flores e rosas em são paulo e minas - globo...

7
D ois grandes eventos de floricul- tura serão realizados em outubro: a 9ª Fiaflora ExpoGarden, de 4 a 8, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP); e a 39ª Festa das Rosas, em Barbacena (MG), de 11 a 15, no Parque de Exposições Minas Gerais. As principais novidades da Fiaflora, a maior feira do setor no país, são o florista espanhol Daniel Santamaria, no evento paralelo Flora Design e o Pavilhão de Orquídeas. Em Barbacena, a Festa das Rosas tornou-se também evento turístico no município, envolvendo 340 pro- dutores. O produto local já conta com um selo de identificação de ori- gem para assegurar a qualidade do produto. SEBRAE O s apreciadores de alimentos da Amazônia já podem contar com três novos produtos energéticos: o gua- raná em pó solúvel em embalagens com 30 sachês de 1 grama cada; o chá de guaraná em cai- xinha, com 15 sa- chês de 2 gramas cada; e o açaí em pó, em potes plásticos de 70 gramas. As novidades foram lançadas em setembro, em Manaus, durante a 3ª Feira Internacional da Amazônia, pelo empresá- rio Jamyl Atroch e seus sócios na empresa Andirá. Os produ- tos já foram exportados para a Inglaterra. Em breve, serão comer- cializados para os Estados Unidos e o Canadá e devem fazer sucesso também no mercado interno, apostam os empresários. Novos produtos de guaraná e açaí Tome nota 88 Fiaflora e Festa das Rosas estão entre as maiores feiras do segmento MAIS INFORMAÇÕES: www.expogarden.com.br Sebrae/MG: (31) 3371 9060 Flores e rosas em São Paulo e Minas D e 25 a 27 de outubro, empreendedores do ramo de alimentos orgânicos do Brasil e de países vizi- nhos vão expor seus produtos e fechar negócios na maior feira mundial do segmento, a BioFach América Latina. Paralelamente acontece a ExpoSustentat. Ambos vão reunir cerca de 50 palestrantes. O comércio de alimentos sem agrotóxicos está em expansão no mundo. No Brasil registra crescimento de 50% por ano e forte demanda externa. Segundo a Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex), o negócio nacional de orgânicos movimenta US$ 250 milhões e cerca de 60% da produção é exportada. Alimentos orgânicos na América Latina MAIS INFORMAÇÕES: www.biofach-americalatina.com.br www.exposustentat.com.br MAIS INFORMAÇÕES: Empresa Andirá: (92) 3237- 1201/9174- 6631 Inovação na feira internacional da Amazônia Rosas e orquídeas embelezam os eventos Gr_252_ Sebrae 19/09/2006 11:23 PM Page 88

Upload: trandat

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Flores e rosas em São Paulo e Minas - Globo Ruralrevistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955... · tar com projetos de biodiesel apoiados ... agroindustriais”,

Dois grandes eventos de floricul-tura serão realizados em outubro:

a 9ª Fiaflora ExpoGarden, de 4 a 8, noCentro de Exposições Imigrantes, emSão Paulo (SP); e a 39ª Festa das Rosas, em Barbacena (MG), de 11 a 15,no Parque de Exposições Minas Gerais.

As principais novidades da Fiaflora, a maior feira do setor no país,são o florista espanhol Daniel Santamaria, no evento paralelo FloraDesign e o Pavilhão de Orquídeas. Em Barbacena, a Festa das Rosastornou-se também evento turístico no município, envolvendo 340 pro-dutores. O produto local já conta com um selo de identificação de ori-gem para assegurar a qualidade do produto.

SEBRAE

Os apreciadoresde alimentos

da Amazônia jápodem contar comtrês novos produtosenergéticos: o gua-raná em pó solúvelem embalagenscom 30 sachês de 1grama cada; o cháde guaraná em cai-xinha, com 15 sa-chês de 2 gramas cada; e o açaí em pó, em potes plásticosde 70 gramas.

As novidades foram lançadas em setembro, em Manaus,durante a 3ª Feira Internacional da Amazônia, pelo empresá-rio Jamyl Atroch e seus sócios na empresa Andirá. Os produ-tos já foram exportados para a Inglaterra. Em breve, serão comer-cializados para os Estados Unidos e o Canadá e devem fazersucesso também no mercado interno, apostam os empresários.

Novos produtos de guaraná e açaí

Tome nota

88

Fiaflora e Festa das Rosas estão entre as maiores feiras do segmento

MAIS INFORMAÇÕES:www.expogarden.com.br Sebrae/MG: (31) 3371 9060

Flores e rosas em São Paulo e Minas

De 25 a 27 de outubro, empreendedores do ramode alimentos orgânicos do Brasil e de países vizi-

nhos vão expor seus produtos e fechar negócios na maiorfeira mundial do segmento, a BioFach América Latina.Paralelamente acontece a ExpoSustentat. Ambos vãoreunir cerca de 50 palestrantes.

O comércio de alimentos sem agrotóxicos está emexpansão no mundo. No Brasil registra crescimentode 50% por ano e forte demanda externa. Segundo aAgência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex),o negócio nacional de orgânicos movimenta US$ 250milhões e cerca de 60% da produção é exportada.

Alimentosorgânicos naAmérica LatinaMAIS INFORMAÇÕES: www.biofach-americalatina.com.brwww.exposustentat.com.br

MAIS INFORMAÇÕES: Empresa Andirá: (92) 3237- 1201/9174- 6631

Inovação na feira internacional da Amazônia

Rosas eorquídeas

embelezam oseventos

Gr_252_ Sebrae 19/09/2006 11:23 PM Page 88

Page 2: Flores e rosas em São Paulo e Minas - Globo Ruralrevistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955... · tar com projetos de biodiesel apoiados ... agroindustriais”,

Frutas, um negócio que fazbem". Esse é o slogan da

Expofruit 2006, a Feira In-ternacional de FruticulturaTropical Irrigada (Expofruit),

que acontece em Mossoró, Rio Grande do Norte, de 5a 7 de outubro. O evento vai contar com RodadaInternacional de Negócios. A expectativa de negócios é16 milhões de reais, quatro vezes a mais do que em 2005.

O objetivo da Rodada Internacional é facilitar o aces-so dos importadores aos produtores de frutas tropicais etemperadas do Brasil. Isso poderá permitir melhores condi-ções de compra e de venda e nos custos para a prospecção decompradores. O destaque do evento é para a fruticultura irrigadade Mossoró, que movimenta 100 milhões de dólares por ano.

CHECK-UP RURAL Os produtores rurais do Rio Grande do Sul ganha-

ram o Check Up Rural, lançado em setembro, nacidade de Esteio, na abertura da 29ª edição daExposição Internacional de Animais,com a presen-ça do diretor de Administração e Finanças do Se-brae, César Rech.

Trata-se de um software desenvolvido peloSebrae-RS para avaliar a situação financeira daempresa,com o balanço patrimonial, financiamen-tos, fluxo de caixa e relação de troca. O progra-ma oferece ainda horas de consultoria e explica-ções e pode ser comprado nas unidades do Sebraeespalhadas pelo País.O investimento é de 200 reais.

Omunicípio de Batalha, região norte do Piauí,a 154 quilôme-

tros de Teresina, des-cobriu o viés turísti-co das suas principaisvocações econômi-cas. Em setembro,promoveu com suces-so a II Festa do Bode,expondo também asatividades de apicultu-ra e produção de leite. Uma das novidades foi oBed & Breakfast, uma nova forma de hospedagempiauiense aos turistas que foram apreciar o evento.

A valorização do bode já rendeu ao prefei-to, Antônio Lages, o título do Prêmio PrefeitoEmpreendedor 2005 da Região Nordeste. Trata-se de uma iniciativa criada pelo Sebrae parahomenagear os gestores municipais que pro-movem os pequenos negócios. A Festa é umaação conjunta do Sebrae no Piauí e daPrefeitura Municipal de Batalha.

Fruticultura com rodadainternacional

89I N F O R M E • P U B L I C I T Á R I O

MAIS INFORMAÇÕES:[email protected] ou pelo telefone (84) 3616-7976

MAIS INFORMAÇÕES:www.aprisco.sebrae.com.br

"

Mossoró abriga a Expofruit e agendaencontros para compra e venda

Cultivo irrigado de frutas é o destaque da Expofruit

Bode, Bed & Breakfast

Bode vira evento turístico em Batalha (PI)

DIV

ULG

ÃO

“O Check Up Rural é uma ferramenta simples e ágil criada para que o agricultor se capacite e se modernize, e faça uma gestão eficiente de seu negócio

Alessandra Loureiro, coordenadora setorial deAgronegócios do Sebrae–RS, sobre o programaCheck Up Rural, disponível em todas as unidadesdo Sebrae pelo país

“ ““

Gr_252_ Sebrae 19/09/2006 11:23 PM Page 89

Page 3: Flores e rosas em São Paulo e Minas - Globo Ruralrevistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955... · tar com projetos de biodiesel apoiados ... agroindustriais”,

90

SEBRAEOportuniades

NEGÓCIOS DAAGROENERGIASeminário discute a inserção da agricultura familiar e das micro e pequenas empresasna cadeia produtiva do petróleo verde

Como a agricultura familiar, asmicro e pequenas empresaspodem participar da cadeia pro-

dutiva da Agroenergia e fazer bonsnegócios? Essa e outras questões sobreo mercado do combustível ecológicovão ser debatidas em Brasília, nos dias16 e 17, durante o Seminário Nacionalde Agroenergia.

MAIS INFORMAÇÕES:www.sebrae.com.br

Brasil quer identificar as melhoresoportunidades e expandir sua atuaçãono setor.

“Atualmente, a atuação do Sebraeem Agroenergia tem, como principalpúblico-alvo, os agricultores familia-res. Mas queremos trabalhar tambémcom as outras oportunidades potenciaispara as micro e pequenas empresas aolongo da cadeia produtiva”, assinalaWang Ching, coordenadora nacional deAgroenergia do Sebrae.

No Piauí, a Agroenergia já absor-

O cultivo de mamona para produção de biodiesel já absorve 4.600 agricultores no Piauí

É um evento fechado, promovidopelo Serviço Brasileiro de Apoio àsMicro e Pequenas Empresas (Sebrae),por meio da Unidade de Agronegócios,e contará com a presença de dirigentese técnicos do Sistema Sebrae, além deparceiros estratégicos nessa temática,incluindo os ministérios das Minas eEnergia, da Agricultura, Pecuária eAbastecimento e do DesenvolvimentoAgrário.

Com o Seminário, o principal órgãode apoio aos pequenos negócios no

SE

BR

AE

/PIA

CA

RLO

S A

UG

US

TO F

. LIM

A

Gr_252_ Sebrae 19/09/2006 11:24 PM Page 90

Page 4: Flores e rosas em São Paulo e Minas - Globo Ruralrevistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955... · tar com projetos de biodiesel apoiados ... agroindustriais”,

I N F O R M E • P U B L I C I T Á R I OI N F O R M E • P U B L I C I T Á R I O 91

ve 4.600 produtores. Eles cultivammamona consorciada com feijão-caupiem 21 municípios para o abastecimen-to da indústria de biodiesel em fun-cionamento no interior do Estado. “Te-mos a previsão de vender 2.500 tone-ladas de mamona para a empresa BrasilEcodiesel”, afirmou José WellingtonDias, consultor do Projeto da Mamonado Sebrae no Piauí.

VILAS INDUSTRIAISMais 1.100 famílias de agricultores

do Estado de Alagoas também serãoincorporadas à cadeia produtiva daAgroenergia em 33 municípios. Diver-sos cursos, seminários e reuniões sobreo assunto vêm sendo realizados nosmunicípios de Água Branca, Arapiraca,Canapi, Ibateguara, Maribondo, MarVermelho e Palmeira dos Índios.

Nessas cidades serão instaladas 45unidades produtivas de biodiesel. Osagricultores vão utilizar as variedadesde sementes recomendadas pelo Pro-grama Nacional de Produção e Uso doBiodiesel, da Rede Brasileira de Tec-nologia de Biodiesel, coordenado peloMinistério da Ciência e Tecnologia. Te-rão acompanhamento técnico para aobtenção dos melhores resultados. Acolheita da matéria-prima está previs-ta para outubro.

A expectativa do Sebrae e de seusparceiros é melhorar a qualidade de vidados produtores rurais das regiões menosdesenvolvidas. Em 2007, mais 32 muni-cípios de três Estados (Minas Gerais,Bahia e Mato Grosso do Sul) vão con-tar com projetos de biodiesel apoiadospelo Sebrae e parceiros, beneficiandoprincipalmente agricultores familiares.

“Um desafio empolgante é o deajudar a transformar assentamentosde reforma agrária trabalhando comAgroenergia em verdadeiras vilasagroindustriais”, afirma o sociólogoIgnacy Sachs, diretor da Escolas AltosEstudos Sociais de Paris, em artigopublicado na revista Sebrae Agrone-gócios. Ele é um dos palestrantes doevento.

NICHOSO biodiesel ou petróleo verde, como

também é conhecido, é um produto eco-logicamente correto e renovável. Naárea da Agroenergia, o Brasil é cota-do para ser líder mundial do biodie-sel, como é hoje o maior produtor mun-dial de álcool. Ou seja, o país poderáser a Arábia Saudita do biodiesel.Sozinho, o Brasil tem condições desuprir 60% da demanda mundial.

Surge aí um campo fértil também

Em 2008, haverá 2% de biodiesel no diesel comum

PORTIFÓLIO DE NICHOSA expansão da Agroenergia prevê que o Brasil terá em 2007 os 840 milhões delitros de biodiesel que eram esperados pelo governo federal para 2008. Nesse ano, será obrigatória a mistura de 2% de biodiesel ao diesel comum.Confira as principais oportunindades na Agroenergia:

● Plantio de oleaginosas como a mamona, girassol, amendoim, palma, dendê, etc; ● Aproveitamento de banhas de animais;● Novos softwares;● Utilização do álcool para a produção de metanol;● Gás natural;● Madeira para carvão vegetal;● Consultorias na área de agronegócios;● Serviços online sobre agroeneregia● Serviços de transporte e logística

para os empreendimentos de menorporte, além da agricultura familiar, cujainclusão social é oportunizada pelaAgroenergia.

“As pequenas empresas têm estru-turas enxutas e são mais ágeis para assi-milar inovações e mudanças”, avaliaa coordenadora de Agroenergia. “Porisso, é importante explorar as oportu-nidades de serviços e produtos volta-das para a Agroenergia, além da produ-ção de matéria-prima.”

Gr_252_ Sebrae 19/09/2006 11:24 PM Page 91

Page 5: Flores e rosas em São Paulo e Minas - Globo Ruralrevistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955... · tar com projetos de biodiesel apoiados ... agroindustriais”,

92

SEBRAEParceria

Até 2008, mais 2.400 famílias decomunidades carentes vão rece-ber orientação para empreender

pequenos negócios. É a previsão do pro-jeto “Vencer Juntos”, fruto de convêniofirmado em 2004 entre o ServiçoBrasileiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas (Sebrae) e aPastoral da Criança. A parceria foi reno-vada em julho passado, com a aplicaçãode mais 2 milhões de reais pelo Sebrae.

Até o ano passado foram viabi-lizadas 206 iniciativas que beneficia-ram 1.039 famílias. O alvo são regiõescom baixo Índice de Desenvolvimen-to Humano (IDH). Inicialmente, seisestados brasileiros estão sendo aten-didos (Bahia, Ceará, Piauí, MinasGerais, Maranhão e Paraíba), masPernambuco e Sergipe tambémserão contemplados.

"Com o projeto ‘Vencer Juntos’, ospais das crianças acompanhadas pelaPastoral, que vivem em situações mui-tas vezes miseráveis, conseguem gerarrenda e diretamente as crianças são bene-ficiadas", ressalta a coordenadora do pro-jeto pelo Sebrae, Carmen Souza.

De 13 a 16 de outubro, acontece nacidade de Codó, no Maranhão, oSeminário de Projetos de Geração deRenda, com a troca de experiênciasdas áreas já atingidas pelo projeto,além de discussões sobre a economiapopular solidária. Devem acontecermais três seminários até o fim do anoem outras regiões.

ECONOMIA SOLIDÁRIAA Pastoral da Criança é uma entida-

de ligada à Confederação Nacional dosBispos do Brasil (CNBB). É formadapor uma rede de solidariedade humana

Capacitação para as famíliasPastoral da Criança e Sebrae se unem para ensinar a pescar

MAIS INFORMAÇÕES:www.pastoraldacrianca.org.br

integrada por 256 mil voluntários, comatuação em 40 mil comunidades em todoo país. O foco é a redução da mortalida-de infantil. Só em 2003 acompanhou1,4 milhão de famílias em 4.023 dos5.562 municípios brasileiros.

Além de atuar em ações básicascomo saúde e educação, a Pastoraldesenvolve ações visando a geraçãode renda, com cerca de 1.000 proje-tos informais, como padarias comu-nitárias, produção de artesanato, cria-ção de pequenos animais, hortas elavouras comunitárias e produção deremédios caseiros.

"O projeto “Vencer Juntos” visadar condições de sobrevivência eapoio à melhoria das condições devida e saúde das famílias carentes",afirma Maria das Graças Silva, coor-denadora do projeto pela Pastoral.

As famílias são capacitadas portécnicos do Sebrae e da Pastoral, comoacontece no norte de Minas Gerais,com artesanato, hortas, criação de ani-mais, etc. Além disso, associações ecooperativas já estão sendo organiza-das e viabilizadas, para que comecema caminhar com as próprias pernas eaprendam a pescar o próprio peixe.

Assessoria da Pastoral com artesãs beneficiadas pelo projeto"Vencer Juntos" em Aracati, Ceará

Famílias recebem lições sobre economiasolidária

PAS

TOR

AL

DA

CR

IAN

ÇA

PAS

TOR

AL

DA

CR

IAN

ÇA

Gr_252_ Sebrae 19/09/2006 11:24 PM Page 92

Page 6: Flores e rosas em São Paulo e Minas - Globo Ruralrevistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955... · tar com projetos de biodiesel apoiados ... agroindustriais”,

I N F O R M E • P U B L I C I T Á R I OI N F O R M E • P U B L I C I T Á R I O 93

SEBRAECaso de Sucesso

MAIS INFORMAÇÕES:www.coopeagro.com.br(82) 3298 2010

MAIS INFORMAÇÕES:www.conempec.com.br

No dia 7 de setembro de 2003, umgrupo de assentados da refor-

ma agrária em Maragogi, Alagoas,deu um grito de independência, coma criação da Cooperativa de PequenosAgricultores Organizados (Coopea-gro). O agricultor Geraldo Cândido,de 43 anos, é um exemplo. Há noveanos ele sobrevivia com extrema di-ficuldade na pequena chácara que re-cebeu em um assentamento. Hoje éum dos 61 sócios da organização, cujopatrimônio já reúne um galpão de

1.000 m2 e um caminhão re-frigerado, usado para levar frutas, pol-pas e hortaliças às pousadas e hotéisdo litoral do município e às capitaisMaceió e Recife.

“Eu ganhei a terra do governo, mascontinuava dependendo dele, pois oque eu produzia não dava nem parao sustendo de minha família”, reme-mora Cândido. Ele e outros agricul-tores continuavam assistidos por pro-gramas sociais, mesmo depois deterem sido beneficiados por projetosde reforma agrária do governo fede-ral. A causa era a falta de orientaçãono plantio e na comercialização do

produto.A Coopeagro surgiu em

1997 por iniciativa da Asso-ciação das Irmãs Filhas doSagrado Coração de Jesus, queiniciou nos assentamentos ru-rais um trabalho cujo princípiofundamental é a conquista dadignidade e da cidadania dostrabalhadores rurais. Com visi-tas aos assentamentos, as reli-giosas conquistaram a confian-ça das mulheres e dos homensna esperança de um futuro semmiséria.

CONTROLE DE ASTRONAUTAS

A comercialização tambémé feita em uma feira semanal rea-lizada no galpão da Coopeagroe também na feira municipal. Nacooperativa os agricultores con-tam com um centro de benefi-ciamento de frutas e hortaliças.

Em parceria com o ServiçoBrasileiro de Apoio às Microe Pequenas Empresas (Sebrae)

em Alagoas, os sócios passaram a ado-tar o Programa de Alimento Seguro(PAS), baseado no rigoroso procedi-mento Análise de Perigos e PontosCríticos de Controle (APCC).

Trata-se de um programa criadoem 1969 pela Nasa, agência espacialnorte-americana, por ocasião daprimeira viagem de astronautas à Lua.Na terra que receberam para produzir,os agricultores familiares projetamvôos ousados em busca de novas ade-sões à cooperativa.

Miséria virou passado paraagricultores assentadosem Maragogi (AL)

Cidadania coletiva

DNA DO ASSOCIATIVISMO

Patrimônio da cooperativa inclui ummoderno caminhão refrigerado

Entreposto de comercialização da Coopeagro,em Maragogi, Alagoas

DIV

ULG

ÃO

A trajetória da Cooperativa de Peque-nos Agricultores Organizados (Coopea-gro) é uma das histórias bem-sucedi-das em "Associativismo: casos desucesso", relatadas em edição especialda revista Conempec (Confederação Na-cional das Entidades das Micro e Pe-quenas Empresas). A entidade contacom federações em 22 estados e asso-ciados em mais quatro estados.

"Esses casos precisam ser difundi-dos no meio empresarial", afirma o pre-sidente da Conempec, José Tarcísio daSilva. "Afinal, o exemplo é a melhormaneira de sensibilizar". Estimular oassociativismo é uma das missões esta-tutárias da entidade, que desenvolveo Programa de Fortalecimento do Sis-tema Associativo das Micro e PequenasEmpresas com o apoio do Sebrae.

DIV

ULG

ÃO

Gr_252_ Sebrae 19/09/2006 11:24 PM Page 93

Page 7: Flores e rosas em São Paulo e Minas - Globo Ruralrevistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955... · tar com projetos de biodiesel apoiados ... agroindustriais”,

ENVIE PERGUNTAS [email protected]

??? ?RESPONDESEBRAESEBRAERESPONDE

94

Todas as perguntas serão respondidas por consultores especializados.Além das respostas, os autores das perguntas publicadas recebem publicações sobre pequenos negócios.

Envie nome e endereço. Para melhor orientação, procure o Sebrae mais próximo.

PLANTAÇÃO DE PHYSALIS

Moro em Passo Fundo, RS, e meus pais,que moram em Dois Lajeados,trabalham com pequena propriedade(parreira, fumo, etc.) Estive pesquisandoalgo sobre a fruta physalis, inclusivevisitando algumas propriedades que jáproduzem a fruta, o que me deixoubastante interessado em investir nonegócio. Gostaria de saber se há alguémaqui no Sul que dê assistência técnicana plantação da physalis, bem como sehá alguma associação ou empresa quefaça o escoamento da produção. Ficariamuito grato se obtivesse, a partir dessee-mail, alguma informação ou algumcontato seguro a respeito da cultura da physalis.Joel FaciochiE-mail: [email protected]

RESPOSTA

Primeiramente, gostaríamos deagradecer-lhe o contato.Sugerimos que realize uma pesquisano Serviço Brasileiro de RespostasTécnicas, onde você poderáencaminhar seu questionamento ereceber, gratuitamente, uma respostade nossos parceiros na áreatecnológica. Para isso, acessehttp://sbrt.ibict.br, preencha seucadastro e envie o questionamento. Nobanco de dados existente, vocêencontrará algumas respostas jápublicadas.Atenciosamente,Ana Almeida – Central de Atendimentoao Cliente Sebrae RS

COOPERATIVA

Quero saber o que devo fazer para criaruma cooperativa, o que fazer primeiro,

como fazer, como buscar recursos, etc.Moro em uma cidade de 4.000habitantes, grupo de mulheres quefazem farinha de mandioca, precisandocrescer e gerar renda. Como organizá-las?Sueli Marisa BorgonoviE-mail: [email protected]

RESPOSTA

Agradecemos seu contato einformamos que o Sebrae Minaselaborou uma pesquisa denominadaPonto de Partida. Essa pesquisacontém informações relativas aregistro, legislação, tributação,finanças, normas técnicas e outras.E mais: terá acesso a listas defornecedores de matérias-primas,máquinas e equipamentos.

Encontra-se disponível em nosso site apesquisa sobre COOPERATIVA. Paraconhecê-la, basta acessar:http://www.sebraemg.com.br/Geral/

visualizadorConteudo.aspx?cod_areasuperior=2&cod_areaconteudo=231&cod_pasta=234.Informações quanto a modelos deestatuto, atas e outras poderão serconsultadas no link abaixo:http://www.sebraeminas.com.br/culturadacooperacao/index.htm Colocamo-nos à disposição para maisinformações e esclarecimentos.Atenciosamente,Central de Atendimento Sebrae MinasTel.: (31) 3269-0180

APICULTURA

Olá, amigos(as) do Sebrae. Eu tenhointeresse em receber informativos devocês em meu correio eletrônico, sobreassuntos como apicultura.José Geraldo da SilvaE-mail: [email protected]

RESPOSTA

Primeiramente, gostaríamos deagradecer-lhe o contato.Para receber informativos do Sebrae,realize seu cadastro em nossa páginawww.sebrae-rs.com.br. No entanto,para uma pesquisa específica na áreada apicultura, sugerimos que secadastre no site da APACAME(Associação Paulista de Apicultores eCriadores de Abelhas):www.apacame.org.br e no site doProjeto Apis (www.apis.sebrae.com.br).Também poderá se cadastrar naAgência Sebrae de Notícias(http://asn.interjornal.com.br).Atenciosamente,Ana Almeida – Central de Atendimentoao Cliente Sebrae-RS

GANHE PUBLICAÇÕES

Leitor mostra-se interessado por physalis

Gr_252_ Sebrae 19/09/2006 11:25 PM Page 94