jogo simula empresa e prepara estudantes para o mundo dos ...revistagalileu.globo.com ›...

4
J á está em con- tagem regres- siva o começo da versão 2005 do mega torneio uni- versitário De- safio Sebrae. É um jogo vir- tual que simula a adminis- tração de uma empresa para preparar os estudantes ao mundo dos negócios. Os interessados em parti- cipar têm até o dia 20 de ju- nho para fazerem as inscri- ções pelos sites www. desafio.sebrae.com.br e www.sebrae.com.br. A expectativa da coordenação é alcançar a marca de 50 mil universitá- rios inscritos. Desde sua pri- meira edição, no ano 2000, o jogo de empresas conta- biliza 170 mil inscritos. Em sua sexta versão, o desafio do jogo será geren- ciar uma empresa que pro- duz e comercializa flores tropicais, segmento que fa- tura 2 bilhões de reais por ano no Brasil. “Durante cinco meses, o gru- po toma deci- sões acerca da vida de um empreendimen- to”, conta Ricardo Gar- cia, coordenador nacio- nal do Desafio. Entre as tarefas da competição estão a montagem da empresa, a contratação de pessoal e os investimentos. Para entrar no jogo basta que seja formado um grupo de três a cinco estudantes, que estejam fazendo algum curso superior em Institui- ções de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Mi- nistério da Educação. Também é necessário que a equipe pague uma taxa de R$ 30,00. A partir daí, o grupo receberá um kit com um CD-Rom de ins- talação do jogo e um ma- nual que dará as orienta- ções sobre os procedimen- tos da disputa e noções de empreendedorismo. O dia da largada será 8 de agosto. Entre o final das inscrições e o início do De- safio os estudantes passam por uma fase de aqueci- mento e respondem a um questionário sobre empren- dedorismo. Esse é um tem- po também para que efeti- vem o pagamento da taxa de inscrição. Em 2004, ape- nas 15% dos inscritos deixaram de pagar. Entre as novidades do Desafio Sebrae 2005, as equipes vão contar com um capital virtual para iniciar o empreendimento e investir durante todo o jogo. Até o ano passado, os estudantes começavam a disputa assu- mindo uma empresa já constituída, ou seja, com o parque fabril montado, pro- BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR Desafio Jogo simula empresa e prepara estudantes para o mundo dos negócios Equipe Carcaj do Paraguai venceu a versão internacional do jopo de empresas denominado Desafio Sebrae MAIO 2005 GA166_76a79_Sebrae 26/4/05 0:41 Page 2

Upload: others

Post on 26-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jogo simula empresa e prepara estudantes para o mundo dos ...revistagalileu.globo.com › EditoraGlobo › DownloadShow › ... · INFORME PUBLICITÁRIO ... primeira edição do Desafio

Já está em con-tagem regres-siva o começoda versão2005 do megatorneio uni-versitário De-

safio Sebrae. É um jogo vir-tual que simula a adminis-tração de uma empresapara preparar os estudantesao mundo dos negócios.

Os interessados em parti-cipar têm até o dia 20 de ju-nho para fazerem as inscri-ções pelos sites www.desafio.sebrae.com.br ewww.sebrae.com.br.A expectativa da

coordenação é alcançar amarca de 50 mil universitá-rios inscritos. Desde sua pri-meira edição, no ano 2000,o jogo de empresas conta-biliza 170 mil inscritos.

Em sua sexta versão, odesafio do jogo será geren-ciar uma empresa que pro-duz e comercializa florestropicais, segmento que fa-tura 2 bilhões de reais por

ano no Brasil.“Durante cincomeses, o gru-

po toma deci-sões acerca da vida

de um empreendimen-to”, conta Ricardo Gar-

cia, coordenador nacio-nal do Desafio. Entre as

tarefas da competição estãoa montagem da empresa, acontratação de pessoal e osinvestimentos.

Para entrar no jogo bastaque seja formado um grupode três a cinco estudantes,que estejam fazendo algumcurso superior em Institui-ções de Ensino Superior(IES) reconhecidas pelo Mi-nistério da Educação.

Também é necessárioque a equipe pague umataxa de R$ 30,00. A partirdaí, o grupo receberá umkit com um CD-Rom de ins-talação do jogo e um ma-nual que dará as orienta-ções sobre os procedimen-tos da disputa e noções deempreendedorismo.

O dia da largada será 8 de

agosto. Entre o final dasinscrições e o início do De-safio os estudantes passampor uma fase de aqueci-mento e respondem a umquestionário sobre empren-dedorismo. Esse é um tem-po também para que efeti-vem o pagamento da taxade inscrição. Em 2004, ape-nas 15% dos inscritosdeixaram de pagar.

Entre as novidades doDesafio Sebrae 2005, asequipes vão contar com umcapital virtual para iniciar oempreendimento e investirdurante todo o jogo. Até oano passado, os estudantescomeçavam a disputa assu-mindo uma empresa jáconstituída, ou seja, com oparque fabril montado, pro-

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR

DesafioJogo simula empresa eprepara estudantes parao mundo dos negócios

Equipe Carcaj do Paraguaivenceu a versão internacionaldo jopo de empresasdenominado Desafio Sebrae

MAIO 2005

GA166_76a79_Sebrae 26/4/05 0:41 Page 2

Page 2: Jogo simula empresa e prepara estudantes para o mundo dos ...revistagalileu.globo.com › EditoraGlobo › DownloadShow › ... · INFORME PUBLICITÁRIO ... primeira edição do Desafio

INFORME PUBLICITÁRIO

dução inicial e número defuncionários estipulado, en-tre outros elementos.

Outra mudança é que acada decisão a equipe pre-cisa justificar a ação, possi-bilitando que os integrantesanalisem seus passos e re-flitam sobre aquilo que es-tão decidindo. Um dospontos que também seráincentivado nesta edição éa maior interação do parti-cipante com a administra-ção dos recursos humanosda empresa.

O capital que a equiperecebe no início do jogoservirá também para con-tratação, treinamento e in-vestimento em pessoal.Com isso, a idéia é alertaros participantes para a im-portância de se investir eadministrar o corpo funcio-nal da empresa.

A competição vai até ou-tubro. A premiação dosvencedores estaduais dojogo está prevista para operíodo de 3 a 10 de no-vembro. Já a semifinal na-cional acontece no Rio deJaneiro, com a participaçãode 32 equipes, entre osdias 15 e 20 de novembro.A final nacional está marca-da para o período de 8 a 12de dezembro em Brasília.

Quem faz o papel de ga-roto-propaganda da com-petição são os próprios par-ticipantes. No ano passado,pesquisa realizada com

50.000 inscritos apontouuma raridade — aprovaçãounâmine, com 100% dasrespostas classificando ojogo em “Ótimo” ou “Bom”.

EDUCAÇÃO CONTINUADA

A melhor novidade des-te ano está nos compro-missos assumidos pelasunidades do Sebrae emcada estado de continua-rem a acompanhar o estu-dante após o final da com-petição. É que ficou acer-tada a volta do universitá-rio ao Sebrae em até umano para fazer pelo menosum curso presencial ofere-cido pela instituição.

Para isso, foi desenvol-vido o Projeto Desafio Se-brae, que prevê diversasações em três anos para adisseminação da culturaempreendedora no uni-verso de 4 milhões de uni-versitários de 2.700 insti-tuições. Um dos efeitos aserem medidos é a quan-tidade de empresas aber-tas por egressos do meioacadêmico.

“Queremos incentivar ointeresse dos universitáriospor uma educação empre-sarial continuada”, acentuao coordenador nacional doDesafio Sebrae, RicardoGarcia. “Isso aumenta a ca-pacidade técnica e com-portamental dos universitá-rios para que empreen-dam”, complementa.

SEM FRONTEIRA

O sucesso do jogo em-presarial levou o Desafio aoutros países. Em 2004,Uruguai, Paraguai, Argenti-na e Chile também entra-ram na disputa. A final inter-nacional aconteceu de 9 a11 de abril em Brasília, coma vitória da equipe Carcaj,do Paraguai. O Brasil foi re-presentado na competiçãopela equipe “A Turma daVez”, de Roraima, vencedo-ra da etapa nacional.

Já implantado em seis paí-ses da América do Sul, o De-safio Sebrae prepara-se paraatingir em 2005 as outrastrês nações do Pacto Andi-

no. Bolívia, Equador e Vene-zuela já mostraram interesseem participar do jogo queleva a cultura empreende-dora aos universitários.

Segundo o coordenadorRicardo Garcia, o DesafioSebrae vem se tornandocada vez mais um instru-mento para promoção decanais de intercâmbio co-mercial entre esses países.

“Quando se leva infor-mações básicas de comoadministrar uma empresapara esses universitários,em qualquer que seja opaís, é nítida a semelhançano interesse e na reação decada um deles”, disse.

Mai

s in

form

açõ

es:

ww

w.d

esaf

io.s

ebra

e.co

m.b

r DIVISOR DE ÁGUAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOSFinalistas do Desafio Sebrae 2000 abrem negócios

em sete Estados para empresa de informática

Logo depois de se tornarem sócios da empresaProsoftware, em Mato Grosso, Marcello de Lima eClaudecir dos Santos decidiram participar em 2000 daprimeira edição do Desafio Sebrae. Deu certo. A partirdessa experiência a empresa não parou de crescer.

Especializada em programas de informática paraagronegócios, a Prosoftware está hoje em 7 Estados(MT, MS, MG, SP, GO, TO e BA), com perspectivas deabrir novas frentes.

Eles formaram uma equipe com outros dois colegasdo curso de Ciências da Computação da União deEscolas Superiores de Rondonópolis (MT).Conquistaram o quarto lugar em disputa com 200equipes e inscrições do Empretec, curso deempreendedorismo do Sebrae.

“Com o Desafio Sebrae e o Empretec, os anos de 2000e 2001 tornaram-se um divisor de águas para aempresa”, comemoram os sócios.www.prosoftware.com.br

Universitário

Már

cia

Gou

thie

r/Ag

. S

ebra

e

www.sebrae.com.br5

GA166_76a79_Sebrae 26/4/05 0:41 Page 3

Page 3: Jogo simula empresa e prepara estudantes para o mundo dos ...revistagalileu.globo.com › EditoraGlobo › DownloadShow › ... · INFORME PUBLICITÁRIO ... primeira edição do Desafio

Há dez anos capitais de dife-rentes regiões do País sãobrindadas com um circuitode eventos de negóciosidealizado pelo Sebrae paradifundir oportunidades aempreendedores de voca-ções diversas e sem limitede idade. Funciona comouma espécie de espelho,noqual o empreendedor laten-te ou explícito se descobreà frente de determinada ati-vidade lucrativa.

O circuito começa porBrasília. De 19 a 22 demaio, o evento será reali-zado no Pavilhão de Expo-sições do Parque da Cida-de. O Sebrae/DF almejauma visitação de 25 milpessoas para conferirem asopções de empreendimen-tos oferecidos por quase250 expositores do comér-cio, indústria, servi-ços e agronegócios.O objetivo do even-to empreendedor édemonstrar aos in-teressados em abrirnegócios a impor-tância de se atentaràs necessidades domercado, às opor-tunidades e possibi-lidades de investi-mentos, informa-ções, orientaçõestécnicas e geren-ciais a empresáriosfuturos ou ativos.

No ano passado, ocorre-ram 16 feiras com uma par-ticipação de 270 mil pes-soas em todo o Brasil. Oaumento em relação a2003 foi 104%. Os númeroscontinuam empolgantes,principalmente quando sesabe que foram capacita-das 50 mil pessoas em2004, o que gerou um au-mento de 66,6% em rela-ção há dois anos. Além deBrasília, outras 12 capitaisvão abrigar o circuito —Rio Branco, Palmas, Maca-pá, Goiânia, Porto Alegre,Manaus, João Pessoa, Riode Janeiro, Cuiabá, Vitória,Boa Vista e São Luís.

JOVENS INVENTORES

Um dos principais atrati-vos da Feira do Empreen-dedor é servir de palcopara inventos. Na primeirafeira realizada no ano pas-sado, em Fortaleza, o en-genheiro recém-formadoWilton Timóteo Bezerra Jú-nior expôs a tubeteira,uma máquina desenvolvi-da por ele para auxiliar ar-tesãos que usamfolhas de

jornal no lugar da palha.Em dois segundos, a má-

quina enrola a tira de pa-pel no formato de canudo.“À mão, eu demorava umahora para enrolar de 60 a80 canudos, agora sãopouco mais de dois minu-tos para aprontar a mesmaquantidade.” Depois detrançado no formato debandejas, cestas e objetosdecorativos, o jornal é en-vernizado para ficar im-permeável, explica o arte-são. “Pode até molhar quenão estraga”, assegura.

Na Feira do Empreende-dor de Maceió, noano passado, DanielFontan Maia daCruz, 24 anos, alunode Engenharia Civilda Universidade Fe-deral em Alagoas,expôs três inventos.Ele desenvolveu ummecanismo que tra-va as portas do veí-culo e que é aciona-da por controle re-moto. “Pode que-brar o vidro e tentarabrir por dentro quea porta não abre”,garante. Os outrosinventos são umsuporte para gar-rafas PET e umaluva de segurançapara rappel. As in-venções já estãopatenteadas.

Aos 19 e 20 anos,os estudantes Tia-go Rodrigo Ventu-ra Gomes e LucasFerreira dos San-tos Souza inventa-ram o Robolo, umrobô inédito de

OportunidadesComeça circuito da Feira do EmpreendedorEventos têm opções de negócios para todas as idades

Feira doEmprendedorem Florianópolisfez alusão aos 10 anos do circuito deeventos

Foto

s: fei

ra,R

ô R

eitz

; pa

rque

,Car

los

Augu

sto

Ferr

eira

Lim

a

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR MAIO 2005

GA166_76a79_Sebrae 26/4/05 0:42 Page 4

Page 4: Jogo simula empresa e prepara estudantes para o mundo dos ...revistagalileu.globo.com › EditoraGlobo › DownloadShow › ... · INFORME PUBLICITÁRIO ... primeira edição do Desafio

INFORME PUBLICITÁRIO

Mos

tra

Piau

í Sam

pa,c

om p

eças

de

100

mil

anos Durante 10 dias, São Paulo vai conhecer o que de

melhor existe no Piauí em termos de oportunidades deinvestimentos. A exposição denominada Piauí Sampa– A Terra do Sol na Terra da Garoa – vai acontecer noespaço de eventos do mercado público municipal dacapital paulista, de 13 a 22 de maio. A promoção é doSebrae com apoio do Governo do Piauí e da Prefeiturade Teresina.

A exposição contará com peças do Museu do Ho-mem Americano, localizado no Parque Nacional da Ser-ra da Capivara, na cidade de São Raimundo Nonato, a517 quilômetros de Teresina. Lá estão registrados os pri-meiros vestígios da presença humana nas Américas.

“Quem for ao Piauí Sampa vai conhecer uma partedo nosso acervo, quedispõe de 800 mil pe-ças, algumas com ida-de de cem mil anos”,atesta a antropólogapaulista Niéde Gui-don, doutora em Pré-História e Arqueolo-gia Pré-Histórica pelaSorbonne de Paris.Ela criou e é atual pre-sidente do Museu doHomem Americano.

CURSOS GRATUITOS DO SEBRAE VIA INTERNETO Sebrae realiza cursos gratuitos pela Internet há

três anos. As inscrições são feitas online (http://edu-cacao.sebrae.com.br). O ensino virtual já capacitou 300mil pessoas.

O curso “Iniciando um Pequeno Grande Negócio “ éideal para jovens que querem se lançar no mundo em-presarial.

“Não basta apenas ter vontade de abrir um negócio.É preciso se preparar para planejar essa ação”, afirma oempresário Cláudio Borges, inventor de uma máquinaque identifica cheques, dinheiro e cartões de crédito. “Ocurso me ajudou muito”.

CURSO AJUDA EMPREENDEDORESO Empretec é um dos principais cursos presenciais

realizados pelo Sistema Sebrae em todo o país. Deledevem participar quem já tem ou está em vias de abriro próprio negócio. É o caso do gaúcho Douglas Rodri-gues, 28. Após ter participado do Empretec no Se-brae/RS, ele procurou realizar seus sonhos de negó-cios. Juntou economias e viajou para Santarém, nooeste do Pará, onde aplicou tudo na venda de milho.“O curso foi fundamental para o meu futuro, poisabordou as características comportamentais do suces-so, através de vivências e troca de experiências”, re-comenda ele.

Parque Nacional daSerra da Capivara

www.sebrae.com.br5

segurança acionado a dis-tância por computador.Eles são alunos do cursode Sistemas de Informaçãodo Centro UniversitárioLuterano de Palmas (TO),onde também montaram aempresa, que funciona naIncubadora de Empresasde Palmas, ligada à insti-tuição de ensino e queconta com apoio do Se-brae. O invento foi dasprincipais atrações da Fei-ra do Empreendedor emPalmas (TO).

NOVA ABORDAGEM

O Sebrae/DF planejouum formato diferenciadopara a Feira do Empreen-dedor. Pretende dar aos vi-sitantes um novo entendi-mento do objetivo real da

feira de uma forma prática.O conceito atribuído a essaedição se concretiza pela“Trilha do Empreendedor”.A área construída terá 22mil metros quadrados emum caminho que vai de-monstrar de maneira dinâ-mica e criativa o percursodo empreendedor. Na en-trada, os visitantes serão le-vados a prever o que irãover na trilha, com pegadas,pistas, sinalizações e pon-tos de referência que os le-varão à trajetória.

Por meio de estímulos vi-suais, os visitantes conhece-rão as seis estações que es-tarão posicionadas estrate-gicamente. Tal fato propor-cionará às pessoas uma se-qüência lógica numa estra-da certa para o mundo do

sucesso empresarial. A tri-lha terá sinalizações quemostrarão as estações pres-tes a serem conhecidas,bem como indicações paraatividades envoltas com asprincipais características dosbons negócios a serem ab-sorvidos. Os trilhadores se-rão empresários e empreen-

dedores interessados emfortalecer suas atividadesempresariais, como tam-bém os futuros empresá-rios, artesãos, produtoresrurais, associações, mem-bros e representantes decooperativas interessadosem buscar conhecimentos eoportunidades de negócios.

AS

ES

TAÇ

ÕES

D

A T

RIL

HA

SER

ÃO

D

IVID

IDA

S E

M:

1ª Estação: Oportunidades Locais – Oportunida-des de negócios em diversos segmentos.2ª Estação: Oportunidades nacionais e internacionais – Expositores de franquias, representações comercias, dentre outros.3ª Estação: Informação e Orientação – Salão para Rodadas de Negócios4ª Estação: Capacitação – Oficinas de Gestão Empresarial.5ª Estação: Parceiros para o desenvolvimento -Instituições parceiras do Sebrae / DF.6ª Estação de lazer: Comemore o sucesso.

GA166_76a79_Sebrae 26/4/05 0:42 Page 5