pdca - método e disciplina i.007.2014

1
A palavra método vem do grego, methodos, composta de meta: através de, por meio, e de hódos: via, caminho, direção. Servir-se de um método é, antes de tudo, ordenar o trajeto através do qual se possa alcançar nossos objetivos projetados e metas. A meta é um resultado a ser atingido e hódos é o caminho, o processo “Método: Processo para se atingir os resultados”. Para isso falarei sobre o Ciclo do PDCA como Método para se atingir os Resultados. O ciclo do PDCA Plan, Do, Check, Action, é hoje o principal método da Administração da Produção pela Qualidade Total. Devemos ressaltar que a metodologia pode ser aplicada em todos os níveis de uma Organização. Empresas de referência mundial em administração consideram que gerenciar consiste basicamente em aplicar corretamente o Ciclo do PDCA. A Metodologia reafirma o que “Taylor” (1995) escreveu dizendo que a Administração adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas por quatro princípios: Princípio de Planejamento (substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método; Princípio do Preparo (preparo do profissional, equipe, máquinas e equipamentos de produção); Princípio do Controle (controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto); Princípio da Execução (distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada). Segundo “Fayol” (1981), Administrar “é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e traçar o plano de ação. Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa. Comandar é dirigir o pessoal. Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços. Controlar é zelar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. Chiavenato(1993) afirma que administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. Todas as definições apresentadas para o termo “Administrar” regem uma seqüência de atividades a serem realizadas para que uma empresa atinja seus objetivos. A idéia de seqüência de atividades está contida na estrutura simples de ser aplicada do PDCA. * Fonte: por Adriano Fagner Gonçalves Nascimento MBA em Gestão Estratégica da Manutenção, Produção e Negócio. Faculdade Pitágoras, São João Del Rei/MG 2011. “Texto pesquisado no livro “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia” FALCONI Consultores de Resultados” Edson Luiz da Silva P P D D C C A A M M é é t t o o d d o o e e D D i i s s c c i i p p l l i i n n a a . . João Pessoa, 18/12/2014 - Edição nº. 007/2014. Entendendo o PDCA. Conteúdo complementar de Treinamentos de Edson Luiz da Silva, ministrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial.

Upload: edson-luiz-da-silva

Post on 11-Aug-2015

590 views

Category:

Leadership & Management


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: PDCA - Método e Disciplina I.007.2014

A palavra método vem do grego, methodos, composta de meta: através de, por

meio, e de hódos: via, caminho, direção. Servir-se de um método é, antes de tudo, ordenar o trajeto através do qual se possa alcançar nossos objetivos projetados e metas. A meta é um resultado a ser atingido e hódos é o caminho, o processo – “Método: Processo para se atingir os resultados”. Para isso falarei sobre o Ciclo do PDCA como Método para se atingir os Resultados.

O ciclo do PDCA – Plan, Do, Check, Action, é hoje o principal método da Administração da Produção pela Qualidade Total. Devemos ressaltar que a metodologia pode ser aplicada em todos os níveis de uma Organização. Empresas de referência mundial em administração consideram que gerenciar consiste basicamente em aplicar corretamente o Ciclo do PDCA.

A Metodologia reafirma o que “Taylor” (1995) escreveu dizendo que a Administração adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas por quatro princípios: Princípio de Planejamento (substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método; Princípio do Preparo (preparo do profissional, equipe, máquinas e equipamentos de produção); Princípio do Controle (controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto); Princípio da Execução (distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada). Segundo “Fayol” (1981), Administrar “é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Prever é perscrutar o futuro e traçar o plano de ação. Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa. Comandar é dirigir o pessoal. Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços. Controlar é zelar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. “Chiavenato” (1993) afirma que administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

Todas as definições apresentadas para o termo “Administrar” regem uma seqüência de atividades a serem realizadas para que uma empresa atinja seus objetivos. A idéia de seqüência de atividades está contida na estrutura simples de ser aplicada do PDCA.

* Fonte: por Adriano Fagner Gonçalves Nascimento – MBA em Gestão Estratégica da Manutenção, Produção e Negócio. Faculdade Pitágoras, São João Del Rei/MG – 2011.

“Texto pesquisado no livro “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia” – FALCONI Consultores de Resultados”

EEddssoonn LLuuiizz ddaa SSiillvvaa

PPDDCCAA –– MMééttooddoo ee DDiisscciipplliinnaa..

JJooããoo PPeessssooaa,, 1188//1122//22001144 -- EEddiiççããoo nnºº.. 000077//22001144..

Entendendo o PDCA.

Conteúdo complementar de Treinamentos de Edson Luiz da Silva, ministrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial.