical etc.. Essas células podem ser colhidas tanto em adultos como em crianças. Já há resultados satis-fatórios de seu uso entre diabéticos, pessoas com lesões na medula e com mal de Parkinson. As do tipo multipotentes podem produzir ap-enas uma linhagem celular. As unipotentes produzem apenas um ti-po celular, mas possuem grande capacidade de renovação.

Células-tronco adultas

A lei de biossegurança foi aprovada em março de 2005, e permite o uso de células-tronco para pesquisas com fins terapêuticos. Para a utilização das células-tronco embrionárias, os pais precisam autorizar a utilização dos embriões que estão há muito tempo congelados (mais de três anos) e que não serão mais utilizados para inseminação artificial e que seriam descartados pelo laboratório. Esses embriões devem ter sido congelados em até 5 dias depois da fecundação.

Lei de biossegurança

co, co mo lin fo mas, mie lo mas e leu ce mias, es se ti po de cé lu la já é usa do com su ces so. E ou tras en fer mi da des já es tão na fa se fi nal de pes qui sa. Por exem plo, dia be tes ti po I, doen ças au toi mu nes, lú pus e car dio pa tias. "Por cau sa do uso das células-tronco, paí-ses mais de sen vol vi dos ti ve ram uma di mi-nui ção em cus tos no tra ta men to on co ló-gi co, além de me lho rar a qua li da de de vi da dos pa cien tes jun ta men te com um prog-nós ti co mui to mais ani ma dor do que o vi-vi do há dé ca das", re for çou a mé di ca Adria-na Ho mem.

RE Ti RA DA E DoA çãoPa ra re ti rar as células-tronco da me du-

la ós sea, é ne ces sá ria uma ci rur gia em que se pun cio na a cris ta ilía ca. Por ser um pro-ce di men to ci rúr gi co, há al guns ris cos. Já, pa ra co le tar as células-tronco do cor dão um bi li cal, é pre ci so apro vei tar o mo men to do nas ci men to do be bê, em que se re ti ra o san gue exis ten te no cor dão um bi li cal an tes de se ex trair a pla cen ta. Após is so, coleta-se o san gue que so brou na pla cen ta pa ra apro-vei tar o má xi mo de pos si bi li da des de cé lu-las.

A co le ta de células-tronco do cor dão um bi li cal é um pro ce di men to in do lor e ex-tre ma men te se gu ro pa ra a mãe e a crian ça. Após a co le ta, as cé lu las são ar ma ze na das e so bre vi vem por tem po in de ter mi na do. Os pais po dem op tar por guar dar em um ban co pri va do, em que as cé lu las são pa ra uso do pró prio fi lho, ou po dem doar em um ban co pú bli co pa ra pes soas que es tão nu ma fi la de es pe ra.

Page 12: Revista Domingo 250312

12 Do min go, 25 de março de 2012 Jor nal de Fa to

s a Ú d e

Os benefícios da RPg

A Ree du ca ção Pos tu ral Glo bal, mais fre qüen te men te de sig na da por suas ini ciais RPG, é um mé to do ori gi nal e re vo lu cio ná-rio nas ci do da obra "O Cam po Fe cha do" (1981), pu bli ca do por Phi lip pe Em ma nuel Sou chard, na Fran ça, após quin ze anos de pes qui sas no do mí nio da bio me câ ni ca.

In di ca da pa ra as afec ções do apa re lho os teo mioar ti cu lar, em to das as áreas da Fi-sio te ra pia, a RPG é en si na da por Sou chard e equi pe em mais de dez paí ses.

São mais de 10.000 fi sio te ra peu tas atuan do com o mé to do em 14 paí ses, co mo Fran ça, Suí ça, Por tu gal, Es pa nha, Itá lia, Bél gi ca, Lu xem bur go, Ca na dá, Ar gen ti na, Ve ne zue la, Uru guai, Pe ru, Chi le e Bra sil.

No Bra sil, o mé to do RPG Ori gi nal é de sen vol vi do uni ca men te pe lo Ins ti tu to Phi lip pe Sou chard, lo ca li za do em São Pau-lo, e suas ins ti tui ções cre den cia das nos Es-

ta dos do RJ, DF, BA, CE, PA e PR. Ho je, a RPG Ori gi nal é re co nhe ci da

jun to ao Con se lho Fe de ral de Fi sio te ra pia e Te ra pia Ocu pa cio nal (COF FI TO) e úni-co re co nhe ci do pe la So cie da de Bra si lei ra de RPG, e tem si do uti li za da nos me lho res hos pi tais, clí ni cas e con sul tó rios do país.

"A RPG Ori gi nal se apli ca a to das as pa to lo gias que re que rem fi sio te ra pia: pro-ble mas mor fo ló gi cos, ar ti cu la res, neu ro-ló gi cos, trau má ti cos, res pi ra tó rios e es por-ti vos", ex pli ca a fi sio te ra peu ta Cin thia Lins Dias.

Se gun do a es pe cia lis ta, a RPG é ba sea-da em três prin cí pios só li dos: in di vi dua li-da de (ca da ser hu ma no sen te e rea ge de ma nei ra di fe ren te), cau sa li da de (a ver da-dei ra cau sa do pro ble ma po de es tar dis tan-te do sin to ma, ou se ja, a RPG re mon ta da con se qüên cia à cau sa) e glo ba li da de (não

tra tar por par tes iso la das e sim o cor po co mo um to do, pois to da ati vi da de mus-cu lar es tá ti ca ou di nâ mi ca é sem pre con-cên tri ca e le va a um en cur ta men to mus cu-lar).

Du ran te uma ses são de RPG, de apro-xi ma da men te uma ho ra, o pro fis sio nal aten de ao pa cien te in di vi dual men te, co mu-men te uma vez por se ma na, de pen den do da pa to lo gia. São rea li za das pos tu ras que se rão de fi ni das pe lo pro fis sio nal de acor do com o pro ble ma que es tá sen do tra ta do.

Du RA çãoA du ra ção do tra ta men to de pen de de

ca da ca so e da res pos ta ao tra ta men to de ca da pa cien te. Em ge ral, com 10 ses sões o pa cien te já po de ob ser var me lho ras sig ni-fi ca ti vas em sua pos tu ra, acom pa nhan do com fo tos que são ti ra das no de cor rer do tra ta men to.

ES Co lHA Do PRo FiS Sio nAlO pro fis sio nal ha bi li ta do a apli car a

RPG de ve ter for ma ção no cur so de gra-dua ção su pe rior em Fi sio te ra pia e de ve ter par ti ci pa do da for ma ção em RPG Ori gi nal, mi nis tra da por Phi lip pe Sou chard, cria dor do mé to do (Or ga ni za ção de RPG Ori gi nal Phi lip pe Sou chard). Pa ra con sul tar se um pro fis sio nal es tá ha bi li ta do a apli car o mé-to do, aces se o si te da So cie da de Bra si lei ra de RPG (http://www.sbrpg.com.br).

Page 13: Revista Domingo 250312

Jor nal de Fa to Do min go, 25 de março de 2012 13

c o l u n a s ua c a r r e i r a / r a fa e l d e m e t r i u s

AQUE LE QUE FA LA DE MAIS - Já viu aque les pro fis sio nais que são os pri mei ros a pro pa gar as no tí cias ou as "fo fo cas" den-tro da em pre sa? Cos tu mo cha mar tais pro-fis sio nais de lo cu to res da "rá dio peão". Re ce bem uma in for ma ção, se quer sa bem se são con fiá veis, mas pas sam adian te e, o que é pior, in cluin do in for ma ções que se-quer exis tiam ini cial men te, al te ran do to tal-men te a in for ma ção re ce bi da. Cui da do pa ra não ser um des tes.

AQUE LE QUE FA LA MAL DOS OU-TROS - São aque les pro fis sio nais - se é que exis te al gum pro fis sio na lis mo nis so - que in sis tem em fa lar so bre seus co le gas de tra-ba lho, lon ge des tes, é cla ro, aqui lo que, com cer te za, não se riam ca pa zes de fa lar na fren-te de les. Por is so, a re gra é: se vo cê não tem co ra gem de fa lar al go na fren te do seu co-le ga, nun ca fa le pe las suas cos tas.

AQUE LE QUE VI VE MAL-HUMORA-DO - Es ses são, sem dú vi da, uns dos mais evi ta dos pe los ou tros co la bo ra do res. Exis-te al go pior do que con vi ver com quem vi-ve re cla man do da vi da ou que vi ve de mau hu mor? Pes soas de "mal com a vi da" re pe-lem as ou tras pes soas de per to de las. Nin-guém tem a obri ga ção de es tar sor rin do to dos os dias, mas is so não sig ni fi ca que te mos o di rei to de es tar sem pre de mau hu-mor. A pro pó si to, co mo es tá seu hu mor ho je?

AQuE lE QuE não TEm Hi giE nE PES SOAL - So men te o pró prio pro fis sio nal é ca paz de con se guir con vi ver com ele mes-mo. Is so por que o cor po de le es tá con di-cio na do a su por tar is so. Co nhe ço pes soas que têm um odor tão acen tua do (fa lan do de for ma edu ca da) que não con si go per ma-ne cer mais do que cin co mi nu tos con ver-san do com elas. Um bom ba nho fa ria bem não só a ele, mas a to dos a sua vol ta.

AQuE lE QuE não RES PEi TA oS DE MAIS - O res pei to aos ou tros é fun da-men tal pa ra o con ví vio em gru po. Já pre-sen ciei ca sos ex tre mos de fal ta de res pei to,

pois exis tem pro fis sio nais que não sa bem res pei tar seus co le gas. In fe liz men te, par te des sas pes soas es tão em car gos de di re-ção.

AQUE LE QUE É EGOÍS TA - O egoís-mo é al go di fun di do nas em pre sas até mes-mo por que a com pe ti ti vi da de in ter na é mui to gran de. Pen sar so men te em si mes mo o tem po to do não é a me lhor al ter na ti va pa ra o pro fis sio nal. Por is so, cui da do, pois um dia a ví ti ma po de ser o pró prio egoís-ta.

AQUE LE QUE BRIN CA DE MAIS - Brin car é bom, des de que as brin ca dei ras se jam sau dá veis, num cli ma de res pei to e equi lí brio. Aque les que brin cam a to do mo-men to são pes soas ex tre ma men te in con ve-nien tes e ir ri tam quem es tá a sua vol ta. Is so ti ra a cre di bi li da de do pro fis sio nal e po de lhe tra zer pro ble mas com a am bien ta ção.

AQUE LES QUE SÃO IN FLE XÍ VEIS - Já ob ser vou aque les pro fis sio nais que são os úni cos que se acham cer tos? Pois bem, is so é um gran de pro ble ma pa ra a con vi-vên cia em gru po. É im por tan te que to dos nós te nha mos em men te que não es ta mos cer tos o tem po to do, tam pou co pre ci sa mos fa zer va ler pe ran te os ou tros as nos sas pró-prias ideias a to do mo men to.

PA RA FI NA LI ZAR - Sai ba que as qua-li fi ca ções, com por ta men tos e ati tu des dos bons pro fis sio nais são mui tas e es tão em cons tan te mu dan ça. Mas, com cer te za, aque les que pro cu ram o au toa pri mo ra men-to es ta rão mais bem pre pa ra dos pa ra se tor na rem ex ce len tes pro fis sio nais.

LI CI TA ÇÕES E CON TRA TOS - Tu do que vo cê pre ci sa sa ber so bre o de sen vol vi-men to das li ci ta ções se rá de ba ti do nes te cur so. O cur so se rá rea li za do no pe río do de 9 a 13 de abril, sem pre às 19h, e as va gas são li mi ta das. Com pa re ça à Rua Pru den te de Mo rais, 976, San to An tô nio, man de um e-mail pa ra mar ke ting@te nha me tas.com.br ou en tre em con ta to pe los te le fo nes (0xx84)

3314-1024 e 8819-8066.

PRO GRA MA DE FOR MA ÇÃO DE AU-XI LIAR AD MI NIS TRA TI VO - Ini cian do o pri mei ro cur so de For ma ção de Au xi liar Ad mi nis tra ti vo com aces so di re to ao mer-ca do. Se vo cê es tá de sem pre ga do e quer tra ba lhar na área, bas ta fa zer o cur so e co-me çar uma no va car rei ra. As au las ini ciam no dia 9 de abril, e o in ves ti men to é mui to bai xo. Pa ra ob ter mais in for ma ções, li gue pa ra a Me ta, atra vés do te le fo ne 3314-1024.

AU DI TOR LÍ DER AM BIEN TAL - Uma no va opor tu ni da de se abre pa ra vo cê que quer ga nhar mui to di nhei ro e se dar bem em sua car rei ra. De 26 a 30 de mar ço, ocor-re rá o cur so de Au di tor Lí der Am bien tal. Se rão ape nas 10 va gas, e o pe río do de ma-trí cu la já es tá aber to. Por is so, cor ra e ga-ran ta já a sua. Mais in for ma ções pe lo e-mail mar ke ting@te nha me tas.com.br ou pe los te le fo nes (0xx84) 3314-1024 e 8819-8066.

Comportamentos que o profissional deve evitar

Ra fael De me trius Ad mi nis tra dor, con sul tor, e pro fes sor

uni ver si tá rio. si te: www.te nha me tas.com.br e-mail: ra fael@te nha me tas.com.br

É pre ci so que, an tes de qual quer coi sa, per ce ba mos o efei to que nos sos com por ta men tos es tão ten do so bre as pes soas no am bien te de tra ba lho. Di ver sos são os mo ti vos que le vam as em pre sas a de mi ti rem seus fun cio ná rios. Uma pes qui sa rea li za da em 2011 com 12.000 pro fis sio nais de em pre sas pri va das de to do o Bra sil re ve lou os prin ci pais fa to res pa ra a de mis são no país. Se gun do o le van ta men to, den tre as cin co pri mei ras ra zões, qua tro es tão re la cio na das à per so na li da de. O es tu do apon ta que, além dos mo ti vos re la cio na dos à in com pe tên cia e à fal ta de re sul ta dos, tam bém es tão as ques tões com por ta men tais, co mo o egoís mo, fal ta de di na mis mo e in fle xi bi li da de. Se pres tar mos a de vi da aten ção à ques tão, po de mos per ce ber que o fa to tem gran de re la ção com a fal ta de in te li gên cia emo cio nal. Na co lu na de ho je, va mos des ta car al guns dos de fei tos que, além de pre-ju di car a am bien ta ção den tro da em pre sa, ca rac te ri zam tais pes soas co mo maus pro fis sio nais.

Page 14: Revista Domingo 250312

To do mun do sa be que os fi lhos de mi li ta res têm uma ca pa ci da de qua se ca-ma leô ni ca de se mis tu rar ao no vo meio, so mos ge ne ti ca men te mi ma dos pa ra gos tar de tu do a nos so vol ta, se ja frio, ca lor, ele gân cia, po bre za, água, se ca ou qual quer ou tra con di ção fí si ca, psi co ló-gi ca, geo grá fi ca, cli má ti ca, fi nan cei ra, etc...

Pa ra quem es tá de fo ra, cri ti car tu do is so é mui to bom, "Os po bres coi ta dos dos fi lhos de mi li ta res não têm ami gos e nem la ços afe ti vos com lu gar ne nhum!" Os fo fo quei ros que me des cul pem, mas meus la ços afe ti vos são com o Bra sil e meus ami gos es tão es pa lha dos pe lo mun-do.

Quan tas pes soas po dem di zer que têm vi vên cia na cio nal? Apren der so bre a Ama zô nia no meio da sel va, ou vir os dois la dos da his tó ria e es co lher em qual acre di tar, ter or gu lho de ver seu pai ten tar re sol ver os pro ble mas de ou tros paí ses. Quan tas pes soas po dem di zer que seu

he rói es tá den tro de ca sa? E não adian ta um ci vil ten tar se com pa rar com os nos-sos ca pi tães, sar gen tos, co ro néis, te nen-tes... Eles nun ca vão en ten der que vo cê se mu da sim, mas que den tro da sua ca sa, on de real men te im por ta, na da mu da.

Os fi lhos de mi li ta res apren dem a amar a dis tân cia, a en ten der o la do bom de tu do, a mon tar e des mon tar uma ca sa em dois dias, a aco lher até quem mo rou a vi da to da na mes ma ca sa, a con ser var bons ami gos com o ca ri nho, mes mo sem a pre sen ça.

A ci da de que vo cê mo ra po de não ser a me lhor de to das, po de até ser a pior, mas den tro de ca sa, lá sim, es tá o me lhor lu gar do mun do e os fi lhos de mi li ta res sa bem fa zer o me lhor lu gar do mun do em qual quer lu gar, não im por ta aon de vo cê che gue, den tro da ca sa de um mi li-tar sem pre ha ve rá um re fú gio de ca ri nho e ami za de cria do pe los nos sos la ços com o Bra sil e pe los nos sos ami gos es pa lha-dos pe lo mun do.

Os mi li ta res sa bem que suas es co lhas afe tam a vi da de suas fa mí lias e so frem ao ver seus fi lhos dei xan do os ami gos, na mo ra dos e suas ca sas pa ra trás, mas com pen sam suas fa mí lias com uma chu-va de amor e cul tu ra. Se en ga na quem acre di ta que so mos "po bres fi lhos de militares'', so mos or gu lho sos, gra tos, fe-li zes, ri cos, pri vi le gia dos e aci ma de tu do ama dos fi lhos de mi li ta res, as ca sa po dem mu dar, mas nos sos la res são cons truí dos em tor no de uma fa mí lia, não de um lu-gar.

O es ti lo de vi da que meu pai me pro-por cio nou fez de mim quem eu sou ho-je, uma as pi ran te a jor na lis ta com uma ba ga gem cul tu ral gi gan te, que po de en-cher a bo ca e di zer que vi veu e não leu to da es sa cul tu ra.

Obri ga da Pai por es co lher ser mi li tar.

Bárbara Miranda, é filha de um militar e es-creveu esse artigo na Faculdade em homenagem a ele.

artigo/ BárBara miranda

14 Do min go, 25 de março de 2012 Jor nal de Fa to

FILhOS DE MILITARES

Page 15: Revista Domingo 250312

Jor nal de Fa to Do min go, 25 de março de 2012 15

c u l i n á r i a

ingREDiEnTES

300g de feijão de corda1/2 Pimentão amarelo cortao em cubos pequenos1/2 pimentão verde2 cebolas grandes laminadas4 dentes de alho laminados2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos pequenos400g de carne de sol dessalgada e desfiadamanteiga de garrafa a gostosalsa fresca a gosto2 linguiças fininhas cortadas em cubos pequenos1 tablete de caldo de carne1 colher de sopa de manteiga

moDo DE PREPARo

1- Cozinhe o feijão com uma colher de chá de sal e reserve.2 - Aqueça a panela com a manteiga de garrafa, em seguida coloque uma cebola laminada e refogue até ficar transparente.3 - Em seguida, acrescente os cubos de linguiça, depois os pimentões amarelo e verde e por último os tomates.

4 - Para finalizar, acrescente o feijão de corda e envolva todos os ingredientes. Se necessário, acrescente manteiga de garrafa.Para a carne de sol:1 - Refogue uma cebola laminada na manteiga de garrafa depois a carne desfiada, um pouco de pimenta-do-reino e salsa picada, envolva e acerte o sal.2 - Pode ser servido com farofa de manteiga de garrafa ou arroz branco.

Bem arrumadinho

Macarronada tipo lasanha ingREDiEnTES

1 pacote de macarrão tipo parafuso / 1 lata de creme de leite / 1 lala de milho e ervilha / 500 g de carne muida200 g de presunto fatiado / 200 g de mussarela fatiadaorégano (opcional)

moDo DE PREPARo

1 - Cozinhe a carne muida da forma que desejar deixando um pouco de molha. Cozinhe o macarrão.2 - Em uma travessa misture o macarrão e a carne moída3 - Acrescente o milho a ervilha e o creme de leite4 - Em outra travessa va colocando a mistura e fazendo camadas com o pressunto e a mussarela. A última camada deve ser de mussarela.5 - Coloque o oregano por cima (opsional).6 - Leve para o forno e espere ate que o quejo derreta.7 - Depois e só saborear.

Bolinho de arroz dormido ingREDiEnTES

2 xícaras de arroz dormido2 ovos1 xícara de farinha de trigo1 xícara de queijo parmesão raladosal e orégano a gostoóleo para fritar

moDo DE PREPARo

1 - Misture o arroz, os ovos, o queijo e por último a farinha aos poucos2 - O ponto é meio mole3 - Acrescente o sal e o orégano4 - Pegue porções com a colher e frite em óleo quente5 - Coloque em um papel toalha para absorver o excesso e sirva em seguida.

FO

NTE

: tu

do

go

sto

so.c

om

.br