boletim do jovem empreendedor julho 2 começa a fase...

4
BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR julho 2 Começa a fase de Faculdades e competidores aproveitam o mês de férias e se preparam para a competição A ntes mesmo do último dia de inscrições, o dia 5 de junho, o Desafio Sebrae – Jogo de Empresas 2006 já havia atingido a meta de inscrever 50 mil universitários para a sétima edição da competição. Houve até fila de espera, com 7.580 estudantes. Desse total, os mil primeiros inscri- tos começaram a ser chamados. "Batemos a meta que esperávamos muito antes do término das ins- crições. Agora, é partir para o jogo", comemo- ra o coordenador nacional do Desafio Sebrae, Ricardo Garcia. Em plena época de férias escolares, o mês de julho é propício para a fase de aque- cimento. Desde o mês passado, vários com- petidores em diferentes pontos do país come- çaram a se preparar, produzindo um plano de negó- cios que será utilizado durante os quatro meses de jogo virtual e presencial. Para que os alunos bri- lhem na competição, algu- mas faculdades estão empe- nhadas na fase de aqueci- mento antes do início do jogo, em agosto. Outras vão ainda mais longe. Por exem- plo, a Faculdade da Cidade, na Bahia, vai realizar um treinamento, no período de férias, para que os estudan- tes conheçam a fundo o Manual do Desafio Sebrae. "A idéia é capacitar to- dos os alunos da instituição inscritos no jogo a se apro- fundarem nas informações contidas no manual", avisa o professor Agenor Gor- dilho, coordenador dos cur- sos de Administração Geral e Marketing da Faculdade da Cidade. Segundo ele, muitos alunos, com pouca experiência em negócios, INFORME GA180_82a85_Sebrae ok 22/06/2006 10:39 PM Page 2

Upload: trannga

Post on 12-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR julho 2

Começa a fase de Faculdades e competidores aproveitam o mês de férias e se preparam para a competição

Antes mesmo do último dia de inscrições, odia 5 de junho, o Desafio Sebrae – Jogo deEmpresas 2006 já havia atingido a meta de

inscrever 50 mil universitários para a sétima ediçãoda competição. Houve até fila de espera, com 7.580

estudantes. Desse total, os mil primeiros inscri-tos começaram a ser chamados. "Batemos a metaque esperávamos muito antes do término das ins-crições. Agora, é partir para o jogo", comemo-

ra o coordenador nacional do Desafio Sebrae,Ricardo Garcia.

Em plena época de férias escolares, omês de julho é propício para a fase de aque-

cimento. Desde o mês passado, vários com-petidores em diferentes pontos do país come-

çaram a se preparar, produzindo um plano de negó-

cios que será utilizadodurante os quatro meses dejogo virtual e presencial.

Para que os alunos bri-lhem na competição, algu-mas faculdades estão empe-nhadas na fase de aqueci-mento antes do início dojogo, em agosto. Outras vãoainda mais longe. Por exem-plo, a Faculdade da Cidade,na Bahia, vai realizar umtreinamento, no período deférias, para que os estudan-tes conheçam a fundo oManual do Desafio Sebrae.

"A idéia é capacitar to-dos os alunos da instituiçãoinscritos no jogo a se apro-fundarem nas informaçõescontidas no manual", avisao professor Agenor Gor-dilho, coordenador dos cur-sos de Administração Gerale Marketing da Faculdadeda Cidade. Segundo ele,muitos alunos, com poucaexperiência em negócios,

INFORME

GA180_82a85_Sebrae ok 22/06/2006 10:39 PM Page 2

www.sebrae.com.br 2006 I N F O R M E P U B L I C I T Á R I O

aquecimentoo do Desafio Sebrae 2006, como a leitura atenta do manual da competição

começam em desvantagemse não souberem as informa-ções do manual.

INTERESSE GERALDe acordo com a Uni-

dade de Educação do Sebraeno Distrito Federal, o inte-resse das instituições parti-culares pela olimpíada denegócios é tanto que a Fa-culdade Integrada da Terrade Brasília custeou o valorda taxa de inscrição. Em umúnico dia, 98 estudantes seinscreveram para participardo jogo virtual.

Equipes forammobilizadas emtodo o paíspara atingir ameta de 50 milinscritos

Independentemente do esforço da instituição, os univer-sitários têm que exercitar suas habilidades em trabalhar sobpressão, e em liderar e cumprir prazos. "Estamos partici-pando para superar nossos próprios limites. Além disso,a maioria dos integrantes do grupo pensa em ter o seu pró-prio negócio", destaca Juliana Pedrosa, da Equipe Elo,formada por alunos do quinto semestre de publicida-de da Universidade Marina Montessori, em São Paulo.

Neste ano, os universitários irão simular a adminis-tração de uma empresa de móveis e madeira. O setoré hoje responsável por 7% do emprego industrial epela exportação de US$ 1 bilhão em produtos. As 15mil empresas do segmento geram cerca de 800 milpostos de trabalho.

E PUBLICITÁRIO

MAIS INFORMAÇÕES:www.desafio.sebrae.com.br

PERFILEntre os competidores do

Desafio Sebrae 2005 estão

estudantes de diversoscursos. Administração de

Empresas lidera com 18 mil

inscritos, seguido por alunos

de Ciências Contábeis (3,9

mil), Direito (2,9 mil),Sistemas da Informação (1,7

mil) e Ciências Econômicas

(1,6 mil). As estatísticas do

jogo também mostram que

26,7 mil têm idades entre 18

e 22 anos, e 32 mil são dosexo masculino.

AR

QU

IVO

SE

BR

AE

-MT

GA180_82a85_Sebrae ok 22/06/2006 10:39 PM Page 3

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR julho

Opção de ser ou não empregadoCurso pela internet faz experiência na rede de educação profissional

MAIS INFORMAÇÕES:www.mec.gov.br/setecwww.sebrae.com.br

MA

RC

IA G

OU

TH

IER

/AG

ÊN

CIA

SE

BR

AE

a instituição educacionalestá inserida. “O ensino tra-dicional forma apenas em-pregados para atender prin-cipalmente às grandes em-presas”, reclama Enio Pin-to, gerente de AtendimentoIndividual do Serviço Bra-sileiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas (Sebrae).

Se o resultado corres-ponder às expectativas, a ini-ciativa será estendida aosquase 10 mil professoresque lecionam cerca de 400mil estudantes nas escolastécnicas, tecnológicas e pro-fissionalizantes. ??

Enriquecer o currículocom uma formação

empreendedora parece umsonho. É que o ensino tradi-cional se destina principal-mente a formar empregados.Por isso, uma proposta ino-vadora está em curso na redede educação profissional dopaís. De 29 de maio até 18de agosto, o Ministério daEducação e o Sebrae expe-rimentam um curso-pilotopela internet com professo-res de dois centros de ensi-no tecnológico. O objetivo éinserir a cultura do empreen-dedorismo em sala de aula eoferecer aos jovens estudan-tes a oportunidade de apren-der lições empreendedoraspara optar, futuramente, emser ou não em-pregado.

O propósito do curso écriar condições para os par-ticipantes desenvolveremcompetências para a elabo-ração de projetos de negó-cios articulados com osdesafios da localidade onde

Desde 2002, 1.200 projetos

foram inscritos no Prêmio

Técnico Empreendedor, criado

pelo Sebrae e pelo MEC para

estimular propostas de negócios

nas escolas técnicas e

tecnológicas. As inscrições

deste ano encerraram-se no dia

16 de junho, e a divulgação dos

vencedores ocorre em agosto.

A cada ano cresce o interesse pela educação profissional,

que registrou em 2005 aumento de matrículas de 4,6%,

enquanto no ensino médio caiu 1,5%. Isso indica que os

jovens preferem cursos voltados para o mercado de trabalho

e não para o vestibular.

PRÊMIO PARAEMPREENDER

INFORME

Enio Pinto (Sebrae) e Eliezer Pacheco(MEC) na entrega do Prêmio TécnicoEmpreendedor 2005

BONS NEGÓCIOSCOMEÇAM NA ESCOLA

BONS NEGÓCIOSCOMEÇAM NA ESCOLA

GA180_82a85_Sebrae ok 23/06/2006 3:11 AM Page 4

2006

Suas perguntas serão respondidas por consultores especializados. Envie nome e endereço. Além das respostas, você receberá publicações doSebrae e concorrerá a brindes. Você pode também procurar o Sebrae mais próximo para obter mais informações

ENVIE PERGUNTAS [email protected]

I N F O R M E P U B L I C I T Á R I O

CURSOSPretendo abrir um negócio. Tenho váriasdúvidas sobre qual tipo de negócio. Estouprocurando cursos de negócios.

CARLOS

[email protected]

RESPOSTACarlos,Uma das principais atribuições do Sebrae éoferecer cursos de capacitação dosempreendedores. Mas a instituição não temvarinha de condão para transformar umsimples desejo em fortuna milionária. Seuscursos certamente contribuem para apontarcaminhos mais seguros para o êxito. Para saberquais são as habilidades que você precisadesenvolver, visite o site do Sebrae no item àesquerda, “Defina seu negócio”. Lá vocêencontrará testes e dicas para empreender commais segurança. Por meio de avaliação obtidano mapa de competências, é possível saber qualcurso é mais indicado para aprimorar suashabilidades empresariais. A relação de cursosgratuitos do Sebrae pela internet está disponívelpelo endereço http://educacao.sebrae.com.br.

Há também cursos presenciais em todas asunidades da instituição. Procure o Sebrae maispróximo para saber que cursos estãodisponíveis.

CAFÉ GOURMETGostaria de obter informações sobre comomontar um café gourmet (café de altaqualidade), qual o melhor local, tamanho demercado, bem como o valor de uma consultoriapara ajudar-me a montar meu próprio negócio.

OSCAR ÂNGELO MARRETI JUNIOR

[email protected]

RESPOSTAOscar,É possível encontrar boas informações sobre aatividade na internet pelo endereço daBiblioteca On Line(www.biblioteca.sebrae.com.br). Há duascoleções que tratam do assunto – “ComeceCerto”, elaborada pelo Sebrae-SP, e “Ponto dePartida”, produzida pelo Sebrae-MG. Ambasprocuram responder às principais questões queafligem quem quer ingressar no campo

empresarial. Vale a pena consultá-las. Maisinformações podem ser obtidas no Sebrae maispróximo. Lá você poderá receber melhororientação para fazer o seu plano de negócio.

AGÊNCIA DE VIAGENSTenho uma agência de viagens, e gostaria deobter alguma dicas para conseguir alavancarminha empresa, para fazer com que ela gerelucro, pois com essa crise estamos trabalhandocom prejuízo.

JALAL HAMMOUD

[email protected]

RESPOSTAJalal,Você deve procurar informações e consultoriano posto de atendimento Sebrae da sua cidadeou estado. Acesse o site www.sebrae.com.br.Existem vários serviços on-line sobre o assunto.

Quem sabe fazOito gibis sobre vendas no varejo estão nas bancas

?? ??RESPONDESEBRAESEBRAERESPONDE

Já está à venda em 32 mil bancas do país a série de oito revistas em quadri-nhos SEBRAE – A gente sabe, a gente faz. As ilustrações foram feitas pelo

cartunista Ziraldo, aproveitando a força dos gibis como instrumento de divul-gação e repasse de conhecimento.

O conteúdo trata de vendas no varejo e é transmitido por meio de histórias quese passam em uma feira popular, batizada de Mercado Brasil. Os personagenstrocam experiências para ter melhores resultados. Cada edição tem um tema, comoo foco do negócio, a venda direta e a escolha do ponto comercial.

Resultado de parceria do Sebrae com a Editora Globo, as revistas são vendidasa 1 real e 50 centavos cada. Todas as revistas já estão nas bancas e ficarão à vendaaté o dia 28 de julho. Esse é o segundo ano do material nas bancas.

Quem lê as revistas e escreve informando o que aprendeu recebe um certifica-do de participação no curso “A gente sabe, a gente faz”, do Sebrae. O endereço paraenvio das mensagens é Caixa Postal 9686, CEP 70040-976, Brasília, Distrito Federal.

E PUBLICITÁRIO

GANHE PUBLICAÇÕES

www.sebrae.com.br

As revistas estarão à venda até o dia 28 de julho em 32 milbancas do país

GA180_82a85_Sebrae ok 23/06/2006 3:12 AM Page 5