boletim do jovem empreendedor na nova era...

4
A partir de agosto, 50 mil universi- tários inscritos no Desafio Se- brae 2005 co- meçam a pilotar via internet um dos mais sofisticados e populares games business do mundo, como são co- nhecidos os jogos que simu- lam a gestão de uma empre- sa fictícia. A sexta versão da disputa reúne novidades de primeira linha: imagens em terceira dimensão, design gráfico de alto nível,navega- ção fácil e acompanhamen- to visual do comportamen- to da empresa em razão das decisões tomadas. “O Desafio Sebrae virou um game business dos universitários, já que os jogos de empresas são mais comuns em cursos de pós-graduação”, afirma Ricardo Garcia,coor- denador nacional do jogo pelo Sebrae (Serviço Brasi- leiro de Apoio às Micro e Pe- quenas Empresas). Ele está animado com as novidades inseridas na pla- taforma do jogo pela Coppe (Coordenação de Progra- mas de Pós-Graduação em Engenharia) da Universida- de Federal do Rio de Janei- ro. “Agora o usuário pode passear pelos vários setores da empresa”, detalha. A mudança se tornou possível na nova versão do Desafio porque a planta da empresa,uma floricultura,é o próprio menu de navega- BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR agosto 2005 Divulgação Desafio Sebrae 2005 está com imagens em terceira dimensão, n Na nova era dos Campanha do Desafio Sebrae atraiu 50 mil universitários no país GA169_82a85_SebraeOK 20/7/05 18:25 Page 2

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR Na nova era dosrevistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,5… · também apóia a criação de incubadoras de empresas nos estabelecimentos

Apartir de agosto,50 mil universi-tários inscritosno Desafio Se-brae 2005 co-

meçam a pilotar via internetum dos mais sofisticados epopulares games businessdo mundo, como são co-nhecidos os jogos que simu-lam a gestão de uma empre-sa fictícia. A sexta versão dadisputa reúne novidades de

primeira linha: imagens emterceira dimensão, designgráfico de alto nível,navega-ção fácil e acompanhamen-to visual do comportamen-to da empresa em razão dasdecisões tomadas.

“O Desafio Sebrae virouum game businessdos universitários,já que os jogos deempresas sãomais comuns em

cursos de pós-graduação”,afirma Ricardo Garcia,coor-denador nacional do jogopelo Sebrae (Serviço Brasi-leiro de Apoio às Micro e Pe-quenas Empresas).

Ele está animado com asnovidades inseridas na pla-

taforma do jogo pela Coppe(Coordenação de Progra-mas de Pós-Graduação emEngenharia) da Universida-de Federal do Rio de Janei-ro. “Agora o usuário podepassear pelos vários setoresda empresa”, detalha.

A mudança se tornoupossível na nova versão doDesafio porque a planta daempresa,uma floricultura,éo próprio menu de navega-

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR agosto 2005

Div

ulg

ação

Desafio Sebrae 2005 está com imagens em terceira dimensão, n

Na nova era dos

Campanhado DesafioSebrae atraiu 50 miluniversitáriosno país

GA169_82a85_SebraeOK 20/7/05 18:25 Page 2

Page 2: BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR Na nova era dosrevistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,5… · também apóia a criação de incubadoras de empresas nos estabelecimentos

INFORME PUBLICITÁRIO

www.sebrae.com.br5

ção. Assim, o jogo, lançadoem 2000, ficou rápido, prá-tico e envolvente, acompa-nhando aspectos funda-mentais da evolução dosgames business.

Além disso,a versão atualtraz mudanças também naconstituição da empresa eno processo de tomada dedecisões. Antes, os compe-tidores já recebiam uma em-presa pronta. Agora eles vão

ter de construir a sede, to-mar empréstimos bancáriose seguir o orçamento.

“O espírito do jogo é con-vidar os estudantes a cons-truir uma realidade maispróspera e empreendedo-ra”,adianta Marcelo Cunha,da Assessoria de Marketingda Coppe/RJ.Essa lição ser-ve para todos os participan-tes, independentemente dacolocação que alcancem nadisputa.

Em jogos de empresas,um fraco desempenho ge-rencial pode também trazermuito aprendizado, ensi-nam pesquisas do Núcleode Estudos em SimulaçãoGerencial da UniversidadeFederal de Santa Catarina.

Em 2005 o jogode empresasestá maisrápido, práticoe envolvente

navegação fácil e design de alto nível MAIS INFORMAÇÕES:www.desafio.sebrae.com.br

games businessInstalada na região

metropolitana deSalvador, a Unibahiaquebrou a rotinaacadêmica em julhocom a promoção do 1º Jogo de Empresas.Dele participaram 30alunos em sete equipes,com a vitória da fictíciaempresa Tsunami.

Durante duas horas,eles usaram oscomputadores dainstituição para jogar umprograma criado pelaMicrosiga, de São Paulo(SP). “O conceito e adinâmica são os mesmosdo Desafio Sebrae”,

afirma o coordenador docurso de administração,Trajano Lima. O líder daequipe, Leandro Almeida,19 anos, quer participardo Desafio Sebrae 2006.

O menu de navegação danova versão do DesafioSebrae é a própria plantada empresa

Co

pp

e/U

FRJ

Div

ulg

ação

Equipe Tsunami venceuexperiência inédita da Unibahia

Jogo rolou na Bahia

GA169_82a85_SebraeOK 20/7/05 18:25 Page 3

Page 3: BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR Na nova era dosrevistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,5… · também apóia a criação de incubadoras de empresas nos estabelecimentos

INFORME PUBLICITÁRIO

Enriqueça seu currículo

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR agosto 2005

Há 25 anos cresce no paísa oferta de disciplinas sobreempreendedorismo e ges-tão de negócios na rede pú-blica e privada de ensino. Éuma onda que abre espaçosno nível básico e no ensinotécnico,depois de ter come-çado na pós-graduação eemplacado disciplinas nocurrículo universitário. Porisso,no reinício das aulas,osestudantes devem buscaresses conhecimentos paragarantir um diferencial nomercado.

PRÉ-HISTÓRIA

Em 1981,surgiu a primei-ra disciplina específica naFundação Getúlio Vargas deSão Paulo. Hoje especialis-

tas do ramo estimam que400 das 3.000 instituiçõesde ensino superior existen-tes aderiram à nova ondapedagógica, com pelo me-nos 3.500 professores e300.000 alunos. Há aindainstituições dedicadas à for-mação de empreendedo-res, como a Faculdade deTecnologia Empresarial(FTE), de Salvador.

“O empreendedorismoexiste desde a pré-história.O homem da caverna foi oprimeiro empreendedor doplaneta”, afirma FernandoDolabela, mestre em admi-nistração, autor de dez li-vros e responsável por pro-jetos educacionais sobre otema em 121 cidades, inclu-

sive para crianças com 4anos de idade.

O Sebrae (Serviço Brasi-leiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas) ofere-

ce 38 cursos para em-preendedores.

PELA INTERNET

Quatro cursos do Sebraesão gratuitos e acessíveispela internet. A instituiçãotambém apóia a criação deincubadoras de empresasnos estabelecimentos deensino para incentivar a for-mação de empresários.

“Este ano queremos fatu-rar cerca de R$ 40 mil”,afirma Aline dos Santos,21

anos,da Prospecting Marke-ting e Comunicação,em-

presa que está há um anona incubadora do CentroUniversitário de Brasília.Também participam do em-preendimento mais quatroex-alunos de propaganda emarketing da instituição,com idades de 20 a 24 anos.

Procure cursos sobre gestão de pequenas empresas

MAIS INFORMAÇÕEShttp://educacao.sebrae.com.br

Quem mais ousaPesquisa mundial sobre empreendedorismo em 34 paísesmostra que o Brasil segue a tendência mundial de concentrara maior parcela de empreendedores da população (42%) nafaixa dos 25 aos 34 anos de idade.

3%De 55 a 64 anos

23%De 18 a 24 anos

9%De 45 a 54 anos

% deempreendedoresda categoria em relação ao total deempreendedores

23%De 35 a 44 anos

42%De 25 a 34 anos

Pro

mo

trad

e/D

ivu

lgaç

ão

Fonte:GEM 2004

Sócios da Prospecting Marketing e Comunicação (DF)

GA169_82a85_SebraeOK 20/7/05 18:25 Page 4

Page 4: BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR Na nova era dosrevistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/DownloadShow/pdf/0,27955,5… · também apóia a criação de incubadoras de empresas nos estabelecimentos

5

Sebrae respondePlaneje antes de executarConsultores da instituição vão res-ponder às suas perguntas sobrepequenos negócios.

O QUE É UM PLANO DENEGÓCIOS?

É o instrumento de plane-jamento que reduz riscos epermite maior segurança aquem quer abrir ou ampliarum negócio. É uma exce-lente ferramenta de gestãoempresarial. Pode apresen-tar maior ou menor com-plexidade.No entanto exis-tem componentes indis-pensáveis embons planos denegócios, como

descrição dos produtos eserviços, análise de merca-do e projeções financeiras.Essas devem incluir o cálcu-lo das necessidades de capi-tal fixo e de giro,bem comoas estimativas de receitas edespesas por período detempo,traduzidas em fluxode caixa. Na Biblioteca On Line (www.bibliote-ca.sebrae.com.br), há do-cumentos que orientam aelaboração de um plano denegócios.

AVENTURASDe 24 a 28 de agosto, no

Ibirapuera, em São Paulo,acontece a sétimaAdventure Sports Fair, oprincipal evento da AméricaLatina em equipamentospara esportes e turismo de aventura. O volume de negócios deverá ser de R$ 85 milhões.

SEGURANÇAO primeiro dia seráreservado a lojistas eempresários e os demaisserão abertos ao público emgeral. A segurança é umadas principais preocupaçõesdos empresários do setor edo Ministério do Turismo.

Até o final de 2006, o Se-brae (Serviço Brasileiro deApoio às Micro e PequenasEmpresas) e a Conaje (Con-federação Nacional de Jo-vens Empresários) vão ca-pacitar 800 novos líderesda categoria e 1.400 asso-ciados.

A entidade tem 10 mil as-

sociados em 14 Estados.Em dois anos,a meta é atin-gir 27 mil associados.Essasações já estão sendo desen-volvidas pelo Programa In-tegrado de Capacitaçãopara Jovens Empresários,conhecido por projeto Em-preendente — união daspalavras empreendedor e

competente.“O engajamento dos jo-

vens empresários nas asso-ciações é a única maneirade realizar as reformas ne-cessárias para viabilizarnossos negócios", afirma ocatarinense Doreni Cara-mori Júnior, presidente daConaje.

A Conaje participou esteano da marcha nacionalpela aprovação da Lei Geraldas Micro e Pequenas Em-presas,realizada em Brasíliano dia 8 de junho. A maio-ria dos associados dirigemicro e pequenas empre-sas e luta por uma carga tri-butária mais justa.

AC

IF J

OV

EM

/DIV

ULG

ÃO

Interatividade

Jovens engajadosConvênio vai formar 800 novos líderes empresariais

ENVIE PERGUNTAS [email protected]

Feira: turismoe esportes

MAIS INFORMAÇÕESwww.conaje.com.br

Pro

mo

trad

e/D

ivu

lgaç

o

Doreni Jr. (deóculos) emFlorianópolis (SC),em defesa decarga tributáriamais justa

GA169_82a85_SebraeOK 20/7/05 18:25 Page 5